Top Banner
MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em um tempo” Os objetivos, planos e a base de recursos não são mais importantes do que o que a empresa fez ou está fazendo no momento.
18

MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

MINTZBERG

Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico

Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em um tempo”

Os objetivos, planos e a base de recursos não são mais importantes do que o que a empresa fez ou está fazendo no momento.

Page 2: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

MINTZBERG

Enfoque Standard: ênfase na análise Concepção estratégica a partir de

intenções estratégicas - Estratégia deliberada

Enfoque Mintzberg: ênfase na ação Uma série de atos convergentes que a

empresa realizou – Estratégia realizada Um conjunto de ações consistentes não

formalmente intencionadas antecipadamente - Estratégia emergente - aprendizado

Page 3: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

MINTZBERG

A empresa teria uma estratégia mesmo não dispondo de planos ou de alguém que se dedique a estabelecer objetivos formais

Um padrão significa que os atos da empresa são congruentes (propriedade, coerência, conveniência)

O conceito de Mintzberg apóia-se no contraste entre análise e ação e entre controle e aprendizado.

Page 4: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA

Plano: curso de ação com um propósito consciente modelo tradicional empresas burocráticas.

Padrão: de uma série de atos congruentes consistência em comportamento ao longo do tempo inclui a conduta resultante (de um plano) empresas inovadoras.

Page 5: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA

ComPlô (manobra): ser melhor que o competidor.

Posição: meio de situar uma empresa em determinado ambiente localização de determinado produto em determinados mercados enfoque analítico standard.

Page 6: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA

Perspectiva: interior à organização e à mente do estrategista modo de perceber o mundo e uma posição eleita maneira fundamental de uma organização fazer as coisas.

Estratégias puras produto raro continuum entre deliberada e emergente.

Page 7: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

10 ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO 3 Escolas de natureza prescritiva:

como deve ser e não como são formuladas as estratégias.

6 Escolas de natureza descritiva: estratégias são formuladas a partir de aspectos específicos do processo

1 Escola de natureza sintética: combinação em busca de integração.

Page 8: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

As 3 escolas de natureza prescritiva A ESCOLA DO DESIGN: Formulação de estratégia como um processo

de concepção A ESCOLA DO PLANEJAMENTO: Formulação de estratégia como um processo

formal A ESCOLA DO POSICIONAMENTO: Formulação de estratégia como um processo

analítico

Page 9: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

As 6 escolas de natureza descritiva A ESCOLA EMPREENDEDORA: Formulação de estratégia como um processo

visionário A ESCOLA COGNITIVA: Formulação de estratégia como um processo

mental A ESCOLA DE APRENDIZADO: Formulação de estratégia como um processo

emergente emerge em passos curtos e a organização “aprende”

Page 10: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

As 6 escolas de natureza descritiva A ESCOLA DO PODER: Formulação de estratégia como um processo

de negociação A ESCOLA CULTURAL: Formulação de estratégia como um processo

coletivo A ESCOLA AMBIENTAL: Formulação de estratégia como um processo

reativo

Page 11: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

A escola de natureza sintética

A ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO: Formulação de estratégia como

um processo de transformação Mudanças estratégicas.

Page 12: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

A evolução das escolas

Solidez e influência do posicionamento

Lado macro da escola do poder: alianças, estratégia coletiva, etc.

Configuração e aprendizado: obsessão por mudança estratégica.

Page 13: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

ÁREAS GERAIS DE CONCORDÂNCIA A RESPEITO DA NATUREZA DA ESTRATÉGIA

Page 14: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

ÁREAS DE CONCORDÂNCIA

“Não é possível separar organização e ambiente ... a organização usa a estratégia para lidar com as mudanças nos ambientes”.

A estratégia é complexa: “as mudanças trazem novas combinações de circunstâncias ... a essência da estratégia permanece não programada, não-rotineira, não-repetitiva ...”

A estratégia (as decisões estratégicas) afeta o bem-estar da organização.

Page 15: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

ÁREAS DE CONCORDÂNCIA

“O estudo da estratégia inclui tanto as ações decididas, ou o conceito de estratégia, e também os processos pelos quais as ações são decididas e implementadas”

“Os teóricos ... concordam que as estratégias pretendidas, emergentes e realizadas podem diferir entre si”.

Page 16: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

ÁREAS DE CONCORDÂNCIA

“...as empresas têm...estratégia corporativa (em que negócios devemos estar?) e estratégia de negócios (como iremos competir em cada negócio?)”

A estratégia envolve vários processos de pensamento: exercícios conceituais, analíticos, feitos pelos líderes das organizações...

Page 17: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

Cada vantagem estratégica tem uma desvantagem associada:A estratégia fixa a direção (mapeia o caminho) A estratégia focaliza o esforço (coordenação das atividades)

Sem visão lateral para desviar dos perigos Falta de visão periférica para novas possibilidades

Page 18: MINTZBERG  Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico  Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem.

Cada vantagem estratégica tem uma desvantagem associada:A estratégia define a organização (dá significado) A estratégia provê consistência (reduz ambigüidade e provê ordem)

Não perceber a rica complexidade do sistema A criatividade floresce na inconsistência