Top Banner
4. Proposta de leitura Propomos a seguir a aplicação dos conceitos e metodologia mencionados anteriormente ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande-MS. A escolha de tal edifício se dá por sua importância dentro do conjunto de edifícios do Parque dos Poderes, além de ser uma obra de acesso público e que propõe uma relação de uso com um grande número de usuários. Iniciamos com uma descrição geral do edifício, buscamos situá-lo fisicamente e indicar suas características formais e compositivas, ao mesmo tempo que, comparativamente, traçamos as suas similaridades com o brutalismo paulista em outras obras desse momento na arquitetura moderna; depois, apresentamos a leitura semiótica a partir dos conhecimentos estabelecidos nos capítulos anteriores e, por fim, buscamos fazer uma interpretação do conceito de transparência, enquanto oposto ao conceito de opacidade. Utilizamo-nos da referência a outras arquiteturas, relacionando-as, na tentativa de demonstrar, comparativamente, a evolução e atualização deste conceito como a evolução e atualização do signo, que no contato com um intérprete, cresce, admite variações e adquire novos significados. 4.1. Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo Após a divisão do Estado do Mato Grosso e da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1979, foi necessário
26

LEITURA SEMIÓTICA

Aug 16, 2015

Download

Documents

Peabyru Puitã

LEITURA
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript

4. Proposta de leituraPropomos a seguir a aplicao dos conceitos e metodologiamencionados anteriormente ao Centro de Convenes Rubens Gil de Camillo,emCampoGrande-MS.A escoladetal edi!"ciosed#porsuaimport$nciadentro do con%unto de edi!"cios do Par&ue dos Poderes, al'm de ser uma obrade acesso p(blico e &ue prope uma relao de uso com um grande n(merode usu#rios.)niciamos comuma descrio geral do edi!"cio, buscamos situ#-lo!isicamente e indicar suas caracter"sticas !ormais e compositivas,ao mesmotempo &ue, comparativamente, traamos as suas similaridades com obrutalismo paulista em outras obras desse momento na ar&uitetura moderna*depois, apresentamos a leitura semi+tica a partir dos conecimentosestabelecidos nos cap"tulos anteriores e, por !im, buscamos !a,er umainterpretaodoconceitodetranspar-ncia, en&uantoopostoaoconceitodeopacidade. .tili,amo-nos da re!er-ncia a outras ar&uiteturas, relacionando-as,na tentativa de demonstrar, comparativamente, a evoluo e atuali,ao desteconceitocomoaevoluoeatuali,aodosigno, &uenocontatocomumint'rprete, cresce, admite variaes e ad&uire novos signi!icados. 4.1. Centro de Convenes Rubens Gil de CamilloAp+s a diviso do /stado do Mato Grosso e da criao do /stado deMato Grosso do Sul, em 0121, !oi necess#rio de!inir um centro administrativoparaainstalaodasededos+rgosestaduaisdonovogoverno, dandoorigemaoPar&uedosPoderes, cu%oplane%amentocomeouem0122. 3Centro de ConvenesRubensGil deCamillo situa-senuma das pontas dopar&ue, onde inicialmente deveria ser constru"do o pal#cio do governo 45ig. 67.Al'mdosedi!"ciosdaadministraop(blica, opar&uepossui umareservaecol+gica e sua e8tenso total ' de 9:; ectares.5ig. 6)magem de sat'lite do Par&ue dos Poderes, em Campo Grande-MS.