Top Banner
Página 1 Edição 815 - 30/01/2016 Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 30/01/2016 - Ano 17 - N.° 815 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes Página 2 Página 2 Página 4 Guarda Municipal em ação Ensaio da Bateria do Tendel reúne dezenas de pessoas Tráfico de Entorpecentes Flagrante Delito
16

O Jornalzão

Jul 25, 2016

Download

Documents

O Jornalzão

Edição 815
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: O Jornalzão

Página 1Edição 815 - 30/01/2016

Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 30/01/2016 - Ano 17 - N.° 815 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes

Página 2

Página 2

Página 4

Guarda Municipal em açãoEnsaio da Bateria do Tendel reúne dezenas de pessoas

Tráfico de EntorpecentesFlagrante Delito

Page 2: O Jornalzão

Edição 815- 30/01/2016

Página 2

acontece

Ensaio da Bateria do Tendel reúne dezenas de pessoas

Os ensaios da Bateria do Tendel já viraram ponto de encontro e animação nas noites cajuruenses.

A batucada acon-tece em frente ao Espaço Cultural “Corujão”, a partir das 20 horas e segue com

ritmo e animação para os amantes do carnaval.

Neste ano, o en-redo homenageará as Sete Maravilhas de Cajuru, ou seja, as escolas de samba que garantiram a animação de muitas gerações: Pesa-

da, Roxa, Bando, Tendel, Sthupin, Tiguassa e Rosas de Prata.

Quem desejar desfilar deverá entrar em contato com Xoxim, no Corujão. O desfile será no dia 7 de fevereiro (domingo).

Inscrições para o Projeto FIS abrem na quarta

Para inscrever-se, a criança deverá comparecer juntamente com os pais (que deverão apresentar documento de identificação) na secretaria do PROJETO FIS, localizada no Bulevar (ao lado da Delegacia de Polícia).

Todas as crianças que já participam do FIS devem renovar as inscrições e para isso apresentar a Declaração Escolar.

Para as novas inscri-ções, além da declaração escolar, é necessário levar

duas fotos 3X4, atestado médico e um documento da criança.

O PROJETO FIS é direcionado às crianças do sexo masculino, nascidas entre 2003 e 2009 e é desen-volvido através da parceria Prefeitura Municipal de Cajuru e Gold Meat.

As aulas acontecem em dois núcleos: Ginásio de Esportes ARENÃO e Giná-sio de Esportes SAPORO.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone: 3667-9957

A partir do dia 03 de fevereiro (quarta-feira) se-rão abertas as inscrições para o Projeto FIS – Futsal Inclusão Social, tanto para quem já participa, como para novatos.

Guarda Municipal em ação

Mesmo com efetivo desfalcado, a Guarda Mu-nicipal vem trabalhando intensamente para atender às necessidades do município.

Além das rondas nos prédios públicos, em es-pecial nos postos de saúde e escolas, a GM colabora com a sinalização de prevenção à acidentes, como foi no dia 13, quando houve desliza-

mento de terra na vicinal que liga Cajuru a Santa Rosa de Viterbo.

O apoio foi funda-mental para garantir o tráfego seguro até que as máquinas retirassem toda a terra e liberassem as pistas.

Para que a Guar-da continue a prestar bons serviços a comunidade, o comandante Carlos Rafael

solicita a população que entre em contato com a base sempre que notar qualquer irregularidade próxima às escolas, creches, postos de saúde ..... O pedido é feito porque, apesar das rondas, houve furtos no Projeto PAI (que funciona na Igreja Santo Antônio). Os telefones da Guarda Municipal são: 199 e 3667-9980

Prefeitura realiza “tapa-buracos” em todos os bairros

Após as fortes chuvas, a Secretaria de Obras está empenhada em consertar e conservar as vias públicas e para isso está realizando

a operação tapa-buracos no centro e em todos os bairros.

O trabalho iniciou nos locais que estavam mais danificados, seguindo por

essa ordem, até que todas as vias estejam em bom estado de tráfego.

A previsão de tér-mino é na próxima semana.

Page 3: O Jornalzão

Página 3Edição 815 - 30/01/2016

Page 4: O Jornalzão

Edição 815- 30/01/2016

Página 4

acontece

Secretaria de Saúde e EPTV realizam Mutirão contra a dengue

A Prefeitura Muni-cipal de Cajuru, através da Secretaria de Saúde e a EPTV estão realizando hoje um grande mutirão para eliminar os focos de dengue.

A ação teve início às 8h00 e os objetivos são: eliminar os focos e orien-tar as famílias dos bairros Cohab e CDHU.

Esse é o primeiro

mutirão regional envol-vendo simultaneamente 66 municípios no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikun-gunya .

A secretár ia de Saúde, Patrícia Bícego, ex-plica que as ações contra o mosquito transmissor das doenças só obterão o sucesso desejado se todas as pessoas

colaborarem. É preciso que cada um cuide bem da sua casa, do seu quintal, manten-do-os limpos e eliminando tudo o que possa contribuir para o acúmulo de água e proliferação do mosquito.

A EPTV está na cobertura das ações, in-centivando a população a colaborar com a eliminação dos focos.

A 2km de Cajuru,chacara com 2150mts, com casa de 2 dormitorios,sala,cozinha,banheiro, toda piso frio, revestimento e ventilador de teto, e area de churrasco.Pomar formando, com energia e agua e uma pequena represa.

Valor R$ 182.000,00 , aceito veiculo como parte de pagamento.Interessados entrar em contato com Roberto 16 98236-0927./ 16 3996-2052.

VENDE-SE CHÁCARA

Pedreiro morre em Ribeirão Preto com suspeita de dengue hemorrágica

Um pedreiro de 54 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica em Ribeirão Preto na noite desta quarta-feira (27). A vítima estava internada na Santa Casa da cidade e consta na delcaração de óbito seis diagnósticos para a possível causa da morte, entre eles dengue hemorrágica.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde confir-mou que foi notificada sobre o óbito de Cícero Barbosa de Souza e que investiga agora a causa da morte. “Foram colhidas mostras de materiais biológicos e encaminhados ao Instituto Adolpho Lutz. O resultado demora, em média, um mês para ficar pronto”, diz o comunicado.

Essa é a segunda morte por suspeita de dengue em Ribeirão Preto em 2016. Em 5 de janeiro, o artista plástico Sérgio Luiz Silveira Martins, de 51 anos,também morreu com suspeita da doença após ser atendido por duas vezes na Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA).

Apesar de o número de casos confirmados este ano ainda não ter sido divul-gado, o secretário da Saúde de Ribeirão, Stênio Miranda, já antecipou que a cidade enfrenta uma epidemia, com base na média de atendimen-tos - em torno de 60 exames são confirmados por dia.

No ano passado, 4.748 foram infectadas pelo Aedes aegypti, dez vezes mais do que em 2014, quando 400 pessoas tiveram a doença.

Segunda morteO pedreiro Cícero

Barbosa de Souza estava internado na Santa Casa de Ribeirão desde 10 de janeiro, após ser diagnosticado com pneumonia. A informação foi confirmada pelo sobrinho da vítima, o açougueiro Josmar Aparecido Caetano Lodi, explicando que o tio fumava e ingeria bebida alcoólica há muitos anos.

“Há um tempo ele foi internado porque estava com muita falta de ar. O médico pediu para ele parar de fu-

mar e de beber. Ele parou de fumar, mas continuou bebendo. Então ele foi inter-nado de novo, falaram que ele estava com pneumonia, com infecção, mas ele estava bem, andando, conversan-do”, explicou.

Lodi contou ainda que, durante os 18 dias de interna-ção, o tio chegou a ser levado ao Centro de Terapia Intensi-va (CTI) do hospital, após o quadro de saúde se agravar. Nesta quarta-feira, Souza morreu após três paradas cardíacas. O corpo foi levado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

“Por enquanto, a gente não recebeu laudo nenhum. Eles disseram que o corpo foi para o SVO para fazer uma autópsia para saber a causa do óbito. Então, por enquanto, não foi passado nada para a gente. O corpo só foi liberado hoje (quinta-fei-ra) à tarde”, disse o sobrinho.

Na declaração de óbi-to constam como causa da morte choque séptico de foco pulmonar, pneumonia, síndrome de abstinência alcoólica, dengue hemorrá-gica, hipertensão arterial e síndrome de madelung, fre-quentemente diagnosticada em pacientes com histórico de alcoolismo crônico.

Lodi afirmou que o pedreiro será enterrado na manhã desta sexta-feira (29) em Ribeirão. A família mora na Fazenda da Barra, na zona leste da cidade, a segunda região com maior incidência de casos de dengue em 2015.

negocios e oportunidadesVENDE-SE Voyage

1.6 completo, 2011, cor prata, 4 portas. Tratar (16) 99996-6929.

VENDE-SE duas casa, uma de frente e outra de fundo. Ótimo Terreno no Jardim Maria Tereza. Contato: (16) 99152-8490.

PROCURA-SE em-nprego doméstico ou faxi-na. Simoni: (16) 99288-

8479.VENDE-SE Casa no

Jardim Santa Clara, 2 quar-tos, sala cozinha. Tratar com (16) 99228-9076.

VENDE-SE Casa na Rua Tristão José de Carva-lho, 796. 2 quartos, sala, cozinha, banheiro. Terreno 12x32. Tratar: 992955050

VENDE-SE Terreno-na rua Santa Catarina, Cruz

Alta. 10,5m de Frente x 14n de fundo. Tratar com (16) 99140-1464.

VENDE-SE Calop-sitas. Tratar com Lurdinha (16) 3667-1937 / 3667-4497

VENDE-SE Sandero 2010/2011, unico dono com 76.000 KM. Completa, ou troca-se por Strada. (16) 99996-7011.

No último dia 26, por volta das 16:30 entre os Bairros Cruz Alta e Vila Baldini, em um local já conhecido dos meios poli-ciais pelo tráfico de drogas a Polícia Militar surpreen-deu no exato momento em que L.B.S.(24), morador

do Bairro Cruz Alta, ven-dia pedras de “crack” a A.C.S.(46), ora em tese usuário, vindo ambos serem detidos e constatada a tra-ficância de entorpecentes, posto que no domicílio do indiciado foram encontrados outras drogas, dinheiro e

objetos utilizados no delito, recebendo o mesmo voz de prisão e depois de confir-mada sua prisão pela Auto-ridade Policial na Delegacia foi levado a Cadeia Publica de Santa Rosa de Viterbo ao passo que o dependente químico foi liberado.

Tráfico de EntorpecentesFlagrante Delito

Fonte G1

Page 5: O Jornalzão

Página 5Edição 815 - 30/01/2016

HoróscopoÁries 21/03 a 20/04

Hoje é dia de inaugurar uma nova agenda, com novas pautas. Lua nova em har-monia com Netuno: período fértil para plantar sementes e intenções com mais inspira-ção e sensibilidade. A dica é manter-se aberto para ouvir, cultivar compaixão, apren-der mais sobre as emoções, incorporar novas visões, não ter medo de mudar e corrigir o que for preciso. Fique aten-to à sua intuição também.

Touro 21/04 a 20/05 Este é um ponto de partida: projetos e ideias estão em plena germinação com a Lua nova. Todas as possibilidades se fazem presentes, aprovei-te para estipular as novas intenções. Mas Mercúrio continua retrógrado, esteja aberto para revisar e repensar o que for preciso. Sol e Lua se harmonizam com Netuno, enfatizando a importância da imaginação, da arte e da fantasia. É tempo de sonhar!

Gêmeos 21/05 a 20/06 Novas metas ganham mais inspiração e criatividade com a chegada da Lua nova, que acontece em harmonia com Netuno. É tempo de promo-ver revisões e renovações em geral, para que tudo funcione melhor. Principalmente em seu visual, pois Vênus segue em seu signo, estimulando seu lado mais sedutor. Novas oportunidades à vista, tanto no amor quanto nas finanças.

Câncer 21/06 a 21/07 Início de um novo ciclo. A Lua nova acontece em seu signo, em harmonia com o transcendental Netuno: novas ideias, sonhos, inspi-rações e também romances estão beneficiados. Seus ânimos e sua sensibilidade se renovam para que pos-sa plantar novas sementes. Aproveite para cultivar mais solidariedade e empatia. Você pode também valorizar os assuntos ligados às artes e à espiritualidade.

Leão 22/07 a 22/08 O

mundo das emoções, da fa-mília e dos relacionamentos afetivos está em destaque com a Lua nova de Câncer. Aproveite para promover ajustes, reformas, aprimora-mentos e revisões em casa, já que importantes finalizações continuam em pauta até a data de seu aniversário. Com mais imaginação, inspiração e sensibilidade, boas e novas ideias não vão faltar.

Virgem 23/08 a 22/09 Período ideal para compar-tilhar novos projetos com colaboradores ou equipe de trabalho. A rede de contatos e os projetos coletivos con-tinuam em destaque. A Lua nova acontece em harmonia com Netuno, colocando a solidariedade em evidência. Fique atento aos aconteci-mentos que surgem e todas as situações que parecem surgir ao acaso, mas na verdade são sinais a indicar o caminho.

Libra 23/09 a 22/10 Os assuntos profissionais continuam em evidência. É tempo de se expor e divulgar seu trabalho para o grande público. Vênus segue em Gêmeos: suas habilidades comunicativas podem atrair novas pessoas, elementos e situações. Mas Marte con-tinua em tensão com Urano, continue a evitar a velocida-de e o imediatismo. Não há necessidade de tanta pressa, tudo tem o tempo certo para acontecer.

Escorpião 23/10 a 21/11 Período ideal para lançar novas sementes. A Lua nova de Câncer marca um ponto de partida, agora é hora de crescer e progredir profis-sionalmente. Bom período também para fortalecer os laços de afeto com amigos, familiares e pessoas que são importantes para você. Nesta lunação começará a colher os resultados do empenho e das reestruturações que pro-moveu nos últimos tempos.

Sagitário 22/11 a 21/12 Agora você pode iniciar algo novo, estipular novas inten-

ções e tomar iniciativas em prol de seus projetos mais valiosos. Lua nova em Câncer. Júpiter, seu regente, segue exaltado em Câncer também. Bom perí-odo para ampliar a família, reformar a casa, promover melhorias no ambiente do-méstico. O desafio é equi-librar os compromissos profissionais e familiares em sua agenda.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Período de sociabili-dade, bom para novos pro-jetos em parceria. Criativi-dade em alta. A Lua nova em harmonia com Netuno indica um período de novas ideias e percepções. Perío-do ideal para abrir seu co-ração, se colocar no lugar dos outros e compreender suas emoções. Também para cultivar o despertar da Consciência Superior e iniciar projetos que tragam melhorias para um grande número de pessoas.

A q u á r i o 2 1 / 0 1 a 19/02 É tempo de encon-trar mais prazer em suas tarefas e em sua rotina. Com a Lua nova, você pode romper com velhos padrões e limitações que tem impedido sua ener-gia de fluir. Mas Marte e Urano pedem parcimônia, para que promova mudan-ças sem a necessidade de conflitos ou rupturas. Vale gastar a energia acumulada com atividades físicas ou qualquer coisa que possa fazer com autonomia.

Peixes 20/02 a 20/03 Bom período para novos contatos, novas atividades e novas metas. A Lua nova acontece em harmonia com Netuno, seu regente, indi-cando a renovação de seus sonhos e inspirações. Sua criatividade e sua disposi-ção estão em alta. É tempo de seguir seu coração, ela-borar estratégias, traçar o rumo a seguir. Tudo para que possa transformar seus sonhos em realidade.

Um detento da Peni-tenciária de Ribeirão Preto (SP), que cumpria pena em regime semiaberto, fugiu nesta quinta-feira (29) en-quanto trabalhava em um barracão próximo à unidade prisional, às margens da Rodovia Abrão Assed (SP-333).

Consta no boletim de ocorrência que o detento, de 34 anos, estava no interior da empresa, por volta de 9h, quando fugiu correndo em direção a um canavial.

Agentes penitenciários rea-lizaram buscas próximo ao local, mas o homem não foi encontrado.

Em nota, a Secretaria de Administração Peniten-ciária (SAP) informou que a fuga configura abandono do regime semiaberto. Ainda segundo a pasta, o fato foi comunicado ao juiz da Vara de Execuções Criminais e foram instauradas apurações disciplinar e funcional.

“As unidades penais de regime semiaberto não

dispõem de vigilância ar-mada e nem são cercadas por muralha. A permanência do preso nesse regime se caracteriza muito mais pelo senso de autodisciplina e autoresponsabilidade, do que propriamente por meca-nismos de contenção contra evasão”, consta na nota.

A SAP informou tam-bém que os presos em se-miaberto podem usufruir de cinco saídas temporárias por ano, desde que com autori-zação judicial.

Detento em regime semiaberto foge enquanto trabalhava em Ribeirão

Morador usa bote salva-vidas em rua alagada de Ribeirão Preto, SP

A chuva que atingiu a região de Ribeirão Preto na quarta-feira (27) fez um morador usar um bote salva-vidas para circular por uma rua alagada do Parque São Sebastião, na zona leste da cidade.

O homem usou um cabo de vassoura como remo para circular com o bote pela Rua Pedro Barbieri e aparece

em um vídeo enviado para a produção da EPTV por vizi-nhos do bairro. Apsar da rua estar alagada, nenhum dano foi registrado pelo Corpo de Bombeiros.

A chuva também pro-vocou alagamentos em Cra-vinhos e algumas ruas do Centro da cidade ficaram instransitáveis. Mesmo com a enxurrada, motoristas se

arriscaram ao passar pela Avenida Quinze de Novem-bro, uma das principais do comércio.

Em Franca, a Rua Marcos Teixeira da Silva também ficou alagada e um carro ficou ilhado. A água também invadiu algumas casas na cidade, mas nenhum prejuízo grave foi registrado, segundo os bombeiros.

Fonte G1

Fonte G1

Page 6: O Jornalzão

Edição 815- 30/01/2016

Página 6

Page 7: O Jornalzão

Página 7Edição 815 - 30/01/2016

REGIME...Bom dia a todos. Pes-

soal, acreditem. Nesse ano de 2016 eu não coloquei uma gota de cerveja na boca. Verdade. Acontece que no úl-timo dia do ano de 2015,tive uma terrível crise de gota, que causa uma dor muito grande em nossas juntas. Quem já teve sabe do que estou falando. Cerveja e al-guns alimentos como carne vermelha, peixe, frutos do mar e outros, só fazem au-mentar a taxa de ácido úrico e consequentemente a dor, por isso estou em um regime desses alimentos. Mas isso me fez lembrar um artigo que escrevi há alguns anos anos aqui nessa coluna. Vamos dar risada da dor. Leiam, ou releiam o tal artigo e espero que gostem...

GOSTOSOS? Começo dizendo que

nós cajuruenses estamos em alta. Não digo alta finan-ceira, cultural, esportiva ou qualquer coisa do tipo. A alta que me refiro, é a alta da “Taxa de Ácido Úrico”, que para quem não sabe, causa a chamada “GOTA” e conse-quentemente uma dor insu-portável nas nossas juntas. Eu e muitos amigos estamos sofrendo muito com essa alta e já estamos fundando em Cajuru a “ ACAGO” ou seja, Associação Cajuruense dos GOTOSOS. ATENÇÃO: Não confundir com GOSTO-SOS, pois somos baixinhos, carecas e barrigudos...

Fazemos reuniões se-manais para trocas de recei-tas de remédios, rezas e até

mandingas.... mas a terrível dor persiste. Um fato que

notamos, é que todas as nossas reuniões são re-gadas (e bem regadas) a cerveja, e um tira gosto para acompanhar. Os Médicos com quem consultamos, insistem em dizer que cer-veja e tira gosto é que fazem aumentar a terrível dor, mas nós não acreditamos nisso, e estamos procurando um Médico que nos cure, mas sem tirar a cerveja... um grande abraço aos amigos GOTOSOS (Marreta, Bajão, Mané, João Coco, Carlinho Dandão, João Beline, Xixi, Potira, Chicolão....). Aten-ção, se você tem Gota, venha para a nossa associação. Se você não tem Gota, venha para a nossa associação, pois certamente terá.... Seja bem vindo.

A VILAAtenção Boleiros de

Cajuru, acontece hoje na academia de esportes Vila Atlética a inauguração do primeiro campo de futebol com gramado sintético da nossa cidade. Vale a pena estar presente para conhecer com detalhes essa moder-na tecnologia. No primeiro jogo de veteranos estarão jogando os amigos do João Constâncio contra os amigos, ou melhor, inimigos do Ale-xandre Jacob ( ele conseguiu reunir só dois amigos, o Dr. Paulo e eu. O resto era só cachorro ) A festa prosse-gue com outros jogos. Meu amigo Boddy, o organizador do evento fez questão de lembrar e convidar os antigos

craques da nossa cidade para estarem presentes: Neguito, Geraldinho, Ademir Toseti, Muxoxo, Marreta, Zé ́ Pedro, Tubarão, Valtinho, Breta, Zé Roque, Coelho, Zé Home-ro, Nilton, Tunico, Carlim Dandão, Marcelo, e outros craques que tanto fizeram pelo nosso futebol. Estarão presentes também os boleiros Mané e Nivaldo. Não para jogar é claro. Nivaldo é bo-leiro profissional e vai fazer e vender bolos de chocolate. Já mané vai fazer bolo da mega sena que está acumulada. Que Deus ilumine esse novo campo e que dele possa sair jogadores de alto padrão e até profissionais, mas antes de tudo homens de caráter. Um grande abraço a todos.

UMA LUZ...Em uma das curvas da

estrada da vida ele foi cha-mado por Deus. A sua pre-sença no céu era urgente para o senhor, pois aqui na terra tão bem o representou, sen-do um cristão exemplar em todos os sentidos. Fará falta entre nós é claro, principal-mente para os seu familiares e amigos, mas com certeza com sua fé, lá do alto estará protegendo e abençoando a todos. Tiago, a sua missão terminou por aqui. Mas ela continua no céu. Você agora é uma luz de Deus, e aí do alto você vai iluminar seus pais, Silvão e Elenita, esposa, irmãos, familiares e amigos, confortando-os da melhor maneira possível. Tiago, ilumine a todos nós...

FIQUEM COM DEUS

399 - A filosofia analíticaem Cambridge e Oxford

A filosofia analí-tica inglesa ou filosofia da linguagem se desenvolveu sobretudo em dois centros: Cambridge e Oxford; ela é conhecida como Cambridge-Oxford philosophy, e repre-senta mais um movimento do que uma escola. Entre os analistas (nem todos ingleses, mas de língua inglesa) não há um corpus unitário de dou-trinas e freqüentemente não há concordância quanto aos resultados obtidos, mas uma espécie de ofício, um tipo de trabalho que se exerce sobre a “língua” para ver como fun-ciona a “linguagem”, para que o mundo seja lido de modo a nos parecer mais claramente e profundamente. Cambridge. Dentre os filósofos de Cambridge destacam-se três: Bertrand Russell (1872-1970), Geor-ge E. Moore (1873-1958) e Ludwig Wittgenstein (1889-1951). A história de Russell e Wittgenstein abordamos anteriormente; da filosofia de Moore destacam-se como pontos centrais: rejeição ao idealismo (A rejeição ao ide-alismo, 1903); e na defesa da veracidade do senso comum (Defesa do senso comum, 1925). Ele combateu a “fa-lácia naturalista” (Principia ethica, 1903), segundo a qual o “bem” é uma qualidade ob-servável nas coisas, e defen-deu o intuicionismo, ou seja, a idéia da indefinibilidade do “bem” (o “bem” é noção in-definível como o “amarelo”). Moore é tido como o “filósofo dos filósofos”, e ensinou a fazer filosofia analítica. Na cátedra de Cambridge, Moore foi sucedido por Wittgenstein, que após falecer em 1951, teve como seu sucessor John Wisdom (nascido em 1904). Este escreveu sobre “mentes alheias”, também revalorizou de modo enfático a aventura metafísica. As afirmações metafísicas “são sintomas de penetração lingüística”; e os “paradoxo metafísicos” têm a função de abrir fendas entre os muros de nossos aparatos intelectuais, de abrir novos horizontes, pôr novos problemas. Wisdom escre-veu: Problemas da mente e da matéria (1934); Outras mentes (1952); Filosofia e psicanálise (1953). Em um olhar de conjunto, pode-se dizer que a análise filosófica em Cambridge configura-se

como uma espécie de “terapia lingüística”. Moore entende que muitas da s confusões dos filósofos derivam do fato de que eles tentam dar respostas sem antes ter analisado as per-guntas às quais respondem. Para Wittgenstein, o filósofo trata de uma questão como de uma doença, e resolve assim os problemas, desatando os intrincados nós lingüísticos de nosso cérebro. Ele dizia: “Não busqueis o significado, buscai o uso”; e repetia: “O significado de uma palavra é o seu uso na língua”. A opinião de Wisdom é de que a complexidade filosófica deve ser tratada como na psicanálise, “no sentido de que o tratamento é a diagnose e a diagnose é a descrição completa dos sintomas”. Em Oxford. A par-tir de 1951, o movimento analítico de Oxford veio se firmando sempre mais, até quantitativamente, a ponto de em 1953 haver em Oxford cerca de um milhar de pessoas interessadas em filosofia, enquanto em Cambridge este número não passava de trinta. E a cenário intelectual foi dominado por Gilbert Ryle (1900-1976) e John L. Austin (1911-1960). Ryle escreve um livro sobre Platão (O progres-so de Platão, 1966) e o mais conhecido volume O espírito como comportamento,1949 (título em inglês: The Con-cept of Mind), em que se tenta eliminar a idéia de que exista uma alma em um corpo, o dualismo cartesiano de res extensa e res cogitans, o mito oficial do “espectro da má-quina”. Também, preocupado com o tipo de trabalho exer-cido pelo filósofo, ele tratou disso em Categorias (1937) e Argumentações filosóficas (1945); aqui ele sustenta que o tipo de argumentação pró-pria do pensamento filosófico é a reductio ad absurdum. Fi-lósofo da linguagem comum, Ryle distingue bem entre o uso da linguagem comum e uso comum da linguagem; e a propósito veja-se o ensaio de 1953: Linguagem comum. Austin dá maior peso ao apelo à linguagem comum, e esta deve ser toma-da em consideração porque é “rica” e, portanto, pode cons-tituir um instrumento útil de análise e comparação para o

filósofo que trabalha em áreas “filosoficamente quentes” e que se desenvolvem talvez sob o signo da super-simpli-ficação. Ele é autor de Uma defesa para as desculpas, 1956; e de Como fazer coisas com palavras, 1962. “Filósofos da lin-guagem comum”, Oxford prestou atenção à linguagem ético-jurídica; à linguagem historiográfica; à linguagem religiosa; à linguagem meta-física. No contexto da fi-losofia analítica e a “redes-coberta” do significado da linguagem metafísica, pode-se afirmar que na atmosfera liberalizada a partir das cer-radas críticas ao princípio de verificação, a partir do mes-mo critério popperiano de fal-sificabilidade, e na convicção de que a filosofia não pode ser apenas terapia, mas que ela, em suas expressões maiores é, para dizer com Waismann, vi-são - em tal atmosfera e à luz desta convicção em Oxford desapareceu a angústia em relação à metafísica. Portanto, é um não senso afirmar que a metafísica é um não senso; a metafísica é uma visão que nos permite ver a realidade de modo novo; é visão e, por-tanto, “paradoxo”, enquanto deve romper com os esque-mas conceituais velhos; algu-mas metafísicas podem gerar hipóteses científicas: “aquilo que começa como metafísica pode terminar como ciência” (P.F. Strawson). A Holosofia tem no PHS (Programa Holosó-fico de Saúde) o seu Setor de atenção à saúde plena e, neste aspecto, a informação tem um papel essencial. As-sim, explica-se a existência da Holo-coluna, um espaço que oferece à comunidade informações relacionadas, direta e indiretamente, com a saúde. Conhecer a história da filosofia é descobrir pessoas que viveram e vivem sintoni-zadas com o bem estar social, destacando-se a saúde plena (“saudena”): saúde física, mental, social e espiritual.

Prof. Me. Sebastião Saraiva, Maitreya

Médico, holósofo e filósofoCel. (098) 8282.9888

Site: www.holosofia.com.br

Amor é ação,vai além da palavra.

Holocoluna

Page 8: O Jornalzão

Edição 815- 30/01/2016

Página 8

Page 9: O Jornalzão

Página 9Edição 815 - 30/01/2016

Page 10: O Jornalzão

Edição 815- 30/01/2016

Página 10

Comunicamos que todos os cidadãos nascidos no ano de 1998, que completarão 18 anos ainda este ano, e os nascidos em anos anteriores que ainda não se alistaram, deverão comparecer obrigatoriamente e com urgencia, a partir de 04/01/2016 à Junta Militar, localizada à Rua Cnel. Jeronimo Jose de Carvalho nº 1049 - Centro - em frente ao Clube Renascença, munidos dos

seguintes documentos originais:

• CertidãodeNascimento• 2Fotos3x4atual• RG• CPF• ComprovantedeResidencia(contaaguaouluz)

23ª JSM de Cajuru-SP

ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO

Acusado de tráfico e homicídio é executado com 37 tiros em Serrana

Um homem de 27 anos acusado de tráfico de drogas e de homicío foi assassinado com 37 tiros em uma avenida de Serrana, na noite de terça-feira (26), segundo a Polícia Civil. Próximo ao corpo, foram apreendidas munições de armas 9 milímitros e de fuzil. Ninguém foi preso.

De acordo com o de-legado que investiga o caso, Eduardo Martinez, três ho-mens encapuzados desceram de um carro preto e atiraram contra o pintor. A vítima foi executada enquanto seguia de bicicleta pela Avenida Le-

onino Gonçalves de Oliveira, no bairro Jardim Rosas 2.

“Por enquanto, não temos informações dos pos-síveis autores. Como o caso ocorreu no final da noite de ontem, instauramos hoje o inquérito e já determinamos as diligências aos investiga-dores”, disse Martinez nesta quarta-feira (27).

Ainda de acordo com a Polícia, foram recolhidas 37 cápsulas de armas de nove milímitro e de fuzil, o que sugere, segundo o delegado, que a vítima tenha sido bale-ada pela mesma quantidade

de vezes.Segundo a Polícia

Civil, as testemunhas do crime devem começar a se apresentar nesta tarde para depor. Os investigadores também irão ouvir a famí-lia da vítima para colher informações sobre o rapaz assassinado.

O pintor possuía pas-sagem pela polícia e há dois meses saiu da prisão após responder por tráfico de drogas. Em 2006, quando ainda era menor de idade, ele foi acusado de matar um policial.

Dizendo estar cansa-dos de esperar por providên-cias da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), moradores do bairro Quintino Facci I, na zona norte da cidade, deci-diram por conta própria tapar um buraco no asfalto.

O grupo de vizinhos comprou areia, cimento e aproveitou os pedregulhos que se soltaram do asfalto para consertar a “cratera” com quase três metros de diâmetro na Rua Giusepe Agostinho Pavanele.

O aposentado Israel Borges contou que o asfalto

começou a deteriorar há dois meses e que chegou a comunicar a Prefeitura, mas nenhuma equipe foi ao local para tapar o buraco. Com o tempo, o problema aumentou e começou a dificultar a pas-sagem de veículos.

“O buraco estava mui-to grande e as pedras foram se soltando. Na medida em que elas foram se soltando, iam caindo na casa do vi-zinho, prejudicando até o carro deles. [O buraco] vinha aumentando a cada dia que passava”, disse.

Borges reconheceu

que o trabalho feito pelos vizinhos não terá a mesma durabilidade do recapeamen-to realizado pela Secretaria de Infraestrutura, mas afir-mou que os moradores não conseguiam mais conviver com o buraco na frente das casas.

“Não ficou melhor, mas atenuou a situação. Por-que o certo seria fazer o asfalto. O cimento, a gente não sabe a durabilidade dele. Mas, provisoriamente, resol-veu. Alguém tem que fazer alguma coisa e nós resolve-mos fazer”, disse.

Moradores usam cimento e terra para tapar buracos em Ribeirão Preto

Homem é preso por roubar caminhão de rede varejista em Ribeirão Preto

Um homem suspeito de roubar um caminhão com uma carga de eletrodomés-ticos foi preso na tarde de terça-feira (26) no bairro Vila Abranches, zona leste de Ribeirão Preto (SP). Segun-do a Polícia Militar, o crime ocorreu durante a manhã, e na casa do suspeitos foram apreendidas porções de ma-conha e crack, além de uma pistola.

Ainda de acordo com a

PM, o suspeito e dois com-parsas renderam o motorista do caminhão na Rua João Bim, no Jardim Paulistano. A vítima foi obrigada a dirigir até o Jardim Interlagos, onde foi libertado e os suspeitos prosseguiram com o cami-nhão carregado até a zona leste, onde um deles acabou preso.

No momento da pri-são, o suspeito estava sem documentos pessoais e forne-

ceu o endereço da casa onde mora. No local, os policiais militares encontraram dro-gas, uma pistola, munição, um celular, um relógio e uma balança de precisão. Os comparsas não foram encon-trados, segundo a PM.

A carga roubada foi devolvida à rede varejista a que pertencia. O homem res-ponderá por roubo e tráfico de drogas.

Fonte G1 Fonte G1

Fonte G1

Page 11: O Jornalzão

Página 11Edição 815 - 30/01/2016

Page 12: O Jornalzão

Edição 815- 30/01/2016

Página 12

A palavra, por si só, já carrega um peso. É a única certeza que temos na vida, a de que todos morreremos um dia. Mas é difícil se preparar para perder alguém. Algumas almas elevadas conseguem lidar bem com as perdas, mas acredito que a grande maioria das pessoas não estão prontas para ver arrancado de suas vidas alguém que ama. A gente sente uma saudade diferente. É uma saudade amarrada pela certeza de que nunca vai passar. É uma saudade que vai ser eterna. A gente apenas se acostuma a conviver com a ausência, mas não esquecemos, não deixamos de sentir falta… as memórias permanecem, o peito aperta em cada lem-brança, e só o tempo mesmo para acalmar o coração…

A compreensão da morte vai depender da crença religiosa de cada um. Cada um interpreta o ato de mor-rer de uma forma diferente. Para alguns, voltaremos em uma nova encarnação; para outros a ressurreição dos mortos; ou ainda, ali tudo termina…. Teorias não fal-tam para tentar explicar a morte… Mas o fato é que é difícil perder alguém. Para mim, pelo menos. Um vazio parece invadir nosso peito, a sensação de que você não está vivendo aquilo, uma vontade de que seja tudo um sonho, um desespero que a gente não consegue expli-car… O descontrole inicial passa, e você cai na real: a pessoa já não está em sua vida, não daquele jeito a que você estava acostumado.

Aquela rotina que vo-cês cumpriam já não existe. Você sempre espera a pessoa chegar naquela hora de cos-

tume, mas ninguém bate à porta… No horário do telefo-nema, ele simplesmente não toca… Ouvir a voz dando bom-dia, ouvir a voz falando qualquer coisa… As fotos trazem lágrimas, você pensa que podia ter feito tanta coisa mais, pensa que podia ter falado tanto mais, pensa que podia ter feito algo diferente, ainda que não tenha feito nada de errado… Enfrentar a morte é um processo que exige tempo para que con-sigamos lidar melhor com a situação, com a ausência em si… Já faz muito tempo que não morre ninguém da minha família, mas já perdi muita gente querida, já estive em muitos velórios rezando e confortando quem ficou. Tudo o que temos, perdemos de uma hora para a outra. Ela nos obriga a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter tido tempo para aprender a dançar, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida, para escrever uma carta ou se quer arrumar a bagunça de nossas gavetas.

Mas a vida segue seu rumo, impiedosa. Os dias continuam passando a cada 24h e o resto de sua vida caminha a passos largos, ainda que você precise dar um tempo de tudo. Só que hoje, não temos tempo nem para o luto. Não que ninguém deva se entregar à dor e lá ficar. Não é isso… A questão é que é impossível exigir que funcionemos como se nada tivesse acontecido. É impossível desvincular o emocional das nossas roti-nas diárias. A verdade é que não temos mais tempo para chorar.

A fase de luto não é

fácil. Dói, machuca… nossas lembranças se viram contra nós, porque trazem à tona as imagens que gostaríamos de esquecer. O mundo não para, os segundos correm, o tempo passa. Sinto da minha infância quando ficava em casa vendo sessão da tarde e comendo pipoca, subindo em goiabeiras com meus irmãos… Porque um dia nós é que vamos morrer… e a perda me fez pensar no quanto é importante se preocupar com o que ando fazendo da minha vida… Um dia cada um de nós, querendo ou não, teremos que deixar esse mundo. Ouvi um pastor muito engraçado dizer que pode não parecer, mas todos nós estamos numa fila invisível a caminho da morte. E na hora que nós menos es-perarmos alguém grita nossa senha, e não adianta querer passar ela pra ninguém.

Por isso, enquanto eu estiver vivo, escolhi fazer o melhor pra ser feliz e viver. Viver mesmo, dedicando tempo àquilo que me dá prazer, a sentar com meus amigos, ficar deitado vendo filme, curtindo meus filhos, minha esposa, minha famí-lia… Toda perda nos faz re-fletir… Eu quero aproveitar cada momento que eu posso, ter ao lado das pessoas que amo. Quero aproveitar cada segundo ao lado delas… Um dia certamente chorarei a perda de muitas pessoas que amo, mas farei brilhar no rosto um riso, por ter podido compartilhar tudo o que foi possível enquanto estavam ao meu lado. Só tenho medo mesmo é de morrer sem ter nunca ter vivido.

MorteAndré Fernandes

Page 13: O Jornalzão

Página 13Edição 815 - 30/01/2016

Pregão Presencial n.º 001/2016 - Tipo Menor preço - Objeto: Contratação de empresa parafretamentodeveículos(ÔNIBUSEMICRO-ÔNIBUS)visandootransportede alunos da zona rural até a sede do município de Cajuru, percurso ida e volta. Os envelopes contendo proposta e documentos serão recebidos no Protocolo da Prefeitura Municipal de Cajuru, no dia 16 de fevereiro de 2016, até as 08:30 horas, iniciando a sua abertura às 09:00 horas.

Pregão Presencial n.º 002/2016 - Registro de Preços - Tipo Menor preço Objeto: For-necimento de combustível óleo diesel S10 destinados aos veículos da frota municipal de Cajuru. Os envelopes contendo proposta e documentos serão recebidos no Protocolo da Prefeitura Municipal de Cajuru, no dia 17 de fevereiro de 2016, até as 08:30 horas, iniciando a sua abertura às 09:00 horas.

O edital completo e as demais informações relativas as presentes licitações encontram-se à disposição na Prefeitura Municipal, Setor de Compras e Licitações, no Largo São Bento, n.º 985, Centro, nesta cidade, fone (0xx16) 3667-9903, ou pelo e-mail [email protected]

Luís Estevão Pereira

Prefeito Municipal de CajuruCajuru, 27 janeiro de 2016

RenovaçãoDosRgs(Identidade)O RG não possui validade - pelo menos é o que dispõe a legislação federal, mas na prática tem-se observado que documentos de identidade emitidos há mais de 10 anos não estão sendo aceitos em diversas instituições. Seja para viajar, abrir uma conta bancária, dar entrada na aposentadoria (INSS), fazer transferências em cartório, renovar CNH, documentação junto ao HC, prestar concurso público, etc; a orientação dada aos usuários com RG cuja data de emissão é anterior a 2010, é para renovarem com urgência, para que possam ser evitados problemas.As Fichas para Renovação dos RGs podem ser feitas à Rua Cel. Jerônimo José de Carvalho, 1049, (em frente ao Clube Renascença).

Documentos necessários:Certidão Nascimento/Casamento

01 foto 3x4 atualRGCPF

Carteira de Trabalho (Caso esteja desempregado)

Convênio MTB – Pref. Munic. Cajuru

ProvaBolsaEnfermagemA prova para os alunos inscritos para Bolsa no Curso de Enfermagem será realizada no dia 01 de fevereiro de 2016 (segunda-feira), às 13h00, na escola municipal “André Ruggeri. Informações pelos telefones: 3667-9933 e 3667-9946

Atos Municipais Pedido De Desligamento VoluntárioO Prefeito Municipal de Cajuru/SP, no uso de suas atribuições e em consonância com a Lei nº 1.896 de 06 de outubro de 2015, torna pública a homologação do pedido de desligamento voluntário da funcionária que adotou o benefício oferecido pela Prefeitura Municipal em virtude da exoneração de seu quadro de funcionários, que segue abaixo:

•TATIANIRIBEIRODASILVA– Pedido requerido em 27 de janeiro de 2016;

Cajuru, 30 de janeiro de 2016.

LUIS ESTEVÃO PEREIRAPrefeito Municipal

Edital

Page 14: O Jornalzão

Edição 815- 30/01/2016

Página 14

Page 15: O Jornalzão

Página 15Edição 815 - 30/01/2016

ITAMAR DEOLINO DA SILVA EPP, CNPJ: 01.995.063/0001-98, nome fantasia: Laticínio Palmeira torna público que recebeudaCETESBarenovaçãodaLicençadeOperaçãonúmero 0400 6114, válida até 14/04/2018 para atividade na fabricação de laticínios, sito à Rodovia Coronel Narcizo Ferreira Lopes, s/nº, km 6,5 – Zona Rural, Cajuru – SP.

ITAMAR DEOLINO DA SILVA EPP, CNPJ: 01.995.063/0001-98, nome fantasia: Laticínio Palmeira torna público que recebeudaCETESBaLicençaPrévianúmero04002284e requereu a licença de instalação para a atividade de fabricação de laticínios, sito à Rodovia Coronel Narcizo Ferreira Lopes, s/nº, km 6,5 – Zona Rural, Cajuru – SP.

Page 16: O Jornalzão

Edição 815- 30/01/2016

Página 16


Related Documents