Top Banner
COMENTÁRIO GERAL DA PROVA A prova mudou um pouco: numa primeira leitura, talvez pra melhor. Vejamos: A prova começou com um primeiro texto muito bom: mídia e a sua possibilidade de manipular o espectador, com apenas 5 questões com base em sua leitura. A novidade? Questões cobrando nomenclatura gramatical (regência, por exemplo), o que estava fora das últimas edições. Veio um segundo texto, também muito bom, abordando notícias veiculadas na mídia em geral e nas redes sociais. Em seguida, questões envolvendo a interpretação de tirinhas: uma do Calvin e outra da Mafalda. Surgiram as questões relacionando os textos com uma mesma temática, o que é sempre admirável. Tudo parecia tão bem, mas... Bem, começam os mesmos problemas de anos anteriores, como: 1. A previsibilidade da prova: a mesma sequência de questões, com pouca variação estrutural e de conteúdos. 2. Os erros e as imprecisões: de digitação (questão 28), de elaboração (questão 40) e de escrita (questão 33). Não paramos por aqui. Continuamos com a prova agora de Literatura. Nosso comentário é praticamente control + C / control + V dos anos anteriores: o ITA insiste na ideia de se cobrarem obras clássicas da Literatura Brasileira, sem exigir uma lista de leituras obrigatórias. Neste ano, o aluno deveria ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias, Til e Fogo morto para responder às questões. Sim, normalmente são questões sobre livros fundamentais, mas que muitas vezes exigem que o aluno conheça mais do que genericamente os enredos. A pergunta é a seguinte: quais e quantas seriam as obras indispensáveis da Literatura Brasileira cujo enredo o candidato deve conhecer a fundo? As 10 principais? As 20? Ou as 30 mais? Algo que, a nosso ver, deveria ser repensado, para que o aluno estude mais e estude melhor a Literatura Brasileira. Quanto às questões envolvendo poemas, uma certa melhora em relação ao ano anterior, mas isso não era muito difícil, dada a mediocridade das questões do ano passado. Questões muito fracas, que pouco ou nada avaliam. PORTUGUÊS
7

PORTUGUÊS COMENTÁRIO GERAL DA PROVAcursopositivo.com.br/Provas Corrigidas/ITA/PROVAS CORRIGIDAS ITA... · ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias,

Nov 24, 2018

Download

Documents

vankhue
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: PORTUGUÊS COMENTÁRIO GERAL DA PROVAcursopositivo.com.br/Provas Corrigidas/ITA/PROVAS CORRIGIDAS ITA... · ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias,

COMENTÁRIO GERAL DA PROVA

A prova mudou um pouco: numa primeira leitura, talvez pra melhor. Vejamos:

A prova começou com um primeiro texto muito bom: mídia e a sua possibilidade de manipular o

espectador, com apenas 5 questões com base em sua leitura. A novidade? Questões cobrando

nomenclatura gramatical (regência, por exemplo), o que estava fora das últimas edições. Veio um

segundo texto, também muito bom, abordando notícias veiculadas na mídia em geral e nas redes sociais.

Em seguida, questões envolvendo a interpretação de tirinhas: uma do Calvin e outra da Mafalda.

Surgiram as questões relacionando os textos com uma mesma temática, o que é sempre admirável.

Tudo parecia tão bem, mas... Bem, começam os mesmos problemas de anos anteriores, como:

1. A previsibilidade da prova: a mesma sequência de questões, com pouca variação estrutural e de

conteúdos.

2. Os erros e as imprecisões: de digitação (questão 28), de elaboração (questão 40) e de escrita

(questão 33).

Não paramos por aqui. Continuamos com a prova agora de Literatura. Nosso comentário é

praticamente control + C / control + V dos anos anteriores: o ITA insiste na ideia de se cobrarem obras

clássicas da Literatura Brasileira, sem exigir uma lista de leituras obrigatórias. Neste ano, o aluno deveria

ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias, Til e Fogo morto para responder

às questões.

Sim, normalmente são questões sobre livros fundamentais, mas que muitas vezes exigem que o

aluno conheça mais do que genericamente os enredos. A pergunta é a seguinte: quais e quantas seriam

as obras indispensáveis da Literatura Brasileira cujo enredo o candidato deve conhecer a fundo? As 10

principais? As 20? Ou as 30 mais? Algo que, a nosso ver, deveria ser repensado, para que o aluno estude

mais e estude melhor a Literatura Brasileira.

Quanto às questões envolvendo poemas, uma certa melhora em relação ao ano anterior, mas isso

não era muito difícil, dada a mediocridade das questões do ano passado. Questões muito fracas, que

pouco ou nada avaliam.

PORTUGUÊS

Page 2: PORTUGUÊS COMENTÁRIO GERAL DA PROVAcursopositivo.com.br/Provas Corrigidas/ITA/PROVAS CORRIGIDAS ITA... · ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias,

Resolução:

Eis o resumo do texto: a mídia “é um poderosoinstrumento de manipulação” (...). TODAVIA, (...) asrelações entre mídia e público são demasiadamentecomplexas, vão muito além de uma simples análisebehaviorista de estímulo/resposta.” Logo, a respostaé letra E.

Alternativa: E

Resolução:

I. INCORRETA. Os “fatores subjetivos/psicológi-cos” estão entre outros fatores citados, como:“contexto social” e “o ambiente informacional”.

II. INCORRETA. Este era o ponto de vista visão deautores como Adorno e Horkheimer, mas não o doautor do texto, Francisco Fernandes Ladeira.

III. CORRETA. É a inferência que se faz da frase jácitada na resolução da questão anterior: “(...) asrelações entre mídia e público são demasiada-mente complexas, vão muito além de uma simplesanálise behaviorista de estímulo/resposta.”

Alternativa: E

PORTUGUÊS

Page 3: PORTUGUÊS COMENTÁRIO GERAL DA PROVAcursopositivo.com.br/Provas Corrigidas/ITA/PROVAS CORRIGIDAS ITA... · ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias,

Resolução:

a) INCORRETA. Na abertura do primeiro parágrafo,a resposta é afirmativa “à primeira vista”, mas háuma contraposição no segundo parágrafo.

b) INCORRETA. O autor mostra posicionamentosdiferentes de alguns estudiosos.

c) INCORRETA. As aspas não distanciam o autordaquilo que é dito. Em duas ocorrências, tem-se acitação de palavras de especialistas; em outrasduas, são expressões rotineiramente usadas nodesenvolver do tema.

d) CORRETA. É o que se percebe, por exemplo, em“devemos duvidar (ou ao menos manter certa res-salva) de proposições imediatistas e aparente-mente frágeis.”

e) INCORRETA. O autor demonstra certa parciali-dade ao expressar que a mídia manipula os seususuários, mas estes interagem com as informa-ções recebidas e não as aceita totalmente.

Alternativa: D

Resolução:

Voz passiva pronominal: o mesmo que voz passivasintética. Trata-se da voz passiva sem locuçãoverbal, mas com o pronome “se”.a) CORRETA.

Fomentou-se a concepção = A concepção foi fomentada.voz passiva sintética voz passiva analítica

b) INCORRETA. Temos aqui uma locução verbal,marca da voz passiva analítica.

c) INCORRETA. Situar-se, no caso é um verbointransitivo pronominal.

d) INCORRETA. O “se”, nesta oração, é um pronomerecíproco.

e) INCORRETA. Novamente temos uma locuçãoverbal, marca da voz passiva analítica.

Boa questão gramatical.

Alternativa: A

PORTUGUÊS

Page 4: PORTUGUÊS COMENTÁRIO GERAL DA PROVAcursopositivo.com.br/Provas Corrigidas/ITA/PROVAS CORRIGIDAS ITA... · ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias,

Resolução:

Boa questão de regência e predicação verbal, exigindo também conhecimentos de pronomes relativos eperíodo composto. Questão com certo grau de complexidade.a) INCORRETA. Duvidar = VTI, exigindo a preposição “de”.

b) INCORRETA. Perde = VTD.

c) CORRETA. Recorre = VTI, exigindo a preposição “a”, que aparece no OI “aos quais”.

d) INCORRETA. Competem = VTI, exigindo a preposição “com”.

e) CORRETA. Tende = VTI, exigindo a preposição “a”.

Alternativa: C

PORTUGUÊS

Page 5: PORTUGUÊS COMENTÁRIO GERAL DA PROVAcursopositivo.com.br/Provas Corrigidas/ITA/PROVAS CORRIGIDAS ITA... · ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias,

PORTUGUÊS

Page 6: PORTUGUÊS COMENTÁRIO GERAL DA PROVAcursopositivo.com.br/Provas Corrigidas/ITA/PROVAS CORRIGIDAS ITA... · ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias,

Resolução:

Pode-se dizer que esta questão se resolviapraticamente com a leitura do título: “Vídeos falsosconfundem o público e a imprensa”.a) CORRETA. Sem comentários.

b) INCORRETA. Não se trata de falta de credibili-dade das redes sociais criadas. O problema é areduplicação, nessas redes, de alguns conteúdosfalsos.

c) INCORRETA. A qualidade de algumas falsifica-ções é que confunde os leitores.

d) INCORRETA. As “organizações jornalísticassérias”, às vezes, publicam conteúdos falsos nãopor dolo, mas por reduplicarem conteúdo não devi-damente verificado em sua veracidade.

e) INCORRETA. Leiamos novamente o que aparecenas linhas 29 – 31: “(...) a rápida divulgação dasnotícias online E a concorrência com as redessociais, também aumentaram a pressão sobre asorganizações jornalísticas para serem as primei-ras a divulgar cada avanço, ao mesmo tempo emque eliminam alguns dos obstáculos que permiteminformações equivocadas.”

Alternativa: A

Resolução:

a) CORRETA. É o que se depreende da leitura daslinhas 32 – 34.

b) CORRETA. A busca pelo furo jornalístico, pelanotícia em primeira mão, pode levar à divulgaçãode fatos falsos, de notícias errôneas.

c) INCORRETA. Alternativa completamente absurda.

d) CORRETA. As redes sociais, diariamente, disse-minam fatos e boatos, verdades e mentiras.

e) CORRETA. Sim, porque muitas vezes cometemequívocos ao compartilharem falsas informações.

Alternativa: C

PORTUGUÊS

Page 7: PORTUGUÊS COMENTÁRIO GERAL DA PROVAcursopositivo.com.br/Provas Corrigidas/ITA/PROVAS CORRIGIDAS ITA... · ter lido na íntegra obras como Memórias de um sargento de milícias,

Resolução:

Na internet, um erro pode ser corrigido, o que nãoocorre no jornalismo em sua versão impressa.Observação: houve um pequeno erro de digitação naletra c, na palavra “redes” (grafou-se “reder”).

Alternativa: E

Resolução:

O “que” é um pronome relativo quando retoma osentido do termo antecedente a ele. Sendo assim,vejamos as alternativas:a) CORRETA. (...) editor administrativo do site First

Draft, que é uma coalizão de organizações (...) =retoma a expressão anterior (o site First Draft).

b) CORRETA. (...) uma coalizão de organizações,que se especializam (...) = retoma a expressão“organizações”.

c) INCORRETA. O que, neste caso, é uma conjun-ção integrante.

d) CORRETA. (...) qualquer pessoa que publique emplataformas (...) = retoma a expressão “qualquerpessoa”.

e) CORRETA. (...) aquelas que são atingidas poruma organização jornalística (...) = retoma aexpressão “aquelas”.

Alternativa: C

Resolução:

A tradicional e pertinente questão comparando doistextos da prova. Observe o quadro a seguir:

ALTERNATIVA TEXTO 1 TEXTO 2

A NÃO NÃO

B NÃO NÃO

C NÃO NÃO

D NÃO SIM

�ESIM

(rádio, TV)

SIM(redes sociais,

mídia impressa)

Alternativa: E

PORTUGUÊS