Top Banner
Diário de Coimbra 22 DE SETEMBRO DE 2014 SEGUNDA-FEIRA JORNAL REPUBLICANO ÓRGÃO REGIONALISTA DAS BEIRAS HÁ 84 ANOS A INFORMAR0,80 EUROS Fundador Adriano Lucas (1883-1950) | Director “in memoriam” Adriano Lucas (1925-2011) | Director Adriano Callé Lucas Moradores e comerciantes do Arnado preocupados Coimbra | P2 JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES Um desgosto de amor deu origem a romance Abigail Azevedo | P12 Ad qui blabor sunt volenis at odi ad omnimus Coimbra | P3 População mobiliza-se contra fábrica Mealhada | P16 S. João festejou conquista da Taça de Honra da AFC Futsal | P24 Arguido de 25 anos, residente em Coimbra, foi detido dias depois de violar a irmã mais nova, de quem abusava há vários anos, tal como tinha feito com a outra irmã Página 28 Os Encontros Mágicos de Coimbra voltaram ontem a encantar no Vale das Flores Página 3 15 mil viram magial RAFAEL SIMÕES Leandro vai cantar a favor de IPSS de Penela Solidariedade | P10 Jovem de 20 anos ficou ferido com gravidade na Lousã Atropelamento | P28 “Capitão” Jardel
36

JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

May 07, 2023

Download

Documents

Khang Minh
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

DiáriodeCoimbra22 DE SETEMBRO DE 2014 SEGUNDA-FEIRA JORNAL REPUBLICANO ÓRGÃO REGIONALISTA DAS BEIRAS HÁ 84 ANOS A INFORMAR0,80 EUROS

Fundador Adriano Lucas (1883-1950) | Director “in memoriam” Adriano Lucas (1925-2011) | Director Adriano Callé Lucas

Moradores e comerciantesdo Arnado preocupadosCoimbra | P2

JOVEM ACUSADO DE ABUSARDAS DUAS IRMÃS MENORES

Um desgosto de amor deu origem a romanceAbigail Azevedo | P12

Ad qui blaborsunt volenis atodi ad omnimusCoimbra | P3

População mobiliza-se contra fábricaMealhada | P16

S. João festejou conquista da Taça de Honra da AFC Futsal | P24

Arguido de 25 anos, residente em Coimbra, foi detido dias depois de violar a irmã mais nova, de quem abusava há vários anos, tal como tinha feito com a outra irmã Página 28

Os Encontros Mágicos de Coimbra voltaram ontem a encantar no Vale das Flores Página 3

15 mil viram magialRAFAEL SIMÕES

Leandro vai cantar a favor de IPSS de Penela Solidariedade | P10

Jovem de 20 anosficou ferido com gravidade na Lousã Atropelamento | P28

“Capitão” Jardel

Page 2: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

02 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

Coimbra“Workshop” de teatro para adultosA Liga de Amigos do Museu Machado de Castro promove amanhã, nos dias 25 e 30deste mês e 2, 7 e 9 de Outubro um “workshop” de teatro para adultos, orientado peloencenador Ricardo Kalash, com sessões em horário pós-laboral das 21h00 às 23h00.

DiáriodeCoimbra

Andrea Trindade

Os proprietários de imóveis,comerciantes e moradores doArnado estão «indignados»com «a situação de perigo e in-segurança» que se gera, diaria-mente, naquela zona da cidade.Hoje, em conferência de im-prensa, mais do que denunciarproblemas e chamar a atençãodas entidades responsáveis poros resolver, querem apresentaro que consideram ser «solu-ções urgentes», como a con-

certação de horários entre asuperficie comercial ali exis-tente e os serviços camaráriosde recolha de resíduos ou «omaior policiamento de proxi-midade» nas ruas em questão.

«Na travessa do Arnado, ànoite chegam a juntar-se 20 pes-soas a vasculhar os contentoresdo lixo» do supermercado, háuma «proliferação de arruma-dores» e pessoas que usam a ruacomo «casa de banho pública»,pondo em perigo a saúde pú-blica e «prejudicando grave-

mente restaurantes e comércio»,refere Gonçalo Almeida, emnome da Comissão de Morado-res e Comerciantes do Arnado.

Segundo este morador, de-pois da reabertura da grandesuperfície comercial existenteno Arnado, «os serviços cama-rários deixaram de ter sintoniacom a colocação de contento-res na rua» por parte da loja. Osimples acerto da hora de umae outra tarefa levaria, no en-tender de Gonçalo Almeida, aofim do problema.

O porta-voz da comissãoacrescenta à falta de limpeza,a insegurança, lembrando quealgumas destas pessoas en-tram nos prédios e que «temhavido alguns assaltos». O pe-dido, neste caso, vai para as au-toridades policiais, para que«exista um policiamento visí-vel e constante».

Gonçalo Almeida estima queresida naquelas ruas do Arnado(Rosa Falcão e Mário Pais) pertode uma centena de pessoas esublinha que esta é uma das zo-nas mais movimentadas daBaixa de Coimbra, atraindopessoas pela oferta que reúnena restauração, nos espaçoscomerciais e nos serviços. Anão resolução destes proble-mas «pode resultar no afasta-mento de moradores, sobre-tudo de novos, e de comercian-tes», numa altura em que tantose fala de dar mais vida ao cen-tro da cidade. |

Moradores e comerciantes alertam para “insegurança”Arnado Concertação de horários para recolha do lixo do hipermercado ali situado e mais policiamentode proximidade são algumas das soluções que moradores e comerciantes consideram urgentes

D.R.

Contectores do lixo são “vasculhados” todas as noites, dizem

Page 3: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 03

CoimbraCurso na Ordem dos EngenheirosA Região Centro da Ordem dos Engenheiros promovehoje e amanhã o “Curso de Perequação: Aprender Fa-zendo”, com sessões das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às18h00, na sede da Ordem (Rua Antero de Quental, 107).

DiáriodeCoimbra

CONVITE A MÉDICOSE MÉDICOS-DENTISTAS

Clínica Médica em Coimbra convida mé-dicos e médicos-dentistas para integrara sua equipa, preferencialmente comcarteira de clientes e/ou interessadosem fechar os seus consultórios.

Contacto: 969 693 801

Magia encantou mais de15 mil pessoas em CoimbraBalanço Enchente histórica no Vale das Flores surpreendeu Luís de Matos, felizpor ver mais de 700 pessoas no último dia da 18.ª edição dos Encontros Mágicos

HOJE O dia de hoje vai ser di-ferente para os caloiros da li-cenciatura em Economia daFaculdade de Economia daUniversidade de Coimbra(FEUC). O projecto Une DoisMundos irá proporcionar-lhes,a partir das 18h15, uma visitaguiada e gratuita à Sala de Tro-féus Vasco Gervásio, no EstádioCidade de Coimbra, para quepossam tomar contacto com avida e o percurso da Associa-ção Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Fu-tebol (AAC/OAF).

Os novos alunos poderão as-sim, durante a visita, contactar

com as duas Taças de Portugalda Académica (1939 e 2012),com a bota de ouro de SérgioConceição ou com a bola deouro de Manuel António, paraalém de todo o espólio presentena sala que presta homenagema Vasco Gervásio, o “Eterno Ca-pitão”.

No final, os caloiros terãoainda oportunidade de assistir,a partir das 20h00, ao jogo da5.ª jornada da Liga Portuguesa,Académica x Estoril, no EstádioCidade de Coimbra, tendo o bi-lhete sido oferecido pela direc-ção da AAC/OAF, e que incluio kit Académica. |

Caloiros da FEUC vãoao Académica x Estoril

COLISÃO Dois homens euma mulher ficaram feridosnum acidente ontem de ma-nhã na Avenida Inês de Castro,em Coimbra. De acordo comfonte dos Bombeiros Sapado-res de Coimbra, tratou-se deuma colisão lateral entre duasviaturas ligeiras, que obrigouà utilização de material de de-sencarceramento para retiraras três vítimas do interior dosdois veículos.

O alerta foi dado às 6h32 e oacidente ocorreu no sentido ro-tunda das Lages - Choupalinho,junto às bombas de gasolina,envolvendo um Seat Ibiza,onde viajavam pai e filha, de 60e 38 anos respectivamente, eum Mitsubishi, conduzido porum homem de 27 anos, únicoocupante da viatura.

De acordo com informaçõesdadas aos bombeiros pelaequipa médica do INEM, que

se deslocou ao local, tratou-sede feridos ligeiros. No entanto,os três foram transportadospara os Hospitais da Universi-dade de Coimbra para obser-vações, em ambulâncias doINEM, da Cruz Vermelha e dosSapadores de Coimbra.

O acidente obrigou ao corteda via, no sentido rotunda dasLages – Santa Clara até cerca das8h30, altura em que os bombei-ros terminaram as operações delimpeza do pavimento e as via-turas foram rebocadas.

No local estiveram os Bom-beiros Sapadores e Voluntáriosde Coimbra, com 19 elementose cinco viaturas, a PSP deCoimbra, com quatro elemen-tos e duas viaturas, o INEM e aCruz Vermelha, com seis ele-mentos e três viaturas e aindaa GNR de Coimbra que, es-tando a passar no local, tomouconta da ocorrência. A.M.

Três feridos em acidentena Avenida Inês de Castro

Ana Margalho

«É absolutamente inacreditá-vel». Foi assim que Luís de Ma-tos reagiu ontem à enchentehistórica do último espectá-culo da edição deste ano dosEncontros Mágicos. Algunschegaram meia hora maiscedo. Muitos levaram mantase cadeiras de praia para fica-rem mais confortáveis. A maio-ria foi em família e nem sequerdispensou o animal de estima-ção, transformando o anfitea-tro improvisado no Parque doVale das Flores num teatro acéu aberto, completamente es-gotado.

«Está aqui um TAGV, trêsTeatros da Cerca de S. Ber-nardo. É mais uma gala dosEncontros Mágicos, sem dú-vida nenhuma», afirmou o an-fitrião do evento, referindo-seàs mais de 700 pessoas pre-sentes, numa espécie de ba-lanço emocionado de seis diasverdadeiramente mágicos quese viveram em Coimbra.

No arranque desta edição,Luís de Matos apontava paraum total de 13 a 14 mil espec-

tadores nos vários eventosdeste ano, mas ontem não tevedúvidas de que «foram ultra-passados os 15 mil».

«Esta moldura é a melhormontra do que foram estesdias», continuou o mágico, re-cordando que, mais uma vez,o tempo nem sempre foi ami -go da magia, mas garantindoque, mesmo com chuva, hou -ve centenas de pessoas a as-sistir aos espectáculos em vá-rios espaços da cidade «e sem-pre sem arredar pé».

«É fantástico», continuou

Luís de Matos, apontando paraa plateia do Vale das Flores,composta por crianças e ospais, casais de idade avançada,famílias inteiras, pessoas de to-dos os estratos sociais, quemarcaram encontro com amagia no Vale das Flores eaplaudiram o americano MikeCaveney e a dança de um copocom café, leite e açúcar equili-brado num aro; o espanhol Ja-vier Benitez a fazer contorcio-nismo com o braço e a mão dopequeno Manuel, um ajudanteque encontrou entre a audiên-

cia ou o divertido Dani Garcia,que trouxe de Espanha o seucarrinho de gelados, dentro doqual tem escondidas muitasilusões.

No fundo, um encontro pa-recido com os muitos encon-tros mágicos que os 18 artis-tas convidados para esta edi-ção, vindos dos quatro cantosdo mundo, marcaram comtoda a cidade durante os últi-mos seis dias. Um encontroparecido com o que esteevento tem com Coimbra nosúltimos 18 anos e que Luís deMatos espera que continue.«É para isso que trabalha-mos», assegurou.

Igualmente feliz está CarinaGomes, vereadora da Culturada Câmara de Coimbra. «Su-perou todas as expectativas»,afirmou, apontando algunsmomentos marcantes destaedição. O sucesso da estreiados Encontros Mágicos naCasa Municipal da Cultura, aemoção de ver os irmãos aus-tralianos Daimond Duo, de 9e 12 anos, a fazerem magiapara os meninos da mesmaidade no Hospital Pediátrico,os sorrisos dos doentes no IPOde Coimbra ou as muitas pes-soas que, vindas de váriospontos do país, fazem questãode estar em Coimbra esta se-mana para marcar encontrocom a magia. |

RAFAEL SIMÕES

Centenas de pessoas viram magia no anfiteatro improvisado no Vale das Flores

Os Encontros Mágicos sãopara continuar, mas a parti-cipação de Luís de Matosna agenda cultural deCoimbra vai passar a sermuito maior do “apenas”este evento, que dura seisdias, uma vez por ano.Carina Gomes, vereadorada Cultura, lançou o desa-fio ao mágico e Luís deMatos aceitou-o «de bra-

ços abertos», ficando as-sente de que irá colaborarcom a autarquia na orga-nização de outros eventosculturais da cidade.«Se há algo que me dágrande alegria é sentir-meútil nesta cidade, onde vivodesde os 15 anos», afirmouLuís de Matos, «feliz» peloconvite. «Se ando pelomundo a mostrar o meu

trabalho, custa-me um bo-cado não ser “usado” naminha cidade», continuou. Para já, e depois de umatemporada na Nova Zelân-dia, Luís de Matos vai decoração cheio com o su-cesso de mais uns Encon-tros Mágicos para os Emi-rados Árabes Unidos, ondevai passar uma tempo-rada. A.M.

Luís de Matos terá papel activo na vida cultural da cidade

Page 4: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

FuneraisCOIMBRA

Maria Alice Sá Martinho faleceu com78 anos. Solteira, era natural de Cer-nache, onde também residia. O funeralrealiza-se hoje, às 17h00, da capela deSão Lourenço, em Cernache, para o

cemitério local. Trata a Agência Funerária MadeiraLda. – Condeixa-a-Nova.Manuel Plácido faleceu com 83 anos. Viúvo, eranatural de Ribeira de Frades, onde residia. O fu-neral realiza-se hoje, pelas 10h00, da capela deNossa Sra. da Nazaré para o cemitério de Ribeirade Frades. Trata a Funerária Nova Caldeira.

CONDEIXA

António Marques faleceu com 88 anos.Casado com Maria Augusta Loio Torrão, eranatural de Sebal, Condeixa-a-Nova, onde residia. O funeral realiza-se hoje, às 17h45, da casa mortuária de Sebal para o cemitério

local. Trata a Agência Funerária Madeira Lda. – Condeixa-a-Nova.

José Madeira faleceu com 94 anos. Viúvo deMaria de Jesus Bicho Pereira, era natural deEga, Condeixa-a-Nova, e residia em Casal daFonte. O funeral realiza-se hoje, às 16h00, dacapela mortuária da Ega para o cemitério

local. Trata a Agência Funerária Madeira Lda. – Condeixa-a-Nova.

FIGUEIRA DA FOZ

Maria de Ascensão Matos Simões Estevesfaleceu com 67 anos. Viúva, era natural daFigueira da Foz e residia na Rua RobimBorges, Vila Robim, na Figueira da Foz. O fu-neral realiza-se hoje, às 11h00, da capela da

Bela Vista para o cemitério Oriental da Figueira da Foz.Trata a Agência Funerária Servilusa – Loja Faria, Figueirada Foz.

LOUSÃ

Alfredo Martins Simões faleceu com 62anos. Casado com Maria Amélia Carvalho deAlmeida Simões, era natural de Góis e residiana Lousã. O funeral realiza-se hoje, às 17h30,da capela mortuária da Igreja Matriz da Lousã

para o cemitério local. Trata a Agência FuneráriaAgostinho – Lousã.

José das Neves Garcia faleceu com 91 anos.Empresário da área metalúrgica, viúvo deMaria Carneiro Trindade Garcia, era natural deVila Nova do Ceira – Góis, onde também re-sidia. O funeral realiza-se hoje, às 17h00, da

Igreja Matriz de Serpins, onde se realizam exéquias fúne-bres, para o cemitério local. Trata a Agência FuneráriaSerpinense.

MEALHADA

Lucília Lopes Mamede faleceu com 80 anos.Viúva de José Augusto Duarte Gonçalves, eranatural de Casal Comba e residia emLendiosa. O funeral realiza-se hoje, às 18h00,da capela de Lendiosa para o cemitério de

Casal Comba. Trata a Agência Funerária António Boiça eFilhos Lda., sede em Murtede e filial na Mealhada.

Manuel Rodrigues Mamede faleceu com86 anos. Viúvo de Maria da ConceiçãoSimões, era natural de Casal Comba e re-sidia em Silvã. O funeral realizou-se ontem,para o cemitério de Silvã. Tratou a Agência

Funerária António Boiça e Filhos Lda., sede em Murtedee filial na Mealhada.

Fábio GomesMissa de 4.0 Aniversário

Fábio meu anjinho, meu menino lindo.…Quatro anos, faz hoje Quatro anos que nos deixaste,Quatro anos de saudade e de sofrimento.Sei que estás bem, nós sabemos que nos ouves. Sabemos que hoje és um anjo e que repousas num lugar sem sofri-mento. Um anjo da guarda a olhar pelos que amas,Mas a nossa dor contínua e é enorme, é insuportável a tua ausência A saudade dói, partiste, mas estarás sempre connosco Esta família que te ama e que nunca te irá esquecer.Amamos-te muito meu querido filho e irmão.

Teus pais Carlos Gomes (Gitos) e Isabel Mendes, teu Irmão DanielMendes Simões e restante família mandam celebrar Missa, ama-nhã, terça-feira, dia 23 de Setembro de 2014, na Igreja de Vila Novade Anços, pelas 20h30, desde já agradecendo a todos aqueles quequeiram estar presentes a este piedoso acto.

Vila Nova de Anços, 22 de Setembro de 2014

Delovina de Jesus dos Santos

Missa do 7.ºDia e Agradecimento

Seus filhos Maria Irene dos Santos Costa, Manuel dos Santos Meloda Costa, Maria Leonor dos Santos Costa, Maria de Lurdes SantosCosta e Graça Maria dos Santos Costa, netos, bisnetos e demaisfamília participam a todas as pessoas das suas relações e amizadeque mandam celebrar, hoje, dia 22, pelas 20h00, na Capela daTaboeira, a Missa de 7.º Dia Sufragando a Alma. Agradecendo a todas as pessoas que assistirem a este piedoso acto.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente vêm por este meioagradecer muito comovidamente a todas as pessoas que incorpo-raram no funeral ou que de qualquer modo lhes manifestaram o seusentimento e pesar.

A todos a sua eterna gratidão.

Taboeira, 22 de Setembro 2014

SE

RV

ILU

SA

%8

00

20

4 2

22

Funerária Adelino Martins - Coimbra

Maria Teresa Negrão deLacerda Pinto Malfeito

Missa de 30.o Dia e Agradecimento

Seu marido José Raul Godinho Malfeito, filhos, netos e restantefamília participam a todas as pessoas das suas relações eamizade que mandam celebrar, amanhã, terça-feira, dia 23,pelas 18h30 na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, a Missade 30º Dia sufragando a sua Alma.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente vêm por estemeio agradecer muito comovidamente a todas as pessoas quede qualquer modo lhes manifestaram o seu sentimento e pesar.A todos a sua profunda gratidão.

Coimbra, 22 de Setembro de 2014

A. FUNERÁRIA MADEIRA, LDA

LARGO RODRIGO DA FONSECA MAGALHÃES, N.3Condeixa-a-Nova - Telef. 239 941 439 - Telem. 917 600 532 / 917 512 644

Professor PauloLuis Andrade Melo

Cunha Costa RamosMissa de 4.o Aniversário

Sua esposa Dr.ª REGINA FILOMENA MESQUITA PIMENTEL, seusfilhos Dr.ª SÍLVIA MIRA COSTA RAMOS, Dr.ª RAQUEL HELENAMIRA COSTA RAMOS, Eng.º GERALDO ALEXANDRE PIMENTELDE OLIVEIRA, suas netas, sua nora, seu genro e demais família par-ticipam a todas as pessoas das suas relações e amizade que man-dam celebrar MISSA de 4º Aniversário hoje, Segunda-feira, dia 22,pelas 19 Horas, na Igreja de São José, sufragando a alma do seumuito querido e saudoso extinto.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vem por este meioagradecer muito comovidamente a todos quantos se dignarem a as-sistir a este piedoso acto. A todos a sua eterna gratidão.

Coimbra, 22 de Setembro de 2014

Maria Augusta Soares Dionísio Ribeiro Pais

Faleceu

Seus filhos Lídia Diedrich, Maria da Glória Caíres Bello,Luís Manuel Lopes da Silva e Maria de São JoséRibeiro Pais, netos, nora, genros e demais família, par-ticipam a todas a pessoas das suas relações e amizadeo falecimento da sua muito querida Mãe, Avó e parente.

O corpo da saudosa extinta encontra-se em câmara ar-dente na Igreja de São Brás, Carregal do Sal, de ondehoje, dia 22, pelas 15 horas se realiza o funeral para ocemitério de Currelos, Carregal do Sal.

Coimbra, 22 de Setembro de 2014

DiáriodeCoimbra04 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

NECROLOGIA

Page 5: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

MissasCOIMBRADelovina de Jesus dosSantos, é celebrada Missade 7.º Dia, hoje, às 20h00,na Capela da TaboeiraFábio Gomes, é celebradaMissa de 4.º Aniversário,amanhã, às 20h30, na Igrejade Vila Nova de Anços.Maria Teresa Negrão deLacerda Pinto Malfeito, écelebrada Missa de 30.ºDia, amanhã, às 18h30, naIgreja de Nossa Senhorade Lurdes, em Coimbra. Paulo Luís Andrade MeloCunha Costa Ramos é cele-brada Missa de 4.º Aniver-sário, hoje, às 19h, na Igrejade São José, em Coimbra.

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 05

NECROLOGIA COIMBRA

DiáriodeCoimbra

Faleceu o empresário José das Neves GarciaSERPINS O empresário Josédas Neves Garcia, fundadorda Metalomecânica José Gar-cia Lda., em Serpins, concelhoda Lousã, faleceu com 91 anos.

Afastado há cerca de 17 anosda liderança da empresa, pormotivos de saúde, é recordadopelo empreendedorismo, de-dicação, capacidade de traba-lho e o seu contributo consi-derado decisivo para os pas-sos que o negócio deu até aodias de hoje, tendo alcançadopor várias vezes o estatuto dePME Líder.

Natural de Vila Nova doCeira (Góis), José Garcia em-barcou com pouco mais de 20anos para Angola e aí traba-lhou por cerca de três déca-das, alcançando o sucesso naárea dos produtos alimenta-res. Regressou a Portugal de-pois do 25 de Abril e teve pelafrente a difícil tarefa de reini-ciar uma vida comercial. Pen-sou em dar corpo à ideia deuma indústria e, com o apoiode pessoas de Serpins, fez nas-cer a José Garcia Lda., em-presa primeiro dedicada ape-nas ao trabalho dos alumínios,depois dos ferros e daí parauma cada vez mais completametalomecânica.

No ramo da metalomecânica,a José Garcia Lda. – situada noBairro da Estação, em Serpins –dedica-se à transformação e ar-mazenamento para revenda de

produtos siderúrgicos. É su-porte para serralheiros civis eoutros profissionais ligados àconstrução. Um acidente vas-cular cerebral afastou José Gar-cia dos negócios, numa alturaem que, admite o filho, José LuísGarcia, «ainda tinha tanto paradar como empresário».

Viúvo de Maria CarneiroTrindade Garcia, José das Ne-ves Garcia era pai de José Luíse Carlos Alberto Garcia, queassumiram os destinos daempresa e que hoje a lideram,em conjunto com outro sócioantigo.

O funeral de José das NevesGarcia realiza-se hoje, às17h00, da Igreja Matriz de Ser-pins, onde têm lugar as exé-quias fúnebres, para o cemité-rio local.|

José das Neves Garcia

Faleceu a actriz Polly BergenA actriz e cantora Polly Bergen,vencedora de um Emmy e queficou conhecida pelo seu de-sempenho no papel de esposaaterrorizada no thriller de 1962“O Círculo do Medo”, em queactuou ao lado de GregoryPeck e Robert Mitchum, mor-reu no sábado, aos 84 anos.

Recentemente, Polly Bergenparticipou em séries televisivasde sucesso, como “Os Sopra-nos” e “Donas de Casa Deses-peradas”. A sua participaçãonesta última valeu-lhe uma no-meação para os Emmys na ca-tegoria de melhor actriz convi-dada numa série de comédia.|

Escola de Hotelaria e Turismo incentivaa usar bicicletaEco-escola Estabelecimento de ensino instalou estruturas para parqueamento de veículos de duas rodas,promovendo a sua utilização pela comunidade educativaA Escola de Hotelaria e Turismode Coimbra (EHTC) dispõe deum conjunto de estruturas pró-prias para o parqueamento debicicletas, procurando, destemodo, incentivar a comunidadeescolar a utilizar este meio detransporte.

A iniciativa coincide com a 13ªedição da Semana Europeia daMobilidade, que hoje termina,com a celebração da 15ª ediçãodo Dia Europeu Sem Carros.

A Escola de Hotelaria e Tu-rismo de Coimbra informou queviu recentemente renovado oseu galardão como Eco-Escolapela Associação Bandeira Azulda Europa (ABAE). A iniciativasurge, assim, integrada nesteprograma, que inclui ainda boaspráticas ambientais e a promo-ção de estilos de vida saudáveis.

Para além do programa Eco-Escolas, o projecto de parquea-mento de bicicletas tem umaaplicabilidade muito específicano âmbito do curso de Turismode Ar Livre, em que os respecti-

vos alunos frequentam módu-los práticos de utilização de bi-cicletas na perspectiva deacompanhamento/guia de tu-ristas em actividades “outdoor”,utilizando a sua própria bicicletapara o efeito.

«O curso de Turismo ao ArLivre, que terá a segunda edi-

ção/ turma no presente anolectivo, é uma inovadora for-mação de nível 5 profissional –Curso de Especialização Tec-nológica) apenas existente narede de escolas de hotelaria doTurismo de Portugal», subli-nhou aquele estabelecimentode ensino.|

Escola de Hotelaria e Turismo com preocupações ambientais

D.R.

Page 6: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

06 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

COIMBRA

A impugnação das eleições paraa Federação Distrital de Coimbrado PS, apresentada por MárioRuivo, foi recusada pelo órgãojurisdicional do partido, disseontem Pedro Coimbra, o presi-dente reeleito.

De acordo com Pedro Coim-bra, o anúncio da recusa da im-pugnação das eleições foi feitono sábado, pelo presidente daComissão Federativa de Juris-dição do PS, durante o con-gresso distrital do partido. «Nãofoi dada razão a qualquer pontolevantado por Mário Ruivo»,disse à agência Lusa PedroCoimbra, acrescentando que emconsequência da recusa da im-pugnação, Mário Ruivo apre-sentou uma moção ao con-

gresso e listas às comissões po-lítica distrital, federativa de juris-dição e fiscalização económicae financeira, tendo sido derro-tado em todas as votações.

«Ao apresentar uma moção eas listas, Mário Ruivo legitimoue reconheceu a validade do acto

eleitoral», considerou PedroCoimbra.

Como o Diário de Coimbra jáontem noticiou, a moção de Pe-dro Coimbra foi aprovada nocongresso com 82,27% dos vo-tos expressos contra 17,73% devotos alcançados pela moçãoapresentada por Mário Ruivo.

Para a Comissão Política Dis-trital Pedro Coimbra garantiu 49mandatos (69% dos votos), con-tra 22 (39 por cento) de MárioRuivo. «Sem dúvida, a minha li-derança sai reforçada. Nas elei-ções tivemos quase 1.000 votosde diferença, a maior diferençade sempre e agora a nossa listaobteve quase 70 por cento, é umreforço político e eleitoral signi-ficativo», frisou Pedro Coimbra.|

Impugnação daseleições recusadaPartido Socialista Mário Ruivo viu negada pretensão

Pedro Coimbra venceu

Debate sobrepatrimóniomundialO movimento Cidadãos porCoimbra (CPC) promove ama-nhã às 21h00, no Tribunal daRelação de Coimbra, no Palácioda Justiça, um debate sobre otema “Património Mundial: Quefarei com esta herança”. No en-contro participam, entre outros,António Filipe Pimentel, DelfimSardo, Raimundo Mendes daSilva, Rui Lobo e Abílio Hernan-dez (moderador).|

Feira solidáriana Igreja de S. JoséCom o objectivo de satisfazeros muitos pedidos de auxílioque lhe têm chegado, o Centrode Acolhimento João Paulo IIpromove, durante o mês de Se-tembro, uma Feira Solidária, noSalão Polivalente da Igreja deSão José. A feira decorre todosos dias das 9h00 às 12h00 e das13h00 às 19h00. |

DiáriodeCoimbra

Aniversários

Arinto49.º Aniversário

Feliz Aniversário do Núcleo de Veteranosdo Clube de Futebol União de Coimbra.

Despiste de automóvelprovoca um ferido na Variante Sul do IC2ACIDENTE Um homem, comcerca de 30 anos, ficou ontemligeiramente ferido após o des-piste da viatura em que seguia.O acidente deu-se por voltadas 18h29, na variante que ligaa rotunda do Almegue à zonados Carvalhais, no sentidoCoimbra-Condeixa.

Do despiste resultaram, se-gundo fon te dos BombeirosSapadores de Coimbra, apenas«danos na estrutura da via rá-pida e no automóvel», não ha-vendo, por isso, necessidade

de transportar a vítima para oCentro Hospitalar e Universi-tário de Coimbra. «Após tersido assistido pela equipa doINEM, chegou-se à conclusãode que o indivíduo não neces-sitava de mais cuidados médi-cos», informou.

À ocorrência compareceramos Bombeiros Sapadores (11homens e três viaturas) e osVoluntários (uma viatura ecinco homens) de Coimbra,bem como a ambulância doINEM.|

Page 7: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

tome nota Campanha de António CostaA candidatura de António Costa àseleições primárias do Partido Socialistapromove hoje, às 20h00, um jantarcom o candidato no Pavilhão do Olivais, em Coimbra.

SEGUNDA-FEIRA | 5 SET 2014 | 07

HOJE EM COIMBRA

Carlos Silva convidadodo RC Coimbra Olivais

O Rotary Club Coimbra Olivais (RCCoimbra Olivais) promove hoje às20h30, no Tryp Hotel, a sua reuniãofestiva de jantar com palestra. Oconvidado é Carlos Silva, secretá-rio-geral da UGT e presidente doSindicato dos Bancários do Centro,que abordará o tema “O papel dosparceiros sociais na busca de solu-ções para o crescimento, o em-prego e a democracia”.

USC preparaquinzena de luta

A USC/CGTP-IN reúne a direcçãodistrital hoje, às 10h00, na sua sedena Avenida Fernão Magalhães, n.º640, para debater a planificação dasacções de informação, reivindicaçãoe lutas a desenvolver no distrito deCoimbra, nos diversos sectores de

actividade, durante a quinzena deeventos convocada pela CGTP-INde 23 de Setembro a 5 de Outubro.

“Cinema do Mundo”

A Fnac do Forum Coimbra pro-move nesta quinzena o ciclo “Cinema do Mundo”, que hoje, às 21h00, exibe o filme “Mel”, de Semih Kaplanoglu.

“Cinema à Segunda”regressa ao TAGV

A rubrica “Cinema à Segunda” do TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente mantém a proposta deuma cinematografia alternativa ede autor. Para a abertura da nova temporada propõe um ciclo de três filmes de Yasujiro Ozu em versões digitais e restauradas. Hoje às 18h00 é exibido “Bom dia” (1959) e às 21h30 “A flor do equinócio” (1958).

Doutoramento na Universidade

Na Sala dos Capelos da Universi-dade de Coimbra realiza-se hoje, às14h30, a prova de doutoramentoem Altos Estudos em História deRaquel Marília Tavares Faria.

Basquetebol no Dolce Vita

De hoje a 24 de Setembro, a Acade-mia de Basquetebol, em parceriacom o Dolce Vita Coimbra e com o apoio da Câmara Municipal deCoimbra, leva a efeito uma acçãode divulgação de Mini Basquetebolpara o público infanto-juvenil. No exterior, junto ao Jardim Escola João de Deus, e na praçacentral do piso 0 do Dolce Vita, entre as 16h30 e as 19h00, locaisonde decorrerão as actividades, estarão presentes técnicos e atletas da Academia de Basquetebol.

ISCAC e ISEC dão boas-vindas aos caloirosO ISCAC | Coim-bra BusinessSchool promovehoje às 10h40,no auditórioMarques de Al-meida, a sessãode boas-vindasaos novos alu-nos, em que in-tervêm Rui Antunes, presidente do Instituto Politécnico de Coim-bra, Manuel Castelo Branco, presidente do ISCAC | Coimbra Busi-ness School, e Cristiana Castro, presidente da Associação de Estu-dantes do ISCAC (AEISCAC). O programa inclui ainda, às 11h45, ac-tuação da Tuna Mista do ISCAC e às 12h00 a apresentação dos cur-sos pelos respectivos directores. À tarde (15h00) tem lugar a apre-sentação da escola aos novos alunos e às 16h00 começa o convívio.Também o ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra dáas boas-vindas aos novos alunos. A cerimónia começa às 15h00, noauditório, com intervenção de Rui Antunes, Jorge Barbosa, presi-dente do ISEC e Rafael Pereira, presidente da Associação de Estu-dantes do ISEC. Segue-se às 16h00, a apresentação do departa-mento e dos cursos pelos respectivos directores e, às 17h00, apre-sentação da escola. A encerrar, às 18h00, actua a Tuan do ISEC etem lugar um convívio.

DiáriodeCoimbra

Page 8: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

Gerentes: Adriano Callé da Cunha Lucas e Miguel Callé da Cunha Lucas. Participações no capital superiores a 10%: Adriano Callé da Cunha Lucas - 10.275,24 euros; FIG Indústrias Gráficas, SA - 9.975,96 euros e Herdeiros de Branca Maria da Cunha Lucas Larisch - 3.990,38 euros. Difusão média: 122.220 exemplares

Ano 84.º - N.º 28.592

Fundador: Adriano Viégas da CunhaLucas (1883-1950) Director “In Memoriam”:Adriano Mário da Cunha Lucas (1925 - 2011)Director: Adriano Callé Lucas

Directores adjuntos Miguel Callé LucasJ. C. Galiano PinheiroArménio Travassose João Luís Campos (Director-adjunto executivo, responsável por esta edição)Editora executiva Manuela VenturaChefe de Redacção Manuel de Sousa

Redacção/Publicidade/Assinaturase Serviços AdministrativosRua Adriano Lucas, n.º 1613020-430 Coimbra

Número de registo no I.C.S. 100.069

TELEFONESPublicidade Geral: 239 499 999Classificados: 239 499 901Assinaturas e Agentes: 239 499 950Marketing: 239 499 900Facturação e Cobranças: 239 499 941Redacção Coimbra: 239 499 931Redacção Regional: 239 499 930Nacional e Internacional: 239 499 932Redacção Desporto: 239 499 980

E-MAIL:[email protected]@[email protected]@diariocoimbra.pt

FAXESRedacção: 239 499 912Publicidade: 239 499 991Administração: 239 499 992

CLASSIFICADOSRua Adriano Lucas Tel.: 239 499 901Fax: 239 499 911Rua da Sofia, 179Tels.: 239 825 461 e 239 833 090Fax: 239838363

FIGUEIRA DA FOZRua Dr. Joaquim Jardim, 13 - 1.º Dto.3080-112 Figueira da Foz. Redacção: 233 424 940Publicidade: 233 424 940 [email protected]

CANTANHEDEPç. Marquês de Marialva, 2 - 1.º, Sala L3060-133 CantanhedeTels.: 231 428 828Fax: 231 428 [email protected]

LOUSÃAv. Coelho da Gama, n.º 23,r/c - 3200-200 Lousã.Tel: 239 095 [email protected]

AVEIROAv. Dr. Lourenço Peixinho, 15 - 1.º G3800-801 Aveiro. Redacção: 234 000 030; Publicidade: 234 000 036; Serviços Comerciais: 234 000 033;Classificados: 234 000 031 Fax: 234 000 032

S. JOÃO DA MADEIRAEdifício Caracas, Av. Benjamim Araújo,n.º 54, 2.º, Sala C. 3700-059S. João da Madeira. Fax: 256 838 452Tels.: 256 838 447 / 256 838 450

VISEURua Alexandre Herculano, 198 - 2.º Dt.3500-033 Viseu. Fax: 232 000 032Tels.: 232 000 031 / 232 000 030

LEIRIAAvenida Cidade Maringá Edifício Centro Comercial Maringá, n.º106 - lojas 95/96 - 2400-118 LeiriaGeral/Redacção: 244 000 031Geral/Comerciais: 244 000 030Agentes/Assinantes: 244 000 038

LISBOAAv. 24 de Julho, n.º 50. 1200-868Lisboa - Tel. 21 3857584

PRODUÇÃO Prodimprensa e UAA COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃOFIG Indústrias Gráficas, SA R. Adriano Lucas, n.º 161. 3020-430 CoimbraTels.: 239 499 922 / 239 499 935(239 499 936, após 18h30)Fax: 239 499 981

DISTRIBUIÇÃO:DIMPRENSA: Telf: 239 499 950VASP - CTT - VASP PREMIUMEditor e proprietário do Diário de Coimbra, Lda. Rua da Sofia, 179, Coimbra, matriculada na Cons. R. Com. de Coimbra e NIF 500 005 605Capital Social: 24.941,10 euros

Incentivo à LeituraDecreto Lei n.º 6/2005Manuel de Sousa (C.P. n.º 781), José João Ribeiro (C.P. n.º 1199), Carlos Sousa (C.P. n.º 5761).

Diário de Coimbra na Internethttp://www.diariocoimbra.ptwww.facebook.com/diariocoimbraTiragem controlada pela APCT

DiáriodeCoimbra

08 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA DiáriodeCoimbra

Leitor, escreva-nos. Sugira ou reclame, nós somos o seu porta-voz. Damos também voz pública às minorias. As cartas para publicaçãona secção Fala o Leitor devem ser assinadas em conformidade com o bilhete de identidade, cuja fotocópia deve ser junta. Deve ser enviadaa identificação completa do autor, morada e número de telefone. As cartas não deverão exceder uma página A4 e poderão ser resumidaspelo jornal sempre que o julgar conveniente. As cartas não serão devolvidas. email: [email protected]

Senhor Director,Às habituais preocupações,nes te início do ano letivo, junta-se a dos professores que, porrazões pessoais e/ou profissio-nais, aderiram ao Programa deRescisões por Mútuo Acordo.Regulado pela Portaria nº 332-A/2013 de 11 de Novembro pos-sibilitava aos docentes desvin-cularem-se da Função Pública,desde que cumprissem deter-minados requisitos: ter idadeinferior a 60 anos, ser detentorde contrato de trabalho na fun-ção pública por tempo indeter-minado e estar inserido na car-reira dos Educadores de Infân-cia e dos Professores dos Ensi-nos Básico e Secundário dosestabelecimentos dependentesdo Ministério da Educação eCiência.

Os professores foram convi-dados a aderir, mediante umacompensação, mas a escassaadesão contrariava as metas doGoverno e o prazo foi alargado

por mais quatro meses. Entre-tanto, as decisões ministeriaisforam-se arrastando e ultrapas-saram o período de férias. Mui-tos tiveram que mudar planose cancelar viagens, vendo-seimpedidos de visitar ou acom-panhar a família. Foi um pe-ríodo de muita incerteza paraos que queriam sair e para osque queriam ficar, cujo lugardependia dos primeiros.

Alguns assumiram compro-missos que não puderam cum-prir, outros prepararam o futuroe, durante a longa espera, dedi-caram-se a projetos inovadores.Mas, às portas do ano letivo,para total surpresa e com des-consideração por todos, foidado despacho apenas a me-tade dos casos. Os restantesaguardaram sem resposta ouqualquer esclarecimento ape-sar dos telefonemas e visitasque fizeram à DGAE. Peranteas muitas desistências, nada fa-zia prever que, decorridas duas

angustiantes semanas, profes-sores que reuniam todos os re-quisitos estabelecidos na Por-taria vissem as suas esperançascair por terra.

Porquê, alargar o prazo, sequem queria verdadeiramentedesvincular-se não hesitou emaderir na primeira fase? Porquê,se a verba destinada ao pro-grama era suficiente para essese podia não o ser para os res-tantes?

Foi dado deferimento aosque tinham mais tempo de ser-viço e alto índice remunerató-rio, alguns sem pertencer a gru-pos disciplinares com excessode oferta. Não se entende comoforam aplicados os critériosporque a outros, dos gruposprioritários e com horário zero,que queriam sair por uns es-cassos vinte mil euros, não lhesfoi permitido fazê-lo. A médio elongo prazo, não teria sido me-lhor para o país dar prioridadea estes que, ainda por cima, seencontram a longos anos da re-forma?

O orçamento do programadas rescisões é uma migalha,

comparado com outros quenos colocaram na atual situa-ção económica mas, se os casosindeferidos não forem reapre-ciados, os contribuintes tem odireito de saber como serãoaplicados os milhões que so-bram das desistências, fruto dosseus impostos.

A rescisão parece ter deixadode ser um acordo, propostopelo Ministério da Educação,para ser tratada como um con-curso sujeito a vagas. Quem lêa Portaria sente que critérios fo-ram desvalorizados em funçãode outros que não chegaram aoconhecimento público.

As estruturas sindicais não setêm manifestado e a comuni-cação social está a ser omis sarelativamente a mais um as-sunto que afeta a confiança en-tre as estruturas do Estado e oscidadãos. Todos têm umaenorme responsabilidade pes-soal e social e a nossa, comoprofessores, é acrescida.

Devemos unir-nos na cons-trução de uma sociedade maisjusta e mais solidária, porquenós somos o futuro, através dos

jovens que educamos, com oexemplo que lhes damos e comtudo o que lhes transmitimos,muito para além dos currículos,planificações, articulações, me-tas e evidências… |

(*) Com 52 anos, é professorado grupo 240 e tem um projeto

na área do ensino artístico. Le-cionou no ensino particular,

possuindo poucos anos no ofi-cial mas, apesar de reunir to-

das as condições preestabeleci-das, a rescisão foi-lhe negada.

Anabela Raimundo (*)Coimbra

Os professores e o(des)acordo das rescisões

Senhor Director,“A China vai baixar os saláriosdos executivos, para reduzir ainsatisfação popular acercadas desigualdades sociais nopaís. Os cortes poderão che-gar aos 70% (…), prevê tam-bém restrições no uso de via-turas oficiais, receções, dimen-são dos gabinetes e viagens”(D.N. de 31 de agosto 2014).Por cá, temos gestores, admi-nistradores e outros felizardos,a auferirem luxuosos saláriose opulentas reformas, que a

maioria dos portugueses des-conhece. Vivemos num Es-tado deprimido e sem espe-rança, em que as pessoas nãoacreditam umas nas outras e,muito menos, naqueles quedirigem o Estado. Mas… hácrise? Como é óbvio que sim.Há crise na vida política por-tuguesa; crise de desigualda-des; crise moral; crise demo-gráfica associada à economia;crise na distribuição de rique-zas; crise a nível do carácter edos valores das pessoas que

fazem parte das instituições,etc. No entanto, há portugue-ses que nunca a sentiram. Éque no meio de tanta gentepobre e faminta, há milharese milhares de portugueses –milionários - a auferiremmensalmente verdadeiras for-tunas.

“O rico moderno tem menosbens em seu nome do que SãoFrancisco de Assis”. A questão,portanto, não é tanto a de sa-ber para onde vão os ricosquando desaparecem. O quedeve ocupar os teólogos é des-cobrir para onde vão os eurosquando desaparecem. Nuncanos desapareceu um rico, mas

desaparecem, todos os dias, danossa carteira euros. Sobre-tudo, é difícil responder àsquestões que as crianças noscolocam a este respeito. “Papá,o dinheiro que tinhas no cha-mado banco mau para ondefoi?” - “Onde estão as poupan-ças que o avô foi convencidoa investir nas empresas dogrupo BES?" E, “pasme-se!”São estes “ricaços” (de barrigainchada de gases), que mais sequeixam e se revoltam com acrise.

Esses capitalistas corruptos,gostam muito de brincar à “ca-ridadezinha”. Portanto, emface de todas estas injustiças,

as pessoas descreem em tudoisto. E esta mesma descrença,faz com que não haja vitali-dade na vida política; não hajaimpulso para participar, paraconstruir, mas sim um im-pulso de revolta para destruir!Temos assim, uma sociedadecivil consciente da sua inca-pacidade para lutar contra umpaís “agrilhoado” em interes-ses, em partidos, em grupos eem confederações. Estamosperante uma política demagó-gica e sem sombra de des-culpa. |

Cruz dos SantosCoimbra

Tantos milhões gastos e… o povo “sem cheta”!

A rescisão pareceter deixado de serum acordo, pro-posto pelo Ministé-rio da Educação,para ser tratadacomo um concursosujeito a vagas

10 anosO arquitecto Gonçalo Byr-ne apresentou o projectodo que seria o Museu Na-cional Machado de Castrono futuro. A obra, conside-rada fascinante e sur-preendente, previa a duplicação de área útil.

20 anosDurante o primeiro aniver-sário da Brigada Fiscal daGNR foram focados os sacrifícios resultantes do reajustamento do dispositivo.

30 anosQuase dois milhões decontos de contrabando foram apreendidos numano pela Guarda Fiscal.

40 anosA passagem do furacão“Fifi” pela América Cen-tral causou mais de 10 mil mortos e 600 mil sinistrados.

50 anosAs forças indonésias sofreram pesadas baixas na Malásia.

60 anosQuase nada se sabia do que se passava na zona da Indochina ocupada pelo Vietminh.

70 anosO 8.º Exército prosseguiuo avanço em Itália, apesarda resistência alemã.

80 anosMais de 30 bombas explo-diram em diversos bairrosde Cuba, tendo provocadocinco feridos.

NO DC HÁ...

Page 9: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

As consequências económicas e fi-nanceiras do sucedido no BES aindaandam por aí e, ou muito me engano,ou ainda vão andar por muito

tempo, tal é a dimensão do desastre. As ondasde choque entram pela economia dentro eabalam muitas empresas, como a PT e outrasenvolvidas em parcerias publico privadas cujaviabilidade é muito duvidosa sem a mão doEstado a ajudar.

Tudo isso é evidente e só podemos esperarque a competência técnica e vontade efectivade sucesso das entidades envolvidas na solu-ção encontrada venham, pelo menos, a mi-norar ao máximo as consequências nos bolsos

dos portugueses. Após a nacionalização em1975, a família Espírito Santo só em 1991 voltoua tomar conta do seu antigo banco. Sabe-seagora pela voz de Mário Soares que foi elepróprio a pedir a “son ami “Miterrand que en-contrasse em França quem emprestasse di-nheiro à família Espírito Santo para poder ir àprivatização do BES. E o Credit Agricole em-prestou algumas dezenas de milhões de eurospara o efeito que afinal, passados todos estesanos, ainda não lhe terão sido pagos.

Atendendo a tudo isto, a queda do BES e dafamília Espírito Santo, impensável há meiadúzia de meses tem consequências profundasna sociedade portuguesa, muito difíceis deavaliar ainda na sua completa extensão.

A destruição da confiança nas elites finan-ceiras e sociais é obvia e imediatamente evi-dente. A família Espírito Santo era a única queem Portugal representava o restrito e social-mente longinquo mundo banqueiro interna-cional. O BES estava presente em pratica-mente todos os grandes negócios em Portugal

e havia mesmo quem chamasse ao seu líderRicardo Salgado o “Dono Disto Tudo”. As cen-tenas de membros da família eram vistascomo a elite das elites sociais, comportando--se aliás como tal. O desmoronar do grupoeconómico e, fundamentalmente as razõespara que tal tenha ocorrido, reflectem-se ob-viamente na consideração do português co-mum sobre as supostas elites sociais e eco-nómicas do país.

Mas esta não será a única consequência so-cial e profundamente política deste caso. Nosúltimos anos verificou-se, e bem, a aberturada actividade económica ao sector privadoem todos os sectores da economia. Muita dis-cussão política tem passado pela definiçãodos limites dessa abertura e da substituiçãodo Estado pela actividade privada em deter-minadas áreas. À frente estão desde logo aSaúde e a Educação mas também outras áreasdo chamado Estado Social. Se não está emcausa a liberdade do sector privado concorrercom o Estado na oferta de serviços nessa área,o problema reside na possibilidade de enco-lher o papel do Estado nessas áreas devido àescassez de receitas fiscais face à despesa, con-tando-se que o mercado viesse suprir semproblemas essa diminuição do papel do Es-tado. O que a crise do GES vem mostrar a

toda a gente, ainda que muitos não o reco-nheçam explicitamente, é que boa parte danossa elite empresarial não está preparadapara assumir responsabilidades sociais. Se serliberal em Portugal é ainda hoje uma miragem,isso deve-se em boa parte aos comportamen-tos daqueles que, precisamente, deviam de-monstrar o contrário. E devemos todos pensarnos mais desfavorecidos cuja segurança mí-nima deve ser garantida pelo Estado. Com li-deres empresariais que “retiram” fundos dasempresas para si próprios de todas as manei-ras e feitios, mesmo as mais sofisticadas, nin-guém de bom senso lhes pode confiar o quetem que ser socialmente garantido para todos.É evidente que seria injusto concluir que todos,ou mesmo a maioria dos empresários portu-gueses actuam desta forma. Mas quando sedescobre que a elite das elites o faz de umaforma despudorada, a confiança na actividadeeconómica privada é a primeira vítima.

Podem estas consequências ser considera-das como danos colaterais de um problemameramente económico e financeiro. Descon-fio, no entanto, que agirão sobre os portugue-ses de uma forma muito mais profunda e du-radoura do que a questão financeira que, deuma forma ou de outra, acabará sempre porter solução. |

BES: os danos colaterais

Aproveitando as comemorações dosoito séculos da língua portuguesa,também designada língua de Ca-mões, que decorrem entre 5 de maio

de 2014 e 10 de junho de 2015, parece-me útilintervir como cidadão de Coimbra no sentidode alertar para a necessidade de não se des-perdiçar esta ocasião para restaurar a estátuade Luís Vaz de Camões, completamente degra-dada, que se encontra no final da rua com oseu nome.

Isto porque foi oportunamente empossadauma comissão de honra no Parlamento Euro-peu, Estrasburgo, relativa a uma exposição so-bre o potencial económico da língua portu-guesa, composta, entre outros, pelo Doutor Má-rio Soares, pelos Professores Doutores AdrianoMoreira, Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Reis,Diogo Lucena, Boaventura Sousa Santos, Dr.Pinto Balsemão e ainda pelo Embaixador doBrasil, pelos representantes de missões perma-nentes de Angola e do Brasil junto da Comuni-dade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) epelo Director Executivo do Instituto Interna-cional de Língua Portuguesa (IILP).

Estas personalidades provavelmente não têmconhecimento da existência desta estátua em

Coimbra e muito menos do seu estado de de-gradação.

Como é sabido, em 2014 comemoram-se os800 anos do testamento de D. Afonso II, datadode 27 de Junho de 1214, que avulta entre os maisantigos documentos da língua de Camões e quefoi eleito como referencial das comemoraçõescitadas.

No passado, o Secretariado Executivo daCPLP envolvia-se em todas as comemorações

do espaço territorial português. Este ano, sãoos próprios Estados-Membros a promover ascelebrações e a dignificarem o dia da língua deCamões.

É pena ver o génio máximo da epopeia por-tuguesa que domina, sem rival, todo o pano-rama estético da nossa língua, num tal estadode degradação, patente na fotografia quejunto.

Qualquer pessoa estrangeira, ao debruçar-se,

pela primeira vez, sobre o clima literário portu-guês, depara-se, unicamente, com o renome deLuís Vaz de Camões.

Camões é, ainda hoje, a presença máxima dePortugal. Foi sempre, desde o século XVI.

Os biógrafos contemporâneos relatam que,enquanto jovem, Camões terá frequentado al-guns colégios das ordens religiosas em Lisboae o curso de artes em Coimbra, onde um tio,Bento de Camões, era o prior do Mosteiro deSanta Cruz e Chanceler da Universidade deCoimbra.

Muito havia para dizer desta célebre figura.Apenas refiro que veio ao mundo por volta de1524, filho de Simão Vaz de Camões e de Ana deSá e Macedo.

A sua poesia não identifica o berço e ninguémlho descobriu ao certo. Estudiosos das obras li-terárias de Camões – “Os Lusíadas” e a lírica -desde há muito tempo que se interrogam entresi acerca da contenda que existe entre Lisboa eCoimbra, sobre qual foi o berço de Luís Vaz deCamões, havendo ainda referências a Santaréme Alenquer.

Acontece que circunstância semelhanteocorre na Grécia com o poeta Homero do sé-culo IX a.C., autor das epopeias “Ilíada” e “Odis-seia”. Sete cidades gregas disputam entre elas ahonra de haverem sido o seu berço.

Entre nós, julgo que não vale a pena renovara contenda, mas pensar que Coimbra deu a Ca-mões o saber livresco e Lisboa o saber de ex-periência feito.

Termino considerando que é uma honra nãosó para a cidade de Coimbra, como tambémpara Portugal, que a actual estátua de Luís Vazde Camões seja restaurada.

Como assinante do Diário de Coimbra, hámais de quarenta anos, agradeço a publicaçãodesta nota e faço votos para que até ao final dascomemorações, 10 de junho de 2015, tal restauroseja feito com magnificência. |

Quem acode à estátua de Camões na rua Luís de Camões?

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 09DiáriodeCoimbra

Opinião

João PauloCraveiro

Rogério dos SantosCardoso Teixeira

Professor Jubilado da Faculdadede Medicina da Universidade de Coimbra

Visto de dentro

Estátua de Camões está a necessitar de restauro

Page 10: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

10 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

Teatro na Pampilhosa da Serra“Mr. Swap - primeira estação”, uma peça de teatro do Te-ato - Grupo de Teatro de Leiria, sobe sexta-feira ao palco do auditório Monsenhor Nunes Pereira, na Pampilhosa da Serra. Com entrada gratuita, a peça está marcada para as 21h30.

Regiãodas Beiras

DiáriodeCoimbra

Margarida Alvarinhas

O cantor Leandro foi sensívelà causa da Associação Quintadas Pontes e acabou por in-fluenciar a editora Espacial queacedeu ao pedido da IPSS dePenela a quem oferece todosos bilhetes necessários para oconcerto do artista. E assim,quem quiser ser solidário coma Quinta das Pontes só tem deadquirir o ingresso, que está aser vendido a preço simbólico,e rumar a Lisboa para ouvirLeandro no dia 4 de Outubro.

Não é todos os dias que setem a possibilidade de assistira um concerto de Leandro noMeo Arena ao preço de cincoeuros e, ainda, ser solidário eajudar a Associação Quintasdas Pontes a erguer o lar resi-dencial e residência para pes-soas com deficiência ou do -ença mental.

Ana Pereira, presidente da di-recção da Associação Quintadas Pontes, mostra-se satisfeitacom esta possibilidade criadaque vai permitir dar mais pro-jecção à associação e ser umaajuda preciosa para a constru-ção do projecto. A Espacial, as-segura, dá todos os bilhetes ne-cessários à associação, que osvende a cinco euros e, por mais7,5 euros ainda assegura trans-porte para Lisboa. Também osmunicípios com utentes na as-sociação estão a dar o seu con-tributo, através do forneci-

mento de transporte. Ana Pereira admite que «foi

tudo muito em cima da hora»,mas a oportunidade não erade desperdiçar. A proposta daEspacial foi feita em Agosto edesde então têm-se multipli-cado as tarefas para por de péesta iniciativa. «Só consegui-mos realizar as reuniões no iní-cio de Setembro. Tem sido umacorreria», admite, frisando queem todo este processo, o can-tor Leandro (que já tinha oconcerto agendado e conhe-ceu a associação em Dezem-bro, em Penela, durante o pro-

grama Somos Portugal) «ligade vez em quando a perguntarcomo está a correr».

Toda a verba que se conse-guir angariar servirá para a as-sociação erguer o lar residen-cial e residência, um projectoa nascer no Espinhal que temcandidatura aprovada ao PA-RES (Programa de Alarga-mento da Rede de Equipamen-tos Sociais) desde 2007, masque só agora foi possível co-meçar a construir. A SegurançaSocial comparticipa com 70%do total da obra previstoaquand o da aprovação, o que

corresponde a 375 mil eurosdos cerca de 515 mil euros. Oresto, 30%, terá de ser por fi-nanciamento próprio, umaverba que, com o passar dosanos, foi aumentando e que aassociação não tem.

A nova estrutura vai acolher12 utentes em lar residencial(pessoas que necessitam deapoio integral) e cinco em re-sidência (pessoas que têm umnível de autonomia prévio àintegração na comunidade), omáximo permitido. Ainda as-sim, as necessidades são muitomaiores, numa área que carece

de oferta. A associação, escla-rece Ana Pereira, dá actual-mente resposta a 10 utentes emlar residencial e centro de acti-vidades ocupacionais, mas «há220 pedidos de admissão». «Hámuito poucas instituições a ní-vel nacional com esta res-posta», afirma, frisando que oque distingue esta das muitasoutras associações é o facto de«trabalhar o duplo diagnósticono modelo de reabilitaçãopsico-social», ou seja, trabalhacom pessoas com deficiência ecom doença mental, que tentaintegrar na comunidade. |

Leandro canta no Meo Arena a favor de IPPS de PenelaLisboa Cinco euros apenas é quanto custa a entrada no concerto de dia 4. Espacial dá todos os bilhetes necessários à Quinta das Pontes

Cantor com espectáculo no Meo Arena, onde ajuda também a IPSS de Penela

Bilhetes para tour “Sou um homem feliz”Os interessados em assis-tir ao espectáculo podemgarantir o seu lugar, bemcomo transporte paraLisboa, através dos telefo-nes 239551152, 919104162ou 912828716. O bilhetecusta cinco euros, verbaque reverte integral-mente para a instituição,e o transporte 7,5 euros. Oconcerto está marcadopara 4 de Outubro, noMeo Arena, em Lisboa,onde Leandro dá segui-mento ao tour “Sou umhomem feliz”. |

HOJE

Dia Europeu sem Carrosem Anadia

A Semana da Mobilidadede Anadia termina hoje, as-sinalando o Dia EuropeuSem Carros, com várias ac-tividades ligadas ao tema adecorrerem na Rua dasSobreiras. Pelas 21h00 de-corre a caminhada noc-turna “Dos 8 aos 80”, comconcentração marcadapara a Praça da Juventude.

Fatacis anima Soure

Soure continua a festejar oSão Mateus/Fatacis, comum programa que, além daFatacis, e das tradicionaisfeiras das cebolas, nozes,madeira e generalista, in-clui um vasto programa deanimação. Hoje decorre otorneio de remo adaptado,às 10h00, sendo a noiteanimada pelas actuaçõesda Sociedade FilarmónicaVilanovense, Big Banda eBandazona.

Exposição de Guernicana Biblioteca de Montemor

“Guernica – 75 anos” é aexposição que assinala os75 anos sobre os bombar-deamentos de Guernica eo famoso quadro de Pi-casso, que pode ser visi-tada na Biblioteca Munici-pal Afonso Duarte, emMontemor-o-Velho, de se-gunda a sexta-feira, até 30de Setembro.

Page 11: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 11

REGIÃO DAS BEIRAS Cantanhede | Mira

PROTOCOLO Os BombeirosVoluntários de Mira e a FLY-form , entidade formadora cer-tificada pela Direcção-Geral doEmprego e das Relações deTrabalho, assinaram um pro-tocolo de colaboração, com oobjetivo de desenvolverem,conjuntamente, acções de for-mação profissional certificadas.

A assinatura do protocolorealizou-se nas instalações dosbombeiros e contou com a pre-sença, como signatários, deFernando Almeida, presidente

da Direcção da Associação Hu-manitária dos Bombeiros Vo-luntários de Mira, e de NunoPinto, responsável da FLY-form, assim como de váriosmembros da Direcção, do Co-mando e alguns bombeiros.

Através deste documento, asduas instituições formalizamuma actuação conjunta quetem por objectivo promoveruma articulação de esforços pa -ra a dinamização integrada deiniciativas de formação, infor-mação e apoio ao desenvolvi-mento empresarial da região. Opresente protocolo tem por ob-jectivo estabelecer, entre as par-tes, uma parceria para a dinami -zação de projectos de formaçãoprofissional certificada. |

Formação profissionalcertifica Bombeiros de Mira

A parceria formaliza uma actuação conjunta na área formativa

É já esta quarta-feira que re-começam as “Tardes comuni-tárias: Dar mais vida aos anos”,projecto de intervenção socialque o município de Canta-nhede desenvolveu em Abrildeste ano, no sentido de moti-var a população sénior a de-senvolver a sua interacção psi-cossocial em actividades so-ciais, culturais, desportivas elúdicas.

Os interessados podemcomparecer livremente à pri-meira edição, durante a qualdevem formalizar a sua inscri-ção, o que é possível fazer tam-bém na Casa Francisco Pinto,na Rua António José de Al-meida n.º 3, em Cantanhede,ou através do telefone 231 410123 e do email [email protected].

Nesse âmbito, todas as quar-tas-feiras, entre as 14h30 e as17h30, irão continuar a decor-rer acções que podem incidirem exercícios de ginástica eoutros desportos ou em deba-tes em torno de matérias tãodiversificadas como saúde esegurança, literatura, artesplásticas, turismo e protecçãocivil, entre outras, nalguns ca-sos a partir da análise de do-cumentos ou da projecção defilmes.

Por outro lado, estão previs-

tas actividades de acentuadacomponente lúdica, como vi-sitas guiadas, debates literáriosou apenas convívio social ac-tivo. O programa terá, assim,uma componente didáctica eformativa destinada a estimu-lar o interesse de quem dispõede tempo, mas que, geral-mente, não tem grandes opor-tunidades de ocupação a essenível.

Na prática, o que se pre-tende é “dar mais vida aosanos” proporcionando opor-tunidades de valorização erealização pessoal para umpúblico com mais de 55 anose percursos de vida diversifi-cados, através de encontrosem que é dada também a pos-sibilidade de partilharem a suaexperiência e saber com ou-tras pessoas. |

Tardes comunitáriasregressam já quarta-feiraActividades O projecto de intervenção social do município de Cantanhedepretende “dar mais vida aos anos” da população sénior

D.R.

D.R.

Todas as quartas-feiras, os seniores participam em acções inseridas em temáticas diversificadas

DiáriodeCoimbra

Os interessadospodem comparecerlivremente à primeiraedição, durante a qualdevem formalizara sua inscrição

Page 12: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

Folclore e arrozanimaram Lares

O Festival de Arroz e Folcloreanimou, este fim-de-semana, aSociedade de Instrução e Re-creio de Lares (SIRL). O evento,que arrancou no sábado comum jantar e a actuação dogrupo Cantares do meu Canto,de Carvalhais de Lavos, termi-nou ontem à tarde com a cor ea música dos ranchos partici-pantes, oriundos de Alhadas,Moinhos da Gândara, Monte-mor-o-Velho, Porto e o anfi-trião Papoilas de Lares. |

Ruas de Buarcosnas Jornadas do PatrimónioO Município da Figueira da Foz,através da Divisão de Cultura,volta este ano a associar-se àsJornadas Europeias do Patri-mónio. Sob o tema “Patrimó-nio, sempre uma descoberta”,a proposta é «um percurso emforma de jogo de pistas pelasruas de Buarcos, que vai recor-dar histórias e memórias jáquase esquecidas e permitirnovas descobertas sobre o pa-trimónio cultural deste velhoburgo, ainda hoje emolduradopela sua antiga fortaleza», ex-plica a autarquia em nota deimprensa. Dia 26 o percurso édirecionado às escolas e, a 27,às famílias, com a duração decerca de 1h45m. A inscrição égratuita mas obrigatória, atra-vés do e-mail [email protected].|

Assembleia deFreguesia deBuarcos no CAENo próximo dia 29 de Setem-bro, segunda-feira, pelas 21h00,a Assembleia de Freguesia deBuarcos reúne em sessão or-dinária no Centro de Artes e Es-pectáculos da Figueira da Foz(CAE). Os fregueses que pre-tendam intervir devem inscre-ver-se, até 48 horas antes, nasede da Junta de Freguesia deBuarcos, na delegação de SãoJulião ou por email para o en-dereço [email protected].|

12 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

Figueira da Foz REGIÃO DAS BEIRAS

Andreia Gouveia

Patrícia Abigail Azevedo apai-xonou-se aos 18 anos, quandofrequentava o curso de LínguaGestual Portuguesa na EscolaSuperior de Educação, emCoimbra. Cinco anos depois,ambos os namoros acabaram:o dela com o homem queamava por vontade dele, o delacom o curso entretanto con-cluído por desencanto simples. Regressou a Buarcos com assuas mágoas e sem empregopara além dos biscates e do tra-balho que dá enviar currículospara lojas, empresas e escritó-rios que parecem sempre pro-curar a experiência que, aindahoje, lhe falta.

Com pais e irmã emigradosno Luxemburgo, encontrou oseu porto de abrigo no carinhoda avó e nas cartas ao agoraex-namorado, que escreviaapenas para escapar à dor.«Não as enviava», confirma.Um dia, ao relê-las, perguntou--se quantas pessoas teriampassado pelo mesmo processode amor-desamor, quantas es-

tariam, ainda, a debater-se como constante querer esquecer-recordar, quantas iriam, umdia, sentir o coração fraquejarcom aquele respira-sufoca. De-cidiu-se a mostrar as cartas àirmã, mais velha, leitora regulare «muito crítica», garante Abi-gail. A irmã gostou, mas a ca-çula da família ainda não sesentia preparada. «Estava à es-pera de um sinal, acredito emsinais», resume. Por outro lado,faltava-lhe encontrar a aber-tura do livro. «Já o tinha aca-

bado, mas não o tinha come-çado», explica. E um dia acon-teceu.

«Vi uma publicação daChiado no Facebook, que per-guntava qualquer coisa como“tem um livro guardado na ga-veta que gostava de publicar?Envie-nos e, em dez dias, ga-rantimos-lhe uma resposta”»,recorda. Veio então a inspira-ção para escrever o início dolivro, e para organizar as cartasque lhe dão corpo. «Faltavaapenas o título», conta.

«O fim do nosso AmorEterno» foi uma expressão quelhe surgiu a meio da noite. «Foieterno enquanto durou», jus-tifica, serena. Foi também comserenidade que enviou final-mente o texto para a Chiado erecebeu, no prazo prometido,a resposta positiva. «O Fim donosso Amor Eterno» já está àvenda nas plataformas on-lineda Chiado, Wook e Fnac. EmDezembro, chega às livrarias,e Abigail promete apresentá--lo na sua terra natal. Para osmais apressados, Abigail aindatem alguns dos exemplaresque já recebeu da editora. «Po-dem contactar-me pelo Face-book», diz. «Os meus amigosque já leram o livro dizem quese identificam com o que láestá. E não só as raparigas, por-que os homens também so-frem», garante.

Abigail promete continuar aescrever e a procurar trabalho.«Não desisto de Portugal. Aquitemos tudo, menos dinheiro,que é tudo o que os nossosemigrantes têm onde vivem»,sustenta.|

De Buarcos, com amorcartas dão origem a romanceLivro Abigail Azevedo encontrou num desgosto amoroso e no desemprego depois de um curso que também a desiludiu, os ingredientes para um livro sobre o fim do amor que se pensava eterno

“Às vezes ainda pensoque és a minha alma-gémea... Que precisode ti como do ar pararespirar...”

“... Mas aos poucos vou descobrindo que preciso de ti como da água para beber”

António Tavares, vereador daCultura e autor publicado, foiprofessor de Abigail no liceu.«Desejo-lhe os maiores suces-sos, e gostaríamos muito dereceber a apresentação destaestreia literária num dos mui-tos espaços culturais do mu-nicípio», disse o autarca. «Estou a preparar a apresen-tação com a minha editora,

deve acontecer em Dezembroe gostava muito que fosse emBuarcos», confidencia a au-tora. Afinal, foi em Buarcosque cresceu, cantou na paró-quia, se apaixonou e se refez,no abraço das ondas e dosamigos. Será preciso um novodesgosto de amor para voltarà escrita? «Esperemos quenão», conclui, sorrindo. |

“O Fim do Nosso Amor Eterno” apresentado em Dezembro

DiáriodeCoimbra

Abigail Azevedo estreia-se com um romance epistolar, com que «todos os que já sofreram desgostos de amor se identificarão», acredita

RITA RIGUEIRA

Page 13: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 13

REGIÃO DAS BEIRAS Miranda | Lousã

Miranda mantém IMIno mínimo e extinguedireitos de passagemImpostos Decisão do executivo de Miguel Baptista tevecomo objectivo não sobrecarregar os agregados familiares

SÁBADO O palco da Casa dasArtes vai vibrar, no sábado, coma fusão entre o piano e a gui-tarra portuguesa. Trata-se doespectáculo musical que o Cor-dis vai dar na sala de Mirandado Corvo.

O alinhamento da dupla demúsicos Paulo Figueiredo eBruno Costa contempla peçasde reconhecidos compositorescomo Artur e Carlos Paredes,Francisco Martins e AntónioPortugal, bem como alguns ori-ginais Cordis, já editados em CD.

Cordis surgiu em Setembrode 2008, com o CD “Cordis pia -no e guitarra portuguesa” e umconcerto de apresentação emCoimbra, «onde a tradição damúsica de guitarra portuguesafoi confrontada com uma novaabordagem explorada pelo en-contro invulgar deste novo tra-balho», pode ler-se numa notasobre o espectáculo.

A entrada custa 5 euros paraadultos, 3 para crianças entre os6 e os 10 anos e adultos commais de 65.|

Casa das Artes recebeespectáculo do Cordis

Casa das Artes vai ser palco, sábado, de um espectáculo musical

O município de Miranda doCorvo deliberou manter a taxamínima de 0,3% do ImpostoMunicipal sobre Imóveis (IMI)para os prédios urbanos e abo-lir a Taxa Municipal de Direitosde Passagem.

Segundo o presidente da au-tarquia, Miguel Baptista, eleitopelo Partido Socialista (PS), ataxa de IMI cobrada no con-celho de Miranda do Corvo éuma das mais baixas do dis-trito de Coimbra, de forma «anão sobrecarregar os agrega-dos familiares».

«Esta fixação na taxa mínimasignifica um esforço financeiro

significativo para o município,uma vez que este impostoconstitui uma das principaisfontes de receitas da autar-quia», refere a Câmara Muni-cipal, em comunicado.

Miguel Baptista explicouainda, em sessão de Câmara,que a extinção da Taxa Muni-cipal de Direitos de Passagem(TMDP) se baseia no facto deque a sua aplicação está a serrepercutida na factura dosconsumidores de telecomuni-cações.

O autarca referiu, todavia,que o «intuito da TMDP eraque a cobrança incidisse so-

bre as empresas de telecomu-nicações».

«No entanto, tem-se verifi-cado a transferência deste en-cargo para o cliente final, quese vê obrigado a suportar estecusto adicional», sublinhou oedil.

O presidente do municípiode Miranda do Corvo infor-mou ainda que está a ser pre-parada legislação nacional queevite a transferência do en-cargo para o cliente, pelo que,quando vigorar, a Câmara vol-tará a cobrar a TMDP, cuja re-ceita, actualmente, «não é sig-nificativa».|

D.R.

Executivo de Miranda decidiu poupar os agregados familiares a mais um esforço financeiro

DiáriodeCoimbra

Laboratóriode incêndiosflorestaisrenovadoOCentro Estudos sobre In cên -dios Florestais da Universidadede Coimbra beneficiou de umprojecto do programa “MaisCentro” para renovar e equiparo seu laboratório situado noaeródromo da Lou sã. Emboranão esteja ainda concluído, deacordo com no ta de imprensa,«o projecto encontra-se emfase adiantada de execução,sendo visível a renovação daestrutura exterior do labora-tório, da sua instalação eléc-trica e a construção de novosgabinetes e sa las de trabalho,assim como alguns dos novosequipamentos que foram ad-quiridos, com o apoio desteprograma». De acordo com amesma nota de imprensa, «foiainda adquirido «túnel verticalde projecto original, para o es-tudo de vórtices de fogo, quejá se encontra em funciona-mento».|

ADFP recebevisita doInstituto deInteligênciaA directora do Instituto de In-teligência do Centro de Neu-robiótica do Porto, PatríciaMo reira, não poderia ter sidotão clara após a visita às insta-lações da Fundação Assistên-cia, Desenvolvimento e For-mação Profissional (ADFP).«Pelo que vimos estamosabertos a colaborar. Nunca tí-nhamos vis to uma instituiçãoassim, tão completa e comtanta variedade de respostas»,disse.|

Page 14: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

14 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

REGIÃO DAS BEIRAS

O porta-voz do PSD afirmouontem que o novo quadro co-munitário de apoio será «maisbem aproveitado» se os muni-cípios se associarem, conside-rando que a associação de ter-ritórios de baixa densidade po-derá, no futuro, afirmar o seupotencial.

«O novo quadro comunitário,que terá à disposição de Portu-gal nos próximos sete anos maisde 21 mil milhões de euros, serámais bem aproveitado, maisbem utilizado se os municípiosse associarem - como agora po-dem e o estão a fazer - na se-quência da reforma legislativade 2012», disse Marco AntónioCosta

O dirigente falava à margem

da reunião da Comissão PolíticaNacional do PSD, que se reali-zou em Ansião, tendo como umdos assuntos a análise do rela-tório sobre “Territórios de baixadensidade/territórios de elevadapotencialidade”.

Marco António Costa, um dosvice-presidentes do partido,enu merou o «conjunto de pro-gramas» e iniciativas do Go-verno, de maioria PSD/CDS-PP,para estes territórios, como o“Valorizar”, que permite que«iniciativas de natureza econó-mica e territorial» potenciem«as capacidades endógenas decada uma destas regiões», ou o“Aproximar”, para «racionalizaro serviço ao cidadão».

«Em vez de termos uma ad-

ministração pública dispersapor repartições, temos umaadministração pública concen-trada e que atende de formaintegrada o cidadão, evitandoque ele tenha de percorrer umconjunto muito alargado de re-partições públicas para obtero mesmo objectivo», exempli-ficou o responsável, desta-cando, ainda, o “+ Superior” eo “Porta a porta”, este últimoque classificou como «inova-dora» e que associa a socie-dade civil, autarquias locais,operadores de transportes e oEstado central para «criar so-luções para os territórios debaixa densidade poderem dis-por de transportes públicos».

Segundo Marco António

Cos ta, o documento “Territó-rios de baixa densidade/terri-tórios de elevada potenciali-dade”, que será, também, ob-jecto de análise no primeiroConselho Nacional do PSD,«tem sete pilares fundamentaisque apontam linhas de actua-ção política muito claras» que,na óptica do partido, «serãofundamentais para que no fu-turo estes territórios, além deserem territórios de baixa den-sidade», sejam também «terri-tórios de elevado potencial».

«Será transformar as dificul-dades que hoje vivem muitosdestes territórios, em localida-des que, no futuro, possamafirmar o seu elevado poten-cial», acrescentou o dirigente.|

União de municípios podepotenciar fundos europeusAnsião A afirmação é do porta-voz do PSD, Marco António Costa, à margem da reunião da Comissão Política Nacional do partido

POMBAL Gonçalo Silva, pre-sidente da Agência Nacionalpara a Qualificação e o EnsinoProfissional, e Pedro Saraiva,professor da Universidade deCoimbra, são os oradores daconferência “Qualificar, com-petir e crescer”, que se vai rea-lizar amanhã no Teatro-Cinede Pom bal. A iniciativa, cominício previsto para as 19h00,será dedicada ao ensino e àformação.

Organizada pelo ISLA emparceria com a revista Invest, a

conferência pretende «acolhera participação cívica da popu-lação portuguesa dirigindo rep-tos concretos a determinadospúblicos».

Por outro lado, considerandoque «com 40 anos de demo-cracia e desenvolvimento im-põe-se uma reflexão colectivapara o futuro de Portugal», oISLA lançou o desafio aos es-tudantes do ensino secundáriopara «apresentarem trabalhosescritos sobre aquilo que que-rem para Portugal».|

Conferência debateensino e formação

Conferência tem início marcado para as 19h00, no Teatro-Cine

DiáriodeCoimbra

Page 15: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 15

REGIÃO DAS BEIRAS

Isabel Duarte

A Câmara Municipal de Góise o Instituto Nacional de Es-tatística (INE) assinaram umprotocolo com vista à colabo-ração conjunta, visando umaconstrução e actualização deinformação geográfica har-monizadas.

Trata-se de um protocolo ce-lebrado com todas as autar-quias do país e para Góis «vemno momento exacto para nosajudar no trabalho da CâmaraMunicipal», afirmou a presi-dente da Câmara, sublinhandoque «quando todas as câmarasassinam o protocolo é porquevêem nele grande utilidade».

Enfatizando que o INE «nãoestá disponível apenas para ainformação censitária apesarde ser muito importante», Lur-

des Castanheira frisou que ageorreferenciação enquantoinstrumento «pode ajudar naquestão do planeamento, na

própria organização do terri-tório e até na questão do PDM,pois está agora a iniciar-se asua revisão». Além de que,acrescentou ainda, «a informa-ção geográfica ou georreferen-ciada desempenha uma fun-ção essencial nas actividadesde planeamento territorial, en-contrando importantes aplica-ções no domínio autárquico,na administração central, nasinfra-estruturas, na protecçãodo ambiente e nos estudos demercado, entre outras».

Alda Carvalho, presidente doINE, destacou que se trata deum protocolo que tem sido es-tabelecido com todas as autar-quias «para contextualizar

uma colaboração mais intensado que a que existia anterior-mente».

Além de disponibilizar a in-fra-estrutura de georreferencia-ção, o INE compromete-se a«disponibilizar à autarquia a in-formação estatística que neces-sitar, desde que exista e seja sus-ceptível de ser fornecida», disseAlda Carvalho. Em contrapar-tida, «as autarquias apoiam-nosnos censos e ao nível do sistemade informação das operaçõesurbanísticas, que permite queo INE actualize a infra-estruturade edifícios e alojamentos, queé a base da preparação dasamostras para todos os equi-pamentos», explicou. |

Município de Góis e INE colaboram na georreferenciaçãoProtocolo INE disponibiliza infra-estrutura e informação à autarquia que, por sua vez, apoia nos censos e nas informações das operações urbanísticas

ISABEL DUARTE

Protocolo assinado por Alda Carvalho e Lurdes Castanheira

Despiste faz um feridoem PampilhosaUm ferido ligeiro foi o resultadode um acidente ocorrido on-tem, cerca das 9h30, na Pam-pilhosa do Botão. De acordocom fonte dos bombeiros lo-cais, tratou-se de um despistede uma viatura ligeira, na Es-trada dos Guerreiros, que ligaPampilhosa do Botão a SantaLuzia.

O condutor, e único ocupanteda viatura, terá perdido o con-trolo do veículo numa zona decurva apertada, confirmou amesma fonte, adiantando que,para além de uma ambulância,esteve no local uma viatura dedesencarceramento que aca-bou por não ser necessáriapara retirar o ferido do interiordo automóvel.

No total, estiveram no localdo acidente oito elementos dosBombeiros Voluntários daPampilhosa do Botão. O feridofoi transportado para os Hos-pitais da Universidade deCoimbra para observações. |

DiáriodeCoimbra

Page 16: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

16 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

REGIÃO DAS BEIRAS

ESCARAVELHO A Câmara deMontemor-o-Velho procedeuao abate de cinco palmeiras in-

fectadas com o “escaravelhovermelho”. A praga, conside-rada de luta obrigatória pela

União Europeia desde 2007,atingiu, de forma irreversível, aspalmeiras do Solar dos Pinas,da Biblioteca e da Igreja Matrizde Montemor-o-Velho. Por seencontrarem em avançado es-tado de contaminação, inviabi-lizando a recuperação da plantae constituindo-se como um po-tencial risco para a segurançapública, a autarquia executou oabate das palmeiras.

Devido ao grande porte dasárvores infectadas, uma dasquais com cerca de 30 metrosde altura, as operações de cortee abate foram executadas peloServiço Municipal de Protec-ção Civil em colaboração comos Bombeiros Voluntários.

De rápida dispersão e elevadanocividade, a praga do “esca-ravelho vermelho” ataca diver-sas espécies de palmeiras, pro-vocando estragos avultadosque podem conduzir à morteda planta. |

Câmara de Montemor abate palmeiras infectadas com praga

Trabalhos envolveram protecção civil e bombeiros

Mónica Sofia Lopes

Mais de meio milhar de muní-cipes fazem parte do movi-mento “Baganha Basta”, umapágina criada na rede socialFacebook há poucos dias, deluta contra a fábrica AlcidesBranco & C.ª S.A.. A comuni-dade aderente dá a cara comuma máscara contra a polui-ção da também conhecidacomo fábrica da baganha, deóleos alimentares (especial-mente de azeite), situada na La-meira de Santa Eufémia, noLuso, Mealhada, que muitotem sido falada nos últimosmeses.

Os mentores do grupo ini-ciam a apresentação descre-vendo o que sentem os muní-cipes «com este cheirete». So-bre a criação da página dizem«ser o primeiro passo» em proldo bem-estar «das pessoas eturistas» e na luta «por empre-gos e pela saúde».

«É um cheiro e um fumo queme impede de abrir as janelasde minha casa. Por vezes en-tranha-se de tal forma que nos

deixa agoniados», lamentou,ao Diário de Coimbra, TiagoÂngelo, que reside no centroda vila do Luso. «Como lu-sense, ou como simples habi-tante da freguesia, sinto-me in-comodado com o cheiro, daíestar a cem por cento deacordo com o movimento decidadãos. Juntos temos maisforça nos protestos», acres-centa.

Mas se há alguns anos o maucheiro incomodava apenas oshabitantes da Lameira e doLuso, nos últimos meses, mui-tas outras localidades, onde sedestaca a cidade da Mealhada,o sentem. No grupo “BaganhaBasta”, a adesão de munícipes«da capital do concelho»cresce a «olhos vistos», commuitas manifestações de de-sagrado.

«Mudei hoje, pela primeira

vez, a minha fotografia de perfildesde que aderi ao Facebookpor uma única causa: vamosacabar com a pestilência nonosso concelho», declara umresidente na cidade da Mea-lhada

A luta entre a Câmara daMealhada e os proprietários daempresa começou há uma dé-cada. Há meses e alguns anos(campanhas) em que os pre-juízos são ligeiros, há outros,como este ano, que não escon-dem a intensa laboração daempresa, com sede em SantaMaria da Feira. «Se não houverresolução por parte do Go-verno, a Câmara avançará comuma acção em Tribunal. Fareide tudo o que estiver ao meualcance para fechar esta fá-brica, pois já vi que a única so-lução só pode ser esta», decla-rou, em Agosto passado, RuiMarqueiro, presidente da au-tarquia, depois de tomar co-nhecimento de que umaequipa de árbitros em trabalhono Centro de Estágios do Lusotinha abandonado o local pornão aguentar o mau cheiro.|

Movimento “Baganha Basta”dá a cara de máscara contra a poluição

População diz“basta” à fábrica da baganha Mealhada Movimento no Facebook é “o primeiro passo” emprol do bem-estar dos munícipes e turistas

D.R.

D.R.

Fumo e cheiro da fábrica Alcides Branco incomodam os munícipes da Mealhada

DiáriodeCoimbra

Page 17: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 17DiáriodeCoimbra

REGIÃO DAS BEIRAS

José Fonseca

«Quem esteve ausente é quedeve explicar as suas razões».Foi desta forma que o presi-dente da Câmara de Viseu, Al-meida Henriques, reagiu àsperguntas dos jornalistas sobrea ausência do seu antecessor,Fernando Ruas, na cerimóniado Dia do Município, realizadaontem no Teatro Viriato, naqual deveria ter recebido a Me-dalha de Mérito e o Viriato deOuro.

O autarca explicou que rece-beu do antigo presidente, queesteve à frente dos destinos du-rante 24 anos, uma carta a jus-tificar a ausência, no entanto,recusou revelar o seu con-teúdo, dizendo apenas que adistinção que seria entregue erade todos os viseenses e nãoapenas do actual presidente daCâmara.

No momento da entrega dosgalardões, nem Fernando Ruas,nem o seu vice-presidenteAmérico Nunes foram chama-dos ao palco, por não estarempresentes. O mesmo suce-dendo com Cunha Lemos, ve-reador no anterior executivo,que explicou «sentir orgulhono trabalho feito», pelo que nãotinha problemas em receber amedalha.

Durante a cerimónia, apenaso presidente da AssembleiaMunicipal de Viseu, Mota Faria,

referiu-se a Fernando Ruas noseu discurso, lembrando queem 2013 terminou um ciclo au-tárquico de grande desenvol-vimento do qual foi protago-nista e começou outro em queé está a ser dado resposta aosnovos desafios que se colocamao município.

Destacou ainda o mesmo or-gulho e a mesma garra, em am-bos os autarcas, na “luta” porum concelho cada vez melhore no qual dá gosto viver.

O presidente da Câmara deViseu, Almeida Henriques, porsua vez, referiu-se no seu dis-curso aos antigos autarcas eaos colaboradores do municí-pio homenageados como«fonte de inspiração de um

exemplo superior de dedicaçãoe abnegação na defesa do con-celho e dos seus interesses».Durante a sua intervenção, eem relação às ausências, disseapenas que «gostaria que estahomenagem fosse completacom a presença dos ex-autar-cas, porque o que se está hojea fazer é a história, o patrimónioe a pedagogia pública do mu-nicípio para futuro».

Quanto ao trabalho desen-volvido, o autarca destacou, en-tre outros temas, os 2,5 milhõesde euros que foram transferi-dos para as freguesias, atravésda celebração de contratos dedelegação e de protocolos decolaboração e apoio. «Não éum custo, mas um investi-

mento na proximidade, na des-centralização e na coesão, feitonum quadro de grande rigor ede racionalidade. Os temposnão são de abundância, mas deracionalidade e responsabili-dade, compromissos em queestou certo ser acompanhadopelos senhores presidentes dejunta», sublinhou.

Em relação ao futuro, o edildisse que «é dever de todos, eem especial de quem exerceresponsabilidades nos órgãosmunicipais, interpretar os no-vos tempos e responder aosnovos desafios». «Hoje deve-mos ainda fazê-lo convocandotoda a comunidade a partici-par deles», concluiu AlmeidaHenriques.|

Ausência de FernandoRuas “mancha” feriadoViseu Almeida Henriques preferiu destacar a presença da grande maioriados homenageados numa cerimónia que encheu por completo o Teatro Viriato

RUI DA CRUZ/PRESSCENTRO.PT

Dia do Município encheu por completo o Teatro Viriato

NAZARÉ Um homem acu-sado de atirar gasolina à ex-mulher, à qual ateou fogo de-pois, na Nazaré, começa a serjulgado hoje no Tribunal Judi-cial de Leiria por dois crimesde homicídio qualificado naforma tentada.

No despacho de acusação lê--se que o arguido, de 43 anos edetido preventivamente, e a ví-tima «viveram maritalmentecerca de seis anos», tendo dessarelação nascido dois filhos.

Em data que o Ministério Pú-blico (MP) não apurou concre-tamente, a vítima «rompeu orelacionamento com o arguido,tendo iniciado nova relação»,mas o arguido «não aceitou debom grado o rompimento dorelacionamento, nem o facto»de aquela ter iniciado outro.

O MP adianta que, em Ja-neiro último, o arguido foi acasa da ofendida e, após «umabreve discussão», munido deuma navalha, «desferiu um gol -pe no pescoço da ofendida e,de seguida, um golpe nas cos-tas da mesma», colocando-sede seguida em fuga.

No mês seguinte, dada umareunião agendada com umatécnica da Segurança Social,ambos cruzaram-se e, no final,o arguido ofereceu-se paratransportar no seu veículo a ví-tima, mas esta recusou. «Verifi-cando que aquela fez o per-curso para a Nazaré de auto-carro», o arguido deslocou-separa esta vila e «ficou a aguar-dar a sua chegada». O MP relataque, após a chegada, abordou-a «de forma inesperada» pelascostas «e, de imediato, despejousobre ela gasolina que trans-portava numa garrafa de plás-tico, ateando-lhe fogo de se-guida com um isqueiro». Aofendida foi transportada de ur-gência para a Unidade de Quei-mados dos Hospitais da Uni-versidade de Coimbra, onde es-teve internada cerca de um mês.

«O arguido pretendeu, inten-cionalmente, atingir uma partevital do corpo da ofendida (…)com uma navalha, bem comoregá-la com gasolina e atear-lhefogo, estando consciente que dasua conduta podia resultar amorte desta”, sustenta o MP.|

Julgado por incendiar a ex-companheira

CARREGAL DO SAL As obrasde recuperação da Casa doPassal, que pertenceu ao côn-sul Aristides de Sousa Mendes,estão «a decorrer normal-mente», prevendo-se que fi-quem «concluídas até ao finaldo ano», disse a directora re-gional de Cultura do Centro.

Celeste Amaro recordou queo Governo só assumiu a pri-meira fase das obras de recu-peração da casa que é pertença

de uma fundação privada(Fundação Aristides de SousaMendes). «O Governo assumiua primeira fase e uma segundadepois logo se vê», realçou.

As obras de recuperação daCasa do Passal, situada em Ca-banas de Viriato, concelho deCarregal do Sal, tiveram inícioa 28 de Maio, tendo por objec-tivo a sua pintura exterior, re-construção da estrutura da co-bertura, reconstrução das ja-

nelas e substituição das caleirase tubos. A obra representa uminvestimento de 336 mil euros,85% dos quais provenientes defundos comunitários e os res-tantes de fundos nacionais co-locados pela Direcção Regionalde Cultura do Centro.

Luís Fidalgo, da FundaçãoAristides de Sousa Mendes,congratulou-se com a consta-tação visível das obras e apon-tou a necessidade de se pre-parar uma segunda fase, quecontemple o interior da casaconstruída no século XIX e au-mentada em 1920 pelo casalAngelina e Aristides de SousaMendes.|

Obras na Casa do Passalprontas até final do ano

Primeira fase contempla es-sencialmente o exterior

ÍLHAVOA Procissão de NossaSenhora dos Navegantes, umadas mais emblemáticas cele-brações religiosas ilhavenses,voltou a realizar-se, ontem, en-tre o Cais dos Bacalhoeiros e aCapela da Nossa Senhora dosNavegantes, no Forte da Barra.

Esta sentida procissão de féda comunidade piscatória localà santa foi composta por deze-nas de embarcações, de diver-sos tamanhos e origens, des deas tradicionais embarcações daRia, aos veleiros de lazer, todosdevidamente engalanados.

O desfile passou por São Ja-cinto, onde centenas de pes-soas assistiram à saudação dosbarcos, desceu ao topo da Meia

Laranja e regressou ao Forte daBarra. Após o desembarque,realizou-se uma missa campal.

As cerimónias culminaramnum festival de folclore, no qualparticiparam o Grupo Etnográ-fico da Gafanha da Nazaré, oRancho Folclórico e Etnográ-fico Vale Choupinho e o Ran-cho Folclórico da Redinha.

Alfredo Ferreira da Silva, pre-sidente do Grupo Etnográficoda Gafanha da Nazaré, contaque há já 16 anos que a colecti-vidade assume a organizaçãoda festa em honra da padroeirados pescadores, depois de terestado sujeita a um longo in-terregno, de cerca de 20 anos,devido às obras no porto.|

Centenas de devotosdesfilam santa pela ria

Pescadores sempre tiveram grande devoção por esta santa

Page 18: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

18 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

Zoo checo incinerou 53 quilos de chifres de rinocerontesO jardim zoológico de Dvur-Kralove-nad-Labem, na República Checa, anunciou ontemque incinerou 53 quilos de chifres de rinocerontes provenientes de “stocks” legais e decontrabando, num acto simbólico sobre uma espécie que está ameaçada de extinção.

NacionalInternacional

DiáriodeCoimbra

O número de casais desempre-gados fixou-se nos 11.939 emAgosto, menos 4,4% em termoshomólogos, mas teve um au-mento de 3,9% face a Julho, se-gundo dados do Instituto doEmprego e Formação Profissio-nal (IEFP).

De acordo as estatísticas men-sais referentes ao estado civil dodesempregado e situação labo-ral do cônjuge, disponibilizadapelo Instituto de Emprego e For-mação Profissional (IEFP) nasua página de Internet, o nú-mero de casais no desempregorecuou 4,4% em Agosto face aomesmo mês do ano passado,ou seja, menos 552 casais.

No entanto, face a Julho, re-gistou-se um aumento de 3,9%

do número de casais em queambos os cônjuges estão de-sempregados, uma subida de445 casais.

«Do total de desempregadoscasados ou em união de facto,

23.878 (8,3%) têm também re-gisto que o seu cônjuge estáigualmente inscrito como de-semprego no centro de em-prego», refere o IEFP.

No final de Agosto, segundo o

IEFP, estavam registados noscentros de emprego do conti-nente 590.820 desempregados,dos quais 48,98% eram casadosou viviam em situação de uniãode facto, perfazendo um total de289.409.

O desemprego registado noscentros de emprego do conti-nente recuou 10,6% em termoshomólogos e cresceu 2,1% facea Julho.

No que respeita aos desem-pregados casados ou emunião de facto, «a diminuiçãoface a Agosto de 2013 atingiu11,1% (-36.151 desempregados),enquanto a variação face a Ju-lho de 2014 situou-se em 1,5%(4.382)», refere a informaçãomensal do IEFP.|

Portugal tem quase 12 milcasais desempregadosIEFP De Julho para Agosto registou-se um aumento de 3,9% no número de casaisem que ambos os cônjuges estão desempregados, uma subida de 445 casais

D.R.

No final de Agosto estavam registados 590.820 desempregados

ALBÂNIA O Papa Franciscoelogiou ontem, em Tirana, aconvivência pacífica entre as re-ligiões que coexistem na Albâ-nia, afirmando ainda que «nin-guém pode usar Deus como es-cudo» quando realiza actos deterrorismo. Jorge Bergoglio fez

estas declarações no paláciopresidencial, onde foi recebidopelo chefe de Estado albanês,Bujar Nishani, depois de suachegada a Tirana, para umabreve visita de onze horas.

«Que ninguém pense quepode utilizar Deus como es-

cudo quando projecta e realizaactos de violência e abusos.Que ninguém tome a religiãocomo pretexto para as pró-prias acções, contrárias à dig-nidade do homem e aos seusdireitos fundamentais, princi-palmente a vida e a liberdade

religiosa de todos», afirmou.Segundo o Papa, o que acon-

tece na Albânia demonstra quea convivência pacífica e frutíferaentre pessoas e comunidadesque pertencem a religiões dis-tintas não só é desejável, mastambém possível e realizável demodo concreto.

Este é um «bem precioso»que, segundo o Papa, «adquireuma relevância especial nestetempo em que, por parte dosgrupos extremistas, desvirtua--se o autêntico sentido religioso”.

Francisco prestou homena-gem aos católicos que foram as-sassinados durante o períodocomunista na Albânia, um paísque, «depois do inverno de iso-lamento e perseguições, chegoupor fim a primavera da liber-dade», com eleições livres e no-vas estruturas institucionais. Noentanto, segundo o Papa, agoraaparecem novos desafios quenecessitam de respostas e,«num mundo que tende à glo-balização económica e cultural,é necessário esforçar-se paraque o crescimento e o desen-volvimento estejam a disposi-ção de todos e não só de umaparte da população».|

Deus não pode ser “escudo”para actos de terrorismo

Papa Francisco visitou a Albânia e elogiou a convivência pacífica entre religiões neste país

REUNIÃO Os ministros das Fi-nanças dos países do G20 as-sinalaram ontem em comuni-cado terem acordado um cres-cimento adicional de 1,8% nospróximos cinco anos, no âm-bito das reformas que serão en-cetadas pelos países membros.

O comunicado do G20 assi-nala ainda que serão necessá-rias mais medidas para promo-ver o crescimento da economiados países do G20 em 2%.

Os ministros acordaramtambém estabelecer uma pla-taforma global de troca de in-formação entre os países naprocura de investidores com

projectos que impulsionem ocrescimento económico. Ogrupo, que integra os 20 paí-ses e blocos mais desenvolvi-dos do planeta e as principaiseconomias emergentes, refe-riu em comunicado que a pla-taforma foi pensada para au-mentar a «qualidade do inves-timento, principalmente eminfraestruturas».

O Fundo Monetário Interna-cional instou, no final da reuniãodo G20 que decorreu na Aus-trália, a que sejam tomadas me-didas no mercado laboral e nasinfraestruturas que favoreçamo crescimento económico.|

Países do G20 planeiamcrescimento da economia

GUERRA Cerca de 70 mil cur-dos sírios fugiram na quinta--feira para a Turquia, tentandoescapar à pressão, no nordesteda Síria, do grupo terrorista au-todenominado Estado Islâmico(EI), anunciou ontem o Alto-Co-missariado das Nações Unidaspara os Refugiados (ACNUR).

«O ACNUR está a reforçar osseus esforços de ajuda ao go-verno da Turquia para auxiliaros cerca de 70 mil sírios que fu-giram para a Turquia nas últi-mas 24 horas», adiantou a or-ganização, em comunicado.

Refere também que o «go-verno turco e o ACNUR prepa-

ram-se para a possível chegadade centenas de milhares de re-fugiados nos próximos dias»,enquanto os combates conti-nuarem.

A Turquia abriu na quarta--feira as suas fronteiras aos re-fugiados sírios que, na quinta--feira, começaram a abandonara localidade de Ain al-Arab, cer-cada por combatentes do grupoextremista sunita EI.

Ain al-Arab, a terceira maior ci-dade curda da Síria, tinha sido re-lativamente poupada pelo con-flito na Síria e chegou a servirde abrigo a cerca de 200 mil sí-rios deslocados, refere a ONU.|

Fugiram para a Turquia 70 mil curdos sírios

No centro de Moscovo junta-ram-se ontem milhares de pes-soas numa marcha a favor dapaz na Ucrânia e para protestarcontra o papel do Kremlin naguerra que agita o leste do ter-ritório ucraniano. Os manifes-tantes, incluindo figuras da opo-sição, atravessaram as ruas dacapital russa agitando bandeirasda Rússia e da Ucrânia, gritando“não à guerra na Ucrânia” e “pa-rem as mentiras de Putin”, cons-tatou um jornalista da agênciade notícias AFP. Esta é a primeiragrande manifestação contra aguerra na Rússia desde o iníciodo conflito na Ucrânia.|

Manifestaçãocontra guerra na Ucrânia

Milhares de estudantes de HongKong iniciam hoje uma semanade boicote às aulas, acção des-crita como o arranque de umaampla campanha de desobe-diência civil contra a recusa dePequim em garantir pleno su-frágio universal. A China frus-trou, no mês passado, as espe-ranças de uma democraciaplena na antiga colónia britânicaao ter anunciado que o futurochefe do Executivo de HongKong será eleito por sufrágiouniversal a partir de 2017, masapenas depois da selecção dedois ou três candidatos para seapresentarem ao escrutínio.|

Milhares de estudantes boicotam aulas

LUSA

Page 19: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

A partida entre o FC Porto e oBoavista iniciou-se com 45 mi-nutos de atraso devido ao fortetemporal que se fez sentir nanoite de ontem na cidade doPorto e que, por efeito da chuva,encharcou o relvado do Estádiodo Dragão. O desafio estavamarcado para as 20h15 e co-meçou apenas às 21h00 e essemau tempo parece não ter sidoum bom conselheiro para osportistas que, apesar de muitoterem tentando, de terem do-minado o jogo mesmo só com10 elementos após expulsão deMaicon (25’), não conseguirammarcar aos boavisteiros e ce-deram a liderança da I Liga aoBenfica.

As “águias” também estive-ram em “maus lençóis” diantedo Moreirense que se adiantouno marcador com tento deJoão Pedro (16’). Na segundaparte, os actuais campeões na-cionais conseguiram impor-secom golos de Eliseu, Maxi Pe-reira e Lima e são os novos lí-deres isolados do campeonatocom mais dois pontos que FCPorto e V. Guimarães.

O Rio Ave, que estava noquarteto da frente, cedeu diantedo Arouca por 1-2. Os coman-

dados de Pedro Emanuel, trei-nador que já passou pelaBriosa, marcaram por Nildo Pe-trolina (14’) e Tarantini empatouo encontro aos 48’, no entanto,David Simão à passagem dominuto 51 deu os três pontosaos arouquenses.

Os “leões” regressaram às vi-tórias na prova depois de doisempates consecutivos (Benficae Belenenses) e rapidamentesolucionaram um problemachamado Gil Vicente quenunca o chegou verdadeira-mente a ser. Adrien Silva (10’),Nani (12’), Slimani (69’) e Carrillo(84’) foram os “leões” que maisrugiram na segunda vitória doSporting nesta edição da I Liga.

O Belenenses, treinado porLito Vidigal, está a candidatar--se a surpresa da fase inicial docampeonato e derrotou, em Be-lém, o “candidato à Europa”Marítimo por 1-0 com golo deMiguel Rosa a cinco minutosdo final do desafio.

No sábado, Nacional e Sp.Braga empataram a uma bolacom tentos de Saleh Gomaa(56’), para os insulares e Zé Luís(82’), a favor dos arsenalistas. OPenafiel, agora treinado por RuiQuinta, somou os três primei-ros pontos diante do V. Setúbal(2-0). O V. Guimarães empatou,na sexta-feira, diante do P. Fer-

reira (1-1).O embate entre a Académica

e o Estoril fecha hoje as contasda 5.ª jornada em partida quese inicia Às 20h00 no EstádioCidade de Coimbra.|

DesportoSEGUNDA-FEIRA | 22 DE SETEMBRO DE 2014

Temporal no Portoe “águias” no topo5.ª jornada Dragões não conseguiram superar Boavistae o Benfica é o novo líder isolado do campeonato

Benfica festeja vitória “suada” sobre o Moreirense no Estádio da Luz e é o novo líder da I Liga

I LIGA5.ª jornada

V. Guimarães-P. Ferreira 1-1Penafiel-V. Setúbal 2-0Nacional-Sp. Braga 1-1Belenenses-Marítimo 1-0Rio Ave-Arouca 1-2Benfica-Moreirense 3-1Gil Vicente-Sporting 0-4FC Porto-Boavista Académica-Estoril hoje, 20h00 P J V E D M-S

1.º Benfica 13 5 4 1 0 12-22.º FC Porto 11 5 3 2 0 7-13.º V. Guimarães 11 5 3 2 0 11-34.º Rio Ave 10 5 3 1 1 13-45.º Belenenses 10 5 3 1 1 8-66.º Sporting 9 5 2 3 0 8-37.º Marítimo 9 5 3 0 2 6-58.º Sp. Braga 8 5 2 2 1 6-39.º Arouca 7 5 2 1 2 4-510.º P. Ferreira 5 5 1 2 2 3-511.º Moreirense 5 5 1 2 2 3-712.º Estoril Praia 4 4 1 1 2 5-913.º V. Setúbal 4 5 1 1 3 3-1014.º Boavista 4 5 1 1 3 1-815.º Nacional 4 5 1 1 3 5-716.º Penafiel 3 5 1 0 4 3-917.º Académica 2 4 0 2 2 3-518.º Gil Vicente 1 5 0 1 4 3-12

Próxima JornadaSporting-FC Porto, Estoril-Benfica,Sp. Braga-Rio Ave, Boavista-Gil Vi-cente, Arouca-Académica, Marí-timo-V. Guimarães,Moreirense-Penafiel, V. Setúbal-Nacional e P. Ferreira-Belenenses.

II LIGA8.ª jornada

U. Madeira-Benfica B 2-3Beira-Mar-FC Porto B 0-2Oliveirense-Ac. Viseu 3-3Marítimo B-Tondela 2-3Leixões-Trofense 2-1Farense-Portimonense 1-0Sp. Braga B-Atlético 4-2Sp. Covilhã-Aves 0-0Feirense-Chaves 1-1Oriental-Olhanense 0-2Sporting B-Freamunde hoje

Próxima JornadaAtlético-Oliveirense, Aves-Orien-tal, Benfica B-Santa Clara, Sp.Braga B-Leixões, Chaves-U.Madeira, V. Guimarães B-Beira-Mar, Freamunde-Sp. Covilhã, Ol-hanense-Farense,Trofense-Feirense, Ac. Viseu-Marítimo B, Portimonense-FCPorto B e Tondela-Sporting B.

P J V E D M-S

1.º Benfica B 17 8 5 2 1 17-92.º Freamunde 16 7 5 1 1 11-23.º Chaves 16 8 4 4 0 14-84.º U. Madeira 14 8 4 2 2 11-75.º Oliveirense 14 8 4 2 2 9-86.º Tondela 13 8 3 4 1 10-87.º Farense 13 8 4 1 3 5-68.º Olhanense 12 8 3 3 2 12-79.º Beira-Mar 11 8 3 2 3 10-1010.º Leixões 11 8 3 2 3 10-1211.º Sporting B 10 7 3 1 3 10-712.º FC Porto B 10 8 3 1 4 8-913.º Ac. Viseu 10 8 2 4 2 10-1214.º Marítimo B 10 8 3 1 4 8-1215.º Portimonense 9 7 2 3 2 5-516.º Santa Clara 9 7 2 3 2 7-917.º Aves 9 8 2 3 3 6-1018.º V. Guimarães B 8 7 2 2 3 11-1019.º Sp. Braga B 8 8 2 2 4 10-1220.º Trofense 7 8 2 1 5 9-1221.º Oriental 7 8 1 4 3 4-722.º Sp. Covilhã 7 7 1 4 2 8-1223.º Atlético 6 8 1 3 4 9-1324.º Feirense 3 8 0 3 5 7-14

O Desportivo de Chaves em-patou ontem 1-1 com o “lan-terna vermelha” Feirense, na 8.ªjornada da II Liga e, apesar deter igualado o Freamunde,pode ver o rival na luta pelapromoção distanciar-se na li-derança.

A turma flaviense passou aocupar o 3.º lugar, em igual-dade com o Freamunde, 2.ºclassificado, que pode hoje as-sumir o comando isolado docampeonato, quando jogar noreduto do Sporting B.

Com o empate dos flaviensese a derrota do U. Madeira, nosábado, frente à equipa B doBenfica (3-2), a ronda poderiater sido muito favorável à Oli-veirense mas a equipa de Oli-veira de Azeméis não foi alémde um empate 3-3 na recepçãoao Ac.Viseu.

Tondela e Farense, 6.º e 7.ºclassificados, é que não desper-diçaram a oportunidade de seaproximarem do topo da ta-bela, impondo-se de forma tan-gencial no recinto do MarítimoB (3-2) e na recepção ao rivalalgarvio Portimonense (1-0),respectivamente.

O Olhanense deu um pe-queno salto na classificação,para o 8.º lugar, graças aotriunfo por 2-0 diante doOriental, ultrapassando, entreoutros, o Beira-Mar, que fez opercurso inverso, na sequênciada derrota por 2-0 em casafrente ao FC Porto B.

Sp. Covilhã e Aves não foramalém do “nulo”, entre duasequipas da cauda da competi-ção, enquanto os rivais minho-tos Sp. Braga B e V. GuimarãesB deram um passo no sentidode a deixar, ao vencerem o Atlé-tico (4-2) e o Santa Clara (3-1),respectivamente.|

Freamunde defrontaSporting B para ser líder

FutebolII Liga

FutebolI Liga

Beira-Mar foi derrotado no final por um FC Porto B “reforçado”

BEIRA-MAR 0

Márcio; Pedro Moreira (AndersonMatos, 46’), Fábio Santos, Vítor Vinha,Alan Henrique, Alan Mota, Rafael Assis,Edú Silva (André Sousa, 68’), Billal, Nád-son (Edivândio, 79’) e Dieguinho. Não jogaram: Elto, Bacar Baldé ePatrick Edema. Treinador: Jorge Neves

FC PORTO B 2

Ricardo; Opare (Maciel, 58’), Reyes, Lich-novsky, Otávio, José Campaña, Tiago Ro-drigues (Leandro Silva, 80’), RicardoPereira, Kelvin (David Rodrigues, 76’),Kayembe e Ivo Rodrigues. Não jogaram:Kadú, Francisco Ramos, João Graça eCélestin Djim. Treinador: Luís Castro.

Estádio Municipal de Aveiro. Árbitro:Sérgio Piscarreta (Algarve). Auxiliares:Filipe Pereira e João Ribeiro. Ao inter-valo: 0-0. Golos: Kayembe (87’) e Ma-ciel (90+4’). Amarelos: José Campaña(18’), Billal (22’), Alan Mota (30’ e 70’),Fábio Santos (34’), Opare (38’), Lich-novsky (47’), Dieguinho (52’), Ivo (74’) eRicardo Pereira (88’). Vermelho: AlanMota (70’, p. a.).

OLIVEIRENSE 3

João Pinho; Ângelo, Sérgio, BrunoSimão, Carela (Pedro Moreira, 56’), Carli-tos, Zé Pedro, Rui Lima, Godinho (Renan,56’), Rafa e Ivan (Mendonça, 63’). Não jogaram: Hélder Godinho, Bru,Oliveira e Luís. Treinador: Artur Marques

AC. VISEU 3

Ivo; Luisinho (Marcel, 72’), Tiago Borges(Sandro Lima, 56’), Tiago Almeida,Pedro Santos, João Coimbra (João Ri-cardo, 75’), Alex Porto, Dalbert, Tomé,Eridson e Alphonse. Não jogaram: Ri-cardo, Clodoaldo, Ricardo Ferreira eJoão Carneiro. Treinador: Alex Costa.

Estádio Carlos Osório, em Oliveira deAzeméis. Árbitro: Marco Ferreira(Porto). Auxiliares: Nélson Moniz eBruno Trindade. Ao intervalo: 0-3.Golos: Luisinho (10’), Sérgio (31’, p. b. e41’), Tiago Almeida (54’), Carlitos (65’) ePedro Moreira (79’). Amarelos: Rui Lima(35’), Tomé (40’) e Pedro Santos (89’).

MARÍTIMO B 2

Josá Sá; Bruno Lopes, Toure, FernandoOliveira (Ferreira, 60’), Carlos Daniel,Angoue (Marcos, 83’), Tiago, Armando,Xavier, Paná (Ibrahim, 76’) e Gonçalo.Não jogaram: Rui Vieira, Cristiano eFábio Abreu. Treinador: João Gonçalves.

TONDELA 3

Rui Nereu; Pica, Deyvison, FábioPacheco (Vítor Alves, 69’), Tiago Barros(Monteiro, 61’), Piojo (Amar, 76’), Edu,André Carvalhas, Rui Moura, Araújo eTó-Zé Marreco. Não jogaram: Cláudio,Pedrosa, Joel e Saldanha. Treinador:João Ferreira.

Campo Imaculada Conceição, naMadeira. Árbitro: Cosme Machado(Lisboa). Auxiliares: Alfredo Braga ePedro Fernandes. Ao intervalo: 0-1.Golos: Piojo (47’), Ferreira (64’), Xavier(73’), Tó-Zé Marreco (75’ e 86’) Amarelos: Pica (20’ e 65’), FábioPacheco (29’), Tiago Barros (41’), Tó-ZéMarreco (77’), Rui Moura (82’) e Fer-reira (85’). Vermelhos: Pica (65’, p. a.),Gonçalo (80’) e Armando (90+2’).

LUMEWORLD.COM

D.R.

Page 20: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

ÚLTIMOS 10 RESULTADOS

2013/14 AAC-Estoril 0-12012/13 AAC-Estoril 0-22009/10 AAC-Estoril 2-12004/05 AAC-Estoril 1-01996/97 AAC-Estoril 3-01995/96 AAC-Estoril 1-01994/95 AAC-Estoril 1-11990/91 AAC-Estoril 4-01978/79 AAC-Estoril 0-01977/78 AAC-Estoril 1-0

Como foi a semana de tra-balho? A equipa está me-lhor?Acreditamos que a equipa estámelhor. Preparamos sempre aequipa para que correspondaàs expectativas. Embora reve-lando alguma falta de eficácia,temos apresentado um bomfutebol, excepção feita à se-gunda parte no Bessa onde ti-vemos 45 minutos em que nosesquecemos dos nossos pa-péis. Não soubemos lidar comaquilo que o Boavista nos ob-rigou na segunda parte. Não ti-vemos qualidade no que fize-mos. Temos de melhoraragressividade no último terço.

O que espera do Estoril?É uma equipa que adquiriu nosdois últimos anos um estatutodiferente do que tinha, fruto demuito trabalho nas duas últi-mas temporadas. Está na LigaEuropa e é uma boa equipa donosso campeonato. Temos deter personalidade para lidarcom essas dificuldades.

O Fernando Alexandre admi-tiu no sábado que as críticasfeitas pelo treinador no finaldo jogo com o Boavista dãomais motivação ao plantel.Os erros foram tácticos.Quando falei da atitude foi daatitude táctica porque depoisparece que não se corria, por-que tacticamente não cumpri-mos. Deixámos de fazer o quefizemos bem na primeira parte.Apesar de termos caudal ofen-

sivo, deixámos de ter ocasiões,fomos pelos caminhos erra-dos, faltou circulação e quiçápensarmos que o jogo estavafácil para nós.

O facto do Estoril ter jogado

na quinta-feira pode ser umavantagem para a Acadé-mica?Não acredito. Acredito até queestes jogos na Europa ajudamas equipas a crescer. Vamos terum Estoril recuperado e que

tem um plantel vasto comqualidade. Vamos trabalhar se-riamente para conquistar ostrês pontos.

A Briosa não perde em casahá mais de sete meses. É sua

ideia fazer do Estádio Cidadede Coimbra uma “forta-leza”?Todos os treinadores assim de-sejam, mas isso é estatística.Temos de focar-nos com o quetemos de fazer. Isso tanto podeservir de motivação para nóspara manter esse registo, mastambém pode servir ao Estorilde motivação.

Chegou a hora da Acadé-mica estrear-se a ganhar nocampeonato?Para mim a hora chegou desdea primeira jornada. Temos sidopenalizados por erros pon-tuais, temos dado tiros nos pésque nos têm afastado da vitó-ria. Quero a equipa a fazer tudopara conquistar os três pontos,com a atitude correcta em ter-mos de empenho e tactica-mente. Isto não é com o cora-ção que se resolve, mas simcom racionalidade. A equipanão tem de estar “stressada”por não ter vitórias. As classi-ficações à 4.ª ou 5.ª jornada nãodizem nada. Às vezes, pareceque vai cair o Carmo e a Trin-dade, mas com uma vitória po-demos ascender ao 9.º lugar. |

“Temos de ter personalidadepara lidar com as dificuldades”Paulo Sérgio Académica está preparada para vencer, mas hoje terá pela frente um jogo complicado.O treinador academista quer que a equipa cometa menos erros para sair a sorrir no final

ARQUIVO/FIGUEIREDO

Paulo Sérgio elogia o Estoril e desvaloriza o facto de ter jogado na Liga Europa na quinta-feira

Choque entreMarcos Pauloe Ivanildo foium grande sustoPaulo Sérgio comentou ontemo incidente entre Marcos Pauloe Ivanildo, noticiado na ediçãode ontem do Diário de Coim-bra, e que levou os dois atletasao hospital. «O dia de ontemfoi tremendo para nós, comduas baixas importantes. Foium choque entre o Ivanildo eo Marcos e perdemos os dois.Foi um susto grande. O Marcosfoi ontem [sábado] submetidoa uma cirurgia do malar. Eletem tido azar desde que estáem Coimbra. O Ivanildo,manda o protocolo, e apesarde ele querer jogar, que estejaem re pou so alguns dias», re-feriu o técnico.

Ontem no boletim clínico daBriosa surgiu o nome de am-bos, com o médio brasileiro arecuperar de uma intervençãocirúrgica após fractura do ma-lar, enquanto o extremo gui-neense sofreu um trauma-tismo craniano. |

Lino de forae duplade regresso

Fernando Alexandre e AníbalCapella (na foto) «estão pron-tos para jogar» atestou o téc-nico Paulo Sérgio. O treina-dor academista colocou, con-tudo, um “travão” aos quequeriam ver Lino na es-querda da defesa, lembrandoque o brasileiro «ainda ne-cessita de uma semana detrabalho e é prematuro ser jáutilizado». |

Temos sidopenalizados porerros pontuais,temos dado tirosnos pés que nostêm afastado da vitória

Outros convocados: Kieszek, Anderson e Rúben Fernandes,Afonso Taira, Filipe Gonçalves, Cabrera, Balboa, Arthuro e Kéber.

Bruno LopesTreinadorJosé Couceiro

Sebá

TozéKuca

Diogo Amado

Babanco

Yohan Tavares

B. Miguel

Mano

E. Rafael

Vágner

Outros convocados: Lee, Aníbal Capela, Jimmy, Pedro Nuno,Fernando Alexandre, Lucas Mineiro, Schumacher e Marinho

Rafael Lopes TreinadorPaulo SérgioMagique

Edgar Salli

Rui Pedro

N. Piloto

Obiora

R. Nascimento

Iago

Aderlan

Ofori

CristianoLocal:

Estádio Cidadede Coimbra

Hora:20h00

Académicax

Estoril

Árbitro: Rui Costa(Porto)

FutebolI Liga

DiáriodeCoimbra20 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

DESPORTO

Page 21: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

Chuva e trovoada foramespelho de jogo sem golosOL. HOSPITAL 0

Rui Vale; Pedro André, Cristian, Mané,Soffou, Dipita, André (Cané, 70’), Guti,Nuno (Bernardo, 37II’, Miguel(Ndoumbe, 33II’) e Japa.Não jogaram: Igor, Sandro, Mika e LuísPedroTreinador: André David.

SOURENSE 0

Manu; Tiago, Mauro, Tiago Gomes, Nita,Toni, Hugo Amado (Willy, 17II’), Ander-son (Larry, 35II’), Pedro Ribeiro, Derick eClemente (André Gonçalo, 56’).Não jogaram: Miguel, Cisse, Paulito eMoacir.Treinador: Nuno Raquete.

Estádio Municipal de Oliveira doHospital.Espectadores cerca de 200.Árbitro: José Laranjeiro (Coimbra).Auxiliares: Paulo Fonseca e Mário Ed-uardo.Amarelos: Mané (33’), Hugo Amado839’), Tiago (43’), Nita (90+2’)

EQUILÍBRIO Quando as opor-tunidades escasseiam e a bolaanda mais na zona intermediá-ria que junto das áreas normal-mente as partidas acabamcomo começam... com zero go-los marcados.

Foi exactamente isso que sepassou na tarde de ontem noEstádio Municipal de Oliveirado Hospital, as defesas foram

sempre mais fortes que os ata-ques e a disputa, de lances es-sencialmente no meio campo,foi nota dominante de um de-safio bem disputado, commuito nervo, mas pouco ob-jectivo.

Oliveira do Hospital e Sou-rense foram equipas frias, tac-ticamente organizadas deforma irrepreensível por partedos seus treinadores, e que pa-recem ter valorizado mais oponto conquistado do que trêsganhos e nenhum amealhado.

Desta forma, fica o registo dogrande respeito mútuo de-monstrado de parte a parte edo facto dos jogadores muitoterem combatido e se esfor-çado mas, talvez esmorecidospelo mau tempo que se fez sen-tir em Oliveira do Hospital, nosegundo tempo até trovejou eo campo foi afectado por umaforte chuvada, não tiveram ins-piração suficiente para marcar.

Quem deve ter ficado felizcom isso foram Rui Vale eManu que tiveram uma tardedescansada... até demais.

Arbitragem regular da equipade Coimbra. |

Tourizense continuana senda das vitóriasSP. POMBAL 0

Vítor Nogueira; Rafinha (João Costa,90’), Miguel Cá, Pitéu e João Amaral;Catarino, Rica (Nené, 58’) e AndréCosta; Justino (Cristiano, 77’), Ruben eWendelNão jogaram: Mocheco, tião, GonçaloFidalgo e João PintoTreinador: Fernando Mateus.

TOURIZENSE 1

Nuno Pinto; Bosingwa, Mathaus, Gersone Nuno Malheiro; Cafu, Tshepo (Denis,72’) e Amar; Pedro Costa (Tiago Dias,90+6’), Vinicius e Pulê (Cláudio, 75’).Não jogaram: Miguel, Miguel Galeão,Óscar e Tiago Marques.Treinador: Tó Margarido.

Estádio Municipal de Pombal.Árbitro: Augusto Costa (Aveiro).Auxiliares: Alcino Soeira e RicardoPinho.Ao intervalo: 0-1.Golo: Amar (11’, g. p.)Amarelos: Justino (26’), Bosingwa(39’), Rafinha (77’), Pule (77’), AndréCosta (84’), Wendel (90+6’) e TiagoDias (90+7’).Vermelho: Miguel Cá (10’).

Cid Ramos

IMPARÁVEL O Sp.Pombalaverbou a primeira derrota naépoca ao perder perante o Tou-rizense que amealhou a se-gunda vitória consecutiva nacompetição.

O único golo da partida sur-giu ao minuto dez na transfor-mação de uma grande penali-dade a castigar falta de MiguelCá sobre Vinicius. Na sequênciadeste lance o jogador doSp.Pombal e Amar bateu VítorNogueira.

Reagiram bem os locais, quetrês minutos depois poderiamter chegado ao empate mas oremate de Wendel foi bem de-fendido por Nuno Pinto. Aos33 minutos, o Tourizense es-teve perto de aumentar a van-tagem, mas o guarda-redes leo-nino não o permitiu.

No início do segundo tempo,foi o conjunto da casa a entrarmelhor, mas Justino cabeceoufraco. Aos 53’, o Tourizense es-teve perto do 2-0, mas VítorNogueira evitou males maio-res. Já a meio da segundaparte, Justino teve uma opor-tunidade soberana para em-patar o encontro, mas o rematesaiu ao lado.

No último lance do jogo, oavançado Nené cabeceou aolado e o resultado não mais sealterou. |

BC Branco escorregou ecedeu liderançaBC BRANCO 1

Hidalgo; André Cunha, Vasco Matos,Chileno, Ricardo Barros, (Marocas, 45’)Ragner (Tomás, 67’), Job, Fábio Marin-heiro, (Tiago Pereira, 85’), Fábio Santos,Telmo e Dani Matos. Treinador: Ricardo António.

V. SERNACHE 1

Nuno; Jorge, Pedro, Bruno, Cepeda ,(Fua, 76’), Jussane (Pontes, 90’), Márcio,Bernardo, Jorginho, Nélson e Manuel.Treinador: António Joaquim.

Estádio Municipal de Castelo Branco.Árbitro: Carlos Espadinha (Portale-gre).Auxiliares: Vitor Silva e Paulo Paiva.Ao intervalo: 0-1.Golos: Jussane (36’) e Job (64’).Amarelos: Manuel (43’) e Bernardo (60’).

EMPATE O Benfica de CasteloBranco abandonou, na tarde deontem, a liderança da Série Edo Nacional de Seniores ao ce-der um empate em casa diantedo V. Sernache. A turma serna-chense foi a primeira a chegarao golo por intermédio de Jus-sane, no minuto 36. Os albicas-trenses responderam por Jobaos 64 minutos que fixou o re-sultado final em 1-1.|

NAVAL 0

Pedro Duarte; Tito Júnior, Tiago Cor-reia, César Jesus, Jardel Nazaré, MichelRondon (cap.), Carlos Miguel, SérgioGrilo (Zé Pedro, 77’), André Ferreira(Cláudio Carvalho, 60’), Júnior Mendese Eduíno (Nuno Tavares, ao intervalo).Não jogaram: Gonçalo, Rui Bento,Nhaga e Brito. Treinador: Tiago Raposo

PAMPILHOSA 1

Eduardo; Brunito (Diogo Melo, 60’)(Miguel Ramos, 85’), Fábio Pacheco,Wilson Fernandes, Alex Garcia, Bébé(cap.), Edir, Ricardo Tavares, DiogoAndré, Vladimir (Jeffrey Corey, ao inter-valo) e Castor. Não jogaram: Rodrigo,Fontainhas, Jorge Branco e Mike.Treinador: Fernando Nisa.

Estádio Municipal José Bento Pes-soa, na Figueira da Foz.Espectadores: cerca de 100.Árbitro: Hugo Serafim (Santarém).Auxiliares: Rui Cabeleira e GonçaloAntunes.Ao intervalo: 0-0.Golo: Fábio Pacheco (78’)Amarelos: Brunito (35’), Sérgio Grilo(43’), Ricardo Tavares (54’), DiogoMelo (72’) e Edir (82’).

Rogério Neves

O Pampilhosa derrotou ontema Naval pela margem mínima(1-0), golo apontado por FábioPacheco aos 78 minutos,triunfo que catapultou a equipados “ferroviários” para a lide-rança da Série E do Campeo-nato Nacional de Séniores, des-tronando o Benfica de Castelo

Branco que cedeu empate emcasa diante do V. Sernache.

Durante a etapa inicial, oPampilhosa mesmo sem do-minar territorialmente foi umaequipa personalizada que con-trolou o jogo à sua maneira nãodando grandes veleidades aosdonos da casa na aproximaçãoà baliza de Eduardo que foi umautêntico espectador.

A primeira ocasião de inau-gurar o marcador aconteceuaos 7’ com Ricardo Tavares arematar contra o travessão. Foio primeiro aviso dos visitantes,que aos 17’ ficaram à beira deum ataque de nervos quandoWilson Fernandes fez o impen-sável: com a baliza escancarada

rematou para as nuvens.Na etapa complementar, a

turma figueirense mostrou-semais ofensiva e em determi-nada altura deixou a ideia quepodia pegar no jogo. Nos mi-nutos 70 e 77, duas oportuni-dades de golo desperdiçadaspelos visitantes, porém, destavez não funcionou a máximade quem não marca sofre, jáque, um minuto volvido FábioPacheco pleno de oportuni-dade interceptou um passe malmedido dos figueirenses e nointerior da área sentenciou apartida e garantiu a conquistade três pontos que garantem aliderança da Série E à turma deFernando Nisa. |

Turma da Pampilhosa foi à Figueira da Foz buscar a liderança

GOLEADA O Nogueirenserespondeu bem à mudança detreinador, agora é João Piresque ocupar o comando técnicoda equipa tendo substituídoVítor Silva no cargo a meio dasemana, e foi a Mortágua der-rotar a equipa local por 0-3. A

partida até começou com umaoportunidade para os visitan-tes à qual os locais responde-ram bem. Mas a turma de No-gueira do Cravo mostrou sem-pre mais argumentos e expe-riência que os orientados deManá e, no minuto 30, chega-

ram à vantagem após lance emque Toni aproveitou um errodefensivo dos anfitriões.

Até ao intervalo, o Mortáguatentou chegar ao empate, massem grande convicção e, tam-bém, com algum mérito dosforasteiros.

No segundo tempo, veio aode cima a maior experiênciados visitantes e notou-se muitaingenuidade da equipa da casa.Os mortaguenses entraramcom muita “genica” e vontademas descuraram o processodefensivo e João, em dois bonslances, bisou no encontro e ele-vou o resultado final para go-leada (0-3). |

MORTÁGUA 0

Mauro Leal; Mauro Cinha, Fábio (PauloRibeiro, 45’), Ricky, Dani Alves, AndréSimões (Barca, 60’), Tagui, João Vasco,Sérgio Alves, Fábio André (DiogoRobeiro, 63’) e Rola. Não jogaram:Fonseca, Alex, Luís Santos e BernardoTreinador: Maná.

NOGUEIRENSE 3

Ruca; Rodolfo, Marco, Rui, Rafa, Dayck-son (Baía, 81’), Issouf, Melo, Melo(Bruno, 86’), Toni (Zé, 63’) e João.Não jogaram: Salvado, Mathieu, Ca-mará e HenriqueTreinador: João Pires.

Estádio da Gandarada, em Mortágua.Árbitro: André Neto (Vila Real). Auxiliares: Israel Lopes e Márcio Teixeira. Ao intervalo: 0-1. Golos: Toni (30’) e João (54’ e 84’)Amarelos: Sérgio Alves (39’), Mauro Cunha (42’), João (73’) e Tagui (78’).

Pampilhosa venceue é líder da Série E

Experiência do Nogueirensederrotou ingénuo Mortágua

4.ª jornada Naval ainda não venceu na competição e mausventos sopram na Figueira da Foz. Fábio Pacheco resolveu

JOANA ALVIM

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 21

NACIONAL DE SENIORES DESPORTO

DiáriodeCoimbra

SÉRIE D4.ª jornada

SJ Ver-Lusitano 1-0Anadia-Gafanha 1-1Sanjoanense-Marítimo 1-0Cesarense-Camacha 5-2Estarreja-Gouveira 2-1

P J V E D M-S

11.º Sanjoanense 10 4 3 1 0 6-22.º Cesarense 9 4 3 0 1 11-53.º Estarreja 9 4 3 0 1 5-44.º SJ Ver 6 4 2 0 2 2-25.º Lusitano 5 4 1 2 1 5-46.º Gafanha 5 4 1 2 1 3-37.º Anadia 4 4 1 1 2 5-58.º Marítimo 3 4 1 0 3 2-49.º Gouveia 3 4 1 0 3 2-810.º Camacha 2 4 0 2 2 3-7Próxima Jornada Cesarense-SJ Ver, Lusitano-Ana-dia, Gafanha-Estarreja,Gouveia-Sanjoanense e Camacha-Marítimo.

SÉRIE E4.ª jornada

Sp. Pombal-Tourizense 0-1Mortágua-Nogueirense 0-3BC Branco-V. Sernache 1-1Naval-Pampilhosa 0-1Ol. Hospital-Sourense 0-0

P J V E D M-S

1.º Pampilhosa 9 4 3 0 1 3-12.º BC Branco 8 4 2 2 0 3-13.º Nogueirense 7 4 2 1 1 6-44.º Sourense 7 4 2 1 1 4-25.º Tourizense 7 4 2 1 1 4-26.º Sp. Pombal 6 4 2 0 2 5-47.º Ol. Hospital 5 4 1 2 1 1-28.º V. Sernache 3 4 0 3 1 2-39.º Naval 1 4 0 1 3 1-510.º Mortágua 1 4 0 1 3 0-5Próxima Jornada Sp. Pombal-Mortágua,Nogueirense-BC Branco, V. Ser-nache-Naval, Pampilhosa-Ol.Hospital e Tourizense-Sourense.

Page 22: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

1.ª DIVISÃO DE JUNIORES Zona Norte / 7.ª Jornada

V. Guimarães-Freamunde 4-0Var zim-Académica 1-0P. Ferreira-Rio Ave 2-1Gil Vicente-FC Porto 1-1Leixões-Boavista 2-0Oliveirense-Sp. Braga 0-1

P J V E D M-S

1.º V. Guimarães 19 7 6 1 0 20-42.º FC Porto 16 7 5 1 1 20-63.º Rio Ave 13 7 4 1 2 14-94.º Leixões 12 7 4 0 3 11-85.º Boavista 12 7 4 0 3 16-106.º P. Ferreira 11 7 3 2 2 15-107.º Gil Vicente 8 7 1 5 1 12-98.º Varzim 8 7 2 2 3 7-129.º Sp. Braga 8 7 2 2 3 7-1010.º Académica 7 7 2 1 4 12-1711.º Oliveirense 3 7 1 0 6 6-2812.º Freamunde 1 7 0 1 6 3-20Próxima JornadaBoavista-Gil VicenteFreamunde-OliveirenseAcadémica-V. GuimarãesRio Ave-VarzimFC Porto-P. FerreiraSp. Braga-Leixões

2.ª DIVISÃO DE JUNIORES Série C / 4.ª Jornada

Tourizense-Tondela 0-0NDS Guarda-Mealhada 1-3Beira-Mar-Anadia 4-3U. Coimbra-Vigor 1-1DC Branco-Tocha 1-1

P J V E D M-S

1º Beira-Mar 12 4 4 0 0 15-72º Anadia 9 4 3 0 1 8-63º Tondela 8 4 2 2 0 6-34º Mealhada 5 4 1 2 1 7-65º Vigor 5 4 1 2 1 4-56º DC Branco 4 4 1 1 2 6-77º Tocha 4 4 1 1 2 9-128º Tourizense 3 4 0 3 1 3-49º NDS Guarda 3 4 1 0 3 6-910º U. Coimbra 1 4 0 1 3 2-7

Próxima Jornada Tourizense-NDS GuardaMealhada-Beira-MarAnadia-U. CoimbraVigor-DC BrancoTondela-Tocha

NACIONAL DE INICIADOSSérie D / 4.ª Jornada

Sp. Pombal-BC Branco 2-2Académica-Tondela 3-1Lousanense-Estação 0-2NDS Guarda-Anadia 2-9Naval-Fundão 5-1

P J V E D M-S

1.º Académica 10 4 3 1 0 10-32.º Anadia 9 3 3 0 0 7-03.º Tondela 6 4 2 0 2 7-44.º Fundão 6 4 2 0 2 6-115.º Estação 6 4 2 0 2 5-66.º BC Branco 5 4 1 2 1 10-67.º Naval 5 4 1 2 1 8-58.º Lousanense 4 4 1 1 2 4-79.º Sp. Pombal 2 4 0 2 2 4-710.º NDS Guarda 0 3 0 0 3 1-13

Próxima Jornada Anadia-FundãoTondela-Sp. PombalEstação-AcadémicaNDS Guarda-LousanenseBC Branco-Naval

DiáriodeCoimbra22 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

DESPORTO

ACADÉMICA 3

Cláudio Cravo; Carlos Carvalho, DavidVieira (cap.), João Simões, Nuno Fer-reira, Luís Montenegro, GonçaloGomes, João Ferreira (Tiago Ferreira,54’), Tamble Monteiro (João Queiroz,43’), Luís Rodrigues e Pedro França.Não jogaram: Diogo Sá, RicardoBarata, Diogo Bettencourt, GonçaloSimões e Duarte Simões.Treinador: Nuno Padilha.

TONDELA 1

Carlos Reis; Carlos Lopes (David Lopes,69’), Diogo Palhar, Paulo Tavares, MiguelRiquito (cap.), Afonso Silva (FranciscoSantos, 33’), Pedro Alexandre, RicardoFernandes (André Neves, 22’), Joel Fon-seca, João Tomás e Diogo Coutinho (An-tónio Pereira, 55’). Não jogaram: Luís,Rafael Abreu e João Soares. Treinador: Eduardo Neves.

Academia Dolce Vita.Espectadores cerca de 120.Árbitro: Marco Gomes (Leiria).Auxiliares: Ruby Silva e ArturLoureiro.Ao intervalo: 1-1.Golos: Pedro França (15’), CarlosLopes (35+3’), Luís Rodrigues (45’) eJoão Queiroz (67’).Amarelos: Diogo Palhar (70+ 4’)

André M. Pereira

Após um Verão algo bizarro edo qual nos estamos quase adespedir, foi numa manhã deum sol e um calor estonteantesna Academia Dolce Vita que su-biram ao «palco» duas equipas

que tiveram dois resultadosopostos na jornada anterior.

Foi um início de jogo muitodesorganizado, em que as duasequipas pareciam afectadaspela força da luz solar. Os aca-demistas tinham um ligeiro as-cendente sobre a formaçãooriunda de Tondela, todavia, abola teimava em não se apro-ximar junto de qualquer baliza.Aos 15’, surgiu o primeiro tentopara o clube visitado: na con-clusão de uma jogada pela di-reita, Tamble rematou parauma primeira defesa do guar-dião tondelense, que não con-seguiu evitar o toque de PedroFrança para a baliza.

Os forasteiros no primeiro de

dois ataques durante os 70’,atingiram as redes academistas.Livre na esquerda e cabecea-mento certeiro de Carlos Lopesque fez o empate antes do in-tervalo.

A lição de eficácia e de bemdefender motivou os forastei-ros que reentraram com von-tade. Contudo, acabou por serPedro França que depois dogolo marcado fez mais duas as-sistências e foi o melhor joga-dor em campo. Primeiro isolouLuís Rodrigues que só teve deencostar (45’) e segundo cru-zando da direita para o desvioconveniente de João Queiroz(67’) a estabelecer o resultadofinal em 3-1.|

Carlos Carvalho da Académica a bater-se pela posse de bola

Rui Soares

O Lousanense, que participapela primeira vez da sua histó-ria no Nacional de Iniciados, foi

ontem derrotado em casa peloEstação por 0-2. A turma localaté entrou melhor na partida e,nos instantes iniciais, Leandrodesperdiçou uma oportuni-dade flagrante. Aos 21’, depoisde falta dentro da grande árealousanense, Casteleiro conver-

teu a grande penalidade e fez o0-1 para os forasteiros.

A formação da casa nunca vi-rou a cara à luta e, pouco de-pois, respondeu com Pedro Se-queira a falhar o alvo quandose encontrava em boa posição.

Na segunda parte, a entradade Netto para o meio-camposerrano deu a força que estavaa faltar ao miolo visitante e, seCarreira já havia falhado o 0-2aos 42’, Netto acabou por au-mentar a vantagem após boajogada colectiva dos forastei-ros. O Lousanense ainda se es-forçou para chegar ao golomas, até final, o resultado nãomais se alterou. |

LOUSANENSE 0

Dani; António, Daniel, Caetano, Vasco,Renato, Coelho (Pedro Carvalho, 59’),Evgenny, Leandro (Gonçalo, 32’), Danye Pedro Sequeira (cap.).Não jogaram: Diogo, Rodrigo, Simões,Correia e Pessoa.Treinador: Vitor Peixinho.

ESTAÇÃO 2

Gui; Miranda, Fonseca (cap.), Sousa,Taborda, Fernandes, Pereira (Mendes,65’), Freire (Netto, ao intervalo),Mendes II, Casteleiro e Carreira(Duarte, 52’). Não jogaram: Raben-quinho, Valente, Mourão e Batista.Treinador: Ricardo Sousa.

Estádio José Pinto Aguiar, na Lousã. Espectadores cerca de 100.Árbitro: Nuno Roque (Coimbra). Auxiliares: Luís Henriques e Fábio Monteiro.Ao intervalo: 0-1.Golos: Casteleiro (21’, g. p.) e Netto (54’).

Três excepções nãoconfirmam eficácia

Lousanense perdulário reprovouem casa no “teste” da Estação

Triunfo Tondelenses ainda empataram mas inspiraçãode Pedro França ajudou os academistas a vencerem

RAFAEL SIMÕES

Rogério neves

A Naval venceu ontem o Fun-dão por 5-1 conquistando a suaprimeira vitória oficial da tem-porada no decurso da 4ª jor-nada do campeonato nacionalde iniciados.

A vitória fez os anfitriões res-pirarem de euforia e com todaa razão já que, para além dagoleada, há a registar uma ex-celente exibição a que não fal-taram os golos e escreva-se al-guns deles de excelente exe-cução dignos de figurar no ma-nual da arte de bem marcargolos.

No decorrer dos primeiros35 minutos, os locais alcança-ram dois golos de vantagem,Mira com um "golaço" domeio da rua abriu as hostili-dades aos 23 minutos, Sara-mago rematou para o 2-0 àpassagem da meia hora, tudoisto sem que o guardião figuei-rense tenha feito uma defesadigna desse nome.

2-1 ainda chegou mas... Simão e Joaquim resolveram

Cinco minutos após o reata-mento, Leandro reabriu o jogocom um bom remate de forada área e durante alguns mi-nutos os forasteiros deixaram

a ideia de terem pegado no jogoe querer discuti-lo. Se a estra-tégia era essa durou pouco, osfigueirenses reagiram e no es-paço de um minuto marcaramdois golos por Simão e Joa-quim, este último viria a bisar efechar o resultado com um “go-laço” merecedor de levantarqualquer estádio dada a exe-cução perfeita do remate porparte do dianteiro navalista.

Vitória justa da turma da Fi-gueira da Foz, diante de umaequipa que apresentou algu-mas fragilidades é certo mas aforma como os visitados abor-daram o jogo só por si mereceuma referência de todo posi-tiva.|

Goleada “recheada” com muito estilo

Duarte (com o 10 nas costas) a controlar a direcção do esférico

ROGÉRIO NEVES

FutebolNacional de Iniciados

NAVAL 5

Marcelo; David Pires (Diogo Mota, aointervalo), Miguel Gaspar (Gabriel, aointervalo), Falcão (cap.), Simão, João An-drade (Frederico, ao intervalo), Fran-cisco Mira, Duarte Lopes (Gonçalo, 52’),Saramago, Rui Danilo (China, 60’) eJoaquim. Não jogaram: Ventura e Pedro Nuno.Treinador: Marinho Serpa.

FUNDÃO 1

Rocha; Paiva, Santos, Zé Simão (Afonso,60’), Guilherme (Edu, ao intervalo), Sam-paio, Pinto, Maia (cap.), Leandro (An-tónio, 65’), Madaleno e Tavares.Não jogaram: Garrido, Filipe e Fábio.Treinador: Miguel Ângelo.

Campo de Treinos do Estádio Munici-pal José Bento Pessoa, na Figueira daFoz.Espectadores: cerca de 150.Árbitro: João Pinho (Porto). Auxil-iares: Emanuel Moreira e Carlos An-drade.Ao intervalo: 2-0.Golos: Mira (23’), Saramago (29’), Le-andro (40’), Simão (50’) e Joaquim (51’e 60’).

FutebolNacional de Iniciados

FutebolNacional de Iniciados

Page 23: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 23

DESPORTO

O piloto português Bruno Ma-galhães, ao volante de Peugeot208, terminou ontem no 5.º lu-gar a primeira etapa do Rali deChipre, nona prova do Europeuda especialidade, que se está adisputar na região de Nicósia.

Bruno Magalhães, campeãoportuguês de ralis entre 2007 e2009, cumpriu os oito troçosem piso de asfalto e terra em1:44.45,2 horas, mais 1.35,6 mi-nutos do que o líder da prova,o polaco Kajetan Kajetanowicz.

Apesar de ocupar o 5.º postoda classificação geral, BrunoMagalhães é o terceiro posicio-nado entre os pilotos que pon-tuam para o Europeu de ralis,no qual é o segundo melhor re-presentante português, na 24.ªposição, a seguir a BernardoSousa, 11.º. |

Magalhãesem 5.º lugar noRali do Chipre

O HC Mealhada entrou a per-der na edição 2014/2015 do na-cional da 2.ª Divisão de hóqueiem patins ao perder por 4-1, noreduto do HC Braga. A equipade Filipe Faria recebe, na pró-xima jornada, a Juventude Pa-cense. |

João Sousaperdeu final dotorneio de MetzO tenista português JoãoSousa, 39.º da hierarquia mun-dial, foi ontem derrotado na fi-nal do torneio ATP de Metz pelobelga David Goffin, 45.º doMundo, pelos parciais de 6-4 e6-3. Sousa disputou a sua se-gunda final ATP da temporadadepois de Baastad, na Suécia. |

HC Mealhadaestreou-secom derrota

O britânico Lewis Hamilton(Mercedes) regressou ontem àliderança do Campeonato doMundo de Fórmula 1, ao vencero Grande Prémio de Singapura,no seu sétimo triunfo nas 14provas já disputadas.

Hamilton concluiu as 61 vol-tas ao circuito Marina Bay em02:00.04,795 horas (151,780km/hora), relegando o alemão

e tetracampeão do Mundo Se-bastian Vettel (Red Bull) para asegunda posição, a 13,534 se-gundos, e o australiano DanielRicciardo (Red Bull) para o ter-ceiro lugar, a 14,273. O campeãodo Mundo em 2008 ascendeuà liderança da classificação depilotos, contabilizando 241 pon-tos, mais três do que o alemãoNico Rosberg, seu compa-nheiro de equipa, que abando-nou a corrida à 14.ª volta devidoa uma avaria no monolugar. |

A Academia de Basquetebol,em parceria com o Dolce VitaCoimbra, organiza entre hoje equarta-feira uma acção de di-vulgação do minibasquete,

bem à semelhança do que iráfazer em diversas escolas do 1.ºe 2.º ciclo. Este evento decorreránum espaço exterior junto aoJardim Escola João de Deus ena praça central do piso 0 docentro comercial Dolce Vita,entre as 16h30 e as 19h00. |

Hamilton regressaà liderança da Fórmula 1

Academia de Basquetebolpromove modalidade

Lewis Hamilton superou a concorrência em Singapura

COJA em festa com novo relvado sintéticoEfeméride Clube Operário Jardim do Alva inaugurou o novo “tapete”no campo e homenageou o primeiro sócio e presidente da direcçãoIsabel Duarte

O Clube Operário Jardim doAlva (COJA) cumpriu ontemum sonho antigo com a inau-guração do novo relvado sin-tético e a modernização do seucampo de jogos ao qual, pordecisão unânime, foi atribuídoo nome de Armando DinisCos me, primeiro sócio e pri-meiro presidente de direcção.

A inauguração contou coma presença do secretário de Es-tado do Desporto e da Juven-tude, Emídio Guerreiro, que àchegada descerrou juntamentecom outras entidades quatroplacas, uma de homenagem aomédico cojense, outra aos só-cios e atletas, uma em que sedá conta da decisão unânimeda atribuição do nome deAmândio Dinis Cosme aocomplexo desportivo e aindauma quarta referente ao apoioda ADIBER. A autarquia de Ar-ganil também contribuiu com100 mil euros.

O homenageado, parco empalavras, agradeceu a presençade todos, o que considerou«um sinal de amizade e de con-sideração», congratulando-se

pelo facto de todos estarem«unidos e a trabalhar em proldo concelho de Arganil».

Já num discurso escrito elido por um dos seus filhos,Luís Cosme, o dirigente, fezquestão de «estender tambémesta distinção a todos aqueles»que estiveram do seu lado, naqualidade de dirigentes oucomo amigos, e que «se dedi-caram também com alma evontade a esta colectividade eque infelizmente já não se en-contram entre nós», ouvindo-

-se de seguida os seus nomes. Segundo Rui Dinis, actual

presidente da direcção do “Jar-dim do Alva” e filho do home-nageado, a atribuição do nomede Armando Dinis Cosme aoparque de jogos «é da mais ele-mentar justiça». «Pretendemoscom este gesto homenagear osócio número um e o primeiropresidente do clube, uma vezque é em vida que devemoshomenagear quem de umamaneira desprendida e muitasvezes de uma forma altruísta,

deu o melhor de si para a so-ciedade e em particular para oCOJA», referiu.

Miguel Ventura, presidenteda direcção da ADIBER, frisouo «exemplo de dever cívicoque sempre transmitiu» o ho-menageado, sendo que secumpriu «parte de um sonho».

Ricardo Pereira Alves, edil deArganil, frisou que o médicocojense «é uma grande refe-rência, não só pelo seu per-curso pessoal profissional edesportivo, mas pela culturade valores que transporta».

O edil de Arganil considerouesta distinção um “reconheci-mento dos Cojenses pelaforma como sempre se entre-gou às causas da nossa terra”,afirmando que foi “um esforçoconjunto de todos que fez comque este dia fosse possível”.

Emídio Guerreiro por suavez, falou das «muitas lições devida» que irá partilhar com oscolegas. «Considero que hápou cas coisas mais bonitas, doque reconhecer quem estevena base da concretização deum sonho, como é a situaçãoque se vive hoje aqui», referiuo secretário de Estado. |

ISABEL DUARTE

António Cardoso, Emídio Guerreiro, Armando Dinis Cosmee Ricardo Pereira Alves

DiáriodeCoimbra

Fórmula 1GP Singapura

BasquetebolIniciativa

Page 24: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

24 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

DESPORTO

CRI ALHADENSE 0

Carlos Cação, Patrick Santos (cap.),Nuno Bugalho, Tiago Silva e IrlandoAmado.Banco: António Graça, Fábio Martins,Diogo Ferraz, André Peneda, RenatoFreitas, Fábio Silva e Renato Ministro.Treinador: Luís Nogueira.

S. JOÃO 2

Joel Branco, Zito, Picasso, Batalha e Fábio Mendes,Banco: João Pereira, Zeca, GustavoMartins, Jardel (cap.), Luisinho, VascoSeco e André Matos.Treinador: Cidinho.

Pavilhão Municipal de Montemor.Árbitros: Nuno Bogalho e Filipe Duarte.Cronometrista: Nuno Pereira.Ao intervalo: 0-1.Golos: Zeca (8') e Batalha (37').Amarelos: Luisinho (11'), AntónioGraça (16'), Zito (18'), Irlando Amado(19'), Fábio Martins (19'), Patrick Santos(31') e Jardel (33').

Ricardo Ferreira Santos

O S. João conquistou a Taça deHonra da AFC ao vencer, na fi-nal disputada no Pavilhão Mu-nicipal de Montemor-o-Velho,o CRI Alhadense, por 2-0.

A primeira parte não tevemuitos motivos de interesse. OS. João (Nacional da 2.ª Divisão)dominou, teve a bola na suaposse durante largos minutose as contra-ofensivas do CRIAlhadense (Divisão de Honra),diga-se, tiveram pouca expres-são, sendo que Renato Freitasdesperdiçou a melhor.

A formação de Coimbra tevede transpirar bastante para ul-trapassar a barreira defensivacontrária. As dificuldades do S.João em arranjar espaço parafinalizar ficam patentes até nolance do golo. André Matos des-cobriu uma brecha para a as-sistência e, de fora da área, Zecarematou forte e rasteiro para oúnico tento desta etapa.

Golaço de Batalha A segunda metade foi bem

mais interessante. O CRI Alha-dense mostrou que tinha argu-mentos para discutir o jogo. Ir-lando Amado desperdiçou aigualdade, depois foi RenatoFreitas que viu Joel Branco des-viar a bola para o poste. O S. Jo -ão tinha bola, mas não tinha su-cesso na finalização. Do outrolado, António Graça, de livre,acertou no poste e, pouco de-pois, “picou” a bola sobre Joelfazendo-a passar muito pertodo travessão.

Quem não marca, já sabe oque pode acontecer. Canto doCRI Alhadense, Batalha ganhoua bola e da entrada da sua áreaconseguiu fazer um “chapéu”de antologia a Cação. Um go-laço que resolveu a partida nopavilhão montemorense.

Vilaverdense fechou pódioO Vilaverdense venceu o

dérbi com o Qui ai os, por 5-2,num jogo pleno de equilíbrio egarantiu o 3.º lugar da compe-tição. |

Um “chapéu” de classesentenciou Taça de HonraFinal S. João venceu o CRI Alhadense em Montemor-o-Velho. Num jogo bemdisputado, Zeca e Batalha apontaram os tentos da vitória coimbrã

RAFAEL SIMÕES

S. João festejou a conquista da Taça de Honra, prova que regressou este ano aos palcos distritais

CONFLITO Os árbitros de fut-sal do quadro distrital filiadosno Conselho de Arbitragem daAssociação de Futebol de Co -imbra pediram, num email en-viado ao presidente da AFC,Horácio Antunes, APAF e Con-selho de Arbitragem da FPF,dispensa por tempo indetermi-nado das competições.

Esta medida surge no segui-mento de uma reunião reali-zada na sexta-feira e na qualelaboraram a missiva.

As críticas dos juízes são es-calpelizadas em quatro pontose centram-se na actuação dosresponsáveis do CA da AFC.

Para os árbitros, as avaliações(através das provas físicas) rea-lizadas no arranque da épocadecorreram «de forma defici-tária», elencando depois o queconsideram ter acontecido demal, como uma «desorganiza-ção lamentável» e árbitros queesperaram «três horas sem sealimentarem» por não saberemquando iria decorrer a avalia-ção. As críticas estendem-se à«clara impreparação dos juí-zes/controladores» e às «con-dições do pavilhão onde de-correram as provas» que aten-tavam, ainda «à própria inte-gridade física dos árbitros», ca-

racterizando ainda «a posturae o comportamento dos ele-mentos do CA», acusando-osde «falta de respeito, arrogân-cia, prepotência e falta de hu-mildade».

Num ponto 2 do subscrito as-sinado por 34 árbitros, os juízesquestionam «a política seguidapelo presidente» Apolino Pe-reira, ao alterar a hierarquia donovo Centro de Treinos, desti-tuindo Filipe Rainha do cargo,supostamente, escrevem, «peloque se tinha passado nas pro-vas», acrescentando que, noponto de vista dos juízes, quemdeveria «ser demitido era o res-ponsável pelo gabinete de for-mação».

No documento, os juízes la-mentam ainda que Apolino Pe-reira não tenha, «nos últimosanos» manifestado «qualquerapreço ou interesse pelos árbi-tros de futsal», enaltecendo,contudo, o «acompanhamento,apoio e carinho dado pelo vice--presidente Filipe Rainha».

Assim sendo, os 34 árbitrospedem dispensa por tempo in-determinado até que vejam«resolvidos» quatro assuntos,nomeadamente «o afastamen -to de Paulo Pinheiro de todasas actividades ligadas ao futsal»,

um «pedido de desculpas pú-blicas a todos os árbitros» porparte do presidente Apolino Pe-reira, «o reforço de competên-cias/autonomia do vice-presi-dente do CA AFC» Filipe Rainhae ainda «através da revisão dosestatutos e indo de encontro aoque sucede na FPF, separar asáreas de actuação, discussão edecisão de cada secção».

A manter-se o imbróglio e sa-bendo-se, as provas distritaisna próxima semana poderãoestar comprometidas pela au-sência de árbitros.

Hoje há reuniãoentre a AFC e o CA

Entretanto, hoje haverá reu-nião na direcção da AFC. Con-tactado pelo nosso jornal, Ho-rácio Antunes, presidente da di-recção, revelou «desconhecer oproblema em concreto», con-tudo, assegurou que no encon-tro de hoje que terá com o CA«serão resolvidos vários assun-tos», admitindo que este «venhaigualmente a ser discutido e re-solvido da melhor maneira».

O Diário de Coimbra tentouainda chegar ao contacto comApolino Pereira, presidente doConselho de Arbitragem da AFC,mas sem sucesso. R.F.S.

Árbitros pedem dispensa por tempo indeterminado

DiáriodeCoimbra

FutsalTaça de Honra

Page 25: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

COIMBRAÀgora - Projecto Mãe Coragem 239 827 414Bombeiros de Brasfemes 239 910 000Bombeiros Sapadores 239 792 800Bombeiros Voluntários 239 822 323Brigada de Trânsito 239 794 400Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra: Unidade de Sobral Cid 239 796 400 Unidade de Lorvão 239 470 692 Unidade de Arnes 239 640 461CP 707210220Emerg. Criança Maltratada 239 702 233Emergência Social 239 822 139GNR (comando) 239 794 300H. da Universidade 239 400 400/500/600Hospital Pediátrico 239 488 700/239 480 300Hospital dos Covões 239 443 020/239 800 100Linha de Saúde Pública 808 211 311Maternidade Bissaya Barreto 239 480 400Maternidade Dr. Daniel de Matos 239 403 060Polícia Judiciária (piquete) 239 863 000PSP 239 797 640AC, Águas de Coimbra, E.M. (avarias) 239 096 000AC, Águas de Coimbra, E.M. (Linha Verde) 800 202 354Lusitania Gás-Gás Natural 800 200 157SOSadolescente 800 202 484SOSMulher 239 832 073SOSAmigo 239 721 010SOS Estudante 808 200 204ARGANILBombeiros 235 202 122GNR 235 205 437Centro de Saúde 235 205 728CANTANHEDEBombeiros 231 422 122GNR 231 422 446Hospital 231 419 210CONDEIXABombeiros 239 941 503GNR 239 941 155USF Condeixa 239 940 170USF Fernando Namora 239 940 171FIGUEIRA DA FOZBombeiros Municipais 233 402 800Bombeiros Voluntários 233 402 260Diário de Coimbra 233 424 940GNR (Maiorca) 233 930 177GNR (Paião) 233 940 519GNR (Quiaios) 233 919 107Guarda Fiscal 233 422 914Hospital (Urgências) 233 402 097PSP 233 407 560Rodoviária do Tejo 968 903 826GÓISBombeiros 235 771 122GNR 235 770 160Centro de Saúde 235 772 322LOUSÃBombeiros 239 990 530GNR 239 990 060CP 239 993 952Centro Saúde 239 995 138Bombeiros de Serpins 239 970 000MEALHADABombeiros 231 202 122GNR 231 202 351Bombeiros Pampilhosa 231 949 122CP Pampilhosa 707210220Centro de Saúde 231 202 023MIRABombeiros 231 480 670GNR 231 489 500Centro de Saúde 231 458 54MIRANDA DO CORVOBombeiros 239 532 194GNR 239 532 147Centro de Saúde 239 532 420MONTEMOR-O-VELHOBombeiros 239 689 214GNR 239 687 140Centro de Saúde 239 689 128MORTÁGUABombeiros 231 920 122GNR 231 927 360Centro de Saúde 231 922 152CP 707210220OLIVEIRA DO HOSPITALBombeiros 238 604 370GNR 238 604 444Centro de Saúde 238 600 250PAMPILHOSA DA SERRABombeiros 235 594 122GNR 235 590 100Centro de Saúde 235 590 200PENACOVABombeiros 239 477 469GNR 239 470 160Centro de Saúde 239 477 134PENELABombeiros 239 560 100GNR 239 569 135Centro de Saúde 239 569 160POIARESBombeiros 239 429 010GNR 239 421 119Centro de Saúde 239 421 288SOUREBombeiros 239 506 300GNR 239 502 228Centro de Saúde 239 509 810TÁBUABombeiros 235 412 122GNR 235 412 29Centro de Saúde 235 410 410EDP (avarias) 800 506 506

TELEFONES DE URGÊNCIA CINEMAS

COIMBRA - Cruz & Costa-R. de Saragoça, n.º 82 - Lrg.Conchada- Telef.239822715 - Rocha- Rua doBrasil- Telef. 239711526(ambas de serviço perma-nente) e Loureiro (Anta-nhol) – Telef. 239443355;Cortesão (São Silvestre) –Telef. 239961378 e Hébel(Souselas) – Telef.239911222 (em regime dedisponibilidade).ANÇÃ - Carolino- Telef.239961131ARGANIL - Galvão- Telef.235205211CANTANHEDE - Seixo-Telef. 231422212CONDEIXA - Conimbriga- S.Fipo- Telef. 239948542FIGUEIRA DA FOZ - Da Ta-margueira - Telef.233434510LOUSÃ - Fonseca- Telef.239991304

LUSO - Nova- Telef.231939106MEALHADA - Brandão Suc.-Telef. 231202038MIRA - Roldão- Telef.231451467MIRANDA DO CORVO -Lima Natário - Telef.239532080MONTEMOR-O-VELHO -Abel Brandão- Telef.239689203OLIVEIRA DO HOSPITAL -Figueira Diniz- Telef.238604435PENACOVA - Alves Coim-bra- Telef. 239477107POMBAL - Paiva - Telef.236212013SOURE - Ygeia- Telef.239502210TÁBUA - Simões Ferreira-Telef. 235412240TOCHA - Salutis- Telef.231441319

FARMÁCIAS

agenda Coimbra (permanente)Politáxis 239 499 090Táxis de Coimbra S. José239 715 445Praça da República239 822 287Estação Nova 239 826 622

Figueira da FozTáxis, Central Táxis(serviço permanente)233 420 880965 255 030 / 916 481 072Praça de Táxis, Praça 8 de Maio233 423 788 / 233 423 500

TÁXIS

DiáriodeCoimbra SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 25

CoimbraCinemas NOS Dolce Vita Coimbra 16996

Sala 1 – Num Outro Tom (+ 12 anos) 13h50, 16h20, 18h50,21h20, 23h50 / Sala 2 – Magia ao Luar (+ 12 anos) 14h05,16h40, 19h10, 21h50, 0h25 / Sala 3 – Jersey Boys – Em Buscada Música (+ 12 anos) 14h20, 17h40, 21h00, 0h10 / Sala 4 –Namoro à Espanhola (+ 12 anos) 13h40, 16h10, 18h40, 21h30,0h00 / Sala 5 – Os Maias: Cenas da Vida Romântica (+ 12 anos)14h00, 17h10, 21h10, 0h15 / Sala 6 – Que Mal Fiz eu a Deus? (+12 anos) 14h50, 22h10 / Sala 6 – O Fisíco (+ 14 anos) 18h00 /Sala 7 – O Gangue do Parque 2D (versão portuguesa) (+ 4 anos)13h45, 16h25, 18h45 / Sala 7 – Se Eu Ficar (+ 12 anos) 21h15,23h45 / Sala 8 – The Giver: O Dador de Memórias (+ 12 anos)13h30, 16h00, 18h30, 21h25, 23h40 / Sala 9 – I Love Kuduro (+12 anos) 14h10, 16h30, 19h00, 21h40, 0h20 / Sala 10 – Lucy (+12 anos) 14h30, 17h00, 19h30, 22h00, 0h30

Cinemas NOS Forum Coimbra 16996

Sala 1 – Sininho: Fadas e Piratas 2D (versão portuguesa) (+ 6anos) 13h50, 16h25 / Sala 1 – Livrai-nos do Mal (+ 16 anos)18h30, 21h20, 0h30 / Sala 2 – Dentro da Tempestade (+ 12anos) 14h10, 16h40, 19h10, 22h00, 0h40 / Sala 3 – O Reflexodo Medo (+ 12 anos) 14h00, 16h30, 21h30, 0h00 / Sala 3 – OAmor é Estupido (+ 14 anos) 18h50 / Sala 4 – Lucy (+ 14 anos)14h20, 16h50, 19h20, 21h50, 0h10 / Sala 5 – Armados em Poli-cias (+ 14 anos) 13h30, 16h10, 18h40, 21h10, 23h50 / Sala 6 –Correr ou Morrer (+ 12 anos) 13h40, 16h20, 19h00, 21h40,0h20

Figueira da FozCinemas NOS Foz Plaza 16996

Sala 1 – Sininho: Fadas e Piratas (versão portuguesa) (+ 6 anos)15h00, 17h40 / Sala 1 – Armados em Polícias (+ 14 anos) 21h00/ Sala 2 – Livrai-nos do Mal (+ 16 anos) 15h20, 18h10, 21h10 /Sala 3 – Dentro da Tempestade (+ 12 anos) 15h10, 17h50, 21h30/ Sala 4 – Num Outro Tom (+ 12 anos) 15h30, 18h00, 21h20 /Sala 5 – Lucy (+ 14 anos) 15h40, 21h40 / Sala 5 – The Giver – ODador de Memórias (+ 12 anos) 18h20

Preencher os quadrados de 9x9 de tal formaque cada linha, coluna e caixa contenhanúmeros de 1 a 9 sem se repetirem

SUDOKU

CRUZADAS Dia 23, terça-feira

Mensais: Feira dos 23, Bencanta (Coimbra); Mira; Almoster (Al-vaiázere); Arouca; Pousos (Leiria) e Vale de Cambra.Mensais (4.ª terça-feira): Vela (Guarda), mercado; Sortelhão(Guarda), mercado e Souto (Sabugal).Semanais: Pombal (mercado); Celorico da Beira (mercado); Mar-inha Grande (mercado); S. João da Madeira (mercado); Ovar (mer-cado); Sertã (mercado); Góis (mercado); Lousã; Cacia; Estarreja;Leiria; Oleiros e Viseu.

RTP1

06.30 – Bom Dia Portugal10.00 – Agora Nós13.00 – Jornal da Tarde14.15 – Os Nossos Dias14.45 – Há Tarde (directo)18.00 – Portugal em Directo (directo)19.00 – O Preço Certo20.00 – Telejornal (directo)21.15 – Bem-vindos a Beirais22.00 – Água de Mar23.00 – Prós e Contras (directo)01.00 – Arrow01.45 – Liberdade 2102.45 – Vila Faia04.15 – Televendas

RTP207.00 – Euronews07.30 – Zig Zag11.17 – Euronews12.34 – Corpo Clínico13.05 – Alves do Reis, um seu Criado14.00 – Ciclismo: Campeonato do Mundode Estrada 201415.56 – Sociedade Civil17.29 – Zig Zag20.32 – Dois Homens e Meio20.54 – A Hora da Sorte21.00 – Jornal 221.41 – Página 221.57 – Vida de Mãe22.17 – Rockefeller 3023.43 – Visita Guiada23.18 – Tanto para Conversar00.01 – Sociedade Civil01.34 – Euronews

SIC06.00 – SIC Notícias07.00 – Edição da Manhã08.45 – A Vida nas Cartas – O Dilema10.00 – Queridas Manhãs13.00 – Primeiro Jornal14.30 – Senhora do Destino15.30 – Boa Tarde19.15 – Em Família20.00 – Jornal da Noite21.30 – Mar Salgado22.45 – Amor à Vida23.45 – Lado a Lado00.45 – Blacklist01.45 – Mentes Criminosas02.30 – Downton Abbey03.15 – Televenda

TVI06.00 – Todos Iguais06.30 – Diário da Manhã10.15 – Você na TV!13.00 – Jornal da Uma14.30 – Flor do Mar16.00 – A Tarde é Sua18.00 – Feitiço de Amor19.00 – Casa dos Segredos 5 – Diário daTarde20.00 – Jornal das 821.45 – Casa dos Segredos 5 – Diário daNoite22.15 – Jardins Proibidos23.15 – O Beijo do Escorpião23.45 – Mulheres00.45 – Casa dos Segredos 5 – Extra02.00 – Cinema: Minutos Contados03.30 – Olhos nos Olhos05.00 – TV Shop

TELEVISÃO

FEIRAS

Horizontais – 1 – Cidade moçambicana; nota musical (inv.). 2 – Actuar;cozido de carne. 3 – Sarar, tratar; flor da realeza de França. 4 – Abalada;albergue. 5 – Àquele; costumes. 6 – Cidade portuguesa. 7 – Símbolo damúsica; dentro. 8 – Rei dos Hunos; ninharia. 9 – Pelos de certos ani-mais; desdenhar (fig.). 10 – Discursar; novidade. 11 – Batráquio; sacrifi-car matando.

Verticais – 1 – Fofa, suave; exaltação (fig.). 2 – Estridentes; mania, de-feito. 3 – Fogueira funerária; nome feminino. 4 – Larva em ferida de ani-mais; benéfico; graceja. 5 – Emendar. 6 – Sufixo de agente; réguloafricano; senhor. 7 – Endireita; ilha de coral. 8 – Célere, leve; queda deágua, cascata. 9 – Divisões do tempo; residir.

www.veraxavier.com

[email protected]

Consultas e cursos de Tarot

CarneiroDeixe a ordem e a disciplina de lado.Divirta-se sem preconceitos, comgosto, e não vale a pena dar atençãoà opinião dos outros que muitasvezes não passam de sentimentosnegativos por resolver com eles pró-prios.

TouroA atmosfera pode estar um poucopesada hoje em casa. Se puderafaste-se desse clima, ignore quemquer confusão e fique na sua Paz.Seja prudente e não deixe que lhearruínem o dia. Sábado é um dia defazer o que apetece, portanto,mime-se!

GémeosEsta carta indica que poderá ter umdia bem agitado, com a possibilidadede vir a receber alguma notícia ani-madora.

CaranguejoA sua energia pode estar um pou-quinho em baixo. Um dos truquesque pode ajudar é encontrar umaactividade lúdica que lhe dê prazerfazer.

LeãoAjuda muito a nossa caminhada li-bertarmo-nos de carga emocional.O que nos derruba, de facto, são asmemórias tristes, as amarguras, asdesilusões…

Virgem"O amor é o nosso estado naturalquando não optamos pela dor, pelomedo, ou pela culpa." Hoje em parti-cular lembre-se disto e sinta o seubrilho.

Balança“Um covarde é incapaz de demons-trar amor. Isso é privilégio dos cora-josos.” (Mahatma Gandhi) Só quemestá de bem com a vida pode sentiro sublime sentimento, o resto éapego, ou qualquer outra emoçãoinferior.

EscorpiãoO Tarot hoje recomenda momentosa sós. Um pequeno retiro fará mara-vilhas à sua mente confusa. Não pre-cisa de ser um retiro longo bastaque seja de qualidade.

Sagitário "Quando tentamos ser melhores doque somos, tudo à volta se tornamelhor também." (Paulo Coelho)Tudo evolui connosco mas sempressão nossa.

Capricórnio Não é no silêncio que os homens sefazem, mas na palavra, no trabalho,na acção/reflexão. Perdemos muitotempo a idealizar, a sonhar e depoisresta-nos pouco tempo e energiapara a acção…

AquárioÉ fundamental diminuir a distânciaentre o que se diz e o que se faz, detal forma que, num dado momento,a sua fala seja a sua prática. Equilí-brio é o que se pede.

PeixesAs terríveis consequências do pen-samento negativo só são compreen-didas muito tarde, muitas vezes,tarde demais. Ame e espere amor.Compreenda e espere compreen-são.

SOLUÇÕES PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais– 1. Maputo. Af. 2. Agir.Ragu. 3. Curar. Lis. 4. Ida. Asilo. 5. Ao.Usos. 6. Setúbal. 7. Lira. Em. 8. Átila. Avo.9. Lãs. Ratar. 10. Orar. Moda. 11. Ra. Imolar.

Verticais – 1. Macia. Calor. 2. Agudos.Tara. 3. Pira. Elisa. 4. Ura. Útil. Ri. 5. Rasu-rar. 6. Or. Soba. Amo. 7. Alisa. Atol. 8. Ágil.Levada. 9. Fusos. Morar.

SOLUÇÕES SUDOKU

4 5

5 7 4 8 2

9 6 8 2 7 1

9 7 3

2 5 9 3 4

1 8 2

7 3 4 5 1 8

1 5 2 4 7

2 9

Page 26: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

26 | 22 SET 2014 | SEGUNDA-FEIRA

Acção de divulgação de basquetebol no Dolce VitaA Academia de Basquetebol, em parceria com o Dolce Vita Coimbra, leva a cabo umaacção de divulgação de Mini Basquetebol, que se realiza a partir de hoje até quarta-feira, entre as 16h30 e as 19h00. no Dolce Vita e dirige-se ao público infanto-juvenil.

Empresas& Negócios

DiáriodeCoimbra

APOSTA A empresa Martinsde Sá & Irmão, SA, concessio-nário Mazda em Aveiro e SantaMaria da Feira, prevê abrir, noinício do próximo ano, umaconcessão da marca em Coim-bra. Para tal, conta já com umcolaborador a operar na regiãode Coimbra. Eduardo Rodri-gues, que trabalhou durante 11anos na Coimbracar, ex-con-cessionário da marca, abraça oprojecto da empresa aveirense

e será de novo o rosto daMazda, na região de Coimbra.Para dar a conhecer a novaaposta da empresa Martins deSá & Irmão, SA realizar-se-áuma exposição no ForumCoimbra, de 29 de Setembro a5 de Outubro, em que EduardoRodrigues será o anfitrião, apre-sentando os modelos MazdaCX5, Mazda 6 e o Mazda 3. Estainiciativa marca o regresso daMazda à cidade do Mondego,com Eduardo Rodrigues a fazera ligação com os clientes. Os in-teressados em contactar com amarca ou obter informaçõesadicionais podem contactar onúmero 937 769 344. |

Mazda regressa a Coimbracom empresa de Aveiro

Eduardo Rodrigues é o rosto da Mazda em Coimbra

BODAS DE PRATA A EscolaProfissional Profitecla assinalahoje, a partir das 17h30, o 25.ºaniversário, com uma cerimó-nia que conta com a presençade representantes de diversasentidades com as quais a escolatem mantido parcerias aolongo dos anos e que são re-presentativas dos sectores pro-fissionais para os quais se di-recciona a oferta formativa.

Depois da sessão, os convi-dados fazem uma visita às no-vas instalações que se situam

na Avenida Emídio Navarro,n.º81, 1º B, em Coimbra.

A Escola Profitecla está pre-sente em sete cidades, espalha-das pela zona Norte e Centrodo país, com escolas em Bar-celos, Braga, Guimarães, Porto,Viseu, Coimbra e Lisboa. Aolongo dos 25 anos de actividadejá formou mais de 15 mil alunosem áreas tão diversas comoComunicação, Organização deEventos, Gestão, Turismo, Se-cretariado, Fotografia, Restau-ração, entre outras. |

Escola Profitecla assinala 25.º aniversário

Rosette Marques

A Academia de Futebol N10,que surge da evolução do pro-jecto de formação desportivado N10, apresenta-se, em2014/2015, como o único clubecom espaços indoor e outdoor,com relva sintética. São con-dições excelentes para a apren-dizagem da modalidade de fu-tebol, cujo processo de inicia-ção começa aos 4 anos, no es-calão “Petizes”, que podemtreinar, preferencialmente, noscampos indoor, «se essa for aopção dos pais», como referiuRui Campos, um dos respon-sáveis da Academia.

Neste início do ano lectivo, aAcademia N10 está a receberinscrições, estando já num pro-cesso de constituição das equi-pas que integram os diferentesescalões, desde os petizes aosiniciados (13/14 anos), pas-sando pelos traquinas, benja-mins e infantis (dos 8 aos 12anos). Refira-se que, dada a re-ferência do N10 como projectode formação há uma dezenade anos, há já alguns escalõesque estão a fazer formaçãocompetitiva (benjamins e in-fantis) e que integram o quadrocompetitivo da Associação de

Futebol de Coimbra, com inícioprevisto para a segunda se-mana de Outubro. No entanto,o convite é para que as crian-ças possam experimentar, demodo a que os treinadoresavaliem as capacidades decada criança e definir para queescalão está mais apta.

Rui Campos explica que omodelo de formação despor-tiva adoptado, desde semprepraticado na Academia, «tem

sempre em consideração as ca-racterísticas de cada criança».Nesse sentido, «adapta-se o mo-delo de aprendizagem ao es-tado de desenvolvimento decada um». Para isso, a Acade-mia conta com uma equipa derecursos humanos qualificadaque planeia todas as etapas doprocesso de formação que, deacordo com Rui Campos «as-senta num modelo cientifica-mente testado, num plano de

estágios reconhecido pela Es-cola Superior de Educação epor uma monitorização cons-tante de todo o processo». «Aqualidade dos nossos métodostem sido reconhecida e os nos-sos coordenadores e treinado-res têm sido referenciados econtratados pela AAC- OAF, oque nos enche de orgulho rela-tivamente ao trabalho desen-volvido no N10», afirma.

JoãoCampos vai mais longe,

referindo que a Academia N10quer «distinguir-se num mo-delo competitivo que valorizao gosto pela prática despor-tiva, promove a igualdade deoportunidades e o desenvol-vimento individual de cadaatleta».

Os resultados também sãorelevantes, pelo que a Acade-mia aposta nas duas vertentesda formação, a competitiva ea recreativa. Nesse sentido, os

diferentes escalões podem par-ticipar nas competições distri-tais, na Liga N10, em diversostorneios e em convívios. |

Academia de Futebol N10 com inscrições abertas para nova temporadaEstratégia O projecto de formação desportiva do N10 evoluiu para uma estrutura única que integratodos os escalões de aprendizagem, desde os petizes, a partir dos 4 anos, aos iniciados, com 13 ou 14 anos

Um grupo de crianças e jovens que integram equipas da Academia N10 Os promotores, Rui Campos e João Campos

A Academia N10 dis-põe de campos indoor,na Adémia e camposoutdoor na Pedrulha.Informações em 239 49 6378

Page 27: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

SEGUNDA-FEIRA | 22 SET 2014 | 27

EMPRESAS E NEGÓCIOS

A Decisões e Soluções inagu-rou uma nova agência emCantenhede. A cerimónia deapresentação dos serviços daempresa de consultoria, quepresta um serviço de aconse-lhamento personalizado emdiferentes áreas, decorreu napassada quarta-feira e contoucom a presença de vários res-ponsáveis.

O director da agência, Ri-cardo Lourenço, mostrou-semuito satisfeito com esta novaaposta, referindo que «a agên-cia de Cantanhede conta comuma equipa muito experiente,especializada, profissional, idó-

nea e com rigor, dedicada à sa-tisfação dos clientes, com So-luções 360º ao nível da media-ção imobiliária, mediação deobras, construção de imóveis,mediação de seguros e consul-toria financeira».

A cerimónia de inauguraçãocontou com a presença dePaulo Abrantes, director geralda Decisões e Soluções, LuísTavares, director coordenadornacional, Marta Almeida, dire-tora coordenadora regional,bem como de representantesde várias instituições bancá-rias, seguradoras, outros par-ceiros e convidados.

A Decisões e Soluções deCantanhede situa-se na Rua D.Afonso Henriques, 22, Loja 4.

A Decisões e Soluções é amaior rede nacional de con-sultoria imobiliária e finan-ceira, sendo especializada numserviço de aconselhamentopersonalizado. Constituída emOutubro de 2003, a empresaconta com cerca de 100 agên-cias, 800 colaboradores e maisde 130.000 clientes distribuí-dos por todo o país. |

Decisões e Soluçõescom nova agênciaem CantanhedeCrescimento Uma estratégia de proximidade com o clienteestá na base da abertura de mais esta agência na região

DR

TÉCNICA “Look4You” é onovo espaço do Dolce VitaCoimbra. Um projecto de DinaKely, designer de sobrancelhas,que apostou em Coimbra, des-pois de ter aberto um espaçoem Leiria, há já cinco anos.

O quiosque Lok4You abriuem Coimbra no passado dia 2de Setembro e oferece às clien-tes a possibilidade de ter so-brancelhas perfeitas.

Dina Kely explicou que, noLook4You, juntam-se a técnica

de threading (remoção dos pe-los com um fio de algodão) aodesign de sobrancelhas quepermite «uma melhor defini-ção das sobrancelhas, valori-zando o olhar».

Dina Kely criu já um franchi-sing e garante a formação dassuas colaboradoras. Em Coim-bra, o quiosque funciona comduas profissionais. Como cam-panha de abertura, as clientespodem definir as sobrancelhaspelo preço de 8,5 euros. |

Look4You abriu espaço no Dolce Vita Coimbra

Dina Kely é a promotora do franchising que chegou a Coimbra

Paulo Abrantes, Ricardo Lourenço e Marta Almeida

DiáriodeCoimbra

Page 28: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

João Luís Campos

Um jovem de 25 anos vai co-meçar a ser julgado esta se-mana no Tribunal de Coimbrana sequência de anos de ale-gados abusos sexuais que teráinfligido às suas duas irmãs.Um caso que terá sido despo-letado após ter violado, emOutubro do ano passado, a suairmã que na altura tinha 16anos, sendo que durante o in-quérito se apurou que teria

também abusado da sua outrairmã durante anos a fio.

Segundo a acusação do Mi-nistério Público (MP), o sus-peito, residente em Coimbra,tem mais quatro anos do queuma das irmãs e mais oitoanos do que a mais nova. En-tre finais de 2000 e finais de2007 (ou seja entre os 7 e os14 anos da sua irmã) o arguidomanteve relações sexuaiscom a menor com regulari-dade (pelo menos duas vezes

por semana). «Estas condutasforam sofridas em silênciopois a mesma tinha muitomedo do irmão, o qual repe-tidas vezes lhe dizia que seesta não acatasse as suas prá-ticas sexuais ou as contasse aalguém que ainda a matava»,refere o MP explicando queestes abusos só cessaramquando a jovem começou asaber defender-se passando aevitar estar sozinha com o ir-mão em casa e ameaçando

denunciá-lo às autoridades.Mesmo assim, o arguido con-tinuava a assediá-la e segundoo despacho da acusação a ví-tima chegou a carecer de in-ternamento hospitalar psi-quiátrico.

No caso da irmã mais nova,desde que esta completou 12anos que o arguido lhe davabeijos e lhe pedia explicita-mente para manterem rela-ções sexuais. A menina, quetambém tinha o irmão «porpessoa violenta, capaz de lhebater, lhe causar ferimentosgraves, irreversíveis e até mor-tais», ia fugindo e optou porpedir à mãe parta dormir comela alegando que «tinha medode dormir sozinha».

O arguido, em meados de2012, saiu de casa para vivercom uma companheira forade Coimbra, mas regressaria acasa em Outubro de 2013, al-tura em que voltou a assediarinsistentemente a sua irmãmais nova. Na noite de 18 para19 desse mês, terá aproveitado

uma ida desta à casa de banho,durante a madrugada, para apuxar para o seu quarto ondea violou.

Cinco dias depois, o arguidoseria detido e está a aguardarem prisão preventiva pelo jul-gamento que tem início mar-cado para esta semana no Tri-bunal de Coimbra. Está acu-sado pela prática de um crimede violação agravado e de trêscrimes de abuso sexual decriança agravado.|

22 de Setembro de 2014 Segunda-feira

www.facebook.com/diariocoimbra

[email protected] / redacção 239 499 900

Publicidade 239 499 999 | Assinaturas 239 499 950 www.diariocoimbra.pt46.598

MARÉS

Porto da Figueira da FozPreia-Mar às 2h40 e às 14h55Baixa-Mar às 8h30 e às 20h50

Porto de AveiroPreia-Mar às 3h00 e às 15h15Baixa-Mar às 8h35 e às 20h55

HOJE AMANHÃ

CoimbraCéu pouco nublado,

presentando períodos demaior nebulosidade

durante a manhã.25º/12º

CoimbraPeríodos de céu muito

nublado.Aguaceiros.

23º/16º joker 6.762.574

Jovem de 25 anos acusado de abusar das irmãs menoresJustiça Arguido foi detido dias depois de violar a irmã mais nova de quem abusava há vários anos, tal como tinha feito com a outra irmã

No Tribunal de Coimbra vai ser julgado jovem acusado de abusar sexualmente das irmãs menores

Arguido está acusadopela prática de umcrime de violaçãoagravado e de três crimes de abuso sexual de criança agravado

Atropelamento feriu jovem com gravidadeLOUSÃ Um jovem de 20 anossofreu ontem à noite ferimen-tos graves em consequênciade um atropelamento na Ruado Brasil, na Lousã.

Segundo fonte dos Bombei-ros da Lousã, o acidente ocorreuàs 21h41 e a vítima terá sido atro-pelada por um automóvel napassadeira de peões. O jovem,residente na Lousã, apresentavaferimentos de gravidade, no-

meadamente numa perna, e foitransportado para os Hospitaisda Universidade de Coimbra.

Para a Rua do Brasil deslo-caram-se a GNR e seis elemen-tos dos Bombeiros da Lousã,com uma ambulância e umcarro de apoio. À hora do fechodesta edição ainda se encon-travam no local, pelo que nãonos foi possível obter mais in-formações sobre o acidente.|

Mais de 580 mil pessoasem manifestação globalAMBIENTE Mais de 580 milpessoas manifestaram-se emvárias cidades do mundo, paraexigir medidas de combate aoaquecimento global e às alte-rações climáticas, segundo aagência France Press, que citaos organizadores do protestointernacional.

Só em Nova Iorque, a mani-festação juntou cerca de310.000 participantes, entre osquais o secretário-geral dasNações Unidas, Ban Ki-moon,o actor norte-americano Leo-nardo DiCaprio, Mensageiro

da Paz da ONU, o antigo pre-sidente dos Estados Unidos AlGore, e a ministra francesa daEcologia, Ségolène Royal.

Além de Nova Iorque, houvemanifestações em cidadescomo Lisboa, Porto e Faro,Londres, Berlim, Paris, Roma,Madrid, Estocolmo, Nova Deli,Rio de Janeiro e Melbourne.

O protesto aconteceu nas vés-peras da Cimeira do Clima, mar-cada para amanhã e promovidapela ONU, com a presença de120 chefes de Estado e de Go-verno de todo o mundo.|

Banhista desapareceu no mar na praia do AreãoVAGOS Uma banhista comcerca de 35 anos desapareceuno mar a meio da tarde de on-tem junto à praia do Areão, noconcelho de Vagos, tendo sidoaccionados meios de busca, in-formou fonte da Marinha.

O alerta sobre o desapareci-mento da banhista residente

em Cantanhede foi dado às au-toridades às 17h30.

«A mulher estava com umafilha com cerca de oito anosna praia e entrou na água paraajudar a menina e não voltou",disse o comandante da Capi-tania do Porto de Aveiro, Lu-ciano Oliveira.|

ARQUIVO

Page 29: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

22 DE SETEMBRO DE 2014, SEGUNDA-FEIRA

Os Classificados

Page 30: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

IMOBILIÁRIA PATROCÍNIO TA-VARES, S.A - Compra, venda etroca de prédios, moradias, an-dares, escritórios, Lojas e terre-nos. Rua da Sofia, 175 C. Telf.239 854 730 - Coimbra,www.patrociniotavares.pt.............................................

COMPRA E VENDA DE IMÓ-VEIS, LDA. - Compra, venda epermuta de apartamentos, mo-radias, terrenos e outros imó-veis. Telemóvel: 962 974 675.............................................

(0936 AMI) LÍDER XXI - MEDIA-ÇÃO IMOBILIÁRIA, UNIPES-SOAL, LDA. - Desde 1993 - Av.Calouste Gulbenkian, n.º 129,Lote B, 3º B, 3000-092 Coimbra.Contactos: 918 638 164 TâniaCorreia / 963 002 502 MariaJosé Correia / 916 350 066 JoãoCorreia www.lider-21.com / [email protected].............................................

8006 AMI - ANDARES T2 - T3,NOVO, grandes áreas, excelen-tes acabamentos, ainda comopção de escolha. A 15 minutosdo centro, Zona Norte. Oportu-nidade. Certificação em curso.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº2234N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - FINANCIAMENTOGARANTIDO a 100% spreadpromocional, Andares T1 - T2-T3, Olivais, excelentes áreas eacabamentos, cozinha total-mente equipada, painéis sola-res, ar condicionado, oportuni-dade. Visite o andar modelo.Certificação eu curso. Vejafotos em www.diariodasca-sas.pt pesquise por Ref. nº712N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - ANDARES T0-T1-T2e T3, Vale das Flores, novos,boas áreas e acabamentos, co-zinha c/ móveis lacados, equi-pada, ar condicionado, painéissolares, garagem, oportuni-dade. Visite o andar modelo.Certificação em curso. Vejafotos em www.diariodasca-sas.pt pesquise por Ref. nº2502N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - ANDARES T2 DU-PLEX e T3, Financiamento 100%c/ spread promocional, cozinhac/ 18 m2, 2 suites, sala 30 m2lareira e recuperador, aq. cen-tral, garagem, prédio de pe-queno condomínio. Excelentepreço. Z. Norte. Certificação emcurso. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise por Ref.nº. 3135N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - ANDARES T2 e T3,a partir de 120.000 €, Próximodo Fórum, ar condicionado, es-tores elétricos, louças suspen-sas, Garagem dupla. Prédio depequeno condomínio. Possibi-lidade de permuta. Financia-mento 100% spread promocio-nal. Classificação energética C.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº2180N Telef. 239 70 80 80..............................................

8006 AMI - IMÓVEIS DOBANCO: Magníficos AndaresT3 e T4, Quinta da Portela, co-zinha c/ móveis em wenguê,áreas acima da média. Exce-lente qualidade de construçãoe acabamentos. Condomíniofechado c/ espaços de lazer. Fi-nanciamento 100% c/ spread1,5%. Certificação em curso.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3410N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - MAGNÍFICOS AN-DARES T2 e T3, Quinta da Por-tela, acabamentos de elevadonível, cozinha equipada, AC,pré-instalação de painéis sola-res, garagem. Visite o andarmodelo. Certificação em curso.Condições de Financiamentoespeciais. Certificação emcurso. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise porRef. nº 3059N. Telef. 239 70 8080.............................................SÓTÃO VENDE-SE, 165 M2, Ruada Aveiro, lote 2. Telm: 917621 232.............................................

(4252) 90.000€ T0 NOVO comgaragem - Junto Polo II (B-)Vende-se Apartamento T0 comcozinha independente, total-mente equipada. Com 43 m2de área, varanda c/ 10 m2 egaragem. Condomínio com jar-dins e parque infantil. Exce-lente qualidade de acabamen-tos Possibilidade de spread re-duzido. Ana Garcia 960 421155 Saiba mais em www.remax.pt / 123601028-14.............................................8006 AMI - ANDAR T0, SOLUM,equipado e mobilado, exce-lente para investimento. Apar-camento. Certificação emcurso. . Veja fotos em www.diariodascasas.pt pesquise porRef. nº 3322U Telef. 239 70 8080.............................................8487 AMI –HR HOUSE –CELAS, vende-se Estudio T0,Cozinha parcialmente equi-pada. 2 roupeiros. estores elé-tricos. Aparcamento fechado.Negociavel. preço 115,000.00€, (Mais informações con-sulte o nosso site em www.hrhouse.pt.) REF:T0U7 Tlm. 910304 646.............................................VENDE T0 NOVO, Bom projectoarquitectura, Couraça de Lis-boa, junto Universidade. Telem:914 800 766.............................................

(4252) 130.000€ JUNTO POLOII, Coimbra (B-) Vende-se Mag-nífico apartamento T1 comárea útil de 68 m2, varandacom 16 m2 e garagem com18m2. Condomínio com jardinse parque infantil. Excelentequalidade de acabamentos.Possibilidade de SPREAD redu-zido. Ana Garcia 960 421 155Saiba mais em www.remax.pt /123601028-18.............................................8487 AMI – HR HOUSE –SOLUM, vende-se T1 usado embom estado, cozinha equipada,sala com lareira, vidros duplos,ótimo negócio para investi-mento. Preço 85.000€, nego-ciáveis. CE-E (Mais informaçõesconsulte o nosso site emwww.hrhouse.pt.) T1N171 Tlm.910 304 646.............................................

8487 AMI –HR HOUSE – OLI-VAIS, vende-se T1 com gara-gem, cozinha equipada, painelsolar, ar condicionado, finan-ciamento 100%, spread2,35%. Preço desde 130.000€.CE-A (Mais informações con-sulte o nosso site emwww.hrhouse.pt.) T1N170.Tlm. 910 304 646.............................................

(4252) 115.000€ ANÇÃ, CAN-TANHEDE (A). Vende-se aparta-mento T2 mobilado, comonovo, com uma área habitávelde 98,30 m2. Óptima exposi-ção solar, vistas desafogadas,a 15 minutos da cidade deCoimbra, a 10 minutos da ci-dade de Cantanhede e próximodo acesso à A14. Lénia Faneco938 529 157 www.remax.pt /123601024-4.............................................8006 AMI - 125.000 €, AndarT2, Quinta das Lágrimas, novo,acabamentos de elevada qua-lidade, moderno, cozinha commóveis lacados, totalmenteequipada, painéis solares, es-tores elétricos, garagem cole-tiva. Visite o andar modelo.Classe C CE50638123 válidoaté 27/07/2021. Veja fotos emwww.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº 2114N. Telef.239 70 80 80.............................................8006 AMI - ANDAR T2, CELAS,135.000 €, novo, cozinha c/móveis em carvalho, equipada,aq. central, estores elétricos,pré-instalação de asp. Central.Classe B. Veja fotos em www.diariodascasas.pt pesquise porRef. nº 255N Telef. 239 70 8080.............................................8006 AMI - EXCELENTE ANDART2+1 Solum, 180.000 €, novo,cozinha equipada, aqueci-mento e aspiração central, hi-dromassagem, som ambiente,garagem, acabamentos moder-nos, aproveite. Classe B. Vejafotos em www.diariodasca-sas.pt pesquise por Ref. nº1000N. Telef. 239 70 80 80.............................................8487 AMI – HR HOUSE –BAIRRO NORTON Matos,Vende-se T2. Cozinha equi-pada. Ideal para o mercado dearrendamento Preço 75.000.00€ (Mais informações con-sulte o nosso site em www.hrhouse.pt) REF:T2U95 Tlm.910 304 646.............................................8487 AMI – HR HOUSE – Q.NOGUEIRAS - T2 . Construçãode nível superior, acabamentosde topo, boas áreas. Com, 2W.C, Cozinha totalmente equi-pada. Ar condicionado com-pleto (Daikin). Aspiração cen-tral. Painéis solares. Estoreselétricos, carpintarias lacadasa branco. Domótica. Vídeo por-teiro a cores. Garagem fe-chada. Avaliação bancaria100%, speed 2.35%. Certifi-cado Energetico A . Preço155.000.00 (Mais informaçõesconsulte o nosso site emwww.hrhouse.pt) REF: T2N354- Tlm. 910 304 640.............................................8487 AMI – HR HOUSE – VALEDAS FLORES, vende T2 novocom garagem dupla e um apar-camento, cozinha totalmenteequipada, 2 Wc’s, tetos falsoscom iluminação embutida, luzindireta, excelentes vistas, va-randa coberta e piso em deck,financiamento a 100% espread promocional, preço170.000€, negociáveis. CE-A(Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt) T2N372 Tlm. 910 304 646.............................................

VENDE-SE T2 À SOLUM, equi-pado, 4 anos, 84m2, sala c/28m2, ar cond.. Boas vistas.Telm.: 918 311 472.............................................

(4252) 165.000€ SANTACLARA, Coimbra (B) Vende-seapartamento T3 Duplex NOVOcom garagem, varanda e ter-raço, com excelentes áreas.Junto ao Fórum, a 5 min dabaixa. CONDIÇÕES ESPECIAISDE FINANCIAMENTO 100% fi-nanciamento, spread desde2% e isenção de despesa deavaliação. Ana Garcia 960 421155 Saiba mais emwww.remax.pt/123601028-3.............................................(4252) 172.000€ QUINTA DASROMEIRAS (C) Vende-se Apar-tamento T3 c/ cozinha e lavan-daria, sala c/ recuperador decalor, 2 quartos, 1 suite. Gara-gem fechada. Tânia Figueira910 285 493 Saiba mais em :www.remax.pt / 123601013-75.............................................(4252) 172.000€ QUINTA dasRomeiras (C) Vende-se Aparta-mento T3 c/ cozinha e lavanda-ria, sala c/ recuperador decalor, 2 quartos, 1 suite. Gara-gem fechada. Tânia Figueira910 285 493 Saiba mais em :www.remax.pt / 123601013-75.............................................(4252) 85.000€ PERTO DOCENTRO de Soure (NC). Vende-se T3 com garagem e arrumoem excelente estado de conser-vação. Óptimas áreas. Cozinhasemi-equipada e c/ varanda,sala c/ lareira, 2 quartos, 1suite. Vítor Melo 916 401 690Saiba mais em: www.remax.pt/ 123601019-67.............................................(4252) 94.000€ T3 Nova Co-nímbriga II (NC) Vende-se T3com óptimas áreas e exposiçãosolar. Sala c/ lareira e varanda,cozinha semi-equipada, 2quartos c/ roupeiro, 1 suite evaranda. Elevador. GaragemVítor Melo 916 401 690 Saibamais em: www.remax.pt /123601019-63.............................................(4252) 95.000€ MEALHADA (C)Vende-se Excelente T3 com ga-ragem dupla, inserido em con-domínio com jardim privativo.Localizado no centro da Mea-lhada, junto aos principais ser-viços. Ótimas áreas, excelenteestado. Ana Garcia 960 421155 Saiba mais em www.remax.pt / 123601028-8.............................................(4252)140.000€ BAIRRO NOR-TON de Matos (NC) Vende-seapartamento T3 duplex com 5quartos, com garagem. Exce-lente investimento. Sérgio Do-mingues 913 053 229 Saibamais em: www.remax.pt /123601007-92.............................................8006 AMI - 110.000€, ANDART3, 140 m2 área, novo, garagem,oportunidade a 15 mnts do cen-tro, zona norte. Muito bem ser-vido de infraestruturas, transpor-tes, comércio, escolas, etc. Fi-nanciamento 100% c/ spreadpromocional. Certificação emcurso. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise por Ref.nº 3297N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - 157.500 €, ANDART3, JUNTO AO VALE das Flores,cozinha com móveis lacados,equipada, sala 27 m2, lareira erecuperador, aq. central, arcondicionado, estores elétricos,garagem para 4 carros. Apro-veite. Certificação em curso.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº2932U.Telef. 239 7080 80.............................................

8006 AMI - 160.000 €, AndarT3, Solum, cozinha 20 m2 commóveis lacados, garagem.Local de eleição. Oportuni-dade. Excelente relação quali-dade/preço. Certificação emcurso. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise porRef. nº 3319U Telef. 239 70 8080.............................................8006 AMI - ANDAR T3, VALEDAS FLORES, 130 m2 de área,cozinha totalmente equipada,sala 25 m2, lareira e recupera-dor, aq. central, garagem. Ex-posto a nascente/poente.Oportunidade. Local de elei-ção. Certificação em curso.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3324U. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - FINANCIAMENTOGARANTIDO A 100% spreadpromocional, Andares T3 e T4á Solum, acabamentos de ele-vado nível, domótica, aqueci-mento e aspiração central, pai-néis solares, estores elétricos,garagem. Aproveite preço decampanha. Classe B. Veja fotosem www.diariodascasas.ptpesquise por Ref. n.º 2327N.Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - IMÓVEL DOBANCO: ANDAR T3, Olivais,175.000 €, cozinha lacada, salac/ lareira e recuperador, gara-gem. Financiamento 100% c/spread de 1,5%. Certificaçãoem curso. Veja fotos em www.diariodascasas.pt pesquise porRef. nº 3413U Telef. 239 70 8080.............................................8006 AMI - 125.000 €, ANDART3, S. MARTINHO, Financia-mento 100% c/ spread promo-cional, boas áreas, cozinha to-talmente equipada, aq e aspi-ração central, acabamentosmodernos, garagem. Classe B-. Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº1879N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - 125.000€, ANDART3, SANTA CLARA, cozinha to-talmente equipada, sala 27 m2e terraço c/ 22 m2, aq. central,garagem c/ 25 m2. Oportuni-dade. Classe C CE0000006446222 válido até 11/03/2019.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3263U Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - 135.000 €, AndarT3, junto à Rua do Brasil, cozi-nha 14 m2, despensa, lavanda-ria, equipada, sala 27 m2, la-reira. Exposto a nascente/sul.Certificação em curso. Vejafotos em www.diariodasca-sas.pt pesquise por Ref. nº.3311U Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - 175.000 €, ANDART3, VALE DAS FLORES, 135 m2de área, sala 35 m2, lareira, arcondicionado em dois quartos,garagem. Exposto a nascente/sul. Oportunidade. Certificaçãoem curso. Veja fotos em www.diariodascasas.pt pesquise porRef. nº 3350U. Telef. 239 70 8080.............................................

MEDIADORASAUTORIZADAS

VEN DASAPARTAMENTOS

VEN DASAPARTAMENTOS .T0

VEN DASAPARTAMENTOS .T1

VEN DASAPARTAMENTOS .T2

VEN DASAPARTAMENTOS .T3

IMOBILIÁRIO22 DE SETEMBRO DE 2014, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT02

IMOBILIÁRIAS

Page 31: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

8006 AMI - 199.000 €, ANDART3, Cidral, boas áreas, cozinhac/ móveis lacados, equipada, 4varandas, garagem. Local pri-vilegiado. Vista panorâmica.Classe C SCE79500627 válidoaté 19/03/2024. Veja fotos emwww.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº 3424U. Telef.239 70 80 80.............................................8006 AMI - ANDAR T3+1, TER-RAÇOS, 3 wc`s perto do conti-nente acabamentos topo degama, ar condicionado, hidro-massagem, piso radiante, painéissolares, garagem. Visite o andarmodelo. Requinte /conforto.Classe A. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise por Ref.nº 2061N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - ANDAR T3, VALE DAs Flores, cozinha equipada, salac/ lareira e recuperador, varandac/ 20 m2, aq. central, ar condi-cionado na suite, garagem. Localde eleição, junto ao parque. Vejafotos em www. diariodascasas.pt pesquise por Ref. nº 3349UTelef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - IMÓVEL DOBANCO: Andar T3, Vale dasFlores, recente, último piso, co-zinha c/ móveis lacados, total-mente equipada, sala 35 m2,lareira e recuperador, aq. cen-tral, garagem dupla. Soalheiro.Financiamento 100% c/ spreadde 1,5%. Certificação emcurso. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise porRef. nº. 3411U. Telef. 239 70 8080.............................................8487 AMI – HR HOUSE –BAIRRO N. Matos, vende T3+1Remodelado. Canalização e sis-tena elétrico novos. Excelentesáreas. Certificado Energético “C” Preço 110.000.00€ (Mais in-formações consulte o nossosite em www.hrhouse.pt) REf:T3U116 Tlm. 910 304 640.............................................8487 AMI – HR HOUSE – PE-REIRA, vende T3 com garagem,boas áreas. Lareira com recu-perador de calor, aquecimentocentral completo, vidros du-plos, estores elétricos. Varandacom churrasqueira. Dois Wc’sum é suite, cabine de hidro-massagem, tetos falsos comiluminação, apartamento semi-novo. Financiamento 100%,spread promocional. Prestaçãomensal na ordem dos 375€.Marque visita. CE-B (Mais in-formações consulte o nossosite em www.hrhouse. pt)REF:T3U120 Tlm. 910 304 646.............................................8487 AMI – HR HOUSE –SANTA CLARA, vende T3 , exce-lentes áreas, cozinha equipadacom despensa. Recuperador decalor. Vistas fantasticas para acidade. garagem Dupla. Venhaconhecer. Certificado energé-tico “ em processamento”.Preço 95,000.00 REF:T3U138(Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt) Tlm. 910 304 640.............................................PARTICULAR VENDE: T3+G95.000€ Urb AR e SOL, Coz. eq.Sala c/ lareira, 1 suite 2Qt 1m,Lordemão, 3m dos HUC. Telem:914 376 001.............................................

8006 AMI - ANDAR T4, DIASDA SILVA,180 m2 de área, 2suites, cozinha equipada, sala25 m2, garagem. Local de elei-ção. Classe B CE55035018 vá-lido até 19/12/2021. Veja fotosem www.diariodascasas.ptpesquise por Ref. nº 3236U.Telef. 239 70 80 80.............................................

8006 AMI - MAGNÍFICOANDAR T4 com Sotão e ter-raço, tipo moradia, 2 salas, la-reira, garagem. Vista soberbas/ a cidade. Classe D SCE78012624 válido até 17/02/2024.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3176U.Telef. 239 7080 80.............................................8006 AMI - ANDAR T4, VALEDAS Flores, 180 m2 de área, arcondicionado, aq. central, la-reira, garagem, grandes varan-das panorâmicas. Excelenteimóvel. Classe C SCE82660830válido até 15/05/2024. Vejafotos em www.diariodasca-sas.pt pesquise por Ref. nº3300U Telef. 239 70 80 80.............................................8487 AMI – VALE DAS FLORES,vende-se T4 em duplex comgaragem dupla. Apartamentocom três wc s, sendo umsuite, todos os quartos comroupeiros, aquecimento cen-tral, cozinha equipada, vidrosduplos, preço 185.000€, exce-lente negócio a preço de T2,marque visita, bom negócio. CEem processamento.Preço185,000.00 (Mais informaçõesconsulte o nosso site emwww.hrhouse.pt) REF:T4U33Tlm. 910 304 646.............................................

(4252) 45.000€ SEMIDE, Mi-randa do Corvo (NC) Vende-seMoradia para reconstruir, emzona calma, perto do rio Ceira,a 15 min de Coimbra. AmaroBailão 964 306 499 Saiba maisem www.remax.pt / 123601015-77.............................................8487 AMI – HR HOUSE – BairroNorton Matos, Moradia remo-delada , cozinha nova, wc’snovas, Logradouro. Preço145,000.00 (Mais informaçõesconsulte o nosso site emwww.hrhouse.pt) REF: MU84 -Tlm. 910 304 640.............................................8487 AMI – HR HOUSE –FÓRUM - Bencanta, Moradiacompletamente restaurada, ex-celentes áreas, 2 cozinhasequipada, 2 salas com recupe-rador de calor, Painéis solares,aquecimento central, estoreselétricas, Churrasqueira, jar-dim, boa exposição solar, Ter-reno com arvores de fruto, ga-ragem., REF:MU85 (Mais infor-mações consulte o nosso siteem www.hrhouse.pt) Tlm. 910304 640.............................................

(4252) 75.000€ SÃO FRU-TUOSO, Coimbra (D) Vende-seMoradia T1+1 sala com lareirae casa de banho com poliban,cozinha equipada e mobilada eforno a lenha. Sala de jantar edois quartos. Arrumo empedra. Lote com 490m2. TâniaFigueira 910 285 493 www.remax.pt / 123601013-68.............................................

(4252) 85.000€ CASMILO, Con-deixa-a-Nova (NC) Vende-seMoradia T2 COMPLETAMENTERENOVADA, mantendo a traçatradicional. Excelente casa deférias. Sérgio Domingues 913053 229 Saiba mais em:www.remax.pt / 123601007-53.............................................8006 AMI - 120.000€, MORA-DIA T2, Ceira, em dois pisos, 2salas, 2 cozinhas, garagemdupla, pequeno quintal. Localtranquilo. Classe E CE0000032672626 válido até 31/05/2020.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3415U.Telef. 239 70 80 80.............................................

(4252) 160.000€ ANOBRA,Condeixa-a-Nova (NC) Vende-se Excelente moradia T3 comacabamentos modernos. Salac/ lareira com recuperador, co-zinha semi-equipada. Terraço.Churrasqueira e forno.1 suite,2 quartos. Fácil acesso a Coim-bra via Taveiro. Vítor Melo 916401 690 Saiba mais em:www.remax.pt / 123601019-66.............................................(4252) 180.000€ RUA TEIXEIRAPascoais, Coimbra. (D) Vende-se Moradia com 3 pisos. R/C:cozinha, wc de serviço, 1 escri-tório e sala. 1º piso: 3 quartos,1 casa de banho, closet. No ex-terior tem um anexo e jardimcom árvores de fruto. Tânia Fi-gueira 910 285 493 Saiba maisem: www.remax.pt / 123601013-44.............................................(4252) 79.000€ MEÃ DOCAMPO, Montemor-o-Velho(NC) Vende-se Moradia T3 emóptimo estado de conservação,jardim e terreno rústico. Lotecom 2.014m2. Possui uma ga-ragem e dois poços de água.Sérgio Domingues 913 053 229Saiba mais em: www.remax.pt/ 123601007-56.............................................(4252) BAIRRO NORTON DEMATOS (NC) Vende-se MoradiaT3 com logradouro, óptimo es-tado de conservação. Consti-tuída por R/C, 1.º andar. Possuisótão e estacionamento co-berto. Sérgio Domingues 913053 229 Saiba mais em:www.remax.pt / 123601007-68.............................................(4252) CONDIÇÕES ESPECIAISDE FINANCIAMENTO 110.000€Carapinheira da Serra, Coimbra(D) Vende-se Moradia parcial-mente recuperada, a 10 Km deCoimbra. Com 3 quartos, salac/ lareira, sótão e varandas. Co-zinha nova e equipada. IsabelNascimento 92 540 1171 Saibamais em www.remax.pt /123601016-112.............................................8006 AMI - 203.000 €, MORA-DIA T3+1, Cernache, arquite-tura moderna, cozinha equi-pada, ar condicionado, painéissolares, garagem dupla. Opor-tunidade. Certificação emcurso. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise porRef. nº 3253N Telef. 239 70 8080.............................................

8006 AMI - 215.000 €, Junto àVia Rápida de Taveiro, MoradiaT3+1, cozinha com móveis la-cados, equipada, sala 35 m2,lareira e recuperador, Sotão c/60 m2, garagem, logradouro echurrasqueira. Oportunidade.Certificação em curso. Vejafotos em www.diariodasca-sas.pt pesquise por Ref. nº3301U Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - 60.000 €, MORA-DIA ISOLADA T3, Lote c/ 800m2, Ceira, arrumos e terraço c/40 m2. Certificação em curso.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº.3365U Telef. 239 70 80 80.............................................8487 AMI – HR HOUSE – CAR-VALHAIS, vende moradia M3+1a necessitar obras de restauroinserida num lote de 2800m2,com vários anexos e piscina,Jardim envolvente. Fantásticaexposição solar. Marque visita.Preço 145.000.00€ REF:MU82(Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt) Tlm. 910 304 646.............................................

PARTICULAR VENDE MORADIAT4 nova, a 10 minutos de Coim-bra. Excelente  construção. Bonsacabamentos. Possibilidade depermuta por apartamento  emCoimbra ou zona central de Lis-boa. Telm. 966 744 872.............................................(4252) 130.000€ CERNACHE,Coimbra (C) Vende-se moradiaT4 com 3 pisos. Garagem, cozi-nha equipada, sala com recu-perador de calor, 4 quartos,terraço coberto com toldo.Tânia Figueira 910 285 493Saiba mais em : www.remax.pt/ 123601013-80.............................................(4252) 135.000€ SÃO SILVES-TRE, Coimbra (C). Vende-seMoradia T4, cozinha mobiladae equipada. Sala c/ recupera-dor de calor, pré instalação deaq. central. Quartos com va-randas. Garagem, churras-queira, jardim amplo. VítorMelo 916 401 690 www.remax.pt / 123601019-77.............................................(4252) 230.000€ QTA DA SO-BREIRA, Ançã (NC).Vende-seFantástica moradia T4 A ES-TREAR num lote com 500m2.Óptima exposição solar, vistasdesafogadas e a 15 min deCoimbra e 10 min de Canta-nhede. A 1 minuto da auto-es-trada. Jardim e garagem. LéniaFaneco 938 529  157 www.remax.pt / 123601001-153.............................................8006 AMI - FINANCIAMENTO100% c/ spread promocional,Moradia T4, Carvalhais, lareirae recuperador, aq. e aspiraçãocentral, jardim e terreno. Opor-tunidade. Classe B-. Veja fotosem www.diariodascasas.ptpesquise por Ref. nº 3239NTelef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - MORADIA T4, SOLUM,cozinha equipada, 2 lareiras, aq.central, garagem para 3 carros,anexo, 2 terraços e terreno. Opor-tunidade. Classe D SCE80148829válido até 24/03/2024. Veja fotosem www.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº 3267U. Telef. 23970 80 80.............................................

8006 AMI - MORADIA T5, Car-valhais, grandes áreas, acaba-mentos de qualidade e re-quinte, piscina aquecida. Jar-dim, local tranquilo. Certifica-ção em curso. Veja fotos emwww.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº 3375U Telef.239 70 80 80.............................................8006 AMI - 250.000 €, SANTACLARA, Moradia T5, cozinha c/móveis lacados, sala c/ lareirae recuperador, painéis solares,ar condicionado, terreno com100 m2. Local tranquilo. Certi-ficação em curso. Veja fotosem www.diariodascasas.ptpesquise por Ref. nº 1643N.Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - IMÓVEL DOBANCO, MORADIA T5, Finan-ciamento 100% spread promo-cional, cozinha equipada, sala38 m2, lareira, ar condicio-nado, jardim e churrasqueira.Condomínio com piscina ecourt de ténis. Oportunidade.Certificação em curso. Vejafotos em www.diariodasca-sas.pt pesquise por Ref. nº2111N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - MORADIA T5SANTA CLARA, terraço panorâ-mico com 200 m2, Possibili-dade de permuta. 2 suites, Lotec/ 900 m2, Classe Energética C.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº2617N Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - Moradia T5, Á Elí-sio de Moura, nova, 250 m2 deárea, cozinha totalmente equi-pada, aquecimento e aspiraçãocentral, estores elétricos, cavec/ 100 m2, acabamentos debom nível. Possibilidade depermuta. Classe D CE0000037244121 válido até 06/09/2020.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3315N. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI - MORADIA T5, FI-NANCIAMENTO 100% c/ spreadpromocional, cozinha 20 m2, sala35 m2, lareira e recuperador, as-piração central, estores elétricos,anexo para garagem, jardim echurrasqueira, moderna/acolhe-dora. Possibilidade de permuta.Antanhol. Classe C CE57992840válido até 24/03/2022. Veja fotosem www.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº 1964N Telef. 23970 80 80.............................................MORADIA T5 ISOLADA, 2pisos, 3 wc, 2 coz., + gar. +anexos c/ coz. adega, wc, la-vandaria. Usada, boa exp.solar. Quintal c/ arv. fruto. Todamurada. Liçª utilização 2014.Vendo 140.000€. Barreiros -Coimbra. Telm. 919 809 440.............................................

(4252) 180.000€ COIMBRA(NC) Vende-se Moradia T6 comanexos e jardim a minutos dacidade. Tem lavandaria, chur-rasqueira, anexo, garagembem como uma zona ajardi-nada. Lote c/ 866m2. SérgioDomingues 913 053 229 Saibamais em: www.remax.pt /123601007-88.............................................

VEN DASAPARTAMENTOS . T4

VEN DASMORADIAS

VEN DASMORADIAS . M1

VEN DASMORADIAS . M2

VEN DASMORADIAS . M3

VEN DASMORADIAS . M4

VEN DASMORADIAS . M4

VEN DASMORADIAS . M6

IMOBILIÁRIO22 DE SETEMBRO DE 2014, SEGUNDA-FEIRA

CLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT 03

Morada: Av. Calouste Gulbenkian, n.º 129, Lote B, 3º B, 3000-092 Coimbra918 638 164 Tânia Correia / 963 002 502 Maria José Correia

916 350 066 João [email protected] [email protected]

www.lider-21.com

LÍDER XXI Vende EXCLUSIVO T0 + Es-tacionamento interior, de luxo, em último

piso, em Celas (Classe energética D).963002502 Maria José Correia

LÍDER XXI Vende EXCLUSIVO T2+Esta-cionamento, na Rua do Brasil, junto ao Colégio

São Teotónio. 80.000,00€ (Classe energéticaD). 963002502 Maria José Correia

LÍDER XXI Vende EXCLUSIVO T2+G,NOVO, transformado em T3, suite c/ closet, boas

áreas, ao Coimbra Shopping, 149.000,00€ (Classeenergética B). 963002502 Maria José Correia

LÍDER XXI Vende fabuloso apartamento T6, emzona nobre da cidade, 5 suítes, bons acabamentos

(CE em curso). 963002502 Maria José Correia

LÍDER XXI Vende EXCLUSIVO fabulosaMoradia Unifamiliar, com ginásio, em lote deterreno com 2.000m2 a 10 minutos de Coimbra(C.E. em curso). 916350066 João Correia

LÍDER XXI Vende EXCLUSIVO Moradiaem Celas, em bom estado de conservação,com jardim e logradouro (C.E. em curso).916350066 João Correia

LÍDER XXI Arrenda EXCLUSIVO Loja noCentro Comercial Girasolum, c/ aprox. 20 m2,

250,00€ (Classe energética C); Loja na Figueirada Foz c/ 50m2, 250,00€ (C.E. em curso); Loja naUrb. do Loreto, aprox. 65 m2, 275,00€ (Classeenergética C); Loja na Cruz de Celas c/ 50m2,

local de excelência, 425,00€ (Classe energética E);Loja na Estrada de Eiras c/ 100m2, 525,00€

(Classe energética C); Loja em Celas (ex loja dos

CTT) c/ 170m2, boa localização, possibilidade de es-

paço para armazém e garagens, 1.250,00€ (C.E. emcurso). 918638164 Tânia Correia

LÍDER XXI Arrenda EXCLUSIVO Loja naCruz de Celasc/ 50m2, local de excelência, 425,00€

(Classe energética E). 918638164 Tânia Correia

LÍDER XXI Arrenda EXCLUSIVO Quartosna Solum, junto ao Atrium Solum, 150,00€(C.E. em curso); Quarto em Celas, na Av. Ca-

louste Gulbenkian, 220,00€ (C.E. em curso); 5Quartos em Moradia com jardim e logradouro,

cozinha equipada, aquecimento central, a 100m

da Faculdade de Economia, a partir de 120,00€(C.E. em curso). 918638164 Tânia Correia

LÍDER XXI Arrenda EXCLUSIVO T1 mo-bilado na Av. Calouste Gulbenkian, 325,00€(Classe energética D); T1 não mobilado na

Quinta da Estrela, 350,00€ (C.E. em curso);T1 mobilado, como novo, com jardim

comum, à Praça da República, 425,00€(Classe energética C); T1+G mobilado em

Celas, como novo, 400,00€ (Classe energé-tica E). 918638164 Tânia Correia

LÍDER XXI Arrenda EXCLUSIVO T1+Gmobilado em Celas, como novo, 400,00€ (Classeenergética E). 918638164 Tânia Correia

LÍDER XXI Arrenda EXCLUSIVO T2+Gmobilado, com pátio exterior comum, próximo

do Pólo I, 350,00€ (C.E. em curso); T2+Esta-cionamento, mobilado na R. do Brasil, 350,00€(Classe energética D); T2 mobilado à Facul-

dade de Economia, 525,00€ (C.E. em curso);T2 mobilado, com terraço, em Celas, 550,00€(C.E. em curso). 918638164 Tânia Correia

LÍDER XXI Arrenda EXCLUSIVO T3 nãomobilado, na Rua António Jardim, 325,00€(C.E. em curso); T3 não mobilado, com lo-

gradouro, junto a Bencanta, 300,00€ (C.E. emcurso); T3+G mobilado, na Circular Interna,

425,00€ (C.E. em curso); T3 mobilado,

como novo, na Rua do Brasil, 550,00€ (Classeenergética D). 918638164 Tânia Correia

VENDAS EXCLUSIVASAPARTAMENTOS - T0

VENDAS EXCLUSIVASAPARTAMENTOS - T2

VENDAS EXCLUSIVASAPARTAMENTOS - T2

VENDAS EXCLUSIVASAPARTAMENTOS - T6

VENDAS EXCLUSIVASMORADIAS

ARRENDAMENTOS EXCLUSIVOS

LOJAS

ARRENDAMENTOS EXCLUSIVOS

QUARTOS

ARRENDAMENTOS EXCLUSIVOS

APARTAMENTOS - T0/T1

ARRENDAMENTOS EXCLUSIVOS

APARTAMENTOS - T2

ARRENDAMENTOS EXCLUSIVOS

APARTAMENTOS - T3/T4/T5

LÍDER XXI Precisa de imóveis na cidade de Coimbra, para clientes em carteira. Quer vender,permutar ou arrendar o seu imóvel? Contacte-nos! Somos uma empresa com 20 anos de expe-riência no mercado imobiliário, ao seu dispôr, com o habitual profissionalismo, rigor, dedicaçãoe idoneidade. Possibilidade de gestão do seu património! 963002502 Maria José Correia /962974675 João Correia / 918638164 Tânia Correia / [email protected]

PRECISA-SE

LÍDER XXI Vende na Solum Apartamento T1 como novo, com estacionamento interior, ter-raço com vistas deslumbrantes sobre a cidade, óptima exposição solar, aquecimento central, arcondicionado, boas áreas! 168.000,00€. (Classe energética B) 963002502 Maria José Correia

OPORTUNIDADE DE VENDA EXCLUSIVA

Desde 1993 - Licença n.º 936 AMI

Page 32: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

VILAMAR APARTAMENTOS pa-ra venda ou arrendamento.Preços bons e financiamento a95%. Trata Imobiliária NovaCentral, Lda. Lic. AMI 1800.Telf.: 231 429 480 Cantanhede.www.imobiliarianovacentral.com ................................................

VENDAS

MORADIAS

FONTE ERRADA MORADIA tér-rea em início de construção,T3, c/ 1200m2 de terreno. TrataImobiliária Nova Central, Lda.Lic. AMI 1800. Telf.: 231 429480 Cantanhede. www.imobi-liarianovacentral.com................................................ANÇÃ VIVENDA T3+1, precisade algumas obras, 100.000 €preço negociável, boa localiza-ção. Trata Imobiliária Nova Cen-tral, Lda. Lic. AMI 1800. Telf.: 231429 480 Cantanhede. www.imo-biliarianovacentral.com ...............................................

CANTANHEDE MORADIA T4 emfase final de construção c/ gara-gem, churrasqueira, 3 WC, la-vandaria, rega e painéis solares.Crédito até 100%, 165.000 €.Trata Imobiliária Nova Central,Lda. Lic. AMI 1800. Telf.: 231429 480 Cantanhede. www.imo-biliarianovacentral.com................................................MORADIA ISOLADA em cons-trução na zona da Tocha, T4 c/bom quintal. Preço interessan-tes. Trata Imobiliária Nova Cen-tral, Lda. Lic. AMI 1800. Telf.: 231429 480 Cantanhede. www.imobiliarianovacentral.com

...............................................MORADIA NO CENTRO DECANTANHEDE, pronta a habi-tar por 45.000,00€. Trata Imo-biliária Nova Central, Lda. Lic.AMI 1800. Telf.: 231 429 480Cantanhede. www.imobiliaria-novacentral.com

...............................................VIVENDA EM CANTANHEDE T4em construção c/ painéis sola-res, garagem p/ 2 carros, chur-rasqueira, 4wc, lavandaria, as-piração, roupeiros e quintal.Trata Imobiliária Nova Central,Lda. Lic. AMI 1800. Telf.: 231429 480 Cantanhede. www.imobiliarianovacentral.com ...............................................

VENDAS

TERRENOS

TERRENOS EM CANTANHEDE c/+/- 2.000m2 p/ moradias iso-lada c/ 20mlf. 65.000 €. Bomnegócio. Trata Imobiliária NovaCentral, Lda. Lic. AMI 1800. Telf.:231 429 480 Cantanhede. www.imobiliarianovacentral.com ...............................................ANÇÃ TERRENO c/ +/- 600m2 eduas frentes p/ moradia iso-lada. Localização excelente,38.000€. Trata Imobiliária NovaCentral, Lda. Lic. AMI 1800.Telf.: 231 429 480 Cantanhede.www.imobiliarianovacentral.com

.................................................

VEN DASAPARTAMENTOS

IMOBILIÁRIO22 DE SETEMBRO DE 2014, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT04

C A N TA N H E D E . M I R A . M E A L H A DA

8006 AMI - MORADIA T6, CAR-VALHAIS, cozinha totalmenteequipada, sala c/ lareira e recu-perador, 2 suites, sótão, ter-raço, churrasqueira, garagem.Imóvel distinto. Certificação emcurso. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise porRef. nº 3223N. Telef. 239 70 8080.............................................

8006 AMI - CASA SENHORIAL,gruta histórica (fornece água p/rega e piscina) 7 quartos, 3 sa-lões 1 c/ 100 m2, painéis sola-res, anexos, piscina, alpendre,terreno com árvores centená-rias, garagem para 4 carros.Local tranquilo. Imóvel dis-tinto. Certificação em curso.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3155U. Telef. 239 7080 80.............................................8006 AMI - MORADIA AO PE-NEDO da Saudade, traça an-tiga, 8 divisões, 250 m2 deárea. Imóvel c/ característicasúnicas. Jardim e terreno. Certi-ficação em curso. Veja fotos emwww.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº.3393U Telef.239 70 80 80.............................................

!!! PARTICULAR VENDE TERRENOcom projeto aprovado e licença apagamento, para moradia T4, ar-quitetura moderna, a 2 Km dosHUC. Possibilidade de permutapor pequeno apartamento pararendimento em Coimbra ou emLisboa. Telm. 962 974 675.............................................8006 AMI - LOTE DE TERRENOc/ 4.300 m2 e 588 m2 de áreacoberta, inserido em Zona In-dustrial, ótimos acessos e boavisibilidade. Oportunidade.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº.3333N Telef. 239 70 80 80.............................................

(4252) 600.000€ AV. DIAS DASILVA, Coimbra (NC). Vende-seexcelente terreno com constru-ção para recuperar ou demolirpara construção nova. Comfrente para a Avª Dias da Silvae entrada pela Rua PinheiroChagas. Lote com 1.500m2.Amaro Bailão 964 306 499Saiba mais em www.remax.pt /123601015-93.............................................8006 AMI - SOLAR/ QUINTI-NHA, 767 m2 de área coberta,inserida em lote c/ 2.450 m2, 4suites, cozinha 25 m2 equi-pada, sala 80 m2, lareira e re-cuperador, aq. central, gara-gem dupla. Churrasqueira, co-zinha típica c/ forno a lenha.Revestimentos e pavimentosem mármore, granito e sucu-pira. Imóvel distinto. Certifica-ção em curso. Veja fotos emwww.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº. 3299U. Telef.239 70 80 80.............................................QUADRAR Lotes de terrenopara construção de moradiasunifamiliares em Vilarinho,Eiras. Telf. 239 780 550.............................................QUADRAR VENDE terreno p/construção, c/ Alvará de lotea-mento, junto ao Clube de Ténisde Coimbra. Telef: 239 780 550.............................................VENDE-SE TERRENO, pronto p/construção urbana, próx. Con-deixa, tranp. públicos, 1/2 em1/2 hora. Telm. 964 853 069.............................................

8006 AMI - 125.000 €, QUINTI-NHA c/ 3.350 m2, 2 poços deágua, plana, adega equipadapara a produção de vinho. A 15minutos de Coimbra, ZonaNorte. Veja fotos em www.dia-riodascasas.pt pesquise porRef. nº. 2768U. Telef. 239 70 8080.............................................

VEN DASRÚSTICAS

VEN DASTERRENOS

VEN DASQUINTAS

8006 AMI - PENELA, QUINTA c/20.000 m2, ideal para turismorural, 2 casas de traça antigamuito bem recuperadas c/ ma-teriais de qualidade. 6 Suites, 6salas, lareiras rústicas, sala-mandras, aq. central, piscina,campo de ténis, picadeiro, nas-cente, vinha, árvores de fruto.Vista maravilhosa s/ o verde eo castelo. Magnífica! Certifica-ção em curso. Veja fotos emwww.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº. 3323U. Telef.239 70 80 80.............................................8006 AMI - QUINTA COM18.200 m2, potencial de cons-trução de 4.350 m2. Casa dehabitação c/ 160 m2, depen-dências c/ 180 m2, logradouroc/ 130 m2 e adega c/ 70 m2.Ideal para turismo rural ou Lar.Condeixa. Veja fotos emwww.diariodascasas.pt pes-quise por Ref. nº 1477U. Telef.239 70 80 80.............................................QUINTA S. NICOLAU - Prédio 4andares, 500.000€. Telm: 917621 232.............................................

(4252) 20.000€ AV. SÁ DA BAN-DEIRA Coimbra (NC) Vende-seLoja com 15,50m2 no 2º pisodo Centro Comercial Avenida.Isabel Nascimento 92 540 1171Saiba mais em www.remax.pt /123601016-123.............................................(4252) 27.500€ EDIFÍCIO MA-RIALVA - Cantanhede (B).Vende-se Loja com 28,50m2,destinada a comércio. Junto àCamara Municipal de Canta-nhede, com facilidade de esta-cionamento, rodeada de servi-ços e a um minuto do centro dacidade. Lénia Faneco 938529  157 www.remax.pt /123601024-2.............................................

VEN DASLOJAS

(4252) 8.000€ SOLUM, COIM-BRA (NC). Vende-se garagemfechada com 15.50m2. TâniaFigueira 910 285 493 www.remax.pt / 123601013-76.............................................VENDEM-SE GARAGENS naSolum (junto C.C. Dolce Vita) eem Santa Clara (junto ao Por-tugal dos pequenitos) Quadrar.Telf. 239 780 550; 914 800 766.............................................

(4252) 25.000€ BOLETA, CARA-PINHEIRA (NC) Vende-se Edifí-cio destinado a armazém e ac-tividade industrial. Para re-construção. Área total 550m2,área de construção 330m2. Isa-bel Nascimento 92 540 1171Saiba mais em www.remax.pt /123601016-37.............................................

(4252) 345.000€ RUA HENRI-QUE Seco, Coimbra (NC).Vende-se Prédio com 3 andarese logradouro. Um apartamentode tipologia T4 no R/C e 2 de ti-pologia T3+1 no 1º e 2º anda-res. Perto de Escolas, Hospitais,Universidade, Clínicas, etc.Marque já a sua visita. AmaroBailão 964 306 499 Saiba maisem www.remax.pt / 123601015-42..............................................(4252) 475.000€ RUA ANTÓ-NIO JOSÉ de Almeida, Coim-bra(NC) Vende-se Prédio com 4Pisos. 18 quartos, 5 WC, 3 co-zinhas. Com rendimento decerca de 7,5%. Amaro Bailão964 306 499 Saiba mais emwww.remax.pt / 123601015-119.............................................

(4252) 479.000€ (NC), COIM-BRA. Vende-se Prédio com 9suites, cozinha equipada. Sala,TV cabo. Lavandaria. Luz inde-pendente em cada quarto Ren-tabilidade de 2.700€/mês. Re-modelado em 2012.Tânia Fi-gueira 910 285 493 Saiba maisem : www.remax.pt / 123601013 -42.............................................8006 AMI - JUNTO À PRAÇA DARepública, prédio c/ 3 pisospara reconstrução c/ viabili-dade para 18 quartos, cozinhae wc s ou 6 T1, 5 T0 e T3 du-plex. Possibilidade de permuta.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3357U. Telef. 239 70 80 80.............................................8487 AMI – HR HOUSE – OLI-VAIS, vende Prédio com 3xT3, anecessitar algumas obras de res-tauro, Ideal para investimento.Ótimo preço, apenas 95.000€,marque visita. REF:MU83 (Maisinformações consulte o nossosite em www.hrhouse.pt) Tlm.910 304 646.............................................

APARTAMENTO MOBILADO /EQUIPADO, arrenda-se 3 estu-dantes, Sé Velha. Telm. 934759 812, 239 717 415.............................................

SÓTÃO ARRENDA-SE, 165 M2,Rua da Aveiro, lote 2. Telm:917 621 232.............................................T2 / T3 / T5 DUPLEX. Mobila-dos. Perto Fac. Economia,Celas, HUC, Prç Repú.Telem.916 882 794 / 926 616 392.............................................

8487 AMI – HR HOUSE –CELAS – Arrenda Studio T0, ,Cozinha equipada, completa-mente mobilado, aparcamentofechado. Preço 450€, REF:ARR375 (Mais informaçõesconsulte o nosso site em www.hrhouse.pt) Tlm. 910 304 646.............................................ARRENDA-SE T0 SOALHEIRO, c/varanda, Rua Figueira da Foz,não mobilado. 250€ Tlm: 969816 476.............................................T0 MOBILADO arrendo a me-nina estudante, junto Univ. Re-cibo, internet. Telf: 233 431296 / 963 301 234.............................................T0 E T1 MOBILADOS, entre aUniversidade e Largo da Porta-gem. Entrada imediata. Preçoacessível. Telem. 936 405 428.............................................T0 JUNTO AOS ARCOS de Jar-dim, arrenda Inter Predial Cen-ter. Telf. 239 812 534; 962 455040, AMI-3193, consulte:www.interpredialcenter.com.............................................

(4252) 375€ À AVª SÁ DA BAN-DEIRA, Coimbra (E). Arrenda-seExcelente T1, bem localizado a50m da Praça da República.Mobilado e equipado. AmaroBailão 964 306 499 Saiba maisem www.remax.pt /123601015-76................................................ T1 TODO EQUIPADO, elec-trod., óptimas condições, nazona Celas. Dão-se e pedem-sereferencias. Cert. AAC.Telf. 912331 212.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T1, Junto à Solum,novo, cozinha lacada, total-mente equipada, sala 22 m2,aq. central, garagem. Localtranquilo. 550€/Mês Ref.3374U Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T1, junto ao Fórum, to-talmente mobilado, cozinha c/móveis em wenguê, equipada,varanda, aq. central, ar condi-cionado e garagem. Classe A.550€/Mês Ref.ª 3430U. Telef.239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T1, Junto ao S. Teotó-nio, Polo II, impecável, cozinhatotalmente equipada, possibi-lidade de ser mobilado, vistapanorâmica s/ o rio. 395€/MêsRef. 3277U Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T1, Junto ao Vale dasFlores, totalmente mobilado,cozinha lacada, equipada, arcondicionado na sala, aq. cen-tral completo, garagem.500€/Mês Ref.ª 3420U. Telef.239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SE FA-BULOSO Andar T1, acabamen-tos de elevada qualidade, cozi-nha totalmente equipada, lou-ças suspensas, aq. e aspiraçãocentral, estores elétricos, va-randa, garagem. Oportuni-dade. 600€/Mês Ref.ª 3392UTelef. 239 70 80 80.............................................

8487-AMI – HR HOUSE – OLI-VAIS arrenda T1 como novo,cozinha equipada, apenas400€, marque visita. CE-C(Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt) ARR380 Tlm. 910 304 640.............................................A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-renda T1 em vários locais da ci-dade - Elísio de Moura / Solum/ Urb. Panorama / Gorgulão /Loreto. Bons preços, a partir de€250. Telef: 239 780 875 – 932227 701.............................................A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-renda T1 semi-novos c/ gara-gem em zonas privilegiadas dacidade com sala, cozinha equi-pada e excelente exposiçãosolar. Telef: 239 780 875 – 932227 701.............................................ARRENDA-SE T1 espaçoso c/marquise e coz equipada, MteFormoso, soalheiro. Telm. 914697 552.............................................ARRENDA-SE T1 – na Solum.Telm. 93 3000 303.............................................ARRENDA-SE T1 MOBILADO eequipado, perto Praça da Re-pública, 350€. Telm. 916 074361.............................................ARRENDA-SE T1 MOBILADO,Al. Calouste Gulbenkian, 47.Telm. 967 594 289 até 23h.............................................ARRENDA-SE T1 R. do Brasill,sem mobilia 300€, com mobilia350€. Tlm: 969 356 875 / 239701 766.............................................ARRENDA-SE T1, EDIFÍCIO Rai-nha Santa, Rua Cidade Halle,Lote 19/21, 6º C, Monte For-moso - Coimbra. Telf. 275 320910/ 11; 969 618 809.............................................ARRENDA-SE T1, Coz. equi-pada, muito bom estado, noB.º Norton Matos. 270€ neg.Telm. 919 332 523.............................................T1 MOB. ARRENDA-SE c/ apar-camento e arrumos, juntoCoimbrashopping. Telem. 969090 961.............................................T1 - JUNTO COIMBRASHOP-PING, Monte Formoso e Loreto.Arrenda Inter Predial Center.Telf. 239 812 534; 962 455040, AMI-3193, consulte:www.interpredialcenter.com.............................................T1 E T2 LOJA DO CIDADÃO e T1Solum, equip. e remodelados.Tlm: 919 053 080, 918 609 453.............................................T1 MOBILADO PERTO Fac. Eco-nomia Esc Sec José Falcão eHospitais. Telm 917 307 367.............................................T1 MOBILADO, NOVO, jt.º Uni-versidade. Telf. 239 826 442 /965 342 660.............................................T1 SEM MOBÍLIA, na Solumjunto ao Estádio, 425€ nego-ciáveis. Telm. 933 000 303.............................................T1, CAVE ESQUERDA URB. Pa-norama, coz. equipada, ar-rumo, aparcamento. Tlm: 916433 478.............................................

(4252) 420€ RUA DO BRASIL,Coimbra (D). Arrenda-se T2Mobilado e equipado, perto deserviços, transportes públicos áporta. Amaro Bailão 964306  499 Saiba mais emwww.remax.pt / 123601015-133.............................................

(4252) 550€ CELAS, COIMBRA(NC). Arrenda-se ApartamentoT2 com cozinha totalmenteequipada. Quartos com roupei-ros, dois wc s. AparcamentoCoberto. Venha conhecer!Sónia Cunha 912 452 361Saiba mais em www.remax.pt /123601004-126.............................................325€ POLO II / ISEC e Conti-nente, T2 mobilado, coz. equi-pada, bem localizado. Telm.929 112 233.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T2, Solum, mobilado,cozinha equipada, local de elei-ção. Aproveite. 400€/Mês Ref.ª3416U. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T2, Eiras, cozinha commóveis lacados, quartos c/ pa-vimento em soalho flutuante,garagem coletiva. 350€/MêsRef.3162U. Telef. 239 70 80 80.............................................8487 AMI – HR HOUSE – CAR-LOS Seixas, arrenda T2 com acozinha totalmente nova, 2Wc’s preço 480€, marque vi-sita. (Mais informações con-sulte o nosso site emwww.hrhouse.pt) ARR 3 Tlm.910 304 640.............................................8487 AMI – HR HOUSE – Q.BOAVISTA , arrenda T2, Cozinhaequipada, totalmente mobilado,preço apenas 500€. ARR376. CE-B (Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt)Tlm. 910 304 646.............................................8487 AMI – HR HOUSE – RUAVERDE Pinho, arrenda T2 novo– Acabamentos de topo, cozi-nha totalmente equipada, doiswc s um é suite, todo mobi-lado e aparcamento coberto,vidros duplos e basculantes.Disponível a partir de 1Agosto. Preço 750€ - Certifi-cado energético “B” (Mais in-formações consulte o nossosite em www.hrhouse.pt) REF:ARR355 Tlm. 910 304 646.............................................919 275 860 - T2+1 Remode-lado, Rua António Jardim,perto Dolce Vita, arrenda-se..............................................A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-renda T2 em vários locais da ci-dade – Vale das Flores / R. Bra-sil / Urb. Panorama / Loreto / St.Clara. Bons preços, a partir de€325. Telef. 239 780 875 - 932227 701.............................................ARRENDA APARTAMENTO C/ 2Quartos,. a 3 min. Faculdadede Letras, 200€. Telm. 913 081748..............................................ARRENDA-SE CASA T2 na Baixade Coimbra, em estado novoTelem. 914 705 460, 966 964 234.............................................ARRENDA-SE T2 c/ parquea-mento, boas áreas, Bairro StaApolónia, local sossegado. Tlm:918 661 650.............................................ARRENDA-SE T2 ESPAÇOSO,mobilado, junto Dolce Vita -Solum. Telm. 919 474 342..............................................ARRENDA-SE T2 mobilado, naRua dos Combatentes . Telem.966 490 680.............................................ARRENDA-SE T2 Mobilado, p/estudantes, espaçoso, Av. Fer-não Magalhães (perto Univer-sidade). Tlm: 912 329 502.............................................ARRENDA-SE T2, boas áreas,muito soalheiro, na r. Brig. Cor-reia Cardoso, edf. 361 . Telf.912 331 212, 917 599 520.............................................ARRENDA-SE T2, cozinha mo-bilada, centro de Ançã. Telem.914 986 197.............................................

ARRENDA-SE T2, sala e quartosc/ varanda, como novo, bompreço. Telem: 919 466 487.............................................DOIS T2, coz. equipadas, mobi-lados, Qt.ª da Estrela e B.º N.Matos (próx. Polo II, ISEC).Telm. 927 418 244.............................................ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA-ÇÃO - 2 - T2 mobilados, a 1min. arrenda-se. Telem: 935102 059.............................................T2 IMPECÁVEL c/ gar., mobi-lado / equip., arrenda-se aProf./ estudantes, R. Brasil,prox. ISEC /ESEC, Polo II. Telm.962 949 182.............................................T2 + (SÓTÃO c/ quarto, sala,wc), coz. equip., todo mobi-lado, próx. Fac. Med., Far,.HUC, Arca e Inst. V. Gama.Telm. 927 418 244.............................................T2 - JUNTO COIMBRASHOP-PING, Rua Carlos Seixas, Ter-reira da Erva, Santa Clara, Lo-reto, B. S. Miguel e próximoHosp. Covões. Arrenda InterPredial Center. Telf. 239 812534; 962 455 040, AMI-3193,consulte: www.interpredialcen-ter.com.............................................T2 MOBILADO, R. Inf. D. Maria,Bl. 5, 7ºB ( por trás Avelar Bro-tero). Opção garagem. Telf. 239484 686.............................................T2 REMODELADO c/ terreno,Adémia de Cima (junto passa-gem nível). Telm. 915 868 069.............................................T2 REMODELADO, c/ garagem,Santa Apolónia. Bom preço.Telf. 239 820 739.............................................

239 914 070 / 936 624 400 -SÓ 1 MÊS ENTRADA, T3 + G. +aparc., 350€ mês, perto Coim-bra.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3+3 duplex, CarlosSeixas, 6 quartos, totalmentemobilado, cozinha equipada,pavimento em soalho flu-tuante, excelente para estu-dantes. 900€/Mês Ref.ª 3417U.Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, Bairro Norton deMatos, remodelado recente-mente, cozinha totalmenteequipada, mobilado, aq. cen-tral, varandas, boa exposiçãosolar, oportunidade. 600€/MêsRef. 3399U. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, Celas, remodelado,arrumo e lavandaria. Possibili-dade de cozinha equipada egaragem. 750€/Mês Ref.3272U. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, junto à Solum, co-zinha parcialmente equipada,despensa, arrumo na cave. Ex-posto a nascente/poente.Classe C 500€/Mês Ref. 3434U.Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, Polo II e Escola deHotelaria, garagem. Exposto anascente/poente. 500€/mêsRef. 3247U. Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, à Solum, 120 m2de área, cozinha com móveislacados, equipada, sala 28 m2,pavimento em parquet. Localde eleição. 650€/Mês Ref.2853U. Telef. 239 70 80 80.............................................

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS .T0

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS .T1

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS .T2

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS .T3

VEN DASARMAZÉNS

VEN DASOUTROS

VEN DASGARAGENS

Page 33: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

PARTICULAR ARRENDA Esta-cionamento, em edifício novo,com segurança 24H, junto aosHUC, no Celas Plaza. 916 264844.............................................

ARRENDA-SE ESPAÇO AMPLOc/ 160 m2 p/ comércio e servi-ços, r. do Bordão 10, frt. novaEsc. Básica do 1.º 2.º e 3.º cicloda Lousã, a 700 mts do novocentro saúde. Telm 912 732206 após 17.30h.............................................

ARRENDA-SE PEQUENO ES-

PAÇO c/ Alvará de mercearia,

frente ao MacDonald s, à

Solum. Telm. 965 305 075

.............................................

CABELEIREIRO CEDE-SE na rua

principal de Coimbra, por mo-

tivo de idade. renda barata.

Resposta carta ao jornal 9456

.............................................

REST. EM COIMBRA C/ interesse

turístico, arrenda-se muito bom

preço. Telem: 916 140 193

.............................................

TRESPASSES

VEN DE-SEQUOTAS

ARRENDA-SEOUTROS

ARRENDA-SEESTACIONAMENTO

8487 AMI – HR HOUSE – ALTOSº JOÃO, arrenda T3 Remode-lado, cozinha equipada, gara-gem Preço 350€. ARR365 mar-que visita. ARR (Mais informa-ções consulte o nosso site emwww.hrhouse.pt) REF: ARR345Tlm. 910 304 646.............................................8487 AMI – HR HOUSE –BAIRRO NORTON Matos, ar-renda T3 , cozinha totalmenteequipada, mobilado, , boa expo-sição solar, como novo, apenas550€ negociáveis. ARR 339, CE-E. (Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt)REF: ARR339 Tlm. 910 304 646.............................................8487 AMI – HR House –QUINTA DA FONTE T3 com ga-ragem, ultimo piso, excelentesvistas, cozinha totalmente equi-pada, sala com lareira, quartoscom roupeiros, apartamentomuito bem cuidado, CE-C,preço apenas 550€ mês, mar-que a sua visita. REF:ARR350(Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt)Tlm. 910 304 646.............................................8487 AMI – HR HOUSE – T3QUINTA da Maia. Cozinhaequipada, boas áreas, 480€marque visita. ARR 379 . CE-D(Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt)REF:ARR354 Tlm. 910 304 640.............................................A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-renda T3 e T4 – Rua do Brasil /Rua Carlos Seixas / Celas / Tovim/ Boavista. Bons Preços. Telef.239 780 875 - 932 227 701.............................................Á SOLUM T3, MOBILADO e co-zinha equipada. Ideal para es-tudantes. Remodelado. 125m2a.u.. C. energético C. 600€. Tel.918 355 590.............................................ANDAR MOBILADO,, C/ 3QUARTOS, R. do Brasil (jt.ºPingo Doce), 5 min. Dolcevita,arrenda-se. Telm. 917 223 796.............................................ARRENDA-SE apartamento T3com estacionamento privativo,no lugar de Casas Novas, pertoda via rápida Taveiro e da en-trada para a A1. Contactos:967 055 853 ou 917 000 836.............................................ARRENDA-SE APARTAMENTOT3, a estudantes, Junto à PraçaRepública. Telf 917 221 168.............................................ARRENDA-SE CASA T3, Ameal,c/ estac. priv., casa de arrumose transp. à porta. Tlm: 916 089083.............................................ARRENDA-SE T3 1.º ANDAR oucasa, 3 quartos ou +, amploterraço, pequenos animais do-mésticos ok. Telm.: 963 795567.............................................ARRENDA-SE T3 c/ 2 wc, emCelas (perto Univ.e Hospital).Telf. 231 451 875 / 911 104830.............................................ARRENDA-SE T3 C/ garagem earrumo no sótão, no Centro deCernache. Telm. 965 096 058.............................................ARRENDA-SE T3 EM COIMBRA,mobilado, água, luz, internetincluído. Mínimo 12 meses.Telm.: 963 795 567.............................................ARRENDA-SE T3 Mobilado eequipado, à Quinta D. João.(Bom p/ estudantes). Telem:967 917 800.............................................ARRENDA-SE T3+1, junto Pisci-nas de Celas. Dá-se pref. casaljovem. Telf. 239 834 337 (após12h).............................................ARRENDA-SE T3, R. Ant. JoséAlmeida. Telm. 967 594 289até 23h.............................................

ARRENDO T3 na zona PingoDoce do Calhabé. Telm. 939306 676..............................................QUINTA MAIA, T3 mobilado, 2wc, despensa, marquise, ar-renda-se. Telm. 911 833 722.............................................T3 ARRENDA-SE c/ ou s/ mobí-lia, lareira, wc privativo,. JtoLIDL, Sta Clara. Telem. 914 533608.............................................T3 BEM MOBILADO, estudan-tes, R. Gen. Hum. Delgado,450€. Telem. 966 101 232.............................................T3 COM/ SEM MOBÍLIA, R. doBrasil e Santa Clara. ArrendaInter Predial Center. Telf. 239812 534; 962 455 040, AMI-3193, consulte: www.interpre-dialcenter.com.............................................T3 MOBILADO, B. N. Matos,prox. ISEC /ESEC, Polo II, ar-renda-se 3 a 4 estudantes.Telm. 962 949 182.............................................

(4252) 800€ MONTES CLAROS/ CELAS, Coimbra (NC). Ar-renda-se Apartamento T4 comgrande área, cozinha mobiladae equipada com placa a gás,exaustor, sala c/ varanda. Pertode transportes e comércio.Sónia Cunha 912 452 361Saiba mais em www.remax.pt /123601004-136.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T4, Rua dos Combaten-tes, não mobilado, cozinhaequipada, terraço. Local deeleição. 650€/Mês Ref.ª 3423U.Telef. 239 70 80 80.............................................8487 AMI – HR HOUSE –CELAS, arrenda T4 remodelado,cozinha equipada, completa-mente mobilado, preço 600€mês. REF:ARR374. CE-D (Maisinformações consulte o nossosite em www.hrhouse.pt) Tlm.910 304 646.............................................8487 AMI – HR HOUSE – VALEDAS Flores, arrenda T4 em Du-plex, Remodelado, Boas áreas,cozinha equipada, mobilado,preço 650€ mês. CE-D ARR382(Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt)Tlm. 910 304 640.............................................T4 MOBILADO, na Quinta daBoa Vista, junto aos Polos.Telm.933 000 303.............................................

8006 AMI – ANDAR T5, CELAS,totalmente remodelado, mobi-lado, cozinha c/ móveis laca-dos, totalmente equipada,local de eleição. 950€/MêsRef.3435U. Telef. 239 70 80 80.............................................ANDAR MOBILADO, c/ 6 quar-tos, jt.º Inst. Miguel Torga, ar-renda-se. Ideal p/ estudantes.Tlm. 917 223 796.............................................

PARTICULAR ARRENDA OUVENDE grande Vivenda gemi-nada. Picoto. Cernache. Auto-carros à porta. Telm. 239 835161.............................................

(4252) 450€ PORTELA, TENTÚ-GAL (D). Arrenda-se MoradiaT4 com 2 pisos. Construção re-cente, boas áreas. Cozinha,sala ampla c/ muita luz, des-pensa, arrumos, 4 quartos e2WC. Isabel Nascimento 92 5401171 Saiba mais em www.remax.pt / 123601016-102.............................................

8006 AMI – ARRENDA-SE, MO-RADIA T5, nova, S. Martinho,cozinha 16 m2 c/ móveis emfaia, sala 52 m2, lareira e recu-perador, aq. e aspiração cen-tral, sótão, jardim, cave amplac/ 120 m2. Classe B. 800€/MêsRef.ª 3388N. Telef. 239 70 8080.............................................

ARMAZÉM / GARAGEM, boasáreas. Bem localizado. Tlm. 937602 147.............................................

8006 AMI – ARRENDA-SE ES-CRITÓRIO Cruz de Celas, comtrês gabinetes, 2 wc s, salade espera, ar condicionado, ex-celente exposição solar.550€/Mês Ref.3157U. Telef.239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SE ES-CRITÓRIO Cruz de Celas, comtrês gabinetes, 2 wc s, salade espera, ar condicionado, ex-celente exposição solar. 550€/Mês Ref.3157U. Telef. 239 7080 80.............................................ARRENDA-SE SALA c/ 44m2,(wc), c/estacion., 230€, Av. Fer-não Magalhães (jt. às Finan-ças). Telm. 919 229 110.............................................

(4252) 500€ RUA DO BRASIL,Coimbra (nc) Arrenda-se Lojana Rua do Brasil com R/C eCave. Muito central. Boa visibi-lidade. Isabel Nascimento 92540 1171 Saiba mais emwww.remax.pt / 123601016-115.............................................(4252) 500€ RUA DO BRASIL,Coimbra (nc). Arrenda-se Lojana Rua do Brasil com R/C eCave. Muito central. Boa visibi-lidade. Isabel Nascimento 92540 1171 Saiba mais emwww.remax.pt / 123601016-115.............................................8006 AMI – VENDE-SE /AR-RENDA-SE LOJA c/ 30 m2, juntoao Portugal dos pequenitos,montra, wc privativo. Possibili-dade de garagem. 100.000 € /300 €. Telef. 239 70 80 80.............................................

(4252) 85€ À SOLUM, Coimbra(NC). Arrenda-se Garagem comespaço para estacionamento earrumação.24.5m2. Bem loca-lizada no centro da cidade.Sónia Cunha 912 452 361Saiba mais em www.remax.pt /123601004-128.............................................

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS . T4

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS . T5

ARRENDA-SEMORADIAS

ARRENDA-SEMORADIAS . M4

ARRENDA-SEMORADIAS . M5

ARRENDA-SEARMAZÉNS

ARRENDA-SEESCRITÓRIOS

ARRENDA-SELOJAS

ARRENDA-SEGARAGENS

I M O B I L I Á R I O

F IGUEIRA DA FOZ

8006 AMI - ANDARES FI-GUEIRA DA FOZ, 1ª linha,vista mar, várias tipologias deT0 a T4, excelentes acaba-mentos e preços. Marque vi-sita. Certificação em curso.Veja fotos em www.diariodas-casas.pt pesquise por Ref. nº3389N Telef. 239 70 80 80.............................................FOZMEDIA VENDE T0 c/ kitperto da praia,só 40.000€;T1jto a Tamargueira 70.000€ vis-tas mar, e T2 excelente jto asABADIAS,apenas 65.000€oportunidade.consulte-noswww.fozmedia.pt-AMI 1173.Telm 969 246 830 ou 233 414364.............................................FOZMEDIA VENDE: T3 c/ gran-des áreas e aparc,usado, embom estado.otimo investi-mento.aproveite.Só 47.750€.T3 c/ terraço a volta do aparta-mento,fantásticas vistas,comose 1moradia.Unico nacidade.Só 125.000€. consulte-nos www.fozmedia.pt-AMI1173. Tlm 969 246 830 ou 233414 364.............................................FOZMEDIA VENDE: T4 c/gardupla+arrumo,c.cidade.peq.obras só 80.000 €(aceita pro-posta); T4 excelente, zona ver-des, c.cidade, perto todo .peq.obras. Apenas 62.500€. Con-sulte-nos www.fozmedia.pt-AMI 1173. Tlm 969 246 830ou 233 414 364.............................................FOZMEDIA VENDE: Mo T3(r/c-1º), c/ terraço+gar+jardim,ótimo estado, a 5 mts do cen-tro.zona Vila Verde. Oportuni-dade.apenas 115.000€.€. con-sulte-nos www.fozmedia.pt-AMI 1173. Tlm 969 246 830ou 233 414 364.............................................FOZMEDIA VENDE: T3 usado,excelente, jto a praia, vistas mar,na marginal. Apenas 90.000€;T3 fantastico, c/ aparc. Em lugaraprazivel, ótimo preço, 95.000€consulte-nos www.fozmedia.pt-AMI 1173. Tlm 969 246 830 ou233 414 364.............................................

(4252) 60.000€ FIGUEIRA DA

FOZ (NC). Vende-se T3 remo-

delado. Perto de escolas, cen-

tro comercial, centro de

saúde, e com jardins envol-

ventes. Cozinha mobilada e

equipada. Fantástica oportu-

nidade! Sónia Cunha 912 452

361 Saiba mais em www.

remax.pt / 123601004-121

.............................................

FOZMEDIA VENDE: Mo T3(r/c-

1º), c/ terraço+gar+jardim,

ótimo estado, a 5 mts do cen-

tro.zona Vila Verde. Oportuni-

dade.apenas 115.000€.€.

consulte-nos www.fozmedia.

pt-AMI 1173. Tlm 969 246

830 ou 233 414 364

.............................................

(4252) 180.000€ BUARCOS,

Figueira da Foz (NC) Vende-se

Prédio, R/C espaço comercial

e 3 pisos de habitação.*Aceita

permuta. Sérgio Domingues

913 053 229 www.remax.pt /

123601007-74

.............................................

FOZMEDIA ARRENDA: T1 a

partir de 200€,T2 a partir de

250€,T3 a partir de 300€, com

e sem mobília. Temos mais

opções muito aliciantes. con-

sulte-nos www.fozmedia.pt-

AMI 1173-tlm 969 246 830 ou

233 414 364

.............................................

VEN DASAPARTAMENTOS

VEN DASAPARTAMENTOS . T3

VEN DASMORADIAS

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS

IMOBILIÁRIO22 DE SETEMBRO DE 2014, SEGUNDA-FEIRA

CLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT05

A R R E N D A - S EQUARTOS

ARRENDA-SE 1 QUARTO a me-nina estudante R. NicolauChanterenne (Celas). Telm. 963110 462.............................................ARRENDA-SE QUARTO INDEP.Rapaz/ rapariga estud. (máq.lavar), 150€, R. Saragoça,perto Univerv. Telm. 965 800180.............................................ARRENDA-SE QUARTOS mobi-lados, duplo ou individual, c/serv. cozinha, meninas ou oapartamento T3. Telf. 239 826520.............................................ARRENDA-SE PERTO PRAÇADA REPÚBLICA e perto doESEC / DolceVita, quartos a es-tudantes em apart.s mobiladosindep.. Telm. 963 939 252.............................................

0 ARRENDA-SE QUARTO INDI-VIDUAL, estudante rapaz, PrçªRepública. S/ senhorio. Bompreço. Telm. 960 150 204 / 962813 999.............................................002 QUARTOS com serventiacozinha, Net, TVCabo, com ousem WC privado. Ao FORUMCOIMBRA. 150€ e 130€. Tlm919 892 101..............................................01 - BOM QUARTO, grande,cama de casal , à Solum/ DolceVita, c/ inet e limpeza. Telem:916 884 500.............................................01 QUARTO - P/ Menina estu-dante, Esc. Sup. Agr., ISCAC, c/net, 100€. Telem. 965 504 742.............................................02 QUARTOS INDEPENDEN-TES, c/ coz., máq. roupa, mar-quise, arrenda-se a rapazes ca-loiros. S/ senhorio. Telem. 933936 738.............................................1 QUARTO ao Continente,perto Isec / Polo II, p/ rapazesestudantes/trabalhadores. S/senhorio. Tlm. 968 094 306.............................................1 QUARTO DUPLO (125€ tudoincl.) em T2 todo mob., s/ se-nhorio, R. Brasil (P. Doce) ar-renda-se, meninas estud. Tlm.917 633 848.............................................1 QUARTO INDIVIDUAL, Mob.,coz. equip., menina estudante,Av. Elísio Moura. Tlm: 919 264148.............................................1 QUARTO Individual, em casade estudantes, arrenda-se amenina estudante. Tv + net,150€, ESEC/ ISEC. Telem. 965411 977.............................................

1 QUARTO, mobilado, a me-nina estudante, casaindep.,125€, R. Brasil (PingoDoce). Telem. 966 101 232.............................................1(2) QUARTO INDIVIDUAL amenina / estudante, Qta.Maia.150€. Tlm. 914 536 484.............................................3 QUARTOS em apartamento,desde 100€, R. Brasil, 50 mts.S. Teotónio, estacionamento.Telm. 913 081 748..............................................3 QUARTOS IND., mobilado c/cozinha, a meninas estudan-tes, Vale das Flores, Conti-nente. Tlm. 917 512 708.............................................3 QUARTOS INDIVIDUAIS, me-ninas, c/ cozinha equipada,Solum. Telm. 938 261 245 /961 350 543.............................................ARRENDA-SE 2 QUARTOS a in-dividuais a menina perto docontinente. Telm. 919 303 579.............................................ARRENDA-SE A MENINA estu-dante, quarto individual, c/serventia cozinha, indepen-dente. Telf. 239 837 317 / 914059 861.............................................ARRENDA-SE EXCELENTEQuarto Individual, wc priva-tivo, jt. Continente / ISEC. Telm.968 332 782..............................................ARRENDA-SE QUARTO a me-nina, Rua António Jardim,HUC, F. Economia. Telm. 967521 516.............................................

ARRENDA-SE QUARTO a rapaz,junto “Corte Inglês”, 175€tudo incluido. Independente.Telf. 239 721 964 966 964 512.............................................ARRENDA-SE QUARTO com TVcabo e net ilimitada, casa semsenhorio no Bairro da BelaVista, junto à Solum. Telm. 934282 471 / 915 453 878.............................................ARRENDA-SE QUARTO, Apart.junto Bº Norton Matos, c/ boascondições. Telf. 239 715 069 /965 352 184.............................................ARRENDA-SE QUARTO, me-nina estudantes, Cruz Celas,Coimbra. Telf. 231 423 229,939 153 489.............................................ARRENDA-SE QUARTO, rapazestudante, apart. indep., boasvistas, Stª Clara (perto Fac.Desporto). Telm. 965 693 738.............................................ARRENDA-SE QUARTOS, c/ in-ternet em Coimbra na R. PauloQuintela. Telm. 967 332 170 -966 024 105.............................................

ARRENDAM-SE QUARTOS apartir 125,00 € em Coimbra,Tlm: 917 361 825 e S. M. doBispo, perto do Hospital dosCovões a partir de 150€. Emambos: água, luz, incluído, c/recibo. Telem: 910 793 221.............................................ARRENDAM-SE QUARTOS ARAPAZES em frente à ESEC ejunto Polo II. Tlm. 912 224 403.............................................

ARRENDAM-SE QUARTOS c/ ous/ wc privativo, na Baixa. Telm.968 602 323.............................................ARRENDAM-SE QUARTOS DU -PLO ou individual, serventiacozinha. Tlm. 967 461 234.............................................ARRENDAM-SE QUARTOS,apart. s/ senhorio, net, TvCabo.Jt.º Miguel Torga e Fac. Econ.Tlm. 919 662 230.............................................ARRENDAM-SE QUARTOS, es-tudantes, Fac. Economia, jt.Igreja Olivais. Telm. 966 015289.............................................ARRENDO QUARTO, menina/senhora, 155€ (desp. incluí.).Recibo. DolceVita. S/ senhoria.Tl. 912 555 135.............................................LISBOA, ARRENDA-SE Quarto,junto ao Técnico e cidade Uni-versitária, a professores e alu-nos. Telf. 218 142 242.............................................ÓTIMOS QUARTOS mobilados,estudantes, coz. equip., luz,gás, net, Trv. Ladeira Seminá-rio, 28. Tel. 963 066 150.............................................QUARTO P/ Meninas estudan-tes em apartamento, R. Virg.Correia, Celas. Telem: 935 460906.............................................QUARTOS A ESTUDANTES, S/SENHORIO, net, próximo Fa-culdades e Celas. Telem. 918980 658.............................................QUARTOS A UNIVERSITÁRIASc/ internet, R. Trindade Coelhonº 4 - 1º, à Praça da República.Tlm: 967 357 781.............................................QUARTOS c/ wc priv., coz., es-tudantes, 150mts Fac. Letras,net, tvcabo. Telf. 239 824 351.............................................QUARTOS IND. MUITO AM-PLOS, R. Brasil, jtº P. Doce e QtªD. João, coz. equip., TV, netincl., 130€ a 155€. Telm. 917929 268..............................................QUARTOS INDIVIDUAIS, meni-nas universitárias. Excelentecasa. Jt.º Dolce Vita. Telm. 915952 443............................................

8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, Ao B. Norton deMatos, remodelado, mobilado,cozinha c/ móveis lacados,equipada, ideal para estudan-tes. 500 €/Mês Ref.ª 3438U.Telef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, Quinta da Fonte,cozinha totalmente equipada,sala 25 m2 c/ ar condicionado,oportunidade. Possibilidade deser arrendado c/ garagem p/700 €, assim como totalmentemobilado p/ 800 €. Ref.ª3421U. Telef. 239 70 80 80.............................................

8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, S. Martinho, Juntoà Escola de Enfermagem, re-modelado, mobilado, cozinhac/ móveis lacados, equipada,sala 30 m2, oportunidade. 525€/Mês Ref.ª 3419U Ref.ª 3392UTelef. 239 70 80 80.............................................8006 AMI – ARRENDA-SEANDAR T3, Vale das Flores,Junto ao Centro de Saúde, to-talmente mobilado, cozinhaequipada. 600 €/Mês Ref.2941U. Telef. 239 70 80 80.............................................

8487 AMI – HR HOUSE – ALTO SºJOÃO – Arrenda T3 Cozinha equi-pada, excelentes áreas, Mobilado.garagem fechada. Preço 500€,REF:ARR383 (Mais informaçõesconsulte o nosso site em www.hrhouse.pt) Tlm. 910 304 640.............................................8487 AMI – HR HOUSE – CAR-LOS SEIXAS – Arrenda T3 com-pletamente mobilado, Ultimoandar, vistas fantásticas, Cozinhaequipada, despensa, excelentesáreas. Preço 5750€, REF:ARR378(Mais informações consulte onosso site em www.hrhouse.pt)Tlm. 910 304 640.............................................

Page 34: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

AUTOMÓVEIS | CONTACTOS06 22 DE SETEMBRO DE 2014, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT

MENINA UCRANIANA, muitobonita, esbelta, meiga e cari-nhosa, só p/ cavalheiros debom gosto. Desl. hotéis. 919130 113..............................................MENINA DE SEIA, minetequente, 69 molhadinho, oralnatural e acessórios. Das 9hàs 23h. Seg. a Domingo. Telm.911 518 241.............................................

1.ª VEZ BELA MULATA, bb gu-loso, o. natural + 69. Massa-gem na marquesa. Telm. 961863 284.............................................

1.ª VEZ EM COIMBRA, Portu-guesa casada, marido au-sente, adora pular a cerca.Não atd privados. Telm. 913040 164.............................................1.ª VEZ LOIRA 40TONA, boascurvas, peluda, P. XL, o. natu-ral, minete leiteiro c/ grelosaído. Completa. . Telm. 925127 796.............................................

1.ª VEZ QUE FAÇO ISTO, Por-tuguesa 30tona, atende pornecessidade, cavalheiros dis-tintos. Telm. 918286294.............................................1.ª VEZ SR.ª HONESTA e derespeito aceita sr.s educadosp/ convívio discreto. Apart.particular. 9h- 20h. Só n.ident..Telm. 919 774 418.............................................1.ª VEZ TRAVESTI LINDALOIRA. mamas xxl, superdote, actpass., oral natural.Vem chupar meu pauzinho...Telm. 911 549 722.............................................

PORTUGUESA PEQUENINAcomo a sardinha, Carla, cari-nhosa, atrevida. mass. sen-sual...Quem provou... gostou!!Telm. 916 562 884, 969 281500..............................................DOCE TENTAÇÃO!! Portu-guesa. Atraente. Corpo muitobonito. Meiga. Máxima hi-giene. Bom estacionamento.Aparece... Vais adorar!! **965755 796..............................................1 JOVEM UNIVERSITÁRIA +amiga, à escolha! Giras e ma-rotas. Vais delirar! (c/ prote-ção). Só n. identif.. Telm. 924017 229.............................................BONEQUINHA PORTUGUESA28A., meiga, peito 42, mami-los de sonho. Adoro à can-zana. Comprove...Telm. 968887 564.............................................PORTUGUESA 50TONA, mei -ga, desinibida e atenciosa,atd. senhores de bom gosto.Apart. Discreto. Tl. 967 148069.............................................

PORTUGUESA CARENTE, na-morado ausente, grelo aossaltos, O. nat., minete à can-zana. Nºs ident.. Telm. 969824 950.............................................30TONA, BOA TRANCA, P. 46,boca veludo, bjos molhados,o. natural, 69, completa. Mas-sag. erótica. Acess. Telm. 917867 998.............................................

1.º E ÚLTIMOS DIAS, PEQUE-NINA, P. 52 c/ bico saído,adoro ser chupada, 69, com-pleta, s/ pressa. Telm. 918 756773.............................................1ª VEZ - SOFIA MASSAGISTA.atd. meia liga, salto alto, lin-gerie, adoro minete. Acess..Telem. 919 082 380.............................................19 ANINHOS REAIS, olhos ver-des, cabelo preto comprido,oral natural, meiga, corpo ma-nequim. Telm. 916 566 244(das 9.30h).............................................1H, ADORO MINETE, MEIGAnas calminhas, sexy. Prazer s/igual, Cav. Casais, só domici-lio/hoteis. Telm. 915 453 142.............................................40TONA, bumbum guloso, ra-tinha peluda cheia de tusa,69, bj molhado, massagem.Acess. 24H. 914 474 225.............................................CHEGÁMOS AGORA, 20 e23A., estamos a dar-nos a co-nhecer... ApareceTelem. 912920 367.............................................

FRANCESA 28A., + Venezue-lana 23A., estão de volta.Show lésbico real. Boas chu-padas... aparece. Telm. 914405 017.............................................MENINA PORT. 23A., bonita esimpática, atende em localdiscreto. Massagem relax. Són.º identif.. Telm. 969 931 405.............................................MULATINHA QUENTE 30A.,apertadinha, seios fartos,adora por trás, boa espanho-lada, o. divinal. Telm. 960 228483.............................................

OLÁ COIMBRA eu sou a Inês,

adora minete, faz domina-

ções, o. natural. Vem ke n te

arrependes... Telm. 916 299

888

.............................................

P/ HOMENS QUE gostam de

morena: boca quente, peludi-

nha, greludinha, meiga, cari-

nhosa. Telm. 919 024 967,

968 054 018

.............................................

RUSSA LOIRA, BONITA, ele-

gante, P. XXL, (speak english),

espanholada. Massagem.

Telm. 967 468 299

.............................................

SENHORA C/ DIFICULDADES c/

fogo debaixo das saias, pro-

cura sexo... zona Coimbra.

Venha deliciar-se!! Telm. 931

316 688 (até 23h)

.............................................

SOU MUITO GIRA, meiguinha,

simpática e boa na cama. Pro-

curo homens interessantes e

meigos. Telm. 960 070 766

.............................................

Super novidade 734

.............................................

ABRASADORA, menina 29A.,

delícia de massagem, boa no-

vidade c/ convívio + duche.

Completa. Telm. 966 617 077

.............................................

JOVEM PORTUGUESA morena,

elegante e carinhosa atende

em apart. privado, máximo si-

gilo. Telm. 918 086 653 Desl

hotéis. Só n.ºs identf.

.............................................

MASSAGEM CORPO A CORPO

p/ massagistas portuguesas,

gabinete de luxo, com muito

prazer. Telm. 913 557 389

.............................................

CANTANHEDE - MOÇAMBI-

CANA P. XXXL, completa + loi-

rinha elegante. Massagem e

acessórios. Jtas ou separadas.

Telm. 919 198 873

.............................................

MEALHADA PORTUGUESA

ATENDE em privado. Não

atendo privados. 966 649 787

.............................................

MASSAGENS

CANTANHEDE

MEALHADA

CONTACTOS

COIMBRA

EVA CABOVERDIANA está de

volta, 24A., massg+ convívio,

p/ cavalheiros de bom gosto.

Priv. Telm: 967 740 494 / 912

067 035

.............................................

1 BELA PORTUGUESA 1.73,

corpo escultural, atraente,

meiga, elegante e sedutora.

Privado. Telm.: 964 580 153

.............................................

1 LOIRA 40A., coninha aper-

tadinha, o. natural, P. 52, mi-

nete c/ mel. Massagem lomy

lomy. Acess.. Telm: 915 848

253, 969 152 261

.............................................

1.ª VEZ KAROL 25A. PEITO

XXL, morena, espanholada.

Oral natural fim, 69 mútuo.

Atrás adoro, 24h. Telm.: 961

059 310

.............................................

1.ª VEZ PORTUGUESA, menina

do papá 22A., cara de anjo,

corpo de sonho, peitinho

lindo, das 10h às 19h. Telm.

917 513 232

.............................................

BONEQUINHA DA PLAYBOY, 24A,

morena meiguinha e super sen-

sual, huuuuummmmm delícia...

Telm. 911 192 798

.............................................

LARA MORENA, sabor do pe-

cado, oral escaldante, espa-

nholada natural. Telm. 910

881 160

.............................................

VIUVA PORTUG. 44A., carente,

sensual, P. 48/50, o. nat fim

lingua divinal. Simul. masc..

Massagens. Desloc. 919 748

492 Só n. ident.

.............................................

OLIV. BAIRRO, 1ª VEZ PORTU-

GUESA, Meiguinha!! A sua

amante perfeita... Também

Casais!! Telm. 916 566 629

.............................................

OLIV. BAIRRO, 1ª VEZ!! Port.

27A, jovem advogada, lindo

corpo, delícia de menina.

Telm. 913 828 107

.............................................

TRAVESTY CAROL 968 927

406

.............................................

AVEIRO

OLIVEIRA DO BAIRRO

FIGUEIRA DA FOZ

ASTROLOGIA

VÁRIAS VIATURAS EM STOCK,Diesel e gasolina. Extras paraautomóveis. Bairro Sta Apoló-nia, Lote B - Loja C. 3020 - 106Coimbra. Telm. 969 083 413 /Tel. 239 430 148. Visite-nos:www.elo4stand.pt.............................................STAND AMAZONIACAR - VIATU-RAS SEMI-NOVAS. Qualidade ga-rantida a bom preço. Não compresem nos visitar. Temos uma via-tura interessante para si c/ créditosem entrada até 120 meses..Aberto todos os dias. EstradaAdémia - Eiras, n.º 118, frente aoBairro Sta Apolónia. Tel. 239 439764. Telem. 936 879 098.www.amazoniacar.com - Coimbra.............................................

1.150€ FIAT PUNTO 1.7 TD VANDiesel, 2 lug +. Renault Clios2.500 e 3.100€, gasolina NissanAlmera c/ ac, jll, 5 p., 3.200€.Skoda Fabia carrinha, c/ ac,4.300€. www.amazoniacar.comTelf. 239 439 764, ao lado autotravões, frente ao Bairro StaApolónia, Eiras - Coimbra.............................................CITROEN C3 1.4 HDI, DEZ. 2011(Diesel), 60.000 km, como novo,5 portas. Renault Megane, 1500(diesel), ST Dynamique, 08/2010,cinza prata, rigoramente impe-cável. Elo4Stand, Bairro Sta Apo-lónia - Coimbra. Tlm. 969 083413 / Tel. 239 430 148.............................................RENAUL SENIC 1.5 Dci DynamiqueS, 12/08, preta, bom estado. OpelAstra 1.4, j.e., a.c., gasolina, 2002,preto, impecável. Elo4 Stand, BairroSta Apolónia - Coimbra. Telm. 969083 413/ Tel. 239 430 148.............................................SEAT IBIZA, 2006, Van, 2 lugares,1.4 TDI, preto, c/ ac, ve, da, air-bag, LCD, ar condicionado, bompreço. www.amazoniacar.com,Telm. 239 439 764/ 936 879 098- Eiras - Coimbra, ao lado C. Seat..............................................ALFA ROMEO 147 1.9 JTD 120cv, Ano 2006, Nacional, Corpreto, 5 Lugares, 3 Portas =8.800€ Telm. 918 449 763.............................................

VENDASLIGEIROS

AUTOMÓVEIS

STANDS

BMW 318, E30, 1987, verde evermelho, como novo, estofosem pele, 5 p., 1.350€. Insp. até2015. Telem: 964 373 386.............................................BMW 320D 136 CV 1998, Nacio-nal, Cor azul, Volante multifun-ções, Cruise control, Pele, Sen-sores estac, etc = 7.000€ Telm.918 449 763.............................................BMW 525D 177 CV Ano 2005,Nacional, Cor cinza, GPS Profis-sional, Pele, Xenon, etc =15.500€ Telm. 918 449 763.............................................CITROEN XSARA 1.4 HDI , ano2003, 5 portas, 5 lugares, arcondicionado. Muito econó-mico, Nacional = 5.500€ Telm.918 449 763.............................................MERCEDES BENZ E220 CDI, Sta-tion, Avantgard, 7 Lugares,Caixa autom, Cor azul, telm emãos livres, Nacional = 8.500€Telm. 918 449 763.............................................MERCEDES C220-Dcarrinha, 97, es-timada, extras, poucos km, de se-nhora, 6.500€. Telm. 933 193 433.............................................NISSAN ALMERA 2001, 5 p., c/ar condicionado, fc; ve; pm, rcd,jll, pneus novos, irrepreensível,bom preço. Crédito. www.ama-zoniacar.com Telf. 239 439 764/ 936 879 098 Eiras – Coimbra.............................................RENAULT MEGANE 1.5 dci,2003, cinza, 5 Portas, 5 Lug, Cli-matronic, Sensor luz e chuva,Cartão inteligente = 6.000€Telm. 918 449 763.............................................

RENAULTS CLIOS 2001-2002, 5 p+.5 lug. gasolina, bom preço. Crédito.www.amazoniacar.com Telm. 239439 764/ 936 879 098 - Coimbra.............................................SKODA FABIA Carrinha, 2004, c/ accondiciondo, barras tejadilho, c/nova, bom preço, crédito s/ en-trada. www.amazoniacar, ao ladoAutop Travões e em frente ao BairroSanta Apolónia. Telf. 239 439 764;936 879 098 - Eiras, Coimbra.............................................SMART FORFOUR 1.5 cdi (motormercedes) diesel, Cx manual, 2005,Nacional, 5 P., 5 Lug, Teto panorâ-mico = 6.900€ Telm. 918 449 763.............................................VW PASSAT VARIANT 1.9 TDI115 cv, Caixa automática, Ano2000, Nacional, Cor azul =6.500€ Telm. 918 449 763.............................................VW SHARAN 1.9 TDI , 110 cv,Nacional, Ano 2000, 7 lugares,160.000 Kms, impecável,7.000€ Telm. 918 449 763.............................................

FIAT GRANDE PUNTO 1.3 Multi-jet, 2008, 2 Lugares, Cor branco,Ar condicionado = 4.250€ Telm.918 449 763.............................................FIAT PUNTO TD, 97, 2 lugares,bom estado, inspeccionado.1.250€. Telm. 936 231 702.............................................RENAULT CLIO 1.5 DCI, Ano2007, 2 Lugares, 100.000Kms,Cor branco, Ar condicionado =4.750€ Telm. 918 449 763.............................................

TRATOR KUBOTA 225, COM MA-TRICULA, avaria de motor, 700€.Tlm: 964 059 313.............................................

COMPRO CARROS parados ou ba-tidos ou mota. Telm.: 914 899 484.............................................

COMERCIAIS

OUTROS

COMPRAS

Page 35: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

DIVERSOS | EMPREGO 22 DE SETEMBRO DE 2014, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT 07

CARLOS MÉDIUM VIDENTE,Espiritual Curandeiro atendediariamente. Se tens proble-mas que julgas não ter solu-ção, vem que eu resolvo, sejaele qual for. (Trabalho c/grande sucesso). Atendi-mento só no meu consultório- Ribeira de Frades. Telf. 239569 035, quando não atenderligue p/ o telm. 916 493 069 /964 893 544.............................................D.ª A. AUGUSTA, Consult.tarôt; c/ cartas e trabalhos c/altas magias para tudo. Telm.912 635 580 (n atd anónimos).............................................ESPIRITA E CARTAS - Amarra-ções, desvios, limpezas, ab. decaminhos, vícios, negócios, ho-nestidade. Tlm. 910 091 919.............................................

PORTUGUÊS COM DONS deVidência - Magias fortes:Amor, separação, limpeza, ne-gócios, pragas, invejas,saúde, papéis, emprego e jus-tiça. Sigilo e seriedade. Tam-bém à distancia. Telem: 915666 934.............................................TARÓLOGA, amor, saúde, ne-gócios, etc. União de pessoasamadas. Telm. 918 823 174.............................................

CORPS-LAY GABINETE tem p/si: Massagem relax / anti -stress c/ e sem complemento.Profissionalismo. O sorriso égrátis!! Telm. 910 533 085.............................................AMETISTA - MASSAGISTA di-plomada relax / anti-stress.Gabinete. Telm. 915 526 524.............................................

MASSAGEM CORPO A CORPO

p/ massagistas portuguesas,

gabinete de luxo. Telm. 913

557 389

.............................................

PROCURA-SE SÓCIO ou inves-

tidor, p/ restaurante em inicio

actividade, Baixa de Coimbra.

Telm. 914 962 597

.............................................

TÁXIS VENDEM-SE Em Oli-

veira do Hospital. Telem: 964

054 202

.............................................

VENDE-SE EMPRESA Licen-

ciada de Apoio Domiciliário a

idosos e dependentes(com

carteira de clientes). Telem:

960 464 750

.............................................

ASTROLOGIA

BEM ESTAR

NEGÓCIOS

COMPRAMOS TODO TIPO DEOURO USADO: pratas libras,moedas, relógios em ouro etodo o tipo de ouro.. GaleriasPérola, lj 4 (lado Rei dos Fran-gos). Telem. 918 116 049.............................................

DIVORCIADO 51 anos, desejasenhora dos 40 aos 55 anos.Tlm: 913 613 975.............................................DIVORCIADO, procura compa-nheira para assunto sério.Telm. 918 604 256.............................................RAPAZ 45 ANOS, procura me-nina jovem p/ namorar. As-sunto sério. Vida boa. Telm.932 124 234.............................................SE ÉS IDOSO, E SE QUERES Umaamiga, liga. Telem. 968 709 395.............................................

M.S.M 24 HORAS - AssistênciaTécnica ao Domicílio. Todo otipo de reparações de constru-ção civil. Orçamentos grátis.Tlm. 962 778 476.............................................

COMPRAS

CONVÍVIOS

REPARAÇÕES

VEN DASPRODUTOS EM 2.ª MÃO

n VENDE-SE VITRINE hori-zontal, 2 mts X 1mt, c/ ga-rantia. Entrega imediata.Balcão inox 5,5 X 0,85 e di-versos elementos de bar.Telm. 963 795 567

.............................................

n VENDE-SE TAPETES e car-

petes usadas e 1 relógio de

sala grande (de móvel).

Telm. 916 263 771

.............................................

ASTROLOGIA

FACILIDADES PAGAMENTOTRABALHO GARANTIDO C/ RESULTADOS RÁPIDOS. Grande Ci-

entista Espiritualista, Curandeiro, des cen den te de uma pode ro sa e anti ga famí -

lia de curan dei ros, dota do de conhe ci men tos e pode res abso lu tos de magia

negra e bran ca e fei ti ços her da dos dos impé ri os de Mali, Senegal, Gabu. Baseado

nes tes pode res e conhe ci men tos mági cos ajuda a resol ver pro ble mas difí ceis

ou gra ves rapi da men te: amor, insu ces sos, depres sões, negó ci os, jus ti ça, impo -

tên cia sexu al, maus olha dos, inve jas, doen ças espi ri tua is, víci os de droga, taba -

co e alco o lis mo, ajuda a arran jar e a man ter o empre go. Aproxima e afas ta pes -

so as ama das com rapi dez total, Se quer pren der a si uma vida nova e pôr fim a

tudo o que o pre o cu pa não perca tempo, con tac te o GRANDE MESTRE MUTAR.

Ele tra ta rá do seu pro ble ma com efi cá cia e hones ti da de.

Consultas - 20 Euros - 2ª a Sábado Marcações pes so al men te, carta ou tele fo ne, das 9,00 às 22 horas

ASTRÓLOGO GRAN DE MES TRE

Av. Fernão Magalhães n.º 465 B 6º F (porta à esq, ao pé das finanças) - 3000-177 Coimbra

MESTRE MUTAR239 821 723917 863 970964 817 682

n CENTRO DE EXPLICAÇÕESINDIVIDUAIS do 5º ao 12º anoe ensino superior. A todas asdisciplinas c/ consultas de tera-pêuta da fala, dislexia e psico-logia. PEQUENOS GESTOS. Telf.239 703 010. Telm. 917 640021. www.maia-ferreira. com.............................................n EXPLICAÇÕES A TODAS ASDISCIPLINAS, 5º e 6º anos;Matemática, do 5º ao 12ºanos; Ensino Superior: Alga eEstatística, preparação deexames. Telm: 919 088 393.............................................n EXPLICAÇÕES INDIVIDUAISou em grupos pequenos.Aulas ao domicílio. Matemá-tica (1º ao 12º ano). Acompa-nhamento e planificação doestudo(1º, 2º e 3º ciclos). Con-celhos de Coimbra, Mealhadae Cantanhede. [email protected] - 916972380.............................................n FÍSICA, QUÍMICA E MATE-MÁTICA, todos os níveis. Pre-paração intensiva p/ exames.Prof. especializados. Telm.936 405 428.............................................

n MATEMÁTICA - CÁLCULO,

ÁLGEBRA E ANÁLISE. Cursos

de Engenharia, Economia,

Gestão e Politécnicos. Explica-

ções por ex-assistente do De-

partamento de Matemática

da FCTUC. Telm. 966 571 247,

Luis Amaral

.............................................

n PREPARAÇÃO EXAMES: Fí-

sico-Química, Matemática,

Alga, Estatística, Métodos

Quantitativos, Numérica,

Computacional, Complexa,

Previsão, Econometria, Mét.s

Investigação, Anál. Dados,

etc.. Tel: 964 157 116, 910

460 545, 239 711 544, mats-

[email protected]

.............................................

n TRANSCRIÇÃO / REVISÃO /

TRADUÇÃO de textos, docu-

mentos, todas as línguas. Cur-

sos intensivos: Alemão, man-

darim. Telm. 910 733 955

.............................................

EXPLICAÇÕES

EMPREGO

ORA ÇÃO S. JUDAS TADEUPARA 3 DESE JOS

1 NEGÓ CIO 2 IMPOS SI VEIS

Reza 9 Avé Mari as, duran te 9 dias com uma vela ace sa. Ao nono dia, dei xe quei mar até ao fim e man de publi car.

Será aten di do, mes mo que não acre di te.

ARQUITETURA - Projetos, Le-

galizações na Câmara, Certifi-

cados Energéticos. Orçamen-

tos Gratuitos. Tel: 916 987

337

.............................................

MUDANÇAS ALMEIDA. Boa

qualidade/preço. Telm. 914

950 326

.............................................

MUDANÇAS MSC várias viatu-

ras, todo tipo mudanças.

Telm. 912 584 605, 919 222

700

.............................................

MUDANÇAS

ARQUITECTURA

€€€€€- CRÉDITO €€€€€ Garan-tias: Ouro ou cheques. Respostaimediata. Telm. 936 162 993..............................................EMPRESTIMOS URGENTES.Fazem-se emprestimos urgentessobre imoveis (sem recurso acrédito) maximo sigilo contactemail [email protected] 961 640 106.............................................

EMPRÉSTIMOS OFERTAS

Page 36: JOVEM ACUSADO DE ABUSAR DAS DUAS IRMÃS MENORES

08 EMPREGO 22 DE SETEMBRO DE 2014, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT

ADMITE-SE FUNCIONÁRIOcom Carta de condução, emparticular de trator.Dá-se pre-ferência a pessoa com expe-riência em ordenha de vacasleiteiras. Com possibilidade dealojamento. Zona de Porto-deMós / Leiria.Telem: 964 959992.............................................ADMITE-SE RAPAZ (20-30A,)p/ part-time. Telm. 910 062524.............................................APOIOS Ao Próprio Emprego.Telm: 964 002 510.............................................CABELEIREIRO/A EXPERIENTEpara salão Dolce Vita - Coim-bra. Telm. 910 872 651.............................................CASAL DE IDADE, em Coim-bra, ainda válido, precisa deempregada interna de 40 a 60anos para companhia e al-guns serviços domésticos, c/carta de condução. Telf. 239713 502, 914 842 497.............................................COMERCIAL-IMOBILIARIA NaFigueira Foz, recruta comercialc/ experienciaNa área.pre-tende colaborador com viaturaprópria, Residência no conce-lho da Figueira, oferecem-secomissões Acima da média.Fixo+comissões. Tlm 964 439469.............................................

EMP. CONSTRUÇÃO Civil pre-cisa: ferreiros e carpinteiros,disp. p/ fora do país. Telf. 239623 484 / 919 745 210.............................................EMPREGADA DE BALCÃO c/experiência ramo hotelaria, depreferência que fale francês,para trabalhar no Luxem-burgo. Telm. 966 476 920.............................................EMPREGADO/A DE MESA c/experiência, aldeia do Piódão.Alimentação e alojamento in-cluídos.Telef. 967 600 174................................................EMPRESA EM FASE DE Expan-são de Coimbra pretende incor-porar Comerciais para Distritode Coimbra e Aveiro. Pack deremunerações atrativo. Possibi-lidade de Progressão de car-reira. Marcação de entrevistaatravés do e-mail [email protected].............................................

PADEIRO C/ EXPERIÊNCIAamassar e cozer pão, Urb.Portas S. Miguel. Telf. 239 491205.............................................PRECISA -SE Aj. de cozinha, c/exp. Rest. zona de Condeixa.Dá-se alojamento. Ord. acimada média. Telem. 961 031 586.............................................PRECISA COZINHEIRO/A eAjudante Coz. c/ exp., p/ tra-balhar Restaurante em Sala-manca, alojamento+alimen-tação. Telm. 964 474 679, 234328 192.............................................

PRECISA-SE CABELEIREIRA C/Experiência. Telem: 915 814233 OU 239 494 367.............................................PRECISA-SE EMPREGADO/Amesa c/ urgência . Telm. 962625 291...................................................PRECISA-SE COZINHEIRO/A,para café na zona Mealhada -Coimbra, horário e salário acombinar. Telm. 918 880 959.............................................PRECISA-SE ESTETICISTA c/ al-guma experiência, part-time,p/ Stº Varão - Montemor-Velho. Telm. 966 103 849.............................................

PRECISA-SE MOTORISTA depesados mercadorias, Inter-nacional, c/ experiência. FigªFoz. Telf. 233 929 595.............................................YVES ROCHER Increve-te!S/Investir. S/Obrigação! Lu-cros+Prémios!! Telm 917 602622...............................................

JOVEM (M) c/ experiência ofe-rece-se p/ trabalhos de pinturasinteriores, piso flutuante. Zonade Coimbra. Telm. 913 248 310.............................................

“COIMBRA; HOMEM ACEITA

qualquer trabalho a partir das

5.30 da manhã ;c/ c. condu-

ção, profundos conhecimen-

tos administrativos/ financei-

ros,armazéns/stocks, distri-

buição, etc.; contacto: 912

352 861 ou 969 570 186

.............................................

PERITO AVERIGUADOR ramo

automóvel (Formação On-

road),oferece-se. Resposta a

[email protected]

................................................

PEDIDOS

JORNAL DE CAUSAS

SENHORA OFERECE-SE p/limpeza de escadas e passara ferro, limpezas domésticasou cuidar de idosos. Zonade Coimbra. Telm. 916 809198.............................................FAÇO PINTURAS, assenta-mento de azulejos, remates,limpezas de vidros, escadase condomínios. Telm. 910999 530.............................................PROCURO TRABALHO naárea das limpezas, zonaCoimbra. Sou séria e traba-lhadora. De 2.ª e 6.ª feira .Disponibilidade imediata.Tlm: 916 603 956 - Coimbra.............................................SENHORA OFERECE-SE p/ajudante cozinha em restau-rante, limpezas ou serviçosdomésticos. Telm. 918 286294.............................................SENHORA OFERECE-SE P/empregada doméstica, p/casas particulares, repúbli-cas de estudantes, limparescadas, etc.. lava,. passa aferro, faz limpeza e boa co-zinheira. Telm. 916 735 584.............................................SENHORA oferece-se paraempregada doméstica, lava/ passa a ferro, faz limpezase é boa cozinheira. Trata decrianças e idosos. Telm. 965588 935 - Coimbra.............................................SENHORA SÉRIA OFERECE-SE p/ tomar conta de idososou crianças, noite ou dia, c/experiência. Viatura própria.Dispon. imediata. Zona deCoimbra. Telm. 912 603 702.............................................

SR.ª SÉRIA e bem formadaoferece-se p/ fazer compa-nhia a pessoas idosas nãoacamadas de 2.ª a 6.ª feira.Tb posso fazer noites. Agra-deço contacto: 926 409 270.............................................SENHORA c/ muita expe-riência (10A.) a auxiliaridoso, séria e trabalhadora,oferece-se p/ dia / noite oucomo interna e faço serviçosdomésticos. Telem. 965 625439.............................................AUXILIAR DE GERIATRIAcuida de idosos, de dia oude noite, faz serviços do-mésticos, limpezas e passaa ferro.. Telm. 912 850 710.............................................PROCURO TRABALHO empart-time, noturno oudiurno em qualquer área.Carta ligeiros e pesados. Ex-periência na área da saúde- distribuição - fogueiro.Telm. 914 601 262 - Coim-bra.............................................SR.ª HONESTA, TRABALHA-DORA e de respeito c/ expe-riência a tratar de idosos ecrianças, faz limpezas c/ per-feição, durante o dia. Ouapoio domiciliário. Ao mês,dia ou hora. Telm. 912 137446 - Coimbra.............................................SR.ª OFERECE-SE para copa(c/ experiência) ou todas astardes para serviços domés-ticos. Telm. 915 877 158.............................................