Top Banner
TU PODES SER O Que Quiseres CIÊNCIA 2 Unidade didática MULHERES DA HISTÓRIA MULHERES PARA A HISTÓRIA PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE DE GÉNERO.
13

PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

Jun 18, 2020

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

TU PODES SER O Que Quiseres

CIÊNCIA2Unidade

didática

MULHERES DA HISTÓRIAMULHERES PARA A HISTÓRIA

PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE DE GÉNERO.

Page 2: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

1

Sabia que 97% dos prémios Nobel foram concedidos a homens? E por acaso as contribuições das mulheres foram poucas?

Historiadores interessados em ciência e género demonstraram que as mulheres contribuíram para a Ciência desde os seus inícios e em diversos campos, apesar de não terem sido reconhecidas por isso. Neste sentido, convidamos-vos a ajudar os vossos alunos e alunas a descobrir algumas das suas grandes contribuições, as barreiras que encontraram e as estratégias que muitas vezes tiveram que desenvolver para conseguir que o seu trabalho fosse aceite.

Porque para além dos papéis tradicionais atribuídos à mulher (tarefas domésticas, matrimónio, crianças…) e as diversas barreiras que tiveram que ultrapassar durante a sua educação, formação e projeção no mundo profissional, existiram mulheres às quais lhes foi dito quando eram crianças: “Tu podes ser…!” e que perseguiram o seu sonho. A seguir partilhamos alguns grandes exemplos.

TU PODES SER O Que Quiseres

INTRODUÇão

Page 3: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

MULHERES DA HIStóRIA

MARIA,A JUDIA

A ela são atribuídos vários inventos relacionados com o aquecimento de substâncias químicas mediante o procedimento da destilação, importantes para os avanços em várias investigações naquela época.

O mais curioso, e que permaneceu até aos nossos dias, é o procedimento de aquecimento de substâncias de maneira uniforme conhecido popularmente como “banho-maria” (em honra ao seu nome), utilizado tanto no âmbito da química, da farmácia e da gastronomia.

A PRIMEIRA MULHER ALQUIMISTA

2

Alexandria, século II

Page 4: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

MARÍA ANDREACASAMAYOR

Nasceu em Saragoça e foi uma mulher marcada pelo seu tempo: o “Século das Luzes”. As correntes da Ilustração permitiram-lhe desfrutar do desenvolvimento das enciclopédias, das publicações e dicionários, dado que naquela época a sabedoria era a base da felicidade do homem.

Como grande parte da população era analfabeta, a sua preocupação assentou em proporcionar educação para todos, outras das grandes ideias da Ilustração. Contudo, os tratados eram densos, muito extensos e não estavam direcionados para a classe camponesa, razão pela qual decidiu redigir um tratado simples através do qual eram explicadas as quatro regras básicas da aritmética: somar, subtrair, multiplicar e dividir.

O primeiro tratado intitulou-se: “Tirocínio Aritmético, instrução das quatro regras básicas a conhecer”, sendo que o assinou como Casandro Mamés da Marca e Ariza, o anagrama do seu nome.

A importância deste primeiro livro consistiu em que foram explicadas pela primeira vez operações matemáticas baseadas na troca comercial, com exemplos práticos de como agir perante diversas situações comerciais com cada uma das regras aritméticas.

Também detalhava as unidades de peso e medida das comarcas de Aragão e Castela.

O seu segundo livro foi o “O para-si-só de Casandro Mames da Marca e Airoa. Notícias especulativas e práticas dos números”, onde detalhou de uma forma muito didática as matemáticas aplicadas à vida quotidiana, a utilização das tabelas de raízes e regras gerais que são resolvidas sem álgebra. Novamente, este tratado foi considerado um estudo importante de aritmética aplicada, pois aproximava a aritmética das classes populares.

3

Saragoça, Espanha 1705? - 1780

FINGIU SER HOMEM PARA ENSINAR MATEMÁTICA À POPULAÇÃO

Page 5: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

FERMINAORDUNA

Logo após o início da Revolução Industrial, apareceram inventos que precisavam de patentes para a sua posterior produção e/ou comercialização. Mercê da procura originada pelo auge industrial, as mulheres começaram a trabalhar nas fábricas, tanto por causa da sua destreza manual (setores têxtil, conservas, tabaco) como pelas suas condições salariais (recebiam menos).

Nesse contexto, Fermina Orduña registou em 1865 a primeira patente concedida a uma mulher em Espanha. Tratava-se de uma carruagem para distribuir leite fresco ao domicílio: “carruagem a cavalos para a condução higiénica das burras, vacas ou cabras de leite para a expedição pública".

Da mesma forma que ela fez, outras pioneiras inovadoras conseguiram patentear dispositivos da modernidade, apesar de que todos eles se inseriam em âmbitos aos quais as mulheres estavam relegadas: estufas, máquinas de lavar-roupa, mobílias modulares, ou também no âmbito da ginecologia e da higiene feminina.

A PRIMERA ESPANHOLA A REGISTAR UMA PATENTE

4

Madrid, Espanha. Séc. XIX

Page 6: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

ADALOVELACE

Filha do famoso poeta romântico Lord Byron. Foi uma eminente matemática contribuindo para estabelecer os rudimentos da linguagem informática tão fundamental na nossa sociedade atual. E não foi apenas isso. Também a sua capacidade visionária foi capaz de prever todas as suas possíveis aplicações, tal como indicou numa das suas cartas: “ninguém sabe o potencial que este poderoso sistema possui: algum dia poderá conseguir executar música, compor sinfonias e desenhos gráficos complexos”.

Foi pioneira nos campos da informática e da tecnologia, áreas em que um grande número de mulheres efetuaram contribuições importantes ao longo da história, das quais pouco sabemos.

ASSENTOU AS BASES DA LINGUAGEM DA PROGRAMAÇÃO INFORMÁTICA

5

Londres, Reino Unido 1815 – Marylebone, Reino Unido 1852

Page 7: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

MARIAGORDON

Na sua época muitas Universidades ainda proibiam as mulheres de frequentar estudos superiores. Maria Gordon inclusivamente teve que assistir às aulas em salas contíguas dado que alguns professores recusavam-se a ter mulheres nas suas salas de aula.

Em 1891 acompanhou um famoso geólogo aos Alpes, com o objetivo de documentar a cadeia montanhosa das Dolomitas. Documentou e catalogou as espécies de coral fossilizado nas rochas.

Com o registo estratográfico destas montanhas pouco estudadas e esclarecendo a origem da sua formação (desmentindo o que se pensava naquela época) publicou a sua tese, que lhe valeu o reconhecimento científico dos seus colegas e o Doutoramento em Ciências da Universidade de Londres. Maria compaginou o seu trabalho científico com uma defesa ativa dos direitos das mulheres.

A PRIMEIRA MULHER DOUTORADA EM CIÊNCIAS DO REINO UNIDO

Monymusk Reino Unido 1864 – Regent´s Park, Reino Unido 1939

6

Page 8: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

MARIECURIE

Nascida na Polónia em 1867, após terminar os seus estudos secundários como a melhor do seu ano, com apenas 15 anos de idade viveu a frustração de não poder entrar para a Universidade de Varsóvia, dado que não eram admitidas mulheres. Marie entrou na denominada Universidade “flutuante“ de Varsóvia, uma universidade clandestina que mudava frequentemente de local para dar aulas.

Pouco tempo depois mudou para Paris com o seu irmão para que ambos pudessem continuar os estudos. Maria trabalhou como precetora para pagar primeiro os estudos de Medicina do seu irmão, e este, posteriormente, pagaria os de Maria. Em 1891, Maria conseguiu finalmente matricular-se para estudar física, química e matemática na Universidade de Paris.

Apesar de inicialmente ter recebido de forma partilhada o prémio Nobel da Física de 1903 com o seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel, anos depois ganhou em solitário o prémio Nobel da Química (1911). Os seus feitos incluem os primeiros estudos sobre o fenómeno da radioatividade (termo que ela mesma atribuiu) bem como o descobrimento de dois elementos químicos, o Polónio e o Rádio.

Durante a Primeira Guerra Mundial criou os primeiros centros radiológicos (para uso militar) e fundou o Instituto Curie em Paris e em Varsóvia, que atualmente se mantêm como centros de investigação médica.

A PRIMEIRA MULHER NOBEL DA FÍSICA E DA QUÍMICA

7

Varsóvia, Polónia 1867 – Passy, França 1934

Page 9: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

1

ÁNGELARUIZ ROBLES

Em 1949, registou a sua primeira patente sob o título de: “procedimento mecânico, elétrico e com pressão de ar para a leitura de livros”. Desde 1952 trabalhou na sua “Enciclopédia Mecânica”, aperfeiçoando o livro mecânico patenteado alguns anos antes. Por isso é conhecida como a percursora do livro eletrónico. Os seus inventos, contribuições e publicações são o resultado da sua vocação de professora, do seu anseio de melhorar a educação, tornando-a mais fácil para os alunos, bem como pelo desejo de fazer chegar a educação a todos os estratos sociais, dado que a meados do séc. XX cerca de metade da população espanhola continuava a ser analfabeta.

Galardões e condecorações: Medalha de Ouro e Diploma na Exposição Nacional de Inventores (1952), Laço da Ordem de Afonso X o Sábio (1956), Óscar à Invenção na Feira de Saragoça (1957), Medalhas de Bronze (1957 e 1958) e de Prata (1963) na Exposição Internacional de Inventores de Bruxelas, Medalhas da Exposição Ibero-americana de Sevilha (1964), do Salão Internacional de Inventores de Genebra (1970) e do Salão da Inventiva de Madrid (1970). Foi nomeada gestora delegada da Agrupação Sindical de Inventores Espanhóis (1959) e chefe provincial da Federação Politécnica Científica de Inventiva Internacional (1973).

A PERCURSORA DO LIVRO ELETRÓNICO

8

Villamanín, Espanha 1895 – Ferrol, Espanha 1975

Page 10: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

BRANCA EDMÉEMARQUES

Branca Edemée nasceu em Lisboa em plena transição do século XIX para o século XX. Foi uma época marcada pelo fim do regime absolutista português e influenciada por ideias de caráter liberal. Neste contexto, Branca cresceu órfã de pai e a cargo da sua mãe, Berta Rosa Marques.

Desde cedo que Branca se iniciou na investigação científica realizando os seus estudos superiores na Faculdade de Ciências de Lisboa. Ali descobriu o seu grande interesse pela radiatividade. Por isso, com o intuito de se especializar neste campo, a jovem pediu uma Bolsa de estudos em Paris, onde trabalharia sob a supervisão de Marie Curie.

Após a morte de Marie Curie, Branca continuou a viajar fazendo parte de grandes equipas de investigação e aprofundando na docência em várias universidades da Europa.

Esta cientista era uma grande apaixonada pela sua cidade natal, razão pela qual após a sua formação e trabalho no estrangeiro, regressou a Lisboa. Foi então quando fundou o Laboratório de Radioquímica, que posteriormente daria lugar ao primeiro centro de investigação em Química da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do qual foi diretora até ao final da sua carreira. Aos seus 65 anos, Branca conseguiu ser a primeira mulher a obter uma Cátedra de Química nesta Faculdade.

Durante os seus últimos anos, a sua saúde foi afetada por graves problemas de visão. No entanto, isto não a impediu de continuar a lutar para cumprir os seus sonhos como professora e investigadora.

Branca faleceu tornando-se numa grande referência no campo da ciência e da radioatividade a nível internacional, deixando um legado de inspiração como pioneira da Ciência em Portugal.

A COLEGA DESCONHECIDA DE MARIE CURIE

Lisboa, Portugal 1899 – Lisboa, Portugal 1986

9

Page 11: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

1

HEDYLAMARR

O Dia Internacional do Inventor é a 9 de novembro, honra ao seu nascimento: 9 de novembro de 1914 em Viena, Áustria.

De família judaica e da alta burguesia, Hedy recebeu uma educação própria de uma mulher cujo destino era casar-se dentro do seu meio social. Contudo, após os seus estudos na Suíça, Hedy decidiu tentar a sua sorte no cinema. Em 1933, o filme checo “Êxtase” impulsionou-a para a fama. Por isso, divorciou-se do seu primeiro marido e aproveitou a oferta da Metro Goldwin Mayer para mudar-se para Hollywood.

Durante esses anos e até ao final da 2ªGuerra Mundial, Hedy rodou muitos filmes de Hollywood, mas a sua faceta de atriz seria complementada com um trabalho, quase secreto, que realizava para as forças armadas norte-americanas.

Registou, juntamente com o seu amigo e compositor George Antheil, um sistema de rede sem-fios de deteção de torpedos teledirigidos utilizados na guerra: “O sistema secreto de comunicações”. Inspirado num princípio musical, funcionava com oitenta e oito frequências equivalentes às teclas do piano, e era capaz de ativar sinais de transmissão entre as frequências do espectro magnético.

Após ser patenteado, os Estados Unidos utilizaram-no pela primeira vez durante a crise de Cuba (1962), e posteriormente como base para o desenvolvimento de técnicas de defesa antimísseis, bem como no campo das telecomunicações. (WIFI)

Em 1998 a Electronic Frontier Foundation concedeu-lhes o Prémio Pioneiro pela sua enorme contribuição para o desenvolvimento da técnica de comutação de frequências. Uma tecnologia essencial para os sistemas sem-fios.

A MULHER INVENTORA DO WIFI

10

Viena, Áustria 1914 – Flórida, Estados Unidos 2000

Page 12: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

MAEJEMISON

Mae nasceu no Alabama (Estados Unidos) a 17 de outubro de 1956. Quando tinha três anos mudou-se para Chicago onde o seu tio a introduz no mundo da ciência, desenvolvendo o interesse pela antropologia, arqueologia e a astronomia. Aos 16 anos entrou na Universidade de Stanford licenciando-se em Engenharia química e estudos afroamericanos. Posteriormente, já licenciada, em 1981 voltou a matricular-se na Universidade de Cornell, doutorando-se em medicina, tornando-se Oficial Médico do Corpo de Paz na África Ocidental.

Trabalhando como médica clínica em Los Angeles, a NASA escolheu-a juntamente com outras 14 pessoas para começar com os treinos de astronauta, terminando-os em 1988.

Em 1992, tornou-se na primeira mulher afroamericana em descolar para o espaço, onde efetuava experimentos como especialista em missões científicas.

Em 1993, renunciou à NASA e fundou a Jemison Group com projetos para melhorar a saúde no continente africano e para ajudar no avanço das tecnologias em países em vias de desenvolvimento.

Este é um dos fragmentos que Mae Jameson afirmou numa conferência com estudantes:

“Não deixes que ninguém te robe a imaginação, criatividade ou curiosidade. É o teu lugar no mundo, a tua vida. Continua e faz tudo aquilo que puderes com ela. Faz com que seja a vida que queres viver. Nunca te sintas limitado pela imaginação limitada de outras pessoas.”

A PRIMEIRA MULHER AFROAMERICANA ASTRONAUTA

11

Alabama, Estados Unidos 1956

Page 13: PROGRAMA EDUCATIVO DE SENSIBILIZAÇÃO PELA IGUALDADE … · tu podes ser o que quiseres ciÊncia unidade 2 didática mulheres da histÓria mulheres para a histÓria programa educativo

MULHERES MATEMÁTICAS ESPANHOLAS. UNIVERSIDADE DE SEVILHA.

12

webgrafiahttp://www.salyroca.es/articulo/roca/maria-gordon-geologa-cuestiono-origen-dolomitas-barreras-mujeres/20171216172710004064.html

https://mujeresconciencia.com/2017/05/25/angela-ruiz-robles-1895-1975/

https://mujeresconciencia.com/2017/03/07/stephanie-kwolek-la-quimica-ha-salvado-miles-vidas/

http://www.eldiario.es/hojaderouter/tecnologia/historia-patentes-mujeres-Espana-innovacion_0_605439558.html

http://www.museodehistorianaturaldeconcepcion.cl/640/w3-article-24115.html

https://supercurioso.com/curioso-origen-los-simbolos-femenino-y-masculino/

https://www.ecured.cu/Teano_de_Crotona

http://www.nuevatribuna.es/articulo/historia/teano-crotona-primera-matematica/20160321194005126629.html

http://www.mujeresenlahistoria.com/2013/02/la-pitagorica-teano-de-crotona-siglo-vi.html#more

https://mujeresconciencia.com/2016/10/14/la-alquimista-maria-la-judia-siglo-ii/

https://www.elespanol.com/cultura/20160527/127987473_0.html

http://usuariadesactivada.blogspot.com.es/2014/11/

http://www.exposicionesvirtuales.oepm.es/exposicion_dos_siglos/

https://losmundosdebrana.com/2015/09/21/valentina-vladimirovna-tereshkova-la-primera-viajera-espacial/

https://www.vix.com/es/btg/curiosidades/66280/la-historia-de-la-increible-universidad-secreta-y-flotante-a-la-que-marie-curie-se-vio-obligada-a-asistir-por-no-ser-hombre

http://www.openculture.com/2016/07/marie-curie-attended-a-secret-underground-flying-university-when-poland-blocked-her-other-women-from-advancing-their-education.html

https://mujeresconciencia.com/2017/05/25/angela-ruiz-robles-1895-1975/

http://www.women-inventors.com/Stephanie-Kwolek.asp

http://divulgacionciencias.unizar.es/revistas/web/uploads/files/22.-%20MIANA_casamayor.pdf

https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/40414/Pages%20from%20Investigacion_Genero_12-1097-1508-2.pdf?sequence=1

http://espores.org/es/botanicos/blanca-catalan-de-ocon-la-primera-botanica-espanola-en-la-nomenclatura-cientifica-universal.html

http://dbe.rah.es/biografias/121020/blanca-catalan-de-ocon-y-de-gayola

http://xiloca.org/xilocapedia/index.php?title=Catal%C3%A1n_de_Oc%C3%B3n,_Blanca

https://www.hedylamarr.com/

https://www.biografiasyvidas.com/biografia/l/lamarr.htm

http://mujeresparalahistoria.blogspot.com/2015/11/la-doble-vida-de-hedy-lamarr-la.html

https://starchild.gsfc.nasa.gov/docs/StarChild_Spanish/docs/StarChild/whos_who_level2/jemison.html

https://naukas.com/2018/07/18/mae-jemison-la-astronauta-que-quiso-ampliar-la-vision-que-los-extraterrestres-tienen-del-mundo/

https://en.wikipedia.org/wiki/Jean_E._Sammet

https://history.computer.org/pioneers/sammet.html

https://mujeresconciencia.com/2018/12/06/jean-sammet-1928-2017-la-voz-que-nos-revelo-los-lenguajes-de-la-programacion/