Top Banner
OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: - As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia acabar com a inflação, a corrupção e impedir a expansão do Comunismo. - As reformas feitas pelo Presidente em exercício, João Goulart, desagradavam essa elite, que via o Brasil caminhar a passos largos para um governo Comunista.
13

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

• PRINCIPAIS CAUSAS:

- As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia acabar com a inflação, a corrupção e impedir a expansão do Comunismo.

- As reformas feitas pelo Presidente em exercício, João Goulart, desagradavam essa elite, que via o Brasil caminhar a passos largos para um governo Comunista.

Page 2: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

• O governo Castello Branco (1964 1967)

- Medidas foram tomadas, consideradas de segurança nacional, especialmente contra o Comunismo. Entre essas medidas, os Atos Institucionais, que suspendiam a Constituição e dava plenos poderes ao presidente militar.

- A instalação de Inquéritos Policiais Militares (IPM’s) e uma rede de informação controlada pelo Serviço Nacional de Informações (SNI).

- A extinção das liberdades dos sindicatos, organizações e partidos políticos, que eram substituídos pela ARENA e pelo MDB.

- O fim das eleições diretas para presidente, governador e prefeito nos estados da Federação. O Governo Militar controlava tudo através da Lei de Segurança Nacional.

- A extinção da Lei de Remessa de Lucros, o que fez o país receber investimentos do estrangeiro e a aprovação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o que acabou com a estabilidade no emprego.

Page 3: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

Page 4: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

• O governo Costa e Silva (1967 1969)

- Manifestos populares como greves operárias em SP e MG e passeatas de estudantes organizados pela UNE, que acabou com a morte de um estudante de 17 anos, provocou a passeata dos 100 mil contra o regime militar. Os artistas também manifestaram-se através dos Grandes Festivais da Record.

- A adoção do Ato Institucional nº 5, que inaugurou o período mais sério da Ditadura, também conhecido como os Anos de Chumbo (1968). Foram cassados mandatos de senadores e deputados, estabelecia a pena de morte e exilava todos aqueles que fossem considerados inimigos do regime.

- Foi criado também o Decreto-Lei nº 477, que retirou a liberdade de expressão de professores e estudantes universitários, fato que causou a perseguição a diversos membros ligados a partidos de esquerda;

- Foram criados os órgãos para repressão: Destacamento de Operações e Informações e o Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), além do Departamento da Ordem e Política Social (DOPS), que complementariam o SNI.

Page 5: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

Page 6: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

• O governo Médici (1969 1974)

- Aconteceu o Milagre Brasileiro, uma tentativa de melhorar a economia sem que com isso a inflação voltasse a ser enorme. Os investimentos no país eram estrangeiros e planos importantes como o PIS, o Mobral e o Incra foram criados. O país chegou a crescer 11,2% em 1973.

- Através do I PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) foi possível, através da intervenção estatal na Economia, buscar a integração dos setores públicos para fazer a inflação cair e o país crescer uma média de 8 a 9% ao ano;

- A classe média encontrou facilidades e pôde comprar mais produtos e financiar a tão sonhada casa própria através do Banco Nacional de Habitação (BNH). O país contava com um mercado bem aquecido e uma classe média louca por gastar. O otimismo no país era tão grande que o ministro Delfim Netto disse a seguinte frase: “é preciso fazer o bolo crescer para depois dividi-lo”.

- Repressão interna (Guerrilhas Urbanas) x Copa de 1970: “Esse é um país que vai pra frente!”

Page 7: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

Page 8: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

• O governo Ernesto Geisel (1974 1979)

- Deu início ao processo de Abertura Política no país, ou seja, uma lenta, gradual e segura volta à Democracia. Seu governo enfrentou a Crise Mundial do Petróleo em 1973.

- Controlado pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o Petróleo teve seu preço disparado no mercado internacional e o Brasil era um dos consumidores. Os altos preços elevaram a dívida externa do país para impressionantes 10 bilhões de dólares, o que obrigou o governo a criar o II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento).

- Criou o chamado Pacote de Abril, onde estendia o mandato do presidente para 6 anos, a constituição era ignorada e governava-se por decretos-lei, criação da votação por maioria simples (50%+1) e dos Senadores Biônicos (voto indireto = indicados).

- Acabou com Ato Institucional nº 5.

Page 9: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

Page 10: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

• O governo Figueirêdo (1979 1985)

- Tinha como tarefa continuar o processo de abertura política, com exceção dos que foram punidos pelo AI-1 (Governadores e Prefeitos). Voltaram muitos artistas, alguns políticos e outros injustamente acusados ao Brasil graças à Lei da Anistia.

- Campanhas diversas foram organizadas para buscar os desaparecidos dos governos anteriores, especialmente os que lutaram na Guerrilha do Araguaia (região Norte), mas sem muito sucesso.

- A crise econômica aumentou e o país estava à beira da falência. Negação de empréstimos, aumento da dívida externa, poucos investimentos na área social.

- Para a classe popular a coisa foi pior ainda: desemprego, aumento do custo de vida e redução de investimento em, por exemplo, saúde e educação foram bastante comuns.

- A crise econômica veio com uma vitória na política: a campanha pelas Diretas Já!, Depois da emenda constitucional do dep. Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas e livres em nosso país, pondo fim a 21 anos de regime militar. Apesar de uma grande aceitação da ideia, os brasileiros ainda teriam que esperar mais 5 anos para realizar esta tarefa patriótica que era eleger seus representantes.

Page 11: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

Page 12: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)

• A Cultura durante a Ditadura

- Destaque maior para as produções do Cinema Novo e a safra excelente de diretores, como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, fazendo filmes que se imortalizaram como Vidas Secas, Deus e o Diabo na Terra do Sol, os Fuzis e Macunaíma.

- Importante também foram os grandes festivais de artistas, que cantavam protestos em suas letras de músicas contra a repressão. Exemplos como os Tropicalistas (Gil, Gal, Caetano, Chico) e outros como Geraldo Vandré e Raul Seixas deixaram suas marcas na Música Popular Brasileira (MPB).

- O teatro também teve sua importância, com peças e grupos teatrais revolucionários como o Arena e o Oficina, que mostraram ao Brasil nomes bastante respeitados como Gianfrancesco Guarnieri e José Celso Martins Corrêa.

- Programas eram apresentados por artistas famosos, muitos já não mais entre nós (como Elis Regina) e outros ainda vivos, como Roberto Carlos e Jair Rodrigues marcavam o sentimento de uma juventude que entoava os gritos de “é proibido proibir” e lutava por um novo Brasil.

Page 13: OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985) PRINCIPAIS CAUSAS: -As classes poderosas do país acreditavam que um governo forte, de caráter militar, poderia.

OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL (1964-1985)