Top Banner
Lula à UNE: “ Obrigado por existirem “ INFORMATIVO DO 52º CONGRESSO DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES GOIÂNIA / GO SEXTA-FEIRA 15/07/2011 # 2 Vitor Vogel
8

JORNAL NOTA 10 ED 2

Mar 15, 2016

Download

Documents

JORNAL NOTA 10 ED 2
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: JORNAL NOTA 10 ED 2

Lula à UNE: “ Obrigado por existirem “

INFORMATIVO DO 52º CONGRESSO DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES GOIÂNIA / GO SEXTA-FEIRA 15/07/2011 # 2

Vito

r Vog

el

Page 2: JORNAL NOTA 10 ED 2

SEXTA-FEIRA 15 . 07 . 20112

O informativo Nota 10! é uma publicação da União Nacional dos Estudantes (UNE) Coordenação editorial: Contra Regras - Comunicação

Edição: Artênius Daniel e Rafael Minoro

Redação: Patricia Blumberg, Thatiane Ferrari e Vivian Fróes

Projeto Gráfico: Bijari – bijari.com.br

E-mail: [email protected]

Tiragem: 10.000 exemplares

Fotos: Vitor Vogel

Redes sociais:Twitter: @_uneFascebook: http://www.facebook.com/unepelobrasilYoutube: http://www.youtube.com/uneoficial

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Hospital Universitário UFG

(62) 3269-8200

Hospital de Urgência de Goiânia

(HUGO)

(62) 3221-6161

Prefeitura de Goiânia

156

Transporte público

517

Ambulância - SAMU

192

Bombeiro

193

Polícia

190

Rádio Táxi Anhanguera

(62) 3256-3000

Rádio Táxi ABC

(62) 3285-1366

Moto Táxi Universitário

(62) 3202-3961 ]

Moto Táxi KM Moto Boy

(62) 3218-2177

Aeroporto

(62) 3207-1288

Farmácia 24h: Droga Jato

(62) 3209-3000

Terminal Rodoviário

(62) 3224-8466

Telefones Úteis

A praça universitária de Goiânia foi, aos poucos, ocupada pelos estudantes nos últimos dias. Jovens de todos os estados, com sonhos diversos, com muitas ban-deiras, chegaram à capital goiana para participar do maior e mais representativo Congresso da União Nacional dos Estudantes em toda a sua história.

Temos um orgulho enorme e uma responsabilidade sem precedentes ao saber que, no 52º Congresso, participaram das etapas estaduais mais de um milhão e meio de estudantes, que elegeram seus delegados para vir até aqui.

O número recorde de alunos que participam, direta e indiretamente, desse encontro, é uma resposta muito convincente a todos aqueles que dizem que a juventude brasileira não é mobilizada. É uma demonstração de força para aqueles que não acreditam que a UNE é sim a mesma dos anos 60, 80, ou de qualquer

outro período em que precisou mudar os destinos deste país.No entanto, sabemos que nosso desafio é ainda maior do que provar a força

da UNE. O maior e mais participativo Congresso da UNE precisa ser, também, o mais qualificado na sua programação de debates, nas idéias que aqui circulam, nas propostas e decisões que iremos tomar para o futuro do país.

O movimento estudantil não se prende apenas a números. Nossa luta é por fazer a diferença e temos certeza de que vamos continuar fazendo.

Augusto Chagas, Presidente da UNE

O maior Congresso da UNE

Page 3: JORNAL NOTA 10 ED 2

INFORMATIVO DO 52º CONGRESSO DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES 3

NOTÍCIAS

Apesar de ser inverno na capital goiana, delegações de estudantes de todos os estados, presentes ao Congresso da UNE, levaram o calor das mani-festações populares às ruas. A Marcha dos Estudantes (#marchadosestudan-tes) aconteceu por volta das 15h da última quinta-feira, unindo mais de 5 mil pessoas e percorrendo cerca de 4km.

Os gritos e palavras de ordem ecoaram, desde o Centro de Convenções, na avenida Paranaíba, até a Praça Universitária. Na pauta principal, a defesa da aplicação de 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal na educação.

Com bandeiras, faixas e rostos pintados, os estudantes coloriram as ruas da cidade. A marcha reuniu lideranças políticas e dos movimentos sociais, levantando também a bandeira por mudanças na política econômica.

A energia do movimento estudantil despertou a população local, que vi-brava com os jovens em algumas esquinas por onde o caminhão de som pas-sava. Foi necessário mobilizar sete equipes para controlar a movimentação dos carros, seguindo informações da Agência Municipal de Trânsito (AMT).

#marchaspelobrasilA tônica da passeata também foi, segundo o presidente da UNE Augusto

Chagas, incentivar o fortalecimento dos movimentos juvenis que têm ocupado as ruas do Brasil em marchas de todos os tipo. Para Augusto, a interação com as ruas e avenidas é fundamental para os jovens e o movimento estudantil.

“Seremos a UNE das ruas. Vamos fazer pressão para os direitos dos es-tudantes sejam garantidos e que possamos avançar em conquistas para a melhoria do ensino no país. Queremos também ampliar nossa pauta, nos envolver mais com temas relacionados ao meio ambiente, saúde, diversidade sexual, comunicação e liberdade do conhecimento”, analisou.

Yann Evanovick, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

#marchadosestudantesAs ruas de Goiânia ferveram na tarde desta quinta-feira

também ressaltou o dever da entidade em promover passeatas e atos públicos.“Os estudantes e a juventude dão uma lição de democracia ao sair às ruas

para reivindicar seus direitos e exigir mais verbas para a educação. A força dos estudantes unidos, tomando as ruas do país, é imprescindível àqueles que insis-tem em construir um Brasil melhor e mais justo para todos”, pontuou.

Ao fim do percurso, os estudantes entoaram uma salva de palmas na Praça Universitária, acompanhados pelo pôr-do-sol encantador da cidade de Goiânia.

Page 4: JORNAL NOTA 10 ED 2

SEXTA-FEIRA 15 . 07 . 20114

Page 5: JORNAL NOTA 10 ED 2

INFORMATIVO DO 52º CONGRESSO DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES 5

NOTÍCIAS

Na tarde desta quinta-feira, 14 de julho, no Palácio de Convenções de Goiânia, o clima de reencontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a União Nacional dos Estudantes foi de bons e velhos amigos. Ao mesmo tempo em que a UNE homenageou e demonstrou seu afeto pelo ex-presidente, Lula correspondeu de maneira bem humorada e emocionada. O barulho do ato foi o de milhares de estudantes cantando em uma só voz: “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.

A participação de Lula fez parte do II Encontro nacional de estudantes do ProU-ni, atividade integrada ao Congresso da UNE. Foi sob esse clima que ele foi ao mi-crofone revelar sua saudade em discursar e demonstrar em palavras como estava feliz. “Quero cumprimentar a todos aqui e dizer que eu estava com saudades de vocês”. Ainda falando sobre a animação em estar no evento ele completou: “Vou contar para vocês, era para eu estar no Egito agora, falando para a juventude de lá sobre democracia, estava tudo certo, mas quando me falaram sobre o congresso da UNE, larguei tudo e vim para cá. Não há como falar de democracia em outro país se eu não participo de um Congresso democrático, como este aqui dos estu-dantes, em meu próprio país.

Bem humorado em todo o discurso, assumiu um tom mais sério quando co-mentou sentir falta do ex-vice-presidente José Alencar, falecido no início do ano, e da presidenta Dilma Rousseff, lamentando que ela não estivesse no encontro.

ProuniGrande parte do público era composto por alunos que ingressaram na universi-

dade graças ao ProUni, desenvolvido e implantado na gestão de Lula em instituições particulares de todo o país. Em meio aos discursos dos convidados, reverberavam os gritos e empolgação de milhares de jovens, que dificilmente cessavam o coro.

Participaram também o ministro da Educação Fernando Haddad, o presidente da UNE Augusto Chagas, o vice-presidente da UNE Thiago Rabelo, o presidente da UBES Yann Evannovich, o secretário geral da UNE Antonio Henrique, o prefeito de Goiânia Paulo Garcia e a presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduan-dos (ANPG) Elisangela Lizardo.

A estudante de medicina Vanessa Castilho, bolsista do ProUni, protagonizou um dos momentos mais marcantes do evento, com a leitura de uma carta, repre-sentando os prounistas de todo país. Enquanto lia e expressava o orgulho por ser universitária, os alunos que assistiam vibravam de suas cadeiras, vendo naquele palco não uma estudante qualquer, mas o próprio retrato de suas vidas. “Sou filha de pedreiro e doméstica. Estou no quarto ano de medicina e quero que muitos outros ainda estejam”. Em certo momento foi possível ver a comoção de diversas pessoas, com os olhos cheios de lágrimas. O próprio ex-presidente Lula não resis-tiu à beleza do discurso, ficando bastante emocionado. Em tom alto e exaltado, o auditório inteiro cantava “O filho de pedreiro vai poder virar doutor”.

Atentos, os estudantes não perceberam o tempo passar, demonstrando o ca-rinho por Lula todo tempo. Informado de que este é o mais representativo Con-gresso da UNE em toda a história, com mais de um milhão e meio de estudantes participando do processo em seus estados, Lula aproveitou para dar um recado para os candidatos à presidência da UNE. “Quem assumir a UNE não vai mais ficar fazendo discursinho somente na porta da universidade pública. A UNE vai ter que ir também para a porta das universidades particulares, vai ter que aumentar o movimento estudantil”.

Ao final de sua fala, visivelmente satisfeito com o encontro e parabenizando a UNE, Lula disse: “Obrigado por vocês existirem”.

Lula à UNE: “Obrigado por vocês existirem”Ex-presidente se emociona e demonstra seu apreço pelo movimento estudantil

Page 6: JORNAL NOTA 10 ED 2

SEXTA-FEIRA 15 . 07 . 20116

NOTÍCIAS

O Congresso da UNE preparou um ato nesta sexta-feira para discutir o pro-jeto da chamada “Comissão da Verdade”, que trata de um período da história brasileira cujos documentos e informações ainda são, em boa parte, mantidos em sigilo, a época do golpe militar. O jornal Nota 10! conversou sobre o assunto com a ex-diretora da UNE e atual deputada federal Manuela D’ávila, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal e convidada especial para este debate. Leia abaixo:

Qual a importância, para a juventude, de debater os direitos humanos?O debate sobre os direitos humanos interessa a toda a sociedade e, em par-

ticular à nossa juventude. Nós não podemos nos furtar de debater o combate às injustiças sociais, o combate à homofobia e ao preconceito, o combate às

Congresso da UNE debate a Comissão da VerdadeJornal Nota 10 entrevistou a deputada Manuela D’ávila, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal

Congresso abre espaço para as Conferências Livres de Juventude

A UNE, em parceria com a comissão organizadora da 2ª Conferência Nacional de Juventude, realiza neste Congresso debates sobre alguns dos temas principais ligados aos jovens brasileiros, as chamadas “conferências livres”. A iniciativa é enriquecer a preparação para a 2ª Conferência, que acontece em dezembro.

Estarão presentes no encontro a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, a secretária adjunta de Juventude e coordenadora da Comissão Orga-nizadora, Angela Guimarães, e o presidente do Conselho Nacional de Juventu-de, Gabriel Medina. Educação, emprego, esporte e lazer, racismo, machismo, homofobia,serão alguns dos assuntos que estarão na pauta dos estudantes. Os temas propostos surgem a partir do olhar juvenil questionando sua própria reali-dade e propondo soluções sob diversos pontos de vista.

práticas que buscam cercear a liberdade de expressão. Nossa juventude sempre esteve à frente da luta em defesa do Brasil e da democracia, e também em de-fesa dos Direitos Humanos.

Explique melhor para os estudantes o que é o projeto da Comissão da Ver-

dade.A Comissão da Verdade é uma oportunidade de nosso povo passar a história

a limpo, esclarecendo as condições em que muitos defensores do nosso país de-sapareceram. Também é um espaço onde as famílias irão resgatar a história de seus filhos e filhas que combateram a Ditadura Militar. A Comissão proposta pelo governo irá ter representantes da sociedade civil que irão reunir documentos e depoimentos para reconstruir a nossa história neste período.

A presidente Dilma Rousseff já mostrou esforço para que a Comissão da

Verdade seja aprovada. Qual a expectativa em relação a isto?Nós estamos iniciando o debate no Congresso Nacional, portanto ainda temos

um processo de construção da Comissão, mas existe o esforço dos partidos da base da presidenta Dilma para que esta Comissão seja instalada ainda este ano.

Há quem diga que não existem mais documentos importantes da história

recente brasileira a serem revelados. Qual sua opinião sobre isso?Eu acredito que ainda existem documentos que serão analisados pela Co-

missão, pois os arquivos tornados públicos nos últimos anos ainda tem muitas lacunas, mas é com a instalação da Comissão da Verdade que iremos poder conhecer com detalhes este período da nossa história

Page 7: JORNAL NOTA 10 ED 2

INFORMATIVO DO 52º CONGRESSO DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES 7

QUEM É QUEM

José Severino FilhoJosé Severino Filho saiu de Pentecoves, ci-dade localizada no norte cearaense, e depois de 56 horas de estrada, e apenas três horas dormidas, chegou à Goiânia. Com 53 anos, o estudante de biologia veio para o Congres-so Nacional da UNE representando mais de 300 universitários da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) que votaram nele.

Antônio NetoAntônio Neto é da direção nacional do setor de Juventude do MST. Neto sempre partici-pa das atividades da UNE, esteve presente na última Bienal e é sempre parceiro dos estudantes. Ele veio direito do Distrito Fede-ral e está em Goiânia desde terça-feira. Vai ficar até domingo no Congresso para parti-cipar de todas as atividades.

Roque JuniorRoque Júnior é uma lenda do movimento estudantil. Sempre presente nos eventos da UNE como fotógrafo voluntário, o gaú-cho de 40 anos começou na militância no movimento secundarista e desde então não parou mais. Nesta 52ª edição do encontro, Roque veio como delegado, representando os estudantes de Caxias do Sul-RS depois de 36 horas de viagem.

Chayenne FariasChayenne Farias tem 18 anos e veio para o CONUNE com a delegação do Macapá. Fo-ram dois dias viajando de barco até Belém e depois mais dois dias de ônibus de lá para Goiânia. Mesmo com tantas dificuldades para chegar, a estudante acredita que está fazendo sua parte, já que veio ao encontro para participar de debates importantes e re-presentar os estudantes de sua região.

Leidy Cepeda e Cristian CeliaLeidy Cepeda, estudante de ciências so-ciais, de 22 anos, e Cristian Celia, estudante de história, de 20 anos, são colombianos e estão fazendo intercâmbio na UNIVATES desde o início do ano. Vieram com a delega-ção gaúcha e depois de 36 horas de estrada chegaram ao Congresso da UNE.

Lucas da VeigaLucas da Veiga veio de Porto Alegre, enfren-tando mais de 40 horas para participar do Congresso da UNE. Representando o mo-vimento hip hop, Lucas, que costuma dar aulas de grafite para presidiários e estudan-tes, fará uma intervenção artística dentro do alojamento que está hospedado. Claro, além disso, prometeu participar dos princi-pais debates.

Geyse AnneGeyse Anne é de Fortaleza e realizou uma grande façanha para conseguir vir ao Congres-so: foi demitida do trabalho. Aos 18 anos, a jo-vem cearense está se preparando para o vesti-bular e almejando uma vaga na universidade pública. Participou do II Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni e ficou emocionada ao ganhar um abraço do ex presidente Lula, moti-vo para esquecer a tristeza da demissão.

Armando SimonettiArmando Simonetti até que não enfrentou muitos problemas para chegar ao Congres-so da UNE. Ele veio de São Paulo e per-correu 12 horas de estrada, regada a mui-ta cachaça e cantorias. O único problema, para o estudante de Filosofia, foi o cheiro do banheiro! Ele chegou esta quarta-feira em Goiânia e foi direito participar da passeata.

Conheça os personagens do Congresso da UNE

Page 8: JORNAL NOTA 10 ED 2

MAPA DAS ÁREAS / PROGRAMAÇÃO

1 FACULDADEDEDIREITODAUFG

2 CENTROCULTURALDAUFG

3 CREDENCIAMENTO

4 FACULDADEDEEDUCAÇÃODAUFG

5 FACULDADEDEENFERMAGEMENUTRIÇÃO

6 PALCOPRAÇAUNIVERSITÁRIA

7 BIBLIOTECADAPRAÇAUNIVERSITÁRIA

8 ÁREA2–PUC-GO

9 DCEPUC-GO

10 ARENADEBATES1-HONESTINOGUIMARÃES

11 ARENADEBATES2–ALDOARANTES

12 UEE-GO

9

2

7

6

1

8

54

11

3

10

12

9h às 13h – Seminário do Plano Nacional de Educação – Educação tem que ser 10! Tema 1: Os desafios do Plano Nacional de Educação e o pa-pel do Fórum Nacional de Educação Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG Tema 2: Democratização do acesso e permanência nas uni-versidades Local: Auditório do DCE área 2 da PUC/GO Tema 3: Autonomia e financiamento das universidades pú-blicasLocal: Auditório do Faculdade de Direito da UFG Tema 4: Regulamentação do ensino privado Local: Auditório da área 2 da PUC /GOTema 5: Universidade, inovação tecnológica e política indus-trial Local: Centro Cultural da UFG Tema 6: Valorização dos profissionais em educação no Brasil Local: Auditório da Faculdade de Enfermagem e Nutrição da UFGTema 7: Cultura e educação como projeto de extensão uni-versitáriaLocal: Arena de debates 1 – Honestino Guimarães09h às 13h – Etapa livre da 2ª Conferência Nacional de Ju-ventudeTema 1: Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitosLocal: Auditório da Faculdade de Educação da UFG

Tema 2: Juventude, saúde, esporte, lazer e tempo livre Local: Sala área 2 da PUC/GOTema 3: Juventude, educação e trabalho Local: Sala área 2 da PUC/GO Tema 4: As jovens mulheres transformando a universidade Local: Arena de debates 2 – Aldo ArantesTema 6: Juventude negra conquistando direitos e desenvol-vendo o Brasil Local: Sala área 2 da PUC/GOTema 7: Juventude e a luta contra a homofobia Local: Sala área 2 da PUC/GO 13h às 15h – Ato em defesa da memória e da verdadeTema: Para que não se esqueça, para que nunca mais acon-teçaConvidados: Manuela d’Ávila (deputada federal PCdoB/RS e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), Maria do Rosário (ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos)Local: Praça Universitária 15h às 18h – Ciclo de debates do 52º Congresso da UNE Tema 1: Rumos do desenvolvimento econômico e social bra-sileiroLocal: Auditório do Faculdade de Direito da UFGTema 2: Soberania nacional e solidariedade internacional Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFGTema 3: Impactos dos agrotóxicos no Brasil: uma ameaça à

saúde pública e ao meio ambiente Local: Auditório do DCE área 2 da PUC/GOTema 4: Reforma urbana no Brasil de hoje Local: Sala área 2 da PUC/GOTema 5: Construindo um Sistema Único de Saúde Local: Auditório da Faculdade de Educação da UFGTema 6: Democratização dos meios de comunicação e mar-co regulatório da mídia no BrasilLocal: Arena de debates 1 – Honestino Guimarães Tema 7: Debatendo a política nacional de drogas Local: Arena de debates 2 – Aldo Arantes Tema 8: Esporte e desenvolvimento nacional Local: Auditório da área 2 da PUC/GOTema 9: Reforma política e ampliação da democracia no Brasil Local: Auditório do Centro Cultural da UFGTema 10: Soberania nacional, soberania alimentar e código florestalLocal: Auditório da Faculdade de Nutrição e Enfermagem da UFG 19h às 19h30 – Lançamento do 16º Congresso da OCLAELocal: Goiânia Arena19h30 às 21h – Plenária final 52º CONUNE (votação das propostas consensuais)Local: Goiânia Arena 22h – Show - Local: Palco Praça Universitária

SEXTA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2011

patrocínioprodução estrutura

realização produção e comunicação

parceria