Top Banner
Polímeros de Condensação Gabriel João Juliana Luisa Rafael
13

Polímeros de Condensação

Feb 23, 2016

Download

Documents

Gaye

Polímeros de Condensação. Gabriel João Juliana Luisa Rafael. Introdução. Os polímeros são formados a partir de monômeros iguais ou diferentes, havendo eliminação de moléculas simples (H2O, NH3 etc ). Polifenol ou Baquelite. - PowerPoint PPT Presentation
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Polímeros de Condensação

Polímerosde

Condensação

GabrielJoãoJulianaLuisaRafael

Page 2: Polímeros de Condensação

IntroduçãoOs polímeros são formados a partir de monômeros iguais ou diferentes, havendo eliminação de moléculas simples

(H2O, NH3 etc).

Page 3: Polímeros de Condensação

Polifenol ou BaqueliteObtido pela condensação

do fenol com formaldeído (metanal). No primeiro estágio, forma-se um polímero linear (novolae). Usado na fabricação de tintas, vernizes e colas para madeira. A reação pode prosseguir, originando a baquelite (polímero tridimensional). A baquelite é o mais antigo polímero de uso industrial (1909) na fabricação de: cabos de panelas, tomadas e plugues.

Page 4: Polímeros de Condensação

Polímero uréia-formaldeído

Polímero tridimensional obtido a partir da uréia e formaldeído e é utilizado em vernizes e resinas.

Quando puro é transparente (usado como o primeiro vidro plástico), com o tempo se torna opaco e racha, para evitar, adiciona-se celulose, porem perde sua transparência (fabricação de objetos translúcidos).

Page 5: Polímeros de Condensação

Polímero melamina-formaldeído ou

melmaeEstrutura assemelha-se à anterior, porém, substitui uréia por melamina. utilizada na fabricação dos discos de vinil.

Page 6: Polímeros de Condensação

PoliésteresResultam da condensação de poliácidos (ou anidridos e ésteres) com poliálcoois. Um dos mais simples e importante é obtido pela reação do éster metílico do ácido tereftálico com etileno-glicol, usado como fibra têxtil. Em mistura com outras fibras (algodão, lã, seda) constitui tergal.

Page 7: Polímeros de Condensação

PoliésteresOutro poliéster importante é o gliptal, obtido pela reação entre o anidrido ftálico e glicerina usado em tintas, linhas de pesca, massas para reparos, filmes.

Page 8: Polímeros de Condensação

PET Polietilenotereflato ou politereftalato de etileno é um poliéster, sua reação de formação ocorre entre álcool etilenodiol (etileno-glicol) e o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico)

Usado em garrafas plásticas, tecidos, cordas, filmes fotográficos, fitas de áudio e vídeo, guarda-chuvas e em embalagens.

Page 9: Polímeros de Condensação

Poliamidas ou nylonsObtidos pela polimerização de diaminas com ácidos

dicarboxílicos são plásticos duros com grande resistência mecânica. Moldados em forma de engrenagens e peças de máquinas, fios e também na fabricação de cordas,

tecidos, garrafas e linhas de pesca.O mais comum é o nylon-66, resultante da reação entre a

hexametilenodiamina (1,6-diamino-hexano) com ácido adípico (ácido hexanodióico).

Page 10: Polímeros de Condensação

O nylon-6 (ou perlon) é obtido por aquecimento da caprolactama.

Poliamidas ou nylons

Page 11: Polímeros de Condensação

KevlarÉ uma poliamida, sua reação de polimerização por condensação ocorre entre o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e a diamida p-benzenodiamida

Por ser resistente é usado em coletes à prova de balas, chassis de carros, bicicletas e aviões.

Page 12: Polímeros de Condensação

PolicarbonatoÉ formado pelo fosgênio (COCl2) e p-isopropilenodifenol (bisfenol A), e a molécula liberada é o gás cloreto (HCl)

É um plástico transparente, com resistência a colisões, usado em janelas de aviões, capacetes e em capas de CDs.

Page 13: Polímeros de Condensação

SiliconeFormados pelo silício e oxigênio. O silício se liga a radicais orgânicos. O mais comum é o diclo-dimetil-silano.

Aplicações desses compostos: próteses, lubrificação, vedação de janelas, resinas, cosméticos como óleos e cremes para a pele.