Top Banner
8

O Evangelizador 147 - Abril 2011

Mar 18, 2016

Download

Documents

 
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: O Evangelizador 147 - Abril 2011
Page 2: O Evangelizador 147 - Abril 2011

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. João Benedito Pires das Neves

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha D. V. Alves

Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Claudimara Torres

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 4 7D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / A B R I L2 0 1 1 • A N O 1 2

E d i t o r i a l 2O Evangelizador

QUARESMA ECAMPANHA DA FRATERNIDADE

Pe. João Benedito Pires das Neves

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2011Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

A Campanha da Fraternidade deste ano é importantíssima para todos nós porque a vida no planeta é a nossa vida, tudo que acontecer ao planeta acontecerá a nós; não somos nós que possuímos a Terra, mas a Terra que nos possui. Ela é maior que nós, que nossas vontades e nossos desejos egoístas. Estamos estragando a Terra, deixando-a doente, portanto essa doença vai nos matar. Mais dias ou menos dias muitas pessoas vão se arrepender de não ter dado ouvidos aos apelos das ONGS e pastorais que apelam para a vida no planeta. No dia 13 de março fizemos uma bela caminhada da Campanha, uma passeata para despertar a população sobre a necessidade de preservar a vida no planeta. Nossa Catequese da Crisma foi bastante participativa, assim como outros movimentos, organizações ecológicas, pastorais e também a participação de outras paróquias. Mas confesso que ainda acho que é pouca movimentação. O número de pessoas a engrossar o caldo da consciência poderia, e deveria ser muito maior. O que está acontecendo com o Ser Humano que não está percebendo o grito de dor de nosso Planeta? As reflexões nos grupos de rua com certeza vão nos ajudar a acordar o Ser Humano. Precisamos fazer uma boa reflexão teológica sobre a Criação de Deus para nos tornarmos mais sensíveis à vida no planeta. No relato da Criação do Livro do Genesis capitulo 2,2 está escrito: Deus concluiu no sétimo dia a obra que fizera e no sétimo dia descansou, depois de toda obra que fizera. Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, pois nele descansou de toda a sua obra de criação. Para nós que acreditamos em Deus o ato da criação é sublime, fantástico, amável e nos convida ao louvor. Mas às vezes nos preocupamos tanto com o ato da criação das coisas que esquecemos que o sétimo dia é o mais elevado, pois é o dia do descanso, conclusão de toda obra. Mas existe um momento muito sublime no relato da Criação: Quando o Divino quis descansar. Mas Deus não se cansa... Então, por que descansou? Para nos indicar o caminho para Ele: no repouso nós podemos chegar até Deus. É o único momento da Criação em que podemos tocar à Deus. Deus descansou, nós também podemos estar

com ele no seu descanso.No Livro do Levítico capitulo 25 está escrito: Iahweh falou a

Moisés no Monte Sinai e lhe disse: fala aos filhos de Israel e dize-lhe: Quando entrardes na terra que eu vos dou, a terra guardará um sábado para Iahweh. Durante seis anos semearás o teu campo. Durante seis anos podarás a tua vinha e recolherás os produtos dela. Mas no sétimo ano a terra terá o teu campo e não podarás a tua vinha, não ceifarás as tuas espigas, que serão reunidas em feixes, e não vindimarás as tuas uvas das vinhas, que não serão podadas. Será para a terra um ano de repouso. O próprio sábado da terra te nutrirás. Para Deus a terra precisa de descanso para continuar a sustentar as necessidades físicas das criaturas. Se a terra não tem descanso se desgastará e não terá saúde para o bom cultivo.

O repouso é importantíssimo na história da Salvação: ele é objeto de desejo para todos nós. Mas ele somente virá para aqueles que obedecem ao Senhor, por isso que no Salmo 94,10-11, o Senhor diz: Quarenta anos desgostou-me aquela raça, e eu disse: eis um povo transviado, seu coração não conheceu os meus caminhos. E por isso lhes jurei na minha: não entrarão no meu repouso prometido. O descanso e o repouso são importantíssimos para nós. Eles são indicados por Deus, alias são santificados. E por quê? De fato quando existe descanso e repouso existe o silêncio. E nosso ponto de encontro com Deus é quando nosso coração silencia, quando o nosso interior não grita de desespero, de ansiedade ou de agonia. No silêncio a voz de Deus fala mais alto do que nunca, e podemos escutá-lo perfeitamente, então podemos entender sua vontade. O sétimo dia, o do descanso, é para nós o domingo. Dia da Ressurreição. Dia em que o Senhor Renovou toda a Criação. Sem descanso nada é recriado, nada é renovado. Mas por que as pessoas não querem o descanso? Porque precisam trabalhar para consumir mais. Tudo é tão consumista e pagão que até foram inventados os shopings Centers para que as necessidades do consumo sejam maiores e as pessoas não descansem. O descanso foi trocado pelo consumo, e a relação com Deus foi trocada pelo mercado. No mundo capitalista e pós moderno muita gente de Cidade grande não vai mais a Igreja no domingo - vai à Loja. Precisamos ter uma atitude concreta e eficaz. Preservar o domingo como dia de descanso, ir à missa com a família e repousar em comunhão com Deus. Você que é cristão pode continuar essa reflexão nos grupos da nossa paróquia. Participe no grupo de sua rua, do seu bairro. Com certeza você se renovará para compreender a vontade de Deus na sua vida.

INVESTIDURA DE LEITORES E SALMISTANa Missa das 09h

deste domingo, 20 de março, na Matriz São Benedito, foram investidos três leitores para a Comunidade Matriz e um salmista para a Comunidade Santana e São Joaquim.

Padre João Benedito, Administrador Paroquial, presidiu a Missa e investiu os leitores: José Carlos Teixeira de Morais, Rosane dos Santos Pereira e Elen Cristina de Camargo. Os mesmos fazem parte da equipe de Liturgia da

Cidinha Dalla Vecchia - Pascom São Benedito

Comunidade Matriz. Também recebeu a investidura o salmista José Carlos Estevão Maciel, da Comunidade Santana e São Joaquim.

No dia 02 de abril foi iniciada a preparação de Ostiários e Ostiárias para as Comunidades. Os encontros são r e a l i z a d o s n o C e n t r o Comunitário São Benedito. Em breve serão iniciadas as preparações de acólitos e pequenos acólitos.

Page 3: O Evangelizador 147 - Abril 2011

A r t i g o d o M ê s 3O Evangelizador

ARTIGO DO MÊS:PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO

Antonia Inácia A. LeopoldinoComunidade 1

Caminho Neocatecumenal.

Deus Pai criador fez o céu, a terra, o mar, a luz (separando o dia da noite), criou também as sementes, as árvores, os frutos; criou as aves, os animais terrestres e aquáticos, e enfim criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Assim começa as origens do mundo e da hu-manidade... "E Deus viu tudo o que tinha feito: e era muito bom".

Mas a história, o desenho deste homem criado por Deus, a quem Ele ofereceu tudo de bom, não seguiu o projeto que tinha sido traçado para ele, pois o Senhor Deus em sua imensa bondade também criou o HOMEM LIVRE para fazer suas próprias escolhas. E como veremos em toda história da salvação no Antigo Testamento, o

homem sempre quis seguir seu próprio caminho, não precisar de seu Criador; o primeiro homem, Adão ouviu a voz da serpente e com isso entrou o pecado e a morte no mundo perfeito criado por Deus e foram então fechadas as portas do Paraíso.

A partir daí, separado de Deus, o homem se separa de tudo o que não for de seu próprio interesse, um imenso egoísmo e solidão vão imperar no seu coração: o ciúme (Caim e Abel) e a corrupção da humanidade (o Dilúvio, a Torre de Babel). Até o chamado de Abraão a quem Deus promete uma terra e um filho (coisas impossíveis para ele com suas próprias forças) e faz com ele uma ALIANÇA DE VIDA E

PROTEÇÃO e cumpre com o nascimento de Isaac (figura de Jesus Cristo) e dele nascerá Jacó (que luta com Deus), mas, agarra-se a Ele e seu nome passará a ser Israel (forte com Deus), e de Jacó nascerá José que estará lá no Egito (providencia de Deus) para seu pai e irmãos. E na escravidão do Egito, Deus revela-se a Moisés (o libertador, que levará o povo na travessia do Mar Vermelho, para a liberdade e para a Terra Prometida) e assim aos poucos Deus vai se revelando novamente ao homem, providencia reis e profetas que começam a anunciar e preparar a vinda do seu Filho à Terra. E Ele veio e cumpriu tudo conforme o que fora anunciado.

No tríduo Pascal (ins-

tituição da Eucaristia, o lava-pés, e na adoração da cruz ) nos preparemos para a grande noite, uma noite diferente de todas as outras noites, porque na noite da Vigília Pascal ouviremos todas estas narrações da história da salvação, os profetas, os salmos, a carta de São Paulo, o Evangelho narrando a Ressurreição. Mas especialmente alegremo-nos porque Deus Pai Criador nesta noite vem refazer a sua criação em JESUS CRISTO, o novo Adão, que deu a sua vida para nos resgatar do pecado e da morte e abrir-nos novamente as portas do Paraíso.

"Es te é o dia que o Senhor fez , exul temos e alegremo-nos nele . " (S l 118,24 )

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

Também no Plaza Shopping Itu

CAMINHADA ECOLÓGICA REUNE DEZENAS DE JOVENS

Como parte das atividades da Campanha da Fraternidade de 2011, promovidas pela Pastoral da Ecologia, ONG Eco Salto e Pastoral Fé e Política, aconteceu no dia 13 de março, uma caminhada

ecológica.Cerca de 150 pessoas, na maioria, jovens, participaram do

evento, que teve inicio na Praça Archimedes Lamogglia, no Pavilhão das Artes (Antiga Concha Acústica), em Salto. A chegada se deu por volta das 11h, no Parque das Lavras, onde o padre João Benedito Pires das Neves, pároco da Paróquia Cristo Rei e Administrador da Paróquia São Benedito, presidiu um ato litúrgico.

Dentre os presentes no evento destaque para os jovens da Catequese da Crisma da paróquia Cristo Rei e Conselho Missionário da Juventude da Paróquia São Benedito, porém, estavam na caminhada agentes da Campanha da Fraternidade de todas as paróquias de Salto.

Os organizadores da CF promoveram cinco encontros, em várias escolas da cidade, durante a quaresma, para contextualizar o tema da campanha. No dia 30 de abril, haverá um encontro denominado “Assembleia Popular”, com representantes de pastorais e movimentos sociais de Salto, para formular um documento que será encaminhado às autoridades. Este encontro foi acertado em uma reunião, dia 11 de março, nas dependências do Secom. O ato irá encerrar as atividades práticas da Campanha da Fraternidade deste ano. Claudinho Nascimento - Comunicação Popular

Page 4: O Evangelizador 147 - Abril 2011

N o t í c i a s 5O Evangelizador

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

COMUNIDADE PROMOVE RETIRO ESPIRITUALA Comunidade de Santa

Terezinha esteve reunida em um retiro de espiritualidade nos dia 02 e 03 de abril, do qual participaram cerca de 30 pessoas sendo na sua maioria agentes de Pastoral da Comunidade. O Retiro foi realizado na Igreja Santa Teresinha.

Teve início no sábado, às 15h, com orações e palestra ministrada pelo assessor da Comunidade Edison Palagi, seguida de exposição do Santíssimo Sacramento, encer-rando com a Celebração da

Claudimara Torres - Pascom São Benedito

AGENTES DA PASTORAL DAMORADIA FAZEM VISITAS

As agentes da Pastoral da Moradia Marli Bergantin e Ana Leonilda Quarcioni fizeram visitas às famílias atendidas no Jardim Santa Lúcia, Paróquia São Roque, e Jardim Bandeirantes, Paróquia São Benedito, no dia 23 de março.

Essas visitas têm como

Na Matriz de São Benedito tivemos Celebrações Penitenciais, no dia 26 de março, às 8h30, conduzida pelo Padre Edmilson e dia 01 de abril, às 19h30, pelo Padre João Benedito, atendendo assim os anseios do Tempo da Quaresma, quando a Igreja Mãe procura preparar os fiéis para a festa máxima do Cristianismo, culminando com a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um tempo que nos leva a refletir a Paixão de Cristo dentro dos acontecimentos atuais, quando por meio da Campanha da Fraternidade reaprendemos a fazer jejum, a orar e praticar a experiência da caridade. Tempo que faz com que àqueles que estejam mais atentos sintam a experiência de que vivemos um período onde a luta não é contra a carne, mas contra os espíritos que procuram levar-nos ao erro e a não resistir com Cristo às tentações do deserto de nossa história.

RITOS PENITENCIAIS NA MATRIZ

objetivo manter contatos com as famílias que necessitam de ajuda, e conferir como andam as obras de construção ou reformas das casas. São famí l ias ex t remamente necessitadas, que contam com a ajuda da Pastoral.

Cidinha Dalla Vecchia - Pascom São Benedito

Desde que recebeu sua ordenação, no dia 17 de dezembro do ano passado, em Jundiaí, o Padre Edmilson de Abreu Silva, da Paróquia de São Benedito, vive sua grande expectativa: celebrar pela primeira vez a Semana Santa.

Segundo ele, celebrar este momento é o grande sonho de todo padre. “É o centro da vida cristã, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, que se entrega voluntariamente por amor a nós. Tudo na Igreja decorre da Semana Santa. Daí a importância de vivê-la intensamente”, disse.

Para o Padre Edmilson, este mistério que teve início há mais de 2 mil anos se renova a cada dia na vida da Igreja e do cristão. “É um tempo de conversão, quando morremos para o pecado e

nascemos para o novo, para a reconciliação com Deus. Mas é preciso que vivamos intensamente cada celebração da Semana Santa, desde o Domingo de Ramos, que encerra o tempo da Quaresma, até a Páscoa”, disse.

Sem eleger nenhuma celebração como a mais importante, por entender que todas têm um forte significado na vida do cristão, o Padre Edmilson entende que a Vigília Pascal é marcada por uma forte simbologia e já se prepara visando entoar os cânticos do anúncio da Páscoa e da Bênção das Águas (para o Batismo das crianças) e da Liturgia Eucarística.

“O sonho de todo Bispo é a ordenação, quando se formam novos padres, o sonho do Padre é sem dúvida celebrar este período muito forte na vida Igreja, quando renovamos nossas forças para o ano todo, já esperando pela Semana Santa do ano seguinte”, compara.

No dia a dia, desde sua ordenação, Edmilson reconhece que viu aumentada sua responsabilidade, ao mesmo tempo em que se dispõe a cultivar os valores cristãos, além de aprofundar nos estudos de ética, moral e teologia espiritual.

“Tudo tem que ser feito com muita alegria, desde as celebrações da Santa Missa até o atendimento aos fiéis, levar comunhão aos enfermos e praticar os sagrados sacramentos, como batizados e casamentos. Tudo é motivo de alegria para o Padre que, com a graça de Deus, é sempre amado pela comunidade. E é assim que eu me sinto”, finaliza.

PADRE EDMILSON VIVE EXPECTATIVA PORCELEBRAR PELA PRIMEIRA VEZ A SEMANA SANTA

Valdir Líbero - Pascom São Benedito

Palavra às 18h30.No domingo pela manhã,

o momento de espiritualidade foi dirigido por Roseli Vendramini, a t ravés da esp i r i tua l idade inaciana. “Precisamos destes momentos de silêncio, silenciar o coração para ouvir o que Deus tem a nos falar. O silêncio em Deus nos revela tudo”, disse Roseli.

Os participantes tes-temunharam a alegria e a graça de viverem em comunidade momen-tos auspiciosos de espiritualidade.

Page 5: O Evangelizador 147 - Abril 2011

A Comunidade São José Operário, da Paróquia São Benedito está divulgando a programação da Festa do padroeiro, que terá seu ponto alto no dia 1º de Maio, dia de São José Operário e Dia do Trabalhador. Enquanto aguarda as obras da nova Igreja, a comunidade está celebrando no seu amplo Salão de Festas, ao lado do final da Rua Antonio Melchert. A preparação para a festa terá sentido missionário, com celebrações nas casas. Eis o roteiro de Celebrações:

• Dia 26 de abril, terça-feira, 19h30: Rua Paul Harris, 140.• Dia 27 de abril, quarta-feira, 19h30: Rua José de Arruda Mello, 132.• Dia 28 de abril, quinta-feira, 19h30: Rua Oswaldo de Souza Aguirre, 251.• Dia 29 de abril, sexta-feira, 19h30: Rua Helio Steffen, 72.• Dia 30 de abril, sábado, 18h30: Rua José de Almeida Teixeira, 797.

No dia da Festa, 1º de maio, Missa Solene presidida pelo Padre João Benedito Pires das Neves, Administrador Paroquial, e Procissão pelas principais ruas do bairro. A parte festiva será realizada no dia 30 de abril, a partir das 19h30, com “show” de prêmios e quermesse com comes-e-bebes. Haverá sorteio de uma bicicleta de 18 marchas. A organização dos eventos é do Conselho Econômico e do Conselho da Ação Evangelizadora da Comunidade São José Operário.

Festa de São José Operário no Jd. Maria José

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

A t u a l m e n t e , a degradação ambiental é um assunto de grande e cres-cente relevância, quer seja pelas inúmeras inundações que atingiram várias regiões do Brasil, quer seja pelo recente tsunami e terremoto que devastou o Japão.

O h o m e m , e x -plorando os recursos naturais está direta ou indiretamente destruindo os bens naturais, contaminando o ar, a água e o meio ambiente físico.

O s p r o b l e m a s ambientais atingem todas as classes sociais. Contudo, as de baixa renda são as que mais sentem os efeitos da degradação ambiental. A exemplo disso tivemos a recente catástrofe que atingiu o Estado do Rio de Janeiro. Os índices de degradação ambiental são alarmantes e por esta razão, cobra-se do Poder Públ ico e pr in-cipalmente da sociedade, uma resposta rápida e eficaz. É n e c e s s á r i o q u e a s atividades humanas, em especial as de produção e transformação de bens naturais em produtos prontos para consumo, garantam a preservação ambiental, para que as presentes e futuras g e r a ç õ e s n ã o s e j a m prejudicadas.

E s t e a n o , a

Daniela Castro - Conselho Missionário da Juventude

Campanha da Fraternidade nos convoca como cristãos a s e r m o s f i s c a l i z a d o r e s , reconhecendo e denunciando os males causados pela ação humana ao meio ambiente. Como já dizia Adriana I m p e r a t o , a t i v i s t a d o Greenpeace: “A gente precisa sair desta zona de conforto em que t odo mundo e s t á acomodado, esperando o mundo acabar em barranco. Temos que tomar as coisas pra nós, porque nós que vamos fazer as coisas diferentes”.

Desta forma, convido a todos para uma reflexão: será que temos respeitado o meio ambiente em que vivemos? E mais, que ações positivas temos adotado no sentido de contribuir com a melhoria na preservação ambiental? Assim, inspirados pela Campanha da Fra-ternidade, convido a todos a mudança em nossas atitudes no dia-a-dia. Que tal reciclar o lixo doméstico ou ainda parar de jogar papéis na rua? São ações extremamente simples, mas que , embora sua simplicidade, são capazes de contribuir na melhoria do meio ambiente em que vivemos.

É T E M P O D E PENSAR NO VERDE, MEUS AMIGOS!

NOTÍCIAS DO COMIJUOs dias de carnaval foram

especialmente diferentes para um grupo de 18 jovens que encararam o desafio do recolhimento. O COMIJU (Conselho Missionário da Juventude da Paróquia São Benedito de Salto) organizou um retiro onde esses jovens foram convidados a refletir sobre a Vida, sobre o Amor e sobre a necessidade de ser Luz, numa sociedade fria e desin-teressada pelas coisas de Deus. Estes tópicos: Vida, Amor e Luz, são os pilares que estes jovens adotaram como lema de fé, oração e ação.

Foram dias intensos onde, entre orações e dinâmicas, os jovens foram mergulhando gradativamente em um clima de oração sincera, o que levou a um nível de abertura mutua, amizade e de partilha que impressionou até os mais experientes. Um dos pontos fortes foi quando o grupo, sem saber para onde estava sendo levado, foi conduzido ao encontro de outros jovens que na rua festejavam o carnaval. Entregaram a eles uma carta que tinham escrito falando do amor de Deus e uma bíblia que foi entregue a um jovem que estava vendendo drogas no meio da folia. Foram uns poucos minutos nos quais, retirados do seu recolhimento, foram levados e apresentados ao mundo a ser evangelizado. Eles foram luz. A experiência foi tão significativa que a partilha na capela avançou pela madrugada.

O retiro aconteceu na chácara onde já funcionou a Comunidade Nascer de Novo, local cedido gratuitamente pelos seus fundadores, mostrando também a disposição em contribuir para a construção de um mundo melhor, mais humano e fraterno. O Padre Edmilson celebrou a missa de abertura e de encerramento. Também atendeu confissões dos jovens que ali estavam. Um dos cômodos da casa foi transformado em Capela do Santíssimo, o que transformou aquele lugar num ponto de encontro entre os jovens e o Senhor. Foram momentos muito intensos e de muita oração, contrapondo os muitos ruídos que naqueles dias o mundo oferecia.

Colaboração: Edison Palagi

N o t í c i a s d a Pa r ó q u i a 6O Evangelizador

Page 6: O Evangelizador 147 - Abril 2011

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o m 8O Evangelizador

NA ESCOLA DA FÉ 5º SACRAMENTO – ORDEM

Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

IDADE: Dois amigos conversando:- Minha mulher dirigia sem o menor cuidado, mas fiz com que mudasse. - Como?- Avisei que, se batesse, a idade dela apareceria no jornal.

RACIOCÍNIO: O jovem queria entrar para a polícia. Inscreveu-se e foi chamado para um teste. Neste teste é necessário ter raciocínio rápido - disse o examinador. - O que o senhor disse?- Que está dispensado.

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

No mês de abril temos o ápice da nossa fé, a RESSURREIÇÃO DO SENHOR, ou seja, o Filho do Homem veio para servir e passando pelo calvário amou-nos na cruz, o leito de amor onde nos desposou. E também em Abril celebramos: 02, Francisco de Paula; 09, Maria de Cleófas; 10, Ezequiel; 11, Isaac; dia 16, Bernadete; 17, Dia Mundial da Juventude; 19, Expedito; 21, Anselmo; 23, Jorge; 25, Marcos Evangelista; 27, Zita; 29, Catarina de Sena e 30, Faustina.

MÃE PEREGRINA: no dia 11 de abril, no Centro Comunitário São Benedito, às 19h30, haverá Formação e Oração, com Coordenadores. Já, no dia 14 de abril, acontecerá “Uma hora com Maria”, às 15h, também, no Centro Comunitário.

PASTORAL DA ACOLHIDA: reunião no dia 14 de abril, às 20h, na Comunidade de Santana e São Joaquim.

FORMAÇÃO DE OSTIÁRIOS E OSTIÁRIAS: teve início no dia 02 de abril, com assessoria do Padre João Benedito e Diácono Pascoal. Próximo encontro: dia 16 de abril, 08h30, no Centro Comunitário São Benedito. Inscrições no local.

Os bispos são o princípio visível e o fundamento da unidade da Igreja. Sucessores dos apóstolos, receberam o encargo de servir a c o m u n i d a d e , c o m s e u s colaboradores, presbíteros e diá-

conos, e presidem em nome de Deus à grei, de que são pastores, como mestres da

doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo a Igreja. Ensina, pois, este sagrado Concílio que, pela consagração episcopal, é conferida a plenitude do sacramento da Ordem, chamada por isso, na liturgia da Igreja e na linguagem dos Santos Padres, “sumo sacerdócio”, “culme do ministério sagrado”. Juntamente com o múnus de santificar, a consagração episcopal confere ainda os de ensinar e de governar, ofícios, aliás, que, por natureza, não podem exercer-se senão em comunhão hierárquica com a cabeça e com os membros do colégio apostólico (LG 20-21; cf, CD, 6-8).

O presbítero, pela unção do Espírito Santo, é configurado a Cristo sacerdote e torna-se capaz de agir no Nome de Cristo, na pessoa de Cristo e em nome da Igreja. Por isso, embora respeitando a prática e tradição oriental diferente, é necessário reiterar o sentido profundo do celibato sacerdotal, justamente considerado uma riqueza inestimável e confirmado também pela prática oriental de escolher os bispos apenas entre aqueles que vivem o celibato, indício da grande honra em que ela tem a opção do celibato feita por numerosos presbíteros. Em sintonia com a grande tradição eclesial, com o Concílio Vaticano II e com os Sumos Pontífices meus predecessores, corroboro a beleza e a importância de uma vida sacerdotal vivida no celibato como sinal expressivo de dedicação e exclusiva a Cristo, à Igreja e ao Reino de Deus. O celibato sacerdotal, vivido com maturidade, alegria e dedicação, é uma bênção enorme para a Igreja e para a própria sociedade (Bento XVI, Sacramentum Caritatis, 24).

O diácono é ordenado para o serviço da Igreja, no que diz respeito ao ministério da Palavra, ao culto divino, à orientação pastoral e à caridade. A ordenação diaconal pode ser conferida “transitoriamente”, para aqueles que serão sacerdotes, ou em caráter “permanente” a senhores viúvos ou solteiros que, por força do ministério, se comprometem a permanecerem neste estado civil, bem como a homens casados.Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTO

NOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

SUA REDE DE LIGAÇÃ COM A CPFLO

REDE fác li CPFL

www.saltoluz.com.br

Page 7: O Evangelizador 147 - Abril 2011

N o t í c i a s 9O Evangelizador

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Primeiro site de compra coletiva de sua cidade!Acesse e confira descontos incríveis

em produtos de sua cidade!Cadastre-se e concorra a brindes!

“Acreditando no poder da compra coletiva todos podem pagar menos”

www.uniaofazacompra.com

Sobre a cruz, Cristo a s s u m e a h u m a n i d a d e pecadora tomando-lhe os pecados; integra-a a si verda-deiramente, seu corpo se lhe identificou: nele morreram todos, todos passam do mundo do pecado para o da justiça. Assim, os cristãos não somente estão crucificados com Cristo, mas unidos a ele participam da sua vida, e esta vida é o Espírito. Com Cristo fizeram a passagem do mundo do pecado para o da vida, da carne ao Espírito, que é princípio de vida nova que transforma realmente o cristão.

No corpo do Res-suscitado, eis que Deus cria um mundo novo (2Cor 5,19), o Pai inaugura outra criação ou, melhor, realiza o cumprimento da primeira criação, esperado pelos profetas “da plenitude dos tempos” (2Cor 5,17b; Gl 4,4): o tempo das promessas dá lugar ao tempo das realidades novas (Gl 3,16-29; 2Cor 5,17), a h u m a n i d a d e p e c a d o r a reencontra a intimidade daquele que a criou (Gl 6,16; 2Cor 5,19).

Unindo-se a Cristo pelo batismo (Gl 3,27), os crentes participam naquilo que ele conquistou para todos os homens (2Cor 5,15-21) , chamados a constituir o ver-dadeiro Israel de Deus (Gl 6,16). A existência deles toma uma orientação nova, torna-se existência-segundo-Cristo. Eis por que a regara de vida (Gl 6,16) neste mundo não deve ser deste mundo: vivificados pelo Espírito (Gl 5,5-25), feitos “justiça de Deus” (2Cor 5,21), devem renunciar a encontrar sua segurança em si mesmo, a tirar glória da carne (2Cor 5,5; Gl 6,12), pois sabem que tudo quanto são doravante vem de Deus (2Cor 5,18). O mundo não é mais nada para eles, só Cristo dá um sentido a sua existência

(2Cor 5,15). Tal é o enunciado da nova criação (2Cor 5, 17).Cristo, novo Adão (1Cor 15,22)

Em Cristo um novo mundo é criado para os homens. Adão é ser vivo, não tem a vida em si, recebe-a de fora (Gn 2,7); Cristo, pelo contrário, é espírito vivificante: tem a vida em si mesmo, é doravante o princípio divino no qual todos os homens serão vivificados. Pelo fato de sua ressurreição, escapa à con-dição terrena do primeiro Adão, em sua humanidade glorificada é constituído fonte de vida para todos aqueles que constituirão a raça do segundo Adão.

Em outras palavras, o mundo terreno da carne, da fraqueza, da corruptibilidade e da ignomínia dá lugar a um mundo divino de poder, de incorruptibilidade e de glória (cf. l Co 15,42-43). Em Cristo, a humanidade entregue a si mesma pelo pecado de Adão, é novamente (centrada em Deus, ela se expõe em direção a ele. Por sua passagem da morte à ressurreição, Cristo, em seu pró-prio corpo, arrancou o mundo de si mesmo e o estabeleceu numa relação existencial nova com seu criador, relação fundada sobre um novo dom que vem de Deus, que é de Deus: o Espírito.

O mundo antigo, sem dúvida, persiste; mas os homens, unindo-se àquele que se tornou para eles “espírito vivificante”, adquirem assim uma sobreexistência que já não é deste mundo, mas do céu, sobreexistência que será manifesta na epifania da ressurreição dos corpos.

EFEITOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO“Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura” (2Cor 5, 17)

Pe. Edmilson de Abreu SilvaVigário Paroquial

O Dízimo pode ser visto por fora, se forma superficial, e aí aparece como uma simples contribuição para a nossa Igreja. Não passa de dinheiro. O Dízimo, porém, deve ser visto por dentro, na sua essência, e aí descobrimos que o Dízimo é uma espiritualidade que nos faz viver do jeito de Deus.

Dízimo sem fé não é Dízimo: é pagamento. E a Igreja não é um supermercado de graças onde os cristãos negociam com Deus. Deus não vende nada. Ele oferece tudo gratuitamente. Dízimo e fé são inseparáveis. Quem “paga” o Dízimo age como se Deus pudesse ser comprado; quem devolve o Dízimo oferece a Deus um pouco de tudo o que a Deus pertence.

O Dízimo, que é partilha de nossa vida e dos nossos bens, nos faz viver do jeito de Deus e por isso é fonte de alegria e de muitas bênçãos. Dízimo não é taxa nem imposto: é livre partilha, solidariedade, fruto do amadurecimento cristão.

Colaboração: José Roberto Galvão de França Coordenador Paroquial da Pastoral do Dízimo

FALANDO SOBRE A PASTORAL DO DÍZIMODÍZIMO É VIVER DO JEITO DE DEUS

VOCÊ CONHECE A CÁRITASDO JARDIM MARÍLIA?

Nossas portas estão abertas para receber você na Rua Atibaia nº 203, de segunda a sexta das 8h às 16h, nosso telefone é 4602 5140. Temos diversos cursos gratuitos para crianças, jovens e adultos.

Está em andamento o curso de informática com 94 alunos, sendo 27 adultos e 67 entre jovens e crianças. Temos também curso de danças que é realizado todas as quartas-feiras, e neste mês de abril iniciaremos os cursos de balé, pintura em tecido, ovos de páscoa, reforço escolar e alfabetização de adultos. Inclusive ainda temos algumas vagas disponíveis para a alfabetização de Adultos e as inscrições podem ser feitas na Cáritas no endereço e telefone acima citado.

Nossas atividades não param e é com muita alegria e amor que os trabalhos aqui são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania, onde todas as quintas-feiras, às 9h, são realizadas as reuniões com os beneficiados do Programa Bolsa Família. Venha nos visitar e conhecer melhor nosso Projeto “FAMÍLIA CIDADÔ. Claudimara Torres - Pascom São Benedito

Page 8: O Evangelizador 147 - Abril 2011