Top Banner
Página 1 Edição 814 - 23 /01/2016 Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 23/01/2016 - Ano 17 - N.° 814 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes Festa de São Sebastião 2016 Prefeito assina Convênio do Programa Vivaleite Secretaria de Saúde e EPTV promoverão Mutirão contra a dengue no próximo sábado
14

O Jornalzão

Jul 25, 2016

Download

Documents

O Jornalzão

Edição 814
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: O Jornalzão

Página 1Edição 814 - 23 /01/2016

Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 23/01/2016 - Ano 17 - N.° 814 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes

Festa de São Sebastião 2016 Prefeito assina Convênio do Programa Vivaleite

Secretaria de Saúde e EPTV promoverão Mutirão contra

a dengue no próximo sábado

Page 2: O Jornalzão

Edição 814- 23/01/2016

Página 2

ACONTECE

No último dia 16/01 a Equipe Cajuruense de Futevôlei, foi campeã em Mococa com a dupla Décio e Paulinho verdureiro, téc. Maranhão, com todas as

Futevôlei

dificuldades de entrosa-mento a dupla treinada e orientada pelo prof. Mara-nhão, foi campeã levando o nome cada vez mais longe a nível Brasileiro,

parabéns meninos pela força e vontade de vo-cês, apoio e patrocínio O Jornalzão, Academia Vila Atlética, Contabilidade Ussi e Varejão Fernandes.

Posse do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016 - 2019

Foi realizada no dia 10/01/2016, no “Anfiteatro Lola Beleboni” a posse dos novos Conselheiros Tutela-res eleitos em 04/10/2015. Estavam presentes os conse-lheiros eleitos: Aliel de Sou-za Silva, Cristiane Gomes de Oliveira, Danilo Aparecido de Lima, Leone Torrano Mateus, Rita de Cássia Paula

Freitas, Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, convidados, parentes e amigos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deseja aos no-vos conselheiros uma ótima gestão e que os trabalhos possam ser executados em parceira, para que os bene-

ficiados que são as crianças e adolescentes do nosso Município sejam bem aten-didos e encaminhados em todas as suas necessidades e prioridades.

“E HÁ QUE SE CUIDAR DO BROTO PARA QUE A VIDA NOS DÊ FLOR E

FRUTO”

Prefeito assina Convênio do Programa Vivaleite

O prefeito Dr. Luís Es-tevão assinou o convênio do programa Vivaleite, no dia 14 de janeiro, no anfiteatro do Departamento de Estradas e Rodagem – DER Ribeirão Preto.

A assinatura do convê-nio contou com a participa-ção de 25 representantes dos municípios que compõem a DRADS de Ribeirão Preto e de 23 da região de Franca e foi realizada junto ao Secre-tário de Estado e Desenvol-vimento Social - Floriano Pesaro.

Além do prefeito Dr. Luís Estevão, representaram o nosso município a presi-dente do Fundo Social de Solidariedade, Drª Ersone e o Secretário da Assistência

Social - Adilson Simeão da Silva.

O Programa Viva Leite é desenvolvido em nosso Município através do Pro-grama Saúde da Família e

atende crianças de 06 meses a 05 anos e 11 meses de ida-de, provenientes de famílias com renda per capta de até ¼ do salário mínimo. São aten-didas cerca de 300 crianças.

Bateria do Tendal realiza ensaios para o Carnaval 2016

Já começaram os en-saios da Bateria do Tendel contagiando os foliões com seus piques e repiques.

Os ensaios acon-tecem em frente ao Espaço Cultural “Corujão”, a partir das 20 horas, e a moçada está acompanhando e entrando no clima de carnaval.

Neste ano, o enredo

homenageará as Sete Mara-vilhas de Cajuru, ou seja, as escolas de samba que garan-tiram a animação de muitas gerações: Pesada, Roxa, Bando, Tendel, Sthupin, Tiguassa e Rosas de Prata.

O samba-enredo está com letra pronta e o pessoal está trabalhando para musicá-lo. Na próxima se-

mana deverá estar concluído e contagiando os ensaios.

Quem desejar desfi-lar deverá entrar em contato com Xoxim, no Corujão. O desfile será no dia 7 de fevereiro (domingo).

“Quem não viu que venha ver

Quem já viu, venha reviver....”

Page 3: O Jornalzão

Página 3Edição 814 - 23 /01/2016

Page 4: O Jornalzão

Edição 814- 23/01/2016

Página 4

ACONTECE

Depois da compras, chegou a hora das trocas

Procon-SP orienta sobre direitos do consumidor

O presente de Natal não agradou, o tamanho veio errado, a cor ou o modelo não caiu no gosto do presenteado, o produto veio com defeito? Veja as orientações do Pro-con-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da De-fesa da Cidadania do Gover-no do Estado de São Paulo, quanto a questão de troca de presentes e produtos. Embo-ra muitos desconheçam, a troca de produtos comprados em loja física, sem defeito, não é obrigatória, mas uma liberalidade da loja. As re-gras devem ser informadas ao consumidor previamente.

Produtos com defeitoPara o produto que

apresenta algum defeito a troca ou reparo é obrigatória. Nessa situação o Código de Defesa do Consumidor dá aos consumidores um pra-zo para reclamar junto ao fornecedor: até 90 dias para produtos duráveis (roupas, eletrodomésticos, móveis, celulares etc.) e até 30 dias para produtos não duráveis (aqueles que são natural-mente destruídos na sua uti-lização como, por exemplo, flores, bebidas, alimentos etc.)

A partir da data da reclamação, o fornecedor terá até 30 dias para solu-cionar o problema. Após esse prazo, se o produto continuar apresentando falha

no funcionamento, o consu-midor pode escolher entre a troca do produto por outro equivalente - em perfeitas condições de uso, o desconto proporcional do preço, ou a devolução da quantia paga, monetariamente atualizada.

No caso de produtos essenciais (geladeira, por exemplo), o fornecedor terá de solucionar o problema imediatamente, ou seja, não terá os citados 30 dias de prazo.

Produtos sem defeitoQuando o problema

for por tamanho que não ficou adequado, cor ou mo-delo que não agradou, o fornecedor só é obrigado efetuar a troca do produto se tiver se comprometido no momento da compra ou se essa for uma política de boa relação com o consumidor e, as regras devem ser informa-das no momento da compra. “Este compromisso, e as condições para fazer a troca (prazo, local, dias e horários específicos), devem constar na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em um cartaz na loja”, afirma a diretora executiva do Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro.

Para ter seus direitos resguardados na hora da tro-ca, o consumidor deve guar-dara nota fiscal ou recibo de compra, termo de garantia e a etiqueta no produto, para

eventuais trocas ou garantia do produto

Compras fora do es-tabelecimento comercial

Nas compras de pro-dutos realizadas através da internet, telefone, catálogo ou qualquer outra forma que seja fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode desistir em até sete dias, do recebimento da mercado-ria ou, se for o caso de uma contratação de serviço, da data da contratação. Nesses casos terá o direito da devo-lução integral de qualquer valor que tenha sido pago (inclusive frete). A desistên-cia da compra pode ser feita independente do motivo, ou seja, não é preciso que o produto tenha apresenta-do qualquer problema para que o consumidor faça essa opção .

Os produtos importa-dos adquiridos em lojas ou sites no Brasil, em estabele-cimentos devidamente lega-lizados, seguem as mesmas regras dos nacionais. Sendo obrigatório conter todas as informações (etiquetas, ró-tulo e manuais) apresentados em Língua Portuguesa.

FONTE – FUNDA-ÇÃO PROCON/SP - WAG-NER FÉLIX – DIRETOR – PROCON – CAJURU/SP – PREFEITURA MUNICI-PAL DE CAJURU/SP.

Secretaria de Saúde e EPTV promoverão Mutirão contra

a dengue no próximo sábadoA Prefeitura Municipal

de Cajuru, através da Se-cretaria de Saúde e a EPTV estão organizando um grande mutirão no dia 30 de janeiro (sábado), para eliminar os focos de dengue.

A ação terá início às 8h00 e será de eliminação dos focos e orientação das famílias dos bairros Cohab e CDHU.

Esse será o primeiro mutirão regional envolvendo simultaneamente 66 municí-pios no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya .

A secretár ia de Saúde, Patrícia Bícego, ex-plica que as ações contra o mosquito transmissor das doenças só obterão o sucesso desejado se todas as pessoas

colaborarem. É preciso que cada um cuide bem da sua casa, do seu quintal, manten-do-os limpos e eliminando tudo o que possa contribuir para o acúmulo de água e proliferação do mosquito.

A EPTV estará na cobertura das ações, incen-tivando a população a cola-borar com a eliminação dos focos.

Promoção maluca na SUELEM MODAS

1 Peça R$ 15,002 Peças R$ 20,00

Enquanto durar o estoque. Entre e confira os produtos sinalizados.

Rua Dr. Matta, 1091

Page 5: O Jornalzão

Página 5Edição 814 - 23 /01/2016

Na úl t ima quar ta -f e i r a , f o i d i a d e S ã o Sebas t i ão . As f e s t iv i -d a d e s t i v e r a m i n í c i o

d i a 0 8 d e j a n e i r o j á com a t radicional quer-messe que se seguiu até o d ia 23 . Ent re os d ias

11 e 19 na capela Santo An tôn io e São Sebas -t i ã o a c e l e b r a ç ã o d a n o v e n a a t r a i u m u i t o s

f i é i s q u e r e c o r r e r a m ao pad roe i ro con t r a a f o m e e p e s t e . N o d o -mingo 17 , a cava lgada

e q u e i m a d o a l h o f o i mais uma a t rações que se seguiu a té o d ia 20 q u a n d o h o u v e a p r o -

c issão e ce lebração em louvor ao san to te rmi-n a n d o c o m a l m o ç o e l e i l ão de p rendas .

Festa de São Sebastião 2016

Page 6: O Jornalzão

Edição 814- 23/01/2016

Página 6

Page 7: O Jornalzão

Página 7Edição 814 - 23 /01/2016

Horóscopo

Áries (21/03 a 20/04)Período produtivo. A

Lua se harmoniza com Sol, Júpiter e Saturno e a an-siedade diminui, fica mais fácil desfrutar do momento presente. Você fica mais racional em seu julgamento, mais equilibrado emocional-mente, mais metódico e con-trolado em suas ações. Bom período para organizações gerais. Bom também para traçar metas e estratégias em comum com sócios e parceiros.

Touro (21/04 a 20/05)Bom dia para cuidar

da higiene, da limpeza e da organização. Com a Lua em Virgem, procure sim-plificar a vida e fazer tudo aos poucos, pedacinho por pedacinho, se aperfeiçoando no que faz. Assim o trabalho pode render mais. Sol e Lua se combinam para deixá-lo mais disposto e confiante. Atividades que requeiram atenção, crítica e detalha-mento ficam favorecidas.

Gêmeos (21/05 a 20/06)Bom período para as-

similar novos conceitos, atualizar informações, co-municar e expressar o que deseja. Bom período para arrumações também. Com Mercúrio em seu signo e a Lua em Virgem, você fica mais criterioso. Arrumar a casa, o quarto, a mesa de trabalho, armários e gavetas pode proporcionar leve-za e equilíbrio. Encontros, conversações e estudos se tornam mais produtivos.

Câncer (21/06 a 21/07)Com espírito crítico

e aguçado, disposição e ca-pacidade de concentração, fica mais fácil administrar tempo. A Lua segue em Vir-gem e forma bons aspectos com Sol, Júpiter e Saturno: você pode se concentrar no trabalho e na organização da rotina. Aproveite para fazer um real balanço das situa-ções e cuidar dos detalhes de

seus projetos, sem deixar que devaneios falem mais alto.

Leão (22/07 a 22/08)Você sabe o que real-

mente quer neste momento? Quais são suas metas para o futuro? Com a Lua em Virgem em harmonia com Sol e Saturno, o que não serve mais pode e deve ser criteriosamente jogado fora. Com mais clareza, estraté-gias podem ser traçadas. A prosperidade virá se as bases forem sólidas, se o seu pro-jeto estiver bem formatado.

Virgem (23/08 a 22/09)Bom dia para estudos,

leituras e arrumações em geral. Com paciência e cria-tividade, tudo se ajeita. A Lua segue em seu signo, sua capacidade de discernimento e escolha está favorecida, a mente está afiada, muitas si-tuações podem ser esclareci-das. Vigie seus pensamentos para afastar as preocupações, procure praticar afirmações positivas.

Libra (23/09 a 22/10)Período propício para

atitudes mais realistas e maduras. Conte com mais disposição para organizar a casa e mais seriedade no trato com as pessoas. Com a Lua em Virgem fica mais fácil conversar, esclarecer mal-entendidos, cultivar pra-ticidade e analisar qualquer situação com detalhamento e critério. As escolhas se tornam mais sensatas e ren-táveis.

Escorpião (23/10 a 21/11)Temas que pareciam

já superados continuam a ressurgir com Saturno e Plutão retrógrados. Resta saber se eles cabem em sua vida novamente ou se é hora de mudar de hábitos, de direção, de relações e de atitude. Hoje a Lua sorri para Saturno e o ajuda a adotar uma postura mais madura, com mais responsabilidade em relação a si mesmo e ao

seu crescimento pessoal.

Sagitário (22/11 a 21/12)É tempo de continuar

o trabalho de transformação e limpeza iniciado com a Lua Nova. Procure cultivar pra-ticidade, estabelecer metas e objetivos na medida certa de seu alcance. Seu natural bom humor o ajuda a não se abater diante de obstáculos, que pedem realismo e pronta reação. Decisões rápidas podem facilitar o bom anda-mento das coisas.

Capricórnio (22/12 a 20/01)Procure olhar os ou-

tros com maior indulgência, sem julgamentos excessiva-mente severos. Em tempos tão movimentados reserve tempo para si mesmo, ainda que seja só um pouco. A Lua segue em Virgem e coloca em evidência os cuidados com a saúde. Lua e Saturno indicam também um bom momento para afinar metas com parceiros e estabilizar seus relacionamentos.

Aquário (21/01 a 19/02)A comunicação e o

aprendizado estão facilita-dos, bom período para divul-gações em geral. A Lua se-gue em Virgem e forma bons aspectos hoje, indicando que o tempo pode render mais. Aproveite para avançar com seus projetos: você está mais franco, direto, espontâneo e criativo. Mas o Sol confronta Saturno: cuide para não ficar crítico ou exigente demais.

Peixes (20/02 a 20/03)Bom momento para

cuidar da saúde com ativi-dades físicas e movimento. A Lua sorri para Sol, Júpiter e Saturno, indicando mais dinamismo, boa vontade, confiança e critério. Está mais fácil também cultivar realismo, clareza e praticida-de para tomar decisões. Hoje sim terá um dia produtivo pela frente. Vale buscar e oferecer colaboração com atitudes mais generosas.

Com paradas no Pedro II e Raya, tocha percorrerá 22 km

em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto já sabe a data que a tocha olímpica chegará e o percurso que ela fará na cidade. Uma reunião entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a prefei-tura da cidade, no Palácio Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, definiu que o símbolo olímpico estará em solo ribeirão-pretano no dia 18 de julho, às 16h.

O trajeto da tocha irá percorrer 22 km das prin-cipais ruas e avenidas da cidade. O início acontecerá

em uma fábrica de bebidas localizada na Avenida Luiz Galvão César, seguindo para a esplanada do Theatro Dom Pedro II, onde será recep-cionada. O encerramento do percurso será no Parque Dr. Luis Carlos Raya, onde a pira será acesa.

A prefeitura indicou vinte nomes entre persona-lidades e atletas de Ribeirão Preto. Desses, seis serão escolhidos pelo comitê até o fim do mês de janeiro para carregar o objeto-símbolo

das Olimpíadas.Além de Ribeirão Pre-

to, a tocha passará por outras cidades da região no dia 19 de julho. Sertãozinho, Jabo-ticabal, Barretos, Bebedouro e Franca fazem parte do roteiro.

Como tradição, a tocha será acesa na Grécia, no dia 21 de abril. Ela chega ao Bra-sil no dia 3 de maio e passará por um total de 300 cidades, sendo carregada por 12 mil condutores em um total de 100 dias.

Globo Esport: Ribeirão

G1: Ribeirão

Internos da Fundação Casa rendem agentes e fogem em Ribeirão Preto

Sete internos da Fun-dação Casa em Ribeirão Preto fugiram na tarde desta sexta-feira (22) após parti-ciparem de um treinamento de futebol em Guatapará. Segundo a Polícia Militar, os adolescentes fugiram pela Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Anel Vi-ário Sul), quando voltavam para a instituição.

A assessoria da Fun-dação Casa confirmou a

fuga – a terceira em menos de dois meses – e informou que a Corregedoria Geral instaurou uma sindicância para apurar os fatos. Nos últimos dois casos, em 1º e 20 de dezembro, os menores tiveram apoio de homens armados para deixar a uni-dade.

Em nota, a assessoria explicou que os jovens imo-bilizaram os funcionários que faziam o transporte do

grupo em uma van. “Os servidores sofreram esco-riações leves na tentativa de conter os adolescentes”, consta no comunicado.

A Polícia Militar re-alizou buscas próximo ao bairro Jardim Progresso, zona oeste da cidade, mas nenhum dos internos foi re-capturado. A Vara da Infân-cia e Juventude de Ribeirão Preto foi comunicada sobre a fuga.

Page 8: O Jornalzão

Edição 814- 23/01/2016

Página 8

Page 9: O Jornalzão

Página 9Edição 814 - 23 /01/2016

Page 10: O Jornalzão

Edição 814- 23/01/2016

Página 10

HOLOCOLUNA

Comunicamos que todos os cidadãos nascidos no ano de 1998, que completarão 18 anos ainda este ano, e os nascidos em anos anteriores que ainda não se alistaram, deverão comparecer obrigatoriamente e com urgencia, a partir de 04/01/2016 à Junta Militar, localizada à Rua Cnel. Jeronimo Jose de Carvalho nº 1049 - Centro - em frente ao Clube Renascença, munidos dos

seguintes documentos originais:

• Certidão de Nascimento• 2 Fotos 3x4 atual• RG• CPF• Comprovante de Residencia(conta agua ou luz)

23ª JSM de Cajuru-SP

ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO

398 - Ludwig WittgensteinNascido em Viena em

1889, Ludwig Wittgenstein, foi encaminhado pelo pai (Karl Wittgenstein, fundador da indústria do aço no impé-rio dos Hasburgos) para estu-dar engenharia, inscreveu-se na Technische Hochschule de Berlim-Charlottenburg (1906-1907). Depois (1908-1911), transferiu-se para a Faculdade de Engenharia de Manchester, de onde, em 1911, a conselho de G.Frege, foi para Cambridge (Trinity College) para estudar os fundamentos da matemática, sob a orientação de Bertran Russel. Em 1914 alistou-se como voluntário no exército austríaco, por ocasião da Pri-meira Guerra Mundial, tendo sido preso pelos italianos em 1918, passando quase um ano no campo de prisioneiros de Cassino. Libertado em agosto de 1919, mais tarde, encon-trou-se com Russel na Holan-da, para discutir o manuscrito do seu trabalho intitulado Tractatus logico-philosophi-cus, publicado em 1921. De 1920 a 1926 foi professor em escolas primárias em três pequenas localidades da Bai-xa Áustria; de 1926 a 1928 projetou e supervisionou a construção da casa vienense de uma de suas irmãs; em 1929 retornou a Cambridge, onde foi laureado em junho; no ano seguinte tornou-se professor no Trinity Colle-ge; e, em 1939, sucedeu a G. E. Moore na cátedra de filosofia. Durante a Segunda Guerra Mundial, por algum tempo, trabalhou no Guy´s Hospital de Londres, como carregador de feridos; mais tarde trabalhou num labora-tório médico em Newcastle. Deu suas últimas aulas em 1947; o ano seguinte ficou em solidão, na Irlanda; em 1949 foi para os Estados Unidos, visitar o amigo e ex-aluno Norman Malcolm. Voltou a Cambridge e descobriu que estava com câncer; e no dia 29 de abril de 1951, na casa de seu médico, dr. Bevan, que o hospedara, veio a falecer.

O Tractatus logico-philosophicus tem como tese central a afirmativa de que o pensamento ou proposição representa projetivamente o mundo. A cada elemento da realidade corresponde um elemento da linguagem (ou pensamento). A realidade consta de fatos que se re-solvem em fatos atômicos, por sua vez compostos de objetos simples. Por sua vez, a linguagem consta de proposições moleculares (ou complexas), compostas por proposições atômicas não mais divisíveis em ou-tras proposições, as quais são combinações de nomes correspondentes aos objetos. Nós, portanto, fazemo-nos representações do mundo; e as representações que têm sentido são unicamente as proposições da ciência natu-ral, “e a filosofia não é uma ciência natural”. “A filosofia é doutrina, mas atividade” que esclarece nossa lingua-gem.

O Tractatus foi in-terpretado pelos membros do Círculo de Viena como se fosse a bíblia do neopositivis-mo, sobre a linha do princípio de verificação e no mais estrito rigor antimetafísico. Segundo o seu amigo Paul Engelmann, Wittgenstein se preocupava muito com aquilo que a ciência não pode dizer: “Sentimos que, ainda que todas as possíveis perguntas da ciência recebessem uma resposta, os problemas de nossa vida não seriam sequer tocados”. A ciência cala-se sobre tudo o que para nós é mais importante: a ética e a religião.

Em 1929 acontece a volta de Wittgenstein para Cambridge, que é a sua volta para a filosofia; para uma filosofia que parte de uma cerrada crítica da concepção da linguagem como deno-minação de objetos. A teoria da representação alimento nosso cérebro com um a dieta unilateral; impele-nos a crer que nós, com nossa lingua-

gem, fazemos uma só coisa: denominamos. A verdade, porém, é bem diversa, uma vez que com nossa linguagem fazemos as mais variadas coisas: pedimos, agradece-mos, saudamos, xingamos, descrevemos, inventamos histórias, etc. São inumerá-veis os “jogos lingüísticos”: “tipos inumeráveis diferentes de emprego de tudo aquilo que chamamos de ‘sinais’, ‘palavras’, ‘proposições’ “. A linguagem é um conjunto de jogos de língua. “O sig-nificado de uma palavra é o uso dela na linguagem”. E o uso tem regras. Mas não raramente a linguagem entra em férias, e então surgem os problemas filosóficos. Daí a necessidade de uma filosofia como “terapia lingüística”.

A Holosofia confia ao PHS (Programa Holo-sófico de Saúde) inúmeras ferramentas destinadas ao tratamento e prevenção das doenças, assim como à manu-tenção da saúde, destacando-se o contexto educacional, ou seja, as informações. O cidadão melhor informado estará preparado para cuidar efetivamente de sua saúde, no sentido amplo da palavra. Assim, foi instituída a Holo-coluna, um espaço informa-tivo semanal, com assuntos diversos, mas sempre objeti-vando esclarecer. No presente artigo vimos a história de um dos filósofos que se preocu-pam com a linguagem. E isto mostra o quanto é importante compreendermos o uso da palavra para termos êxito na nossa comunicação cotidia-na. Portanto, reflita e conclua sobre as inumeráveis ligações da linguagem com a saúde, e sinta o quão presente está a filosofia em nossa vida.

Prof. Me . Sebastião Saraiva, Maitreya

Médico, holósofo e filósofoCel. (098) 8282.9888

Site: www.holosofia.com.br

Amor é ação,vai além da palavra.

NEGOCIOS E OPORTUNIDADES

VENDE-SE Casa no Jardim Santa Clara, 2 quartos, sala cozinha. Tra-tar com (16) 99228-9076.

VENDE-SE Casa na Rua Tristão José de Carva-lho, 796. 2 quartos, sala, cozinha, banheiro. Terreno 12x32. Tratar: 992955050

VENDE-SE Terre-nona rua Santa Catarina,

Cruz Alta. 10,5m de Frente x 14n de fundo. Tratar com (16) 99140-1464.

VENDE-SE Vende-se Moveis de madeira ce-rejeira. motivo: mudança. Otimos preços. Tratar com (16) 99415-5705.

ALUGA-SE Casa no residencial Boca da Mata . Tratar com (16)

9 9 2 1 8 - 3 2 3 9 o u ( 1 6 ) 9 9 1 7 7 - 2 2 7 8 .

VENDE-SE Calop-s i tas . Tra tar com Lur-dinha (16) 3667-1937 / 3667-4497

VENDE-SE Sande-ro 2010/2011, unico dono com 76.000 KM. Comple-ta, ou troca-se por Strada. (16) 99996-7011.

Page 11: O Jornalzão

Página 11Edição 814 - 23 /01/2016

Page 12: O Jornalzão

Edição 814- 23/01/2016

Página 12

Page 13: O Jornalzão

Página 13Edição 814 - 23 /01/2016

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira (21) apontam que Ribeirão Preto fechou 6.153 postos com carteira assinada em 2015. Resultado atribuído principalmente às demis-sões no comércio.

Além de ser o pior de-sempenho entre as cidades da região, esse é o número mais baixo nos 13 anos da série histórica disponível no Cadastro Geral de Em-pregados e Desempregados

(Caged).Jun tas , a s qua t ro

maiores cidades da região, incluindo Franca, Sertãozi-nho e Barretos , acumula-ram, em todo o ano passado, uma perda de 14.653 vagas.

Situação diferente da observada em Bebedouro, que, apesar da baixa em relação a 2014, encerrou o mesmo período com a geração de 1,6 mil oportu-nidades com carteira assi-nada e registrou o segundo melhor índice de empregos

no Estado, somente atrás de Matão .

Déficit de vagasO levantamento do

MTE mostra que, em um ano, a economia de Ribei-rão Preto não só zerou as 1.701 vagas que tinham sido geradas em 2014 como fechou mais 4.452 postos existentes, levando a um saldo negativo de 6.153.

Em 13 anos, este é o primeiro balanço negativo de empregos apresentado

Ribeirão Preto registra pior geração de empregos da região em 2015G1: Ribeirão

pelo município. O pior re-sultado da série histórica, até então, tinha sido o de 2003, quando Ribeirão ter-minou com 1.203 postos criados. Em 2010, a cidade atingiu a marca de 14.352 oportunidades abertas.

A margem negativa de 2015 foi causada principal-mente pelas demissões no comércio, que encerrou 2.421 vagas em meio à recessão. Construção civil (-1.475), indústria de transformação (-1.242) e serviços (-1.118) também apresentaram baixas.

“O comerciante segu-rou o quanto dava, porque era ruim para ele reduzir, mas não teve mais como segurar”, afirma Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp).

Segundo ele, o saldo

negativo do comércio local reflete o desaquecimento de outros setores e economias da região.

“Ribeirão é uma cida-de que abastece a região. O comércio recebe gente da região toda para comprar. A hora que você tem essa crise na cidade é porque a região toda está sentindo”, afirma.

Região no negativoAlém de Ribeirão

Preto, as outras três maiores localidades da região encer-raram 2015 com déficit no emprego.

Franca teve balanço negativo de 4.221 postos com carteira assinada, o triplo do que foi perdido em 2014 - 1.387. O resultado foi obtido sobretudo em função da indústria, que encerrou 3.448 vagas, e o comércio, com 1.004 postos a menos.

Em Sertãozinho, dé-ficits de 2.190 vagas na indústria e 1.002 no comér-cio reforçaram o registro de 3.913 oportunidades perdidas entre janeiro e dezembro do ano passado, quase o dobro do prejuízo de 2014 - com 2.046 vagas encerradas.

Barretos, que havia fechado 2014 com saldo de 184 vagas, terminou 2015 com a perda de 366 empregos formais. Núme-ro resultante sobretudo do maior número de demissões em relação a admissões na administração pública, com déficit de 523, e na indústria de transformação, com per-da de 228 oportunidades.

O setor de serviços foi um dos responsáveis por contrabalançar os números, com saldo individual de 425 vagas.

Page 14: O Jornalzão

Edição 814- 23/01/2016

Página 14


Related Documents