Top Banner
Exemplar de assinante MARÉS MARÉS 01h26.................................................................. 1.1 06h24 ................................................................. 0.5 10h21 ................................................................. 0.9 18h04 ................................................................. 0.4 CMYK ALAGOAS R$ 1,00 CO COT AÇÕES AÇÕES Dólar (compra) ........................................1,7770 Dólar (venda) ..........................................1,8790 Euro ....................................................... 2,4004 IGP-M .................................................... 1,1800 Salário mínimo ....................................... 510,00 Poupança ............................................... 0,5000 Deputado quer investigação sobre situação do Lifal Maceió, quarta-feira, 24 de março de 2010 | Ano XVI | Nº 95 | www.ojornalweb.com | Mãe, pai e os irmãos do menino José Sérgio estão preparando uma festa para recebê-lo com alegria; chegada está prevista para os próximos dias O deputado Judson Ca- bral (PT) sugeriu ontem, na Assembleia Legislati- va, que a Casa investigue o Lifal, que reduziu a pro- dução de medicamentos. A denúncia é dos servido- res do laboratório. Página A3 Sempma multa INSS e motel por despejo de esgotos A Secretaria de Meio Ambiente multou ontem um motel, em Jacarecica, e o prédio do INSS, no Centro, por despejarem es- gotos na rede de coleta de águas pluviais. Já tinha havido notificações. Página A9 CRB faz hoje jogo-chave com Corinthians-AL na Pajuçara CRB e Corinthians-AL fazem hoje, às 15h, no Es- tádio da Pajuçara, o jogo de destaque da 15ª rodada do Campeonato Estadual. Outra partida importante vai ser ASA x Santa Rita, em Boca da Mata. Página A14 Após dois anos lon- ge de seus familiares, o menino José Sérgio, de 10 anos, será recebido com uma festa, na Rua Otávio Gomes de Bar- ros, em União dos Pal- mares. Ele foi seques- trado em janeiro de 2008, pelo andarilho Elismar da Silva, e levado para Campos dos Goytaca- zes, no Rio de Janeiro. O menino foi descober- to pelo Conselho Tute- lar e o sequestrador, preso. Quando foi leva- do pelo andarilho, o menino tinha saído de casa para ir ao circo. Página A12 Caso Jéssica: suspeito nega envolvimento Página A12 STJ desmembra o processo da “Navalha” Página A5 CDL lança 8ª edição da Liquida Maceió Página A7 Menino sequestrado em AL é encontrado no Rio Andarilho levou garoto de União dos Palmares para Campos dos Goytacazes (RJ) Sérgio virá para AL Elismar está preso Projeto social reúne mães e filhos da comunidade do conjunto Village Campestre II para criar roupas e acessórios que possuem como base a cultura afro Página B1 Dois Nide Lins Thalysson Alves - Estagiário
20

OJORNAL 24/03/2010

Mar 31, 2016

Download

Documents

OJORNAL 24/03/2010
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: OJORNAL 24/03/2010

Exe

mpl

ar d

e as

sina

nte

MARÉSMARÉS01h26.................................................................. 1.106h24 ................................................................. 0.510h21 ................................................................. 0.918h04 ................................................................. 0.4

CMYK

ALAGOAS RR$$ 11,,0000

COCOTTAÇÕESAÇÕESDólar (compra) ........................................1,7770Dólar (venda) ..........................................1,8790Euro ....................................................... 2,4004IGP-M .................................................... 1,1800Salário mínimo ....................................... 510,00Poupança ............................................... 0,5000

Deputado querinvestigaçãosobre situaçãodo Lifal

Maceió, quarta-feira, 24 de março de 2010 || Ano XVI || Nº 95 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm ||

Mãe, pai e os irmãos do menino José Sérgio estão preparando uma festa para recebê-lo com alegria; chegada está prevista para os próximos dias

O deputado Judson Ca-bral (PT) sugeriu ontem,na Assembleia Legislati-va, que a Casa investigueo Lifal, que reduziu a pro-dução de medicamentos.A denúncia é dos servido-res do laboratório.

Página A3

Sempma multa INSS e motelpor despejode esgotos

A Secretaria de MeioAmbiente multou ontemum motel, em Jacarecica,e o prédio do INSS, noCentro, por despejarem es-gotos na rede de coleta deáguas pluviais. Já tinhahavido notificações.

Página A9

CRB faz hojejogo-chave comCorinthians-ALna Pajuçara

CRB e Corinthians-ALfazem hoje, às 15h, no Es-tádio da Pajuçara, o jogode destaque da 15ª rodadado Campeonato Estadual.Outra partida importantevai ser ASA x Santa Rita,em Boca da Mata.

Página A14

Após dois anos lon-ge de seus familiares, omenino José Sérgio, de10 anos, será recebidocom uma festa, na RuaOtávio Gomes de Bar-ros, em União dos Pal-mares. Ele foi seques-trado em janeiro de 2008,pelo andarilho Elismarda Silva, e levado paraCampos dos Goytaca-zes, no Rio de Janeiro.O menino foi descober-to pelo Conselho Tute-lar e o sequestrador,preso. Quando foi leva-do pelo andarilho, omenino tinha saído decasa para ir ao circo.

Página A12

Caso Jéssica:suspeito negaenvolvimento

Página A12

STJ desmembrao processo

da “Navalha”Página A5

CDL lança8ª edição da

Liquida MaceióPágina A7

Menino sequestrado em AL é encontrado no Rio

Andarilho levougaroto de Uniãodos Palmarespara Campos dosGoytacazes (RJ)

Sérgio virá para AL Elismar está preso

PPrroojjeettoo ssoocciiaall

rreeúúnnee mmããeess

ee ffiillhhooss ddaa

ccoommuunniiddaaddee

ddoo ccoonnjjuunnttoo

VViillllaaggee

CCaammppeessttrree IIII

ppaarraa ccrriiaarr

rroouuppaass ee

aacceessssóórriiooss

qquuee ppoossssuueemm

ccoommoo bbaassee aa

ccuullttuurraa aaffrroo

Página B1

Dois

Nide Lins

Thalysson Alves - Estagiário

Page 2: OJORNAL 24/03/2010

AA22

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

OpiniãoPolícia sonolenta

Ponto de vista

San

O ser humano deve viver, em plenitude, o presente, de olhosno futuro, sem nunca esquecer o passado. Carece acreditar queos sonhos são significativos e, quando bem sonhados, podem sematerializar. Por isso, cultivá-los ou exorcizá-los, conforme ocaso, é uma arte. Manter claro na mente, episódios diversos daexistência, comuns ao cotidiano e valorizar as reminiscênciascomo fonte de sabedoria implícita é o rumo certo para se atingiro “podium” da vida.

Quando criança, adorava balear lagartixas com um estilin-gue. Certo dia dormitava uma sesta quando, talvez impressio-nado com a última caçada, vi claramente a imagem de uma dasvítimas, em tamanho gigante e com patas dianteiras, despropor-cionadamente, menores que as traseiras, nas quais se apoiava.Os dentes de um só tipo, grandes, afiados, tinham um serrilha-do lateral e, ela me olhava descomunal por cima das copas dasárvores. Vi-a mexer-se. Juntei todas as forças e iniciei a correr, omais rápido que pude em sentido contrário ao seu. Suas pernasenormes faziam-na “voar” em minha direção. Em determinadomomento, caí. Fechei os olhos, coloquei as mãos na cabeça e es-perei o pior. Para minha supresa, o monstro, me ignorando, sejogou sobre um seu semelhante, devorando-o. Acordei sobres-saltado e nunca mais usei aquela arma artesanal. Esta visão se-ria contemporânea se, então, já houvesse assistido à monumen-tal performance de Tyranossauro Rex, em Jurassic Park I, II, III eetc..., mas ela ocorreu quando eu, então com menos de sete anos,morava na cidade de Coruripe, onde meu pai, era magistrado.

Mais recentemente, mas não há menos de uma década, tiveoutro sonho que também me marcou. “Estava dependuradopelo colarinho, junto a milhares de outras pessoas, em um varalque se movia lentamente em direção a uma enorme máquina demoer carne, estrategicamente fixada no beiral de uma grandemesa. O resultado desta operação, caia diretamente nos pratosde alguns poucos ocupantes daquele móvel, que, gananciosa-mente, se locupletavam, ingerindo a maior quantidade possívelde partes humanas, procurando não deixar nada para os seusvizinhos e chegando algumas vezes a tentar abocanhá-los. No-tei, também, que alguns dos meus companheiros de espera,conseguiam, com muito esforço e luta, desvencilhar-se da cordaque os levaria ao trituramento e minha surpresa maior, eraconstatar que, aqueles felizardos, ao invés de fugirem para lon-ge, disputavam um espaço à mesa e faziam pior do que os anti-gos comensais como querendo recuperar o tempo perdido”. Noexato momento em que seria tragado pela hedionda engrena-gem, acordei.

Os anos passaram, e nunca esqueci aquelas imagens. Emmomentos de meditação procurava interpretá-las. Hoje, percebohaver sonhado com a vida , com o cotidiano dos adultos. Acompetição, a deslealdade e a inveja, fazem de nossa era umaarena de concorrência constante onde como em meus sonhos, oanimal, racional ou não, procura devorar seu semelhante.

A lagartixa, o homem e amáquina de moer carne

“Hoje, percebo haver sonhado com avida , com o cotidiano dos adultos”

Alberto Rostand LanverlyProfessor da Ufal e membro da Academia Maceioense de Letras

Cartas à Redação: [email protected]

As mulheresalém dobatom

“Como não se conseguedeter para sempre o

progresso, as mulheresforam rompendo

barreiras econquistando

novosespaços”

Marcos AlencarGerente de Marketing eComunicação do Sebrae emAlagoas, com formação emRelações Públicas, pela UFAL(1992) e mestrado emComunicação, pela UFRJ (2001).

Quando Vinícius de Moraesexpressou o seu pensamento, nadapoético, na frase “Que me perdoemas feias, mas beleza é fundamen-tal”, vivíamos num país totalmentediferente do atual e amplamentedesfavorável para o empreendedo-rismo feminino. A “liberdade” fe-minina começava a ser despida,mas de maneira equivocada.

Com raras exceções, as mulhe-res eram educadas para se casar econstituir família. Fugir a essescript era “imperdoável”. Na posi-ção de “rainha do lar”, mas escravado marido e dos filhos, a mulherbrasileira do século passado, quan-do ousava sonhar em empreender,corria o risco de ser caricaturadacomo “um homem de saias”.

O máximo que a sociedademachista admitia era destinar asmulheres às ocupações “tipicamen-te femininas”. Elas podiam ser cos-tureiras, bordadeiras, domésticas,artesãs, boleiras..., desde que nãosaíssem dos territórios de suas resi-dências. Afinal, acordar às cincohoras da manhã, preparar o café,arrumar as crianças, limpar a casa,lavar roupa, cozinhar, ajudar os fi-lhos na lição, preparar o jantar, co-locar as crianças para dormir e ficarbela e formosa para receber os “ca-rinhos” do marido à noite, eramatividades prioritárias.Empreender era um “sonho” vistocom muito preconceito pela socie-dade.

Como não se consegue deterpara sempre o progresso, as mu-lheres foram rompendo barreiras econquistando novos espaços. Os“pequenos grandes” gestos de li-berdade deixaram de ser conside-rados “atos de rebeldia” para abrire pavimentar os caminhos do mer-cado de trabalho.

“O sexo frágil, que não foge àluta” soube esperar. Agora, a prio-ridade não é mais casar ou consti-tuir família para ser feliz. As mu-lheres são felizes livres, inclusivedos “laços matrimoniais”. O maiordesafio que empreendem, porém, épela busca da realização integral.

E como o mundo gira, as mu-lheres compreenderam que a em-presa não é apenas a família; queseus filhos não são empregados; eque o marido há muito tempo dei-xou de ser patrão. Nesse movimen-to evolutivo, elas avançaram nomercado de trabalho e hoje sãomais de 32 milhões de trabalhado-ras. Mais que isso: de acordo comdados do Global EntrepreneurshipMonitor (GEM), 48% dos empreen-dedores adultos são mulheres, oque demonstra a força do em-preendedorismo feminino e apre-senta um cenário que se ampliaano a ano.

Assim, apesar de tantas exigên-cias da sociedade e das conquistasque tiveram, há mais desafios pelafrente. Um deles depende exclusi-vamente delas: nem viver na sub-missão das “Amélias”, como nopassado, nem se espelhar na con-duta dos “diabos que vestem Pra-da”, do presente. Se encontrarem oequilíbrio terão aprendido a lição, eaí poderão nos ensinar o caminho.

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

Sucursais

MMAARRAAGGOOGGII – SUCURSAL COSTA DOS CORAIS END. PRAÇA BATISTA ACIOLY, Nº 43 CENTRO – FONE – 3296-2221E-MAIL: [email protected]

AARRAAPPIIRRAACCAA – SUCURSAL AGRESTE END. PRAÇA LUIZ PEREIRA LIMA, 287, 1º ANDAR, SL 09 CENTRO - FONE - 3521-4608E-MAIL: [email protected]

JORNALO JORNALOEDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDAe-mail: [email protected] site: www.ojornalwebcom

Av. Gustavo Paiva, 3771 - Mangabeiras - Maceió -AL - CEP: 57037-280

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Deraldo [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

FFTTPPII

Coordenador Editorial - Voney [email protected]

Chefe de Reportagem - Vera Valé[email protected]

Editora de Cidades - Flávia [email protected]

Editor de Política - José Á[email protected]

Editora Nacional/Internacional - Vera [email protected]

Editor de Economia - Marco Auré[email protected]

Editor de Esportes - Victor [email protected]

Editora de Cultura - Alessandra [email protected]

Editor de Veículos - Gabriel [email protected]

Editora de Turismo - Nide [email protected]

Editor Gráfico - Alberto [email protected]

Editor de Fotografias - Marco Antô[email protected]

PABX(082) 4009-1900

FAX/REDAÇÃO(082) 4009-1950

FAX/COMERCIAL(082) 4009-1960

CLASSIFICADOS(082) 4009-1961

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (082) 4009-1919

Vendas avulsas

Alagoas: Dias úteis - R$ 1,00 Domingos - R$ 2,00Nºs atrasados - R$ 4,00Outros estados: Dias úteis - R$ 3,00Domingos - R$ 5,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral - R$ 185,00Anual - R$ 370,00

Assinaturas em outros estados:Anual - R$ 560,00 / Semestral - R$ 280,00

Em Arapiraca, a dedicação da polícia para escla-recer o roubo de uma corda de fumo é maior do quepara elucidar um assassinato. Parece que, quantomais cruel for o crime de homicídio, menos impor-tância ele tem. Pelo menos, o comportamento da ins-tituição que tem o papel constitucional de investigarcrimes dessa natureza está revelando isso.

Aconteceu nos últimos dias. Duas mulheres –uma menina de 18 anos e uma jovem mãe – forammortas na cidade com os mais cruéis requintes deperversidade. Para o primeiro caso, que já fez ummês, a polícia não apresentou nenhuma informação.

No meio da noite, a mulher foi retirada de dentrode casa, onde dormia com os filhos menores, tortura-da, espancada, assassinada e teve o corpo jogadonum brejo. A família já fez protestos, a vizinha co-brou e a polícia local deu o silêncio como resposta.

No caso mais recente e igualmente cruel, umamenina de 18 anos, foi sequestrada, estuprada, tor-turada e assassinada. Ontem, 48 horas depois docrime, a família tinha apenas informações de “ouvidizer”. Oficialmente, a polícia ainda não tinha ini-

ciado as investigações. Talvez estivesse esperando ocriminoso arrumar dinheiro e pegar um ônibus paraSão Paulo, como sempre ocorre nesses casos, no in-terior do Estado.

Também para esse caso, a sociedade se mobilizounum grande protesto pelas ruas do centro deArapiraca. Mas, se nem a crueldade neste crime sen-sibilizou as autoridades policiais, imagine-se umasimples passeata de estudantes, familiares e amigosda vítima.

Ontem, por telefone, o principal suspeito nessecaso disse que está em casa esperando a polícia paracontar tudo o que sabe sobre o ocorrido. Enquanto eleestá disposto a falar, os delegados estão esperando olaudo do IML para saber se a jovem foi realmente es-tuprada. Se o exame der positivo, o crime deve ser in-vestigado por uma delegada especial. Senão, o dele-gado distrital vai pegar o caso.

Enquanto a polícia alagoana não se decide, o cri-minoso vai ganhando terreno e, a essas alturas, jádeve estar bem longe dos olhos ou do faro da políciaalagoana.

José Jair Barbosa PimentelJornalista e escritor

O Menino Petrúcio eoutros mitos

“A fé cresceu e perpetuou-sepelas gerações seguintes a décadade 1950, quando ele morreu”

Nos cemitérios de Nossa Senhora da Piedade, de São José enuma igrejinha do bairro de Santa Amélia, além da “Gruta doPadre” no Bom Parto, se escondem mitos, “causos” que ficaramno imaginário dos meceioenses desde o século XIX. Nada foi com-provado, mas perpetuou-se e tem até mesmo um bloco de carna-val: “A Mulher da Capa Preta”, faz sucesso a cada ano no JaraguáFolia, com centenas de foliões exibindo a camisa com a estampada “homenageada” e ainda uma boneca mostrando a capa preta eo frevo autêntico.

Carolina Sampaio Marques era uma jovem linda e da alta so-ciedade. Mas morreu donzela e foi sepultada no Cemitério deNossa Senhora da Piedade, no Prado. Um jovem também bur-guês, participava de um baile no sofisticado Clube FênixAlagoana, quando conheceu, paquerou, dançou e namorou com abela maceioense. No final do baile, numa madrugada fria, elelevou-a para casa, emprestando sua capa preta. Despediu-se eprometeu voltar no outro dia para pegar a capa. Assim fez. Bateua porta e uma senhora atendeu. Ele perguntou por Carolina. E elamostrou sua foto na sala, afirmando que ela havia morrido e esta-va sepultada no Cemitério do Prado. Ele ficou estarrecido, vendoa foto daquela que havia se apaixonado. Foi ao local do mausoléu,viu o epitáfio e prometeu que faria uma estátua com a capa. E issoaconteceu mesmo. Continua lá e virou uma brincadeira deCarnaval.

No Cemitério de São José, Trapiche da Barra, um túmulo é omais visitado no Dia de Finados. É o do “Menino Petrúcio”, quemorreu de tuberculose aos 12 anos de idade e a família e vizinhoscomeçaram a rezar por ele e esperar milagres. Era raquítico,pobre, mas com a família extremamente católica. E a romaria co-meçou em seu túmulo com apenas uma cruz de madeira e seunome. Todos os devotos se juntaram e construíram um mausoléu,que fica logo na entrada do Cemitério, pelo lado esquerdo. A fécresceu e perpetuou-se pelas gerações seguintes a década de 1950,quando ele morreu. A cada 2 de novembro se forma uma verda-deira romaria, com velas e flores, para reverenciar esse meninopobre que muitos consideram santo.

No atual bairro de Santa Amélia, vivia uma familia que tinhaentre os filhos, a adolescente Amélia. Na época eram poucas casase ela costumava brincar com seus irmãos ou mesmo fazer cami-nhadas sozinha pelo meio da mata. Um dia foi atacada por margi-nais, em momentos de terror, com estupro e morte. Os pais encon-traram o cadáver já em decomposição, fizeram o enterro e constui-ram uma capelina em louvor a Santa Amélia. Começa então a ro-maria, com os devotos acreditando que a menina fazia milagres eperpetuou-se até hoje. O bairro cresceu, tornou-se um dos preferi-dos para construção de mansões com vista panorâmica para alagoa Mundaú e o o mais belo por-do-sol da cidade. Mas a capeli-nha continua lá, em homenagem a esse menina que tornou-se“santa”.

No Bom Parto, já na divisa com o Mutange, existe a chamadaGruta do Padre, motivo de artigo que fiz aqui mês passado. A histó-ria do Padre que transava com uma milher casada e o marido quan-do soube, matou o reverendo e colocou sua cabeça numa árvoreexatamente na gruta. As pessoas que passavam pelo local, ouviamgritos de dor e começaram a espalhar, afirmando que era o gritodo padre. Nunca ninguém comprovou tal assassinato, nem a exis-tência do padre e dessa beata adúltera, nem de seu marido traído.Mas a lenda se perpetuou e até hoje é conhecida como “Gruta doPadre”,já urbanizada e de acesso do Bom Parto ao Pinheiro.

Yvette Maria MouraJornalista

O amor feminino naconstrução da vida

“Jesus foi o primeiro e maior feminista de todos os tempos”

No livro Ave Luz, o espírito Shaolim conta,através da psicografia de João Nunes Maia, queJoão pede a Jesus para falar sobre o amor. “O amoré o único nome que pode substituir Deus. Ele sus-tenta a vida em todos os seus ângulos. Sem amor,desaparece a própria vida” – afirma o Cristo.

- Nós não podemos perder tempo no aprendi-zado do amor. Tudo em que nos esforçarmos para aconcretização do bem é algo de amor projetado nopróximo. E, se nasceu dentro de nós, ilumina-nosprimeiro. O amor dá vida na vida de Deus.

E conclui falando sobre a sua própria experiên-cia com o amor: - O amor que eu tenho a todas ascriaturas é o amor de Deus que passa por mim, porachar sintonia em meu coração.

Desde aquela época Jesus vem conclamando oshomens a criarem sintonia em seu coração para me-lhor recepcionar o amor de Deus: - “Quem quiserme seguir, pegue a sua cruz e siga-me!”. Convida,colocando-se como “caminho, verdade e vida”,através de quem se chegará à plenitude.

E muitas mulheres, mais dóceis aos apelos doAmor Maior, têm carregado as suas cruzes pessoaise coletivas, inerentes à condição feminina, com re-signação e heroísmo por amor ao Cristo. Por contadisso, muitos atribuem a submissão e a vulnerabili-dade da mulher ao Cristianismo.

A atriz e educadora carioca Alcione Peixoto des-cobriu, no entanto, nas suas incursões pelos textossagrados, que o principal responsável por essa rea-lidade, ainda tão forte em algumas sociedades, nãofoi Jesus de Nazaré, mas o Judaísmo. Para a socie-dade judaica, a mulher tinha pouco ou nenhumvalor. Sua condição social chegava a ser inferior àdos escravos, cabendo a ela as tarefas mais humi-lhantes, e sendo-lhe negado o direito aos estudos eao conhecimento das leis. A mulher era um objetode cama e mesa, que passava do julgo paterno parao do marido.

Segundo a autora de A Mulher no Evangelho, Je-sus foi o primeiro e maior feminista de todos os tem-

pos, tendo destacado a mulher em várias oportuni-dades e lhe colocado sempre em condições de igual-dade com os homens, moral e intelectualmente.

Quando foi recebido em Betânia, por exemplo,ao ouvir as reclamações da irmã mais velha deMaria – que se encontrava aos pés do amigo da fa-mília, bebendo cada palavra que saia da sua boca –,Jesus redarguiu com uma carinhosa advertência: -“Marta, Marta. Maria escolheu a melhor parte”. Emnenhum instante recriminou a irmã caçula de Láza-ro por estar participando de uma atividade eminen-temente masculina, mas enalteceu a sua escolha.

Noutro momento, ao conversar com a samarita-na, à beira do poço, Jesus escolhe uma representan-te do sexo feminino para mensageira da sua BoaNova dentro daquela comunidade, que era tãomarginalizada.

Em outra passagem, o Mestre recebe a pecado-ra de Magdala como se já a esperasse. Ao ser ques-tionado por ser tão receptivo com uma mulher de“má vida”, Jesus faz deferência àquela que lavou osseus pés com óleos finos e os enxugou com os pró-prios cabelos, enquanto que o seu anfitrião sequerlhe oferecera água para lavar as mãos.

Foi no cadinho doméstico que a mulher desen-volveu qualidades como a intuição e a inteligênciaemocional – hoje tão valorizadas no mercado detrabalho. Assim foi com Joana, Madalena, a mulheradultera, entre tantas outras, e com a própria mãede Jesus – a quem Ele elevou à condição de “mãeda humanidade”, quando, diante do sofrimentomaterno, anunciou a futura missão a ser abraçadapor ela: - Mãe, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tuamãe.

E é homenageando Maria de Nazaré que euconcluo, hoje, a “Série das Marias”. Ela que é o sím-bolo maior do amor feminino na construção davida: amor que gera vida da própria vida, aconche-ga no peito o filho alheio, pratica a ciência da paz etem o poder de transformar o mundo educandocom responsabilidade.

Page 3: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

PolíticaAA33

Ministério da Educação indicaprofessor para a direção do IfalChegada de Irineu Colombo se deve a atraso na eleição para direção do instituto

Alexandre H. LinoRepórter

O professor Irineu Colomboassume hoje a direção do Ins-tituto Federal de Ciência e Tec-nologia de Alagoas (Ifal), anti-go Cefet. Ele, que é de Foz doIguaçu no Paraná, vem comointerventor do Ministério daEducação, devido ao atraso naconvocação de eleições para su-cessão do mandato do atual rei-tor da instituição, Roland Gon-çalves. Com a chegada de téc-nicos do Ministério, ficou deci-dido que a eleição para esco-lha do novo reitor do Ifal e dosdiretores-gerais dos quatrocampi ocorrerá no dia 12 demaio deste ano e a campanhaterá início no dia 1º de abril.

O mandato do atual reitorRoland Gonçalves, que assu-miu em 2006, será concluído nodia 31 deste mês e, como o cargoficará vago, o Ministério indicouo nome do diretor Irineu Co-lombo para conduzir todo pro-cesso eleitoral até a posse donovo reitor e dos diretores-gerais dos campi Maceió, Satu-ba, Marechal Deodoro e Palmei-ra dos Índios. Gonçalves é can-didato à reeleição e disputa comos professores Sérgio Teixeira eGivaldo dos Santos.

Desde o início da semana,o secretário de Educação Pro-fissional e Tecnológica do Mi-nistério da Educação, EliezerMoreira Pacheco, está emAlagoas, agilizando decisõespara o início da intervenção.Evitando polemizar, o secretá-

rio explicou que não se trata deuma intervenção, pois esta pos-sibilidade só ocorre quando hásuspensão de mandato e, nestecaso, a gestão do atual reitor seexpira no final do mês.

“Estamos apenas cumprin-do o estatuto dos institutos fe-derais que recomenda a indica-ção de um gestor caso haja va-cância. Não optamos por umservidor do Ifal para evitar aparcialidade na escolha do pró-ximo reitor, pois primamos pelaplena democracia”, disse o se-cretário, falando que mesmocom a chegada do novo diri-gente será mantida o calendá-rio eleitoral.

Por telefone, Roland Gon-çalves também negou a inter-venção. Para ele, o professorvem como interino indicadopelo próprio ministro devidoao final do mandato que ter-minou em janeiro, mas foi pror-rogado até o fim de março.“Não tem nada de intervenção.O próprio ministro tomou essadecisão não só aqui, mas emoutras unidades espalhadaspelo País”, explicou.

Segundo o reitor, uma difi-culdade na composição da co-missão eleitoral foi a responsá-vel pelo atraso. “Já resolvemosessa situação e a eleição estáconvocada”, afirmou, demons-trando muita tranqüilidade. Namanhã de ontem, o calendárioeleitoral foi aprovado peloConselho Superior do Ifal, for-mado por representantes dealunos, professores e da socie-dade civil.

COM COMUNIDADE

OAB/AL fala sobredireitos humanos

A Comissão de DireitosHumanos da Ordem dosAdvogados do Brasil (OAB)em Alagoas dá início ama-nhã, no Jacintinho, ao proje-to “Direitos Humanos ContraPedofilia”. Voltado principal-mente para mães e professo-res, o projeto pretende discu-tir e debater casosreais de abuso eexploração sexualcontra crianças,com o objetivo deconscientizar, des-pertar para o pro-blema e orientar afazer denúncias.“É uma formaque encontramosde ajudar a cons-truir a consciênciacidadã”, observao advogado Gil-berto Irineu, presi-dente da Comis-são.

Segundo ele, o projeto se-rá desenvolvido quinzenal-mente em diferentes bairrosda periferia de Maceió, co-meçando a partir das 14h30de amanhã, pela Escola Mu-nicipal Eulina Alencar, no Ja-

cintinho. “Em cada momen-to de realização do projeto,estarão presentes membrosda Comissão de Direitos Hu-manos, psicólogos e conse-lheiros tutelares, que busca-rão relacionar casos aborda-

dos pelas mães edemais partici-pantes com a rea-lidade de abuso eexploração dascrianças”, explicaIrineu.

Além do ad-vogado GilbertoIrineu, farão pa-lestras a psicólo-ga e professorada UniversidadeFederal de Ala-goas (Ufal) Leô-nia Tenório - quefalará sobre as

consequências emo-cionais, psicológicas, físicase morais da pedofilia - e aconselheira tutelar CecíliaOliveira da Silva, que expli-cará qual o papel do Conse-lho na defesa da criança,além de dar orientações so-bre o atendimento prestadoàs vítimas de abuso.

NA ASSEMBLEIA

Deputado defende investigação no LifalDa Editoria de Política

Na sessão ordinária de ontemda Assembleia Legislativa, o de-putado Judson Cabral (PT) disseter conversado com servidoresdo Laboratório Industrial eFarmacêutico de Alagoas (Lifal),os quais relataram a situação de-cadente vivida pelo órgão atual-mente, com sua produção redu-zida. O parlamentar sugeriu umainvestigação do Legislativo notrabalho do laboratório.

De acordo com Cabral, oórgão tem estrutura para produ-zir 28 tipos de medicamentos, aexemplo do chamado coquetelanti-Aids, mas atualmente suaprodução é de apenas quatrosubstâncias. Conforme seu rela-to, os servidores do laboratórioestão insatisfeitos e desestimu-lados. “Eu sugiro que esta Casacumpra seu papel fiscalizador epeça explicações à direção doórgão. Se for necessário, até atra-

vés de uma CPI [ComissãoParlamentar de Inquérito]”, su-geriu o petista.

Ele lembrou que não é a pri-meira vez que o Lifal enfrentatal situação. “O governo doEstado trata o órgão como se elenão tivesse importância. O labo-ratório já esteve na imprensa, vá-rias vezes, devido a denúnciasde malversação”, recordou Jud-son Cabral. Diante do pronuncia-mento, o deputado Antonio Al-buquerque (PTdoB) adiantouque coloca seu nome à disposi-ção para o trabalho de fiscaliza-ção no órgão.

O deputado Rui Palmeira(PSDB) explicou que foi infor-mado que a direção do Lifal estárecorrendo contra um contratofirmado por gestões anteriores,considerado pernicioso à admi-nistração pública. “Daí a neces-sidade desta Casa investigar ocaso”, ressaltou o deputado Jud-son Cabral.

Reajuste para procuradores da CasaCom os votos contrários da

bancada do PT, a AssembleiaLegislativa aprovou ontem, emprimeira votação, o reajuste dosprocuradores da Casa. O proje-to da Mesa Diretora prevê queeles passem a receber R$ 17 mil,assim como recebem procurado-res de Estado, juízes e promoto-res no início de carreira. Atual-mente, assim como cada deputa-do, os procuradores recebem R$9,6 mil. A segunda votação estámarcada para hoje. Se for apro-vado, como tudo indica, o textosegue para sanção do governo.

O projeto ainda autoriza aProcuradoria Geral do Estado afazer a defesa privada dos de-putados estaduais. Para os pe-tistas, a iniciativa constitui umaanomalia jurídica, por permitirque parlamentares indiciados naOperação Taturana da Polícia

Federal, por exemplo, sejam de-fendidos por advogados pagopelo próprio Estado.

“O mais grave é saber que osprocuradores de Estado, ao invésde realizarem uma defesa públi-ca, agora também poderão fazera defesa dos deputados estaduaisindiciados na Operação Tatura-na, que não mais precisarão con-tratar advogados”, destacou odeputado petista.

Ele lembrou que pediu umestudo financeiro sobre o proje-to. “Quando este projeto chegouà Casa, havia cobrado um estu-do de impacto financeiro, o quefoi feito, segundo a Mesa Dire-tora. Contudo, além de reajus-tar o salário dos procuradoresda Assembleia, a matéria tam-bém beneficiará muitos procu-radores hoje aposentados”, co-mentou Paulão.

Contexto

EXPRESSASE os vetos do governo a emendas dos deputados esta-

duais ao Orçamento do Estado para 2010, que foram der-rubados?

As movimentações do Executivo para levar a questão à Justiçaseguem no estilo tucano: bem devagarinho...

Começam a vir à tona denúncias de “carteiradas” deintegrantes de outras instituições do Estado.

Já pensou se a tendência pegar mesmo?

[email protected]

TEM QUE PAGARA presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Elisabeth

Carvalho Nascimento, acatou a decisão de primeiro grau e indefe-riu o pedido de suspensão de liminar impetrado pelo Estado, deter-minando que o Executivo retome o pagamento da pensão por mortea Éricka Patrícia Vasconcelos Cavalcante. A decisão está publicadano Diário de Justiça Eletrônico de ontem. Éricka Patrícia teve bene-ficio concedido em 1984 porque, na época, foi constatado que era filhasolteira, sem renda própria e dependente do servidor público ManoelApolônio de Oliveira, falecido naquele ano. O Estado alega que aSecretaria de Gestão Pública (Segesp) cancelou o pagamento do be-neficio a impetrante pela ausência de comprovação anual da condi-ção de solteira e de carecedora de economia própria, fatores exigidospela legislação anterior. Mas a desembargadora Elisabeth CarvalhoNascimento, relatora do processo, observou que não foi demonstra-do pelo Estado como a continuação do pagamento da pensão pode-rá causar grave lesão à ordem pública ou à economia.

SAIA JUSTA 1

Na entrega do Troféu Lagoa Mar, no último final de se-mana, uma figura do secretariado tucano discursou exal-tando diversas realizações do governo do Estado, enalte-cendo obras e ações. Só que “o tiro saiu pela culatra”, comose diz no popular. Antes, o ator convidado para a festa,Anderson Müller, usou o microfone para dizer que encon-trou a cidade de Maceió diferente por conta de várias obrasna capital, como também o próprio AeroportoInternacional Zumbi dos Palmares.

SAIA JUSTA 2

Só para lembrar, as obras que chamaram a atençãoforam realizadas no governo de Cícero Almeida (PP), doex-governador Ronaldo Lessa e com a participação funda-mental do governo federal através do presidente Lula. Ostucanos presentes não ficaram nem um pouco contentes.

FOGO AMIGO

O secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, está com-pletando dois anos à frente do cargo e, em entrevistas, temdito que quando chegou pouco havia sido feito em termosde condições de trabalho para a área de segurança pública.Ele parece ter esquecido que o governo tucano está noquarto ano de mandato...

MÁRCIO FORTES

AAssembleia Legislativa aprovou, em sessão na sema-na passada, projeto de lei de autoria do deputado ArthurLira (PP) que concede ao ministro das Cidades, MárcioFortes, o título de cidadão honorário de Alagoas. Lira justi-fica em seu projeto que a outorga da cidadania alagoana aoministro tem como base “os relevantes serviços que omesmo presta no desenvolvimento do estado de Alagoas,notadamente de Maceió”. A data da sessão para entrega dotítulo ainda será marcada. Agora, imagine que tipo dehomenagem o presidente Lula mereceria do povoalagoano, pela quantidade de investimentos no Estado.

REUNIÃO

O PMN realizou, na noite da última segunda-feira, noauditório do Hotel Colonial, na Ponta Verde, sua segundareunião objetivando o debate em torno das definições sobredisputa eleitoral deste ano. Ao término do encontro, lide-ranças da legenda referendaram os 16 nomes que represen-tarão o PMN nas eleições de outubro próximo. E sinaliza-ram ainda com a possibilidade de outros postulantes a as-sento na Assembleia Legislativa surgirem até as conven-ções partidárias, no final de junho.

JUSTIÇA ITINERANTE

O programa Justiça nos Bairros, promovido pela coor-denação da Justiça Itinerante em parceria com o Tribunalde Justiça, será realizado no próximo dia 27 de março, das8 horas da manhã às 17 horas, na Escola Estadual LauraDantas, do Cepa, no Farol. O objetivo é dar mais celeridadeao julgamento dos processos de menor complexidade.Divórcio e separação consensual, alvarás de até quatro salá-rios mínimos, reconhecimento de paternidade, retificaçãode registro civil, suprimento de óbito e oferta de alimentosserão alguns dos processos a serem apreciados durante aação.

FAJARDO

O vereador de São Luís do Quitunde, José Fajardo(PMDB), não resistiu às complicações decorrentes de umacirurgia no fígado e faleceu na manhã de ontem. Segundoo portal Ojornalweb.com, ele estava internado havia 15 diasem um hospital particular de Maceió. O corpo está sendovelado na Câmara Municipal de São Luís e o sepultamentoacontece na manhã de hoje, no Campo Santo Parque dasFlores, em Maceió. Fajardo foi secretário municipal deAdministração e vereador por três mandatos.

Professor Irineu Colombo vai conduzir todo processo eleitoral do Ifal

Irineu: “É uma forma de ajudar a construir consciência cidadã”

Projeto será

desenvolvido

a cada 15

dias, em

diferentes

bairros da

periferia

Yvette Moura

Page 4: OJORNAL 24/03/2010

Da Editoria de Política

O secretário municipal deEducação, Thomaz Beltrão,apresentou ontem aos verea-dores de Maceió os númerosreferentes à educação públicada capital alagoana, na Câma-ra Municipal. Ele foi convida-do, juntamente com o secretá-rio estadual de Educação,Rogério Teófilo, por iniciati-va da vereadora Heloisa Hele-na (PSOL). No plenário daCâmara, Beltrão reforçou aapresentação dos eixos de dis-cussão definidos pelas pré-conferências municipais e naestadual, especialmente a in-tegração das redes públicasde ensino.

De acordo com Beltrão, aeducação pública conseguiuum ganho significativo coma revogação de um artigo dasDisposições Transitórias daConstituição Federal de 1988,a qual colocava em oposiçãoos investimentos na educaçãobásica em relação à superior.“Isso implica na colaboraçãodos entes federados e moti-

vou a implantação da educa-ção básica de nove anos, o queocasionou no reaparelhamen-to da rede”, explicou ele.

Nessa questão, o secretáriorevelou investimentos comoa renovação da chamada linhabranca nas escolas (geladei-ras, fogões, microondas), en-trega de quase 9mil carteirasescolares com a chancela daAssociação Brasileira de nor-mas Técnicas (ABNT) e o au-mento no número de vagas,de quase 4mil para este ano.“Apresentamos um detalha-mento de atividades e açõesda Semed”, afirmou ThomazBeltrão.

A vereadora Heloisa Hele-na explicou que a Comissãoda Criança e do Adolescente,da qual ela faz parte, visitoudiversas escolas da capital em2009 e identificou problemasenfrentados por pais e alunos,como dificuldade em garantira matrícula devido a deman-da em algumas comunidades.“Com isso, constatamos umdéficit de 60% de vagas naeducação infantil. Vamos ou-

vir e só depois decidiremosqual encaminhamento serádado”, prometeu ela.

Ainda de acordo com He-

loisa, a comissão conseguiurelocar cerca de R$ 3,5 mi-lhões do orçamento da pre-feitura de Maceió para cons-

trução de escolas em áreas demaior vulnerabilidade. Pelosdados apresentados ontempela Secretaria Municipal de

Educação, a rede possui 300professores, mas precisaria demais 300 para atender à de-manda de alunos.

VAGAS - O secretárioThomaz Beltrão disse queforam abertas quatro milvagas nas escolas e 200 pro-fessores foram chamados.

“Há um pedido para a rea-lização de concurso público econtratação de 600 serviçosgerais”, explicou Beltrão. “Aeducação vem sofrendo umprocesso de transformação,que vem do Governo Federal.Nós hoje temos escolas me-lhores, a gestão funciona deforma compartilhada, unindoGoverno e Prefeitura, masmuito ainda precisa ser feito”,disse o vereador MarceloPalmeira (PV).

A presidente da comissãode Educação da Câmara, ve-readora Tereza Nelma (PSB),se disse entusiasmada com aunificação das matrículas esugeriu que o poder públicoestenda a iniciativa para ou-tras áreas.

CMYK

Em explanação para vereadores, Thomaz Beltrão revelou que investimentos na área estão sendo feitos

Catarina já exerce cargo de desembargadora desde 28 de janeiro

SANTANA DO IPANEMA

Juizado Especial nacidade é reinaugurado

Na última segunda-feira, nomunicípio de Santana do Ipane-ma, foi reinaugurado o prédio doJuizado Especial Cível e Criminal(JECC) do município. Segundoo Tribunal de Justiça, através desua Diretoria de Comunicação,o objetivo da reforma, que teveinvestimento de mais de R$ 100mil, foi melhorar as instalaçõesfísicas e, conseqüentemente, apri-morar os serviços da Justiça paraa população.

A apresentação de uma or-questra sinfônica composta porjovens e crianças do municípiodeu início à solenidade, que con-tou com a presença de autori-dades civis e militares, magis-trados e servidores do Judiciárioe representantes do Poder Exe-cutivo municipal.

Denominado Vereador Ab-don Marques, o Juizado Especialtem competência para concilia-ção, processo e julgamento decausas cíveis de menor comple-xidade de causas que não exce-dam quarenta salários mínimos,excluindo as ações de naturezaalimentar, falimentar, fiscal e deinteresse da Fazenda Pública.

“Com as novas instalações,magistrados e servidores pode-rão melhor desempenhar seusserviços diários e, consequente-mente, melhor atender a popu-lação santanense”, destacou ajuíza Francisca Arlinda, respon-sável pelo JECC de Santana doIpanema, que também rendeugrandes homenagens ao verea-dor Abdon Marques, que, porcinco vezes, fez parte da CâmaraMunicipal de Santana.

O promotor de Justiça JoséAntônio Malta Marques, filho

do homenageado do dia, con-tou um pouco da trajetória doseu pai e de sua família e disseestar muito honrado por poderver o nome de seu pai em umdos prédios do Judiciário do mu-nicípio. “Apesar de não ter estu-dado Direito e exercido qualquerfunção do Judiciário, meu pai foiuma pessoa que praticou a jus-tiça todos os dias da sua vida,sempre preocupado com os cida-dãos santanenses e em melho-rar a qualidade de vida da popu-lação”, disse o promotor.

HOMENAGEM - Asoleni-dade de reinauguração foi presi-dida por outro filho do vereadorAbdon Marques, o desembarga-dor José Carlos Malta Marques,que representou, na oportunida-de, a presidente do Tribunal deJustiça, desembargadora Elisa-beth Carvalho Nascimento, que,por motivos de saúde, não par-ticipou do evento. A CâmaraMunicipal de Santana do Ipane-ma homenageou, através deuma moção honrosa, a presiden-te do TJ, pelos serviços prestadosà população alagoana durantesua gestão à frente do Judiciário.O desembargador Alcides Gus-mão da Silva recebeu o título dasmãos do presidente da Câmara,vereador Enaldo Melo.

“É uma homenagem a umagrande mulher, uma sertanejaque nunca esqueceu do povo so-frido da nossa região e que temse preocupado, à frente doJudiciário, em aproximar a Jus-tiça do povo mais humilde, prin-cipalmente os que residem nointerior do Estado”, disse Enal-do Melo.

DESEMBARGADORA

Catarina toma possesolene no Tribunal

Acontece hoje, às 17 ho-ras, no plenário do Tribunalde Justiça, a posse solene danova desembargadora Ma-ria Catarina Ramalho. Ama-gistrada ascendeu ao cole-giado pelo critério de mere-cimento e tem exercido, des-de o dia 28 de janeiro, suasatividades como desembar-gadora.

HISTÓRICO - MariaCatarina Ramalho é gradua-da pela Universidade Fede-ral de Alagoas (Ufal) e espe-cialista Direito Processual.A magistrada, aprovada em2º lugar para o concurso dejuiz de Direito, foi a segun-

da mulher a ingressar namagistratura alagoana.

A nova desembargadoracomandou durante dez anosa Comarca de Água Branca,sendo posteriormente pro-movida para a 2ª entrância,onde atuou na Comarca dePorto Calvo.

No ano de 2007, em par-ceria com o desembargadorPedro Augusto Mendonçade Araújo e com a juíza AnaFlorinda da Silva Dantas,Maria Catarina Ramalho ins-talou o primeiro 2º grau dosJuizados Especiais do Esta-do. Catarina é irmã do tam-bém desembargador MárioCasado Ramalho.

Educação: secretário apresenta dadosThomaz Beltrão passou ontem para vereadores, na Câmara, números referentes à rede de ensino de Maceió

AA44 Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Política JORNALO JORNALO

Page 5: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

NacionalAA55

Ministra Eliana Calmon é a relatora do pedido de desmembramento

DESPERDÍCIO

Doze mil livrossão encontradosno lixão em GO

A Polícia Civil de Goiásencontrou 12 mil livros didá-ticos, material para alfabeti-zação de crianças, dicionáriose uma coleção sobre a inde-pendência do Brasil, muitosdeles em bom estado de con-servação, no lixão de Iporá, a200 km de Goiânia.

Um motorista, que traba-lha para a prefeitura, disse quelevou os livros e documentosem duas viagens de cami-nhão, da subsecretaria esta-dual de Educação, em Iporá,para o lixão.

A Secretaria de Educaçãode Goiás diz que os livros nãousados são doados para reci-clagem, e vai fazer uma sindi-cância interna. O Ministériovai apurar o caso também.

CASO ISABELLA

O médico-legista Paulo Sér-gio Tieppo Alves, testemunhacomum à acusação e à defesado casal Alexandre Nardoni eAnna Carolina Jatobá, reafir-mou ontem, segundo dia dejúri do casal, que a menina Isa-bella Nardoni foi agredida natesta, jogada contra o chão doapartamento e arremessada dosexto andar do prédio ondemoravam o pai e a madrasta,acusados pelo crime.

Alves começou a depor às15h45 e foi ouvido por maisde três horas. O médico-legistatambém detalhou um laudoodontológico que, segundo ele,mostra que a pessoa que pro-vocou esganadura em Isabellatambém fez pressão para quea menina não gritasse.

Durante o depoimento, a Pro-motoria pediu para que o médi-co-legista identificasse fotos ane-xadas ao processo. As imagensforam mostradas aos jurados.

Alves foi a segunda teste-munha ouvida neste segundodia de júri. Depois do médico-legista, uma perita tambémdeve depor. Em seguida, foiouvido o perito Luis EduardoCarvalho, que veio da Bahiaconvocado pela Promotoria.Ele falou sobre as manchas de

sangue achada nos lençóis nacasa dos Nardoni.

Antes, prestou depoimen-to a delegada Renata HelenaSilva Pontes. Ela disse ter inves-tigado denúncias anônimas so-bre a morte da menina, todasclassificadas como trote poste-riormente, e afirmou ter perce-bido que as versões apresenta-das pelos acusados não batiam.“A cada dia de investigação, acada diligência realizada, acada nova pessoa ouvida, tinhamais embasamento que os réuspraticaram o crime.”

A delegada disse à Justiçaque indiciou o casal por ter cer-teza da culpa do casal na morte

de Isabella. Ela foi a primeiratestemunha a ser ouvida no se-gundo dia de júri do casal.

O depoimento da delega-da, testemunha comum à de-fesa e à acusação, durou poucomais de duas horas. Uma ma-quete do edifício London, ondeIsabella morreu, foi montadaontem no fórum de Santana ejá foi usada pela Promotoria.

O casal Nardoni nega en-volvimento no crime. Nestaterça, o advogado RobertoPodval, que defende Alexandree Anna Carolina, afirmou quenão trabalha com a hipótesede os acusados serem culpa-dos pela morte de Isabella.

PRÉ-SAL

Governo quer alternativade divisão dos royalties

O governo quer construir noSenado uma alternativa que ga-ranta, ao mesmo tempo, o esta-belecimento de uma nova divi-são de royalties do petróleo e aaprovação dos quatro projetosque formam o marco regulató-rio do pré-sal, antes das eleiçõesde outubro. Aideia de apresen-tar um projeto específico sobreo rateio dos recursos obtidos coma compensação financeira só serácolocada na mesa se os esforçospara a construção de um novoentendimento falharem.

Segundo o líder do governono Senado, o senador RomeroJucá (PMDB-RR), a estratégiainicial é tentar construir na Casa,ao longo dos próximos 45 dias,

uma proposta que substitua omecanismo de divisão de ro-yalties aprovado na Câmara.Essa solução precisa garantirque os chamados Estados pro-dutores - como Rio de Janeiroe Espírito Santo - não sofrerãoas perdas imputadas pela cha-mada emenda Ibsen e, parale-lamente, aumente o volume dedinheiro a ser rateado entre osdemais Estados, que pelas re-gras atuais recebem pouco ouquase nada de royalties, umacompensação devida pelas em-presas que exploram petróleo.

Se nesse prazo nenhuma so-lução for apresentada, Jucá de-fende o desmembramento doprojeto, o que significaria que a

questão dos royalties seria tra-tada em uma proposta especí-fica após as eleições. "Essa ques-tão não se resolve de véspera.Vamos tentar construir um en-tendimento novo e, se não con-seguirmos, partiremos para odesmembramento durante avotação em plenário", afirmouo líder governista.

O presidente Luiz InácioLula da Silva se reuniu na noitede segunda-feira com os líderesdos partidos da base aliada noSenado e reiterou o apelo paraque a Casa encontre uma solu-ção que evite a batalha entreEstados e, ao mesmo tempo, ga-ranta a votação dos projetos dopré-sal.

DISTRITO FEDERAL

Suplente preso diz quenão pretende assumir

Preso há 39 dias, o suplentede deputado distrital GeraldoNaves (sem partido) informou aseus advogados que não preten-de assumir o mandato na Câ-mara Legislativa do Distrito Fe-deral enquanto não reconquistara liberdade. O advogado Rober-to Cavalcante, que defende Na-ves, afirmou que não pretendepedir ao STJ (Superior Tribunalde Justiça), autorização para queo suplente seja empossado.

Segundo Cavalcante, a prio-ridade é conseguir a soltura deNaves que foi preso por deci-são do STJ que entendeu queele, o ex-governador José Rober-to Arruda (sem partido) e maisquatro aliados estiveram envol-vidos na tentativa de suborno deuma das testemunhas do esque-ma de arrecadação e pagamen-to de propina.

“Ele não vai assumir en-quanto estiver preso. Não seria

nem conveniente. Ele tem 30dias após a convocação para as-sumir e ele já manifestou a von-tade de não tomar posse en-quanto o STJ não analisar onosso pedido de revogação daprisão”, disse.

Cavalcante afirmou que estáconfiante na soltura do cliente.“Assumir esse mandato seriaum desgaste desnecessário Elesó vai assumir quando tivertranquilidade para retomar omandato e seu trabalho na Câ-mara”, afirmou.

A Câmara Legislativa con-vocou hoje Naves (sem partido)para assumir a vaga de abertacom a renúncia de Júnior Bru-nelli (PSC), que deixou a Casapara escapar da cassação. Bru-nelli é suspeito de participar doesquema de arrecadação de pro-pina no DF e protagonizou ovídeo conhecido como “oraçãoda propina”.

Defesa faz questãode ouvir pedreiro

O advogado dos acu-sados, Roberto Podval, afir-mou que é de grande im-portância o depoimento dopedreiro Gabriel dos San-tos Neto durante o julga-mento do casal acusado dematar a menina Isabella.Na época da morte de Isa-bella, Neto chegou a dizerem entrevista ao jornal‘Folha de S.Paulo’ que umladrão invadiu uma obraao lado do Edifício Lon-don, onde Isabella morreu.Depois, ele negou a infor-mação.

“O depoimento do pe-dreiro é importante por-que ele prestou depoimen-tos confusos à polícia e àJustiça quando foi chama-do. É preciso esclarecer tu-do”, disse Podval.

“Ana Carolina foi colo-cada pela acusação, foi cha-mada pelos advogadosdela, foi ouvida e querianão mais ser utilizada peladefesa. Nós temos possi-bilidade de uma acarea-ção. É possível que ama-nhã [hoje] haja descompas-so entre o que ela disse e oque o Alexandre vai di-zer”, disse o advogado docasal. Quando perguntan-do como estava Alexandree Anna Carolina, Podvalrespondeu: “Está todomundo destruído, todomundo tenso, ansioso”.

Navalha: STJ desmembra processoEntre os apontados de envolvimento com irregularidades da Gautama em Alagoas está o atual governador

O Superior Tribunal de Justi-ça (STJ) determinou na última se-gunda-feira que seja desmembra-da a ação sobre as investigaçõesda Operação Navalha - deflagra-da pela Polícia Federal em 2007e que tem como principal envol-vido o empresário Zuleido Veras,dono da construtora Gautama.

Para a relatora da ação quepediu o desmembramento, mi-nistra Eliana Calmon, a denún-cia envolve episódios que po-dem ser considerados distintos,embora todos tenham relaçãocom a construtora Gautama.

Segundo a investigação daPolícia Federal, a suposta qua-drilha - liderada por Veras e como envolvimento de funcionáriospúblicos e agentes políticos- pro-moveu o desvio de verbas daUnião e dos Estados de Alagoas,Maranhão, Piauí e Sergipe atra-vés de fraudes de contratos e li-citações.

Apartir do desmembramen-to, só continuará sendo julgadono STJ os eventos relacionadosao tópico da denúncia chamado

de "Evento Sergipe" - que envol-ve, além de Veras, o conselhei-ro do Tribunal de Contas deSergipe, Flávio Conceição deOliveira Neto, e mais 15 pessoas.

Aparte da ação relacionadaàs fraudes no Maranhão seja jul-gada pela Justiça Federal da-quele Estado, enquanto os even-tos em Alagoas será repassadopara a Justiça Federal alagoana.Já a análise das fraudes sobre oprograma do governo federal"Luz para Todos" será transfe-rida para a Justiça Federal doDistrito Federal.

Um dos motivos do des-membramento foi a presença,entre os investigados, dos entãogovernadores do Maranhão,Jackson Lago, e de Alagoas, Teo-tonio Brandão Vilela Filho. AsAssembleias Legislativas dosdois Estados não autorizaramo STJ a instaurar ação penal con-tra ambos. No caso de TeotonioVilela, ele só poderá ser proces-sado quando deixar o cargo.

Além do governador, emAlagoas foram acusados de par-

ticipação no esquema crimino-so o engenheiro e diretor daGautama no Estado, AbelardoSampaio Lopes Filho, que seriaresponsável pelas medições ir-regulares no Estado; BolívarRibeiro Saback, empregado daGautama em Alagoas e que tra-balharia como lobista negocian-do a liberação de recursos pú-blicos para a organização crimi-nosa; Rosevaldo Pereira Melo,empregado da Gautama emAlagoas, também atuaria comolobista ao lado de Bolívar. Antesde trabalhar na Gautama, foiservidor público da Companhiade Água e Saneamento do Esta-do (Casal) e usaria sua influên-cia para conseguir recursos paraa quadrilha; Adeilson TeixeiraBezerra, secretário de Infra-es-trutura de Alagoas, que teriaparticipado ativamente na libe-ração da ordem de pagamentopara a Gautama em marçodesse ano no valor de R$ 3,1 mi-lhões e em troca teria recebidopropina de R$ 145 mil; Denissonde Luna Tenório, subsecretário

de Infra-estrutura de Alagoas,que teria recebido propinas paraemitir parecer favorável à apro-vação de medições favoráveisao grupo, mais especificamen-te para obras no rio Pratagy;José Vieira Crispim, diretor deobras da Secretaria de Infra-es-trutura de Alagoas, que teriaparticipado das negociaçõespara pagamento antecipados demedições para a Gautama deobras que ela não executou;Enéas de Alencastro Neto, re-presentante do governo deAlagoas em Brasília que teriapressionado o secretário deInfra-estrutura do Estado, Adeíl-son Bezerra, para que fizessepagamentos de medição àGautama por serviços não rea-lizados em troca de R$ 150 mildo dono da empresa; e MárcioFidelson Menezes Gomes, ex-secretário de Infra-estrutura deAlagoas. Ele teria recebido pro-pinas enquanto estava no cargopara liberação de recursos pú-blicos para a Gautama indepen-dente da medição de obras.

CCOOMMAARRCCAA DDEE MMAACCEEIIÓÓEEDDIITTAALL DDEE CCIITTAAÇÇÃÃOO CCOOMM OO PPRRAAZZOO DDEE 2200 ddiiaass

AA DDRRAA.. MMaarriiaa VVaalléérriiaa LLiinnss CCaallhheeiirrooss,, JJUUÍÍZZAA DDEE DDIIRREEIITTOO DDAA55ªª VVAARRAA CCÍÍVVEELL DDAA CCAAPPIITTAALL DDOO EESSTTAADDOO DDEE AALLAAGGOOAASS,, NNAA FFOORRMMAA DDAA LLEEII,, EETTCC......

FAZ SABER a todos quanto o presente edital virem ou dele to-marem conhecimento, que por este juízo e cartório, situado na Av. Juca Sampaio, 206, sala21, 1º andar, nesta cidade de Maceió, se processam os autos da Execução de TítuloExtrajudicial, processo número 001.08.050740-0, movida pelo Banco Bradesco S/A con-tra Eduardo A. Rocha, brasileiro, solteiro, funcionário público estadual, inscrito no CPF/MFsob o nº 637.165.774-72, pelo presente CITA o Executado, que se encontra em lugar in-certo e não sabido, para que, no prazo de 03 (três) dias, pague o valor do débito, no mon-tante de R$ 53.278,98 (cinquenta e três mil, duzentos e setenta e oito reais e noventa e oitocentavos), com seus acréscimos legais, sob pena de serem penhorados tantos de seus bensquantos bastem para cobrir a dívida, podendo oferecer, querendo, embargos, no prazo de10 dias. E, para que chegue ao conhecimento de todos, mandou extrair o presente editalque será afixado no lugar de costume, no Fórum local, e publicado na forma da lei. Dadoe passado nesta cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, aos quinze 01 de marçode 2010. Eu,____, Pedro Gustavo Damasceno de Melo, Chefe de Secretaria, subscrevo.

MMaarriiaa VVaalléérriiaa LLiinnss CCaallhheeiirroossJJuuíízzaa ddee DDiirreeiittoo

Para legista, menina foiagredida e arremessada

Podval: Está todo mundo destruído, todo mundo tenso, ansioso”

Page 6: OJORNAL 24/03/2010

AA66

CMYK

EUA: treze estados entram comação contra a reforma na saúdeGovernadores alegam que projeto viola direitos e soberania dos Estados

Os governos de 13 Estadosdos EUA, liderados pela Flórida,entraram com uma ação na Jus-tiça ontem para contestar a re-forma na área de saúde do país,minutos depois de o presiden-te Barack Obama sancioná-la.

O processo, movido por 13Estados -12 republicanos e umdemocrata-, argumenta que areforma viola os direitos e a so-berania dos Estados, garantidospela Constituição dos EstadosUnidos.

Os Estados entraram como processo por via eletrônicaem um tribunal federal daFlórida, segundo o gabinetedo procurador-geral da Fló-

rida, Bill McCollum, que é re-publicano.

A Casa Branca afirmou quea ação não será bem-sucedida.

Os Estados entraram com oprocesso por via eletrônica emum tribunal federal da Flórida,segundo o gabinete do procu-rador-geral da Flórida, Bill Mc-Collum, que é republicano.

O processo diz que a lei -que amplia o plano de saúdedo governo para os pobres, im-põe novos impostos sobre os ri-cos e requer que seguradorascubram pessoas com doençaspré-existentes - viola a cláusulacomercial da Constituição aoexigir que quase todos os norte-

americanos possuam um segu-ro de saúde.

"Esse processo judicial devealertar o governo federal que aFlórida não permitirá que os di-reitos constitucionais de nossoscidadãos e a soberania de nossoEstado sejam ignorados ou ne-gligenciados", disse McCollumem comunicado à imprensa.

Autoridades estaduais tam-bém disseram que a propostade lei assinada por Obama pou-co depois do meio-dia contraria-va a Décima Emenda da Cons-tituição dos EUA.

O texto diz: "Poderes não de-legados aos Estados Unidos pelaConstituição, nem proibidos por

ela aos Estados, são reservadosaos Estados."

Além de McCollum, os pro-curadores-gerais da Carolina doSul, Nebrasca, Texas, Utah, Ala-bama, Colorado, Michigan, Pen-silvânia, Washington, Idaho eDakota do Sul aderiram ao pro-cesso, segundo comunicado dogoverno da Flórida.

James Caldwell, procura-dor-geral democrata de Loui-siana, também defendeu a cau-sa. Esperava-se que o procura-dor-geral republicano de Vir-gínia abrisse um processo se-parado contra a lei aprovadapelo Congresso, majoritaria-mente democrata.

Garoto passou por cirurgia para tentar corrigir o problema, que o acompanha desde que nasceu

Presidente Barack Obama assina a reforma da saúde na Casa Branca

VENEZUELA

Opositor aChávez é detidopor 'conspiração'

CARACAS - OswaldoAlvarez Paz, ex-governadordo Estado de Zulia, foi de-tido na última segunda-feirana Venezuela acusado de"conspiração" e "instigaçãopara delinquir". Crítico dopresidente Hugo Chávez,Paz questionou as ações dogoverno contra o narcotrá-fico.

Uma comissão do Servi-ço Bolivariano de Inteligên-cia Nacional (Sebin) pren-deu o ex-governador e ex-candidato presidencial emsua casa, no leste da capi-tal, Caracas. Ele foi levadopara a sede desse órgão po-licial, informou Omar Esta-cio, advogado do político.

O opositor foi preso a pe-dido de um tribunal da ca-pital, disse Estacio. "Causasuspeita e consternação oemprego dos tribunais co-mo ferramenta para cons-tranger os opositores. É mui-to grave", afirmou o advo-gado em entrevista ao canalde televisão Globovisión.Estacio disse que o processocontra o ex-governador "épuramente político".

Alvarez Paz afirmou es-perar que o caso seja escla-recido. "Estou assumindointegralmente a responsabi-lidade pelas coisas que dissee pelas coisas que faço", dis-se o oposicionista. AlvarezPaz foi acusado em 19 demarço, pela Promotoria Ge-ral, por "conspiração, insti-gação pública para delin-quir e informação falsa".

O político foi acusadopor afirmações feitas no pro-grama "Alô, Cidadão", daGlobovisión. Alvarez Paz éinvestigado por declarar, em8 de março, que "a Venezue-la se converteu em centrode operações que facilita osnegócios do narcotráfico".

PENA - Caso seja consi-derado culpado por algumdos três delitos, o ex-can-didato presidencial pelo par-tido democrata-cristão Copeipode ser condenado de 2 a16 anos de prisão, informoua promotoria. Alvarez Pazafirma ser inocente e disseque "não trouxe informaçõesnovas" sobre o tema. Alémdisso, reafirmou seus comen-tários no programa.

O Ministério Público a-briu investigação contra ooposicionista em 9 de mar-ço, a pedido dos deputadosda situação Manuel Villalbae Pedro Lander, que o acusa-ram de instigar "o ódio con-tra as instituições e os habi-tantes do país". Villalba disserecentemente ao jornal ElUniversal que o dirigenteopositor tentou vincular oExecutivo com o narcotráfico.

CHINA

Problema genético deixamenino com 31 dedos

Um menino de seis anoscom dezesseis dedos nos pése quinze nas mãos foi sub-metido a uma operação on-tem em Shenyang, na China.O objetivo era retirar os de-

dos “extra”. O menino, que estava in-

ternado desde o começa dasemana, nasceu com uma mu-tação genética que causou adeformação em seus mem-

bros, segundo os especialis-tas que cuidam do caso.

As chapas de raio-x mos-traram que um dos dedos dasmãos tem duas pontas em for-mação.

SOMÁLIA

Piratas sequestram navioturco com 21 tripulantes

MOGADÍSCIO - Um grupode piratas somalis sequestra-ram nesta terça-feira um navioturco com 21 tripulantes a bor-do, a quase dois mil quilômetrosda costa da Somália, informouo Programa de Assistência Ma-rítima (PAM) do leste da África,com sede no porto queniano deMombaça.

“Nesta manhã, piratas so-malis sequestraram o navioturco Frigia com 21 tripulantes,sendo 19 turcos e dois ucrania-nos”, disse Andrew Mwangura,

diretor do PAM. Segundo a ONG Ecoterra,

apenas em 2010, os piratas so-malis capturaram dez naviosem 30 tentativas de abordageme têm 11 embarcações e 136 tri-pulantes em seu poder.

Um pirata que se identificaapenas como Ali afirmou àagência de notícias Reuters quemembros do seu grupo seques-traram o navio no oceano Índi-co e que estão a caminho deHaradheere, cidade somali co-nhecida como porto seguro dos

piratas somalis. O navio viajava de Port Said

para a Tailândia. As autoridadesdestacaram o fato dele ter sidosequestrado muito longe dacosta da Somália, o que indica-ria que os piratas estão amplian-do sua área de ação.

Navios de carga turcos jáforam sequestrados por piratasno passado e os navios de pa-trulha turco participam do es-forço internacional para tentarconter os sequestros no golfode Áden.

KUNDUZ - Uma avalancheatingiu cinco casas e matou 35pessoas, incluindo mulheres e cri-anças, na província de Badak-hshan, nordeste do Afeganistão,informou ontem uma autoridade.

O desastre aconteceu de ma-drugada no distrito de Argho

Panjkhwa, na remota provínciana fronteira com China, Paquis-tão e Tadjiquistão, disse AbdulMaroof Rasekh, porta-voz dogoverno da província.

As avalanches se tornammais comuns nesta época doano com o aumento das tem-

peraturas em parte das provín-cias, uma das regiões mais po-bres do Afeganistão.

No mês passado, dezenas depassageiros morreram quandoos veículos em que estavam fica-ram presos por contas de avalan-ches numa importante rodovia.

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Internacional

Avalanche mata 35 noNordeste do Afeganistão

Page 7: OJORNAL 24/03/2010

VEJA QUAISSÃO AS REGRAS:�O imóvel deve es-

tar onde o trabalhadorexerça ocupação prin-cipal ou resida há maisde um ano;

� O trabalhadornão pode ser proprietá-rio de imóvel no localonde exerça ocupaçãoprincipal, nem ser de-tentor de financiamentoativo do SFH (SistemaFinanceiro da Habita-ção) em qualquer partedo território nacional, nadata de aquisição doimóvel;

� O imóvel e a cotade consórcio devem es-tar em nome do traba-lhador titular da contavinculada;

� O imóvel tem queser residencial urbano edeve ter sido adquiridocom os recursos da cartade crédito do consórcio;

� O valor avaliadopara o imóvel, na datada aquisição, deve res-peitar o limite estabele-cido pelo SFH.

AA77

CMYK

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Economia

IMÓVEIS

Procura por consórcio crescequase 50% no 1º bimestre

O número de novos con-tratos de consórcios no setorde imóveis cresceu 46% nosdois primeiros meses desteano, na comparação com omesmo período de 2009. Entrejaneiro e fevereiro do ano pas-sado, 25 mil pessoas passarama ser cotistas de um consórciode imóveis. Neste ano esse nú-mero foi de 36,6 mil pessoas.Os dados são da AssociaçãoBrasileira das Administradorasde Consórcios (Abac).

Segundo o presidente-ex-ecutivo da entidade, PauloRoberto Rossi, o aumento éuma notícia alentadora, princi-palmente com a nova medidapara o uso do FGTS. De acor-do com ele, o efeito psicológi-co dos “bons ventos” na econo-mia e o “boom” no mercadoimobiliário favorecem tambéma procura pelo consórcio.

“É claro que [o aumento] éum reflexo das regras doFGTS, que já haviam sido

aprovadas no ano passado, oque criou uma expectativa po-sitiva. Além disso, temos vistoo anúncio de muitos lança-mentos mobiliários, o que atraias pessoas”.

AQUISIÇÃO - SegundoRossi, o consumidor brasileiroestá realmente pensando bas-tante antes de fazer uma aqui-sição e optando por uma com-pra planejada. Ele destaca aflexibilidade dos consórcios,

que permitem ainda reformase a compra de terrenos.

Para o presidente-executi-vo da Abac, a expectativa paraeste ano é de um crescimentode 10% em todos os segmentosdos consórcios, e de 10% a 15%na área específica de imóveis.

“Esse desempenho vai de-pender dos bons ventos daeconomia. Mas, o consumidorestá se sentindo mais seguro,sem aquele medo terrível deperder emprego”.

Liberação de recursos do FGTS está atrasadaA Caixa Seguros adiou para

o dia 31 deste mês a liberaçãodo FGTS para contratos de con-sórcios de imóveis. A medidaestá em vigor desde o último dia18 e somente o banco públiconão oferece o serviço.

Segundo a empresa, ainda épreciso criar um novo sistema

para implementar o novo usodo FGTS. Pela nova regra, os tra-balhadores poderão utilizar osaldo da conta do fundo paraamortizar, liquidar e pagar partedas prestações dos consórciosimobiliários. O uso neste seg-mento, até agora, estava limita-do à complementação da carta

de crédito e composição do lance.Anova modalidade fica dis-

ponível no País para todos os co-tistas de consórcios de imóveis,que devem procurar a adminis-tradora e procurar orientaçãosobre a documentação necessá-ria para se beneficiarem .

Em dezembro do ano passa-

do, o Conselho Curador doFGTS aprovou as regras paraque os trabalhadores possamusar o fundo para pagamentode prestações ou quitação dosaldo devedor em consórciosimobiliários. Aliberação já haviasido determinada pelo presiden-te Lula em outubro.

Crédito cresce 42%em um ano, diz BC

O crédito imobiliárioregistra alta de 41,6% nos12 meses acumulados atéfevereiro deste ano, taxarecorde de expansão deacordo com o Banco Cen-tral (BC). A relação com oPIB subiu de 2,2% em fe-vereiro de 2009 para 3%.

O estoque de financia-mentos habitacionais erade R$ 96,76 bilhões no mêspassado, com uma alta de2,7% sobre a posição de ja-neiro.

Os dados do BC mos-tram ainda que o ritmo decrescimento é maior nasoperações com recursosobrigatórios, como a cap-tação em caderneta depoupança, com alta de47,1% no acumulado emum ano. E o financiamen-to em operações a taxa li-vres tinha aumento de34,9% no mesmo período.

Para o chefe do Depar-tamento Econômico do BC,Altamir Lopes, apesar daforte expansão vivida pelomercado imobiliários, ovolume “ainda é muitobaixo” na relação com oPIB.

CDL lança 8ª edição da Liquida MaceióAlém de uma participação maior de lojistas e dos dois shoppings, evento este ano ganha uma nova marcaPatrycia MonteiroRepórter

Para quem não resiste a umascomprinhas vem aí mais umaboa oportunidade para se consu-mir: a Câmara de DirigentesLojistas (CDL) de Maceió vai lan-çar em abril a oitava edição daLiquida Maceió, que mudou demarca em 2010 e agora se chamaLiquida Geral Maceió.

O evento de lançamento dacampanha de promoções emmassa está programado para opróximo dia 6, durante café damanhã que será realizado no res-taurante Famiglia Giuliano, loca-lizado na Ponta Verde. Aexpec-tativa é de uma participação demais de 300 empresários lojis-tas. O projeto da campanha deste

ano foi apresentado pelo presi-dente da CDL, Wilson Barreto,ontem durante visita a O JOR-NAL. Junto com ele estava aindao diretor de Comunicação da en-tidade, Biaggio Facaro.

Este ano, a Liquida Geral Ma-ceió ganhou vigor e conta como engajamento de mais de 2 milpontos de vendas, incluindo aslojas do Shopping Pátio Maceióe do Maceió Shopping. “ALiqui-da Maceió já é o segundo maiorevento de vendas do calendáriodo comércio da capital – só perdepara o movimento de final deano”, afirma Wilson Barreto, pre-sidente da CDL Maceió. “Espe-ramos um incremento médio de28% no faturamento do setor du-rante o período da liquidação”,ressalta.

Segundo ele, a campanha gerauma receita adicional de R$ 30 mi-lhões durante os seus 10 dias de ati-vidade. Na edição de 2010, a CDL

conseguiu apoio de grandes par-ceiros, entre eles, o Banco do Brasil,Banco do Nordeste, Caixa Econô-mica Federal, Sebrae e a Prefeitura

de Maceió. “Também firmamosparceria com o Hipercard e quemefetuar suas compras com o cartãodesta bandeira vai ganhar cuponsem dobro” diz.

Na campanha deste ano, osconsumidores que fizerem aqui-sições nos estabelecimentos co-merciais participantes vão con-correr a dois automóveis 0 km,cinco motos, cinco TVs de plasmade 32 polegadas e mais cinco no-tebooks. Acada R$ 30,00 em com-pras, o consumidor tem direito aum cupom promocional. Cadakit da campanha vendido pelaCDL aos comerciantes custa R$220,00 e contém 25 bandeirolas, 50cartelas de preços, 5 faixas de vi-trine, 2 cartazes e 400 cupons.

“ALiquida Geral Maceió ofe-rece descontos que variam de

10% a 40% e abrange estabeleci-mentos comerciais que atuamem diversos segmentos, desde aloja de confecções, jóias e sapatosaté a revendedora de móveis, ma-terial de construção e veículosusados”, afirma Wilson Barreto.

De acordo com o presidenteda CDL Maceió a escolha dosmeses de março e abril para rea-lização da campanha nos últimosoito anos não é aleatória. “Trata-se de uma estratégia para aque-cer as vendas do setor em um bi-mestre cuja demanda era sem-pre mais fria. Mas, desde a cria-ção da Liquida Maceió, os comer-ciantes não têm do que reclamar”,diz. Aliquidação é inspirada eminiciativas semelhantes desenvol-vidas em outras capitais comoBelo Horizonte e Salvador.

Diretor executivo de O JORNAL, Petrônio Pereira (c), com dirigentes da CDL

Marco Antônio

Page 8: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

Medo de desemprego é o menorem sete anos, indica pesquisaSegundo a CNI, desde março do ano passado, índice está em queda

BRASÍLIA - É cada vez me-nor o número de brasileiroscom medo de ficar sem traba-lho, informa a edição de marçoda pesquisa Índice de Medodo Desemprego, divulgada pe-la Confederação Nacional daIndústria (CNI). Segundo a en-tidade, o índice registrado nes-se levantamento, feito de 6 a 10de março, foi de 82 pontos e é

o menor da série histórica, ini-ciada no ano de 2003 com 110pontos.

Os 82 pontos significam,pela metodologia da CNI, queo número de pessoas commedo do desemprego caiu4,1% em relação ao resultadoda pesquisa referente ao últi-mo trimestre de 2009, realiza-da em dezembro do ano pas-

sado. Pela primeira vez desde2003, mais da metade dos en-trevistados, 53%, afirmou nãoestar com medo do desempre-go. Em dezembro de 2009,eram 50%.

Desde março de 2009, augeda crise econômica, o “Índicede Medo” acumula queda de15,7%. Os números divulga-dos agora foram baseados em

2002 entrevistas.Eles mostram, ainda na

comparação com dezembro de2009, que a proporção de entre-vistados com “muito medo” dodesemprego caiu de 19% para15%. Ao mesmo tempo, segun-do a CNI, o universo de pes-soas que se declaram com “umpouco de medo” do desempre-go passou de 31% para 32%.

PAC 2

Governo quercriar seguradorapara projetos

Os investimentos bilioná-rios que o País vai receber nospróximos anos — em razão deCopa do Mundo, Olimpíadas epré-sal — devem esbarrar emum problema proporcional-mente grande e podem ficarcomprometidos. Segundo téc-nicos do governo e especialis-tas do mercado, não há recur-sos suficientes para fazer fren-te à forte demanda por segurosde grandes obras. Isso podeprejudicar até mesmo os proje-tos incluídos na segunda fasedo Programa de Aceleração doCrescimento (PAC 2).

Por isso, a equipe econômi-ca estuda a reorganização dosetor de seguros, unificando osdiversos fundos garantidoresque já existem e criando umaseguradora pública que dividaos riscos dos empreendimen-tos com o setor privado. A me-dida pode ser anunciada como PAC 2 no fim deste mês.

Segundo o vice-presidenteda Associação Brasileira da In-fraestrutura e Indústrias de Ba-se (Abdib), Nilton Lima Azeve-do, a ideia de uma seguradorapública é positiva porque temum efeito aglutinador.

“Tanto o setor públicoquanto o privado têm contri-buições a dar. Sozinhos, elesnão têm como fazer frente àsnecessidades do mercado.Nunca, talvez, o tema parceriapúblico-privada precisou sertão bem aplicado”.

UNIFICAR - O Brasil temhoje sete fundos garantidoresvoltados para áreas como habi-tação, parcerias público-pri-vadas (PPPs) e indústria naval.Os recursos ficam concentra-dos em fundos específicos e nãopodem ser transferidos de umsetor econômico para outro.Pela proposta em estudo, osfundos seriam unificados, dei-xando de fora apenas aquelevoltado para exportações.

Essa fusão permitiria quemais operações fossem garan-tidas simultaneamente em vá-rios setores. Afonte de recursosseria principalmente o que estádepositado hoje no Fundo Ga-rantidor de Parcerias Público-Privadas (FGP), cerca de R$ 4bilhões. Desse total, uma par-cela menor (R$ 1 bilhão) servi-ria para capitalizar a segurado-ra pública.

PESSOA FÍSICA

Juros caem a 41,9%, ataxa mais baixa do BC

Os juros médios cobradospelos bancos em todas as suasoperações de crédito, para pes-soas físicas ou para empresas,que iniciaram este ano em alta,recuaram no mês de fevereiro,segundo informações divulga-das pelo Banco Central.

No mês passado, a taxa mé-dia de todas as operações deempréstimo bancário caiu para34,3% ao ano, contra 35,1% aoano em janeiro de 2010. O valordo mês passado é o mesmo dedezembro de 2009 e, também,o menor desde dezembro de2007 (33,8% ao ano) - a maisbaixa da série histórica do BC.

No caso das pessoas físicas,os juros cobrados pelas insti-tuições financeiras caíram para41,9% ao ano em fevereiro, amenor taxa da série história,que começa em julho de 1994.

Em janeiro de 2010, os jurosbancários das pessoas físicasestavam em 43% ao ano. Omenor nível registrado ante-riormente, para estas opera-ções, havia sido em dezembrodo ano passado (42,7% ao ano).

Para empresas, os juros

bancários totalizaram 25,9% aoano em fevereiro, contra 26%ao ano em janeiro deste ano.Ainda estão distantes, porém,do piso histórico registrado emdezembro de 2007, de 22,9%ao ano.

O BC informou que as taxascobradas pelos bancos nas ope-rações com o cheque especialsomaram 159,9% ao ano em fe-vereiro, com queda de 1,6ponto percentual na compara-ção com janeiro (161,1% aoano). Ainda estão mais altos,porém, do que o cobrado emdezembro do ano passado(159,1% ao ano). O juro do che-que especial é um dos maisaltos de todas as modalidades.

Para as operações de crédi-to pessoal com pessoas físicas,a taxa média cobrada pelas ins-tituições financeiras somou43,8% em fevereiro, contra44,8% em janeiro de 2010. É onível mais baixo desde novem-bro do ano passado (43,6% aoano). Para a compra de auto-móveis, os juros caíram para24,1% ao ano em fevereiro, nacomparação com a taxa média

de 25,2% cobrada no mês an-terior.

No caso das linhas de cré-dito de empresas, a taxa paradesconto de duplicata somoude 38,2% em fevereiro, con-tra 36,8% ao ano em janeiro.Para capital de giro, os jurosmédios dos bancos totaliza-ram de 29,1% em fevereirodeste ano, na comparaçãocom 30,1% em janeiro.

SPREAD BANCÁRIO -Segundo números do BC, aqueda dos juros bancários emjaneiro deste ano está relacio-nada com a queda do chama-do “spread bancário”, que éa diferença entre a taxa decaptação dos bancos (o quepagam pelos recursos) e o va-lor cobrado do tomador finaldo crédito.

No mês passado, o spreadbancário caiu para 24,3 pontospercentuais, contra 25,1 pon-tos percentuais em janeirodeste ano. Estudo do BC reve-la que o lucro dos bancos é uma“parcela relevante” do spreadbancário.

CONCURSO PÚBLICO

Caixa antecipa provaspara o dia 9 de maio

A Caixa Econômica Fe-deral (CEF) antecipou a da-ta das provas dos concur-sos de âmbito nacional parao cargo de técnico bancárionovo (área administrativa)para o dia 9 de maio, dataque já era prevista para asseleções de São Paulo e Riode Janeiro. Com isso, todosos exames serão aplicadosno mesmo dia.

As inscrições para os trêsconcursos da Caixa que irãoformar cadastro reserva emcargos de níveis médio e su-perior começaram na últimasexta-feira. Os interessados

podem se cadastrar tantonos locais indicados no edi-tal quanto no sitewww.cespe.unb.br/concur-sos até as 23h59 do dia 6 deabril. As taxas de participa-ção variam de R$ 27 a R$ 60.

Duas seleções oferecemvagas para o cargo de técni-co bancário novo (área ad-ministrativa), que exige for-mação de nível médio. A re-muneração para esse postoé de R$ 1.452 e a carga detrabalho, de seis horas diá-rias. As chances são distri-buídas em todo o Brasil.

A outra seleção oferece

vagas para as especialida-des de advogado, arquitetoe engenheiro. A remunera-ção para esses cargos atin-ge a cifra de R$ 6.571 parauma jornada de trabalho deoito horas diárias. Os candi-datos graduados serão sub-metidos a provas objetivase de títulos.

Além do salário-base, osaprovados terão direito aparticipação nos lucros e re-sultados, plano de saúde,plano de previdência com-plementar, auxílio refei-ção/alimentação e auxíliocesta-alimentação.

AA88 Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Economia JORNALO JORNALO

Papel Moeda Marco Aurélio Mello - [email protected]

DESBLOQUEIO E TARIFASDeixando de lado a estratégia de propaganda de uma operadora

em querer captar para si, de alguma forma, os resultados positivosda decisão da Anatel em determinar o desbloqueio dos celulares, averdade é que ela representa sim uma conquista do consumidor e põefim a um absurdo praticado pelas empresas em nome da “fideliza-ção”. Aparelho bloqueado é um atraso que só existia no Brasil e aAgência Nacional de Telecomunicações demorou muito em enten-der o que era e acabar com a prática. Cabe às empresas de telefoniamóvel ou fixa disponibilizar serviços e promoções que atraiam os con-sumidores, afinal como tanto o mercado gosta de falar, escolher umaoperadora é uma decisão de livre iniciativa e a concorrência é quedeve regulamentar o mercado. Eis o princípio do liberalismo

Optar por uma empresa é uma questão de escolha pessoal quepode sim ser influenciada pelos serviços oferecidos, pela qualidadedesse serviço, pelas promoções e, principalmente, pelo custo de se man-ter uma linha em determinada operadora. Aliás, este é o ponto maisimportante que a Anatel ainda não teve coragem de mexer. As tari-fas cobradas no País estão entre as mais caras do mundo – assuntoque já abordamos aqui mesmo na Coluna.

A exploração no bolso dos consumidores vai ao extremo, sob a“desculpa” da saúde financeira das empresas. É balela. Se o preço émenor, fala-se mais e, com isso, lucra-se mais.

E junto com a questão dos custos está a qualidade do sinal.Sim...não se pode esquecer desse “detalhe”. Apesar de tantos anún-cios de equipamentos de última geração utilizados no sistema...noque há de mais moderno, quem não já enfrentou um apagão na te-lefonia móvel, quando não há um só usuário que consiga fazer oureceber uma mísera ligação? Exemplos não faltam. E quando o te-lefone não fica mudo completamente, há ruídos, interferências e di-ficuldade de completar uma chamada, uma mísera chamada.

Podemos até dizer que temos um sistema de telefonia móvel defazer inveja a outras nações, pelos números que não param de cres-cer...pela tecnologia dos aparelhos móveis...pela grandiosidade dopróprio sistema...seria até motivo de orgulho...mas do jeito que estáainda não!

EMPREENDEDOR...

Interessante, muito interessante a divulgação pelo go-verno do Estado do lançamento do ProgramaEmpreendedor Individual, em solenidade a ser realizadana próxima sexta-feira, a partir das 10h. Apesar de citar queé um instrumento importante para a formalização de mi-croempresas, implantado em todo o País, não se fala que esta éuma iniciativa do governo Federal, lançada no ano passadopelo presidente Lula e com metas ambiciosas de tirar da in-formalidade milhares de pessoas.

...INDIVIDUAL

Apesar de problemas operacionais no sistema nacional,que atrasou e muito o cadastramento no Estado, centenasde alagoanos já procuraram o Sebrae para obter informa-ções e se habilitar no programa. São várias as vantagensoferecidas para a formalização de pequenos negócios comomanicures, mecânicos, artesãos ou sapateiros, por exemplo.Além de benefícios sociais, o empreendedor individualpode tirar CNPJ, expedir nota fiscal e ter acesso a crédito,podendo, inclusive, participar de processos de compras go-vernamentais. Nessa categoria, todos serão enquadrados noSimples Nacional.

TERRITÓRIOS

Até o final deste ano, o Programa Territórios daCidadania vai destinar mais R$ 1,1 bilhão para ações deapoio a atividades produtivas, infraestrutura, cidadania edesenvolvimento social em Alagoas. O investimento reforçaas ações integradas que são desenvolvidas por 22 ministé-rios e órgãos do governo federal desde 2008. Até dezembrode 2009, o Programa investiu R$ 1,4 bilhão no Estado.

ÚLTIMAO Banco do Nordeste espera a participação de mais de 600

trabalhadores rurais no próximo dia 30 para as atividades em co-memoração ao Dia da Agricultura Familiar.

As ações vão acontecer em Arapiraca. Serão diversos servi-ços e atendimento creditício. O evento ocorre simultaneamenteem vários municípios nordestinos.

O dia tem o apoio de diferentes entidades e níveis de gover-no. Arapiraca será o primeiro município de Alagoas a receber asações.

Elas também estão programadas para Delmiro Gouveia,Penedo, Batalha, Maragogi, União dos Palmares e Santana doIpanema, ao longo dos meses de abril e maio.

Page 9: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

Esgoto irregular terminaem multa para o INSSValdete CalheirosRepórter

Um motel, localizado emJacarecica, e o prédio do Ins-tituto Nacional de Seguri-dade Social (INSS), localiza-do na Rua Boa Vista, no Cen-tro de Maceió, foram multa-dos pela Secretaria Municipalde Proteção ao MeioAmbiente (Sempma) por lan-çamento de esgoto nas gale-rias de águas pluviais que de-sembocam no mar.

Tanto o estabelecimentocomercial quanto o órgão pú-blico receberam multas novalor de R$ 749,20, por dia. Ovalor equivale a 20 UnidadeFiscal de Referência doMunicípi (UFRMs).

O secretário municipal

de Proteção ao Meio Am-biente, Ricardo Ramalho,alegou, na decisão publica-da na edição de ontem doDiário Oficial do Muni-cípio, que o estabelecimen-to comercial e o prédio pú-blico estão jogando esgotonas galerias de águas plu-viais que desembocam naspraias.

As multas estão previstasno Código Municipal deMeio Ambiente e foram apli-cadas porque os responsáveispelo estabelecimento e peloprédio público já haviam sidonotificados e autuados em fla-grante anteriormente.

“Depois de novas visto-rias, técnicos da Sempmacomprovaram que os proble-mas persistiam”, explicou

Ricardo Ramalho. “É um crime de natureza

gravíssima. A infração temconsequências danosas àsaúde pública e ao meio am-biente. Além disso, os infra-tores deixaram de tomar asprovidências cabíveis apesarde terem sido notificados an-teriormente. Para piorar, oproblema atingiu áreas deproteção legal, que são as pra-ias”, relacionou Ricardo Ra-malho.

Ainda conforme o secre-tário, cabe recurso da deci-são. Caso as partes recorramou paguem as multas e nãoprovidenciarem os serviçospara o tratamento do esgoto,a prefeitura de Maceió teráque fazer o tamponamentodo esgoto.

Ampliação de leitos noHU deve começar hoje

O início das obras de am-pliação da Unidade de Cuida-dos Intermediários (UCI) doHospital Universitário (HU) foiadiado para hoje. Apermanên-cia de quatro bebês na Unidadede Terapia Intensiva (UTI) e ou-tros sete, que estavam na UCIimpossibilitaram o começo dareforma que tinha sido agen-dada para a manhã de ontem.

Até o início da tarde deontem, apenas quatro criançastinham sido levadas para a UTIPediátrica do Hospital do

Açúcar e para a MaternidadeSanta Mônica. As outras setedevem ser transferidas para ou-tras unidades do próprio HU.

Por conta da reforma, oHospital Universitário ficarácom o atendimento para ges-tantes e bebês de alto risco sus-penso por 90 dias, prazo paraprevisto para a conclusão daobra. A prestação deste tipo deatendimento ficará a cargo uni-camente da Maternidade SantaMônica, que corre o risco deficar superlotada. Na materni-

dade do HU só serão aceitoscasos de média e baixa comple-xidade, tanto para partos nor-mais quanto cesarianas.

Para facilitar o atendimento,a direção do HU enviou para oHospital do Açúcar cinco ber-ços incubadoras e a mesmaquantidade de respiradores.

A obra de ampliação daUCI está orçada em R$ 120 mile, de acordo com a empresaque executará os trabalhos de-verá, ser encerrada em trêsmeses. (M.L.)

Previdência Social inovana relação com usuárioMônica LimaRepórter

Uma palestra atentandopara a importância do aleita-mento materno. Nunca é de-mais reforçar a necessidade daação que serve, entre outras coi-sas, para nutrir e imunizarbebês, além de fortalecer o laçoda maternidade. Inusitado napalestra foi mesmo o local ondeela aconteceu: na Agência daPrevidência Social, da Jatiúca.Na manhã de ontem, centenasde pessoas acompanhavamatentamente a palestra dadapelas assistentes sociais daMaternidade Santa MônicaElianete Correia e SimoneDuarte.

Apalestra foi apenas entre asmuitas atividades que têm mo-vimentado a agência e estreita-do a relação entre funcionáriose usuários As mais de 500 pes-

soas que frequentam o local dia-riamente, além de terem acessoàs informações sobre benefícios,aposentadorias e exames, agoratêm a oportunidade de partici-par de palestras sobre temas ju-rídicos e sobre saúde. Alémdisso, participam de cursos deartesanato, pintura, bijuteria ecroché.

A coordenadora do proje-to, Cristiane Jatobá, disse quese trata de um espaço abertopara qualquer usuário queprocura os serviços da agência.“O projeto tem resultado po-sitivo. Todos que frequentama agência têm demonstrado,de alguma forma, interesse emparticipar das palestras e cur-sos que são oferecidos”, disse,citando, como exemplo , ocurso de informática, que fun-ciona em um laboratório insta-lado no prédio, voltado espe-cialmente para os aposentados.

“Mas o acesso é liberado paraqualquer pessoa que demons-trar interesse”, afirmou.

CHÁ E AMIGOS - Segun-do Cristiane Jatobá, antes daimplantação do projeto, os fun-cionários da agência participa-ram de uma oficina, durantedois meses, para que aprendes-sem a interagir com o público.Depois da implantação dos cur-sos e palestras, as mudançasocorridas tiveram uma apro-vação de 90% dos usuários, se-gundo dados de uma pesqui-sa realizada com eles mesmos.

Além dos cursos e das pa-lestras, quinzenalmente háuma sessão de cultura, comapresentação musical que ex-plora os talentos da casa. Umchá, preparado com ervas me-dicinais plantadas nos fundosdo prédio, é servido para pes-soas que procuram o serviço.

Falta de energia naRotary será investigadaElisana TenórioRepórter

Um desligamento progra-mado irá investigar a causa dasconstantes quedas de energiaverificadas nas ruas próximasa Avenida Rotary, sobretudo demadrugada.

A Eletrobrás Distribuiçãode Alagoas informou ontemque ainda não há data previs-ta para o desligamento ocor-rer, mas antecipou que as cau-

sas prováveis das interrupçõesde energia são as batidas decarros nos postes e dos galhosde árvores na fiação.

Enquanto o problema não éresolvido, os moradores da áreareclamam das constantes faltade luz. A funcionária públicaElisabete Patriota contou quepraticamente não dormiu nasúltimas noites por conta docalor, que estava insuportável.“Cai, para voltar três horas de-pois. E aí, cai novamente”, disse.

Anteontem, por exemplo,vários moradores da RuaSerafim Costa foram obriga-dos a ir para a porta “tomarum ventinho” e ligar para aEletrobras Alagoas.

Além do calor e da falta desono, os moradores estão commedo de que algum aparelhoeletrônico termine danificado.“A gente vê exemplo dissoconstantemente e ninguém faznada”, reclamou João Pedrodos Santos.

Venda de imóvel depende da JustiçaNa fachada da casa, os

proprietários deixaram umnúmero de contato para umapossível negociação de vendado imóvel. A reportagem deO JORNAL falou com os pro-prietários do casarão. Eles in-formaram que aguardam au-torização da Justiça parapoder vender. “A casa é deherança e estamos esperan-do a conclusão do inventá-rio. Já existe uma pessoa in-teressada e estamos apenasesperando a decisão daJustiça para finalizar a com-pra”, disse uma das donas,

que não quis se identificar. De acordo com o superin-

tendente Municipal de Con-trole e Convívio Urbano, IvanVilela, a prefeitura só podeinterditar o prédio se houveruma denúncia por parte dapopulação. “Como se trata deum imóvel particular não po-demos chegar e ir interditan-do. Precisamos de uma de-núncia, que deve ser feita pelapopulação. Após isso, iremosfazer uma vistoria e analisarse está colocando a seguran-ça das pessoas em risco.Nunca recebemos denúncia

em relação a esse imóvel”,contou.

O diretor Operacional daDefesa Civil, Roberto Coim-bra, também confirmou queo órgão nunca recebeu de-núncia relacionada ao casa-rão, mas que o colocará den-tro da lista de vistoria doórgão. “Vamos agendar umavisita, convocar a SMCCU evistoriar esse prédio. Caso aestrutura esteja mesmo com-prometida, poderemos inter-ditar. Nunca fomos alertadossobre esse prédio”, comple-tou. (L.S.R.)

Prédio prestes a ruir pode ser interditadoSituado no Centro, imóvel serve de abrigo para moradores de rua e de esconderijo para criminosos

Láyra Santa RosaRepórter

Um prédio abandonado naRua do Imperador, no Centro,tem tirado o sossego de comer-ciantes e pessoas que passampelo local. A estrutura aparen-ta estar ameaçada de desmoro-nar e ainda serve de esconderi-jo para ladrões e de abrigo paramoradores de rua, durante anoite. Diante da situação, aDefesa Civil Municipal, juntocom a Superintendência Muni-cipal de Controle e ConvívioUrbano (SMCCU) devem fazeruma vistoria no prédio paraavaliar a possibilidade de inter-dição.

A imagem do casarão queserviu de pensão no passado éde total abandono. Parte domuro que fechava a casa foi der-rubada há um ano. Dentro sósobrou a estrutura de tijolos.

Na parede do fundo da casa,um buraco foi aberto para ser-vir de acesso ao local. O telha-do quase não existe mais.Segundo os vizinhos, quandoum veículo grande passa pró-ximo ao prédio, a estruturachega a balançar.

“Esse prédio está abando-nado já faz algum tempo.Depois que colocaram para ven-der, a situação se complicou.Ele pertencia a duas senhoras,foi alugado e agora está dessejeito, deixado de lado. O proble-ma é que atinge todo mundoaqui. O medo que ele desabe égeral”, disse o comerciantePaulo Cardem.

Para o auxiliar administrati-vo, Humberto Cavalcante Júnior,o prédio abandonado é o maiorproblema daquela rua. “Aestru-tura está toda depredada, umrisco para quem passa por aqui.Sem falar no perigo de assalto e

na fedentina que vem da casa. Oprédio foi ocupado por ladrõese moradores de rua”, disse.“Várias pessoas já foram assalta-das por aqui, inclusive um primomeu teve o celular roubadoquando vinha aqui falar comigo.É um risco gigante passar poressa área. Quando anoitece agente já fecha a porta com medodos ladrões”.

A recepcionista VanessaMaria Tenório, que trabalhanum prédio em frente ao casa-rão, também confirma os assal-tos. “A casa passou a servircomo esconderijo de bandidos.Há um ano derrubaram osmuros e a deixaram nessa si-tuação de abandono. Foi quan-do tudo piorou. A gente vivetrancado aqui na loja commedo”, afirmou. “Essa situaçãotirou o sossego de todo mundo.Agente espera que ele seja logovendido e ocupado”.

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

CidadesAA99

Yvette Moura

Yvette Moura

Prédio abandonado está em disputa judicial; só depois do fim de inventário poderá ser vendido

Para Humberto, prédio é o maior problema da rua: risco para quem precisa trabalhar ou passar pelo local

Page 10: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

Page 11: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

Page 12: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

FOGO

Menor que cuspiufogo no rosto damãe está detidoDa Editoria de Cidades

Continua detido na Delegaciade Marechal Deodoro o adoles-cente J.L.S., de 16 anos, que nanoite da última segunda-feira,queimou o rosto da sua mãe, Ane-ly dos Santos, 37 anos, com gaso-lina. O atentado aconteceu no mu-nicípio de Marechal Deodoro.

Logo que foi ferida, Anelyentrou em contato com a PolíciaMilitar e denunciou o filho. Oadolescente foi autuado em fla-grante e encaminhado para aCentral de Polícia, em Maceió.

J.L.S. é considerado por seusfamiliares uma pessoa muitaagressiva e que gosta de desres-peitar seus parentes. Na agressãocontra a mãe, ele colocou gaso-lina na boca e, utilizando um is-queiro, cuspiu o combustível emdireção ao rosto dela, provocan-do a queimadura. Na delegacia,ele disse que estava apenas brin-cando.

A avó, Maria Jaci, disse queo adolescente sempre cria proble-mas. Segundo ela, J.L.S.costumaroubar dinheiro em casa. Umadas práticas utilizadas por ele éa ameaça.

CORREIÇÃO

Condições doIML serão alvode avaliação

Valdete CalheirosRepórter

O Conselho Estadual deSegurança Pública indicou doisconselheiros para formar umaComissão de Correição paraavaliar as condições de funcio-namento do Instituto MédicoLegal (IML) Estácio de Lima.

A Comissão foi formadadepois que o Conselho tomouconhecimento de alguns pro-blemas no IML como atrasosna emissão de laudos e atéfalta deles.

O presidente do ConselhoSegurança Pública, DelsonLyra, explicou que, embora acomissão não tenha caráterpunitivo, o resultado seráapresentado à análise dos de-mais conselheiros assim queestiver finalizado. “AComissãode Correição tem um prazode 30 dias para apresentar otrabalho. Caso julgue neces-sário mais tempo, a terá liber-dade para fazê-lo”, esclareceu.

A Comissão de Correiçãoé formada pelos conselheirosEveraldo Patriota e ElaineCristina Pimentel.

Láyra Santa RosaRepórter

A família do estudante An-tônio Carlos dos Santos, de 15anos, assassinado na noite daúltima segunda-feira, buscavaexplicações durante o dia deontem sobre os motivos que le-varam a morte do jovem. Revol-tados com o crime, os parentesafirmam que ele não tinha ini-migos ou envolvimento comdrogas. Os parentes disseram,ainda, que temem que o casoseja apenas mais um a engros-sar as estatísticas da criminali-dade em Alagoas e fique na im-punidade.

Antônio Carlos, ou Naninhocomo era mais conhecido, foiexecutado com quatro disparosde arma de fogo, que acertarampescoço, a cabeça e o braço di-reito do jovem. O crime aconte-ceu por volta das 20h, próximoa feirinha do bairro do BeneditoBentes. “Eu estava em casa, sen-tando na calçada, quando eleme avisou que iria sair. Pedi aele que não demorasse muito eque, se isso acontecesse, iriabuscá-lo. Não demorou 15 mi-

nutos e escutei os disparos”,contou o pai do jovem, AntônioFrança dos Santos. “Logo emseguida minha filha, que che-gava do trabalho e tambémouviu os tiros, chegou em casachorando e dizendo o que tinhaacontecido. Fomos correndo atélá e ele já estava morto”.

Segundo Antônio França, o

adolescente era o filho caçulade quatro filhos e era mantidosob os cuidados da família. “Eleestudava, era um menino bom.Como era o caçula, o cuidadoera dobrado, o mantinha na‘rédea curta’. Mas ele não medava trabalho, não tinha envol-vimento com drogas e nem ini-mizades”, disse o pai. “Essa

morte foi uma surpresa paratodos nós, estamos ainda ten-tando entender o que aconte-ceu. Minha família está despe-daçada. A mãe dele e a irmã sóchoram”, lamentou.

Após o crime que vitimouo jovem, a polícia que estavapróxima à feirinha do BeneditoBentes iniciou as diligências embusca do assassino, mas nãoprendeu ninguém. “Disseramter visto três pessoas fugindo,sendo que o tiro só foi deflagra-do por uma delas. Eles corre-ram em direção a Grota daAlegria e acabaram escapando.O meu maior receio, como pai,é que a morte do meu filho fiqueimpune. Estou sentindo umador enorme. Estou a base de re-médios”, completou.

A morte de Antônio Carlosserá investigada pela equipe do8º Distrito Policial. As primeirasinformações colhidas ainda nolocal do crime, dão conta que oassassino do jovem é um ho-mem identificado apenas comoJapa. As informações são de queos dois discutiram recentemen-te e, como vingança Japa decidiumatar o adolescente.

Família ainda não sabe como o menino viviaAté agora, ninguém sabe de-

talhes sobre a vida de Sérgionestes últimos dois anos. O quese sabe é que a criança está sobos cuidados do ConselhoTutelar da cidade de Camposde Goytacazes, em uma institui-ção.

Ele foi encontrado depoisque o sequestrador Elismar –que estava usando o nome falsode Luiz Henrique Maciel – foiflagrado tentando sequestraroutra criança. “Estamos entran-do em contato com as autorida-

des policiais do Rio de Janeiropara saber detalhes e solicitar aprisão preventiva dele por se-questro e cárcere privado”, disseo delegado de União dosPalmares, Cícero Lima.

Versão de Sérgio - O meni-no Sérgio disse, a princípio, queera filho de “Luiz Henrique”.No entanto, assim como a ga-rotinha Jéssica, ele foi, aos pou-cos, falando a verdade.

Ele falou, por exemplo, onome dos pais, de alguns ir-

mãos e da avó paterna “MãeCarmem”, “que é cadeirante”.O menino contou, também quemorava em uma “cidade de-pois de Maceió, que não tempraia, mas tem um rio com pe-dras e uma ponte”. Disse, ainda,que “morava próximo ao as-sentamento dos Sem Terra, quehá uma usina de cachaça e umapraça de motoqueiros”.

José Sérgio também disseque seus pais não batiam, quea família não passava fome eque todos os irmãos ajudavam

os pais a vender tapioca pro-duzidas pela mãe na “Feira daRoça” e que também catavame vendiam ferro velho.

Em relação ao sequestradorElismar, José Sérgio relatou que“Luiz Henrique” o orientou achamá-lo de pai e que o mesmoo obrigava a trabalhar sobameaça de castigos físicos.

As noites da criança eramintranquilas, pois Sérgio disseque tinha medo de dormir comreceio de que “algo de mau”pudesse acontecer. (E.T.)

Pais e irmãos: contagem regressiva para a chegadaDona Eliane e Seu José Heleno

estão contando as horas para ogrande reencontro. Ontem à tar-de, o casal reuniu os outros seisfilhos – Edilza, 19 anos; Adriel,15; Daniela, 11; John Lennon, 7;João Vitor, 5 e Maria Vitória, 3,para contar a novidade: “Sérgiofoi encontrado e vai chegar a qual-

quer momento”, anunciou o pai.O casal relatou que não hou-

ve um único dia que não tenhase lembrado de Sérgio. “Sempreacreditamos que ele iria voltar.Nunca passou pela minha cabe-ça que alguma coisa ruim tives-se acontecido com nosso filho”,assegurou José Heleno Guedes

da Silva.Enquanto isso, dona Eliane

confessa que já preparou a an-tiga cama de Sérgio. A casa dafamília fica localizada em umbairro simples de União dosPalmares. De alvenaria e semtintas nas paredes, a residênciaé formada por cinco cômodos: a

sala, onde dorme a bisavó dascrianças, dois quartos, cozinha ebanheiro. “É simples, mas somosuma família feliz”, diz a mãe.

Os vizinhos estão terminan-do os preparativos da festa quemarcará a volta de Sérgio ao lar.Tudo será feito no meio da rua,com a participação de todos. (E.T.)

Sequestrado há dois anos é encontrado no RJMenino de 10 anos foi levado de União em 2008; prisão do criminoso ocorreu quando ele tentava pegar outra criança

Elisana TenórioRepórter

Falta pouco para o sequestrodo garoto José Sérgio Guedes daSilva, de 10 anos, ter um desfe-cho feliz. A qualquer momento,ele voltará à casa dos pais, emUnião dos Palmares, de ondesaiu, há dois anos, escoltado e es-condido sob o poder do seques-trador Elismar da Silva. Enquantoo Conselho Tutelar da cidade deCampos de Goytacazes - onde omenino se encontra - ultima ospreparativos para seu regresso,familiares e vizinhos de Sérgiotambém preparam os detalhesfinais para o banquete que erarecepcioná-lo. Já está tudo certo:uma grande mesa será montadana Rua Otávio Gomes de Barros,repleta de salgados e doces, paramarcar o reencontro.

O sequestro do garoto JoséSérgio começou em janeiro de2008, quando ele simplesmentesumiu da casa de seus pais. Avendedora de tapioca e milho,Eliane Santos da Silva, de 40anos, contou que seu filho saiude casa por volta de 12h para irao circo e nunca mais voltou.“Procuramos por todos os can-tos. No mesmo dia procuramosa delegacia, mas nunca mais ti-vemos notícias do meu Sérgio”,lembrou emocionada.

Maria de Figueredo Silva,

que é representante do ConselhoTutelar de União dos Palmares,lembrou que o início do seques-tro de Sérgio, no começo de 2008,marcou o fim do sequestro damenina Jéssica. “Achamos estra-nho um garotinho vendendoconstantemente produtos arte-sanais na feirinha daqui da ci-dade. Aí o chamamos para con-versar. No começo, o menino,que se identificou como André,mentiu, mas depois contou a ver-dade. André, na verdade, eraJéssica. Ela era obrigada, pelo se-questrador a se vestir de meni-no para trabalhar. Elismar é omesmo homem que sequestrouSérgio”, relatou a conselheira.

Na época, a menina disse queo algoz, que a obrigava a cha-mar de “painho”, a batia constan-temente para obrigá-la a traba-lhar. “Ela não falou de abuso se-xual, mas de pequenos cortes nacabeça, nas costas e nas pernas”,disse a conselheira.

Quando a menina ficou sobo poder do Conselho Tutelar, osequestrador fugiu. “Fizemos osdevidos contatos e a conduzi-mos para Vitória da Conquista,sua cidade de origem. O mesmoprocedimento será realizadopara trazer Sérgio para cá. Ouseja, o Conselho Tutelar de Cam-pos de Goytacazes o entregarápara nós”, contou Maria Figue-redo.

AA1122 Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Cidades JORNALO JORNALO

Família faz contagem regressiva para rever Sérgio depois de dois anos

Cartaz produzido com a foto de Sérgio e do sequestrador Elismar: sonho de reencontrar o menino se transformou em realidade feliz

Adolescente é executado efamília teme por impunidade

Seu Antônio França diz que o filho era bom e não tinha inimizades

Yvette Moura

Fotos: Thallysson Alves/Estagiário

Page 13: OJORNAL 24/03/2010

AA1133

CMYK

FEIRA

Senac oferececapacitação a municípios

Mais de oitenta cidadesvão expor arte e cultura naFeira de Negócios dos Mu-nicípios Alagoanos, eventoque será realizado de quinta(25.03) a domingo (28.03), das15h às 22h, no Centro Culturale de Exposições Ruth Cardoso,em Jaraguá.

A fim de atender às neces-sidades dos municípios que de-sejam capacitar seus funcioná-rios ou elaborar projetos de ca-pacitação para suas cidades, oSenac Alagoas oferece aos visi-tantes uma consultoria especia-lizada, “reforçando o compro-misso da instituição em levar aeducação profissionalizantetambém para o interior doEstado, seja por meio das Uni-dades Móveis, seja através doscursos In Company”, destacaTelma Ribeiro, Diretora Re-gional do Senac Alagoas.

“Queremos que o eventoseja gerador não só de negó-cios, mas também de profis-sionalização e qualificação”,complementa Mônica Surua-gy, coordenadora do evento.A Feira de Negócios dosMunicípios Alagoanos tem en-trada gratuita.

AL-220

Protesto cobraredutores develocidade

LIMOEIRO DE ANADIA– Moradores do povoadoGenipapo, na zona rural deLimoeiro de Anadia, blo-quearam, na tarde de ontem,três trechos da rodovia AL-220 para cobrar a instalaçãode redutores de velocidade.A manifestação aconteceuapós a morte da estudanteJeane Silva Feitosa, de 13anos, que foi atropeladaquando chegava da escola.

Com cartazes em solida-riedade aos familiares deJeane Silva, atropelada natarde de ontem quando atra-vessa a pista, os manifestan-tes reivindicavam instalaçãode lombadas no local, a fimde evitar maiores acidentes.Segundo testemunhas, aadolescente voltou da esco-la em um transporte alterna-tivo. Quando desceu ela ten-tou atravessar a pista e foiatropelada por um carroUno, de placa não anotada,e arrastada por 15 metros.O condutor do veículofugiu.

Revoltados com a faltade sinalização na rodovia,os moradores bloquearam apista com pedaços de pau eainda atearam fogo empneus. Os motoristas tive-ram que seguir por estradasvicinais para não ficarem pa-rados no bloqueio. De acor-do com os líderes da comu-nidade, este foi o terceiro aci-dente registrado desde o iní-cio do ano. Eles contaramque no último dia 13 umhomem conhecido por “JoséMoco” foi atropelado nomesmo local.

Até o começo da noitede ontem, um trecho dapista permanecia bloquea-do. A tarde, moradores sereuniram com representan-tes do Departamento deEstradas de Rodagem(DER) que prometam a co-locação de uma lombadaesta semana. (C.S.)

Assentados reivindicammelhorias à prefeitura

SÃO MIGUEL DOS MILA-GRES – Integrantes da Co-missão Pastoral da Terra (CPT)ocuparam ontem a sede da pre-feitura de São Miguel dosMilagres, na região Norte doEstado, para reivindicar melho-rias para os assentamentosQuilombo dos Palmares eJubileu. Os trabalhadores cobra-vam da gestão municipal e doDepartamento de Estradas deRodagem de Alagoas (DER/AL)a ampliação das estradas queligam a zona urbana à zonarural e a substituição de pontesartesanais por pontes de con-creto.

Segundo os agricultores, du-rante o período chuvoso, quetem início com o fim do verão,os problemas nas estradas epontes que ligam os assenta-mentos ao centro da cidade seagravam e impedem o escoa-mento da produção agrícola.Eles explicam que, além do pre-juízo econômico, o acesso à edu-cação e à saúde também ficacomprometido, já que os veícu-los não conseguem trafegarpelas estradas de barro.

“Quem mora nos assenta-mentos e estuda nas escolasda ‘cidade’ não frequenta as

aulas durante o período dechuva, porque os carros nãoconseguem passar. As pontesque ligam a zona rural à zonaurbana são feitas com toras decoqueiro e também não resis-tem às chuvas. Queremos teracesso à saúde e à educação,levar uma vida digna. A me-lhoria nas estradas é prometi-da há quase cinco anos enunca saiu do papel”, explicaCícera Menezes, representan-te dos trabalhadores rurais.

Segundo ela, o objetivo dosmanifestantes era invadir algumórgão estadual, como o Depar-tamento de Estradas de Roda-gem de Alagoas (DER/AL), masa ocupação não foi possível.“Decidimos então ocupar deforma pacífica a prefeitura parapressionar o Estado a realizar asobras. Vieram, inicialmente, trin-ta famílias, que só sairão daquiquando tiverem alguma respos-ta. Caso contrário, mais integran-tes da Comissão devem se des-locar para cá”, ressalta CíceraMenezes.

Além dos integrantes queocuparam a sede da prefeitu-ra de São Miguel dos Milagres,uma comissão de assentadosfoi até Maceió tentar negociar

com o governo a ampliação dasestradas e a construção denovas pontes.

RESPONSABILIDADES– A prefeitura de São Migueldos Milagres informou quecabe ao Departamento deEstradas de Rodagem a ma-nutenção da via que liga o cen-tro à zona rural da cidade.Segundo o secretário munici-pal de Administração,Cristiano Dias, o governo doEstado já tomou conhecimen-to do problema e existe umprojeto para melhoria da ro-dovia e a construção de pon-tes, mas as obras nunca saí-ram do papel.

“A Secretaria de Adminis-tração entende as reivindicações,mas não pode atendê-las porquenão compete ao município rea-lizar esses reparos. Nós estamostratando de rodovias estaduais,portanto função do DER. Apesardisso, podemos facilitar o deba-te entre os assentados e oEstado”, observou CristianoDias.

A reportagem de O JOR-NAL tentou entrar em contatocom técnicos do DER, mas nãoobteve êxito. (E.A.)

LITORAL NORTE

Reunião discutequalidade de energiaEduardo AlmeidaRepórter

PORTO DE PEDRAS –Os problemas no forneci-mento de energia e os pre-juízos econômicos que elesacarretam para o turismo nolitoral norte foram discuti-dos ontem, na Câmara Le-gislativa de Porto de Pedras,em uma reunião que contoucom a presença do diretor-presidente da EletrobrásDistribuição Alagoas (anti-ga Companhia Energética deAlagoas - Ceal), Flávio De-cat. Durante o encontro,ficou definido que um mu-tirão vai percorrer os muni-cípios da região para identi-ficar e solucionar falhas elé-tricas.

Segundo os membros daAssociação Rota Ecológica deAlagoas, que representam oshotéis e pousadas de Portode Pedras e de São Migueldos Milagres, os empresáriosdos dois municípios vêmacumulando prejuízos comas oscilações na distribuiçãode energia – como a reduçãona taxa de ocupação e aperda de alguns equipamen-tos eletrônicos. Para eles, ofornecimento de energia naregião é insuficiente e o aten-dimento técnico não conse-gue suprir a demanda de ser-viço.

“Além de danificar equi-pamentos eletrônicos, as os-cilações da rede afetam tam-bém o sistema de abasteci-mento de água. Sem água esem energia, nossos clientesacabam migrando para ou-tras partes do Estado que ofe-recem estrutura adequada.Chegamos a ficar mais de 24horas às escuras, o que acar-retou na perda de aproxima-damente R$ 20 mil em mer-cadorias que estavam esto-cadas na câmara fria do

hotel”, explicou Vitor Pei-xoto, proprietário de umapousada em São Miguel dosMilagres há dez anos.

Para tentar minimizar oproblema, o empresário ad-quiriu um gerador movidoa óleo diesel, que custoucerca de R$ 90 mil, mas reco-nhece que nem todos osdonos de hotéis e pousadastêm como investir esse mon-tante no equipamento. “Es-peramos que agora, com essecanal de diálogo, as falhas nofornecimento de energiasejam solucionadas o maisbreve possível. O turismoaquece a economia da regiãoNorte e precisa de atenção, jáque este problema se repeteao longo de muitos anos”,observa Vitor Peixoto.

Apesar das reclamaçõessobre a qualidade da ener-gia distribuída para o LitoralNorte, o diretor-presidenteda Eletrobrás DistribuiçãoAlagoas, Flávio Decat, garan-tiu que o fornecimento é su-ficiente para atender à de-manda. Segundo Decat, osproblemas apresentados pe-los donos de hotéis e pousa-das são pontuais e devem serresolvidos em até um mês.Para isso, um mutirão vaipercorrer todos os municí-pios da região.

“Com a fusão Eletrobrás,nós teremos R$ 900 milhõespara investir até 2014 na me-lhoria das redes. Todos osproblemas listados serão ana-lisados com cuidado paraque possamos solucioná-loso mais breve possível. O mu-tirão vai possibilitar o aten-dimento imediato, masvamos investir também naampliação dos postos daEletrobrás Alagoas em cadauma dessas cidades, verifi-cando se o número de funcio-nários é suficiente”, obser-vou Decat.

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Municí iospCrime pode ter mais de um envolvidoRapaz que foi visto pela última vez com estudante entrou em contato por telefone com um amigo da família Carolina SanchesRepórter

ARAPIRACA – Familiaressuspeitam que a morte da es-tudante Jéssica Maria deAraújo, de 18 anos, pode ter si-do cometida por mais de umapessoa. Adúvida partiu de umaligação do rapaz que foi vistopela última vez com a jovempara um amigo da família.Jéssica foi encontrada morta natarde da última segunda-feira,no Sítio Esporão, na zona ruralde Arapiraca.

A jovem desapareceu porvolta de 22h após sair de umafesta na localidade Sitio Capim,na zona rural do município. Elaestava com duas amigas nafesta, mas teria saído com umrapaz que, segundo familiares,é um conhecido da jovem. Ocorpo dela foi encontrado porvolta de 4h da madrugada desegunda-feira, em uma planta-ção de mandioca que fica cercade 400 metros da sua casa.

A jovem estava sem roupase com marcas de tiro e facadas.O corpo dela foi levado para oInstituto Médico Legal (IML),onde foi submetido à necrop-sia. Há suspeita de estupro,mas somente o laudo do IMLpode confirmar se houve abusosexual da vítima.

Na tarde de ontem, um vi-zinho e amigo da família, quepediu para não ser identifica-do, contou que recebeu umaligação do rapaz que deu ca-rona para Jéssica. Na ligação,o homem confirmou que deu

carona a jovem e disse queparou em um terreno próxi-mo a casa dela onde ficaramnamorando. “O rapaz contouque foi abordado por três ho-mens que anunciaram o assal-to, arrastaram Jéssica e que elecorreu e não viu o que aconte-ceu”, relata.

Na ligação, o homem quedeu carona a vítima teria apon-tado três jovens que moram naregião como responsáveis pelocrime. “O rapaz que ligou disseque vai prestar depoimento àpolícia quando for procurado”,relatou o amigo da família.

Uma testemunha contou àreportagem de O JORNAL queviu quando uma motocicletapassou com um casal por voltade 22h30 e percebeu que o veí-culo parou. Duas horas depoisele ouviu o barulho de quatrotiros e depois da moto saindo.

INVESTIGAÇÕES – APolícia Civil deu início ontemàs investigações do caso, masaté o final da tarde nenhum sus-peito havia sido detido. O dele-gado regional de Arapiraca,Edno Aldo, informou na tardede ontem que estava previsto odepoimento das duas amigasde Jéssica. Ele disse que a polí-cia recebeu algumas denúnciasanônimas, mas que não foramcomprovadas.

O inquérito só será instau-rado após o resultado do laudodo IML. Se for atestado quehouve violência sexual, o casoserá investigado pela Delegaciada Mulher. Jéssica de Araújo foi encontrada morta cerca de 400 metros de sua casa, na zona rural de Arapiraca

Integrantes da CPT ocuparama sede da prefeitura de SãoMiguel dos Milagres

Arquivo de família

Eduardo Almeida

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Page 14: OJORNAL 24/03/2010

AA1144

CMYK

Por um lugar no G-4CRB e Corinthians-AL fazem hoje confronto direto na luta por vaga na 2a faseLuciano MilanoRepórter

É sob forte pressão que oCRB recebe o Corinthians-ALna tarde de hoje, às 15h, noEstádio Severiano GomesFilho, na Pajuçara, em parti-da válida pela 15ª rodada doCampeonato Alagoano. De-pois do empate por 2x2 como União, na semana passada,os jogadores co Galo tiveramuma reunião com a diretoriado clube e ouviram o pedidode mais empenho de todospara vencer o Timão da ViaExpressa e afastar de vez ofantasma de uma possívelnão classificação para a se-gunda fase do Estadual.Inclusive, a partida de hoje éde "seis pontos". Isso porqueo Galo é o quarto colocadocom 24 pontos, enquanto queo Corinthians vem logo atráscom 21.

Para o jogo, o técnicoAmauri Knevitz não definiu aequipe titular. Depois de um

começo de semana tumultua-do com o veto feito pelo de-partamento médico do ata-cante Ramon, apresentado nosábado como reforço e que foiembora na segunda-feira,Knevitz também deu margema mais uma polêmica envol-vendo o departamento defutebol e o médico LuizFernando Barros. É que Barrostambém vetou o lateralKaymmy, que teria uma con-

tratura, mas o técnico rela-cionou o jogador para a par-tida.

Além disso, o técnico nãopoderá contar com o zagueiroÍtalo, que sofreu uma fraturano osso da face, no jogo con-tra o União, e está em trata-mento. Por outro lado, o tam-bém zagueiro Rogério Correiae o volante Paulo Foiani foramliberados pelo preparador físi-co do clube, Edmilson

Machado, e devem estar aptospara a partida.

"Tenho algumas dúvidas esó devo definir o time titularna Pajuçara, pouco antes dapartida. O empate lá em Uniãonão estava nos nossos planos.Sabemos que não podemostropeçar em casa, e tambémtemos a consciência de que oCorinthians é uma equipe dequalidade. Aos poucos, esta-mos tentando encontrar o mel-hor futebol", declarou o téc-nico Amauri Knevitz, queanda desagradando bastanteboa parte da torcida alvirrubrae setores da imprensa. Há doisjogos no comando do CRB,Knevitz tem o empate da se-mana passada e uma vitóriamagra por 1x0 em cima doSanta Rita, na sua estréia noGalo.

CATANHA - No Corin-thians, o atacante Catanhapediu apoio da tocida do CSAna partida de hoje contra oGalo. O lateral-esquerdo Rafinha está confirmado na equipe titular do CRB

Marco Antônio

MUTANGE

CSA jogarásábado emMaribondo

O departamento de futeboldo CSA continua trabalhandopara manter a equipe que irádisputar a Segunda Divisão nosegundo semestre em ativida-de. Depois de vencer a seleçãoRoteiro, por 4x1, de virada, noúltimo domingo em Roteiro, oAzulão do Mutange, por inter-médio do vice de futebol CíceroEugênio confirmou na tarde deontem o segundo amistoso dogrupo nesta fase de prepara-ção. O jogo será no próximosábado à tarde, às 15h, contraoutra seleção, desta vez deMaribondo, de novo no inte-rior do Estado.

“Colocar o time para jogaré importante porque, entre ou-tras coisas, dá mais cancha aosmais jovens, que, pela primeiravez, pode ter essa experiência dever como é o futebol profissio-nal. Apesar de os nossos adver-sários não serem equipes profis-sionais, são seleções que têmcerta qualidade e coloca o CSApara jogar. Também é interes-sante porque jogador não querapenas ficar treinando o tempotodo. ASegunda Divisão será nosegundo semestre, mas preci-samos nos manter em campo”,declarou Cícero.

O diretor também confir-mou que, por conta de o ôni-bus do clube ainda está revi-são em uma oficina de Maceió,os treinos do time profissio-nal e divisão de base devempermanecer por mais algumtempo no Mutante. Obras noestádio Gustavo Paiva estãoem andamento, e uma delas,o aumento no número de cam-pos para quatro, forçarão asuspensão de treinamentos atéque tudo esteja pronto.

“Sem o nosso ônibus à dis-posição, o gasto com viagenspara fora de Maceió com o ob-jetivo de realizar treinamen-tos ficaria mais alto. Não po-demos nos dar esse luxo. Porisso, precisamos esperar umpouco até que o veículo fiquepronto. Por hora, os treina-mentos permanecem oMutange”, disse Eugênio.

GUSTAVO– Campeão ala-goano sub-18 no ano passadopelo CSA, o meio-campistaGustavo está indo para a VilaBelmiro, onde irá passar por umperíodo de treinamentos nas di-visões de base do Santos. Se foraprovado, Gustavo poder setransferir para o Peixe. (L.M)

PARAQUEDISMO

Alagoana participa de recorde nordestino

A presença dos paraquedis-tas paraibanos de 19 a 21 demarço de 2010 em Boituva, nãopoderia ter sido melhor. Os atle-tas Romulo, Ramon, Demetrius,Andrey, Joaquim, Humberto eMarcus, além de estabelecerem oParaibano oficial de FQL comuma figura formada por sete pa-raquedistas (7 WAY), ele tambémformaram essenciais na quebrado recorde Nordestino desta mo-dalidade, formando uma figuracom onze paraquedistas. Aalagoana Ruthinha também fezparte da formação como convi-dada especial.

Pernambucanos também es-tabeleceram seu recorde oficialcom uma 4 WAY, formada pelaequipe Carbono 14, constituídapor Capitu, Cartaxo, Elso eLucinha.

A Formação em QuedaLivre é a modalidade do para-quedismo mais popular e pra-ticada no mundo, sendo carac-terizada pela composição de fi-guras determinadas por árbi-tros, formadas pela união deatletas em queda livre, man-tendo uma posição estável.Atualmente, no Aeroclube daParaíba, a área de salto utiliza-da principalmente para o trei-namento de atletas paraibanos,

pernambucanos e alagoanos,opera duas aeronaves lançado-ras, o Minuano PT-EAL e oCessna PP-BOU, com cinco equatro vagas respectivamente.Visando ao estabelecimento ofi-cial dos recordes paraibano,pernambucano e nordestino deFQL, atletas destes estados sereuniram com outros alagoa-nos, baianos e cearenses noCentro Nacional de Paraque-dismo (CNP), em Boituva-SP,onde operam quatro Caravans,com 13 vagas cada um, sendopossível estarem na mesma ae-ronave a equipe que forma a

figura e o câmera flyer, que éresponsável pelo registro vi-sual do que foi feito nas alturaspara ser avaliado pela arbitra-gem em terra.

O recorde paraibano deFQL foi estabelecido no ultimodia 20, após duas tentativas. Jápara o recorde nordestino, osatletas iniciaram os treinamen-tos dia 19 e, após três tentativas,no dia 21 de março, consegui-ram fechar uma formação com11 paraquedistas, estabelecen-do o recorde oficial desta mo-dalidade apenas com atletasdesta região.

INTERIOR

Murici vai receber o União na tarde de hojeVictor MeloEditor de Esportes

O Murici desafia hoje oemergente União, às 15h, noEstádio José Gomes da Costa.Jogando em casa, o time deEdson Ferreira tenta conquis-tar a vitória sobre um adver-sário que atrapalhou a vidade dois postulantes ao títulonas últimas rodadas.

O União venceu o ASA,por 2 x 1, e empatou com oCRB, por 2 x 2, e precisa con-tinuar somando pontos paraescapar do rebaixamento. O

time do técnico Gilton somaapenas 12 pontos no Estaduale pode voltar a segurar a lan-terna nesta rodada.

O Murici venceu oPenedense, fora de casa, por 2x 1, no último domingo, che-gou aos 29 pontos, mas suadelegação sofreu um sério aci-dente perto de Teotônio Vilela,quando o ônibus que levava osjogadores pegou fogo, mas, fe-lizmente, ninguém se feriu.

“Foi um susto muito gran-de, mas, graças a Deus, todosconseguiram sair do ônibusilesos. Tivemos perdas apenas

materiais, mas a parte de uni-formes, chuteiras e luvas já foiresolvida pela diretoria”, in-formou o assessor de impren-sa do clube, Jailson Colácio.

NOITE – A 15ª rodada vaiser fechada hoje à noite, às20h30, com a partida entreCSE e Penedense, emPalmeira. Os dois clubesperderam domingo e preci-sam dos três pontos hoje parase afastarem da zona do re-baixamento. Com 11 pontos, oPenedense é o lanterna dacompetição.

BOCA DA MATA

ASA visita nestatarde o Santa Rita

O ASA continua na lutapela liderança do Turnão doCampeonato Alagoano. Naterceira posição, com 27 pon-tos, o Alvinegro volta a campona tarde de hoje, contra oSanta Rita, às 15h, no estádioOlival Elias, em Boca da Mata.O adversário do time arapi-raquense também precisa davitória, mas para tentar sairda lanterna do Estadual, com11 pontos. O ASA fez seu úl-timo treinamento visando àpartida desta tarde na manhãde ontem, mas o técnico JoséLuiz Mauro, o Vica, ainda nãodefiniu o time titular para oconfronto.

FAUSTO - Ao mesmotempo que o ASA pensa naclassificação para a segundafase da competição regional, adiretoria trabalha fora decampo de olho na Série B, quecomeça no dia 7 de maio. Ao

mesmo que o ASA pensa naclassificação para a segundafase da competição regional, adiretoria trabalha fora decampo de olho na Série B, apartir de maio, e sequência doEstadual. Depois que a Fede-ração Alagoana de Futebol(FAF) baixou ato alterando daúltima segunda-feira para aontem o prazo final para in-scrições de jogadores noCampeonato Alagoano, a di-retoria correu e conseguiu aliberação do volante Fausto,30 anos, por parte da equipedo Madre de Deus, do futebolbaiano. Com passagens porGuarani-SP, Juventus-SP, RioBranco-MG, Baraúnas-RN eBahia, onde ajudou o time daBoa Terra a subir para a SérieB em 2007, Fausto teve o nomepublicado no Boletim Infor-mativo Diário (BID) de onteme hoje deve chegar a Ara-piraca. (LM)

Índio e Júnior Viçosa estão de volta

Para a partida de hoje,Vica terá dois jogadores quenão estiveram na goleadado time sobre o Ipanemapor 4x0: após cumprir sus-pensão automática, retor-nam o zagueiro Índio e oatacante Júnior Viçosa.Embora não tenha confir-mado o time titular, é pos-sível, segundo as própriaspalavras do treinador aotérmino do jogo do últimodomingo, que ele mante-nha a base que da últimapartida, além de tambémcontinuar jogando no siste-ma 4-4-2.

Se isso ocorrer, JúniorViçosa, que era titular e saiudo time por suspensão, pode-rá fazer dupla de ataque comJorginho, havendo a possibi-lidade Jorginho continuarcom Danilo na frente. Na de-

fesa, porém, a tendência é deque Plínio e Edson sigamcomo titulares.

Dessa forma, o ASAdeve-rá ir a campo com PauloCésar; Celso, Plínio, Edson eCléber; Kal, Jota, Didira eCleiton; Jorginho e JúniorViçosa (Danilo).

“No ASA, o jogador pre-cisa treinar bem porque elevai jogar. Aqui, não existe issode apenas treinar, os atletassabem que irão atuar, e pre-cisam ir bem porque preci-samos de todos bem paramanter o ritmo da equipe.No domingo, o Lê, FábioLopes e Rodriguinho, quevêm atuando como titulares,ficaram no banco e quem en-trou deu conta do recado. Porisso, todos estão sabem quetêm a minha confiança”, de-clarou Vica. (L.M).

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Es ortesp

GGUUIIAA DDOO TTOORRCCEEDDOORR

X

QQuuaannddoo:: hojeOOnnddee:: Estádio da PajuçaraHHoorraa: às 15h ÁÁrrbbiittrroo: Francisco Carlos

CCRRBB - Cris; Leo (Kaymmy), RogérioCorreia, Alexandre Luz e Rafinha; PauloFoiani (Éder), Jonathann, Agnaldo eRodrigo Batata; Edmar e Wellington

CCOORRIINNTTHHIIAANNSS--AALL – Anderson;Maisena, Daniel Melo, Everton eKaikque; Lucas, Chimba, Daniel e Ciel;Tozin e Catanha (Afonso).

Alagoana Ruthinha fez parte da equipe paraibana que bateu recorde

Rubinho CTR/Divulgação

CORURIPE CONTRATA

A diretoria do Coruripe confirmou ontem a contratação de mais trêsjogadores para o Campeonato Estadual. O meia Márcio Carioca, ex-Colo-Colo-BA, tem 24 anos e já se apresentou no Gerson Amaral. Tambémacertaram outros dois meio-campistas, que vão ser anunciados hoje.

Page 15: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

Mudanças forçadasDesfalcado, Cruzeiro já tem time pronto para o jogo contra o Deportivo Itália

Com Kléber suspenso e vá-rios jogadores machucados, oCruzeiro já tem o time e atémesmo o banco de reservaspraticamente definidos para ojogo de hoje, às 21h50, no Mi-neirão, contra o Deportivo Itáliada Venezuela, pelo Grupo 7 daCopa Libertadores.

Na segunda-feira, o técni-co Adílson Batista perdeu omeia Roger por um períodoentre duas e quatro semanas,com uma torção no tornoze-lo esquerdo. Também estãoem tratamento no Care o late-ral-esquerdo Fernandinho eos volantes Fabrício e Eli-carlos.

Dos 20 jogadores restantesque estão inscritos, o goleiroFlávio é o outro que ficará forada convocação contra os vene-zuelanos.

Diante dessas ausências,Adílson Batista deverá convo-car 19 jogadores para hoje,sendo que um deles será corta-do do banco. As opções na su-plência são Rafael; Marcos;Cláudio Caçapa e Gil; PedroKen, Bernardo; Eliandro eGuerrón.

Como Gil está voltando derecuperação de um pisão no pédireito, ele é o provável jogadorque será cortado entre os 19 darelação.

O provável time titular paraenfrentar o lanterna do Grupo7 é Fábio; Jonathan, ThiagoHeleno, Leonardo Silva e DiegoRenan; Fabinho, Henrique,Marquinhos Paraná e Gilberto;Thiago Ribeiro e WellingtonPaulista.

ADVERSÁRIO – A velo-cidade será a principal armado Deportivo Itália para tentar

surpreender o Cruzeiro pelaCopa Libertadores. Os vene-zuelanos marcaram dois golsem jogadas rápidas no empa-te por 2 x 2, em Caracas, e cer-tamente tentarão tirar provei-to das grandes dimensões dogramado do Mineirão paracontra-atacar.

Atento a essa característicado adversário, o zagueiro e ca-pitão Leonardo Silva espera ver

um Cruzeiro bem equilibradoem campo. A subida excessivados volantes e dos laterais dei-xou a defesa muito exposta empartidas anteriores, inclusiveem Caracas.

Pelas dimensões do Mi-neirão, cada ataque cruzeiren-se precisará ser bastante calcu-lado para impedir que oDeportivo Itália explore os es-paços vazios.

O meio-campista Gilberto assume a condição de principal jogador do Cruzeiro na partida de hoje

CARIOCA

Vasco pregaunião para manter Mancini

O vestiário do Vasco, emVolta Redonda (RJ), após a ines-perada derrota por 1 x 0 para oOlaria, no sábado, teve a famo-sa lavagem de roupa suja. Areu-nião, que durou cerca de 20 mi-nutos, serviu, a princípio, paratranquilizar Vágner Mancini arespeito da manutenção de seucargo e, em seguida, para que ogrupo tomasse parte da respon-sabilidade e definisse que a rea-ção será feita em conjunto.

Em contrapartida, o ambien-te já provoca incômodo no pre-sidente do clube, Roberto Dina-mite, que obviamente tem a pa-lavra final sobre o futuro deMancini & Cia. Desde o inícioda Taça Rio, há pressão internapara que o comando mude. Oexecutivo Rodrigo Caetano,porém, é quem segura a onda.

“Muita gente corre, é covarde,mas eu vou ficar e resolver o pro-blema. Não posso ter desapren-dido a treinar e confio no traba-lho desenvolvido. Somos uma fa-mília e é hora de externarmosmais ao público que, diariamen-te, queremos muito ganhar e sairdessa”, afirmou Vágner Mancini.

Com o técnico confiante emseguir na Colina, o discurso, en-tão, passou a ser o de dar asmãos e triplicar o esforço parabater o Americano, hoje, às21h50, e amenizar o princípiode crise no clube. O Cruzmaltinoentra sexta rodada da Taça Rioem terceiro lugar no Grupo B,fora da zona de classificação paraa fase semifinal.

“Vamos dar as mãos e nãoachar culpados. Da segurança àrouparia, até nós, jogadores, todoserramos e podemos melhorar”,crê o goleiro Fernando Prass.

MUNDIAL

Messi: “Para ser lenda,preciso ganhar a Copa”

O futebol de Lionel Messiestá encantando os quatro can-tos do mundo. Em brilhantefase e sendo exaltado em todoo planeta, com manchetes dejornais o comparando a Marad-ona e chamando-o de “mago”,“mito”, e até “de outro mun-do”, o atacante argentino man-tém a humildade e reitera: sóserá uma lenda se ganhar umaCopa do Mundo.

Com apenas 22 anos, ‘LaPulguita’ têm sido decisivo nagrande maioria de jogos do Barça,tanto que marcou dois ‘hat-tricks’

(três gols na mesma partida) emduas rodadas consecutivas e é oartilheiro isolado do CampeonatoEspanhol com 25 gols.

No entanto, nem mesmo acampanha do Barcelona noEspanhol ou na Copa dosCampeões é o suficiente: o ar-gentino quer brilhar com suaseleção. “Para ser uma lenda, énecessário vencer uma Copado Mundo”, assegurou o ata-cante ao El Mundo Deportivo.

“Tenho apenas 22 anos, eestá tudo passando muito rápi-do. Por isso, tenho que estar

tranqüilo”, disse o camisa 10do Barça, que precisa repetir asbrilhantes atuações com o uni-forme azul-grená com a camisaalviceleste para triunfar noMundial na África do Sul.

Com o Barcelona, LionelMessi já conquistou todos ostítulos possíveis, a maioriadeles na última temporada. Jácom a Argentina, o atacante foicampeão do Mundial sub-20em 2005 e medalhista de ouronos Jogos Olímpicos de Pe-quim. Portanto, falta um troféuem sua galeria.

FLAMENGO

Vágner Love depõe e nega relação com tráfico

O atacante Vágner Lovenegou que tenha qualquer re-lação com os traficantes ar-mados que aparecem lhe fa-zendo escolta em um vídeogravado na Favela da Ro-cinha, na zona sul do Rio. Ojogador do Flamengo foi con-vidado pelos investigadoresda 15ª Delegacia de Polícia aprestar esclarecimentos on-tem como testemunha de uminquérito que apura tráficode drogas, associação para otráfico e porte ilegal de armasna comunidade.

Durante o depoimento,Vágner Love afirmou que nãoconhece os homens que apa-recem no vídeo segurandofuzis e também disse que nãorecebeu proteção de trafican-tes em sua visita à Rocinha.Mas ele admitiu que a pre-sença dele ao lado de crimi-nosos “não é uma coisa posi-tiva”. “Não fico arrependido,mas, quando a gente põe acabeça no lugar, percebe quenão é uma coisa legal”, reve-lou.

Depois da polêmica en-volvendo o vídeo gravado nodia 27 de fevereiro, VágnerLove explicou que continua-rá organizando trabalhos so-ciais na Rocinha, mas prome-teu que vai evitar as festas nacomunidade.

TIME - O primeiro treinoapós o empate com o Bota-fogo começou com uma no-tícia ruim para o Flamengo.O zagueiro Álvaro sofreuuma torção no joelho esquer-do e ficará fora dos grama-dos por cerca de duas sema-nas. No jogo de hoje, às19h30, contra o Tigres, o ca-misa 3 da Gávea deve sersubstituído pelo zagueiroDavid, que nos últimos jogosnão tem nem ficado no bancode reservas. Existe tambéma possibilidade de Andrade

repetir a zaga que terminouo jogo do último domingo,com Ronaldo Angelim eFabrício.

FLAMENGO: Bruno, Leo-nardo Moura, David, Fabrícioe Juan; Willians, Maldonado,Kleberson e Petkovic; VagnerLove e Adriano.

TIGRES DO BRASIL: Ro-dolpho, Ronaldo, Paulo Cesar,Zé Carlos e Celico; Leão, Dênis,Geovani e Daniel Silva; Claytone Gilcimar.

AA1155Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Esportes JORNALO JORNALO

BateProntoVictor Mélo - [email protected]

MARADONA X PELÉ NAS COPAS

As polêmicas começam a ganhar força nesse ano de Copa doMundo. A última fogueira foi acesa neste mês pelo jornal inglêsThe Times. De acordo com estudo feito pelo periódico, Maradonafoi o melhor jogador da história das Copas. Pelé ficou em segundolugar e o alemão Franz Beckenbauer ocupou o terceiro posto.

Eles justificam o ranking dando ênfase ao jogo entre Argentinae Inglaterra, em 1986, quando Diego marcou dois gols, um anto-lógico e outro de mão, e eliminou o time da rainha nas quartas-de-final. Encarnando Policarpo Quaresma, parte da imprensa brasi-leira já iniciou a batalha a favor do Rei do Futebol, que brilhou emduas Copas, assim como Maradona.

Pelé foi decisivo nos Mundiais de 1958 e de 1970, fazendogols, distribuindo assistências improváveis e abrindo espaço nosferrolhos mais enferrujados, como na vitória da seleção em 58 con-tra País de Gales, por 1 x 0. Nessa Copa, vale também destacar aparticipação fundamental de Garrincha, Nilton Santos e Didi.

O Brasil foi campeão em 1962, mas o Rei disputou menos deduas partidas, já que sofreu uma séria lesão muscular contra aTchecoslováquia. Em 1966, caçado em campo pelos portugueses,fracassou com o time e caiu na primeira fase. Em 70, Pelé fez jo-gadas mágicas, gols definitivos, mas também foi assessorado porjogadores de talento incomum, como Tostão, Gérson e Rivellino.

Maradona decepcionou em duas Copas. Em 1982, já comouma das maiores promessas do futebol argentino, perdeu o jogo ea cabeça contra o Brasil, por 3 x 1, nas oitavas-de-final, e foi ex-pulso de campo aos 40 minutos do segundo tempo depois de agre-dir Batista. Em 1994 jogou dopado, foi punido pela Fifa e deses-tabilizou uma excelente geração de seu país, que contava com ta-lentos do nível de Batistuta e Ortega.

O brilho intenso do craque ofuscou os adversários em 86, quan-do foi o grande astro de uma equipe mediana. Don Diego fez real-mente a diferença e levou a seleção argentina ao título da Copa.Em 1990, teve participação parecida no Mundial, mas, quase so-zinho, não conseguiu segurar a força da Alemanha e chorou ao re-ceber a faixa de vice-campeão.

Nos Mundiais, bairrismos à parte, o peso dos dois jogadoresfoi bem parecido. Por ter atuado ao lado de jogadores mais talen-tosos, Pelé talvez tenha sido menos decisivo do que Maradona, oque justifica a matéria. Na avaliação geral dos históricos, sem medode errar, afirmo que o Rei tem Diego apenas com mais um de seussúditos.

GARRINCHA

O grande injustiçado dessa lista foi Garrincha, jogadorfundamental em duas Copas. Em 1958, ele humilhou os“Joões na Suécia” e despachou adversários complicados,como a União Soviética. Em 62, sem Pelé, levou o Brasil nascostas e conquistou o Mundial fazendo jogadas de exceção egols de todas as formas. No mínimo seria o terceiro da lista.

A LISTA

O ranking feito pelo TheTimes está na seguinteordem: Maradona(Argentina), Pelé (Brasil),Franz Beckenbauer(Alemanha), GiuseppeMeazza (Itália), GerdMüller (Alemanha),Garrincha (Brasil), JohanCruyff (Holanda), Ronaldo(Brasil),Bobby Moore(Inglaterra) e Ferenc Puskas(Hungria).

SANTOS

Time mais comentadodo momento no Brasil, oSantos tem quatro jogadoresdiferenciados. O meio-campista Paulo HenriqueGanso, e os atacantesRobinho, Neymar e André.Desses, o último é o menostalentoso, mas está numafase espetacular. Hoje, valea pena assistir qualquerpelada em que os meninosdo Peixe estejam jogando.

O personagem da 14ª rodada foi, sem dúvida, o meiaCleiton, do ASA, autor de três gols no duelo de domingo con-tra o Ipanema. Ele já marcou seis vezes na competição e co-manda a artilharia do Alvinegro na competição.

A negociação do CRB com o atacante Ramon foi malconduzida, e, machucado, o jogador não ficou naPajuçara. A diretoria regatiana acabou queimando car-tucho e não pode mais contratar.

CURTO-CIRCUITO

VASCO EM BAIXA

O Vasco continua em péssima fase. Sábado, perdeupara o Olaria e foi o primeiro clube grande do Rio a serderrotado por um pequeno nesta temporada. A derra-pada pode custar até a vaga nas semifinais da com-petição. Hoje, o time cruzmaltino faz uma partidamuito importante contra o Americano, às 21h50.

BOCA NO BRASIL

O Boca Juniors deve fazer uma excursão pelo Brasilem maio. O tradicional clube argentino pretende dis-putar dois amistosos no Rio de Janeiro e um noNordeste. Os adversários ainda não foram definidos.Atualmente, o zagueiro brasileiro Luiz Alberto (ex-Fla eFlu) defende o time xeneize.

CRB X CORINTHIANS-AL

O Corinthians-AL ultrapassa hoje o CRB se vencer apartida por dois gols de diferença. Nesse caso, os timesteriam o mesmo saldo de gols, mas o Timão teria maistentos marcados no campeonato. A missão doCorinthians é mais complicada nessa reta final porque aequipe ainda está a três pontos do Galo e tem uma se-quência difícil: CRB, fora, Ipanema, em casa, Coruripe,fora, e ASA, em Palmeira.

SUBINDO

O ASA, que está perto de assumir a liderança doCampeonato Estadual. Após empatar com o Vasco, pelaCopa do Brasil, e golear o Ipanema, pelo Alagoano, oAlvinegro está muito motivado para a partida destatarde, às 15h, contra o Santa Rita, em Boca da Mata.

Explicações: o jogador Vagner Love compareceu ontem à 15ª DPAGENDA DE HOJE

CCAAMMPPEEOONNAATTOO PPAAUULLIISSTTAA

19h30 Rio Branco-SP x Palmeiras

19h30 Mirassol x Portuguesa

19h30 Ponte Preta x Rio Claro

19h30 Ituano x São Caetano

21h50 Corinthians x Paulista

21h50 Bragantino x São Paulo

CCAAMMPPEEOONNAATTOO EESSTTAADDUUAALL DDOO RRIIOO

16h00 Bangu x América-RJ

16h00 Boavista-RJ x Friburguense

16h00 Resende x Duque de Caxias

16h00 Macaé x Olaria

19h30 Flamengo x Tigres do Brasil

19h30 Madureira x Fluminense

21h50 Vasco x Americano-RJ

Page 16: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

APTO. VENDA

CENTRO CENTRO – CONDOMÍNIO FE-CHADO - VENDOapto novo- SalaLcom varanda, 03 quartos, sendo02 suites, Wc social, cozinha, áreade serviço. Predio com guarita, in-terfone, salão festa, churrasqueira,piscina,bar, elevador , pertinho detudo. R$ 135 mil. Aceito financia-mento bancário. Tr. 9351-4440CRECI 343.

CRUZDAS ALMAS

VENDO apto sala p/ 02 ambien-tes c/varanda,com linda vista parao mar, 2 qtos s/1 suíte, Wc sociale de serviço, cozinha, 01 vaga. R$130 mil. Aceito financiamento. TR.9351-4440- CRECI 343.

VENDO quarto e sala, cozinha eWc, com armários.Todo mobilia-do com sofá,cama,geladeira,fogão, TV, gerador, restaurante pi-lotis e serviço de limpeza 1 vezpor semana no apto. Lavanderia.Condomínio baixo apenas 120,00.Valor do apto R$ 105 mil à vista.Tr.9351-4440 CRECI 343

FAROLFAROL – VENDO apto (RuaColégio Marista), Sala L com va-randa, 03 quartos sociais, sendo01 reversivel, Wc social, cozinha,área de serviço, nascente. R$ 160mil.Tr. 9351-4440 - CRECI 343.

FAROL– CONDOMÍNIO MORA-DA DAS ÁRVORES - VENDOapto sala com varanda, 03 quar-tos sendo 01 suite, todos com ar-mários, lavabo, cozinha, área deserviço, dependência completaempregada, 01 vaga, área útil115m². salão de festas; piscina,poço artesiano e ótima localiza-ção.R$ 155 mil.Tr. 9351-4440CRECI 343.

FAROL– VENDO apto sala l comvaranda, 02 quartos s/ 01 suite,Cozinha, Wc social, dependênciaempregada completa. Nascente.R$ 110 mil. Tr. 9351-4440 CRECI343.

FAROL – VENDO apto. próximoao Colégio Marista,sala com varan-da, 03 quartos sociais, sendo 01suite com varanda,Wc social, co-zinha, Área de serviço, dependên-cia completa empregada.1 vaga.Área útil 110m² R$ 140 mil. Tr.9351-4440 CRECI 343.

FEITOSABARILOCHE – VENDO apto salagrande para 2 ambientes, varan-da, 03 quartos sendo 01 suite, co-zinha, Wc social, Dependênciacompleta de empregada. NascenteExcelente localização. Condomíniobaixo. Por apenas 100 mil. Tr.9351-4440 – CRECI 343.

GRUTAVENDO apto na Gruta, R$ 130mil. Fone: 9444-4608

JATIÚCANOVINHO VENDE Edf. RobertoMalta, 1 qto., sala, wc social e 1 ga-ragem. Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

JATIÚCA– VENDOapto sala comvaranda 03 quartos sendo 01 suítecom armários, cozinha com armá-rios, DCE. Nascente próximo aomar. 02 vagas garagem. Excelentelocalização. Piscina, salão de fes-tas, R$ 230 mil.Tr. 9351-4440CRECI 343.

NOVINHO VENDE Edf. Vivart, 3qtos., s/1 ste., coz., wc’s e 2 gara-gens. Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

1ª QUADRAPRAIA-VENDOaptosala de estar e jantar com varan-da, 02 quartos sociais, cozinha,área de serviço, DCE, em frente aoPosto Sete, 01 vaga. R$ 160 mil.Tr. 9351-4440 CRECI 343.

NOVINHO VENDE Edf. EnseadaJatiúca, 3 qtos., s/3 stes., c/armá-rios, sala coz., wc’s e 3 garagensde frente p/ o mar. Tr.: 9982-5470.Creci: 136-F.

VENDO apto 1ª quadra da praia,sala L c/varanda, 3 qtos, s/1 ste,todos c/armários, wc social, coz.c/armários, dependencia comple-ta empregada, 2 vagas garagem.Prédio c/salão festas, gerador, salade espera, guarita de segurança,2 elev. 2 vagas garagem. R$ 260mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343

PRÓXIMO AO POSTO 7E PAR-MEGIANO - VENDO apto quartosala, coz. e área de serviço e Wcsocial, condomínio baixo. Excelentelocalização por apenas R$ 90 mil.Tr. 9351-4440. CRECI - 343.

NOVINHO VENDE Edf. RobertoMalta, 2 qtos. c/armários, s/1 ste.,coz. C/armários, wc social, 1 ga-ragem. Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

MANGABEIRAS VENDO apto sala p/2 ambientes,3 qtos, s/1 ste, 1 reversível, coz.,Wc social, desocupado. R$ 150mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

MANGABEIRAS – VENDO quar-to sala, novo e desocupado, finan-cio pela Construtora e ou Bancos.Nascente. Ótima localização.Salãofestas, gerador, guarita seguran-ça, gás individualizado. R$ 115 mil.Tr. 9351-4440 – CRECI 343.

VENDO apto andar alto, sala deestar e jantar, 3 qtos, s/1 suite c/va-randa, 01 social, 01 reversivel, co-zinha, Wc social, Wc serviço.R$175 mil. Tr. 9351-4440.CRECI 343.

ILHAS DO CARIBE – VENDOapto sala 2 ambientes c/varanda,3 qtos s/1 ste, 1 vaga, andar alto,vista para o mar. Desocupado. Avista 125 mil. TR. 9351-4440CRECI 343.

MANGABEIRAS – VENDO aptosala “L” com varanda, 03 quartossendo 01 suite, wc social, Wc deserviço, cozinha com armarios,área de serviço. Nascente. Ótimalocalização. Prédio novo e deso-cupado. R$ 155 mil. Tr. 9351-4440CRECI 343

OUTROSBAIRROS

VENDOapto. novo no Edf. Melillas,próximo ao Shopping, 3 qtos., nas-cente, 4º andar. Tel.: 8832-7666.

PONTAVERDE

PONTA VERDE – VENDO aptosala com varanda, 03 quartossendo 01 suite todos com armá-rios, Cozinha, dependência com-pleta de empregada. 01 vaga. R$135 mil. Tr.9351-4440. CRECI 343.

PONTA VERDE – VENDO apto.sala 2 ambientes, 03 quartos sendo01 suite, 01 reversível, Wc social,cozinha, 02 vagas de garagem.R$ 230 mil. Tr. 9351-4440 CRECI343.

PONTA VERDE - VENDO apto,sala 02 ambientes, varanda gran-de, 03 quartos sendo 01 suíte, co-zinha. Área serviço, Wc Social,DCE,. 02 vagas. Nascente. Prédiocom 02 elevadores, salão festas.R$ 260 mil. TR. 9351-4440CRECI 343.

PONTA VERDE – VENDO aptosala p/ 2 ambientes 03 quartossendo 01 suite, cozinha, área deserviço, Wc social, 01 vaga gara-gem. Área 87m². Excelente loca-lização. 1 Vaga. R$ 160 mil. Tr.9351-4440 CRECI 343.

NOVINHO VENDE Edf. DulceMaria, 3 qtos., s/1 ste., sala, coz.,wc social e 1 garagem. Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

VENDO apto próximo ao Bom-preço. Sala c/varanda, 3 qtos c/ar-mário, s/1 reversível, 1 wc social,cozinha c/armários, a. serviço, 01vaga. Excelente localização. R$135 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

RUADEPUTADO JOSÉ LAGES- VENDO apto c/117m², sala comvaranda, 3 quartos sendo 01 suíte,Wc social, DCE, 01 vaga. R$ 220mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

PAJUÇARANOVINHO VENDE Edf. BrunoPerrelí, 3 qtos., s/ 1 ste., sala, coz.e 1 garagem. Tr.: 9982-5470. Creci:136-F.

SERRARIAVENDE-SE apto. no ResidencialVale Verde 3º andar, 3 qtos., coz.,garagem, wc social, campo de fu-tebol, salão de festas, piscina. Tr.:9129-7020/ 9902-4182.

APTO. ALUGA

FAROLALUGA-SEsuíte atrás da Casa daIndústria. R$ 350,00. Tratar: 9981-2638.

FAROL – ALUGO apto ao ladodo Mirate São Gonçalo e aoColégio Sacramento, 03 quartossendo 02 suítes, cozinha área deserviço, dependência completaempregada, 02 vaga. Área útil130m². Nascente. Aluguel R$1.200,00 + Condomínio+IPTU . Tr.9351-4440 – CRECI 343.

JATIÚCAALUGO apartamento c/ quarto esala, mobiliado, a 50m da praia, naJatiúca. Mensalidade ou tempora-da. Contato: 8836-6816/ 3337-0369.

CASAVENDA

FAROLJARDIM DO HORTO FAROL –VENDO casa nova, sala de estar,sala de jantar, gabinete,, hall, 04 sui-tes, sendo 01 master com clo-sed,copa/cozinha, despensa, áreade serviço, DCE, garagem, jar-dim,R$ 650 mil. Facilito pagamen-to. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

FAROL– VENDOcasa jardim, ter-raço, sala p/ 02 ambientes, 03 quar-tos sendo 01 suite, todos com ar-mários, cozinha, dependênciacompleta emprega, quintal, gara-gem, R$ 240 mil. Tr. 9351-4440CRECI 343

FAROL – PRÓXIMO AO COLÉ-GIO MONTESSORI -VENDOcasa com sala de visita, sala de jan-tar, 03 suítes, sendo 01 com clo-sed, todos com armários, depósi-to, área de serviço, cozinha comarmários, DCE, garagem. R$ 160mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

OUTROSBAIRROS

SANTA AMÉLIA – VENDO casanova, com jardim, garagem, salavisita, sala de jantar, 03 suites, co-zinha, DCE. R$ 270 mil. Tr. 9351-4440-CRECI 343

PARIPUEIRA –RUA POR TRAZDACASAVASCO - VENDA casaterreno 10x30, varanda, 02 salas,03 quartos, copa e cozinha, WC so-cial, quintal enorme.R$ 65 mil. TR.9351-4440. CRECI 343

VENDO uma casa na principal doSantos Dumont. Com mais de90m² de área construída, 3/4 -sendo um suíte, garagem, lajeadae área de serviço. Perto de esco-la, farmácia e mercado. Contato:9614-3286

VENDE-SE excelente casa noPontal do Peba, no município dePiaçabuçu, com 4 qtos., s/ 2 stes.,3 banheiros sociais, copa, coz.,ampla sala de estar, churrasquei-ra e piscina de frente para o mar.R$ 150.000,00. Tr.: 9998-1011.

SERRARIASERRARIA – VENDO casa nova(condomínio Fechado) ao lado daFundação BRADESCO. com 02salas, 03 quartos, sendo 02 suites,DCE, 02 Vagas, finíssimo acaba-mento com área útil 300m². R$450 mil. TR. 9351-4440. CRECI343.

CASAALUGA

TRAPICHE ALUGA-SE Kitnet no Trapiche, 1ºe 2º andar. R$ 250,00. Tratar: 9981-2638.

ALUGA-SE 01 casa no Trapiche,c/2 qtos. Tratar: 9371-6436.

COMERCIALVENDA

CENTRO CENTRO - VENDO prédioComercial na Rua Cirilo de Castro,com frente para 02 Ruas com áreaconstruída total de 247,50m².Excelente para Comércio.Nascente. Excelente localização.R$ 130 mil. TR. 9351-4440 CRECI343.

POÇO VENDE-SE 01 sala, nº 104, no pri-meiro andar, na galeria MaceióMall, na Av. Dona Constança, Sto.Eduardo. Tr.: 9129-7020/ 9902-4182.

COMERCIALALUGA

FAROLALUGA-SE salas comerciais, portrás da Casa da Indústria. R$350,00, incluso energia e condo-mínio. Tr.: 9981-2638

OUTROSBAIRROS

ALUGA-SE Sala, Auditório p/ pa-lestra e outro afins, com capaci-dade para 60 pessoas, com ar-condicionado, internet, TV e DVD.Rua Professor Domingos Correia,123, s/loja - Arapiraca - contato:3522-5206 e 88409727.

POÇO ALUGA-SE um ponto comercialna rua Pedro Paulino, Poço (defrente ao Senac). Tr.: 3035-5993.

EMPREGOS PROCURA-SE

OUTRASATIVIDADES

PRECISO TRABALHAR DE: mo-torista particular, com experiência,sr. Luís. Tr.: 8871-1622/ 3241-7145.

SÍTIOS VENDA

CAPITALNOVINHO VENDE Chácarac/casa, 3 qtos. todos stes., sala,coz., piscina, c/área de 2.570m²,c/duas frentes, próx. ao Aeroporto.Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

TERRENOS VENDA

CAPITALNOVINHO VENDE Loteamentocomercial, Cargo Center, med.14x32. Apartir de R$ 130 mil, próx.A Polícia Rodoviária Federal. Tr.:9982-5470. Creci: 136-F.

NOVINHO VENDE terreno noLoteamento Oceanis, med. 13x34de grota (cond. Fechado). Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

AV. DA PAZ – VENDO terrenobeira mar, medindo 15 x 41=615m².Ótimo para atividades comerciaistais como: Salão de Festas,Depósitos, Galpões e outros. R$240 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343

BARRO DURO – VENDO terre-no medindo 60m de frente por 40mde frente a fundos de esquina, todoplano, ótimo para construção. R$260 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

MANGABEIRAS - VENDO OUINCORPORO terreno medindo21.5m de frente, por 28m de fren-te a fundos, nascente excelentelocalização, próximo aoSupermercado Extra e aoShopping Iguatemi.R$ 350 mil.Tr.9351-4440 CRECI 343.

LOTEAMENTO VISTA DOATLANTICO – VENDO Terrenomedindo 15 x 28= 420m², excelen-te vista para o mar. R$ 70 mil. Tr.9351-4440- CRECI 343

ALDEBARAN ÔMEGA- VENDOTerreno med. 800m² ótima locali-zação. R$ 390 mil. Tr. 9351-4440CRECI 343.

VENDO Àrea no Tabuleiro medin-do de frente 112m, por 146m ladodireito, e 196m lado esquerdo, ex-celente casa construção de casa,galpões. R$ 220 mil. Tr. 9351-4440CRECI 343.

TABULEIRO – VENDO Durval deGoés Monteiro, px Café Emecê -área com 1850m², de esquina c/2frentes. Excelente local. para co-mercio.Tr. 9351-4440 CRECI 343.

INTERIOR NOVINHO VENDE terreno de fren-te p/ o mar e frente p/ AL 101 Sul,med. 57x250, próx. Ao Povoado daLagoa do Pau - Coruripe. Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

VEÍCULOS

ACESSÓRIOSPEÇAS E OFIC. MARTELINHO DE OURO desa-masse seu carro sem precisar pin-tar. Rua João Vieira Chagas, 18,Mangabeiras. Tel.: 9303-4305/8818-5820, c/ Zé Carlos (Técnico).

VEÍCULOS CHEVROLET

CORSAVENDE-SE Corsa 95, c/ar condi-cionado, GNV, trava e alarme. Tr.:9150-6543/ 8871-5788.

VEÍCULOS FIAT

SIENAVENDE-SE Siena Branco 1.0-98/99 - 4 portas, GNV. Tratar 9309-1806.

VEÍCULOS VOLKS

POLO VENDE-SE 1 Polo completo, jogode rodas e bancos de couro, corpreto. Tr.: 9139-0619.

MODA

ESTÉTICA ECOSMÉTICOS

TRATA PÉ - calos e unhas crava-das, massagem corporal, limpezade pele, tratamos também cabelose fazemos depilação. Tratar: 3336-5096.

NEGÓCIOS

CRIAÇÃOANIMAL

VENDE-SE lindos filhotes deYorkshire. Tr.: 9952-9664/ 3313-9781/ 9145-3140.

DIVERSOS VENDE-SE Duas mesas de seri-grafia p/ revelar novas. Tr. 982-4421.

ADQUIRA SEU CARRO NOVOOU USADO Com parcelas fixas àpartir de R$ 120,00, oferta míni-ma de 10%. Aceitamos o seu carro,como entrada. Contactar 3022-2882, c/ Gean.

VENDE-SE Uma espingarda sub-marina cobra ataque. Nova R$180,00, usada R$ 140,00. Tr. 962-9245.

SERV. PROF.

SERVIÇOSDIVERSOS

ELETRICISTADE ALTAE BAIXATENSÃO atende em domicílio ecomércio (24 horas). Tr.: 9304-5887/ 8807-4038.

INSTALAMOS: sercas elétricas ecolocamos câmaras e alarmes. Tr.:9317-4014.

AKY LAVAGEM - Lavamos e im-permeabilizamos sofás, tapetes,colchões, banco de carros e todotipo de estofados. Lavamos emdomicílio, agora ficou fácil lavarseu carro, ligue que nós iremoslavar na sua residência com pre-cinho que cabe no seu bolso. Tel.:3032-7212/ 8838-3310.

JORNALO JORNALO

PONTO COMERCIAL – LANCHONETEEM FUNCIONAMENTO, COM INSTA-LAÇÕES E UTENSÍLIOS NA PONTAVERDE.

TRATAR: 9331-7774

Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

DR. GEORGE SAMUEL SANGUINETTI FELLOWSAssistente téc-nico para Defesa e Acusação, área civil e criminal. Perícias e laudos.Tr.: (82) 3223-5504/ 9982-2895 - E-mail: [email protected]: www.sanguinetti.com.br

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

Ensina-se reforço, daAlfabetização ao 4º ano.Tr.: 8833-0803/ 9999-3112

OPORTUNIDADE!ALUGA-SE área com 6 mil m² comcasa, piscina e toda estruturada,

excelente p/clínica, buffet,faculdade, escritório etc. Tel.:

8822.5050. Creci: 1602.

OPORTUNIDADE!VENDE-SE excelente casas na

Jatiúca, Tabuleiro, Serraria e PontaGrossa. Tel.: 8822.5050.

Creci: 1602.

OPORTUNIDADE!VENDE-SE excelente apartamentono Dom Adelmo, quitado. Apenas

R$ 67.900,00. Tel.: 8822.5050.Creci: 1602.

APARTAMENTOS SUPER FACILITADOS

EM CONSTRUÇÃOJatiúca

Ed. Maison Saint Laurent - entrega pre-vista: dez/12 - parcelado até 80 meses -Área aprox. 96m² - 4 por andar, var, sala,wc soc, 3 qtos (st) coz serv, dce.Ed. Renovatio - Pronto para morar - c/1ou 2 qtos. Financio até 100 meses pela con-strutora. Ed. Iluminato - Entrega prevista mar-ço/2010 - Área 75m² - 3 qtos s/ 01 suite.Parcelo até 100 meses pela construotra.Ed. Leblon - Entrega Prevista dez/11 -Área aprox. 92m² - sala c/ var, wc soc, 3qtos (st0 coz, serv, dce, piscina, 2 vgs.Parcelado até 120 mese.

PONTAVERDEEd. Damascus - Em construção - EntregaNov/2010 - Área 101m² - 3 qtos (st), dce,piscina. Financio até 100 meses p/con-strutoraEd. Classic - Em Construção - entrega pre-vista fev/2011 - Área 144m² - 3 sts, gabi-nete, piscina, 2 vgs. Financiamento pelaConstrutora até 100 meses.Ed. Elegance - Entrega jan/2010 - Área132m² - sala c/ var, gabinete, 3 qtos s/2stes, coz, serv, dce, piscina, salão festas,2 vagas. Financio até 100 meses p/Construtora.Ed. Brilhanche - Em Construção - entre-ga abril/2012 - Área aprox. 64m² - 2 suitess/1 revers, piscina. Financio até 100 mesesp/cosntrutora. Ed. Spazio Vitale - em cosntrução - en-trega prevista julho/2012 - Opção de 1 e2 quartos. Financio até 130 meses p/cons-trutora.

MANGABEIRASEd. Absolut - entrega prevista: dez/10 -Opções de 01 e 02 quartos. Construção:Construtora Penedo - parcela até 60 meses.

PAJUÇARA

Ed. Amalfi - Entrega prevista: Nov/11 -Padrão V2 - sala, wc soc, 3 qtos (st) coz,serv. parcela até 100 meses.Ed. Dolce Vita - Entrega Prevista; 36meses - área aprox. 137m² - 2 ou 3 vagas- parcelado.

APTOS. PRONTO P/MORARJATIUCA

Ed. Oregom - PRONTO PARAMORAR- Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) coz.serv, dce, piscina.Ed. Edmilson Pontes - Ao lado co Cor-redor Vera Arruda - sala c/ var, 3 qtos (st)todos c/ arms, coz. c/arms, serv, dce, 1 vagaEd. Chales Garnier - sala c/ var, 3 qtos s/02 suites (o1 é revers), coz. c/ arms, serv,wc serv, 2 vagasEd. Porto Valarta - Área media 63m² -novo, prox. ao Shopping, opção de 2 e 3qtos. Prazo até 60 meses pela construto-ra.

PONTAVERDEEd. Casablanca - R$ 160 mil - Varanda,sala, wc social, 3 qtos (st) s/ 01 reversiv-el todos com armariso, cozinha com ar-mários, serv.Ed. Antilhas - Sala c/estante, varanda, wcsocial c/armário e blindex, 3 qtos c/armá-rios s/1 ste, coz. c/armários, área de serviço;Ed. Montcarlo - R$ 185 mil - sala, 2 qtos,wc social, coz., área de serviço, piscina.Ed. Gennesis - Área 100m² - 3 qtos (st)dce, pisicna, 2 vgs. Financio até 100 mesesp/ construtoraEd. Ilha de Limnos - Baira Mar - Bl. B -Area 106m²- varanda, sala, wc soc, 3 qtos(st) coz, serv, dce.Ed. Houston - Área 106m² - varanda,sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce,piscina, 2 vagas. Ed. Ed. Pallais Royal - Beira Mar - 194m² -3 vgs, piscina, sl. festas, sala 3 amb, c/ ter-raço, lavabo, 3 suites, coz. serv, dce.Ed. Delphos - Área 155m³³ - piso grani-to, sala 3 amb, c/ var c/ vista mar, home,3 qtos s/ 2 suites (sts. c/ arms, coz. c/ arms,serv, dce, 3 vagas, piscina sl. festa

Ed. Esmeralda - R$ 170 mil - 3 qtos s/1revers, sala c/ var, coz, serv, wc serv. andaraltoEd. Buarque de Holanda - Área 260m² -Varanda em L, sala 3 amb, 4 qtos s/ 2 suitestodos c/ arms, wc´s c/ blindex, coz, c/arms, serv, dce, 4 vgs

PAJUÇARAEd. Casa Bela - Beira Mar - Varanda,sala, wc social, 2 quartos sendo 01 suite,coz. serv, 2 vagas. Ed. Luiza Fernandes - Sala c/ var, , wc ́ scom box, 3 suites c/ arms, s/ 01 revers,coz. c/ arms, serv, dce, 2 vags. Área 150m²

MANGABEIRASResidencial San Francisco - Varanda, sala,wc social, 3 qtos (st) s/1 revers, coz, serv. Ed. Roberto Malta - Vendo quarto e sala,coz, wc., 2 elev, gerador, gás, 01 vagaCondomínio Ilhas do Caribe - sala c/ es-tante, wc´s c/ Box blindex, 3 qtos c/ arms,s/ 01 suite, coz. c/ arms, wc serviço. R$120 mil. Ed. Gabriela - sala, varanda, wc social, 3qtos (st), coz. área de serviço. R$ 80.000,00

FEITOSAResidencial Sangrilá III - Sala 2 ambi-entes, 3 qtos sendo 01 suite, cozinha comarmários, área serviço.

FAROLEd. Myconos - R$ 170 mil - Varanda,sala 2 amb, wc social, 3 qtos (s) , coz, serv,dce. Prox. ao Tribunal de Contas

PRADOEd. Vega - Pc. Da Faculdade - andar alto,varanda, sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv,dce. R$ 120 mil

CASASFarol

Alameda Acre - Vendo casa comgaragem, sala estar, 2 amb, jantar, wc soc., 3 qtos c/ arms (st) coz. c/ arms, e de-spensa, serv, depósito, dce. Troco apto. R$210 mil.

Av. Rotary - Excelente casa com garagem,terraço, 3 salas, gabinete, wc soc, 3 qtos(st) copa, coz, serv, dce. Exc. p/ consultórioR$ 300 mil.

JATIÚCARua Luiz Ramaljho de Castro - Garagem,terraço, sala 2 ambientes, wc social, 3qtos (st) czoinha serviço.Stella Maris - Térreo: Garagem, sala 3ambientes com terraço e churrasqueira,gabinete, lavabo, cozinha com arms, serv,dce. 1º. Andar: circulação wc social comBox e arms, 4 qtos s/ 01 suite c/ hidro earmários, terraço p/2 quartos

TABULEIROJARDIM FORMOSA- Casa com terraço,garagem, sala 2 ambientes, wc social, 03quartos sendo 01 suite, copa/ cozinha commesa em granito e armários, depósito

SANTAAMÉLIAC5941 - Terraço, garagem, sala 2 ambi-entes, wc social, 03 quartos sendo 01suite, cozinha, despensa, área de serviço.

BARRO DUROC5621 - Área para churrasqueira, garagem,sala estar e jantar, wc social, 2 quartos so-ciais, cozinha, área de serviço. Mezaninocom sala de TV, 2 quartos sendo 01 suite.

PONTOCOMERCIAL

FarolEmpresarial Comendador Palmeira -Vendo sala com wc. Prédio com ele-vador. R$ 27 mil

TERRENOSJATIÚCA

Rua Hamilton Barros Soutinho - AntigaRua Santo Amaro - Vendo terreno 12x25

BARRO DUROAv. Juca Sampaio - Terreno Comercialprox. ao Hiper Comercial e Casa Jardimdo Barro Duro med. 15x40

LITORAL SULBarra São Miguel - Arquipélago do Sol- Vendo lote 15x30 no Bahamas

AA1166

Classificados

Page 17: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

JORNALO LO

DoisJORNA

BB11Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || ee--mmaaiill:: ccuullttuurraa@@oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr

Arte de raiz

Projeto social reúnemães e filhos da comunidade do conjunto Village

Campestre II para criar roupas eacessórios que

possuem como base a cultura afro

Nide LinsRepórter

Tecidos crus, rústicos, neutros, singelos e quasesem valor estético, normalmente transfor-mam-se em sacolas ecológicas ou roupas ar-

tesanais de feirinha. Mas nada como um novo olharsobre o tecido para mudar o conceito ganhando ou-tras dimensões. Pelas mãos de mulheres da comu-nidade do conjunto Village Campestre II, as peçastomam forma. Elas adicionaram miçangas, contas,bordados azuis e brancos para vestir, Iemanjá, a rai-nha do mar e todos orixás como verdadeiros reise rainhas afro.

A nova indumentária de Iemanjá nasceu na ofi-cina de Corte, Costura e Design do Centro deFormação e Inclusão Social Inaê, um projeto socialdo Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb),que reúne filhos e mães da região. As mulheres - in-dependentes de sua opção religiosa - capricham emcada detalhe das roupas dos orixás, além do acaba-mento profissional imprimindo qualidade na cria-ção. Para apresentar ao público a moda dos orixás,a atriz Isabel Fillardis, sua filha Analuz e o atorErnesto Xavier aterrissam em Maceió, no próximosábado para prestigiar os novos talentos das mulhe-res da comunidade.

O desfile será apresentado pela atriz IsabelFilardis, já sua filha Analuz e o ator Ernesto Xaviervão desfilar a nova grife que tem a história dosOrixás. Mas por traz das agulhas, tecidos, contas,fios, linhas, tesouras e desenhos existe a visão em-preendedora e espiritual da Ialorixá mãe Neide Oyá

D’ Oxum ou simplesmente Mãe Neide, como é co-nhecida carinhosamente. Ela defende a preserva-ção da cultura e a religião de matriz africana namoda, culinária, música, dança, estilo, tudo commuita criatividade e fé.

Para o desfile acontecer o Guesb em parceriacom a Fundação Cultural Zumbi dos Palmares pro-moveram no ano passado oficinas de corte, costu-ra e design, percussão, pinturas, gastronomia, indu-mentária, imagem visual e bijuterias com o foco nacultura afro. “Trabalhamos com jovens, mas tambémconseguimos envolver as mães no projeto, para jun-tos buscar novas oportunidades no mercado do tra-balho”, conta Mãe Neide.

Um bom exemplo é Tiago Suthério, 17 anos,que sempre gostou de dança, mas não tinha comopagar aulas particulares. Quando apareceu o pro-jeto Centro de Formação e Inclusão Social Inaê eleabraçou a oportunidade. Mas para ele dançarainda era pouco, tanto que convidou a mãeIranilda para fazer o curso de culinária afro. Elaacabou conquistando uma vaga no mercado detrabalho como cozinheira. “Não sei como seriaminha vida sem o projeto Inaê. Minha mãe estáfeliz, porque antes era só dona de casa, agora elatem uma profissão e uma renda. Encontrei a fe-licidade aqui”, conta o jovem.

Simone Ferreira, moradora do Village II sempresonhava em ser cabeleireira. “Quando conheci oprojeto fiz curso de imagem afro, e foi muito legal,atualmente ensino a outros jovens a valorizar anossa cultura”, diz Simone que atualmente dá aulade beleza afro no Guesb. Simone Ferreira aprendeu uma profissão e atualmente dá aula de beleza afro

Iemanjá, a rainha do mar, e todos os orixás ganham miçangas, contas e bordados nas indumentárias

Tiago Suthério faz dança graças ao projeto e se sente realizado

Page 18: OJORNAL 24/03/2010

JORNALO JORNALOVariedadesQuarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] BB22

Amanhã

Sábado Domingo

[email protected]

Roteiro Artes plásticas Música Teatro Dança Cinema Literatura Artesanato

�� A banda Barba de Gato está com a agenda cheia no final de semana. No domingo, o grupose apresenta às 16h, no Bar do Carlinhos (Garça Torta). Já na quinta-feira, a banda faz osom às 22h, no Mandala Café (Centro). No mesmo dia faz a festa do público com a CasaFlutuante, às 23h. Ingresso: R$ 15.

�� Para levar literatura também para as crianças, o projeto Papel no Varal estreia a ediçãoinfantil. O Papelzinho no Varal vai acontecer às 15h, no Parque Municipal de Maceió,em mais uma edição do Viva Cultura no Parque. A tarde literária vai contar com a par-ticipação musical da compositora Ezra Mattivi. Aberto ao público (convites disponíveisnas lojas Super Pizza). Mais informações: (82) 8872-1705/3315-4735.

�� De 25 a 28 de março a agenda está movimentada para os amantes da cultura popular em Alagoas. É que durante a realiza-ção da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, mais de 50 grupos fol-clóricos mostrarão suas danças e cantigas. As Baianas de Santa Luzia do Norte; Bumba Meu Boi de São Miguel dos Milagres;Dança da Peneira de Jequiá da Praia; Samba de Coco de Olivença e a Banda Filarmônica de Marechal Deodoro (foto) sãoalgumas das apresentações confirmadas para o primeiro dia da feira. A abertura solene do evento será amanhã, às 16h.Mas o público só terá acesso depois das 18h. Nos outros dias sempre das 15h às 22h, quando também haverá shows debandas de axé e forró. Amanhã tem o som da banda A Farra, na sexta o agito fica por conta da Cannibal e no sábado temo forró da Capa de Sela. Entrada franca.

�� Para matar a saudade do público de Maceió, a Banda VozUrbana vai se apresentar no Engenho Massayo (antigoBistrô Bella Gula - Av. Amélia Rosa, 173), às 21h. O grupovai homenagear os 50 anos do nascimento do cantor ecompositor Renato Russo - que faria aniversário no dia27 deste mês. Couvert: R$ 8. Mais informações e reservas:(82) 3357-1099.

�� Pompe e Lene cantam canções como Anos Dourados, Duetos,Biscate, Na carreira, Bye bye Brasil, Ela desatinou e outras maisno Tributo a Chico Buarque, que terá lugar no Cantoria Bar(Trav. Des. Valente de Lima, 23 A - Mangabeiras), às 20h.O baterista Carlos Bala, que gravou com Chico e Gal CostaA mulher de cada porto repetirá a façanha neste show, queserá também abrilhantado pelo contrabaixo de Zé Portuguêse pelas teclas de Zailton Sarmento. Lene (voz) e Pompe(voz e violão), além de interpretações em dueto, cantarãoindividualmente músicas como Construção, Brejo da cruz,Dura na queda e Joana Francesa. Mais informações: (82) 9918-6745/9154-5683/8885-9992.

�� O Cine Sesc no Interior pega carona na mostra Cinco VezesLucia Murat (que acontece em Maceió) e exibe, às 19h, noSesc Ler Teotônio Vilela, Maré, Nossa História de Amor, um dosfilmes da premiada diretora carioca. A exibição tem entradafranca. Maré, Nossa História de Amor constrói uma narrativaa partir de elementos comuns da realidade brasileira, assimcomo se utiliza de elementos lúdicos, característicos de ummusical. O filme pode ser caracterizado como uma releiturado clássico Romeu e Julieta, com traços da realidade subde-senvolvida do Brasil, junto à nossa musicalidade e dançacontemporânea. Mais informações: 0800 284 2440.

�� De 25 e 28 deste mês, o Centro Cultural e de ExposiçõesRuth Cardoso (Jaraguá) vai virar palco para diversas apre-sentações artísticas da Feira de Negócios dos MunicípiosAlagoanos. Na programação, espaço para grupos folcló-ricos e também para bandas de axé e forró. Na quinta-feira(25) tem o som da banda A Farra, sexta-feira (26) o agitofica por conta da Cannibal e no sábado tem o forró dogrupo Capa de Sela. Os shows estão marcados para as 22h.Entrada franca. Mais informações: (82) 2122-7300.

�� O Núcleo de Apoio e Desen-volvimento de Capoeira(Nadec-AL) promoverá oseu II Seminário Alagoano deCapoeira, das 8h às 17h, naEscola Jaime de Altavila nobairro de Santa Lúcia, emMaceió. Inscrições indivi-duais: R$ 15. Mais informa-ções: (82) 8844-4838.

Page 19: OJORNAL 24/03/2010

07h00 - Primeiro Jornal07h30 - Band Kids10h00 - Dia Dia11h15 - Jogo Aberto13h00 - SP Acontece15h00 - Boa Tarde16h00 - Márcia17h30 - Brasil Urgente19h20 - Jornal da Band20h15 - Quase Anjos21h00 - Show da Fé21h30 - Futebol 201023h45 - Apito Final00h15 - Jornal da Noite01h00 - A Noite é Uma Criança02h15 - Vida Vitoriosa

JORNALO JORNALOVariedadesBB33Quarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

TTVV AABBEERRTTAAEDUCATIVA Canal 3

01h00 - Ponto de Luz06h45 - Alagoas Rural06h55 - Agreste Noticias07h15 - Casa & Negocio07h20 - Fique Alerta 1ª Edição07h45 - Jornal da Pajuçara - Manhã 08h30 - Fala Brasil09h30 - Hoje em Dia12h00 - Feito Pra Você12h15 - Pajuçara Esporte12h30 - Fique Alerta13h45 - IURD

14h00 - Record Kids14h30 - Tudo a Ver 16h00 - O Preço Certo16h30 - Todo Mundo Odeia o Chris 18h00 - Record Kids19h40 - Jornal da Pajuçara - Noite20h10 - Jornal da Record21h00 - CSI - Investigação Criminal22h00 - Bela, A Feia23h00 - Super TelaLigeiramente Grávidos01h15 - Ponto De Luz

TV GAZETA05h00 - Telecurso Educação Básica - Tecendo o Saber05h15 - Telecurso Profissionalizante05h35 - Telecurso Ensino Médio05h50 - Telecurso Ensino Fundamental06h05 - Sagrado06h07 - Globo Rural06h30 - Bom Dia Alagoas07h15 - Bom Dia Brasil08h08 - Gazeta Notícia08h13 - Mais Você09h37 - Globo Notícia I09h41 - TV Globinho12h15- AL TV - 1ª Edição12h45 - Globo Esporte13h15 - Jornal Hoje13h45 - Vídeo Show14h35 - Vale a Pena Ver de Novo

- Sinhá Moça15h45 - Sessão da Tarde

- Shredderman: Justiceiro dos Nerds17h32 - Globo Notícia II17h35 - Malhação ID18h05 - Cama de Gato18h55 - AL TV - 2ª Edição19h10 - Tempos Modernos20h15 - Jornal Nacional20h45 - Viver a Vida 21h30 - Big Brother Brasil 1021h35 - Futebol 2010

- Campeonato Carioca:Vasco x Americano

23h50 - Jornal da Globo00h25 - Programa do Jô01h55 - Intercine

Canal 7 TV BANDEIRANTES Canal 38

TV ALAGOASA emissora não forneceu sua programação.

Canal 5

TV PAJUÇARA Canal 11

05h50 - Salto para o Futuro06h50 - Telecurso Ensino Médio07h05 - Telecurso Ensino Fundamental07h20 - Telecurso Tecendo o Saber07h50 - Jornal Visual08h00 - Repórter Brasil08h45 - Cocoricó09h00 - Angelina09h15 - Thomas 09h30 - Um Menino Muito Maluquinho09h00 - A Turma do Pererê10h00 - Poko11h00 - Castelo Rá-Tim-Bum11h30 - Janela Janelinha12h00 - 100% Brasil12h30 - Saúde Brasil13h00 - Um Menino Muito Maluquinho13h30 - Catalendas

14h00 - Os Heróis da Praia14h30 - Castelo Rá-Tim-Bum15h00 - Cocoricó15h15 - Curta Criança15h30 - Vila Sésamo16h00 - Sem Censura17h30 - Alto Falante18h30 - Mecanimais19h00 - Assim Que Funciona 19h30 - Aborrecentes20h00 - Diverso20h30 - A TV Que Se Faz no Mundo21h00 - Repórter Brasil22h00 - Planeta Azul23h00 - 3 A 100h30 - Observatório da Imprensa01h00 - Sem Censura

o dia em que se completam 100 anos do nascimento dodiretor Akira Kurosawa, o “imperador” do cinemajaponês, o legado desse cineasta perfeccionista, complexoe de gênio forte segue vivo em muitas das produçõesdo cinema atual.

Fotos: Arquivo

Akira Kurosawa

Centenário docineasta japonês foi

comemorado ontem emmeio a escândalo que

atingiu a fundação queleva o seu nome

Livro, DVDs,mostras e site

Por causa do centenáriodo diretor, Cowie publicou olivro Akira Kurosawa: masterof cinema, que mergulha nabiografia do lendário cineas-ta, na influência de suas pro-duções e na busca pela per-feição que beirava à obses-são.

Também por ocasião dos100 anos de Kurosawa, forampublicadas novas coleções emDVD de seus filmes e foi di-vulgada uma restauração di-gital de Rashomon, enquantofestivais de vários lugares domundo dedicam neste ano ci-clos especiais com homena-gem ao japonês.

No Japão,apesar da mo-déstia das co-memorações, aUniversidadede Ryukoku,na cidade deKioto, lembrouque 100 anosdepois do nas-cimento do gênio seus arqui-vos mais pessoais estão ao al-cance de qualquer um na in-ternet.

Após um vasto trabalhode digitalização, a universida-de concluiu no ano passadoo maior arquivo aberto deKurosawa na internet, ondehá cerca de 20 mil páginascom anotações, desenhos,scripts e fotos do mestre docinema japonês.

N“O ocidental e o japonês convivem lado a lado em minha mente, sem

o menor sentimento de conflito”, assegurava o mestre do cinema japonês,cujo centenário foi completado ontem, sem que se tenham anunciado gran-des eventos em Tóquio, sua cidade natal.

O certo é que durante muitos anos a obra de Kurosawa teve mais ad-miradores no mundo ocidental que no Japão, mas onde agora, um séculoapós seu nascimento, é lembrado orgulhosamente como um dos mais su-blimes diretores, mas sem grandes comemorações.

ESCÂNDALO - Os festejos sobre o centenário foram ofuscados peloescândalo que atingiu a Fundação Akira Kurosawa, criada após a mortedo cineasta, em 1998, e dirigida pelo filho, Hisao Kurosawa.

No final de fevereiro, um jornal local informou que as autoridades in-vestigam o paradeiro de 380 milhões de ienes (cerca de 3 milhões de euros)do patrimônio da Fundação — que poderia estar em risco de quebra — ea participação de Hisao, de 65 anos, em um suposto crime de desvio.

Uma porta-voz da Fundação, que não confirmou essas informações, in-dicou nesta terça à Agência Efe que os dados sobre as comemorações docentenário estão em mãos dos estúdios Toho, a produtora de Kurosawa,que por enquanto só anunciou uma retrospectiva sobre o diretor que co-meçará no próximo sábado na capital japonesa.

PRIMEIROS PASSOS - Foi nos estúdios Toho onde o jovem Kurosawadeu, em 1936, seus primeiros passos no cinema como assistente de dire-ção e pupilo do cineasta Kajiro Yamamoto.

Em 1943, Kurosawa escreveu e dirigiu seu primeiro filme, Sugata sans-hiro (A saga do judô), cujo sucesso o obrigou a filmar, dois anos depois, umasegunda parte do filme, com a qual passou à primeira linha do cinema ja-ponês.

Mas seu sucesso internacional chegaria com o filme Rashomon (1950),protagonizado pelo ator Toshiro Mifune. A produção seria indicada aoOscar e venceria o Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema deVeneza.

Sua vasta filmografia nos anos sucessivos imortalizou seu nome entreos grandes diretores da história do cinema e lhe valeu uma legião de ad-miradores, inclusive em Hollywood, onde é reverenciado por diretorescomo George Lucas, Steven Spielberg, Francis Ford Coppola e QuentinTarantino.

“A influência de Kurosawa é percebida em boa parte do cinema con-temporâneo. Ele foi, por exemplo, o pioneiro nesses deslocamentos de câ-mara que são agora básicos em Hollywood e no cinema oriental. Onde es-tariam Ang Lee, John Woo ou Zhang Yimou sem o legado de Kurosawa?”,questiona-se o crítico Peter Cowie, especialista em cinema japonês.

Kurosawaficou

imorta-lizado

na históriado cinemacom a sua

vastafilmografia

100 anos de

Page 20: OJORNAL 24/03/2010

CMYK

JORNALO JORNALO

BB44

SocialQuarta-feira, 24 de março de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

“A maior felicidade é a certeza de sermos amados,apesar de sermos como somos”TopNews

RECADO

EElleenniillssoonn GGoommeess

UUpp ttoo ddaattee

Hoje, o grande amigo Rafael Tenório será homenageado pela Câmara Municipal de Maceió, por suass constantes contribuições para o desenvolvimento de nossa sociedade

Sílvio Eugênio

Os amigos Alexandre e Lucienne Moraes estãocheios de novidades na sua Evviva Bertolini

Chico Brandão

1Na semana passada perdemosum dos mestres mais carismá-

ticos da música popular alagoana:Verdelinho. Sensibilizados com o fa-lecimento do mestre, vários músi-cos alagoanos como Sóstenes Lima,Ibys Maceioh, Naldinho, Macleim,Luiz Alberto, Jurandir Bozo, entreoutros, realizam na próxima sexta,26, no Restaurante Trilha do Mar,em Garça Torta, a partir das 20h, umshow em homenagem ao mestre,com renda revertida para a sua fa-mília.

2Mônica Fireman vestiu suaNaranja com as novidades para

o Outono/Inverno. O resultado nãopodia ser outro: loja cheia de ante-nadas.

3O Atlante Plaza agora conta commais uma novidade gastronô-

mica. De terça a domingo, o hotelde Recife abre o Via Brasserie byHeineken, casa que oferece estaçãode grelhados, massas e pratos ex-clusivos para jantar. O detalhe éque, no espaço, os clientes podemacompanhar a preparação de piz-zas e pastas e, de quebra, podempersonalizá-los, de acordo com assuas preferências, incluindo ingre-dientes sem custo adicional. Coma estreia, os hóspedes contam commais uma opção de ceia, além dotradicional restaurante Mirage.

4Logo mais, às 17 horas, oPlenário Desembargador

Olavo Acioly de Moraes Cahet fi-cará lotado com personalidadesdo nosso mundo social que irãoassisitir à solenidade de posse dadesembargadora Maria CatarinaRamalho Moraes. A presidentedo Tribunal de Justiça de Alagoas,desembargadora Elizabeth car-valho Nascimento é quem presi-dirá a sessão.

5E foi com o preto e estampas emtom de dourado que Ana Lins

recebeu o Outono/Inverno em suaCantão. As vitrines já mostram aspeças da nova coleção que veio paraagradar as mais exigentes.

6Nada como poder preparar al-guns de seus doces favoritos

sem que isso pese na balança. Adica é de um prático e saborosoleite condensado caseiro sem açú-car. Você vai precisar de uma xíca-ra chá de leite desnatado em pó,uma colher de margarina e duascolheres de adoçante. Coloque noliquidificador meia xícara de (chá)de água fervente, o leite desnata-do em pó, a margarina e o adoçan-te. Bata, na velocidade mínima, ouaté ficar homogêneo. Retire e trans-fira para uma tigela. Deixe esfriarpor 10 minutos, tampe e leve à ge-ladeira por duas horas, ou até obteruma consistência cremosa.

[email protected]

Chico Brandão

O advogado Carlos Méro já estáde volta a ativa depois de umalonga temporada entre Europa,Dubai e Estados Unidos

Chico Brandão

Chico Brandão

Arquivo

Laura Vasco foi um dos destaques no lanlçamento da nova coleção de Martha Medeiros

Felipe Cavalcante agita o mer-cado imobiliário com coquetelde boas vindas aos clientes do ILOA Vida em Família

Reconhecido como um dosempresários que mais se desta-cam em Alagoas, o ex-secretáriomunicipal da capital e grandeamigo, Rafael Tenório será agra-ciado, hoje, pela CâmaraMunicipal de Maceió com o tí-tulo de Cidadão Honorário, con-cedido pelo vereador FranciscoHolanda. Ele, que contribui parao crescimento econômico doEstado, ampliando o númerode trabalhadores com carteiraassinada, que prestam serviçospara sua Verdes Mares, porexemplo, é merecedor de mui-tas homenagens. Dono de umalegião de amigos, esta quarta-feira será movimentadíssima erepleta de felicitações. Parabéns!

RAFAEL TENÓRIO

O Four Bistrô celebrou seuprimeiro ano trazendo paraMaceió um novo cardápio. Parao Outono, o chef Thiago Maiaselecionou como entradas: su-ruru marinières (sururu de capo-te cozido com vinho branco), oyam ta krai (salada de camarõescom capim limão), coxas de rã aomolho asiático (molho a base deshoyo, gengibre, açúcar masca-vo e pimenta) e o foie gras compêra grelhada. Como pratosprincipais ele ousou, como sem-pre, e incluiu: filé de jacaré gre-lhado, magret de pato, filé detruta defumada, frango caipira,navarin de cordeiro, polvo gre-lhado, risoto de alcachofra e quei-jo, raclete e filé grelhado ao azei-te de ervas. E para quem já esta-va preocupado achando que nãoiria mais poder se deliciar compratos do cardápio antigo, JonasAraujo nos adianta que como decostume será mantido o BestSeller de cada estação. Por tanto,das estações anteriores ficam:Outono - Carré de Cordeiro;Inverno - Camarões Cozidos naFolha de Bananeira; Primavera- Filé Mignon de Cordeiro comrisoto de funghi; e, do Verão -Risoto de filé de Lagosta com to-mate seco e limão siciliano.

FOUR DE OUTONO

Hoje, a VivendiEmpreendimentos vai reunirtodos os clientes ILOA Vidaem Família e seus convida-dos, num coquetel de boasvindas, no hotel Radisson, lo-calizado na Pajuçara, a partirdas 19:30 horas. Para deixaro encontro mais marcante,durante o coquetel duas via-gens para Orlando, nosEstados Unidos, serão sortea-das entre os clientes presen-tes, que também receberão ocertificado RCI. Na ocasião, odiretor da Vivendi, FelipeCavalcante, prestará informa-ções e esclarecimentos sobreo ILOA. O evento contarácom a presença do diretor doRCI Group, AlejandroMoreno, que explicará todo ofuncionamento do intercâm-bio de férias, e de RogérioTavares, diretor presidente doGrupo Solare, administrado-ra hoteleira e condominial doILOA.

VIVENDI

7Hoje, a Associação Inter-nacional de Caridades - AIC

realiza uma Tarde da Amizade,no salão de festas Senhoras deCaridade, para angariar fun-dos que serão revertidos aotrabalho que executam com180 idosos, gestantes e 18 crian-ças da Vila Brejal. Apartir das16 horas.

8No próximo dia 30, os an-tenados vão ganhar uma

loja especializada em móveisplanejados. Falo da Finger, umespaço que reúne o melhor dodesign europeu com a tradi-ção e a qualidade alemã. Opoint não poderia ficar melhorlocalizado: Álvaro Calheiros,antiga casa da Boate Life.

9Ficamos sabendo que omúsico Wilson Santos, com

a Orquestra de Tambores deAlagoas, será a única repre-sentação artística do nossoEstado no Teia 2010, um even-to que contará com atraçõesinternacionais e vai reunirpontos de cultura de todo opaís. Entre as presenças con-firmadas está a do Ministroda Cultura, Juca Ferreira. Oevento acontece de 25 e 31, emFortaleza. Parabéns!

Mara Tenório estava divinanum nupcial que atraiu todasas atenções para o JardimPetrópolis, no último dia 13

Chico Brandão

Os amigos Ana Paula Cansanção e Maurício Nogueira: elegantíssimoscomo padrinhos do casal Flávia Coutinho e Mário Marroquim