Top Banner
“AMBIENTE - COMO PROTEGÊ-LOEsculturas ecológicas Foi a 2ª parte de um projecto ambiental, desenvolvido por alunos do 5º ano, centrado na ideia de alertar para a problemática ambiental, dos nossos dias, e motivar para a reutilização de materiais e poupança de recursos. Metodologia: - Reflexão e livre troca de impressões sobre o ambiente. - Pesquisa sobre más práticas ambientais, em casa, na escola e na rua. - Compromisso individual – “O que posso fazer em nome de um futuro ecológico” Ao longo do processo desenvolveram-se conhecimentos ligados à Luz/Cor- 1ºparte do proj.- Espaço, Geometria das formas, Textura Volume… O pássaro aparece como figura simbólica associada ao ambiente, foi produzida, por associação imediata, a partir de um grafismo pré-definido. A figura do pássaro foi base para exercícios de aplicação de conhecimentos sobre a cor e texturas visuais, enquanto representação bidimensional - na 1ª parte do projecto - e posteriormente estruturado e trabalhado, na vertente tridimensional, 2º técnicas diversas – balão revestido com jornal, enchimento de sacos de plástico ou panos velhos, jornal amachucado, volumetrias de certas embalagens fora de uso …., tendo em conta a sua geometria. As texturas visuais/tácteis e a cor foram exploradas livremente a partir de colagens e pintura. A unidade terminou com uma memória descritiva com o objectivo de ajudar a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo. Nota: Os alunos consideraram a unidade difícil, sobretudo na fase da construção - exigente de apoio constante dos profs. – mas, para eles, muito criativa e surpreendente – “ prof., estou apaixonada pelo meu pássaro” – Natacha Professores – Maria Plácido, Rui Vicente e Margarida Pina
42
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: pássaros

“AMBIENTE - COMO PROTEGÊ-LO”Esculturas ecológicas

Foi a 2ª parte de um projecto ambiental, desenvolvido por alunos do 5º ano, centrado na ideia de alertar para a problemática ambiental, dos nossos dias, e motivar para a reutilização de materiais e poupança de recursos.Metodologia:- Reflexão e livre troca de impressões sobre o ambiente.- Pesquisa sobre más práticas ambientais, em casa, na escola e na rua.- Compromisso individual – “O que posso fazer em nome de um futuro ecológico”

Ao longo do processo desenvolveram-se conhecimentos ligados à Luz/Cor- 1ºparte do proj.-Espaço, Geometria das formas, Textura Volume…

O pássaro aparece como figura simbólica associada ao ambiente, foi produzida, por associação imediata, a partir de um grafismo pré-definido.

A figura do pássaro foi base para exercícios de aplicação de conhecimentos sobre a cor e texturas visuais, enquanto representação bidimensional - na 1ª parte do projecto - e posteriormente estruturado e trabalhado, na vertente tridimensional, 2º técnicas diversas – balão revestido com jornal, enchimento de sacos de plástico ou panos velhos, jornal amachucado, volumetrias de certas embalagens fora de uso …., tendo em conta a sua geometria.As texturas visuais/tácteis e a cor foram exploradas livremente a partir de colagens e pintura.

A unidade terminou com uma memória descritiva com o objectivo de ajudar a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo.

Nota: Os alunos consideraram a unidade difícil, sobretudo na fase da construção - exigente de apoio constante dos profs. – mas, para eles, muito criativa e surpreendente – “ prof., estou apaixonada pelo meu pássaro” – Natacha

Professores – Maria Plácido, Rui Vicente e Margarida Pina

Page 2: pássaros

Ruy Belo Os pássaros nascem na ponta das árvores As árvores que eu vejo em vez de fruto dão pássaros Os pássaros são o fruto mais vivo das árvores Os pássaros começam onde as árvores acabam Os pássaros fazem cantar as árvores Ao chegar aos pássaros as árvores engrossam movimentam-se deixam o reino vegetal para passar a pertencer ao reino animal Como pássaros poisam as folhas na terra quando o outono desce veladamente sobre os campos Gostaria de dizer que os pássaros emanam das árvores mas deixo essa forma de dizer ao romancista é complicada e não se dá bem na poesia não foi ainda isolada da filosofia Eu amo as árvores principalmente as que dão pássaros Quem é que lá os pendura nos ramos? De quem é a mão a inúmera mão? Eu passo e muda-se-me o coração

Page 3: pássaros

Diogo

Page 4: pássaros

Bárbara

Page 5: pássaros

Sara

Page 6: pássaros

Martim

Page 7: pássaros

Margarida

O meu pássaro chama-se Casca-de-ovo. Escolhi esse nome para o meu pássaro, porque ele ainda está dentro do ovo.Utilizei a técnica do balão revestido de papel de

jornal, para fazer o ovo, e para o pescoço, jásaído da casca, reutilizei uma saca plástica cheia de bolinhas de esferovite amarrada com pequenas tiras de lã para fazer a forma comprida e não muito grossa. Para os olhos amachuquei duas bolas de papel de jornal, para as patas utilizei arame revestido.Para texturar o ovo utilizei pedaços de napa com

areia colada por cima e alguns bocados de rolhas de cortiça coladas.Também usei aparas de madeira pintadas de cor-de-rosa. No pescoço colei umas penas cor-de-rosa.Aprendi que material velho se pode transformar

num objecto magnífico, como o meu pássaro. Aprofundei o meu estudo sobre a cor: cores primárias, secundárias,etc... Aprendi que existem texturas tácteis e visuais ( no meu pássaro utilizei os dois tipos de textutas). Aprendi também a representar uma figura bidimencionalmente e depois construí-la tridimencionalmente.

Gostei do meu trabalho. No princípio pensei que não ia conseguir, mas depois consegui perfeitamente.Também gostei desta unidade de trabalho, espero que para o ano possa estar aqui para desenvolver um trabalho semelhante.

Page 8: pássaros

Júlio

Page 9: pássaros

António

Page 10: pássaros

Sara

Page 11: pássaros

Memória descritiva

A respeito da unidade: “o ambiente; como protegê-lo”

O meu pássaro chama-se:“ Asas arco-íris” ou “ asinhas da natureza”. O nome foi baseado no facto das suas asas parecerem um arco-íris. As grandes asas surgiram a partir de um rabisco que a professora desenhou numa foha e daí eu imaginei umas grandes asas.

A seguir desenhei-o num grande pano que a minha avó cortou e coseu, dobrado, de forma a ficarem dois tecidos, que unidos, formaram um saco em forma de pássaro.

Enchi-o com esferovite para ficar com volume e pintei-o com tinta plástica. A cabeça foi estruturada a partir de um balão revestido com papel de jornal e cola. As partes, digamos mais moles, foramestruturadas com arame, para o segurar.

Não deu o pouco trabalho que eu imaginei no inicio, pelo contrário, até deu MUITO.

Aprendi que existem dois tipos de texturas: as tácteis, aquelas que nós podemos sentir pelo tacto e as visuais aquelas que nós sópercebemos pela visão, como o fogo e a água e as que se fazem com pintura e desenho. Também aprendi que existem 2 tipos de formas, as bidimensionais, e as tridimensionais.

Adorei a unidade e todo o trabalho que fiz!!!

Joaquim

Page 12: pássaros

Tiago Paulo

Page 13: pássaros

Ruben

Page 14: pássaros

Rita

Page 15: pássaros

Raul

Micael

Page 16: pássaros

Memória descritiva

O meu pássaro tem o nome de: “ O Pena Partida” porque achei engraçado. Tem um cognome de glucas, porque era uma mistura de Lucas com Glu. Quando o desenhei não achava que ele iria ficar tão bem, mas até ficou.

No formato do corpo utilizei um garrafão forrado com amostras de napa. Para fazer a textura utilizei umas rolhas que também usei para os olhos. Para o bico utilizei uma rolha com a forma cónica. Para as asas trouxe umas garrafas velhas e amachuquei-as com os pés até ficarem bem giras.

Quando pensei em construir a cauda não tinha bem ideia de que ela iria ficar de forma triangular mas ficou assim (e nem acho nada mal ). Utilizei um pedaço de arame para a estruturar. Esse arame, forrei-o com uma saca velha. Pus-lhe uns agrafos e fita-cola e ele ficou com um aspecto divertido.

Nas patas usei garfos de plástico (daqueles que há no Mc’Donalds, ou assim …) e colei-os com cola branca porque, dobrados, parecem patinhas brancas.

Nesta unidade aprendi que há duas texturas: as texturas do tacto (aquelas que podemos sentir) e as texturas visuais (aquelas que podemos produzir com pintura e desenho e também as do fogo e da água.) e também aprendi que existiam 2 formas de representarmos figuras: a forma bidimensional e a forma tridimensional.

Adorei a unidade, tanto como adorei ver o aspecto do meu trabalho final!

João José

Page 17: pássaros

Jéssica

Diana

Page 18: pássaros

Rita

Page 19: pássaros

Filipe

Page 20: pássaros

Fábio

Page 21: pássaros

Miguel

Olexander

No meu trabalho usei materiais recicláveis: arames, papel de jornais, papel de bloco de notas e fita-cola.Para o estruturar eu usei a técnica do papel de jornal

amachucado.Também fiz texturas visuais no o meu pássaro.O meu pássaro tem o nome de Cisne das Ondas, porque

é muito parecido com o cisne e nas costas tem ondas. O meu pássaro é quase todo feito com linhas curvas e tem umas belas lágrimas...O meu belo pássaro é todo BRILHANTE !!!Felizmente, eu não senti nenhumas dificuldades.Com este trabalho eu aprendi a fazer texturas, estruturar

e pintar bem.Eu gostei desta unidade de trabalho.

Natacha

Natacha

Page 22: pássaros

VitóriaRafael

Page 23: pássaros
Page 24: pássaros

Mónica

Page 25: pássaros

Steven

Page 26: pássaros

Steven

Page 27: pássaros
Page 28: pássaros
Page 29: pássaros
Page 30: pássaros

Andry

Page 31: pássaros
Page 32: pássaros
Page 33: pássaros
Page 34: pássaros

rla

Page 35: pássaros
Page 36: pássaros
Page 37: pássaros
Page 38: pássaros
Page 39: pássaros

O meu pássaro chama-se garça-laranja, eu dei este nome ao pássaro porque gosto muito de garças.

O material que usei foi arame, cartão, jornal velho e cola e cola.

As técnicas que usei foi a pintura.Eu tive dificuldade a construir a estrutura do

pássaro e a fazer as pernas.Gostei de fazer o pássaro, mas não gostei

muito do resultado final .

Manuela

Page 40: pássaros
Page 41: pássaros
Page 42: pássaros

Escola Básica Prof. Artur Nunes Vidal - Fermentelos

Apresentação realizada por Maria Plácido – 2007-2008