Top Banner
Página 1 Edição 812 - 09/01/2016 Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 09/01/2016 - Ano 17 - N.° 812 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes Folia de Reis Futevôlei Especialista dá dicas para identificar golpe do ‘IPVA falso’ no estado de SP
15

O Jornalzão

Jul 25, 2016

Download

Documents

O Jornalzão

Edição 812
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: O Jornalzão

Página 1Edição 812 - 09/01/2016

Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 09/01/2016 - Ano 17 - N.° 812 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes

Folia de Reis Futevôlei

Especialista dá dicas para identificar golpe do ‘IPVA falso’

no estado de SP

Page 2: O Jornalzão

Edição 812- 09/01/2016

Página 2

Foi realizado no úl-timo dia 20 na cidade de Franca o Campeonato Regional de Futevôlei, tendo como vice campe-ões a dupla Maranhão/Bruno e 3 lugar Pauli-nho/Rodrigo, parabéns as duplas cajuruense que levam o nome da nossa cidade sempre ao pó-dio, apoio e patrocínio COPS Clinica Odon-tológica, Luizinho do Gesso, Academia Vila Atlética e O Jornalzão.

FutevôleiACONTECE

Incêndio volta a atingir depósito de recicláveis em Serrana, SP

Um depósito de ma-teriais recicláveis voltou a pegar fogo no início da tarde desta sexta-feira (8), em Serrana (SP) enquanto uma equipe do Corpo de Bombei-ros trabalhava no rescaldo do incêndio, que começou a ser controlado após 12 horas de combate às chamas.

O fogo retornou ao barracão, no Jardim Boa Vista, depois que um trator da Prefeitura, que ajudava a retirar o material inflamá-vel do local, quebrou. Um outro veículo foi enviado ao local, para dar apoio aos bombeiros.

O trabalho dos bom-beiros no início da tarde está concentrado na frente e nos fundos do depósito, para evitar que as chamas comprometam a estrutura do barracão. A rua em frente ao local foi interditada, devido ao risco de um muro cair.

A fumaça que perman-ce no local, agora com mais intensidade, prejudica os

moradores do bairro. “Eu não estava aguentando a fumaça e a gente não aguenta ficar dentro de casa”, afirmou o consultor Sidney Arruda. “Minha mãe tem broquite e tive que removê-la de casa”.

As causas do fogo ainda são desconhecidas e começou quando o barra-cão, que funciona em uma área residencial de Serrana, já estava fechado. Muitos moradores se assustaram e alguns mandaram fotos para a produção de reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo.

Segundo a tenente Patrícia Alves, que coman-da a equipe de trabalho no combate às chamas, a maior dificuldade para combater o incêndio foi provocada pelo material que estava no depósito. “A maioria era material sintético, derivado de petróleo, que dificultou o combate porque queima em profundidade, por isso a ocorrência se estendeu por longas horas”.

As paredes e o teto do barracão também caíram, o que deixou o trabalho ainda mais complicado, princi-palmente devido à grande quantidade de papel e pape-lão que ficou embaixo dos escombros e os bombeiros não conseguiram chegar ao principal foco do incêndio.

Rescaldo: Caminhões-pipa de uma usina de açú-car e álcool e Serrana fo-ram usados para ajudar no combate às chamas. O fogo começou a ser controlado no início da manhã e às 6h os bombeiros iniciaram o trabalho de rescaldo, para evitar que o incêndio reco-meçasse.

O muro do depósi-to corre risco de cair e o local foi interditado pela Defesa Civil. “O muro foi colapsado e a Defesa Civil vem para o local para ele ser demolido e a região vai permanecer interditada até que fique completamente seguro”.

Fonte: G1 Ribeirão

Ribeirão Preto, SP, tem primeira morte suspeita por dengue em 2016

Um homem de 51 anos morreu com suspeita de den-gue hemorrágica em Ribeirão Preto (SP), na terça-feira (5). Segundo a família da vítima, ele passou por atendimento duas vezes na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Este é o primeiro caso sus-peito de morte pela doença em 2016 na cidade.

Apesar de o balanço oficial do número de casos confirmados este ano não ter sido divulgado, o secretário de Saúde, Stênio Miranda, an-tecipou que Ribeirão enfrenta uma epidemia, com base na média de atendimentos. Sessenta casos da doença são confirmados por dia.

Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Saúde in-formou que está investigando o caso e que os procedimentos de atendimento do paciente serão revistos.

Sérgio Luiz Silveira Martins era artista plástico e foi enterrado no final da tarde de quarta-feira (6), após pas-sar duas vezes por atendimen-to na rede pública de saúde.

De acordo com o irmão dele, o advogado Eduardo Silveira Martins, o paciente apresentou os primeiros sin-tomas da doença no sábado (2), quando foi atendido na Unidade de Pronto Atendi-mento (UPA) da 13 de Maio.

Após o atendimento,

Martins foi liberado e deveria voltar à unidade no domingo (3), para buscar o resultado de exames. “Como ele estava sozinho e se sentia indisposto não conseguiu retornar e eu voltei de viagem na segunda e logo cedo o levei na UPA”, contou o irmão.

Segundo o advogado, o médico confirmou que o quadro do irmão era de dengue. “O exame indicava, mas não seria necessário in-terná-lo”, disse. Martins foi liberado às 3h30, com uma receita de soro caseiro e com medicamentos para tratamen-to da doença.

Na noite do dia seguin-te o quadro do artista piorou e ele teve uma convulsão. Ele foi levado novamente para a UPA com sangramento pelas vias respiratórias. O artista autônomo sofreu uma parada cardiorrespiratória e a equipe médica não conseguiu reani-má-lo.

“Houve um diagnósti-co de dengue, mas não men-cionaram que era dengue hemorrágica. Ou houve um erro médico ou o quadro do meu irmão piorou significa-tivamente de forma muito rápida”, afirmou o advogado.

A família aguarda o resultado do exame feito pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para confirmar o motivo da morte. O resultado

está programado para sair nesta sexta-feira (8).

Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Saúde in-formou que está investigando o caso. “Todos os óbitos de diagnóstico não definidos são investigados e todas as hipóteses cabíveis para o caso serão consideradas”, infor-mou a assessoria de imprensa.

Ainda de acordo com a Secretaria, os procedimentos de atendimento do paciente serão revistos. “O tempo decorrido entre a saída do paciente é excessivamente longo para pacientes em situa-ção de descompressão clínica. É necessário esclarecer o que ocorreu nesse período”.

A Prefeitura informou também que todos os profis-sionais das unidades de saúde são orientados para fazer os protocolos de diagnóstico da doença, classificação de risco dos casos e tratamentos necessários.

Segundo a Secretaria de Saúde, a dengue é uma “doença de evolução benigna na grande maioria das vezes mas, como temos informa-do reiteradamente, algumas pessoas apresentam quadros graves, com risco de morte”.

“No ano de 2015, para o Estado de São Paulo, a taxa de óbitos foi de um para cada mil casos de dengue”, afir-mou a nota.

Fonte: G1 Ribeirão

Page 3: O Jornalzão

Página 3Edição 812 - 09/01/2016

Page 4: O Jornalzão

Edição 812- 09/01/2016

Página 4

ACONTECE

Folia de Reis, Rei-sado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe pre-sentes. Essa história é rela-tada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Ma-teus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de de-zembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Ma-

gos como sendo o dia 6 de janeiro. Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, no Brasil, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, o padroeiro do estado. Na cultura tradi-cional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas ale-gres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três

Reis Magos, 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ga-nhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do País, sobretudo nas peque-nas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pa-raná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros. Em Salvador, terra onde a religiosidade transborda, seja através do candomblé ou do catolicis-mo, não poderia faltar, no calendário, a Festa de Reis, que acontece no bairro da Lapinha. Iniciada por um tríduo preparatório, a festa tem o seu ápice no dia 5 de janeiro, quando ocorre o desfile dos Ternos de Reis

que vêm de diversos locais da cidade. Devidamente armados com fantasias e instrumentos, fazendo re-presentações dos Três Reis Magos e outras personagens através de música, dança e versos, os ternos encantam a população que enche o Largo da Lapinha e seus arredores. Um dos ternos mais tradicionais é o Rosa Menina que vem do bairro de Pernambués. Fundado em 1945, o terno Rosa Menina é, hoje, o mais antigo da cidade, tendo à frente seu Silvano, um dos seus fun-dadores. A missa principal, celebrada em geral pelo arcebispo da cidade, acon-tece na Igreja da Lapinha, onde é possível se admirar

um maravilhoso presépio em tamanho natural. Com-plementando a festa não poderiam faltar as barracas de comidas, bebidas e jogos, que dão o tom profano.

Em Ca ju ru , c ada Companhia de Reis, fez a sua festa de chegada, com muita fé, animação, cantoria das melodias tradicionais de Reis, bem como o deli-cioso almoço organizado pelo “FESTEIRO” de cada Companhia.

Em Santa Cruz da Es-perança a festa da chegada foi realizada no barracão da Igreja Matriz, onde foi tam-bém a som de belas melodias de Reis servido o almoço que já tradicionalmente atrai muitas pessoas da região,

lotando a praça central, e como já diz a tradição em festa de Reis, pode chegar quem for que com fé, comi-da nunca há de faltar.

Este elem de uma fes-ta religiosa muito bonita e tradicional da região, tam-bém é uma manifestação folclórica, cultural, que ar-rebata os corações de quem vê um folião de Reis passar, quem nunca parou e ficou observando o “Bastião”, com sua mascara, roupa colorida, chicote na mão dando piruetas, divertindo e assustando a garotada.

A Edição deste Sema-nário parabeniza e agradece a todos que de coração, mantém essa manifestação popular viva.

Folia de Reis

Page 5: O Jornalzão

Página 5Edição 812 - 09/01/2016

Page 6: O Jornalzão

Edição 812- 09/01/2016

Página 6

Após um ano, intervenção começa a colocar Hospital

Santa Lydia ‘no eixo’

Um ano após o início do processo de intervenção no Hospital Santa Lydia, em Ribeirão Preto (SP), a crise financeira na institui-ção filantrópica começa a recuar, segundo a gestora Darlene Mestriner. “Estamos colocando a casa em ordem”, afirmou ao G1 ao fazer um balanço das dificuldades en-frentadas pela unidade.

Doado à administra-ção municipal em 2010, o hospital possuía uma dívida que quadruplicou, dos R$ 5 milhões para os R$ 22 mi-lhões há um ano. Atualmen-te, o déficit está estimado em R$ 19 milhões e a cifra ainda é alta. Mas as contas atingi-ram o equilíbrio, de acordo com a interventora, que deve continuar na gestão pelo me-nos até fevereiro deste ano,

data em que a intervenção pode ser encerrada.

Segundo Darlene, os salários atrasados dos mé-dicos foram negociados, incluindo os pagamentos dos profissionais que chegaram a pedir demissão do hospital em novembro de 2014, quan-do o colapso financeiro veio à tona e a Justiça determinou o início da gestão interina na unidade, a pedido do Minis-tério Público.

Clínicas particulares especializadas que ame-açaram paralisar exames também tiveram dívidas negociadas em 2015 e nor-malizaram os procedimentos, de acordo com a gestora. Outros débitos com despesas básicas, como conta de luz e de água, também foram acertados e os pagamentos,

que chegam a R$ 2 milhões, foram parcelados.

As negociações foram feitas a partir de abril do ano passado e os pagamentos começaram a ser efetuados depois que a Prefeitura de Ri-beirão começou a pagar um aporte de R$ 10,2 milhões ao hospital. Dinheiro que veio com dificuldade, após uma briga travada pelo hospital e pelo MP na Justiça para a liberação da verba.

Batalha que provo-cou também uma queda de braço que custou o afasta-mento de Rafael dos Anjos, interventor indicado pela promotoria e exonerado por questões políticas, segundo a administração municipal. A medida fez com que Darlene ficasse sozinha à frente da intervenção.

Fonte: G1 Ribeirão

Hemocentro de Ribeirão Preto estima baixa de

50% nos estoques de sangue

Os estoques de sangue no Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) começaram o ano abaixo da metade do ideal, confirma a agente de captação da entidade, Leiva Vieira.

Segundo ela, a redu-ção é esperada em janeiro em função do período de férias, mas em 2016 o problema pode também estar associado ao número crescente de pes-soas com sintomas da dengue do zika vírus.

“Nessa época do ano a gente enfrenta uma dificul-dade muito grande de manter o estoque dentro do mínimo necessário. Devido ao fato de muitas pessoas estarem envolvidas em viagens, pa-

rece que o foco está em outra coisa, mas a necessidade continua, a gente tem pacien-tes que estão precisando de sangue”, afirma.

De acordo com a agen-te de captação, dentre os tipos sanguíneos, o único que não está em baixa é o A positivo. Até a última quinta-feira (7), havia apenas nove bolsas de sangue A negativo, quase cinco vezes menos que o mínimo, de 44.

O Hemocentro tam-bém estimou ter apenas duas bolsas de B negativo, quando deveria ter seis vezes mais - 12.

Um dos piores casos é do sangue O negativo. O ide-al seriam ao menos 77, mas

os estoques contabilizam apenas duas bolsas.

Com 81 bolsas - diante das 354 consideradas ideais -, a falta de doações também afeta o sangue O positivo, considerado comum.

“A gente passa muita dificuldade com A e O nega-tivos, porque uma pequena parcela da população é desse tipo sanguíneo, mas estamos enfrentando uma dificuldade muito grande com O posi-tivo. A baixa no número de doadores está prejudicando até esse tipo, que é comum. Todos os pacientes que têm tipagem positiva usam O positivo, então a demanda é muito grande”, explica Leiva.

Polícia investiga suposta venda de atestado médico falso em Ribeirão

A Polícia Civil de Ri-beirão Preto (SP) investiga a suspeita de venda de atesta-dos médicos falsos na cidade. O caso foi denunciado por um médico que recebeu um atestado com o carimbo dele acompanhado de uma assina-tura falsa.

O profissional atende na Unidade de Saúde do bair-ro Quintino Facci II e soube da fraude por um paciente, que afirmou ter recebido por um aplicativo de celular uma

foto com oferta de atestado com o carimbo e o número de registro no Conselho Re-gional de Medicina (CRM) do médico.

A mensagem com o atestado foi recebida no dia 2 de janeiro, mas o boletim de ocorrência sobre a suposta fraude foi registrado pelo médico na quarta-feira (6). O caso é investigado como fal-sidade material de atestado.

À polícia, o médico afirmou que não conhece a

pessoa que enviou o atesta-do pelo aplicativo. Além do documento, uma mensagem foi enviada informando um outro número de telefone para obter atestados médicos.

A Polícia Civil in-formou que vai analisar a imagem e outras provas que serão entregues pelo profis-sional no 5º Distrito Policial, onde as investigações são conduzidas. O paciente que alertou o médico também deverá ser ouvido.

Fonte: G1 Ribeirão

Fonte: G1 Ribeirão

‘Gerente do tráfico’, de 17 anos, é detido com

mil cápsulas de cocaínaFonte: G1 Ribeirão

Um adolescente de 17 anos, considerado “gerente do tráfico” pela polícia, foi detido na noite de quarta-feira (6) com 1.178 cápsulas de cocaína em uma casa do Jardim Marchesi, na zona oeste de Ribeirão Preto (SP).

Segundo a Polícia Militar, a droga era escon-dida por ele em uma caixa dentro da residência onde o adolescente morava. As cápsulas de cocaína eram revendidas por ele em um ponto de tráfico no mesmo

bairro. A prisão do jovem

ocorreu após denúncias. “Nós já tínhamos informa-ções sobre as ações desse menor. Ele é considerado um gerente mais baixo no ponto do tráfico, no Jardim Marchesi”, afirma o tenente Públio Flora.

O garoto foi encami-nhado à Central de Flagran-tes acompanhado de um advogado. A mãe do ado-lescente se apresentou no plantão policial e informou que não moravam juntos há 15 dias e que não sabia onde ele estaria vivendo. O menor foi liberado na presença da responsável.

Page 7: O Jornalzão

Página 7Edição 812 - 09/01/2016

Page 8: O Jornalzão

Edição 812- 09/01/2016

Página 8

NEGOCIOS E OPORTUNIDADES

VENDE-SE Casa no Jardim Santa Clara, 2 quartos, sala cozinha. Tra-tar com (16) 99228-9076.

VENDE-SE terreno, rua Laura Correa Consta-tori, 10. Cruz Alta. com 3 comodos erguidos. Tratar

com (16) 99168-6112VENDE-SE Terre-

nona rua Santa Catarina, Cruz Alta. 10,5m de Frente x 14n de fundo. Tratar com (16) 99140-1464.

VENDE-SE Vende-se Moveis de madeira ce-

rejeira. motivo: mudan-ça. Otimos preços. Tratar com (16) 99415-5705.

ALUGA-SE Casa no residencial Boca da Mata . Tratar com (16) 9 9 2 1 8 - 3 2 3 9 o u ( 1 6 ) 9 9 1 7 7 - 2 2 7 8 .

Especialista dá dicas para identificar golpe do ‘IPVA falso’

no estado de SP

Um novo golpe tem feito com que proprietários de veículos do estado de São Paulo façam um paga-mento que não corresponde à cobrança verdadeira do IPVA. O Presidente da As-sociação dos Despachantes de Campinas, Oswaldo Re-daelli Filho, dá dicas para identificar a diferença entre as duas cobranças e escapar das quadrilhas.

Na tarde desta quar-ta-feira, 6, a Secretaria da Fazenda voltou atrás e disse que o suposto golpe do bole-to “pode ter sido um boato”. A secretaria informou não ter encontrado “nenhum caso material que comprove a fraude”.

“O que você vai di-ferenciar da guia correta é

realmente o código de barras (...). Nós observamos que o código de barras começa com o mesmo número, ter-mina com o mesmo número, porém no meio tem uma nu-meração diferente”, explica.

Ele afirma que uma diferença importante é que, no estado de São Paulo, o IPVA não é pago na forma de boleto.

O que os proprietários paulistas recebem é apenas um lembrete do pagamento, que deve ser feito direta-mente no banco, como refor-ça a Secretaria da Fazenda:

“O aviso (...) não é bo-leto nem guia de pagamento e traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com

a placa do veículo.” O motorista deve

se dirigir ao banco com o documento do veículo, de acordo com o especia-lista. “Lá eles vão pegar o número do Renavam [Regis t ro Nac iona l de Veículos Automotores] com o número da placa do veículo e assim fazer o pagamento de acordo com o que o proprietário optar”, explica. O IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado.

Para quem já re-alizou o pagamento in-devido, é preciso fazer um registro de Boletim de Ocorrência e pagar, novamente, desta vez da forma correta, o imposto sobre o veículo.

Fonte: G1 Ribeirão

HoróscopoÁries -(20/03 a 20/04) A se-

mana começa com a entrada do Sol no signo de Leão que imediatamente se une a Mercúrio que mesmo ainda em retrogradação aponta para uma melhora significativa nas questões relacionadas ao seu coração. A tensão existente desde o início do mês continua, mas é abrandada já no primeiro dia. Terça-feira bas-tante tensa com a entrada da Lua em Libra e sua união com Marte podendo trazer problemas aos seus relacionamentos. Melhora também a comunicação.

Touro - (21/04 a 20/05) O Sol começa sua caminhada pelo sig-no de Leão e imediatamente se une a Mercúrio no mesmo signo. Questões relacionadas à sua vida doméstica e aos relacionamentos familiares ganham um novo movimento. A fase é ótima para reuniões e encontros em sua casa, carregados de muita conversa. Seu regente e Júpiter con-tinuam beneficiando suas finanças e investimentos, assim como novos acordos e parcerias comerciais. No amor, tome cuidado com o excesso de ciúme e sentimento de posse.

Gêmeos - (21/05 a 20/06) O Sol inicia sua jornada através do signo de Leão e movimenta sua vida social e as amizades. O momento é ótimo para fazer novas amizades, sair e se divertir. As viagens rápidas também estão favorecidas, assim como a comunicação e os bons acor-dos de negócios. A fase envolve boas reuniões que apontam o fechamento de alguns contratos, mas que não devem ser assinados agora. A tensão continua no ar e algumas mudanças ainda estarão presentes em seu dia a dia de trabalho.

Câncer - (21/06 a 21/07) A semana começa com a entrada do Sol no signo de Leão que ime-diatamente se une a Mercúrio que, mesmo em movimento retrógrado apontam para uma melhora signi-ficativa em questões que envolvem suas finanças e investimentos. É hora de começar a planejar e rever possibilidades de novos ganhos. A fase continua tensa, especialmente a terça-feira que pode trazer pro-blemas em seus relacionamentos familiares. Mantenha a calma e controle seus impulsos.

Leão – (22/07 a 22/08) O Sol entra em seu signo e melhora significativamente sua vitalidade

e as energias em seu entorno. Sua união imediata a Mercúrio também em seu signo melhora a comunica-ção e aponta para novos negócios. Um ótimo acordo pode ser feito neste período, no entanto ainda não deve ser assinado. Vida social intensa com convites a festas e eventos pode tam-bém movimentar seus negócios. A tensão continua no ar, portanto, tome cuidado com problemas e discussões em seu ambiente de trabalho.

Virgem - (23/08 a 22/09) A semana começa com a entrada do Sol no signo de Leão e começa a fase do ano em que um balanço de vida é necessário. Sua união imediata a Mercúrio também nesse signo faz com que você fique ainda mais fechado e introspectivo. É hora de cuidar melhor da saúde e se pro-teger de energias carregadas. Parar, refletir e rever escolhas também faz parte desse período. As energias continuam tensas nos próximos dias e especialmente na terça-feira, você deve proteger suas finanças e investimentos.

Libra - (23/09 a 22/10) A semana começa com a entrada do Sol em Leão que imediatamente se une a Mercúrio movimentando ainda mais sua vida social e as amizades. Nesta fase vai ser difícil ficar em casa, no seu canto. Os compromissos sociais serão tantos que você vai ter vontade de sumir. Os contatos e possíveis contratos com grandes empresas, clubes e/ou instituições estarão presentes durante todo mês. No entanto você não deve assinar nada neste período. A tensão continua, especialmente na terça-feira em que a Lua se une a Marte em seu signo podendo indicar discórdias e brigas. Mantenha a calma.

Escorpião - (23/10 a 21/11) A semana começa com a entrada do Sol no signo de Leão e sua união imediata a Mercúrio indicando uma das melhores fases do ano para sua carreira e profissão. O momento é de sucesso, projeção e maior visibilidade e melhora da imagem social. Tome cuidado apenas com as palavras, pois pode haver algum mal entendido. Essa energia dura aproximadamente quatro semanas e você deve estar atento para novas oportunidades no setor. Caso receba uma nova proposta de trabalho, pro-cure não assinar nada neste período.

Sagitário - (22/11 a 21/12)

A semana começa com a entrada do Sol no signo de Leão e sua união imediata a Mercúrio também nesse signo movimenta seus projetos e pla-nos de carreira, especialmente os que envolverem pessoas e negócios es-trangeiros. Uma viagem pode surgir de repente, ou mesmo os planos para que ela aconteça em breve. Vênus e seu regente continuam caminhando pelo signo de Gêmeos movimentan-do seus relacionamentos pessoais e profissionais. Vida social intensa.

Capricórnio - (22/12 a 21/01) A semana começa com o Sol em Leão que imediatamente se une a Mercúrio no mesmo signo apontan-do para o aprofundamento de suas emoções e de um relacionamento especial. Uma transformação come-ça a acontecer em seus sentimentos e algo especial pode ser sedimentado. A tensão continua, especialmente na terça-feira, quando a Lua se une a Marte movimentando questões relacionadas à sua carreira e trabalho. Cuidado com intrigas com colegas e mantenha a calma e a serenidade. Bons projetos de trabalho.

Aquário - (21/01 a 18/02) A semana começa altamente benéfica para o aquariano, com a entrada do Sol em Leão e sua união imediata a Mercúrio também nesse signo. Du-rante todo mês, os relacionamentos serão o carro-chefe das energias em seu entorno. Com a vida social ainda mais movimentada, novas amizades surgindo e com o dedo de Vênus e Júpiter beneficiando o amor em sua vida, é possível que um namoro comece em breve. Caso já seja com-prometido, pode esperar por ótimos momentos a dois.

Peixes - (19/02 a 19/03) O Sol começa sua caminha-da anual através do signo de Leão que imediatamente se une a Mercúrio também nesse signo, prometendo um grande movimento em seu dia a dia, trazendo ótimas oportunidades de trabalho. Um novo projeto pode surgir, ou mesmo a pro-posta para um novo emprego. O relacionamento com colegas e superiores melhora conside-ravelmente. É hora de se dedi-car a cuidar melhor da saúde, assumindo compromissos para sua melhoria. Uma nova dieta e um bom programa de exercícios podem fazer muito bem.

Page 9: O Jornalzão

Página 9Edição 812 - 09/01/2016

Page 10: O Jornalzão

Edição 812- 09/01/2016

Página 10

HOLOCOLUNA

Aluno de Heidegger, o alemão Hans Georg Gadamer (1900-2002) - professor em Frankfurt e, por fim, em Hei-delberg -, intérpre refinado, sobretudo da filosofia antiga, mas também de Hegel e dos historicistas, publicou em 1960 uma obra hoje consi-derada clássica para a teoria da hermenêutica, Verdade e método, onde tanto as questões técnicas como as perspectivas filosóficas da hermenêutica fundem-se em um todo coerente.

Os intérpretes pro-fissionais são os biblistas e os juristas, os críticos literários e os epigrafistas. Entretanto, todos nós realizamos inter-pretações quando ouvimos um discurso ou lemos um tema. Então, o que significa interpretar um texto? E quan-do podemos estar seguros sobre a adequação de uma interpretação nossa? Indaga-ções dessa natureza são res-pondidas pela hermenêutica (ou teoria da interpretação), que tem uma longa histó-ria. A hermenêutica brota das controvérsias teológicas emergentes da Reforma e, posteriormente, se desen-volve tanto no campo da teologia como no meio dos filólogos, dos historiadores e juristas, continuamente às voltas com questões de interpretação: o que signifi-ca este texto sagrado? Qual foi a verdadeira intenção do escritor sagrado? O que quer dizer esta ou aquela inscri-ção? É justa ou equivocada a interpretação usual deste ou daquele trecho? Pode haver interpretação definitiva de um texto, ou a função her-menêutica é tarefa infinita? Essas são algumas das inter-rogações técnicas às quais a teoria hermenêutica deve responder.

No romantismo, F. schlegel e F. scheleiermacher pretenderam dar à herme-nêutica lugar de destaque na filosofia. Também, W. Dil-they procurou estabelecer a hermenêutica como alicerce de todo o edifício das “ciên-cias do espírito”.

A “alteridade” do texto. Escreve Gadamer: “quem quiser compreender um texto deve estar pronto a deixar que o texto lhe diga alguma coisa. Por isso, uma consciência educada hermeneuticamente deve ser preliminarmente sensível à alteridade do texto. Tal sen-sibilidade não pressupõe uma ‘neutralidade’ objetiva nem um esquecimento de si mes-mo, mas implica uma precisa tomada de consciência das próprias pressuposições e dos próprios preconceitos”.

Substancialmente, as pressuposições ou pre-conceitos do intérprete não devem amordaçar o texto, não devem silenciá-lo. O intérprete deve ser sensível à alteridade do texto: o texto não é pretexto para que só o intérprete fale.

Gadamer afirma: “uma hermenêutica adequa-da deveria esclarecer a reali-dade da história também no próprio compreender”. Uma obra de arte, um romance, uma teoria científica têm sua “sorte”, produzem seus efeitos, proíbem algumas direções de pesquisa, de-senvolvem outras, entrecru-zam-se com algumas outras tradições etc.

Foi Bacon, segundo Gadamer, quem submeteu à análise os preconceitos (ou ídola) que enjaulam nossa mente. Gadamer não nutre muita estima por Bacon enquanto metodológico: “as propostas por ele formuladas

desiludem”. Gadamer é o filóso-

fo dos “pré-conceitos”, isto é, das idéias que entretece uma tradição ou uma cultu-ra. Ele diz:”preconceito não tem significado depreciativo; equivale a “idéia”, “con-jectura”, “pressuposição”. O que hoje chamamos de “juizos” amanhã serão pré-conceitos, e os pré-conceitos de ontem ou de hoje poderão ser os juízos de amanhã. Por isso, diz ele; “os pré-concei-tos do indivíduo são mais constitutivos de sua realidade histórica do que seus juízos”.

Relação estrutural entre “razão” e “tradição”. Contra os “iluministas”, Gadamer defende que os eventuais direitos da tradi-ção, e contra os românticos faz valer a força da tradição da razão.

A Holosofia destina ao PHS (Programa Holosó-fico de Saúde) o papel de promover todas as inicia-tivas relacionadas à saúde plena (física, mental, social e espiritual), considerando o tratamento das doenças assim com medidas para manter e promover a saúde. Para tanto, as informações representam mecanismos especiais para facilitar a compreensão da realidade, tornando o indivíduo mais consciente e participativo. Logo, a capacidade de in-terpretar a notícia e os fatos tem enorme influência nas mudanças sociais.

Prof. Me. Sebastião Saraiva, Maitreya

Médico, holósofo e filósofo

Cel. (098) 8282.9888Site: www.holosofia.com.br

Amor é ação,vai além da palavra.

395 - Gadamer e a hermenêutica

ELISA MOREIRA PERES - ME torna público que recebeu da CETESB a Renovação da Licença de Operação Simplificada N° 4000212 , válida até 21/12/2018, para Massas preparadas (frescas, congeladas ou resfriadas), para lasanha, pizza, etc, sito à RUA JONAS JACOB SANTANA, 100, SITIO LAGE,

DISTRITO INDUSTRIAL, CAJURU/SP.

A economia brasileira passou, em 2015, por um ano conturbado, desde a exaus-tiva luta entre Executivo e Legislativo para a aprovação do Orçamento do Governo Federal, até o pacote fiscal proposto pelo então ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que acabou não dando certo e dividindo o próprio governo.

Durante 2015, o Brasil sofreu sucessivos rebaixa-mentos de sua nota de bom pagador, começando em setembro, quando a Standard & Poor’s o derrubou para a categoria “especulativa”; no mês seguinte, a Fitch Rating rebaixou o Brasil de “BBB” para “BBB-”, mantendo o país dentro da categoria de bom pagador mas, em

dezembro, não teve jeito: a consultoria tirou a nota de crédito soberano de longo prazo do Brasil.

Em dezembro houve a

notícia de aumento de juros nos Estados Unidos que, com uma economia mais robusta, deverá atrair investimentos neste ano que poderiam ser aplicados aqui. E, fechando 2015, Levy pediu demissão, menos de um ano após ser empossado na Fazenda, sen-do substituído pelo Nelson Barbosa, um dos responsá-veis pelo atual caos vivido pela sociedade brasileira onde o desemprego – ao lado da incerteza e da desespe-rança de muitos - aumenta a cada dia e a impopularidade

da presidente Dilma atinge níveis assustadores.

Vejo com preocupação o fato do governo federal – ao invés de cortar gastos públi-cos, incluindo a diminuição dos cargos comissionados – insistir em criar novos tributos, entre tais a reati-vação da famigerada CPMF (Contribuição Provisória de Movimentação Financeira), de tão lastimável lembrança, além de aumentar insidiosa-mente os já existentes. Na verdade, o povo não aguenta mais impostos, ainda mais porque tudo aquilo que re-colhe aos cofres públicos não é devolvido na forma de serviços públicos com um mínimo de qualidade.

2016 chegou. E agora?Welson Gasparini

Comunicamos que todos os cidadãos nascidos no ano de 1998, que completarão 18 anos ainda este ano, e os nascidos em anos anteriores que ainda não se alistaram, deverão comparecer obrigatoriamente e com urgencia, a partir de 04/01/2016 à Junta Militar, localizada à Rua Cnel. Jeronimo Jose de Carvalho nº 1049 - Centro - em frente ao Clube Renascença, munidos dos seguintes documentos originais:

• Certidão de Nascimento• 2 Fotos 3x4 atual• RG• CPF• Comprovante de Residencia(conta agua ou luz)

23ª JSM de Cajuru-SP

ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO

Page 11: O Jornalzão

Página 11Edição 812 - 09/01/2016

Page 12: O Jornalzão

Edição 812- 09/01/2016

Página 12

Page 13: O Jornalzão

Página 13Edição 812 - 09/01/2016

Page 14: O Jornalzão

Edição 812- 09/01/2016

Página 14

Page 15: O Jornalzão

Página 15Edição 812 - 09/01/2016


Related Documents