Top Banner
23

O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

Apr 17, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.
Page 2: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

O INÍCIO

Lançamento do Projeto: setembro de 2008:

Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e Cidade do Conhecimento

Objetivo Inicial : Formação, troca de experiências e a criação do Conselho do Bairro-Escola Pinheiros

Page 3: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

Na seqüência

Encontros quinzenais de atores e instituições identificados como potenciais articuladores de um processo coletivo para a construção de uma proposta educativa local;

Desde então cerca de 100 pessoas pertencentes a 40 organizações dos

três setores acompanham presencial e virtualmente as discussões e encaminhamentos.

Wiki – o sítio na internet com o acesso coletivo, inclusive para a postagem de materiais e documentos, permite um espaço virtual para a sistematização de toda a produção conjunta, bem como, para a divulgação e acesso público destes materiais e do andamento do processo da Autoformação. (http://autoformacaolocal.pbworks.com/)

E-grupo – garante a comunicação permanente entre o grupo.

Page 4: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

GRÁFICO 1 – LISTA DE CONTATOS AUTOFORMAÇÃO LOCAL

Page 5: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

GRÁFICO 2 – DIVERSIDADE DE ENTIDADES NO SETOR PÚBLICOLISTA DE CONTATOS AUTOFORMAÇÃO LOCAL

Page 6: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

GRÁFICO 3 – DIVERSIDADE DE ENTIDADES NO SETOR PÚBLICO/TERCEIRO SETORLISTA DE CONTATOS AUTOFORMAÇÃO LOCAL

Page 7: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

GRÁFICO 4 – ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO E TERCEIRO SETORMÉDIA DA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL NAS REUNIÕES GERAIS 

Page 8: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

GRÁFICO 5 – ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO E TERCEIRO SETORMÉDIA DA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL NAS REUNIÕES GERAIS

Page 9: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

O Processo de Autoformação Os primeiros seis meses do processo foram dedicados ao mútuo

conhecimento das organizações e de suas propostas político-educativas;

A partir de então, decidiu-se criar linhas de ação específicas, em relação às quais fosse possível diagnosticar a situação e elaborar projetos educacionais voltados a:

Promoção da Saúde e Proteção à Vida; Trabalho, juventude e desenvolvimento local; Cultura Urbana Sustentável;

Page 10: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

De modo transversal às três linhas de ação, decidiu-se também criar instrumentos para a comunicação comunitária e a reflexão sobre a territorialidade com a possibilidade da realização de um mapeamento;

Atendendo a demanda explicitada pelas organizações reunidas, por iniciativa da Unidade Básica de Saúde – UBS/Posto Pêra, decidiu-se desenvolver as ações pelo tema da Promoção da Saúde e Proteção à Vida (5/03/2009)

Entre os meses de abril e agosto (2009), foram compartilhados saberes, conceitos e visões a respeito do tema, com apresentações teóricas e discussão de casos

Page 11: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

Um Primeiro Mapeamento

Iniciou-se um processo de mapeamento das organizações participantes da AUTOFORMAÇÃO para:

articular os objetivos das organizações e da própria AUTOFORMAÇÃO; evitar sobrepor ações nem sobrecarregar atores; delinear o público potencial paras ações a serem propostas.

Este mapeamento foi elaborado por 16 organizações (Públicas, Privadas e da Sociedade Civil Organizada)

Organização

Objetivos

Ações PúblicoAtendido/Membros da Organização

Indicadores

Page 12: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

Promoção da saúde e Proteção à vida

As discussões e os aprofundamentos realizados sobre a promoção da saúde e proteção à vida possibilitaram o compartilhamento de saberes, conceitos e visões a respeito da temática sistematizado em um documento;

Construção de um diagnóstico preliminar das condições de saúde e a vida das crianças, dos adolescentes e dos jovens de Pinheiros para a definição de objetivos da Autoformação neste aspecto.

Page 13: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

Objetivos da Autoformação em Relação à Promoção da Saúde e Proteção à Vida Construção de redes intersetoriais que incluam os diversos equipamentos

sociais do território, em um cuidado compartilhado, no qual as instituições, além de acolherem a criança ou o jovem e a situação apresentada, também possam acolher-se entre si;

Articulação entre as escolas, os serviços de saúde e as famílias e envolvimento da comunidade na discussão em relação às políticas públicas de saúde;

Envolvimento das famílias com as escolas e serviços de saúde, de forma criar relações que possibilitem ações efetivas;

Desenvolvimento dos profissionais de saúde com um cuidado ampliado também aos familiares, através de uma abordagem inter-setorial e interdisciplinar.

Construir novas parcerias com o Conselho Tutelar e fortalecer os seus laços com as famílias, as escolas e os serviços de saúde.

Page 14: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

Plano de trabalho

Para a realização destas ações voltadas para a promoção da saúde e a proteção à vida das crianças e jovens de Pinheiros montou-se um plano de trabalho da AUTOFORMAÇÃO organizado nos seguintes eixos temáticos:

Mapeamento Comunicação e Mobilização Praticáveis Avaliação Sistematização da Carta de Princípios da Autoformação elaborada

de forma coletiva como documento referência do processo.

Page 15: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

Mapeamento: Formação do grupo de Trabalho

Objetivo do Mapeamento: reconhecer o potencial associativo dos sujeitos e instituições localizados na Subprefeitura de Pinheiros na promoção de ações integradas, no mapeamento dos diversos ativos locais (instituições de ensino, serviços de saúde, espaços para o diálogo e vida comunitária, associações de moradores, artistas, terapeutas, comunicadores, etc.), bem como de suas alianças e conexões.

O grupo de trabalho aprofundou temas, instrumentos, diagnósticos e mapeamentos já existentes e propõe para 2010 identificar quais são as redes existentes em Pinheiros e o o grau de conexão entre os participantes que compõe a AUTOFORMAÇÃO.

Pesquisa em andamento: Projeto rede Informativa de Apoio a Saúde em Pinheiros (UBS/Pêra e Escola de enfermagem da USP)

Page 16: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

Comunicação e mobilização: a formação de um grupo de trabalho

Objetivo do GT: promoção da comunicação comunitária, com a identificação de questões e experiências relevantes para o território por meio do fomento a participação dos sujeitos e instituições do bairro.

Com a participação de diversas entidades da AUTOFORMAÇÃO, foram realizadas reuniões com discussões em relação a formação do Conselho da Agência Comunitária de Notícias, o seu objetivo, princípios norteadores e, sua relação com a comunidade, o território, dentre outros.

Page 17: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

O DESENVOLVIMENTO DOS PRATICÁVEIS OFICINA DO MEDO E DOS SONHOS (9/10 E 12/11)

Moderação : David e Maria Lucia Calderoni do NUPSI e Faculdade de Saúde Pública da USP.

Objetivo: teve como objetivo trabalhar dimensões do medo e dos sonhos em relação ao trabalho conjunto do coletivo.

Texto subsídio para o encontro: “Carta de Princípios do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da Universidade de São Paulo - NUPSI/USP”

As oficinas desencadearam um processo de avaliação do grupo dos objetivos e do sentido da AUTOFORMAÇÃO e estas reflexões também ajudaram na elaboração da Carta de Princípios.

Page 18: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

PRATICÁVEISPROJETO UM MILHÃO DE HISTÓRIAS

formação de jovens que teve como resultado a construção da memória, história e também a consolidação do acervo do Museu da Pessoa sobre o bairro da Vila Madalena.

Realização de duas oficinas com os jovens (Aprendiz) na formação de uso de mídias e vídeos, a partir das histórias de vida e círculo de histórias.

Intercâmbio de metodologias entre as entidades;

Parceiras: Cidade Escola Aprendiz e Museu da Pessoa

Page 19: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

PRATICÁVEISESPAÇO EXPLORATÓRIO LÚDICO

A proposta do projeto é a criação de um espaço lúdico exploratório na escola pública do bairro, E.E.A. Bresser.

Parceiras: Escola, o Centro de Saúde de Pinheiros, os estudantes do curso de Especialização em Gestão de Projetos (CEGP) da Fundação Vanzolini (USP); e os (as) alunos (as) da Faculdade de Educação/USP;

Lançamento do Espaço: Dia 23/12 http://www.espacoexploratorioludico.blogspot.com/

Page 20: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

PRATICÁVEISPROJETO MEMÓRIA NO MANGUE

A proposta foi revitalizar espaços da comunidade do Mangue como forma da promoção a saúde, proteção a vida e do enfrentamento dos problemas básicos de saúde.

Foram realizadas oficinas de círculo de histórias de vida pelo Museu da Pessoa para o levantamento e registro das histórias dos moradores e a partir daí artistas grafiteiros elaboraram os grafites nos muros que contam a história dos moradores do bairro, o Mangue.

Parceiras: Casa da Cidade, Fundação Vanzolini, Posto de Saúde UBS/Pêra e Museu da Pessoa.

http://pinheirosemrelevo.wordpress.com/

Page 21: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

PRATICÁVEISPROJETO FÁBRICA VERDE

O Projeto da Secretaria Municipal do Trabalho (PMSP) tem como objetivo a formação de jardineiros especializados no plantio de mudas e em paisagismo urbano que posteriormente possam se organizar de forma associativa para gerar trabalho e renda tendo como campo de ação em sua formação as praças de Pinheiros.

Público: pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social moradores de Pinheiros (público atendido foi identificado pelas entidades parceiras da AUTOFORMAÇÃO.

Parceiras: Associação Cidade Escola Aprendiz, Subprefeitura de Pinheiros, Secretaria Municipal do Trabalho, Movimento Boa Praça e Fundação Vitor Civita. O Projeto já está em andamento.

Page 22: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

AVALIAÇÃO: Estágios Supervisionados

Experiência piloto: estágios dos estudantes da Faculdade de Educação –USP da disciplina ministrada pela Prof. Sônia Kruppa

Acompanhando de um projeto ou uma ação já em andamento que estivesse relacionada com a autoformação os estudantes organizaram-se em grupos para elaborar um projeto de estágio que tivesse como foco a: gestão democrática da escola pública e sua relação com a comunidade.

Nos dias 07/12 e 14/12 no auditório da Faculdade de Educação/USP foram realizadas as apresentações dos estudantes com debate sobre a relação da escola pública com a comunidade, a cultura escolar e as possibilidades e desafios para a estruturação de uma gestão democrática na escola que leve em conta as necessidades e potencialidades do território no qual está imersa.

Page 23: O INÍCIO Lançamento do Projeto: setembro de 2008: Iniciativa: Subprefeitura de Pinheiros, Associação Cidade Escola Aprendiz, SESI (Vila Leopoldina) e.

AVALIAÇÃO:Objetivos X GTs e Praticáveis Construção de redes intersetoriais que

incluam os diversos equipamentos sociais do território, em um cuidado compartilhado, no qual as instituições, além de acolherem a criança ou o jovem e a situação apresentada, também possam acolher-se entre si;

Articulação entre as escolas, os serviços de saúde e as famílias e envolvimento da comunidade na discussão em relação às políticas públicas de saúde;

Envolvimento das famílias com as escolas e serviços de saúde, de forma criar relações que possibilitem ações efetivas;

Desenvolvimento dos profissionais de saúde com um cuidado ampliado também aos familiares, através de uma abordagem inter-setorial e interdisciplinar.

Construir novas parcerias com o Conselho Tutelar e fortalecer os seus laços com as famílias, as escolas e os serviços de saúde.

o GT Mapeamento

o GT Comunicação /Agência Comunitária de Notícias

o Oficina do Medo e dos Sonhos

o Um Milhão de Histórias

o Espaço Lúdico Exploratório em Escola do Bairro

o Memória do Mangue

o Fábrica Verde