Top Banner
JULIANA FLISTER/AGÊNCIA I7 Polêmica nas ruas de BH U Confrontos entre taxistas e motoristas do Uber colocam em pauta discussão sobre aplicativo U Projeto na Câmara pretende proibir serviço em BH U Clientes defendem livre escolha. Página 6 AJUDE O PLANETA. RECICLE . O ator global Júlio Rocha é a estrela de Tudo por ela, comé- dia sobre um pop star chutado pela namorada. Pág. 11 Noturno nos Museus, no dia 17, estende horários de funcionamento de mais de 30 espaços com intensa progra- mação artística. Pág. 11 Galã rejeitado Arte na madrugada ANO 5 / NÚMERO 223 / 11 A 17 DE JULHO DE 2015 / www.tudobh.com.br Tilápia figura como um dos peixes preferidos nos cardápios e ganha até festival. Pág. 8 U Coluna do PCO PÁGINA 2 U Artigo Guilherme Velloso Leão, assessor econômico da Fiemg: Prós e contras do Proteção ao Emprego PÁGINA 4 O Periscope é uma plataforma de trans- missão de vídeos que promete virar nova febre das redes sociais. Página 7 Aplicativo de vídeos ao vivo ganha adeptos J Iris Chaves: “O app mostra a foto do motorista, RG...” GUSTAVO ARRAIS DIVULGAÇÃO SHUTTERSTOCK W. GONTIJO
12

Polêmica nas ruas de BH

Jan 09, 2017

Download

Documents

trinhdang
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Polêmica nas ruas de BH

JULIANA FLISTER/AGÊNCIA I7

Polêmica nas ruas de BH

U Confrontos entre taxistas e motoristas do Uber colocam em pauta discussão sobre aplicativo U Projeto na Câmara pretende proibir serviço em BH U Clientes defendem livre escolha. Página 6

AJU

DE

O P

LAN

ETA

. RE

CIC

LE .

O ator global Júlio Rocha é a estrela de Tudo por ela, comé-dia sobre um pop star chutado pela namorada. Pág. 11

Noturno nos Museus, no dia 17, estende horários de funcionamento de mais de 30 espaços com intensa progra-mação artística. Pág. 11

Galã rejeitado

Arte na madrugada

ANO 5 / NÚMERO 223 / 11 A 17 DE JULHO DE 2015 / www.tudobh.com.br

Tilápia figura como um dos peixes preferidos nos

cardápios e ganha até festival.

Pág. 8

U Coluna doPCOPÁGINA 2

U ArtigoGuilherme Velloso Leão, assessor econômico da Fiemg: Prós e contras do Proteção ao EmpregoPÁGINA 4

O Periscope é uma plataforma de trans-missão de vídeos que promete virar nova febre das redes sociais. Página 7

Aplicativo de vídeos ao vivo ganha adeptos

J Iris Chaves: “O

app mostra a foto do

motorista, RG...”

GUSTAVO ARRAIS

DIVULGAÇÃO

SHUTTERSTOCK

W. GONTIJO

Page 2: Polêmica nas ruas de BH

TUDO - BELO HORIZONTE,11 A 17 DE JULHO DE 2015 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOClube de Permuta cresce

Cunha X OABEduardo Cunha reagiu

irado à pesquisa que a OAB divulgou revelando que 74% das pessoas rejeitam doações de empresas para campanhas eleitorais. “A OAB é um cartel, é um cartel de uma eleição indireta (...) com movimento de milhões sem fi scalização.” Cunha se esquece de que as instituições devem se respei-tar e lembrar que ofensas e desacatos não vão mudar os números da opinião pública. E, quando critica a OAB pela eleição indireta, a pergunta que se contrapõe é a seguinte: será que ele foi escolhido pre-sidente da Câmara pelo povo ou pelos seus pares?

Feeeling ganha Câmara Municipal

A Feeling Comunicaçao – leia-se Cris e Marcus Vinícius Ribeiro – venceu a concor-rência da conta da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O contrato será assinado, na semana que vem, pelo presi-dente Welington Magalhães.

Desde o início dos tempos, a permuta, também conheci-da como troca ou escambo, é

sejam da mesma espécie ou

dos negócios, a permuta é uma

de 2012, a empresa registrou

por Minas Gerais no sistema de

TIÃO MOURÃO

TIÃO MOURÃO

TIÃ

O M

OU

O

Com a economia brasileira em momento de desaceleração, algumas empresas superaram essa estagnação e crescem no seu segmento. Um exemplo é a Conartes Engenharia, que en-tregou aos clientes o edifício comercial Business Santo Agostinho com 3 meses de antecedência.

Para o presidente da Conartes, José Francisco Cançado, o empenho de toda a empresa com o minucioso planejamento e acompanhamento do cronograma proporcionou esse resultado. “Entendemos que cum-prir prazo seja uma obrigação, mas, se você consegue antecipá-lo, as expectativas são superadas e a satisfação é garantida”, aposta. O em-preendimento tem acesso facilitado por grandes avenidas e próximo a diversos serviços como shopping center, hospitais, comércio e bancos.

A Vilma Alimentos está presente mais uma vez na maior feira de panifi cação e confeitaria da América Latina, a Fipan, de terça a sexta-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo. A indústria presidida por Patrícia Costa, que completa 90 anos, apresentará alguns produtos destaque como a farinha especial para pizza, mistura para chantilly e o inovador pão de queijo de chocolate.

Conartes bate na crise

Vilma na Fipan

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Flávio Penna e Jaqueline da Mata

Pule de dezEntendo que o Bradesco é

hoje considerado pule de dez para adquirir o HSBC Brasil. Com os pouco robustos resultados do Santander que, em um passado nem tão distante, acumulou trau-mas da fusão com o Real, parece

que o mesmo tornou-se carta fora do baralho. Já o Itaú se tor-nou sufi cientemente grande com sua fusão bem sucedida com o Unibanco. Então, sobra para o Bradesco nesse intricado mundo financeiro que tenta encontrar o tamanho real para um banco, nos dias atuais.

Estagiário: Lucas RochaAssistente de Redação:

Tamara JesusRevisão: Maria Ignez Villela

Equipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Supervisora de distribuição: Kelly Maia

Departamento Comercial (31) 3503-8888

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETORA-EXECUTIVA Eliana Paula

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORGustavo Cesar Oliveira

TUDO é uma publicação da VB Editora e Comunicação Ltda.

em conjunto com a J.Chebly Comunicação Ltda.

Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do Sereno

CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: 3503-8850

[email protected]

Impressão: Rede Editora Gráfi caTiragem semanal: 38 mil exemplares

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

Dilma pode renunciar

Cabeça coroada da política brasileira, instalada em Brasília há mais de 40 anos e de credibi-lidade inabalável, me disse, esta semana, que a presidente Dilma não tem a menor condição de permanecer à frente do governo. Para não cairmos no doloroso processo do impeachment, de consequências imprevisíveis, Dilma tem sido aconselhada a renunciar, o que não é fácil para quem está no comando do Executivo, que, para o bra-sileiro, é o poder que realmente vale. Getúlio Vargas preferiu não renunciar. Suicidou-se quando viu a crise subir as escadas do palácio do Catete.

Na recente entrevista conce-dida ao jornal

, Dilma, ao dizer e bater o pé que não vai cair da Presidência, colocou a gravíssima crise polí-tica que vivemos dentro do palá-cio do Planalto. Ela, logo depois, viajou para a Rússia, deixando os problemas pipocando aqui. O ex-presidente Lula tem dito a alguns amigos que Dilma está vivendo em outra realidade. É assim que tem mandado reca-dos - muita coisa disse publica-mente - para a criatura em que

e reelegendo-a. Agora, com o Petrolão, Lula vê o PT chegando ao fundo do poço e o povo come-çando a se revoltar com tanta lambança e roubalheira.

O vice-presidente Michel Temer já sinaliza que, a qual-quer momento, deixará a co-ordenação política do governo, incomodado com a ação do ministro Aloízio Mercadante - considerado insuportável até pelos petistas - que breca todos os atos políticos acordados, poster-gando a sanção. Como disse em meu artigo da desta quinzena, nos meus mais de 50 anos de atividade jornalística, nunca vi uma situação política e econômica tão grave. Uma solução tem que ser encontrada. Como diz o presidente da Fiemg, Olavo Machado, há que se fazer um pacto com as lideranças para se encontrar uma saída. Antes que o caldo entorne.

Page 3: Polêmica nas ruas de BH
Page 4: Polêmica nas ruas de BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE JULHO DE 20154 OPINIÃO

Diante de um cenário de retração econômica e desemprego crescente, o governo federal editou a Medida Provi-sória 680 que criou o Programa de Pro-teção ao Emprego (PPE). O programa entrou em vigor no último dia 6 de julho, mas ainda deve passar por alterações no Congresso Nacional, sendo reco-mendável às empresas, trabalhadores e sindicatos aguardarem as emendas do Legislativo para a celebração de qual-quer acordo coletivo.

O objetivo do governo é conter as demissões, principalmente no setor industrial. As empresas que aderirem ao PPE poderão reduzir, temporariamente, em até 30%, a jornada de traba-lho de seus empregados, com a redução proporcio-nal do salário. A adesão ao PPE terá duração de, no máximo, 12 meses e pode-rá ser feita até 31 de dezem-bro de 2015, via celebração de acordo coletivo de

trabalhadores da categoria econômica. Para os trabalhadores, ainda que a

medida imponha uma redução parcial e momentânea de sua renda, gera a ma-nutenção do emprego num momento em que a economia não dá sinais claros de recuperação no curto prazo. De fato, a produção industrial brasileira já acumula perdas de 6,9% até maio (em Minas 7,4%) e o desemprego permane-ce em crescimento, atingindo a marca de 8,2 milhões de desempregados. Para Minas, a Fiemg projeta para 2015 uma queda de 5% na produção industrial. Sem expectativas positivas para a produ-ção, a tendência natural é a continuida-de do processo de desemprego.

Sob a ótica empresarial, um ponto de atenção é o fato de que, com a adesão

dispensar arbitrariamente ou sem justa causa os empregados que tiverem sua jornada de trabalho e salário reduzidos em função do PPE e, após o seu término, durante o prazo equivalente a um terço do período de adesão. Este fato impõe um risco às empresas e recomenda uma análise de cada caso, conforme a perspectiva de retomada da atividade no setor. A medida interfere na gestão de custos das indústrias, que não teriam liberdade para demissões, por isso sua adesão dependerá das expectativas do empresário em relação ao seu mercado.

Ou seja, a empresa só deve assumir este com-promisso de manuten-ção dos empregos caso haja uma clara perspec-tiva favorável ao aumento da produção.

Não podemos deixar de acentuar também que a medida tem caráter temporário e paliativo,

pois o mais importante é o país entrar numa trajetória de crescimento mais forte e estável, de forma que as em-presas possam produzir e recuperar mercados. Para isso, o Brasil precisa retomar o equilíbrio macroeconômico, controlar a inflação, avançar na segu-rança jurídica e regulatória e melhorar o ambiente político-institucional, bases

nômicos e viabilizar a gradual retomada dos investimentos e dos mercados. Sem perspectivas positivas de mercado, o Programa de Proteção ao Emprego perde o sentido, pois, mais cedo ou mais tarde, sem produção não há emprego, tão pouco desenvolvimento.

Guilherme Velloso Leão éassessor econômico do Sistema Fiemg

Prós e contras do Proteção ao Emprego

O Brasil precisa retomar o equilíbrio macroeconômico,

Guilherme Velloso Leão

AS MAIS LIDAS DO PORTAL ENTRE 4 E 10 DE JULHO:

1 - Festa da Família do Colégio Logosófi co reúne mais de mil pessoas

2 - MPF investiga omissão da UFMG em episódio de homofobia

3 - Confi ra dicas de como assar peixes na churrasqueira

4 - Conheça a religião dos famosos

5 – Blog: Cozinha Sublime

Facebook: www.facebook.com/TudoBH

Twitter: @TudoBH Portal: www.tudobh.com.br

O PORTAL DE NOTÍCIAS DA VB COMUNICAÇÃO

NO TWITTER

FRASES

Mesmo sob os protestos de uma minoria, o resultado foi a vontade do povo, que está com grito da impunidade enta-lado na garganta há muito tempo. @DepEduardoCunha, presidente da Câmara

Todos os que podem derrubar a @dilmabr têm medo de cair junto com ela. @OdeCarvalho, escritor e jornalista

Dilma Rousseff, presidente da República, em entrevista à Folha de São Paulo

Michel Temer, vice-presidente da República, sobre a crise econômica no país

TUDOBH

PAULO WERNER

Page 5: Polêmica nas ruas de BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE JULHO DE 2015 5GERAL

Faça sua reserva em nosso sitee garanta o melhor preço

www.hplus.com.br

CENTRAL DE RESERVAS(61) 3433-3888

ou 0800 601 [email protected]

HplusHotelaria HplusHotelariaCULLINAN HPLUS PREMIUM

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E COMPLETAApartamentos charmosos e confortáveis

Amenities de O Boticário*

Mesa de trabalho

Menu de travesseiros*

Chinelo e roupão*

Água cortesia por estada*

Internet Wi-Fi cortesia

Café da manhã cortesia

Room Service 24 horas

Restaurante Fatti a Mano

Fitness Center, piscina e sauna

Centro de Eventos

CONHEÇA TAMBÉM:

Ideal para quem busca uma estada diferenciada, com o melhor custoHOTEL CULLINAN HPLUS PREMIUM:

* Consultar itens conforme categorias

FUSIONHPLUS EXPRESS+

ATHOS BULCÃO HPLUS EXECUTIVE

SAINT MORITZHPLUS EXPRESS

ALMG aprova em 1º turno projeto que libera bebida alcóolica nos estádiosA Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em pri-meiro turno o projeto de lei que regulamenta a venda e o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. Com 34 votos favoráveis, cinco contrários e um em branco, o projeto seguirá para votação em segundo turno antes de ser subme-tido à sanção do governador. O texto aprovado segue com uma série de regras para os torcedores e vende-dores e em caso de descumprimen-to serão punidos.

Hipercentro de BH concentra maior número de roubosSegundo os resultados do Diagnóstico de Incidência de Roubos em Belo Horizonte, produzido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a capital mineira con-centra 36% dos registros de roubos consumados e tentados no estado no período de janeiro de 2014 a maio de 2015. O hipercentro belo-horizontino lidera a quantidade de registros com 9,5% seguido pelo Shopping Estação em Venda Nova com 3,5% e a aveni-da Nossa Senhora do Carmo com 2,5%.

Novo benefício aprovado para conselheiros e procuradoresNa última quarta-feira, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou com unanimida-de a criação de um auxílio-saúde para conselheiros e procuradores do órgão no Estado. O auxílio-saúde pode ultrapassar o valor de R$ 3 mil, sendo livres de imposto de renda ou contribuição previdenciária e sem a necessidade de comprovar as despesas com o dinheiro para ter direito ao benefício. O custo mensal extra para os cofres do governo pode chegar à casa dos R$ 47 mil.

UFMG será investigada por omissão em crime homofóbicoO Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil público para apurar a suspeita de que a universidade tenha sido omissa ao apurar os fatos do caso de homo-fobia no curso de Direito. Em março deste ano, um professor de Processual Civil teria feito comentários discriminatórios e homofóbicos em sala de aula. O MPF investiga se houve omissão na apuração da denúncia e um possível assédio aos alunos para que relevassem os fatos. O órgão estabeleceu um prazo de 15 dias para a direção esclarecer sobre as acusações.

Aconteceu na semana

D S ST Q Q S

FLICKR PBH

Page 6: Polêmica nas ruas de BH

Terezinha MoreiraREPÓRTER

A utilização do aplicativo Uber vem provocando a ira de taxistas em Belo Horizonte. Alguns chegaram a criar ar-madilhas para motoristas que usam o app. A polêmica é gran-de, mas usuários defendem as duas modalidades. “Desde que o Uber chegou a BH, tornei-me adepta, principalmente para ir a eventos que exigem trajes requintados”, conta a assessora da diretoria de promoções tu-rísticas da Belotur, Iris Chaves. Ela diz que usa táxi comum para locomoções diárias e que, com o Uber, parou de usar seu carro. Para Iris, os trajes dos motoris-tas, a comodidade e o dinamis-mo do serviço são diferenciais. “O Uber não é regulamentado, mas deveria ser”, defende Iris.

Mas não é o que taxistas de BH e o vereador Lúcio Bocão (PTN) pretendem. Eles que-rem a proibição do serviço por considerá-lo clandestino. “O projeto de lei 1531/15, de minha autoria, coíbe o uso de carros particulares para transporte re-munerado de pessoas em locais pré-estabelecidos por meio de cadastros em app”. O PL deve ser votado em setembro. “Regu-lamentar o Uber não é bom para a população porque o taxista tem de seguir a legislação e eles, não”, diz Bocão.

O presidente do Sincavir--MG, Ricardo Faeda, conta que,

desde que o Uber chegou ao Brasil, procurou o Ministério Público e a BHTrans. “Recorre-mos ao MP para fiscalizar sua atuação, por ser concorrência desleal. O app intermedeia corrida para condutores parti-culares, que não estão aptos a trabalhar de forma remunera-da, e não para taxistas, que têm a

Ricardo Faeda argumenta que a demanda geral por táxi em BH caiu 30% desde a chegada do app. Esse resultado não foi sentido por Acir Ávila, taxista há 20 anos. “Não fez diferença porque não trabalho na área de eventos”. Acir conta que a faci-lidade para ingressar no Uber

não existe para os taxistas.“Táxis não estão à venda, precisamos de permissão da prefeitura, de licitação e, para trabalhar no Uber é só comprar o carro e se cadastrar”, compara.

Há 2 anos, José (nome fic-tício) acompanha a economia compartilhada e achou que se-ria interessante trabalhar como motorista particular, utilizando o Uber.“Financeiramente, está sendo bom. Apostei porque o serviço está em expansão”, diz. De seus clientes, 10% andavam pelo Uber a primeira vez. Sobre a polêmica com os taxistas, José diz que ela é fruto da resistência à inovação. “Não vejo o menor sentido nisso. Seria como se as locadoras se unissem para barrar o Netflix. As pessoas é que decidem como andam pela cidade”, critica José. A empresa

tas de que a Uber é transporte

serviço de táxi, que é buscar pas-sageiros pela rua, aí sim seria clandestina. Mas somos plata-forma nova, criada pensando na segurança do usuário”, res-salta a empresa.

A Uber garante que é legal no Brasil, mas reconhece não existir regulação ainda para seu serviço. “Estamos falando com os governos para chegar a uma regulação que funcione para todos, levando em conta as necessidades do consumi-dor. Mas o fato da atividade não ser regulada não a torna ilegal”. Polêmica à parte, Iris Chaves diz que também pro-cura a Uber por questão de segurança. “O app mostra a placa do veículo, foto, nome do motorista, RG”.

Mas, no que depender do Sincavir-MG, a batalha entre taxistas e a Uber está longe de

para barrar a Uber, recorrer ao Legislativo e Executivo por-que, se não tiver equilíbrio da oferta de veículos e da deman-

argumenta Ricardo Faeda.

U Uso do aplicativo gera discussões em Belo Horizonte; projeto propõe proibição do serviço

Táxi ou Uber?FERNANDA CARVALHO / O TEMPO

Atuação: mais de 300 cidades em 58 países Funcionários: 3.000 no mundoServiço no Brasil: UberBLACK: que possibilita aos usuários solicitarem carros sedã, com motoristas. Os carros mais usuais são Corolla, Fusion, Jetta, todos com bancos de couro e ar-condicionado sempre ligado Uber em BH: R$ 10 é o valor mínimo da viagem. A tarifa base é R$ 4,50 e tarifas adicionais de R$ 0,30 por minuto rodado e R$ 2,17 por quilômetro percorrido.

U SAIBA MAISA Uber foi fundada em 2010, em São Francisco, EUA

6 ESPECIAL

O site www.direitodopassa-

ge i ro .com.br fo i c r iado com o

ob je t i vo de pres tar esc la rec i -

mentos aos c idadãos usuár ios

do transporte aéreo e lutar pela

manutenção e proteção de seus

d i r e i t o s , a f i m d e m i n i m i z a r

constrangimentos e desconfortos

diante de má prestação de servi-

ço das cias aéreas.

Ao acessar o www.direitodo-

passageiro .com.br, o usuário en-

contrará dicas diversas para via-

jar tranquilamente, assim como,

informações sobre como e onde

reclamar em casos de atrasos e

cancelamentos de voos, extravio

e furto de bagagens, preterição

de embarque (overbooking), entre

outros.

Temos ajudado centenas de

passageiros em todo terr i tór io

nacional, prestando assistência

d e a c o r d o c o m a l e g i s l a ç ã o

vigente e orientando-os às pro-

vidências necessárias em cada

caso.

Além de alertar e instruir o

usuár io do transporte aéreo, o

portal está aberto para atender o

cidadão individualmente, através

do espaço oferecido para per-

guntas, dúvidas e depoimentos.

Todos os e-mails recebidos são

analisados e respondidos perso-

nalizadamente.

Além do s i te , o “d i re i to do

passageiro” encontra-se também

nas redes socia is como face-

book, instagram e twiter, facil i-

tando sempre o alcance de seus

seguidores pelos meios de comu-

nicação mais ágeis e modernos.

Contamos com uma equipe

ampla, composta por profissio-

na is qua l i f i cados em d iversas

áreas, para bem atender àqueles

que procuram conhecer não só

os seus direitos, como também

apreciam a informação consis-

tente, idônea e constantemente

atualizada.

Para receber os in format i -

vos oferec idos pe lo s i te www.

direitodopassageiro.com.br basta

entrar neste endereço e preenher

um simples cadastro. Sejam to-

dos bem-vindos!

Telefone: (31) 3032-5688site: www.direitodopassageiro.com.br

e-mail: [email protected]: facebook.com/direitosopassageiro

twitter: @dpassageiro Instagram: @dpassageiro

J Em reunião no MP,

taxistas chamam carro

do Uber e protestam

Page 7: Polêmica nas ruas de BH

“Não nos consideramos um negócio de streaming ao vivo, mas sim um negócio de tele-transporte.” A frase não foi dita por um fã de Jornada nas Estre-las brincalhão, mas por Kayvon Beykpour, CEO e fundador de um dos aplicativos mais co-mentados do ano, o Periscope.

o aplicativo de transmissão de vídeos em tempo real funciona como uma agregador de “ja-nelas” para diferentes locais e

feed do aplicativo revela vídeos enviados dos Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes e Turquia, entre outros países.

“Existem muitas coisas boas acontecendo no mundo nesse momento para as pessoas acompanharem”, diz Beyk-pour. “Acreditamos que o live streaming é boa mecânica para cobrir isso.” O aplicativo aposta

pode “visitar” esses locais sem sair do celular, podendo ainda interagir com o que aparece na

Periscope do “curtir” do Face-book.

É claro que a plataforma não é só para olhar, mas tam-bém para se mostrar. Numa era em que nos projetamos para o mundo de diversas formas pos-

síveis, o sucesso do Periscope parece o próximo passo lógico.

cuidadosamente construído,

quase tudo, da febre da selfie, chegou a vez da transmissão pessoal em vídeo ao vivo. Fun-dado em 2014, o Periscope nem teve tempo de chegar ao públi-

S e g u n d o a e m p r e s a , a ferramenta chegou a 1 milhão

dias de funcionamento. Em uma palestra, Beykpour disse

haviam assistido a 380 anos de conteúdo desde a estreia, cerca

Com sua chegada ao sistema Android (ele só estava disponí-vel para iOS), o Periscope tem tudo para ampliar esse alcance.

Mas qual o motivo de tanta

Para Beykpour, a melhoria das redes de celular e dos aparelhos móveis propiciaram as condi-

em vídeo pudessem ocorrer

menos atraso na transmissão.

cope não teria sido possível.

foram construídos para a era do mobile e sim para um conjunto de equipamentos que incluía câmera, laptop e tripé.”

U Periscope faz sucesso com transmissão pessoal ao vivo

Visita virtual

FOTOS: DIVULGAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE JULHO DE 2015 7TECNOLOGIA

Educação para a Paz e a busca de novas relações humanas

De que a violência é hoje uma das maiores feridas da so-ciedade brasileira, não há dúvi-das. Resultado de uma equação de múltiplas variáveis, envol-vendo natureza e ambiente, e que se manifesta de diferentes formas. Seu potencial se mul-

que ainda sabemos pouco sobre como lidar com ela. Um problema que não é novo, mas que exige soluções novas.

Vivemos em um mundo onde a violência vem sendo ba-nalizada na convivência social. A comunicação instantânea da era

www.loyola.g12.br/site/

COLÉGIO LOYOLA

Av. do Contorno, 7919

Cidade Jardim -

Belo Horizonte - MG

Telefones (31) 2102-7000

sobre suas manifestações, e a dor aumenta. É preciso estar atento: não se trata apenas de violência

chamada “violência urbana”. O sofrimento psicoafetivo inten-sifica a sensação de vulnera-bilidade e cega em relação a

a intolerância, o preconceito, a

comportamento e a nos tornar também agentes da violência.

No contexto escolar, situações como o bullying, por exemplo,

que, na escola, a violência não é mera questão disciplinar ou de delinquência juvenil, mas um conjunto complexo de fatores que

precisa ser enfrentado por todos. Como lidar com tudo isso?

Promover a autonomia e a

de nas relações com o próximo e compaixão para com o sofrimento humano. Adotar tais posturas como norte para ajudar as pessoas a lidar com situações conflituo-

A escola propõe, incentiva e acompanha a inserção de conte-

uma Cultura de Paz. Assim, busca

da nova sociedade que almeja construir. A Política Institucional

meio da Justiça Restaurativa

escola em promover mudanças

vivência digna para todos.

-se para as relações prejudica-das por situações de violência.

inclusão e promove o conceito de corresponsabilidade ativa pela Paz. Fortalece indivíduos e comunidades para que possam

assim como interromper o ciclo

jeito novo de valorizar a autono-mia e o diálogo, criando opor-tunidades para que as pessoas possam conversar, entender as

rar a harmonia.

Page 8: Polêmica nas ruas de BH

INGREDIENTESPara o peixe:

1 fi lé de tilápia35 g de espinafre50 g de ricota fresca8 g de amêndoas californianas

em bastão torradas1 folha de papel manteigaSal e pimenta do reino1/8 de limão siciliano60 ml molho da Tilápia 8 unidades de cenoura vichyArroz com brócolis

Para o molho:1 cebola pequena70 g de bechamel30 ml de creme de leite80 ml de vinho branco seco30 ml de dry martini

18 g de manteigaSal a gosto

MODO DE PREPAROPeixe: Coloque duas folhas de plástico na mesa e entre elas insira o fi lé de tilápia. Bata suavemen-te de forma a afi nar a carne dando-lhe fl exibilidade. Remova do plástico e tempere com sal e limão. Adicione a ricota, o espinafre branqueado e as amêndoas no processador e misture até unir todos os ingredientes formando uma pasta. Tempere com limão e sal. Distribua esta pasta em uma camada homogênea de aproxima-damente 3 milímetros em cima do peixe e enrole como um rocambo-le sem pressionar demais. Esfregue

um pouco de manteiga no papel manteiga e embrulhe o rocambole de peixe formando o papillote. Aqueça o forno a 180 graus e coloque o papillote para assar duran-te 20 minutos sempre checando o ponto. Molho: Corte a cebola em brunoise. Coloque a manteiga na panela junto com uma pitada de azeite. Quando a manteiga derreter totalmente, junte a cebola e refogue em fogo baixo até que a cebola co-mece a querer pegar cor. Adicione o vinho branco e metade do martini e reduza pela metade. Adicione então o creme de leite e deixe apurar o sabor. Por fi m, passe num

chinois ou peneira. Volte para a panela com o bechamel e fi nalize com o martini, deixando cozinhar por mais 2 ou 3 minutos. Acerte o ponto de molho com mais creme de leite ou leite se necessário. Acerte o sal e reserve. Montagem: Quando pronto, remova o peixe do papillote e monte o prato colo-cando uma concha do molho por baixo, corte o peixe em diagonal, disponha sobre o molho e adicione o arroz e as cenouras.

Caiu na rede é tilápiaPAPILLOTE DE TILÁPIAREPÚBLICA DA ESBORNIA

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE JULHO DE 20158 GASTRONOMIAW

. GONTIJO

Page 9: Polêmica nas ruas de BH
Page 10: Polêmica nas ruas de BH

ÁRIES 20/3 a 20/4 O momento tem o propósito de fazer você reconsiderar formas de agir e entender que as pessoas têm limites e nem tudo acontece da forma que você quer.

TOURO 21/4 a 20/5 Quando a objetividade se instala na sua vida, você consegue ter resultados melhores e mais direcionados às suas metas.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 O jogo de cintura será primordial para você nos próximos dias. Muitas situações exigirão paciência e até mesmo uma certa imparcialialidade.

CÂNCER 21/6 a 21/7 Decisões que refl etirão no seu futuro po-dem ser tomadas nesse período. Você está com a clareza necessária para ver as coisas como elas realmente são.

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE JULHO DE 201510 PASSATEMPO

PROMOÇÃO QUER IR PARA BARILOCHE COM 3 ACOMPANHANTES?

Promoção válida para compras e cadastros realizados de 30/06/2015 até as 23h59 do dia 17/08/2015. Nas compras acima de R$ 20,00 (vinte reais) realizadas nas lojas físicas, pelo Drogatel ou pelo site araujo.com.br, mediante qualquer forma de pagamento, o participante cadastra o cupom/nota fi scal, responde à pergunta e terá direito a 01 (um) número da sorte. Consulte nosso regulamento no site www.promocaoaraujo.com.br. Certifi cado de Autorização CAIXA nº 6-1212/2015.

Compre acima de R$ 20,00 e acesse www.promocaoaraujo.com.brApoio:

HO

SC

OP

O CÉU DA SEMANA

MINISTÉRIO DA CULTURA,FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO

apresentam

MônicaSalmaso

ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS

convida

Paláciodas Artes

30 DE JULHO E 1º AGOSTO

20H30

Patrocínio Master

Promoção

Realização

Apoio

O Projeto Temporada Pólobh tem os seguintes parceiros:Promoção Produção

INFORMAÇÕES:FCS.MG.GOV.BR

31 3236 7400

4003-2330

INGRESSOS NA BILHETERIA

OU PELO SITE

ÔNIBUS EXECUTIVO PRA CONFINS.

BH-CONFINS:

hA BOA NOTÍCIA

Em entrevista coletiva na terça-feira (7), o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Jorge Nahas, informou que o Hospital João Paulo II não fechará o setor de ur-gência e emergência. Foi anunciada também a realização de um concurso público para a contratação de novos médicos.

hA MÁ NOTÍCIAO cartão de crédito tem se tornado dor de cabeça para os belo--horizontinos. Ele foi apontado como o principal fator para o recorde no endividamento. Segundo a análise mensal do endividamento do consumidor, da Fecomércio, houve aumento de 3,4 pontos percentuais em relação a maio, de 58,6% para 62%.

LEÃO 22/7 a 22/8 A partir do momento em que você agir sem contar com a opinião alheia, poderá se considerar realizado.

VIRGEM 23/8 a 22/9 Esteja à frente das situações e não espere que os outros decidam a sua vida. Ter um comportamento proativo é a grande chave.

LIBRA 23/9 a 22/10 Muitas vezes é necessário ter uma dose de ousadia e seguir em frente mesmo que a direção não esteja muito clara.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 Se entender os sinais que a vida vem lhe dando, as soluções se tornarão mais fáceis. Desenvolva e dê aten-ção à sua intuição.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 A paciência que você desenvolve para aceitar e orientar as pessoas à sua volta será essencial para a cons-trução do futuro que você almeja.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 A fé inabalável é o seu grande trunfo. Com ela, você impulsiona os seus planos conseguindo motivar as pessoas que estão à sua volta.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 Desapegar-se de pessoas e coisas que não lhe fazem bem pode ser o grande segredo para esse período.

PEIXES 19/2 a 19/3 Você pode até considerar que o pior já passou. Entretanto, se você entrar em uma zona de conformismo nada será mudado verdadeiramente.

Page 11: Polêmica nas ruas de BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 11 A 17 DE JULHO DE 2015 11CULTURA

Projeto consolidado e de sucesso na capital mineira, o Noturno nos Museus volta para mais uma edição no dia 17 de julho. Resultado de uma par-ceria entre a prefeitura de Belo Horizonte e a Fundação Muni-cipal de Cultura , a proposta do evento é de estender o horário de funcionamento de mais de 30 museus na cidade trazendo exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança e espetáculos teatrais, entre outras atrações.

Leônidas Oliveira, presi-dente da FMC, acredita que “os museus são espaços vivos e, às vezes, distantes da população e a ideia do Noturno é quebrar esse paradigma. É provocar a apropriação destes espaços”.

A programação, que conta

com diversas opções, dá des-taque para a palestra de Pascal Torres, curador do Museu do Louvre, em Paris, às 19h no Museu Histórico Abílio Barreto, que terá como tema O museu, reflexo da sociedade contem-porânea. A programação com-pleta e os museus participantes podem ser consultados no site www.noturnonosmuseus.com.br. Entrada gratuita.

U Noturno nos Museus traz programação intensa

Arte até tarde

DIVULGAÇÃO

GU

STA

VO

AR

RA

IS

Dicas...para você se divertir em BH

1.

2.

Imagine que você é um pop star, referência de autenticida-de, irreverência e estilo e está prestes a se apresentar quando sua amada termina tudo pelo telefone. É daí que a comédia Tudo por ela com o ator global Júlio Rocha se desenrola e pro-mete arrancar boas risadas do público mineiro. As apresenta-ções acontecem no teatro Bradesco nos dias 17 e 18 de julho, às 21h e 20h respectivamente. Informações: (31) 3654-6897.

O Grande Teatro do Palácio das Artes recebe, no dia 11 de julho, às 21h, o espetáculo Amores. As músicas de Oswaldo

constroem histórias e transitam entre diversos sentimentos que fazem parte das relações humanas como amores e desa-mores. Ingressos: R$ 20 e R$ 40. Informações: (31) 3236-7400.

Galã rejeitado

Oswaldo Montenegro embala espetáculo de dança

J Atração: Andrea

Amendoeira canta

Elis no Centro

Cultural do Minas

Page 12: Polêmica nas ruas de BH