Top Banner
RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 1. INTRODUÇÃO 2 2. ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA 3 3. SNPTEE 5 4. ERLAC 6 5. SIMPASE 7 6. OUTRAS ATIVIDADES TÉCNICAS REALIZADAS EM 2003 7 7. PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES INTERNACIONAIS 9 8. EVENTOS PREVISTOS PARA 2004 11 9. REUNIÕES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 12 10. REUNIÕES DE COORDENAÇÃO TÉCNICA DOS COMITÊS DE ESTUDO 13 11. REUNIÕES DA DIRETORIA DO CIGRÉ-BRASIL 14 12. ORGANIZAÇÃO DOS COMITÊS DE ESTUDO 15 13. QUADRO DE ASSOCIADOS 23 14 SITUAÇÃO ECONÔMICA - BALANÇO E DEMONSTRATIVO FINANCEIRO 24 15. NOVA SEDE 24 16. ANEXOS 26 COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
36

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

Jul 31, 2020

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003

1. INTRODUÇÃO 2

2. ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA 3

3. SNPTEE 5

4. ERLAC 6

5. SIMPASE 7

6. OUTRAS ATIVIDADES TÉCNICAS REALIZADAS EM 2003 7

7. PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES INTERNACIONAIS 9

8. EVENTOS PREVISTOS PARA 2004 11

9. REUNIÕES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 12

10. REUNIÕES DE COORDENAÇÃO TÉCNICA DOS COMITÊS DE ESTUDO 13

11. REUNIÕES DA DIRETORIA DO CIGRÉ-BRASIL 14

12. ORGANIZAÇÃO DOS COMITÊS DE ESTUDO 15

13. QUADRO DE ASSOCIADOS 23

14 SITUAÇÃO ECONÔMICA - BALANÇO E DEMONSTRATIVO FINANCEIRO 24

15. NOVA SEDE 24

16. ANEXOS 26

COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO

DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO

DE ENERGIA ELÉTRICA

Page 2: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

2

1. INTRODUÇÃO

O ano de 2003 foi sem dúvida nenhuma um ano muito marcante para o CIGRÉ-Brasil. Vários foram os eventos que contribuíram significativamente para que a nossa entidade tivesse presença importante no Setor Elétrico Brasileiro. A mais destacada delas, a inauguração de nossa sede, um sonho antigo, trouxe a todos os membros uma ponta de orgulho, que cada vez mais os motivam para uma participação maior nos eventos promovidos por nossa entidade.

A compra de sede na gestão do eficiente Dr. João Batista Ferreira Guimarães da Silva, a sua estruturação e regularização ao longo de 2003 foram ações que consolidaram de forma definitiva o perfil do CIGRÉ-Brasil junto ao Setor Elétrico Brasileiro. Destacamos a festa de inauguração em outubro com uma presença expressiva de membros, ex-presidentes e autoridades convidadas, que compareceram para abrilhantar e prestigiar o CIGRÉ-Brasil.

Em 2003, a Diretoria juntamente com o Conselho de Administração tomaram decisões importantes no sentido de regularizar os eventos promovidos pelo CIGRÉ-Brasil. Juntaram-se ao Seminário Nacional de Transmissão e Produção de Energia Elétrica (SNPTEE) e ao Encontro Regional Latino Americano do CIGRE (ERLAC), dada a sua crescente magnitude e importância, os já consagrados eventos, o Seminário de Especialistas do Planejamento da Operação e Expansão do Sistema (SEPOPE) e o Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos (SIMPASE), tidos agora como eventos promovidos pelo Comitê Nacional Brasileiro. Esta decisão se reveste de grande importância uma vez que estes eventos, pela sua importância e presença no universo do setor elétrico, com uma afluência de no mínimo 500 participantes, necessita todo o apoio e suporte da Diretoria do CIGRÉ-Brasil, anteriormente somente vinculado aos Comitês de Estudos de interesse. Diante do sucesso, da abrangência e do apoio das empresas que os promovem, a tendência do Comitê Nacional Brasileiro será absorver outros eventos que despontam como promissoras fontes de interesse no setor.

Ainda com relação aos eventos não poderia deixar de citar e agradecer à CEMIG pela irretocável organização do XVII SNPTEE, ocorrido em outubro de 2003 em Uberlândia, onde contamos com a presença de cerca de 2300 participantes. Destacamos também em 2003 a realização do Seminário de Automação de Sistemas Elétricos (V SIMPASE) realizado em Recife - PE, promovido pelos CE-C2 e CE-B5, com a presença de cerca de 600 participantes. Também o Seminário Brasileiro de Qualidade de Energia (SBQE), promovido pelo CE-C4, realizado em Maceió foi outro evento que figurou entre os mais importantes realizados em 2003.

Como pode ser visto nos demonstrativos financeiros, o CIGRÉ-Brasil vem mantendo um bom crescimento graças à realização dos eventos acima mencionados e de eventos rentáveis conduzidos pelos Comitês de Estudos. É necessário, contudo, que se busque de forma incansável uma maior harmonia, eficiência, autonomia e solidez, neste momento, dando uma atenção maior aos documentos institucionais, ora em discussão, que nortearão a vida da instituição.

No plano internacional, demos continuidade à nossa política de consolidação do Comitê Nacional Brasileiro, destacando mais uma vez a excepcional contribuição técnica brasileira à 40ª. Sessão Bienal com 22 artigos aprovados e a manutenção de nossa posição como o

Page 3: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

3

maior Comitê Nacional CIGRÉ do mundo, muito em parte devido ao espírito colaborador de nossa Diretoria, da Secretaria e à participação dedicada de alguns Coordenadores de Comitês de Estudos.

No decorrer deste Relatório é possível apreciar o conjunto de realizações de 2003 e com isso buscar ainda mais em 2004. Este é o interesse maior desta Diretoria em união com todos os associados.

Paulo Cesar Vaz Esmeraldo

Presidente do CIGRÉ-Brasil

2. ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

A 28ª (vigésima oitava) Assembléia Geral Ordianária do COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - CIGRÉ BRASIL ocorreu na então sede da Entidade, no CEPEL, na Ilha do Fundão, cidade do Rio de Janeiro, no dia 30 de abril de 2003.

A referida Assembléia, foi presidida pelo então Presidente Engº João Batista Guimarães, e secretariada pelo então Diretor Secretário, Engº. José Henrique Machado Fernandes, e começou efetivamente em segunda convocação, em função do número de associados presentes.

Confome Edital publicado no dia 30/01/2003, a Assembléia teve três objetivos principais:

1) Aprovação do Relatório Anual de Diretoria;

2) Aprovação do Balanço Anual de 2002;

3) Eleição da Diretoria para o quatriênio 2003-2007, composta pelos engenheiros:

• Diretor Presidente:

Paulo César Vaz Esmeraldo

• Diretor 1º Vice Presidente:

José Henrique Machado Fernandes

• Diretor 2º Vice-presidente:

Mônica Neves Cordeiro

Page 4: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

4

• Diretor Tesoureiro:

Albert Cordeiro Geber de Melo

• Diretor Secretário:

Antonio Varejão de Godoy

Junto com a referida Diretoria, foram eleitos os novos Conselhos de Administração e Fiscal, pelos sócios presentes: oito coletivos, vinte e três sócios além dos votos recebidos por correspondência, que em conjunto com os presentes totalizaram:

SÓCIOS INDIVIDUAIS

SÓCIOS COLETIVOS I

SÓCIOS COLETIVOS II

Votos a Favor 112 17 02

Votos Contra 01 0 0

Votos Nulos 06 0 0

Considerando-se que o voto do Sócio Coletivo I equivale 5 votos individuais e o voto do Sócio Coletivo II equivale a 2 votos de sócios individuais, a chapa única obteve:

• Votos Equivalentes a Favor: 201;

• Votos Equivalentes Contra: 01;

• Votos Equivalentes Nulos: 06;

Finalmente o novo Presidente apresentou as cinco principais metas da Diretoria:

• Fortalecimento da Nova Estrutura dos Comitês de Estudo, mantendo sua principal caracterísitca: Excelência Técnica e Científica;

• Consolidação e Regularização da Nova Sede;

• Elaboração, Revisão e Harmonização dos Documentos Institucionais;

• Consolidação e Revisão dos Principais Seminários da Entidade dentro do Novo Contexto Setorial;

• Manter Posição de Destaque junto ao CIGRÉ - Paris.

Page 5: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

5

3. SNPTEE

O CIGRÉ-Brasil promoveu no período de 19 a 24 de outubro de 2003, a 17 ª edição do Seminário Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, que abordou em sua programação as inúmeras questões do setor elétrico brasileiro. Mais uma vez o Seminário recebeu uma expressiva contribuição dos especialistas brasileiros, e agregou importantes resultados em decorrência da excelência do material apresentado.

A versão deste ano contou com 437 trabalhos e aproximadamente 40 expositores, além de 16 sessões simultâneas para apresentação e discussão das mais recentes tecnologias, tendências do setor, metodologias da indústria elétrica brasileira e as atuais perpectivas de um novo modelo proposto pelo governo. Das inúmeras discussões dos temas propostos participaram concessionárias de energia, centros de pesquisas, representantes governamentais, universidades, consultores entre outros.

O XVII SNPTEE, coordenado pela CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, foi realizado em Uberlândia – Minas Gerais, no Center Convention Uberlândia (Centro de Convenções Uberlândia).

Como na edição anterior, neste SNPTEE foram escolhidos, por cada grupo de estudos, os três melhores informes técnicos de sua área. Em seguida, foram escolhidos os cinco melhores informes do Seminário na classificação geral.

Ressalta-se em particular o brilhantismo e a dedicação das equipes e das entidades coordenadoras, em especial a CEMIG, que muito contribuiu para o êxito deste evento.

Os principais dados mais relevantes do XVI SNPTEE são a seguir apresentados:

- Número de Resumos Apresentados: 1.240

- Número de Informes Técnicos aprovados: 437

- Número de Informes Técnicos Apresentados: 398

- Número de Foros Simultâneos: 16

- Número Total de Participantes: 2.232

- Número Total de Expositores: 40

- Número Total de Inscritos: 2.407

- Número Total de Patrocinadores: 25

Page 6: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

6

Os cinco melhores Informes Técnicos foram:

Nº Grupo Empresa Autor Título

01 GPT PUC-RS Adriano Moehlecke Processamento de Células Solares de Sílico com Matérias de Baixo Custo

02 GAE Eletrobrás Denizart do Rosário Almeida

Determinantes do Investimento e Expansão Sustentada do Setor Elétrico

Brasileiro: Histórico Recente e Tendências

03 GSC UFMG Silvério Visacro Filho

Aplicação não convencional de SLT como Elemteo Auxiliar de Decisão na Definição de ações de Proteção de

Linhas de Transmissão

04 GET CEMIG Rodrigo de Castro Freitas Sistema de Planejamento e Controle de Projetos

05 GPL CHESF João Ricardo Paes de Barros

Usando o Valor de Shapley para Planejar a Expansão da Transmissão e

Distribuir entre agentes os custos da Expansão Metodologia e Estudo de

Caso

4. ERLAC O X ERLAC (Encontro Regional Latino Americano do CIGRÉ) ocorreu no período de 18 a 22 de maio em Puerto Iguaçu – Argentina, contando com a presença de 302 participantes, dos quais 162 foram de brasileiros, tendo sido apresentados um total de 207 Informes Técnicos Técnicas. Inicialmente a grande dificuldade deste ERLAC foi a viabilização financeira do evento, haja vista as dificuldades do país vizinho, que consequentemente, trouxeram dificuldades ao Comitê Nacional Argentino, felizmente, as vendas de estandes e patrocínio garantiram os recursos complementares aos provenientes das taxas de inscrição viabilizando a realização de mais um evento. Como resultado se conseguiu um dos mais bem organizados ERLAC´s, e com bom desempenho financeiro. Nesse ERLAC foram escolhidos e premiados os três melhores trabalhos apresentados nas sessões conduzidas por cada Comitê de Estudos. Foram desenvolvidas quinze sessões técnicas, uma para cada Comitê de Estudos, executado por especialistas de cada uma destas especialidades. Os trabalhos apresentados pelos participantes brasileiros conseguiram dezenove premiações, sendo sete primeiros, sete segundos e cinco terceiros prêmios, representando mais de um terço das premiações do referido evento. A despeito das dificuldades financeiras iniciais para viabilizar o X ERLAC, os preparativos para a realização do evento seguiram rigorosamente o cronograma.

Page 7: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

7

5. SIMPASE

O V Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos – SI MPASE, realizou-se entre os dias 11 e 14 de maio, na cidade de Recife – Pernambuco, sendo coordenado pelos Comitês de Estudo de Operação e de Proteção de Sistemas Elétricos.

Considerado o mais representativo evento sobre automação do setor elétrico latino americano, o SIMPASE congrega representantes de empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, fornecedores de produtos e soluções para o segmento, pesquisadores, consultores e outros interessados.

Promovido pelo CIGRÉ-Brasil, através dos Comitês de Estudo, B5 e C2, e cooordenado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, o SIMPASE em sua quinta edição, se consolidou no Setor Elétrico Nacional e Latino Americano como o principal fórum de debates para troca de experiências e intercãmbio técnico-científico em automação.

A quinta edição do SIMPASE contou com mais de 500 inscritos, 172 trabalhos, mais de 40 informes foram apresentados durante o evento, no qual ocorreram cerca de 50 sessões, entre palestras e mesas redondas, e contou ainda, com inscritos de sete países das Américas e Europa, representando 125 entidades.

O melhor informe técnico foi premiado, assim como, ao final de cada dia do Simpósio também foi conferida uma placa de menção honrosa ao melhor informe técnico do dia, na avaliação da mesa diretora.

Registre-se adicionalmente, que O SIMPASE cresceu tanto em dimensões, que por decisão do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO do CIGRE, tornou-se um evento do COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO DO CIGRË.

6. OUTRAS ATIVIDADES TÉCNICAS REALIZADAS EM 2003

Além do XVII SNPTEE, do X ERLAC, e do V SIMPASE, o CIGRÉ-Brasil realizou os seguintes eventos científicos:

6.1. V SBQEE – Seminário Brasileiro sobre Qualidade de Energia Elétrica

- Período: 17 a 20 de agosto de 2003

- Local: Aracajú – Sergipe

- Coordenação: NEPEN

- Promoção: CE-C4

- Participantes:

Page 8: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

8

6.2. II SENOP – Seminário Nacional de Operações de sistemas Elétricos

- Período: 18 a 21 de agosto de 2003

- Local: Três marias – Minas Gerais

- Coordenação: CEMIG

- Promoção: CE-C2e NOS

- Participantes:

6.3. Pára – Raios: Aplicação em Sistemas de Potênci a

- Período: 26 e 27 de agosto de 2003

- Local: Curitiba - PR

- Coordenação: CE-A3

- Promoção: CE-A3

- Participantes: 40

6.4. Colóquio Internacional – New developments in T elecomunication and Information Systems for Power Eletricity Industry

- Período: 17 e 18 de setembro de 2003

- Local: Rio de Janeiro / RJ

- Coordenação: FURNAS

- Promoção: CE-D2

- Participantes: 100

6.5. Seminário Energia Elétrica e Meio Ambiente

- Período: 1 a 3 de outubro de 2003

- Local: Teresina / PI

- Promoção: CE-C3

- Participantes: 90

6.6. III Workspot – International Workshop on Power Transformers – Transformer Reliability

- Período: 26 a 28 de novembro de 2003

- Local: Costão do Santinho – Florianópolis / SC

- Coordenação: CE-A2

- Promoção: CE-A2

Page 9: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

9

- Participantes:

6.7. Curso de Introdução às Vibrações em Linhas Aér eas de Transissão

- Período: 02 e 03 de dezembro de 2003

- Local: Rio de Janeiro / RJ

- Coordenação: CE-B2

- Promoção: CE-B2

- Participantes: 41

7. PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES INTERNACIONAIS

Objetivando a disseminação do conhecimento e possibilitando aos nossos especialistas um maior intercâmbio entre os mais atualizados profissionais do CIGRÉ-Internacional, utilizando-se recursos do Fundo de Viagens e outros Patrocínios, o Comitê Brasileiro foi representado nos seguintes eventos:

7.1. CE-A2 – Transformadores

Reuniões do SC-A2 e Colloquium:

- Período: 04 a 12 de setembro de 2003

- Local: Edimburgo / Escócia

- Participantes: Luiz Américo Venturini Cheim

Carlos Julio Dupont

7.2. CE-A3 – Equipamentos

Reuniões dos WG-A3-17 e TC37-MT4 da IEC:

- Período: 14 e 15 de outubro de 2003

- Local: Darmstadt / Alemanha

- Participantes: Jorge Luiz de Franco

7.3. CE-B2 – Linhas Aéreas

Reuniões do SC-B2 e dos WG-B2-03/06/08/11/12/15/16:

- Período: 04 a 12 de setembro de 2003

- Local: Edimburgo / Escócia

- Participantes: José Henrique machado Fernandes

João Félix Nolasco

Page 10: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

10

Ricardo Wesley

Ruy Menezes

* Osvaldo Régis Jr.

* Sidnei Ueda

* João Batista G. Ferreira da Silva

7.4. CE-B3 – Subestações

Reuniões do SC-B3 e do WG-B3-01, Colloquium e Tutorial

- Período: 21 a 29 de agosto de 2003

- Local: Delft / Holanda

- Participante: Antonio Varejão de Godoy

7.5. CE-B4 – Elos de Corrente Contínua e Eletrônica de Potência em Sistemas C.A.

Reunião do SC-B4 e Colloquium

- Período: 21 a 26 de setembro de 2003

- Local: Nuremberg / Alemanha

- Participante: Marcio Szechtman

Carlos Aparecido Gama

7.6. CE-C2 – Operação e Controle de Sistemas de Pot ência

Reuniões do SC-C2, do WG-C2-05 e participação do CIGRÉ/IEEE Sym posium

- Período: 05 a 11 de outubro de /2003

- Local: Montreal / Canadá

- Participante: Saulo José Nascimento Cisneiros

7.7. CE-C3 – Desempenho Ambiental do Sistema

Reunião do SC-C3

- Período: 27 de outubro a 01 de novembro de 2003

- Local: Madri / Espanha

- Participantes: Ricardo Cavalcanti Furtado

7.8. CE-C4 – Desempenho de Sistemas Elétricos

Reunião do SC-C4, do WG-C4-07 e do CIGRÉ/IEEE Symposium

- Período: 05 a 11 de outubro de 2003

Page 11: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

11

- Local: Montreal / Canadá

- Participante: Herivelto de Souza Bronzeado

7.9. Comitê Executivo e Conselho de Administração

Reuniões do Comitê Executivo e do Conselho de Administração do CIGRÉ

- Período: 12 a 15 de outubro de /2003

- Local: San Francisco / EUA

- Participante: Paulo Cesar Vaz Esmeraldo

João Batista G. Ferreira da Silva

Nota: as reuniões internacionais dos Comitês SC-C5 e SC-D2 foram realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro / Brasil.

* Não foi patrocinado pelo Fundo de Viagens

8. EVENTOS PREVISTOS PARA 2004 8.1. Seminário Internacional: Ampacidade em Linha A éreas de Transmissão

- Período: 23 a 25 de março de 2004

- Local: Rio de Janeiro / RJ

- Coordenação: CE – B2

8.2. Encontro para Discussão Sobre Desempenho de Si stemas Elétricos Frente a Transitórios Eletromagnéticos

- Período: 26 e 27 de abril de 2004

- Local: Recife / PE

- Coordenação: CE – C4

8.3. Seminário de Gestão Ambiental na Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

- Período: 28 a 30 de abril de 2004

- Local: São Luiz / MA

- Coordenação: CE – C3

8.4. IX SEPOPE – Simpósio de Especialistas em Plane jamento da Operação e Expansão Elétrica

- Período: 23 a 27 de maio de 2004

- Local: Furnas - Rio de Janeiro – RJ

- Coordenação: CE – C1

Page 12: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

12

8.5. Curso Meio Ambiente nos Estudos e Projetos de Geração de Energia Elétrica

- Período: 15 a 17 de julho de 2004

- Local: Rio de Janeiro

- Promoção: CE – C3

8.6. CIGRÉ General Session & Exhibition

- Período: 29 de agosto a 03 de setembro de 2004

- Local: Paris / França

- Coordenação: CIGRÉ-Paris

Nota: Foram aprovados 22 Informes Técnicos de autor es brasileiros, cujos títulos estão no anexo I

8.7. Seminário Nacional Sobre o Uso e Ocupação de F aixas de Passagem de Linhas Aéreas de Transmissão

- Período: 07 e 08 de outubro de 2004

- Local: Belho Horizonte / Minas Gerais

- Coordenação: CE-B2

8.8. II ENAM – Encontro Nacional de Monitoramento d e Máquinas Rotativas

- Período: 07 a 10 de novembro de 2004

- Local: Belém / PA

- Coordenação: ELETRONORTE

- Promoção: CE-A1

8.9. Seminário Brasileiro de Meio Ambiente, Respons abilidade Social e Energia Elétrica

- Período: 17 a 19 de novembro de 2004

- Local: Recife / PE

- Promoção: CE-C3

9. REUNIÕES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Durante o ano de 2003, ocorreram três reuniões de Conselho de Administração, duas normais e mais uma extraordinária realizadas em:

9.1. 1ª Reunião do Conselho de Administração do CI GRÉ:

Page 13: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

13

Data: 28 de março de 2003

Local: CEPEL/Rio de Janeiro / RJ.

Principais Decisões/Relatos:

• Aprovação da aquisição do mobiliário da SEDE.

• Aprovação da chapa única.

• Relato sobre o andamento da reforma da SEDE.

• Relato sobre: ERLAC, XVII SNPTEE e Reunião do Comitê Técnico Internacional no Brasil.

9.2. 2ª Reunião do Conselho de Administração do CI GRÉ:

Data: 03 de outubro de 2003

Local: Nova SEDE do CIGRÉ/Rio de Janeiro / RJ.

Principais Decisões/Relatos:

• Apresentação do CUSTO FINAL da Nova SEDE e da proposta de manutenção da sede própria.

• Aprovação da criação do fundo de MANUTENÇÃO da SEDE.

• Solicitação da elaboração de um Planejamento Financeiro da Entidade.

• Relato sobre o andamento dos Grupos de Aconselhamento.

• Relato sobre XVII SNPTEE e lX SEPOPE.

9.3. 3ª Reunião Extraordinária do Conselho de Admi nistração do CIGRÉ:

Data: 23 de Dezembro de 2003

Local: Nova SEDE do CIGRÉ/Rio de Janeiro / RJ.

Principais Decisões/Relatos:

• Aprovação da Política Financeira do CIGRÉ-Brasil.

• Aprovação do Orçamento de 2004 do CIGRÉ-Brasil.

• Relato sobre o andamento dos Grupos de Aconselhamento.

10. REUNIÕES DE COORDENAÇÃO TÉCNICA DOS COMITÊS DE ESTUDOS

Sob a coordenação do 1o Vice-Presidente do CIGRÉ-Brasil, Engo José Henrique Machado Fernandes, foram realizadas durante o ano de 2003 as seguintes reuniões com os coordenadores de Comitês de Estudo:

Page 14: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

14

10.1. 1ª Reunião de 2003 de Coordenadores de Comitês de Estudo em: 08/08/2003

10.2. 2ª Reunião de 2003 de Coordenadores de Comitês de Estudo em: 22/12/2003

Nestas reuniões foram analisadas diversas questões relativas ao funcionamento e aos trabalhos em desenvolvimento nos Comitês de Estudos.

11. REUNIÕES DA DIRETORIA DO CIGRÉ-BRASIL

A Diretoria do CIGRÉ-Brasil realizou durante o ano de 2003 três reuniões:

11. 1. 1ª Reunião de Diretoria do CIGRÉ-Brasil em 30/04/2003 – CEPEL – Rio de Janeiro

Os principais pontos de destaque foram:

Início das Atividades dos Novos Membros da Diretoria do CIGRÉ-Brasil;

Definição do escopo de cada membro da Diretoria e ações da transição;

Definição da transferência para a nova Sede;

Definição da noca composição do Comitê do Fundo de Viagens;

Revisão do Estatuto;

Informes do: X ERLAC

IX SEPOPE

XVII SNPTEE

V SIMPASE;

Seleção de artigos para a Bienal;

11. 2. 2ª Reunião de Diretoria do CIGRÉ-Brasil em 08/10/2003 – Nova Sede / Flamengo – Rio de Janeiro

Os principais pontos de destaque foram:

Definição dos artigos selecionados para a Bienal 2004;

Informes do: ERLAC

SEPOPE

SNPTEE;

Previsão orçamentária para o funcionamento da Sede;

Apresentação dos novos Membros do Conselho de Administração;

Revisão do Regulamento do Comitê de Estudos;

Término de mandatos de Coordenadores de CE, e definição dos novos Coordenadores

Eleição de Membro Honorário

Page 15: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

15

Apresentação dos requisitos mínimos para a operação dos Comitês de Estudos

11. 3. 3ª Reunião de Diretoria do CIGRÉ-Brasil em 22/12/2003 – Nova Sede / Flamengo – Rio de Janeiro

Os principais pontos de destaque foram:

Revisão dos Estatutos e Regulamentos;

Informes do: ERLAC;

SEPOPE;

Estratégias para mudanças a serem implementadas no XVIII SNPTEE;

Forma de operação da nova Sede;

Definição de contratação do seguro da nova Sede;

Plano de ação para elaboração do novo site do CIGRÉ-Brasil;

Apresentação da proposta de regulamento para uso das instalações da nova Sede e da Secretaria;

Andamento dos trabalhos Comitês de Aconselhamento;

Calendário de Eventos;

Revista EletroEvolução

12. ORGANIZAÇÂO DOS COMITÊS DE ESTUDO

12.1. COMITÊS DE ESTUDOS

Em função da nova estrutura dos Comitês de Estudo, ao final de 2003, os Comitês de Estudo Brasileiros tinham os seguintes escopos e coordenadores:

CE-A1 Máquinas Rotativas Coordenador: ANTÔNIO CARLOS FERREIRA Empresa: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Endereço: COPPE/UFRJ-PEE - Caixa Postal 68504 21945-970 - Rio de Janeiro - RJ Telefone: (21) 2562-8607 Fax: (21) 2562-8628 E-mail: [email protected] CE-A2 Transformadores Coordenador: LUIZ AMÉRICO VENTURINI CHEIM Empresa: Siemens Ltda. Endereço: Av. Eng.º João Fernandes Gimenes Molina, n.º 1745 - CP920 Distrito Industrial 13213-080 - Jundiaí - SP Telefone: (11) 4585-2113 Fax: (11) 4585-2206 E-mail: [email protected]

Page 16: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

16

CE-A3 Equipamentos de Alta Tensão Coordenador: JORGE AMON FILHO Empresa: Furnas Centrais Elétricas S.A. Endereço: Rua Real Grandeza, 219, Bloco C - Sala 1607-3 - DPT.T - Botafogo 22283-900 - Rio de Janeiro - RJ Telefone: (21) 2528-4903 Fax: (21) 2528-4857 E-mail: [email protected] CE-B1 Cabos Isolados Coordenador: CARLOS ALBERTO FERREIRA GODINHO Empresa: Pirelli Energia Cabos e Sistemas do Brasil S.A. Endereço: Av. Alexandre de Gusmão, 145 - Vila Homero Thon 09110-900 - Santo André - SP Telefone: (11) 4998-4806 / 4998-4647 Fax: (11) 4998-4886 E-mail: [email protected] CE-B2 Linhas Aéreas Coordenador: JOSÉ HENRIQUE MACHADO FERNANDES Empresa: ELETRONORTE - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. Endereço: SCN, Q. 06 - Conj. "A" - Edif. Venâncio 3000 - Bloco B - Sala 502 70718-900 - Brasília - DF Telefone: (61) 429-5303 / 5301 Fax: (61) 328-1552 E-mail: [email protected] CE-B3 Subestações Coordenador: ANTONIO VAREJÃO DE GODOY Empresa: CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco Endereço: Rua Delmiro Gouveia, 333 – Bongi 50760-901 – Recife – PE Telefone: (81) 3229-2907 / 2908 Fax: (81) 3229-3083 E-mail: [email protected] CE-B4 Elos de Corrente Contínua e Eletrônica de Po tência Coordenador: CARLOS APARECIDO GAMA Empresa: Va Tech Transmissão & Distribuição Ltda. Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 1306 - 3º andar - Vila Olímpia 04547-005 - São Paulo - SP Telefone: (11) 3040-5201 Fax: (11) 3040-5299 E-mail: [email protected] CE-B5 Proteção e Automação Coordenador: GUILHERME MOUTINHO RIBEIRO Empresa: GSA - Global Service Advisement Ltda Endereço: Rua do Ouro, 1138/1201 - Serra 30220-000 - Belo Horizonte - MG Telefone: (31) 3284-0801

Page 17: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

17

E-mail: [email protected] CE-C1 Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Econ omia Coordenador: PAULO CESAR VAZ ESMERALDO Empresa: Furnas Centrais Elétricas S.A. Endereço: Rua Real Grandeza, 219 - Bloco C - Sala 1607 - DPT.T Botafogo 22283-900 - Rio de Janeiro - RJ Telefone: (21) 2528-4490 Fax: (21) 2528-4857 E-mail: [email protected] CE-C2 Operação e Controle de Sistemas Coordenador: SAULO JOSÉ NASCIMENTO CISNEIROS Empresa: SC - CONSULTORIA E ENGENHARIA DE ENERGIA LTDA Endereço: Rua Aquarius 50, sala 901, Graças 52011-020 - Recife - PE Telefones: (81) 3222-0439 / 3423-2718 Fax: (81) 3423-2718 E-mail: [email protected] CE-C3 Desempenho Ambiental de Sistemas Coordenador: RICARDO CAVALCANTI FURTADO Empresa: CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco Endereço: Rua Delmiro Gouveia, 333 - Bongi 50761-260 - Recife - PE Telefone: (81) 3229-2212 Fax: (81) 3229-2413 E-mail: [email protected] CE-C4 Desempenho de Sistemas Elétricos Coordenador: HERIVELTO DE SOUZA BRONZEADO Empresa: CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco Endereço: Rua Delmiro Gouveia, 333 – Anexo II, Sala A-333 (DOEL) - Bongi 50761-901 - Recife - PE Telefone: (81) 3229-4105 / 3229-4130 / 3462 7058 (R) Fax: (81) 3229-4174 / 3343-6461 (R) E-mail: [email protected] / [email protected]

CE-C5 Mercados de Eletricidade e Regulação Coordenador: EDUARDO MARCIO TEIXEIRA NERY Empresa: Energy Choice Endereço: Rua Ludgero Dolabela, 401 - aptº 03 - Bairro Gutierrez 30430-130 - Belo Horizonte - MG Telefone: (31) 3291-7833 / 3349-2062 Fax: (31) 3292-7989 / 3349-4691 E-mail: [email protected] CE-C6 Sistemas de Distribuição e Geração Distribuí da Coordenador: JORGE HENRIQUE GRECO LIMA Empresa: CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica

Page 18: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

18

Endereço: Av. Hum, s/n.º - Cidade Universitária 21941-590 - Rio de Janeiro - RJ Telefone: (21) 2598-6133 / 2598-6134 Fax: (21) 2260-6211 E-mail: [email protected]

CE-D1 Materiais Isolantes e Novas Tecnologias Coordenador: SANDRA MARA ALBERTI Empresa: COPEL – Companhia Paranaense de Energia Elétrica Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 800 – Caixa Postal 318 80001-970 – Curitiba – PR Telefone: (41) 366-2020 – ramal 6272 Fax: (41) 266-3582 E-mail: [email protected]

CE-D2 Sistemas de Informação e Telecomunicação par a Sistemas Elétricos Coordenador: CLÁUDIO TRIGO DE LOUREIRO Empresa: Furnas Centrais Elétricas S.A. Endereço: Rua Real Grandeza, 219/303 - Bloco. B - DET.T Botafogo 22283-900 - Rio de Janeiro - RJ Telefone: (21) 2528-4141 Fax: (21) 2528-4917 E-mail: [email protected]

12.2. GRUPOS DE TRABALHOS EM ANDAMENTO

Ao final de 2003, os Comitês de Estudo encontravam-se organizados nos seguintes grupos de trabalho:

12.2.1. CE-A1 – Máquinas Elétricas Rotativas

Coordenador: Antonio Carlos Ferreira – UFRJ

Secretário: Erli Ferreira Figueiredo – UERJ

GT-A1-01 Monitoração de Máquinas Elétricas

Hélio Ricardo T. de Azevedo

12.2.2. CE-A2 – Transformadores

Coordenador: Luiz Américo Venturini Cheim – SIEMENS

Secretário: João Baldauf – AREVA

GT-12-20 Transitórios Rápidos

Camilo Machado Júnior – ELETRONORTE

Angélica Rocha

Ivan Amorim

Page 19: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

19

Roberto Asano

GT-12-23 Monitoramento de Transformadores

Carlos Júlio Dupont – CEPEL

12.2.3 CE-A3 - Equipamentos de Alta Tensão

Coordenador: Jorge Amon Filho – FURNAS

Secretário: Paulo César Fernandez – FURNAS

GT-13-09 Técnicas de Monitoramento e Diagnóstico para Disjuntores

Adolfo Ribeiro Júnior – FURNAS

GT-13-10 Técnicas de Monitoramento e Diagnóstico para Pára - Raios

Jorge Luiz de Franco – EDC

12.2.4. CE-B1 - Cabos Isolados

Coordenador: Carlos Alberto F. Godinho – PIRELLI

Secretário: Eduardo Karabolad Filho – Consultor

GT –B1-01 Manutenção de Cabos e Acessórios HV.

Francisco Antonio Rueda – CTEEP

GT-B1-02 Revisão dos Procedimentos de Qualificação dos Sistemas de Cabos Subterrâneos em Redes de Transmissão

Aloísio J. O. Lima – PIRELLI

Task Force Estatística de Cabos Subterrâneos em Redes de Transmissão

Carla Damasceno Peixoto – LIGHT

12.2.5. CE-B2 - Linhas Aéreas

Coordenador: José Henrique Machado Fernandes – ELETRONORTE

Secretário: Ramon Sade Haddad – EXPANSION

GT -B2-03 Isoladores

Ricardo Wesley S. Garcia – CEPEL

GT-B2-06 Princípio de Projetos de LTS

José Milton da Costa Brito – CEMIG

Page 20: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

20

GT-B2-07 Fundações

Aureo Pinheiro Ruffier – CEPEL

GT-B2-08 Estruturas

Rogério Peixoto Guimarães – ABB

GT-B2-11 Comportamento Mecânico de Condutores e Acessórios

Thadeu Antônio Furtado

GT-B2-12 Aspectos Elétricos de LTS

Sidnei Massami Ueda – Nexans do Brasil

12.2.6. CE-B3 – Subestações

Coordenador: Antonio Varejão de Godoy – CHESF

Secretário: Ricardo de Oliveira Melo – CHESF

GT-B3-01 Concepção de Subestações

Antonio Varejão de Godoy – CHESF

GT-B3-02 Subestações Isoladas a SFC

Ricardo Jacobsen – CTEEP

GT-B3-03 Subestações Isoladas a AR

Fábio Nepomuceno – CHESF

GT-B3-05 Sistemas Secundários

Jorge Kotlareswiski – FURNAS

GT-B3/C3 Manutenção e Confiabilidade de Subestações

Mário Janeiro - FURNAS

BTF Guia de Manutenção Centrada em Equipamentos

Ioni Patriota – CHESF

12.2.7. CE-B4 – Elos de Corrente Contínua e Eletrôn ica de Potência de Sistemas

Coordenador: Carlos Aparecido Gama

Secretário: Sérgio do Espírito Santo – FURNAS

Page 21: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

21

O Comitê se encontra em fase de reestruturação, não havendo nenhum grupo de trabalho em atividade.

12.2.8. CE-B5 - Proteção e Automação

Coordenador: Guilherme Moutinho Ribeiro

Secretário: Jorge Miguel Ordacgi Filho – ONS

O Comitê se encontra em fase de reestruturação, não havendo nenhum grupo de trabalho em atividade.

12.2.9. CE-C1 – Desenvolvimento e Economia de Sist emas Elétricos

Coordenador: Paulo Cesar Vaz Esmeraldo – FURNAS

O Comitê se encontra em fase de reestruturação, não havendo nenhum grupo de trabalho em atividade.

12.2.10. CE-C2 – Operação e Controle de Sistemas de Potência

Coordenador: Saulo José Nascimento Cisneiros

Secretário: Marcos Almeida Prado Lefévre – Itaipu Binacional

GT-C2.01/02 Sistemas e Centros de Controle

Maurício Moszkowicz - ONS

GT-C2.03 Recursos Humanos para Operação

Adel Mendonça de Souza Oliveira – ONS

GT-39.04 Avaliação de Desempenho de Sistemas de Potência

Heloiza Helena X. M. Menezes – ONS

GT-C2.05 Gestão de Operadores de Sistemas

Saulo José Nascimento Cisneiros – SC Consultoria

12.2.11. CE-C3 – Desempenho Ambiental dos Sistema s

Coordenador: Ricardo Furtado – CHESF

Secretária: Sandra Mara Alberti – LACTEC

GT C3-01 – Efeitos de Campos Eletromagnéticos e Saúde da População em Áreas de Influência de Empreendimentos

GT C3-02 – Indicadores de Desempenho de Sustentabilidade

Page 22: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

22

GT C3-03 – Experiência em Planejamento e Gestão Ambiental

GT C3-04 – Estratégias de Comunicação em Desempenho Ambiental

12.2.12. CE-C4 – Desempenho de Sistemas Elétrico s

Coordenador: Herivelto de Souza Bronzeado

1º Secretário: Josias Matos de Araújo – Eletronorte

2º Secretário: Luiz Carlos Leal Cherchiglia – Cemig

O Comitê iniciou suas atividades em 2003 encontrand o-se atualmente em fase de estruturação.

12.2.13. CE-C5 – Mercados de Energia e Regulação

Coordenador: Eduardo Márcio Teixeira Nery

GT-C5-01 Regulação

Davi Antunes Lima

GT-C5-02 Estruturas de Mercado

Luiz Augusto Barroso

GT-C5-03 Investimento e Financiamento

Leonardo Lins Albuquerque

GT-C5-04 Acesso a Transmissão

José Cléber Teixeira

12.2.14. CE-C6 – Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída

O Comitê encontra-se em fase de reestruturação devi do à saída de seu coordenador.

12.2.15. CE-D1 – Materiais Isolantes e Novas Tecn ologias

Coordenador: Eduardo T. Serra

O Comitê encontra-se em fase de reestruturação, não estando em atividade.

12.2.16. CE-D2 – Sistemas de Informação e Telecom unicação para Sistemas Elétricos

Coordenador: Cláudio Trigo de Loureiro – Furnas

Page 23: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

23

Secretário: Flávio de Moura Coelho

WG-D2-01 OPLAT Digital

Jorge Câmara – ABB

13. QUADRO DE ASSOCIADOS A tabela abaixo mostra a evolução do Quadro de Associados do CIGRÉ-Brasil desde 1983 até o ano de 2003:

ANO SÓCIO COLETIVO SÓCIO

INDIVIDUAL

SÓCIO

EQUIVALENTE

1983 39 273

1984 40 250

1985 52 236

1986 63 216

1987 64 204

1988 64 227

1989 61 290

1990 48 268

1991 39 237

1992 39 206

1993 38 190

1994 36 204

1995 43 227

1996 50 252

1997 37 222 222

1998 33 213 213

1999 43 273 473

2000 40 256 443

2001 48 367 589

2002 Tipo I – 40

Tipo II – 06 413 625

2003 Tipo I – 39

Tipo II – 05

IND – 493

YM – 28 726

YM – Yong Members

Tipo I – Empresas

Page 24: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

24

Tipo II – Universidades

- Ressalta-se a campanha realizada em 2003 para a obtenção de novos sócios. Esta campanha possibilitou um crescimento de 16% no número de Sócios Equivalentes em relação ao ano de 2002, o que propiciou a manutenção em 2003 da posição de Primeiro Comitê do mundo em número de associados.

14. SITUAÇÃO ECONÔMICA - BALANÇO E DEMONSTRATIVO FI NANCEIRO Durante o ano de 2003, as princiais receitas do CIGRÉ-Brasil continuaram sendo aquelas provenientes dos eventos promovidos pelo Comitê de Estudo e as receitas financeiras. Observa-se que o Brasil, diferentemente dos outros países, a receita proveniente das anuidades é totalmente utilizada para saldar parcialmente os débitos das anuidades com o CIGRÉ-Paris. Pelas demonstrações de resultados do exercício de 2003, verifica-se um acréscimo no período de R$ 513.783,00 , tendo um total do patrimônio líquido em 31/12/2003 de R$ 3.746.243,00 , o qual representa um acréscimo de 15,89% no período. Portanto, pode-se concluir, mais uma vez que o CIGRÉ apresentou excelente resultado econômico-financeiro.

15. NOVA SEDE

No dia 2 de outubro de 2003 foi inaugurada a nova sede do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRÉ-Brasil. A nova sede está instalada num grupo de quatro salas, situado na Praia do Flamengo – Rio de Janeiro.

A inauguração contou com a presença especial do Engº José Pedro Rodrigues de Oliveira, Diretor – Presidente de FURNAS Centrais Elétricas S/A.

A mesa solene contou com a presença dos Engºs João Batista Guimarães Ferreira da Silva – ex-presidente do CIGRÉ-Brasil, atual Presidente da RIAC, e do Engº Márcio Pereira Zimmermman – Diretor do CEPEL.

Foi entregue ao CEPEL, através do Dr. Zimmermman, uma placa de agradecimento pelos anos de apoio e de parceria que o CIGRÉ-Brasil recebeu acolhida em suas instalações.

O Diretor – Presidente do CIGRÉ-Brasil, Engº Paulo Cesar Vaz Esmeraldo, finalizou enaltecendo seus antecessores e algumas personalidades que se notabilizaram na história do Comitê Brasileiro.

A nova sede do CIGRE-Brasil é composta de quatro salas, que foram divididas e separadas em secretaria; duas salas para reuniões, sendo que uma está equipada com data show, uma

Page 25: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

25

televisão, video cassete e um aparelho de áudio conferência; sala de diretoria; copa; sala administrativa; banheiros e uma biblioteca, que futuramente oferecerá uma estrutura para pesquisa e atendimento aos nossos associados.

Page 26: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

26

16. ANEXOS

Anexo I – Relatório Técnico do CIGRÉ-Brasil

Anexo I – A

1ª Reunião de 2003 dos Coordenadores de Comitês de Estudos

Data: 08/08/2003 Local: Salas D-24/25 – CEPEL – Rio de Janeiro / RJ Horário: 09:00 às 17:30 horas 1. ABERTURA (Presidente do CIGRÉ - Brasil) – 09h00

2. NOTÍCIAS DO CIGRÉ-BRASIL – 09h15

2.1. Nova Diretoria

2.2. Nova Sede – Mudança

2.3. Grupos de Aconselhamento do Conselho de Administração

2.3.1. GA-1 – Revisão dos Estatutos do CIGRÉ - Brasil;

2.3.2. GA-2 – Revisão dos Estatutos dos Comitês de Estudo;

2.3.3. GA-3 – Organização de Eventos do CIGRÉ - Brasil;

2.3.4. GA-4 – Revisão do Regulamento do Fundo de Viagens

2.4. Filiação 2003

2.5. Bolsa Estudante

3. COMITÊS DE ESTUDOS DO CIGRÉ-BRASIL – 10h00

3.1. Lista dos Coordenadores e Mandatos

3.2. Eventos Programados 2003/2004

Page 27: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

27

3.3. Relação entre os Coordenadores e a Diretoria

3.4. Requisitos mínimos para a atuação dos Comitês de Estudo

4. CIGRÉ-PARIS – 10h45

4.1. Bienal 2004

4.2. Reuniões anuais dos Comitês de Estudo

5. APRESENTAÇÃO DOS COMITÊS DE ESTUDO – 11h00

- Duração: 20 minutos por Comitê – Total: 5 horas

- Cada Comitê deverá trazer sua apresentação em meio eletrônico para ser fornecida visando a elaboração da ata.

- Conteúdo mínimo sugerido para a apresentação:

5.1. Composição do Comitê

- Coordenador, Secretário, Membros - Lista a ser fornecida

- Membros Regulares e Correspondentes dos Comitês (SC) e Grupos de Trabalho (WG´s) internacionais.

5.2. Grupos de Trabalho nacionais em andamento e seus Coordenadores

5.3. Reuniões Nacionais realizadas e / ou programadas – 2003

5.4. Reuniões Internacionais 2003 - Comparecimento e / ou Previsão

5.5. Eventos realizados e / ou previstos 2003/2004

5.6. Comparecimento a Bienal 2002

5.7. Comparecimento ao X ERLAC

5.8. Previsão para atuação do CE no XVII SNPTEE

5.9. Sugestões para melhorias

Page 28: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

28

6. ALMOÇO – 13h00

7. AVALIAÇÃO FINAL DA REUNIÃO – 17h00

8. ENCERRAMENTO – 17h30

ANEXO I – B

2ª Reunião dos Coordenadores de Comitês de Estudo do CIGRÉ - Brasil

CE C3 – Desempenho Ambiental de Sistemas Data: 22 de dezembro de 2003 Local: Rio de Janeiro – RJ, Sede do CIGRÉ-Brasil Composição • Coordenador: Ricardo C. Furtado - Chesf • Secretária: Sandra Mara Alberti – Lactec • Membros: Mírian Nuti – Eletrobrás Sílvia Helena Pires – Eletrobrás Rogério Mundin – Eletrobrás Hamilton Moss - Cepel Alexandre Uhlig – Cesp Flávia Gama Soares - Chesf Aderilton Rodrigues – Eletronorte Dalia Maimon – S.I.G.A. • Membro regular do SC C3: Ricardo C. Furtado – Chesf • Membro regular do WG C3.xx – Environmental Performance Indicators: Ricardo C.

Furtado – Chesf • Membro regular do WG C3.yy – Communication Strategies in Environmental Issues: a

ser indicado Composição • Membro regular do WG.zz – Utilities Current Practices in Sustainable Development:

Mírian Nuti – Eletrobrás

Page 29: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

29

• Membro regular da JTF – B3/B1/B2/C3.20 – EMF and the Impact of Proposed Exposure Limits: Hamilton Moss - Cepel

• Membro correspondente do WG C3.01 – EMF and Health: Hamilton Moss - Cepel Atividades Nacionais em 2003 a) Reuniões do CE C3 realizadas em 2003 • 1ª Reunião – Eletrobrás, Rio de Janeiro - RJ em 28 de maio • 2ª Reunião – Eletronorte, Brasília - DF em 27 de agosto b) Seminário Energia Elétrica e Meio Ambiente: Planejamento e Gestão – Teresina – PI, 1 a

3 de outubro c) Participação como conferencista no I Seminário sobre Petróleo, Energia e Proteção

Ambiental – Hotel Glória, Rio de Janeiro – RJ, 26 a 28 de maio: Ricardo C. Furtado d) Aprovação do Plano Estratégico 2003 – 2012 do CE C3 e) Participação no XVII SNPTEE • Relatores do Grupo XI GIA: Ricardo C. Furtado, Sandra Mara Alberti e Mírian Nuti • Autor principal do artigo: Gestão Ambiental em Linhas de Transmissão: Ricardo C.

Furtado • Co-autor do artigo: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável para o Gerenciamento

de Recursos Hídricos numa Bacia Hidrográfica: Ricardo C. Furtado • Autora principal do artigo: Análise de Riscos Socioambientais do Complexo Hidrelétrico

Belo Monte: Mírian Nuti • Autora principal do artigo: Política Socioambiental e Remanejamento Populacional em

Usinas Hidrelétricas: Discussão de Resultados na Última Década: Mírian Nuti Atividades Internacionais em 2003 a) Elaboração dos seguintes artigos para a Sessão Bienal 2004: • Environmental management of transmission lines por Ricardo C. Furtado e outros; • Analysis of social environmental risks in hydroelectric power plants por Mírian Nuti e M.

F. Garcia;

Page 30: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

30

• Emission and dispersion model on Nox from thermal power plants as a tool of insertion and sustainable of air quality por J Cesare Negri e S. de Oliveira Júnior

b) Indicação dos representantes brasileiros nos WGs c) Enviados comentários à minuta do Strategic Plan 2003 – 2012 do SC C3 d) Participação na Reunião do SC C3, realizada em Madrid, Espanha, 29 a 30 de outubro:

Ricardo C. Furtado e) Aprovação do Strategic Plan 2003 – 2012 do SC C3 Atividades Nacionais Programadas para 2004 a) Ampliação da participação e consolidação do CE C3 b) Implementação e funcionamento dos Grupos de Trabalho c) Realização do Seminário Gestão Ambiental na Transmissão e Distribuição de Energia

Elétrica, de 28 a 29 de abril, em São Luís - MA d) Realização do Curso Meio Ambiente nos Estudos e Projetos de Geração de Energia

Elétrica, de 15 a 17 de julho, no Rio de Janeiro – RJ e) Realização do Seminário Brasileiro de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e

Energia Elétrica, de 10 a 12 de novembro, em Recife – PE f) Realização de duas reuniões do CE C3, em março e outubro Atividades Internacionais Programadas para 2004 a) Participação na Sessão Bienal de 2004, por meio de uma delegação composta pelo

Coordenador do CE e autores principais dos artigos b) Indicação do representante brasileiro no WG C3.yy – Communication Strategies in

Environmental Issues c) Participação dos representantes brasileiros na reunião anual do SC C3 e nas reuniões

dos WGs que serão realizadas durante a Sessão Bienal em Paris d) Apresentação de contribuições técnicas na Sessão de discussão dos artigos do SC C3

na Sessão Bienal em Paris e) Participação dos representantes brasileiros nas atividades do SC, WGs e TFs

Page 31: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

31

Sugestões de Melhoria a) Melhorar apoio institucional para a realização de eventos b) Efetuar gestões para a ampliação da participação das empresas nas atividades do

CIGRÉ c) Analisar a viabilidade da publicação e venda de livros técnicos

Page 32: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

32

Anexo II – Trabalhos Selecionados para Bienal

Anexo II

Relação dos Trabalhos aprovados para a Sessão Bienal D. DE MACEDO CORREIA, D. DE OLIVEIRA CAMPONES DO BRASIL (Brazil) C4 1 - 338 AA BRAZIL A proposal of power quality measurement instrumentation selection based on laboratory test procedures J.R. MEDEIROS, D.O.C. BRASIL, P.F. RIBEIRO, J.C. OLIVEIRA (Brazil) C4 1 - 337 Subject 2 INT BRAZIL Investigation of large scale integration on wind power on the power system characteristics : voltage and quality and frequency control P.A. CARVALHO ROSAS, H.S. BRONZEADO (Brazil), P. SORENSEN, H. BINDNER (Denmark) C6 2 - 341 Page 11 2002 Session - List of synopses received CIGRE Brésil - Brazil Subject 1 AA BRAZIL The Brazilian electricity market learning some lessons and assuring a stronger market design X. VIEIRA FILHO et al (Brazil) C5 1 - 340 AA BRAZIL A straightforward method to the reliability evaluation of bulk power system substation schemes J.R.P. BARROS, V. S. ANDRADE, A.C. GEBER DE MELO (Brazil) B3 1 - 320 AA BRAZIL Procedure for automatic restoration of systems of potency: an application to the substation Boa Vista J.A. PINTO MOUTINHO, F. DAMASCENO FREITAS (Brazil) B5 1 - 324 NCA BRAZIL Emission and dispersion model on Nox from thermal power plants as a tool of insertion and regional sustainable of air quality J. CESARE NEGRI, S. DE OLIVEIRA JUNIOR (Brazil) C3 1 - 349

Page 33: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

33

NCA BRAZIL Analysis of social environmental risks in hydroelectric power plants M. REGINI NUTI, M. FEITOSA GARCIA (Brazil) C3 1 - 348 Subject 2 AA BRAZIL Brazilian experience with system protection schemes P. GOMES, S.L. SARDINHA, G. CARDOSO (Brazil) C2 2 - 330 AA BRAZIL Environmental management of transmission lines R. CAVALCANTI FURTADO, J. DAMASIO BRAGA, C.N. VILAR (Brazil) C3 2 - 333 AA BRAZIL Improvements on high voltage electrical substations to face the new Brazilian legislation G.M. BASTOS, R.C. VALENTE, E. LESER, J.L.F. DE ALMEIDA (Brazil) B3 2 - 321 AA BRAZIL On site repair of a HVDC transformer G.M. BASTOS, R. ALBUQUERQUE, F.A. PINTO, J.A. SALVADOR, R.A. MARCONDES, J.C. MENDES, A.S.G. REIS, N.A. SANTOS (Brazil) A2 2 - 316 AA BRAZIL On site tests of HV power transformers J.C. MENDES, R.A. MARCONDES, J. NAKAMURA (Brazil) A2 2 - 317 AA BRAZIL A study of the impact of FACTS devices on Southern Brazil transmission system R.L. MACHADO, K.C. ALMEIDA, A.S. e SILVA (Brazil) B4 2 - 322 AA BRAZIL Eletronorte Tucurui hydro plant expansion and modernization C. GONCALVES, C.A. HORTA, D. GOMES DE LIMA, F.R. NETO (Brazil) A1 2 - 315 INT BRAZIL The role of large consumers in the Brazilian power markets - Issues and solutions J.C.O. MELLO et al (Brazil) C5 2 - 351 NCA BRAZIL Operating power system closer to technical limit - The Brazilian experience P. GOMES, M. DOS SANTOS GROETAERS, A.F. DA CUNHA AQUINO (Brazil) C1 2 - 345

Page 34: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

34

Page 12 2002 Session - List of synopses received CIGRE NCA BRAZIL Evaluating the new challenges in business relationships between new enterprises and Furnas transmission system A.C. BARBOSA MARTINS, B. GOLDMAN, O.L. WERNECK DA ROCHA CUBAS, M. D ALMEIDA E ALBUQUERQUE (Brazil) C5 2 - 350 Subject 3 AA BRAZIL Using internet resources in Brazilian real time operation drills A. MENDONCA SOUZA DE OLIVEIRA, P. CARIA COUTINHO (Brazil) C2 3 - 332 NCA BRAZIL Application of a long term planning tool to define a generation and interconnection expansion plan for the Brazilian system (fusionné avec 344) A.C. GEBER DE MELO et al (Brazil) C1 3 - 343 NCA BRAZIL Control centre structures for the competitive environment - Brazilian power transmission company experience in the North/Northeast and North/South interconnected system J. MATOS DE ARAUJO et al (Brazil) C2 3 - 346 NCA BRAZIL Improved performance of OPGW under lightning discharges in Brazilian regions with a high keraunic level M. DAS GRACS ALVIM, C.M. FERNANDES DE OLIVEIRA, C.F. LOEWENTHAL, D. BRITO NIEDU (Brazil) B2 3 - 342 Page 13 2002 Session - List of synopses received

Page 35: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

35

Anexo III – Requisitos Mínimos

Anexo III

Requisitos Mínimos para a Atuação dos Comitês de Estudo

INTRODUÇÃO O Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRÉ-Brasil representa no Brasil o CIGRÉ INTERNACIONAL. O CIGRÉ-Brasil é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que trabalha em prol do desenvolvimento e divulgação do conhecimento sobre a energia elétrica no mundo. Deste modo é princípio básico da organização o trabalho voluntário motivado pelo amor e pela satisfação resultante do conhecimento obtido e compartilhado e do cultivo da amizade e da boa vontade entre os povos do mundo.

OBJETIVO Definir padrões mínimos de organização e de atividades para os Comitês de Estudo do CIGRÉ-Brasil de modo a se alcançar um desempenho desejável e homogêneo. REQUISITOS 1. Todo CE deverá ser composto por um Coordenador e um Secretário.

2. Todo CE deverá envidar os seus melhores esforços para ser formado por no mínimo 10 membros.

3. Todo CE deverá realizar pelo menos uma reunião por ano com emissão da respectiva ata e envio ao Coordenador Técnico.

4. Todo Coordenador deve ser membro regular ou observador do respectivo Comitê Internacional.

5. Todo Coordenador deverá participar pelo menos a cada 2 (dois) anos das reuniões de seu respectivo Comitê Internacional.

6. Todo Coordenador deverá manter ativa a correspondência com o respectivo Comitê Internacional divulgando o melhor possível o material recebido.

7. Todo o CE deverá manter ativa a correspondência com o respectivo Comitê Internacional divulgando o melhor possível o material recebido.

8. Todo CE deverá envidar os seus melhores esforços para ter membros correspondentes ou regulares, ou mesmo formar Grupos de Trabalho espelho dos WG´s de seu respectivo Comitê Internacional.

9. Todo CE deverá envidar seus melhores esforços para realizar um evento técnico por ano a ser programado com antecedência para constar na Relação de Eventos do CIGRÉ-Brasil.

Page 36: RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2003 · 10. reuniÕes de coordenaÇÃo tÉcnica dos comitÊs de estudo 13 11. reuniÕes da diretoria do cigrÉ-brasil 14 12. organizaÇÃo dos comitÊs

36

10. Todo CE deverá elaborar a cada evento técnico realizado, uma Nota Técnica com as principais constatações, com dados estatísticos com fotos, para publicação na revista EletroEvolução.

11. Todo CE deverá enviar para o Coordenador Técnico até o mês de fevereiro, impreterivelmente, o Relatório Anual de Atividades do ano anterior e Plano de Metas para o ano em curso segundo modelo padrão.

12. Toda a participação em atividade Internacional deve ser seguida de um Relatório de Viagem, segundo modelo padrão, a ser enviado ao Coordenador Técnico em até 60 dias após o retorno. 13. Todo Coordenador ao fim de seu mandato deverá conduzir com antecedência de 01 (um) ano o processo sucessório junto aos membros de seu Comitê, zelando para que não haja descontinuidade nas atividades e enviando ao Coordenador Técnico uma lista com opções e prioridades para a escolha do novo Coordenador pela Diretoria do CIGRÉ-Brasil.

14. Todo o CE deverá envidar seus melhores esforços para participar diretamente dos eventos organizados pelo CIGRÉ-Brasil, tais como: ERLAC, SNPTEE, SEPOPE, SIMPASE etc.

15. Todo Coordenador da CE deverá envidar seus melhores esforços para:

- Divulgar o CIGRÉ-Brasil;

- Contribuir para a revista EletroEvolução;

- Contribuir para o crescimento do Acervo Técnico do CIGRÉ-Brasil;

- Obter novos Associados;

- Enviar idéias e sugestões de melhorias;

- Assumir voluntariamente atividades que possam contribuir para o sucesso do CIGRÉ-Brasil.

Diretoria Paulo Cesar Vaz Esmeraldo Diretor Presidente

José Henrique Machado Fernandes 1o Vice-Presidente

Mônica Neves Cordeiro 2o Vice-Presidente

Antonio Varejão de Godoy Diretor Secretário

Albert Cordeiro Geber de Melo Diretor de Finanças