Top Banner
RADIOATIVIDADE RADIOATIVIDADE É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas) , transformando-se em outro núcleo mais estável. As entidades emitidas pelo núcleo recebem,genericamente, o nome de Radiações.
38

RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Apr 16, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

RADIOATIVIDADERADIOATIVIDADE É o fenômeno pelo qual um núcleo

instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas) , transformando-se em outro núcleo mais estável.

As entidades emitidas pelo núcleo recebem,genericamente, o nome de Radiações.

Page 2: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Radiações e/ou partículas

Núcleo PAI Núcleo FILHO

Page 3: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

O fenômeno da radioatividade é exclusivamente nuclear,isto é, ele se deve unicamente ao núcleo do átomo.

Fatores químicos, estados físicos, pressão e temperatura não influem na radioatividade de um elemento.

A radioatividade não depende da nuvem eletrônica

Page 4: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Urânio

Pb+ + + + + + + + + + + + + + +

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

+

-

TiposTipos

Page 5: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.
Page 6: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Importante:Importante:

Partícula alfa 2α4 ou 2He4

Partícula beta -1β0 ou -1e0

Radiação gama 0γ0

Nêutron 0n1

Próton 1p1 ou 1H1

Page 7: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Partícula Alfa ( Partícula Alfa ( ) )

2p + 2n

Núcleo PAINúcleo FILHO

24 = 2 He4

Page 8: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Partícula Alfa (Partícula Alfa ( ) )

z X A

92U238

Z-2YA-42 4

90 Th234

2 4

+

+

Page 9: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Partícula Beta ( )

0 n 1

0 n 1

1 p 1

1p 1

-10+ + neutrino

-1 0

neutrino

Page 10: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Partícula Beta ( Partícula Beta ( ) )

Z X A

90 Th234

Z+1 Y A

91 Pa

234

+

+

-1 0

-1 0

Page 11: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

TEMPO DE MEIA-VIDA

TEMPO DE MEIA-VIDA OU PERÍODO DE SEMIDESINTEGRAÇÃO ( t1/2 ou P ) : é o tempo necessário para que metade da quantidade de um radionuclídeo presente em uma amostra sofra decaimento radioativo.

Page 12: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Tempo de Meia Vida (t ½)Tempo de Meia Vida (t ½)

0 M 0 M/2 0 M/4 0 M/8

t ½ t ½ t ½

MF = 0M /2x onde x = tempo

de meia vida

Page 13: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.
Page 14: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

MétodoMétodo da datação do carbono 14da datação do carbono 14 Os cientistas descobriram que, com a mesma

velocidade com que o carbono 14 se forma na alta atmosfera, ele se desintegra através de decaimento :

146C 0

-1 + 147 N t1/2 = 5600 anos

Desse modo, como ele se forma e se desintegra com a mesma velocidade,sua porcentagem no planeta permanece constante,sendo exatamente a mesma na atmosfera e em todos os seres vivos (10 ppb)

Page 15: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Exemplo:Exemplo:Em 2004, um minúsculo pedaço de papiro (origem vegetal),

supostamente de 3000 anos antes de cristo, foi submetido a medidas de atividade de C-14. O resultado mostrou que o pedaço de papiro tinha 50% da atividade em relação a uma planta viva.

Estime a idade do pedaço de pairo considerando a meia-vida do C-14 igual a 5700 anos.

Conforme afirma o enunciado, 50% da atividade leva-nos à idade de uma meia-vida ou 5700 anos. Como a medida foi realizada em 2004 e o pedaço de papiro tem 5700 anos, logo, 2004 – 5700 = - 3696, ou seja, o papiro foi confeccionado em 3696 a.C.

Page 16: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

DATAÇÃO ATRAVÉS DE C-14

Page 17: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.
Page 18: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

92U235 +  0n

1 = 56Ba142  + 36Kr91  +  3 0 n1  +  4,6 . 109kcal

Fissão nuclear

Otto Hahn Lise Meitner Fritz Strassman

Page 19: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

O primeiro teste nuclear

J. Robert Oppenheimer

Albert Eintein

No dia 16 de julho de 1945, aconteceu a primeira explosão de uma bomba nuclear. A detonação aconteceu no âmbito de um projeto secreto dos Estados Unidos, chamado Manhattan, e que foi desenvolvido na área de testes de Trinity, em Los Alamos, no Novo México.

Page 20: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Fat manLittle boy

As bombas, o avião e o piloto

Page 21: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

As bombas em Hiroshima e NagasakiEm 06 de agosto de 1945, Hiroshima e o Mundo conheciam o poder da bomba atômica

Page 22: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Hiroshima antes

Page 23: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Hiroshima depois

Page 24: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

As imagens são suficientes

Page 25: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.
Page 26: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.
Page 27: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Sem família

Page 28: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Um corpo...

Ondas de calor

Page 29: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

As queimaduras

Page 30: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Um corpo carbonizado

E mais vítimas

Page 31: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

catarata

câncer

Page 32: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

E não parou por ali...E não parou por ali...

Page 33: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.
Page 34: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.
Page 35: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Fusão nuclear

Supõe-se que o sol produza energia por meio de reações de fusão nuclear entre isótopos de hidrogênio, isto é, a fusão de dois isótopos do hidrogênio para formar um isótopo do hélio.

1H3 + 1H2 2H4

+ 0n1 + 8,6 . 108 KJ/g de .

deutério

Page 36: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Bomba H

Page 37: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Bomba H

Page 38: RADIOATIVIDADE l É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas), transformando-se em outro.

Aonde vamos parar?Aonde vamos parar?