Top Banner
O SALMO RESPONSORIAL
20

O salmo responsorial

Jan 19, 2017

Download

Spiritual

Samuel Elanio
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: O salmo responsorial

O SALMO RESPONSORIAL

Page 2: O salmo responsorial

SALMO RESPONSORIAL O salmo responsorial ou ‘salmo de resposta’ “é

parte integrante da liturgia da palavra”. É, na realidade, uma leitura cantada. Uma “leitura” distinta das demais proclamadas na liturgia, pois sua estrutura literária é essencialmente lírica e poética. Conseqüentemente, cabe ao(à) salmista, mais do que cantar, “proclamar” o salmo na estante da Palavra, pois aqui é o lugar onde Deus dirige sua Palavra ao povo reunido. Não devemos cantar o salmo no local do grupo de canto, mas sim do Ambão ( mesa da palavra).

Page 3: O salmo responsorial

Uma vez que o salmo responsorial constitui uma resposta da assembléia (com a própria Palavra de Deus), é fundamental uma perfeita sintonia entre o(a) salmista e a assembléia. Esta sintonia pressupõe uma atitude espiritual (integração do corpo-mente-coração) de quem canta o salmo para que seu conteúdo atinja a todos de forma plena e frutuosa.

Page 4: O salmo responsorial

UM MINISTÉRIO QUE REQUER FORMAÇÃO...

Mais do que nunca o ministério de salmista requer uma formação técnica e litúrgico-musical adequada. Eis os principais aspectos desta formação:

• Uma formação bíblico-litúrgica: aprofundar o sentido literal e cristológico dos salmos; estudar cada salmo em sua relação com a primeira leitura e com o projeto de salvação de Deus.

Page 5: O salmo responsorial

• Uma formação espiritual: saber orar com o salmo, saboreá-lo como Palavra de Deus para nossa vida atual; saber cantar de forma orante.

• Uma formação musical: saber usar a voz de forma adequada, com boa dicção; se for o caso, até saber ler uma partitura simples; aprender as melodias dos salmos de resposta; saber se entrosar com os instrumentos musicais que eventualmente acompanham o canto do salmo.

Page 6: O salmo responsorial

• Uma formação prática: saber manusear o Lecionário e o “Hinário Litúrgico”; saber em que momento subir ao ambão, como se comunicar com a assembléia, como usar o microfone..; conhecer os vários modos de se cantar o salmo...

Page 7: O salmo responsorial

MÉTODO DA LEITURA ORANTE PARA O SALMO RESPOSORIAL

1º passo: Ler

• Ler e reler o texto (salmo responsorial), baixinho e em voz alta, escutar o texto (alguém está falando!).

• Prestar atenção a cada palavra, às idéias, às imagens, ao ritmo, à melodia...

• Tentar entender o texto (no contexto em que foi escrito). • Se for possível, recorrer também a um bom comentário de

um biblista.

Page 8: O salmo responsorial

2º passo : Meditar

• Repetir o texto ( ou parte dele) com a boca, a mente e o coração: não “engolir” logo o texto, e sim, “mastigar”, “ruminar”, tirando dele todo o seu sabor; não ficar só com as idéias que contém, mas deixar as próprias palavras mostrarem a sua força: aprender de cor (= de coração!) pelo menos uma parte do texto.

• Penetrar dentro do texto, interiorizá-lo; compreender, interpretá-lo a partir de nossa realidade; identificar-nos com ele: perceber como o texto expressa nossas próprias experiências, sentimentos e pensamentos. Principalmente no caso dos salmos, estas experiências podem ser entendidas também como se referindo a Jesus Cristo.

Trata-se de atualizar o texto: perceber como o texto acontece hoje, em nossa realidade pessoal, comunitária e social; perceber qual a palavra que o senhor poderá está nos dizendo..

Page 9: O salmo responsorial

3º passo: Orar

• Deixar brotar de dentro do coração, tocado pela Palavra, uma resposta ao Senhor. Dependendo da leitura e da meditação feitas, poderá ser uma resposta de admiração, louvor, agradecimento, pedido de perdão, compromisso, clamor, pedido, intercessão...

Page 10: O salmo responsorial

4º passo: Contemplar

• A Bíblia não usa o verbo contemplar, e, sim, escutar, conhecer, ver. Trata-se de saborear, “curtir” a presença de Deus, o jeito de ele ser e agir, o quanto ele é bom e o quanto faz para nós. Supõe uma entrega total na fé. Passa, necessariamente, pelo conhecimento de Jesus Cristo (“Quem me vê, vê o Pai!”), que se encontra do lado dos pobres.

Page 11: O salmo responsorial

MINISTÉRIO DO SALMISTA

Salmo é um cântico executado ao som do saltério, um instrumento musical de cordas, parecido, digamos, com o nosso violão. Na Bíblia encontramos um livro, chamado "Saltério" ou "Louvores", com 150 salmos. Há outros salmos ou cânticos bíblicos espalhados ao longo dos outros livros da Bíblia.

Ao longo de toda a sua história, o povo de Deus foi expressando sua fé e sua vida cantando, suplicando e agradecendo ao Senhor Deus. Os salmos quase sempre partem da situação difícil da vida e da história dos pobres: doença, sofrimento, desprezo, perseguição, ataques do inimigo, expulsão da terra, exílio, prisão, morte ...

Mas sempre terminam louvando e agradecendo ao Senhor por sua presença, por sua aliança, sua solidariedade, sua proteção ...

Page 12: O salmo responsorial

Muitas vezes escritos na primeira pessoa (eu), foram assumidos na liturgia do povo judeu como sendo uma expressão comunitária. É todo o povo que, a uma só voz e um só coração, como esposa do Senhor, expressa diante dele sua fé, sua adesão à lei do Senhor, à Palavra do Senhor. Assim, o povo judeu nos deixou uma herança riquíssima, de teor espiritual incalculável. Gerações e gerações alimentaram e continuam alimentando sua fé orando e cantando salmos.

Page 13: O salmo responsorial

2. Os salmos nas comunidades cristãs

As comunidades cristãs foram entendendo os salmos como profecias de Jesus, o Cristo. Orientadas pelo Espírito Santo, foram reinterpretando os salmos a partir dos acontecimentos da morte-ressurreição de Jesus e também a partir de sua própria vida e missão, enquanto comunidades cristãs.

Page 14: O salmo responsorial

Se quisermos orar com os salmos hoje, teremos de seguir o mesmo "método" das primeiras comunidades.

3. O salmo de resposta na liturgia da Palavra Os salmos ocupam um espaço bastante

significativo na liturgia cristã. Antes de tudo, são o elemento principal na Liturgia das Horas (ofício divino), juntamente com os cantos bíblicos do Antigo e Novo Testamento. Na celebração dos sacramentos e sacramentais estão previstos como cantos processionais (entrada, oferendas, comunhão e outros) e ainda ... como Salmo responsorial, também chamado de "Salmo de resposta”

Page 15: O salmo responsorial

O Salmo Responsorial é parte integrante da liturgia da Palavra, tem valor de leitura bíblica. Por isso, o salmo de cada dia vem indicado no elenco de leituras e vem impresso no Lecionário. Portanto, não deve ser substituído por outro canto. Todos temos o direito de usufruir desta importante herança deixada pela tradição do povo judeu e das primeiras comunidades cristãs.

Page 16: O salmo responsorial

Os salmos na liturgia participam da função memorial de toda a liturgia. Fazem parte da ação ritual, objetiva, que expressa e faz acontecer a salvação. São revelação, profecia de Cristo, do Espírito Santo, da Igreja, do Reino, celebração do mistério pascal. São pedagógicos (ensinam-nos a rezar) e mistagógicos (introduzem-nos no mistério); operam a transformação pascal.

Page 17: O salmo responsorial

Já que salmo de resposta é como uma leitura cantada, o salmista pode ser considerado um cantor-leitor, ou cantora leitora. Salmodiar é uma arte; precisamos aproveitar os dons que Deus deu a certas pessoas. É também um ofício que se aprende; daí a necessidade de uma boa preparação e formação.

Page 18: O salmo responsorial

O salmo é cantado da mesa da Palavra, como as outras leituras bíblicas. Como na proclamação das outras passagens bíblicas, é fundamental a comunicação com a comunidade, não só através da voz, mas ainda através da postura e da expressão do rosto, que deverão transmitir o sentido orante do salmo.

Page 19: O salmo responsorial

Geralmente, o canto do salmo vem acompanhado de instrumentos musicais, embora isto não seja necessário. Inclusive vale lembrar que, principalmente no salmo e nos cânticos bíblicos, os instrumentos deverão ser muito discretos. O que deve ser ouvida é a voz do salmista proclamando o texto sagrado. Os instrumentos deverão apenas apoiar, acompanhar discretamente, sem se sobrepor ao canto, sem impor seu ritmo, principalmente durante os versos cantados pelo(s) salmista(s).

Page 20: O salmo responsorial

Por causa de seu caráter de leitura cantada, a melodia para os versos do salmo deverá ser de preferência bastante simples, tipo recitativo. Embora não se exclua outra forma musical, já conhecida do povo, como por exemplo, as melodias do Oficio Divino das Comunidades. Evitar melodias complexas e cheias de “enfeites”, dificultando assim a participação da assembléia.