Top Banner
Palavra de Deus Na Vida do Povo Subsídio para Reflexão nas Comunidades Nº 2 - Ano XX II - 2013 I Diocese de São José dos Campos - SP
66

Livreto Páscoa 2013

Nov 07, 2014

Download

Documents

Bernadete .

Livreto Páscoa 2013 - Palavra de Deus na Vida do Povo
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Livreto Páscoa 2013

Palavra de DeusNa Vida do Povo

Subsídio para Reflexão nas Comunidades

Nº 2 - Ano XX II - 2013I

Diocese de São José dos Campos - SP

Page 2: Livreto Páscoa 2013

1

Apresentação .................................................................. 02

Encontro nas Casas

• 1º Encontro ................................................................. 03

• 2º Encontro ................................................................ 07

• 3º Encontro ................................................................ 10

• 4º Encontro ................................................................ 13

• 5º Encontro ................................................................ 18

• 6º Encontro ................................................................ 21

• 7º Encontro ................................................................ 24

• 8º Encontro ................................................................ 27

• 9º Encontro ................................................................ 30

• 10º Encontro .............................................................. 33

• 11º Encontro .............................................................. 36

• 12º Encontro .............................................................. 39

• 13º Encontro .............................................................. 42

• 14º Encontro .............................................................. 45

• 15º Encontro .............................................................. 50

• 16º Encontro .............................................................. 53

• 17º Encontro .............................................................. 57

• Músicas ....................................................................... 60

ÍNDICE

Page 3: Livreto Páscoa 2013

2

“Páscoa de Cristo: Páscoa da Gente, Festa do Povo”.

Olá, queridos amigos e amigas das Comunidades Eclesiais de Base!Jesus, como narram os Evangelhos, ressuscitou “no primeiro dia da semana”

(Mt 28, 1). Por esta razão os primeiros cristãos começaram a reunir-se a cada semana para celebrar a sua festa, não mais no sábado, como faziam os judeus, mas no dia seguinte (At 20, 6-12; 1Cor 16, 2) naquele que os romanos chamavam “Dia do Senhor”.

Meus irmãos e irmãs, os discípulos no início da igreja se reuniam para celebrar, para “festar”, se reuniam para a alegria. E isto era possível pela certeza de que Cristotinharessuscitado.OestarcomElenãotinhasidoemvão,realmentesuaPalavra tornar-se-á Caminho – Verdade – Vida para todos.

Ao nos reunirmos para nossas celebrações, quais são as certezas que nos tocam? Que nos traduzem vida e salvação? Realmente nos reunimos para festar, para celebrar, para viver plenamente a Alegria do Ressuscitado?

Coloquemo-nosnestetempo,diantedoSenhorRessuscitado,comamotivaçãodos discípulos de Emaús: “Fica conosco, já é tarde e já declina o dia” (Lc 24, 29). A experiência dos discípulos de Emaús torna-se para nós um parâmetro, para atualizar em nossas celebrações a Páscoa de Cristo como Páscoa da gente, como festa do povo.

Queremos,assimcomoestesdoisdiscípulos,ficarcomoSenhor.Porém,éprecisoreconhecê-lo,sejanosgestos,nasatitudes,naspalavras.Paraisso,devemosestarenvolvidos com ele, com seu projeto, com sua missão, assim o reconheceremos e otornaremoscadadiaressuscitadonomeiodenós,eatravésdenossasatitudes,celebraremos realmente a Páscoa de Cristo como Páscoa da Gente.

Fazer a experiência da Páscoa do Senhor é buscar a construção de uma comunidade, é construir uma família, é fazer com que todos se sintam acolhidos e incluídosnamesmacasaenamesmamissão,participandodamesmafesta,comospropósitosesentimentosdeCristo.

Na Páscoa de Cristo somos chamados a “festar” com Ele, a celebrar sua vitória sobre a morte e o poder do mal. Este tempo torna-se para todos um tempo favorável para o Seguimento e o Discipulado em Cristo Jesus. É um Tempo de Graça e de Alegria – “O Senhor Ressuscitou, Aleluia!” – vamos viver este Tempo comoumitinerárioparaunirFéeVida,eassim,comocoraçãoabertoatodos,queremos tocar no Coração de Deus, fazer parte dele, e se possível, ser extensão Deste Coração para o homem, para toda a humanidade, sedenta e vazia de afeto e de Deus.

Um abraço e minha bênção a todo o povo de Deus que faz parte das Comunidades Eclesiais de Base!

Pe. Fabiano Kleber Cavalcante do Amaral.Livreto nº 2- 2013 – Ano XXIII

APrEsENtAção

Page 4: Livreto Páscoa 2013

3

1° Encontro

“Comunidade: lugar de perdão e festa”

01 a 07 de Abril

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíbliaemdestaque,flores,colchadereta-lhos,umacruzcomumpedaçodefitabrancalembrandoqueJesusRessus-citou,velaacesa,e,sealguémtiver,colocarfotosdaprimeiracomunidadedequetenhaparticipado,fotosdacomunidade.

1. CHEGADA: Silêncio e oração pessoal.

2. ABErtUrA:―VerdadeiramenteressurgiuJesus,(bis)Cantemos aleluia! Resplandece a luz! (bis)―Venham,ónaçõesaoSenhorcantar!(bis)Ao Deus do universo venham festejar! (bis)―Seuamorpornós,firmeparasempre,(bis)Suafidelidadeduraeternamente.(bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Cristo é nossa Páscoa, a Deus louvação! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADEDirigente: Mesmo no mundo conturbado em que se vive hoje, onde se

perdeu um pouco os costumes, a cultura e crenças deixadas por nossos an-tepassados e entes queridos, todos guardamos na memória a nossa primei-ra comunidade. Lá onde demos os primeiros passos para nossa caminhada defé,ondefomosbatizadosetivemosacontinuaçãodanossacatequeseque começou em casa.

Leitor(a) 1: Guardo com muito carinho a lembrança da minha primeira comunidade.Filhadeimigrantesnordestinos,meuspaisjátinhamandadoquase a região Sul inteira, meu pai foi trabalhar no Vale do Ribeira na plan-tação de pinho e bananeiras. Lá fomos acolhidos em uma pequena comuni-dade que iniciava a construção de sua capela que hoje tem como padroeira SantaTerezinhadoMeninoJesus.Naépocaeutinha8anos,emaisirmãs

Page 5: Livreto Páscoa 2013

4

menores,edepoisnascerammais...Famíliagrandecommuitasdificulda-des, mas uma coisa nunca faltou: amor, fé e valores. Morávamos longe da capela mais ou menos 4 km, mas todo domingo era dia de festa. Mamãe queeracostureiraefaziaosnossosvestidos.Vestia-noscomosmelhoresvestidosedemanhãcolocávamosopénaestradaparairàIgrejaquetinhamissa uma vez no mês e celebrações da Palavra nos outros domingos. A primeira parada era na casa do vovô e da vovó para pedir bênção e almoçar comidadedomingo,depoisíamostodosjuntosàIgreja;aquiloparanóserasagrado. Foi assim com meus pais e meus avós que aprendi a amar a comu-nidade.Efoinacomunidadequeaprendiovalordaacolhida,dapartilha,do perdão e sempre que posso volto lá onde sou muito bem acolhida. Hoje moro aqui e pertenço a outra comunidade, mas não esqueço o meu amor primeiroetenhoaindasentimentodepertençaàquelacomunidade.

MariadeFátimaSilva–ParóquiaSãoVicentedePaulo–atualvice-coor-denadora diocesana das CEBs.

(Num momento de silêncio pense um pouco na comunidade onde você teveasuainiciaçãonavidacristã.Ereflitasehojesuacomunidadeélugarde perdão e festa).

4. HINo: Cidadão - Cantado ou rezado. 1- Távendoaqueleedifíciomoço?/Ajudeialevantar/Foiumtempodeaflição/Eramquatrocondução/Duasprair,duaspravoltar/Hojedepoisdelepronto/Olhopracimaeficotonto/Masmechegaumcidadão/Emedizdesconfiado,tutáaíadmirado/Outáquerendoroubar?/Meudomingotáperdido/Voupracasaentristecido/Dávontadedebeber/Epraaumentaromeutédio/Eunempossoolharproprédio/Queeuajudei a fazer.

2- Távendoaquelecolégiomoço?/Eutambémtrabalheilá/Láeuquasemearrebento/Pusamassa,fizcimento/Ajudeiarebocar/Minhafilhainocente/Vempramimtodacontente/Pai,voumematricular/Masmedizumcidadão/Criançadepénochão/Aquinãopodeestudar/Estadordoeumaisforte/Porquequeeudeixeionorte/Eumepusamedizer/Láasecacastigava,masopoucoqueeuplantava/Tinhadireitoacomer.

3-Távendoaquelaigreja,moço?/Ondeopadredizamém/Pusosinoeobadalo/Enchiminhamãodecalo/Láeutrabalheitambém/Lásimva-leuapena/Temquermesse,temnovena/Eopadremedeixaentrar/Foiláquecristomedisse/Rapaz,deixedetolice/Nãosedeixeamedrontar/Fuieuquemcriouaterra/Enchiorio,fizaserra/Nãodeixeinadafaltar/Hojeohomemcriouasas/Enamaioriadascasas/Eutambémnãopossoentrar.

Page 6: Livreto Páscoa 2013

5

5. sALMo 118(117). Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo: Canto de Aclamação ao Evangelho. Ler pausadamente: João 20, 19-31. (Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHoa- Nasuacomunidadevocêcostumaparticipardosmomentosdefestaecelebrações? É membro presente e atuante nos trabalhos e organizações da comunidade? b- Sente-se acolhido? E sabe acolher os que chegam a sua comunidade? Seráqueseameninadanarrativanãotivessesidobemacolhidaestahistória teria o mesmo valor para ela? c-Seráque,comoTomé,somosdesconfiados?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs: Dirigente:Quemchegaànossacomunidadeprecisasentir-seemcasa,vontade de voltar, por isso é nosso compromisso acolher bem todas as pessoas.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs). Dirigente: A comunidade reunida contempla a glória do Ressuscitado e o esplendor de seu amor. “Tocar suas mãos e seu lado” é estar com Ele e d’Ele receber o espírito de vida nova.todos: Ajuda-nos, senhor, a sermos sinais do teu amor.

● Enche-nos do teu amor, para que amemos nosso próximo de uma ma-neira nova, sincera e caridosa, peçamos.● Dirige e dá força, Senhor, à caminhada dos pobres que esperam a sua libertação. ● Que sejamos verdadeiros (as) discípulos(as) através do testemunho de verdadeira comunidade cristã.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Ó Deus, Criador do universo, pela ressurreição de Jesus mostraste por nós o teu amor materno. Faze-nos viver de uma maneira nova como testemunhas do teu reino. Por Cristo nosso senhor. Amém!

Page 7: Livreto Páscoa 2013

6

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: João 21, 1-14.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evangelho e o Salmo, lendo-os até o dia em que nos reuniremos.Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 04.04–Diacontraaprostituiçãoinfantil.● 07.04 – Dia Mundial da Saúde.● Se informar sobre eleição do Conselho Tutelar em sua cidade, divulgar e participar.

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: Deus, fonte da vida que ressuscitou Jesus, nos renove na ale-gria da sua luz, agora e para sempre. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, aleluia!todos: Para sempre seja louvado, aleluia!

CANto FINAL

Comunidade santa Branca - Formação Paroquial das CEBs

Page 8: Livreto Páscoa 2013

7

2° Encontro“A missão da comunidade

dá sentido à VIDA”

08 a 14 de Abril

PrEPArANDo o AMBIENtE: Bíblia em lugar de destaque, vela e flores.Numa folha de cartolina colocar imagem de Cristo Ressuscitado e, se possí-vel, colar fotos de pessoas da comunidade.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:―OSenhorressuscitou,realmente!(bis)Ele vive com a gente, aleluia, aleluia! (bis)―EsteéodiadoSenhor,aleluia!(bis)Entoemos o seu louvor, aleluia! (bis)―GlóriaaDeus,Senhordavida,aleluia!(bis)Por tão grande alegria, aleluia! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE: “Missão de todos”Leitor(a) 1: Nessa sociedade desigual quando o deus do lucro pretende can-celar a caminhada da história, nós devemos proclamar como nunca “a razão denossaesperança”,avitóriadefinitivadeJesus,nossaPáscoa!Nóssomoso povo da esperança, o povo da páscoa. O outro mundo possível, somos nós. AoutraIgrejapossívelsomosnós.Devemosfazerquestãodevivermostodoscutucando, agitando, comprometendo-nos como se cada um fosse uma célu-la maior espalhando Vida, provocando Vida. (Pedro Casaldáliga).todos: Celebramos a Páscoa de Jesus que hoje acontece também nas pes-soas, grupos e comunidades, que ajudam a criar laços de comunhão e solidariedade.

Leitor(a) 2:Énecessárioterconsciênciadequeamissãosefazapartirdeondeestamos.PeloBatismosomoschamadosàmissãonalutaemdefesadavida,apartirdenossafé. Transformarnossacomunidadeemespaçoprivilegiado da missão. Fazer a comunidade mergulhar na Palavra de Deus e celebrar a vida, sendo solidária com os dramas da sociedade.Todos: A missão dá sentido à Vida: “Onde há povo, há missão; onde há missão, há razão de ser feliz”.

Page 9: Livreto Páscoa 2013

8

Dirigente: Nossas Comunidades Eclesiais de Base, CEBs, são convidadas a se colocar em estado de missão permanente, reconhecendo valores, par-tilhandodons,comunicandovidaeesperança,gerandocomunhãonoplu-ralismo.todos: Missão é parar de dar voltas ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida. só pela entrega de nós mesmos se faz a missão!

4. HINo: Missão de todos nós - Cantado ou rezado.1- Eu sou como a chuva em terra secaPra saciar, fazer brotarEu vivo pra amar e pra servir.É missão de todos nósDeus chamaEu quero ouvir a tua voz.

2- Eu sou como estrela em noite escuraEu levo a luz. Sigo a JesusEu vivo pra amar e pra servir. É missão de todos nósDeus chamaEu quero ouvir a tua voz.

5. sALMo 30(29). Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Dirigente: Só a presença e a palavra do Ressuscitado tornam possíveis uma pescaabundanteeapartilhaalegre.CantodeAclamaçãoaoEvangelho.Ler pausadamente: João 21, 01-14.(Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O que mais chamou tua atenção neste evangelho? Por quê?b- PercebemosapresençaamorosadeJesusemnossas lutas,cansativostrabalhos e aparentes fracassos?c-Comotemsidonossamissão?Estamoscomprometidoscomamissãodesemear Vidas com o mesmo amor de Jesus?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs.Dirigente:NaIgrejadeCristo,cadaumdevecuidarbemdosirmãos.Apartirda realidade de cada grupo, pensar no compromisso que devemos assumir.

Page 10: Livreto Páscoa 2013

9

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs). Dirigente:AdoremosoCristo,Senhorressuscitado,econfiemosaelenos-sos pedidos e nosso louvor.todos: Escuta-nos, senhor da Glória!

●Envia,Senhor,àsIgrejasCristãsoteuEspíritoerenova-asnasuamissão,rezemos.●Protege tuas testemunhas em todos os lugares do mundo e defende as pessoas que arriscam suas vidas a serviço dos irmãos, rezemos.● Que nossos olhos se abram para percebermos tua presença amorosa em nossaslutasetrabalhos,nospermitindorepetircomnossavidaemissão,aconfissãodePedro:”Senhor,tusabesqueeuteamo”,rezemos.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Ó Deus, Criador do universo, pela ressurreição de Jesus mostraste por nós o teu amor materno. Faze-nos viver de uma maneira nova como testemunhas do teu reino. Por Cristo, nosso senhor. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...)● Evangelho do próximo encontro: João10, 27-30.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● Outros...

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: O Deus da paciência e Mãe da Consolação nos faça viver unido nomesmopensarenomesmosentir,agoraeaparasempre.Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, aleluia!todos: Para sempre seja louvado! Aleluia!

CANto FINAL

CEBs: Lugar privilegiado da experiência de Deus em comunidade

Page 11: Livreto Páscoa 2013

10

3° Encontro

“Minhas ovelhas ouvem a minha voz”

15 a 21 de Abril

PrEPArANDo o AMBIENtE: Colocar a Bíblia em lugar de destaque, colcha deretalhos,velaacesa,flores,fotosdereligiosos(as)eleigos(as)noservi-ço à comunidade.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:● Verdadeiramente ressurgiu Jesus, (bis)Cantemos aleluia! Resplandece a luz! (bis)● Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, (bis)Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)● Aleluia irmãs, aleluia, irmãos (bis)Cristo nossa Páscoa, a Deus louvação! (bis)● Ao cair da tarde, ele apareceu, (bis)A paz e muita alegria trouxe para os seus. (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE: “Jesus o Bom Pastor”.Dirigente: Cristo o Bom Pastor, tem como missão trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-lo. É dessa forma que encontra-rão a vida em plenitude.

Leitor(a) 1: Jesus é o único pastor e nós somos membros de seu rebanho. Masnãodevemossercomoovelhastontas,guiadaspeloslatidosdoscãespastores e pela voz e pedras de maus pastores, preocupadas apenas em remoer a erva do campo onde são levadas.

Leitor(a) 2:SomosreconhecidosemJesuscomofilhosecomunidadedehomens e mulheres livres, fraternalmente iguais com um só Pastor e um só Senhor:Jesus.ApartirdoencontropessoalcomCristotornamo-nospasto-res de nossos irmãos (somos sacerdotes, profetas e reis!). Somos respon-sáveis uns pelos outros e pela comunidade. Se fôssemos somente ovelhas, entãonãoteríamosessaresponsabilidade,massomosfilhos,batizadosepessoas adultas e responsáveis.

Page 12: Livreto Páscoa 2013

11

4. HINo: sou bom pastor - Cantado ou rezado.refrão: sou bom pastor, ovelhas guardareiNão tenho outro ofício nem tereiQuantas vidas eu tiver eu lhes darei.

1- Maus pastores, num dia de sombra não cuidaram e o rebanho se perdeu Vou sair pelo campo reunir o que é meu conduzir e salvar.

5. sALMo 99(100): Na Bíblia: rezado ou cantado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto de aclamação ao Evangelho. Ler pausadamente: João 10,27-30.(Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O que me chamou atenção neste evangelho? Por quê?b-Comodistinguimosa“voz”deJesus,onossoPastor?Edeoutrosapelos,depropostas enganadoras, de “cantos de sereia” que não conduzem à vida plena?c- Comente o que você entende ,conforme citado no olhando a realidade: “somos sacerdotes, profetas e reis!”.

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente: ApartirdareflexãodaPalavra,qualonossocompromisso?sugestão: Consagrar como sacerdote nosso dia a dia a Deus, oferecendo nossa vida familiar, nosso trabalho e nossa atuação na sociedade. Como Profeta colocar nossas palavras e nossa vida a serviço do anúncio de Jesus Cristo, denunciando tudo que contraria o projeto de amor de Deus. Como rei ou pastor ordenar e organizar o mundo para o bem de todos os homens e mulheres.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: Pai, nós Te damos graças pelo teu Filho Jesus, que se revelou como Luz das nações, e pelos teus Apóstolos, que comunicaram esta Luz, paraqueatuasalvaçãochegueatéosconfinsdaterra.NósTepedimosportodososnovosbatizadosepelosjovensqueredizempessoalmenteafédoseuBatismo.todos: ouve-nos, senhor!

● Senhor, nós te pedimos conhecer tua voz através de um confronto per-manente com a tua Palavra.

Page 13: Livreto Páscoa 2013

12

● Senhor,livra-nosdaspropostasenganadorasmantendo-nosfirmenaféenaparticipaçãodossacramentos.● Senhor, suscita em todo mundo as vocações religiosas, aumenta a per-severança dos nossos seminaristas e desperta o coração de nossos jovens para o ministério.● Senhor,sustentaafidelidadedenossosbispos,padres,diáconos,religio-sos e ministros.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: rezemos a oração vocacional (Papa Paulo VI).Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, conti-nuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias e pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova).● Evangelho de domingo que vem: João 13, 31-35.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho, o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o pró-ximo encontro e anotar no início do subsídio.● 19/05-XIIIRomariaEstadualdasCEBsSul1aAparecida.DiaNacionaldospovosIndígenas;GaldinodeJesusdosSantos,queimadovivo em 1997- Brasília – DF.

12. BÊNção /orAção FINAL:Dirigente:ODeusfiel,deeternaeinfinitabondadenosconcedaasuabên-ção. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

“O(a) animador(a) é motivado(a)?Ninguém e nada o(a) segura.”

Page 14: Livreto Páscoa 2013

13

4° Encontro

“Uma terra onde corre leite e mel”

22 a 28 de Abril

PrEPArANDo o AMBIENtE:Organizaroambienteutilizandopanoscolo-ridos, colocando no chão ou na mesa, um pouco de terra, um pouco de água, algumas frutas, legumes, pão; se possível mapa do Brasil. Bíblia em destaque e vela.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal. A família, onde acontece o encontro, acolhetodasaspessoasquevêmparticipareconvidaacantarem:-ÓLuzdoSenhorquevemsobreaterra/ Inundameuser,permaneceemnós.(Repetirpelomenoscincovezes;começandoemtomnormaleirabaixan-do o tom cada vez mais).

2. ABErtUrA:● Verdadeiramente ressurgiu Jesus! (bis)Cantemos aleluia! Resplandece a luz! (bis) ● Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito! (bis) Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis) ● Ao cair da tarde, ele apareceu, (bis) A paz e muita alegria trouxeram para os seus! (bis) ● Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos! (bis) Cristo é a nossa Páscoa, a Deus louvação! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE:Dirigente: Queridos irmãos e irmãs de fé, desejamos a vocês as boas vindas ao nosso encontro. Quando a gente se reúne, sente a força de Deus que nosanima.Ésinaldenossaconfiançaunsnosoutros.Sejambemacolhidoseconfortados.Otemadenossoencontrodehojeéumaesperançaantiga:“Uma terra onde corre leite e mel”. todos: Nosso sonho, nossa utopia é morarmos numa terra onde corre lei-te e mel. Movidos pelo Amor de Jesus, somos capazes de transformar o mundo em que vivemos.

Leitor(a) 1: Aprendemos nos livros de História do Brasil que em 22 de abril de 1500 aconteceu o “Descobrimento do Brasil”. Também costumamos di-

Page 15: Livreto Páscoa 2013

14

zer e ouvir que somos o povo brasileiro! Que vivemos no país do futebol e do carnaval. Pelo menos é assim que nos veem os outros povos, na maioria dasvezes.Contudo,quandosomosindagadosequestionadossobrenossaidentidadenacional,ouseja,quepovorealmentesomose,qualosentidodanossaformaçãoenquantonação,ficamosnamaior“crisedeidentida-de”.Ora,comodefinirquemrealmentesomosemmeioàdiversidadecul-tural?

Leitor(a) 2: “A sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, tor-nou-se ambiente propício ao anonimato das pessoas, perdidas dentro dos mecanismos das macro organizações, das burocracias e da consequente uniformização de comportamentos. O processo de globalização aproximou os povos, mas criou também grande padronização nos modos de ser, pon-do em risco as diferenças culturais ” Documento 92 da CNBB.

Leitor(a) 3:“Apesardessafortetendênciaàhomogeneidadecultural,arti-cula-se,lentaeintensamente,umareação,nosentidodecriarcomunida-des nas quais as pessoas se conheçam e sejam reconhecidas, podendo ser elas mesmas, dizer sua palavra, ser acolhidas e acolher, atendendo pelo nome próprio. Assim vão surgindo grupos e pequenas comunidades por toda parte” Documento 92 da CNBB.

Leitor(a) 4: “Os membros das CEBs são discípulos de Cristo e ajudam a for-maroutrascomunidades.Emmeioagrandesextensõesgeográficasepo-pulacionais, a comunidade eclesial de base requer que as relações sejam defraternidade,partilhadevida,debensedaprópriaexperiênciadefé.Eladeve provocar um encontro permanente com a Palavra de Deus e celebrar na liturgia, na alegria e na festa, a salvação que Jesus Cristo nos trouxe” Documento 92 da CNBB.

todos: Nosso sonho, nossa utopia é morarmos numa terra onde corre lei-te e mel. Movidos pelo Amor de Jesus, somos capazes de transformar o mundo em que vivemos.

4. HINo: ProVA DE AMor - Cantado ou rezado.Prova de amor maior não háQue doar a vida pelo irmão.1- Eis que eu vos dou o novo mandamento:Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado.2- Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito:

Page 16: Livreto Páscoa 2013

15

Amais-vos uns aos outros como eu vós tenho amado.3- Como o Pai sempre me ama assim eu também vos amei:Amai-vos uns aos outros como eu vós tenho amado.4- Permanecei em meu amor e segui meu mandamento:Amai-vos uns aos outros como eu vós tenho amado.5-E,chegandoaminhapáscoa,vosameiatéofim:Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado.6- Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos:Amai-vos uns aos outros como eu vós tenho amado.

5. sALMo 145(144) - Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo: Canto de Aclamação ao Evangelho. Ler pausadamente: João 13, 31-35.(Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:Dirigente: Jesus nos deu o Mandamento do Amor! Esse é o testamento de Jesus, sua herança aos que pretendem segui-lo. Ele, depois de ter mostra-dooprojetodeDeus,estávoltandoaoPai.Mascontinuarávisívelepresen-te naqueles que amam do jeito que ele amou: um amor capaz de dar a vida por todos. Jesus nos pede que amemos as pessoas tendo como ponto de referênciasuapráticadeamor:amouatéasúltimasconsequências.a-Repetiroversículoquemaislhetocouocoraçãob-QuaissãoossinaisqueencontramosnanossavidaedaIgrejaquecon-firmamestarmosnocaminhodeJesus?c-TemosacolhidoasmensagensqueDeusnosenvia?Quetipodemensa-genstemostransmitidoàsociedade?d-QuaissãoosmaioresdesafiosdasCEBs,comoIgrejapovodeDeus,paraa transformar a sociedade de injusta e violenta em Civilização do Amor?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente:Vivemosnumasociedadecheiadedesafios:aspessoaspoucose conhecem e pouco se relacionam; que estão se tornando individualistas e consumistas; onde existem pessoas perdidas e isoladas buscando seguir semprequalquertipodemodaqueaparece.A solução jáestápresentenas CEBs - Comunidades Eclesiais de Base - onde as pessoas são acolhi-das, chamadas pelo nome, vivem relações fraternas e solidárias, tem voz e vez;ondepartilhamosnossasalegriasetristezas,ondecelebramosavida

Page 17: Livreto Páscoa 2013

16

e somos solidarias nas dores, onde cada um que não se faça presente nos encontros é procurado, porque cada um é muito importante.sugestão: Fazer um levantamento na rua, setor ou comunidade e estar cha-mandonovaspessoasavivenciaremesteantigonovomododeserIgreja.

9.o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente:Disse Jesus: ”Se vocêstiveremamorunspara comosoutros,todos reconhecerão que vocês são meus discípulos”. A construção do bem viver,bemconviveréumgrandedesafio. Jesussoubeassumirascausaspopulares. A essa missão damos o nome de CRUZ. Olhemos para tudo que colocamos em nosso ambiente, água, terra, etc. Rezemos: todos: Como o Pai sempre me ama assim eu também vos amei: Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado.

●CreremDeussignificacolocar-seaserviçodeseuProjeto,assimcomofezMoisés,(Ex3,1-15).AfénãoficaapenascomoexperiênciapessoaldoencontrocomDeus.Elatraduzconcretamentenavida–práticadajustiça,dasolidariedade,dadenúncia.Éadimensãopolíticadafé.Rezemos:●“Nãoadiantadizer“Senhor,Senhor(...)senãoseviveajustiça”,(Mt7,21).Aféincluinecessariamenteapolítica.Querdizer,umcristãopelofatodesercristão,deveseempenharnajustiçaenobemviver.Rezemos:● Que sejamos capazes de sair de nossa zona de conforto e sejamos ca-pazesdeparticipardaconstruçãodemundomelhor,ondetodosjovensecrianças tenham acesso a uma boa educação, rezemos:

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Ó Deus de bondade, escuta o clamor do teu povo. Faze que, no meio dos conflitos e das aflições deste mundo, nos consagremos mais profundamente ao trabalho pela paz e pela justiça. Por Cristo, nosso Se-nhor. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: João 14, 23-29.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo, lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o pró-ximo encontro e anotar no início do subsídio.25.04 – Marcos, Evangelista.26.04.1500 – Celebração da Primeira Missa no Brasil.28.04 – Dia Mundial da Educação.

Page 18: Livreto Páscoa 2013

17

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: Coloquemos nossa mão direita sobre o ombro de quem está ao nosso lado. Repitamos a uma só voz.– Deus nos abençoe e nos guarde!– Deus faça resplandecer o seu rosto sobre nós e nos seja favorável!– Deus nos mostre a sua face e nos conceda a paz!– Deus nos abençoe agora e sempre. Amém!

CANto FINAL

Romaria dos Martires da Caminhada - São Felix do Araguaia

Page 19: Livreto Páscoa 2013

18

5° Encontro“Se alguém me ama

guardará minha Palavra”

29 de Abril a 05 de Maio

PrEPArANDo o AMBIENtE: Bíblia, vela, colcha de retalhos, recorte de jor-naisourevistasretratandoafiguradotrabalhador.

1. CHEGADA: Silêncio e oração pessoal.

2. ABErtUrA:―OSenhorressuscitou,realmente!(bis)Ele vive com a gente, aleluia, aleluia! (bis)―ÓSenhor,ficaconosco,aleluia!(bis)Pois é tarde a noite vem! (bis)―OSenhorressuscitou,aleluia!(bis)Pois, é tarde e a noite vem! (bis)―OSenhorressuscitou,aleluia!(bis)Ele vive com a gente, aleluia, aleluia! (bis)―GlóriaaDeus,Senhordavida,aleluia.Portãograndealegria,aleluia!

3. oLHANDo A rEALIDADE: O trabalho edifica o homemDirigente: “O trabalho é um bem do ser humano, é um bem da sua humani-dade, porque, mediante o trabalho, o ser humano não somente transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também rea-lizaasimesmocomoserhumanoeaté,numcertosentido,“setornamaishumano”.(BentoXVI).

Leitor(a) 1: Otrabalhoconscientedignificaohomem.Emtodasasprofis-sõeslegítimashálucroevantagemparaotrabalhador.Desdeomaissim-plesoperárioaomaiorexecutivo,todotrabalhadoréútil.

Leitor(a) 2: O Dia do Trabalhador é comemorado no Brasil desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Leitor(a) 3:OPapaBentoXVIafirmouqueembora,otrabalhosejaumbemindispensável para o homem e a mulher, eles valem mais do que o seu

Page 20: Livreto Páscoa 2013

19

trabalho, são feitos para a comunhão e para o relacionamento humano. É indispensável que o ser humano não se deixe escravizar pelo trabalho, que nãooidolatrepretendendoacharneleosentidoúltimoedefinitivodavida.

Leitor(a) 4:Éatravésdamãodeobracontinuadaqueafamíliarecebeoalimento necessário. O pão é certo para quem dá os passos certos. Existe bênção para o trabalhador.

4. HINo: Liberdade - Cantado ou rezado.1- Liberdade vem e cantaE saúda este novo sol que vem.Canta com alegria o escondido amorQue no peito tem. Mira o céu azulEspaço aberto pra te acolher. (bis)

2- Liberdade vem e pousaNesta dura América triste e vendida.Cantacomosseusfilhosmortoseapazferida!Mira esse lugar, Desejo aberto pra te acolher. (bis)

5. sALMo 67 (66). Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo: Canto de Aclamação ao Evangelho. Ler pausadamente: João 14, 23-29.(Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:Dirigente: Amar-nos mutuamente com o mesmo amor com o qual Jesus nos amou é o único modo pelo qual todos podem reconhecer que nós so-mos os seus seguidores.a- O que mais chamou atenção no Evangelho?b- Tenho guardado a Palavra do Senhor? Vivo sua proposta de vida?c- Diante da realidade do mundo do trabalho o que podemos dizer, todo trabalho é digno?d- Por que o trabalho é tão importante para o ser humano?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs: Dirigente:Apartirdareflexão,qualonossocompromissoparaasemana?sugestão: Conversar com as pessoas desempregadas e se possível ajudá--las a encontrar um trabalho.

Page 21: Livreto Páscoa 2013

20

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: Jesus ajude-nos a amar mutuamente com o mesmo amor com o qual nos amou.todos: Inclina, senhor, teu ouvido, escuta nosso pedido!

● Jesus “atrai tudo a si” com a força do seu amor, que a seu exemplo tam-bém possamos viver esse amor.● Bem- aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.● Jesus, concede a todos os trabalhadores um coração justo e generoso, paraqueodomdapartilhaaconteçaeastuasbênçãossejamabundantes.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção:Retirantes a caminho, todos nós pobres e réus, buscamos no teu caminho a causa e a Paz de Deus, a mesa do Pão e do Vinho, nascidos do ventre teu, a terra certa na terra e a nova terra dos céus. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 24,46-53.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo, lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 1º. 05 - Aniversário de nossa diocese.● 19.05–XIIIRomariaEstadualdasCEBsaAparecida–Passagenscomacoordenação paroquial das CEBs.

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: Pela força da terra, mãe da vida, o Deus do universo abençoe a nós e a todas as criaturas, com a sua paz agora e sempre. Amém!

CANto FINAL

Solidariedade: palavra que significa“Sentir no estômago”. Sinto o que o outro passa.

E, com isso, vivo o “Dar-se ao outro”não apenas o “ Dar ao outro”.

Page 22: Livreto Páscoa 2013

21

6° EncontroSolenidade da Ascensão do Senhor:“Vós sereis minhas testemunhas”

06 a 12 de Maio

PrEPArANDo o AMBIENtE:ABíblia,colchaderetalhos,vela,flores,figuraque represente a Ascensão do Senhor, fotos de mães, principalmente de mães da comunidade que já foram para a eternidade.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Venham,ónações,aoSenhorcantar!(bis)O Deus do universo venham festejar! (bis)―Seuamorpornós,firmeparasempre,(bis)Suafidelidadeduraeternamente.(bis)―GlóriaaoPai,aoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Glória a Jesus Cristo, nossa Salvação! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE: “Mães, colaboradoras de Deus”.Dirigente: Em maio, nossas atenções voltam-se naturalmente para a cele-bração do Dia das Mães. A data e suas comemorações são excelente opor-tunidadeparafecundasreflexõesemtornodavocaçãodenossasmães.

Leitor(a) 1: O Documento de Aparecida (456) destaca a singular missão das mães na família e na sociedade: “ É urgente valorizar a maternidade como missãoexcelentedasmulheres.” Issonãoseopõeaseudesenvolvimen-toprofissionaleaoexercíciodetodasassuasdimensões,oquepermiteseremfiéisaoplanooriginaldeDeusquedáaocasalhumano,deformaconjunta, a missão de melhorar a terra.

Leitor(a) 2: A vocação materna se cumpre através de muitas formas de amor, compreensão e s “Espírito Santo, dai-nos sabedoria para viver a uni-dade” “Espírito Santo, dai-nos sabedoria para viver a unidade” erviço aos demais.Adimensãomaternaltambémseconcretiza,porexemplo,naado-ção de crianças, oferecendo-lhes proteção e lar.

Page 23: Livreto Páscoa 2013

22

Leitor(a) 3: A maternidade vai muito além do fenômeno biológico, enfa-tizouoDocumentodeAparecida.Éasuadimensãoespiritualquelhedáa grandeza plena; através dela, a mãe se torna especial colaboradora de Deus, tanto na sua obra de criação quanto na salvação.

Leitor(a) 4:AIgrejateminsistidosemprenaresponsabilidadematernadaeducaçãoreligiosadosfilhos.Asmãessãoasprimeirascatequistasdeseusfilhos.Àmãecabeeducareformaraconsciênciadosfilhos,passarosprin-cípioséticoseosvaloresquecontam,afimdequepossamenfrentarosdesafiosque a vida vai lhes oferecer.Na “escola damãe”osmeios quemais têm proporcionado resultados, são os exemplos de vida e a oração. Os primeiros ensinamentos da fé cristã são aprendidos “nos joelhos da mãe”. Parabéns a todas as nossas queridas mamães!

4. HINo: Vem, Maria, vem: Cantado ou rezado.Vem, Maria, vem, vem nos ajudar, Neste caminhar tão difícil rumo ao Pai (bis)- Vem, querida mãe, nos ensinar. A serem testemunhas do amor.Que fez do teu corpo sua morada. Que se abriu pra receber o Salvador.- Nós queremos, ó mãe, responder. Ao amor de Cristo SalvadorCheiosdeternuracolocamos.Confiantesemtuasmãosestaoração.

5. sALMo 46 (47) - Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo: Canto de Aclamação ao Evangelho.Ler pausadamente: Lucas 24,46-53.(Breve silêncio para que a palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- A que promessa Jesus de refere no versículo 49?b- Qual versículo relata a Ascensão do Senhor Jesus?c- Qual versículo lhe chamou mais atenção?d- Onde os apóstolos deveriam iniciar a missão?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente:“HomensdaGalileia,porqueficaisaquiparados,olhandoparao céu?”(At 1,11) .Este alerta vindo do próprio Deus, quer mostrar que não devemos contemplar um Deus que está no céus, longe... Mas sim um Deus presentequemuitosaindanãoconhecem,assimsendo:“Idepelomundoe anunciai o Evangelho...” (Mc 16,15).sugestão:PartilharaPalavraemcasa,nasuarua,ounacomunidade.

Page 24: Livreto Páscoa 2013

23

9. o EVANGELHo sE FAZ orAçAÕ: (PrECEs).Dirigente: Ascensão é um movimento de ação transformadora do mundo apartirdenossaféemJesusressuscitadoenaaçãolibertadoradaigreja.ViveraAscensãosignificanãoficarolhandoparaoalto,esperandoJesuspartir,mascolocar-seacaminhodoanúnciodoreinonaevangelização.todos: senhor, dá-nos a graça de sermos verdadeiros discípulos, missio-nários.

● Deus de amor, envia-nos o Espírito Santo, para que Ele aja em nós e assim sejamos instrumentos na obra da Evangelização, rezemos.● Deus de amor, pedimos-te a graça de sermos verdadeiras testemunhas da missão de Jesus Cristo, fazendo da sua, a nossa missão, uma vez que na Eucaristiacomungamosdasuavidaemmistério,rezemos;● Deus de amor, que a exemplo dos Apóstolos possamos assumir a missão de anunciar o Evangelho, em nossa casa, na nossa rua, em nossa comuni-dade, rezemos.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Ó Deus, com a fecundidade do teu Espírito animaste a vida e a missão dos primeiros discípulos e discípulas de Jesus. Ilumina com o mesmo Espírito os nossos corações, e acende neles o fogo do Teu amor, para que sejamos testemunhas da tua ressurreição. Pedimos isso em nome de Jesus, nosso senhor. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova . . . ).● Evangelho do próximo encontro: João 20, 19-13.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 19.05–XIIIRomariaEstadualdasCEBsaAparecida–Passagenscomacoordenação paroquial das CEBs.

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: Que o Deus da Trindade renove em nós o desejo de servir agora e sempre. Amém!Dirigente: Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Page 25: Livreto Páscoa 2013

24

7° Encontro“Espírito Santo, dai-nos sabedoria

para viver a unidade”

13 a 19 de Maio

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia,vela,floresefotosquenosmostresi-nais de unidade.

1. CHEGADA: Acolher a todos e em seguida silêncio e oração pessoal.Dirigente: Estamos aqui reunidos, assim como estavam em Jerusalém, todos aqueles que deram início à Igreja que chegou até nós, fruto daunidade,que impelidos pelo Espírito Santo, se colocaram a serviço do Reino paraconstruiroprojetodeJesus,tambémnóscontinuamosnestamesmacaminhada.

2. ABErtUrA:―VerdadeiramenteressurgiuJesus,(bis)Cantemos aleluia! Resplandece a luz! (bis)―Venham,ónaçõesaoSenhorcantar!(bis)Ao Deus do universo venham festejar! (bis)―Seuamorpornós,firmeparasempre,(bis)Suafidelidadeduraeternamente.(bis)―Venhamecantemoscommuitaalegria,(bis)Espírito Divino brilhou neste dia! (bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Gloria à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Suba do mundo inteiro a Deus louvação! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE: “O que Deus Exige de nós? (Mq 6,6-8). Leitor(a) 1: A Semana de Oração pela unidade dos cristãos este ano nos chama atenção para realidade que se apresenta como uma grande injus-tiçaemrelaçãoaosDalits(párias)naÍndia.Omaterialparareflexãoteveacontribuição do Movimento de Estudantes, consultoria da Federação das UniversidadesCatólicasedoConselhoNacionaldasIgrejasdaÍndia.

Leitor(a) 2: O que vem a ser os “Dalits” (párias) no contexto indiano? São comunidades consideradas “sem castas”. Estas pessoas são as mais afeta-

Page 26: Livreto Páscoa 2013

25

daspelosistemadecastas,queéumaformarígidadeestratificaçãosocial(permanecer não mudar) baseada em noções de pureza e impureza, rituais.

Leitor(a) 3:Poressesistema,ascastassãoclassificadascomo“maisaltasou mais baixas ”Os Dalits são considerados os mais impuros e causadores de impurezas, sendo por isso excluídos do sistema de castas e chegaram mesmo a ser chamados de intocáveis. Por causa deste sistema os Dalits são socialmentemarginalizados,politicamentemalrepresentadoseeconomi-camente explorados e culturalmente subjugados.

Leitor(a) 4: O que Deus requer de nós hoje é que andemos no caminho da justiça,dacompaixãoedahumildade.Essecaminhododiscipuladoenvol-ve trilhar o caminho do Reino de Deus e não as estradas dos impérios de hoje.“Andarporessecaminhoderetidãoincluiasdificuldadesdaluta,oisolamentoqueacompanhaprotestoseoriscoassociadoaoatoderesistiraos poderes dominadores”. (Efésios 6,12).

4. HINo - Cantado ou rezado.Que seja um, é o que Eu quero maisQue seja um, é o que Eu quero mais. O Meu Amor é o que os torna capazesSem medo algum, se amem mais. Sem medo algum, se amem mais.O Meu Espírito é quem age e faz.

5. sALMo 104(103) - Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto de Aclamação ao Evangelho.Ler pausadamente na Bíblia: João 20,19-23.

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O que nos chama atenção neste Evangelho?b- Como estamos reagindo à Ação do Espírito Santo, para que ele possa agir em nossa comunidade?c- Comentar o item 3 do Olhando a Realidade.

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente: Que o Espírito de Deus nos inspire em nossa caminhada para a plena unidade visível entre nós e com todas as pessoas e movimentos que estão engajados em lutas pela vida.

Page 27: Livreto Páscoa 2013

26

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: Senhor, ensina-nosa celebrarnossasdiferentes identidadesetradições, de modo a forjar laços de amizade e companheirismo que nos levem a uma maior unidade. todos: senhor, faze-nos mensageiros de tua paz.

● Senhor, que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos seja alento paratodosaquelesquetêmdificuldadedeaproximaçãocomtodososir-mãos. Rezemos:● Senhor, que o Espírito Santo nos ensine a nos comunicarmos melhor, para estabelecermos novas formas de diálogo. Rezemos:

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria

10. orAção:Fica conosco, Deus uno e trino, que nos alimentas, para lembrar-nos do projeto que tens para cada um de nós e nossas igrejas. Amém.

11. AVIsos E CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: João 16, 12-15(SolenidadedaSantíssimaTrindade).TrazeraBíblianopróximoencontro.Prepare-se, marcando o texto do Evangelho e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 19.05–XIIIRomariaEstadualdasCEBsaAparecida–Passagenscomacoordenação paroquial das CEBs.● 22.05 – Santa Rita de Cássia.

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: Caminha diante de nós, Deus uno e trino, que nos fortalece e guia-nos no caminho para a unidade. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Page 28: Livreto Páscoa 2013

27

8° Encontro“Santíssima Trindade,

modelo de comunidade”

20 a 26 de Maio

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia,flores,velaacesa,umacruzecolchaderetalhos,fotodacomunida-de reunida.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Venham,ónações,aoSenhorcantar(bis)Ao Deus do universo, venham festejar. (bis)―Seuamorpornós,firmeparasempre.(bis)Suafidelidadeduraeternamente.(bis)―GlóriaaoPai,aoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Glória à Trindade Santa, Glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluiairmãs,aleluiairmãos(bis)Glória a Jesus Cristo, nossa Salvação! (bis)―Vem,óSantoEspírito,vemiluminar(bis)Este nosso encontro vem abençoar. (bis)

3.oLHANDo A rEALIDADE: “Santíssima Trindade, fonte de comunhão”.Dirigente: O domingo que segue ao Pentecostes celebramos a Solenidade daSantíssimaTrindade;graçasaoEspíritoSantoqueajudaacompreenderas palavras de Jesus e orienta para a verdade completa (Jo14, 26).

Leitor(a) 1: O mistério de um Deus Uno na comunhão de três pessoas é essencialmente diálogo, comunicação de amor. Nosso Deus não é solidão. É um Deus que ama e é amado. Ele é comunhão, unidade e diversidade.

Leitor(a) 2: Deus, modelo de comunhão na Trindade, não anula as pessoas, masasplenificanoamor.Assim,ser imagemesemelhançadocriadorétambém trazer no coração um enorme anseio de ser comunidade.

Leitor(a) 3: Quantomais cultivarmos a fraternidade e vivermos na paz,mais próximos estaremos da comunhão que há entre o Pai, o Filho e o Es-

Page 29: Livreto Páscoa 2013

28

píritoSanto.Acomunhãodosbatizadosedascomunidadescristãsdopovode Deus se sustenta na comunhão com a Trindade (Documento de Apare-cida- 155).

Leitor(a) 4: Avidacristã,quenascedafontebatismal,éTrinitária:“EutebatizoemnomedoPai,doFilhoedoEspírito”.Nocredo,acomunidadeprofessa sua fé em Deus Pai criador, em Jesus Filho de Deus nascido de Maria,nossoredentor,enoEspíritoSanto,osantificador.Nessemistériosomos convidados a viver na diversidade, uma comunhão de iguais, pois o Deus-Trindade, é a fonte do amor e da vida.

4. HINo – Cantado ou rezado.Glória a Deus Trindade, que primeiro nos amouDeus comunidade, que em Jesus se revelou. Viver e conviver, em comunhãoGlória, glória aleluia, eis a nossa vocação (bis).Glória ao Filho amado, que do Pai vem anunciaGrande “Boa nova”, para os homens libertar.Glória ao Santo Espírito, que o mundo renovouVem e ensina a todos, o que o Filho nos falou.

5. salmo 8 – Na Bíblia: rezado ou cantado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto de aclamação ao Evangelho.Ler pausadamente: João 16, 12-15.(Breve silêncio para que a palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O que mais chamou sua atenção no evangelho? Por quê?b-OqueentendemosdomistériodaSantíssimaTrindade?c- Quando a comunidade é fonte de comunhão?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente: ApartirdanossareflexãodaPalavra,qualnossocompromisso.sugestão: Ficar atento as necessidades da comunidade, alguém pode estar precisando de ajuda.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: Louvemos ao Pai que ressuscitou o Senhor Jesus e derrama so-brenósoseuEspíritodevida.Confiemos-lheosnossospedidos.todos: Ó senhor, manda sobre nós teu Espírito de amor!

Page 30: Livreto Páscoa 2013

29

●EnviasobreasIgrejasoteuEspíritodecomunhão.● Envia sobre os que vivem marginalizados e sem esperança o teu Espírito de vida.● Envia sobre tua família aqui reunida o teu Espírito de verdade.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Ó Deus, envias ao mundo tua palavra e teu santo Espírito, e as-sim não cansas de partilhar conosco tua vida. Que a nossa vida de comunida-de testemunhe nossa comunhão contigo. A ti a Glória para sempre. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs: (Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 7, 1-10.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos.Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 30/05–DiadeCorpusChristi.● Outros.

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: O Deus da vida que se revela na pessoa de Jesus nos encha do seu Espírito e nos renove na alegria do seu amor materno, agora e para sempre. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Tapete Ecológico - Corpus Crhisti

Page 31: Livreto Páscoa 2013

30

9° Encontro

“A fé não tem fronteiras”

27 de Maio a 02 de Junho

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia,flores,velaacesa,terço,objetodede-voção,colchaderetalhos,pãoparaserpartilhadonofinal.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Venham,ónaçõesaoSenhorcantar!(bis)Ao Deus do universo venham festejar! (bis)―Seuamorpornós,firmeparasempre,(bis)Suafidelidadeduraeternamente.(bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Povo de sacerdotes, a Deus louvação! (bis)―Aopartiropãoeleapareceu,(bis)Fica, Senhor, conosco, já escureceu! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE: “Solenidade de Corpus Christi”.Dirigente: É uma festa que ainda faz ecoar o tempo pascal, quase como se fosseumaextensãodaQuinta-feiraSantadepoisdodomingodaSantís-simaTrindade.ApalavraCorpusChristisignificaoCorpodeCristo.Nestadatacelebra-seapresençarealdoCristonaEucaristia,doJesusressuscita-do no nosso meio.

Leitor(a) 1: A tradição da celebração e procissão foi trazida da Europa para o Brasil pelos portugueses. Em nosso país, a tradição de enfeitar as ruas comostapetesfeitoscommotivosreligiosossedeuemOuroPreto,MinasGerais.

Leitor(a) 2: O que queremos expressar nestas manifestações de Corpus Christié tudoaquiloqueéprofundamentehumano, a cultura, a arte, ahistória, a tradição do povo, uma homenagem que colocamos diante de Cristo.

Page 32: Livreto Páscoa 2013

31

Leitor(a) 3: Corpo e Sangue do Senhor feito pão e vinho; sinal sempre presente da comunhão viva e total do Cristo com a humanidade, desde a encarnação até hoje e sempre. Sacramento do Senhor que não exclui nin-guém, mas que se entrega para comungar com todos e, assim, com todos formar um só corpo.

Leitor(a) 4: AEucaristiaétambémaçãodegraçaseomaiorlouvordoPai,porquenelatodosnoscomprometemosàsolidariedade,àpartilha,àco-munhão, fazendo memória do que Jesus realizou em toda sua vida.

4. HINo: Pão em todas as mesas – Cantado ou rezado.1- A mesa tão grande e vazia de amor e de paz- de pazOnde há o luxo de alguns, alegria não há- jamaisAmesadaEucaristianosquerensinar-a,QueaordemdeDeusnossoPaiéopãopartilhar.Pão em todas as mesas da Páscoa a nova certezaA festa haverá e o povo a cantar, Aleluia!

2- Irmãos,companheirosnaluta,vamosdarasmãos-asmãosNa grande corrente do amor na feliz comunhão - de irmãosUnindo a peleja e a certeza vamos construir- aquiNa terra o projeto de Deus: todo povo a sorrir.

5. sALMo 116 (117) – Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto para aclamar o Evangelho.Ler pausadamente: Lucas 7, 1-10.(Breve silêncio para que a palavra de Deus nos toque o coração e a mente)

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O que mais chamou a sua atenção neste evangelho? Por quê?b- Qual foi o comentário de Jesus a respeito do centurião? Será que Ele diria o mesmo para nós?c- QualaimportânciadecelebrarafestadeCorpusChristi?Eparaasocie-dade?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente:ApartirdenossareflexãodaPalavra,qualnossocompromisso?- Visitar alguém da comunidade que está doente ou está passando por di-

Page 33: Livreto Páscoa 2013

32

ficuldades.-ParticipardafestividadedeCorpusChristi.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente:ConfiantesnabondadedeDeusquesemprenosajuda,façamosnossas preces, colocando nossas necessidades e as da comunidade.todos: ouve, senhor, nosso clamor.

● Para que possamos testemunhar a nossa fé em todas as situações, mes-modiantedosdesafiosedasincompreensões,rezemos.● Para que possamos criar uma comunidade aberta e acolhedora, possibi-litandoaparticipaçãoafetivadetodos,rezemos.●ParaquesejamoscomunidadecomprometidacomoprojetodeJesus,buscandosuperarosdesafiosevivenciarafraternidade,asolidariedadeeajustiça,rezemos.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Ó Deus de bondade, Jesus deu a maior prova de amor; doou a sua vida por toda a humanidade; amou até a morte de cruz. Animados pelo mesmo Espírito de amor, possamos continuar a sua missão. Isso te pedimos em nome dele, Jesus Cristo, nosso senhor. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova . .. . ).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 7,11-17.Traga a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● Outros.

12. BÊNção/ orAção FINAL:Dirigente: O Deus da unidade nos faça viver na compreensão mútua, com um só coração e uma só alma, agora e sempre. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Page 34: Livreto Páscoa 2013

33

10° Encontro

“Tempo de Graça e Comunhão”

03 a 09 de Junho

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia,vela,flores,fotosourecortesdepesso-as comemorando aniversário.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Vem,óDeusdavida,vemnosajudar!(bis)Vem, não demores mais, vem nos libertar. (bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Gloria à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Do povo que trabalha a Deus louvação! (bis)―OSenhorteguarde,eleéteuvigia,(bis)Quem te garante a noite e governa o dia! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE.Leitor(a) 1:AIgrejaécomunhãonoamor.Estaésuaessênciaeosinalatra-vés do qual é chamada a ser reconhecida como seguidora de Cristo e servi-dora da humanidade (DAp n0 161). Encontramos Jesus na comunidade de fé. “A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna”. (DAp no 110).

Leitor(a) 2: A nossa sociedade vive uma crise de valores, prevalece hoje à opinião de que a sociedade está tão mudada que, em todos os campos, inclusivenodaética,asorientaçõesdopassadoestãosuperadas.Tudoficavalendo, as pessoas estão inseguras e isto causa falta de esperança em to-dos os campos da vida.

Leitor(a) 3: O medo tomou conta das pessoas, somos prisioneiros de nós mesmos. Precisamos resgatar os valores que estão sendo deixados de lado, para nos fazermos próximo do outro, é preciso ter ternura e compaixão para não sermos indiferentes. Ex: imaginemos uma família que não tem atendimento digno no caso da saúde, de jovens sem amparo e acompa-

Page 35: Livreto Páscoa 2013

34

nhamentoparaosseusproblemasedetantaspessoasdesfiguradosemsuadignidaderelentovitimasdosmaisdiversosvíciosedetantasoutrassitua-ções que sabemos que parece não ter solução. De que lado estamos nós?

Leitor(a) 4: É preciso novas atitudes, trilhar novos caminhos,motivadospelacomunhãoEucarísticaquenoslevaàpráticadevalorescontidosnoEvangelho de Jesus Cristo, que não abraçou a morte mas a vida, como na ressurreiçãodeLázaro,dofilhodaviúvadeNaimedetantosoutroseou-tras resgatados e incluídos na sociedade para que pudessem viver como todos os demais. Todas nós temos direito à vida, e vida em abundância. Toda a criança tem direito a comemorar o seu aniversário, todos os idosos têm de ser respeitados, todos temos o direito de sermos felizes, foi para isso que nascemos porque isto é graça e presente de Deus.

4. HINo: “Momento Novo”1- Deus chama a gente pra um momento novo,de caminhar junto com seu povo,É hora de transformar o que não dá mais,sozinho, isolado, ninguém é capaz.Por isso vem, entra na roda com a gente, tambémvocê é muito importante. Vem. 2- A força que hoje faz brotar a vidaatua em nós pela sua graça,É Deus quem nos convida pra trabalharOamorrepartireasforçasjuntar.

5. sALMo 29(30) – Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto de Aclamação ao Evangelho. Ler pausadamente: Lucas 7,11-17.

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:Momentodereflexão,individualesilenciosa.a- Neste ano da fé, Lucas vem nos mostrar um Jesus misericordioso, através de sua compaixão por nós. Aprendemos dele, essa virtude?b-Comoacolocamosemprática?c- A fé é fruto de uma experiência pessoal com Cristo! Comente.

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente:ApartirdaPalavradeDeus,quecompromissodevemosassu-mir? Conversar.

Page 36: Livreto Páscoa 2013

35

9.o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: Lucas nos mostra que “Um grande profeta surgiu entre nós” Deus visitou o seu povo. A Ele elevemos nossas preces.todos: senhor, fortalece a nossa fé!● Pelos que crêem, para que sejam testemunhas da alegria e da esperança no mundo. Rezemos:● Que saibamos nos colocar humildemente diante dos sinais que Cristo nos apresenta, deixando nos transformar pelo seu amor. Rezemos:

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Senhor, Deus de amor, ficai sempre conosco. Fortalecei nos-sas comunidades para que continuem a missão de Jesus e sejam presença viva do Cristo misericordioso junto aos pobres e oprimidos. Amém

11. AVIsos E CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 7,36-8,3.Traga a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 13.06 - Santo Antonio de Pádua.● 29.06–IIRomariadosMártiresdaCaminhada–saídaàs18hdaMatrizSão José Operário- Cidade Salvador – Jacareí –SP.● 30.06–AçãoentreamigosemproldaparticipaçãonoXIIIIntereclesialdasCEBs–apósacelebraçãodas19h–ParoquiaNossadeFatima–Altosde Santana

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: O Senhor da compaixão nos abençoe e nos guarde e nos guie pelas estradas da vida hoje e sempre. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Page 37: Livreto Páscoa 2013

36

11° Encontro

“Quem ama perdoa”

10 a 06 de Junho

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia,colchaderetalhos,vela,flores,objetosquelembremoserviço,umvidrodeperfumee/oucolônia.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Vem,óDeusdavida,vemnosajudar!(bis)Vem, não demores mais, vem nos libertar. (bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Gloria à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Do povo que trabalha a Deus louvação! (bis)―Ondeestiverteutesouro,irmão,(bis)Lá estará inteiro o teu coração! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE: “Chamados à vida para amar e servir”Dirigente: Somos todos chamados para o amor e para servir. Deus quer realizar o seu projeto na vida de cada um de nós. Ele quer a nossa plena realização que só acontecerá no Amor.

Leitor(a) 1: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores” (Mt 9, 37-38).

Leitor(a) 2: O chamado de Deus aguarda de nossa parte: a resposta, uma decisãoeumacaminhadafieleperseverante.

Leitor(a) 3: Em nossas comunidades, encontramos pessoas que honram e dignificamsuasvidasaocolocar-seaserviçodosdemais.

Leitor(a) 4: O serviço é critério para “Amar”, o que exige de cada um de nós, despojamento,atitudecorajosa,abrirmãodeinteressespessoaisevoltar--separaapráticadacaridadeeavivênciadacomunhão,poisoverdadeiroamorémuitomaisquesentimento:ésairdesimesmoeiraoencontrodas

Page 38: Livreto Páscoa 2013

37

necessidades vitais do outro.

4. HINo: Quero ouvir teu apelo - Cantado ou rezado.1- Quero ouvir teu apelo, Senhor ao teu chamado de amor responderNa alegria te quero servir e anunciar o teu reino de amor.E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amorpois disponível estou para servir-te, senhor.2- Dia a dia, tua graça me dá; nela se apoia o meu caminharSe estás ao meu lado, Senhor, o que, então, poderei eu temer?

5. sALMo 32 (31) - Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto de Aclamação ao Evangelho. Ler pausadamente: Lucas 7,36-50.(Breve silêncio para que a Palavra toque seu coração, sua mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a-QuepalavrasvocêusariaparaexpressaraatitudedofariseuparacomJesus em sua casa?b- Reler o versículo 38 e comentar.c- Qual versículo lhe chamou mais atenção?d- Que lição este Evangelho nos transmite?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente:Ofariseunãoseconsiderapecador,porisso,ficanumaatitudede julgamento e não é capaz de entender e experimentar o perdão e o amor de Jesus. sugestão: Aproximar-se de pessoas que cometeram erros e tratá-las com compreensãoebondade,evitandoficarrelembrandoomalcometido.

9. EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs)Dirigente: Na comunidade todos precisam se ajudar para vencer os vícios e falhas.Temosquearrancardonossomeiotodoomalecultivarorespeito,oamor,aunião,aalegriaeafé.Confiantes,rezemos:todos: senhor, faze-nos responsáveis, uma comunidade de servidores.

●Senhor,queremosserumaIgrejaqueestejaaserviçodavida.UmaIgrejaqueprocurepromoveraçõesquerecuperemadignidadedepessoasefi-lhos de Deus, ferida em tantos homens e mulheres, rezemos...

Page 39: Livreto Páscoa 2013

38

●Senhor,comofilhosgeradosnoamor,pedimosquenosajudesaamadu-recernafé,paraquenossapráticareligiosanuncasejaexcludenteenossasatitudesnãosejamdejulgamento,rezemos...● Senhor, para que nossa vivência religiosa seja um serviço aos nossos ir-mãos, desperta-nos para a solidariedade e fraternidade, rezemos...

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Ó Deus, ajuda os homens de hoje a se libertarem das estru-turas de pecado que oprimem a sociedade. reavive na consciência dos governantes a urgência da paz, infunde nos jovens o teu vigor de vida, aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica a tua alegria de saber perdoar, reabre as portas da esperança a todos. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 9,18-24.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 29.06–IIRomariadosMártiresdaCaminhada–Saídaàs18hdaMatrizSão José Operário - Cidade Salvador – Jacareí –SP.

12. BÊNção:Dirigente: O Deus da Consolação nos dê a graça de vivermos em fraterna alegria e ajuda mútua, por Cristo, Nosso Senhor. Amém!Dirigente: Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Formação das CEBs

Page 40: Livreto Páscoa 2013

39

12° Encontro“Profissão de fé, como sentido e

expressão de comunhão”

17 a 23 de Junho

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia,flores,toalhaderetalhoseumacruz.

1. CHEGADA: Silêncio e oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Vem,óDeusdavida,vemnosajudar!(bis)Vem, não demores mais, vem nos libertar. (bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Gloria à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Do povo que trabalha a Deus louvação! (bis)―Todahumanidade,oSenhorchamou.(bis)ÀfestadoseuReinoeleconvocou!(bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE:Dirigente: A vida é real, a vida é dura, á vida é séria, é o que se ouve. Os problemassãoesmagadores.Aspessoassãoperitasemdescreverasdifi-culdades da vida. É também evidente que a maior parte considera os pro-blemas do homem sem menor referência a Deus que criou o mundo e o governa de acordo com os seus desígnios. É uma ilusão encontrar solução para os muitos problemas a não ser que eles sejam resolvidos dentro do campodadivinaprovidência.A féé ingredientedaconstituiçãohumanaque indica que homem pode sobreviver.

Leitor(a) 1: Muitos estão persuadidos pelo desespero que contra a violên-cia no mundo contemporâneo não há remédio senão escapar ou destruir. Masháoutroaoalcancedetodosnós,oremédiodamentesincera,ativa,apaixonadaefirmequesustentouoespíritodohomematravésdemuitastiraniaseaindaosustentará.

Leitor(a) 2: Esta sinceridade de mente, chamada por Jesus pureza de co-ração, o gênio do amor, da ciência e da fé se parece com uma torrente flamejante.(trechoextraídodolivrocultiveseussentimentosdeJ.Maurus,edições paulinas).

Page 41: Livreto Páscoa 2013

40

Leitor(a) 3: Não basta declarar e aceitar que Jesus é o Messias, é preciso rever a idéia a respeito do Messias, o qual para construir a nova história, enfrenta os que não querem transformação.

Leitor(a) 4: Toda festa, toda celebração, é manifestação da fé em Deus e no homem e parcialmente uma realização das nossas esperanças.

4. HINo: “religião libertadora” - Cantado ou rezado.1-Éporcausadosprofetasqueanunciam,quebatizam,queorganizamedenunciam/Éporcausadequemsofreadordopovo,Éporcausadequemmorre sem matar. É por causa do meu povo machucado / que acredito em religião Libertadora / É por causa de Jesus ressuscitado que acredito em religião libertadora. 2- É por causa dos pequenos e oprimidos dos seus sonhos, dos seus ais, dosseusgemidos/Éporcausadomeupovoinjustiçado/Dasovelhassemrebanho e sem pastor.

5. sALMo 63(62) – Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo: Canto de Aclamação ao Evangelho.Ler pausadamente: Lucas 9-18,24.(Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente)

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a-QuemquiseracompanharJesusnasuaaçãomessiânicaeparticipardasua vitória terá que percorrer caminho semelhante . Somos capazes de re-nunciar a nós mesmos para seguir Jesus?b- Os discípulos manifestam e expressam sua fé no mestre. Somos capazes de manifestar a nossa fé diante de todos e em todas as circunstâncias?c- Jesus mudou O rumo da história é nós somos agentes de transformação das realidades que vivemos? Comungamos da mesma fé que professamos?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:sugestão:EstamosnoAnodaFé.ProcurarlerosdocumentosdaIgrejaquefalam sobre isso e quando rezarmos o Creio, que meditemos no verdadeiro sentidodecadapalavraqueprofessamos.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: Ter fé é tornar visível a face de Deus no meio dos homens através de nossos atos e ações em favor dos irmãos.

Page 42: Livreto Páscoa 2013

41

todos: Aumenta, senhor, a nossa fé.● Senhor, ajuda-nos a comungar fé e vida. Rezemos.●Quenossafénosmotiveatitudesderenunciaedecomprometimentonas lutas sofridas do povo. Rezemos.● Senhor, que a nossa fé nos mova a ações concretas em defesa da vida. Rezemos.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Credo Niceno-Constantinopolitano.Creio em um só Deus, Pai todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito santo, no seio da virgem Maria, e se fez homem. também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glori-ficado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados e espero a ressurreição dos mortos e a vida eterna do mundo que há de vir. Amém.

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: Mateus 16, 13-19.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.●29.06–IIRomariadosMártiresdaCaminhada–Saídaàs18hdaMatrizSão José Operário- Cidade Salvador – Jacareí –SP

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: Que o Deus da paz nos faça capazes de cumprir sua vontade, fazendo tudo o que é bom, agora e para sempre. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Page 43: Livreto Páscoa 2013

42

13° Encontro

“E vós, quem dizeis que Eu sou?”

24 a 30 de Junho

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia,velaacesa,flores,fotosdeSãoPedroeSão Paulo e do Papa, fotos da comunidade em ação missionária e evangeli-zadora em nossa diocese.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Vem,óDeusdavida,vemnosajudar!(bis)Vem, não demores mais, vem nos libertar. (bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Gloria à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Do povo que trabalha a Deus louvação! (bis)―Ondeestiverteutesouro,irmão,(bis)Lá estará inteiro o teu coração! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE:Dirigente: Celebrando a solenidade dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo, somos convidadosarefletirsobreestasduasfiguraseaconsideraroseuexemplodefidelidadeaJesusCristoedetestemunhodoprojetolibertadordeDeus.Na adesão e acolhimento dos discípulos a Jesus como “o Messias, Filho de Deus”,nasceaIgrejaorganizadaàvoltadePedro.Comemoramostambémo“DiadoPapa”.QueremosmanifestarnossaestimaeobediênciaaosucessordePedro,sinaldaunidadedaIgrejaedacomunhãonaféenacaridade.

Leitor(a) 1: Pedro e Paulo são as duas colunas básicas, ou duas pernas da Igreja: Pedro representa o pastoreio, a hierarquia, a autoridadeda Igre-ja para realizar a sua missão salvadora. Paulo representa o “conteúdo” da Igreja:oespiritualodoutrinário,origemenaturezasobrenatural.

Leitor(a) 2: Pedro representa a garrafa; Paulo o conteúdo. Sem líquido pou-covale;líquidosemgarrafanãoseconserva:conteúdo(líquido)econtinen-te (garrafa) são indispensáveis.

Page 44: Livreto Páscoa 2013

43

Leitor(a) 3: Pedro é a casa. Paulo, as pessoas na casa. Pedro mostra o carro. Paulo mostra o motor. Pedro mostra a escola. Paulo, o conteúdo ensinado.

4. HINo: Quem nos separará - Cantado ou rezadoQuem nos separará? Quem vai nos separar / do amor de Cristo? Quem nos separará? / Se ele é por nós, quem será, / quem será contra nós? / Quem vai nos separar / do amor de Cristo, quem será?1-Nemaespada,ouperigo,/nemoserrosdomeuirmão./Nenhumadascriaturas,/nemacondenação.2-Nemavida,nemamorte,/atristezaouaflição,/nemopassado,nemopresente/ouofuturo,nemopressão.3-Nemasalturas,nemosabismos,/nemtampoucoaperseguição,/nemaangústia,adorouafome,/nematribulação.

5. sALMo 33(34) - Na Bíblia: rezado ou cantado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto de aclamação ao Evangelho.Ler pausadamente Mateus 16,13-19.(Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O que é que “os homens” dizem de Jesus?b-PorqueéqueestamosnaIgreja?ÉporcausadeJesusCristo?Ouéporoutras causas (tradição, inércia, promoção pessoal…)?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente:ApartirdareflexãodaPalavra,qualnossocompromisso?sugestão:Serumautênticodiscípulomissionárionasuacomunidade.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs)Dirigente: Para os discípulos, Jesus foi bem mais do que “um homem”. Ele foieé“oMessias,oFilhodeDeusvivo”.DefinirJesusdessaformasignificareconhecer em Jesus o Deus que o Pai enviou ao mundo com uma proposta desalvaçãoedevidaplena,destinadaatodososhomens.ElevemosnossasprecesaoSenhor,quesedignouedificarasuaIgrejasobreoalicercedosApóstolos.todos: ouve-nos, senhor, nossos pedidos! ●Senhor, iluminaoSantoPadre,opapa,paraque,àfrenteda IgrejadeCristo, seja sempre sinal de fé, de unidade e de esperança para todo o vos-so povo, nós vos pedimos.

Page 45: Livreto Páscoa 2013

44

● Senhor, que nos deste o exemplo dos apóstolos Pedro e Paulo, faze-nos verdadeiros pregadores do Evangelho, iluminados pela viva presença do Cristo, nós te pedimos.● Senhor, por nossas comunidades, para que sejam sempre animadas pelo amorepelafidelidadeaopapaeaocolégiodosbispos,nóstepedimos.●Favorece,Senhor,àtuaIgrejaafidelidadedenossosbispos,padres,diá-conos, religiosos e ministros.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção: Deus Pai, aumente a nossa santidade. Na figura de Pedro e de Paulo vemos seu amor aos imperfeitos e que os chama à perfeição e à santidade. Que a Igreja santa é também pecadora enquanto liderada e composta de homens e mulheres que através de suas limitações quer servir o Cristo. Igreja santa, pois é o Projeto do Coração do Pai; fundada por Jesus e conduzida pelo Espírito santo. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 10,1-9.Traga a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho, o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos.Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 29.06–IIRomariadosMártiresdaCaminhada–saídaàs18hdaMatrizSão José Operário - Cidade Salvador – Jacareí –SP.

12. BÊNção / orAção FINAL:Dirigente: Levemos aos nossos lares a certeza de que, em comunhão com o nosso papa, sucessor do Apóstolo Pedro, somos todos chamados a ser missionários, como o Apóstolo Paulo. O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Page 46: Livreto Páscoa 2013

45

14° Encontro “Nossa missão no corre-corre

da modernidade”

01 a 07 de Julho

PrEPArANDo o AMBIENtE: Colocar as cadeiras em círculo, ao centro co-locar toalha, colcha de retalhos ou panos coloridos e diversos relógios. Al-guém ensaie a entrada da Palavra bem alegre, junto com outra pessoa que trará a vela acesa. De preferência quem trouxer a Bíblia seja também quem proclama o texto bíblico.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal. Dirigente: Costumamos iniciar nossos encontros com uma oração, porque nos reunimos com fé e com o coração voltado para Deus e os irmãos e irmãs. Vamos aclamá-lo com o sinal da Trindade Santa, recordando nosso batismo:EmnomedoPai,doFilhoedoEspíritoSanto.Amém!

2. ABErtUrA:―Vem,óDeusdavida,vemnosajudar!(bis)Vem, não demores mais, vem nos libertar. (bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Do povo que trabalha a Deus louvação! (bis)―Fomosperdoadospelasuacruz(bis)E pelas suas chagas nos curou Jesus. (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE:Dirigente: Comunidade querida, boa noite (bom dia, boa tarde...)! Que ale-gria estarmos reunidos para celebrar a vida! Hoje chegamos para celebrar a vida e a fé. Este é um encontro de amigos e amigas, irmãos e irmãs. É o encontro da vida com a Palavra de Deus. É com certeza, uma reunião de pessoas que querem viver bem e também fazer bem ao mundo. Percorre-mos o caminho que resgata a esperança e o compromisso com a vida.

Leitor(a) 1: Parece que foi ontem, mas estamos comemorando e celebran-doos50anosdoConcilioVaticanoII.ACelebraçãodos50anosteveinício

Page 47: Livreto Páscoa 2013

46

em 11 de outubro de 2012. Leitor(a) 2: Viver a vida é também passar o tempo. Cada pessoa tem um jeito para lidar com o seu tempo; há pessoas que administram bem seu tempo e outras que vivem reclamando da falta de tempo.

Leitor(a) 3: O relógio é um dos principais instrumentos tecnológicos usados no trabalho e na vida em geral. Mas uma coisa é a gente levar o relógio no pulsoeficarsóolhandopraeleparanãoperderahora,comosempredize-mos. Outra coisa é saber viver bem cada momento, independente de relógio.

Leitor(a) 1:Emnossavida,àsvezes,nossentimosescravos:escravosdepessoas, do tempo, do relógio, ou, até mesmo, escravos de nós mesmos. E escravo realmente não tem tempo. Vive para trabalhar, e não sabe traba-lhar para viver.

Leitor(a) 2: Há sempre gente que faz também pouca coisa e vive cansada. Há pessoas que nunca se dispõem a ajudar as pessoas que delas precisam, não são pessoas felizes. Até se diz que, se você precisa de ajuda, procure entre as que são mais ocupadas.

Leitor(a) 3: As Escrituras dizem que Deus era como um trabalhador. Ele fez omundoemseisdiasenosétimodescansou.Jesusdeviatrabalhardecar-pinteiro,lavrador,pescadoreoutrostiposdeartesanato.MasEletambémsabia descansar no Horto das Oliveiras, e frequentava festas. A vida, segun-do a Bíblia, não foi feita para escravidão, mas para liberdade.

Dirigente: Vamos conversar sobre isso: Percebe-se que é muito fácil as pes-soas se deixarem escravizar por alguma coisa. O que mais escraviza hoje em dia? Por quê? (Dar tempo para as pessoas expressarem sua opinião)

4. HINo: Missão de todos nós - Cantado ou rezado.1- Eusoucomoachuvaemterraseca/Prasaciar,fazerbrotar/Euvivopraamarepraservir/Émissãodetodosnós/Deuschama/ Euqueroouvir a tua voz2-Eusoucomoflorporsobreomuro/Eutenhomel,sabordocéu/Euvivo pra amar e pra servir3- Eusoucomoestrelaemnoiteescura/Eulevoaluz,sigoaJesus/Euvivopra amar e pra servir

Page 48: Livreto Páscoa 2013

47

4-Eusoucomoabelhanacolméia/Euvouvoar,voutrabalhar/Euvivopra amar e pra servir.5-Eusou,souprofetadaverdade/Cantoajustiçaealiberdade/Euvivopra amar e pra servir.

5. sALMo 66 (65). Na Bíblia: Cantado ou rezado

6. EVANGELHo DE DoMINGo: Canto de Aclamação ao Evangelho.Ler pausadamente: Lucas 10, 1-9.(Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente)

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:Dirigente: O envio dos setenta e dois discípulos que devem anunciar a Boa Nova de Deus nos povoados e nas cidades da Galileia. Os setenta e dois somos todos nós que viemos depois dos Doze. Através da missão dos discípulos e das discípulas Jesus visa resgatar os valores comunitários da tradiçãodopovoquesesentiaesmagadopeladuplaescravidãodadomi-nação romanaeda religiãooficial. Jesusbusca renovar e reorganizar ascomunidades para que sejam novamente uma expressão da Aliança, uma demonstração do Reino de Deus. Por isso insiste sobre a hospitalidade, a partilha,acomunhão,aacolhidadosexcluídos.EstainsistênciadeJesussemanifesta nos conselhos que dava aos discípulos e às discípulas quando os enviava em missão.a- Ahospitalidade,apartilha,acomunhão,aacolhidadosexcluídos:sãoas colunas que sustentam a vida comunitária. Como se dá isto em nossa comunidade?b- O Reino chegou! Anunciar o Reino não é em primeiro lugar ensinar ver-dades e doutrinas, mas levar para um novo modo de viver e de conviver entre irmãos e irmãs, começando pela Boa Nova que Jesus nos proclamou: - Deus é Pai e Mãe de todos nós. Comentar.c- TemosacolhidoasmensagensqueDeusnosenvia?Quetiposdemensa-gens têm revelado a sociedade com nosso modo de ser e agir? Quais sinais de testemunho que temos dado para apresentarmos Jesus aos outros?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente:Quandohá injustiça, pormenor que seja toda a comunidadesofre.sugestão: Procurar fazer acontecer na comunidade um momento de escla-

Page 49: Livreto Páscoa 2013

48

recimento, com presença de advogados e advogadas, para orientações e esclarecimento às pessoas da comunidade sobre direitos e deveres.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: A nossa vocação cristã exige o compromisso de libertação com todasaspessoasquecontinuamsendocrucificadas.Comféeesperança,rezemos nossas preces. todos: senhor, ouvi-nos e tornai-nos seguidores do vosso reino.

● Para que sejamos na sociedade, sinais da presença de Cristo, rezemos:● Para que em nossas famílias sejamos presença de Cristo, rezemos:● Para que nosso local de trabalho, de estudo, revele através do Amor que comunicamos sermos seguidores(as) de Cristo. Rezemos:

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

Dirigente: Dando-nos as mãos, façamos um círculo e cada um reze: - Eu,..., (digaseunome),souchamadoaserdiscípulo/amissionário/a.todos: Que a falta de tempo não seja a desculpa. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

10. orAção:Oração pelas Comemorações dos 50 anos do Concilio Vaticano II: Divino Espírito Criador, que encheis de vida a face da terra e conduzis a Igre-ja, vós inspirastes a realização do Concílio Vaticano II. No cinquentenário desse grande dom feito à vossa Igreja, concedei a nós o mesmo ardor e entusiasmo, que inspirou a realização do Concílio. renovai-nos na fé! Alimentados pela Palavra de Deus e fortalecidos pela celebração dos san-tos Mistérios, vivamos em profunda comunhão eclesial e caminhemos na alegria e na esperança. Fiéis à vossas inspirações e fortalecidos por vossos sete dons, perseveremos na busca da unidade entre todos os discípulos de Cristo. Vossa graça fecunde nosso anúncio e testemunho missionário e manifeste ao mundo a verdade do Evangelho. No espírito de diálogo e serviço, que de vós procede, saibamos promover a justiça, o amor e a paz entre todos. Guiados por vossa luz, caminhemos confiantes para o reino da vida sem fim, e contemplemos a vós, unido ao Filho e ao Pai. Amém.

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).

Page 50: Livreto Páscoa 2013

49

● Evangelho do próximo encontro: Lucas 10, 25-37.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho, o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o pró-ximo encontro e anotar no início do subsídio.● 03.07.1951 – Lei Afonso Arinos – que condena a descriminação de raça, cor e religião● 03.07 – São Tomé.● 05.07–SantaMariaGorete–adolescentemártir.● 09.07 – Madre Paulina.● 27.07 – Baile da CEBs – Ponte Preta Futebol Club – Jacareí – SP – Convite com a coordenação das CEBs.

12. BÊNção/orAção FINALConfirmai, óDeus, os coraçõesdos vossosfilhos efilhas, e fortalecei-oscomvossagraça,paraquesejamfieisnaoraçãoesincerosnoamorfrater-no. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

CANto FINAL

14.10.2012 - Encontro CEBs - Avaliação e Planejamento

Page 51: Livreto Páscoa 2013

50

15° Encontro

“A solidariedade a ser vivida”

08 a 14 de Julho

PrEPArANDo o AMBIENtE: Bíblia, vela, cruz, recorte de jornais ou revis-tasretratandoafiguradobomsamaritano.

1. CHEGADA: Silêncio e oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Venham,ónaçõesaoSenhorcantar!(bis)Ao Deus do universo venham festejar! (bis)―Seuamorpornós,firmeparasempre,(bis)Suafidelidadeduraeternamente.(bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Povo de sacerdotes, a Deus louvação! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE: “CEBs, lugar de solidariedade, acolhendo a juventude”. Dirigente:Estamosvivendonomundoinformatizado,oqualtemcontribu-ídocomoenriquecimentodosconhecimentoseaconscientizaçãodareali-dade. Tem igualmente sobrecarregado a vida das pessoas de informações, muitasdelascontraditórias,distorcidasenãoéticas.

Leitor(a) 1:Esteéumdosgravesruídosquetematingidoatodos,principal-mente os jovens. O atual excesso de informações não contempla uma for-mação adequada que os auxilie na síntese, no discernimento, nas escolhas.

Leitor(a) 2:Os jovens,queconstituemparcela importantedapopulaçãobrasileira precisam de maior atenção por parte de nossas comunidades eclesiais, pois são os mais expostos ao drama do abandono e ao perigo das drogas, da violência, do abuso sexual, bem como à falta de oportunidades eperspectivasdefuturo.

Leitor(a) 3:Ointeresseautênticoesinceropelosproblemasdasociedade

Page 52: Livreto Páscoa 2013

51

(inclusive os jovens) nasce da solidariedade para com as pessoas e do en-contro pessoal e comunitário com Jesus Cristo.

Leitor(a) 4: As CEBs é esse local em que as pessoas são valorizadas, conhe-cidaspelonome, lugardepartilhaereflexãodavidaà luzdaPalavradeDeus, em vista de uma ação transformadora da realidade.

4. HINo: “Utopia” - Cantado ou rezado.1- Quandoodiadapazrenascer/Quandoosoldaesperançabrilhareuvoucantar/Quandoopovonasruassorrirearoseiradenovoflorir,euvou cantar!Vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada de novo. / No olhar da gente a certeza de irmãos: reinado do povo. 2- Quandoascercascaíremnochão/Quandoasmesasseencheremdepãoeuvoucantar/Quandoosmurosquecercamosjardins/destruídos,então os jasmins vão perfumar!

5. sALMo 69 (68). Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo:Canto de Aclamação ao Evangelho. Ler pausadamente: Lucas 10, 25-37.(Breve silêncio para que a Palavra nos toque o coração e a mente).

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O que mais chamou a atenção no Evangelho?b- O amor do samaritano foi bonito, espontâneo, desinteressado, genero-so. Você se lembra de alguma ação parecida com a do samaritano?c- O que você acha que deve fazer para receber em herança a vida eterna?d- Diante do fato da vida, temos dado oportunidade aos nossos jovens?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente:Apartirdareflexão,qualonossocompromissoparaasemana?sugestão:ConvidarosjovensparaparticipardosencontroseformaçãodasCEBs.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente:ConfiantesnamisericórdiadoSenhor,façamosnossasprecestodos: Ilumina, senhor, nossos passos.

● Senhor, ajuda-nos a colocar no centro o outro e não eu, pois o amor não

Page 53: Livreto Páscoa 2013

52

tem limites, ele parte da necessidade do outro.● Senhor, ajuda-nos a seguir o Bom Samaritano, ajudando as pessoas que estão ao nosso lado, usando de misericórdia para com elas.● Senhor, os nossos jovens precisam de maior atenção e oportunidades por parte de nossas comunidades eclesiais, ajuda-nos a inseri-los nos trabalhos de nossas pastorais.

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria... 10. orAção: É próprio das mães perceber a necessidade dos filhos e colo-car-se do lado deles. Vamos pedir à nossa querida Mãe Maria Santíssima que nos ajude a ser bons samaritanos, socorrendo o nosso próximo em suas necessidades, e assim “recebendo como herança a vida eterna”. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 10,38-42.Trazer a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evan-gelho, e o Salmo e lendo-os até o dia em que nos reuniremos. Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.● 27.07 – Baile da CEBs – Ponte Preta Futebol Club – Jacareí – SP – Convite com a coordenação das CEBs.

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: O Deus que olhou para Maria volte os seus olhos para nossos jovens e os faça caminhar na esperança da libertação, agora e para sempre. Amém!

CANto FINAL

Juventude

Page 54: Livreto Páscoa 2013

53

16° Encontro“Escolher a melhor parte, é tornar-se

discípulo de Jesus”

15 a 21 de Julho

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia, vela,florese cartaz sobrea JornadaMundial da Juventude - JMJ 2013.

1. CHEGADA: Acolher a todos e, em seguida, silêncio e oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Venham,ónaçõesaoSenhorcantar!(bis)Ao Deus do universo venham festejar! (bis)―Seuamorpornós,firmeparasempre,(bis)Suafidelidadeduraeternamente.(bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Povo de sacerdotes, a Deus louvação! (bis)―Aopartiropãoeleapareceu,(bis)Fica, Senhor, conosco, já escureceu! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE:Dirigente:“Ideefazeidiscípulostodasasnações...”(Mt28,19).Comestelema, a Jornada Mundial da Juventude vai acontecer nos próximos dias 23 a28dejulhonaCidadedoRiodeJaneirocomaparticipaçãodoPapa.Seráum momento precioso para todos nós e especialmente à juventude. Os olhosdaIgrejasevoltamparaelacomespecialatenção,adeireanunciarJesus Cristo a outros jovens, levar a sua mensagem. Todo jovem é chamado a plantar no coração de quem ele encontrar, com quem ele se comunicar, o desejo de ser discípulo de Jesus. Objetivo da JMJ – Jornada Mundial da Juventude. Leitor(a) 1:OprincipalobjetivodasjornadaséfazerdapessoadeJesusocentro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ter seu ponto de referênciaconstanteetambémainspiraçãoparacadainiciativaecompro-missoparaaeducaçãodasnovasgerações.”(CartadeJoãoPauloIIaoCar-deal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas

Page 55: Livreto Páscoa 2013

54

Mundiais da Juventude organizado em Czestochowa-Polônia).

História das JMJLeitor(a) 2: Em1984foicelebradonaPraçaSãoPedro,noVaticano,oEn-controInternacionaldaJuventudecomoPapaJoãoPauloII,porocasiãodo Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz daJornada.Oanode1985foideclaradoAnoInternacionaldaJuventudepelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jo-vensnoVaticanoenomesmoanooPapaanunciouainstituiçãodaJornadaMundial da Juventude.Oficialmentefoirealizadaa1ªJornadaem1986emRoma,ea12ªem2011em Madri.

Leitor(a) 3: O que ganha ser discípulo de Jesus? “Ganha a pertença ao Rei-no, ganha a certeza do amor de Deus, ganha a certeza de ser para os outros, sinal de misericórdia e de amor. Ganha o levar e doar a paz do Senhor. São esses frutos e dons que o mundo muito precisa. O perdão, a misericórdia, a paz é que irão diminuir na sociedade, no mundo de hoje, a violência, aguerra,acorrupção,amaldade,tudoaquiloquetiraapossibilidadedojovem crescer e colocar toda a sua riqueza e vitalidade a serviço da huma-nidade”. (Comentário: Pe. Dondici Arquidiocese de Brasília).

4. HINo: Alma Missionária – Cantado ou rezado.1- Senhor, toma minha vida nova antes que a espera desgaste anos em mim /estoudispostoaoquequeiras/nãoimportaoqueseja/,Tuchamas-mea servir. Leva-me aonde os homens / necessitem tua palavra /, necessitem de for-ça de viver / onde falte a esperança / onde tudo seja triste / simplesmen-te por não saber ti.

2- Tedoumeucoração sincero /paragritar semmedo / formosoéTeuamor/Senhor,tenhoalmamissionária/conduza-meàterra/quetenhasede de Ti.

3-E,assimeupartireicantando,/porterrasanunciando/Tuabeleza,Se-nhor/tereimeusbraçossemcansaço/Tuahistóriaemmeuslábios/eaforça na oração.

5. sALMo 14(15). Na Bíblia: Cantado ou rezado

Page 56: Livreto Páscoa 2013

55

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto de Aclamação ao Evangelho.Ler pausadamente: Lucas 10,38-42.

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O que nos chama a atenção neste Evangelho?b- Nós nos parecemos mais, com Marta ou Maria?c- O que sabemos sobre as Jornadas Mundiais da Juventude e o que elas ajudamnaconscientizaçãodajuventude?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente: Apoiariniciativasdosjovensemnossasparóquiasquevisemàconscientizaçãoeatuaçãomissionáriaeaçõessociaisnascomunidades.

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: Senhor, abri nossas mentes para compreendermos a mensagem doSenhorquenoschegaatravésdasváriasformasdecomunicaçãoutiliza-daspelaIgrejaquequersertodamissionária.todos: senhor, faze-nos mensageiros teus.

● Senhor, que a Jornada Mundial da Juventude seja um marco histórico de açãomissionáriaemnossocontinenteenomundointeiro.Rezemos:● Senhor, fortalece a nossa fé através dos momentos de oração que preci-samos exercitar no nosso dia a dia. Rezemos:

Preces espontâneas... Pai Nosso... Ave Maria...

10. orAção DA JMJ – Jornada Mundial da Juventude.Pai, enviaste o teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e n’Ele, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangeli-zadores de que a Igreja precisa no terceiro Milênio.Ó Cristo, redentor da humanidade, tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em tua oferta pascal, nos condu-ziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização. Ó Espírito santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da tua Verdade e com o

Page 57: Livreto Páscoa 2013

56

fogo do teu Amor, envia tua Luz sobre todos os jovens para que, impul-sionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo. Amém!

11. AVIsos/CoMEMorAçÕEs:(Aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 11, 1-13. Trazer a Bíblia no próxi-mo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evangelho, o Salmo e lendo--os até o dia em que nos reuniremos.● Estará acontecendo a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Acompanhe,participe!● 27.07 – Baile da CEBs – Ponte Preta Futebol Club – Jacareí – SP – Convite com a coordenação das CEBs.

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: O Deus que está ao nosso lado, nos motivando, conduzindonossos passos a caminho do Reino, nos abençoe hoje e sempre. Amém! Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Dia das Avós e Avôs - Festa na Comunidade Paroquial

Page 58: Livreto Páscoa 2013

57

17° Encontro

“Orar é se abrir ao amor do Pai”

22 a 28 de Julho

PrEPArANDo o AMBIENtE:Bíblia,vela,floresecartazcomaoraçãodoPai Nosso.

1. CHEGADA: Silêncio, oração pessoal.

2. ABErtUrA:―Vem,óDeusdavida,vemnosajudar!(bis)Vem, não demores mais, vem nos libertar. (bis)―GlóriaaoPaieaoFilhoeaoSantoEspírito!(bis)Gloria à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)―Aleluia,irmãs,aleluia,irmãos!(bis)Do povo que trabalha a Deus louvação! (bis)―OSenhorteguarde,eleéteuvigia,(bis)Quem te garante a noite e governa o dia! (bis)

3. oLHANDo A rEALIDADE: “Aprofundamento da oração”.Leitor(a) 1:Sempretemosdificuldadescomaoração,apesardeconheceremteoria,oensinamentodoSenhoredaIgreja,nosentidodequeelaénecessária para alimentar a fé, a esperança e o amor.

Leitor(a) 2:Omotivodaoraçãonascedafé,daquiloqueJesusdissesobreaoração. Ele próprio nos mostra a importância da oração ao buscar frequen-temente a presença do Pai durante sua vida na terra.

Leitor(a) 3: A oração não muda Deus. Não vai fazer com que Deus faça coi-sas que não queira fazer ou nos dê coisas que não queira. Nossa oração não muda Deus, mas muda a nós mesmos. A oração nos dá a certeza de que nunca estamos sozinhos, e que Deus não é indiferente ao que nos acon-tece, às nossas necessidades. Pedir é saber esperar a resposta, é um bom exercício para conter nosso modo acelerado de querer tudo pra ontem.

Leitor(a) 4: Que nossa oração seja um tempo precioso de encontro com o

Page 59: Livreto Páscoa 2013

58

amor,afimdenoscolocarmosdentrodavisãoedoplanodoSenhor,paranossas vidas. Ele tem para nos dar muito mais do que podemos precisar, pois segundosuasprópriaspalavras,oobjetivodesuavindaaténós foiparaquetivéssemosvidaemplenitude(Jo,10,10).

4. HINo: rezado ou cantado.1- Jesus, Pastor amado,contempla-nos aqui; / Concedeque sejamosumcorposó,emTi./Contendasemalíciasdenósbemlongevão;/Nenhumdesgosto impeça a nossa comunhão.2-Pois sendo resgatadosporumsóSalvador, /Devemosserunidosporsantoeforteamor;/Olharcomsimpatiaoserrosdeumirmão./Etodosajudá-lo, Com terna compaixão.3- Jesus,suaveemeigo,ensina-nosaamar,/Efaz-nosbemdispostostam-bémnoperdoar!/Oh,quantocarecemosdoauxíliodoSenhor!/Unidos,suplicamos a Ti por esse amor!4- Senhor,seaIgrejatodaandaremsantaunião,/EntãoserábenditoonomedeCristão./Assimoquepedisteemnóssecumprirá,/Eomundo,emnós,Teusfilhos,entãodistinguirá.

5. sALMo 137(138) – Na Bíblia: Cantado ou rezado.

6. EVANGELHo DE DoMINGo:Canto de Aclamação ao Evangelho. Ler pausadamente: Lucas 11,1-13.BrevemomentodesilêncioparareflexãodaPalavradeDeus.

7. PArtILHANDo o EVANGELHo:a- O Evangelho nos narra o discurso de Jesus sobre a oração. Devemos no-tarqueainiciativadistonãopartiudele;opedidoédeseusdiscípulos.Oque levou os discípulos a fazerem esse pedido?b- Quando Jesus orava? A oração é indispensável em nossa vida?c- Jesus nos redime também através de nossa oração. Como estamos res-pondendo a Jesus quando ele nos convida à oração?

8. CoMProMIsso CoM A PALAVrA DE DEUs:Dirigente: Como nossos grupos podem estar criando momentos de oração comunitários, e também em nossas casas com a família e individualmente?

9. o EVANGELHo sE FAZ orAção: (PrECEs).Dirigente: O convívio dos discípulos com Jesus, fez despertar neles a neces-

Page 60: Livreto Páscoa 2013

59

sidadedetambémsecolocaremoraçãocomotestemunhodesuapráticaerelaçãointimacomoPai.todos: senhor, ensina-nos a rezar. ● Que a oração seja constante em nossa vida, porque através dela nós mu-damos o nosso agir. rezemos:● Que a nossa oração não seja mecânica, mas que brote do coração, que expressecomfidelidadeoquesentimos.rezemos:

Preces espontâneas... Pai Nosso... (se possível cantado) Ave Maria...

10. orAção: Deus de amor e de bondade, que se faz presente em todos os momentos de nossa vida, nos fortaleça para que através da oração tenhamos ânimo para enfrentarmos os desafios do dia a dia com sereni-dade e ternura. Amém!

11. AVIsos E CoMEMorAçÕEs: (aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...).● Evangelho do próximo encontro: Lucas 12,13-21. Trazer a Bíblia no próxi-mo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evangelho, o Salmo e lendo--os até o dia em que nos reuniremos.● 20.07 – Padre Cícero – nasceu em 24 de março, Crato – morreu em Jua-zeiro do Norte.● 22.07 – Maria Madalena – discípula e primeira anunciadora da ressurrei-ção do Senhor.● 24-07–EzequielRamim-missionáriomártir–Cacoal–Rondônia.● 26-07 – Santa Ana e São Joaquim - Dia dos avós.● 27.07 – Baile da CEBs – Ponte Preta Futebol Club – Jacareí – SP – Convite com a coordenação das CEBs.

12. BÊNção/orAção FINAL:Dirigente: O Senhor que nos ama e nos quer bem, nos abençoe e nos guar-de de todo mal. Amém!Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!todos: Para sempre seja louvado!

CANto FINAL

Page 61: Livreto Páscoa 2013

60

MÚSICAS

Page 62: Livreto Páscoa 2013

61

ACLAMAção – tEMPo CoMUM

oUVIr CoM AtENçÂoAleluia, Aleluia/ Vamos todos escutar/Aleluia, Aleluia/ sua Palavra procla-marVamos ouvir com atenção/ A PalavradeDeusPai/Queensinaamaroirmão/E nos quer todos iguais.

EU VIM PArA EsCUtAr tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor1- Eu vim para escutar2- Eu gosto de escutar.3- Eu quero entender melhor4- O mundo inda vai viver

CHEGoU A HorA DA ALEGrIA1-Chegouahoradaalegria,/vamos ouvir essa palavra que nos guia. 2- Tuapalavravemchegandobemveloz/Por todo canto hoje se escuta a sua voz. Aleluia, aleluia (x2)

ProCIssão DA BÍBLIA

A PALAVrA CHEGANDo A palavra de Deus vai chegando, vai1- É Jesus que hoje vem nos falar.2- É a palavra de deus aos pequenos.3- É a palavra de libertação.4- Como o sol a brilhar no horizonte.5- É semente fecunda na terra.

VAMos oUVIr1- Vamos ouvir a Palavra de DeusQue vem chegando, chegandoÉ ela a Palavra de JesusEmtodaIgrejavaiseespalhando2- Com as palavras do EvangelhoOs oprimidos vão se libertandoOuvindo o que diz Jesus CristoToda gente vai caminhando.

ABErtUrA

BAIão DAs CoMUNIDADEssoMos GENtE NoVA VIVENDo A UNIão, soMos PoVo-sEMENtE DE UMA NoVA NAção, Ê , Ê ... soMos GENtE NoVA VIVENDo o AMor, so-Mos CoMUNIDADE, PoVo Do sE-NHor, Ê, Ê :/1. Vou convidar os meus irmãos traba-lhadores: operários, lavradores, bisca-teiros e outros mais/ E juntos vamoscelebraraconfiança,nossalutanaes-perança de ter terra, pão e paz, ê ê ê2. Vou convidar os índios que ainda existem,/Astribosqueaindainsistemno direito de viver./ E juntos vamosreunidosnamemória,/ Celebrarumavitória que vai ter que acontecer, ê, ê.ê

PrEsENçA DE DEUsEU sINto A PrEsENçA DE DEUs, É NA LUtA, NA LUtA, NA LUtA:/1. Jesus Cristo, irmão, companheiro, seu exemplo deixou para nós. Vamos todos olhar para a frente e ajudar mui-ta gente sem vez e sem voz.2. Quando o povo encara de frente as pessoas que estão no poder, é o Espíri-to Santo que age e vai dando coragem pra luta vencer.3. Quando o povo está reunido, exigin-do os direitos que tem, vai formando a comunidade na grande irmandade na busca do bem.4. Quando o povo está refletindo osproblemas da sociedade, o Espírito Santo ilumina e a todos ensina a ven-cer a maldade.

ACLAMAção – tEMPo PAsCAL

Ressuscitou de Verdade, Aleluia, Aleluia! Cristo Jesus Ressuscitou, Aleluia, Aleluia! (2x)

Page 63: Livreto Páscoa 2013

62

EsCUtA EscutaIsrael,JavéteuDeusfalarEscutaIsrael,JavéteuDeusvaifalarFalaSenhorJavé,IsraelquerteescutarFalaSenhorJavé,Israelquerteescutar.

A PALAVrA QUE É LUZE nós vamos ouvir/ A Palavra que é Luz / E que vem nos unir 1- A palavra deDeus/ Vem chegandono meio do povo 2- Apalavraquetrazboanova/Ereno-va a esperança 3- A palavra vai ser partilhada/ Parti-lhada em comunidade

CANto FINAL

Mãos NA MAssAVAMos LÁ MEU PoVo JÁ CHEGoU A HorA / PÕE tAMBEM sUA Mão NA MAssA rEFAZENDo A NossA HIstÓ-rIA / DEFENDEr A VIDA E UMA MIs-são/ VEM PrAs CEBs, oPErÁrIo É o rEINo EM MUtIrão. 1.Quemquisersaber justiçavemnasCEBs procurar /Quem quiser viveramorasCEBstempradar/Temsonhode sociedade também tem transforma-ção/Temdetudoumpouquinhonestemundo de irmãos. 2. Mulher que gera no ventre vida nova nairmandade/Traznosangueestase-mentedanovasociedade/Vemtrazersua medida nesta massa remexer /Vem dar gosto a esta comida não tem vida sem voce 3. Nossa América Latina marcada deescravidão /Precisamosde vocegen-tenegra,meuirmão/Vemtrazersuamedida nestamassa dar sabor / Trazsuas mãos calejadas, costa que alguem surrou. 4. Vejo rostos deformados querendo

libertação / índio perde sua floresta,saipralutameuirmão/Vemtrazersuamedidanestamassadarprazer/índiode tanga e de pena as CEBs lutam com voce. 5. Mãos unidas, Deus da força com Jesus ressuscitado / Pôs também suamão na massa defendendo os massa-crados / Viva a América Latina traba-lhandoemmutirão/AmassandooPãoda vida ate criança põe a mão.

BENDIto Dos roMEIros DA tErrA soU, soUtEU, sENHor,/ soU PoVo NoVo, rEtIrANtE, LUtADor! DEUs Dos PErEGrINos, Dos PEQUENI-Nos,/ JEsUs CrIsto, rEDENtor 1. Bendita e louvada seja esta santa romaria:/Benditoopovoquemarcha,Bendito o povo que marcha, tendo Cristo como guia2. NoEgito,antigamente,nomeudaes-cravidão:/Deuslibertouoseupovo.Hojeele passa de novo gritando a libertação. 3. Para a terra prometida o povo deDeus marchou:/ Moisés andava nafrente. Hoje Moisés é a gente quando enfrenta o opressor.4. Quem é fraco Deus dá força, quem temmedo sofremais/: Quem se uneaocompanheirovencetodocativeiroéfeliz e tem a paz.

MIssão DE toDos NÓso DEUs QUE ME CrIoU/ ME QUIs, ME CoNsAGroU/ PArA ANUNCIAr o sEU AMor1. Eusoucomoachuvaemterraseca/Pra saciar, fazer brotar/ Eu vivo praamar e pra servir Émissão de todos nós/Deus chama/Eu quero ouvir a tua voz2.Eusoucomoflorporsobreomuro/Eutenhomel,sabordocéu/ Euvivo

Page 64: Livreto Páscoa 2013

63

pra amar e pra servir3. Eu sou como estrela em noite escu-ra/Eulevoaluz,sigoaJesus/Euvivopra amar e pra servir4.Eusoucomoabelhanacolmeia/Euvouvoar,vou trabalhar / Euvivopraamarepraservir:/5.Eusou,souprofetadaverdade/Can-toajustiçaealiberdade/Euvivopraamar e pra servir.

É o Nosso ENCoNtrãoÉ o nosso encontrão, minha irmã/ É o nosso encontrão, meu irmão/Vamos lutar, vamos juntos dar as mãos/Buscando descobrir a libertação.1. É na comunidade que encontramos aesperança/Paralutarmoscontraaga-nância de todos os poderosos que só ge-rammorteeroubamaconsciência/una-mosnossasforçasparaamassacrescer/E assim veremos a vida renascer.2. As CEBs são caminho para o povo so-frido,injustiçadoeoprimido/Quequerviver unido, que luta junto e não no in-dividualismo/Algunsquedenunciameoutros que são denunciados/ è assimque vive o povo organizado.3. É na Bíblia Sagrada que encontramos ocaminhoda liberdadeedecarinho/Confrontando com a realidade do povo pobredascomunidades/Unindonossaforçajuntocomaforçadopovo/Con-seguiremos um mundo novo.

sE EU Não PArtILHArPreciso compreender, senhor,/ que neste pão repartido/ que neste vi-nho bebido toda verdade se encer-ra / sobre a justiça da Terra,/ so-bre o amor e a bondade / e sobre a fraternidade que tu vieste ensinar 1.Seeunãopartilharemtodososmo-mentos/meusdonsemeustalentos./E

obensquetumedás/.Jamaisenten-dereiatuaEucaristia,milagrequeex-tasia e traz tão grande paz.2. Se eu não der de mim podendo me doar serei/ então culpadodo vinho edopão/.SeeunãopartilhardaSantaEucaristia/ a Paz que ela irradia emmimnãobrilhará/.3.Nodiaemqueeumeforafimdeteencontrar/Euqueroestartranqüilodopãoqueeudividi/EtuqueésSalva-dorirásmultiplicar/meusdonsetudoaquiloqueemvidaeurepartir/

PELAs EstrADAs DA VIDA Ó VEM CoNosCo,/ VEM CAMINHAr,/ sANtA MArIA, VEM!1. Pelasestradasdavida,/Nunca sozi-nhoestas/Contigopelocaminho/San-ta Maria vai.2. Se pelomundo, os homens, / Semconhecer-sevão,/Nãoneguesnuncaatuamão/Aquemteencontrar.3.Mesmoquedigamoshomens:/“tunadapodesmudar”,/Lutaporummun-donovo/Deunidadeepaz.4.Separecertuavida/inútilcaminhar/Lembraqueabrescaminho/Outroste seguirão

sANtA MãE MArIAAVE MARIA, AVE MARIA (2x)1. Santa Mãe Maria, nesta travessia/Cubra-nosseumantocordeanil/Guarda nossa vida, mãe Aparecida/Santa padroeira do Brasil2.Mulherperegrina,forçafeminina,/Amaisimportantequeexistiu./Comjustiçaqueresquenossasmulhe-res/SejamconstrutorasdoBrasil.3. Com amor divino guarda os peregri-nos/Nestacaminhadaparaoalem./Dá-lhescompanhia,pois também/Umdia foste peregrina de Belém.

Page 65: Livreto Páscoa 2013

64

Luiz Antônio de oliveiraParóquia Coração de Jesus

Luís Mario Marinho da silvaParóquia Coração de Jesus

Maria Aparecida MatsutackeParóquia Nossa Sra. de Guadalupe

Maria das Graças BustamenteParóquia Santuário São Judas Tadeu

Maria de Fátima SilvaParóquia São Vicente de Paulo

Maria José de oliveiraParóquia Nossa Sra. de Guadalupe

rosana de Paula rosaParóquia Santuário São Judas Tadeu

silvia Maria Andrade MacedoParóquiaCoraçãoEucarísticodeJesus

Pe. Fabiano Cleber Cavalcante do AmaralAssessor Diocesano das CEBs

revisão teológicaPe. Fabiano Kleber Cavalcante do Amaral

revisão redacionalDiác. José Aparecido de Oliveira (Cido)Paróquia São Benedito - Alto da Ponte

ImpressãoKatúEditoraGráfica

DiagramaçãoFabrício Gustavo Flausino

tiragem26.000 exemplares.LIVrEto Nº 2– Ano XXIII - 2013

Equipe do subsídio Palavra de Deus no Meio do Povo

2012 - reunião da Comissão Diocesana das CEBs

Page 66: Livreto Páscoa 2013

CEBs (COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE)Contato: [email protected] de São José dos Campos - SP

Baile das CEBsPonte Preta Futebol Clube – Jacareí – SP

Convites com os(as) animadores(as) das CEBs

IV Encontro de Assessores CEBs Sul1“Justiça e Profecia a Serviço da Vida”

São José dos Campos

XIII Romaria Estadual das CEBs“CEBs, na casa de Maria com Fé,

Juventude, Justiça e Profecia”Passagens com os(as) animadores(as) das CEBs.

Ação entre amigos em prol daparticipação no XIII Intereclesial das CEBs

Horário: após a celebração das 19hLocal: Paróquia Nossa de Fátima – Altos de Santana

18 de maio de 2013

19 de maio de 2013

30 de junho de 2013

27 de julho de 2013