Top Banner
PROFESSOR: CARLOS COSTA CARDOSO DISCIPLINA INFORMÁTICA
20

Módulo I – introdução a informática parte I

Jul 04, 2015

Download

Education

Aulas de Informática para alunos de ensino médio em laboratórios de informática
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Módulo I – introdução a informática parte I

PROFESSOR: CARLOS COSTA CARDOSODISCIPLINA INFORMÁTICA

Page 2: Módulo I – introdução a informática parte I

Os computadores não são mágicos, masfreqüentemente parecem realizar tarefasdifíceis de acreditar, substituindo dias detrabalho humano, por segundos deprocessamento.

Esse moderno conjunto de ferramentas detrabalho, aumenta a produtividade, organizaoperações, agiliza os serviços emgeral, acelerando o processamento deinformações para tomada de decisões.

Page 3: Módulo I – introdução a informática parte I

Impacto em Nossas Vidas:

Eleições, pesquisas e compras pelainternet, serviços de banco, automação deindústrias, uso na educação;

Mudanças Constantes Mercado de Trabalho e Motivação Informática na Educação Importância do Idioma

Page 4: Módulo I – introdução a informática parte I

Informática é a ciência que estuda os meios dearmazenamento, transmissão e processamentodas informações, tendo como seu maiorpropulsor e concretizador, um equipamentoeletrônico chamado computador.

A informática não se restringe apenas aoscomputadores, mas a toda atividade queacelere, facilite ou amplie a eficiência dotrabalho.

Page 5: Módulo I – introdução a informática parte I

Computador é o nome dado a um dispositivoeletrônico que armazena, processa (processar =calcular) e recupera informações.

Importância: A informática se manifesta nodesenvolvimento de novas máquinas, novosmétodos de trabalho, para construção deaplicações automáticas e para a melhoria dosmétodos em aplicações existentes.

Origem da Palavra: O termo foi criado naFrança, em 1962, por Dreyfys, e provém dacontração das palavras INFORmação eAutoMÁTICA.

Page 6: Módulo I – introdução a informática parte I

Definições para computador:

O que computa; calculador, calculista.

Máquina destinada ao processamento dedados; dispositivo capaz de obedecer ainstruções que visam produzir certastransformações nos dados, com o objetivode alcançar um fim determinado.

Page 7: Módulo I – introdução a informática parte I

Há mais de 5.000 anos (ÁBACO): O ábaco é umantigo instrumento de cálculo, formado por umamoldura com bastões ou arames paralelos. Teveorigem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de5.500 anos.

Page 8: Módulo I – introdução a informática parte I

1622: Desenvolvimento dos bastões deNapier, um método criado para resolveroperações matemáticas simples, por JohnNapier.

Page 9: Módulo I – introdução a informática parte I

1642: Desenvolvimento da Pascaline, porBlaise Pascal, considerada a primeiracalculadora. Originalmente, Pascal pretendiaconstruir uma máquina que realizasse asquatro operações fundamentais, mas apenasconseguia fazer diretamente operações deadição e subtração.

Page 10: Módulo I – introdução a informática parte I

1670: Desenvolvimento da calculadora deLeibnitz. Essa calculadora era capaz derealizar as quatro operações e raiz quadrada.

1821: Criação do conceito da “MáquinaDiferencial” por Charles Babbage.

Page 11: Módulo I – introdução a informática parte I

1ª GERAÇÃO: VÁLVULAS O Mark I, parceria da IBM com a Marinha Norte-

Americana, era totalmente eletromecânico, comcerca de 17 metros e pesando 5toneladas, 750.000 peças e 80km de fios. Eratotalmente automático e para fins bélicos.

O ENIAC, criado pelos EUA, era usado paradecifrar códigos nazistas durante a 2ª Guerra. Erarápido para a época, mas era muito complicadopara mudar as instruções contidas nocomputador, graças a ser programado porválvulas e utilizar o sistema decimal.

Page 12: Módulo I – introdução a informática parte I

2ª GERAÇÃO: TRANSISTOR

Em 1952, surgiu um novo componente com inúmeras vantagens em relação às válvulas:

Menor aquecimento;

Maior poder de cálculo;

Confiabilidade;

Menor consumo de energia;

Não precisava de tempo para aquecer.

Page 13: Módulo I – introdução a informática parte I

3ª GERAÇÃO: CIRCUITOS INTEGRADOS

Transistores, resistores, diodos e outroscomponentes eletrônicos reunidos em um chipformavam os circuitos integrados. Graças a eles, ocusto de montagem de computadores foicaindo, até chegar ao ponto de empresas deMédio Porte e Centro de Pesquisa menorestivessem acesso a tecnologia.

Page 14: Módulo I – introdução a informática parte I

4ª GERAÇÃO: CIRCUITOS DE LARGA ESCALA

Mais avançados que os CI, esses circuitospossuíam até cem mil transistores nos seuscircuitos.

Page 15: Módulo I – introdução a informática parte I

5ª GERAÇÃO: ULTRA LARGE SCALE INTEGRATION

São os computadores modernos. Aumentaramdrasticamente a velocidade deprocessamento, iniciou-se o processo deminiaturização dos componentes e o conce ito demultitarefa (multijob).

O FUTURO: Segundo cientistas, os processadores desilício chegaram ao seu limite de processamento emcerca de 15 anos. Para isso, estão sendo pesquisados.

Page 16: Módulo I – introdução a informática parte I

Dado: É um fato isolado que completa a informação. Informação: Conjunto de dados com sentido

completo. Processamento de Dados: É o trabalho realizado

pelo computador a fim de obter um resultado prático. Sistemas Numéricos: É um conjunto de regras que

nos permite escrever e ler qualquernúmero, utilizando para isto símbolos básicos, osistema de numeração que utilizamos é o sistemadecimal, assim denominado por ser composto de 10elementos agrupados de 10 em 10 (ou base 10).

Page 17: Módulo I – introdução a informática parte I
Page 18: Módulo I – introdução a informática parte I

Toda informação inserida no computadorpassa pelo Microprocessador e é jogada namemória RAM para ser utilizada enquantoseu micro trabalha.

Essa informação é armazenada não em suaforma legível (por nós), mas é armazenada naforma de 0 (zero) e 1 (um). Essa linguagem échamada linguagem binária ou digital.

Page 19: Módulo I – introdução a informática parte I

Na verdade, se pudéssemos entrar nocomputador e ver seu funcionamento, nãohaveria letras A, nem B, nem C, nemnúmeros, dentro do computador existeapenas ELETRICIDADE, e esta pode assumirapenas dois estados: LIGADO e DESLIGADO(convencionou-se que 0 representa desligadoe 1 representa ligado).

Page 20: Módulo I – introdução a informática parte I