Top Banner
Preliminar domingo 26 de setembro de 2010 botafogo x atlético paranaense produto licenciado pelo botafogo de futebol e regatas distribuição gratuita 02
16

Preliminar Botafogo #02

Mar 23, 2016

Download

Documents

Revista Preliminar Botafogo #02 - Botafogo x Atlético Paranaense - 26/09/2010
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Preliminar Botafogo #02

Preliminardomingo

26 de setembrode 2010

botafogo x atlético paranaense

produto licenciado pelo botafogo de futebol e regatasdistribuição gratuita

02

Page 2: Preliminar Botafogo #02
Page 3: Preliminar Botafogo #02

PÍLULAS SOBRE O QUE ACONTECE NO MUNDO ALVINEGRO13 - NOTAS

Prezado botafoguense,

Esta é a nossa segunda edição da Revista Preliminar, e esperamos empolgar os alvinegros assim como o clube vem empolgando com sua boa campanha no brasileirão. Vindo de um empate heroico contra o rival Vasco, hoje o Fogão tem um jogo decisivo contra o Atlético Paranaense.

A equipe de Curitiba está embalada e começa a incomodar o Botafogo. Com dois pontos a menos e duas posições a baixo, o Furacão é um adversário direto. Mesmo com desfalques importantes o Glorioso vai fazer de tudo para conseguir os três pontos, jogando com toda a raça que teve no segundo tempo do clássico contra o Vasco.

Enquanto o jogo não começa é sempre bom ler um pouco sobre o clube que ama, e nesta edição temos bons motivos para o torcedor. Nesta edição há o perfil da muralha alvinegra, Jefferson, o goleiro que levou o Botafogo de volta às convocações da Seleção Brasileira, e também vamos relembrar os tempos de glória do gênio Mané Garrincha, o grande ídolo da camisa sete. Esperamos que as recordações do Anjo das tortas consiga trazer toda aquela alegria de suas atuações para o jogo de hoje para que o Glorioso vença mais uma.

Saudações alvinegras.

EDITORIAL

EXPEDIENTEa revista preliminar botofogo é publicada por stadium comunicação

sob licença do botafogo de futebol e regatas

BOTAFOGOpresidente: mauricio assumpção

vice presidente de comunicação e social: carlos thiago cesário alvimdiretor de marketing e comercial: marcelo guimarães

coordenador de novos produtos: daniel gastaldoniconteúdo: danilo santos, júlio gracco, luana motta, marcio lacerda,

maria julia cancellaarte: pedro padilha

foto da capa: fábio castro/agif

STADIUM COMUNICAÇÃOjornalista responsável: gustavo machado drt 7637/pr

redação: sávio hermano e daniel moraes

para anunciar entre em contato com [email protected]

(41) 3082-8783

preliminar 3a p r e s e n t a ç ã o

12 - PERFIL: JEFFERSON

OS PRINCIPAIS NÚMEROS DO ESCRETE BOTAFOGUENSE14 - ESTATÍSTICAS

10 - HERÓISGARRINCHAsaiba mais sobre mané, um dos maiores jogadores da história

7 - O ADVERSÁRIO: ATLÉTICO PARANAENSE

4 - SUPERAR AS DIFICULDADES jogadores do botafogo prometem superar os desfalques esta tarde contra o atlético-pr

Page 4: Preliminar Botafogo #02

om o sabor de uma heróica recuperação do último jogo, contra o Vasco, o Botafogo chega desfalcado, mas com muita vontade de vencer

o Atlético Paranaense na tarde de hoje. Sem a dupla de ataque que deu o título carioca deste ano ao Glorioso, Loco Abreu e Herrera que estão suspensos, e sem o mago da camisa 7, Maicosuel que deve precisar de seis meses para recuperar o joelho, o time promete jogar bem e precisa de um bom resultado para continuar na briga do título e da Libertadores.

Jogadores do Botafogo prometem superar os desfalques esta tarde contra o Atlético-PR

com reportagem desávio hermano

campeonato brasileiro 2010: 25ª rodada, dom, 26/09stadium rio, rio de janeiro

arbitragem:ricardo marques ribeiro (mg/fifa)

assistentes:márcia lopes caetano (ro)

helbert costa andrade (mg)

SUPERARas dificuldades

C

b r a s i l e i r ã o - 2 5 . ª r o d a d a

x

4

Page 5: Preliminar Botafogo #02

acimalateral alessandro é umdos poucos titulares que estará

em campo esta tarde

O curioso deste jogo é que os principais destaques podem estar evitando, ao invés de fazer, gols. Jefferson, pela segunda vez, e Neto foram chamados para os próximos jogos da seleção brasileira. Coincidentemente, na primeira vez que o Jefferson foi convocado, o adversário era o Avaí do goleiro Renan, também convocado naquela vez.

Ainda perto da vaga de classificação para a Libertadores, e com chances de

título, o Botafogo deve seguir inspirado num segundo tempo de muita superação, como foi na última quarta-feira. A equipe que não conta mais com Maicisuel até o ano que vem e que só deve ter o Marcelo Mattos no fim do camponato está num momento crítico e precisa de todo o apoio do torcedor.

Além das instruções do dono da prancheta mágica, Joel Santana, os jogadores esperam ouvir o canto de incentivo da

arquibancada, principalmente agora. Para reclamar tem hora, “o torcedor tem todo o direito de reclamar. Ele paga ingresso e merece um espetáculo. Mas nesse momento o apoio da torcida durante os jogos é muito importante”, como explica o meia, e atacante, Edno. “O torcedor pode reclamar, pode vaiar, mas só depois do jogo. Agora é a hora de apoiar”.

Edno também comenta sobre a sequência de lesões no clube.

preliminar 5

Sati

ro S

odré

/AG

IF

Page 6: Preliminar Botafogo #02

A explicação seria o excesso de esforço sem intervalo suficiente nos jogos. “numa competição longa como essa, e com jogos seguidos como estamos tendo. Chega uma hora que o músculo sofre um cansaço, um estresse, e muitos jogadores se machucam”, reclama. Por

outro lado o jogador valoriza o elenco “por isso que o Botafogo é um time de 30 jogadores, e os 30 vão ter a oportunidade de mostrar futebol”.

A falta de Maicosuel, que tem sido referencia no meio-campo alvinegro é preocupante. “É difícil de acreditar que tenha acontecido. Não há como medir essa perda”, lamentou Joel Santana.

Mesmo sem os atacantes, o glorioso espera surpreender o Atlético Paranaense com jogadas de velocidade e uma defesa preparada para qualquer opção de jogada. A versatilidade do Somália, a força do Edno, os reflexos do Jefferson, a velocidade do Alessandro e a inteligência e ousadia do Joel serão as principais armas do Fogão.

O adversário está forte no campeonato. O Atlético Paranaense já se aproximou do Botafogo e também tem esperança de jogar a Libertadores no ano que vem. O bom aproveitamento de Bruno Mineiro no ataque e as bolas paradas de Paulo Baier trazem preocupação à defesa alinegra. “Temos que tomar muito cuidado com as cobranças de fala de Paulo Baier. Ele acerta muitas bolas por cima da barreira, por fora e também levanta bem na área”. Edno reconhece: “Hoje é um dos melhores cobradores do Brasil”.

27anos

23jogos

12 driblesgols

marcados

31faltas

recebidas

32finalizações

8desarmes

13 minutos

posse de bola

2

6 · b r a s i l e i r ã o · superar as dificuldades

“É um jogo que vale vaga na Libertadores e pode

ser o jogo do título”

EDNO

leandro guerreiro, volante

Fabi

o Ca

stro

/AG

IF

Page 7: Preliminar Botafogo #02

convocado para defender a seleção de seu país.

Apesar da boa fase, o treinador Paulo César Carpegiani, sabe que o jogo desta tarde não será fácil, pois sabe das qualidades do Botafogo.

“Estou satisfeito com o rendimento e agora vamos enfrentar um adversário direto. Tem muita coisa para rolar, mas é um confronto diante de uma equipe que está acima de nós. Vai ser um jogo muito difícil. O Botafogo é um time de boa qualidade”, explicou o treinador.

viradapaulo césar carpegiani é um dos responsáveis pela subida do atlético

paulo césar carpegianitreinador

adversáriode hoje

pela 25ª rodadado brasileirão

no stadium rioATLÉTICO-PR

escalaçãoprovávelnetorômulomanoelrodholfopaulinhovitorchicopaulo baierbranquinhobruno mineiromaikon leite

técnicocarpegiani

esquema tático4-4-2

colocação no campeonato6º (37p, 11v, 4e, 9d)

último jogo1 atlético-pr0 internacional

contra o botafogo:3 atlético-pr2 botafogo(brasileiro, 2010)

furacão é adversário direto na briga pela libertadores

O Atlético Paranaense chega ao Stadium Rio para enfrentar o Botafogo embalado pela boa campanha que vem realizando nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Nas últimas dez rodadas o Atlético-PR conquistou 23 pontos, tendo a segunda melhor campanha neste período da competição.

A ascensão dos paranaenses foi tamanha, que eles deixaram de brigar contra o rebaixamento, e agora estão na sexta colocação, apenas dois pontos atrás do Botafogo. A boa fase do Atlético Paranaense se confirma também com a convocação do goleiro Neto, que ao lado de Jefferson terá a missão de defender o gol da seleção brasileira nos amistosos de outubro, ainda sem adversários definidos. O equatoriano Guerrón também foi

Na mesma briga

“Estou satisfeito com o rendimento e agora vamos

enfrentar um adversário direto.”

preliminar 7r i v a l

Rob

erto

Sou

za/A

tlét

ico-

PR

Page 8: Preliminar Botafogo #02
Page 9: Preliminar Botafogo #02
Page 10: Preliminar Botafogo #02

10 H E R Ó I S

Dono eterno da camisa sete do Glorioso, Garrincha, ou Manoel Francisco dos San-tos, foi um dos jogadores mais geniais na história do futebol mundial. Dono de dribles desconcertantes e uma técnica invejável é conhecido também por Alegria do Povo, afinal seu futebol bonito não encantava ape-nas o Brasil, mas o mundo todo. Jogando pelo Botafogo, clube em que se consagrou, Mané marcou 245 gols em 614 jogos, vestin-do a camisa alvinegra por 13 anos.

Nascido de família grande e humilde era morador da pequena cidade Pau Grande, no Rio de Janeiro, sua história com o futebol começou entre os 14 e 15 anos. Seu primeiro clube foi o Pau Grande Esporte Clube, e logo depois foi para a equipe da cidade vizinha, o Serrano, de Petrópolis. Após alguns anos Mané foi tentar um lugar nos grandes clu-bes da capital. Rejeitado por algumas equi-pes devido as suas pernas tortas, o jogador foi chamado para fazer um teste na equipe do Botafogo. Durante o treino Garrincha desconcertou o já renomado e ídolo Nilton Santos. O próprio lateral esquerdo comen-ta que foi ele quem pediu a contratação de Mané: “Ele deu-me um baile. Pedi que o con-tratassem e o pusessem entre os titulares. Eu não queria enfrentá-lo de novo”.

Sua estréia pela equipe alvinegra foi em 1953, em um jogo contra o Bonsucesso, no dia 19 de julho. Com um gol de Garrincha, o Botafogo venceu a equipe do subúrbio ca-rioca por 6 a 3. A genialidade do “Anjo das pernas tortas” foi rapidamente reconhecida

e em 1955 já estava fazendo sua estréia pela seleção canarinho. Na equipe do Brasil o jo-gador atuou 61 vezes fazendo 17 gols. Com a amarelinha o jogador atuou em três Copas: 1958, 1962 e 1966. Em 62, com a contusão de Pelé, Mané brilhou do que em seu primeiro Mundial, sendo o maior responsável pelo título brasileiro, ganhou os prêmios de me-lhor jogador e de artilheiro da competição.

Garrincha não tomava conhecimento de seus adversários, tanto que costumava ape-lidar seus marcadores de “João”, pois para eles todos eram iguais e não havia dificul-dade para driblá-los. Gênio e ousado Mané

era bastante visado pelos seus rivais, que só conseguiam parar o ponta fazendo faltas. Graças aos dribles de Garrincha a equipe do Botafogo era bastante requisitada para participar de jogos internacionais, e caso o jogador não participasse do jogo o clube recebia cachês bem menores. Já em declí-nio e com artrose nos dois joelhos, Mané foi negociado com o Corinthians em 1965. Sua despedida pelo alvinegro carioca foi em uma vitória contra a Portuguesa da Ilha em 16 de setembro de 65. O anjo das pernas tor-tas encerrou a carreira no Olaria em 1972,

fazendo sua última partida contra o Botafo-go, no dia 23 de agosto. O jogo terminou 1 a 0 para o alvinegro. Garrincha terminou a carreira com 716 jogos e 283 gol marcados.

Com vários problemas de saúde na vida pessoal, o ídolo morreu de cirrose hepática aos 49 anos no dia 20 de janeiro de 1983. A perda foi tão comovente que no dia seguinte de sua morte, o escritor Carlos Drumond de Andrade publicou uma crônica no Jornal do Brasil em homenagem ao gênio: “Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é so-bretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zom-

bar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de per-ceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho”. O jornalista esportivo botafoguense Armando Nogueira também deixou sua homenagem ao jogador: “Para Mané Garrincha, o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio”.

MANÉA alegria do Povo

Garrincha costumava apelidar seus marcadores de “João”, pois,

para ele, todos eram iguais, e não havia dificuldade para driblá-los.

AO LADO: garrincha, para muitos, bem melhor que pelé

Page 11: Preliminar Botafogo #02

preliminar 1 1

Page 12: Preliminar Botafogo #02

sob as traves

p e r f i l12

Estrela Depois de muitos atletas questionados

na posição, o Botafogo finalmente tem um homem de confiança usando as luvas. Jefferson, que desde novo via no futebol a chance de um futuro melhor, e afirma que não seria tão feliz em nenhum outro trabalho. Quando menino ele chegou a trabalhar como engraxate e não sabia da vocação para goleiro. Começou jogando na linha pelo Ferroviário de Ássis, time do interior de São Paulo.

Aos 15 anos, Jefferson assumiu o gol no Cruzeiro, clube que defendeu até os 21 anos. Em 2003 foi campeão mundial sub-20, e no ano seguinte veio para o Botafogo. O goleiro se identificou com o clube e permaneceu até o ano seguinte, quando foi trabalhar no futebol turco. A atitude foi condenada por algumas pessoas por ter diminuído as chances de ser chamado para a seleção brasileira na época.

Com algumas temporadas a mais de experiência, Jefferson voltou ao Botafogo e não só supriu a carência do clube, como ajudou a equipe a conquistar o campe-onato carioca antecipadamente, vencendo os dois turnos. De quebra, ele ainda foi chamado para a seleção brasileira, glória que nenhum jogador do Botafogo atinge desde 1998.

Na última quarta-feira completou 150

jogos no Botafogo e foi homenageado.

Qual a sensação de ser convocado mais uma vez para a seleção? Você já espe-rava por isso?Eu confesso que, dessa vez, no momento da convocação eu estava dormindo. A gente tinha uma expectativa boa. A com-petitividade é grande. Tem muitos bons goleiros no Brasil, mas, trabalhando com seriedade e humildade, eu tinha esper-ança de ser chamado novamente. Graças a Deus fomos coroados com mais uma convocação.

Qual foi a sua defesa mais importante da sua carreira?Fiz boas e importantes defesas durante a minha carreira, mas acho que a mais importante, decisiva e recente que teve foi a do pênalti do Adriano que acabou nos ajudando a conquistar o título do carioca.

Existe algum ritual antes de entrar em campo?Antes dos jogos eu costumo escutar música. Eu sou cristão, então escuto muito música gospel, gosto bastante de ver, antes do jogo, fotos das minhas filhas e da minha esposa. Acabo relaxando para tirar aquela tensão. Depois eu vou aquecer

e me concentro no jogo, mas antes disso eu costumo escutar música e ver fotos da minha família.

Quem é o seu maior ídolo no esporte?Não é exatamente um ídolo, mas uma pes-soa que admiro muito e com quem aprendi bastante na minha vida, hoje já com 36 anos, é o Dida. Estava no Milan, e mesmo ele tendo parado ou não a carreira, admiro e tenho ele como um grande goleiro.

Defender o Botafogo é...É o amor. Paixão. É tudo.

Como foi a experiência no futebol turco?Muito bom. Foi difícil, mas eu cresci profis-sionalmente e como pessoa. Não me ar-rependo de ter passado quatro anos lá, não. Por mais que tenha sido difícil, eu voltei de lá outra pessoa.

Alguma dica para quem sonha em um dia chegar na seleção?Que continue trabalhando, continue se esforçando e com fé. Porque a gente sabe que chegar não é fácil, mas também não é tão difícil. O difícil é se manter. Continue trabalhando porque o que está reservado para cada um ninguém pode tirar e a hora de cada um pode chegar.

Fern

ando

Sou

tello

/AG

IF

Page 13: Preliminar Botafogo #02

sob as travesEstrela

n o t a s

notícias rápidas sobre tudo o que acontece no mundo alvinegro.

preliminar 13

Além dos desfalques, o Botafogo tem outra preocupação no jogo de hoje: os muitos atletas pendurados. São eles Jobson, Edno, Fahel, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio, Caio e Alessandro. Também com dois cartões amarelos, Herrera, Maicosuel e Danny Morais não atuam.

DESFALQUES E PENDURADOS PREOCUPAM

Durante a próxima semana, no lugar dos atuais bancos de reserva, estarão sendo instaladas confortáveis poltronas de encosto alto. Essa intervenção, desenvol-vida pelo Departamento de Marketing, obedece a uma determinação da adminis-tração Mauricio Assumpção de promover melhorias contínuas na mais moderna arena esportiva da América Latina.

POLTRONAS SÃO INSTALADAS NOS BANCOS DE RESERVAS

O Botafogo de Futebol e Regatas anuncia mais uma Escola Oficial de Futebol “Estrelas do Futuro”. A nova unidade será inaugurada em Outubro, no Campo da AABB, em Araruama. Mais informações através do telefone (22) 2664-7485.

INAUGURADA MAIS UMA ESCOLA “ESTRELAS DO FUTURO”

Em busca da primeira vitória na Copa Sub-23, o Botafogo enfrenta o Avaí, hoje, na Ressacada. A equipe treinou forte durante a semana e está preparada para o confronto. Acompanhe o andamento da partida do nosso telão.

SUB-23 PEGA O AVAÍ NA RESSACADA

Esta semana, o recém contratado nadador americano, Randall Bal, conquistou medalha de ouro para o Botafogo nos 50 metros estilo costas, no troféu José Finkel que está sendo realizado no Complexo Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

BOTAFOGO É OURO NO TROFÉU JOSÉ FINKEL

Fabi

o Ca

stro

/Agi

fSa

tiro

Sod

ré /

Agi

f

Satiro Sodré/Agif

Page 14: Preliminar Botafogo #02

próximos jogos

corinthians, foraflamengo, casagurani, forapalmeiras, casa

24 jogos10 vitórias09 empates05 derrotas

apr.:54,2%

-10 saldo-38 gols pró-28 gols contra

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

14 t a b e l ã o

4º 39 PONTOS

as estatísticas do botafogo no brasileirão

pontosjogosvitóriasempatesderrotasgols prógols contrasaldo de golsporcentagem de aproveitamento de pontos

pjvedgpgcsg%

campeonatobrasileiro

tabelaapós a 24ªrodada

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

corinthiansfluminensecruzeirobotafogointernacionalatlético-prsantos são paulopalmeirasvitóriagrêmiocearáguaranivascoflamengoavaíatlético-goatlético-mggoiásprudente

p4745443938373534323130 303030282523212117

j2324242423242324242424242423242424242424

v1413121011111009070707070706060606060504

e0506080905040507111009090912100705030608

d0405040507090808060708080805081113151312

gp434533 3828293632253132192723233130292521

gc2425222822323031263130223323253936454333

%68.162.561.154.255.151.450.747.244.443.141.741.741.743.538.934.731.929.229.227.8

sg1920111006

-030601

-010002

-03-0600

-02-06-06-16-18-12

0102030405060708091011121314151617181920

05 vitórias07 empates00 derrotas

05 vitórias02 empates05 derrotas

aproveitamentocomo

mandante

aproveitamentocomo

visitante

12 JOGOS22 PONTOS

12 JOGOS17 PONTOS

(61,1%) (47,2%)

Page 15: Preliminar Botafogo #02
Page 16: Preliminar Botafogo #02