Top Banner
Sequência Didática (II UNIDADE) Módulo/Semestre/ Série: 8ª série/9º ano Disciplina: Matemática Professor(a):Antonio Carlos C. Barroso Articulador Centro ou Unidade Escolar: Colégio Estadual Dinah Gonçalves Aula(s) n°(s):5 Data (semanas): Tema/ Conhecimento: Proporcionalidade Tempo de aula(s): 100 minutos OBJETIVO(S) 1 Definir proporção, Identificar os termos da proporção, Resolver uma proporção COMPETÊNCIAS HABILIDADE(S) 2 Analisar, interpretar e resolver situações- problemas, compreendendo diferentes significados de uma proporção. Realizar operações com porcentagem Resolva situações-problemas envolvendo proporção. CONTEÚDO(S) Proporcionalidade METODOLOGIA 3 (técnicas, estratégias, métodos) INTRODUÇÃO: Apresentar o Caderno de atividades aos alunos e fazer um comentário sobre proporção DESENVOLVIMENTO: Iniciar uma conversa sobre decimais e convidar os alunos para realização da atividade. Orientar a atividade que será realizada. Formar grupos para realização da atividade. Realizar as atividades 1,2 e 3 (das páginas 47 a 50 do caderno do aluno), mediado pelo professor (deixar os alunos analisando a atividade por um tempo sozinho para depois iniciar a mediação). CONCLUSÃO: Promover a socialização das atividades em grupo, ressaltando as aprendizagens dos estudantes. 1 Neste campo devem ser apresentados os objetivos geral e especifico. Os objetivos aqui são elencados conforme as habilidades que se espera desenvolver no estudante, são, em tese, uma expectativa que se constrói a partir do que se desenvolve na metodologia. Os verbos no infinitivo marcam os objetivos. Ressalta-se a importância de verbos com sentidos concretos. Evitar verbos com valor subjetivo como: compreender, estimular, incentivar, pois não há garantia de que, por exemplo, o trabalho possa fazer o grupo de alunos compreender. É importante enfatizar como objetivo o que se pode perceber durante a execução das atividades. 2 As habilidades são marcadas pela expressão “espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de análise, de interpretação, de construção, de inferência” 3 Descrever ações abordando o início o meio e o fim do trabalho, apresentando técnicas, estratégias, métodos. Ressalta-se a importância de iniciar as ações com substantivos ex.: apresentação, socialização, discussão etc.
2

Plano de 5ª aula 8ª série9º ano gestar 2012

Aug 12, 2015

Download

Documents

Antonio Carlos
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Plano de 5ª aula 8ª série9º ano  gestar 2012

Sequência Didática (II UNIDADE)Módulo/Semestre/Série: 8ª série/9º ano

Disciplina: Matemática Professor(a):Antonio Carlos C. BarrosoArticulador

Centro ou Unidade Escolar:Colégio Estadual Dinah Gonçalves

Aula(s) n°(s):5 Data (semanas):

Tema/ Conhecimento: Proporcionalidade

Tempo de aula(s):100 minutos

OBJETIVO(S)1

Definir proporção, Identificar os termos da proporção, Resolver uma proporção

COMPETÊNCIAS HABILIDADE(S)2

Analisar, interpretar e resolver situações-problemas, compreendendo diferentes significados de uma proporção.

Realizar operações com porcentagem Resolva situações-problemas envolvendo

proporção.

CONTEÚDO(S)

Proporcionalidade

METODOLOGIA3

(técnicas, estratégias, métodos)INTRODUÇÃO:Apresentar o Caderno de atividades aos alunos e fazer um comentário sobre proporçãoDESENVOLVIMENTO: Iniciar uma conversa sobre decimais e convidar os alunos para realização da atividade. Orientar a atividade que será realizada. Formar grupos para realização da atividade. Realizar as atividades 1,2 e 3 (das páginas 47 a 50 do caderno do aluno), mediado pelo professor (deixar os alunos

analisando a atividade por um tempo sozinho para depois iniciar a mediação).CONCLUSÃO: Promover a socialização das atividades em grupo, ressaltando as aprendizagens dos estudantes.

RECURSOS NECESSÁRIOS4

Lousa; Pincel atômico; Apagador; Caderno do Aluno da 8ª série; Papel Ofício; Lápis e borracha. Livro de Matemática

AVALIAÇÃO5

1 Neste campo devem ser apresentados os objetivos geral e especifico. Os objetivos aqui são elencados conforme as habilidades que se espera desenvolver no estudante, são, em tese, uma expectativa que se constrói a partir do que se desenvolve na metodologia. Os verbos no infinitivo marcam os objetivos. Ressalta-se a importância de verbos com sentidos concretos. Evitar verbos com valor subjetivo como: compreender, estimular, incentivar, pois não há garantia de que, por exemplo, o trabalho possa fazer o grupo de alunos compreender. É importante enfatizar como objetivo o que se pode perceber durante a execução das atividades.2 As habilidades são marcadas pela expressão “espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de análise, de interpretação, de construção, de inferência”3 Descrever ações abordando o início o meio e o fim do trabalho, apresentando técnicas, estratégias, métodos. Ressalta-se a importância de iniciar as ações com substantivos ex.: apresentação, socialização, discussão etc.4 Apresentar os recursos necessários para o desenvolvimento da atividade.5 Orientar acerca dos pontos qualitativos que devem ser observados, assim como orientar para a correção quantitantiva da atividade, se for o caso.

Page 2: Plano de 5ª aula 8ª série9º ano  gestar 2012

Através da participação e contribuição nas discussões e nas atividades em grupo no trabalho colaborativo, pelas estratégias e registros apresentados na resolução da atividade, bem como na socialização dos resultados encontrados.

REFERÊNCIAS6

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: matemática na alimentação e nos impostos. Brasília: MEC, 2008.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: atividade de apoio à aprendizagem. Caderno do aluno – 5ª série. Brasília: MEC, 2011.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

Matriz de Referência do GESTAR.

Plano de Curso da U. E.

Projeto Político Pedagógico da U. E.

6 As referências devem ser apresentadas conforme normas da ABNT.