Top Banner
www.alulubeerclub.com.br História da cerveja Como degustar Como avaliar Estilos Avaliação pessoal
24

livreto alulu v2.1

Mar 31, 2016

Download

Documents

livreto, alulu, dicas
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br

História da cerveja Como degustar Como avaliar Estilos Avaliação pessoal

Page 2: livreto alulu v2.1
Page 3: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 3

Há cerca de 10 mil anos, o homem antigo descobriu por acaso o processo de fermentação, gerando o surgimento das primeiras bebidas alcoólicas. Inicialmente a cerveja era produzida por padeiros, devido a natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. No processo de produção desta época a cevada era deixada de molho até germinar para então ser moída grosseiramente e moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram coloca-dos em jarras com água e deixados fermentar. Vem desta época a idéia do codinome de pão líquido tão difundido nos tempos atuais.

Segundo pesquisas a primeira cerveja produ-zida foi provavelmente resultado de um acidente. Existem evidências de que a prática da fabricação da cerveja originou-se na região da Mesopotâmia a aproximadamente 6 mil anos, sendo atribuido aos Sumérios, povo mesopotâmico, sua criação. Documentos históricos mostram que em 2100 a.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais sendo que cerca de 40% da produção dos cereais local destina-

vam-se às cervejarias chamadas “casas de cerve-ja”, que eram mantidas por mulheres. Os egípcios logo aprenderam a arte de fabricar cerveja e car-regaram a tradição no milênio seguinte, agregan-do o líquido à sua dieta diária.

A cerveja produzida naquela época era bem diferente da de hoje em dia. Era escura, forte e muitas vezes substituía a água, sujeita a todos os tipos de contaminação e responsável por causar diversas doenças à população. Apesar das dife-renças entre este tipo de cerveja e as cervejas atuais, a base do produto, a cevada fermentada, era a mesma.

A expansão definitiva da cerveja se deu com o Império Romano, que se encarregou de levá-la para todos os cantos onde ainda não era conhe-cida. Diversos imperadores contribuiram para a difundir a bebida na antiga Europa. Júlio César era um grande admirador da cerveja e em 49 a.C., depois de cruzar o Rubicão, deu uma gran-de festa a seus comandantes, na qual a principal bebida era a cerveja. A César também é atribuída a introdução de cerveja entre os britânicos, pois quando ele chegou à Britânia, esse povo apenas

História dacerveja

Page 4: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br4

bebia leite e licor de mel. Através dos romanos a cerveja também che-

gou à Gália, hoje a França e foi neste local que a bebida definitivamente ganhou seu nome latino pelo qual conhecemos hoje. Os gauleses deno-minavam essa bebida de cevada fermentada de “cerevisia” ou “cervisia” em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.

Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja que, até então, era uma atividade familiar. Pouco a pouco, à medida que cresciam os aglomerados populacionais e que se libertavam os servos entre os séculos VII e IX, começaram a surgir artesãos cervejeiros, traba-lhando principalmente para grandes senhores e para abadias e mosteiros. O monopólio da fabri-cação da cerveja até por volta do século XI con-tinuou com os conventos que desempenhavam relevante papel social e cultural, acolhendo os peregrinos de outras regiões. Nesta época todo monastério dispunha de um albergue e de uma cervejaria e os monges por serem os únicos que reproduziam os manuscritos da época, puderam conservar e aperfeiçoar a técnica de fabricação da cerveja.

Com o aumento do consumo da bebida, os artesãos das cidades começaram também a produzir cerveja, o que levou os poderes de pú-blicos a se preocupar com o hábito de se beber cerveja. As tabernas ou cervejarias eram locais onde se discutiam assuntos importantes e muitos negócios concluíam-se entre um gole e outro de cerveja.

A partir do séc. XII pequenas fábricas foram surgindo nas cidades européias. Com uma téc-nica mais desenvolvida e aperfeiçoada, os cer-vejeiros já sabiam que a água tinha um papel determinante na qualidade da cerveja e por isso a escolha da localização da fábrica era feita em função da proximidade de fontes de água otima qualidade.

Hoje, com a invenção de instrumentos cien-tíficos como os termômetros, bem como o aper-feiçoamento e surgimento de novas técnicas, a produção de cerveja se desenvolveu e se difundiu fazendo com que novas marcas surjam a todo instante. Atualmente existem rotulos de quase todos os lugares do mundo fazendo com que o “Pão Liquido” se tornasse a bebida alcoolica mais consumida do mundo.

Page 5: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 5

LAGERSAs LAGERS são as cervejas mais consumidas

no mundo, responsáveis por mais de 99% das vendas de cerveja do Brasil.

Originarias da Europa Central no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermenta-ção a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Tem entre seus tipos mais conhecidos a Pilsener, tipo de cerveja ori-ginariamente criada no século 19 na cidade de Pilsen, região da Boêmia da República Tcheca, e que por isso muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils ao invés de Pilsener.

Os sub-tipos de LAGERS estão a seguir:PALE LAGERS, DARK LAGERS, VIENNA,

BOCK, MARZEN, MALT LIQUOR, KELLER e ZWI-CKEL.

ALESO que a difere das Lager é o tipo de fermen-

tação, uma vez que é produzida em temperaturas mais altas, geralmente entre 15 e 24ºC. É um processo antigo de fabricação, o que fez com que as cervejas do tipo Ale fossem as únicas disponí-veis até meados do século XIX, quando foi inven-tada a baixa fermentação (LAGER). Dada essa “antigüidade”, aliada principalmente à fermenta-ção a quente, os sabores complexos, maltados e lupulados das cervejas “ALE” são incompara-

velmente mais perceptíveis, sendo cervejas mais encorpadas e vigorosas.

Ao longo dos séculos surgiram inúmeros subti-pos de cervejas ALE, dentre as quais podemos citar :

PALE ALES, AMBER/BROWN E RED ALE, AL-TBIER, SCOTCH ALE, SAISON, BIÈRE DE GAR-DE, STRONG ALES, BELGIAN STRONG ALES, BELGIAN SPECIALTY ALE, KÖLSCH, WEISSBIER (WEIZENBIER, WHEAT BEER), STOUT e PORTER.

LAMBICSA maioria dos especialistas classifica as cer-

vejas do tipo LAMBIC como uma terceira cate-goria, em separado das LAGER e ALE, devido ao seu tipo de fermentação, que é espontânea. São cervejas feitas de trigo, porém não são adiciona-das leveduras no mosto, ficando a fermentação a cargo dos agentes naturais, os quais são en-contrados somente numa pequena área ao redor de Bruxelas. Trata-se de um tipo muito peculiar de cerveja, dotada de uma gama extremamente numerosa de aromas, os quais vão do frutado (como framboesa, cereja ou banana) ao extre-mamente cítrico (como vinho branco ou vinagre). É o tipo mais antigo de cerveja feito no mundo, fato que, por si só, exige que sejam degustadas.

Os sub-tipos de LAMBICS são:LAMBIC-FRUIT, STRAIGHT/UNBLENDED,

GUEUZE, FARO.

Tipos de cervejas

Page 6: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br6

Como degustar1 - Preste atenção desde o momento em que

a cerveja é aberta e servida. Todos os nossos sentidos devem estar bem atentos e antes mes-mo de prova-la devemos prestar atenção no que vemos e no que ouvimos.

2 - Cheire a cerveja. Muitos dos aromas são bastante voláteis, portanto perceptívies por um curto período, então não devemos demorar muito para iniciar a analise das impressões olfativas.

3 - Observe a cerveja pois é necessário estar atento a todos os aspectos do líquido. Podemos visualizar a coloração do líquido, a intensidade da espuma e seu tempo de vida, intensidade da carbonatação, particulas em suspensão são ape-nas alguns dos itens a serem verificados nesta analise.

4 - Cheire a cerveja novamente para sentir os aromas exalados após a dispersão dos aromas voláteis. Se necessário, gire levemente o copo para que o aroma se solte. Nesta analise poderão ser verificados aromas de flores, ervas, caramelo, frutas entre outros. Atenção pois após 4 inspi-rações, os sensors olfativos já começam a ficar confusos e sua avaliação prejudicada.

5 - Beba a cerveja mas antes de engolir faça a distribuição do líquido por toda boca, para que tenha contato com toda a superfície da língua. Sabores doces, amargos, azedos podem ser no-tados pelo degustador. Estas são as primeiras im-pressões degustativas sobre a cerveja.

6 - Beba novamente. O sabor inicial mudou? Como é o final de cada gole? Os sabores continu-am os mesmos ou eles foram modificados ? Exis-te algum sabor novo que não havia notado ? Mui-tas são as possibilidades, inclusive de identificar sabores desagradáveis como remédio e carne.

7 - Após ingerir a cerveja, quais os sabores que a cerveja deixou em sua boca. O paladar é agradável, duradouro ?

8 - Se você conhece um pouco sobre o estilo da cerveja, ou se tiver alguma referência por per-to, faça um paralelo do quanto a cerveja degusta-da se aproxima da descrição e características do estilo? Ela é melhor ou pior que outras do mesmo estilo que você já experimentou ?

9 - Reflita por alguns minutos. Você gostou da cerveja? O que mais te impressionou? É uma cerveja que você teria em sua geladeira? O que te faria pensar duas vezes antes de bebe-la no-vamente? Você recomendaria para seus amigos?

Page 7: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 7

Como avaliar as cervejasAPARÊNCIAÉ o contato visual que se tem com a cerveja,

antes mesmo de servi-la no copo. Para analisa-la deve-se libertar a cerveja de sua garrafa ou lata e observar a sua cor, textura do líquido, carbonatação, partículas suspensas, aparência e a durabilidade da espuma cremosa. Deve-se atribuir notas para este quesito variando de 1 a 5 sendo que a menor nota deve ser dada para uma aparência ruim e a maior para uma bela aparência.

AROMAO Aroma é sempre dificil de ser analisado pois

apesar de ser uma caracteristica de cada cerveja muitas vezes é dificil de ser capturado pelo degustador de cervejas. O aroma se traduz na proximidade do que está contido na sua memória olfativa e pode estar associado muitas vezes a um toque floral, cítrico, frutado, malte, caramelo, cravo ou algum outro. Não existe regra muito menos limitação para o aroma e as vezes o que um degustador sente pode ser diferente da analise de outro, porém os traços principais são sempre os mesmos. Para captura-lo muitas vezes é necessário girar levemente o copo para que o aroma se desprenda do líquido, mas atenção pois após 4 inspirações, os sensores olfativos já começam a ficar confusos e sua avaliação pode ser prejudicada. As notas para esse quesito vão de 1 a 10 sendo a menor nota atribuida a aromas que não nos agradam e a maior a odores que nos fazem felizes.

SABORPrimeiramente deve-se analisar o gosto da

cerveja assim como sua intensidade e a duração dos sabores na boca. Após esta primeira analise deve-se analisar o sabor como um todo. Sabores como amargo, ácido, doce, azedo devem ser notados para que uma nota possa ser atribuida a este quesito. Por se tratar do ítem mais importante para a analise de uma cerveja as notas para esse quesito vão de 1 a 20 sendo a menor nota para saberes menos agradáveis e a maior para sabores mais agradáveis. Não se preocupe se você não souber exatamente que nota dar a cerveja. A medida que você for analisando uma quantidade maior de cervejas, mais acertiva vai se tornar sua análise.

SENSAÇÃODeve-se analisar as sensações táteis causadas na

boca pela degustação da cerveja. Deve ser verificada sensações de corpo, textura, carbonatação, álcool em notas que variam de 1 a 5 sendo a menor nota uma sensação ruim e maior uma sensação boa.

CONJUNTOÉ a analise geral da cerveja, uma impressão

geral e pessoal sobre o seu conjunto. As notas para esse quesito vão de 1 a 10 sendo a menor nota um conjunto ruim e maior um conjunto agradável.

NOTA FINALApós finalizada a avaliação, deve-se somar

as notas e inserir uma vírgula no meio do número resultante. Por exemplo, se a soma resultou no número 32, a nota será 3,2. Dessa forma, toda e qualquer cerveja pode ser avaliada desde a nota 0,5 até a nota 5.

Existem 5 critérios básicos para se avaliar uma cerveja.

Page 8: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br8

Para a maioria das cervejas do tipo Lager, as quais requerem um “colarinho” considerável a fim de que o oxigênio não “oxide” rapidamente o líquido dentro do copo, o ideal é deitá-lo a cerca de 45 graus em relação à mesa, derramando a bebida aos poucos até a metade. Após, endireitar o copo e derramar o restante da cerveja, cuidando para que se produza cerca de dois dedos de espuma.

No caso das cervejas dos subtipos Hefeweizen ou Dunkelweizen, prefira servi-las nos copos grandes e longos típicos das cervejas de trigo. Nesse caso, antes de terminar o líquido na garrafa, agite-a levemente para que os fermentos decantados do fundo se desprendam. Em seguida, derrame esse creme no copo, criando o “colarinho”.

As cervejas do tipo Belgian Ale possuem copos próprios para cada uma delas. Caso não os tenha, prefira servi-las em uma taça de boca larga, a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente ao degustá-la. Derrame a cerveja de uma vez só no centro da taça, sem se preocupar em agitar a garrafa, seguindo a orientação inicial de metade a 45 graus e outra metade com o copo de pé.

Tais indicações são dadas aqui em linhas gerais. Em muitos rótulos de cerveja – sobretudo as estrangeiras – você encontrará o copo indicado e a forma que você deverá servi-la.

Outras dicas:Lave muito bem o copo antes de servir

a breja. Restos de saponáceos ou gordura restante no copo podem “matar” a espuma e liquidar o seu prazer de beber. Bolhas muito grandes e não duradouras na espuma e bolhas que se prendem ao longo do copo, na parte do líquido, são sinais de copo mal lavado.

Prefira servir a cerveja com o copo levemente molhado, o que favorece a criação da espuma.

Se alguém lhe oferecer, para fazer “firula”, um copo gelado, recuse. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar-lhe o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

Recuse a cerveja (mesmo as Pilsen!) quando a temperatura estiver abaixo de 2ºC, o que amortecerá as suas papilas gustativas e você não sentirá o gosto da Cerveja.

LEMBRE-SE: Cerveja “estupidamente gelada” é apenas

para quem não conhece de cerveja, para aqueles que querem apenas um líquido refrescante ou então para disfarçar o gosto de uma cerveja ruim.

Como servir uma cerveja

Page 9: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 9

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 10: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br10

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 11: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 11

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 12: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br12

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 13: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 13

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 14: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br14

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 15: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 15

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 16: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br16

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 17: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 17

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 18: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br18

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 19: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 19

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 20: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br20

Cole aqui o adesivo da cerveja do mês

Minhas notas para a cerveja acima, são:

APARÊNCIA:

AROMA:

SABOR:

SENSAÇÃO:

CONJUNTO:

NOTA FINAL:

Degustei: Sozinho Com outra pessoa

Com quem?

Onde?

Data: ______/_______/__________

Minhas anotações extras:

Page 21: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br 21

Cole aqui o adesivo da bolacha de chopp ALULU Frente

Cole aqui o adesivo da bolacha de chopp ALULU Verso

Page 22: livreto alulu v2.1

www.alulubeerclub.com.br22

1 - Escolha um de nossos kits

2 - Escolha a duração da sua assinatura

3 - Receba mensalmente, em sua casa, as cervejas de qualidade

da Alulu Beer Club

Como assinar

Page 23: livreto alulu v2.1