Top Banner
Pegada Hídrica Trabalho realizado por: Maria Inês Teixeira CET de Gestão Ambiental
26

Pegada hídrica

Mar 21, 2017

Download

Environment

Maria Teixiera
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Pegada hídrica

Pegada Hídrica

Trabalho realizado por:Maria Inês TeixeiraCET de Gestão Ambiental

Page 2: Pegada hídrica

A água• Água é abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande

parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluídos dos seres vivos (75% do corpo humano).

Líquido

Gasoso

Sólido

Page 3: Pegada hídrica

Disponibilidade de água no planeta

Para além destas reduzidas percentagens, um outro problema é que muita da água disponível para consumo humano encontra-se longe das populações

Page 4: Pegada hídrica

Água VirtualConferência sobre Água e Meio Ambiente em Dublin no ano de 1992

Ocorreu a adoção internacional da água enquanto recurso, considerando-se o mesmo como limitado, escasso e com elevado valor económico

Page 5: Pegada hídrica
Page 6: Pegada hídrica

• Considerando-se a água um bem económico, esta passou a pertencer a um mercado dependente das condições de oferta e procura, condições essas que têm a particularidade de poderem ser reguladas pelos preços.

• As transferências de bens entre os países passam a tomar uma nova dimensão no sentido de manter a sustentabilidade dos recursos hídricos de cada país.

Page 7: Pegada hídrica

Água virtual

• Com o objetivo de dimensionar de uma forma económica as relações entre países

Page 8: Pegada hídrica

• Comércio indireto de água está incorporado em determinados produtos, especialmente nas comunidades agrícolas.

• Para estimar os valores envolvidos no comércio de água virtual, tem-se que ter em conta não só a água envolvida nas etapas de produção, mas também as caraterísticas de cada região produtora e as caraterísticas tecnológicas e ambientais.

Page 9: Pegada hídrica

• Desde a altura em que o conceito foi introduzido, existem pouco consenso de que a água virtual está intimamente relacionada com a utilização dos recursos hídricos, daí a rápida expansão do conceito.

• Água virtual é um conceito que permite relacionar água, alimentos e comércio internacional.

Page 10: Pegada hídrica

Pegada Hídrica• A Pegada Hídrica (ou Water Footprint) é um indicador de

uso de água doce que se traduz não só no uso direto de água por parte do consumidor ou do produtor, mas também no uso indireto.

• É um conceito multidimensional, que revela os volumes de consumo de água por fonte e volume poluído por tipo de poluição.

Page 11: Pegada hídrica

• As aplicações do conceito da pegada hídrica podem ser categorizados como: estudos globais, nacionais, regionais e de bacias hidrográficas, estudos de produtos gerais e de empresas.

• Pode-se ainda considerar os seguintes tipos de pegadas hídricas:Pegada Hídrica Direta e IndiretaPegada Hídrica Interna e ExternaPegada Hídrica AzulPegada Hídrica VerdePegada Hídrica Cinza

Page 12: Pegada hídrica

Pegada Hídrica Direta e Indireta• A pegada hídrica direta diz respeito ao consumo de água e poluição

relacionados com o uso de água em casa ou no jardim.

• A pegada hídrica indireta refere-se ao consumo e poluição associados à produção de bens e serviços utilizados pelo consumidor.

Geralmente a pegada hídrica indireta é superior à pegada hídrica direta, no entanto por ser algo que não é percetível é negligenciada.

Page 13: Pegada hídrica

Pegada Hídrica Interna e Externa

• A pegada hídrica interna refere-se à utilização dos recursos hídricos do país para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes.

• a pegada hídrica externa diz respeito à quantidade de recursos hídricos utilizados fora do país respetivo necessários para a produção de bens e serviços consumidos por estes habitantes, através da importação.

Page 14: Pegada hídrica

Pegada Hídrica Azul• É um indicador de uso consumptivo de água doce superficial ou

subterrânea que está diretamente dependente das variáveis hidrológicas que regulam o ciclo hidrológico (precipitação, escoamento superficial, infiltração, evaporação, entre outras).

Page 15: Pegada hídrica

O termo “consumptivo” refere-se aos quatro casos seguintes:

Água evaporada

Água incorporada no produto;

Água que não volta à mesma bacia hidrográfica

Água que retorna num período temporal diferente

Page 16: Pegada hídrica

• A pegada hídrica azul mede a quantidade de água consumida disponível num determinado período Esta pegada fornece informação relativamente à quantidade de água azul disponível para ser consumida pelos seres Humanos.

• A restante parte não consumida pelos seres humanos destina-se à manutenção dos ecossistemas que dependem dos fluxos de água subterrânea e superficial.

Page 17: Pegada hídrica

• A pegada hídrica azul é calculada tendo em conta três fatores:

Pegada Hídrica Azul = Água azul evaporada + Água azul incorporada + Perda no fluxo de retorno

Page 18: Pegada hídrica

Pegada Hídrica Verde• A pegada hídrica verde é um indicador do uso humano

deste tipo de água e está diretamente dependente da precipitação, evaporação e dos requisitos da cultura.

• Esta água refere-se à precipitação que chega à superfície terrestre e é armazenada no solo ou que permanece temporariamente à superfície ou na vegetação (não sofre escoamento superficial ou infiltração).

Page 19: Pegada hídrica

Pegada Hídrica Verde = Água verde evaporada + Água verde incorporada

A pegada hídrica verde, expressa em volume de água por unidade de tempo, obtém-se da seguinte forma:

Page 20: Pegada hídrica

• A distinção entre a pegada hídrica azul e verde é importante pois, os impactos hidrológicos, ambientais e sociais, bem como os custos do uso das águas superficiais e subterrâneas para a produção, diferem distintamente dos impactos e dos custos de utilização da água da chuva.

Page 21: Pegada hídrica

Pegada Hídrica Cinza• A pegada hídrica cinzenta é um indicador do grau de poluição da

água doce.

• É definida como o volume de água doce que é necessário para assimilar a carga de poluentes com base nos atuais padrões de qualidade ambiental da água.

• Este conceito está dependente de diversos parâmetros químicos deste tipo de águas e a sua monotorização é bastante difícil.

Page 22: Pegada hídrica

Pegada Hídrica Cinza = L / (Cmax – Cnat)

A pegada hídrica cinzenta é calculada dividindo a carga poluente (L, expressa em massa por tempo) pela diferença entre o padrão de qualidade da água desse poluente (Cmax expresso m/v) e a sua concentração natural na massa de água recetora (Cnat, expressa m/v).

Page 23: Pegada hídrica

• Os cálculos da pegada hídrica cinzenta são realizados utilizando as normas de qualidade ambiental da água para a massa de água recetora, ou seja, normas que têm em conta as concentrações máximas admissíveis

Page 24: Pegada hídrica
Page 25: Pegada hídrica

Conclusão• Existem dois fatores que determinam a magnitude da pegada

hídrica do consumo nacional:

O volume e o padrão de consumo;

A pegada hídrica por tonelada de produto consumido.

• O último fator, no caso dos produtos agrícolas, depende do clima, irrigação e fertilização praticada e a produtividade da cultura.

Page 26: Pegada hídrica

• Avaliação mais profunda de como os produtos e respetivos consumidores contribuem para o problema global de apropriação de água doce cada vez maior e dos problemas locais de exploração excessiva e deterioração das massas de água.