Top Banner
LE CREUSET. BISTRO A origem do sabor. Outono / Inverno 2018-19 Magazine #3
15

LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Nov 30, 2018

Download

Documents

dinhcong
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

LE CREUSET.

BISTROA origem do sabor. Outono / Inverno 2018-19

Magazine #3

Page 2: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Sección #3

Sumário

Editorial#4

Campanha#5 #16

Tendências#7 #20

Comer e beber#10 #18 #22

Inspiram-nos#12

Dicas!#14

Tome nota#24

Créditos#26

Page 3: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Campanha #5#4 Editorial

Orgânico, fresco e saudável

As matérias-primas, que dão sabor, aroma e textura aos nossos pratos, têm um forte vínculo com o território onde são produzidas e estão enraiza-das numa cultura, numa história e numas determinadas tradições. São as raízes da nossa gastronomia.

Cozinhar com produtos de proximidade não é apenas uma escolha, é um estilo de vida. É dar o valor merecido aos produtos que se encontram à nossa volta, naturais e sustentáveis. Também é recuperar as nossas origens e praticar uma cozi-nha com consciência, reaproveitando os excedentes com receitas fáceis mas saborosas. É tentar fazer as coisas bem, como faziam os nossos avós.

A origem dos alimentos faz toda a diferença nas nossas receitas e não é necessário viver em zonas rurais para desfrutar de boa matéria-prima. Hoje em dia, produtores locais têm o papel fundamental de levar os alimentos às cidades e cozinheiros de km0, o propósito de os valorizar e in-terpretar a partir da sua criatividade.

Tenhamos em conta a procedência dos produtos antes de os cozinhar-mos, desta forma conseguimos pratos de grande qualidade e mantemos a sua identidade e, por conseguinte, também a nossa.

As raízes da nossa gastronomia

Page 4: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

#6 Campanha

Orgânico, fresco e saudável

Cozinhar de forma saudável não é um conceito novo, embora atualmente esteja na moda. Cozinhar de forma saudável é uma tradição. Os nossos avós e antepassados já praticavam uma dieta saudável e equilibrada e uma cozinha de aproveitamento.

Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da época, evitando desta forma o desperdício. Conheçamos a sua origem para os cozinharmos da melhor maneira, só assim conseguimos pratos com sabores mais autênticos e frescos.

Organic collectionTendências

Tendências #7

Cocotte de ferro fundido esmaltado de 28 cm em preto.Graças à sua capacidade de 6,7 l, pode preparar sopas, estufados ou cozidos para toda a família.

Forma plumcake antiaderente de 27 cm.Para amantes da pastelaria. O aço de carbono distribui o calor de forma eficiente e uniforme, resultando numa cozedura perfeita.

Faca de 20 cm com lâmina de aço de Damasco e cabo em madeira de oliveira.Para cortar pão, baguettes, tartes e carnes crocantes.

Mini Cocottes em cerâmica de grés de 10 cm na cor Deep Teal. Ideais para apresentar os seus pratos de forma originalou para acompanhamentos. Compatíveis como forno e o micro-ondas.

Page 5: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Tendências #9#8 Tendências

Marmita gourmet26 cm

Facas de madeira de oliveira

Moinhos de sal e pimenta 21 cm

Pote para espátulas12,5 x 15 cm

Chaleira Demi1,10 L

Page 6: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

#10 Comer e beber

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Descasque e corte a abóbora em pedaços e pique as cebolas. Introduza a abóbora e a cebola numa Marmita Gourmet Le Creuset e cubra com o caldo. Tempere com sal e pimenta. Deixe ferver e cozinhe em lume brando durante 15 ou 20 minutos, até a abóbora estar suave.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque as fatias de bacon e leve ao forno até estarem tostadas. Deixe arrefecer e corte em pedaços.

Triture a abóbora juntamente com as natas até obter uma textura homogénea.

Sirva quente com os pedacinhos de bacon tostado por cima.

INGREDIENTES

· 2 kg de abóbora· 12 fatias de bacon fumado· 2 cebolas· Caldo· 20 cl de natas· Sal · Pimenta

Marmita gourmet 32 cm em preto

Faca legumes madeira de oliveira

Moinhos: sale pimenta Mist Grey

Tabuleiro retangular antiaderente

Serve 8 paxPreparação 20 minCozedura 20 min

Comer e beber #11

Encontre mais recetas em lecreuset.com

Comer e beberCreme de abóbora

Page 7: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Inspira-nos #13#12 Inspira-nos

Inspira-nosFilipa Gomes

Em várias ocasiões manifestou o seu amor pela cozinha; lembra-se de em que momento surgiu o seu interesse pela cozinha e o que lhe proporciona a nível pessoal?Eu cresci nas hortas dos meus avós. A provar os ingredientes frescos acabados de apanhar. A comer a cozinha tradicional. A acordar com o pão quente queo padeiro nos deixava à porta, e que a minha avó barrava com a manteiga caseira que fazia a partir das vacasque criava. Por isso, antes de me apaixonar pela cozinha - que só aconteceu aos 24 anos quando fui viver com o meu namorado - sou apaixonada pelos ingredientes!

Tem dias de trabalho muito intensos, para aguentá-los cuida muito a sua alimentação?

Sou viciada em sabores e o meu trabalho obrigada-me a estar constantemente à procura de inspiração, de combinações novas e a fazer testes. Por isso nem sempre é facil o equilibrio. Quando passo por periodos de asneira, tento sempre compensar a seguir. E acima de tudo, qualquer que seja a fase em que me encontro, evito produtos processados e dou prioridade aos produtos de origem biologica.

Filipa Gomes trocou a sua carreira como redatora publicitária, pela cozinha. Em 2013 entrou no casting para apresentar o Prato do Dia, um programa nacional de culinária do canal 24kitchen, e a vida deu

uma volta de 180°. Desde então que entra nas casas e nas cozinhas dos portugueses para lhes ensinar as melhores receitas. Ao seu primeiro êxito,

soma-se um novo programa, Cozinha com Twist, e o livro recentemente editado - “Prato do Dia, 80 receitas para comer bem e ser feliz! - o livro de gastronomia mais vendido de 2017. Conhecida pelo seu estilo particular na cozinha e na vida, ela reflete nas suas receitas o amor pelos produtos

saudáveis, frescos e locais.

Cozinha diariamente? Que pratos não podem faltar nunca no seu menu semanal? E qual é aquele prato que faz sempre em momentos mais especiais?

Sim, cozinho diariamente Se não for em trabalho, é para me alimentar. Somos 3 em casa, eu o meu namorado e a nossa filha de 3 anos. Fazemos questão de jantar juntos e fazer disso um ritual. É uma forma de criar bons habitos e boas memórias. O peixe nunca pode faltar nos menus semanais. Principalmente agora no verão. Aproveitamos o terraço e grelhamos lá fora. Quando os momentos são mais especiais, o menu varia bastante. Se é para muita gente gosto de cozinhar uma grande panela de chilli. Também gosto muito de fazer um arroz de frango e farinheira - um enchido portugues muito especial.

Cocotte coração cereja 18 cm

"Antes de me apaixonar pela cozinha, sou apaixonada pelos

ingredientes!"

Lemos que compra livros de cozinha de todos os sítios aonde viaja, há alguma gastronomia (para além da mediterrânica) de que goste especialmente?

Sim, é verdade. Para além da mediterranica, adoro a cozinha oriental. Fiquei fascinada por ela a primeira vez que viajei para a Tailandia.

Que produtos não faltam nunca na sua lista de compras?

Queijo, presunto, peixe, carne branca, legumes, fruta, frutos secos e lacticinios!

Qu al é o seu produto Le Creuset favorito e como é que a ajuda no momento de cozinhar?Essa é a pergunta mais dificil. Eu sou super fã da Le Creuset! Quando cozinho para muita gente, adoro usar as panelas grandes de ferro (redondas ou ovais). Para fazer o tal chilli e o arroz de farinheira, por exemplo.Para grelhar uso muito a chapa raiada, com 2 pegas.Ah e as frigideira anti-aderentes também estão sempre à mão! Desde os ovos e as panquecas para o pequeno almoço, aos peixes e bifes para as refeições principais. Faço tudo nelas. E também sou fã da linha Inox, bonita e super pratica para o dia a dia. Na verdade, quando o assunto é comida, Le Creuset está sempre comigo!

Page 8: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Dicas! #15#14 Dicas!

Dicas!Fruta, legumes e pão fresco são os alimentos que mais desaproveitamos em casa. É nas nossas casas onde se acumula 42% dototal do desperdício alimentar. Há muitas iniciativas e movimentos sociais que já tentam mudar esta realidade.

Propomos alguns conselhos que podemos aplicar no dia a dia para melhorar os nossos hábitos:

Aproveite a fruta madura para fazer sumos, batidos e compotas e os legumes para sopas.

No Natal, se receber convidados, tenha em conta as suas idades e o seu apetite para não cozinhar em excesso. E, se acabar por sobrar comida, partilhe-a com eles ou congele-a para consumir outro dia.

Planifique com tempo os menus semanais, veja bem o que tem na despensa antes de ir às compras e opte por produtos locais e da época.

Organize o frigorífico de acordo com as datas de validade. Coloque à frente os produtos que caducam antes e leia bem as etiquetas: não é o mesmo validade e consumo preferível!

02 04

01

Cocotte redonda verde Palm 24 cm

05

Panela de alumínio antiaderente com tampa

Pense se realmente precisa dos produtosque lhe oferecem com ofertas do tipo 2x3: embora custem menos, se depois não os consome, acaba por pagar mais. E lembre-se de pedir na peixaria que lhe deem as espinhas e as cabeças, que pode aproveitar para fazer caldo ou fumet.

E se lhe sobrarem doces de natal, não os deite fora, transforme-os noutras sobremesas, como gelados, pudins, mousses.

Guarde o pão num saco de pano para se manter fresco durante mais tempo e, se ficar seco, rale-o e aproveite-o, combinado com legumes e carne dos caldos, para fazer croquetes. 06

03

Frasco para compota com espátula cereja

Cocotte ovalada Deep Teal 31 cm

Mini Cocotte cereja 10 cm, pratos várias cores

Caneca de grés 350 ml várias cores

Page 9: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Campanha #17#16 Campanha

Não há presente mais especial e único do que aquele que criamos com as nossas próprias mãos, porque quem o recebe não o esquecerá nunca. O Natal é a melhor época para oferecer experiências repletas de aroma e sabor. Cozinhe para os seus amigos e familiares e surpreenda-os com novas receitas ou com as que fazem parte da sua tradição familiar.

Porque por detrás da fervura lenta de um caldo sabo-roso ou do doce aroma de uma sobremesa no forno, há muito mais. Está o tempo, mas, sobretudo, a emoção e a vontade de nos sentarmos à mesa e de ouvirmos esse Mmmm de satisfação que emitem os nossos convidados ao provar o prato que preparámos.

Frasco em cerâmica com tampa em madeira

Ofereça experiências repletas de aroma e sabor

Christmashandmade

Page 10: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Comer e beber #19#18 Sección

Comer e beberMagret de pato

#18 Comer e beber

PREPARAÇÃO

Com uma faca afi ada, faça uns cortes na gordura do magret, sem chegar à carne.

Leve a Cocotte a lume médio e introduza os magrets com a gordura virada para baixo. Cozinhe durante uns 7 a 9 minutos, dependendo de se quer mais bem ou mal passado. Elimine a gordura que os magrets soltaram durante a cozedura.

Dê a volta à carne e cozinhe mais 2 minutos.

Retire da Cocotte e envolva em papel de alumínio. Reserve.

Aloure as chalotas na Cocotte e adicione o vinagre balsâmico. Acrescente o mel e o alecrim e deixe engrossar.

Volte a introduzir os magrets na Cocotte e deixe cozinhar mais1 minutos.

Sirva a carne em fatias e acompanhe com o molho.

Pode acompanhar com puré de abóbora, de nabo, de castanhas, fi gos ou, simplesmente, puré de batata.

INGREDIENTES

· 3 magrets de pato · 6 chalotas· 6 cl de vinagre balsâmico · 6 colheres de sopa de mel· 1 raminho de alecrim · Sal · Pimenta

Cocotte redondacereja 28 cm

Frasco mel com espátula amarelo Dijon

Serve 6 paxPreparação 15 minCozedura 15 - 20 min

Espátula pro média cereja

Faca Santoku cabo oliveira

Encontre mais recetas em lecreuset.com

Page 11: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Tendências #21#20 Tendências

Christmas collectionTendências

4

1 2

3 6

5

7

4. Caneca em grés na cor cereja compatível com o forno, o micro-ondas, o congelador e a máquina de lavar louça. Mantém a temperatura.

5. Frasco em grés e espátulas de silicone na cor cereja de várias formas e medidas. O silicone da Le Creuset não absorve cheiros nem sabores.

6. Frascos em grés com tampa de madeira em 3 medidas. Perfeitos para guardar alimentos.

7. Moinhos, skillet em ferro 26 cm e tigelas em grés; tudo na cor cereja.

1. Cocotte redonda de ferro fundido de 26 cm na cor cereja.Muito resistente e ergonómica, é uma peça multiusos para o seu dia a dia.

2. Saca-rolhas de alavanca LM450A sua “tecnologia de rotação” patenteada permite extrair todo o tipo de rolhas,naturais e sintéticas, mesmo as mais difíceis.

3. Cocotte redonda Mist Grey, de ferro fundido esmaltado de 24 cm. Compatível com todas as fontes de calor e excecionalmente duradoura.

Page 12: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

PREPARAÇÃO

Lave as laranjas e ferva-as inteiras numa Cocotte de ferro fundido durante uma hora.

Retire e corte em pedação grandes. Triture até conseguir umatextura suave.

Ponha a baunilha, o açúcar em pó, o sumo de limão e o puré de laranja na Cocotte e cozinhe até a mistura engrossar.

Distribua a compota a ferver em frascos e feche-os imediatamente.

A compota de laranja é ideal para comer com uma torrada e para rechear crepes e bolos.

INGREDIENTES

· 4 laranjas· 1 vagem de baunilha· 200 g de açúcar em pó· Sumo de 1 limão

Cocotte redonda vulcânico 28 cm

Colher de silicone cereja

Frasco com tampa de madeira cor vulcânico

Encontre mais recetas em lecreuset.com

#23 Sección

Serve 6 paxPreparação 15 minCozedura 90 min

Comer e beber #23#22 Comer e beber

Comer e beberCompota de laranja

Page 13: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Tome nota #25

Desde 1925, fazemos parte da tradi-ção gastronómica de muitas famílias, porque nos comprometemos a oferecer-lhe produtos funcionais que mantêm a máxima conservação dos alimentos e com um design que se adapta ao seu estilo de vida.

As nossas Cocottes têm garantia vitalícia A qualidade do nosso ferro fundido esmaltado permite-lhe cozinhar com elas quantas vezes quiser. É resistente a pancadas e riscos e, além disso, conserva os nutrientes, vitaminas e sabores dos alimentos.

Sabia que Le Creuset significa crisol? O crisol é um recipiente feito de material refratário que serve para fundir o metal a elevadas temperatu-ras. E o nosso logótipo simboliza esse recipiente visto de cima.

A fábrica da Le Creuset encontra-se em Fresnoy-le-Grand, uma pequena vila situada no norte de França.

Durante o processo de fabrico, os nossos produtos de ferro fundido passam mais de 30 controlos de qualidade.

Tome nota:#01

#02

#03

#24 Tome nota

Page 14: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

#26 Créditos

Créditos

Cocottes#2, #6, #7, #14, #18, #19, #20, #22, #24, #25, #26

Mini Cocottes#7, #11, #15, #16

Marmita#8, #10, #11

Skillet de ferro#21

Formas antiaderentes e tabuleiros de forno #7, #10, #16

Moinhos#9, #10, #11, #21

Frascos e espátulas#9, #16, #19, #21, #22

Frascos com tampa#4, #16, #21, #22, #23

Facas#7, #8, #10, #19,#20, #21

Açucareiro e frasco de mel#14, #16, #19

Tigelas, pratos e canecas#7, #11, #15, #21

Alumínio antiaderente#15

Acessórios para vinho#20

Cocotte coração #20

Pode encontrar todas as nossas novidades na sua loja habitual

ou em lecreuset.com

Partilhe as suas receitas no nosso Instagram

@lecreuset_pt

LE CREUSET

Page 15: LE CREUSET. BISTRO · Recuperemos as suas receitas e os seus truques. Comecemos por escolher frutas e legumes de proximidade, do dia e para o dia e cozinhemos receitas da ... Cocotte

Le Creuset a origem do saborA maior parte dos nossos alimentos têm a sua origem na terra. Uma terra trabalhada e cuidada por pessoas dedicadas

que, em muitos casos, continuam uma tradição familiar que remonta às gerações anteriores. Com os nossos produtos, ajudamo-lo a cozinhar respeitando a origem dos alimentos. Para que o seu aroma e sabor se reflita nos seus pratos.