Top Banner
Na Na confissã confissã o, Jesus o, Jesus perdoa perdoa por meio por meio do do sacerdot sacerdot e e 32 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington
13

Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

Na Na confissão, confissão,

Jesus Jesus perdoa por perdoa por

meio do meio do sacerdotesacerdote

3232

MURILLO, Bartolomé EstebanRegresso do filho pródigo

1667-70National Gallery of Art,

Washington

Page 2: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

Compêndio do Catecismo 297. Porque existe um sacramento da Reconciliação depois do Baptismo?

1425-14261484

Porque a nova vida da graça, recebida no Baptismo, não suprimiu a fragilidade da natureza humana nem a inclinação para o pecado (isto é, a concupiscência), Cristo instituiu este sacramento para a conversão dos baptizados que pelo pecado d’Ele se afastaram.

Page 3: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

Introdução Uma das páginas mais comovedoras do Evangelho é a parábola do filho pródigo. Eram dois irmãos e o menor decide abandonar a casa; partiu para um país distante, onde dissipou todos os bens, levando uma má vida. Até que um dia sentiu vergonha da sua situação e decidiu voltar a casa para pedir perdão a seu pai: "Pai, pequei contra o céu e contra ti" (Lucas 15, 18). O pai, quando o viu regressar, saiu ao seu encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o. E mandou aos criados que preparassem um banquete e uma grande festa para celebrar o regresso do filho mais novo.

Esta parábola pode-nos ajudar a entender o sacramento da Penitência, que é o sacramento da misericórdia de Deus.

ONTHORST, Gerrit vanO filho pródigo1622Alte Pinakothek, Munique

Page 4: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

Ideias Ideias principaisprincipais

Page 5: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

1. Os sacramentos de cura Estudamos os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, Confirmação e Eucaristia, que outorgam a vida nova em Cristo. Mas, apesar de tanta graça, o homem é débil, pode pecar, e arrasta as misérias do pecado.

Cristo quis que na Igreja hou- vesse um remédio para essas necessidades, e encontramo-lo nos sacramentos da Penitência e da Unção dos enfermos, chama- dos sacramentos de cura porque curam a debilidade e perdoam os pecados.GRECO, ElSão Pedro fazendo penitênciac. 1605Hospital Tavera, Toledo

Page 6: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

2. Para salvar-se, é preciso arrepender-se dos pecados Não há salvação possível sem o arrependimento dos pecados. Assim o diz Jesus Cristo: "Se não fizerdes penitência, todos perecereis do mesmo modo." (Lucas 13,3).

Antes de Jesus Cristo vir, os homens não tinham a segurança de ter obtido o perdão dos seus pecados. Trouxe-nos Ele a segurança, que podia dizer: São- -te perdoados os teus pecados" (Mateus 9,2).

REMBRANDT Harmenszoon van RijnO regresso do filho pródigo

c. 1669The Hermitage, São Petersburgo

Page 7: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

3. A instituição do sacramento da Penitência para perdoar os pecados

Na tarde do domingo da Ressurreição Jesus Cristo instituiu o sacramento da Penitência, ao dizer aos seus discípulos: "Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes- -ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (João 20,22-23).

Instituiu este sacramento a maneira de juízo, mas juízo de misericórdia, para que os Apóstolos e legítimos sucessores pudessem perdoar os pecados.

Este sacramento denomina-se também sacramento da conversão, da reconciliação, ou confissão.

CLAEISSENS, AntoonO juízo de SalomãoColecção privada

Page 8: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

4. O próprio Jesus Cristo, pelo sacerdote, é quem absolve

Só o sacerdote - com potestade de ordem e faculdade de exercê-la pode perdoar os pecados, pois Jesus Cristo deu esse poder só a eles.

Não se obtém o perdão, portanto, dizendo os pecados a um amigo, ou directamente a Deus.

Além disso, no momento da absolvição

é o próprio Cristo quem absolve e perdoa os pecados por meio do sacerdote, já que o pecado é ofensa a Deus e só Deus pode perdoá-lo. O sacerdote deve guardar - sob obrigação gravíssima - o sigilo sacramental.

MARTINI, Simone Cristo abençoando1317Museu Nacional de Capodimonte, Nápoles

Page 9: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

5. Efeitos deste sacramento Os efeitos deste sacramento são realmente maravilhosos:

a reconciliação com Deus;

a reconciliação com a Igreja;

a remissão da pena eterna contraída pelos pecados mortais e das penas temporais – pelo menos em parte – segundo as disposições;

a paz e a serenidade da consciência;

os auxílios espirituais para o combate cristão, evitando as recaídas no pecado.

GIAQUINTO, CorradoJustiça e pazMuseu do Prado, Madrid

Page 10: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

6. Necessidade da Penitência O sacramento da Penitência é completamente necessário para aqueles que, depois do baptismo, cometeram um pecado mortal. A Igreja ensina que há a obrigação de confessar os pecados mortais ao menos uma vez no ano, em perigo de morte, e tem que se comungar.

Mas uma coisa é a obrigação e outra, muito distinta, o que convém fazer, se se quer que aumente o nosso amor a Deus: devemos confessar-nos amiudadamente e confessar-nos bem.

DE LA TOUR, GeorgesSão Jerónimo em penitência

c.1630Museu Nacional, Estocolmo

Page 11: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

7. Conveniência da confissão frequente A Igreja recomenda vivamente a prática da confissão frequente, também dos pecados veniais.

Desta maneira aumenta-se o próprio conhecimento; cresce-se em humildade; desenraízam-se os maus costumes; Faz-se frente à tibieza e à preguiça espiritual; purifica-se e forma-se a consciência; ajudam-nos na nossa vida interior, e aumenta a graça em virtude do sacramento. Para crescer no amor a Deu é muito conveniente ter em muita estima a confissão: confessar-se amiudada- mente e bem.

LONGHI, Pietro Longhi (1701-1785)A confissãoGaleria de Uffizi, Florença

Page 12: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

Propósitos Propósitos de vida de vida

cristãcristã

Page 13: Na confissão, Jesus perdoa por meio do sacerdote 32 MURILLO, Bartolomé Esteban Regresso do filho pródigo 1667-70 National Gallery of Art, Washington.

Um propósito para avançar Devemos mostrar grande amor

e estima pelo sacramento da Penitência.

Fazer o propósito de recebê-lo com frequência e bem preparados.