Top Banner
O Desafio do Feedback Priscila Oliveira
12

Movida talks feedback

Jul 25, 2015

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Movida talks feedback

O Desafio do Feedback

Priscila Oliveira

Page 2: Movida talks feedback

A crítica é parte fundamental do processo que visa orientar as pessoas a apresentarem comportamentos e desempenho adequados a uma determinada situação. A todo momento, estamos recebendo feedbacks.

• Informalmente, no dia-a-dia, de pessoas com quem interagimos e que reagem àquilo que dizemos ou fazemos.

• Formalmente, de chefes que comentam nosso desempenho no trabalho; de nossos subordinados, que reagem à maneira como exercemos nossa liderança; de colegas, clientes e fornecedores;

• Em treinamento; auxiliando-nos no desenvolvimento de novas habilidades.

• Dentre outras situações.

Page 3: Movida talks feedback

Criticar é parte integrante da comunicação efetiva, isto é, daquela que pressupõe um locutor e um interlocutor. A crítica é a ligação entre as coisas que você faz e diz e a compreensão do impacto que as mesmas exercem sobre as outras pessoas. Quando o objetivo é influenciar pessoas no trabalho, saber criticar adequadamente é talvez a habilidade interpessoal mais significativa que se pode desenvolver. Essa habilidade é o elemento que diferencia:

• Gerentes capazes de motivar e desenvolver com sucesso seus subordinados, daqueles que encontram sérias dificuldades em desempenhar a função de liderar um grupo de pessoas;

• Orientadores e conselheiros que conseguem melhorar efetivamente o desempenho de suas equipes, daqueles que realizam um trabalho apenas superficial;

• Profissionais de treinamento que se empenham em transmitir idéias e conhecimentos, e desenvolver as habilidades dos participantes do grupo de treinamento, daqueles que se preocupam apenas em ministrar cursos.

• Orientadores que conduzem seu grupo de maneira a fazer desabrochar seu potencial, daqueles que, ao contrário, sufocam-no.

• Indivíduos capazes de trabalhar efetivamente pela equipe à qual pertencem, daqueles que não fazem senão prejudicar o grupo.

Page 4: Movida talks feedback

Crítica Construtiva x Crítica Destrutiva

Uma crítica positiva quando visa a reforçar o comportamento ou desempenho que está atingindo o padrão desejado, e negativa quando visa a corrigir e melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Tanto a crítica positiva quanto a negativa podem e devem ser construtivas. Os dois maiores problemas, concernentes a essa questão ,são:

A inexistência de crítica positiva; isto é, não reconhecimento ou referência de um bom desempenho;

A crítica negativa é feita de maneira tal que seu caráter é destrutivo.

A crítica destrutiva acostuma acontecer só quando as coisas saem erradas e quando não há padrões determinados pelos quais se possa avaliar o desempenho ou comportamento, ou qualquer plano que vise desenvolvimento.

Page 5: Movida talks feedback

Exemplo de Crítica Construtiva

Sharom acaba de entrar para uma determinada secção da empresa e embora, apresente um desempenho de boa qualidade para os padrões exigidos, possui um comportamento rude, demonstrando irritação com os seus colegas. Sua supervisora Joan, decide ter uma conversa com ela. Pede a Sharom que a acompanhe até a sua sala de entrevistas, e lhe diz: “Estou bastante satisfeita com a qualidade do seu trabalho . No entanto , tenho notado que, em certas ocasiões , você é rude com seus colegas. Por exemplo, quando David , ontem, pediu-lhe a pasta de orçamento, você lhe disse que estava muito ocupada para procurá-la e simplesmente continuou seu trabalho”.Dependendo da situação Sharom , Joan pode proseguir a conversa, perguntando, por exemplo:”Como David deve ter se sentindo diante de sua atitude?”,”De que maneira posso ajudá-la a ajustar-se melhor à seção?”

Page 6: Movida talks feedback

A finalidade da Crítica

•Fornecer informações sobre o comportamento e o desempenho com base em dados objetivos, de tal maneira que a pessoa criticada mantém uma atitude positiva em relação a si própria e a seu trabalho;

•Estimular aquele que recebe a crítica a comprometer-se com o planejamento pessoal, a fim de buscar padrões estabelecidos de comportamento e desempenho.

O momento e o Lugar adequado para realizar

uma crítica

• Deve ser feita no primeiro momento possível depois do fato que a motivou: dessa forma, mantém-se vivo o acontecimento, o que garante uma possibilidade maior da crítica ser mais específica, melhor compreendida e, conseqüentemente, mais facilmente incorporada ao trabalho futuro.

Page 7: Movida talks feedback

• Deve-se levar em conta a habilidade da pessoa de fazer uma crítica construtiva naquele determinado momento;

• Igualmente, deve-se levar em consideração a capacidade da pessoa de lidar com a crítica.; em outras palavras , a quantidade de crítica que essa pessoa tem recebido, sua sensibilidade a isso e a pressão exercida sobre ela.

No que diz respeito a lugar mais apropriada para o estabelecimento da crítica, a resposta é óbvia.No local de trabalho, o mais conveniente seria procurar uma sala, em que não houvesse o risco de ser ouvido, nem tampouco interrompido. É claro que não há problema nenhum em se fazer uma crítica positiva geral ao grupo diante de outras pessoas, não é legal quando é destrutiva e deixa a pessoa constrangida na frente de todos.

Page 8: Movida talks feedback

As 10 Ferramentas para a crítica Construtiva

1. Analisar a Situação;2. Determinar os efeitos e os objetivos;3. Ajustar-se à receptividade;4. Criar o ambiente propício;5. Comunicar-se efetivamente;6. Descrever o Comportamento que deseja

mudar;7. Descrever o Comportamento Desejado;8. Procurar Soluções conjuntamente;9. Concentrar-se naquilo que se acha bom;10.Chegar a um acordo.

Page 9: Movida talks feedback

E quando a crítica é destrutiva, como lidar?

•Identifique os motivos que essa pessoa tem para lhe fazer determinada crítica, neste determinado momento;

•Controle os seus pensamentos (é provável que você esteja se sentindo deprimido ou zangado com as críticas que está recebendo), buscando a intenção positiva que há por detrás das palavras aparentemente negativas.

•Se a crítica for subjetiva ou voltada à sua personalidade ou atitude, utilize sua habilidade de questionamento, para direcionar a crítica para problemas reais, buscando exemplos:”Você diz que não me dou bem com o resto da equipe.Poderia apresentar-me alguns exemplos de atitudes minhas que estejam acarretando problemas?”.

•Da mesma forma se a crítica for vaga, procure obter mais detalhes.

Page 10: Movida talks feedback

• Se a pessoa que critica estiver zangada ou agressiva, comece demonstrando-lhe empatia, dizendo: “ Sei que você está aborrecido pelo fato de eu não tê-lo consultado a respeito de..”.O próximo passo irá depender de você considerar ou não a crítica justificável.

•Caso você não a considere justa é possível que deseja explicar porque não consultou a pessoa em questão. Contar com uma estratégia e concentrar-se no problema, em vez de fixar-se nas atitudes de agressividade de seu interlocutor ajudará você a manter e assumir o controle da discussão.

•Tire proveito da forma como a crítica é transmitida, resumindo a crítica destrutiva da outra pessoa e reproduzindo-a em suas próprias palavras construtivas;

•Procure lembrar-se de que se alguém está se dando ao trabalho de criticá-lo, é possível que uma mudança no seu desempenho ou comportamento valha mesmo a pena;

•Agradeça à pessoa por ter feito a crítica e procure manter uma visão clara de seu valor pessoal, através de uma avaliação da crítica, levando em conta se autoconhecimento anterior.

Page 11: Movida talks feedback

Pensamentos

"Os melhores autores são sempre os críticos mais severos de suas obras."( Autor Desconhecido ) 

"O crítico inimigo é também um colaborador."( Gregório Marañón ) 

"Criticar os outros é algo muito perigoso; nem tanto pelos erros que você pode cometer ao criticar, mas pelo fato de você poder estar revelando algumas verdades a seu respeito. "( Harold Medina ) 

“Criticar todos sabem”(Schrevelius) 

"Louvam-se ou criticam-se muitas coisas porque está na moda louvá-las ou criticá-las."( François de La Rochefoucauld ) 

"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."( Abraham Lincoln )

Page 12: Movida talks feedback

Obrigada!