Top Banner
INFORME FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL PÁGINA A13 PÁGINA A16 EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 14 DE JULHO DE 2016. ANO 6 . N O 326 Vereador que tinha se lançado como pré-candidato a prefeito voltou atrás e vai apoiar o peemedebista Moradores da rua João Francisco Garcez, no Canto da Lagoa implantaram nesta semana o mais novo grupo do Vizinho Solidário em Florianópolis AMAURI DOS PROJETOS SERÁ O VICE NA CHAPA DE JOSÉ NATAL (PMDB) MORADORES E PM UNIDOS CONTRA A BANDIDAGEM REFORÇO DE PESO VIZINHO SOLIDÁRIO RUA VER. ARTHUR MANOEL MARIANO, 888, FORQUILINHAS, SÃO JOSÉ (48) 3357-1904 Relatório divulgado mostra que 50,9% dos imóveis inspecionados estão regulares; já foram inspecionadas quase 21 mil unidades PÁGINA A3 SE LIGA NA REDE METADE DAS LIGAÇÕES DE ESGOTO ESTÃO IRREGULARES PÁGINA A12 POPULAÇÃO COMPARECEU EM MASSA NO 1º ENCONTRO REALIZADO NO BAIRRO AREIAS, SEMANA PASSADA FERNANDO ANSELMO INICIA ENCONTRO EM BAIRROS OUVINDO ADRIANO RIBEIRO SAVAS APÓSTOLO/DIVULGAÇÃO
16

Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

Aug 05, 2016

Download

Documents

Edição 326
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

INFORMEFLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

PÁGINA A13 PÁGINA A16

EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 14 DE JULHO DE 2016. ANO 6 . NO 326

Vereador que tinha se lançado como pré-candidato a prefeito voltou atrás e vai apoiar o peemedebista

Moradores da rua João Francisco Garcez, no Canto da Lagoa implantaram nesta semana o mais novo grupo do Vizinho Solidário em Florianópolis

AMAURI DOS PROJETOS SERÁ O VICE NA CHAPA DE JOSÉ NATAL (PMDB)

MORADORES E PM UNIDOS CONTRA A BANDIDAGEM

REFORÇO DE PESO VIZINHO SOLIDÁRIO

RUA VER. ARTHUR MANOEL MARIANO, 888, FORQUILINHAS, SÃO JOSÉ

(48) 3357-1904

Relatório divulgado mostra que 50,9% dos imóveis inspecionados estão regulares; já foram inspecionadas quase 21 mil unidades PÁGINA A3

SE LIGA NA REDE

METADE DAS LIGAÇÕES DE ESGOTO ESTÃO IRREGULARES

PÁGINA A12POPULAÇÃO COMPARECEU EM MASSA NO 1º ENCONTRO REALIZADO NO BAIRRO AREIAS, SEMANA PASSADA

FERNANDO ANSELMO INICIA ENCONTRO EM BAIRROS

OUVINDO

ADRIANO RIBEIRO

SAVAS APÓSTOLO/DIVULGAÇÃO

Page 2: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0001-80

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

21 22 18 15 15 18 1616 16 14 08 07 09 13

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado com

chuva a qualquer hora

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado com

chuva a qualquer hora

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sol e aumento de nuvens de manhâ. Pancadas de chuva à

tarde e à noite

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

MMA EM SÃO JOSÉ

Mais um final de semana o Centro de Mul-ti Uso de São José é palco de um evento

de MMA. Já é comum o local servir para as lutas que empolgam tanto o público.

Aos poucos o município vai formando o público cativo do esporte e se transfor-

mando na capital Catarinense do MMA.

ESPECIFICIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO I

ADELCIO MACHADOO AUTOR Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Comunicador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Financeiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANPPOM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

DIV

ULG

ÃO

E-mail [email protected] Fone (48) 9961-0168

A mediação reflexiva é uma tarefa complexa que exige conhecimentos, afirmam Pimenta e Anastasiou (2002). Devido a isso, a identidade de profes-sores constitui também um processo epistemológico que reconhece a docência como campo de conhecimen-tos específicos configurados em quatro grandes conjuntos, quais sejam: os con-teúdos das diversas áreas do saber (das ciências humanas e naturais, da cultura e das artes) e do ensino; os conteúdos didático-pedagógicos, diretamente liga-dos ao campo da atividade profissional; os conteúdos condizentes a saberes pedagógicos mais amplos do campo teórico da prática educacional; os con-teúdos relacionados à explicitação do sentido da existência humana individu-al, com sensibilidade pessoal e social.

Todos esses saberes necessitam ser mobilizados articuladamente nos per-cursos de formação inicial e contínua.

No juízo de Pimenta e Anasta-siou (2002, p. 80), o professor uni-versitário necessita domínio de sua área específica de conhecimento:

[...] ter o domínio do conhecimen-to para ensinar supõe mais do que uma apropriação enciclopédica. Os especialistas, para o serem, precisam se indagar acerca do significado que esses conhecimentos têm para si próprios, o significado desses conheci-mentos na sociedade contemporânea,

a diferença entre conhecimentos e informações, conhecimento e poder, qual o papel do conhecimento no mundo do trabalho, qual a relação entre ciência e produção material, entre ciência e produção existencial, entre ciência e sociedade informática.

Destarte, para que o docente prelecione com eficácia, ele precisa co-nhecer a relação entre os conhecimen-tos, como as instituições trabalham o conhecimento e quais os resultados obtidos, bem como quais as condições existentes nelas para o trabalho com o conhecimento na sociedade atual.

O ensino na educação superior necessita trabalhar com métodos alternativos que instiguem a par-ticipação do aluno no processo de aprendizagem, diferindo do método tradicional, por meio do qual o aluno fica numa posição passiva e o pro-fessor na ativa, no sentido de trans-mitir conhecimentos e apontar erros cometidos (MARION; MARION, 2006).

O paradigma tradicional tem como finalidade central à transferên-cia do conhecimento, do professor para o aluno, e a mensuração do nível de conhecimento atingido.

Neste sentido, emerge que tais métodos estão centrados no profes-sor e este é o único responsável por alterar as atividades e o comporta-mento dos alunos. Nesse sistema

tradicional, comumente o professor prepara sua aula antes de ministrá--la. Todavia, esse tipo de ensino se constitui como um menosprezo às capacidades e a inteligência dos alunos (MARION; MARION, 2006).

Ademais disso, em consonância com o magistério de Zabalza (2004), a divisão proporcionada pela meto-dologia tradicional entre processo de ensino e de aprendizagem é nega-tiva quando se trate de educação.

Em virtude disso, muitos profes-sores não se preocupam com o modo como os alunos aprendem e atribuem os fracassos deles à falta de capacida-de, de interesse ou de conhecimentos. Os alunos vêem-se obrigados a passar por um processo de aprendizagem abandonados às suas próprias forças e aos seus estilos de trabalho.

Em contraposição ao método de ensino tradicional, emergem ou-tros métodos inovadores, os quais reivindicam o envolvimento maior por parte do estudante nas ativi-dades de ensino-aprendizagem.

É esses métodos que o docen-te universitário deve empregar no ensino da Gestão do Conhecimento, incentivando os alunos a se desen-volverem de forma autônoma, uma vez que os métodos tradicionais se constituem em obstáculos para que os estudantes se tornem críticos.

www.jor nalinfor me.com.br

As Eleições e a Ficha Limpa

Paola Steil MirandaBacharela em Direito, pós-graduanda em Direito Notarial e Registral

Continuando, sobre o texto anterior, As Elei-ções e a “tal” da Inelegibilidade, as perguntas ainda ficaram no ar. Mesmo quando há uma decisão em desfavor a um(a) candidato(a), quais as reais possibilidades deste(a) concorrer o pleito eleitoral? Há algum remédio jurídico?Alguma solução? Qual o motivo de fazer campanha com essa dúvida pairando? A justiça nunca socorre aos que dormem e, há, sim, alguns remédios jurídi-cos, que bem trabalhados, em certos casos podem prevenir determinados incômodos na saúde elei-toral de referido(a) candidato(a). Depende muito de cada situação, cada caso é um caso e deverá ser analisado por pessoa competente (Advogado habilitado e especialista nessa peculiar área do direito). Há possibilidade de recorrer e “ganhar” uma eventual liminar para se tentar algo, ou algu-ma coisa até o final do processo, mas, também, há chance de prevalecer a decisão proferida anterior-mente, ou seja, barrando tal candidato(a), para eventual disputa eleitoral que em função disso ficaria sem poder aparecer na área política por, pelo menos, oito anos e veria encerrada definiti-vamente, em certos casos sua “carreira política”. Enquanto não existem decisões finais, transitadas em julgado, pode esse(a) candidato(a), fazer tran-quilamente suas articulações políticas da maneira que lhe convier, mas, sabendo que, o tiro pode sair pela culatra. Explico, a chamada Lei da Ficha Limpa (nº 135 de 2010) acrescentou algumas condutas à Lei das Inelegibilidades (nº 64/1990). Pois bem, algumas dessas condutas, se verifica-das e com decisão condenatória transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado (mais de um juiz) impedem a candidatura, todavia, há outras condutas que requerem que a sentença condenatória fique firme, definitiva (transitada em julgado) para fazer efeito sobre o candidato. Nesse caso veremos nesta próxima eleição que haverá candidatos que, mesmo condenados por crime de improbidade administrativa por ato atentatório aos princípios da administração pública, em primeira e segunda instância que estarão candidatos, pois, a ficha limpa somente os alcançará ao final de todas as possibilidades de recursos, protelatórios ou não. Por isso, se o legislador deixou algumas brechas, o eleitor deve ficar de olho, pois, a Lei da Ficha Limpa foi uma exigência do cidadão, precisamente para que esses candidatos primeiro resolvam suas pendên-cias com a Justiça e depois, ai sim, Fichas Limpas, possam postular candidatura. É bom ficar de olho.

Page 3: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA ,14 DE JULHO DE 2016 COTIDIANO

Língua “presa” e a cirurgia do freio – isso resolve?

www.odontodobem.comDra. Anna Lídia Adib

COLUNAODONTOLOGIA

Cirurgiã-dentista clínica geral e especialista em Radiologia Oral

CRO 13.640

Certamente todos nós já conhecemos pessoas com dificuldade de falar o som do “R”, como nas palavras “problema” e “pressa”. Usualmente conferimos essa dificuldade ao fato da pessoa ter a tal da “língua presa”, que, geralmente, é a fonte do problema. Mas nem sempre. A língua presa é uma alteração anatômica deste órgão, um problema que ocorre no desenvolvimento e é presente desde o nascimento. Se tornou ainda mais conhecida pelo personagem Cebolinha dos gibis da turma da Mônica. O menino, que na historinha é criança, fala a maior parte das palavras substituindo o som do “R” pelo som do “L” como por exemplo: ‘tlinta e tlês”, “ploblema”, “plata”, etc. Mas é possível que o cebolinha, assim como outras pessoas que têm este problema não tenham a língua presa, apenas tenham se “acostumado” a falar dessa forma. No caso da língua presa o que acontece é que o freio da língua geralmente está encurtado, inserindo-se na parte de baixo da língua mais para frente do que o normal. Esta inserção inadequada impede que a língua faça o movimento correto nos sons vibratórios, como por exemplo, no sons do “R”. Alguns estudos mostram que esta é uma alteração mais comum do que pensamos, chegando a atingir quase 4% dos recém-nascidos, que, se não forem diagnosticados e tratados logo cedo podem desenvolver este problema na fala. Entretanto, o que determina, enfim, se haverá ou

não esta dificuldade é o grau de acometimento da alteração. Ou seja, o quão o freio da língua a prende no sons do “R”. A avaliação de um fonoaudiólogo é essencial para determinar a real causa do problema.Cirurgia e tratamento:Existe um procedimento cirúrgico em odontologia chamado “Frenectomia língual”, que consiste na remoção do freio da língua, a fim de deixá-la livre para movimentar-se e fazer estes movimentos vibratórios. Entretanto é engano pensar que após a cirurgia o paciente vai sair do consultório odontológico executandoo os sons do “R” normalmente. Não podemos esquecer que este é um som que até então ela nunca aprendeu a fazer e portanto terá que contar com muito esforço, tentativas e com a ajuda de um fonoaudiólogo para este novo aprendizado, que agora, graças a remoção do freio, será possível.Existem correlações da língua presa também com dificuldades de engolir, com problemas de gengiva e com mordidas abertas (onde os dentes de cima e de baixo não se tocam). Para descobrir tudo isso o ideal é conversar com quem entende do assunto e visitar seu dentista para saber mais sobre a cirurgia, caso

seja o indicado.Ficou alguma

dúvida? Entre em

contato com a

gente! Visite nossa

página e siga-nos nas redes

sociais! Muitos sorrisos para

você!

CONTATO (48) 3012 1251 | 9840 8964

ESTREITO

Resgatados 22 animaisNove gatos e 13 cães - sendo

duas fêmeas com filhotes, e nove gatos - foram resgatados na ma-nhã de terça-feira (12), da casa de uma acumuladora de animais no Continente, pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), da Prefeitura de Florianópolis.

O resgate é resultado de uma ação judicial, que autorizou a reti-rada dos animais da casa no bairro Estreito. Agora, eles passarão por avaliação médica, serão castrados, vacinados e colocados para adoção.

“Muitos estão doentes, encon-tramos filhotes debaixo de madei-ras, cães com sarna, uma cadelinha cega, entre tantos outros proble-mas. Vamos precisar da ajuda da população para adotá-los”, afirmou a diretora da Dibea, Fabiana Bast. Entre os animais, estão filhotes de pequeno porte, cães adultos e duas fêmeas com mais idade.

PARA ADOTAREndereço: Rodovia SC-401, - Itacorubi – ao lado do Cemitério. Atendimento das 8h às 17h.Telefone: (48) 3237-6890 / (48) 3234-5677.

PETRA MAFALDA

ASSESSORIA SMHSA

Resgate acontceu terça-feira (12)

Percentual de ligações regulares chega a 50,9%

Relatório divulgado mostra que 50,9% dos imóveis inspecionados estão regulares; já foram inspecionadas quase 21 mil unidades

SE LIGA NA REDE

Metade das ligações de esgoto estão irregulares

Desde que foram iniciadas as inspeções do Programa Floripa Se Liga na Rede,

em outubro de 2013, já foram inspecionados 20.808 imóveis, entre unidades familiares, multi-familiares, comerciais e multico-merciais. Deste total, 50,9 % das ligações estão atualmente classi-ficadas como 'adequadas' e 49,1% apresentam irregularidades.

É isso que mostra o último rela-tório do Programa, consolidado em 11 de julho, e é importante destacar que em imóveis multifamiliares e/ou multicomerciais a inspeção é realizada por meio de amostra-gem, de acordo com o número de prumadas, o que significa que no relatório uma inspeção (imóvel) corresponde, na verdade, a mais de uma verificação efetuada.

Considerando-se então as prumadas, mais de 50 mil ações já foram realizadas pelo progra-ma desde seu início efetivo.

Jurerê foi a localidade onde foi registrado o maior percentual de irregularidades, mas, a exemplo do que vem acontecendo desde fevereiro (quando foram inicia-das as inspeções no bairro), o ín-dice vem diminuindo a cada novo levantamento. Em março o índice era de 83,7% de irregularidades; em abril, este número caiu para 72,6%; em maio, 71,6%, e neste

novo relatório chegou a 63,7%.Além de demonstrar a disposi-

ção dos proprietários em efetuar as correções já a partir do momen-to em que tomam conhecimento das irregularidades, os núme-ros verificados em Jurerê são um exemplo da eficácia do programa, que trabalha com o propósito de conscientizar a população e pro-mover a regularização dos pro-blemas encontrados. Em Jurerê, a irregularidade mais frequente é a ausência de caixa de gordura (556 ocorrências), seguida pela não co-nexão à rede de esgoto, problema constatado em 293 inspeções.

Ponta das Canas e Ingleses (com 60,4% e 59,3% de irregula-ridades, respectivamente) vêm a seguir, sendo que no caso de

Ponta das Canas a irregularidade encontrada com maior frequên-cia é a ausência da caixa de gor-dura (625 casos), e, em Ingleses, a não conexão à rede de esgo-tamento ainda é a inadequação mais recorrente, com 732 casos.

O relatório mostra, ainda, que um total de 3.078 (40,1%) dos imóveis lis-tados como irregulares no momento da inspeção já promoveram a regu-larização das instalações, sendo que 2.746 cumpriram com as determina-ções das equipes de inspeção a partir da notificação, e 332 regularizaram após receber intimação.

Informações a respeito do Programa Floripa Se Liga na Rede, bem como todos os relató-rios já consolidados, estão dispo-níveis na página do Programa.

Rua Virgilino Ferreira de Souza 175, sala 02 – Barreiros /São José

Page 4: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8133 E-mail: opiniã[email protected]

O namoro tucano e PMDB na Capital

Reunião no TRE

Romeu Pampílio assume

Troféu Tainha

Nos bastidores da polí-tica na Capital só se fala na possível adesão do PSDB ao projeto do pré-candidato a prefeito, Gean Loureiro (PMDB). Os tucanos inte-grariam a aliança, que já tem outros oito partidos garanti-dos e inclusive com a possi-bilidade de indicar o vice na chapa. Enquanto os caci-ques não batem o martelo, a juventude já entra no clima.

Nesta semana a Juventude do PSDB de Florianópolis fez uma cordial visita ao gabi-nete da liderança do PMDB na Alesc e fizeram essa foto ao lado de integrantes da JPMDB. A juventude tuca-

na, após reunião interna, aprovou por unanimidade o encaminhamento de carta à executiva municipal e ao

presidente estadual Marcos Vieira, contendo seu desejo por uma aliança com o pré--candidato Gean Loureiro.

Nesta quinta-feira (14), acon-tecerá uma reunião com o repre-sentantes dos partidos políticos para orientação sobre as recentes mudanças na legislação eleitoral,

inseridas pela Lei 13.165/2015. Temas como financiamento de campanha e prestação de contas serão abordados no encontro, que acontecerá no 9° andar da

Sede do TRE-SC na rua Esteves Júnior, às 14h. A palestra será ministrada pela secretária de controle interno e auditoria do TRE-SC, Denise Schlickmann.

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis realizou na tarde de terça--feira, 12 de julho, a posse do vereador Romeu Pompílio (PTB), que assume por 61 dias o lugar do vereador licencia-do Ricardo Camargo Vieira (PMDB) que se ausenta da Câmara por motivos pessoais.

Romeu Anselmo Pompílio teve 1.167 nas eleições de 2012, conquistando a su-plência da Coligação Avança Florianópolis 1, composta

por PRB, PR, PRP, PCdoB e PTdoB. Natural de Florianó-polis, o vereador empossado tem 46 anos e pela primei-ra vez ocupa uma vaga no Legislativo Municipal.

“Estar aqui é um sonho que vem desde 1992. Essa é uma luta constante, dia após dia. A gente atrasou em 20 anos a realização deste sonho e todos que estão aqui contribuíram para este mandato”, discursou emocio-nado o novo parlamentar.

Em atendimento a requeri-mento do vereador Edmilson Pereira Junior (PSB), a Câmara Municipal de Florianópolis realizou ontem, 13 de julho, Sessão Especial em Home-nagem ao Troféu Tainha, que este ano ocorre no dia 29 de julho, e é organizado pelo senhor Metizelã Fernandes do Nascimento – o Neném.

O requerente da home-nagem, vereador Edmilson Pereira, destacou que o Troféu Tainha pode ser o elo entre o

Poder Legislativo e os pescado-res, além de auxiliar os vereado-res a entenderem os limites do esporte e da pesca durante a sa-fra da tainha. ”Espero que essa homenagem sirva de estímulo e dê ainda mais credibilidade ao evento para que ele cresça com o apoio de entidades públicas e privadas. É um evento que mexe com a cultura da cidade e tem por objetivo manter viva uma das tradições mais belas e importantes de Florianópolis que é a pesca da tainha”, disse.

Page 5: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016

ESPECIALIZADA EM CONDOMÍNIOS

(48) 9106 8446 (48) 9606 4508

[email protected]

Agendas cruzadas

Pendeu para o PMDB

Época de eleição é quanto os pré-candidatos fazem uma via sacra nas festas e reuni-ões comunitárias nos finais de semana. É comum que as agendas se cruzem. Foi o que aconteceu sábado no Conse-lho Comunitário, como o San-

tos Dumont, na Procasa, com os pré-candidatos a prefeito, Fernando Anselmo (PDT) e Mário Marcondes (PSDB). Os dois aproveitaram e coloca-ram a conversa em dia, acom-panhados de lideranças da co-munidade e do vereador Tete.

Na coluna passada fiz uma analise sobre o assédio tanto de PMDB (José Natal ) quanto do PSDB (Mário Marcon-des) sobre o vereador Amauri dos Projetos (DEM). Ambos o queriam de vice. Ponderei que a influência do senador Dário Berger pesava mais especialmente na cúpula estadual do DEM, que tem no seu presidente, Paulo Gouveia, o su-plente de Berger. Não deu outra. Por coincidência, ou não, na mesma quinta-feira passada, PMDB e DEM fizeram o anuncio do casamento. Amauri será vice na chapa de Natal.

Mudança de endereço

Isolado

Tocha na Câmara

Com a união de Natal e Amauri, a possível aliança entre Adeliana Dal Pont (PSD) tendo como vice Nari Amaral (PSB), ao menos é isso que se fala nos bastido-res e com a consolidação

da aliança de partidos em torno de Fernando Anselmo (PDT), o depu-tado Mário Marcondes (PSDB) ficou isolado no processo de pré-campa-nha. Terá que agir rápido para formar coligações.

A Prefeitura de São José está reordenando parte dos órgãos da administração municipal. O objetivo é centralizar setores e otimizar os recursos públicos, reduzindo custos. A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, está sendo transferida para o prédio da Prefeitura de São José, na Avenida Beira-Mar. A administra-ção municipal optou por não reno-var o contrato de aluguel do prédio que atualmente abriga a estrutura no bairro Jardim Cidade Florianópolis.

Com a mudança da Saúde para a sede da Prefeitura, alguns órgãos foram transferidos de local. A Secre-taria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a Junta Militar se mudaram para o Centro Histórico de São José. O imóvel é de propriedade do Muni-cípio e fica localizado na Rua Co-letor Irineu Comeli, esquina com a Rua Homero de Miranda Gomes.

O Procon Municipal continua com atendimento no piso térreo do prédio da Prefeitura, mas mudou--se para a ala norte, que após as alterações, conta também com a Junta Médica, UNIMED e Segu-rança do Trabalho. A Ouvidoria e a Central Telefônica saíram do 2º andar e agora estão instalados no corredor central do ático.

Após ser uma das condutoras da tocha olím-pica no domingo, em São José, a triatleta Taynara Bonetti visitou a Câmara Municipal, terça-feira, 12, para apresentar o objeto. Recebida pelo ve-reador Moacir da Silva e pelo presidente do parlamento, vereador Orvino Coelho de Ávila, a josefense de 18 anos contou um pouco da expe-riência de carregar a tocha em seu município.

Page 6: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 | COTIDIANO

O comerciante Edgar Mello, proprietário de uma papelaria no bairro Forquilhinhas, em São José, foi atingido por um tiro no pescoço na tarde desta terça-feira (12). O disparo acon-

teceu no momento em que dois bandidos assaltavam o estabe-lecimento e Mello reagiu. Ele foi atendido pelo Samu e encami-nhado ao hospital onde passou por cirurgia e está com quadro

estável. O autor do disparo foi preso à noite desta terça pela Po-lícia Militar e o segundo envolvi-do está foragido. As imagens são do circuito de filmagem interna do estabelecimento.

FORQUILHINHAS

CULTURA

Comerciante reage e é baleado

Inscrições abertas para 2ª Mostra de Corais

O Instituto Cultural Des-terro (ICD) está recebendo inscrições para a segunda edição da Mostra de Corais de Florianópolis, prevista para acontecer de 21 a 23 de ou-tubro, no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina. Podem participar do even-to, sem caráter competitivo, formações vocais de diversas procedências, estilos, gêneros musicais e faixas etárias, con-siderando uma apresentação de até 15 minutos, com reper-tório mínimo de três canções.

Cada integrante deverá pa-gar taxa de inscrição de R$ 20, ficando isentos do pagamento os coordenadores, os direto-res e os regentes. As fichas de inscrição devem ser enviadas por meio do site www.mos-tradecorais.com.br até o dia 20 de setembro, entretanto o prazo de cadastramento pode ser encerrado antes devido ao número limitado de apresen-tações por sessão.

Para facilitar o desloca-mento de grupos de outros municípios da grande Floria-nópolis e de outros estados, a programação será concen-

trada em um final de semana, ao contrário do que ocorreu na primeira edição. Este ano haverá também uma agenda de workshops para regentes e coralistas, a ser definida pela diretoria artística do evento. Estão previstas ainda a exibi-ção de atrações convidadas e atividades paralelas em espa-ços públicos da cidade.

A 2ª Mostra de Corais de Florianópolis foi viabilizada pela Secretaria de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da empresa Flex Con-tact Center.

SERVIÇO:

O quê: 2ª Mostra de Co-rais de Florianópolis / 21 a 23 de outubro de 2016Quando: inscrições até 20 de setembroOnde: www.mostra-decorais.com.brRealização: Institu-to Cultural DesterroPatrocínio: Secretaria Mu-nicipal de CulturaFundação Franklin Cascaes Lei Municipal de Incenti-vo à Cultura (Lei 3659/91)

DM FOTOGRAFIAS

PETRA MAFALDA

Podem participar corais adultos ou infantis

Feira acontece das 9 às 18 hs

Evento será realizado até sábado (16) e visa a reduzir prejuízos financeiros causados pela maré vermelha

MARLargo da Alfândega tem feira de ostras e mexilhões

“Para não mofar com a ostra na balaia” é a feira de ostras e me-

xilhões aberta terça-feira (12) no Largo da Alfândega, no cen-tro de Florianópolis, que visa a reduzir os prejuízos finan-ceiros dos maricultores com a interrupção do comércio de moluscos na cidade, causada pelamaré vermelha. O evento, promovido pela Associação de Maricultores do Sul da Ilha (AMASI), com apoio da Prefei-tura, por meio da Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricul-tura e do Instituto Geração de Oportunidades de Florianópo-lis (Igeof), vai até o próximo sá-bado (16), das 9 às 18 horas. Na feira, a dúzia da ostra in natura

está sendo vendida a R$ 7,00.A Secretaria garante que os

produtos podem ser consumi-dos normalmente e que, antes de irem a venda, as ostras co-mercializadas diretamente pe-los produtores passam por ins-peção. Agora, a feira também possibilita a aquisição de pra-tos à base de moluscos prontos para consumo, como ostras gratinadas, pizzas, bolinhos, hambúrgueres e massas, entre outros, oferecidos pelos food trucks participantes do evento.

A Capital é responsável por aproximadamente 80% das ostras produzidas no Brasil, as quais possuem reconhecimen-to internacional devido ao sa-bor e qualidade incomparável.

MARÉ VERMELHAA maré vermelha inter-

rompeu o comércio de mo-luscos em Florianópolis por quase um mês, a contar do último dia 24 de maio. Trata--se de um fenômeno decor-rente da proliferação de algas do gênero dinophysis, que produzem toxinas. Segundo o Laboratório Oficial de Aná-lise de Resíduos e Contami-nantes em Recursos Pesquei-ros, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento, a maré vermelha que aconteceu este ano foi uma das maiores ocorridas no litoral catarinense desde 2007, quando a espécie co-meçou a ser monitorada.

NEGO QUIRIDOPonto de apoio abriga 36 pessoas na passarela

As duas primeiras noites do ponto de apoio provisório contra o frio foram nos dias 7 e 8 de julho, na Passarela do Samba Nego Quirido. No to-tal, 36 pessoas utilizaram os leitos montados nos cama-rotes da passarela. O abrigo será utilizado de novo quan-do ocorrer uma nova queda

de temperatura.No primeiro dia, 18 pessoas

estiveram no local para usar os leitos. Foi realizado um cadas-tro com quem estava na fila e todos foram encaminhados para os quartos improvisados, onde puderam escolher as ca-mas onde dormiram. O segun-do dia trouxe mais 18 pessoas.

César Cruz, coordenador do abrigo, informou que as duas noites foram bem tran-quilas e que os usuários sa-íram satisfeitos: “Foi muito bom e já estamos nos prepa-rando para receber mais gente nessa semana. É um processo bem fácil para participar, só chegar e se apresentar que já encaminhamos para um leito”.

Essa ação da Assistên-cia Social traz um aumento de 60% do número de leitos ofertados para as pessoas em situação de rua. Primeiros dias de abrigo somaram 36 pessoas abrigadas

TIAGO MENEZES

Page 7: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 COTIDIANO

Um estudo realizado pelo Detran revelou que caiu o nú-mero de habilitações emitidas nos últimos 12 meses em San-ta Catarina. Entre 1º de junho de 2015 e 30 de maio de 2016, foram emitidas 120 mil per-missões para dirigir entre as categorias A (moto), B (car-ro) e A e B (moto e carro). No mesmo período do ano ante-rior, foram emitidas 138 mil carteiras (veja o quadro abai-xo). “Observamos que houve uma diminuição na emissão de carteiras nos últimos dois anos, que talvez seja resulta-do dos reflexos da crise”, disse a gerente de Habilitação de Condutores do Detran/SC, delegada Cláudia Regina Ber-nardi da Silva.

Para obter a permissão para dirigir, o candidato tem que ter 18 anos para, depois de um ano, conseguir defini-tivamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para iniciar o processo, o interessado deve procurar um Centro de Formação de Con-dutores (CFC) ou o Ciretran mais próximo. As etapas ne-cessárias para a emissão da permissão se iniciam com o pagamento das taxas, exame médico e psicológico, aulas teóricas no total de 45 horas e exame teórico. Se a pontua-ção for suficiente, o candidato recebe um certificado para, então, prosseguir com as aulas práticas. Serão mais 25 horas/aula antes de realizar o teste

final. Para a primeira habilita-ção, o candidato fica restrito apenas às categorias para con-duzir carros, motos ou os dois.

Para requerer a CNH defi-nitiva, o permissionário deve cumprir o requisito básico de não ter, nos últimos 12 meses da validade da permissão, co-metido nenhuma infração de natureza gravíssima ou grave, ou mais de uma infração de natureza média. Caso con-trário, será necessário refazer todo o processo desde o início.

A CNH tem validade de cinco anos e, para pessoas com idade acima de 65 anos, a validade é de três anos. Ter-minada a validade, o condu-tor tem até 30 dias para provi-denciar a renovação da CNH.

DETRAN

Emissão de CNH reduziu em Santa Catarina

ABASTECIMENTO

Ceasa estuda ampliação da unidade de São José

Para fortalecer a comercia-lização de hortifrutigranjeiros no Estado, a Centrais de Abas-tecimento do Estado de San-ta Catarina S/A (Ceasa/SC) quer ampliar a unidade em São José. Entre as melhorias constam adequação do pátio, conclusão da canalização do Rio Araújo, sistema de trata-mento de resíduos, além da aquisição de equipamentos e maquinário. Nesta segunda--feira, 12, o presidente e o diretor técnico do Ceasa/SC, Agostinho de Pauli e Albanez de Sá, apresentaram a pro-posta ao secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

A diretoria do Ceasa/SC irá elaborar um planejamen-to estratégico, especificando medidas de curto, médio e longo prazo para revitaliza-ção da unidade e os investi-mentos necessários para a reforma. A intenção é con-solidar a comercialização de hortifrutigranjeiros, melho-rando as condições de traba-lho e a estrutura de compras, beneficiando produtores, co-merciantes e consumidores. Entre as medidas estudadas estão alternativas para apro-veitamento racional das so-bras de alimentos para evitar desperdícios e apoiar comu-nidades carentes.

Armadilhas de monitoramento do mosquito triplicaram no último ano

PREVENÇÃO

Saúde mantém vigilância contra Aedes aegypti

Quem pensa que a che-gada do frio encerrou a temporada de com-

bate ao Aedes aegypti está enganado. Este é o momen-to ideal para garantir que no próximo verão evitemos, mais uma vez, a epidemia de doen-ças como a dengue, a zika e a chikungunya – que atinge a todo o Estado, mas que ainda não teve força na Capital.

A sala de situação munici-pal, que reúne a Secretaria de Saúde e demais órgãos da Pre-feitura no trabalho de preven-ção, mantém suas reuniões semanais, quando planeja e alinha as ações de eliminação dos focos do mosquito.

No último ano, a Vigilân-cia em Saúde mais que tripli-cou o número de armadilhas para monitoramento do vetor, instaladas em toda a cidade. Passaram de 650 para mais de 2 mil armadilhas, que são se-manalmente vistoriadas pelos agentes de endemias. O Sul da ilha, que não tinha nenhuma armadilha, passou a contar com a vigilância em saúde.

Neste ano, foram encontra-dos 291 focos do mosquito. Des-te total, 272 estão no Continen-te, 11 no Norte da Ilha e os oito restantes distribuídos entre Sul

(um), Centro (cinco) e Leste da Ilha (um). Agentes de saúde con-tinuam nas ruas para garantir o monitoramento e o tratamento dos locais onde há infestação.

NO FRIOAs estações do outono e in-

verno são ideais para a intensi-ficação do trabalho de preven-ção nas residências e terrenos. Os ovos do Aedes aegypti re-sistem a longos períodos de dessecação, que podem durar até um ano. Para a larva eclo-

dir, basta que o ovo entre em contato novamente com perí-odos quentes e de chuva.

Em Florianópolis, todas as medidas de bloqueio de transmissão estão sendo to-madas pelas equipes do Pro-grama de Combate ao Aedes aegypti, incluindo varredura das áreas onde os pacientes com dengue transitam, em busca de focos do mosquito, e pulverização de inseticida, conhecida como fumacê, nos bairros onde há maior infes-

tação e casos confirmados – incluindo Capoeiras.

O trabalho da Prefeitura de Florianópolis envolve tra-tamento em áreas de foco, atendimento a denúncias encaminhadas à Ouvidoria, visitas aos chamados pontos estratégicos (floriculturas, ce-mitérios, borracharias e fer-ros-velhos, entre outros) e aos pontos onde há armadilhas para o vetor e vistorias em lo-cais onde são detectados ca-sos suspeitos da doença.

DIVULGAÇÃO

Neste ano, foram encontrados 291 focos do mosquito. Deste total, 272 estão no Continente, 11 no Norte da Ilha e os oito restantes distribuídos entre Sul (um), Centro (cinco) e Leste da Ilha (um).

Page 8: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 | SÃO JOSÉ

TRADIÇÃO

Festas Caipiras invadem São JoséEm todos os cantos de São José no final de semana

passado o clima foi caipira. As tradicionais Festas Julinas foram realizadas em escolas, como na Es-

cola Maria do Carmo Lopes, na Serraria até entidades filantrópicas como no bairro Forquilhinhas, onde acon-teceu o Arraiá da Casa de Cáritas, até em Conselhos

Comunitários, como o Santos Dumont, na Procasa. Um clima de muita alegria e descontração envolveu a todos com as tradicionais danças e alimentação da época.

FOTOS: ADRIANO RIBEIRO

Page 9: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|09.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 BIGUAÇU

FOTOS: ADRIANO RIBEIRO

Associação de amigos que se encontram final de semana para jogar bola também se envolve em campanhas sociais

FUTEBOL E AMIGOS

Confraternização dos 20 anos do Calderon

Almoço de confra-ternização e co-memoração pela

passagem dos 20 anos de fundação da Associação Recreativa Cultura e Des-portiva Calderon, foi re-alizado sábado passado, no sitio de um dos sócios localizado na Fazenda de Dentro em Três Riachos interior de Biguaçú. Com animação e decoração caipira de Festa Julina o encontro também serviu para que fossem arrecada-dos alimentos não perecí-veis que serão doados para uma entidade filantrópica.

O Calderon celebra a amizade de seus sócios com a realização de partidas de futebol nos finais de sema-na. O diretor social, Márcio Roberto da Silva, explica que a Associação começou com a iniciativa de amigos que se reuniam para jogar um futebol no final de se-mana e foi crescendo com o envolvimento de mais sócios e seus familiares. “Sempre misturamos muito o futebol e depois uma boa roda de samba com muita alegria”, explica Silva.

O presidente do Cal-deron, Alexandre Correia de Andrade, informa que atualmente a associação é formada por 38 sócios. Es-tes compõem equipes para jogar desde o futebol suí-ço até o futebol de campo. “São desde jogadores de alto nível até os mais ama-dores, todos de São José”, frisa o presidente. Ações sociais também são reali-zadas pelo Calderon, como o jantar anual e campanhas de doação de agasalhos e de alimentos que são rever-tidos a quem precisa.

O evento deste final de semana também foi presti-giado pelo vereador Tete e o pré-candidato a prefeito, Fernando Anselmo, que também faz parte do gru-po de amigos.

Evento foi realizado em sítio no interior de Biguaçú

Page 10: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 | COTIDIANO

(48) 3348-3205(48) 8469-4092 (48) 3091-5477

Os testes de fumaça serão realizados ao longo de 120 dias, para vistorias nas redes coletoras do Sistema de Esgotamento Sanitário Costa Norte

ESGOTO

Casan inicia testes de fumaça no Norte da Ilha

Rua de lazer no próximo sábado

No próximo sábado (16) Jurerê Internacional vai promover a primeira edição da Street Free, uma rua de lazer com várias opções de atividades para pais e filhos curtirem ao ar livre e de graça. A ação vai acontecer na Rua da La-gostas, das 14h às 17h, e faz parte do Kids Winter, pro-grama de férias que iniciou dia 1º e vai até 31 de julho. Em caso de chuva, o even-to será cancelado.

Entre as opções da rua de lazer haverá: aulas de capoeira e atletismo com instrutores, jogos recrea-tivos, minibasquete, jogo de xadrez gigante, arco e flecha, slackline, cama elástica, presença das mascotes do parque Beto Carrero World (Betinho e Lully), empréstimo de bi-cicletas e skates, e muitos mais. O evento terá outra edição no dia 23 de julho.

Quem estiver em Jure-rê Internacional poderá aproveitar também para curtir outras atrações que o balneário está ofere-cendo durante as férias de inverno em parceria com o parque Beto Carre-ro World. No Jurerê Open Shopping a dica é conhe-cer os simuladores 3D da montanha russa Fire Whip e da Big Tower, que funcionam de quinta-fei-ra a domingo, das 13h às 21h (ingresso gratuito).

A CASAN iniciou na ma-nhã desta quarta-feira, 13, testes de fumaça

na rede de esgoto do Norte da Ilha. O trabalho vai possi-bilitar possibilitarão a identi-ficação de conexões da rede de esgotos com a rede de dre-nagem, assim como ligações residenciais inadequadas.

A atividade integra um conjunto de ações da CA-SAN voltados à melhoria ambiental do Norte da Ilha, e que inclui também a im-plantação de uma Estação de Tratamento de Esgotos Compacta em Canasvieiras, ampliando a unidade que já funciona no balneário.

Os testes de fumaça serão realizados ao longo de 120 dias, para vistorias nas redes coletoras do Sistema de Esgo-tamento Sanitário Costa Nor-te, que incluem Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Pon-ta das Canas e Praia Brava. O trabalho iniciou na Bacia do Rio do Braz.

Uma fumaça especial, não

tóxica, é injetada nas redes de esgotos a partir de um Poço de Visitas (PV). Se a fumaça sair em bocas de lobo, que são equipamentos da rede de drenagem, será identificada uma irregularidade.

A fumaça também per-mitirá a visualização de liga-ções irregulares de imóveis públicos e particulares, resi-denciais ou comerciais, que poderão apresentar saída de fumaça em ralos, calhas e ou-tros dispositivos que devem escoar exclusivamente água da chuva.

Depois dos testes de fuma-ça, os problemas serão com-provados em videoinspeção, com equipamento de captura de imagens no interior das tu-bulações de esgoto. O traba-lho ainda inclui a elaboração de laudos e relatórios para providências de recuperação das redes de esgotos.

CRONOGRAMA DOS TESTES DE FUMAÇAPeríodo inicial: 13 a 21 de julho (Bacia do Rio do Braz)

Ruas que serão vistoriadas::: Apóstolo Paschoal:: Mario Lacombe:: Madre Maria Vilac:: José Daux:: Dr. Antônio Prudente de Moraes:: Hipólito Gregório Pereira:: Dr. João de Oliveira:: José Rosa:: Avenida das Nações:: Vidal Ramos Neto:: Manoel Mancelos Moura:: Rodolfo Hickel:: Afonso Cardoso da Veiga:: Dr. Hélio Anjos Ortiz:: Vasco de Oliveira Gondin:: Rua do Kalifa

:: Jorge Mussi:: Rua dos Eucalíptos:: Madre Maria Vilac:: Murilo Antônio Bortoluzi

Perguntas e respostas que podem auxiliar no entendimento dos testes:2) O que o morador deve fazer se sair fumaça de algum lugar de dentro de sua minha casa?O morador deve abrir as janelas e chamar o técnico que estará acompanhando os testes na rua. A fumaça surge apenas durante a realização do teste, nunca após o término da avaliação.3) A fumaça pode interromper o funcionamento da tubulação de esgoto da minha casa?Não, o sistema de esgoto continua

funcionando normalmente.4) O que acontecerá se for encontrado algum problema na instalação na sua residência?Todas as situações irregulares serão apontadas num relatório e os moradores das residências onde houver constatação de ligação incorreta serão procurados pela CASAN e instruídos sobre como solucionar o problema.5) A fumaça é prejudicial à saúde das pessoas ou dos animais domésticos?Não, a fumaça é atóxica e não oferece riscos à saúde dos seres humanos ou animais.6) É possível que a fumaça leve ratos ou baratas para dentro das casas?Não. O único objetivo da fumaça é identificar visivelmente a irregularidades nas instalações de esgoto.

DANIEL PEREIRA

Equipe especializada inicia testes no Norte da Ilha

Page 11: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 COTIDIANO

JARDIM ZANELLATO

FESTA DO DIVINOExposição fotográfica divulga tradição açoriana

As Festas do Divino que acontecem no litoral catari-nense inspiram a exposição fotográfica “O Culto do Espí-rito Santo no Brasil Meridio-nal”, de autoria do fotógrafo e historiador Joi Cletison Alves. Mesclando aspectos do sagra-do e do profano que integram essa manifestação popular, a mostra foi aberta no dia 11 de julho, na Casa da Memória, no Centro, e ficará disponível à visitação pública até dia 31 de agosto, com entrada franca.

Composta por 18 ima-gens no tamanho 50x70cm, a exposição retrata a devo-

ção de comunidades do li-toral de Santa Catarina ao Espírito Santo, herança que foi deixada pelos imigrantes açorianos que chegaram ao Estado no século 18. Entre as imagens expostas destacam--se cortejos imperiais, ceri-mônia da coroação do impe-rador, peditórios e novenas.

A mostra fotográfica foi apresentada em Porto Alegre durante o 2º Congresso In-ternacional das Festas do Di-vino Espírito Santo. Também foi exposta em 2006 no Palá-cio dos Capitães Generais na cidade de Angra do Heroís-

mo nos Açores, em Portugal. Atualmente, uma coleção idêntica está itinerando pe-las ilhas do Arquipélago dos Açores, Canadá e nos EUA, onde há colônias muito ex-pressivas de açorianos.

O catarinense Joi Cletison Alves é historiador e espe-cialista em História de Santa Catarina. Atualmente exerce a função de Diretor do Nú-cleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, onde im-plantou a Galeria de Arte da universidade, e também di-rigiu várias Instituições cul-turais no Estado. Há mais de 30 anos atua na fotografia, tendo realizado dezenas de exposições individuais no Brasil e em outros países.

SERVIÇO:O quê: Exposição “O Culto do Espírito Santo no Brasil Meridional”Quando: Visitação até 31 de agosto, de segunda a sexta, das 13 às 19 horasOnde: Casa da Memória de Florianópolis / Fundação Franklin CascaesRua Padre Miguelinho nº 58, Centro – Florianópolis

Informações: (48) 3333-1322 / (48) 3322-0461Promoção: Fundação Franklin Cascaes Secretaria de Cultura da UFSCApoio Cultural: Governo Autônomo dos AçoresRealização: Casa da Memória/FCFFC/Diretoria de PatrimônioNúcleo de Estudos Açorianos/UFSC

Desfile de cortejos imperiais é uma tradição

JOI CLETISON

A entrega de certificados ocorreu na manhã de terça-feira (12) no bairro Serraria

Jovens recebem certificado do Programa de Iniciação ao Trabalho

Um grupo de 23 jovens recebeu o certificado do Programa de Ini-

ciação ao Trabalho (PIT) na manhã desta terça-feira (12) durante uma cerimônia na co-munidade Jardim Zanellato, no bairro Serraria. O PIT é um curso do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), minis-trado em parceria com a Pre-feitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Zanellato.

O objetivo do curso é pos-sibilitar aos jovens uma pre-paração para a inserção no mercado de trabalho por meio de orientações técnicas que simulam situações reais do dia-a-dia, agregando conheci-mentos, habilidades e atitudes comportamentais, além de contribuir para a formação de

um profissional comprome-tido com as questões sociais. As atividades do PIT tiveram duração de 60 horas, entre os dias 21 de junho e 11 de julho, no Centro Comunitário Jardim Zanellato, garantindo a inclu-são de uma adolescente no mercado de trabalho pelo Pro-

grama Jovem Aprendiz.Representando a adminis-

tração municipal, o chefe de gabinete, Lédio Coelho, para-benizou os jovens e desejou sorte e sucesso no futuro pro-fissional. “É muito importante para o Município ter parcerias que proporcionam conheci-

mento e aprendizado a vocês jovens que serão os futuros empresários, lideranças e pessoas públicas da nossa ci-dade. Sabemos que o merca-do de trabalho está cada vez mais exigente, por isso vocês precisam estudar porque o conhecimento ninguém vai tirar de vocês. Parabéns, sorte e sucesso a todos”, enfatizou Lédio Coelho.

Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Furtado, ressaltou a im-portância do CRAS na vida das famílias do Jardim Zanellato. “Um dos serviços do CRAS é a realização desse curso, que vai trazer oportunidade aos jovens. O PIT foi apenas o primeiro passo para a vida profissional, a partir de agora depende de cada um de vocês. Acreditem e lutem pelo suces-so”, salientou a secretária.

Após a entrega de certifi-cados, alguns participantes do curso agradeceram a opor-tunidade, entre eles Bianca Pires da Silva, que durante o curso conseguiu entrar no mercado de trabalho. “Com a ajuda do PIT eu consegui uma vaga de aprendiz na Casan de Biguaçu”, contou Bianca.

Participaram também da cerimônia de formatura o se-cretário adjunto de Assistência Social, Alexandre de Souza, a diretora de Proteção Social Básica, Juliana Rocha Pires, a coordenadora do CRAS Za-nellato, Tassiani Lemos Stank, servidores do CRAS, pais e fa-miliares dos jovens.

Além da formação para ini-ciação ao mercado de trabalho, as atividades do curso propor-cionaram integração entre os adolescentes, o CRAS e a co-munidade do Jardim Zanellato.

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Além da formação para iniciação ao mercado de trabalho, as atividades do curso proporcionaram integração entre os adolescentes

Page 12: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 | ELEIÇÕES 2016

BLUMENAU

OUVINDO

Mario Marcondes leva Napoleão Bernardes palestrar na AemfloO prefeito de Blumenau,

Napoleão Bernardes, atendeu convite do correligionário e pré-candidato a prefeito de São José, Mario Marcondes, e reservou a manhã de segunda--feira, 11, para uma palestra na sede da Associação Empresa-rial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo/CDL de São José). O líder tucano entusiasmou a plateia, forma-da por diretores, conselheiros e empresários associados à entidade, ao explicar, de for-ma clara e objetiva, práticas administrativas que colocam Blumenau em destaque tanto em Santa Catarina como no cenário nacional.

Para Marcondes, o amigo e correligionário blumenauen-se demonstrou o que é ne-cessário para os gestores pú-blicos atuais: “Ousadia para enfrentar os desafios, sejam quais forem, e capacidade de gestão.”

AMBIENTE DE NEGÓCIOSUm dos destaques gestão

de Napoleão é a Praça do Em-

preendedor. Pioneiro no Esta-do, o espaço funciona dentro de um shopping sem qualquer custo para a municipalidade e reúne todos os serviços, se-jaM municipais ou estaduais, necessários para a abertura ou encerramento de empresas.

Segundo o prefeito, em um ano, no local foram aber-tos mais de 25 mil processos; realizados 35 mil atendimen-tos e nasceram ali 3.536 no-vas empresas. “Antes, o tem-

po médio para a abertura de uma empresa era de 60 dias. Agora, em média, caiu para 48 horas,” comemora Napoleão, salientando que em seu go-verno os políticos e os empre-sários estão do mesmo lado do balcão. A ideia, frisou ele, é criar um ambiente favorável aos negócios.

O presidente da Aemflo, Marcos Souza, enalteceu a li-derança do prefeito e afirmou que a parceria entre o poder

público e a iniciativa privada é fundamental para o desen-volvimento das cidades.

QUESTÃO ELEITORAL Napoleão Bernardes relatou

várias outras experiências exi-tosas na cidade, como o Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (Ciad), respondeu a todas as perguntas e não fu-giu da questão eleitoral.

Ele elogiou a iniciativa de Mario Marcondes, de dispu-

tar a prefeitura de São José. “O deputado está preparado e me coloco à inteira disposição para trazer para cá aquilo que está dando certo em Blume-nau. Sem dúvida, a questão partidária e a nossa amizade facilitam as coisas,” resumiu o blumenauense, lembrando que Marcondes já foi conhe-cer pessoalmente as ações exitosas de Blumenau.

“Sem dúvida, aquilo que está dando certo lá, devemos trazer para cá. São José tem que ser protagonista na Re-gião Metropolitana e em toda Santa Catarina,” acrescentou Mario Marcondes.

Napoleão encerrou res-pondendo a uma pergunta sobre a dificuldade de buscar a reeleição tendo a coragem de tomar atitudes que possam desagradar setores organiza-dos e até parcelas da comuni-dade. “O mais importante é a consciência tranquila. A ree-leição não me tira o sono. Este cenário de insatisfação com a classe política vai deixar mui-ta gente boa pelo caminho,” afirmou o prefeito.

FABIAN LEMOS

Empresários ouviram prefeito de Blumenau e pré-candidato

População compareceu em massa no 1º encontro realizado no bairro Areias, semana passada

Fernando Anselmo inicia encontro em bairros

Um bom público compa-receu ao Salão Paroquial da Igreja Santa Cruz,

bairro Areias em São José, na noite de quinta (7), para deba-ter alternativas para melhorar a cidade com o pré-candidato a prefeito, Fernando Ansel-mo (PDT). Dentro do Projeto “Muito Mais São José”, serão realizados vários encontros nas comunidades com o objetivo de levantar ideias para compor seu plano de governo.

Numa linguagem didáti-ca Fernando abriu a reunião apresentando números que compõem o Orçamento de São José. Mostrou para os pre-sentes em que áreas e quais valores são aplicados. Em se-guida o pré-candidato sugeriu algumas ações que poderiam ser implantadas para que so-brem recursos para investi-mentos. O principal caminho apontado foi o corte substan-cial nos cargos comissionados da prefeitura. “Mas, não vim aqui para apresentar propos-tas, ainda não é o momento, vim mais para oportunizar que os senhores façam suas sugestões”, disse.

Em seguida foi aberto para que os presentes apon-tassem as áreas mais defici-tárias no município. Foram levantadas várias questões. O morador Alexandre Mora-es, por exemplo, falou sobre temas como saúde, segu-rança pública e animais nas ruas. Vários outros assuntos

também foram elencados como mobilidade urbana, vagas em período integral em creches e outros. O líder comunitário do bairro Ser-raria, Valdir João Fedrise en-tregou a Fernando Anselmo

uma lista de sugestões.

A RENOVAÇÃO, SEM CRÍTICASNuma reunião de trabalho,

pouco se falou de política. Nos momentos em que Fernando

Anselmo tocou em política esclareceu que está inician-do sua pré-campanha com respeito aos demais pré-can-didatos. “Se alguém veio aqui esperando críticas de minha parte perdeu seu tempo”, des-

tacou. Sua pré-candidatura deixou bem claro, tem o foco de apresentar uma alternati-va no pleito que se aproxima. “Comecem pensar no novo. Numa política nova, quero ser essa renovação”, finalizou.

ADRIANO RIBEIRO

Salão ficou cheio para ouvir o pré-candidato Objetivo é angariar sugestões para composição do plano de governo

Page 13: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|13.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 COTIDIANO

Vereador que tinha se lançado como pré-candidato a prefeito voltou atrás e vai apoiar o peemedebista

REFORÇO DE PESO

Amauri dos Projetos será o vice na chapa de José Natal (PMDB)

O pré-candidato a prefeitura de São José, José Natal

(PMDB) confirmou on-tem em coletiva a co-ligação do seu partido com os Democratas. O vereador Amauri dos Projetos (DEM) foi o in-dicado para ser o vice na chapa majoritária.

Com a união, a futu-ra coligação vem forte em busca do objetivo. José Natal falou um pouco sobre este novo momento. “Um dia de muita comemoração. A cidade quer mudança. O Amauri é uma pessoa querida, conhecida pela cidade, conhecido pelo

povo. Agrega a realidade e acrescenta muito a co-ligação”, falou Natal.

No mesmo ritmo, Amauri dos Projetos também comemorou esta união. “Muito feliz

com esta indicação. Foi uma escolha dos dois lados. Natal é um traba-lhador, é uma pessoa da cidade. Isso pesou mui-to para a nossa união”, disse Amauri.

Reunião semana passada selou a união

SAVAS APÓSTOLO/DIVULGAÇÃO

SÃO JOSÉ

Audiência pública abre última etapa do Plano Diretor

A 4ª Audiência Pública marcará a abertura da última etapa do proces-so de reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José. O evento está marcado para o dia 28 de julho, às 19h30min, no Centro Multiuso, na Avenida Beira-Mar de São José. Após a audiência pública, será iniciada a Con-ferência Final do Plano Diretor, proces-so que será dividido em 12 encontros.

O calendário da Conferência Fi-nal do Plano Diretor foi definido pelo CAC (Colegiado de Acompanhamen-to e Controle) e, durante uma reunião de trabalho na noite da última terça--feira (12), os membros puderam ve-rificar os preparativos finais da Con-ferência de acordo com o regimento.

Na ocasião, a equipe técnica da Granfpolis, responsável pela elabo-ração do Plano, fez uma prestação de contas e alguns esclarecimentos em relação ao processo e à sistematiza-ção das propostas enviadas pela po-pulação durante a consulta pública. De acordo com o estudo da Granfpo-lis, 371 formulários foram recebidos, sendo que todos já estão publicados no site da Prefeitura de São José.

A Conferência Final será dividida em várias sessões, onde serão apre-sentados e discutidos conteúdos que orientarão as decisões dos integran-tes do CAC em relação às sugestões recebidas durante o período de con-sulta pública. As sessões estão mar-cadas para os dias 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de agosto e no dia 1º, 6,

8 de setembro, às 19h. O calendário com os locais das sessões da Confe-rência Final está no site da Prefeitura - http://www.saojose.sc.gov.br/in-dex.php/sao-jose/agenda-do-plano--diretor-participativo.

Para o coordenador técnico do Plano, Edson Cattoni, a expectativa é bastante boa para o início desta últi-ma etapa. “O processo de elaboração do Plano Diretor de São José ocorreu da forma mais tranquila e transparen-te possível. Estamos colhendo os re-sultados por termos tomado todas as precauções, não dando margem para possíveis problemas”, ressalta Cattoni.

Após a Conferência, as propostas serão ajustadas no texto final do pro-jeto de lei, que será enviado ao Poder Executivo e, em seguida, à Câmara Municipal de São José.

A versão preliminar do Plano Dire-tor Participativo de São José foi apre-sentada à população em três audiên-cias públicas. Iniciado em setembro de 2014, o processo de reelaboração do Plano incluiu uma série de encon-tros comunitários para garantir a par-ticipação da sociedade. Foram 36 reu-niões em 11 regiões da cidade.

PROGRAME-SE

O quê: 4ª audiência pública do Pla-no Diretor Participativo de São JoséQuando: 28 de julho, às 19h30minOnde: Centro Multiuso, Aveni-da Beira-Mar de São José

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

A 4ª Audiência está marcada para o dia 28 de julho, às 19h30min, no Centro Multiuso

Page 14: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 | RESUMOS DE NOVEL ASSINOPSES DA SEMANA DE 18 A 23 DE JULHO 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRATito percebe que foi enganado por Samurai. Luciana disfarça e expulsa Rodrigo na fren-te de Samurai. Arthur decide acompanhar Roger. Tito questiona o trabalho de Pedro. Samurai intriga Miguel contra Ana. Pedro foge de Tito. Roger pressiona Arthur. Jorge e Sueli reclamam da ausência de Luciana. Lívia e Rodrigo falam de Miguel para Ana. Arthur finge um desmaio. Krica avisa a Glauco e Cleiton que está grávida

SEGUNDA - FEIRAMaria acompanha Celso até o hospital. Pancrácio avisa a Candinho que precisa conseguir dinheiro para pagar as despesas médicas de Celso. Sandra visita Cláudio e Araújo aprova sua atitude. Ernesto avisa a Sandra que Celso foi atingido no lugar de Maria. Maria pede que Anastácia ajude seu pai. Cunegundes pensa em usar Sarita para afastar Zé dos Porcos de Mafalda. Severo se recusa a aceitar a ajuda de Anastácia..

SEGUNDA - FEIRAA perícia conclui que a explosão do helicóptero em que Teodora estava foi um acidente, e Agilson estranha a reação de Leozinho. Shirlei se emociona ao saber que Felipe encontrou seu sapato. Bruna amea-ça contar a Camila que Giovanni foi preso por causa dela. Beto avisa aos funcionários da Peripécia que Rodrigo voltará ao traba-lho. Agilson pensa em contar a Fedora que Leozinho atentou contra sua vida.

SEGUNDA - FEIRAMiguel tenta conversar com Tereza. Miguel tenta conversar com Tereza. Luzia fica furio-sa com a presença da rival na cooperativa. Afrânio reclama ao ver Martim em sua fa-zenda. Cícero e Dalva namoram escondidos. Tereza pede o divórcio a Carlos. Santo tenta fazer com que Miguel perdoe Tereza. Luzia provoca uma briga entre Santo e um homem no bar de Chico Criatura. Carlos afirma a Tereza que não lhe concederá o divórcio.

TERÇA - FEIRAMiguel ofende Ana. Samurai promete para si mesmo que vai se vingar de Luciana e Rodri-go. Cleiton fica animado com a notícia de que vai ser pai, e Glauco se irrita. Pedro afirma a Samurai que não sabia que Rodrigo e Luciana haviam reatado o namoro. Krica tem dúvidas sobre a paternidade do bebê. Samurai oferece uma festa de noivado para Nanda e Filipe. Roger exige que Arthur pague uma parte da dívida. Ana decide ficar com Tito.

TERÇA - FEIRAMaria afirma a Sandra que irá colocá-la na cadeia. Anastácia destrói as fantasias femininas de Pancrácio. Mafalda sente ciúmes de Zé dos Porcos. Maria pede que Diana cuide de Severo. Sandra pede que Araújo não revele que falsificou a assinatu-ra de Anastácia. Eponina manda Filomena avisar a Candinho que seu filho está prestes a nascer. Gerusa se sente mal e Osório cuida da noiva. Anastácia e Pancrácio se casam.

TERÇA - FEIRALeozinho avisa a Dinamite que deseja tirar a vida de Aparício para herdar o patrimônio dos Abdala. Carmela instiga Tancinha a ir à boate em que Apolo está com os patro-cinadores. Aparício fica arrasado ao saber que Rebeca se casará com Pedro Bertolucci. Aparício comenta com Agilson que Pedro Bertolucci está envolvido em uma investi-gação.Fedora expulsa Aparício de casa, em respeito à última vontade de Teodora.

TERÇA - FEIRALuzia convence Isabel a não contar para Santo que ela esteve com Carlos. Olívia, Ceci e Miguel vistoriam as plantações dos pequenos produtores. Sophie fica admi-rada com Lucas. Santo teme não poder ajudar outros cooperados. Padre Benício tenta convencer Santo a participar da missa do vaqueiro. Miguel pede para Chi-co Criatura falar sobre Belmiro. Tereza vai à missa do vaqueiro.

QUARTA - FEIRASamurai expulsa Roger da loja. Miguel vai embora e Ana afirma que não haverá uma nova chance para o casamento deles. Rodrigo comenta com Lívia o que Samurai lhe disse sobre Ana e Tito. Miguel garante a Rodri-go e Lívia que Ana voltará para ele. Filipe descobre por Jéssica que Nanda quer alugar um apartamento. Nanda convida Filipe para morar com ela. Rodrigo e Luciana cuidam de Rodriguinho quando Samurai chega.

QUARTA - FEIRAMaria ensina Diana a cozinhar e Candinho ajuda a dançarina a levar a comida para Severo. Josias procura Paulina. Braz leva Ilde em casa. Severo deixa Diana dormir em seu apartamento. Candinho recebe o te-legrama de Filomena. Anastácia encontra o dinheiro escondido dentro do jarro. Filome-na sente fortes dores e Zé dos Porcos chama uma parteira. Filomena tem problemas durante o parto e clama por Candinho.

QUARTA - FEIRA

Tancinha é humilhada na festa da Mercúrio e deixa o local para não atrapalhar Apolo. Apa-rício se nega a sair da mansão. Beto instiga Tancinha a acreditar que Apolo mentiu para ela e que o piloto mudará com a fama. Jéssica finge para Felipe que gostou de Shirlei. Carol pede ajuda à família de Francesca para encon-trar Afonso. Carmela mostra a Adônis a foto de Tancinha com Beto divulgada na mídia, insinuando que eles são um casal.

QUARTA - FEIRAAfrânio ameaça Chico Criatura e Carlos acon-selha o coronel a rever seus comportamentos. Beatriz tenta confortar Martim e Bento surpreende os dois juntos. Tereza e Santo de-claram seu amor um pelo outro. Lucas revela que conseguiu vender o projeto agrícola. Chico Criatura conta a Afrânio o que sabe sobre o projeto. Bento confronta Afrânio e Carlos su-gere ao coronel que é chegada a hora de tirar o vereador de seu caminho.

QUINTA - FEIRAAna fotografa o caderno de Samurai. Glauco deixa a festa, e Krica e Cleiton vão atrás dele. Os capangas de Samurai entram na Radical Total. Samurai repreende Luan e Tainá por tentarem abrir uma porta trancada no sítio. Rodrigo e Luciana conversam sobre as inten-ções de Samurai. Miguel sofre por causa de Ana. Krica e Cleiton contam a verdade para Glauco. Nanda e Filipe ficam noivos. Rodrigo e Luciana voltam sozinhos para casa.

QUINTA - FEIRAFilomena desmaia e todos se preocupam. Can-dinho chega à fazenda com o médico. Nasce o filho de Filomena e todos comemoram. Josias pede Paulina em casamento. Sandra pede mais dinheiro a Araújo. Maria avisa a Celso que falará com Araújo sobre Sandra. O ortopedista tem boas expectativas sobre a evolução de Claudio. Alice visita Claudio. Ma-ria entrega a Araújo as chaves do local onde Sandra se encontra com Ernesto.

QUINTA - FEIRATancinha e Apolo brigam. Felipe e Shirlei demonstram sentir atração um pelo outro. In-fluenciado por Bruna, Enéas tenta convencer Henrique a trocar as imagens do comercial do Grand Bazzar pelas cenas da explosão, a fim de desmascarar Giovanni. Carol vai aos hospi-tais à procura de Afonso. Penélope busca por Tamara. Giovanni e Camila se surpreendem ao ver o vídeo jornalístico da prisão dele, por conta da explosão do Grand Bazzar.

QUINTA - FEIRAAfrânio quer atrapalhar a homenagem a Belmiro. Miguel despreza Tereza. Afrânio afirma a Carlos que se vingará de Padre Benício. Iolanda tenta convencer Miguel a desculpar Tereza. Bento repreende Luzia. Tereza e Miguel fazem as pazes. Iolanda tem uma visão ao tocar as mãos de Olívia. Martim ouve as ordens que Afrânio dá para Cícero e alerta Santo. Santo vence a dispu-ta com Cícero e entrega o boi para Tereza.

SEXTA - FEIRAO delegado percebe a intenção de Miguel e o repreende. Pedro critica Samurai por ter ten-tado incriminar Rodrigo. Miguel pede a Ana para voltar para casa. Nanda e Filipe têm a primeira noite no novo apartamento. Samurai tenta provocar Rodrigo. Ana dispensa Miguel. Samurai vai à casa de Luciana. Filipe percebe que deixou a carteira no sítio de Samurai. Glauco decide dividir a paternidade do filho de Krica com Cleiton. Tito confronta Samurai.

SEXTA - FEIRAAraújo pensa sobre as palavras de Maria. Mafalda ouve Candinho agradecendo Zé dos Porcos e se emociona. Josias conta que Ro-meu perdeu seu carro. Gerusa se sente bem e dança com Osório. Diana tenta alertar Ilde sobre Braz, mas ela não acredita. Anastácia e Pancrácio pensam em adotar Pirulito. Cel-so convence Araújo a ir ao ateliê de Ernesto. Sandra fala mal de Araújo para o cúmplice. Araújo flagra Sandra e Ernesto juntos.

SEXTA - FEIRACamila se desespera com as acusações de Enéas contra Giovanni. Aparício tenta convencer Rebeca a não se casar com Pedro Bertolucci. Camila conta a Ariovaldo que foi enganada por Giovanni. Carol segue a orien-tação de Afonso e o deixa no hospital para ser enterrado como indigente. Penélope constata que Tamara interrompeu seu tratamento médico e descobre que ela visita Fabinho. Giovanni implora para que Camila o escute.

SEXTA - FEIRACícero se enfurece com Santo. Tereza enfren-ta Afrânio. Padre Benício entrega o gibão de Belmiro para Miguel. Tereza ameaça sair de casa. Cícero faz um juramento contra Santo. Iolanda não consegue falar sobre a visão que teve com Tereza. Dalva teme as ameaças que Cícero faz para Santo. Encarnação avisa a Afrânio para tomar cuidado com Bento. Afrânio orienta Cícero a armar contra San-to. Bento é agredido por homens misteriosos.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOAraújo e Ernesto se enfrentam.Mafalda se enfurece quando Sarita decide levar bis-coitos para Zé dos Porcos. Diana e Severo saem para passear. Braz convida Ilde para morar com ele. Ernesto se muda para o casarão de Sandra. Josias pede para Zé dos Porcos se casar com Sarita. Araújo se aconselha com Olga e decide pedir perdão a Anastácia. Araújo revela a Anastácia que Sandra falsificou sua assinatura.

SÁBADOGiovanni tenta convencer Camila de que não quer se vingar dela. Carol conta para os irmãos que Afonso morreu e pede que eles guardem segredo até que ela atinja a maioridade. Bruna lê o testamento deixado por Teodora. Rebeca pergunta a Pedro se ele tem problemas com a Justiça. Enéas avisa a Camila que os seguranças vigiarão a portaria para impedir a entrada de Giovanni. Tanci-nha confirma para Apolo que beijou Beto.

SÁBADOCeci e Beatriz cuidam de Bento. O de-legado Germano interroga o vereador, que afirma não lembrar o que aconteceu. Bento confidencia a Martim que desconfia de quem foi o mandante de sua agressão. Luzia e Carlos ficam juntos. Tereza desco-bre que Cícero é apaixonado por ela. Ceci, Beatriz, Martim e Chico Criatura tentam convencer as pessoas nas ruas a ajudar Bento na sessão na câmara.

Page 15: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESUm trabalho em grupo vai esbarrar nos tem-peramentos difíceis dos integrantes. Permaneça calmo. E, se seu amor começar a reclamar, releve tudo e tente não discutir.

TOUROAdote uma estratégia profissional cuidadosa. Bom para interagir com chefes, colegas ou cli-entes, se não tiver vínculo profissional fixo. Terá uma grande oportunidade.

GÊMEOSO período poderá ser muito desgastante para você. Sua mente estará agitada, fazendo-o falar pelos cotovelos e irritando as pessoas à sua volta, em casa e no trabalho.

CÂNCERLiberte-se da necessidade de reconhecimento, de emoções, pensamentos e crenças que o mantêm na posição de dependente. Limpe seu organismo das toxinas.

LEÃOGrandes transformações podem ocorrer nesse momento em sua vida. Promoções e elogios da direção revelam que o seu valor é reconhecido. Contenha o desejo de acelerar as mudanças.

VIRGEMEvite qualquer situação estressante, como con-frontos ou disputas. Trate todo o mundo com cor-tesia para evitar atritos. Um chá calmante poderá diminuir o seu nervosismo.

LIBRASeu trabalho poderá não render o que espera. Faça a sua parte e não insista em finalizar tudo. Não abra mão de algumas horas de lazer. Procure os amigos e aceite convites.

ESCORPIÃOO movimento no trabalho não vai deixa-lo muito feliz. Tente descobrir o lado bom de toda a situ-ação. Cuide mais de sua família e não se esqueça de cuidar de você também.

SAGITÁRIOSua tensão será a grande responsável por atritos e desentendimentos profissionais. Saiba lidar com o momento, tirando vantagens para você. Se for preciso, tire uns dias de descanso.

CAPRICÓRNIOSe você andou se estranhando no trabalho, é hora de retornar uma postura mais calma e amigável. Dedique-se a reconquistar seu espaço na empresa.

AQUÁRIONo trabalho, os projetos podem parecer estag-nados, e você sentirá vontade de largar tudo e recomeçar uma nova história profissional. Cui-dado, as mudanças devem ser seguras!

PEIXESPara você, é muito difícil viver dentro do orça-mento, e este mês poderá estar ainda mais com-plicado. Um trabalho extra poderá equilibrar suas contas. Tenha fé!

HORÓSCOPO DA SEMANA

AS EMOÇÕES E AS DOENÇAS (1)

DICA DE LIVRO

Facebook: /despertardaconscienciadoda

EDIÇÃO: 02

CONTATO (48) 3047-2022 - whatsapp (48) 9135-7663

Diego Fagundes Gomes (Dóda)

DESPERTARDA CONSCIÊNCIA

Trabalha na area designer gráfico de jornal e revista mais de 20 anos, universalista Amor incondicional...

Olá, sou Dóda, vou trazer assunto ligado a espiritualidade, temas abortando sobre despertar da consciência da humanidade de um novo humano que está nascendo. Vou trazer vários temas como: Crianças/Adultos índigos, cristais, esmeralda, arco-íris, diamante, terapia holística, dicas de livros e filmes espiritualistas, energias, curas, cristais, multimensional... Gratidão! Namastê! “O Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”.

Acne: Não se aceitar; desamor de si. Adenoides - Atritos fa-

miliares, discussões. Alergias: Falso ego e sensibilidade. Alcoolismo - Sentimentos de futilida-

de, inadequação, culpa e auto-rejeição. Amigdalite : Emoções repri-

midas, criatividade sufocada. Anemia: Falta de pra-

zer; desinteresse da vida. Anorexia: Ódio ao ex-

tremo de si mesmo. Apendicite: Medo da vida. Blo-

queio do fluxo do que é bom. Arteriosclerose: Resistên-

cia. Recusa em ver o bem. Artrite: Amargura, ressentimento,

crítica, sentimentos de desamor. Asma: Super sensibilidade;

amor sufocado; supressão do cho-ro, sentimentos sufocados.

Bexiga (problemas): Ansiedade; resistência contra novas idéias.

Boca (problemas ): Incapaci-dade de engolir idéias; fixação de opiniões e mente fechada.

Bronquite: Ambiente familiar “inflamado”, Gritos e discussões.

Bursite: Raiva reprimida, von-tade de bater em alguém.

Câimbras: Tensão; segurar--se; oprimir-se.

Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo. Profun-dos segredos ou aflições corroendo o Eu; retenção longa dos ressenti-mentos; ferimentos profundos.

Catarata: Futuro pouco cla-ro; inabilidade de ver a frente.

Ciática: Medo do dinheiro e do futuro. Cisto: Crescimento falso; fomentação

de choques e machucados emocionais. Coceira: Desejos insatisfeitos,

remorso; punição e culpa. Colesterol: Entupimento dos canais

da alegria; medo de aceitar a alegria. Colite: Pais superexcitados; opressão,

menosprezo; necessidade de afeto. Coração: Problemas emocionais

sérios longamente suportados; falta do prazer, rejeição da vida. Cren-ça nas pressões e no esforço.

Corcunda: Raiva atrás de você, ressentimento conservado.

Deslocamento de disco: Indecisão. Derrame: Resistência. Rejeição a vida. Diabetes: Profundo sentimento de

mágoa; falta de (dar) afeto na vida. Diarreia: Medo, rejeição, fuga

(eliminar de dentro o que está ruim). Dor: Congestão, bloqueio; cren-

ça em barreiras; punição, culpa. Dor de cabeça: Tensão, re-

volta, contrariedades emocio-nais. Sentimentos feridos.

Dor de ouvido: Raiva; não querer ouvir.

Edema: Super sensibilidade, individua-lidade machucada. Personalidade ferida.

Enjoo de carro: Medo-dependência, sentimento de ser pego em armadilhas.

Enjoo de mar: Medo; medo da morte. Enxaqueca: Medos sexuais. Raiva

reprimida. Pessoa perfeccionista. Epilepsia: Rejeição da vida; sensação

de perseguição; violência contra si. Esclerose múltipla: Dureza

mental, coração endurecido, von-tade de forra; inflexibilidade.

Espinhas: Crença na feiu-ra, culpa, ódio de si.

Estômago (problemas): Incapacidade de assimilar idéias. Medo de novas idéias.

Excesso de peso: Insegurança; auto-rejeição; procura de amor. Medo de perda, sufocar sentimentos.

Fadiga: Resistência, aborrecimen-to; falta de amor pelo que faz.

Febre: Queimar-se com al-guém ou algo; raiva.

Febre do Feno: Congestão emocional; confusão nas cren-ças; medo do moralismo.

Fibromas: Alimentar mágo-as causadas pelo parceiro.

Frigidez: Medo. Negação do prazer. Gagueira: Insegurança; fal-

ta de auto-expressão. Garganta: Repressão de raiva;

ferimentos emocionais engolidos. Gastrite: Incerteza profunda. Sensação

de condenação, idéias mal digeridas. Gengiva (problemas): Inabilida-

de de levar avante as decisões uma vez que elas sejam tomadas.

Glândulas (problemas): Desequilíbrio; falta de ordem; distribuição insuficiente.

Glaucoma: Pressão emocio-nal por sustentar por longo tem-po sentimentos feridos.

Gota: Impaciência, raiva, dominação. Gripe: Respostas a negatividade e cren-

ça geral; medo, crença em estatísticas. Hemorroidas: Medo de pra-

zos determinados. Raiva repri-mida. Pessoa perfeccionista.

Hepatite: Raiva, ódio. Resistên-cia a mudanças. O fígado é o local da raiva e emoções primitivas.

Hérnia: Carga, resistência mental, autopunição; raiva; ex-pressões criativas incorretas.

Herpes: Prolongada sus-pensão nervosa.

Impotência: Pressão sexual, tensão, culpa; crenças sociais; ran-cor contra um antigo parceiro.

Inchaços (verrugas): Auto--rejeição, medo, falta de amor.

Indigestão: Medo, ansiedade, pavor. Infecções: Irritação, raiva, chateação. Insanidade: Escapismo, recolhi-

mento; violenta separação da vida.

Autor de A Chave, publicado pela Rocco, e uma das estrelas do filme O Segredo, Joe Vitale revela aos leitores, em Limite zero – O sistema havaiano secreto para a prosperidade, saú-de, paz e mais ainda, como evoluiu de menino sem-teto a profissional de negócios bem--sucedido – através do Ho’oponopono. Atualizado para os nossos dias, o Ho’oponopono é uma técnica capaz de remover os obstáculos mentais que bloqueiam o caminho, deixando a mente livre para encontrar maneiras novas e inesperadas de obter o que se deseja.

Page 16: Jornal Informe Florianópolis/São José - 14/07/2016

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE JULHO DE 2016 | A|16 CONTRA-CAPA

Moradores da rua João Francisco Garcez, no Canto da Lagoa implantaram nesta semana o mais novo grupo do Vizinho Solidário em Florianópolis

VIZINHO SOLIDÁRIO

Moradores e PM unidos contra a bandidagem

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

Com a bandidagem cada vez mais organizada e audaciosa a população

está tendo que se unir à Polícia Militar para aumentar a rede de proteção de suas residên-cias. O Vizinho Solidário In-terativo (VSI) está permitindo que moradores e policiais tro-quem informações através do aplicativo WhatsApp. Os mo-radores da rua João Francisco Garcez, no Canto da Lagoa implantaram nesta semana o mais novo grupo do Vizinho Solidário em Florianópolis.

O morador Alexandre Vieira explica que aconteceram seis furtos e arrombamentos em residências da rua em um in-tervalo de tempo de cinco anos e os moradores resolveram implantar o programa para aumentar a segurança e evitar novos casos. São 30 residências cobertas pela iniciativa.

Vieira conta que foram cria-dos dois grupos no WhatsApp. O primeiro, somente entre to-dos os moradores da rua, que serve para filtrar as informa-ções que vão para o outro grupo no aplicativo, que tem a polícia participando. “Estão incluídos nos grupos todos os moradores da rua, pais, mães e também os filhos”, explica Vieira.

Além da rede de informa-ção pelo aplicativo as resi-dências participantes ainda receberam uma placa de iden-tificação. Os veículos dos mo-radores também receberam um adesivo, que serve como identificação, os distinguindo de carros suspeitos que pos-sam transitar naquela via.

Outro morador, Marcelo Garcez, explica que no grupo é postado todo tipo de infor-mação relevante sobre segu-rança, como possíveis indiví-duos suspeitos que estejam rondando as casas, até placa de veículos duvidosos. “A PM também nos passa orienta-ções diversas para agirmos em várias situações e também de possíveis carros utilizados em arrombamentos em ou-tros pontos da cidade. Assim,

podemos contribuir se notar-mos algo”, frisa Garcez.

O trabalho interativo en-tre PM e moradores amplia a

rede de informações. É fun-damental para inibir a bandi-dagem, que age de forma or-questrada. “Os policiais nos

passam que esses quadri-lheiros, são profissionais. No dia que saem para arrombar residências, vão fazendo isso

de bairro em bairro durante todo o dia. Por isso a impor-tância de trocarmos informa-ções”, frisa Garcez.

Contato para formar um Vizinho Solidário

A rua João Francisco Garcez no Canto da Lagoa, dentro do Vizinho Solidá-rio Interativo pertence à jurisdição do sargento PM, Zuffo. No trabalho também estão envolvidos os tenen-tes Miranda e Carceres. Eles respondem por 28 VSI, que abrangem centenas de pessoas. A maioria está localizado no Sul da ilha.

Moradores que tiveram interesse em formar um núcleo do Vizinho Solidário podem se encaminhar até a 3° Companhia da Polícia Militar no Campeche e falar com o tenente Miranda ou entrar em contato com o sar-gento Zuffo pelo fone 9828-4640, que passará todas as informações necessárias para a implantação de um VSI.

ADRIANO RIBEIRO

Casas recebem uma placa indicativa do programa

Integrantes e organizadores do movimento no Canto da Lagoa eículos da rua são identificados

MULHERES

Tratamento gratuito de rugas Até sexta-feira, 15, mu-

lheres que tenham entre 30 e 60 anos poderão realizar um tratamento gratuito de rugas da testa no Centro de Ciên-cias da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizado no Bairro

Coqueiros, em Florianópolis.O tratamento será ofe-

recido pelo acadêmico do curso de Fisioterapia da unidade, Moisés de Olivei-ra Machado, sob orienta-ção da professora Raquel Eleine Wolpe, como parte de seu trabalho de conclu-

são de curso, com o tema “Efeito da Corrente Galvâ-nica nas Rugas”.

O acadêmico explica que o objetivo é verificar os efeitos da corrente galvâni-ca em rugas na testa sob os aspectos da profundidade e da sensibilidade.

Machado é voluntário do Núcleo de Psicologia e bolsista do Programa de Saúde Feminina Integral: contextos, abordagens e tecnologias, que promo-ve o conhecimento sobre Fisioterapia Dermatofun-cional aos acadêmicos por meio de atendimentos à comunidade, ciclo de pa-lestras e produção cientí-fica, ambos desenvolvidos na Udesc Cefid.

COMO PARTICIPAROs interessados devem

entrar em contato com Moi-sés de Oliveira Machado pelo WhatsApp ou telefone (48) 9677-3090 e pelo e-mail [email protected] até a próxima sexta-feira, 15. O tratamento será realizado na Clínica Escola de Fisioterapia, no Bloco E da Udesc Cefid, que fica na Rua Pascoal Simo-ne, 358, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.