Top Banner
Museu Serralves ESCOLA SOPHIA DE MELLO BREYNER
11

Power point museu serralves

Jun 22, 2015

Download

Documents

bigodinha
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Power point museu serralves

Museu Serralves

ESCOLA SOPHIA DE MELLO BREYNER

Page 2: Power point museu serralves

Espaços utilizados no Museu Serralves

Área para exposições

O Museu tem como objectivos essenciais a constituição de uma colecção representativa da arte contemporânea portuguesa e internacional, a apresentação de uma programação de exposições temporárias, colectivas e individuais, que representem um diálogo entre os contextos artísticos nacional e internacional, assim como a organização de programas pedagógicos que ampliem os públicos interessados na arte contemporânea e suscitem uma relação com a comunidade local. É também objectivo da instituição desenvolver projectos com jovens artistas que permitam a afirmação das suas obras e o desenvolvimento das suas pesquisas. A Colecção do Museu é constituída por aquisições directas, obras em depósito do Estado e de coleccionadores privados, bem como doações.

Page 3: Power point museu serralves

Um pouco de históriaA primeira pedra do Museu de Arte Contemporânea de Serralves foi lançada a 27 de Novembro de 1996. Nesse ano a Administração convida para seu Director Artístico Vicente Todoli, que formou equipa com o Director-Adjunto João Fernandes. A 6 de Junho de 1999 o Museu é inaugurado com a exposição “Circa 1968”. Esta mostra reforçou a ambição internacional do Museu e definiu, tanto para a posterior programação do Museu como para as futuras aquisições, um período cronológico entre meados dos anos sessenta e a actualidade, caracterizado por radicais mudanças de paradigma artístico e por grandes transformações nos contextos socioculturais português e internacional. Em 2003 Vicente Todoli assume a direcção da Tate Modern, em Londres e João Fernandes passa a ocupar o cargo de Director do Museu, constituindo equipa com Ulrich Loock, entretanto convidado para Director-Adjunto.

Page 4: Power point museu serralves

ArquitecturaO Museu de Serralves é um edifício da autoria do arquitecto Álvaro Siza, convidado no início da década de 90 para conceber um projecto museológico que tivesse em consideração singulares condições de espaço e de integração paisagística. Os primeiros estudos datam de 1991 e a construção iniciou-se cinco anos depois. A implantação do edifício aconteceu no espaço da horta da antiga Quinta de Serralves, uma zona que, devido ao seu declive, permitiu semienterrá-lo, minimizando o seu impacto no espaço envolvente. Esta escolha permitiu, ao mesmo tempo, evitar o abate de árvores e facilitar o acesso do público ao Museu, a partir de uma nova entrada aberta na Rua D. João de Castro.Em 1998 iniciou-se o arranjo paisagístico da envolvente do Museu, da autoria de João Gomes da Silva. Uma das principais premissas na origem do projecto foi a relação que o edifício estabelece com o exterior através das amplas janelas, tendo-se optado pela introdução de vegetação originária do Norte de Portugal e pela criação de maciços verdes e de clareiras. Esta nova paisagem veio acentuar a importância da luz como elemento potenciador de diferentes perspectivas sobre o edifício e os espaços que o envolvem.

Page 5: Power point museu serralves

Colecções do Museu

A colecção do Museu, que abrange um período que vai de finais da década de sessenta até à actualidade, é constituída por aquisições directas do Museu, obras em depósito do Estado e de coleccionadores privados, bem como doações.

Page 6: Power point museu serralves

Projecto museológicoAssente em duas vertentes, que são a criação de uma importante colecção de arte contemporânea nacional e internacional e uma programação expositiva de dimensão internacional, o projecto museológico do Museu de Serralves visa afirmar a imagem de Portugal através da promoção e internacionalização da arte contemporânea.

Page 7: Power point museu serralves

Itinerâncias Livre Circulação é uma exposição que reúne obras de artistas fundamentais das últimas quatro décadas existentes na Colecção da Fundação de Serralves, redefinindo e cruzando os limites da experiência da arte e dos lugares onde ela é apresentada. O confronto individual nessa superação dos limites não diminui a acessibilidade a esse confronto que a exposição propiciará e que o seu título traduz. O conceito de circulação, com a sua inerente mobilidade de pontos de vista e de referências por parte do espectador, é explorado a partir de obras que utilizarão sobretudo a escultura, a pintura, o desenho e o vídeo como suporte.

Page 8: Power point museu serralves

Serviços educativos

O programa do Serviço Educativo da Fundação de Serralves tem por objectivo sensibilizar e motivar os diferentes públicos para as temáticas da arte, da arquitectura, do ambiente e da cidadania, integrando momentos de formação, de partilha de conhecimentos, emoções e valores, que estimulam uma aproximação crítica e criativa à cultura contemporânea, potenciando a fruição de um espaço com características singulares

Page 9: Power point museu serralves

Publicações do MuseuO programa de exposições é acompanhado pela edição de catálogos respeitantes a cada uma das mostras. Para além da edição própria, nalguns casos aquelas publicações resultam de co-edições com importantes editoras de arte internacionais, noutros casos são asseguradas co-edições com editoras ou museus internacionais co-produtores das mostras, por forma a assegurar a um tempo uma mais efectiva distribuição das publicações e a partilha dos respectivos custos.

Page 10: Power point museu serralves

Jardins do Museu de Serralves

Os jardins abrigam também roteiros com esculturas. É de lá o registo desse jardim aromático! Espécies cheirosas, plantadas juntas, criam sensações deliciosas para quem caminha entre seus canteiros. Bom é que geralmente as plantas mais cheirosas crescem bem com os mesmos cuidados, mesma necessidade de luz/sol, mesma quantidade de rega… e por isso formam bons conjuntos de espécies – e de cheiros

Page 11: Power point museu serralves

Museu Serralves do Porto

Trabalho elaborado por: Alzira Ribeiro Turma 9 12ºano NG 6 DR 3 23/03/2011