Top Banner
CMYK O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 22 DE JUNHO DE 2011 R$ 1,50 Ano 4 - Nº 330 Cultura 11 Bairro 5 Rural 7 Hammarstron sofre com acúmulo de água em via Aprofeijão espelha-se na Apromilho para alavancar produção Melhor idade assiste peça teatral sobre DTS’s e sexo Prouni está com inscrições abertas até dia 24 de junho Educação 13 Ministro divulga números do trabalho no Brasil Economia 6 Seminário estadual promove discussão de planos de saneamento Meio Ambiente 16 Coordenador do Procon diz que serviços de telefonia devem melhorar Geral 9 Ênio do Santos assume agência do Sine em Ijuí Geral 15 BM explica características de técnicas de abordagem Polícia 19 Política 8 Vereadores voltam a falar em CPI da Saúde
20

Jornal O Reporter

Apr 08, 2016

Download

Documents

Jornal O Reporter Ed. 330
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERQUARTA-FEIRA, 22 DE JUNHO DE 2011 R$ 1,50Ano 4 - Nº 330

Cultura 11 Bairro 5 Rural 7

Hammarstron sofre com acúmulo de água em via

Aprofeijão espelha-se na Apromilho para alavancar produção

Melhor idade assiste peça teatral sobre DTS’s e sexo

Prouni está com inscrições abertas até dia 24 de junho

Educação 13

Ministro divulga números do trabalho no Brasil

Economia 6

Seminário estadual promove discussão de planos de saneamento

Meio Ambiente 16

Coordenador do Procon diz que serviços de telefonia devem melhorar

Geral 9

Ênio do Santos assume agência do Sine em Ijuí

Geral 15

BM explica características de técnicas de abordagem

Polícia 19

Política 8

Vereadores voltam a falar em CPI da Saúde

Page 2: Jornal O Reporter

2 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011O REPÓRTER

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Gisele Noll

Diagramação e arte:Fábio Lima Deicke

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 2000.Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publica-dos com assinatura não traduzem neces-sariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabili-dade de seus autores.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3332 2000.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3332 2000

Dia: 21/06 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 1.630 2º 0.258 3º 7.166 4º 3.947 5º 2.432

Resultados da

LOTERIA

Bom Público prestigia Domingo Pela VidaA chuva prevista para o

domingo, 19, não veio. Mes-mo com o tempo encoberto, mas com temperatura agra-dável, centenas de pessoas foram à Praça da República para acompanhar o Domingo Pela Vida. Foi um dia inteiro de atividades voltadas ao propósito único de combate às drogas e conscientização da comunidade sobre os malefícios do uso excessivo de álcool.

As atividades começaram por volta de 10h, com uma caminhada por algumas ruas do centro da cidade que contou com a participação de mais de 200 pessoas. Ain-da durante a manhã, a peça teatral “Motorista Maluco”, da Brigada Militar de Santa Rosa, e a apresentação da Cia. Cadagy, da Unijuí, foram as atrações da primeira parte do evento.

Durante a tarde, mais apresentações. Os corais das escolas Cemei e Ad-ventista e do Caps Colméia, assim como a participação da Academia Movimento foram as primeiras atrações da tarde. O público também acompanhou a apresentação do Nosso Amiguinho, da Igreja Adventista, e de um grupo de Hip Hop da Escola Fogliatto. A Banda Serafim e uma esquete da Escola Emil Glitz também chamaram a

atenção do público. A gran-de atração da tarde, porém, foram os cães da Brigada Militar de Santa Rosa, que im-pressionaram especialmente as crianças que estavam na Praça da República.

Diversas empresas e en-tidades, além de órgãos da administração municipal, participaram do Domingo Pela Vida. As atividades en-volveram passeios a cavalo, atividades de orientação do Exército e ações do Pró-Vôlei. O Domingo Pela Vida foi en-cerrado por volta das 18h.

Participação da BM - No ro-teiro de programações, foram incluídas atividades físicas, artísticas, culturais, religio-sas e na área de segurança pública, na qual teve desta-que a Brigada Militar. Dentre

as atividades, a BM realizou passeio a cavalo orientado, apresentação dos cães do 29º BPM de Ijuí, quando foram demonstrados comandos de obediência, faro, busca e localização de narcóticos, além de simulações de equi-líbrio e controle. Por sua vez, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) divulgou esclarecimentos e orienta-ções de prevenção ao uso de drogas.

Também contribuíram para o evento o Colégio Ti-radentes de Ijuí, a Brigada Militar de Santa Rosa, que apresentou modalidades tea-trais e Monólogo da Brigada, bem como o 1º BRBM, com a Unidade Móvel Escolinha ABC do Trânsito.

As cooperativistas de Ijuí já estão mobilizadas para ce-lebrar o Dia Internacional do Cooperativismo. A programa-ção deste ano no município será marcada pela “Cami-nhada Cooperação em Mo-vimento”, programada para o dia 2 de julho, a partir das 14h. Este será o quinto ano consecutivo em que Ceriluz, Cotrijui, Sicredi e Unimed Noroeste/RS se mobilizam em conjunto para evidenciar valores que caracterizam o sistema cooperativo, buscan-do envolver colaboradores e comunidade.

A “Caminhada Coopera-ção em Movimento” será realizada a partir do Hospital Unimed, com chegada na Praça da República. As 300 primeiras pessoas que esti-verem no local de início da caminhada ganharão cami-setas e squeezes personaliza-das. No final da caminhada, já na Praça, será desenvol-vida programação especial, buscando a interatividade

com o público.O Dia Internacional do

Cooperativismo é comemo-rado anualmente no primeiro sábado de julho, portanto este ano será no dia 2. Esta será a 89ª edição do Dia Internacional, que no país tem atividades coordenadas através da Organização das Cooperativas Brasi leiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Coope-rativismo (Sescoop).

Segundo a Aliança Coope-rativa Internacional (ACI), a criação de uma data especial aumenta a conscientização so-bre o cooperativismo e ajuda a promover o movimento. Este também é um momento para promover a maior aproxima-ção com a sociedade, governo e instituições afins. Embora a data oficial tenha sido criada em 1994, a ACI celebrou pela primeira vez o Dia Internacio-nal em 1923. Mas foi em 1995 a primeira comemoração, mar-cando o centenário da criação da Aliança.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem notado pou-ca procura de mulheres para fazer a coleta de material para exame citopatológico (preven-tivo). Desta forma, alerta para a necessidade da realização do exame como forma de prevenir doenças.

Embora o Ministério da Saúde preconize a realização do exame em mulheres entre 25 e 59 anos, por ser a faixa etária em que se encontram as maiores alterações, todas as mulheres a partir do momento em que começam a ter ativida-de sexual devem procurar uma unidade de saúde para fazer a coleta para o exame.

A coordenadora de Saúde, Alexandra Lentz, alerta que existem 500 mil casos novos a cada ano de mulheres com cân-cer de colo de útero. “Destes, 230 mil mulheres morrem de câncer de colo de útero. É um número bem grande no mundo todo e existe uma forma de prevenir que é através da co-leta do exame citopatológico”, explica.

Caminhada marca Dia Internacional do Cooperativismo em Ijuí

SMS alerta mulheres para realização do exame citopatológico

O Ministério da Saúde orienta que a cada dois exa-mes realizados com resultado normal, o citopatológico pode ser feito a cada três anos. Do contrário, ele deve ser feito de acordo com as orientações médicas.

Para fazer o exame, é neces-sário se dirigir a uma unidade de saúde para fazer o agenda-mento.

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3QUARTA-FEIRA, 22 junho de 2011 O REPÓRTER

Cerca de 200 idosos de Ijuí e também do município de Humaitá participaram, na tarde desta terça-feira, da Festa Junina do Proje-to Conviver, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A atividade foi realizada no CTG Chaleira Preta.

O evento foi aberto com a fala da coordenadora técnica do Projeto Conviver, Daiana Dalla Flora, e da primeira-dama, Gessy Ballin, que destacaram a importância da atividade como forma de integração entre os idosos. Uma apresentação da inver-nada juvenil do CTG Chaleira Preta foi a primeira atra-ção da tarde, que também contou com uma dança de

integração entre os partici-pantes do grupo e os idosos que estiveram na festa.

O prefeito Fioravante Ballin também visitou a festa junina e agradeceu a presen-

ça de todos. Para o chefe do Executivo, a atividade desta terça-feira representa tam-bém uma forma de desenvol-ver a qualidade de vida. Na sequência teve início o baile.

Idosos participam de Festa Junina do Projeto Conviver

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou on-tem, mais quatro casos de Gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul. Com estes, o Estado totaliza 15 casos confirmados em 2011. Até o momento, 270 situações suspeitas foram notificadas, sendo 204 delas descartadas e 51 que permanecem em investigação.

Os casos comprovados nesta terça-feira são de uma mulher de 63 anos, não vacinada, portadora

de hipertensão arterial, residente em São Lourenço do Sul e inter-nada em Pelotas; um homem de 29 anos, não vacinado, residente em Chuvisca e internado em Ca-maquã, com boa evolução; uma mulher de 55 anos, cardiopata, não vacinada, residente e interna-da em Bagé, com boa evolução e, por fim, mais uma mulher, 22 anos, asmática, não vacinada, residente e internada em Bagé, também com boa evolução.

Até maio deste ano, os pro-dutores rurais já haviam con-tratado R$ 84,8 bilhões para custear o plantio, a colheita e a comercialização de produtos agropecuários, e a melhoria de infraestrutura produtiva de sua propriedade. O valor é 17,7% superior ao liberado entre julho de 2009 e maio de 2010 e repre-senta o melhor desempenho já registrado para o período.

“Acreditamos que até o fechamento do ciclo agrícola, em 30 de junho, a liberação do crédito rural deve chegar a R$ 96 bilhões, um resultado recorde”, avalia o coordenador-geral de Análise Econômica do Ministério da Agricultura, Wil-son Araújo. “O bom resultado motivou o governo a colocar mais recursos à disposição do produtor na nova safra que co-meça em julho”, explica Araújo.

O Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, lançado pela presi-

denta Dilma Rousseff, na última sexta-feira, 17 de junho, vai disponibilizar R$ 107,2 bilhões para financiar agricultores e pecuaristas. O valor é 7,2% superior aos R$ 100 bilhões direcionados ao ciclo agrícola atual – 2010/2011.

O programa de financiamen-to para a classe média rural é dos que demonstram melhor desempenho na safra. Dos R$ 5,65 bilhões previstos pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pro-namp), R$ 4,55 bilhões ou 81% do total, já foram liberados. O valor representa um acréscimo de 54% do montante aplicado em igual período na safra pas-sada.

O apoio ao médio produ-tor é uma das prioridades do Governo Federal e, por conta disso, no novo Plano Agrícola e Pecuário haverá mais recursos para financiar esse segmento.

Na temporada 2011/2012, se-rão 48,2% a mais para a classe média, o que equivale a R$ 8,3 bilhões. Outra novidade é a mudança do limite de renda bruta anual de R$ 500 para R$ 700 mil para enquadramento no programa.

Também houve um incre-mento no Programa de Susten-tação do Investimento (PSI-BK) voltado ao financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas. Entre julho de 2010 e maio de 2011, foram contra-tados R$ 5,4 bilhões, 135% do total programado. O PSI-BK foi criado em 2009 com condições facilitadas para permitir que produtores rurais pudessem continuar investindo em máqui-nas e equipamentos no período da crise financeira internacio-nal. O sucesso do programa motivou o governo a estender o prazo de contratação para dezembro deste ano.

Medianeira divulga horários de ônibus

Os horár ios dos ô n i b u s d a M e d i a -neira Transporte na qu inta - fe i ra , serão os mesmos dos do-mingos.

O motivo, segundo a empresa, é em decor-rência do feriado.

O Senado aprovou ontem, projeto de lei que isenta os equipamentos e materiais hospitalares, sem similar nacional , do Imposto de Importação (II), do Imposto sobre Produtos Industrializa-dos (IPI) e das contribuições para o PIS/Pasep e a Con-tribuição para o Financia-mento da Seguridade Social (Cofins).

A matéria, aprovada em caráter terminativo na Co-missão de Assuntos Econô-micos (CAE), destaca que essas isenções valerão para equipamentos e materiais listados pelos ministérios da Saúde e da Fazenda.

Como é terminativa, a ma-téria segue para a apreciação da Câmara dos Deputados. De autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS) o projeto

estabelece que o Executivo estimará o montante da re-núncia fiscal decorrente das isenções. Esse valor que a União deixará de arrecadar será incluído no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).

As isenções só terão efei-tos a partir do exercício financeiro seguinte ao que estiver previsto na Lei Or-çamentária Anual em exe-cução. Em sua exposição, Delcídio Amaral ressalta que os avanços da tecnologia aplicada aos equipamentos de medicina elevam o custo nos investimentos nacionais para o desenvolvimento tec-nológico no país. Além disso, quando a indústria nacional consegue produzir esses equipamentos, em muitos casos, eles já se tornaram obsoletos.

Senado aprova isenção de imposto para equipamentos hospitalares

Confirmados mais quatro casos de Gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul

Liberação do crédito rural alcança R$ 85 bilhões

Page 4: Jornal O Reporter

CMYK

4 O REPÓRTER OPINIÃO QUARTA-FEIRA, 22 de juho de 2011

Editorial

Artigos para esta página: 2.400 caracteres ou 40 linhas de 60 espaços.Envie para o e-mail [email protected]

(*) Marcos Rodrigues é bacharel em Direito e diretor da Trucksider, empresa fabricante de baús e carrocerias de São

Bernardo do Campo, no ABC Paulista

As grandes metrópoles brasileiras precisam urgentemente buscar so-luções criativas para o problema da mobilidade urbana, com a consciência de que, se mantido o ritmo atual de expansão da frota de automóveis, de pouco adiantará construir viadutos e rasgar novas avenidas. Mesmo as no-vas linhas do Metrô tendem a receber uma demanda de passageiros muito superior à sua capacidade, na medida em que novos bairros passam a ser integrados ao sistema.

Na realidade, o problema da mobili-dade não é uma exclusividade de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, entre outras capitais e grandes cidades. Metrópo-les como Nova York, Tóquio, Cidade do México, entre outras, enfrentam problemas semelhantes, mas com uma diferença considerável – estão quilô-metros à frente em termos de soluções alternativas, entre elas ciclovias, corre-dores de ônibus e malhas ferroviárias.

No entanto, por mais qualificados que sejam nossos engenheiros envol-vidos no desenvolvimento de alternati-vas, uma solução importante é buscar o envolvimento da sociedade nesse debate, tanto de associações e entida-des, como de lideranças de bairros e da indústria como um todo.

Por que não lançar uma grande cam-panha em TVs, rádios, jornais e esco-las, incentivando mudanças de hábitos e apresentação de propostas? Por que

não atrair a comunidade acadêmica para o debate? Infelizmente, os gover-nantes parecem omissos, ou lentos, nesse processo. E mais do que aplicar multas e multiplicar a instalação de radares, deve-se priorizar a orientação e a educação de nossos motoristas.

Em geral, a iniciativa privada é mais rápida na busca de soluções. Tome-se como exemplo o que ocorreu quando, no município de São Paulo, foi proibido o tráfego de caminhões pesados pelas principais vias da cidade. Em curtís-simo prazo, as empresas que operam com logística conseguiram montar grandes centros de armazenamento em regiões periféricas ou municípios vizinhos para recepção e distribuição de milhares de produtos. De sua parte, as indústrias automobilística e de baús e carrocerias desenvolveram mais de uma dezena de veículos adaptados às novas exigências da legislação. Hoje, para cada tipo de serviço, para cada exigência de mobilidade e para o trans-porte dos vários tipos de mercadorias, há um pequeno caminhão com um baú ou carroceria especial.

Se conseguirmos unir toda a socie-dade – população, governo, indústria e academia –, sem dúvida encontrare-mos soluções cada vez mais inteligen-tes e sustentáveis. O que não podemos é deixar que a economia e a saúde das pessoas das grandes metrópoles e cidades continuem reféns do caos no trânsito.

O importante é ter Saúde parte 2Há algumas edições o jornal apresentava

o dilema da saúde no município, em rela-ção a compra de medicamentos. Legislati-vo e Executivo trocam farpas em relação a melhor forma para compra de medicação e até mesmo outras instituições dão os seus “pitacos”, a respeito.

Na sessão da Câmara de Vereadores des-ta segunda-feira, foi levantada a ideia de instalar uma CPI da Saúde, para comprovar a legitimidade da compra de medicações, se houver necessidade. Contudo, essa não foi a única opção apresentada na plenária, outros vereadores também propuseram que os encaminhamentos feitos na sessão fossem enviados à Secretaria de Saúde para esclarecimentos sobre sua administração, defendendo a decisão do Executivo em op-tar pelo serviço de aquisição de medica-mentos.

Presente na sessão, o secretário de Saú-de, Claudiomiro Pezzetta teve que escutar apenas, pois não pôde se pronunciar no momento. Pelo visto ele estava preparado, pois levava consigo uma pasta com alguns documentos. A pergunta de um milhão: que documentos eram esses? Não sabemos, mas nas próximas edições do jornal o mis-tério deve ser desvendado.

No capítulo anterior da trama, o secre-tário afirmou, durante entrevista à Rádio Repórter, que “a compra de medicamentos é de responsabilidade exclusiva do Execu-tivo, o Poder Legislativo não deve estar se metendo nesse tipo de procedimento”. De acordo com ele, essa pressão por parte dos vereadores existe há muito tempo, mas a diferença total entre os preços dos medica-mentos do Cisa e da secretaria fica em tor-no de no máximo 2%.

Pois então, caros leitores, agora é aguar-dar para ver o que acontece. O Jornal, en-quanto veículo de comunicação se coloca a inteira disposição das partes para mais esclarecimentos sobre o tema, lembrando que o maior beneficiado, com ou sem CPI, é o público.

Trânsito melhor, um desafio de todos nós

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011 BAIRRO

O presidente do bairro Hammarstron, Antônio de Jesus, falou em en-

trevista à Rádio Repórter, so-bre a relação existente entre a comunidade e a administra-ção municipal, os principais problemas e as demandas existentes no bairro.

Uma das prioridades da comunidade é o calçamento de duas quadras que perten-ciam ao Burtet, mas que, devi-do a uma Lei Municipal, foram anexadas ao Hammarstron. No Orçamento Participativo do ano passado, foram aloca-dos recursos no valor de R$ 20 mil para conclusão desse calçamento.

Segundo o presidente, o mais preocupante é a água que corre pela Rua Pedro

Presidente do Hammarstron fala sobre as dificuldades do bairroÁgua em leito de rua e limpeza de trevo são algumas das demandas da comunidade

Água empoçada na Rua Pedro Hammarstron preocupa comunidade

Hammastron, em frente ao Hospital Unimed. “Essa é uma questão bem complicada, que eu estou trabalhando dentro do Orçamento Participativo e buscando o valor de R$ 50 mil para essas obras”, explicou Antonio.

Na terça-feira, dia 14, o presidente recebeu a visita do engenheiro da prefeitura Paulo Roberto Stumm e o se-cretário de Desenvolvimento Urbano Nelson Coppetti, que foram até a via fazer vistorias de toda a região, visando o início das obras o mais breve possível.

“Primeiro será feito um croqui, depois vamos nos reunir novamente, faremos a licitação, e no máximo em três meses estaremos dando início às obras. Porque é uma construção importante que vai retirar essa água do leito da rua. É o que mais me preo-cupa no momento”, salientou Antônio.

Para o presidente, o mais difícil é o Orçamento Partici-pativo, uma vez que os recur-sos para início das obras já estão alocados. Outra ques-tão menos preocupante, mas também citada pelo presiden-te é a limpeza dos trevos do

bairro. “Essa limpeza já foi solicitado ao secretário de Desenvolvimento Urbano”, observou o presidente.

Sobre sua relação com a administração em busca de melhorias para o bairro, o

presidente garante que não há do que se queixar. “A gente tem que se alinhavar. Presidente de bairro depende da administração, porque é quem faz a gestão dos bair-ros”, salienta Antonio.

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIA QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

COMENTÁRIO ECONÔMICO Felippe Smoco (*)

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS

- Dólar comercial (venda): R$ 1,5950.- Dólar turismo: R$ 1,66.- Dólar flutuante (parale-lo): R$ 1,71, com um ágio de 7,21% frente ao comercial.- E u r o : R$ 2,3750.- O u r o : R$ 80,50 o grama na BM&F Bovespa de São Paulo - e - US$ 1.542,00 a onça-troy na Bolsa Mercantil de Nova York.- Juros dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários) para 30 dias: 10,20% ao ano - e -0,81% ao mês.- Caderneta de poupança: 0,6651% ao mês.- TBF (Taxa Básica Financeira): 0,8624% ao mês.- Taxa SELIC: 12,25% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,47% em maio, correspondendo a 6,55% nos últimos 12 meses.- Petróleo: US$ 93,26 o barril em Nova York - e - US$ 111,56 o barril em Londres.- Complexo soja: Com preços mais altos.- Salário mínimo nacional: R$ 545,00.- Salário mínimo regional: de R$ 610,00 a R$ 663,40, con-forme o segmento econômi-co.- Risco-país: 168 pontos.- Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo): Ações em leve recuperação.

ANÁLISES E TENDÊNCIAS

CÂMBIO: O dólar comer-cial voltou a retroceder, mas continua sob forte monitora-mento do Banco Central me-diante leilões de compra no mercado à vista.

A P L I C A Ç Õ E S FINANCEIRAS: Os rendimen-tos da renda fixa, em especial os CDBs, continuam bastante atrativos. A poupança reagiu. Os negócios com ações estão retraídos pela instabilidade da economia a nível mundial, mas há uma leve recuperação pela elevação da classifica-ção de risco dos bônus do governo brasileiro.

COMMODITIES: O ouro teve pequena valorização. O petróleo registra pequena baixa. O complexo soja em Chicago sofre uma consolida-ção técnica.

INFLAÇÃO: Os primeiros indicadores inflacionários de junho apontam para uma leve estabilização dos preços.

O P I N I Ã O : DESVENDANDO O MUNDO DO TRABALHO

A Capital gaúcha está sendo sede de um impor-tante encontro preparatório para antecipar as propostas que o Brasil irá levar à Itália e à Suíça, entre 10 e 14 de outubro, no VII Congresso Mundial de Administração e

o XII Fórum Internacional de Administração, que vão de-bater o Mundo do Trabalho em Sua Visão Prospectiva da Administração. O objetivo principal é debater as trans-formações sofridas no mun-do do trabalho em meio a um cenário de constantes mu-danças, no qual a tecnologia cada vez mais se faz presente no cotidiano das empresas e das pessoas. Sem dúvida, o assunto é essencialmente im-portante porque visa discutir a dimensão do trabalho na globalização, o combate à po-breza e a geração de emprego no mundo, a geração de tra-balho decente em contrapon-to ao crescimento econômico sustentável, o assédio moral nas relações de trabalho, a ética e os valores em um novo modelo de gestão, e, ainda, o trabalho na construção da dignidade humana. O vice-presidente de relações ex-ternas do CRA-RS - Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, Rogério de Moraes Bohn, resume o encontro como o grande ob-jetivo de propiciar uma visão multilateral da questão do trabalho sob o ponto de vista da instituição pública, do tra-balhador e dos empresários para captar o ambiente ideal para o trabalho e apresentar as diversas abordagens sobre o assunto justamente neste momento que é propício no

Brasil para esta discussão. O ilustre colega do CRA-RS ainda diz acreditar que, en-quanto na Europa as portas estão se fechando para novas oportunidades aos trabalha-dores, no Brasil está se crian-do uma quantidade bastante intensa de geração de novos empregos e, por isso, é muito importante discutir a melhor forma de aproveitamento da nossa mão-de-obra para pre-encher esse vazio.

Sou de opinião que o tema a ser discutido no Congresso Mundial de Administração em Turim e em Genebra so-bre o mundo do trabalho é pertinente e muito atual, principalmente para nós, bra-sileiros, que estamos vivendo sob diretrizes políticas que afrouxaram os conceitos de sobrevivência pelo trabalho e priorizaram o combate à pobreza pelo assistencialis-mo. Deus queira que nossos representantes nesses encon-tros tragam uma nova visão a ser repassada aos nossos governantes de que só o tra-balho constrói o progresso e o crescimento econômico, a felicidade pessoal e a es-tabilidade familiar e social, exatamente o oposto ao as-sistencialismo populista que sobrecarrega o orçamento público e incentiva o ócio e a estagnação.

RETROSPECTIVA

DE 20 ANOS ATRÁS (1991): O mercado financeiro estava sob intenso controle do Banco Central e registra-va um comportamento cal-mo, com pequena tendência de baixa dos juros no movi-mento dos papéis bancários e uma leve ascensão nas cotações das bolsas de va-lores, com boa valorização das ações de primeira linha, assim como o dólar comer-cial com leve alta. A Justiça decretou a prisão do diretor do Frigorífico Frigobon, por fraude e sonegação fiscal do ICMS, falsificação de docu-mentos e carimbos, haven-do a promessa do promotor que atuava nesses casos, à partir de autuações feitas pela Secretaria da Fazenda, de denunciar mais 19 ou-tros implicados em fraudes, numa operação exemplar de ressarcimento dos prejuízos causados ao Estado e de pu-nição severa dos culpados. (Extraído dos anais do meu comentário econômico na Rádio Repórter de Ijuí).

Mais economia na próxima 6ª feira, às 09hs10min, na Rádio Repórter, e para o

mundo pela Internet no site www.radioreporter.com.br

(*) Jornalista, administrador e contabilista, aposentado.

Cel. 014 55 8417 0378E-mail: [email protected]

O Brasil gerou mais de 1,16 milhão de empre-gos nos cinco primei-

ros meses deste ano. A infor-mação foi dada segunda-feira pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, duran-te lançamento do programa ProJovem Trabalhador no estado do Rio. Segundo o mi-nistro, apenas em maio deste ano, foram criados mais de 200 mil postos de trabalho.

Os dados consolidados de maio deste ano do Cadastro Geral de Empregados e De-sempregados (Caged) foram

Lupi afirma que Brasil já gerou mais de 1,16 milhão de empregos este anoSegundo o Ministro, foram criados mais de 200 mil postos de trabalho apenas no mês de maiov

divulgados segunda-feira, em Brasília, pelo ministro. O Brasil registrou a criação de 252.067 novas vagas de emprego com carteira assi-nada em maio. Nos últimos 12 meses, o montante de postos de trabalho gerados atingiu 2.256.765, um aumento de 6,47%.

O ministro previa que o número de vagas, em maio, ficasse maior que o resultado de abril, quando foram regis-trados 272 mil novos postos. “Alguns setores não deram ainda o resultado que irão dar. A construção civil não foi tão forte quanto eu imagi-nava. Tivemos uma queda em Rondônia, com a demissão dos trabalhadores de Santo Antônio e Jirau [hidrelétricas em construção] que tem peso forte”, disse.

com muitos investimentos no Brasil ainda, principalmente os investimentos internacio-nais. Estamos com muitos preparativos para as Olim-píadas, a Copa do Mundo, muitos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Programa Minha Casa, Minha Vida está ampliando sua capacidade de investimento. Sou muito otimista. Devemos ter um segundo semestre melhor do que o primeiro”, disse Lupi.

Os dados de 2011, de acor-do com os números informa-dos por Lupi, não conseguem, entretanto, superar o desem-penho recorde do mercado de trabalho, obtido nos cinco primeiros meses de 2010, quando mais de 1,3 milhão de empregos foram gerados.

Fonte: Agência Brasil

No mês de maio ocorre-ram 1.912.665 admissões e 1.660.598 desligamentos, o segundo maior para todos

os meses da série histórica. Lupi mantém a expectativa de 3 milhões de vagas for-mais para 2011. “Estamos

Ministro espera que 2011 encerre com a geração de 3 milhões de empregos formais

Page 7: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIA QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

COMENTÁRIO ECONÔMICO Felippe Smoco (*)

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS

- Dólar comercial (venda): R$ 1,5950.- Dólar turismo: R$ 1,66.- Dólar flutuante (parale-lo): R$ 1,71, com um ágio de 7,21% frente ao comercial.- E u r o : R$ 2,3750.- O u r o : R$ 80,50 o grama na BM&F Bovespa de São Paulo - e - US$ 1.542,00 a onça-troy na Bolsa Mercantil de Nova York.- Juros dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários) para 30 dias: 10,20% ao ano - e -0,81% ao mês.- Caderneta de poupança: 0,6651% ao mês.- TBF (Taxa Básica Financeira): 0,8624% ao mês.- Taxa SELIC: 12,25% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,47% em maio, correspondendo a 6,55% nos últimos 12 meses.- Petróleo: US$ 93,26 o barril em Nova York - e - US$ 111,56 o barril em Londres.- Complexo soja: Com preços mais altos.- Salário mínimo nacional: R$ 545,00.- Salário mínimo regional: de R$ 610,00 a R$ 663,40, con-forme o segmento econômi-co.- Risco-país: 168 pontos.- Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo): Ações em leve recuperação.

ANÁLISES E TENDÊNCIAS

CÂMBIO: O dólar comer-cial voltou a retroceder, mas continua sob forte monitora-mento do Banco Central me-diante leilões de compra no mercado à vista.

A P L I C A Ç Õ E S FINANCEIRAS: Os rendimen-tos da renda fixa, em especial os CDBs, continuam bastante atrativos. A poupança reagiu. Os negócios com ações estão retraídos pela instabilidade da economia a nível mundial, mas há uma leve recuperação pela elevação da classifica-ção de risco dos bônus do governo brasileiro.

COMMODITIES: O ouro teve pequena valorização. O petróleo registra pequena baixa. O complexo soja em Chicago sofre uma consolida-ção técnica.

INFLAÇÃO: Os primeiros indicadores inflacionários de junho apontam para uma leve estabilização dos preços.

O P I N I Ã O : DESVENDANDO O MUNDO DO TRABALHO

A Capital gaúcha está sendo sede de um impor-tante encontro preparatório para antecipar as propostas que o Brasil irá levar à Itália e à Suíça, entre 10 e 14 de outubro, no VII Congresso Mundial de Administração e

o XII Fórum Internacional de Administração, que vão de-bater o Mundo do Trabalho em Sua Visão Prospectiva da Administração. O objetivo principal é debater as trans-formações sofridas no mun-do do trabalho em meio a um cenário de constantes mu-danças, no qual a tecnologia cada vez mais se faz presente no cotidiano das empresas e das pessoas. Sem dúvida, o assunto é essencialmente im-portante porque visa discutir a dimensão do trabalho na globalização, o combate à po-breza e a geração de emprego no mundo, a geração de tra-balho decente em contrapon-to ao crescimento econômico sustentável, o assédio moral nas relações de trabalho, a ética e os valores em um novo modelo de gestão, e, ainda, o trabalho na construção da dignidade humana. O vice-presidente de relações ex-ternas do CRA-RS - Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, Rogério de Moraes Bohn, resume o encontro como o grande ob-jetivo de propiciar uma visão multilateral da questão do trabalho sob o ponto de vista da instituição pública, do tra-balhador e dos empresários para captar o ambiente ideal para o trabalho e apresentar as diversas abordagens sobre o assunto justamente neste momento que é propício no

Brasil para esta discussão. O ilustre colega do CRA-RS ainda diz acreditar que, en-quanto na Europa as portas estão se fechando para novas oportunidades aos trabalha-dores, no Brasil está se crian-do uma quantidade bastante intensa de geração de novos empregos e, por isso, é muito importante discutir a melhor forma de aproveitamento da nossa mão-de-obra para pre-encher esse vazio.

Sou de opinião que o tema a ser discutido no Congresso Mundial de Administração em Turim e em Genebra so-bre o mundo do trabalho é pertinente e muito atual, principalmente para nós, bra-sileiros, que estamos vivendo sob diretrizes políticas que afrouxaram os conceitos de sobrevivência pelo trabalho e priorizaram o combate à pobreza pelo assistencialis-mo. Deus queira que nossos representantes nesses encon-tros tragam uma nova visão a ser repassada aos nossos governantes de que só o tra-balho constrói o progresso e o crescimento econômico, a felicidade pessoal e a es-tabilidade familiar e social, exatamente o oposto ao as-sistencialismo populista que sobrecarrega o orçamento público e incentiva o ócio e a estagnação.

RETROSPECTIVA

DE 20 ANOS ATRÁS (1991): O mercado financeiro estava sob intenso controle do Banco Central e registra-va um comportamento cal-mo, com pequena tendência de baixa dos juros no movi-mento dos papéis bancários e uma leve ascensão nas cotações das bolsas de va-lores, com boa valorização das ações de primeira linha, assim como o dólar comer-cial com leve alta. A Justiça decretou a prisão do diretor do Frigorífico Frigobon, por fraude e sonegação fiscal do ICMS, falsificação de docu-mentos e carimbos, haven-do a promessa do promotor que atuava nesses casos, à partir de autuações feitas pela Secretaria da Fazenda, de denunciar mais 19 ou-tros implicados em fraudes, numa operação exemplar de ressarcimento dos prejuízos causados ao Estado e de pu-nição severa dos culpados. (Extraído dos anais do meu comentário econômico na Rádio Repórter de Ijuí).

Mais economia na próxima 6ª feira, às 09hs10min, na Rádio Repórter, e para o

mundo pela Internet no site www.radioreporter.com.br

(*) Jornalista, administrador e contabilista, aposentado.

Cel. 014 55 8417 0378E-mail: [email protected]

O Brasil gerou mais de 1,16 milhão de empre-gos nos cinco primei-

ros meses deste ano. A infor-mação foi dada segunda-feira pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, duran-te lançamento do programa ProJovem Trabalhador no estado do Rio. Segundo o mi-nistro, apenas em maio deste ano, foram criados mais de 200 mil postos de trabalho.

Os dados consolidados de maio deste ano do Cadastro Geral de Empregados e De-sempregados (Caged) foram

Lupi afirma que Brasil já gerou mais de 1,16 milhão de empregos este anoSegundo o Ministro, foram criados mais de 200 mil postos de trabalho apenas no mês de maiov

divulgados segunda-feira, em Brasília, pelo ministro. O Brasil registrou a criação de 252.067 novas vagas de emprego com carteira assi-nada em maio. Nos últimos 12 meses, o montante de postos de trabalho gerados atingiu 2.256.765, um aumento de 6,47%.

O ministro previa que o número de vagas, em maio, ficasse maior que o resultado de abril, quando foram regis-trados 272 mil novos postos. “Alguns setores não deram ainda o resultado que irão dar. A construção civil não foi tão forte quanto eu imagi-nava. Tivemos uma queda em Rondônia, com a demissão dos trabalhadores de Santo Antônio e Jirau [hidrelétricas em construção] que tem peso forte”, disse.

com muitos investimentos no Brasil ainda, principalmente os investimentos internacio-nais. Estamos com muitos preparativos para as Olim-píadas, a Copa do Mundo, muitos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Programa Minha Casa, Minha Vida está ampliando sua capacidade de investimento. Sou muito otimista. Devemos ter um segundo semestre melhor do que o primeiro”, disse Lupi.

Os dados de 2011, de acor-do com os números informa-dos por Lupi, não conseguem, entretanto, superar o desem-penho recorde do mercado de trabalho, obtido nos cinco primeiros meses de 2010, quando mais de 1,3 milhão de empregos foram gerados.

Fonte: Agência Brasil

No mês de maio ocorre-ram 1.912.665 admissões e 1.660.598 desligamentos, o segundo maior para todos

os meses da série histórica. Lupi mantém a expectativa de 3 milhões de vagas for-mais para 2011. “Estamos

Ministro espera que 2011 encerre com a geração de 3 milhões de empregos formais

O REPÓRTER 7QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011 RURAL

Indicadores Rurais

Soja....R$ 41,20Milho..R$ 24,50Trigo R$ 24,00

Valores cotados em 21/06

Em visita a Ijuí, na última sexta-feira, o presidente da Associação dos Pro-

dutores de Feijão (Aprofeijão) – com sede no município de Sobradinho - Tarcísio Ceretta e o coordenador de programas voltados à produção alimentar da Secretaria de Agricultura do Estado, Carlos Carniel, falaram, em entrevista á Radio Repórter sobre as expectativas da criação de uma associação para produ-tores de feijão.

De acordo com Ceretta, a visita ao município partiu de um convite do coordenador Carniel, que sugeriu a ideia de virem a Ijuí em busca de subsídios relacionados ao andamento da Associação dos Produtores de Milho (Apromilho). “É sempre bom se apoiar no que está em andamento”, explicou Ceretta.

A Aprofeijão foi criada no mês de março e seu objetivo é chegar até a Câmara Setorial do feijão, promovendo debates junto ao Governo Federal e Es-tadual, da mesma forma como se dá com as demais culturas. “O feijão está meio esquecido, porque o governo nunca falou ‘vamos dar uma atenção maior ao feijão’”, observou Ceretta.

Desde a criação dessa asso-ciação, durante a última Festa do Feijão, em Sobradinho, foram realizadas duas reuniões em Porto Alegre, com toda cadeia produtiva do feijão, tais como produtores, pesquisadores, nu-

Produtores de feijão criam associaçãoDa mesma maneira como os produtores de milho, os produtores de feijão se uniram e criaram a Aprofeijão

Os organizadores da 56ª Reunião Técnica Anual do Mi-lho e da 39ª Reunião Técnica Anual do Sorgo divulgaram, após reunião no escritório re-gional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a programação dos even-tos, a serem realizados em Ijuí, de 12 a 14 de julho, no Salão de Atos do campus da Unijuí. As inscrições poderão ser feitas no primeiro dia, 12 de julho, no local do evento. Estudantes pa-gam R$ 10,00 e profissionais, R$ 20,00. Serão dados certificados aos participantes.

Organizadores se reuniram no salão de atos da unijuí

Créditos: foto divulgação emater

Definida programação da reunião técnica anual do milho e sorgoO foco da programação

está direcionado a projeções de mercado para as cadeias produtivas do milho e sorgo, apresentação de trabalhos científicos e, como inovação, uma tarde de campo, cuja meto-dologia é levar o público a uma propriedade onde será possível tratar de temas como semeadu-ra, regulagem, equipamentos, ensilagem e beneficiamento para o mercado consumidor.

A 56ª Reunião Técnica Anual do Milho e da 39ª Reunião Téc-nica Anual do Sorgo são pro-movidas pela Emater/RS-Ascar, Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Coo-perativa Agropecuária e Indus-trial (Cotrijuí), Universidade Regional (Unijuí) e Associação dos Engenheiros Agrônomos

de Ijuí (Apaju). Apoiam os eventos, a Prefeitura de Ijuí, Syngenta e Imasa.

Cenário para Milho e Sorgo

Quinto maior produtor de milho do país, atrás do Para-ná, Mato Grosso, Minas Gerais

e Goiás, o Rio Grande do Sul colheu, na última safra, apro-ximadamente 5,6 milhões de toneladas. Embora a área cul-tivada com milho no Estado venha encolhendo desde a década de 70, segundo dados da Emater/RS-Ascar, a produ-tividade das lavouras gaúchas,

no entanto, cresce a cada ano, chegando, na safra 2009/2010, a 4.907 kg/ha contra 1.000 kg/ha registrado há 40 anos.

De origem africana e asiá-tica, o sorgo é produzido em aproximadamente 1,2 milhões de hectares no Brasil, em maior escala no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. No Rio Grande do Sul, os dados são imprecisos, contudo, estima-se que a área cultivada com as variedades forrageira, silagem, granífero, vassoura e sacarino silageiro esteja entre 120 e 140 mil hectares. Segundo dados da Fepagro, para cada 10 hec-tares de milho plantados no país, menos de um hectare é utilizado para o sorgo. Nos Es-tados Unidos, maior produtor mundial de sorgo, para cada três hectares de milho, há um hectare cultivado com sorgo.

Associação tem o objetivo de defender interesses dos produtores de feijão

tricionistas, comerciantes, entre outros. “Reunimos todas as pes-soas que englobam a produção de feijão, para discutir todos os problemas relacionados á essa cultura, desde a pesquisa até chegar à panela da dona de casa”, explicou Ceretta.

Além das reuniões, o pre-sidente diz que a associação também tem buscado entrar em contato com pessoas especia-lizadas no assunto, para saber quais os caminhos políticos que a mesma deve seguir. “Apesar da importância do feijão, na polí-tica ele fica esquecido, o mesmo já aconteceu com o milho, que com a criação da Apromilho passou a ter mais espaço e essa discussão a ter a atenção que merece. Em seguida foi criada a Aprosoja, com sede em Santo Ângelo. Cada vez mais crescem as associações e a importância das mesmas para discutir a respeito dessas culturas”, ob-servou Carniel.

Para Ceretta, a principal difi-culdade encontrada pelos pro-dutores de feijão é a questão da tributação, que no Rio Grande do Sul equivale a 7%, enquanto que em outros estados como Paraná e Minas Gerais a taxa é de 1%, chegando a 0% em São Paulo. Mas, Carniel afirma que existe a possibilidade de dimi-nuição dessas taxas. “Eu estive em reunião com o governador Tarso, no palácio Piratini, em que o mesmo sinalizou a pos-sibilidade de até o final de 2011 baixar o ICMS de 7% para 2%”, afirmou Carniel. Mas, para o coordenador o mais importante é a organização dos produtores da agricultura familiar quanto à produção.

O governo do Estado tem

o programa Feijão com Arroz, criado a partir da necessidade de ajudar a agricultura familiar, a partir da qual o feijão é produ-zido. “É preciso organizar esses produtores, porque está haven-do uma diminuição, tanto de produção quanto de consumo”, salienta Carniel. Segundo ele, o trabalho para essa organização tem sido satisfatório. O primeiro passo foi a criação dessa asso-ciação, formando a diretoria, e restando agora apenas os tramites legais.

Além das altas taxas, o feijão também enfrenta problemas com a exportação, que por conta dos preços baixos limita a produção de feijão no país. “O Brasil não produz todo feijão que consome. Há dez anos a Argentina supria essa falta, mas agora com essa globalização vem feijão exportado da China, Índia, EUA, e vem influenciando no baixo preço do feijão, que em sobradinho custa em torno de 70 reais”, explica Ceretta. Segundo ele, o feijão chinês, entrou em grande quantidade no país, devido aos dois anos chuvosos que tivemos.

“Os chineses aproveitaram a brecha de quando nós não

tínhamos um bom produto, e in-troduziram o feijão deles por R$ 75,00. Isso hoje é uma pedra no nosso sapato, porque a impor-tação está prejudicando muito, o custo de produção do feijão é de R$ 80,00 e tem município vendendo a R$ 65,00”, obser-vou Ceretta. Com a criação da Aprofeijão pretende-se estudar mecanismos que dificultem a entrada livre de feijão no país. “Com a associação tendo um lugar na câmara setorial, vamos exigir um controle desse feijão importado” salientou Ceretta.

Para Carniel as criações des-sas associações são de extrema importância porque a partir dos debates que elas proporcionam são detectados não apenas os problemas relacionados a cada cultura, como também as soluções. Além disso, a cada reunião mais entidades, tanto públicas quanto privadas tem participado.

Milho

Também esteve presente na entrevista o presidente da Associação dos Produtores de Milho (Apromilho), Cláudio de Jesus, que afirmou que se

o Brasil pretende ser grande e moderno tem que se organizar, e as associações são o melhor ca-minho. “Nos últimos dois anos, a comercialização do milho adquiriu um comportamento diferente, a partir da retirada de energia dos cereais. Com a posição americana de tirar etanol do milho, criou-se um novo mercado e o Brasil está começando com a experiência”, afirmou Cláudio.

A idéia é que quando houver excesso de milho e trigo no mer-cado se faça etanol, a quantida-de de etanol do trigo é a mesma do milho. “Nós produtores deve-mos criar demanda para nossos produtos, se no momento não é importante produzir etanol em outro momento deve ser e nós precisamos dominar essas tecnologias”, salientou Cláudio.

De acordo com Carniel, o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecu-ária e Agronegócio, se coloca a disposição para trabalhar e se organizar juntamente com os produtores para o fortaleci-mento desse setor. “O governo sabe da importância que tem o milho para essa região tanto para criação de frango quanto para criação de gado, e está muito baixa a produção, porque existe potencial para produzir mais”, afirmou Carniel.

Segundo ele, tudo deve ser resolvido se houver uma orga-nização dos produtores, onde terão forças para levar as pro-postas, as reivindicações para o Governo do Estado. Além disso, através da Apromilho, será pos-sível ter um representante den-tro da Câmara Setorial, que por sua vez terá um representante em Brasília.

Page 8: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

A vereadora Rosane Si-mon (PCdoB) reiterou a intenção da bancada

de oposição em instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de possíveis ir-regularidades na aquisição de medicamentos feita por parte do Poder Executivo.

A comunista afirmou ser necessário comprovar a le-gitimidade do método ado-tado pela prefeitura. “Se nós concluirmos que a forma de aquisição de medicamentos por pregão eletrônico seja a mais adequada, estaremos pedindo uma CPI da saúde a partir da próxima semana”, anunciou.

O pedido de abertura da

Oposição cobra a instalação de uma CPI para investigar saúde pública municipalSetor voltou a ser pauta de discussão na última sessão da Câmara

CPI deve ser protocolado pela vereadora Rosane Simon junta-mente com os vereadores Gla-dimir Ribeiro da Silva (PSDB), Daniel Perondi (PMDB) e César Busnello (PSB) na próxima semana. Durante seu pro-nunciamento na tribuna da câmara, Rosane lembrou que algumas pessoas da comunida-de procuram seu gabinete para comunicar a falta de alguns medicamentos nas unidades de saúde do município.

“O município de Ijuí não investe pouco em saúde. São investidos mais de 30% do orçamento público na área, mas mesmo assim faltam me-dicamentos da lista básica em todas as unidades de saúde pública”, observou. César Bus-nello (PSB) voltou a lembrar a vantagem da tecnologia e a transparência na utilização do pregão eletrônico, questio-nando o método adotado pela prefeitura.

medicamentos encontram-se a disposição de todos na se-cretaria de saúde.

O pronunciamento do se-cretário de Saúde Claudio-miro Pezzeta (presente no plenário) foi indeferido pelos vereadores na última reunião das comissões, pois como afirmou Rosane Simon, “a câmara é quem deve criar a pauta da sessão”, frustrando a expectativa do Executivo.

Darci Pretto da Silva (PDT) rebateu a posição dos ve-readores defendendo que o secretário estava disposto a apresentar os relatórios de todos os medicamentos ad-quiridos pelo município. “Os vereadores estão com dúvidas quanto aos procedimentos da administração, mas se utilizam de um artigo do regi-mento interno dessa casa para não permitir que o secretário Pezzeta exponha seus esclare-cimentos”, conclui.

A vereadora Rosane Simon (PCdoB) defendeu a abertura da CPI da saúde

Os debates da sessão fo-ram direcionados ao setor de saúde em diferentes âmbitos. O vereador Marcos César Bar-riquello (PDT), propôs que os encaminhamentos feitos pela casa legislativa fossem envia-dos à Secretaria de Saúde para

esclarecimentos sobre sua administração, defendendo a decisão do Executivo em op-tar pelo serviço de aquisição de medicamentos. Valmir Sei-fert (PDT) ratificou a posição do correligionário ao informar que os dados referentes a

Entre as matérias aprovados na sessão ordinária da Câmara de Vereadores está o projeto de lei nº. 249/2011, que concede índice de revisão geral anual aos salários dos servidores do Departamento Munici-pal de Energia de Ijuí (DEMEI).

Uma discussão, seguida de agres-são física entre dois deputados, dei-xou em evidência as richas internas no PTB do Rio Grande do Sul e criou mal-estar no Palácio Piratini. A situ-ação se agravou e o partido chegou a colocar à disposição os cargos no governo estadual. Em resposta, o governador Tarso Genro recusou e disse que a briga é um problema interno do partido.

A discussão ocorreu no 10º Semi-nário de Alinhamento Estratégico do PTB. O evento reuniu cerca de 400 pessoas em um hotel de Porto Alegre.

A justificativa para o episódio seria a distribuição de cargos no go-

verno estadual. Assim, foi articulada às pressas uma reunião na noite de segunda-feira entre integrantes dos partidos da base aliada para analisar a situação.

A posição final do PTB foi entre-gar os cargos em comissão. O presi-dente estadual do partido, Luís Au-gusto Lara, afirmou que “a questão interna extrapolou as fronteiras da sigla e provocou constrangimento não só ao partido como ao governo. Por isso, para garantir a estabilidade política colocamos os cargos à dis-posição”. No entanto, o governador Tarso Genro não aceitou a decisão dos petebistas.

PMDB Ijuí debate eleição municipal com filiadosNo último sábado, o PMDB Ijuí reuniu

o seu Diretório, Executiva e núcleos da Juventude e da Mulher para um grande encontro. Foi a primeira reunião partidária visando a preparação da sigla para a elei-ção municipal em 2012. O encontro contou com a presença de lideranças municipais e federais do partido, onde foi aberto um es-paço de discussão e deflagrado o processo de tratativas sobre a sucessão municipal, como contato com outras siglas partidárias visando à formação de uma ampla coliga-ção. Também ficou acertada a formação de uma nominata para a vereança que contenha a pluralidade dos segmentos do partido e que reflita hoje o espaço que o PMDB ocupa na comunidade.

Durante o encontro ocorreram novas filiações como resultado de uma estratégia definida de ampliação e qualificação do quadro de filiados. Outro ponto destacado foi a realização de um debate sobre o cená-rio político municipal, estadual e federal. Conforme o presidente do PMDB em Ijuí, Erlon Beck, a participação dos membros do diretório foi importante para que seja traçada uma proposta de trabalho que te-

nha sintonia com as bandeiras de luta dos peemedebistas. “A reunião foi muito rica, pois todos de forma democrática puderam expressar a sua avaliação sobre o momento político da nossa cidade”, afirmou.

Na reunião, o vereador do PMDB, Daniel Perondi, realizou uma prestação de contas da sua atuação no Legislativo. Ele apresentou ao grupo os projetos de lei apresentados durante o seu mandato e ressaltou a sua importante missão de fiscalizar o Executivo, fazendo uma oposi-ção responsável em conjunto com outros vereadores. “É importante ouvir os filiados e colher sugestões para o mandato que não é meu é do partido”, destacou.

O deputado federal Darcísio Perondi fez um relato sobre a sua atuação na Câmara Federal e ressaltou que esse é o momento de ouvir as bases do partido. “Estamos há um ano das eleições e o PMDB de Ijuí é uma sigla importante no contexto partidário, por isso temos a responsabilidade de estar atuantes para corresponder a expectativa dos cidadãos ijuienses oferecendo uma alternativa para Ijuí”, ressaltou.

O diretório municipal reuniu seus filiados para abordar o cenário político atual visando às eleições em 2012

Legislativo aprova projetos importantes para o município

PTB gaúcho em crise após briga entre companheiros da sigla

O reajuste estipu-la o valor do auxílio alimentação para R$ 140 a partir de janei-ro de 2012 e prevê o índice de 6,31% e mais 3% divididos em três parcelas mensais. O projeto é oriundo do poder executivo e foi apro-vado por unanimida-de de votos.

Na pauta da sessão também foi

aprovado o projeto de lei nº. 248/2011 que autoriza o poder executivo muni-cipal a abrir créditos adicionais espe-ciais no valor limite de R$ 1.053.443,52 destinado a Unijuí para execução do Hospital Veterinário, com recurso proveniente do Governo Federal.

Page 9: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 9QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011 GERAL

Cabral garante que serviços de telefonia devem melhorar

O coordenador do Procon de Ijuí, Vilson Cabral, declarou em entrevista

a Rádio Repórter, que todas as operadoras do Brasil que prestam serviço em Ijuí foram notificadas a respeito da urgên-cia na melhoria dos serviços já prestados no município e a possibilidade de novos inves-timentos. O Ministério Público também foi informado a respei-to da decisão do Procon sobre a possibilidade de no caso de não haver melhoria nos ser-viços prestados, ocorrer uma cassação do funcionamento

Operadoras de telefonia móvel já foram notificadas por parte do Procon e devem melhorar serviços oferecidos

Coordenador afirma que operadoras de telefonia móvel devem melhorar prestação de serviços

dessas empresas.O Ministério Público tam-

bém fez uma notificação às operadoras de telefonia móvel nesse sentido. “O Procon está bem organizado, e estamos pedindo urgentemente uma melhora por parte dessas ope-radoras dos serviços prestados, principalmente no caso da inter-net”, salientou Cabral.

De acordo com Cabral, as reclamações que predominam são contra a operadora Oi, em parte pelo grande número de clientes e também pela maior quantidade de serviços dispo-níveis ao consumidor. “O erro deles começa, quando muitas vezes vendem serviço ao con-sumidor sem condições de prestá-lo com qualidade, talvez por falta de antena, ou de sinal, e é um problema muito grande. O consumidor não consegue alcançar o beneficio desejado pela contratação desse servi-

Segundo o coordenador, não adianta vender ao consu-midor um serviço que não tem como oferecer com qualidade. Ao ligar para o Call Center das operadoras, o consumidor se desgasta, perde muito tempo e por vezes não consegue solucionar o problema. “O consumidor fica até 30 minutos no telefone e não consegue cancelar um fornecimento de serviço ou uma conta mal co-brada,” salientou Cabral.

Para ele, o Procon estaria trabalhando para as opera-doras sem ganhar nada, uma vez que as reclamações de telefonia acontecem todo dia, e com isso o que se percebe é um certo abuso por parte das empresas, que oferecem um serviço que não tem qualidade ao consumidor, sem se impor-tar com os prejuízos que isso trará para o mesmo.

ço,” explicou Cabral.Toda vez que o Procon é

procurado referente a um ser-viço mal prestado por essas operadoras 90% dos casos são resolvidos imediatamente. Cabral afirma que o Procon não pode trabalhar como empregado das operadoras.

“Queremos que a operadora resolva diretamente com o consumidor, para que este não fique afundando rua vindo até o Procon. A operadora deve prestar um serviço de quali-dade ao consumidor, vender apenas o que pode cumprir”, afirmou Cabral.

No dia de ontem, secretá-rios, coordenadores especiais e coordenadores administrati-vos ligados ao Poder Executivo participam de uma das etapas do Programa de Diagnóstico e Ações Gerenciais.

A atividade ocorreu na Fonte Ijuí e teve como objetivo estabelecer um espaço de re-flexão sobre o planejamento e o orçamento municipal, assim como ser um momento para sugestões para aperfeiçoar os processos de trabalho.

“O encontro serviu para aprofundar o diagnóstico da realidade dos setores da admi-nistração municipal”, definiu o prefeito Fioravante Ballin. A partir desse diagnóstico, serão delineadas as ações que devem ser realizadas futuramente.

Para expor essas ativida-

des, foi realizado um seminá-rio, apresentado em conjunto com a Unijuí para intensificar a sistematização dessas im-plementações, e dentre os problemas apontados estão: desvios de função; quantidade de termos aditivos em função de projetos mal elaborados; a lei de contribuições, subven-ções e auxílios não está sendo observada; e a falta de estrutu-ra física nas secretarias.

A parceria entre Prefeitura Municipal e Unijuí aconteceu, de acordo com Ballin, para que fosse possível realizar um diagnóstico mais preci-so dessa realidade. Segundo ele, essa parceria continua na implementação das ações que devem ser tomadas para melhorar o gerenciamento da adminitração pública.

Através da Campanha Na-cional de Multivacinação, que aconteceu sábado, foram apli-cadas vacinas contra o saram-po e paralisia infantil (Polio-mielite) em diversos pontos do município. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sílvia Was-sermann, em Ijuí, foram vacina-das 94,95% das crianças contra a paralisia infantil, totalizando mais de 4 mil vacinas aplicadas.

Contra o sarampo, foram vacinadas 3.885 crianças, to-talizando 68,97% do público alvo.

Sílvia destacou que devem ser alcançados os níveis de 95% para a Poliomielite, e 70% contra o Sarampo. A coordena-dora enfatiza que as crianças devem receber a vacina o quanto antes. “Quanto mais cedo vacinada, menor é o risco da criança” salienta.

Até o dia de hoje, a vacina contra a Poliomielite pode ser encontrada em todos os Pos-tos de Saúde que possuem sala de vacinação. A campanha de vacinação contra o Sarampo, se estende até 22 de julho.

Medianeira Transporte Urbano

O grupo de parceiros vo-luntários da Medianeira Trans-porte, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde,

Integrantes de Executivo participam de encontro sobre diagnósticos e ações

Mais de 4 mil crianças foram vacinadas contra poliomielite e sarampo

Divulgação Unimed Noroeste/RS

montou um posto móvel de vacinação, percorrendo alguns bairros da cidade, participan-do ativamente da campanha.

Ao todo, 62 crianças fo-ram vacinadas, dos bairros Colonial, Getulio Vargas, Luis Fogliatto, Faixa Velha e Linhas 4 e 5 Leste. Essa ação do Grupo de Parceiros Voluntários da MTU em parceria com a SMS vem acontecendo todos os anos, facilitando a vacinação de crianças de diversos bairros de Ijuí.

Unimed Noroeste/RS

A Unimed Noroeste/RS tam-bém esteve integrada ao Dia contra a pólio. A equipe da Cooperativa Médica atuou no posto instalado no hall da Prefeitura, na área central, através de parceria com a SMS.

No local, foram vacinadas 629 crianças, do total de 4.321 que receberam a imunização, o que equivale a 14,5% do total de doses aplicadas contra a pólio no município.

A participação da Unimed Noroeste/RS foi marcada pela interação com as crianças e pais, através da distribuição de balões, pinturas artísticas e jogo recreativo. O presidente da Cooperativa, médico Le-andro Roberto Oss Zambon, ressalta que a participação na campanha evidencia a preocu-pação em promover a saúde com ênfase na prevenção a doenças.

Como a meta não foi alcan-çada no município, a vacinação contra a pólio terá continuida-de até a próxima quarta-feira diretamente nos ambulatórios da rede pública municipal.

Unimed interagiu com as crianças através da distribuição de balões e pintura nos rostos

Page 10: Jornal O Reporter

CMYK

AGENDA

10 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011SOCIAL

*** O Salão e Estética Bel-líssima cancela sua Festa Junina que seria realizada hoje por motivo das más condições climáticas. Uma nova data será marcada e divulgada.

*** Hoje tem baile para 2ª e 3ª idades no Centro Comu-nitário do Bairro Modelo organizado pelo Grupo Eterna Namorada da Vida. Na animação do baile que inicia às 15 horas, estará o conjunto Estrela Brilhante.

*** A Comunidade de Vila Itaí realiza a sua tradicional Festa Junina hoje a noite. A festa terá lugar no Salão da Capela São Lourenço com ótima música e os tradicio-nais quitutes Juninos.

*** Amanhã, feriado de Corpus Christi, será reali-zado baile de 2ª e 3ª idades em dependências do Cha-leira Preta sob comando do Grupo Flores da Prima-vera. Na animação estará o conjunto Relembrando o Passado, de Ajuricaba.

*** No dia 02 de julho, no Salão Paroquial da Capela Imaculada Conceição de Barreiro, acontecerá o 4º Jantgar Italiano promovido pela comunidade daquela localidade. No Cardápio: galeto, massa com molho, polenta, salame, queijo, fortaia, cucas, pães, sal-das diversas e sobremesa. Animação será de Vinícios e Banda e os ingressos em número limitado estão à disposição na Cotrail no valor de R$ 17,00.

*** As senhoras católicas da Comunidade São Ge-raldo de Ijuí, tendo como organizadoras as senhoras dos Bairros São Geraldo e Elizabeth, convidam para o Chá de Inverno que terá lugar no dia 6 de Julho na Cripta da Matriz a partir das 15 horas. Nas atrações da tarde festiva, haverá desfile de Modas de Circe Confecções e Novo Pé Cal-çados e sorteio da ação entre amigos. Os ingressos estão à disposição no valor de R$ 6,00.

*** A patronagem do CTG Chão Batido realizará gran-de Jantar Fandango no próximo dia 09 de Julho em sua sede social. No car-dápio será servido: assado de porco, galeto, massa com molho, arroz, farofa e saladas diversas. As fichas custam R$ 15,00. A anima-ção será do conjunto Os Payadores. Para quem não jantar no local, os ingres-sos custam R$ 10,00.

Após reforma realizada em parceria com o Rotary Club Ijuí, as dependências da Casa da Amizade de Ijuí estão totalmente reformuladas. Para comemorar sua reabertura, foi realizado no sábado dia 18 de junho, um jantar comemorativo. Na ocasião, estiveram presentes mais de 100 pessoas que assistiram ao ví-deo sobre a entidade e suas realizações, saborearam delicioso jantar do chef Carlitos e aproveitaram a noite ao som do músico Élvio. Nas fotos de Roseane Barbian, o registro deste momento importante para a Casa das Senhoras dos Rotarianos de Ijuí.

GABINETE DA PRIMEIRA DAMAO Gabinete da Primeira Dama está oferecendo excelentes cursos profissionalizantes a fim de qualificar as pessoas de baixa renda e assim ter condições de serem inseridos no mercado de trabalho. Os cursos são: Depilação com início no dia 5 de Julho; Manicure, no dia 7; Penteados(especialização para cabeleireiros), dia 18 de Julho; Curso de Cabeleireiro, no dia 4 de Julho; Massagem Estética, no dia 1º de Agosto e Curso gratuito de Panificação no dia 3 de Agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo fone: 3331-8290.

CORPUS CHRISTIA Festa de Corpus Christi é um convite a cuidar do corpo dos seres humanos e de todos os seres. Deus cuida de nós. Deus vela, zela por nós. Ele se encarna num corpo humano, assume a condição humana, faz-se um de nós. Torna-se solidário. Assim, nos dignifica, honra o corpo que somos. E espera que façamos o mesmo com os outros hu-manos e com a criação na compaixão, misericórdia e solidariedade. Participe da procissão carregando o Corpo do Senhor. A procissão sairá da Igreja São Geraldo às 14h15min em direção à Natividade e a Comunidade da Natividade sairá do Ginásio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, também com direção à Natividade, onde haverá a Celebração Eucarística de Corpos Christi. Pede-se à comunidade que doe cobertores e agasalhos para confecção dos tapetes que posteriormente serão doados aos necessitados.

CASA DA AMIZADE

Page 11: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 11QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011 CULTURA

A Proart Produções Artís-ticas, desde a instalação de uma filial em Ijuí,

sempre procurou desenvolver projetos artísticos e culturais voltados à área social. Um exemplo destes projetos é o “DST’s na Melhor Idade”, que surgiu a partir do desejo da equipe da Proart de trabalhar com públicos diferenciados que não têm acesso ao teatro e que talvez nunca tenham apre-ciado uma peça ao vivo, como é o caso de muitos idosos do município de Ijuí.

O projeto, organizado pelo produtor cultural Luís Fer-nando Irgang e executado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Secretaria Mu-nicipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e o Gabinete da Primeira Dama. Dentro da Proart, são trabalhadas di-versas formas de expressões artísticas como o teatro, a dança, a pintura, a escultura, o rádio e o circo, mas o foco principal é o humor. Desde o ano de 2005, duas perso-

Proart promove teatro para 3ª idadeA peça tem como objetivo tratar sobre DST’s e o sexo na melhor idade

Créditos: Luis Fernando Irgang

Arte Sesc cultura por toda parte convida para exposição “Feesta – Regis-tros de instantes de tradições da fé e de culturas populares brasileiras, de Lucas Luz. A exposição fica a disposição do público de 20 a 30/06/2011, na galeria – Hall Sesc, na Rua Crisanto Leite, nº 202, das 8h às 21h.

Lucas Luz é músico, DJ, fotógrafo, poeta, produtor e pesquisador de cultu-ras populares e tradicionais. Natural de Porto Alegre/RS nasceu no ano de 1983. O evento que promove em Ijuí consiste na exposição de fotografias que regis-

tram parte das diversas e múltiplas tradições da fé e das culturas populares brasileiras, representadas por mestres, crianças, adultos, devotos, brincantes.

Enfim, grupos que brincam, de-votam e se divertem – e diversão de coisa séria! -, aqui como personagens protagonistas de suas próprias histó-rias. Não são fotos de um fotógrafo, mas sim de um curioso que investiu do próprio bolso e viajou durante três meses por oito estados brasileiros, nas regiões nordeste (Paraíba, Pernambu-co, Alagoas e Sergipe), sudeste (Espí-

rito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo), contando também com alguns registros realizados em encontros e vivências em Porto Alegre e interior do estado do Rio Grande do Sul.

Pesquisando as festas e tradições brasileiras por aproximadamente oito anos, Lucas Luz antes dessa viagem talvez tenha tido um contato mínimo com câmeras fotográficas, daí se apro-veitando do conhecimento obtido em leituras e vivências para que este se tornasse o foco de suas fotografias.

Tendo como objetivo principal

– mas não somente – as festas com origem nas coroações de reis negros acontecidas durante o período colonial, registrou também em áudio e vídeo maracatus nação e de baque solto, ca-boclinhos, bandas de frevo, blocos de afoxé, samba-reggae, cambindas, taiei-ras, toré dos índios Xucurús-Kariris, bois, Seu Nelson da Rabeca, fandango, guerreiros, bandas de congo, guardas de congado, marujos, vilões, catopés, moçambiques e outros ocorridos que dos repentes surgiam para os encantos dos olhares.

Exposição de fotografias acontece no Sesc

nagens cresceram muito e ganharam destaque e reco-nhecimento a nível estadual: as primas “Milka Rotweiller” e “Irma Volkswagen”.

Milka e Irma vêm fazendo sucesso em diversas interven-ções humorísticas, animando encontro de empresas, famí-lias e festas em geral. Mas, foi em outubro de 2010 que as personagens, interpretadas respectivamente pelos atores e humoristas Luís Fernando Irgang, da cidade de Ijuí e Ala-no Fernandes, do município de Cruz Alta, ganharam um show de humor, denominado “As Primas”, uma mistura teatral de stand up comedy com muita improvisação e interação dire-ta com o público.

Com o desejo de atingir o público da 3ª idade e tratar de um tema social, Luis Fernando e Alano montaram o espetácu-lo “As Primas e o Famoso Baile da Laranja Murcha”, com texto e direção do professor de tea-tro Diego Verri. “A encenação, por tratar de um tema bastan-te delicado e alvo de muitos tabus, como é a questão do sexo na melhor idade, o texto e a concepção do espetáculo foram trabalhados com muito cuidado para que a mensagem de prevenção e proteção fosse passada sem agredir ou ofen-

Por se tratar de um espetáculo de comédia, que trabalha um tema tão importante e com uma linguagem de fácil com-preensão, a peça foi muito bem recebida por todos os grupos onde fora apresentada”, sa-lientou Luis Fernando sobre a aceitação do público.

Após o término do espe-táculo, juntamente com as profissionais do Cras, psi-cóloga e Assistente Social, a equipe de atores promove bate-papos com cada grupo, onde os idosos podem expor suas opiniões sobre o assun-to, compartilhando histórias e experiências próprias, além de contar piadas, concreti-zando assim o objetivo do projeto. “Por trabalhar com a linguagem humorística, a peça envolve o público e prende a atenção do início ao fim. Com bastante improvisação e com direito a muitas gargalhadas, Milka e Irma interagem com o espectador e aproximam a história da platéia” enfatiza Luis Fernando.

Quem quiser saber maiores informações sobre o projeto e sobre “As Primas e o Famoso Baile da Laranja Murcha”, pode entrar em contato com o pro-dutor cultural Luís Fernando (8133-5162) ou no Cras de Ijuí, pelo fone 3332-3964.

der o público”, explica Luis Fernando

Na peça, Milka Rotweiller e Irma Volkswagen, discutem a importância do sexo na vida do ser humano, e dão instruções sobre a utilização de preservativo. A história gira em torno de uma prima que freqüenta muitos bailões e acaba se contaminando com uma doença sexualmente transmissível. “Mostra ainda a vergonha que muitas pessoas têm de procurar auxílio médi-co quando contraem uma DST e a importância de manter uma

vida sexual ativa”, completa Luis Fernando.

As apresentações foram realizadas para os 11 gru-pos do Projeto Conviver, coordenado pelo Cras de Ijuí, atingindo cerca de 400 idosos em todo município. A intenção da Proart agora, é estabelecer parceria com a 36ª Coordenadoria de Educação e regionalizar o projeto, levando também a públicos de municí-pios vizinhos. “Como esta é a primeira experiência com um público tão ímpar, a equipe tinha grandes expectativas.

O espetáculo conta com a parceria do gabinete da primeira-dama

Page 12: Jornal O Reporter

12 O REPÓRTER HISTÓRIA QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

ADEMAR CAMPOS BINDÉ [email protected]

As festas juninas de antigamenteQuando começamos a recordar das festas juninas de antigamente em Ijuí, certamente, muitos são levados a lembrar deste versinho: “Aí que saudades que eu tenho/da aurora da minha vida/da minha infância querida/que os anos não trazem mais”

Pois foi pensando como eram antigamente as tradicionais festas ju-

ninas em nossa cidade, que fomos vasculhar as páginas do jornal “Correio Serrano” e lá encontramos numa edi-ção do mês de junho este registro: “Nas noites de 23 e 24 de junho de 1954, a Praça da República foi cenário de uma grande festa junina, que teve caráter beneficente. Não faltaram a tradicional fogueira de São João, rojões, pipoca, quentão, cachorro quente e um divertido casa-mento da roça. Os festeiros foram o coronel Aristides Espellet Umpierre e a senho-ra Marina Gonzales. A arre-cadação da festa superou os 15 mil cruzeiros, sendo destinada à campanha do cobertor do pobre e uma viagem de estudos”.

Certamente, cada um de nós (os mais idosos, espe-cialmente) guardam recor-dações das festas juninas de antigamente. Por essa razão, nesta página de reminiscên-cias, vamos hoje tratar de historiar alguns detalhes mais significativos desta comemoração milenar. O termo festa junina tem duas explicações. Uma é de que essa denominação surgiu em função das festividades ocorrerem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em ho-menagem a São João.

Segundo historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos coloni-zadores portugueses. Nessa época, havia uma grande in-fluência de elementos cultu-rais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança mar-cada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou mui-to as típicas quadrilhas. A tradição de soltar fogos de artifício veio da China, re-

gião de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, mui-to comum em Portugal e na Espanha.

Todos esses elementos culturais foram, com o pas-sar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus), espalhando-se pelas diversas regiões do País e ganhando em cada uma delas características próprias.

Tanto é que as festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Re-gião Nordeste e as festas do Brasil caipira que se estendem desde São Paulo, Minas Gerais e Goíás até os três Estados do Sul.

De modo especial, na re-gião Nordeste essas festivi-dades ganharam uma gran-de expressão e até os dias de hoje é motivo de atração de turistas de todas as par-tes do Brasil e também do exterior, especialmente, europeus, norte-americanos e asiáticos.

Tradicionalmente, o mês de junho é dedicado a ho-menagear os três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. A comemoração de Santo An-tônio acontece no dia 13 de junho, marcada por celebra-ções religiosas e simpatias diversas ainda cultivadas, entre as quais esta: para arrumar namorado ou ma-rido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Deve rezar um Pai Nosso e uma Salve Rainha. Depois, pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.

Uma das características

marcantes da festa de São João (dia 24 de junho) e também de São Pedro (29 de junho), em menor número, são as tradicionais fogueiras juninas, na véspera dessas datas. Esta tradição secular ainda é bastante cultivada, especialmente em cidades do interior e fazendas, mas vem sendo vista nos últimos tempos como um costume proibitivo e não recomen-dado por ser nocivo ao meio ambiente, o que deve explicar o seu quase total desaparecimento em muitos lugares.

Entre os costumes ainda cultivados em algumas par-tes na noite de São João, um deles é o de pular a fogueira, bem como o de atravessar o braseiro de pés descalços que, os mais corajosos, dizem, sem se queimar. Ao lado das fogueiras, além

Capelinha de Melão

Capelinha de melãoé de São João

É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,

não me ouve não,acordai, acordai,

acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.

A ventania veio e levou.Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de

flor.

e outras denominações. É sempre recomendável, es-pecialmente, aos adultos, muitos cuidados para que essas diversões não venham a causar queimaduras ou consequências mais graves.

O uso de balões (hoje proibidos) e de fogos de artifício durante as festas de São João no Brasil está rela-cionado com a tradicional fogueira junina e seus efei-tos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses.

Outra característica das festas juninas são as comi-das típicas, que variam de região para região, podendo ser citadas como as mais tradicionais no Sul do País, o pinhão, a pamonha, a pipo-ca, o milho cozido, o bolo de amendoim, o pé de moleque, o quentão, o vinho quente e a batata doce.

Para concluir essas re-cordações, vamos lembrar de uma das cantigas mais tradicionais e conhecidas das festas juninas:

de soltar fogos, é costume também ler-se a sorte.

As crianças, principal-mente, apreciam muito sol-tar bombas, conhecidas por nomes como traques, busca-pé, cabeção de negro, rojão

Page 13: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 13EDUCAÇÃOQUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

Abertas as inscrições para o Programa Universidade Para TodosOs interessados têm até sexta-feira para realizar a inscrição

Iniciaram nessa segunda-feira as inscrições para a segunda edição do Pro-

grama Universidade Para To-dos (ProUni) deste ano. Para concorrer é necessário ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular como bolsista inte-gral. O programa oferece bolsas integrais e parciais. Para participar os candidatos devem ter participado do Exa-me Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2010, tendo alcan-çado o mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame - ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação – e ter tido uma nota superior a zero na redação.

Assim como nas edições an-teriores, os auxílios integrais do programa serão destinados a estudantes de até um salário mínimo e meio de renda fami-liar per capita, e as parciais aos alunos de renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 27 de junho. Os estudantes que forem contemplados deve-rão comprovar suas informa-ções junto às instituições de ensino até o dia 06 de julho. Se ainda houver vagas, novas chamadas serão publicadas nos dias 12 e 25 de junho, com prazo até 19 e 29 do mesmo mês, para comprovação dos documentos.

Os candidatos excluídos da pré-seleção ao fim das três cha-madas, ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em entrar na lista de espera do dia 06 ao dia 08 de agosto. A lista será usada pelas instituições

pelo site do ProUni: www.site-prouni.mec.gov.br.

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto realizou de abril a junho deste ano o Curso de Ca-pacitação de Docentes da Educação Indígena, projeto vinculado ao NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas.

A capacitação gratuita, com carga horária de 80 horas, sob a coorde-nação do professor Ricardo Corrêa, buscou oferecer capacitação em in-formática básica para 10 professores indígenas da Escola Estadual Mare-chal Cândido Rondon, na Reserva Indígena de Inhacorá, situada em São Valério do Sul/RS.

As aulas foram ministradas pelo professor Ricardo Rios Villas Boas, com o apoio da aluna do 2º Ano do Curso Técnico em Informática, Aline Gabriela Doebber, e dos acadêmicos

do Curso Superior de Licenciatura em Computação, Vanessa Vicentini e Fabio Novaski.

Na noite do dia 16 de junho foi rea-lizada a solenidade de encerramento do curso, que contou com a presença do Cacique da Reserva Indígena do Inhacorá, Adilson Policena, do Dire-tor Geral do Campus Santo Augusto, Marcos Valdemar Ruffo Goulart, da Diretora de Pedagógica, Adriana Kemp, da Jornalista Carla Maron, do Coordenador da Assistência Estu-dantil, Maurício Cristiano Azevedo, bem como os demais envolvidos com o projeto. Na ocasião, foi re-forçada a parceria entre o Campus Santo Augusto e a Reserva Indígena, ficando evidente a importância da inserção da instituição dentro das comunidades.

No último sábado, a Universida-de de Cruz Alta, em parceria com o Banco de Alimentos de Cruz Alta, promoveu no Laboratório Dietético do curso de Nutrição, no Campus Uni-versitário, a capacitação Resto Zero para aproximadamente 30 represen-tantes de entidades socioeducativas do município que recebem doações do Banco de Alimentos. A Universida-de disponibilizou transporte gratuito aos participantes.

O objetivo da capacitação, que terá continuidade no dia 10 de se-tembro, é erradicar o preconceito em relação ao consumo de receitas que

utilizem partes dos alimentos, como talos, sementes e cascas, e conscien-tizar sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos.

No mesmo dia também foi lança-do o guia alimentar Resto Zero, com informações sobre segurança alimen-tar, cuidados de higiene pessoal e da cozinha e receitas de aproveitamento integral do alimento. O guia alimentar foi organizado por acadêmicos do curso de Nutrição que participam de ações visando à transformação da realidade social da população que recebe alimentos doados pelo Banco de Alimentos.

As inscrições para a Gincana Unijuí “Minha Escola é Dez” encerraram na última sexta-feira. Ao todo, 79 escolas, da região dos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, confirmaram presença na com-petição. Segundo informações dos organi-zadores, em breve logins e senhas serão repassados aos coordenadores das equipes.

Neste ano, em sua 4ª edição, a Gin-cana Unijuí “Minha Escola é Dez” conta com provas virtuais, prova de redação, a realização de um simulado e o desenvolvi-mento de um projeto de cidadania e ação social. Após a primeira etapa, dezesseis

escolas participarão da grande final que acontecerá em setembro, no Profissional do Futuro de Ijuí.

A escola vencedora recebe um conjun-to multimídia, e a equipe, um computador e uma viagem para Balneário Camboriú. A segunda colocada ganha um conjunto mul-timídia, para a escola e para a equipe um computador, além de um passeio regional. O terceiro lugar leva um computador para a escola e um jantar para a equipe. As equipes que conquistarem o quarto e o quinto lugar ganharão um jantar em um restaurante de sua cidade.

Foi realizado no CEAP, durante toda a última semana, o projeto de análise do consumo de energia, desenvolvido pelo curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, em parceria com o Departamento Muni-cipal de Energia – DEMEI. O projeto virou atração não apenas para os alunos, mas também para os professores, funcionários e famílias do CEAP.

A justificativa do projeto é a de que muitas campanhas nos meios de comuni-cação para economizar energia não dão a real noção do consumo da maioria dos equipamentos de uma residência. De for-ma prática e interativa, o projeto esclarece para qualquer pessoa o custo de cada um dos principais equipamentos de uma casa.

De forma divertida, muitos perceberam quanto realmente custa uma hora de cli-matizador ligado por dia no final do mês, ou do chuveiro. O projeto foi desenvolvido sob a orientação do professor Maurício

de Campos, que trouxe acadêmicos para explicarem e conversarem com os alunos.

A exposição do projeto da Unijuí motivou algumas atividades dirigidas de turmas de vários níveis na escola. Uma delas foi na disciplina de Matemática na 1ª série do Ensino Fundamental. A partir dos dados do programa apresentado, com a informação de que o custo de um quilo-watt/hora é de R$ 0,36 centavos, os alunos tiveram que desenvolver um trabalho de registro de consumo de energia em suas residências.

A atividade está dentro dos estudos de função de primeiro grau. Mais do que cálculos, os alunos estão percebendo a presença da Matemática no dia-a-dia, de uma forma simples. Também houve uma conversa em sala de aula sobre a questão ambiental, a partir do consumo excessivo de energia para algumas atividades.

ProUni oferece mais de 92 mil bolsas.

participantes do programa para a oferta das bolsas ainda

As inscrições devem ser realizadas até dia 24 de junho

Projeto de análise do consumo de energia é atração no CEAP

Gincana “Minha Escola é Dez” contará com a participação de 79 escolas

Curso de Nutrição realiza capacitação Resto Zero e lança guia alimentar

Campus Santo Augusto realiza curso na Reserva Indígena do Inhacorá

existentes.

Page 14: Jornal O Reporter

14 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011REGIÃO

Famurs

Jóia Coronel Bicaco

Palmeira das Missões

O Secretário de Saúde de Jóia foi vencedor do 4º Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública. Sebastião Raife Cardoso está entre os 100 melhores gestores no Brasil a receber o reconheci-

O superintendente da Banrisul Serviços, Antônio Carlos Antunes, realizou uma palestra no Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Coro-nel Bicaco, segunda-feira, na sede da entidade. Na oportunidade, o dirigente falou sobre os produtos da empresa, com destaque para os cartões Combustível, Alimentação, Refeição e Benefício.

De acordo com Antunes, a empre-sa desenvolveu o Cartão Combustí-vel/Gestão de Frota para tornar o

gerenciamento dos veículos mais eficiente e completo, tornando os processos organizacionais menos burocráticos e dispendiosos.

“O serviço possibilita o con-trole on-line e em tempo real pela internet, dando condições para identificar os gastos por veículo, histórico da quilometragem e mé-dia de consumo por quilômetro/litro, tipo de combustível, posto do abastecimento e o motorista que abasteceu”, afirmou.

Apresentar os principais desafios do setor agrí-cola e apontar novas

alternativas para potencializar a agroindústria e o desenvolvi-mento do Estado a Municípios gaúchos. Com esses objetivos a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou ontem e também durante o dia de hoje o 31° Congresso de Municípios. O seminário ocorre no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e tem como tema central, neste ano, Agri-cultura: Crescimento Sustentá-vel e a Relevância Econômica.

Segundo o presidente da Fa-murs, Vilmar Perin Zanchin, o debate envolverá os três níveis de governo (União, Estado e Municípios). A iniciativa pre-tende apontar soluções para

Federação realiza 31º Congresso dos Municípios do RSTema central deste ano é Agricultura: Crescimento Sustentável e a Relevância Econômica

O congresso tem apoio da Confederação Nacional dos Municípios

o que se configura como uma nova crise da agricultura.

“Será a oportunidade de apresentarmos de forma preci-sa os reflexos na economia dos Municípios que a situação atu-al acarreta. Queremos cobrar dos órgãos de governo o que pode ser feito com urgência em termo de logística e infraestru-tura para fortalecer o setor no RS. A atual situação é preocu-pante”, alertou Zanchin.

Buscando aprofundar as discussões, o Congresso será dividido em quatro painéis. Ontem, logo após a solenidade de abertura do evento, ocorreu a primeira exposição intitulada ‘Os Rumos da Agricultura: De-safios e Tendências. Hoje, tem início, a partir das 9h, o painel ‘A Realidade do Orçamento e a Importância da Assistência Técnica para o Desenvolvi-mento Rural’. Em seguida, às 10h30, ‘Inspeção Sanitária: Viabilidade e Necessidade. En-cerra o fórum a discussão em torno do novo Código Flores-tal, às 14h, com o painel intitu-lado ‘Código Florestal: Razões e Desafios da Mudança’.

Organizador do evento, o secretário executivo da Fa-murs, Sérgio Perotto, alerta para o fato de que o atual contexto vivido pelo setor tem gerado um clima de inseguran-

ça às administrações locais.“Devemos atentar para o fato

que a participação da agricul-tura na ajuda oficial ao desen-volvimento já chegou a 19% na década de 1980. Hoje está em

torno de 5%”, afirmou Perotto.O Congresso conta com o

patrocínio do Banrisul e ISAM Saúde e o apoio da Confedera-ção Nacional dos Municípios (CNM).

A construção do prédio do Hospi-tal Público Regional de Palmeira das Missões recebeu incremento de R$ 18,5 milhões do Ministério da Saúde, referente à primeira parcela dos R$ 38,5 milhões já empenhados para a obra, que terá 18 mil metros quadra-dos, com contrapartida de R$ 800 mil do Executivo.

Segundo a gestão municipal, está em andamento licitação para escolha

da empresa que fará o projeto arqui-tetônico. Vencida esta etapa, haverá a contratação da executora das obras do prédio do Hospital e também da Casa de Apoio à família, com cinco mil metros quadrados.

Conforme a prefeitura, a previsão é começar os trabalhos em julho de 2012. A instituição atenderá, pelo SUS, uma macrorregião de 72 mu-nicípios.

Superintendente da Banrisul Serviços realiza palestra

A construção do prédio do Hospital Público Regional recebeu incremento de R$ 18,5 milhões

Secretário de Saúde é destaque nacional

mento pela sua brilhante atuação e desempenho, frente a Secretaria Muni-cipal de Saúde.

O certificado foi en-tregue aos premiados no Encontro Nacional de Secretários de Saúde, em evento realizado em Florianópolis/SC no período de 12 a 15 de junho, em uma ação pro-movida pela MS Brasil, empresa responsável por uma vasta e minu-ciosa pesquisa nos sites dos governos de estado, ministério e também uma pesquisa sobre o bom uso da verba pú-blica aplicada nos mu-nicípios, considerando as ações e programas implantados.

No Estado, apenas quatro municípios cons-taram na lista dos cem

melhores secretários de saúde do Brasil. A cerimônia de entrega da premiação qualidade e excelência na saúde pública foi realizada no dia 14, no Centro de Eventos Ilha Cascais, às 21h.

Page 15: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 15GERALQUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

Cuidados com animais de estimação

Animais de estimação criados dentro ou até mesmo fora de casa e com contato muito próximo do dono, de-vem ter os mesmos cuidados de saúde que o homem, para juntos desfrutarem da boa companhia, saudáveis. Daí a importância do banho, não só como hábito de higiene, mas também como preven-ção de moléstias que pode-riam acometer a família.

Alguns donos não acham necessário levar seu cão constantemente num Pet Shop, por questões diversas. Esse procedimento não está certo. Os profissionais de Estética Canina sabem quais produtos são os melhores e mais eficientes, como sham-poos especiais, escovas, pen-tes, produtos para limpeza dos ouvidos e principalmen-te utilizar as procedências corretas como a secagem

do pêlo, parte do banho que evita problemas de fungos e bactérias, pois o animal úmi-do pode trazer muitos pro-blemas de saúde.

Importante saber*Hidratação :

É um tratamento efetua-do com produtos especiais, hidratando intensivamente o pêlo do animal, deixando-o com maciez e brilho.

Os benefícios da hidrata-ção nos animais, são prati-camente os mesmos que os obtidos nos cabelos huma-nos, com silicone e vitaminas A e E. O pêlo fica muito mais macio, desembaraçado, com brilho e suavidade.

A pele do animal também fica protegida, sem coceiras e irritações, pois forma-se uma película protetora nos pêlos e pele.

A hidratação é indicada para cães e gatos e para to-das as raças. Em geral, nos animais com pêlos longos a

técnica fica mais evidencia-da.

*Limpeza do Ouvido:É aconselhado que se

limpe o ouvido do animal semanalmente, hoje em dia, existem vários produtos es-pecíficos para isso.

A limpeza deve ser efetu-ada para diminuir o risco de surgirem as famosas otites (inflamações de ouvido).

Cuidado se você efetuar essa limpeza em casa, pois uma limpeza mal feita pode ferir o cão. Portanto, informe-se sobre como executá-la cor-retamente ou deixe-a a cargo de quem domina a técni-ca. Alguns animais possuem muitos pêlos dentro dos ou-vidos, por isso é indicado que seja retirado o excesso, do contrário, sujeira e umidade se acumulam mais facilmente no local, favorecendo o apa-recimento das inflamações.

*O que é desembolo dos pêlos?

Desembolo é o ato de se desfazer os nós que são for-mados nos animais de pelo longos, como o Lhasa-apso, o Poodle, o Bichon Frise, o Mal-tês, etc.

O desembolo é feito utili-zando ferramentas específi-cas e produtos especiais.

Alguns animais de pêlo liso tem grande facilidade de embolar, e deve-se ter cui-dados especiais como por exemplo, efetuar a escovação diária, dar um banho por se-mana, usar roupinhas de ta-manho um pouco maior, ou forradas com tecidos sintéti-cos, e se possível efetuar uma hidratação mensal.

O desembolo somente é válido para os cães que tem no máximo 30% do corpo com nós, pois mais do que isso judia muito do animal, e a recomendação é que seja feita a tosa.

*Por que é prejudicial deixar o pêlo embolado?

É prejudicial pois os pe-los embolados retem a umi-dade embaixo dos nós e a pele acaba tendo problemas como por exemplo dermatite úmida.

Peça para um profissional avaliar o seu cão.

A Clínica Veterinária & Pet Shop Anjos de Patas dis-põe de todos esses serviços, profissionais capacitados, excelente atendimento. No Pacote Promocional de ba-nho a Hidratação é grátis.

Aproveite!!!

Por Viviani Rocha Mertins

Ênio dos Santos foi empos-sado na manhã da última segunda-feira como novo

coordenador do Sine. Entre as metas apontadas por Ênio está à qualificação profissional do trabalhador para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho.

“Buscaremos um contato mais próximo com o empresa-riado, associação comercial, sindicatos e a sociedade, vi-sando à implementação de projetos que oportunize a po-pulação às vagas de emprego”, destaca.

O coordenador frisou a ne-cessidade da criação de cursos profissionalizantes e de capa-citação visando uma melhor preparação do trabalhador.

Agência do Sine Ijuí tem novo coordenadorÊnio dos Santos assume definindo a qualificação profissional como principal meta

O mandado de segurança impetrado pela Beck’s Store contra a antecipação de tutela concedida ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí pelo Juiz da Vara do Trabalho Rogério Do-nizete Fernandes, foi indeferido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região. A decisão saiu no último dia 15.

A antecipação de tutela concedida pelo magistrado em despacho do dia 12 de maio, proíbe a abertura deste

estabelecimento comercial aos domin-gos, determinando multa de R$ 2 mil por trabalhador caso estes viessem a utilizar mão-de-obra neste dia da sema-na. A decisão foi embasada a partir da existência de legislação municipal que regulamenta o horário do comércio em Ijuí.

A nova decisão reconhece que o funcionamento do comércio em Ijuí é regulamentado por Lei Municipal.

“No caso vertente, há a Lei Municipal Nº 4148/2003, reguladora do funciona-mento do comércio aos domingos com expressa vedação do trabalho nesses dias, o que ampara a antecipação da tutela pelo Juízo de primeiro grau, exa-tamente por presente a verossimilhança dos fatos. A pretensão da impetrante na presente ação, em síntese, consiste na exclusão da legislação municipal jamais revogada ou declarada incons-

titucional”.A presidente do Sindicato, Rosane

Simon, comemorou a decisão. “A pre-sente decisão ratificando o Parecer do Exmo. Juiz da Vara do Trabalho de Ijuí, Dr. Donizete, mobiliza ainda mais nossa categoria e ampara a boa luta do nosso Sindicato em defesa de me-lhores condições de trabalho e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Comércio”, destacou.

Prefeito Fioravante Ballin assinou a portaria que definiu o novo coordenador do Sine Ijuí

“Grande parte dos trabalha-dores que são encaminhados para as empresas carecem de uma melhor qualificação, portanto essa é uma luta que assumimos com o trabalha-dor”, conclui Ênio dos Santos, que assume a vaga de Osmar Prochnow, que dirigia de forma interina o órgão.

O prefeito Fioravante Ballin ressaltou a necessidade básica do cidadão em buscar qualifi-cação e espaço no mercado de trabalho. “Somos o elo de liga-ção entre o trabalho e quem busca colocação no mercado”, observa.

Na ocasião, Ballin salien-tou também a importância da imprensa e da equipe de servidores da instituição na construção de uma boa gestão. “Os meios de comu-nicação, e principalmente os servidores, darão todo apoio ao Ênio na realização do melhor trabalho possível”, finaliza o prefeito.

Sindicato dos Comerciários obtém nova vitória contra a abertura do comércio aos domingos

Page 16: Jornal O Reporter

CMYK

MEIO AMBIENTE

16 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 22 de juho de 2011

Na segunda-feira foi rea-lizado o Seminário Es-tadual de Saneamento,

promovido pela Secretaria Estadual de Habilitação e Sa-neamento. O evento aconteceu no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, e tratou do Plano Nacional de Saneamento e as diretrizes para o Plano Estadual e municipal.

Com o objetivo de aprofun-dar o Plano Nacional de Sane-amento e as diretrizes para o plano estadual e municipal, o evento possibilitou que cada participante do evento recebes-

Planos de saneamento são discutidos em Seminário EstadualEm Ijuí, audiência pública sobre o Plano Municipal de Saneamento será realizada dia 05 de julho

A atenção ao Meio Ambien-te é uma das preocupações do Rotary International, e algu-mas empresas estão atentas a esse propósito. Um exemplo é a parceria da Associação das Revendas Agroquímicas de Ijuí e Região – Arai, e o Rotary Crub Ijuí, que realizaram conjunta-mente uma doação de papelão

se informações e orientações sobre como as prefeituras podem acessar os recursos disponíveis para este setor.

O governador Tarso Genro participou da abertura do Seminário de Saneamento, e afirmou que a água não é um bem privatizável em nenhuma hipótese, reafirmando o com-promisso de valorizar ainda mais a participação dos usu-ários dos serviços da Corsan no processo de fiscalização dos serviços prestados pela Companhia. O secretário da Ha-bitação e Saneamento, Marcel Frison, destacou a importância da integração dos órgãos nas diversas esferas.

Durante o seminário, o di-retor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, colocou a im-portância da elaboração de uma política pública perma-nente para o setor do sanea-

mento. Para ele a questão do saneamento é estratégica para o desenvolvimento do nosso país, assim como a saúde e a educação. Na ocasião o ges-tor reafirmou a importância deste debate ser realizado nas prefeituras, juntamente com a comunidade. Com o advento da Lei do Saneamento, as admi-nistrações municipais passam

a ter o poder concedente dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Até 2014, todos os municí-pios brasileiros deverão ter o seu Plano Municipal de Sane-amento, por determinação da Lei Federal 11.445/07. Sem este mecanismo, será impossível acessar as verbas federais para o setor. Para isso, a Secretaria

de Estado de Habitação e Sa-neamento (Sehadur) disponi-bilizará recursos para repasses através de convênios para os municípios com até 50 mil ha-bitantes. São R$ 4,5 milhões do Tesouro do Estado e do Fundo de Recursos Hídricos, sendo que as regras para o acesso se-rão divulgadas no próximo mês.

Em Ijuí será realizada, no Sa-lão Vip da Sogi, uma audiência pública de finalização do Plano Municipal de Saneamento, que irá levar a público o diagnóstico final e as metas para os 04 eixos do saneamento básico munici-pal: abastecimento de água po-tável, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais e esgotamento sanitário.

Governador destacou que a água não é um bem privatizável

FOTO: João Paulo Flores

A professora Mara Lisiane Tissot-Squalli, curadora do Herbário Rogério Bueno (HUI), da UNIJUÍ, participou entre os dias 09 e 12 de junho do XIV Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul e VI Encontro Estadual de Herbários.

Durante assembléia da Rede de Herbários do RS, conduzida pelo coordenador, Prof.Dr. Ro-naldo Wasum, foi realizada a eleição da nova coordenação, secretário (a) e do conselho deliberativo. A professora Mara Tissot-Squalli foi eleita para o Conselho Deliberativo da Rede. Também foram eleitos Maria Sa-lete Marchioretto (PACA) como coordenadora; Marta Falcão de Azevedo Gomes (HAS) como secretária; e para o Conselho Elaine Biondo (HUENC), Elisete

Maria Freitas (HVAT) e Sonia Marisa Hefler (HURG).

Mara Tissot-Squalli tam-bém participou dos eventos com a apresentação dos tra-balhos científicos intitulados “Caracterização anatômica de Epidendrum fulgens Brongn. (Orchidaceae - Epidendroideae) submetidas a dois níveis de intensidades luminosas: pleno sol e sombra” (autores Geodeli Adelita Penz Correa, Caroline Hartmann, Ana Claudia Escaio e Mara Lisiane Tissot-Squalli) e “Fabaceae lenhosas nativas no campus da Universidade Regional do Noroeste do Esta-do do Rio Grande do Sul, Ijuí, (autores Christian Beier, Débora Siede de Siqueira e Mara Lisiane Tissot-Squalli).

Professora da UNIJUÍ integra conselho da Rede de Herbários do RS

Rotary e Arai realizam doação de papelão para a Acata

Doação totalizou 2.800 kg de papelão

para a Associação de Catadores de Ma-terial Reciclável de Ijuí, a Acata.

O papelão , trans-portado em cami-nhão até a sede da Acata, totalizou 2.800 kg, que, foram co-mercializados pelos catadores na faixa de R$ 0,22 / kg. O mon-tante arrecadado foi

de aproximadamente R$616,00. Para a Acata foi uma boa comer-cialização e o gesto significativo foi em prol do meio ambiente, pois o papelão, após reciclado, irá salvar árvores. Os rotarianos Armando Petinelli (Presidente da Arai) e Roger Roberto (Pre-sidente do RC Ijuí) realizaram a entrega do material.

Page 17: Jornal O Reporter

QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2010

LOCADORAVende-se, por indisponibilidade

de tempo, locadora com excelente localização e clientela (entre a Sede e o Campus UNIJUÍ). Acervo atualizado, informatizada e com ponto de xerox anexo. Rentabilidade comprovada.

Estuda-se propostas. Tratar pelo telefone 3332.8010 ou Rua Bento

Gonçalves 497-Ijuí-RS.

Vende-se excelente ponto comercial no calçadão de Carazinho/RS.

Interessados tratar nos fones

(55) 3332.9869 ou (55) 8425.8680.

Vende-se móveis e mercadorias de uma loja localizada em Pejuçara. Com

bazar, papelaria e acessórios, tudo em ótimo estado, móveis semi-novos e com design moderno. Interessados

tratar no fone (55) 9624.4295.

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 17

DIVERSOS

Vende-se Toyota Corolla Wa-gon 1995 com 78.000km roda-dos. AC, DH, vidros elétricos, travas elétricas, alarme com interface, 4 portas, bancos em couro, controle automá-tico de velocidade, direção com regulagem de altura, rodas de liga leve, aparelho de som e trio elétrico. Valor R$ 14.000,00. Tratar com Rafael no fone 8111.0300.

MÓVEIS USADOS: Compra e venda de móveis usados. Localizado na Av. Getúlio Vargas 458. Tratar no fone 8119.3106 ou 9121.2214.

VENDE-SE geladeira Cônsul, branca. Valor R$180,00. Con-tato 9127.1148.

LENÇOIS TÉRMICOS DE ALTA QUALIDADE, GARAN-TIA DE UM ANO, NOTA FIS-CAL DIRETO DE FÁBRICA! POSSUIMOS LENÇOL DE SOLTEIRO, CASAL E KING SIZE. TRABALHAMOS SO-MENTE COM TELE-ENTRE-GA DE LENÇÓIS. LIGUE E CONFIRA! ATENDEMOS AOS FINAIS DE SEMANA ATÉ 22:00hrs. 3332.4790/ 9111.8002 (oi) / 9102.0265 (claro). Para venda em cartão de crédito MSN ou e-mail: [email protected].

Antönio Carlos (Candoca) procura seu irmáo desa-parecido a 20 anos, Valdir Barbosa, que tem por volta de 45 anos. Ligar para 55 96033627.

PRECISA-SE DE ATENDEN-TE COMERCIAL. Interessa-das enviar currículo para: Rua XV de Novembro, nº 43.

VENDE-SE Chopperia, cafe-teria, sorveteria em frente a Praça da República com três ambientes, dois internos e um externo. Com espaço para 300 pessoas. Possui estacionamento. Contato 8403.0961 ou 8115.9248.

BARBADA: vende-se filho-tes de schi-tzu, dois ma-chos e uma fêmea. Contato 9144.6165.

Sou DEFICIENTE FÍSICO e procuro emprego, para trabalhar em casa. Tratar no fone 9171 7900.

VENDE-SE TABUAS de pi-nus, de 15cm, 20cm, 25cm e 30cm. Ótimo preço. Tratar fone 9174.7706. Vende-se Santo Antonio para F250. Interessados tratar no fone 9996.5422.

Ofereço-me para trabalhar de doméstica, meio turno. Tratar no fone 9136.6633 ou 3331.1565.

Aluga-se depósito com 600m² no centro da Cidade. Interessados tratar no fone 9112.7049.

Vende-se filhote de schi-tzu com 07 meses, tricolor. Tratar fone 9982.8771. Vende-se Bici-cleta Ergométrica semi-nova. Valor R$ 200,00. Interessados tratar no fone 8444.1443.

PROCURA-SE MOÇA para di-vidir apartamento em Porto Alegre, mobiliado, com quar-

to separado. Interessadas tratar no fone 9995.1556

Consulte cartas e bú-zios: Começo de ano difícil? Pouco dinheiro? Se você pre-cisa de banho de descarrego, limpeza corporal e no seu comercio, para aumentar a sua clientela, ou arrumar um emprego, resgatar sua felici-dade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou profissional, ti-rar olho gordo, demandas diversas e trazer seu amor de volta. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$ 30,00.VENDE-SE notebook em ótimo estado, da marca CCE, com 2G, 160GB, Windows 7, web cam, processador Intel. Valor R$700,00. Contato: 8106.2172.

Cuido de pessoa idosa em residência, no turno da noite. Possuo referência. Contato: 9194.2524.

Vende-se loja de Confec-ções. Ótima localização, montada. Telefone 9191 8012.

Oda Madeiras seleciona serrador e auxiliar. Inte-ressados comparecer a Rua Jorge Leopoldo Weber, 2055, bairro Lambari ou entrar em contato no fone 9174 7706.Vende-se churrasqueira por-tátil com rotativo, capacida-de para cinco espetos. Inte-ressados entrar em contato no fone 3332 5221 ou 9922 1466. Vende-se produtos de limpeza direto de fábrica e em bombonas de 5l. Preços imbatíveis. Fone 8444 1443.

Vende-se bicicleta ergomé-trica marca Mondley, bran-ca, R$ 250,00. E também TV Philips 20” a cores e com controle remoto, R$ 300,00. Interessados tratar com Luis Orlando no fone 8444 1443.

Cuido de pessoa idosa ou do-ente, acamada ou não. Téc-nica de enfermagem com experiência em hospital. Disponibilidade de pousar no local. Interessados tratar com Luciane no 9184 6086.

Vende-se Escort branco ano 86, 1.6 por apenas R$5.800,00, com a docu-mentação em dia, rodas esportivas e pneus em bom estado. Interessados tratar no fone 8444.1443.

VENDE-SE ESCORT 94, 1.6 a álcool, vermelho.Docu-mentação em dia. Valor R$ 4.000,00. Tratar fone 9963.5682.

VENDE-SE moto titan , ano 1995. Interessados tratar pelo fone 9140.1685. VEN-DE-SE Del Rey 85/86 bege metálico, em ótimo estado. Tratar no fone 9107.9147.

Vendo Vectra 97, completo, ótimo estado, R$ 17.500,00. Tratar: 9638-3310

VENDE-SE Gol bx ano82. Valor: R$ 3.500,00. Contato no fone 9902.2286.

Vende-se Tempra 1996, úni-co dono, em boas condições. Estudo financiamento dire-to. Tratar Agrimetal. Fone 3332.9188.

VENDE-SE Renault Clio, quatro portas com ar, 1.0, ano 2000/2001. Tratar fone 9955.4366.

VENDE-SE Gol G3 2004, gasolina, 4 portas,4 pneus novos, elétrica e mecânica revisadas, som com MP3. Valor: R$ 15.900,00. Contato: 8131 5201

Vende-se Gol 1.8 motor AP, ano 89, cor branca; placa IHF-1323. interessados en-trar em contato no 9177 5460, 9934 8187 ou 3332 9944 com Riger ou Everton

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. Interessados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Siena ano 98, completo, com película e quatro pneus novos, cor chumbo metálico. IPVA 2011

VEÍCULOS IMÓVEIS VENDE-SE prédio comercial com mercado montado mais moradia e grande terreno nos fundos. Aceita-se carro no negocio. Fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE chácara de 4 hecta-res na Vila Santana. Interessa-dos tratar pelo fone 9141.7729.

VENDE-SE casa financiada pela Caixa Federal, de material no bairro São José, valor R$ 80.000, aceita-se proposta ou troca, tratar no (55)8427-1967 ou (55)3332-1095 ou no email [email protected] c/ Gilmar ou Larisa.

VENDE-SE CASA localizada no Bairro Modelo. Interessados tratar no fone 9902.2286.

Preciso alugar uma casa no valor de até R$ 200,00. Contato: 8408.4191.

Vende-se uma casa de alvena-ria localizada em São Borja. Valor R$ 45.000,00. Interessa-dos tratar fone 8444.1443.

Vende-se uma casa de alve-naria 6x8, dois quartos, sala cozinha e banheiro e garagem para dois carros. Localização: Rua Wille Augusto Dahlki, nº155, bairro Lambari. Interes-sados entrar em contato pelo 8413 0888.

Vende-se prédio de dois pisos com área de 270m² no bairro Jardim, Rua Guilherme Cle-mente Köeler, 671. Valor R$ 120 mil. Interessados entrar em contato pelo fone 3333 7340 ou 8123 1522.

VENDE-SE CASA DE ALVENA-RIA, localizada na Rua Tenente Ananias nº 147 no Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE PRÉDIO COMER-

pago, placa IGV 9995. Valor R$ 14.500; interessados ligar no (55) 3336 1079 ou 9129 9967.

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. In-teressados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Escort ano 90, motor 1.6 CHT, azul, pára-choque largo e pneus novos. Valor: R$ 8mil. Interessa-dos tratar no 8444 1443 ou 84301063.

Vende-se Gol Power ano 2007, com 28 mil km roda-dos, completo, 4 portas em ótimo estado. R$ 30 mil. Fone 8444 1443.

Vende-se Gol ano 92, motor 1.6 em ótimo estado. Inte-ressados entrar em contato no 9136 7607.

Vendo dois reboques de quatro rodas e um de duas rodas, ambos para trator. Tratar com 9174 7706.

Vende-se Belina ano 1987, modelo Guia, valor: R$4.800. Ligar para 9174 7706. Vende-se uma F1000, com a mecâ-nica toda nova. Interessados tratar no 9989 3221.

Vende-se Gol geração 4, ano 2006 modelo 2007, placas ING 1982. Com ar quente, lim-pador e desembaçador, som, alarme, insufilme, 4 mil km rodados, super inteiro e único dono. Tratar fone 8125 0834.

Vende-se Ford Fiesta GL, motor Zetec Rokan 1.0, ano 2000, modelo 2000 com ar condi-cionado. Encontra-se em bom estado. Valor R$ 12.000,00, aceita-se moto no negócio. Tratar no (55) 9105 6667. Vende-se Clio hatch Au-tenthic, ano 2003 , quatro portas, ar quente, desem-baçador, som original com controle no volante, pára-choque na cor do veículo, cor branca. IPVA pago. Ve-ículo particular em ótimo estado, “impecável”. Valor R$ 16.480,00, interessados tratar no (51) 98155360.

CIAL com mercado montado + moradia, possui grande ter-reno nos fundos. Ótimo ponto comercial. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE CASA com terreno de 530m², garagem, 3 quartos, cozinha, varanda, 2 banheiros. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Valor R$ 50.000,00, aceita-se carro no negócio. Tratar com Luis Orlando no fone 8444.1443.

VENDE-SE Apartamento Kit-net, semi-mobiliado, sacada com churrasqueira, box ga-ragem fechada, Ed. América (Rua Venâncio Aires, 347 - centro) próximo da RODO-VIÁRIA, impecável, particular, pode ser financiado, ideal para investidor, R$84.000,00, fone: 051 98155360.

VENDES-SE APARTAMENTO central, 2 dormitórios, cozinha americana, sacada com chur-rasqueira e box de garagem. Tratar 3332 4118

VENDE-SE CASA 11,5x47m. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.VENDE-SE uma área de DOIS MIL metros quadrados, escri-turada, própria para lazer, fun-dos com o rio Potiribú, possui água encanada e rede de luz,

próximo a Usina Velha, Linha 1 Leste, tratar com Albino Do-bbert. Interessados ligar para (51)8445.4537 ou 3332.7285. Travessa Alvarenga Peixoto, nº68, próximo ao Hospital de Caridade de Ijuí.

RIGHETTO IMÓVEIS VEN-DE: 86 ha para agricultura e pecuária (soja, trigo, alfafa) com água e luz, casa e galpão, a 30 km de São Luiz Gonza-ga. CRECI 3116. Tratar fones 3352.6162 ou 9961.6364.

ÁREA NOBRE - Vendo área própria para construção de prédio residencial de grande porte, com 4.300m², a 50m da Av. Cel Dico, 87m de frente para a Rua Dr. Pestana, próximo ao HCI. Tratar fones 3332.2786 ou 3332.9755.

VENDE-SE APARTAMENTO no Edifício Porto Belo, no segundo andar, de frente, com ótima posição solar, com dois quartos e garagem. Valor R$ 125.000,00. Tratar no fone 9938.7463 ou 9614.8242.

BARBADA: Vende-se prédio de dois andares com 270m², faltando fazer acabamento na parte superior. Localizado na Rua Guilherme Clemente Köehler 671, Bairro Assis Brasil. É segurado pelo Banco do Brasil. Valor: R$120.000,00. Fone 3333.7340.

Page 18: Jornal O Reporter

18 O REPÓRTER ESPORTEQUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

Necessidades e metas dos desportistas são debatidas em conferênciaAtravés das conferências o governo pretende criar e desenvolver uma política estadual para a atividade

Com o objetivo de deba-ter e discutir a cons-trução das políticas

públicas voltadas ao esporte e lazer no Estado será reali-zada a etapa municipal do encontro, em Ijuí, na sede acadêmica da Unijuí no pró-ximo dia cinco. Serão cinco eixos abordados nesta etapa, de acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (criada em janeiro), em par-ceria com a Fundação de Es-porte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs).

O coordenador municipal de Desporto e Lazer, Altemir Bulligon, salienta a importân-cia da comunidade ijuiense na construção deste debate. “Levantamos as demandas do gênero para atuação mais destacada do esporte e lazer voltada para comunidade. Convocamos a participa-

O coordenador Adilson dos Reis que retornou da França, foi procurado para tratar sobre a participação da escolinha do São Luiz no Gauchão Sub 17. Adilson comenta que as maiores dificuldades para par-ticipação no Gauchão são os custos, pois grande parte das equipes é da capital do estado, com isso serão viagens longas com custos elevados. “Talvez com a ajuda e o patrocínio de empresas se tornaria mais vi-ável”, afirma. O coordenador; salienta que seria uma ótima oportunidade para as meninas participar dessa competição, e que irá passar o convite para a direção do Clube.

Adilson destaca que esses convites realizados são frutos do crescimento da escolinha, e do trabalho realizado. A es-

colinha oportuniza a todas as meninas interessadas em jogar futebol, dos 10 aos 16 anos. O Coordenador lembra que hoje a Escolinha possui 35 meninas inscritas no projeto e que para o próximo ano espera aumen-tar o número de participantes.

Para o treinador da equipe Rodrigo Rafael, a escolinha feminina está no caminho certo. A oportunidade que o Esporte Clube São Luiz está dando para essas meninas jogar futebol já é algo signi-ficante. Rodrigo destaca que cresceu rapidamente o número de meninas entre 10 e 13 anos, na escolinha. Para o treinador a escolinha é uma forma de incentivo ao esporte, de uma forma saudável, lembrando que o lazer é o foco principal desse projeto.

Cerâmica larga na frente no quadrangular final da Segundona Gaúcha

Com a vitória de 2 X 1 sobre o Avenida, o Cerâmi-ca, lidera de forma isolada o quadrangular final da Se-gundona Gaúcha 2011. A equipe de Gravataí mesmo atuando dentro de casa, jogou nos contra-ataques, abrindo o placar aos 14 min, num erro da equipe de Santa Cruz do Sul. Aos 35 da primeira etapa, em bela jogada, Thiagão driblou os marcadores adversários e tocou para Cidinho fazer o segundo. O Avenida des-contou aproveitando erro infantil do goleiro Diego, que soltou a bola nos pés de Felipe Garopava, que só tocou a bola para as redes, aos 38 finais.

Na outra partida o Brasil de Farroupilha ficou no empate em 1 X 1 com o Juventus de Santa Rosa, dentro de casa. A partida colocou frente a frente às duas equi-pes com melhor campanha na Segundona. A segunda rodada da fase decisiva será realizada hoje com mais dois jogos as 20 h: No estádio dos Eucaliptos em Santa Cruz do Sul jogam: Avenida X Brasil e em Santa Rosa se enfrentam: Juventus X Cerâmica no Carlos Denardin

O falecimento de Jorge Madruga, co-nhecido pelo apelido de Cafuncho, deixa enlutado o esporte ijuiense. Ultimamente ele vinha sofrendo do Mal de Alzheimer e veio a falecer às 17 horas de segunda-feira, dia 20, no HCI, onde estava hospitalizado nestes últimos dias.

Natural de Caxias do Sul, onde nasceu a 26 de agosto de 1931, começou sua carreira nos juvenis do Flamengo, hoje SER Caxias, onde depois se profissionalizou. Também jogou no Juventude e no Ypiranga, de Erechim.

No início do ano de 1959 veio para Ijuí, convidado por Mário Sperotto, seu colega de profissão, para jogar junto com ele no Grêmio Esportivo Gaúcho. Porém, foi treinar no rival, o Esporte Clube São Luiz, pelo qual chegou a jogar dois amistosos. Logo depois, passou para o Gaúcho, defendendo o clube tricolor durante seis anos (1959 a 1963). Foi bicampeão municipal (1959 e 1960).

Em 1959, num concurso com votação popular, promovido pelo jornal “Correio Serrano” e Rádio Repórter, foi eleito “Me-lhor Craque do Ano” no futebol de Ijuí. Continuou sempre ligado ao Gaúcho, onde exerceu vários cargos na sua diretoria.

Foi funcionário da Cotrijui durante 26 anos, de 6 de maio de 1965 a 23 de dezembro de 1991, onde se aposentou. Cafuncho foi um exemplo de desportista e de cidadão, tendo participação em diversas entidades locais.

Era casado com Delci Maria Ávila Ma-druga e desse matrimônio nasceram cinco filhos: Viviane Lisiane, Liana, Jorge Júnior e Maurício. Faleceu com a idade de 80 anos incompletos.

Transferida a rodada do municipal de futebol amador

As partidas que seriam disputadas no último final de semana pelo Campeonato Municipal de Futebol Amador da primeira e segunda divisão e interior foram tranferidas para o próximo domingo. A decisão da CEDL em adiar os jogos foi tomada de acordo com a previsão de chuva para a data. Confira as partidas a serem realizadas nas três divisões:

ção de todos desportistas a apresentarem suas propos-tas, assim criando políticas públicas voltadas as neces-sidades esportivas”, destaca.

As propostas e metas elen-cadas na etapa municipal serão levadas à fase regional no dia 10 de agosto, elegendo os delegados e representantes para a etapa estadual da con-ferência marcada para o dia 20 do mesmo mês no auditório do parque esportivo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Porto Alegre.

O governo do Rio Grande

do Sul através da Conferên-cia Estadual de Esporte e Lazer pretende criar e desen-volver uma política estadual para o esporte e o lazer. O objetivo é promover um amplo debate das políticas de forma participativa e descentraliza-da para buscar elementos que visem à construção do sistema no estado. Os encontros con-tribuirão para definir as novas diretrizes, de maneira ampla, democrática e participativa, res-peitando as diversidades de seus públicos. A partir das demandas apresentadas pela sociedade,

A Conferência do Esporte e Lazer será apresentada com uma proposta de análise e discussão de cinco eixos temáticos e seus subtemas:• Esporte Educacional: Esporte escolar e esporte universitário• Esporte Rendimento: Esporte formação de base, alto Rendimento, esporte, leis e incentivos.• Esporte e Lazer: Lazer manifestação cultural, esporte inclusão social, esporte e participação.• Programas, Projetos e Eventos: Intersetorialidade, planejamento e critérios, gestão financeira e marketing, formação, capacitação e atualização.• Copa do Mundo 2014 / Olimpíada 2016: Desafios e oportunidades, valorização e identidade cultural, perspectivas de presente e futuro.

Divulgação Prefeitura

As entidades integrantes da comissão irão mediar os eixos e subtemas da conferência

será elaborado um documento que apontará os princípios e diretrizes das políticas públicas do gênero. As conferências regionais e municipais são

abertas a secretarias, subse-cretarias, departamentos e outras instâncias municipais que atuem com o esporte e o lazer.

Escolinha feminina do São Luiz colhe os resultados de um projeto bem sucedido

Enlutado o esporte ijuiense

Primeira divisão - Es-tádio 19 de OutubroOuro Verde X Sul Amé-ricaGuarani X CaxiasS e g u n d a d i v i s ã o – Campo do Glória

Guarani jr. X SchererSul América jr. X LazioDivisão do interior – Campo do LambariVila Nova X ValênciaCor inth ians X Pro -gresso

Page 19: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 19QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

Ordem tática e ações de abordagem da Brigada Militar caracterizam-se pelo dinamismo e criatividadeA Abordagem Policial encontra amparo legal na Constituição Federal brasileira

A ex-professora de ensino infantil de Ijuí, Ani Nalú Botega, 46 anos, e seu companheiro Fernando Rodrigo Sanches Romeiro, 38 anos foram condenados pela justiça de Mato Gros-so do Sul ao cumprimento de 13 anos e nove meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas.

De acordo com a decisão, a denúncia apre-sentada pelo Ministério Público, levando em conta a quantidade da droga, 15 kg de cocaína, o que para os padrões de Ponta Porã, (onde o casal foi julgado) é considerada alta. Na avalia-

ção do júri, o casal agiu com ciência do fato.A prisão de Ani Nalú Botega ocorreu em

Outubro de 2009, pela Polícia Rodoviária Fede-ral de Ponta Porã. A professora e o namorado transportavam a droga dividida em 14 tabletes, escondidos dentro do estepe da caminhonete GM S10, com placas de Boa Vista do Cadeado, de propriedade da acusada, sendo que a justiça comunicou a instituição financeira, para que solicite o seu direito, no prazo de 30 dias.

Esgotado este prazo sem manifestação, a caminhonete deverá ser revertida em favor da União, como estipula a lei.

Em Cruz Alta, um homem foi morto na frente da mãe e do casal de filhos gêmeos de três anos de idade. O crime ocorreu na noite de segunda-feira.

A vítima, Teodoro Gruhn Prola, de 28 anos, estava no carro com a família quando começou a ser perseguida por outro veículo. Ele foi atingido por diversos tiros e um golpe

de facão no pescoço.De acordo com a polícia, o

autor do crime estava acom-panhado do irmão e vinha sendo ameaçado por Teodoro por causa de uma briga na justiça. A vítima havia sido presa por descaminho de mercadorias e estava em li-berdade provisória. A polícia investiga o caso.

Um homem foi preso em flagrante pela Bri-gada Militar por volta das 23h20 de segunda-feira, no bairro Sol Nascente por furto em residência. J.S.S, de 27 anos, conhecido por “Macaquinho” transportava um botijão de gás furtado de uma casa situada à rua Irmãos

Gressler. Com ele estava um adolescente. Os dois foram levados à delegacia de polícia para prestarem esclarecimentos. O acusado que possui uma extensa ficha criminal por furto e roubo, foi recolhido à penitenciária. O menor de idade envolvido na ocorrência foi liberado.

O proprietário de uma moto que havia sido furtada encon-trou o veículo desmontado em um um terreno baldio na Avenida 21 de Abril, próximo ao Beco da Pedreira em Ijuí.

A vítima registrou na Polícia que localizou o chassi, tanque, banco e inúmeros acessórios da Yamaha YBR 125E, de cor verde, dentro de sacos plás-ticos.

Furto qualificado

A vitima comunicou que quando retornou de viagem à Santa Maria, constatou que a fechadu-ra de seu apartamento havia sido trocada. Do interior foram furtadas duas TV’s/LCD, parelho de Dvd, roupas, calçados e documentos. A vítima acusa o filho de seu companheiro pelo furto. O fato ocorreu na rua Paraná no bairro Assis Brasil.

Lesão corporal culposa

A vítima comunica que o acusado conduzia uma motocicleta pela BR 472 no Km 123 quando perdeu o controle do veículo saindo da pista, tombando e chocando-se contra as pedras na

beira da estrada. O acusado e a caroneira sofre-ram lesões e escoriações, sendo hospitalizados em Três de Maio. O veículo foi recolhido e o acusado não possuía CNH, conforme verificado no sistema.

Violação de suspensão de CNH

Um condutor dirigia um caminhão trator pela BR 285 na altura do km 466, quando foi constatado pela polícia que não possuía a Car-teira Nacional de Habilitação, suspensa pelo Detran, e a pontuação por infração superava os 20 pontos. Diante disso, o motorista foi con-duzido ao plantão policial, tendo infringido o disposto no artigo 307 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

A abordagem policial é um tema polêmico e que tende a ser debatido e

questionado com veemência pela sociedade civil no Bra-sil. A conduta adotada pelos policiais pode ser associada à relevância do fato, sob a natu-reza da sua ocorrência. Esse é um ato que faz parte da rotina diária da atividade das policias militares, e que muitas vezes não é aceito pelo indivíduo abordado.

O papel da sociedade deve compor o direito e o dever de dialogar, diagnosticar e capa-citar, possibilitando alterações mútuas de conduta, tanto por parte da sociedade civil quanto por parte dos agentes públicos.

Segundo o comandante do 29º Comando da Brigada Militar de Ijuí, Major Claiton Rui da Costa Portilho, toda abordagem tem um imperativo legal do Código Penal, sendo que toda ação tática de polícia ostensiva tem por objetivo evitar que o bandido aja contra a lei. “O objetivo das ações de abordagem praticadas pela BM, é causar uma percepção no elemento adverso (no caso o bandido), visando inibir os seus crimes”, observa. O comandante Portilho destaca também que essas ações táticas de abordagem caracterizam-se pelo dinamismo e criatividade das estratégias da corporação, citando o papel do cidadão em denunciar e colaborar com a atividade do policial.

De acordo com a legislação, diante de uma situação envol-vendo uma pessoa da qual haja suspeita de posse de arma ou objetos constituem corpo de delito, ou quando a medida

Ocorrências policiais: Delegacia de Polícia de Ijuí

for determinada no curso de busca domiciliar, o policial pode e deve realizar a busca pessoal, independentemente de mandado.

A Abordagem Policial en-contra amparo legal na Cons-tituição Federal brasileira, principalmente no artigo 5º que trata os direitos e garan-tias individuais, e artigo 144,

que trata das Competências das Policias Militares. O Códi-go de Processo Penal pode ser considerado como a principal base de argumentação.

Portilho comenta que todo cidadão que cumpre com seu dever tem o direito de denun-

ciar qualquer prática inade-quada e que vá de encontro com as diretrizes do policial militar. “A BM é transparente no aspecto de abuso de auto-ridade. Todo cidadão que se sentir caluniado deve acionar as práticas de direito”, conclui.

O Código de Processo Penal é definido como a principal fonte de argumentação

Homem é assassinado na frente da mãe e dos filhos em Cruz Alta

Ex-professora da rede de ensino infantil de Ijuí é condenada a 13 anos de prisão

Homem é preso em flagrante por furto à residência em Ijuí

Moto furtada é encontrada desmontada no município

Page 20: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 19QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2011

Ordem tática e ações de abordagem da Brigada Militar caracterizam-se pelo dinamismo e criatividadeA Abordagem Policial encontra amparo legal na Constituição Federal brasileira

A ex-professora de ensino infantil de Ijuí, Ani Nalú Botega, 46 anos, e seu companheiro Fernando Rodrigo Sanches Romeiro, 38 anos foram condenados pela justiça de Mato Gros-so do Sul ao cumprimento de 13 anos e nove meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas.

De acordo com a decisão, a denúncia apre-sentada pelo Ministério Público, levando em conta a quantidade da droga, 15 kg de cocaína, o que para os padrões de Ponta Porã, (onde o casal foi julgado) é considerada alta. Na avalia-

ção do júri, o casal agiu com ciência do fato.A prisão de Ani Nalú Botega ocorreu em

Outubro de 2009, pela Polícia Rodoviária Fede-ral de Ponta Porã. A professora e o namorado transportavam a droga dividida em 14 tabletes, escondidos dentro do estepe da caminhonete GM S10, com placas de Boa Vista do Cadeado, de propriedade da acusada, sendo que a justiça comunicou a instituição financeira, para que solicite o seu direito, no prazo de 30 dias.

Esgotado este prazo sem manifestação, a caminhonete deverá ser revertida em favor da União, como estipula a lei.

Em Cruz Alta, um homem foi morto na frente da mãe e do casal de filhos gêmeos de três anos de idade. O crime ocorreu na noite de segunda-feira.

A vítima, Teodoro Gruhn Prola, de 28 anos, estava no carro com a família quando começou a ser perseguida por outro veículo. Ele foi atingido por diversos tiros e um golpe

de facão no pescoço.De acordo com a polícia, o

autor do crime estava acom-panhado do irmão e vinha sendo ameaçado por Teodoro por causa de uma briga na justiça. A vítima havia sido presa por descaminho de mercadorias e estava em li-berdade provisória. A polícia investiga o caso.

Um homem foi preso em flagrante pela Bri-gada Militar por volta das 23h20 de segunda-feira, no bairro Sol Nascente por furto em residência. J.S.S, de 27 anos, conhecido por “Macaquinho” transportava um botijão de gás furtado de uma casa situada à rua Irmãos

Gressler. Com ele estava um adolescente. Os dois foram levados à delegacia de polícia para prestarem esclarecimentos. O acusado que possui uma extensa ficha criminal por furto e roubo, foi recolhido à penitenciária. O menor de idade envolvido na ocorrência foi liberado.

O proprietário de uma moto que havia sido furtada encon-trou o veículo desmontado em um um terreno baldio na Avenida 21 de Abril, próximo ao Beco da Pedreira em Ijuí.

A vítima registrou na Polícia que localizou o chassi, tanque, banco e inúmeros acessórios da Yamaha YBR 125E, de cor verde, dentro de sacos plás-ticos.

Furto qualificado

A vitima comunicou que quando retornou de viagem à Santa Maria, constatou que a fechadu-ra de seu apartamento havia sido trocada. Do interior foram furtadas duas TV’s/LCD, parelho de Dvd, roupas, calçados e documentos. A vítima acusa o filho de seu companheiro pelo furto. O fato ocorreu na rua Paraná no bairro Assis Brasil.

Lesão corporal culposa

A vítima comunica que o acusado conduzia uma motocicleta pela BR 472 no Km 123 quando perdeu o controle do veículo saindo da pista, tombando e chocando-se contra as pedras na

beira da estrada. O acusado e a caroneira sofre-ram lesões e escoriações, sendo hospitalizados em Três de Maio. O veículo foi recolhido e o acusado não possuía CNH, conforme verificado no sistema.

Violação de suspensão de CNH

Um condutor dirigia um caminhão trator pela BR 285 na altura do km 466, quando foi constatado pela polícia que não possuía a Car-teira Nacional de Habilitação, suspensa pelo Detran, e a pontuação por infração superava os 20 pontos. Diante disso, o motorista foi con-duzido ao plantão policial, tendo infringido o disposto no artigo 307 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

A abordagem policial é um tema polêmico e que tende a ser debatido e

questionado com veemência pela sociedade civil no Bra-sil. A conduta adotada pelos policiais pode ser associada à relevância do fato, sob a natu-reza da sua ocorrência. Esse é um ato que faz parte da rotina diária da atividade das policias militares, e que muitas vezes não é aceito pelo indivíduo abordado.

O papel da sociedade deve compor o direito e o dever de dialogar, diagnosticar e capa-citar, possibilitando alterações mútuas de conduta, tanto por parte da sociedade civil quanto por parte dos agentes públicos.

Segundo o comandante do 29º Comando da Brigada Militar de Ijuí, Major Claiton Rui da Costa Portilho, toda abordagem tem um imperativo legal do Código Penal, sendo que toda ação tática de polícia ostensiva tem por objetivo evitar que o bandido aja contra a lei. “O objetivo das ações de abordagem praticadas pela BM, é causar uma percepção no elemento adverso (no caso o bandido), visando inibir os seus crimes”, observa. O comandante Portilho destaca também que essas ações táticas de abordagem caracterizam-se pelo dinamismo e criatividade das estratégias da corporação, citando o papel do cidadão em denunciar e colaborar com a atividade do policial.

De acordo com a legislação, diante de uma situação envol-vendo uma pessoa da qual haja suspeita de posse de arma ou objetos constituem corpo de delito, ou quando a medida

Ocorrências policiais: Delegacia de Polícia de Ijuí

for determinada no curso de busca domiciliar, o policial pode e deve realizar a busca pessoal, independentemente de mandado.

A Abordagem Policial en-contra amparo legal na Cons-tituição Federal brasileira, principalmente no artigo 5º que trata os direitos e garan-tias individuais, e artigo 144,

que trata das Competências das Policias Militares. O Códi-go de Processo Penal pode ser considerado como a principal base de argumentação.

Portilho comenta que todo cidadão que cumpre com seu dever tem o direito de denun-

ciar qualquer prática inade-quada e que vá de encontro com as diretrizes do policial militar. “A BM é transparente no aspecto de abuso de auto-ridade. Todo cidadão que se sentir caluniado deve acionar as práticas de direito”, conclui.

O Código de Processo Penal é definido como a principal fonte de argumentação

Homem é assassinado na frente da mãe e dos filhos em Cruz Alta

Ex-professora da rede de ensino infantil de Ijuí é condenada a 13 anos de prisão

Homem é preso em flagrante por furto à residência em Ijuí

Moto furtada é encontrada desmontada no município

CMYK

O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 22 DE JUNHO DE 2011

As condições seguem favoráveis ao registro de chuva forte a tor-

rencial localizada hoje no Rio Grande do Sul, quadro que deve persistir até amanhã, segundo previsão anunciada, segunda-feira, pelo meteo-rologista Luis Fernando Na-chtigal. O inverno começou oficialmente ontem, às 14h26, e promete extremos, tanto de temperatura, quanto de chu-va, com aumento nos volumes de precipitação no Estado. Se em 2010, o fenômeno La Niña se instalou durante a estação fria, este ano a tendência é de um quadro neutro.

O inverno do hemisfério sul é chamado de “inverno austral”, e tem início com o solstício de inverno no hemis-fério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera,

Começou a estação mais fria do ano

Meteorologistas acreditam que este ano será de gradual transição, levando a um inverno de extremos e não de frio constante e regular

que acontece perto de 23 de setembro nesse mesmo he-misfério, englobando parte dos meses de junho, julho,

agosto e setembro. Durante a estação, vá-

rias espécies de animais, principalmente de pássaros,

migram para outras regiões mais quentes. Outros ani-mais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo

Primeiro dia do inverno começou com chuva

grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regi-ões, pode ocorrer a incidên-cia de neve e geadas. Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no he-misfério onde acontece o ve-rão e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo invernoso.

A MetSul Meteorologia não descarta o aquecimento das águas do Pacífico, inclusive podendo atingir o patamar até de El Niño, mas sem forte intensidade. Esta gradual transição pode levar a um inverno de extremos e não de frio constante e regular. A nova estação tende a alternar episódios de temperatura baixa com episódios quentes, agravando o risco de tem-pestades severas. A grande variação térmica deve resul-tar, contudo, em episódios de dias quentes, até de forte calor, sobretudo entre agosto e setembro.

A chuva tende a aumentar durante o inverno e podem ocorrer eventos de precipita-ção excessiva. A MetSul não descarta cheias de rios, o que deve aliviar o déficit hídrico em Bagé.


Related Documents