Top Banner
Pop Art. Escola Secundária Dona Maria II Trabalho realizado por: Pedro Ferreira nº12 Rui Rocha nº13 História A
12

Pop Art - Trabalho

May 22, 2015

Download

Documents

Rui Rocha
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Pop Art - Trabalho

Pop Art.

Escola Secundária Dona Maria II

Trabalho realizado por:Pedro Ferreira nº12

Rui Rocha nº13

História A

Page 2: Pop Art - Trabalho

História

Pop Art é um movimento artístico do pós guerra, tendo emergido entre as décadas de 1950 e 1960;

O movimento nasceu na Inglaterra (tendo como precursor o Independent Group*) mas popularizou-se nos Estados Unidos;

*Independent Group foi um grupo de artistas ingleses, fundado em 1952 no Institute of Contemporary Arts (Londres) e tinha como objetivo repensar a arte moderna e reproduzi-la de modo que esta atingisse grande parte da população (a grande massa).

Page 3: Pop Art - Trabalho

Pop Art?

Pop Art, significa arte popular, porém, isso não quer dizer que esta foi feita pelo povo, mas sim pois faz referência à produção para a massa;

Recebeu este nome pelo artista Lawrence Alloway;

Richard Hamilton define Pop Art como: “popular, transitória, consumível, de baixo custo, produzida em massa, jovem, espirituosa, sexy, chamativa, glamurosa e um grande negócio".

Lawrence Alloway

Richard Hamilton

Page 4: Pop Art - Trabalho

Características

Baseava-se na reprodução das imagens populares e de consumo;

Fazia uma crítica irónica à produção capitalista em massa, utilizando-se de signos massificados da indústria e do consumo (embalagens industrializadas, produtos descartáveis, quadrinhos, fast-food, fotografia, ídolos populares, etc...) como base para suas criações.

Era uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava desde o final da Segunda Guerra;

Page 5: Pop Art - Trabalho

Características

Tinha influências do dadaísmo* de Marcel Duchamp*;

Um dos objetivos do movimento era chamar a atenção do grande público ao se inspirar por elementos que não eram reconhecidos como arte;

Visava a massificação da arte, a popularização;

Os artistas usavam materiais como gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes;

Removiam as imagens de seu contexto original, a isolavam ou a uniam com outros tipos de materiais, de acordo com seu propósito artístico;

Page 6: Pop Art - Trabalho

Características

Este estilo propõe ressurgir a arte modernista, que estava em crise; tanto, que dizem que o Pop Art foi a transição do modernismo para o pós-modernismo.

Tem como principal característica as tendências da sociedade vigente, no caso, a capitalista, procurando também mostrar a cultura das massas. Vale ressaltar que o Pop Art nunca se distância da realidade; este, procura mostrar e até mesmo criticar as falhas do sistema, principalmente o consumismo desenfreado, por exemplo.

Page 7: Pop Art - Trabalho

Principais Artistas

"O que torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?“ 1956

“Self-portrait” 1990

“Interior I” 1964“The critic laughs“ 1971-72

Richard Hamilton (1922)

Nascido em Londres, designer, ilustrador e organizador de exposições, Richard Hamilton foi considerado o “pai” da Pop Art e definiu as imagens que servem como base para o movimento. Costumava retratar o quotidiano nas suas obras, a mais famosa delas é “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?” que era composta por colagens retiradas de revistas de grande circulação. Nesta obra um casal exibe-se com (e como) os atraentes objetos da vida moderna: no meio de televisão, aspirador de pó, produtos de embalagens chamativas, etc.

Os anúncios eram retirados do seu contexto original e transportados para a obra de arte, porém, guardando a memória de seu local de origem. Esta foi considerada uma das primeiras obras do Pop Art.

Page 8: Pop Art - Trabalho

Principais Artistas

Andy Warhol (1928 – 1987)

Andy Warhol foi a figura mais conhecida do Pop Art. Era filho de imigrantes da Eslováquia, estudou arte e começou a sua carreira trabalhando basicamente com anúncios publicitários, fazendo ilustrações.

Tornou-se conhecido no fim dos anos 50 quando começa a retratar ídolos populares nos seus trabalhos. Mostrou a sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música pop e do cinema como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Da mesma forma e usando a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell.

Produziu filmes e discos de uma banda chamada The Velvet Underground, além de ter incentivado o trabalho de outros artistas.

"Marilyn" 1964"Self-portrait" 1986

"Campbell's Soup Can" 1964

"The Last Supper“

Page 9: Pop Art - Trabalho

Principais Artistas

Robert Rauschenberg (1925)Robert Rauschenberg nasceu nos

Estados Unidos e foi um dos pioneiros em pelo menos três procedimentos definidores da arte pop: o uso do dia a dia como matéria-prima, a referência a imagens produzidas em larga escala pela indústria cultural e a incorporação da palavra ao repertório das artes plásticas. Rauschenberg fez também pinturas, fotografias e performances, sem necessariamente respeitar as fronteiras entre cada uma das técnicas. Foi um dos primeiros a explorar a ideia de que arte e vida não deveriam andar tão separadas. As suas combine paintings (algo como "pinturas combinadas"), como chamou os trabalhos, usavam produtos encontrados por ele ao acaso, de garrafas de Coca-Cola a pássaros empalhados. A partir de 1962, ele explorou ainda a técnica de serigrafia para imprimir fotos em grandes telas. Em 1964, depois de ganhar o prêmio de pintura da Bienal de Veneza, Rauschenberg já era um nome consagrado nas mais fechadas rodas internacionais.

Page 10: Pop Art - Trabalho

Principais Artistas

Roy Lichtenstein (1923 – 1997)Roy Lichtenstein nasceu em Nova York,

serviu na Segunda Guerra Mundial, estudou Belas Artes e ganhou a vida como desenhista, decorador e professor de arte, tendo estudando em 4 universidades até sua carreira de pintor deslanchar. Na sua obra, procurou valorizar os clichês das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa. Executou murais imensos como a Sereia do Theatre of Performing Arts em Miami e Blue Brushstrokes, no Equitable Building, New York. Roy também fez esculturas no período 1967-1968, como a que enfeita a praça em Barcelona (“Cara de Barcelona”) nos dias de hoje. Reproduzia à mão, com fidelidade, os, cores brilhantes (principalmente amarelo, vermelho e azul) e traços negros bem delineados, o que produzia procedimentos gráficos. Usava técnica pontilhista um intenso impacto visual. O resultado é a combinação de arte comercial e abstração.

Page 11: Pop Art - Trabalho

Principais Artistas

Jasper Johns (1930) Peter Blake (1932)

Claes Oldenburg (1929)

Page 12: Pop Art - Trabalho

Conclusão

Com esta investigação podemos concluir que Pop Art foi um movimento artístico surgido após a 2ª Guerra Mundial pretendendo demonstrar a massificação da cultura popular capitalista e procurando a estética das massas. A Pop Art é muito comum e podemos encontra-la em diferentes ramos.