Top Banner
Página 1 Edição 818 - 20/02/2016 Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 20/02/2016 - Ano 17 - N.° 818 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes Academia da Saúde já está equipada e será inaugurada nos próximos dias Rede Municipal de Ensino no combate ao Zika Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida
13

O Jornalzão

Jul 25, 2016

Download

Documents

O Jornalzão

Edição 718
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: O Jornalzão

Página 1Edição 818 - 20/02/2016

Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 20/02/2016 - Ano 17 - N.° 818 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes

Academia da Saúde já está equipada

e será inaugurada nos próximos dias

Rede Municipal de Ensino

no combate ao Zika

Visita da Imagem Peregrina

de Nossa Senhora Aparecida

Page 2: O Jornalzão

Edição 818- 20/02/2016

Página 2

ACONTECE

Academia da Saúde já está equipada

e será inaugurada nos próximos dias

Com a chegada dos equipamentos que compõem o circuito de exercícios da Academia da Saúde, loca-lizada na Quinta das Flores (atrás da ESF Cruzeiro), a população ganha mais uma praça de exercícios.

Mesmo antes da

inauguração, prevista para os próximos dias, os mo-radores das imediações já estão aproveitando os mo-dernos aparelhos para se exercitarem.

Além dos equipa-mentos, o local ganhou pai-sagismo que embelezou e

valorizou o bairro. O investimento é

uma parceria Prefeitura Mu-nicipal de Cajuru e Governo Federal e tem por objetivo contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.

Prefeitura recupera Picadeira

encostada há anos e coloca

nos trabalhos diáriosHá mais de 10 anos a

Prefeitura de Cajuru possui uma picadeira de galhos, que serve para agilizar os serviços urbanos, além de contribuir para minimizar o acúmulo nos aterros.

Esse equipamento esteve parado, sem utiliza-ção, mas a atual adminis-tração fez os reparos ne-cessários para colocá-lo em serviço.

A picadeira corta em pequenos pedaços os galhos de árvores podadas, facilitando o trabalho do pessoal de limpeza e econo-mizando para o município, já que são necessárias menos

viagens para retirar esse tipo de entulho e, para completar, o descarte é mais rápido e eficaz.

Ontem o equipa-mento foi utilizado no bairro Dom Bosco, com excelentes resultados.

Nesta semana, alunos, professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino se dedicaram ao conhecimento e combate ao Aedes egypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Cada unidade tra-balhou o tema de forma livre e diferenciada, de acordo com a faixa etária das crianças.

Entre as atividades, foram trabalhados: música, teatro, máscaras do mosquito,

leitura, exposição e palestras. Desta vez, o tema foi mais detalhado, em especial sobre a zika e a microcefalia.

A secretária da Educação Maria Luiza expli-cou que acredita que através das crianças as informações e ações podem ser propagadas junto às famílias, somando forças no combate ao mos-quito. “Eles serão multipli-cadores de conhecimento”, acrescentou.

A atividade ter-minou com a informação de que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar essas doenças e para isso é neces-sário eliminar os criadouros do mosquito, não deixando água parada.

Então, todos estão con-vidados a participar dessa ação, cuidando de seus quin-tais e deixando nossa Cajuru livre do mosquito e das doen-ças que ele transmite.

Rede Municipal de Ensino

no combate ao Zika

Page 3: O Jornalzão

Página 3Edição 818 - 20/02/2016

Page 4: O Jornalzão

Edição 818- 20/02/2016

Página 4

Page 5: O Jornalzão

Página 5Edição 818 - 20/02/2016

Page 6: O Jornalzão

Edição 818- 20/02/2016

Página 6

Visita da Imagem Peregrina de

Nossa Senhora Aparecida

Rota 300

- Paróquia São Bento -Dia 22 de Fevereiro – Segunda-Feira: 19h 30 – Recebimento da Imagem Peregrina do Movimento E.J.C, na Igreja Matriz de Cristo Rei. Dia 23 de Fevereiro – Terça-Feira:07h 30 – Visita da Imagem Peregrina à E.M. Mousart Alves Silva.18h 30 – Missa na Igreja Matriz de São Bento, pedindo a recuperação dos doentes. 19h 30 – Encontro da Juventude no Salão Paroquial.Horário para Visitação: Das 09h às 11h. Das 13h às 17h. Na Matriz de São Bento.Dia 24 de Fevereiro – Quarta-Feira:13h – Visita da Imagem Peregrina ao Lar dos Velhos.19h 30 – Terço Meditado na Capela Nossa Senhora Aparecida com o Grupo Terço dos Homens.Horário para Visitação: Das 8h às 11h. Das 15h às 18h. Na Matriz de São Bento.Dia 25 de Fevereiro – Quinta-Feira:08h – Visita e Missa na E. E. Galdino de Castro.Durante o dia a Imagem Peregrina permanece no local.20h – Momento de oração com os casais do E.C.C. no Salão Paroquial.Dia 26 de Fevereiro – Sexta-Feira:09h 30 – Visita da Imagem Peregrina ao Colégio Pirâmide.19h – Missa na Igreja Matriz de São Bento, pedindo pelas necessi-dades dos cristãos.Horário para Visitação: Das 13h às 19h. Na Matriz de São Bento.Dia 27 de Fevereiro – Sábado:07h 30 – Missa na Capela do Hospital, em agradecimento pela visita. Entrega da Imagem Peregrina ao Grupo de Jovens J.U.C (Paróquia Nossa Senhora de Fátima).

402 - A renovação do pensamento

teológico no século XX (I)A renovação do pen-

samento teológico no século XX inclui a renovação da teologia protestante, da te-ologia católica, da “teologia da morte de Deus” e sua “superação”, e da teologia da esperança. No momento, vamos conhecer as duas primeiras.

A renovação da teologia protestante. A re-novação da teologia pro-testante alemã do século XIX e da primeira metade do século XX foi dominada pela teologia liberal, cuja concepção tende a mostrar um substancial acordo entre cristianismo e cultura (essa teologia ligada à cultura, à filosofia e à política de sua época, sofreu também o destino de sua época), e que encontra seus representantes de maior relevo em Albrecht Ritschi (1822-1889) e em seu discípulo Adolf von Harnack (1851-1930), autor da obra-prima A história dos dogmas (3 vols., 1886-1889). Contrário à concep-ção referida, em linha geral, levanta-se Karl Barth (1886-1968), chefe da teologia dialética: em seu comentário à Epístola aos Romanos de São Paulo - saído em 1919 e, em segunda edição, em 1922 - denuncia todas as tentativas em engaiolar a Palavra de Deus nas redes da razão humana, reafirma a infinita distância qualitativa entre o homem e Deus. Deus é o totalmente outro, e não podemos alcançá-lo com a filosofia ou a razão. A fé é, de um lado, a intervenção milagrosa de Deus na vida do homem e, do outro, um abandonar-se existencial do homem a Deus.

Também, para Paul Tillich (1886-1965) - autor de Teologia sistemática (3 vols., 1951-1963) - as pro-vas racionais da existência de Deus não são válidas; ele escreve: “Se Deus é de-rivado do mundo, não pode ser aquele que o transcende infinitamente”. Contudo, em desacordo com Barth, Tiilich defende que a fé não seja obra exclusiva de Deus: a fé, com efeito, é a resposta de Deus à pergunta de um homem consciente de sua própria miséria ontológica.

Rudolfo Bultmann (1884-1976), teórico da de-mitização, pretende, com a

sua obra Novo Testamento e mitologia. O problema da demitização da mensagem neotestamentária (1941), “demitizar” a narração evan-gélica, “descobrir o signifi-cado mais profundo que está oculto sob as concepções mitológicas”; quis distinguir entre o conteúdo essencial do evangelho e a forma mitológica assumida por este conteúdo. O significado mais profundo da pregação de Jesus - segundo Bultmann em Jesus Cristo e mitologia (1958) - é: estar aberto para o futuro de Deus, estar pre-parado para receber esse futuro, que pode vir como um ladrão á noite [...]”. Bult-mann entende que a mensa-gem cristã, apesar de atual, precisa ser “demitizada”, no sentido de que, para captar sua autenticidade, deve ser despojada das representa-ções mitológicas nas quais foi expressa na pregação primitiva, e que chocam a mentalidade científica dos homens de nossos dias.

Dietrich Bonhoef-fer, nascido em Breslau em 1906 e morto pelos nazistas em 9 de abril de 1945, aos 39 anos, deixa duas impor-tantes obras, publicadas postumamente: Ética (1949) e as cartas da prisão, com o título Resistência e sub-missão (1951). Ele afirma: é “o próprio Deus [que] nos ensina que nossa vida de homens deve prosseguir como se ele não existisse” [...] “Deus em cuja presença estamos a cada momento [...] a igreja deveria tomar parte da vida social dos homens, não para dominá-los, e sim para ajudá-los e servi-los”.

A renovação da te-ologia católica. Karl Rahner, nascido em Friburgo, na Brisgóvia, em 1904 e morto em Innsbruck em1984, pen-sa a teologia como interpre-tação da Revelação por meio de categorias filosóficas e, jesuíta aluno de Heidegger, usou em suas pesquisas teológicas a filosofia de santo Tomás de Aquino, desenvolvendo-a, porém, em sentido antropocêntrico e não cosmológico (diferente da Escolástica - não chega a Deus partindo do movimen-to, do finalismo, etc). Rahner defende que o homem é espírito porque é o ente que se propõe a questão do sen-

tido do ser. Em Ouvintes da palavra (1941, ele escreve: o homem é tensão contínua para o absoluto, é constituti-vamente abertura para Deus. E por isso ele é “ouvinte da palavra”, enquanto é “pelo menos o ser que tem o de-ver de ouvir uma revelação desse Deus livre em palavra humana”.

Hans Urs von Bal-thasar (nascido em Lucerna em 1905 e morto em Basiléia em 1988) foi aluno de Erich Przywara, o célebre jesuí-ta autor de Analogia entes (1932); com este professor Balthasar aprendeu a conhe-cer o pensamento de santo Tomás. Depois, em Lyon, conheceu Paul Claudel, e encontrou o padre Henri De Lubac, que o introduziu na Patrística e na história da te-ologia. Em 1952, ele escreve Derrubar os bastiões, onde sugere que a igreja deve sair do fechamento das muralhas que, há séculos, ela pôs entre si e o mundo, entre ela de um lado, e a ciência e a cultura, do outro, entre os católicos e os outros cristãos. Balthasar afirma que o instrumento capaz de tornar a Revelação acessível e crível para os homens de hoje é o conceito transcendental de beleza. Em Glória (1961-1965), Baltha-sar ensina que a beleza é o modo pelo qual a bondade de Deus se transmite e pelo qual se expressa a verdade que Deus transmite aos homens. Glória é a categoria estética adequada ao amor de Deus.

A Holo-sofia, que atribui ao PHS (Programa Holosófico de Saúde) o papel de cuidar da saúde plena (saudena) do indivíduo, contempla a informação como um dos instrumentos com este fim. Assim, no presente artigo, desfrutamos da história de filósofos brilhantes do nos-so tempo e, com isso, um sentimento de bem estar es-piritual pela const atação do interesse e da inquietude do homem em direção ao Pai. Mas, Deus deve ser vivido!

Prof. Me. Sebastião Saraiva, Maitreya

Médico, holósofo e filósofoCel. (098) 8282.9888

Site: www.holosofia.com.br

Amor é ação,vai além da palavra.

HOLOCOLUNA

Page 7: O Jornalzão

Página 7Edição 818 - 20/02/2016

Page 8: O Jornalzão

Edição 818- 20/02/2016

Página 8

NEGOCIOS E OPORTUNIDADES

VENDE-SE Terreno-na rua Santa Catarina, Cruz Alta. 10,5m de Frente x 14n de fundo. Tratar com (16) 99140-1464.

VENDE-SE Calop-sitas. Tratar com Lurdinha (16) 3667-1937 / 3667-4497

VENDE-SE Sandero 2010/2011, unico dono com 76.000 KM. Completa, ou

troca-se por Strada. (16) 99996-7011.

VENDE-SE Monza, 86 original, álcool, docu-mentação OK. R$ 2.700. Tratar com André (16) 99172-5581.

VENDE-SE terre-no no Jardim 3 Marias, documentação OK. R$ 85.000,00. Tratar (16) 3667-2956 .

A L U G A - S E c a s a próximo ao Ginásio de Esporte. Tratar (16) 99208-0029.

ALUGA-SE casa no bairro Santo Antônio. Tra-tar 99208-0229.

A L U G A - S E c a s a com 4 cômodos. Vila Ho-norato, Rua Alagoas, 587. Aceita-se Caução. Tratar (16) 99311-1735

Vende-se

Terreno no Jardim 3 Marias. Documentação OK. 338 M².

Ótima Localização.

Tratar com (16) 99101-8858

Page 9: O Jornalzão

Página 9Edição 818 - 20/02/2016

Page 10: O Jornalzão

Edição 818- 20/02/2016

Página 10

Page 11: O Jornalzão

Página 11Edição 818 - 20/02/2016

Horóscopo

Áries (20/03 a 20/04) Nesta época do ano, as-suntos profissionais serão marcados por situações diferentes devido a mu-danças na rotina ou por de-cisões em virtude de novas metas. É um momento de mais atenção para que seu ritmo não sobrecarregue a parte física ou a saúde, suprindo com diversões e atividades que façam bem ao corpo. Nas relações de vínculo afetivo, tende a esclarecer sentimentos e vivenciar momentos mais afetuosos.

To u r o ( 2 1 / 0 4 a 20/05) Período especial para divulgações, para ob-ter resultado em projetos profissionais e também nos negócios. Há mais tendências para convívios sociais em função dos contatos de trabalho ou mesmo por outras situ-ações do seu cotidiano, como estudos, convivên-cias em grupos e diver-sões. Na vida amorosa e nos vínculos familiares, cuide para não exagerar ao expor sentimentos e opiniões. Tende a expor mais os sentimentos.

Gêmeos (21/05 a 20/06) Assuntos fami-

liares são propensos a esclarecimentos neste momento do ano. Evite se desgastar com antigos problemas e implicar com manias das pessoas que mais gosta em seu lar. Período especial para cui-dados com o corpo e para evitar que o stress interfira na saúde, dedicando-se a atividades que façam bem a sua mente. A vida afeti-va estará favorecida para retomar costumes a dois e para esclarecer antigos sentimentos se estiver só.

Câncer (21/06 a 21/07) O interesse por atividades culturais e por novos conhecimentos es-tará mais intenso e será uma ótima oportunidade para amenizar desgastes do dia a dia. Em negó-cios e assuntos profissio-nais o momento favorece decisões relacionadas a contratos, papéis, e-mails e correspondências. Perí-odo positivo para novos conhecimentos profis-sionais. A vida amorosa aponta tendências para mais romantismo e expo-sição das emoções.

Leão (22/07 a 22/08) Situações que envolvam finanças serão tratadas

com mais intensidade e terão mais oportunidades para concretizar metas. Marte ingressa seu signo ao fim de Agosto, perma-necendo em Setembro, o que aumenta a disposição para lidar com os assuntos de sua rotina e a vontade de solucionar assuntos pendentes. Fique atento(a) com impulsos principal-mente para não agir de maneira precipitada com assuntos das pessoas que tem vínculo afetivo.

Virgem (23/08 a 22/09) No período do aniversário há mais chan-ces para que os assuntos estagnados e difíceis de solucionar finalmente te-nham definições positivas. Momento indicado para retomar projetos e dedicar mais disposição aos seus objetivos. Questões rela-cionadas a temas materiais terão ajustes para todo o ano. Na vida amorosa, ob-serve os detalhes e gostos para surpreender quem está ao lado ou deseja conquistar. Momento para dedicar mais cuidados a si mesmo(a).

Libra (23/09 a 22/10) São grandes as tendências para distanciamento de

convivências em sua roti-na. Se dedicar a espiritua-lidade, terapias ou hobbys ajudará no equilíbrio de suas energias. Tendências a maior envolvimento com atividades culturais e estudos. Ainda com pos-síveis distanciamentos de alguns grupos, tende a se socializar e mais lidar com novas relações por volta do dia 9, com Mercúrio em seu signo e a partir do dia 22 quando começa o período do Sol em Libra. Nos assuntos afetivos, uma mudança de postura e desprendimentos de an-tigos assuntos marcarão este momento.

Escorpião (23/10 a 21/11) O momento do ano aponta propensões para mais envolvimento com grupos e vivências com os amigos. Período especial para decisões relacionadas a projetos que possua, es-pecialmente de trabalho. Esta é uma área com mais tendências a disputas e decisões ousadas. A vida afetiva aponta indicações para paqueras, se estiver só, bem como conversas sobre hábitos individuais e de liberdade se for com-prometido(a).

Sagitário (22/11 a 21/12) Este é um período em que responsabilidades diferentes serão viven-ciadas no trabalho. É um setor propenso a reconhe-cimento de esforços, mas também para revisar o que quer para o futuro. Bom momento para recompor suas energias exercitando suas crenças, seus inte-resse s por espiritualidade e filosóficos. Cuide para que seus objetivos no dia a dia não afastem momentos especiais e de diversão com as pessoas que mais gosta.

Capricórnio (22/12 a 21/01) O momento é especial para lidar com novos conhecimentos que favoreçam assuntos pro-fissionais e mesmo que façam bem ao seu próprio intelecto. Contatos com pessoas distantes, sejam por viagens ou online, fa-rão muito bem. O trabalho recomenda estratégia e sigilo ao conduzir planos. Parcerias profissionais terão momento propício para revisões. Na vida amorosa, interesses cultu-rais e a partilha de conhe-cimentos proporcionarão momentos felizes.

Aquário (21/01 a 18/02) Agir com estraté-gia e sigilo será essencial diante de assuntos profis-sionais e para zelar metas que tenha em tais temas. Seja mais cuidadoso(a) com as finanças. Mo-mento propenso a despe-sas não programadas em função de imprevistos na rotina. Confidências se-rão mais compartilhadas, doando-se a assuntos das pessoas mais próximas. Na vida amorosa, tam-bém será essencial confi-denciar sentimentos com quem gosta.

Pe ixes (19/02 a 19/03) Suas relações te-rão melhores condições para esclarecer problemas e chegar a entendimentos, mas desde que porte-se pacientemente. Momento para observar o quanto compensa manter vín-culos profissionais e de negócios. Evite que sua dedicação a outras pes-soas provoque desgastes emocionais. Não esqueça que você é prioridade também. Período para solucionar pendências na vida a dois e para se expor em paqueras, caso esteja só.

Um inimigo sempre à espreita....

Em pronunciamento re-cente, da tribuna da ALESP, eu sugeri ao governador Geraldo Alckmin liderar a mobilização de Sâo Paulo numa guerra sem tréguas ao mosquito aedes aegypti res-ponsável por uma epidemia que, lamentavelmente, se es-palhou pelo mundo todo, com funestas consequências para a saúde pública universal. Não se trata, lamentavelmente, do único inimigo a ser com-batido sem qualquer trégua: outro há, igualmente noci-vo, igualmente pernicioso, a merecer idêntica declaração

de guerra. Refiro-me, ainda uma vez, ao cigarro, uma droga infelizmente tolerada pelas nossas autoridades que permitem seu livre comércio, não obstante seus irrefutáveis malefícios. .

Estudo recente, da Aliança de Controle de Tabagismo, demonstra: o Brasil gastou, apenas em 2015, com vítimas do cigarro, o equivalente a 30% do orçamento do Minis-tério da Saúde. São, portanto, 30% do dinheiro da Saúde direcionados para atender a doenças resultantes do uso do cigarro. Isso significa: o

Brasil gasta, anualmente, 21 bilhões de reais para tratar doenças relacionadas com o cigarro, o responsável por 13% das mortes ocorridas no país, com um total de 130 mil mortes anuais.

Em média, eis outro dado relevante, 350 pessoas mor-rem, por dia, vítimas de do-enças resultantes do uso de cigarro. O tabagismo é res-ponsável por cerca de 50 doenças diferentes, princi-palmente as cardiovasculares, como hipertensão, infarto, angina e derrame; é, também, responsável por muitos tipos

Welson Gasparini

de câncer, entre eles os de pul-mão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, de rim e de bexiga, além de morte por doenças respiratórias obstru-tivas, como a bronquite.

A Universidade Nacional da Austrália, em uma pes-quisa realizada com mais de 200 mil pessoas, concluiu: dois em cada três fumantes, caso continuem fumando, vão morrer de doenças rela-cionadas com o cigarro. O estudo mostrou ainda que os fumantes têm risco três vezes maior de morte prematura e morrerão, em média, cerca de

dez anos antes daqueles não fumantes.

Esses dados, divulgados por entidades oficiais e cien-tíficas, revelam outro fato inquestionável: nós estamos gastando 21 bilhões de reais por ano do Ministério da Saúde para atender vítimas do cigarro, um dinheiro que poderia ser muito melhor aproveitado se utilizado no aprimoramento das condições de trabalho dos hospitais e postos de atendimento ao público. É preciso, portanto, uma guerra contra o cigarro começando nas escolas com

os professores exibindo aos seus alunos estatísti-cas sobre quantas pessoas morrem por dia, quantos óbitos ocorrem resultan-tes de doenças provocadas pelo consumo do cigarro; sugiro, ainda, às nossas au-toridades darem prioridade a um movimento de escla-recimento maior do que já está sendo feito e, aos pais, para orientarem seus filhos para ficarem longe do cigarro sob pena de vê-los perdendo anos preciosos de suas vidas em função desse vicio abominável.

Page 12: O Jornalzão

Edição 818- 20/02/2016

Página 12

Page 13: O Jornalzão

Página 13Edição 818 - 20/02/2016


Related Documents