Top Banner
Lagoas de Santo André e de Sancha
5

Lagoas de Santo André e de Sancha

Jan 25, 2017

Download

Education

Céu Martins
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Lagoas de Santo André e de Sancha

Lagoas de Santo André e de Sancha

Page 2: Lagoas de Santo André e de Sancha

A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha localiza-se no sudoeste de Portugal, no Distrito de Setúbal, região do Alentejo, ocupando parte da costa dos municípios de Sines e de Santiago do Cacém. A Reserva estende-se ao longo de uma faixa litoral de 16 Km, incluindo um setor terrestre de largura variável de 2 km a 3 km, e um setor marinho com 1,5 km de largura definido a partir da linha da costa. A superfície total é ocupada é de 5.247 ha, dos quais 3.110 ha correspondem à parte terrestre e 2.137 ha correspondem à parte marinha.  O símbolo da Reserva Natural é o rouxinol-pequeno-dos-caniços Acrocephalus scirpaceus, espécie que inverna em África e chega à lagoa de Santo André na primeira quinzena de março atingindo a população a sua maior expressão numérica em outubro.

Page 3: Lagoas de Santo André e de Sancha

Fauna Esta Reserva Natural apresenta uma elevada riqueza específica. Já foram registadas 54 espécies de peixes, 12 de anfíbios, 15 de répteis, 29 de mamíferos e 241 de aves. Os invertebrados são menos conhecidos, existindo contudo estudos sobre alguns habitats e grupos taxonómicos específicos. Foram já inventariados na Reserva cerca de 344 invertebrados aquáticos e 205 borboletas.

Colhereiros Platalea leucorodia e patos

Page 4: Lagoas de Santo André e de Sancha

Águia-sapeira (Circus aeruginosus), a Chilreta (Sterna albifrons), a Cigarrinha-ruiva (Locustella luscinioides), a Garça-vermelha (Ardea purpurea), o Galeirão (Fulica atra), a Garça-pequena (Ixobrychus minutus), a Frisada (Anas strepera), a Marrequinha (Anas crecca), o Marreco (Anas querquedula), a Ógea (Falco subbuteo), o Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina), o Pato-trombeteiro (Anas clypeata), o Noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis) e o Rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus).

Exemplos de seres vivos desta Reserva Natural

Page 5: Lagoas de Santo André e de Sancha

Trabalho realizado por:

• Andreia Martins Nº 2 8ºA