Top Banner
Análise do discurso da campanha publicitária “Contos de Melissa” Componentes: - Katia Cilene - Luanny Nazareth - Pedro Augusto - Raimunda Brandão
9

Melissa

Aug 20, 2015

Download

Education

Luciane Lira
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Melissa

Análise do discurso da campanha publicitária

“Contos de Melissa”

Componentes: - Katia Cilene - Luanny Nazareth - Pedro Augusto - Raimunda Brandão

Page 2: Melissa

o Objetivo Geral:

Demonstrar no texto “Contos de melissa” a construção de diferentes personalidades femininas , a partir das sandálias, induzindo o leitor a comportamentos sensuais.

Page 3: Melissa

Utilizando como suporte a revista Capricho, para promover as sandálias melissa, através da campanha publicitária: “ Contos de melissa”, a Grendene visando o público feminino (pré-adolescentes e adolescentes) - que por estar na fase de transição de menina para mulher, é comum sentir curiosidade por assuntos relacionados a sexo e o desejo de liberdade - explorando o erotismo e a sensualidade como forma de chamar atenção dessas leitoras para o produto. Explorou textos puramente visuais, produzido sob a ideologia da sexualidade da mulher moderna. Os produtores dessa campanha utilizaram-se da ambiguidade do termo contos, para fazer uma intertextualidade entre contos de fadas e contos eróticos, transformando as inocentes personagens de contos de fadas em maliciosas e sedutoras personagens de possíveis fantasias eróticas. Os apelos ao erotismo estão nítidos em cada texto através dos corpos sensuais das personagens e nos ambientes munidos de camas e bebidas sugerindo sexo e o uso de álcool. Portanto a propaganda acaba exercendo um função modelizante, pois modela o comportamento através de vinculação de valores a serem incorporados e posturas a serem adotadas, implicando na desvalorização ou discriminação da mulher por seu estilo de vida.

Page 4: Melissa

“Discurso é um efeito de sentido entre os interlocutores e a existência de informações imaginarias que designam a imagem que os interlocutores fazem de si do outro e do referente do discurso.”

Pêcheux, 1990.

Page 5: Melissa
Page 6: Melissa
Page 7: Melissa
Page 8: Melissa
Page 9: Melissa