Top Banner
Processo de Acabamento Virtual Professor: João Humberto Camelini Email/MSN: [email protected] Mapeamento de Materiais
58

Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Nov 08, 2018

Download

Documents

trandieu
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Processo de Acabamento VirtualProfessor: João Humberto CameliniEmail/MSN: [email protected]

Mapeamento de Materiais

Page 2: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

GrandGrand CanyonCanyonNationalNational ParkPark, , AZ, USAAZ, USA

GoogleGoogle EarthEarth

Page 3: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Sistemas de ProjeSistemas de Projeççãoão

Page 4: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Sistemas de ProjeSistemas de Projeççãoão

Page 5: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Sistemas de ProjeSistemas de Projeççãoão

Page 6: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Sistemas de ProjeSistemas de Projeççãoão

Page 7: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Em que consiste o Mapeamento?Em que consiste o Mapeamento?

Mapeamento Mapeamento éé a ta téécnica utilizada para recobrir, com cnica utilizada para recobrir, com um determinado material, a superfum determinado material, a superfíície de um objeto cie de um objeto modelado, ajustando posimodelado, ajustando posiçção, escala, rotaão, escala, rotaçção, modo de ão, modo de repetirepetiçção e forma geomão e forma geoméétrica para a obtentrica para a obtençção de um ão de um resultado realresultado realíístico.stico.

Page 8: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Tipos de Mapeamento ConvencionaisTipos de Mapeamento Convencionais

São aqueles que São aqueles que existem mesmo nos existem mesmo nos softwares que geram softwares que geram renderizarenderizaççõesões de pior de pior qualidade, como qualidade, como AutoCAD por exemplo. AutoCAD por exemplo. Aplicativos destinados Aplicativos destinados prioritariamente prioritariamente ààgerageraçção de imagens ão de imagens fotofoto--realrealíísticassticas em em geral possuem geral possuem mméétodos mais todos mais avanavanççados e eficientes.ados e eficientes.

Page 9: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

EscalaEscala

ÉÉ posspossíível vel alterar o tamanho alterar o tamanho imaginimagináário de rio de referência para referência para escala do material.escala do material.

Page 10: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

RotaRotaççãoão

Page 11: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

TilingTiling e Espelhamentoe Espelhamento

TileTile

MirrorMirror

Page 12: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Outras opOutras opçções comuns de mapeamentoões comuns de mapeamento

Editor UVW: Com Editor UVW: Com este recurso este recurso éé posspossíível vel visualizar e editar visualizar e editar vvéértices do mapeamento rtices do mapeamento de objetos 3D de objetos 3D planificados, alterando o planificados, alterando o posicionamento para a posicionamento para a obtenobtençção de um ão de um resultado mais real.resultado mais real.

Page 13: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Outras opOutras opçções comuns de mapeamentoões comuns de mapeamento

PELT = Pele, couroPELT = Pele, couro

PELT: PELT: ÉÉ um tipo de mapeamento comumente utilizado um tipo de mapeamento comumente utilizado em modelos orgânicos, que possibilita adequar o material em modelos orgânicos, que possibilita adequar o material a superfa superfíícies complexas atravcies complexas atravéés de um editor que planifica s de um editor que planifica as faces do objeto selecionado e as estica, resultando as faces do objeto selecionado e as estica, resultando numa menor distornuma menor distorçção nas dobras.ão nas dobras.

Page 14: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Mapeamento individual por IDMapeamento individual por ID

Page 15: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

TextureTexture WrapWrap

AplicaAplicaçção automão automáática e uniforme de uma textura sobre tica e uniforme de uma textura sobre um objeto selecionado. Gera aparência uniforme e facilita um objeto selecionado. Gera aparência uniforme e facilita o tratamento extremamente ro tratamento extremamente ráápido de objetos orgânicos, pido de objetos orgânicos, como o ilustrado a seguir:como o ilustrado a seguir:

Page 16: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Outras opOutras opçções comuns de mapeamentoões comuns de mapeamento

SPLINE: SPLINE: ÉÉ o mo méétodo todo mais adequado para mais adequado para mapear um material mapear um material sobre um objeto que sobre um objeto que tenha sido modelado tenha sido modelado como um perfil como um perfil extrudadoextrudado ao longo de ao longo de um eixo de referência, um eixo de referência, como uma tubulacomo uma tubulaçção, ão, por exemplo:por exemplo:

Page 17: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Sistemas de PartSistemas de Partíículasculas

Consistem em modelos matemConsistem em modelos matemááticos randômicos, ticos randômicos, que geram uma imensa quantidade de elementos que geram uma imensa quantidade de elementos grgrááficos de caracterficos de caracteríísticas semelhantes, que podem sticas semelhantes, que podem ser representados com variaser representados com variaçções individuais e ões individuais e aleataleatóórias de algumas de suas propriedades, como rias de algumas de suas propriedades, como por exemplo tamanho e rotapor exemplo tamanho e rotaçção, o que reduz o efeito ão, o que reduz o efeito de uniformidade no seu conjunto.de uniformidade no seu conjunto.

Este tipo de tEste tipo de téécnica cnica éé utilizada para evitar que seja utilizada para evitar que seja necessnecessáário modelar um nrio modelar um núúmero muito grande de mero muito grande de objetos, diminuindo sensivelmente o tempo de objetos, diminuindo sensivelmente o tempo de gerageraçção do modelo 3D e seu processamento.ão do modelo 3D e seu processamento.

Exemplos do uso deste tipo de recurso são pelos, Exemplos do uso deste tipo de recurso são pelos, grama e poeira. Em geral, cada software disponibiliza grama e poeira. Em geral, cada software disponibiliza shadersshaders diferentes para este tipo de aplicadiferentes para este tipo de aplicaçção.ão.

Page 18: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Sistemas de PartSistemas de Partíículasculas

O processamento do sistema de partO processamento do sistema de partíículas em geral culas em geral ocorre no momento da ocorre no momento da renderizarenderizaççãoão, usando normalmente , usando normalmente o modelo matemo modelo matemáático fractal. Veja como o tico fractal. Veja como o BlenderBlenderespecificamente trabalha com sistemas de partespecificamente trabalha com sistemas de partíículas em:culas em:http://blender.cwahi.net/Ferramentas_especiais_de_modelagem/Parthttp://blender.cwahi.net/Ferramentas_especiais_de_modelagem/Particles.htmlicles.html

Page 19: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Sistemas de PartSistemas de Partíículasculas

Sobre um sistema de partSobre um sistema de partíículas podem ser aplicadas as culas podem ser aplicadas as leis da fleis da fíísica para obtensica para obtençção de efeitos realão de efeitos realíísticos de sticos de animaanimaçção. Isto serão. Isto seráá apresentado com mais detalhes nas apresentado com mais detalhes nas prpróóximas aulas. ximas aulas.

Page 20: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

Exercício: Análise de Imagens

1. Quais recursos foram utilizados para a elaboração destas cenas?

Modelagem (o grau de datalhamento geométrico está adequado?);Texturas (existe similaridade com amostra real);Características dos materiais (brilho, reflexão, difusão, transparência etc);Mapeamento (adequação do material à superfície);Tipos de luzes (sun, distant, spot, point, sphere, AreaLight...);Métodos de iluminação geral (com ou sem GI);Câmeras (lentes, DOF, posicionamento);Anti-aliasing;Sistemas de Partículas;Shaders específicos;etc.

2. Quais foram as principais imperfeições foram detectadas e como a imagem poderia ser melhorada?

3. Qual a melhor e a pior imagem?

Page 21: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

01

Page 22: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

02

Page 23: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

03

Page 24: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

04

Page 25: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

05

Page 26: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

06

Page 27: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

07

Page 28: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

08

Page 29: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

09

Page 30: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

10

Page 31: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

11

Page 32: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

12

Page 33: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

13

Page 34: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

14

Page 35: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

15

Page 36: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

16

Page 37: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

17

Page 38: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

18

Page 39: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

19

Page 40: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

20

Page 41: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

21

Page 42: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

22

Page 43: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

23

Page 44: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

24

Page 45: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

25

Page 46: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

26

Page 47: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

27

Page 48: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

28

Page 49: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

29

Page 50: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

30

Page 51: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

31

Page 52: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

32

Page 53: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

33

Page 54: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

34

Page 55: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

35

Page 56: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

36

Page 57: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

37

Page 58: Mapeamento de Materiais - Consultor Técnico REVIT 3 - Processo de Acabamento Virtual.pdf · Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção. Sistemas de Projeção.

38