Top Banner
Perispírito e magnetismo "Existe uma influência mútua entre os seres, equivalente à que ocorre entre os astros"
33

Perispírito e magnetismo

Jun 14, 2015

Download

Education

Dalila Melo
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Perispírito e magnetismo

Perispírito e magnetismo

"Existe uma influência mútua entre os seres, equivalente à que

ocorre entre os astros"

Page 2: Perispírito e magnetismo

• Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos. Esse fluido é o éter ou matéria cósmica primitiva, geradora do mundo e dos seres. O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação

desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma.

Page 3: Perispírito e magnetismo

Perispírito

• O perispírito é a roupagem do espírito e é preexistente e sobrevivente à morte do corpo material, transmitindo suas vontades ao corpo físico e as impressões do corpo físico ao espírito.

• “...o espírito mais sábio não se animaria a localizar, com afirmações dogmáticas, o ponto onde termina a matéria e começa o espírito.”

• André Luiz. No Mundo Maior

Page 4: Perispírito e magnetismo

O homem como ser integral:

• Segundo O LIVRO DOS ESPÍRITOS (LE), item VI da Introdução, o homem é constituído de:

1. O corpo material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo fluido vital;

2. A alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo (= princípio inteligente);

3. O laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a alma e o corpo. Esse laço é o cordão fluídico ou Perispírito.

• "O Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa". (Allan Kardec, Obras Póstumas, 1a. Parte).

Page 5: Perispírito e magnetismo
Page 6: Perispírito e magnetismo

Quanto mais evoluído é o Espírito, mais fluídico é o perispírito.

• Ao Perispírito se pode atribuir a qualidade de estruturador do corpo orgânico, a partir da fecundação, na embriogênese, bem como estar diretamente relacionado à memória biológica, isto é, o registro das múltiplas experiências nos campos dos se res vivos, no decurso dos milênios, a partir das primeiras mani festações das formações protoplásmicas.

• Nele aglutinamos todo o equipamento de recursos automáticos que governam as bi lhões de células, adquiridos vagarosamente pelo ser através dos tempos, nos esforços de recapitulação pelos diversos setores da evolução anímica.

Page 7: Perispírito e magnetismo

Funções do Perispírito• Instrumental

O perispírito representa um instrumento ou elemento de ligação entre o Espírito e o corpo físico. A função instrumental permite a interação do Espírito com os mundos espiritual e físico

IndividualizadoraO perispírito apresenta características peculiares à identificação de cada indivíduo.A função individualizadora está relacionada à história e às conquistas evolutivas da pessoa.

OrganizadoraTrata-se do “molde”que determina as linhas morfológicas e hereditárias do corpo físico.A função conservadora preserva os mecanismos de manifestação da lei de causa e efeito.

SustentadoraSob o impulso da mente espiritual, o perispírito transfere paulatinamente a energia vital para o corpo físico, sustentando-o desde a formação até o completo desenvolvimento.

ConservadoraA função conservadora garante vitalidade ao corpo físico durante o tempo previsto da reencarnação

Page 8: Perispírito e magnetismo

Propriedades Do Perispírito

• Sensibilidadepropriedade de perceber sensações, sentimentos e emoções. Estas percepções não são captadas por meio de órgãos específicos, mas em todo o corpo perispiritual.

Bicorporeidade (desdobramento)o Espírito “faz-se em dois”, permitindo a visualização do corpo físico e do perispírito.

Unicidadesignifica dizer que cada pessoa traz no próprio perispírito a soma das suas conquistas evolutivas. Não há, portanto, dois perispíritos iguais.

Mutabilidadeé a propriedade que permite mudanças no perispírito em decorrência do processo evolutivo. A mutabilidade ocorre no que se refere à substância, à forma e à estrutura perispirituais.

Page 9: Perispírito e magnetismo

Outras propriedades

• projeção de estados íntimos visíveis na aura; manifestação de odores; transmissão de calor ou frio etc.

Page 10: Perispírito e magnetismo

Origem do termo

• O termo perispírito foi cunhado por Allan Kardec e encontra seu primeiro uso no comentário que segue o item 93 de O Livro dos Espiritos:

P = O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

R = “Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”Segue-se a esse trecho o seguinte comentário de Kardec: "Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito"

Page 11: Perispírito e magnetismo
Page 12: Perispírito e magnetismo

• A constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda.

• O mesmo já não se dá com o corpo carnal, que, como foi demonstrado, se forma dos mesmos elementos, qualquer que seja a superioridade ou a inferioridade do Espírito. Por isso, em todos, são os mesmos os efeitos que o corpo produz, semelhantes as necessidades, ao passo que diferem em tudo o que respeita ao perispírito.

Page 13: Perispírito e magnetismo

• “O espiritismo liga-se ao magnetismo por laços íntimos, considerando-se que essas duas ciências são solidárias entre si. Os espíritos sempre preconizaram o magnetismo, quer como meio de cura, quer como causa primeira de uma porção de coisas; defendem a sua causa e vêm prestar-lhe apoio contra os seus inimigos.

• Os fenômenos espíritas têm aberto os olhos de muitas pessoas, que, ao mesmo tempo aderem ao magnetismo.

• Tudo prova, no rápido desenvolvimento do Espiritismo, que logo ele terá direito de cidadania. Enquanto espera, aplaude com todas as suas forças a posição que acaba de conquistar o Magnetismo, como um sinal incontestável do progresso das idéias.” (Revista Espírita – Ano 1, 1858, pág. 421)

Page 14: Perispírito e magnetismo

O Magnetismo preparou o caminho para

o Espiritismo: • “O Magnetismo preparou o caminho do Espiritismo, e o rápido

progresso desta última doutrina se deve, incontestavelmente, à vulgarização das idéias sobre a primeira. Dos fenômenos magnéticos, do sonambulismo e do êxtase às manifestações espíritas não há mais que um passo; tal é a sua conexão que, por assim dizer, torna-se impossível falar de um sem falar do outro. Se tivéssemos que ficar fora da ciência magnética, nosso quadro seria incompleto e poderíamos ser comparados a um professor de física que se abstivesse de falar da luz. Todavia, como entre nós o magnetismo já possui órgãos especiais justamente acreditados, seria supérfluo insistirmos sobre um assunto que é tratado com tanta superioridade de talento e de experiência; a ele, pois, não nos referiremos senão acessoriamente, mas de maneira suficiente para mostrar as relações íntimas entre essas duas ciências que, a bem da verdade, não passam de uma.” (Revista Espírita – Ano 1, 1858, pág. 149)

Page 15: Perispírito e magnetismo

Livro dos Espíritos,

questão 555 • “O espiritismo e o magnetismo nos

dão a chave de uma imensidade de fenômenos sobre os quais a ignorância teceu um sem-número de fábulas, em que os fatos se apresentam exagerados pela imaginação. O conhecimento lúcido dessas duas ciências que, a bem dizer, formam uma única, mostrando a realidade das coisas e suas verdadeiras causas, constitui o melhor preservativo contra as idéias supersticiosas, porque revela o que é possível e o que é impossível, o que está nas leis da natureza e o que não passa de ridícula crendice.”

Page 16: Perispírito e magnetismo

Livro dos Espíritos (questão 556)

• “A força magnética pode chegar até aí, quando secundada pela pureza doa sentimentos e por um ardente desejo de fazer o bem, porque os bons espíritos lhe vêm em auxílio. Cumpre, porém, desconfiar da maneira pela qual contam as coisas pessoas muito crédulas e muito entusiastas, sempre dispostas a considerar maravilhoso o que há de mais simples e mais natural. Importa desconfiar também das narrativas interesseiras, que costumam fazer os que exploram, em seu proveito, a credulidade alheia.”

Page 17: Perispírito e magnetismo

Toque Terapêutico

• O Toque Terapêutico é uma técnica contemporânea de terapia complementar desenvolvida por Dolores Krieger e Dora Kunz, na década de 70. A expressão “toque terapêutico” corresponde à conhecida técnica de “imposição de mãos”, amplamente estudada pela Doutrina Espírita como fator promotor de benefícios na área da saúde. Por ser um meio não-invasivo, pode ser utilizado como complemento da terapia ou tratamento utilizado nos doentes.

Page 18: Perispírito e magnetismo

• O toque terapêutico tem registros antigos: aparece no Papiro de Ebers, um dos tratados médicos mais antigos e importantes que é conhecido.

• Este tratado foi escrito no Antigo Egito e é datado de 1552 a.C. A confirmação deste achado aparece também no livro “O Espiritismo perante a Ciência”, de Gabriel Delanne no trecho: “os egípcios ... empregavam, no alívio dos sofri mentos, os passes e a aposição de mãos, como os executa mos ainda em nossos dias”.

• Esta prática aparece por toda a história da humanidade, como na Bíblia, na época dos romanos, na ascensão da medicina árabe com Aviccena, em épocas medievais etc.

Page 19: Perispírito e magnetismo

• O toque é sem dúvida uma das primeiras terapêuticas descoberta pelo ser humano. Massagear uma zona dolorida do corpo, dar um beijinho para aliviar, soprar .... são ações de cuidado afetivo e curativo.

• O toque físico não é apenas agradável. Ele é necessário. A pesquisa cientifica respalda a teoria de que a estimulação pelo toque é absolutamente necessária para o nosso bem-estar, tanto físico quanto emocional. O toque terapêutico, reconhecido como uma ferramenta essencial para a cura, constitui agora parte do treinamento dos profissionais de enfermagem, em vários grandes centros médicos. O toque é usado para aliviar a dor, a depressão e a ansiedade. Vários experimentos demonstram que o toque pode: fazer-nos sentir melhor com nós mesmos e com o ambiente à nossa volta, provocar mudanças fisiológicas mensuráveis naquele que toca e é tocado.

Page 20: Perispírito e magnetismo

COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS DO TOQUE TERAPÊUTICO

• Desde a década de 60, pesquisas acadêmicas mostram a eficácia da utilização do toque terapêutico, ou imposição de mãos. Inicialmente realizadas com animais, as pesquisas logo foram direcionadas a pessoas com diferentes tipos de patologias.

• A maioria dos estudos da evidência científica relaciona-se com a diminuição da intensidade da dor e do estresse e aumenta a resposta em tratamentos, incluindo a cicatrização de cortes e feridas. A diminuição da ansiedade e indução de relaxamento também aparecem com significância em diversos estudos.

• A energia, na forma de um campo magnético invisível, passa através do sangue, ossos e tecidos, tão facilmente quanto à energia da luz passa através de uma chapa de vidro. Deste modo, pode-se concluir que nós não somos tão somente um corpo físico com um espírito. Mas sim, prioritariamente somos um espírito que se utiliza da matéria.

Page 21: Perispírito e magnetismo

A ação magnética pode produzir-se de muitas maneiras:

• 1º) Pelo próprio fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação se acha restrita à força e, sobretudo, à qualidade do fluido.

Page 22: Perispírito e magnetismo

• 2º) Pelo fluido dos Espíritos, atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para o curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está na razão direta das qualidades do Espírito;

Page 23: Perispírito e magnetismo

• 3º) Pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo para esse derramamento. É o magnetismo misto, semi-espiritual, ou, se o preferirem, humano-espiritual. Combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, as mais das vezes, provocado por um apelo do magnetizador.

•Do livro 'A Gênese' – Allan Kardec

Page 24: Perispírito e magnetismo

Pensamento e Perispírito

• Portador de expressiva capacidade plasmadora, o perispírito registra todas as ações do Espírito através dos mecanismos sutis da mente que sobre ele age, estabelecendo os futuros parâmetros de comportamento, que serão fixados por automatismos vibratórios nas reencarnações porvindouras.Corpo intermediário entre o ser pensante, eterno, e os equipamentos físicos, transitórios, por ele se processam as imposições da mente sobre a matéria e os efeitos dela em retomo à causa geratriz.O pensamento, desse modo, é um agente de grave significado no processo natural da vida, representando o grau de elevação ou inferioridade do Espírito, que, mediante o seu psicossoma ou órgão intermediário, plasma o que lhe é melhor e mais necessário para marchar no rumo da libertação.Divaldo P Franco / Manoel P Miranda – em Temas da vida e da morte -FEB

Page 25: Perispírito e magnetismo

• “Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso.

• Seja, em sua vida, um instrumento apto a captar as vibrações de paz e serenidade da natureza, e sua saúde encontrará o equilíbrio necessário a prosperar cada vez mais.

• Viva de acordo com as leis da natureza, e com o espírito voltado para Deus.”

• Carlos Torres Pastorino

Page 26: Perispírito e magnetismo

• O que se pensa sempre responde pelo clima emocional onde se vive.• Mede-se, pois, a psicosfera de alguém pela incidência freqüente do

seu pensamento, no que elege.

A inteireza moral é uma defesa para qualquer tipo de agressão, difícil de atingida; a conduta digna irradia forças contrárias às investidas perniciosas; o hábito da prece e da mentalização edificante aureola o ser de força repelente que dilui as energias de baixo teor vibratório; a prática do bem fortalece os centros vitais do perispírito que rechaça, mediante a exteriorização de suas moléculas, qualquer petardo portador de carga danosa; o conhecimento das leis da Vida reveste o homem de paz, levando-o a pensar nas questões superiores sem campo de sintonia para com as ondas carregadas de paixão e vulgaridade".

Autor: Manoel Philomeno de Miranda (espírito)Psicografia de Divaldo Franco. Livro: Loucura e Obsessão

Page 27: Perispírito e magnetismo

Ação dos espíritos sobre os fluídos

• Eles agem com o pensamento e a vontade

• O tipo dos pensamentos e sentimentos do espírito determina a qualidade dos seus fluidos.

• O perispírito absorve com facilidade os fluidos porque tem idêntica natureza. (também é fluídico)

Page 28: Perispírito e magnetismo

ÁRVORE DE COMENIUS

EDUCAÇÃO É A SALVAÇÃO

Page 29: Perispírito e magnetismo

ACREDITAR

• Respeitar a natureza

• Confiar na sabedoria das coisas

• Presença divina em toda parte

Page 30: Perispírito e magnetismo

ABOLIR

• Punições

• Métodos coercitivos e autoritários

Page 31: Perispírito e magnetismo

ESTIMULAR

• Vontade de aprender

• Processo amistoso de aprendizagem

• Tornar o ensino ativo, sensorial e concreto

• Conexão com a realidade

Page 32: Perispírito e magnetismo

EDUCAR

• Coerência com o universo

• Despertar virtudes morais (potencialidades)

• Atuação consciente no mundo

• Tolerância religiosa para a Paz universal

• Garantia de felicidade individual e coletiva

Page 33: Perispírito e magnetismo

"Tudo posso naquele que me fortalece" Paulo

- (Filipenses, 4:13)

• O impositivo de fraternidade entre os homens a cada dia mais se faz relevante. Instrumento de paz, a fraternidade é de início, o amor em plena instalação

• Jesus, o Sublime Governador da Terra, para ensinar fraternidade conviveu com as mais díspares pessoas, tolerando-as, ajudando-as, amando-as. E mesmo entre os Seus "chamados", quando grassavam rixas e discórdias, mantinha-se sereno e gentil, para assegurar que o verdadeiro amor se fixa, na razão direta em que a fraternidade se faz ternura, e de modo que o socorro esteja sempre presente, atendendo às necessidades gerais.

(Livro: Sol de Esperança, Diversos Espíritos/ Divaldo Franco)