Top Banner
Linguística IV 1
21

Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Apr 18, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Linguística IV

1

Page 2: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Cérebro• O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso.• O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10,000 conexões sinápticas cada.• O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma atividade específica.

2

Page 3: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Consciência A palavra consciência, de origem latina, é composta pelo prefixo “con” (com) + “scientia” (conhecimento, ciência).Consciência o ato de ter conhecimento.

Dicionário Aurélio

1. Filos. Atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo (e, posteriormente, em relação aos chamados estados interiores, subjetivos) aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração. 2. Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados3. Conhecimento imediato da sua própria atividade psíquica ou física

3

Page 4: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Algumas Considerações

“O cérebro de cada ser humano é especial e corresponde a uma consciência individual única”.

Antigamente, considerava-se que o lar da consciência era o coração. Com a evolução da ciência, os estudiosos e neurocientistas acreditam que é no cérebro que está a “voz de nossa razão”.

4

Page 5: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano.

5

Page 6: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Consciência CérebroCérebro

Consciência

Consciência

Cérebro

ONDE ESTÁ, DE FATO, A CONSCIÊNCIA?

A CONSCIÊNCIA ESTÁ NO CÉREBRO?

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CÉREBRO E CONSCIÊNCIA?

6

Page 7: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

• A consciência pode sobreviver a morte cerebral?

• Como a consciência é ativada?

• Pode existir atividade consciente sem atividade cerebral?

• O que acontece com a consciência quando uma pessoa NÃO recebe estímulos externos?

7

Page 8: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Alterações da Consciência

• Sono : é um comportamento e uma fase normal e necessária. Tem duas etapas distintas: Sono REM: Rapid Eye Movement - durante essa fase é feita a separação do comum do importante. Sono NÃO-REM: ocupa cerca de 75% do tempo do sono. Sono mais profundo.

• Sonho: vivências predominantemente visuais, classificadas por Freud como um fenômeno psicológico "rico e revelador de desejos e temores"

8

Page 9: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

ONDE ESTÁ A CONSCIÊNCIA DURANTE O SONO?

SONHOS E CONSCIÊNCIA

9

Page 10: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Inconsciente

O inconsciente não representa aquilo que a consciência não é, mas aquilo que forçosamente lhe escapa.

A consciência precisa de contato com o mundo

10

Page 11: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

ALGUNS FILOSÓFOS• Pascal (1623-1662): "O coração tem razões que a

própria razão desconhece".

• Malebranche (1638.1677): "A consciência que temos de nós mesmos nos mostra apenas a mínima parte do nosso ser".

• Leibniz (1646-1716): "Nossas idéias claras são como ilhas que emergem de um oceano de idéias obscuras".

• Goethe (1749-1832): o homem não pode ficar muito tempo em estado consciente; ele deve recolher-se no inconsciente, pois lá estão suas raízes.

11

Page 12: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

• Fechner (1801-1887): O espírito é como um iceberg, cuja parte maior está debaixo de água e que é movimentado por correntes ocultas e pelos ventos da consciência.

• Nietzsche (1844.1899): Todo alargamento do saber se faz tornando consciente o inconsciente. Todas as nossas motivações conscientes são fenômenos superficiais: atrás do eu está o conflito dos instintos e de nossos humores.

12

Page 13: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

O QUE DESCARTES TEM A VER COM ESSE ASSUNTO????

13

Page 14: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Dualismo Cartesiano“Cogito, ergo sum”

Penso, logo existo.

Mente – res cogitans (substância pensante). Corpo - res extensa (que ocupa lugar no espaço).

(...) de um lado tenho uma idéia clara e distinta de mim mesmo, na medida de que sou apenas uma coisa que pensa e não extensa, e que, do outro, tenho uma idéia distinta do corpo, na medida de que ele é apenas uma coisa extensa e que não pensa, é certo que esse eu, ou seja, a minha alma, pela qual sou o que sou, é inteira e verdadeiramente distinta de meu corpo e pode ser ou existir sem ele.

14

Page 15: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Onde colocar os processos mentais inconscientes, se tudo o que não é consciência (res cogitans) se reduz a uma realidade material (res extensa)?

15

Page 16: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

E FREUD ?

16

Page 17: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Em 1925, com já 69 anos de idade, escreve: "A maioria esmagadora dos filósofos vê como mental apenas os fenômenos da consciência”.

“É verdade que a filosofia repetidamente tratou do problema do inconsciente, mas com poucas exceções, os filósofos assumiram uma ou outra das duas posições seguintes: ou o seu inconsciente foi algo de místico, intangível e indemonstrável, cuja relação com a mente permaneceu obscura, ou identificaram o mental com o consciente e passaram a deduzir dessa definição aquilo que é inconsciente não pode ser mental nem assunto de psicologia”.

17

Page 18: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

“De um ponto de vista topográfico, o inconsciente é o latente, o que não se encontra na consciência, mas que pode tornar-se consciente. De um ponto de vista dinâmico, o inconsciente é o recalcado, o que não pode estar na consciência. Finalmente, do ponto de vista sistemático, o inconsciente é o outro".

18

Page 19: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Mas o que é esta outra coisa?

Na realidade, o termo inconsciente (Unbewust), com suas ambiguidades e imprecisões, persistirá (sem resposta).

19

Page 20: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

Utilizando a imagem do iceberg de Fechner, podemos dizer que o consciente é apenas a parte emergente. Existe todo um contexto submerso sobre o qual não podemos AFIRMAR muito.

20

Page 21: Linguística IV 1. Cérebro O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados.

REFERÊNCIASA consciência não está no cérebro. Disponível em: http://sempreconsciente.blogspot.com/2010/04/consciencia-nao-esta-no-cerebro.html - Acessado em 17/09/10.

Consciência. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Consci%C3%AAncia - Acessado em 17/09/10.

MATTEO, Vincenzo Di. Do inconsciente ao ID: gênese de uma idéia. Disponível em: http://www.ufpe.br/filosofia/arquivos/Do%20inconsciente%20ao%20id.pdf - Acessado em 17/09/10.

NOGUEIRA, Pablo. Penso, logo...sei lá! Editora Globo: Revista Galileu, junho de 2007. p. 75-81.

WEAVER, Eduardo. O cérebro, a inteligência e a consciência. Disponível em: http://oxigenio2.magaweb.com.br/index.php?id=69

21