Top Banner
Este ano, o 13º Domingo Comum coincide com a Solenidade dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo. A liturgia convida-nos a reflectir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fideli- dade a Jesus Cristo e de testemunho do projecto libertador de Deus. O Evangelho (Mateus 16,13-19) convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem-no como “o Messias, Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus ofere- ce. A primeira leitura (Atos 12,1-11) mostra como Deus cauciona o testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na acção de Deus em favor de Pedro o apóstolo que é protagonista, na história que este texto dos Atos hoje nos apresenta Lucas mostra a solici- tude de Deus pela sua Igreja e pelos discípulos que testemunham no mundo a Boa Nova da salvação. A segunda leitura (2 Timóteo 4,6-8.17-18) apresenta-se como o “testamento” de Paulo. Numa espé- cie de “balanço final” da vida do apóstolo, o autor deste texto recorda a resposta generosa de Paulo ao chamamento que Jesus lhe fez e o seu compromisso total com o Evangelho. É um texto comovente e questionante, que convida os crentes de todas as épocas e lugares a percor- rer o caminho cristão com entusiasmo, com entrega, com ânimo a exemplo de Paulo. In “Dehonianos” E E COS COS DA DA M M ATRIZ ATRIZ Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano LII - Nº 952 - de 29 de Junho a 05 de Julho de 2014 Boletim Paroquial SOLENIDADE DE S. PEDRO E S. PAULO, APÓSTOLOS
4

Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com fileORAÇÃO Hoje, apenas hoje, Procurarei viver pensando Apenas no dia de hoje, ... De modo especial não terei medo De

Nov 08, 2018

Download

Documents

ngoque
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com fileORAÇÃO Hoje, apenas hoje, Procurarei viver pensando Apenas no dia de hoje, ... De modo especial não terei medo De

Este ano, o 13º Domingo Comum coincide com a Solenidade dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo. A liturgia convida-nos a reflectir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fideli-dade a Jesus Cristo e de testemunho do projecto libertador de Deus. O Evangelho (Mateus 16,13-19) convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem-no como “o Messias, Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves – isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus ofere-ce. A primeira leitura (Atos 12,1-11) mostra como Deus cauciona o testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na acção de Deus em favor de Pedro – o apóstolo que é protagonista, na história que este texto dos Atos hoje nos apresenta – Lucas mostra a solici-tude de Deus pela sua Igreja e pelos discípulos que testemunham no mundo a Boa Nova da salvação. A segunda leitura (2 Timóteo 4,6-8.17-18) apresenta-se como o “testamento” de Paulo. Numa espé-cie de “balanço final” da vida do apóstolo, o autor deste texto recorda a resposta generosa de Paulo ao chamamento que Jesus lhe fez e o seu compromisso total com o Evangelho. É um texto comovente e questionante, que convida os crentes de todas as épocas e lugares a percor-rer o caminho cristão com entusiasmo, com entrega, com ânimo – a exemplo de Paulo.

In “Dehonianos”

EECOSCOS DADA MMATRIZATRIZ Paróquias de Caminha e Vilarelho

Ano LII - Nº 952 - de 29 de Junho a 05 de Julho de 2014

Boletim Paroquial

SOLENIDADE DE S. PEDRO E S. PAULO, APÓSTOLOS

Page 2: Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com fileORAÇÃO Hoje, apenas hoje, Procurarei viver pensando Apenas no dia de hoje, ... De modo especial não terei medo De

ORAÇÃO

Hoje, apenas hoje, Procurarei viver pensando Apenas no dia de hoje, Sem querer resolver de uma só vez Todos os problemas da minha vida.

Hoje, apenas hoje, Terei o máximo cuidado na minha convivên-cia: Afável nas minhas maneiras, A ninguém criticarei, Nem pretenderei melhorar, Nem corrigir ninguém à força Senão a mim mesmo.

Hoje, apenas hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo mas também já nes-te.

Hoje, apenas hoje, Adaptar-me-ei às circunstâncias Sem pretender que sejam todas as circuns-tâncias A adaptarem-se aos meus desejos.

Hoje, apenas hoje, Dedicarei dez minutos do meu tempo A uma boa leitura. Assim como o alimento é necessário Para a vida do corpo, Assim a boa leitura é necessária Para a vida do espírito.

Hoje, apenas hoje, Farei ao menos uma coisa que me custa fazer; E se me sentir ofendido nos meus sentimen-tos, Procurarei que ninguém o saiba.

Hoje, apenas hoje, Farei uma boa acção, E não o direi a ninguém.

Hoje, apenas hoje, Executarei um programa pormenorizado.

Talvez não o cumpra perfeitamente, Mas ao menos escrevê-lo-ei. E fugirei de dois males: a pressa e a indecisão.

Hoje, apenas hoje, Acreditarei firmemente, Embora as circunstâncias mostrem o contrá-rio, Que Deus se ocupa de mim Como se não existisse mais ninguém no mun-do.

Hoje, apenas hoje, Não terei qualquer medo. De modo especial não terei medo De apreciar o que é belo e de crer na bonda-de.

(Papa S. João XXIII)

Com a realização do “II Triatlo Longo de Cami-

nha”, organizado pela Associação de Triatlo de Caminha e pela Federação de Triatlo de

Portugal, com a colaboração da Câmara Municipal de Caminha, torna-se necessário

efectuar temporariamente o corte e condicio-namento de trânsito e estacionamento auto-

móvel, no dia 06 de Julho do corrente ano,

entre as 07:30h e as 16:00h. Na freguesia de Caminha o transito será cortado na Estrada

Nacional EN13, na rotunda junto ao Ferry-Boat, na Rua de S. João, na Praça Conselheiro

Silva Torres (Terreiro), na Rua da Corredoura, no Largo Sidónio Pais e na Estrada Nacional

EN301 em toda a extensão nos limites da freguesia de Vilarelho, o transito será tam-

bém condicionado nas freguesias de Venade,

Argela, Dem, Arga de São João, Arga de Baixo, Vilar de Mouros, Moledo e V. P. Âncora.

Mais se informa que o referido evento per-correrá também na freguesia de Covas, do

concelho de Vila Nova de Cerveira. Aproveita-se para informar que será afixado o

edital e a planta do percurso do presente corte e condicionamento de trânsito e esta-

cionamento automóvel nos locais habituais.

MIRADOURO DO CONVENTO

ALTERAÇÃO DE TRÂNSITO

Page 3: Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com fileORAÇÃO Hoje, apenas hoje, Procurarei viver pensando Apenas no dia de hoje, ... De modo especial não terei medo De

ANIVERSÁRIOS Dia 29: - Ana Gonçalves Duque; - João José Moreira Clemente; - Zulmira da Cruz da Costa Braga Carrasqueira; - Mário Filipe Araújo Teixeira. Dia 30: - Filomena Correia Alves da Cruz; - Ana Maria Dantas Ribeiro Ramalhosa; - Maria Goretti Treno Gomes Rodrigues; - Maria Cristina Gonçalves Guerra; - José Manuel Calçada Rodrigues; - Maria José Martins; - André da Silva Passos Alves Barbosa. Dia 01: - Maria de Fátima G. Sobral Pereira; - Luís Filipe Gonçalves Guerra; - Simão Pedro Rodrigues Gonçalves. Dia 02: - Laurinda Cruz Teixeira; - Jone Ramalhosa da Silva; - Ricardo Oliveira Fernandes. Dia 03: - Élio Augusto Simões Favas; - Ilda da Conceição Lopes Vilarinho; - Ana Luísa Castro Ferreira Pinto; - Manuel Salvador Valadares Magalhães; - Maria Isabel Pires Lourenço; - Manuela Maria Porto Reis Lourenço; - Gonçalo Miguel Lage de Barros. Dia 04: - Marisa Alexandra Azevedo de Matos Ribas; - Carlos Daniel Capela da Silva; - Júlio Sousa Marais; - Fernanda de Jesus Rocha Porto; - Alcida Pinto Magalhães Marques; - Natália Cabanas G. Bráz; - Gonçalo Filipe Costa Varela. Dia 05: - Fernando António Serro Barrocas; - Maria de Fátima Covinha Viana; - Duarte Estêvão da Silva Carvalhosa.

A HISTORIA DA ANÉMONA SILVESTRE

Conta-se que em tempos muito antigos exis-tiu uma Ninfa das flores, cujo nome era Cló-ris; No seu jardim só entrava Zéfiro, seu ena-morado, conhecido como "Espírito do Vento do Ocidente". Nesse jardim, além da Ninfas das Flores, viviam outras lindas ninfas e entre elas havia uma muito especial, pela sua sim-patia e encantamento, que era por todos conhecida como Anémona. Um dia, Zéfiro a conheceu e passou a dar-lhe mais atenção do que dava a Clóris. Esta, ciu-menta e irritada, expulsou a bela Anémona de seu jardim para que morresse de fome e frio nas florestas selvagens. Depois de alguns dias, por felicidade, Zéfiro estava atravessando a floresta quando avis-tou a jovem Anémona, já moribunda, mas com a mesma simpatia e beleza. Imediata-mente foi até ela e converteu-a na branca e graciosa flor que nasce ao pé das árvores em tempo de primavera. Todos os anos ela flo-resce e encanta a todos com sua beleza.

Nicéas Romeo Zanchett

O POMAR Um pároco de uma aldeia tinha um belo pomar, cujas maçãs eram uma verdadeira tentação. Para que ninguém lhe tocasse, colocou, à entrada, um letreiro bem visível onde se podia ler: “Deus vê tudo”. No dia seguinte, quando ia inspeccionar os belos frutos, notou pegadas de ladrões e olhando para o letreiro viu que alguém tinha acrescentado: “Mas não acusa ninguém”.

————— BOAS PALAVRAS

Uma senhora ouve um rapaz a dizer asneiras e repreende-o: - Não tens vergonha?!... O que te diria a tua mãe se te ouvisse? - Diria: «Graças a Deus». - Não acredito, menino feio. - Diria, minha senhora! Ela é surda há mais de vinte anos.

CURIOSIDADES!

SORRIA!

Page 4: Paróquias de Caminha e Vilarelho - portaldasfreguesias.com fileORAÇÃO Hoje, apenas hoje, Procurarei viver pensando Apenas no dia de hoje, ... De modo especial não terei medo De

FICHA TÉCNICA Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. José Filipe Sá

Colaboradores: Carlos A. Martins e Ricardo Lagoa • Publicação: Semanal • Tiragem: 300 Ex. • Tel.: 258 921 413 E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com

Serviço Religioso DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Todos os

Dias 08:00 Eucaristia no Convento de St. António

Quarta

Dia 02

08:30

Misericórdia

- João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho;

- António Brandão e seus familiares.

Sexta

Dia 04

19:00

Matriz

S. Isabel de Portugal

- Vetúria Jorge de Matos Esteves e Almas do Purgatório;

- Lino José Portela, pais, sogros, cunhados e sobrinhos;

- Maria de Lurdes, Jorge de Matos, Rosa Pires Longarito e António

Gomes Rego Júnior;

- Celestina Gomes;

- José Manuel Pereira Brochas, pai, avós, e tios;

- Orlando Pinto.

Sábado

Dia 05

19:00

Matriz

Santa Maria no Sábado e S. António Maria Zacarias, Presbítero

- João Ricardo Gravato (6º Mês);

- Armando José Jorge de Matos;

- Maria Celeste Gandrachão Alves, pais e família.

Domingo

Dia 06

09:00

Vilarelho

10:30

Misericórdia

12:00

Matriz

XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

- Anair dos Anjos Gonçalves Geraldo - m. c. Confraria das Almas;

- Artur Marques Rocha - m. c. Confraria das Almas;

- João Ramos Rodrigues;

- Maria Martins Rodrigues, marido e pais;

- Domingos de Jesus Preto, pais e sogros;

- António Luís de Aragão Pereira;

- Joaquim Francisco Lourenço Vieira.

Irmãos e Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia

Povo de Deus