Top Banner
O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2011 R$ 1,50 Ano 3 - Nº 307 Política 8 Troféu Mulher Cidadã homenageia aquelas que trabalham pela comunidade Saúde 9 Número de multas para quem tiver focos de dengue será conhecido na próxima semana Polícia 23 Meio Ambiente 20 Dupla ação: tentativa de homicídio e assalto à farmácia são investigados pela polícia Moradores devem estar atentos a maneira correta de executar a poda Geral 19 Pais são quem mais violam direitos de crianças e adolescentes Chuvas ocasionaram pontos de alagamentos no interior Rural 7 Esporte 22 São Luiz, o Gigante colorado no Beira-Rio Cultura 13 Centro Cultural realiza 1º Encontro Regional de descentes austríacos Mauro Spinato Região18 Panambi e Ajuricaba sofrem em decorrência das chuvas do fim de semana Educação 15 Alunos se preparam para prova do Enem
24

Jornal O Reporter

Mar 31, 2016

Download

Documents

Jornal O Reporter Edição 307
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTERQUARTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2011 R$ 1,50Ano 3 - Nº 307

Política 8

Troféu Mulher Cidadã homenageia aquelas que trabalham pela comunidade

Saúde 9

Número de multas para quem tiver focos de dengue será conhecido na próxima semana

Polícia 23

Meio Ambiente 20

Dupla ação: tentativa de homicídio e assalto à farmácia são investigados pela polícia

Moradores devem estar atentos a maneira correta de executar a poda

Geral 19

Pais são quem mais violam direitos de crianças e adolescentes

Chuvas ocasionaram pontos de alagamentos

no interior

Rural 7

Esporte 22

São Luiz, o Gigante colorado no Beira-Rio

Cultura 13

Centro Cultural realiza 1º Encontro Regional de descentes austríacos

Mauro Spinato

Região18

Panambi e Ajuricaba sofrem em decorrência das chuvas do fim de semana

Educação 15

Alunos se preparam para prova do Enem

Page 2: Jornal O Reporter

Da Redação

2 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011O REPÓRTER

O REPÓRTER

Dia: 29/03 Horário:18h30Prêmio Resultado 1º 4.383 2º 8.666 3º 5.463 4º 1.716 5º 2.645 6º 2.873

Resultados da

LOTERIA

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editora Chefe:Estefania Vieira Linhares

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 2000.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 2000.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 2000

Rua com movimento in-tenso de veículos e pedes-tres. O proprietário foi no-tificado pelo Poder Público para construção de passeio (calçada) com o prazo para término da obra.

Um pouco mais a frente, um “capoeirão” em vez de calçada.

No outro lado da rua, um verdadeiro matagal com pa-rada de ônibus escondida no meio. E os proprietários tam-bém receberam notificação?

E as calçadas?

Foi uma diversão só. A festa de boas-vindas do Yázigi para alunos e seus convida-dos foi pra lá de animada. No finalzinho da tarde da última sexta-feira (25.03) começaram a chegar os alunos do Yázigi. E com eles vieram muitos amigos para a diversão. Aliás, diversão teve de sobra.

Organizada para que todos participassem de brincadeiras e jogos interativos, a festa foi um grande sucesso. Para os pequenos, jogos como a adivinhação de desenhos no quadro feitos pelos próprios alunos. Eles também curtiram o telefone sem-fio. Os “maiorzi-nhos” aproveitaram as muitas jogadas na “pista” de boliche e a dança das cadeiras. E para os Y-teens os teachers prepa-raram jogos como a sequência de animais, a descoberta de bandas ou músicos que esta-vam tocando no CD player, o jogo do sério e a brincadeira do “yes, no, may be”.

Educação Financeira – Em meio a tanta diversão, bateu aquela fome. E a equipe Yázigi estava preparada com hot-

dogs, ice cream e refrigerantes. Mas, para isso, era preciso “pagar”. Mas como? A cada participação, acerto, vitória e outras tantas formas de ganhar pontos, os participantes da festa ganhavam Y Dollars, a moeda criada especialmente para a Welcome Party. Com eles crianças e adolescentes podiam adquirir os lanches e, mais que isso, os brindes esco-lhidos. Logo se deram conta de como lidar com os Y Dollars, economizando muitas vezes para conseguir um brinde mais interessante e cujo valor era mais alto.

No final todos saíram sa-tisfeitos e, também, exaustos. O cantinho de brinquedos e desenhos foi muito curtido pelas crianças menores, antes e durante a festa. Entre um in-tervalo e outro das brincadei-ras, lá estavam elas brincando ou desenhando. Quem perdeu tanta diversão, vai ter que esperar até o início do próxi-mo semestre para a próxima Welcome Party. Mas não vai precisar esperar tanto para curtir o próximo evento Yázigi.

Yázigi promoveu festa de boas-vindas

A Unimed Noroeste/RS, através da Psicologia Organi-zacional, promove amanhã, um workshop destinado ao público jovem com interesse a ingressar no mercado de trabalho. O evento vai acon-tecer no auditório do Hospital Unimed das 14h às 17h.

P o d e m p a r t i c i p a r d o workshop jovens estudantes com idade entre 14 e 18 anos que estejam interessados em

receber informações sobre o perfil que o mercado de traba-lho busca nos profissionais.

Conforme explicou a psi-cóloga da Unimed Noroeste/RS, responsável pelo even-to, Patrícia Sala, a atividade será desenvolvida através de uma abordagem dinâmica e interativa, respeitando a linguagem do adolescente. “Serão trabalhados quais as competências, habilidades

e atitudes comportamentais que o mercado de trabalho espera de um profissional”, explica.

O workshop é gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar podem se inscrever através do telefone (55) 3331 9600 no setor de Recursos Humanos, e no dia do evento apresentar comprovante de matrícula escolar.

Unimed Noroeste/RS promove workshop sobre mercado de trabalho

A Associação Comercial e Industrial de Ijuí realiza ama-nhã, reunião mensal e eleição da nova diretoria. Neste ano os associados da ACI estão convi-dados a participar da votação das 17h30 às 22 horas. A eleição terá chapa única e será realiza-da na sede da entidade. O pre-sidente da ACI, Rubem Härter, concorre à reeleição. Todos

os associados estão convoca-dos a comparecer para votar. Além disso, será apresentado o parecer do Conselho Fiscal. Confira a chapa: Diretoria ACI Gestão 2011-2013 – Presidente Rubem Härter; vice-presidentes Adelar Francisco Baggio, Carlos Domingos Poletto, Getúlio Na-dares de Azambuja, Martinho Kelm e Walter Joel de Moura.

ACI realiza eleições para gestão 2011-2013

O Conselho Regional de Contabilidade do RS em parceria com o Sindicato dos Contabi-listas de Ijuí, Lefisc e SESCON promovem hoje uma palestra

sobre IR, às 9h, no Auditório da Associação Comercial e Indus-trial de Ijuí. Estará proferindo, o contador, advogado tributarista e consultor Paulo C. M. Tavares.

Palestra sobre IR acontece hoje

A Secretaria de Meio Am-biente apresentou aos mem-bros do Executivo, no dia 24, relatório de avaliação técnica do sistema de esgotamento sanitário de Ijuí. O relatório foi realizado pelo Instituto de Pes-quisas Hidráulicas da UFRGS e integra o Plano Municipal de Saneamento Básico Participa-tivo (Plamsab).

O relatório apontou que é possível utilizar grande parte da infra-estrutura disponível na cidade, como a estação de

tratamento, que está finaliza-da, o interceptor que está em construção, e a própria rede de esgoto da cidade.

De acordo com o professor da UFRGS, Antônio Benetti, o tratamento de esgoto é im-portante tanto para a Saúde Pública, como para a conser-vação do meio ambiente. “Pro-gressivamente, realizaremos a separação do esgoto de água da chuva e do esgoto sanitário para melhor manejo e afluência na intercepção”, afirma Benetti.

SMMA apresenta relatório de esgotamento sanitário

Page 3: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 3QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011 O REPÓRTERDa Redação

O Reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, cumpre a partir de hoje, 29 de março, agenda em Brasília, para tratar de assuntos de interesse da Universidade. Esta é a primeira viagem de Kelm à capital federal como novo gestor da Universidade. Por esta razão, o cronograma a ser cumprido até a próxima quinta-feira compreende uma série de audiências com representantes de órgãos federais e com as lideranças políticas gaúchas, com o objetivo de estabelecer parcerias em prol do desenvolvimento da Unijuí e da região.

A agenda cumprida nesta terça-feira, 29 de março, teve início na sede da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), à qual a Unijuí é filiada, para reunião com o Secretário Executivo da ABRUC, José Aguillera. À tarde, o Reitor verificou uma série de pendências referentes a processos da Unijuí junto ao MEC.

Na quarta-feira, 30, estão programadas audiências com o Senador Paulo Paim e com a representante da Diretoria de Po-líticas e Programas de Graduação do MEC, Sra Paula Branco de Mello. Já na quinta-feira, 31, o Reitor Martinho Kelm estabelecerá contatos com os deputados federais Darcísio Perondi, Elvino Bohn Gass e Giovani Cherini; com o Secretário Eliezer Pacheco, na Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica; e com a Senadora Ana Amélia Lemos.

Em entrevista a Rádio Repórter, Nelson Coppeti, secretário de Desenvolvimento de Ur-bano, explica sobre a situação do município com relação às chuvas fortes dos últimos dias.

Como a chuva tem atrapalhado os trabalhos da Secretaria?A chuva que tem chegado nos últimos dias está causado transtornos a moradores. Algu-

mas atividades ficaram paradas, como o mutirão no bairro Thomé de Souza, pelo programa “Nosso bairro, Nossa gente”.

Quais trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria? Passamos o fim de semana trabalhando fortemente, juntamente com equipes da defesa

civil. Estamos monitorando os canais e riachos, para ver como está se comportando o nível de água. A atenção está redobrada

Houve muitos prejuízos?Estamos esperando as chuvas cessarem para que possamos avaliar os prejuízos. Pelo que

pudemos perceber não houve nenhum caso grave. Tivemos alguns pontos de alagamento. O maior problema está sendo o interior.

A Secretária de Desenvolvimento Urbano está realizando plantão?Sim. Estamos a disposição da comunidade pelos telefones 3332-8707 ou 3332- 1231, na

Garagem Municipal. Se a população tiver algum problema poderá ligar para estes números.

Chuvas causam transtornos a moradores Reitor Martinho Kelm busca apoio de lideranças em Brasília

Mais duas ambulâncias ao Programa Samu/Salvar estão sendo pleiteadas pela região. Em audiência na tarde de ontem, em Porto Alegre, o secretário de Saúde Ciro Simoni se comprometeu em

encaminhar a demanda junto ao Ministério da Saúde, ainda neste semestre.

A informação é do prefeito Fioravante Ballin, que partici-pou do encontro acompanha-do do secretário municipal de

Saúde Claudiomiro Pezzeta, da coordenadora da 17ª CRS Tânia Dallepiane, dos prefeitos de Pejuçara Leonir Perlin e de Cruz Alta Vilson Roberto, e da assessoria do deputado Esta-dual Gerson Burmann.

Região solicita mais duas ambulânciaspara o Samu/Salvar

Crédito: Assessoria SES/RS

Após a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) formalizar o pedido ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) para a flexibilização da legislação que regula o transporte de pacientes para o atendimento em saú-de, o órgão responsável pelo controle do serviço diminuiu a bu-rocracia.

Daer flexibiliza legislação que regula transporte de pacientes

Page 4: Jornal O Reporter

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Enchentes...Os reflexos das chuvas preocupam a comunidade. As

localidades mais atingidas são do interior. A obra de con-strução da Usina da Ceriluz na RS 155 ficou debaixo d’água.

***** A entrega do Troféu Mulher Cidadão emocionou a todos

os presentes. As homenageadas foram aclamadas pela platéia.

***** Na segunda-feira aconteceu uma tentativa de homicídio

no bairro Getúlio Vargas. Após, os suspeitos foram até o Hospital de Caridade de Ijuí atrás dos feridos. Não satis-feitos assaltaram uma farmácia.

***** Os presidentes de bairros pressionaram para que fossem

aprovados os recursos destinados as comunidades. A verba é de apenas de R$ 8 mil, bem inferior o que desejado pela UABI cerca de R$ 18 mil.

***** Continua o alerta para que a comunidade colabore

no combate ao mosquito transmissor da dengue. Esse período requer maior cuidado, pois é propicio para a reprodução.

***** O São Luiz segue em ritmo acelerado no Gauchão. No

último domingo voltou com um empate em partida dis-putada contra o Internacional em Porto Alegre.

***** Os estudantes estão sendo orientados para as provas do

Enem. Além, disso está sendo estudada uma sistemática visando que não ocorram problemas semelhantes a anos anteriores.

***** O Centro Cultural Austríaco está se preparando para um

encontro regional de descendentes. O evento acontece no mês de abril.

***** O HCI adquirir mais poltronas que serão direcionadas

ao Cacon. As mesmas irão proporcionar conforto aos pacientes que fazem quimioterapia no hospital.

O Brasil é o único país no qual até mesmo o passado é imprevisível. Para os céticos quanto à possibilidade de transgressão da lógica física do espaço/tempo, aqui vai uma prova incontestável: ninguém, hoje, em sã consciência, poderia supor que demoraria tanto, desde 2008, o trâmite e votação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional 46, que restabe-lece o direito à aposentadoria integral dos magistrados, depois de 35 anos de regular contribuição previdenciária. A estranheza retroativa sobre o caso é ainda maior ante informações escancaradas na mídia de que governadores, inclusive alguns que permaneceram apenas 30 dias no cargo, continuam requerendo e obtendo proven-tos vitalícios, com o mesmo valor de seu último salário.

São duas situações muito distintas, advin-das de equívocos passados, que hoje sur-preendem e desrespeitam a inteligência dos brasileiros. É imenso o caráter contraditório! Como se pode aceitar que um governador, que fica no máximo oito anos no cargo, não provendo, portanto, fundo previdenciário suficiente, faça jus à aposentadoria integral, ao mesmo tempo em que se questiona a le-gitimidade desse direito aos juízes, depois de 35 anos de recolhimento, no qual se gera reserva de recursos de valor até maior ao dos proventos? Está-se, com essa flagrante dicotomia, desrespeitando duplamente o artigo 201 (parágrafo 7º, incisos I e II) da Con-stituição Federal, que condiciona a aposen-tadoria à contribuição durante 35 anos para o homem e 30, a mulher. Os magistrados cumprem as exigências, mas não levam os benefícios; os governadores recebem a van-tagem sem cumprir os requisitos.

Para se entender melhor como essa situ-ação é absolutamente equivocada no caso dos juízes, é importante lembrar que as sucessivas reformas da Previdência, prin-cipalmente a Emenda Constitucional 41, de 2003, que extinguiu a aposentadoria integral dos servidores públicos, submeteram a Magistratura a redutores de valor, tábuas de conversão, recálculos e adaptações, solapando o preceito da irredutibilidade de seus proventos. Trata-se de um duro

golpe nos integrantes do Judiciário, que, na fase final de sua carreira, têm de conciliar o complexo exercício de suas funções, fun-damental para os indivíduos e a sociedade, com a angústia ante a iminente redução drástica de sua renda mensal.

A gravidade do problema tornou perti-nente a PEC 46, que resgata a plenitude do preceito constitucional relativo à irreduti-bilidade do valor dos subsídios e proven-tos. A pertinência, inclusive matemática, da proposta torna incompreensível a sua morosidade no Legislativo e derruba o argumento basilar contra a medida, de que ela agravaria o déficit previdenciário. Estudo encomendado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) demonstra que o total das con-tribuições pagas no período de 35 anos por um servidor garante o equivalente a 2,5 aposentadorias integrais. O cálculo considera a sobrevida provável de 20 anos, tomando como base a longevidade média dos brasileiros, de 72 anos.

Sobre o salário dos magistrados incidem a contribuição patronal, de 22%, e a pessoal, de 11%, totalizando 33%. Após a aposen-tadoria, o recolhimento continua, o que é absurdo. O capital resultante do recolhi-mento na ativa, aplicado em caderneta de poupança, soma R$ 6,5 milhões. Tal valor, com juros de 0,5%, propicia renda superior a R$ 32 mil por mês, sem contar a correção monetária. Uma ressalva: o salário de refer-ência utilizado no estudo foi de R$ 10 mil, ou seja, bem menor do que o valor médio de toda a trajetória profissional de um juiz, desde o início da carreira até a função de desembargador nos Tribunais de Justiça.

Os números corroboram o princípio con-stitucional da irredutibilidade e evidenciam que a aposentadoria integral não se config-ura como privilégio, mas sim como direito legítimo. Portanto, é preciso disseminar a consciência de que a integralidade dos proventos dos magistrados não causa défi-cit algum, desde que os recursos sejam bem geridos pelos administradores da Previdên-cia. Aliás, a gestão do dinheiro recolhido por todos os trabalhadores brasileiros é, sim, a grande questão a ser debatida!

Insólita contradição previdenciária

Antonio Cesar Siqueira – Desembargador e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).

Page 5: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 5QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Por Taís Machado

BAIRRO

Assis Brasil e Pindorama realizam eleições

Os próximos bairros a eleger nova diretoria para Associação de Moradores. O dia 17 de abril, serão os bairros Pindorama e Assis Brasil. A entrega das chapas deve ser feita até o dia 12, às 17h na Sala Executiva dos Conselhos, junto a Secretaria Municipal de Desenvol-vimento Social.

Ambos os pleitos ocorre-rem das 8h30 às 11h30 nas respectivas sedes.

Integrando o programa “Nosso Bairro, Nossa Gente”, no bairro Thomé de Souza, crianças da comunidade rece-beram instruções para o trân-sito. A palestra foi ministrada pela agente de trânsito, Hilda Fontana, e faz parte do Progra-ma Municipal de Humanização do Trânsito (Prohumat).

Durante a palestra, Hilda apresentou os principais pon-tos para a educação no trânsi-to, os cuidados ao atravessar

a rua e a faixa de segurança, os semáforos e a importância do cinto de segurança nos acidentes.

A agente destacou a impor-tância de ensinar as crianças sobre trânsito. “Quando as crianças se conscientizam sobre as leis de trânsito, elas automaticamente começam a cobrar dos pais tais leis. E isso é importante para a cons-cientização de todos”, explica a agente de trânsito.

Foi aprovado durante a sessão da Câmara de Ve-readores nesta segunda-

feira, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a conceder a União das Associa-ções de Bairros de Ijuí (Uabi) o repasse de R$8 mil.

Este recurso destina-se ao custeio da regularização jurídica das Associações de Bairros de Ijuí e com despesas de locomoção na participação de seminários, reuniões, con-gressos e círculos de estudos em cunho social e cultural de interesse das comunidades de bairros. Em 2009 o Executivo já havia passado recurso à entidade.

Porém de acordo com o presidente da Uabi, Cesar do Amaral, o valor pedido a Câma-ra era de R$ 18 mil. “Tínhamos pedido para a votação desse projeto ser incluída na pauta de segunda-feira. Mas quando

Uabi recebe verba de R$ 8 milPresidente da Uabi afirma que o repasse deveria ser de R$ 18 mil

fui conferir não estava na lista. Liguei para os presidentes de bairros e fomos exigir na ses-são”, afirma Amaral.

O projeto foi aprovado por unanimidade e para 2012 have-rá um aumento no repasse de verba, segundo o presidente. Contudo o valor repassado não será suficiente para finalizar o projeto de regularização jurí-dica das Associações. “Para a regularização do CNPJ vencido gastamos de R$ 400 a R$ 800. Já para aquelas que não possuem nem estatuto nem CNPJ, gas-tamos cerca R$ 250, por isso acreditamos que este valor atenderá somente 8 bairros”, explica Cesar.

Também está tramitando no Legislativo um projeto de regularização das sedes de bairros. O município passa-rá em cessão de uso para as associações as sedes, sendo que ficará responsável pelo pagamento de água e energia. Em contrapartida a isso, as Associações de Bairros ficarão responsáveis por custear as pequenas despesas, como por

exemplo, reformas hidráulicas e elétricas, além de outras melhorias.

O presidente da Uabi infor-ma ainda que no dia 09 de abril, estarão participando de reu-nião com a Fracab em Passo Fundo. Na pauta está escolha do município onde ocorrerá a

Segundo Cesar para 2012 haverá aumento no repasse de verbas

final da Mais Bela Comunitária, entre outras questões.

Com relação as eleições no bairro Thomé de Souza, Cesar informa que com a mudança do estatuto, a Uabi pode re-alizar o pleito. “Se não forem realizadas eleições 30 dias após o fim do mandato, nós

temos o poder de interferir. Foi o caso do Thomé”, diz o presidente. Com chapa única foi eleito presidente da comu-nidade do bairro Thomé de Souza Gilberto da Fontoura e vice-presidente Moacir Euzé-bio de Macedo.

Prohumat realiza palestra para cri-anças do Thomé de Souza

Page 6: Jornal O Reporter

6 O REPÓRTER ECONOMIA QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

COMENTÁRIO ECONÔMICO Felippe Smoco (*)

Por Jonas Palharini

ANÁLISES E TENDÊNCIAS CÂMBIO: O dólar comercial resiste no nível de R$ 1,66 devido ao forte ingresso de recursos estrangeiros, apesar dos leilões de compras diários do Banco Central no mercado a vista e da adoção de medidas de ajuste monetário e cambial, que começam a vigorar em 4 de abril, e do aumento do IOF - Imposto sobre Operações Financeiras, sobre compras no Exterior com cartão de crédito, de 2.38% para 6,38%. APLICAÇÕES FINANCEIRAS: Os rendimentos da renda fixa continuam bastante atrativos, enquanto os da poupança seguem minguados. As ações na Bovespa não registram grandes movimentos, pois os investidores estão receosos com as crises financeiras globais, em especial em Portugal. COMMODITIES: O ouro está em alta, assim como o petróleo. O complexo soja em Chicago está com o mercado com desempenho negativo numa semana marcada pelas expectativas em relação aos números do departamento de agricultura dos Estados Unidos. INFLAÇÃO: Segue indecisa a previsão inflacionária de março.

O P I N I Ã O : O DILEMA DO CARRO FLEX Os carros flex foram apontados como a resposta brasileira para a transição da economia fóssil para a sustentável, mas ultimamente está havendo uma reversão das expectativas, porque a entressafra da cana em meio à alta mundial do

petróleo está colocando em xeque o modelo biocombustível. Não é a volta da síndrome dos antigos carros a álcool em dias frios, mas o custo da cana-de-açúcar na entressafra que desbota o brilho do modelo, fazendo com que haja redução da oferta e a escassez faça os preços se tornarem incompatíveis com a opção pelo biocombustível. E, na melhor das hipóteses, advertem produtores e analistas, o cenário deve se repetir nos próximos 3 a 4 anos, quando a redução no custo da produção e a inexistência de problemas climáticos poderá fazer voltar o aumento da oferta compatível com o aumento da demanda e o mercado voltar a indicar preço sustentável, porque para desenvolver um canavial são necessários de 5 a 6 anos, avalia Antonio de Pádua Rodrigues, diretor-técnico da UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar. Para driblar a escassez, foi reduzida de fevereiro a maio do ano passado a proporção de álcool anidro na gasolina C, e neste ano, com a cotação do petróleo nas alturas, nem se discutiu essa hipótese, e, em vez disso, se cogita importar o produto para suprir a falta na mistura da gasolina, que também será importada (triste realidade no país considerado autossuficiente em petróleo). O problema é que o consumo de combustíveis cresceu muito no Brasil, porque uma das respostas à crise de 2008 foi incentivar a venda de carros, em especial os flex. Acontece que o preço do açúcar desvia o uso da cana para o etanol

e o investimento em novas usinas não ocorre na mesma velocidade do consumo. Sou de opinião que houve época em que o dono do carro flex foi considerado um sortudo, porque podia decidir na bomba que combustível usar, mesmo porque o etanol tinha um diferencial de 70% do preço da gasolina, mas, no momento em que os preços se equipararam, a vantagem se dissipou porque o consumo do etanol é muito superior ao da gasolina nos carros, e o modelo flex é mais gastador.

R E T R O S P E C T I V A DE 20 ANOS ATRÁS (1991): O presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, participou do 3º Fórum Liberal em São Paulo para explicar a política monetária e cambial do governo Collor, tendo um forte atrito com o presidente da FEBRABAN - Federação Brasileira dos Bancos, Léo Cochrane Júnior, sobre a criação dos “fundões” para substituir o overnight, pois o setor bancário não concordava com a intervenção do Banco Central no mercado financeiro e suspeitava das intenções do governo em promover a caderneta de poupança com rendimento diário em detrimento de outras modalidades, ameaçando até acionar o Código de Defesa do Consumidor. (Extraído dos anais do meu comentário econômico na Rádio Repórter de Ijuí).

Mais economia na próxima sexta-feira, às 09h10min, na Rádio Repórter, e pela Internet no site www.radioreporter.com.br

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS- Dólar comercial (venda): R$ 1,6620.- Dólar turismo: R$ 1,72.- Dólar flutuante (paralelo): R$ 1,75, com um ágio de 5,29% frente ao comercial.- E u r o : R$ 2,4250.- O u r o : R$ 78,80 o grama na BM&F Bovespa de São Paulo - e - US$ 1.419,90 a onça-troy na Bolsa Mercantil de Nova York.- Juros dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários) para 30 dias: 11,25% ao ano - e - 0,85% ao mês.- Caderneta de poupança: 0,6218% ao mês.- TBF (Taxa Básica Financeira): 0,8150% ao mês.- Taxa SELIC: 11,75% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,80% em fevereiro, correspondendo a 6,01% nos últimos 12 meses.- Petróleo: US$ 103,98 o barril em Nova York - e - US$ 114,63 o barril em Londres.- Complexo soja: Com preços mais baixos.- Salário mínimo nacional: R$ 545,00.- Salário mínimo regional: de R$ 546,57 a R$ 594,42, conforme o segmento econômico.- Risco-país: 168 pontos.- Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo): Ações em jornada de cautela.

Imposto sobre bebidas aumenta 15%

O aumento médio na tributação das bebidas deve chegar a 15%, de acordo com a Receita Federal. Esse foi o percen-tual médio da correção dos preços de referência utilizados pelo Fisco para tributar cervejas, refrigerantes e água, se-gundo decreto publicado segunda-feira no Diário Oficial da União. “Não houve aumento de alíquota, mas dos preços de referência”, alegou o subsecretário de Tributação e Conten-cioso da Receita, Sandro Serpa, que admitiu, no entanto, que o impacto médio na tributação deve ter a mesma proporção. Segundo ele, a alíquota de Imposto sobre Produtos Industriali-zados (IPI) para cervejas continua em 15%, enquanto para refri-gerantes se manteve em 10%. Além disso, as chamadas bebidas frias pagam 9,5% de PIS e Cofins. Com o aumento da tributação, que entra em vigor em 04 de abril, o governo espera um adicional de R$ 948 milhões na arrecadação de 2011.

Taxas do cheque especial diminuem em fevereiro

As taxas de juros do cheque especial, a modalidade mais cara de crédito hoje no país, tiveram queda de 5,2 pontos percentu-ais em fevereiro, mas continuam em patamares muito elevados, de 167,4% ao ano. Em dezembro, os juros do cheque especial chegaram ao maior valor em quase dois anos, em 170,7%. Os dados de fevereiro foram divulgados ontem pelo Banco Central.

Só para se ter uma idéia da diferença do custo do dinheiro para empréstimos, os juros médios em fevereiro ficaram em 43,8% para as pessoas físicas, valor quase quatro vezes menor do que os juros cobrados no cheque especial. Para a aquisição de bens, como veículos, os juros médios praticados no mercado são ainda menores, de 27,3% ao ano. Os juros do crédito pessoal ficaram em 48% ao ano em fevereiro.

Subsecretário disse que imposto retido a mais será devolvido no próximo ano

A correção em 4,5% na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física

(IRPF) até 2014, ou seja, até o fim do mandato da presidente Dilma Rousseff, se baseou no centro da meta de inflação do governo, de 4,5%.

Segundo o subsecretário de tributação e contencioso da Receita Federal, Sandro Serpa, apesar de a meta já ter sido fixa-da apenas para 2011 e 2012, há uma sinalização de que poderá ser mantida nos anos seguintes. Serpa acrescentou que os cálcu-los poderão ser revistos futura-mente e disse que a Receita não tem competência para fixar a meta, determinada pelo Conse-lho Monetário Nacional (CMN). O subsecretário de tributação também negou que a correção

Correção do IR segue meta e é corrigida em 4,5% até 2014

Sandro Serpa garante devolução do imposto em 2012

nesse patamar até 2014 seja uma forma de indexar a economia. De acordo com o governo, a correção da tabela represen-tará uma renúncia de R$ 1,6 bilhão neste ano. Nos próximos anos, a renúncia poderá ficar acima de R$ 2 bilhões anuais. Serpa explicou que o Imposto de Renda retido a mais nos três primeiros meses do ano será devolvido aos contribuintes em

2012. Segundo ele, os valores descontados a mais em janeiro, fevereiro e março, antes da cor-reção da tabela em 4,5%, serão compensados na declaração de ajuste de 2011, que só será entregue no ano que vem. De acordo com o subsecretário, o reajuste será automático e o contribuinte não precisará tomar providências para reaver o dinheiro.

Page 7: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 7QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011 RURALPor Estefania Vieira Linhares

Indicadores Rurais

Soja....R$ 44,00Milho..R$ 23,00Trigo....R$ 24,00

Valores cotados em 22903

Usina da Ceriluz ficou embaixo d’águaAs chuvas intensas que caíram no município e região danificaram as obras de construção da Usina da RS 155

Nos últimos dias foram registrados cerca de 400 milímetros de chu-

va na Bacia do Rio Ijuí, Ajuri-caba e Panambi. No entanto, esse volume atingiu a Usina José Barasuol e a Usina que está sendo construída na RS 155.

Segundo o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, foi re-gistrado um prejuízo muito grande nas ensecadeiras. “Nós previmos no máximo seis me-tros que fosse acontecer no

limite máximo desse período de chuvas. Apesar de estarmos no período de poucas chuvas, e chegou a 9 metros de altura”, relatou em entrevista concedi-da à Rádio Repórter.

Foram totalmente destruí-das cinco ensecadeiras. A pre-visão para recuperá-las é no mínimo 30 dias, após parar de chover. “Hoje temos toda obra embaixo d’água”, afirmou Iloir.

A Cooperativa havia pro-gramado uma visita para hoje, porém foi transferida. A nova data deverá ser no final do mês de abril. “Quando conse-guirmos secar tudo que tiver, aí sim a obra será retomada”, ressalta.

De acordo com o presiden-te da Ceriluz no sábado não se tem condições de chegar

onde está construindo a Casa de Máquinas. “O rio subiu 9 metros no canal de fuga e es-tamos com o túnel totalmente cheio d’água”.

Todo o volume de d’água que caiu está passando pela obra da Usina da RS 155. “Mas quem constrói Usina está construindo dentro do Rio e

está sujeito a essa situação atípica. Na Usina não choveu esse volume, mas está chegan-do o que choveu na cabecei-ra”, afirmou Iloir.

Ele relatou ainda que onde existe a saída d’água, também chamado de canal de fuga a água está indo para o rio. “Nós temos quase 10 metros, que o rio já subiu, então e as nossas ensecadeiras estavam previstas para 6 metros que seriam em torno de 180 ou 160 milímetros. Elas não su-portaram”, comentou. Outra perda foi das formas que estavam sendo preparadas para serem concretadas e que foram totalmente danificadas. Uma avaliação mais completa deverá ser realizada quando o nível do Rio Ijuí baixar.

Estima-se que o rio tenha subido cerca de 10 metros

Crimes ambientais e desti-nação de embalagens vazias de agrotóxicos, além de recei-tuário agronômico, são alguns dos temas abordados no Curso de Extensão sobre Agrotóxicos que ocorre no dia 4 de abril, na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A extensão é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Pecu-ária e Agronegócio (Seapa) e do Ministério da Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento (Mapa).

O curso é destinado à enge-nheiros agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes, ofere-cendo um total de 80 vagas. A taxa de inscrição custa R$ 30,00 e pode ser feita pelo www.enfi-sa.com.br/regional-sul-sudeste-centro-oeste. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail enfisa2011@gmail.

com. Este ano, Porto Alegre sedia

o 9º Encontro Regional de Fisca-lização de Agrotóxicos das regi-ões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o Distrito Federal, de 5 a 7 de abril próximos. As conferências regionais debatem os temas que serão levados ao seminário nacional, o Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos -Enfisa.

A realização deste curso, antecedendo um dos encontros regionais sobre agrotóxicos, os quais ocorrem anualmente no Brasil, é inédita. Serão abor-dados, entre outros títulos, o desenvolvimento de agrotóxi-cos, da molécula à formulação comercial, por Luís Ribeiro, da Andef e agrotóxicos e crimes ambientais, por Rodrigo Gon-çalves dos Santos, do Batalhão Ambiental.

Seapa e Mapa promovem Curso de Extensão sobre Agrotóxicos

Na madrugada de domin-go, o secretário de Desenvol-vimento Rural, Júlio Gabbi, esteve visitando algumas lo-calidades do interior do mu-nicípio. Entre as comunidades atingidas está a Linha 4. Já na tarde de domingo, Gabbi visitou o Distrito de Chorão acompanhado do prefeito Fio-ravante Ballin.

A Secretaria foi comunicada de alagamentos em vários pon-tos do interior, inclusive nas lavouras de soja. O secretário informou que na segunda-feira foram disponibilizadas quatro equipes encarregadas de faze-rem avaliação maior. “Estamos com seis pontes destruídas, além de bueiros, não há tra-

fegabilidade. Não dá para se apavorar, mas vamos tentar resolver o problema da melhor maneira possível”, afirmou na segunda-feira em entrevista concedida à Rádio Repórter.

O órgão disponibilizou qua-tro máquinas de plantão para arrumar bueiros ou melhorar algum acesso. Entre os prin-cipais atingidos estão o trans-porte escolar e os transporta-dores de leite. “Nós estivemos olhando estradas no domingo juntamente com o prefeito Ballin, que estariam prontas em boas condições na região do Chorão. Há trechos que to-talmente descascou ou fez va-leta”, relatou. Naquelas regiões o serviço estava praticamente

concluído, porém a chuva es-tragou todo o trabalho.

Gabbi lembra que choveu muito e que a Secretaria está buscando socorrer aqueles que necessitam de ajuda. Po-rém, será necessário aguardar que pare a chuva. No momen-to, a preocupação volta-se para o soja. “Temos soja que já está seca, não que ela venha se estragar, mas que tenha al-gumas regiões que são baixas e vai acumulando água e para se ter acesso a colheita vai uns cinco ou seis dias para secar o chão, então tudo isso começa a preocupar e começa a trazer não só prejuízos para o pro-dutor mas para o Município”, alerta o secretário.

Chuva causa danos em localidades do interior

Em alguns pontos onde a Secretaria havia recuperado as estradas a chuvas destruíram o trabalho realizado

Reconhecido internacional-mente como Estado livre de febre aftosa com vacinação, o Rio Grande do Sul passou a permitir a entrada, sem res-trição, de carne com osso, em meados de dezembro de 2010. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, em defesa da sanidade animal, para pre-venir qualquer contaminação do rebanho gaúcho, assinou portaria contrária, restringindo a entrada de carne bovina e bu-balina com osso, provenientes de outros Estados brasileiros.

A norma regulamenta o ingresso, no Rio Grande do Sul, de animais susceptíveis à doença, permitindo também a entrada de produtos e subpro-dutos, desde que atendidas as disposições das Instruções Normativas do Ministério da

Secretaria da Agricultura redefine normas para a entrada da carne bovina e bubalina com osso

Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento (Mapa). Com relação à carne com osso, entretanto, outros controles devem ser atendidos, tais como pedido de autorização prévio do esta-belecimento que vai adquirir a carne, endereçado à Gerência de Defesa Animal, da Seapa e, caso seja concedida a autori-zação, a mesma deve acompa-nhar a carga desde a origem até o destino. Também o produto deve estar embalado, identifi-cado e com etiqueta de lacre de segurança tipo exportação (de metal).

Mainardi entendeu a neces-sidade de medidas restritivas à entrada de carne com osso no Rio Grande do Sul. Para a edição da norma - que valeu antes de dezembro último - foi considerado o surgimento de focos da doença em algumas

regiões brasileiras há cerca de quatro anos, além da solicita-ção dos pecuaristas preocupa-dos com o status sanitário do Estado. Reunido com o diretor da Defesa Animal da Secretaria, Eraldo Marques, foi definida a Portaria Seapa Nº 47/2011, pu-blicada no Diário Oficial desta segunda-feira.

As carnes com osso somen-te poderão entrar no RS pelos corredores sanitários oficiais: Iraí (BR 158), Goio-En (SC 480), Vacaria (BR 116), Marcelino Ramos (BR 153), Barracão (BR 470) e Torres (BR 101).

Page 8: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Por Estefania Vieira Linhares

Elinir Maria DidonéCarinhosamente chamada

de Nica, que tem 53 anos, nasceu em 11 de agosto de 1957, no município de Augusto Pestana. Elinir é agricultora, casada com José Didoné, mãe de três filhos: Rodrigo, Fabiane e Adriano e vó de Luis Au-gusto e Jean Carlos. Quando casou foi residir em Barreiro, onde começou as atividades comunitárias na Capela Nossa Senhora da Conceição, como catequista. Em 1982, mudou-se para a comunidade de Rincão dos Fabrim, onde continuou o trabalho voluntário em di-versas atividades. No ano de 1984 participou da fundação do grupo de bolãozinho, onde foi presidente por três mandatos, de 1984 a 1987 e 1991 a 1993. Participou da Diretoria do Clu-be Alto da União, como Secre-tária, na gestão de 2002 a 2004. Foi presidente da Associação dos Artesãos (ADAI), na gestão 2004/2005 e após Vice-Presi-dente no período 2007/2008. Desde o ano de 2005, é Ministra Extraordinária da Eucaristia e da Palavra na Comunidade São Francisco de Rincão dos Fabrim. Em 2009 concorreu ao Troféu Ana Terra, através do Corede Noroeste, onde foi ho-

menageada pela participação, recebendo um certificado. Des-de o início (1985) da fundação do grupo de Senhoras e Jovens Rurais é líder e coordenadora do grupo de Rincão dos Fabrim no Projeto Vida Rural, que tem como entidades parceiras a Emater/RS –Ascar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Saúde e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Repre-sentava o grupo de trabalha-doras rurais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, em reuniões e contatos, bus-cando informações sobre os direitos e políticas públicas sociais (Como aposentadorias, licença maternidade, bloco de produtor, auxílio doença, entre outras informações). No grupo de artesanato Vida Rural tam-bém é coordenadora, onde par-ticipa de feiras de artesanato, divulgando e comercializando seus produtos.

Elvira Taddio DalmásElvira Taddio Dalmás, que

tem 91 anos, nasceu em 22 de fevereiro de 1920, foi profes-sora municipal por 30 anos, na localidade de Barreiro, interior do município de Ijuí, em meados do ano de 1938.

Dona Elvira é viúva e tem um filho e um casal de netos. Além de professora municipal, dona Elvira foi catequista durante 20 anos também na comuni-dade de Barreiro. Após todo o período de doação para a escola e igreja, conquistou a sua aposentadoria, porém, pas-sou a desenvolver a atividade de costureira, por 25 anos de sua vida. Atualmente, apesar da dificuldade com a sua au-dição, tem imenso prazer em ter participado do Projeto Social com Idosos, fundado em 1992, que posteriormente veio a ser denominado Clube SESC Maturidade Ativa, no ano de 2005, onde dona Elvira é freqüentadora ativa. Participa de todas as atividades físicas, faz academia, atua nas ações sociais realizadas pelo grupo e, além disso, participa do Grupo de Teatro Maturidade Ativa, onde desenvolve várias apresentações ao longo dos anos. Para Dona Elvira, estar no Clube SESC Maturidade Ativa, no Grupo de Teatro Maturidade Ativa e envolvida na igreja e no bairro onde reside, é o que mais a realiza e a mantém ativa e feliz por estar contribuindo com a sua comunidade, aos 91 anos de vida.

Maria Luiza LuccheseMaria Luiza Lucchese, que

tem 59 anos, nasceu no dia 17 de janeiro de 1952, em Porto Alegre. É filha de Sady e Ilsa Sybilla Barnewitz. Maria Luiza é graduada em Letras e Pedago-gia pela Unijuí, e pós – graduada em Supervisão Escolar, pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no Colé-gio Sagrado Coração de Jesus desde 1972 como professora de português, no mesmo colé-gio foi Supervisora de Estágio do Magistério, Coordenadora Geral de Estágio e Professora de Didática Geral – Curso de Capacitação de Docentes Lei-gos. No período de 1980 até 1991, trabalhou na Secretaria de Educação e Cultura de Ijuí, como Supervisora Pedagógica e Coordenadora da Equipe de Supervisão Pedagógica. Foi Se-cretária Municipal de Educação e Cultura de Ijuí, no período de 1991 até 1996. Maria Luiza tam-bém foi Chefe de Gabinete da Reitoria da Unijuí, no período de 1997 a 2005. De 2005 a 2006, foi Secretária dos Conselhos da Fidene e da Unijuí. E de 2006 até a presente data, Maria Luiza é Coordenadora da Área de Lín-guas, da equipe pedagógica da SMED – Ijuí. Participou de várias

entidades comunitárias, dentre essas, o Conselho Municipal de Educação de Ijuí – CMEI, onde foi conselheira, no ano de 1988 e presidente, de 1990 a 1991. Também participou do Núcleo de Coordenação da Comissão Interinstitucional Municipal de Saúde – CIMS, do Conselho Con-sultivo do Centro de Formação Profissional do SENAI/Ijuí, do Conselho Comunitário Peniten-ciário/Ijuí, da Fundação Cultural de Ijuí, do CONSEME/UNDIME- RS – Conselho de Secretários Municipais de Educação/RS, do CONALES – Conselho Municipal de Alimentação Escolar/Ijuí, da Comissão Estadual de Educa-ção de Jovens e Adultos, do Fórum de Chefes de Gabinete das Universidades Brasileiras – FORGAB. Desde 2007 até a pre-sente data é vice-presidente do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ijuí – CEDEDICAI, e conse-lheira do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA/Ijuí. Também é associada desde 2006 e membro do Conselho Fiscal a partir de 2008 da Asso-ciação Internacional de Leitura – Conselho Brasil Sul – Regional do Noroeste do Estado do RS/ALBS – NE.

Troféu Mulher Cidadã é entregue à Elvira, Maria Luiza e ElinirO Troféu é uma homenagem à mulheres pelo trabalho desenvolvido junto a comunidade

Homenageadas foram agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã

O Poder Legislativo de Ijuí, integrado a série de programações pro-

movidas por várias entidades do município, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizou a 8ª edição do Troféu Mulher Cidadã. A entrega acon-teceu na segunda-feira durante a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores.

O projeto é uma idealização da vereadora Helena Stumm Marder (PDT), que atualmente conta com o apoio da vereado-ra Rosane Simon (PCdoB), e tem como objetivo reconhecer publicamente a colaboração

de mulheres da comunidade ijuiense, por sua dedicação ao meio em que atuam, assim como a sociedade de modo geral.

A avaliação dos currículos das indicadas ao Troféu Mulher Cidadã foi realizada pelos vere-adores, na qual foram escolhi-das as senhoras: Elvira Taddio Dalmas, indicada pelo Sesc; Maria Luiza Lucchese, indicada pelo Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ijuí/RS- APMI/ Sindicato e Elinir Maria Didoné, indicada pela Emater/RS.

A solenidade contou com o “Momento Cultural” com o músico Jair Gonçalves que apresentou uma música de sua autoria em homenagem as mu-lheres, além das estátuas vivas da Fundação Cultural de Ijuí.

Helena durante seu pronun-ciamento lembrou a dificulda-

de de escolher as mulheres que receberiam o Título tendo em vista que eram 25 indicações. “Foi uma árdua tarefa para os vereadores escolherem. Não foi

em vão que as homenageadas foram aplaudidas”, ressaltou. A vereadora ressaltou que cada uma delas desempenhou o seu trabalho na comunidade.

Já Rosane, destacou que cada um dos vereadores res-paldou os nomes escolhidos para receber o troféu. “Cada uma representa o seu traba-lho realizado. Dona Elvira, por exemplo, faz vermos o quanto temos que caminhar ainda”, afirmou.

Também se manifestaram os vereadores César Busnello (PSB), Daniel Perondi (PMDB), Darci Pretto da Silva (PDT), Gla-dimir Ribeiro da Silva (PSDB), Marcos César Barriquello (PDT), Valmir Elton Seifert (PDT), Rubem Carlos Jagmin (PP) e Luiz Varaschini (PDT). Ainda, a primeira dama Gessy Ballin, vice-prefeito Ubirajara Teixeira e secretária de De-senvolvimento Social Neiva Inês Agnoletto e a esposa do presidente da Mesa Diretora do Legislativo Jacinta Varaschini homenagearam as indicadas.

O vereador Daniel Perondi (PMDB) protocolou segunda-feira, na sessão em que foi en-tregue o Troféu Mulher Cidadã, o Anteprojeto de Lei que institui auxílio-creche para as crianças que não conseguem vagas nas creches municipais. O objetivo é garantir à mulher ijuiense o

direito a trabalhar de forma remunerada, fora do ambiente doméstico. O auxílio será des-tinado às mães que não podem pagar escola particular e que estão aguardando vaga na rede municipal. “Tenho convicção que conquistarei o apoio dos meus colegas e a simpatia do

Executivo para implantar esse projeto até que a nossa rede, que está se aprimorando a cada ano, ofereça vagas a todas as crianças de seis meses aos seis anos”, defendeu.

O vereador explicou ter sido sensibilizado para o problema ao tomar conhecimento da falta

de vagas para as crianças nas creches municipais. “Sabemos que muitas mães dependem da rede pública gratuita para terem acesso ao mercado de trabalho”, ressaltou. “Considerando que a oferta de vagas na Educação Infantil é prerrogativa do mu-nicípio e que o Executivo ainda

não conseguiu alcançar a meta da universalização do acesso, esta proposta vai atender a demanda por vagas, na rede par-ticular, enquanto o município não contempla na própria rede o número de vagas necessárias para garantir acesso a todas as crianças”, acrescentou.

No mês da Mulher, vereador Daniel Perondi protocola anteprojeto de auxílio-creche

O REPÓRTER 7QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011 RURALPor Estefania Vieira Linhares

Indicadores Rurais

Soja....R$ 44,00Milho..R$ 23,00Trigo....R$ 24,00

Valores cotados em 22903

Usina da Ceriluz ficou embaixo d’águaAs chuvas intensas que caíram no município e região danificaram as obras de construção da Usina da RS 155

Nos últimos dias foram registrados cerca de 400 milímetros de chu-

va na Bacia do Rio Ijuí, Ajuri-caba e Panambi. No entanto, esse volume atingiu a Usina José Barasuol e a Usina que está sendo construída na RS 155.

Segundo o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, foi re-gistrado um prejuízo muito grande nas ensecadeiras. “Nós previmos no máximo seis me-tros que fosse acontecer no

limite máximo desse período de chuvas. Apesar de estarmos no período de poucas chuvas, e chegou a 9 metros de altura”, relatou em entrevista concedi-da à Rádio Repórter.

Foram totalmente destruí-das cinco ensecadeiras. A pre-visão para recuperá-las é no mínimo 30 dias, após parar de chover. “Hoje temos toda obra embaixo d’água”, afirmou Iloir.

A Cooperativa havia pro-gramado uma visita para hoje, porém foi transferida. A nova data deverá ser no final do mês de abril. “Quando conse-guirmos secar tudo que tiver, aí sim a obra será retomada”, ressalta.

De acordo com o presiden-te da Ceriluz no sábado não se tem condições de chegar

onde está construindo a Casa de Máquinas. “O rio subiu 9 metros no canal de fuga e es-tamos com o túnel totalmente cheio d’água”.

Todo o volume de d’água que caiu está passando pela obra da Usina da RS 155. “Mas quem constrói Usina está construindo dentro do Rio e

está sujeito a essa situação atípica. Na Usina não choveu esse volume, mas está chegan-do o que choveu na cabecei-ra”, afirmou Iloir.

Ele relatou ainda que onde existe a saída d’água, também chamado de canal de fuga a água está indo para o rio. “Nós temos quase 10 metros, que o rio já subiu, então e as nossas ensecadeiras estavam previstas para 6 metros que seriam em torno de 180 ou 160 milímetros. Elas não su-portaram”, comentou. Outra perda foi das formas que estavam sendo preparadas para serem concretadas e que foram totalmente danificadas. Uma avaliação mais completa deverá ser realizada quando o nível do Rio Ijuí baixar.

Estima-se que o rio tenha subido cerca de 10 metros

Crimes ambientais e desti-nação de embalagens vazias de agrotóxicos, além de recei-tuário agronômico, são alguns dos temas abordados no Curso de Extensão sobre Agrotóxicos que ocorre no dia 4 de abril, na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A extensão é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Pecu-ária e Agronegócio (Seapa) e do Ministério da Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento (Mapa).

O curso é destinado à enge-nheiros agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes, ofere-cendo um total de 80 vagas. A taxa de inscrição custa R$ 30,00 e pode ser feita pelo www.enfi-sa.com.br/regional-sul-sudeste-centro-oeste. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail enfisa2011@gmail.

com. Este ano, Porto Alegre sedia

o 9º Encontro Regional de Fisca-lização de Agrotóxicos das regi-ões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o Distrito Federal, de 5 a 7 de abril próximos. As conferências regionais debatem os temas que serão levados ao seminário nacional, o Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos -Enfisa.

A realização deste curso, antecedendo um dos encontros regionais sobre agrotóxicos, os quais ocorrem anualmente no Brasil, é inédita. Serão abor-dados, entre outros títulos, o desenvolvimento de agrotóxi-cos, da molécula à formulação comercial, por Luís Ribeiro, da Andef e agrotóxicos e crimes ambientais, por Rodrigo Gon-çalves dos Santos, do Batalhão Ambiental.

Seapa e Mapa promovem Curso de Extensão sobre Agrotóxicos

Na madrugada de domin-go, o secretário de Desenvol-vimento Rural, Júlio Gabbi, esteve visitando algumas lo-calidades do interior do mu-nicípio. Entre as comunidades atingidas está a Linha 4. Já na tarde de domingo, Gabbi visitou o Distrito de Chorão acompanhado do prefeito Fio-ravante Ballin.

A Secretaria foi comunicada de alagamentos em vários pon-tos do interior, inclusive nas lavouras de soja. O secretário informou que na segunda-feira foram disponibilizadas quatro equipes encarregadas de faze-rem avaliação maior. “Estamos com seis pontes destruídas, além de bueiros, não há tra-

fegabilidade. Não dá para se apavorar, mas vamos tentar resolver o problema da melhor maneira possível”, afirmou na segunda-feira em entrevista concedida à Rádio Repórter.

O órgão disponibilizou qua-tro máquinas de plantão para arrumar bueiros ou melhorar algum acesso. Entre os prin-cipais atingidos estão o trans-porte escolar e os transporta-dores de leite. “Nós estivemos olhando estradas no domingo juntamente com o prefeito Ballin, que estariam prontas em boas condições na região do Chorão. Há trechos que to-talmente descascou ou fez va-leta”, relatou. Naquelas regiões o serviço estava praticamente

concluído, porém a chuva es-tragou todo o trabalho.

Gabbi lembra que choveu muito e que a Secretaria está buscando socorrer aqueles que necessitam de ajuda. Po-rém, será necessário aguardar que pare a chuva. No momen-to, a preocupação volta-se para o soja. “Temos soja que já está seca, não que ela venha se estragar, mas que tenha al-gumas regiões que são baixas e vai acumulando água e para se ter acesso a colheita vai uns cinco ou seis dias para secar o chão, então tudo isso começa a preocupar e começa a trazer não só prejuízos para o pro-dutor mas para o Município”, alerta o secretário.

Chuva causa danos em localidades do interior

Em alguns pontos onde a Secretaria havia recuperado as estradas a chuvas destruíram o trabalho realizado

Reconhecido internacional-mente como Estado livre de febre aftosa com vacinação, o Rio Grande do Sul passou a permitir a entrada, sem res-trição, de carne com osso, em meados de dezembro de 2010. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, em defesa da sanidade animal, para pre-venir qualquer contaminação do rebanho gaúcho, assinou portaria contrária, restringindo a entrada de carne bovina e bu-balina com osso, provenientes de outros Estados brasileiros.

A norma regulamenta o ingresso, no Rio Grande do Sul, de animais susceptíveis à doença, permitindo também a entrada de produtos e subpro-dutos, desde que atendidas as disposições das Instruções Normativas do Ministério da

Secretaria da Agricultura redefine normas para a entrada da carne bovina e bubalina com osso

Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento (Mapa). Com relação à carne com osso, entretanto, outros controles devem ser atendidos, tais como pedido de autorização prévio do esta-belecimento que vai adquirir a carne, endereçado à Gerência de Defesa Animal, da Seapa e, caso seja concedida a autori-zação, a mesma deve acompa-nhar a carga desde a origem até o destino. Também o produto deve estar embalado, identifi-cado e com etiqueta de lacre de segurança tipo exportação (de metal).

Mainardi entendeu a neces-sidade de medidas restritivas à entrada de carne com osso no Rio Grande do Sul. Para a edição da norma - que valeu antes de dezembro último - foi considerado o surgimento de focos da doença em algumas

regiões brasileiras há cerca de quatro anos, além da solicita-ção dos pecuaristas preocupa-dos com o status sanitário do Estado. Reunido com o diretor da Defesa Animal da Secretaria, Eraldo Marques, foi definida a Portaria Seapa Nº 47/2011, pu-blicada no Diário Oficial desta segunda-feira.

As carnes com osso somen-te poderão entrar no RS pelos corredores sanitários oficiais: Iraí (BR 158), Goio-En (SC 480), Vacaria (BR 116), Marcelino Ramos (BR 153), Barracão (BR 470) e Torres (BR 101).

Page 9: Jornal O Reporter

8 O REPÓRTER POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Por Estefania Vieira Linhares

Elinir Maria DidonéCarinhosamente chamada

de Nica, que tem 53 anos, nasceu em 11 de agosto de 1957, no município de Augusto Pestana. Elinir é agricultora, casada com José Didoné, mãe de três filhos: Rodrigo, Fabiane e Adriano e vó de Luis Au-gusto e Jean Carlos. Quando casou foi residir em Barreiro, onde começou as atividades comunitárias na Capela Nossa Senhora da Conceição, como catequista. Em 1982, mudou-se para a comunidade de Rincão dos Fabrim, onde continuou o trabalho voluntário em di-versas atividades. No ano de 1984 participou da fundação do grupo de bolãozinho, onde foi presidente por três mandatos, de 1984 a 1987 e 1991 a 1993. Participou da Diretoria do Clu-be Alto da União, como Secre-tária, na gestão de 2002 a 2004. Foi presidente da Associação dos Artesãos (ADAI), na gestão 2004/2005 e após Vice-Presi-dente no período 2007/2008. Desde o ano de 2005, é Ministra Extraordinária da Eucaristia e da Palavra na Comunidade São Francisco de Rincão dos Fabrim. Em 2009 concorreu ao Troféu Ana Terra, através do Corede Noroeste, onde foi ho-

menageada pela participação, recebendo um certificado. Des-de o início (1985) da fundação do grupo de Senhoras e Jovens Rurais é líder e coordenadora do grupo de Rincão dos Fabrim no Projeto Vida Rural, que tem como entidades parceiras a Emater/RS –Ascar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Saúde e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Repre-sentava o grupo de trabalha-doras rurais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, em reuniões e contatos, bus-cando informações sobre os direitos e políticas públicas sociais (Como aposentadorias, licença maternidade, bloco de produtor, auxílio doença, entre outras informações). No grupo de artesanato Vida Rural tam-bém é coordenadora, onde par-ticipa de feiras de artesanato, divulgando e comercializando seus produtos.

Elvira Taddio DalmásElvira Taddio Dalmás, que

tem 91 anos, nasceu em 22 de fevereiro de 1920, foi profes-sora municipal por 30 anos, na localidade de Barreiro, interior do município de Ijuí, em meados do ano de 1938.

Dona Elvira é viúva e tem um filho e um casal de netos. Além de professora municipal, dona Elvira foi catequista durante 20 anos também na comuni-dade de Barreiro. Após todo o período de doação para a escola e igreja, conquistou a sua aposentadoria, porém, pas-sou a desenvolver a atividade de costureira, por 25 anos de sua vida. Atualmente, apesar da dificuldade com a sua au-dição, tem imenso prazer em ter participado do Projeto Social com Idosos, fundado em 1992, que posteriormente veio a ser denominado Clube SESC Maturidade Ativa, no ano de 2005, onde dona Elvira é freqüentadora ativa. Participa de todas as atividades físicas, faz academia, atua nas ações sociais realizadas pelo grupo e, além disso, participa do Grupo de Teatro Maturidade Ativa, onde desenvolve várias apresentações ao longo dos anos. Para Dona Elvira, estar no Clube SESC Maturidade Ativa, no Grupo de Teatro Maturidade Ativa e envolvida na igreja e no bairro onde reside, é o que mais a realiza e a mantém ativa e feliz por estar contribuindo com a sua comunidade, aos 91 anos de vida.

Maria Luiza LuccheseMaria Luiza Lucchese, que

tem 59 anos, nasceu no dia 17 de janeiro de 1952, em Porto Alegre. É filha de Sady e Ilsa Sybilla Barnewitz. Maria Luiza é graduada em Letras e Pedago-gia pela Unijuí, e pós – graduada em Supervisão Escolar, pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no Colé-gio Sagrado Coração de Jesus desde 1972 como professora de português, no mesmo colé-gio foi Supervisora de Estágio do Magistério, Coordenadora Geral de Estágio e Professora de Didática Geral – Curso de Capacitação de Docentes Lei-gos. No período de 1980 até 1991, trabalhou na Secretaria de Educação e Cultura de Ijuí, como Supervisora Pedagógica e Coordenadora da Equipe de Supervisão Pedagógica. Foi Se-cretária Municipal de Educação e Cultura de Ijuí, no período de 1991 até 1996. Maria Luiza tam-bém foi Chefe de Gabinete da Reitoria da Unijuí, no período de 1997 a 2005. De 2005 a 2006, foi Secretária dos Conselhos da Fidene e da Unijuí. E de 2006 até a presente data, Maria Luiza é Coordenadora da Área de Lín-guas, da equipe pedagógica da SMED – Ijuí. Participou de várias

entidades comunitárias, dentre essas, o Conselho Municipal de Educação de Ijuí – CMEI, onde foi conselheira, no ano de 1988 e presidente, de 1990 a 1991. Também participou do Núcleo de Coordenação da Comissão Interinstitucional Municipal de Saúde – CIMS, do Conselho Con-sultivo do Centro de Formação Profissional do SENAI/Ijuí, do Conselho Comunitário Peniten-ciário/Ijuí, da Fundação Cultural de Ijuí, do CONSEME/UNDIME- RS – Conselho de Secretários Municipais de Educação/RS, do CONALES – Conselho Municipal de Alimentação Escolar/Ijuí, da Comissão Estadual de Educa-ção de Jovens e Adultos, do Fórum de Chefes de Gabinete das Universidades Brasileiras – FORGAB. Desde 2007 até a pre-sente data é vice-presidente do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ijuí – CEDEDICAI, e conse-lheira do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA/Ijuí. Também é associada desde 2006 e membro do Conselho Fiscal a partir de 2008 da Asso-ciação Internacional de Leitura – Conselho Brasil Sul – Regional do Noroeste do Estado do RS/ALBS – NE.

Troféu Mulher Cidadã é entregue à Elvira, Maria Luiza e ElinirO Troféu é uma homenagem à mulheres pelo trabalho desenvolvido junto a comunidade

Homenageadas foram agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã

O Poder Legislativo de Ijuí, integrado a série de programações pro-

movidas por várias entidades do município, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizou a 8ª edição do Troféu Mulher Cidadã. A entrega acon-teceu na segunda-feira durante a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores.

O projeto é uma idealização da vereadora Helena Stumm Marder (PDT), que atualmente conta com o apoio da vereado-ra Rosane Simon (PCdoB), e tem como objetivo reconhecer publicamente a colaboração

de mulheres da comunidade ijuiense, por sua dedicação ao meio em que atuam, assim como a sociedade de modo geral.

A avaliação dos currículos das indicadas ao Troféu Mulher Cidadã foi realizada pelos vere-adores, na qual foram escolhi-das as senhoras: Elvira Taddio Dalmas, indicada pelo Sesc; Maria Luiza Lucchese, indicada pelo Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ijuí/RS- APMI/ Sindicato e Elinir Maria Didoné, indicada pela Emater/RS.

A solenidade contou com o “Momento Cultural” com o músico Jair Gonçalves que apresentou uma música de sua autoria em homenagem as mu-lheres, além das estátuas vivas da Fundação Cultural de Ijuí.

Helena durante seu pronun-ciamento lembrou a dificulda-

de de escolher as mulheres que receberiam o Título tendo em vista que eram 25 indicações. “Foi uma árdua tarefa para os vereadores escolherem. Não foi

em vão que as homenageadas foram aplaudidas”, ressaltou. A vereadora ressaltou que cada uma delas desempenhou o seu trabalho na comunidade.

Já Rosane, destacou que cada um dos vereadores res-paldou os nomes escolhidos para receber o troféu. “Cada uma representa o seu traba-lho realizado. Dona Elvira, por exemplo, faz vermos o quanto temos que caminhar ainda”, afirmou.

Também se manifestaram os vereadores César Busnello (PSB), Daniel Perondi (PMDB), Darci Pretto da Silva (PDT), Gla-dimir Ribeiro da Silva (PSDB), Marcos César Barriquello (PDT), Valmir Elton Seifert (PDT), Rubem Carlos Jagmin (PP) e Luiz Varaschini (PDT). Ainda, a primeira dama Gessy Ballin, vice-prefeito Ubirajara Teixeira e secretária de De-senvolvimento Social Neiva Inês Agnoletto e a esposa do presidente da Mesa Diretora do Legislativo Jacinta Varaschini homenagearam as indicadas.

O vereador Daniel Perondi (PMDB) protocolou segunda-feira, na sessão em que foi en-tregue o Troféu Mulher Cidadã, o Anteprojeto de Lei que institui auxílio-creche para as crianças que não conseguem vagas nas creches municipais. O objetivo é garantir à mulher ijuiense o

direito a trabalhar de forma remunerada, fora do ambiente doméstico. O auxílio será des-tinado às mães que não podem pagar escola particular e que estão aguardando vaga na rede municipal. “Tenho convicção que conquistarei o apoio dos meus colegas e a simpatia do

Executivo para implantar esse projeto até que a nossa rede, que está se aprimorando a cada ano, ofereça vagas a todas as crianças de seis meses aos seis anos”, defendeu.

O vereador explicou ter sido sensibilizado para o problema ao tomar conhecimento da falta

de vagas para as crianças nas creches municipais. “Sabemos que muitas mães dependem da rede pública gratuita para terem acesso ao mercado de trabalho”, ressaltou. “Considerando que a oferta de vagas na Educação Infantil é prerrogativa do mu-nicípio e que o Executivo ainda

não conseguiu alcançar a meta da universalização do acesso, esta proposta vai atender a demanda por vagas, na rede par-ticular, enquanto o município não contempla na própria rede o número de vagas necessárias para garantir acesso a todas as crianças”, acrescentou.

No mês da Mulher, vereador Daniel Perondi protocola anteprojeto de auxílio-creche

O REPÓRTER 9QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011 GERALDa Redação

Nos dia 24 e 25 de março, o coordenador de Trân-sito, Ubiratan Machado

Erthal, participou da 74ª reunião do Fórum Nacional de Secretá-rios e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, ocorrido em Brasília - DF, pro-movido pela Associação Na-cional de Transportes Públicos (ANTP) e Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

O evento contou com as pre-senças do ministro das Cidades, Mário Negromonte; do secretá-rio Nacional de Transportes e da Mobilidade - SEMOB, Luiz Carlos Bueno de Lima; do dire-tor Geral Interino do Denatran, Orlando Moreira da Silva; do coordenador do PAC do Minis-tério do Planejamento, Mauricio Muniz Barreto; do secretário de Transportes do DF, José Walter Vasquez Filho; do deputado federal, presidente da Frente Parlamentar do Trânsito, Hugo Leal; da secretária geral da FNP e prefeita de Betim - MG, Maria do Carmo Lara Perpétuo e do presidente da ANTP e ex-diretor do Denatran, Ailton Brasiliense Pires.

O objetivo geral do Fórum é reunir as principais autorida-des municipais, responsáveis pelas políticas públicas de mobilidade urbana nas cidades brasileiras de grande, médio e pequeno porte, visando a troca de experiências, conhecimento de novas tecnologias, discussão de problemas comuns e conse-quentemente encaminhamen-tos que se façam necessários junto a todas as esferas de

Coordenador de Trânsito participou de Fórum NacionalO evento visa a troca de experiências, conhecimento de novas tecnologias e discussão de problemas comuns

Governo.Entre as questões debatidas

estão a tramitação no Congres-so Nacional de projetos prioritá-rios para o transporte coletivo urbano, sendo o Projeto de Lei da Mobilidade Urbana, o PL da Desoneração dos Serviços de Transporte Público, o PL de alterações do CTB relacio-nados ao transporte público, os investimentos dos PACs para o transporte público, o Programa Brasileiro de ônibus de transporte rápido, a política nacional de transporte e trân-sito, as ações para a década de redução de mortes no trânsito e a eleição da nova coordenação do Fórum Nacional.

Tendo em vista que muitas das ações propostas, principal-mente levando em conta que os investimentos do Governo Federal a partir dos PACs, tem como prioridade as capitais que receberão a COPA de 2014 e regiões metropolitanas e também com relação as ações de redução de acidentes pro-postas em 50% pela OMS/ONU , mesmo que com todos os investimentos a serem feitos pelo Governo em infraestrutura para a mobilidade, somente as capitais atingindo o percentual de redução de 50% dos aciden-tes, o Brasil não conseguirá atingir a meta da ONU, pois está, no interior do país, o maior número de acidentes, o que leva os governos reverem suas políticas de investimentos, vol-tando recursos aos pequenos e médio municípios também. Nes-te sentido, o coordenador de Trânsito de Ijuí Ubiratan Erthal, manifestou a sua preocupação alertando que pequenos muni-cípios que também enfrentam problemas significativos com o trânsito, sendo necessários investimentos na busca de solução dos problemas de

mobilidade destes municípios, para que em um futuro próximo não ocorra o que hoje ocorre em grandes cidades, uma vez que o investimento é bem me-nor, mas necessário que seja pelo governo federal, através de programas específicos e de forma urgente.

Para que os pequenos mu-nicípios tenham mais força em suas reivindicações junto ao Governo Federal, foi sugerido pelos municípios pequenos, presentes no Fórum, a criação de uma vice-presidência dentro do Fórum para pequenos mu-nicípios com até 150.000 habi-tantes, sendo que na próxima reunião do Fórum a ser realiza-da em Porto Alegre no mês de junho, serão empossados como vice-presidente dos dirigentes de pequenos municípios o Se-cretário de Estância - SE e como articulador dos dirigentes de pequenos municípios para a re-gião sul o coordenador de Trân-sito de Ijuí. A intenção do grupo de pequenos municípios é que o governo federal disponibilize recursos dos PAC’s para que estes possam solucionar seus problemas antes que o caos também se instale nos mesmos.

Medidas de políticas pú-

blicas voltadas ao incentivo ao uso do transporte coletivo em detrimento do transporte individual foram a tônica das discussões do Fórum, para a busca de soluções ao caos das grandes cidades e prevenção das médias e pequenas. Um exemplo é o Programa de BRT ou ônibus de transporte rápido, a criação de faixas preferenciais e exclusiva, a redução das ta-rifas entre outras medidas de incentivo ao uso deste tipo de transporte, para que o mesmo se torne atrativo à grande parte da população.

Ubiratan Erthal participou de evento em Brasília

Page 10: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 9QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011 GERALDa Redação

Nos dia 24 e 25 de março, o coordenador de Trân-sito, Ubiratan Machado

Erthal, participou da 74ª reunião do Fórum Nacional de Secretá-rios e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, ocorrido em Brasília - DF, pro-movido pela Associação Na-cional de Transportes Públicos (ANTP) e Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

O evento contou com as pre-senças do ministro das Cidades, Mário Negromonte; do secretá-rio Nacional de Transportes e da Mobilidade - SEMOB, Luiz Carlos Bueno de Lima; do dire-tor Geral Interino do Denatran, Orlando Moreira da Silva; do coordenador do PAC do Minis-tério do Planejamento, Mauricio Muniz Barreto; do secretário de Transportes do DF, José Walter Vasquez Filho; do deputado federal, presidente da Frente Parlamentar do Trânsito, Hugo Leal; da secretária geral da FNP e prefeita de Betim - MG, Maria do Carmo Lara Perpétuo e do presidente da ANTP e ex-diretor do Denatran, Ailton Brasiliense Pires.

O objetivo geral do Fórum é reunir as principais autorida-des municipais, responsáveis pelas políticas públicas de mobilidade urbana nas cidades brasileiras de grande, médio e pequeno porte, visando a troca de experiências, conhecimento de novas tecnologias, discussão de problemas comuns e conse-quentemente encaminhamen-tos que se façam necessários junto a todas as esferas de

Coordenador de Trânsito participou de Fórum NacionalO evento visa a troca de experiências, conhecimento de novas tecnologias e discussão de problemas comuns

Governo.Entre as questões debatidas

estão a tramitação no Congres-so Nacional de projetos prioritá-rios para o transporte coletivo urbano, sendo o Projeto de Lei da Mobilidade Urbana, o PL da Desoneração dos Serviços de Transporte Público, o PL de alterações do CTB relacio-nados ao transporte público, os investimentos dos PACs para o transporte público, o Programa Brasileiro de ônibus de transporte rápido, a política nacional de transporte e trân-sito, as ações para a década de redução de mortes no trânsito e a eleição da nova coordenação do Fórum Nacional.

Tendo em vista que muitas das ações propostas, principal-mente levando em conta que os investimentos do Governo Federal a partir dos PACs, tem como prioridade as capitais que receberão a COPA de 2014 e regiões metropolitanas e também com relação as ações de redução de acidentes pro-postas em 50% pela OMS/ONU , mesmo que com todos os investimentos a serem feitos pelo Governo em infraestrutura para a mobilidade, somente as capitais atingindo o percentual de redução de 50% dos aciden-tes, o Brasil não conseguirá atingir a meta da ONU, pois está, no interior do país, o maior número de acidentes, o que leva os governos reverem suas políticas de investimentos, vol-tando recursos aos pequenos e médio municípios também. Nes-te sentido, o coordenador de Trânsito de Ijuí Ubiratan Erthal, manifestou a sua preocupação alertando que pequenos muni-cípios que também enfrentam problemas significativos com o trânsito, sendo necessários investimentos na busca de solução dos problemas de

mobilidade destes municípios, para que em um futuro próximo não ocorra o que hoje ocorre em grandes cidades, uma vez que o investimento é bem me-nor, mas necessário que seja pelo governo federal, através de programas específicos e de forma urgente.

Para que os pequenos mu-nicípios tenham mais força em suas reivindicações junto ao Governo Federal, foi sugerido pelos municípios pequenos, presentes no Fórum, a criação de uma vice-presidência dentro do Fórum para pequenos mu-nicípios com até 150.000 habi-tantes, sendo que na próxima reunião do Fórum a ser realiza-da em Porto Alegre no mês de junho, serão empossados como vice-presidente dos dirigentes de pequenos municípios o Se-cretário de Estância - SE e como articulador dos dirigentes de pequenos municípios para a re-gião sul o coordenador de Trân-sito de Ijuí. A intenção do grupo de pequenos municípios é que o governo federal disponibilize recursos dos PAC’s para que estes possam solucionar seus problemas antes que o caos também se instale nos mesmos.

Medidas de políticas pú-

blicas voltadas ao incentivo ao uso do transporte coletivo em detrimento do transporte individual foram a tônica das discussões do Fórum, para a busca de soluções ao caos das grandes cidades e prevenção das médias e pequenas. Um exemplo é o Programa de BRT ou ônibus de transporte rápido, a criação de faixas preferenciais e exclusiva, a redução das ta-rifas entre outras medidas de incentivo ao uso deste tipo de transporte, para que o mesmo se torne atrativo à grande parte da população.

Ubiratan Erthal participou de evento em Brasília

10 O REPÓRTER SAÚDE QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Por Gisele Noll

A chuva que causou pro-blemas em algumas lo-calidades do município

também atrapalhou o trabalho dos agentes que atuam no combate a dengue. Conforme o coordenador de campo da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta, os trabalhos foram interrompidos na última quinta-feira e as visitas nas residências foram retomadas somente na tarde de ontem.

“Ontem pela manhã realiza-mos um trabalho especial nos três cemitérios do município e alguns ferros velhos, porém não podemos esquecer que a

Chuvas impedem trabalho de campo de agentes da dengueTrabalhos de análise de focos para aplicação de multas iniciou na tarde de ontem

maioria dos focos encontrados estão localizados nos fundos das residências”, destaca.

O procedimento de multas também iniciou ontem, porque o município não tem mais como apenas notificar a comunidade. “Está na hora de tomarmos uma atitude e de agora em diante va-mos realizar as visitas, se iden-tificarmos focos recolhemos amostra de material, enviamos para o Laboratório Central e, tendo a confirmação de foco positivo do mosquito Aedes aegypti, aplicamos multa inicial a R$ 2 mil”, explica.

De acordo com ele, em caso de reincidência, a multa pode chegar até R$ 20 mil. Pezzetta informa que somente na próxi-ma semana é que a comunidade poderá saber quantas pessoas foram multadas, devido ao

prazo que o laboratório precisa para realizar as análises.

Quem for multado terá 30 dias para pagar multa na Se-cretaria Municipal da Fazenda com até 20% de desconto. Até o momento sete pessoas foram multadas por casos de reinci-dência após notificação.

“Esgotamos as possibilida-des de convencer a comuni-dade a tomar cuidado, pois se cada um tirar 20 minutos por dia para cuidar de seu pátio, não vamos encontrar mais fo-cos do mosquito. Nossa popula-ção não se preocupa muito com a doença, mas se compararmos a dengue com câncer ou até mesmo a Aids, percebemos que as pessoas conseguem sobrevi-ver por anos, mesmo doente. Contudo, se a dengue evoluir para a hemorrágica, mortes

podem acontecer em até três dias”, alerta o coordenador.

Ele avisa a comunidade de que a situação no município é grave, pois o índice de infesta-ção predial é maior que 2,5% e

se ocorrer novo surto, pessoas que já contraíram dengue no ano passado podem evoluir o estádio da doença. “Quando se adquire a doença pela segunda vez ela vem mais forte, por isso reforçamos o pedido para que todos colaborem e eliminem focos do mosquito”, ressalta.

Para Pezzetta, mesmo após a eliminação de mais de 18 mil focos pelos agentes há muito trabalho a ser feito e as equipes continuaram com trabalhos de conscientização, mesmo com a aplicação de multas. Realiza-mos uma enquete para saber o que a comunidade achava sobre as multas e 95% dos entrevistados foram favorável ao novo sistema. Agora, espera-mos que com esta atitude todos colaborem”, ressalta.

Rinaldo Pezzetta faz novo alerta

O secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, liberou o repasse de R$ 100 mil mensais, retroa-tivos ao mês de janeiro deste ano. A resposta positiva foi dada ao pre-feito Fioravante Ballin e ao secretário de Saúde Claudiomiro Pezzetta, em audiência na tarde de ontem em Porto Alegre. “O recurso deverá entrar na conta da prefeitura nos próximos dias”, ga-rante Pezzetta.

“Desde que o Muni-cípio assumiu o pronto atendimento 24 horas, fizemos atendimentos que não são de respon-sabilidade dos municí-pios, é preciso que se tenha a participação do Estado”, explica o secre-tário de Saúde de Ijuí.

Pezzeta afirma que esta é uma notícia importante para Ijuí.

Dengue – O prefeito destaca que reforçou a necessidade de repas-se de recursos emer-genciais ao combate à dengue em Ijuí. “Desde 2010 estamos investin-do, precisamos de re-cursos complementa-res”, diz, observando que o secretário Simoni que vai buscar auxílio no Ministério da Saúde para ajudar o município.

Ballin conta também que o secretário de Es-tado elogiou o trabalho contra a dengue de Ijuí. “Iremos apresentar para o Estado, nos próximos dias, o programa de pre-venção utilizado no Mu-nicípio”, fala o prefeito.

Secretário libera R$ 100 mil retroativos ao mês de janeiro

A aproximação com os médicos em toda a área de ação permanece sendo uma das diretrizes estabele-cidas pela Diretoria Executiva da Unimed Noroeste/RS para o exer-cício de 2011. A meta foi reforçada durante reunião do Conselho de Administração na segunda-feira à noite, a primeira após a Assembleia Geral Ordinária da última sexta-feira, dia 25.

O presidente, médico Leandro Roberto Oss Zambon ressalta que a valorização do cooperado repre-senta uma política de gestão que contribui para o fortalecimento da presença regional da Cooperativa Médica.

A reunião do Conselho de Ad-ministração marcou a posse do novo Conselho Fiscal eleito na AGO para o exercício de 2011. O médico Alexsander da Silva Pretto, de Te-nente Portela, é o novo integrante do Conselho, assumindo ao lado dos cooperados Almiro Kublik, de

Unimed Noroeste/RS quer fortaleceraproximação com médicos da região

O Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Ope-racional dos Direitos Humanos (Caodh), e a ONG Via Vida – Pró Doações e Transplantes entregou à Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul um diagnóstico que aponta os problemas enfrentados pela rede de captação e transplantes de órgãos e tecidos no Estado.

Conforme o diagnóstico, um dos principais desafios a serem superados para que o Rio Gran-de do Sul melhore os índices

de transplantes é qualificar o processo de captação. No ano passado, foram notificadas 659 mortes encefálicas, mas houve somente 133 doadores efetivos múltiplos. “Ou seja, foram aproveitadas apenas 20% das possibilidades de doações. Há uma defasagem de 80%, e é sobre esse número que de-vemos trabalhar”, defendeu a presidente da Via Vida, Maria Lucia Kruel Elbern.

De acordo com o coorde-nador do Caodh, promotor

Francesco Conti, os dados e as sugestões coletadas junto aos hospitais apontam a necessi-dade de investir em recursos físicos e humanos na fase da captação.

“Primeiro é necessário von-tade política. Depois, adquirir os equipamentos necessários para diagnóstico da morte encefálica, capacitação dos profissionais de saúde, reduzir o tempo entre o diagnóstico da morte encefálica e a captação além da estruturação e qualifi-

cação de equipes na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdot)”, afirmou Conti.

“A abordagem das famílias por vezes não é adequada. As famílias estão desinformadas e enfrentam muitas dificuldades no processo de doação, e deve-se atentar para isso”, destacou o Promotor, ao entregar para o secretário da Saúde, Ciro Simoni, um relato repassado ao Caodh sobre as dificuldades enfrentadas por uma família ao

tentar efetivar o processo de doação de órgãos.

Ciro Simoni destacou o compromisso da Secretaria da Saúde de agir para melhorar o quadro de doações e trans-plantes no Estado. “Temos uma estrutura instalada para transplantes que é referência no Brasil. Sabemos da necessi-dade de melhorar as estruturas de captação”, disse, ressaltan-do que ainda nesta semana o Estado vai debater o tema com o Ministério da Saúde.

Estado deve melhorar estrutura de captação de órgãos e tecidos

Panambi, e Danilo Antônio Cerutti, de Três Passos. Os suplentes do Conselho Fiscal para este período são os médicos Joaquim Pozzobon Souza (Palmeira das Missões), José Antônio Stangler (Iraí) e Sidnei Ro-naldo Daniel (Santo Augusto).

A Assembleia Geral renovou tam-bém as coordenações regionais. O presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zam-bon, adianta que os coordenadores terão sua atuação cada vez mais voltada a promover a aproximação entre a Cooperativa e as comunida-

des nas quais está presente. Como conselheiros neste

exercício foram eleitos os médi-cos Edu Roberto Cerutti Barros (Frederico Westphalen), Maurício Bortolini (Ijuí), Hamilton Paiva Salaberry (Palmeira das Mis-sões), João Frederico Gressler (Panambi), Cleves Riberto Rit-ter (Três Passos), Luiz Augusto Bastos Costa (Tenente Portela) e Cláudio Polo (Santo Augusto). A primeira reunião de trabalho dos coordenadores de área será realizada no dia 8 de abril.

Conselho Fiscal: Alexsander da Silva Pretto, Danilo Antonio Carutti e Almiro Kublik

Page 11: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 11 HISTÓRIAQUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Ijuí teria sido um “castigo” para o coronelA Revolução de 31 de março de 1964 até hoje lembrada, ora para o bem, ora para o mal, nos faz recordar a passagem por Ijuí de um personagem que, muitas vezes, atraiu as atenções da mídia nacional para o nosso município. Estamos nos referindo ao tenente-coronel Ruy de Castro, que comandou o então 7º Grupo de Canhões 75 Auto Rebocado – 7º G. Can 75 AR. Não temos o propósito de analisar ou tecer maiores considerações sobre esse líder militar, apenas rememorar alguns episódios de sua passagem pela nossa guarnição federal

As primeiras notícias relacionadas a designa-ção do tenente-coronel

Ruy de Castro para o coman-do do 7º G. Can 75, oriundas dos grandes meios de comu-nicação do País, eram de que sua transferência para Ijuí representava uma espécie de “castigo”, que visava afastá-lo do grupo de coronéis que, no centro do poder, buscava influenciar os rumos da di-tadura implantada a partir de 1964. Assim, sob grande expectativa, ele desembarcou no aeroporto municipal no dia 25 de outubro de 1967, sendo recebido por algumas autoridades militares e civis do município. Logo ao desem-barcar, fez esta declaração à

imprensa: “Podeis estar certo que venho a Ijuí com o cora-ção na mão”.

No dia seguinte, em solenida-de militar realizada no Largo da Prefeitura Municipal, o tenente-coronel Ruy de Castro ao receber o comando do major Juarez Arru-da Gomes de Sá, que há cerca de um ano vinha respondendo pelo cargo de comandante da guarnição federal de Ijuí, fez um pronuncia-mento que deixava transparecer sua formação e cultura e também sua forte personalidade. Ele co-meçou dizendo: “Não há rosas sem espinhos – eu o sei; o que não sabia era que espinhos pu-dessem lembrar rosas – agora sei. Espinhos são lutas, rosas a vitória. Só aos fortes cabem os espinhos, rosas a todos cabem. Somente por

isso, e agora na poesia de vosso município o confirmo, sempre me empolgou mais o entrevero que retempera e anima a própria vitória, plácida, sonolenta, prenhe e saudosa do gladiador que na luta a possuía”.

E prosseguiu, afirmando: “Não me entrego a meus olhos extasiados diante do que vi nestas primeiras vinte e quatro horas em vosso município; vou-lhe as causas, aprofundo-me no tempo para render minhas homena-gens às mãos e às vontades que construíram e que constroem, que lutaram e que lutam, que co-nheceram e conhecem espinhos, para oferecer-nos a todos esta re-alidade que tenho agora também diante de mim. Alcanço 70 ou 80 anos atrás, acompanho Siqueira Couto, Henrique Kopf, Antônio Soares de Barros, Mützel, Silva Lima, o grande Augusto Pestana, os contingentes alemães, italia-nos, polacos, russos e outros, que regaram com o seu suor este solo, tão deles quanto nosso porque nos identificamos e nos inspiramos no mesmo amor da terra, nela mesma colocando o que dela tira-mos; reverencio toda essa história viva de trabalho como a todo esse trabalho vivo da História que vejo borbulhantes em Ijuí”.

Mais adiante, dirigindo-se aos seus novos comandados, o tenente-coronel Ruy de Castro, fez esta exortação: “Somos todos

um só: nosso nome é 7º G. Can. 75 AR. Em nossa guarnição somos todo o Exército representado. Que responsabilidade! Somos a força, e a força se afirma pela força. Os exércitos só existem no mundo porque os homens ainda não con-seguiram resolver seus conflitos de convivência pelas fórmulas do Direito. O Direito como normativa social precedeu a força e foi mes-mo o que a instituiu. Este é mais um paradoxo num mundo cheio de paradoxos”.

E concluiu seu pronunciamen-to com estas palavras: “Apoiados pela população e autoridades de Ijuí responderemos pela parcela de segurança nacional que nos é entregue”.

Mesmo longe do centro do poder, o tenente-coronel Ruy de Castro nunca ficou isolado dos

acontecimentos da vida nacional e não se furtava em emitir pu-blicamente suas opiniões. Tanto que, numa oportunidade em que foi entrevistado por um órgão de imprensa do centro do País, no ano de 1968, se manifestou com relação à sucessão do marechal Arthur da Costa e Silva, defen-dendo que o seu sucessor deveria ser um militar da chamada “linha dura”, com menos de 45 anos de idade, “pois já havia passado o tempo de combater o comunismo pela força”. Essa manifestação lhe valeu uma punição, tendo ficado preso por cinco dias numa guarni-ção de Santo Ângelo”. Aliás, essa não foi a única punição que ele sofreu na sua carreira militar. Ao todo foram 12 detenções. Sempre firme nas suas convicções, certa ocasião, segundo revelou seu filho João Vergílio Moraes de Castro, o tenente-coronel Ruy de Castro, possivelmente referindo-se aos seus superiores, disse que eles “conseguiriam quebrá-lo mas nun-ca vergá-lo”. Embora considerado um dos oficiais da “linha dura”, em 1977, quando já estava na re-serva, ele se manifestou em favor da abertura do regime. Na vida civil, a partir de 1972, ele assumiu a direção da Editora Forense e pos-teriormente, associou-se com seu filho em outra editora no Rio de Janeiro. O tenente-coronel Ruy de Castro veio a falecer em setembro do ano passado.

O primeiro redator do “Correio Serrano”

No ano de 1917, o dr. Rober-to Löw, fundador e diretor do jornal “Die Serra-Post”, editado em língua alemã, encontrava-se em viagem à Europa. Pois foi justamente nessa época que o Governo brasileiro de-cretou a proibição de publi-cações em língua estrangeira no País. Essa medida viria afetar, diretamente, aquele jornal que circulava em Ijuí e na região desde 12 de maio de 1911. Ricardo Becker exercia o cargo de gerente, auxiliando a esposa do dr. Roberto, dona Júlia Löw, na administração da empresa.

Ao ser cientificado daquela proibição, Ricardo Becker, com a concordância de dona Júlia, tomou a decisão de dar continuidade ao jornal, que passou a circular em língua portuguesa desde o dia 5 de novembro de 1917, sob a deno-

minação de “Correio Serrano”. Assim, além de continuar no cargo de gerente da empresa, tornou-se também o primeiro redator do “Correio Serrano”. Mais tarde, Ricardo Becker desligou-se da empresa e pas-sou a residir em Santo Ângelo até o fim de sua vida.

Na foto que ilustra este texto, colhida em fins do ano de 1948, ele aparece ao lado de sua família. Sentados, da esquerda para a direita, apa-recem seu neto Arno Cláudio Trapp, sua filha Erna Clara Trapp (com Paulo Edgar Trapp no colo), sua esposa Helene Becker, o próprio Ricardo Becker, seu neto Dieter Arno Belzer, sua filha Margarida Elza Belzer, sua neta Doris Belzer e seu genro Germano Belzer; e, em pé, na mesma ordem, seu genro Bertholdo Arnoldo Tra-pp, seu neto (filho de Kurt Wal-

ter Paulo Becker, cujo nome não é lembrado), seu filho João Gustavo Becker, sua nora Otília

Becker, seus filhos Kurt Walter Paulo Becker, Gert Becker e Ricardo Becker Filho, sua nora

Marie Wimmer Becker, suas netas Marilu e Helga Becker e seu neto Günther Becker.

Foto: Acervo familiar

Foto: Acervo MADP

O tenente-coronel Ruy de Castro no dia em que assumiu

o comando da guarnição federal de Ijuí, em 1967

Page 12: Jornal O Reporter

CMYK

12 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011SOCIAL

Agenda Social***Logo mais a partir das 15h30min, no Salão São Luis

da Paróquia da Natividade, acontecerá o CHÁ DE OUTONO, promovido pela Associação de Senhoras. Esta programação marca o reinício das atividades da Associação e promete muitas atrações. Participe, a ficha custa apenas R$ 6,00.

***Para quem gosta de dançar, a tarde de hoje reserva excelentes momentos musicais no Centro Comunitário do Bairro Modelo. Lá acontece o tradicional baile de 2ª e 3ª idades do Grupo Eterna Namorada da Vida. Iniciará às 15h30min e terá a animação do Musical Eventos.

***JANTAR BAILE DA PÁSCOA é a denominação da próxima festividade da Patronagem do CCN PIAZITO CAR-RETEIRO, para associados e comunidade. Será realizado no próximo dia 09 de Abril, a partir das 20h30min. No cardápio: costelão recheado, galeto, torta campeira, arroz, batata doce caramelada, cuca e saladas diversas. As fichas já estão à disposição com integrantes da patronagem no valor de R$ 15,00.

*** O GRUPO FLORES DA PRIMAVERA realiza baile de 2ª e 3ª idades na próxima sexta-feira no Chaleira Preta, com início às 15h30min. A partir das 20 horas será servido um delicioso carreteiro. As fichas para o baile e jantar custam apenas R$ 6,00. Na animação estará o Grupo Nova Era.

***O Salão Nobre da Sociedade Ginástica de Ijuí receberá grande público no próximo sábado, 02/04, para a tradicional promoção beneficente do Rotary Club de Ijuí. É a 42ª edição do BAILE DO CHOPP. Este ano, os convites custam R$ 20,00 e o baile iniciará às 22 horas. A Banda Eickoff animará a festa do Rotary com repertório especial.

FormaturaN a s e x t a -

feira, dia 25 de março, JANAÍNA WÄCHTER RIBEI-RO formou-se no Curso de Peda-gogia pela Unijuí. A alegria foi com-partilhada com o esposo Jonas, os pais Adão e Nilva, os irmãos Max, André (Kiko) e Ci-nara (Neca), so-brinhos e amigos. Jana, que o seu caminho seja um trilho de sucesso e conquistas! Parabéns!!!

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”. (Anísio Teixeira)

ISABELLE ANTÔNIA PASQUALI DE BEM completou o 1º aninho no último dia 23 de Março. Os papais Tomaz e Fernanda cercaram a amada filhinha de carinho e dengos. Recepcionaram com a simpatia que lhes é peculiar, os avós, tios, demais familiares e padrinhos no reservado da Sogi no domingo, dia 27 de Março, com delicioso almoço. O salão recebeu motivo especial com decoração temática “Jardim”.

“Isabelle: você é um presente de Deus em nossas vidas”... Te amamos!!!

1º Aninho

CasamentoQuando o amor acontece, não existem barrei-

ras ou pedras que possam desviar o caminho de se tornar um só.

QUELI CRISTIANE SCHIEFELBEIN DA SILVA e ALESSANDRO RODRIGO HAAS receberam a bênção nupcial no dia 19 de Fevereiro na Matriz da Natividade, sob atenção dos pais da Queli: GLADIMIR RIBEIRO DA SILVA e NILVE SCHIEFEL-BEIN DA SILVA e dos pais do Alessandro: WALDIR HAAS (in memoriam) e INEZ ZELIR HAAS. Após, no salão Nobre da SOGI, aconteceu belíssima e animada festa. A Banda Eickoff e Jonas Brendler animaram à todos. Carlos e Tania Brendler e Éder Silva foram responsáveis pelos registros de filmagem e fotos que foram mostrados no super telão durante toda a noite. Decoração da Igreja e salão por Carmem Valentini e equipe.

Queli e Alessandro, desejamos felicidade cons-tante. Parabéns!

O BRECHÓ anual da Liga Feminina de Combate ao Câncer será realizado nos próximos dias 05 e 06 de Abril, no Salão Verde do Clube Ijuí, nos seguin-tes horários: 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. A maioria das peças estará sendo comercializada a R$ 1,00 e R$ 2,00. Leda Zolner, presidente da Liga, informa ainda que a Instituição aceita donativos para o referido Brechó (rou-pas e calçados usados). Os contatos podem ser feitos pelo fone: 3332-5793.

Page 13: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER 13QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011 CULTURAPor Gisele Noll

Grupo de Teatro da Unijuí encerra hoje inscrição para seleção de atores

O Grupo de Teatro da Unijuí,

que neste ano comemora 13 anos, está em fase de seleção para novos atores e atrizes.

As inscrições encerram hoje, sendo que os interessa-dos devem preencher a ficha de inscrição na recepção do Cam-pus. No mesmo dia, a partir das 19h30, todos os inscritos de-vem participar de uma reunião geral, que acontecerá no Salão de Atos, onde será apresentado histórico do grupo.

Para participar do Grupo de Teatro é necessário ter dispo-nibilidade para participar dos ensaios, que acontecem toda a quarta-feira, e disponibilidade para participar de apresen-tações e festivais no Estado. Além disso, os candidatos de-vem ser maiores de 16 anos. O coordenador do GTU, Alberto Rodrigues, salienta que não é preciso ter experiência na área.

Os acadêmicos da Unijuí po-derão receber bolsa, na forma de desconto nas mensalidades.

O Centro Cultural Austría-co de Ijuí realiza, dia 10 de abril, o 1º Encontro

Regional de Descendentes Aus-tríacos, com o objetivo de pro-piciar o encontro de famílias e cadastrar os seus descenden-tes, resgatar fatos históricos, auxiliar no desenvolvimento das árvores genealógicas e buscar novos talentos.

O evento acontece na sede do centro cultural, no Parque de Ex-posições Wanderley Agostinho Burmann. Segundo a presidente da entidade, Marlene Vontobel, esse é o momento de resgatar a cultura dos primeiros imigrantes que vieram da Europa. “Cerca de 50 famílias vieram da Áustria em 1893 e se estabeleceram na Linha 6 Leste, interior de Ijuí”, lembra.

De acordo com ela, no dia do evento serão desenvolvidas ativi-dades culturais e sociais. “Além disso, as pessoas que participa-rem podem encontrar parentes, renovar amizades e realizar uma grande festa”, destaca.

Em entrevista a Rádio Re-

Centro Cultural Austríaco realiza Encontro Regional de DescendentesEvento acontece dia 10 de abril no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann

Famílias imigrantes na Linha 6 Leste, interior do município de Ijuí. Crédito: Arquivo Centro Cultural Austríaco.

pórter, o pesquisador do Centro Cultural, Eloi Samrsla afirmou que o encontro é a oportunidade de renovar a cultura austríaca no município e é necessário que as pessoas participem para que isso se efetive.

“No início meu objetivo era fazer a árvore genealógica da minha família, mas o trabalho se expandiu e abrimos um mini mu-seu na casa étnica. Então, com o encontro vamos procurar identi-ficar, através de fotos antigas, os antepassados dos austríacos no município”, explica.

De acordo com ele, outro objetivo do encontro é conseguir elementos para aumentar o acer-vo do museu, porque o centro está procurando se dedicar mais

a parte cultural. Conforme o vice-presidente da entidade, Luis Ho-cevar Filho o evento inicia com credenciamento, às 9h. As 10h tem abertura oficial com palestra sobre imigração e descendência, em seguida, às 12h30 é realizado almoço típico ao custo de 15,00 por pessoa sendo que, crianças até 6 anos não pagam e crianças de 7 a 12 anos pagam R$ 8,00.

A tarde, a partir das 14h acon-tece mostra de novos talentos, às 15h apresentações e danças folclórica e as 15h30 é realizada apresentação de música. “Quem quiser adquirir fichas para o almoço pode comprar no Quios-que da Praça e pessoas de outros municípios precisam confirmar até 6 de abril para sabermos a

quantidade de participantes do almoço”, explica.

Para mais informações, ins-crições ou dúvidas, interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones 55.9112 9000, 9133 0903, 9963 8059.

Nomes das famílias - O Centro Cultural Austríaco res-gatou os nomes das primeiras famílias que chegaram à re-gião noroeste do Estado para facilitar este encontro. São elas: Ceka, Rincoven, Müller, Olinciczuk, Droppa, Buchner, Haiske, Schultz, Berenhauser, Seibitz, Holziechner, Plotz, Sa-mrsla, Gruber, Printz, Infanger, Streicher, Süss, Bramberger, Lindorfer, Hauser, Kasenchle-ger, Steirer, Schalko, Pranzi, Schacherslehner, Schaffazik, Spannring, Molterer, Engleitner, Almersdorfer, Breit, Prauchner, Krüger, Lindemayer, Salcher, Tauber, Wagner, Rutnik, Gsch-neitner, Elias, Meisker, Vorraber, Bucher, Gortchan, Guth, Novo-tny, Gabriel, Marhold, Feigel, Lettner, Huttner, Brenn, Kette-nhuber, Nussbichier, Zeilmann, Mischaw, Feidmayer, Hocevar, Ledermann, Löw, Zenkner, Preis-sler, Kühas, Freudenberger, Gritsch, Edlinger e Schmorantz.

Page 14: Jornal O Reporter

Da Redação

14 O REPÓRTER GERAL QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Por este motivo, a equipe do Cacon trabalha de acordo com a Política Na-

cional de Humanização (PNH), que busca a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde. Neste sentido, a dire-toria do Hospital de Caridade de Ijuí, autorizou a aquisição de 25 novas poltronas para os pacientes da quimioterapia. O investimento foi de 46 mil reais

HCI investe no bem estar dos pacientes da quimioterapiaNo ano de 2010 foram realizadas 21.708 sessões de Quimioterapia, sendo 94% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, SUS

Atividade física na melhor idade

A qualidade de vida da população está melhorando, dentre a variedade de fatores envolvidos nessas mudanças, como o econômico, o social e o psicológico. Com a prática da atividade física observare-mos uma melhora nas funções física, mental e psicológica do idoso.Envelhecer bem e ativi-dade física são conceitos for-temente associados. Médicos, fisioterapeutas, psicólogos e professores de educação física incentivam à prática constan-te e moderada de exercícios

físicos, quer em ambiente e modalidadades especiais, quer aproveitando o fluxo das oportunidades da vida diária.

As academias, parques, clubes, piscinas são cada vez mais freqüentados por pessoas maduras em descon-traídas roupas esportivas ou em chamativos paramentos de ginástica. Ocorrências desse tipo anunciam uma saudável mudança de hábitos e valores em relação à saúde e à convi-vência entre as gerações. Os benefícios da atividade física são evidentes igualmente para o domínio das capacidades cognitivas e psicossociais,

comumente indicado por sentimentos de satisfação, felicidade e envolvimento.

A atividade física regular e com um bom acompanha-mento aumenta ou mantém a aptidão física da população idosa e tem o potencial de me-lhorar o bem-estar funcional e, conseqüentemente, diminuir a taxa de morbidade e de mor-talidade produzidas por do-enças crônico-degenerativas (como diabetes, hipertensão, osteoporose). Com a prática desta observamos uma me-lhora significativa nas (AVDs) Atividades da Vida Diária, referem-se às atividades de

cuidados pessoais básicos, como vestir-se, banhar-se, co-mer e caminhar uma pequena distância. E nas (AIVDs) Ativi-dades Instrumentais da Vida Diária, referem-se a tarefas mais complexas, fazer com-pras, cozinhar, utilizar meios de tranporte e usar o telefone.

O prazer em praticar uma atividade física resulta da satisfação de necessidades biológicas (ser ativo), ou da percepção de sucesso no desempenho de habilidades em desafio ao ambiente. O fato do idoso ter sucesso na realização de tarefas o faz sentir-se competente e auto-

determinado, o que resulta num afeto positivo no meio em que convive, aumentando o sentido que este têm de suas capacidades pessoais.

Fisioterapeuta: Fabiana Maria PaimCrefito: 98.559- F

Movimentare Clínica de Fisioterapia

de recursos próprios da insti-tuição. “As estatísticas apre-sentadas pelos profissionais apontam uma média de duas mil sessões de quimioterapia por mês. Estes números, por si só, provam a importância de investir no bem estar dos pacientes, que precisam encon-trar um ambiente confortável e principalmente humanizado”, avalia o presidente do HCI Claudio Matte Martins.

O dirigente também adianta que a expansão da área física do Cacon é questão de tem-po, já que depende de outras obras, sendo que o espaço já está definido, vai ser onde atualmente está o serviço de hemodiálise. Em abril, fica pronta mais uma sala que vai abrigar a consultoria de enfer-magem da quimioterapia, como

mais um meio de promover a melhor condução possível ao tratamento quimioterápico. O presidente Cláudio Matte Martins aguarda com expecta-tiva a liberação de recursos já aprovados pelo Ministério da Saúde, na ordem de 4 milhões e 600 mil reais, que vão servir para a ampliação do parque tecnológico do HCI. Entre as novidades estão a aquisição do segundo acelerador linear para o serviço de radioterapia, de um novo tomógrafo e ainda de sistemas de planejamento, destinados as áreas da radiote-rapia e braquiterapia. Também está previsto um novo sistema de digitalização de imagem, que vai agilizar ainda mais, os exa-mes diagnósticos contribuindo para a eficácia dos tratamentos.

Segundo o Instituto Nacio-

nal do Câncer, INCA, o Centro de Alta Complexidade em On-cologia, CACON é o mais com-pleto centro de tratamento do câncer do interior do Estado. Os serviços oferecidos são: Quimioterapia, Radioterapia, Braquiterapia de alta taxa de

dose, Ambulatório de Espe-cialidades Médicas, Centro de Pesquisa Clínica, bem como, Cirurgia Oncológica, Estética Reparadora e equipe multidis-ciplinar. O Cacon está compos-to por 94 colaboradores, entre eles 25 médicos especialistas.

HCI adquire novas poltronas para Cacon

A presidente Dilma Rous-seff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançaram nesta segunda-feira, em Belo Horizonte (MG), a Rede Cego-nha, composta por um conjun-to de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confir-mação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

A Rede Cegonha contará com R$ 9,397 bilhões do orça-

mento do Ministério da Saúde para investimentos até 2014. Estes recursos serão aplicados na construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança.

A meta é levar as ações in-seridas na Rede Cegonha a todo o país. Inicialmente, o crono-grama de implantação da rede priorizará as regiões da Ama-zônia Legal e Nordeste – que têm os mais altos índices de mortalidade materna e infantil – e as regiões metropolitanas, en-volvendo a maior concentração de gestantes. Porém, conforme

explicou o ministro Alexandre Padilha, qualquer município pode aderir à Rede.

Gestantes - A Rede Cegonha terá atuação integrada com as demais iniciativas para a saúde da mulher no SUS, com foco nas cerca de 61 milhões de brasileiras em idade fértil. Nos postos de saúde, será introduzido o teste rápido de gravidez. Confirmado o resul-tado positivo, será garantido um mínimo de seis consultas durante o pré-natal, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais. A introdução

do teste rápido, inclusive para detectar HIV e sífilis, também será novidade para reforçar o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento.

Desde a descoberta da gra-videz até o parto, as gestantes terão acompanhamento da Rede Cegonha, tomando um posto de saúde como referên-cia, e saberão, com antece-dência, onde darão a luz. As grávidas receberão auxílio para se deslocarem até os postos de saúde para realizar o pré-natal e à maternidade na hora do parto, com vale-transporte e

vale-táxi.Bebês – Nos primeiros dois

anos de vida da criança, a Rede Cegonha compreenderá a atenção integral à saúde da criança, desde a promoção do aleitamento materno até a oferta de atendimento médico especializado para eventuais necessidades de cada criança.

Outra ação prevista na Rede Cegonha direcionada às crian-ças será equipar as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Cegonha) para o transporte seguro do recém-nascido.

Ministério da saúde cria Rede Cegonha para dar atenção às gestantes e bebês

Page 15: Jornal O Reporter

Por Taís Machado

O REPÓRTER 15EDUCAÇÃOQUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

O professor Gustavo Go-mes Piaia, do Sistema Universitário de POA,

palestrou para professores do Ensino Médio do Colégio Sa-grado Coração de Jesus sobre o Enem, no dia 25.

Inicialmente o professor Gustavo fez uma retomada da trajetória da prova do Enem, enfatizando as mudanças que a mesma teve a partir de 2009, quando um número significati-vo de Universidades Federais passaram a adotar a nota do exame como única ou parcial-mente forma de ingresso no Ensino Superior.

O novo Enem é apresentado

Professores do Ensino Médio par-ticipam de palestra sobre o EnemProfessores são apresentados ao novo Enem

Gustavo Piaia ressalta sobre avanços da prova

como uma avaliação moderna, construída segundo uma meto-dologia que permite identificar os alunos mais capazes não somente pelo volume de in-formação assimilada, mas por sua capacidade de aplicá-la, graças a utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI). No decorrer de sua fala ressaltou os avanços que a nova prova teve no que diz respeito as matrizes de referência organi-zada em quatro macroáreas, como também um elenco mais definido e estruturado de com-petências e habilidades que possibilita um aprofundamen-to do conhecimento do aluno que fará a prova.

Finalizando o professor Gustavo fez uma explanação de todo o processo seletivo da UFGRS, que também está

Uma nova reunião entre o Poder Execu-tivo a APMI (Associação dos Professores da Rede Pública Municipal de Ijuí) ocorreu na tarde desta segunda-feira. O encontro, contou com a presença do prefeito Fiora-vante Ballin, dos secretários municipais de Administração, Osmar Prochnow, e de Educação, Eleandro Lizot, além de repre-sentantes do sindicato.

Durante a reunião foi apresentado um ofício que propõe a antecipação para janeiro de 2011 do aumento salarial de 2% sobre o salário básico do Magistério.

Desta forma, também será paga a diferen-ça relativa aos meses que antecedem o reajuste geral previsto na Constituição, atendendo a determinação do Ministério da Educação com relação ao pagamento do piso nacional dos professores. A proposta do Executivo a APMI também é uma das ações previstas no Plano de Governo da atual administração.

As negociações iniciaram no dia 25, quando o Executivo recebeu a diretoria da APMI/Sindicato. O próximo encontro será na quinta-feira, às 17h30

Cpers/Sindicato realiza reunião

O Ministério da Defesa, responsável pela organização e realização do Projeto Rondon, divulgou no dia 19, a lista das instituições selecionadas para mais uma Operação Rondon.

A Unicruz foi escolhida para participar do Projeto na Operação TUIUIU, em Nobres – MT, no período de 16 de julho a 01 de agosto de 2011.

Os acadêmicos interessados em parti-cipar da seleção para formar a equipe da Universidade podem se inscrever até o dia 01 de abril de 2011, das 8h às 11h30 e das 14h às 17:30hs. Os interessados

devem acessar o edital no site da Unicruz www.unicruz.edu, no espaço “Editais”, preencher o formulário e encaminhá-lo à Assessoria de Extensão/Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Prédio das Vice-Reitorias, no Campus Universitário – sala 101 – prédio 04).

Podem se inscrever os acadêmicos regularmente matriculados nos Cursos de Direito, Nutrição, Pedagogia, e Serviço Social que tenham cursado 50% do núme-ro total de créditos de seu Curso. Mais informações em http://www.unicruz.edu.br/site/download.php?arquivosId=5091.

URI lança Roteiro Turístico dos Distritos de Sossego e Comandaí

APMI e Executivo firmam acordo

Acadêmicos têm esta semana para inscrição no Projeto Rondon

A URI Santo Ângelo sediou no dia 24 de março, o lançamento do Roteiro Turístico nos Distritos de Sossego e Comandaí. O lançamen-to integra o programa de come-morações dos 138 anos de eman-cipação político-administrativa de Santo Ângelo e contou com a presença da direção acadêmica da URI, autoridades municipais e representantes das comunida-des dos distritos de Sossego e Comandaí.

O roteiro foi elaborado por uma equipe da Universidade através de projeto financiado pela Fapergs , com apoio da Prefeitura de Santo Ângelo, Emater, Sindi-cato dos Trabalhadores Rurais e agenciadora de turismo Caminho

das Missões. O objetivo foi fazer um levan-

tamento dos principais pontos que possibilitem o desenvolvi-mento do turismo sustentável nessas localidades.

Oito pontos turísticos e doze pontos notáveis de passeio foram apontados no roteiro, entre eles a Cascata do Rio Comandaí, o Balneário Porto Cristal, Túnel Verde, Fonte Luis Carlos Prestes e Estação Férrea do Comandaí. O roteiro turístico está formatado em DVD e folder, material que está a disposição dos interessa-dos na Biblioteca da URI.

Projeto apresenta 20 pontos de visitação turística. Mais informa-ções pelo telefone:(55)3313-7913.

A primeira reunião do Cpers/Sindicato de 2011 acontece nesta quarta-feira, às 14h30, na sede da entidade. O 31º Núcleo retoma a sua reunião mensal com os professores e funcionários apo-sentados.

Entre as pautas estão análise da Proposta do Governo Estadual para as reivindicações da catego-ria; Seminário sobre Saúde dos Trabalhadores em Educação dia 31março. E ainda a organização das atividades de 2011.

Representantes de 14 escolas es-taduais de ensinos fundamental e médio de Porto Alegre que participam de projeto-piloto de capacitação Pró-Gestão On-Line reúnem-se na próxima quinta-feira, para debater a execução do programa neste primeiro trimestre

do ano. A reunião está prevista para começar às 13h30, na sede da Secre-taria de Estado da Educação (Seduc), no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)

executada pela Seduc na rede estadual em forma de projeto-piloto, em parceria com o Instituto Razão Social, o Pró-Gestão On-Line atende 50 diretores e vice-diretores, em duas turmas de 25 alunos, sendo uma na Capital e outra em Ijuí.

A reunião de quinta-feira será dos representantes de Porto Alegre com assessoras da Coordenação de Gestão Escolar do Departamento Pedagógico da Seduc. O curso à distância foi inicia-do em 2010 e tem término previsto para agosto de 2011.

Programa de gestão de equipes diretivas promove encontro na Seduc

utilizando a nota do Enem, como uma 10ª nota com peso 2, sendo opcional para o aluno

Segundo a coordenadora

Mara Mota a palestra foi de ex-trema importância. “Avaliamos este momento de formação de muita relevância, pois veio

agregar os conhecimentos já existentes pelo corpo docente do CSCJ sobre esse recurso tão importante no contexto atual”.

Page 16: Jornal O Reporter

16 O REPÓRTER

CLASSIFICADOSQUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

VENDE-SE POLO SEDAN ano 2003 modelo Confort line,

completo, com baixa quilometragem e IPVA 2011 pago. Interessados

entrar em contato no 3332 5241.

PROCURA-SE MOÇA para dividir aparta-mento em Porto Ale-gre, mobiliado, com quarto separado. Inte-ressados tratar no fone 9995.1556

Consulte cartas e bú-zios: Começo de ano difícil? Pouco dinheiro? Se você pre-cisa de banho de descarrego, limpeza corporal e no seu comercio, para aumentar a sua clientela, ou arrumar um emprego, resgatar sua felici-dade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou profissional, tirar olho gordo, demandas diversas e trazer seu amor de volta. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$ 30,00.

VENDE-SE notebook em ótimo estado, da marca CCE, com 2G, 160GB, Windows 7, web cam, processador Intel. Valor R$700,00. Contato: 8106.2172.

Cuido de pessoa idosa em residência, no turno da noite. Possuo referência. Contato: 9194.2524.

Vende-se loja de Confecções. Ótima localização, montada. Telefone 9191 8012.

Oda Madeiras seleciona ser-rador e auxiliar. Interessados comparecer a Rua Jorge Lopoldo Weber, 2055, bairro Lambari ou entrar em conta-to no fone 9174 7706.

Vende-se churrasqueira por-tátil com rotativo, capacidade para cinco espetos. Inte-ressados entrar em contato no fone 3332 5221 ou 9922 1466. Vende-se produtos de limpeza direto de fábrica e em bombonas de 5l. Preços imbatíveis. Fone 8444 1443.

Vende-se bicicleta ergomé-trica marca Mondley, branca, R$ 250,00. E também TV Philips 20” a cores e com controle remoto, R$ 300,00. Interessados tratar com Luis Orlando no fone 8444 1443.

Cuido de pessoa idosa ou doente, acamada ou não. Técnica de enfermagem com experiência em hospital. Disponibilidade de pousar no local. Interessados tratar com Luciane no 9184 6086.

Compro móveis usados, ele-trodomésticos e escritórios. Entrar em contato no 8119 3106, 9121 2214 ou na Av. Getúlio Vargas 450, Ijuí-RS.

Precisa-se de farmacêutico para Gramado-RS. Enviar currículo para [email protected].

Consulte cartas e búzios: Começo de ano difícil? Pouco dinheiro? Se você precisa de um banho de limpeza corpo-ral e no seu comércio, para aumentar a sua clientela ou arrumar um emprego, resga-tar sua felicidade, descobrir se está sendo traído, tirar

DIVERSOS rival do caminho amoroso ou profissional, tirar olho gordo, inveja, demandas diversas e trazer seu amor de volta. Atendimento com hora marcada pelo telefone 9103 2719 com Clara. Valor R$ 30,00.

Precisa-se de pessoa para trabalhar no Rio de Janeiro, supervisionar duas pré ado-lescentes e realizar afazeres domésticos. Exigência: não ter compromisso com famí-lia. Salário inicial R$ 1.000 e se paga despesa de trans-lado. Interessados entrar em contato com Clarice no 9159 9332, e após as 20h no 3332 6217.

Cuido de pessoa enferma em residência. Possuo ex-periência. Tratar com Ana no 8106 2172

Vende-se mesa antiga de madeira nobre com 6 ca-deiras , em bom estado, valor R$1.200,00, tratar pelo telefone (55) 81352689.

Vende-se um fogão 6 bocas e uma geladeira, ambos por R$ 160,00. Encontram-se em ótimo estado. Interessados

tratar no fone 9149 2718.

VENDE-SE filhotes de shih-tzu. Tratar fone 3332.7454 ou 9163.8630 com Ana.

VENDE-SE BERÇO em ma-deira, branco com detalhes rosa, em estado novo, acom-panhando um andador. Valor R$100,00. Tratar no fone 3333.7604.VENDE-SE FOLHAS DE ZIN-CO: 4 folhas de 7m de compri-mento por 1,10m de largura, e mais 5 folhas de 11m de comprimento por 1,10m de largura. Interessados tratar no fone 9996.5422.

VENDE-SE uma LAVAGEM DE CARROS com todos os equipamentos, localizada na Rua Ernesto Alves, 31-fundos, em frente ao Supermercado Nacional. Tratar no local ou fone 9923.9634.

Vende-se máquina produtora de sorvete marca carpegiani, produção de 20 a 30 kg de sor-vete por hora. Aceito carro no negócio e/ou parcelo. Falar com Marco (55) 3781-1366 ou (55) 8117-8910.

VENDE-SE UMA MESA para churrasco, plancha de cedro angico, 2,40mX0,80m, com cavaletes. Fone 9102.8909.

BARBADA: Vende-se mobi-liário, expositores, mane-quins, cabides, expositores de semi-jóias e maquina banricompras, e outros. Valor a negociar. Fone 8448.5115 com Isabel.

PROCURO PROFISSIONAL para trabalhar na área de edição de fotografias, que tenha amplo conhecimento em Photoshop, e experiência comprovada na área. Fone 8134.8213.

CUIDO DE PESSOA IDOSA em residência, possuo refe-rência. Tratar 8126.5328.

VENDE-SE Renault Clio, quatro portas com ar, 1.0, ano 2000/2001. Tratar fone 9955.4366.

VENDE-SE Gol G3 2004, gasolina, 4 portas,4 pneus novos, elétrica e mecânica revisadas, som com MP3.

VEÍCULOS

Valor: R$ 15.900,00. Contato: 8131 5201

VENDO ou TROCO Belina ano 87, impecável. Aceito troca de Gol, Voyage ou Parati. Interessados tratar no fone 9174.7706. Vende-se Tempra ouro, 16 válvulas 2.0 completo ano 93. Valor R$ 5.500,00. Interessados tratar no 9976 9643.

Vende-se Gol 1.8 motor AP, ano 89, cor branca; placa IHF-1323. interessados en-trar em contato no 9177 5460, 9934 8187 ou 3332 9944 com Riger ou Everton

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. In-teressados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Siena ano 98, completo, com película e quatro pneus novos, cor chumbo metálico. IPVA 2011 pago, placa IGV 9995. Valor R$ 14.500; interessados ligar no (55) 3336 1079 ou 9129 9967.

Vende-se moto Honda CG Titan EX 250, ano 2010, cor preta, 7.000 km rodados. Valor: R$ 1.200 de entrada e assume 40 prestações de R$ 294,00. In-teressados tratar com Gustavo no telefone 9121 4975.

Vende-se Escort ano 90, motor 1.6 CHT, azul, pára-choque largo e pneus novos. Valor: R$ 8mil. Interessa-dos tratar no 8444 1443 ou 84301063.

Vende-se Gol Power ano 2007, com 28 mil km roda-dos, completo, 4 portas em ótimo estado. R$ 30 mil. Fone 8444 1443.

Vende-se Gol ano 92, motor 1.6 em ótimo estado. Inte-ressado entrar em contato no 9136 7607.

Vendo dois reboques de

quatro rodas e um de duas rodas, ambos para trator. Tratar com 9174 7706.

Vende-se Belina ano 1987, modelo Guia, valor: R$4.800. Ligar para 9174 7706. Vende-se uma F1000, com a mecâ-nica toda nova. Interessados tratar no 9989 3221.

Vende-se Gol geração 4, ano 2006 modelo 2007, placa ING 1982. Com ar quente, lim-pador e desembaçador, som, alarme, insufilme, 4 mil km rodados, super inteiro e único dono. Tratar fone 8125 0834.

Vende-se Ford Fiesta GL, motor Zetec Rokan 1.0, ano 2000, modelo 2000 com ar condi-cionado. Encontra-se em bom estado. Valor R$ 12.000,00, aceita-se moto no negócio. Tratar no (55) 9105 6667.

Page 17: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 17QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

CLASSIFICADOS

Vende-se uma área de 2016m², sem benfeitorias; sendo 197 X

10,15 de largura, fundos com o rio Potiribú, frente possui estrada, água encanada e rede de luz. Própria para

lazer. Sito ao lado leste da Usina Velha linha 1 Leste.

Interessados tratar no fone 3332 7285 ou na Travessa Alvarenga

Peixoto nº 68.

IMÓVEIS Vende-se uma casa de al-venaria 6x8, dois quartos, sala cozinha e banheiro e garagem para dois carros. Localização: Rua Wille Au-gusto Dahlki, nº155, bairro Lambari. Interessados en-trar em contato pelo 8413 0888.

Vende-se prédio de dois pisos com área de 270m² no bairro Jardim, Rua Guilherme Cle-mente Köeler, 671. Valor R$ 120 mil. Interessados entrar em contato pelo fone 3333 7340 ou 8123 1522.

Vende-se prédio de dois pisos no bairro Jardim, com 270m² de área, endereço Rua Guilherme Clemente Koeller, 671, valor R$ 120 mil. Interessados ligar no 3333 7340 ou 8123 1522.

VENDE-SE CASA DE ALVE-NARIA, localizada na Rua Tenente Ananias nº 147 no Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE PRÉDIO CO-MERCIAL com mercado montado + moradia, possui grande terreno nos fundos. Ótimo ponto comercial. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 3332.1706 ou 9964.1229.

VENDE-SE 3 hectares de terra, com casa e galpão. Localizados na Linha 7 Leste à 1000m da Vila Floresta. Aceito caminhão, casa ou terreno na Cidade em troca. Tratar fone 9903.1884.

VENDE-SE CASA com ter-reno de 530m², garagem, 3 quartos, cozinha, varanda, 2 banheiros. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Valor R$ 50.000,00, aceita-se carro no negócio. Tratar com Luis Orlando no fone 8444.1443.

VENDE-SE Apartamento Kitnet, semi-mobiliado, sa-cada com churrasqueira, box garagem fechada, Ed. América (Rua Venâncio Aires, 347 - centro) próximo da RODOVIÁRIA, impecável,

Tratar no fone 9938.7463 ou 9614.8242.BARBADA: Vende-se prédio de dois andares com 270m², faltando fazer acabamento na parte superior. Loca-lizado na Rua Guilherme Clemente Köehler 671, Bairro Assis Brasil. É segu-rado pelo Banco do Brasil. Valor: R$120.000,00. Fone 3333.7340.

VENDE-SE uma casa no bairro Burtet, dois dormitó-rios, sala, cozinha, banhei-ro, área de serviço, terreno 11x30, pátio todo fechado. Fone 9126.9093.

VENDE-SE uma chácara localizada na Vila Santana. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 9141.7729.

BARBADA: Vende-se pré-dio de 2 pisos com 270m² de área, localizado na Rua Guilherme Clemen-te Koehler 671. No valor de R$120.000,00. Fone 3333.7340 ou 8123.1522.

Vende-se Gol Geração 4, motor 1.0, com limpador e desem-baçador traseiro, ar quente e alarme. 34 mil km, único dono, SUPER INTEIRO. Valor R$ 22 mil. Tratar no 8125 0834.

VENDE-SE PALIO 99 4 portas com trava elétrica, alarme, ar quente, limpador e de-sembaçador traseiro. Fone 3332.8409.

VENDE-SE MOTO TITAN KS 2003, na cor verde, super con-servada. Valor R$3.500,00. Tratar fone 8444.1443.

PEUGEOT 207 HATCH 4 portas ano 2009, completo com ar, di-reção, vidro e trava, limpador e desembaçador traseiro. Cinza, com apenas 23.000km, carro novo. Fone 9614.1919.

VENDE-SE FUSCA ano 85 mo-tor 1.6, na cor bege metálico, com alternador. Interessados tratar com Rosane no fone 3332.2866.

VENDE-SE CHEVETE ano 78, possui roda esportiva, insu-film. Placa WED 0393. Valor R$ 2.200,00. Interessados tratar no fone 9150.0193 com Wilson.

VENDE-SE GOL PLUS 1.0 2001/2001 na cor prata, com ar, trava e vidro elétrico, alarme, 4 portas, som com controle, alarme, roda de liga. Ótimo estado de conservação. Con-tato 9631.8168.

VENDE-SE Megane Expres-sion 1.6 2010/2011na cor prata, completo. Contato 9631.8168

VENDE-SE F-4000 ano 73 à Diesel, em ótimo estado. Valor R$ 15.000,00. Tratar com Luis Orlando 8444.1443.

Vende-se excelente moto YA-MAHA YBR/125 E ano 2006, cor preta, partida elétrica, Único dono, baixa quilometragem, dois pneus novos, spoiler. Tra-tar: 9167.8621. Cristiano

VENDE-SE ASTRA Hatch GL 99 completo, em ótimo estado. Aceito troca carro menor valor. Tratar 9101.4785. Vende-se Clio 1.0 16V 2004, Ar Condi-cionado, Vidros Elétricos, Ex-celente estado, cor Vermelha, Segundo Dono, Todo revisado em concessionária. BARBADA. Aceita moto e carro de me-nor valor. Tratar: 9167.8621. Cristiano

BARBADA: VENDE-SE um Micro Ônibus MB CAIO ano 91, com 27 lugares. Motor novo com 35.000km, pronto para transporte escolar. Placas IBK 8963. Fone 9166.9288.

VENDE-SE Courier ano 98, cor cinza. Valor R$12.500,00. Tratar fone 9136.7407.

VENDE-SE ESCORT W ano 98/98, quatro portas na cor ver-melha, com ar-condicionado, direção hidráulica, trava e alarme. Excelentes condi-ções e documentação em dia. R$ 10.000,00 de entrada + R$420,00 mensais. Aceito outro veículo de maior ou menor valor em troca. Fone 9656.5385.

PROCURO APARTAMENTO, KIT NET OU CASA PARA ALUGAR. Preferência com box ou garagem. Tratar: 9172.8927 ou 8445.8937.

VENDE-SE TERRENO de 32m² x 75m², com benfei-torias. Aceita-se proposta . Fone para contato: 9101.0408.

VENDE-SE UMA CASA MIS-TA, localizada na Rua 24 de

fevereiro, 1576, no Bairro São José, com 42m² na parte superior e 28m² na parte inferior. Possui um terreno de 310m². Valor: R$25.000,00. Tratar no fone 9656.5385.

VENDE-SE UM APARTA-MENTO de 225m², a parte superior possui 12m², e possui uma parte comercial de 113m². Localizada na Rua 19 de outubro, 1163. Tratar no fone 9656.5385.

VENDE-SE CASA MISTABAIRRO S.GERALDO PROX. A APAE

Rua 14 de Julho, 1346Medindo 6x12 = 72 m² com 3 quartos,

sala,sala de jantar,cozinha,dispensa,banheiro, área de serviço com lareira, junto 1 Casa de Alvenaria nos fundos 7x 6 com garagem

para 2 carros, terreno medindo 600 m², todo fechado com tela e grade na frente.

Aceito carro, terreno, entrada e parcela sem juros e aceito proposta.

Tratar pelos fones: 3332-7121/3332-9531 ou 9972-3546 com Júlio

particular, pode ser finan-ciado, ideal para investi-dor, R$84.500,00, fone: 051 98155360.

VENDES-E APARTAMEN-TO central, 2 dormitórios, cozinha americana, sacada com churrasqueira e box de garagem. Tratar 3332 4118

VENDE-SE CASA 11,5x47m. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE CHÁCARA com 1,2 hectares, entrada de luz, cocheira e galpão. Toda cercada, frente asfaltada. R$ 40.000,00. Tratar: (55) 3333.2636, 9963.6456.

VENDE-SE uma área de DOIS MIL metros quadra-dos, escriturada, própria para lazer, fundos com o rio Potiribú, possui água encanada e rede de luz, próximo a Usina Velha, Linha 1 Leste, tratar com Al-bino Dobbert. Interessados ligar para (51)8445.4537 ou 3332.7285. Travessa Alva-

renga Peixoto, nº68, próxi-mo ao Hospital de Caridade de Ijuí.

RIGHETTO IMÓVEIS VEN-DE: 86 ha para agricultura e pecuária (soja, trigo, al-fafa) com água e luz, casa e galpão, a 30 km de São Luiz Gonzaga. CRECI 3116. Tratar fones 3352.6162 ou 9961.6364.ALUGA-SE EXCELENTES salas comerciais a 150m do fórum. Tratar pelo fone 9112.7049.

ÁREA NOBRE - Vendo área própria para construção de prédio residencial de grande porte, com 4.300m², a 50m da Av. Cel Dico, 87m de frente para a Rua Dr. Pestana, próximo ao HCI. Tratar fones 3332.2786 ou 3332.9755.

VENDE-SE APARTAMENTO no Edifício Porto Belo, no segundo andar, de frente, com ótima posição solar, com dois quartos e gara-gem. Valor R$ 125.000,00.

Page 18: Jornal O Reporter

Por Gisele Noll

18 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011REGIÃO

Ajuricaba e Panambi

As fortes chuvas do final de semana atingiram com força os municípios

da região da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). Panambi decretou situação de emergência no final de domingo e Ajuricaba na segunda-feira.

De acordo com o prefeito de Panambi, Miguel Schmidt-Prym, até o final de domingo havia chovido 390 milímetros e mais de 100 casas haviam sido invadidas pela água. Dez famílias foram atendidas pelos caminhões da prefeitura para a realização da mudança e pelo menos cinco bueiros e canali-zação foram rompidos.

A rua Carazinho rompeu e impediu que pedestres e moto-ristas transitassem pelo local. Um grupo de trinta e cinco índios que estavam acampa-dos nas margens do rio Fiuza foram atingidos pelas enchen-

Aumento do nível dos rios e alagamentos deixou famílias desabrigadas nos dois municípios

Municípios decretam estado de emergência devido à chuva do fim de semana

tes, perderam todos os seus pertences e foram recolhidos ao Ginásio de Esportes, onde estão sendo alimentados pela Sociedade Pananbiense de Au-xílio aos Necessitados (Spane), Refeitório Municipal e Banco de Alimentos do Município.

Ajuricaba

Em Ajuricaba a situação também se agravou com a queda de 450 milímetros de chuva. Segundo o prefeito, Orlando Koller, mais de 25 fa-mílias tiveram suas residências alagadas, o que deixou mais de 100 pessoas desabrigadas. “Ocorreram problemas de toda ordem e as equipes da prefeitura trabalharam todo o final de semana para retirar as famílias dos locais alagados e para melhorar as condições de trafegabilidade das estradas do interior”, destaca.

De acordo com ele, a agri-cultura e a piscicultura foram muito afetadas, os açudes transbordaram e muitos peixes morreram. “O Rio Cachoeira cresceu muito e por isso tive-mos que suspender o trans-porte escolar nesta segunda-

feira. Também orientamos a comunidade a procurar o posto de atendimento médico do mu-nicípio somente em casos de emergência, pois ele também foi danificado com a chuva e neste momento não tem condi-ções de atender muitas pessoas ao mesmo tempo”, informa.

No Estado

Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Alegrete, Não-me-Toque, Fagundes Varela, Santa Cecília do Sul e Bom Jesus fo-

ram os municípios mais atin-gidos no Estado e já enviaram Notificação Preliminar de De-sastre (Nopred) a Coordena-doria Estadual de Defesa Civil. Em Maximiliano de Almeida há 120 pessoas atingidas e 28 edificações danificadas. Paim Filho registra mais de duas mil pessoas atingidas e 100 edificações danificadas. Em Não-Me-Toque existem mais de três mil pessoas atingidas e 10 edificações danificadas. Em São Marcos houve queda de barreira na BR-116, Km 89,

na localidade de São Bernardo.Em Veranópolis a grande

precipitação dificultou o esco-amento das águas nos canais, o que ocasionou alagamentos em algumas ruas. Em função disto, moradores foram re-tirados de suas residências pelo Corpo de Bombeiros. A ponte que liga ao bairro Pôr do Sol foi interditada e pre-feitura confirmou um óbito. Cotiporã teve a ponte de Alcân-tara, sentido Cotiporã - Bento Gonçalves bloqueada. Já em São Jorge as estradas ficaram intransitáveis na região rural. Em Alegrete, além da chuva, também houve queda de gra-nizo. Ao todo, 22 residências foram danificadas.

O município de Lajeado teve a estrada que liga os municípios de Estrela e Colinas bloque-ada. Em Fagundes Varela 280 pessoas foram afetadas e uma residência ficou danificada. Santa Cecília do Sul registrou danos em estradas e lavouras da área rural, abastecimento de água e energia e nos sistemas de transporte e comunicação. Já em Bom Jesus 70 pessoas foram afetadas e 20 residências danificadas.

Em Panambi diversas ruas e 100 casas foram alagadas

O prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, é o novo presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). A definição se deu em reunião ocorrida no final desta segunda-feira.

No encontro também foi eleito como 1º vice-presidente da associação, Gederson Mori,

prefeito de Bozano, como 2º vice-presiente, Olivar Scherer, pre-feito de Coronel Barros, como secretário o prefeito de Augusto Pestana, Vilmar Zimmermann e para tesoureiro o prefeito de Nova Ramada, Elton Rehfeld.

Segundo Ballin, as primeiras pautas de luta de sua gestão em benefício dos 11 municípios

serão o transporte escolar e os repasses da saúde.

O próximo encontro será em 25 de abril, quando as pautas serão: cidade digital e legislação intermunicipal de prestação de serviço. As reuniões da Amu-plam são mensais e ocorrem sempre na última segunda-feira de cada mês.

Fioravante Ballin assume presidência da Amuplam

Prefeitos elegeram novo presidente em reunião segunda-feira

Associação dos Municípios

O prefeito de Jóia, Jânio Andreatta e o engenheiro Paulo Kuhn, estiveram em Brasília, na última semana, para sanar dúvidas sobre a construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil que o município foi contemplado através de projetos do governo federal.

De acordo com Andre-atta, a escola deve atender cerca de 200 crianças e em breve terá aberta licitação para contratação de em-presa que fará as obras. “Estamos investindo em escolas e creches para atender melhor a comu-nidade. Desta forma, já ampliamos uma creche, construímos outra na loca-lidade de São José e tam-bém estamos reformando nossas escolas”, explica.

Em Brasília eles pedi-ram prorrogação do con-vênio para construir mais pontes e estradas com a sobra de R$ 200 mil de um recurso que totali-

zava pouco mais R$ 1,5 milhão do Ministério da Integração Nacional. “O Ministério nos orientou a prestar contas e vamos fa-zer novo plano de trabalho para ocupar esta sobra. Esperamos ser autoriza-dos a utilizar o restante do valor para investir em infraestrutura”, destaca o prefeito.

Andreatta aproveitou a viagem para ir até o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Ganhamos um valor de R$ 585 mil, com contra-partida municipal de R$ 65 mil para compra de uma patrola e estamos na expectativa de até fim de abril fazer pagamento desse equipamento, para que possamos utilizá-los logo”, explica.

De acordo com ele, a patrola mais nova de Jóia tem 28 anos e estes recursos são necessários para renovar o parque de máquinas do município.

Jóia

Prefeito pede prorrogação de convênio em Brasília

Page 19: Jornal O Reporter

Por Gisele Noll

18 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011REGIÃO

Ajuricaba e Panambi

As fortes chuvas do final de semana atingiram com força os municípios

da região da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). Panambi decretou situação de emergência no final de domingo e Ajuricaba na segunda-feira.

De acordo com o prefeito de Panambi, Miguel Schmidt-Prym, até o final de domingo havia chovido 390 milímetros e mais de 100 casas haviam sido invadidas pela água. Dez famílias foram atendidas pelos caminhões da prefeitura para a realização da mudança e pelo menos cinco bueiros e canali-zação foram rompidos.

A rua Carazinho rompeu e impediu que pedestres e moto-ristas transitassem pelo local. Um grupo de trinta e cinco índios que estavam acampa-dos nas margens do rio Fiuza foram atingidos pelas enchen-

Aumento do nível dos rios e alagamentos deixou famílias desabrigadas nos dois municípios

Municípios decretam estado de emergência devido à chuva do fim de semana

tes, perderam todos os seus pertences e foram recolhidos ao Ginásio de Esportes, onde estão sendo alimentados pela Sociedade Pananbiense de Au-xílio aos Necessitados (Spane), Refeitório Municipal e Banco de Alimentos do Município.

Ajuricaba

Em Ajuricaba a situação também se agravou com a queda de 450 milímetros de chuva. Segundo o prefeito, Orlando Koller, mais de 25 fa-mílias tiveram suas residências alagadas, o que deixou mais de 100 pessoas desabrigadas. “Ocorreram problemas de toda ordem e as equipes da prefeitura trabalharam todo o final de semana para retirar as famílias dos locais alagados e para melhorar as condições de trafegabilidade das estradas do interior”, destaca.

De acordo com ele, a agri-cultura e a piscicultura foram muito afetadas, os açudes transbordaram e muitos peixes morreram. “O Rio Cachoeira cresceu muito e por isso tive-mos que suspender o trans-porte escolar nesta segunda-

feira. Também orientamos a comunidade a procurar o posto de atendimento médico do mu-nicípio somente em casos de emergência, pois ele também foi danificado com a chuva e neste momento não tem condi-ções de atender muitas pessoas ao mesmo tempo”, informa.

No Estado

Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Alegrete, Não-me-Toque, Fagundes Varela, Santa Cecília do Sul e Bom Jesus fo-

ram os municípios mais atin-gidos no Estado e já enviaram Notificação Preliminar de De-sastre (Nopred) a Coordena-doria Estadual de Defesa Civil. Em Maximiliano de Almeida há 120 pessoas atingidas e 28 edificações danificadas. Paim Filho registra mais de duas mil pessoas atingidas e 100 edificações danificadas. Em Não-Me-Toque existem mais de três mil pessoas atingidas e 10 edificações danificadas. Em São Marcos houve queda de barreira na BR-116, Km 89,

na localidade de São Bernardo.Em Veranópolis a grande

precipitação dificultou o esco-amento das águas nos canais, o que ocasionou alagamentos em algumas ruas. Em função disto, moradores foram re-tirados de suas residências pelo Corpo de Bombeiros. A ponte que liga ao bairro Pôr do Sol foi interditada e pre-feitura confirmou um óbito. Cotiporã teve a ponte de Alcân-tara, sentido Cotiporã - Bento Gonçalves bloqueada. Já em São Jorge as estradas ficaram intransitáveis na região rural. Em Alegrete, além da chuva, também houve queda de gra-nizo. Ao todo, 22 residências foram danificadas.

O município de Lajeado teve a estrada que liga os municípios de Estrela e Colinas bloque-ada. Em Fagundes Varela 280 pessoas foram afetadas e uma residência ficou danificada. Santa Cecília do Sul registrou danos em estradas e lavouras da área rural, abastecimento de água e energia e nos sistemas de transporte e comunicação. Já em Bom Jesus 70 pessoas foram afetadas e 20 residências danificadas.

Em Panambi diversas ruas e 100 casas foram alagadas

O prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, é o novo presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). A definição se deu em reunião ocorrida no final desta segunda-feira.

No encontro também foi eleito como 1º vice-presidente da associação, Gederson Mori,

prefeito de Bozano, como 2º vice-presiente, Olivar Scherer, pre-feito de Coronel Barros, como secretário o prefeito de Augusto Pestana, Vilmar Zimmermann e para tesoureiro o prefeito de Nova Ramada, Elton Rehfeld.

Segundo Ballin, as primeiras pautas de luta de sua gestão em benefício dos 11 municípios

serão o transporte escolar e os repasses da saúde.

O próximo encontro será em 25 de abril, quando as pautas serão: cidade digital e legislação intermunicipal de prestação de serviço. As reuniões da Amu-plam são mensais e ocorrem sempre na última segunda-feira de cada mês.

Fioravante Ballin assume presidência da Amuplam

Prefeitos elegeram novo presidente em reunião segunda-feira

Associação dos Municípios

O prefeito de Jóia, Jânio Andreatta e o engenheiro Paulo Kuhn, estiveram em Brasília, na última semana, para sanar dúvidas sobre a construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil que o município foi contemplado através de projetos do governo federal.

De acordo com Andre-atta, a escola deve atender cerca de 200 crianças e em breve terá aberta licitação para contratação de em-presa que fará as obras. “Estamos investindo em escolas e creches para atender melhor a comu-nidade. Desta forma, já ampliamos uma creche, construímos outra na loca-lidade de São José e tam-bém estamos reformando nossas escolas”, explica.

Em Brasília eles pedi-ram prorrogação do con-vênio para construir mais pontes e estradas com a sobra de R$ 200 mil de um recurso que totali-

zava pouco mais R$ 1,5 milhão do Ministério da Integração Nacional. “O Ministério nos orientou a prestar contas e vamos fa-zer novo plano de trabalho para ocupar esta sobra. Esperamos ser autoriza-dos a utilizar o restante do valor para investir em infraestrutura”, destaca o prefeito.

Andreatta aproveitou a viagem para ir até o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Ganhamos um valor de R$ 585 mil, com contra-partida municipal de R$ 65 mil para compra de uma patrola e estamos na expectativa de até fim de abril fazer pagamento desse equipamento, para que possamos utilizá-los logo”, explica.

De acordo com ele, a patrola mais nova de Jóia tem 28 anos e estes recursos são necessários para renovar o parque de máquinas do município.

Jóia

Prefeito pede prorrogação de convênio em Brasília

O REPÓRTER 19QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011 GERALPor Gisele Noll

O Conselho Tutelar está construindo desde o mês de janeiro, um diag-

nóstico dos atendimentos realizados no ano. Conforme a presidente do Conselho, Luciana Bohrer, ainda não existem dados completos para serem divulgados, porém, a equipe está trabalhando para ter o registro de todos os atendimentos realizados pelas conselheiras.

“Estamos anotando todas as denúncias que chegam até nós, assim como, as so-licitações enviadas pelas se-cretarias, os atendimentos realizados em relação a vagas nas escolas, agendamentos em médicos, tanto para criança quanto para adolescente, entre outros. Tudo para que no final deste mês, no máximo no início de abril, tenhamos dados de onde mais atuamos”, destaca.

De acordo com ela, o que se pretende é saber quais os bairros mais atendidos pelo órgão, as escolas que mais encaminham solicitações e de que forma as crianças e adolescentes têm seus direitos violados.

A ideia de ter esses dados esmiuçados serve para que o órgão possa comparar dados de mês para outro e com o tempo, do mesmo mês em anos diferentes.

O trabalho do Conselho

Cada uma das cinco con-selheiras que atuam no órgão atende uma média de 300 ca-sos, o que, segundo Luciana, é um número grande e demanda extrema dedicação e esforço, uma vez que o trabalho envol-ve a vida e por que não dizer, o futuro de muitos jovens.

De acordo com ela, cada dia da semana uma conselheira fica com o celular de plantão atendendo e verificando de-núncias, enquanto outra aten-de as demandas na sede do conselho e as demais realizam visitas de seus casos, além de participarem de audiências.

“Nosso trabalho no con-selho é realizado das 8h às

Conselho Tutelar prepara diagnóstico com dados e números sobre casosObjetivo é ter dados esmiuçados para informar quais os problemas mais recorrentes e onde há mais denúncias

11h30 e das 13h30 às 17h, contudo, através do celular do plantão, atendemos denúncias em qualquer horário”, salienta. Segundo Luciana, chegam ao conselho em média cinco de-núncias por dia.

Trabalho preventivo e integrado

A presidente explica que o perfil do conselho mudou e agora ele também passa a atuar de forma preventiva, não apenas baseado em denúncias. “Estamos indo até as escolas, realizando palestras e campa-nhas para evitar a violência contra crianças e adolescen-tes”, destaca.

Luciana ressalta que essa mudança ocorreu para que a comunidade percebesse quais são as reais atribuições do órgão e, principalmente, para evitar o aumento do número de casos. “Buscamos melhorar nosso atendimento para que a sociedade deixe esse pre-conceito de que o conselho é polícia e não é isso”, enfatiza.

De acordo com ela, outra importante questão que deve ser levantada é o trabalho rea-lizado em conjunto com o que se pode chamar de rede, envol-vendo secretarias municipais, escolas, Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil e conselho.

“Se conseguirmos realizar um bom trabalho de preven-ção e resolver o problema na escola mesmo, o caso não precisa chegar até nós e desta formatemos um jeito diferente de resolvê-los, pois nós somos a última tentativa e se não con-seguirmos resolver, então esse trabalho passa para a justiça”, salienta.

Papel do Conselho

O papel do Conselho é zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, desde o auxílio para resolução dos conflitos até o encaminhamento das medidas protetivas, tendo a incumbência de atuar quando os jovens se encontrarem em situação de risco.

A situação de risco é quan-do estes jovens tiverem seus di-reitos violados ou ameaçados pela sociedade ou pelo Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em razão de sua própria con-duta.

Nestes casos o conselheiro

Presidente do conselho explica como devem ser realizadas denúncias

escuta, orienta, aconselha e acompanha as informações relativas ao caso, atendendo questões de queixas, reclama-ções e solicitações feitas pela criança, pelos adolescentes, pela família e até mesmo pela comunidade.

Segundo Luciana, muitas pessoas acham que o conse-lho decide guarda, mas ela afirma que isso não acontece, pois quem decide este tipo de questão é a justiça, porém, o conselho sempre acompanha o caso daquela criança ou adolescente envolvida.

Denuncie

A presidente do Conselho, Luciana Bohrer destaca que a maioria dos casos que chegam até o órgão é de negligência, abuso sexual (não necessaria-mente o estupro), maus tratos e abandono e que em quase todos eles o responsável pela violação são pais ou respon-sáveis.

Desta forma, ela diz que é necessário que a comunidade denuncie ainda mais, pois estes jovens têm direito a convivên-cia familiar e uma vida sem vio-lência. “Quem souber de algum caso que pode ser verificado pelo conselho, pode ligar no disque 100 ou fazer a denúncia anônima pelo telefone de plan-tão do conselho, (55) 8451 1045 e ainda o telefone do conselho durante o dia, (55) 3332 3233”, enfatiza.

Luciana ainda afirma que o trabalho das conselheiras serve para possibilitar que to-das as crianças e adolescentes tenham direito ao exercício da cidadania.

Page 20: Jornal O Reporter

CMYK

20 O REPÓRTER MEIO AMBIENTEQUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Por Taís Machado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza anualmente campanha

para a poda regular. Esta cam-panha é feita sempre antes do inverno. Através da conscien-tização o número de poda irre-gular vem diminuindo, no ano de 2010 foram 26 processos.

Segundo o biólogo João Pe-dro Gesing, da SMMA, “a maior parte resulta somente em processo administrativo, não chegando a multa. A multa só é gerada quando há reincidên-cia, em casos extremos”, diz.

O secretário, Osório Luc-chese, desde que no ano pas-sado a Secretaria registrou 1.307 atendimentos, 1.030

SMMA alerta para a poda irregularA recomendação é que a Secretaria seja procurada para esclarecimentos

autorizações para manejo, 518 termos de compromissos compensatórios e 225 exe-cuções a pedido por equipe terceirizada.

O grande perigo da poda irregular é quando ocorre a eliminação de um ramo aplical (ponta) de uma árvore, este tende a perfilhar (emitir novos ramos) no mesmo ponto. “Ao contrário do que se pensa o dano mecânico não é benéfico para a árvore. O perfilhamento é um mecanismo de defesa, visando suprir a falta de su-perfície folhar do vegetal, e é por isto que a brotação volta viçosa, dando a falsa impres-são de vigor do indivíduo”, explica Gesing.

A poda diminui a vida útil das árvores. Em todos os casos, o tecido interno da ár-vore é exposto ao ambiente, propício ao ingresso de fungos

e vírus no interior do corpo da planta. “É por esta razão que vemos algumas árvores com o tronco apodrecido ou oco, este dano ocorreu devido a uma poda de galhos, levando ao apodrecimento do interior da planta”, afirma o biólogo da SMMA. A poda radial, por

exemplo, não deve ser prati-cada em árvores de locais pú-blicos. Já as espécies frutíferas exóticas, quando localizadas no interior de propriedades, podem receber as técnicas de poda e fruticultura sem pro-blemas. Porém, é necessário o auxílio de um técnico agrícola

ou pessoa capacitada para orientar sobre esta prática. A recomendação do biólogo é que as pessoas entrem em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para quaisquer esclarecimen-tos. O telefone para contato é 3332-9384.

Município registra queda no numero de podas irregulares

Um dos doze rios mais importantes do Estado, o Rio Ijuí foi o escolhido para um passeio aquático, re-alizado no domingo, pela Associação Ijuiense de Pro-teção ao Ambiente Natural (Aipan). O evento aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da Água, ocorrido no dia 22 de março. “As nascentes d’água, os arroios e rios são um bem público”, afirma Diego Coimbra, sócio da Aipan,

Sob o comando de Cer-sio Heuser e devidamen-te protegido com coletes salva-vidas, o grupo levou aproximadamente uma hora e quarenta minutos para per-correr 9 km, enquanto uma equipe de apoio acompanha-va o deslocamento em terra firme. O ponto de partida foi a localidade de Carlos Kne-bel, na localidade Chorão e, de chegada, a Fonte Ijuí, onde o nível do rio estava visivelmente acima do nor-

mal por causa da chuva, que exigiu habilidade da equipe durante a travessia.

“O Rio Ijuí começa na minha casa. Precisamos assumir o rio como nosso patrimônio”, ressalta Diego. São afluentes do Ijuí, os rios Potiribu, Conceição, Ijuizinho, Caxambu, Faxi-nal, Fiúza e Palmeira. Por conseguinte, o Rio Ijuí é um afluente do Rio Uruguai, cujas águas correm para o Oceano Atlântico.

Aipan comemora Dia Mundial da Água

Grupo percorreu 9 km dentro do Rio Ijuí FOTO: Aipan

Em reunião na manhã do dia 28, entre o prefeito Fioravante Ballin, o secretário municipal de Meio Ambiente, Osório Luc-chese, e a coordenadora de De-senvolvimento Sócio Ambien-tal, Rosemari de Oliveira, foram definidas ações do programa

Reviva para este ano. O grupo também avaliou as atividades promovidas em 2010.

Segundo o secretário Osó-rio Lucchese, em entrevista ao site da prefeitura, a meta prin-cipal para o Reviva em 2011 é “ampliar o trabalho por conta

da instalação da coleta seletiva solidária”. A iniciativa deve ter início em Ijuí até a metade des-te ano. O Executivo ainda espe-ra contar com os caminhões da Acata e a construção do galpão da ARL6 para a realização das atividades.

O objetivo do Reviva é promover a defesa do meio ambiente, a mudança de com-portamento social e a geração de trabalho e renda. Diversas secretarias e coordenadorias participam de alguma forma do programa.

Definida nova programação do Reviva

Page 21: Jornal O Reporter

O REPÓRTER 21QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Da Redação

NACIONAL

As instituições públicas de ensino superior vão par-ticipar da elaboração do

banco de itens da prova a partir deste ano. Antes, as questões do Enem era feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa. Au-mentar o número de questões disponíveis é importante, já que a pretensão do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é aplicar duas edições da prova ao ano.

Atualmente o Inep tem cerca de 10 mil questões no Banco Nacional de Itens (BNI) do Enem – a meta é chegar a 100 mil. Cada

Os primeiros passos para aumentar a escala e o alcance do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser dados

MEC e Inep chamam universidades para ampliar banco de itens do Enem

edição do exame é formada por 180 questões. As universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de Educação Profissional podem se cadastrar para participar do edital a partir de hoje. Elas serão pagas pelos itens elaborados, testados e aprovados. O inves-timento nesse projeto será de R$ 100 milhões.

A ideia é aproveitar a expe-riência acumulada pelas univer-sidades na elaboração dos seus vestibulares para “engordar” o BNI. “É importante envolver cada vez mais as instituições públicas de ensino superior [no Enem]. Elas vão comparti-lhar de forma mais sistêmica”, explica a presidente do Inep, Malvina Tuttman. Segundo ela, as instituições já demonstraram grande interesse em participar do projeto. Elas deverão formar equipes para elaborar as ques-tões nas quatro áreas que são avaliadas no Enem: linguagens

e códigos, ciências da natureza, ciências humanas e matemática.

Um banco de itens mais completo permitirá no futuro a informatização das provas do Enem. O ministro Fernando Haddad espera que esse mode-lo, já utilizado em países como os Estados Unidos, comece a sair do papel em um prazo de três anos. Pelo sistema CAT

(Computer Adaptive Testing), o candidato faz a prova em um ter-minal capaz de gerar uma prova diferente para cada um. Isso é possível porque a metodologia adotada no Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo que atribui pesos dife-rentes às questões em função do número de erros e acertos obtidos pelos candidatos.

“O desenho dessa sala de aplicação está em estudo e assim que for concluído vamos soltar um segundo edital para instituições que queiram se ha-bilitar para aplicar o exame”, in-formou Haddad. Inicialmente es-sas salas vão servir para testar os itens que vão ser incluídos no BNI. “A informatização necessita da instalação de áreas próprias para aplicação do exame nesse formato, o que exige a aquisi-ção de equipamentos próprios por parte daqueles que vão se habilitar. Não é só o terminal, mas toda uma infraestrutura de segurança”, explicou o ministro.

De acordo com Haddad, o Inep ainda não definiu a partir de quando o Enem passará a ter mais de uma edição por ano. O mais provável é que o próximo edital já tenha a previsão da edição deste ano e de outra prova para o primeiro semestre de 2012. “Temos que dar início a esse processo”, afirmou.

Fernando Haddad afirma que cada edição do exame é formada por 180 questões

Morre em São Paulo o ex-vice-presidente José AlencarO ex-vice-presidente da

República e empresário José Alencar morreu ontem por volta das 15 horas, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A morte do político, que faria 80 anos em outubro, foi con-firmada pela assessoria de imprensa do hospital. Alencar foi internado às pressas na

segunda-feira, no início da tarde, com um quadro de obs-trução intestinal. Há mais de uma década, ele lutava contra um câncer no intestino.

Estados e municípios têm até o dia 13 de abril para apresen-tarem propostas ao edital do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que vai apoiar a abertura de Restaurantes Populares no País. O MDS está destinando R$ 11 milhões ao programa em 2011.

O apoio à implantação dessas unidades busca fortalecer o enfrentamento à extrema pobreza e promover a segurança ali-mentar e nutricional e a inclusão produtiva das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

As propostas devem ser enviadas por meio do Sistema de Ges-tão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O resultado provisório será divulgado no dia 29 de abril e o final sairá no dia 25 de maio. Todas as informações estão detalhadas no edital, disponível na página do MDS na internet (www.mds.gov.br).

Podem participar da seleção municípios acima de 100 mil habitantes. Serão liberados recursos de até R$ 1,8 milhão para a implantação de restaurante e de R$ 100 mil para modernização das unidades já existentes. O financiamento será para a constru-ção do prédio, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios. A manutenção e a gestão dos restaurantes serão de responsabilidade das prefeituras ou governos estaduais.

Os critérios de pontuação para a seleção das propostas vão priorizar a criação dos equipamentos em áreas com maior concentração de população em situação de pobreza e extrema pobreza e o incentivo ao desenvolvimento de atividades de formação e qualificação profissional na área de alimentação, nutrição e gastronomia junto às famílias inscritas no Cadastro Único – base de dados usada para seleção dos beneficiários para os programas sociais do Governo Federal.

Programa – Os Restaurantes Populares fazem parte da rede de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, que tem ainda os Bancos de Alimentos e Cozinhas Comunitárias. Esses equipamentos integram a rede operacional do Sistema Na-cional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O objetivo dessas unidades é ampliar a oferta à população de baixa renda de refeições adequadas, a preços acessíveis. As instalações têm capacidade mínima de produção de mil refeições diárias. A refeição custa ao usuário entre R$ 1 e R$ 2.

O público beneficiário dos Restaurantes Populares é formado por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempre-gados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

MDS recebe propostas para aber-tura de restaurantes populares

A presidente Dilma Rousse-ff iniciou ontem uma viagem a Portugal. Além de prestigiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que receberá o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, Dilma também se encontrará com o presidente Cavaco Sil-va e com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates.

Diferentemente da viagem planejada para a China, no próximo dia 10, além do com-promisso privado em Coimbra, Dilma não tratará de negócios nos encontros bilaterais. De acordo com o Planalto, o en-contro com os dois dirigentes portugueses terá cunho mais político.

Dilma deverá conversar sobre os primeiros 100 dias de seu governo e ouvir dos portu-gueses o que estão pensando da crise econômica que envol-ve o país europeu, que acabou provocando uma crise política.

As trocas comerciais entre o Brasil e Portugal não cres-cem na mesma proporção em

que aumenta a participação do Brasil no comércio mundial. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Brasil ocupa a décima posição entre os principais destinos das exportações portuguesas, o que representa um avanço. Antes, o Brasil nem figurava entre os dez destinos comer-ciais de Portugal.

Dilma e Lula desembarcam em Lisboa no momento em que os portugueses buscam o fim do impasse em torno da crise. Na semana passada, ao ver seu plano econômico vetado pelo Parlamento, José Sócrates pediu demissão. Já o presidente Cavaco Silva está preocupado em convocar as eleições legislativas.

Além de ser o segundo país da zona do euro a ter suas elei-ções antecipadas por causa da crise, há em Portugal um temor generalizado de que o país so-fra intervenção, como ocorreu com a Grécia e a Finlândia. As próximas eleições podem ocorrer a partir de junho. O go-

verno português não descarta a possibilidade de pedir ajuda ao Fundo Europeu.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimen-to, Indústria e Comércio Exte-rior, em 2010 o comércio entre Brasil e Portugal faturou US$ 2,08 bilhões, com crescimento de 22% em relação a 2009. As exportações brasileiras para Portugal cobriram em 2,6 ve-zes as importações.

No ano passado, o Brasil vendeu para Portugal US$ 1,5 bilhão, mais 18,1% que em 2009. As exportações portu-guesas para o mercado brasi-leiro fecharam o ano em US$ 580 milhões.

A pauta de exportações brasileiras para Portugal foi liderada pelo petróleo (32,9%), seguido pela soja (18,7%), o açúcar (9,6%) e milho (5,4%). Por outro lado, as importa-ções brasileiras de produtos portugueses foram dominadas pelo azeite (22,8%), bacalhau (10,8%), vinho (5%) e a pera fresca (4,5%).

Em viagem a Portugal, Dilma não falará de negócios

Page 22: Jornal O Reporter

22 O REPÓRTER ESPORTEQUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Por Jonas Palharini

Levi VieiraOpinião

Grande no Gigante

Assim podemos resumir o que foi o nosso glorioso São Luiz no jogo do último sábado em Porto Alegre (que coincidentemente festejava seus 239 anos), no Beira-Rio contra o atual campeão da Libertadores, Interna-cional. E o empate em 0x0 trazido da capital, não foi obra do acaso ou do habitualmente dito, coisas do futebol.

Foi uma igualdade plasmada diante de um adversário que colocou em

campo o que possuía de melhor, com exceção feita ao seu goleador Leandro Damião que servia a Seleção Brasi-leira. E o São Luiz do técnico Paulo Porto que na nossa avaliação, pelo que se propôs, ganhou taticamente do seu Celso Roth, foi organizado com cuidados defensivos mas jamais sem dizermos que foi retranqueiro, pelo contrário, começou o jogo tendo na frente dois atacantes (Nicolas e Sharlei) contra um no outro lado (o argentino Cavenaghi).

E o que fica mais marcante na atuação do colorado ijuiense contra o da capital, a partir dos 41 minutos do primeiro tempo com a expulsão do volante Daril, o São Luiz teve que se virar (e como o fez com acerto), com apenas 10 jogadores em campo. Mas quem muito bem diz o que foi o São Luiz em campo, este livre de qual-quer sentimento de bairrismo, ficou marcado na frase de Giovanni Luigi: “o São Luiz não merecia ter perdido para o Inter”.

Então ufa que alívio, pois agora com 13 pontos somados na geral do Gauchão, o time ijuiense virtualmente livra-se da Segundona, e isto mate-maticamente poderá ser referendado no jogo desta quarta-feira em Santa Maria quando o Inter de lá, apenas empatando com o Cruzeiro, já estará rebaixado. Penso que coisas melhores ainda virão para o São Luiz nos dois jogos que ainda lhe restam. Este ano a melhor impressão será a última. Bravo São Luiz.

Conhece aquele termo co-locado por treinadores e dirigentes, o time en-

caixou? Pois é, após diversos fracassos no primeiro turno, bons jogos, mas, resultados negativos nas três primeiras rodadas da Taça Farroupilha, parece que agora o time treina-do por Paulo Porto encaixou.

Jogando no Gigante da Beira-Rio, que passa por re-formas para a Copa do Mundo de 2014, o São Luiz colaborou

Atuação de luxo

São Luiz conquista empate heróico no Beira-RioNo choque dos colorados, São Luiz segura o campeão da Libertadores em confronto sem gols

São Luiz superou as dificuldades contra o Internacional no Beira-Rio

para a construção de mais problemas ao time de Celso Roth. O colorado da Baixada não tremeu, e encarou o Inter de igual pra igual.

Os pouco mais de 4 mil tor-cedores que foram ao estádio na tarde de instabilidade de sábado, observaram a força do time do interior, a persistência de ficar entre os grandes e o desafio de chegar entre os quatro melhores na segunda fase da Taça Farroupilha.

Se todas as adversidades não fossem suficientes, o São Luiz ficou sem um jogador desde os 40 minutos da etapa inicial quando, Daril recebeu o cartão vermelho após falta cometida em Oscar.

Durante 55 minutos restan-tes de bola rolando, o time de

Paulo Porto foi valente. Lutou contra um adversário superior, mesmo assim, aos 22 minutos do segundo tempo, teve uma chance clara de marcar através do volante Carlos Eduardo que ficou cara a cara com Lauro,

mas chutou fraco para a defesa do goleiro colorado.

Empurrado pela torcida, o Inter cresceu em campo, Roth colocou em campo D’Alessandro, Rafael Sóbis e o garoto Alex. Mesmo com

tanta ofensividade, o Inter-nacional não conseguiu furar o bloqueio defensivo do São Luiz que teve como principal responsável o goleiro Vander-lei, que salvou o time ijuiense em pelo menos quatro opor-tunidades.

Na coletiva, técnico do In-ter Celso Roth criticou a falta de efetividade do time. Já diri-gentes colorados e a imprensa da capital elogiaram a postura e o esquema do São Luiz, trei-nado por Paulo Porto.

Se não está matematica-mente livre do rebaixamento, o temor do descenso ronda com mais força para os la-dos do Inter de Santa Maria e o Porto Alegre, que devem dar adeus à elite do futebol gaúcho.

Taça Farroupilha 5ª rodada

Porto Alegre 2x2 Santa CruzCom o empate, o Porto Alegre é o primeiro time a dar adeus à 1ª Divisão. Se não vencer hoje, o Inter-SM pode também se despedir da elite do Gauchão

Hoje – rodada atrasada19h30 – Novo Hamburgo x Caxias20h – Juventude x Grêmio20h30 – Inter-SM x Cruzeiro

A chuva que não deu trégua no fim de semana, não impe-diu a realização da primeira etapa do Circuito de Corridas de Rua de Ijuí. O evento que contou com a participação de 228 atletas das cidades de Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, Panambi e Palmeira

Instabilidade não impediu realização do 1º Circuito de Corridasdas Missões, foi realizado na manhã do último domingo.

Na categoria geral mascu-lino, Adelar Schuler ficou em primeiro, com André Herter chegando logo atrás e Vilmar Rosinieski completando a pro-va na terceira posição.

A categoria feminino teve

como vencedora, Maria Ro-sana Ferreira, Sandra Scherer do Clube de Corredores de Ijuí (CCI) chegou em terceiro.

A escola Pedro Speroni de Santa Rosa representada por alunos que correram nas categorias de A a G, venceu o Circuito de Ijuí.

A categoria H foi vencida por Mariele do Nascimento. Na categoria I, primeiro lugar para Paulo Schamp; Alex Rodrigues

do CCI venceu na categoria J e; Lucas Pinheiro também do CCI foi o primeiro na categoria K.

O atleta Jorge Caetano e Kenji Maki chegaram em primeiro e segundo, respec-tivamente na categoria Q. Júlio Berwig venceu a prova na categoria S; Valdir Dobler foi o vencedor na categoria T; Gabriela Kuhn chegou em primeiro na U; e Cláudia Pelisson e Sandra da Cruz

chegaram em primeiro e se-gundo lugar, respectivamente na categoria W.

Uma escola de Santo Ânge-lo, uma de Santa Rosa e a es-cola Tiradentes de Ijuí foram premiadas pela participação em maior número de atletas.

A próxima etapa do Circui-to de Corridas de Rua de Ijuí será realizada no dia 12 de julho, com largada às 10h, do Poliesportivo.

Page 23: Jornal O Reporter

POLÍCIA O REPÓRTER 23QUARTA-FEIRA, 30 de março de 2011

Por Jonas Palharini

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e Brigada Militar tenta capturar

a dupla que atirou em dois jovens, um de 21 e outro de 22 anos, por volta de 21h30 de segunda-feira.

Os amigos Alisson Luiz da Rocha, de 21 anos, e Altamir de Quadros dos Santos, 22 anos, chegavam à casa de amigos para um jantar. A dupla era

Polícia investiga tentativa de duplo homicí-dio no bairro Getúlio VargasDois homens foram baleados na noite de segunda-feira, quando se preparavam para um jantar na casa de amigos

tripulante de uma motocicleta.Quando chegaram no pátio

da residência, na Quadra M do bairro Getúlio Vargas II, os amigos foram alvejados com disparos de arma de fogo por outra dupla. Alisson foi atingi-do na cabeça e na perna direi-ta. O tiro perfurou o capacete da vítima. O amigo, Altamir sofreu um tiro na perna. Os dois foram encaminhados para atendimento no Pronto Socor-ro do Hospital de Caridade.

Alisson que levou um tiro na cabeça, segundo informa-ções trazidas pela assessoria de comunicação do hospital, continua internado na Unida-de de Tratamento Intensivo do HCI. O estado de saúde é regular. Altamir foi atendido

no Pronto Socorro, medicado e liberado.

Conforme informações de populares e parentes das ví-timas, já se têm o nome dos envolvidos na tentativa do duplo homicídio. Segundo um dos familiares, os atiradores fo-ram até o hospital para tentar matar as vítimas, entretanto, desistiram de entrar na casa de saúde pelo movimento da polícia.

Os órgãos de segurança pública acreditam que foi a dupla que assaltou por volta das 22h, uma farmácia em frente ao hospital. Os bandi-dos chegaram até o caixa do estabelecimento e exigiram dinheiro. A dupla roubou R$ 520,00 da farmácia e fugiu.

Polícia já identificou os autores da tentativa de homicídio e do roubo de uma farmácia

O primeiro dia de trabalho de Marcelo Pinho como entre-gador de gás de uma empresa localizada na BR-285 não foi sa-tisfatório. Isto porque o jovem de 24 anos sofreu um acidente que envolveu a motocicleta que conduzia e um caminhão com placas de Vacaria, dirigido por Laurindo Talles Arruda,

52 anos.O acidente ocorreu por

volta das 14h45, de ontem, próximo ao trevo de aces-so à Ijuí, na BR-285. O pneu dianteiro do lado direito do caminhão estourou, atingindo a motocicleta.

O entregador de gás sofreu ferimentos no ombro direito.

Ele foi socorrido pelo Samu/Salvar e foi encaminhado para atendimento no Pronto Socor-ro do HCI. O jovem passou por exames de raio-X não aparen-tando maior gravidade nos ferimentos.

O acidente foi atendido pela Brigada Militar de Ijuí e Polícia Rodoviária Federal.

Trabalhador ferido no primeiro dia do novo emprego

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas, duas delas com gravidade, em um aciden-te no final da tarde de domingo em São Miguel das Missões.

Um Corsa, placas de Santo

Augusto, e um Golf, placas de Bagé, colidiram na rodovia que liga São Luiz Gonzaga a Entre-Ijuís, no km 529, por volta das 17h50min.

Nelcinda Cortes, 60 anos,

passageira do Corsa, morreu na hora. Um menor de 15 anos, e Ana Cláudia Gobi da Silva, 23 anos, estão interna-dos em estado grave no Hos-pital de Santo Ângelo.

Acidente deixa um morto e seis feridos em São Miguel das Missões

Um ciclista morreu no começo da manhã de ontem no centro de Santa Rosa, na região Noroeste. Deoclécio Zanoni, 53 anos. Ele estava indo trabalhar quando foi atingido por um caminhão que transportava leite, no

cruzamento da rua Olavo Bi-lac com a avenida Inhacorá. Ele morreu na hora.

O c o r p o d e D e o c l é -c io fo i encaminhado ao Ins t i tu to Médico Lega l . O motorista do caminhão nada sofreu.

Ciclista morre atropelado por caminhão em Santa Rosa

Populares comunicaram a polícia na noite de sábado, que havia um homem caído na Rua Leão Vercelino, no bairro Elizabeth.

Os policiais chegaram ao lo-cal e constataram que a vítima era Emerson Benhur Keidmann, conhecido como Alemão do Negri, de 36 anos.

Não havia sinais de vio-lência pelo corpo. Peritos do

Instituto Geral de Perícias irão analisar a causa da morte de Keidmann.

Em São Luiz Gonzaga, um homem de 39 anos foi encon-trado morto numa lavoura de mandioca, na Vila Mário. João Anilton de Melo, conhecido como Índio teria morrido ele-trocutado, segundo informa-ções da polícia. Fios elétricos foram encontrados no local.

Corpo de homem é encontrado no bairro Elizabeth

Um idoso morreu em aciden-te no final da manhã de domin-go, na rodovia que liga Ijuí a Pa-nambi, na BR-285, em Pejuçara. Jacinto Leopoldino Scolari, 81 anos, morreu após o Palio

Adventure, placas de Getúlio Vargas, em que era passageiro aquaplanar e colidir contra uma árvore no km 435 da ro-dovia. Ele chegou a ser socor-rido, mas morreu a caminho

Idoso morre em acidente na rodovia que liga Ijuí a Panambi

Um jovem de 23 anos, mo-rador de Palmeira das Mis-sões, foi preso em flagrante na segunda-feira à noite, com 365 quilos de maconha. A prisão, ocorreu na ERS-324, entre Ron-da Alta e Três Palmeiras. Além da droga, o suspeito portava uma espingarda e munições de diferentes calibres.

A Polícia Federal recebeu

informações de que um car-regamento de drogas iria pas-sar pela região. Com isso, os agentes federais passaram a monitorar as rodovias e inter-ceptaram um Honda Civic com placas clonadas.

O condutor tentou fugir, mas perdeu o controle do veí-culo e saiu da pista. Na revista, os policiais encontraram no

porta-malas do carro 575 tijo-los de maconha pesando 365 quilos.

Além da droga, os policiais apreenderam no Honda 312 munições para calibres 38, 32, 22, 12 e 9 mm. A droga era transportada de Chapecó-SC para o Rio Grande do Sul. O veículo tinha sido furtado em Santa Catarina.

Polícia Federal prende jovem com 365 quilos de maconha

do Hospital de Caridade de Ijuí. O filho da vítima, Arlei José Scolari, que dirigia o veículo, e a mulher, Edithe Bernardon Scolari, não sofreram ferimentos graves.

Page 24: Jornal O Reporter

CMYK

O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2011

Da Redação

O volume de chuva registrado chegou a 400 milímetros. Pontos do interior foram os mais atingidos

A chuva que atingiu o municí-pio de Ijuí e região princi-palmente no último final de

semana causou diversos danos, além de isolamentos de algumas localidades que solicitaram ajuda ao Poder Executivo. Segundo in-formações, o rio Ijuí está 9 metros acima de seu nível normal. A chuva ocorreu em decorrência da entrada de uma frente fria no Estado. Mui-tos municípios sofreram prejuízos com chuvas e fortes rajadas de vento, no final de semana.

Percorremos alguns pontos como a Usina da Ceriluz, Usina Velha, Fonte Ijuí e Vila Itaí e con-statamos a situação. De acordo com o boletim divulgado pela Met-Sul Meteorologia a tendência é de agravamento das cheias dos rios da Metade Norte do Rio Grande do Sul com chuva forte e intensa ao Estado no domingo e durante a segunda-feira.

De acordo com o meteorolo-gista Luiz Fernando Nachtigall, os maiores volumes devem se con-

centrar justamente nas áreas de nascentes dos rios no Planalto Mé-dio e na Serra Gaúcha. “O quadro realmente preocupa”, descreveu Nachtigall. Conforme análise da MetSul, três rios trazem maior preocupação no curto prazo por já estarem com seus níveis eleva-dos: Taquari (Vale do Taquari), Caí (Vale do Caí) e Fiúza (Panambi).

A expectativa é de chuva forte a ocasionalmente torrencial nas nascentes e ao longo das bacias destes três rios ontem e hoje. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall explica que o solo está saturado de umidade e que se torna muito instável. Ontem à tarde voltou a chover gerando mais preocupações.

Notificação de desastre de 17 municípios gaúchos – Até ontem à tarde a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já recebeu 17 Noti-ficações Preliminares de Desastre (Nopred). Confira a situação das localidades afetadas: Alegrete; Não-Me-Toque; Maximiliano de Almeida; Paim Filho; Fagundes Varela; Santa Cecília do Sul; Getúlio Vargas; Tapejara; Vista Alegre do Prata; Lagoa dos Três Cantos; Soledade; Panambi; Colorado; Severiano de Almeida; Coqueiros do Sul; Água Santa; e Nova Alvo-rada.

Município registrou diversos pontos de alagamentos


Related Documents