Top Banner
Este trabalho trata de normas constitucionais de eficácia limitada, especificamente do que pertine à demonstração da inaplicabilidade de seus preceitos, em virtude das omissões do Poder Público, o que consubstancia o fenômeno Denominado Síndrome da Inefetividade das Normas Constitucionais. Elaborado por Sidiney Breguêdo
19

Mandado de injunção

Jun 04, 2015

Download

Education

breguedo

Aula sobre mandado de injunção em uma apresentação simples sobre o remédio constitucional que mais tem recebido atençao do STF nos últimos tempos.
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Mandado de injunção

Este trabalho trata de normas constitucionaisde eficácia limitada, especificamente do que pertine à demonstração da inaplicabilidade de seus preceitos, em virtude das omissões doPoder Público, o que consubstancia o fenômeno Denominado Síndrome da Inefetividade das Normas Constitucionais.

Elaborado por Sidiney Breguêdo

Page 2: Mandado de injunção
Page 3: Mandado de injunção
Page 4: Mandado de injunção

As Normas de Eficácia Limitadas são aquelas que não produzem, com a simples entrada em vigor, os seus efeitos essenciais, porque o legislador constituinte, por qualquer motivo, não estabeleceu , sobre a matéria, uma normatividade para isso bastante, deixando essa tarefa ao legislador ordinário ou a outro órgão do Estado.

Page 5: Mandado de injunção

Pelo LegislativoOu por outro órgão

do Estado

Page 6: Mandado de injunção
Page 7: Mandado de injunção

DIREITO

LIBERDADE

PRERROGATIVA

Page 8: Mandado de injunção
Page 9: Mandado de injunção
Page 10: Mandado de injunção

Durante muito tempo o STF aplicou a posição NÃO CONCRETISTA, todavia atualmente a Corte Suprema mudou seu entendimento e tem aplicado a POSIÇÃO CONCRETISTA GERAL, como ocorreu no MI 670 e no MI 708 e também no MI 712, onde sanou de forma geral a omissão legislativa para efetivar o Direito de Greve por servidores públicos.

Page 11: Mandado de injunção
Page 12: Mandado de injunção

Mandado de Injunção

Serve para proteger direito líquido e certo que envolva direito, liberdade ou prerrogativa não efetivada pela mora do Poder Legislativo ou autoridade responsável (Presidente da República, por exemplo);

É defesa difusa em caso concreto; Tem efeito inter partes

(geralmente); Qualquer pessoa física ou jurídica

que tenha direito, liberdade ou prerrogativa impedida pela mora do Poder Público tem legitimidade ativa para propor;

A competência é de todo o Judiciário, de acordo com a Lei.

ADI por omissão

O controle da omissão é realizado em tese, sem a necessidade de estar configurada uma violação concreta a um direito individual;

É defesa concentrada em caso abstrato;

Tem sempre efeito erga omnis; A legitimação é restrita aos

entes enumerados no art. 103, incisos I a X, da Constituição Federal;

A competência é exclusiva do STF.

Page 13: Mandado de injunção
Page 14: Mandado de injunção

Outra observação importante diz respeito à competência do Ministério Público,pois o mesmo, segundo a Lei Complementar n.º 75 de 1993, art. 6.º, inciso VIII pode:

VIII – promover outras ações, nelas incluído o mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, quando difusos os interesses a serem protegidos.

Page 15: Mandado de injunção

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/1990, no art. 81 parágrafo único, interesse ou direito difuso são os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.Portanto, são espécie do gênero interesses metaindividuais - interesse coletivo lato sensu- e ocupam o topo da escala de indivisibilidade e falta de atributividade a determinado indivíduo ou grupo, sendo a mais ampla síntese dos interesses de uma coletividade, verdadeiro amálgama de interesses em torno de um bem da vida. (Rocha, 2001:32)

Page 17: Mandado de injunção

LIMINAR

SEGUNDO O STF EM REPETIDAS DECISÕES NÃO CABE LIMINAR EM MANDADO DE INJUNÇÃO, POR SER IMPRÓPRIA AO INSTITUTO, UMA VEZ QUE O REMÉDIO EM TELA SE DESTINA À VERIFICAÇÃO DA OCORRÊNCIA, OU NÃO, DE MORA DO PODER PÚBLICO OU DA AUTORIDADE DE QUE DEPENDA A ELABORAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA DO TEXTO CONSTITUCIONAL. (MI n.º 535-4/SP)

Page 18: Mandado de injunção

MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO

Embora não haja previsão expressa no texto constitucional, é mansa a orientação do STF a respeito do cabimento do mandado de injunção coletivo, admitindo-se a impetração pelas entidades sindicais ou de classe, com a finalidade de viabilizar, em favor dos membros ou associados dessas instituições, o exercício de direitos assegurados pela Constituição e que estejam inviabilizados pela ausência de regulamentação, nos mesmos termos previstos para o mandado de segurança coletivo. (MI n.º 20 – DF)

Page 19: Mandado de injunção