Top Banner
OFICINA DE CONSERVAS GELÉIAS II
5

Oficina e Conservas - Geléias II

Jul 27, 2016

Download

Documents

Comida de Papel

Oficina de Conservas no Sesc Interlagos
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Oficina e Conservas - Geléias II

OFICINADE CONSERVAS

GELÉIAS II

Page 2: Oficina e Conservas - Geléias II

OS MICRORGANISMOS PREJUDICIAIS

Enzimas

As enzimas são proteínas existentes em todas os animais e vegetais, que tem várias funções.Do ponto de vista da cozinha de conservas, é importante saber que as enzimas dão o gatilho para o processo de deterioração.

As enzimas aumentam suas atividades entre 29 e 50ºC and começam a morrer em temperaturas acima de 60ºC. Suas atividades ficam dormentes à temperaturas abaixo de 0ºC, mas retornam a temperatura ambiente.

Bactérias

As bacterias se reproduzem a temperaturas de 20 a 40 ºC.Ficam dormentes no gelo e morrem por volta de 100ºC, a temperatura de fervura da água. Algumas bactérias podem causar o apodrecimento, e suas toxinas, quando liberadas, são prejudiciais a saúde.

Bolores e Fungos

Os esporos desses microrganismos estão espalhados por tudo, e se instalam em quase qualquer alimento.Ficam dormentes a 0ºC, entram em atividade entre 10 e 38ºC, e diminuem sua atividade entre 60 e 88ºC.

Um pouco de mofo ou bolor na superfície de uma conserva aberta,não deve ser desprezado, alguns deles produzem toxinas que podem ser prejudiciais.

Não adianta tirar com a colher, jogue o conteúdo fora.

Levedura (Fermento)

As leveduras presentes nos alimentos geralmente não são prejudiciais, e em alguns casos bastante benéficas, mas podem causar deterioração.

A maioria das espécies morrem a temperaturas próximas de 60 ºC, e ficam dormentes em baixas temperaturas.

Referencias Úteis:

Hortas urbanashttp://www.mapascoletivos.com.br/maps/5331c8d7b3ffc5b447260a26/http://www.cidadescomestiveis.org/Feirashttp://www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/sdte/pesquisa/feiras/lista_completa.htmlTabela de sazonalidadehttp://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf

Potes e tampashttp://www.embavidro.com.br/linhapotes.html Vidros recicladoshttp://www.rotadareciclagem.com.br/cooperativa/202

Page 3: Oficina e Conservas - Geléias II

ESTERILZAÇÃO

Como prevenir contaminação por microrganismos invasores

•Higienização do equipamento utilizado.Lavar tudo que for usar pra o preparo,com água quente e sabão, depois secar.Nas superfícies, aplicar um jato de álcool e passar um pano limpo.•O uso de altas temperaturas é a segunda maneira de prevenir a sobreviva desses microrganismos, a maioria destes sobrevive em temperaturas mornas, mas não suportam o calor extremo.•As altas concentrações de açúcar, ácido, álcool e sal também eliminam a ocorrência dos microorganismos, ou no mínimo tornam impossível sua proliferação.*A ultima prevenção é usar o vácuo, eliminando a proliferação através do ar dentro dos potes.Por isso a importância de usar potes herméticos, com vedação total para fazer conservas de longo prazo.

ENVAZAMENTO E VEDAÇÃO

Envazamento e vedação apropriadas, são 2 dos pilares do processo de conservação eficaz.Se feitos incorretamente podem arruinar uma produção inteira.Para evitar que isso aconteça, é importante esterilizar os recipientes que serão usados, e completar seu volume interno.

1. Esterilzação dos potes de vidro:

Os microorganismos presentes no recipiente usada para o armazenamento da conserva têm potencial de infectar seu conteúdo, por isso a necessidade de esterilização correta.Um dos métodos de estilização caseira começa por lavar os recipientes com água quente e sabão, enxaguar, e colocar para ferver por 12 minutos após o ponto de fervura, completamente imerso em água limpa.Retirar com uma pinça, e levar ao forno baixo até que sequem completamente.Este processo de ve ser feito pouco antes do envazamento, para garantir o mínimização de risco de nova contaminação. O envazamento e vedação de conservas quentes deve ser feitos nos vidros ainda quentes, para induzir o vácuo e prevenir a quebra do recipiente de vidro por diferenças bruscas de temperatura.

*

Page 4: Oficina e Conservas - Geléias II

daFabrica é um projeto de fabricação de conservas artesanais, publicação de receitas e pesquisa de linguagem na cozinha.

https://www.facebook.com/daFabrica2

outros projetos:https://www.facebook.com/cafeDOMINGOhttp://www.podlaskamaska.cc/

Geléia de mamão, laranja, gengibre e açafrão da terra.

ingredientes:

1.2 kg de mamão maduro

400 ml de suco laranja e raspas *

600 gramas de açúcar cristal

suco de 1 limão

50 gramas de gengibre ralado

1 col (sobremesa) de açafrão da terra em pó, ou fresco ralado.

*

Descasque e pique o mamão em cubos.Em uma panela, coloque o mamão, o suco de laranja e as raspas, o gengibre ralado e o açafrão e ferva em fogo médio por 10 minutos.

Adicione o açúcar, o suco de limão e mexa até dissolver o açúcar.Com a panela destampada, para que o excesso de líquido evapore, mexa por aproximadamente mais 40 minutos ou atingir o ponto de gel.

Tire do fogo, retire qualquer espuma na superfície do gel, se houver.Envase em jarras esterilizadas, tampe e armazene em lugar fresco.

*aqui aconselha-se usar laranjas orgânicas, ou dispensar as cascas.

Gel : o ponto de geléia

O ponto de gel é alcançado quando a geléia atinge a temperatura: de 102.5º a 104.5ºC .

GELÉIA MISTA

fig 1. Teste de consistência

*imagens de procedimento de geléia similar:` de mamão, limão e erva-docehttps://goo.gl/I0GF42

Page 5: Oficina e Conservas - Geléias II