Top Banner
Divulgação Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | QUINTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2013 | ANO XIX | N.º 2013 | R$ 2,50 Uma charmosa goiana CADERNO TURISMO PáGINA 06 Uso de protetor solar, beber muito líquido e manter uma alimentação mais leve são algumas dicas para controlar a saúde. Meteorologistas, explicam que a massa de ar sobre a cidade impede mudanças no clima. Divinópolis enfrentará altas temperaturas até março Esgoto é motivo de reclamação no bairro Jardim Real Daniel Michelini Vereador denuncia questão relacionada à Copasa em cobrança indevida de tarifa PáGINA 03 Conforme Adair Otaviano, ele recebeu em seu gabinete um cidadão que apresentou contas de água com valores excessivos e reclamou não conseguir solução por parte da concessionária. Escalada de violência continua SEXTO Gustavo Costa PáGINA 05 Quaresma impulsiona comércio de ovos e peixes Durante o período de Quaresma, muitas pessoas trocam o hábito de consumir carnes por ovos e peixes. À medida que as vendas aumentam, o preço também sobe. PáGINA 05 O sexto homicídio do ano ocorreu ontem à noite no bairro Porto Velho, na esquina das ruas Gonçalves Dias e Wenceslau Bras. Por volta das 18:30 horas um jovem de 21 anos foi assassinado com vários tiros, a vítima foi identificada como John Alex da Cunha Marques. Segundo relato de testemunhas no local, dois homens numa moto XRE preta abordaram John Alex e efetuaram vários disparos, a maioria atingindo a cabeça do jovem. O tenente Sales responsável pela condução dos trabalhos da PM na ocorrência, informou que a vítima teria passagens por uso de drogas e ocorrências de trânsito, tendo sido encontradas nove cápsulas próximas ao corpo, além de um papelote contendo substância suspeita. O militar completou ainda que o irmão de Jonh Alex estaria com ele no momento do crime mas conseguiu escapar, a polícia segue em diligências mas até o momento ninguém foi preso ou identificado. Cobertura completa na edição de amanhã. Cláudio Ramalhão
24

Jornal Gazeta do Oeste

Mar 29, 2016

Download

Documents

Portal G37

Edição 2013
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Jornal Gazeta do Oeste

Divulgação

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | QUINTA-FEIRA, 21 dE FEvEREIRo dE 2013 | ANO XIX | N.º 2013 | R$ 2,50

Uma charmosa

goianaCaderno turismo

Página 06

Uso de protetor solar, beber muito líquido e manter uma alimentação mais leve são algumas dicas para controlar a saúde. Meteorologistas, explicam que a massa de ar sobre a cidade impede mudanças no clima.

Divinópolis enfrentará altas temperaturas até março

Esgoto é motivo de reclamação no bairro Jardim Real

Daniel Michelini

Vereador denuncia questão relacionada à Copasa em cobrança indevida de tarifa

Página 03

Conforme Adair Otaviano, ele recebeu em seu gabinete um cidadão que apresentou contas de água com valores excessivos e reclamou não conseguir solução por parte da concessionária.

Escalada de violência continua

SEXToG

ustavo Costa

Página 05

Quaresma impulsiona comércio de

ovos e peixesDurante o per íodo de Quaresma, muitas pessoas t r o c a m o h á b i t o d e consumir carnes por ovos e peixes. À medida que as vendas aumentam, o preço

também sobe.

Página 05

O sexto homicídio do ano ocorreu ontem à noite no bairro Porto Velho, na esquina das ruas Gonçalves Dias e Wenceslau Bras. Por volta das 18:30 horas um jovem de 21 anos foi assassinado com vários tiros, a vítima foi identificada como John Alex da Cunha Marques. Segundo relato de testemunhas no local, dois homens numa moto XRE preta abordaram John Alex e efetuaram vários disparos, a maioria atingindo a cabeça do jovem. O tenente Sales responsável pela condução dos trabalhos da PM na ocorrência, informou que a vítima teria passagens por uso de drogas e ocorrências de trânsito, tendo sido encontradas nove cápsulas próximas ao corpo, além de um papelote contendo substância suspeita. O militar completou ainda que o irmão de Jonh Alex estaria com ele no momento do crime mas conseguiu escapar, a polícia segue em diligências mas até o momento ninguém foi preso ou identificado. Cobertura completa na edição de amanhã.

Cláudio Ramalhão

Page 2: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1302 oPINIÃo

ÓRGÃo do GRUPo GAZETA do oESTE dE comUNIcAçÃo lTdA

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

AdmINISTRAçÃo, REdAçÃo E GRÁFIcA: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

ASSESSoRES JURídIcoSDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O JORNAL NãO é SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATéRIAS ASSINADAS.

dIREToR PRESIdENTEFernando Marcos Rodrigues

dIREToR dE mARKETINGLeonardo Marcos Rodrigues

EdIToRA cHEFELiziane Ricardo

Sentir medo faz parte da vida desde que nascemos, quando bebê sen-timos o medo de passar de um colo para outro, na infância, a curiosidade e a imaginação faz com que um barulho possa se transformar num monstro.

Enfim, em todas as etapas da infância, temos alguns tipos de medo. Estes, só passam a ser patológicos, quando começam a prejudicar a rotina da criança, o convívio social. Se isto acontecer é preciso procurar ajuda profissional.

Os aparecimentos de medos podem ter sido acarretados por algo; uma notícia ruim na TV ou que alguém contou, um barulho estranho, um filme, ou as vezes para chamar a atenção dos pais, enfim; são várias possibilidades.

Quem determina quanto e até quando um medo vai atormentar a vida de uma pessoa é a família. Por isto, os pais devem estar sempre atentos ao comportamento do filho, e nunca ironizar ou diminuir o medo que a criança sente. é necessário escutar, entender e também como forma de encorajamento ao filho, os pais verbalizarem os medos que tinham quando criança e como enfrentaram. Isto os torna mais próximos com as crianças e estas se sentem mais acolhidas e entendidas.

Abaixo está alguns tipos de medo mais comuns na infância e peque-nas dicas de como tratá-los;

0 A 12 mESES: mEdo dE lUGARES E PESSoAS ESTRANHAS: Cuide bem do bebê, mas não o acostume a se sentir seguro somente

quando estiver perto de você.

2 A 3 ANoS: mEdo dE SER ESQUEcIdo oU AbANdoNAdo: Estabeleça boas rotinas em relação ao mundo interno e externo da

criança, assim ela se sente mais segura em relação à família.

2 A 4 ANoS: mEdo dE EScURo, bARUlHoS E dE doRmIR SoZINHo:

Vistorie com ele o espaço debaixo da cama e os armários e mostre que não há nada no quarto para persegui-lo. Ressalte a importância da conquista de ter um quarto só dele.

4 A 6 ANoS: mEdo dE ESPíRIToS, bRUXAS, vAmPIRoS,moNSTRoS:

Se seu filho tem a imaginação muito fértil, e por isso acaba se assus-tando ainda mais com o sobrenatural, deixe ele falar a respeito. Escreva histórias sobre esse mundo com ele, desenhe, interprete. Ele adquire mais confiança por perceber que tem o domínio sobre esse mundo imaginário.

5 A 8 ANoS: mEdo do mUNdo: Ensine, fale de como lidar com pessoas estranhas na rua, ter cuida-

do com os lugares que freqüenta, obedecer as regras de trânsito para atravessar a rua,etc.

8 A 11 ANoS: mEdo dA moRTE: Quando a criança percebe a finitude da existência, pode passar a

ter cuidados excessivos com a própria vida. Traços de comportamento hipocondríaco ou obsessivo podem surgir e, nestes casos, é preciso procurar ajuda médica.

12 A 18 ANoS: mEdo dE NÃo SER AcEITo: Se seu filho tem medo de não ser aceito pela turma por não jogar

futebol, por exemplo, mostre que ele tem dezenas de outros atributos que fazem dele um jovem interessante.

mEdo dE SER TRocAdo: Geralmente não tem uma idade específica, pode surgir com a che-

gada de um irmão: Reforce as relações entre o primogênito e o caçula mostrando para seu filho que o bebê vai fazer parte do time dele, o das crianças da casa.

“Livro dos Medos” é um livro infanto-juvenil da Autora Heloisa Prieto, ele fala sobre todos os tipos de medos. é uma ótima leitura de pais e filhos.

EdIToRIAl

“Alguns especialistas denunciam que o Brasil só trata 10% do seu esgoto e o restante acaba indo para os rios. [...] Portanto é hora tanto da Copasa, quanto do Prefeito e Vereadores, arregaçarem as mangas e sentirem que 2016 está logo ali e um rio Itapecerica despoluído se encontra

muito longe.”

2016 está logo aliPassam os anos e os governos, nas esferas federal, estadual e municipal,

e o montante de investimentos públicos previstos para o saneamento básico continua muito abaixo do esperado para que os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos se nivelem aos índices já alcançados no número de domicílios atendidos por energia elétrica, telefonia e até mesmo recolhimento de lixo.

As estatais que possuem a concessão do saneamento básico com raras exceções, não poupam o suficiente para realizar investimentos significativos (as despesas de custeio, na maioria dos casos, comprometem todo o fatura-mento, e os percentuais das chamadas perdas técnicas dessas companhias são absurdos).

Esse quadro de baixos investimentos no saneamento básico acaba se refle-tindo nos gastos públicos com saúde, pois as doenças transmitidas pela água não tratada continuam levando grande número de brasileiros a recorrer ao SUS.

Não é um problema sem solução, já que o saneamento básico é um setor capaz de atrair volume considerável de investidores privados, seja pela prática convencional de concessões de serviços públicos, ou até mesmo por um modelo de parceria público-privada.

O governo federal frequentemente cita o saneamento básico como uma das prioridades, mas esta nunca se concretiza na prática. O tempo está passando e o meio ambiente e a população se ressentem dessa solução.

O esgoto é hoje o principal vilão ambiental do país, dizem especialistas do setor. O problema é identificado mesmo em médias e grandes cidades que já dispõem de boa infraestrutura.

Alguns especialistas denunciam que o Brasil só trata 10% do seu esgoto e o restante acaba indo para os rios. Sorocaba, por sua vez, trata quase 98% dos dejetos, um percen-tual expressivo se comparado com o quadro nacional, mas que mesmo assim deixa milhares de pessoas em situação de risco.

Divinópolis buscando a solução do problema tomou o caminho da maioria dos municípios mineiros, a concessão à estatal Copasa que já detinha o tratamento e distribuição de água.

Nos parece que somente após a efetivação da concessão do tratamento de esgoto, é que a estatal viu motivos para voltar a investir na distribuição de água, que visivelmente não acompanhou o crescimento demográfico de Divinópolis.

Coloca-se a culpa no loteamento desenfreado e sem controle, mas não pode servir de pretexto para somente agora após décadas de concessão é que a empresa comece a trabalhar para solucionar os gargalos existentes.

Já o tratamento do esgoto, tem de ser trabalhado de acordo com o tamanho da tarefa, uma cidade do porte de Divinópolis em que praticamente todo o es-goto é despejado no Itapecerica demandará uma infraestrutura considerável e a propaganda faz crer que em poucos anos se resolverá o problema de décadas.

Juntemos a isso as diversas reclamações que ocorrem diariamente quanto aos serviços prestados pela estatal. Hoje no Brasil os prestadores de serviço, tais como telefonia, tv a cabo, energia elétrica e saneamento básico estão sempre sendo alvo de críticas e questionamentos.

Voltando a nossa realidade local, a Copasa e consequentemente o Exe-cutivo e Legislativo que chancelaram a concessão da água e esgoto têm um grande desafio pela frente. Provar através de um serviço de qualidade, de água nas torneiras e rio despoluído, que a decisão foi acertada e realmente valem os 90% de acréscimo nas contas de água e esgoto.

O serviço da Copasa, principalmente no que tange ao esgotamento sani-tário tem de ser alvo constante de fiscalização por parte das autoridades locais, porque é uma decisão que não permite volta, ou alguém em sã consciência considera ser possível reverter uma concessão pública concedida ?

Portanto é hora tanto da Copasa, quanto do Prefeito e Vereadores, ar-regaçarem as mangas e sentirem que 2016 está logo ali e um rio Itapecerica despoluído se encontra muito longe.

Só quem convive com o mau cheiro, moscas e dejetos correndo pelas ruas, além de torneiras secas, pode avaliar a urgência de uma solução para o problema. é um desafio que a administração municipal terá que assumir para atingir a excelência no saneamento básico da cidade.

Eduardo Augusto

[email protected]

o mEdo dAS cRIANçAS AUSêNcIA dE SEGURANçA No locAl dE TRAbAlHo GERA dEvER dE INdENIZAR PoR dANoS moRAIS

Com o aumento indiscriminado de ocorrências de assaltos, inclusive à mão armada a estabelecimentos comerciais, industriais, e de distribuição de produtos, o empregado vem sofrendo grande intranquilidade de espírito durante a execução de suas tarefas, pois, a qualquer momento, sente que poderá ser mais uma vítima da criminalidade que assola nosso país.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS) somente na região metropolitana de Belo Horizonte/MG o índice de crimes violentos subiu 16,3% em janeiro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 3.957 ocorrências contra 3.401. Neste ano, nessa região já morreram 160 pessoas em 30 dias, sendo em média 05 óbitos por dia.

Desse montante, os crimes contra o patrimônio, roubo e extorsão mediante seqüestro foram 3.556 ocorrências, o que demonstra a grande vulnerabilidade existente.

Em outubro de 2012, assaltantes seqüestraram uma funcionária de uma joalheria no Bairro Barreiro em Belo Horizontes/MG mantendo-a refém durante uma noite inteira. No dia seguinte, eles iriam executar o assalto no estabelecimento, contudo, foram surpreendidos por policiais.

No dia 21 de dezembro de 2012, um entregador de gás foi assaltado à mão armada enquanto trabalhava na cidade de Ipatinga, na região Leste de Minas Gerais. Ele foi obrigado a entregar ao bandido todo dinheiro e pertences.

Um posto de combustível da cidade de Uberlândia/MG, no dia 04 de fevereiro de 2013 foi alvo de assalto onde os frentistas foram rendidos por dois adolescentes.

No último dia 17 deste mês, criminosos atearam fogo em um ônibus, na noite de domingo no Triângulo Mineiro. Depois de renderem o motorista e o trocador os bandidos executaram o crime em represália a ação da polícia.

Já no dia 18, em Lavras, no Sul do Estado, um homem adentrou um laboratório fez refém sua ex-namorada mantendo-a sob mira de um revolver por duas horas.

Diariamente temos muitos exemplos de crimes violentos que esgotariam o espaço desta coluna. Contudo, nosso objetivo é demonstrar a responsa-bilidade do empregador quanto à mantença da integridade física e mental de seus empregados.

Sabemos que não podemos responsabilizar os empregadores por essa onda de crime, contudo, cabe ao empregador medidas protetivas de segu-rança aos seus empregados no ambiente de trabalho.

Devido ao elevado índice de criminalidade, a responsabilidade recai da mesma forma a todos os níveis empresariais e de qualquer atividade comer-cial, pois, os bandidos já não escolhem a quem praticar crime, invadem a primeira porta aberta, ou seja, de uma rede de supermercados, ou de uma mercearia.

O empregador deve se preocupar com a segurança de seu estabelecimen-to, não só para resguardar seu patrimônio, mas, sobretudo, para proteger a vida de seus fregueses e empregados.

Um trabalhador recorreu a Justiça do Trabalho pedindo a condenação de um supermercado onde trabalhava ao pagamento de indenização por danos morais pela alegação de que durante um assalto ao estabelecimento foi abordado e jogado no chão por um bandido à mão armada, que ainda lhe levou R$137,00. Segundo esse empregado o fato causou trauma psíquico.

Nesses autos foi comprovada omissão por parte do supermercado no que tange a segurança de seus empregados, gerando assim, a obrigação de pagar uma indenização de R$4.000,00 ao vitimado.

Ressalta-se que o supermercado não foi condenado pela ocorrência do crime em si, mas, sim, pela sua omissão em oferecer medidas de segurança, que poderiam ter evitado o referido assalto, ou diminuído as conseqüências ao empregado, gerado pela ocorrência.

A questão da violência urbana cabe tanto ao Estado como também às empresas ofertar segurança, no caso aqui, aos empregados no ambiente de trabalho, pois, a violação à intimidade da pessoa humana, atrai o dever de indenizar por danos morais.

Desta forma, os empregadores devem zelar pelo ambiente de trabalho para que o empregado tenha no mínimo a tranqüilidade para ofertar à em-presa sua força de trabalho.

Isso se faz como medidas das mais simples, como orientação de como executar bem as tarefas incumbidas durante a jornada de trabalho (exemplo do operador de caixa de como manusear o dinheiro evitando acúmulo e exposição de valores), transporte de valores e pertences por empresas espe-cializadas, contratação de vigias ou vigilantes, instalação de equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento, cercas elétricas, portas eletrônicas, etc., identificação eficiente de pessoas, sobretudo, no setor de RH quando das contratações de empregados, parceria com a polícia militar (rede de vizinhos protegidos), etc., enfim, existem variadas maneiras que o empregador tem para demonstrar sua preocupação com a segurança no ambiente de trabalho.

Demonstrado seu interesse na preservação do ambiente salutar e seguro, pode inclusive, o empregador conseguir absolvição de acusações futuras, senão, pelo menos obter diminuição de quanto indenizar ao empregado.

PaulaOliveira

[email protected]

Page 3: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 03PolíTIcA

O vereador Adair Otaviano (PMDB), no uso da tribuna livre, na última terça-feira durante a reunião da Câmara, discorreu sobre um assunto relacionado à Copasa que o deixou indignado. Segundo Otaviano, um mora-dor de 76 anos, do bairro Nossa Senhora da Conceição em Divi-nópolis, apresentou três contas de água, sendo que a do mês de Janeiro apresentou um valor ex-cessivo, segundo o morador um consumo fora da sua realidade.

O parlamentar em seu discur-so disse que estava com as contas

de água desse senhor do bairro Nossa Senhora da Conceição em mãos. “São mais três pessoas morando na mesma casa além do reclamante, uma senhora de 75 anos, um filho de 50 anos e outro de 47. No mês de dezembro, o mo-rador gastou aproximadamente R$19,00 e no mês de Janeiro ele teria gasto R$750,00, já no mês de Fevereiro recebeu a conta de água no valor de aproximadamente R$34 reais”, afirmou.

Ainda conforme Otaviano, ele estava com a declaração de um bombeiro hidráulico atestando que após uma inspeção cons-tatou não haver nenhum tipo de vazamento que justificasse o

valor da conta de Janeiro. Que essa declaração foi apresentada à Copasa e a mesma não teria aceito esses argumentos “Simplesmente a Copasa quer que o senhor de 76 anos pague essa conta. A orienta-ção é para que esse senhor arrume um advogado para processar a Copasa, porque ela está passan-do os cidadãos para trás”, falou indignado.

Já o vereador Rodrigo Kaboja (PSL), ao discursar, voltou um pouco do seu pronunciamento para Adair Otaviano, dizendo que discorda do vereador. Segundo Kaboja, circula entre a população a notícia de que a Copasa não está fazendo investimentos e segundo ele isso não corresponde com a re-alidade. “Eu estive pessoalmente na ETE, Estação de Tratamento de Esgoto, do bairro Icaraí, as obras estão de vento em popa com a estimativa de ser finaliza-da no próximo mês de junho. O complexo teve início no bairro Santa Lúcia, região sudeste, re-colhendo através de reservatórios o esgoto de toda aquela região que posteriormente irá receber o tratamento na ETE do bairro Icaraí”, afirmou.

Após o pronunciamento, o ve-reador Adair Otaviano solicitou ao presidente, Rodyson Kristnamurti (PSDB), permissão para dirigir a palavra a Rodrigo Kaboja, uma vez que havia sido foi citado em seu discurso.

Adair Otaviano disse que gos-taria de deixar claroque quando fez o uso da tribuna livre para abordar o assunto da Copasa,

ele não falou que a empresa não estava investindo em Divinópolis, e sim daquela Copasa que deixa faltar água em todos os bairros altos do Município, dentre outras atitudes que ela toma. “A Copasa que eu citei está relacionada com a conta de um cidadão que mora no bairro Nossa Senhora da Con-ceição, onde no mês de dezembro ele pagou dezenove reais de conta de água, no mês de janeiro a conta veio setecentos e cinquenta reais, aonde moram quatro pessoas, e no mês de fevereiro a conta veio trinta e quatro reais. Setecentos e cinquenta e com a Copasa não tem conversa, então eu estou fa-lando é dessa Copasa que não tem diálogo, dessa Copasa que nós vamos ter que encarar para o resto das nossas vidas, com uma conta caríssima de esgoto, com uma conta caríssima de água e com um péssimo atendimento de serviço. É dessa Copasa que eu falei nobre vereador Rodrigo Kaboja, eu não falei que não está investindo, uma vez que é obrigação desta Copasa investir porque ela está investin-do o nosso dinheiro. Somos nós cidadãos divinopolitanos que estamos pagando investimentos”, destacou.

A reportagem da Gazeta do Oeste entrou em contato com a Copasa para saber qual a sua po-sição diante o assunto, Eustáquio Valério, Engenheiro de Produ-ções e Operações, informou que quando ocorrem situações onde a população se sente prejudica-da, é importante que irem até a agência de atendimento Copasa

e solicitar por quais os motivos que determinada situação está ocorrendo. “No caso do morador que apresentou as contas ao ve-reador Adair Otaviano, é preciso que ele compareça até a agência, apresente as contas, faça o pro-tocolo, e após esta ação a Copasa faz um levantamento para saber o que está ocorrendo. Mas, para isso é preciso do nome completo do morador, do endereço e o número da matrícula para facilitar”, disse.

O vereador Adair Otaviano ressaltou que o morador já havia providenciado a reclamação na concessionário sob o protocolo de número COPO0005637. Ao

entrar em contato com a Copasa novamente, Eustáquio Valério, disse que o assessor de Adair Ota-viano esteve com o encarregado pelo atendimento, César Gomes, que deu a ele todas as orien-tações sobre como funcionam os procedimentos. Eustáquio Valério destacou que o morador não esteve lá, mas que se ainda houvesse alguma dúvida diante o assunto, que o assessor do ve-reador Adair Otaviano, poderia re-tornar à agência de atendimento novamente junto com o morador para que o encarregado do setor, Carlos Gomes, daria as devidas orientações ao morador.

Os eleitores que não justifi-caram o seu voto nas últimas três eleições consecutivas receberam do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a oportunidade de regula-rizar a sua situação com a Justiça. Segundo a Coordenadora do Car-tório de Divinópolis, 103ª Zona, Cíntia Greco, um edital já foi publicado com a apresentação das datas para que estes eleitores possam comparecer até o Cartó-rio localizado na Avenida Sete de Setembro, número 818, no centro para a realização da justificativa.

De acordo com Cíntia Greco, as datas que foram publicadas no edital vão do dia 25 de Feve-reiro até o dia 25 de abril. Neste período, aqueles eleitores que não votaram e não justificaram as suas faltas terão a chance de ficar com a situação regular. Conforme a coordenadora é im-portante lembrar que o TSE tem o hábito de sempre que ocorrem três eleições consecutivas dá essa oportunidade aos eleitores.

“Os eleitores que não justifica-rem o voto dentro deste prazo estabelecido pelo TSE, poderão ter o título cancelado”, afirmou a coordenadora.

Cíntia Greco deixou claro que cada turno corresponde a uma eleição e que no Cartório de Divinópolis, na 103ª Zona Eleitoral, ao todo estão registra-dos 430 eleitores que ainda não justificaram. Já na 102ª Zona Eleitoral ao todo são 514 elei-tores, totalizando as duas Zonas Eleitorais 944 eleitores em débito com a Justiça Eleitoral.

A coordenadora relatou que o atendimento no Cartório Elei-toral do Município acontece de 12hs as 18hs e reforçou qual a documentação deve ser apre-sentada. “Nós estamos pedindo que os eleitores compareçam ao Cartório portando documento oficial com foto, título de eleitor, comprovante de votação e com-provante de justificativa, caso o eleitor votou e justificou, mas que não foi registrado o voto e a justificativa”, encerrou.

O eleitor que não estiver

em dia com a Justiça Eleitoral, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), não poderá obter passapor-te ou carteira de identidade. Não poderá receber vencimentos, re-muneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamen-tais, empresas, institutos e so-ciedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, cor-respondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição.

Além disso, não poderá par-ticipar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distri-to Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias; obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este

participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Não poderá inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação

eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004, obter qualquer documento nas repar-tições diplomáticas a que estiver subordinado.

Portanto, o eleitor que não votar em três eleições consecu-tivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores. A regra não se aplica

aos eleitores cujo voto seja facul-tativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiên-cia física ou mental que torne impossível o cumprimento das obrigações eleitorais, que reque-rerem, na forma das Res.-TSE nº 20.717/2000 e nº 21.920/2004, sua justificação pelo não cum-primento daquelas obrigações.

TSE estabelece prazo para eleitores que ainda não justificaram o votoA data prevalecerá para aqueles que não justificaram nas últimas três eleições consecutivas

Cartório Eleitoral de Divinópolis funciona de 12hs até 18hs.

Carla Mariela

cARlA [email protected]

Parlamentar denuncia situação de morador que alega receber conta de água com valores excessivosConforme Adair Otaviano, o morador foi até o seu gabinete apresentou uma conta do mês de Janeiro no valor de R$750,00 e reclamou que não consegue solução por parte da Copasa

Adair Otaviano expôs no plenário legislativo a situação que o morador está vivenciando em relação às contas de água cobradas pela Copasa.

Rodrigo Kaboja direcionou um pouco do seu pronunciamento para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), do bairro Icaraí. Segundo ele as obras estão em andamento e finalizará em junho.

cARlA [email protected]

Carlito Ribeiro

Page 4: Jornal Gazeta do Oeste

Roberto Clementino

[email protected]

cId GomES AlERTA dIlmA SobRE cREScImENTo

EcoNômIco

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1304 oPINIÃo

ESTRAdA doS bATISTAS

[email protected]

dácio Fernandes

SilvioFrança

[email protected]

TRAGédIAS PESSoAISDá raiva, pena e tristeza de trafegar pela Estrada dos Batistas, a

ignorância dos que transformaram aquilo ali num bota fora merece real-mente que se feche o trecho para o tráfego de veículos. Vamos ver onde esses ignorantes irão despejar o lixo impunemente como vem fazendo.

A prefeitura devia tomar uma atitude urgente, não de limpeza, o que já foi feito várias vezes sem sucesso. Mas de punir de alguma forma quem vem degradando dessa maneira o meio ambiente, não adianta nenhum projeto de revitalização da Lagoa da Sidil porque toda porcaria jogada lá em cima nos Batistas assoreia e polui as nascentes da região.

Difícil é, mas pior é fechar os olhos e fingir que nada acontece.Além disso o tráfego no local oferece riscos enormes, se algum veículo

cair por aquelas ribanceiras, o resultado pode ser trágico.

o mEU, o SEU, o NoSSo dIREIToSigo a blogueira Yoani Sanchez no Twitter, mais por curiosidade do

que qualquer outro motivo. Não sou daqueles anti-imperialistas ferrenhos que acham que os Estados Unidos são satã e muito menos concordo com a forma de condução da política cubana. Portanto me sinto a vontade para criticar a maneira como a cubana foi recebida no Brasil, pessoas à favor ou contra estão no seu direito de protestar, coisa que não existe em Cuba. Mas que foi orquestrado não restou a menor dúvida, aí os que são tão críticos à Yoani dão a ela o palanque que precisava.

Sempre digo que cada um luta com as armas e maneiras que tem, e defende as idéias com as ferramentas que possui.

Se queremos ter direitos temos o dever de respeitar o direito alheio.

AINdA YoANIDurante a visita de Yoani Sanches ao Congresso Nacional, alguns de-

putados resolveram protestar pelo tumulto que atrapalhou os trabalhos. Estranho por que quando alguns artistas ou personalidades esportivas comparecem ao plenário, tudo para, e nossos nobres representantes são tietes assumidas. Não tem reclamação nem protesto.

cAdA cASo é Um cASoAlgumas pessoas chegaram a comparar o caso Yoani com do italiano

Cesare Battisti. O dito terrorista está morando em São Paulo há um mês. O italiano alugou um apartamento de 90 m² nos Jardins. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) serviu de “fiador moral” para o ex-ativista e conversou com a corretora de imóveis que queria referências sobre o inquilino.

Segundo Suplicy, Battisti está se instalando na capital paulista porque, em breve, deve assumir “algum compromisso profissional” na CUT (Central Única dos Trabalhadores). A assessoria da entidade diz desconhecer a informação.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas em 1970. Foragido, ele acabou preso no Rio em 2007 e cumpriu quatro anos de pena em regime fechado no Brasil. Em 2010, teve o pedido de extradição negado como último ato do presidente Lula no cargo. Desde que o STF, em 2011, validou a decisão de não extraditá-lo, viveu como refugiado político em Cananeia (SP) e no Rio.

Yoani não é terrorista, nunca matou ninguém e não foi deportada ou extraditada, pede apenas o direito de ir e vir, além de expor suas idéias.

Já Cesare Battisti, seja ou não culpado, conseguiu das autoridades petistas um respaldo nunca antes visto na história deste país.

QUANTo vAlE UmA vIdAOs irmãos Cravinhos, que assassinaram brutalmente os pais de

Suzane Von Richthofen foram condenados a quase quarenta anos de prisão, e receberam o benefício do regime semi aberto depois de sete anos.

Ou seja, na realidade a sentença pelo assassinato do casal foi de sete anos, 1/6 da pena. O erro não é de juízes e advogados, é do sistema penal brasileiro, totalmente benevolente qualquer seja o crime cometido.

O Código Penal tem de ser revisto urgente, pois criminosos se sentem a vontade e sabem que certamente não irão cumprir a pena determinada quando do julgamento.

PENSAmENTo“A saída é desenvolver a arte de conviver, que independe de status

social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que “com amigo não tem que ter estas frescuras”.

Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.” - Martha Medeiros

O governador do Ceará, Cid Gomes, disse nesta terça-feira (19)que a presidente Dilma Rousseff terá seu projeto de reeleição ameaçado caso o país não retome o crescimento econômico e a taxa de desemprego volte a subir; “2013 depende da economia, a economia tem de crescer. Ela (Dilma) tem de ter essa preocupação”, declarou

comEçoU A RETAlIAçÃo Ao GovERNAdoR EdUARdo cAmPoS. oH! dIlmA !

Entenda: Governo Dilma através de uma Medida Provisória (MP) tirou a autonomia estadual do Porto de Suape em Pernambuco .Esta atitude de Dilma está sendo considerada uma afronta ao governador Eduardo Campos (PSB). Para quem ela passa o controle de Suape com a MP ? Para os irmãos Cid Ciro Gomes que são do PSB. Porque ? Será porque a dupla trabalha para minar qualquer chance do governador pernambucano Eduardo Campos,emplacar uma candidatura própria do PSB em 2014 ? Pernambuco ficará subordinado ao Ceará agora, justamente na gestão do seu principal pilar de desenvolvimento, que é Suape. Deu para entender? Pela ousadia de querer enfrentar Lula/Dilma em 2014,na disputa pela presidência da República o governador Eduardo Campos -PSB vai comer o pão que o diabo amassou.

dEPUTAdo FEdERAl JAImE mARTINS SE REúNE com SEcRETÁRIoS E GovERNAdoR dE mINAS GERAIS E TRAZ boAS NoTícIAS à dIvINÓPolIS

Na tarde desta segunda-feira (18), o Deputado Federal Jaime Martins se reuniu com o Governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia e ainda com Secretários de diversas pastas na Cidade Administrativa para discutir várias demandas da região centro-oeste, mas principalmente de Divinópolis. Dentre os assuntos: Leitos para UTI do HSJD; ampliação do Aeroporto; Reforma do Farião e Duplicação da MG-050.Pouco antes de se encontrar com o governador, Jaiminho Martins se reuniu com o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, que garantiu a conclusão da liberação dos recursos para que a construção de 30 leitos de UTI adulto para o Hospital São João de Deus, possa se iniciar nos próximos dias. Segundo a assessoria do deputado “As audiências foram ao longo do dia, com os seguintes Secretários de Estado: Esportes, Lazer e Juventude, Eros Biondini; de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; de Saúde, Antônio Jorge e com o Governador Antônio Anastasia”. Com o secretário Carlos Melles deputado explicou que o aeroporto de Divinópolis precisa de uma estação de passageiros, ampliação da pista de vôo e outras me-lhorias para ser referência no estado “ E a boa noticia é que, o Secretário Carlos Melles sensibilizado, garantiu que todas essas melhorias virão.

dEPUTAdo JAImINHo mARTINS E A ImPoRTâNcIA dA AmPlIAçÃo do ESTÁdIo do GUARANI (FARIÃo)

Ao encontrar com Secretário de Esportes Eros Biondini, no dia 18/02/13, o deputado Jaiminho Martins solicitou melhoria para o Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião). No campeonato mineiro de 2013 os jogos do Guarani estão sendo mandados para o Estádio Arena do Calçado, em Nova Serrana, devido à falta de segurança que o estádio Farião apresentou. E o secretário Eros Biondini, garantiu ao deputado que, suas solicitações no sentido de recuperar as estruturas do estádio, especialmente na área da segurança serão atendidas.

dEPUTAdo JAImINHo mARTINS E A ImPoRTâNcIA dA AmPlIAçÃo do ESTÁdIo do GUARANI (FARIÃo) II

Esta experiência que os torcedores do Bugre estão vivendo, que é, de ter que se deslocar para a vizinha cidade de Nova Serrana, para assistir aos jogos do Guarani no campeonato mineiro 2013 , abala a auto-estima dos divinopolitanos. Contudo, está servindo para fortalecer nos torcedores a certeza de que, é urgente e necessária a ampliação do estádio Farião. E não é só pela questão de auto estima , conforto e segurança, mas tam-bém pela questão financeira. Segundo reportagem do Jornal Gazeta do dia 10/02/13, “na estréia do Bugre na Arena do Calçado, foram batidos os recordes de público e renda em Nova Serrana. Só com a bilheteria do jogo de domingo contra o Cruzeiro, o Guarani arrecadou mais do que em todo o ano de 2012.”Então vem a calhar esta reivindicação que o deputado federal cobra do governo Anastasia, no sentido de melhorar as estruturas do estádios na área de segurança e de conforto para os torcedores. Este jogo em Nova Serrana entre Guarani e Cruzeiro deixou claro que num estádio confortável e seguro, o torcedor comparece. E com o comparecimento em massa dos torcedores, aumenta a receita do clube o que permitirá ao Bugre montar e sustentar um time competitivo,capaz de emocionar e encantar o torcedor. é o efeito cascata.Com a bola o deputado Jaiminho Martins.

Familiares e amigos da família do bebê Rafael Oliveira que morreu na última semana após ter sido esquecido pelo pai no interior de um veículo no estacionamento do Supermercado Abc do bairro Bom Pastor entraram em contato comigo através da Rede Social Facebook e informaram que o pai André Oliveira está bem, na medida do possível e que a esposa está ao seu lado enfrentando este difícil momento. Informaram também que ambos tem recebido o apoio de muitas pessoas, inclusive religiosos e da própria diretoria da rede de Supermercados. Sobre a condução dos trabalhos por parte da Delegacia de Polícia disseram que o inquérito está sendo conduzido com muito profissionalismo, conforme a Lei determina e que os policiais envolvidos tem respeitado a dor da família.

PAPARAZZIAs pessoas que entraram em contato afirmaram que o incômodo

maior tem sido a imprensa e os curiosos. A família estaria sofrendo muito com notícias e boatos distorcidos que tem sido veiculados pela mídia e nas redes sociais. Na quarta-feira vários rumores se espalharam pela cidade dando conta de que André teria tirado a própria vida, o que não procede. Os familiares afirmam que a impressão que se tem é de que a imprensa, tanto local quanto nacional, fica a todo momento querendo um dado novo que piore ainda mais a situação, o que segundo eles não existe. Os envolvidos não se consideram prontos para falar sobre o assunto e acreditam que talvez nunca estejam, mas contam com o tempo para aliviar a dor provocada pela fatalidade.

RESPEIToFinalizando, as fontes que pediram para ter o nome preservado pe-

diram que a família não seja importunada na Missa de Sétimo Dia, nem por imprensa e nem por curiosos. Trata-se de um momento dolorido e da intimidade privada destas pessoas e tudo o que pedem no momento é para não serem mais incomodados para assim reencontrarem a paz e darem seguimento as suas vidas. O casal tem outro filho de quatro anos, que também sofre com esta situação e no momento precisa da atenção e dedicação dos pais para que sua vida futura não seja afetada por este trágico acontecimento.

mUdANdo dE ASSUNTo/ITAúNAParece roteiro de novela de quinta categoria o que está acontecendo

na cidade de Itaúna. Na cidade inventaram um novo sistema democrático nas eleições municipais. Agora, além de eleger o Prefeito e o Vice o eleitor itaunense elege também a namorada do Prefeito. Pelo menos é o que pare-ce já que o nepotismo parece ser uma prática comum aos administradores do município. Primeiro foi Eugênio Pinto, que responde a mais de vinte processos por improbidade administrativa e em seu mandato nomeou a namorada como Chefe de Gabinete. Como se não bastasse o ato imoral e ilegal, a namorada do Pinto acabou sendo presa (solta no último mês) sob a acusação de chefiar um esquema de fraudes em contratos do município para desvio de recursos. Apesar de todo este cenário que já vem deixando o itaunense constrangido com seus políticos, o sucesso Osmando Pereira vai pelo mesmo caminho e também nomeou a atual namorada para um cargo com remuneração de quatro mil reais. Ministério Público já entrou no caso e em breve teremos desdobramentos. Enquanto isso, o que se percebe nas ruas da cidade é a indignação da população carente de uma administração responsável e comprometida com o social.

GASToS Em ElEIçõESUm projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende

reduzir o tempo legal de campanha eleitoral e, com isso, cortar os gastos de disputas cada vez mais caras por cargos parlamentares e executivos. De acordo com a proposta, o período de campanha nos pleitos municipais cairia de 90 dias para 45; nos estaduais e federais, passaria de 90 dias para 60. Pode ser uma boa ideia, mas se quiserem uma eleição mais justa e mais barata basta dividir o tempo dos candidatos por igual e determinar um cenário único para que cada candidato apresente suas propostas. Desta forma evitamos que campanhas mais caras induzam o eleitor a votar na propaganda mais bonita. Atualmente, da maneira em que o processo eleitoral é realizado uma minoria é favorecida já que o número de ricos dispostos a gastar em campanha é menor do que o de pobres com boas ideias mas sem recursos para apresentar suas propostas. Cabe um debate mais aprofundado.

PARA REFlETIR“O homem é um aprendiz, a dor a sua mestra.” - Alfred de Musset

Page 5: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 05cIdAdES

Moradores do bairro Jardim Real, localizado ás margens da MG-050, em Divinópolis, re-clamam do descaso em relação ao tratamento de água e esgoto das residências. Segundo alguns residentes da região, uma es-tação de tratamento havia sido prometida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). Entretanto, o espaço da Copasa no bairro encontra-se abandonado. São duas casas que se assemelham à cabanas. Dentro delas, alguns tijolos e, ao redor, o mato alto envolve a construção.

Alguns moradores temem pela infestação de animais e reclamam do mau cheiro: “En-tramos em contato com a Copasa diversas vezes. Se não arruma-rem isso aqui, com certeza vão

começar a aparecer escorpiões, ratos e outros animais. Tem al-guns bairros na cidade que estão em situação até pior e conheço pessoas que sofrem com isso”, disse Aurélia Marques, moradora do bairro.

“O bairro não possui muitos moradores, mas isso não é motivo para o descaso com a população do local”. Essas palavras foram ditas por um morador que não quis revelar o nome por medo de retaliação. Ele afirma que já entrou em contato com a Copasa, mas foi informado que o pro-blema seria resolvido em breve: “Mas em breve quando? O cheiro continua”, reclama, que estranha o fato de a maioria dos bairros que sofrem com esses problemas serem afastados do centro da cidade: “Já fiquei sabendo que o Costa Azul sofre com esse pro-blema até hoje. Só se preocupam

com o centro”.O engenheiro de produção e

operação da Copasa, Eustáquio Valério, ressaltou que a taxa é pelo transporte e coleta do esgo-to: “Não cobramos o tratamento ainda. Divinópolis não possui este tipo de serviço. Nós estamos cobrando coleta e transporte. A taxa do tratamento será maior”.

Além disso, ele confirma que a Copasa oferece todo o suporte para a região: “Quando precisam de nós, damos todo o suporte, como manutenção e tudo mais. A fossa comunitária será limpa”.

VaZamentoOutro problema é constatado

na rua Rio Branco, no bairro Porto Velho. Segundo o aposentado Lázaro Barreto, um vazamento tem incomodado a ele e também aos vizinhos, desde a última segunda-feira (18): “Estão nos

enrolando. Desde segunda feira a água está vazando no passeio. A calçada está cedendo e eu es-tou com medo do meu alpendre desabar. Eu expliquei para eles infinitas vezes”, disse Lázaro, afir-mando que os atendentes sempre falam que até ás 18h uma equipe da Copasa comparecerá aqui, mas não cumprem: “É um caso que afeta o bem estar público de todo morador de Divinópolis. É um descaso que estão fazendo com os consumidores. Precisa-mos de urgência no serviço”.

Ele reclama também do aten-dimento por telefone feito pela empresa: “O pessoal que atende deve achar que eu moro fora de Divinópolis, mas eu moro quase no centro da cidade. Não custa nada eles mandarem alguém para verificar o problema para nós”, disparou o morador, enfa-tizando que, na segunda feira,

ele ligou aproximadamente dez vezes para a Copasa: “Na terça feira, eu liguei até mais porque o desespero aumentou. Os vizi-nhos também ficam preocupa-dos pelo fato de que a casa está em risco”.

Ele teme também pela segu-rança de quem passa pelo local:

“Se houver um acidente ou pro-blema maior, que vai ficar com o prejuízo sou eu. A Copasa deve estar atenta aos seus próprios consumidores e clientes. Tenho vários protocolos”.

A Copasa informou que o problema deverá ser resolvido o mais rápido possível.

moradores do bairro Jardim Real ainda utilizam de fossa e reclamam da situaçãoNo bairro, o esgoto é depositado em uma fossa comunitária, o que indigna a população. Copasa garante que a fossa será limpa

Espaço com nome da Copasa está abandonado no local Tijolos e sujeira “decoram” a pequena casa

Vazamento no bairro Porto Velho coloca a calçada em risco

dANIEl [email protected]

Daniel Michelini

Gustavo Costa

Em véspera da Páscoa, alguns cristãos fazem diversos tipos de ‘penitências’ para simbolizar a Quaresma, que é um período de quarenta dias baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moi-sés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

Assim, é normal vermos pes-soas que não fazem o uso de be-bidas alcoólicas ou refrigerantes e que não comam alguns tipos de carne, além de outros alimen-tos. Sendo assim, um alimento bastante requerido pelas pessoas nesse período é o ovo. Como as vendas aumentam, o preço tende a subir. E em 2013 não vêm sendo diferente.

Em Divinópolis, a dúzia de ovos que, normalmente, é en-contrada por aproximadamente R$2,50, vem sendo vendida entre 20% e 30% mais caro, atingindo até R$2,80. Segundo o comerciante Mauro Lins, as vendas realmente crescem na quaresma: “Vende mais do que o normal. Infelizmen-te, não somos nós quem definimos os preços. Os consumidores recla-mam do preço, mas não podemos

fazer nada” disse Mauro, afirman-do que esse aumento sempre ocorreu: “Todo ano é assim”, disse.

Mauro confirma que algumas pessoas que compram os ovos nesse período são justamente as que substituem alguns tipos de carnes por ovos em alguns dias da semana: “Alguns substituem por peixes, mas muitas pessoas preferem os ovos”, disse o comer-ciante, acreditando que, além do sabor, o preço é um favor que contribui para esse índice: “As vendas aumentam cerca de 30%”. Ele também faz parte deste grupo de pessoas e respeita a tradição re-ligiosa, substituindo a carne pelos ovos nas quartas e sextas-feiras da quaresma.

Quem terá motivos come-morar são os avicultores. Depois de uma época em que os preços

caíram consideravelmente, eles poderão respirar mais aliviados. A alta dos preços dos ovos chegou a 5% em todo o país, o que dá uma nova guinada na produção. Mesmo assim, a produção conti-nua em baixa, o que é normal na Quaresma, onde a produção chega a cair em 20%, o que inflaciona os preços.

Os religiosos acreditam que, na Quaresma, a Igreja nos convi-da a viver a Quaresma como um Caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, com-partilhando com o próximo e pra-ticando boas obras. Convida tam-bém a viver uma série de atitudes cristãs que ajudam se aproximar da palavra divina, uma vez que, através dos chamados ‘pecados’, acredita-se que as pessoas acabam se afastando de Jesus Cristo.

Quaresma impulsiona comércio de ovos e peixesDurante o período de Quaresma, muitas pessoas trocam o hábito de consumir carnes por ovos e peixes. À medida que as vendas aumentam, o preço também sobe

Preços aumentaram cerca de 30% em relação aos dias normais

Daniel Michelini

dANIEl [email protected]

Page 6: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1306 cIdAdES

O calor intenso em Divinó-polis está incomodando a po-pulação. Mas esse incômodo irá durar por mais alguns meses. De acordo com a meteorologia, a ci-dade enfrenta uma ação de massa de ar seco que vem se aquecendo com o passar dos dias.

Marius Costa, meteorolo-

gista, explica que a massa de ar que está sobre a cidade impede mudanças no clima. ”Como ela é seca, tem força suficiente para bloquear qualquer sistema úmido que tente se aproximar.” Ele também afirma que o calor irá durar por mais dias. “Vale lembrar que o verão termina somente no dia 20 de março. Até lá, ainda teremos condições para temperaturas elevadas, princi-

palmente quando estamos sob a ação de sistema de alta pressão, que garante tempo firme e quen-te,” diz.

O calor atual ainda não causa tantos problemas a saúde da população. O meteorologista explica que a presença de nu-vens durante o dia indicam que a situação não está tão caótica, e que por isso problemas respi-ratórios não devem ocorrer com

freqüência. Já a chuva no município,

devera acontecer somente no próximo mês. Marcius relata que ela deverá vir no final do mês e no início de março, mas em forma de pancadas. Ele explica que isso deverá acontecer por causa do excesso de calor, o que causa pre-visões de trovoadas, comuns nes-ta época do ano. Ela também na deverá vir em grande quantidade. “O período de chuvas de grande volume já passou, tendo em vista que era para ter ocorrido nos meses entre dezembro e janeiro. Mas nada impede que pancadas um pouco mais fortes de chuva ocorram, mas esses poderão ser fenômenos isolados,” explica.

Para os próximos meses, a previsão é que a temperatura durante o período da tarde di-minua em aproximadamente 2°C em março, se comparada a fevereiro. O mesmo deve aconte-cer coma temperatura média de abril, se for comparada a média de março. “Contudo não iremos notar mudança significativa na temperatura de maio, que deverá permanecer a mesma. As maiores mudanças irão ocorrer durante as madrugadas, mas essas começa-rão a ser notadas mesmo somen-te a partir do início do outono, no dia de 20 março. Até lá, muito calor,” fala o meteorologista.

Os interessados em participar do curso de música devem ficar atentos para os prazos de inscrição que estão abertos na Escola Muni-cipal de Música Maestro Ivan Silva. O período de inscrição começou na última segunda-feira (18) e vai até a próxima sexta-feira (22). Desta vez para efetuá-la o candidato deverá procurar a secretaria da escola que fica na Vereda Dr. Waldemar Rausch, 200 no bairro Santa Clara, munidas de um documento de identidade e um comprovante de endereço.

As inscrições poderão ser feitas no período da manhã de 8h às 10h, no período da tarde de 13h às 18h. O aluno que já é formado na escola ou em qualquer outra instituição poderá prestar o concurso para outro instrumento ou canto erudi-to e ainda pedir isenção das aulas teóricas (Teoria, Solfejo e História da Música), desde que apresente cópia autenticada do diploma e histórico do curso que será avalia-do por uma Comissão Pedagógica.

Ao todo serão distribuídas 107 vagas paras os cursos de Canto Erudito Masculino Feminino, Flauta Transversal, Musicalização Infantil, Percussão/Bateria, Piano,

Saxofone, Teclado, Trombone, Trompa e Trompete. As idades variam de 07 a 18 anos. A idade do candidato deverá estar completa até o dia 04 de março quando se iniciará as aulas.

O curso básico de música da Escola Maestro Ivan Silva, é com-posto de 8 períodos semestrais, perfazendo um total de 4 anos de instrução. O aluno terá 4h/ aula por semana, uma de teoria musical, uma de solfejo, uma de história da música e uma de prática instrumental. A aula de prática ins-trumental é individual e as demais em turma, divididas nos três turnos do dia: Manhã, Tarde e Noite. Os estudantes serão avaliados perio-dicamente e caso não alcance as médias estipuladas estes poderão ser reprovados seja por notas ou frequência.

A 1ª etapa do processo seletivo (prova escrita) acontecerá no pró-ximo domingo (24/02) no Teatro Municipal Usina do Gravatá. O ho-rário de realização das provas cons-tará no comprovante de inscrição. Já a 2ª etapa (prova Individual) está marcada para os dias 02 e 03 de março. O horário das provas da 2ª etapa será divulgado juntamente com o resultado da 1ª etapa.

O candidato deverá compa-

recer ao local de realização das provas com antecedência de 30 mi-nutos e munido obrigatoriamente de documento de identidade ou certidão de nascimento para os menores de idade, comprovante de inscrição, caneta esferográfica preta ou azul, lápis e borracha.

O processo eliminatório acontecerá já na 1ª etapa para os candidatos que não alcançarem o mínimo de 30 pontos. A classi-ficação final dos candidatos será feita de acordo com a ordem de pontuação.

Caso o aluno não seja classi-ficado no limite das vagas divul-gadas, o candidato ficará como excedente, podendo ser chamado para ocupar a vaga no prazo de carência de trinta dias após o início das aulas.

O resultado será divulgado e a matrícula realizada de 04 a 06 de março. As datas não serão prorro-gadas. Os alunos excedentes terão três dias úteis, após o contato da escola, para efetuar a matrícula.

Até a tarde de ontem (20) cerca de 80 candidatos já haviam efetua-do as inscrições.

ong Cordas e sons A Associação Cultural Cordas e

Sons também está com inscrições

abertas para as novas turmas do Projeto “Dando Corda”. As aulas são direcionadas a todas as idades e, não é necessário ter conhe-cimento musical prévio para a inscrição.

Os alunos serão divididos em quatro turmas, sendo uma de violino Suzuki para crianças, uma de violino, uma de viola de arco e outra de violoncelo destinado aos jovens e adultos. Cada curso terá aproximadamente 15 vagas.

O projeto conta atualmente com 100 alunos e tem como obje-tivo oferecer oportunidades para as pessoas que queiram aprender a

tocar estes instrumentos clássicos e futuramente, participar de uma das duas Orquestras mantidas pela Ong.

As novas turmas se iniciam hoje, 21 de fevereiro, às 20h, na E.E. Padre Matias (ao lado da praça do Santuário). As mensalidades terão valor simbólico, apenas para contribuir com a manutenção das ações da ONG.

Os interessados podem pro-curar a ONG no local das aulas ou ainda entrar em contato com o Regente e Presidente da ONG, Walter Caetano, pelos telefones (37) 3216 3613 / 8822-6222.

calor continua durante os próximos dias em divinópolisA alta temperatura deve continuar até o mês de março, quando se encerra o verão

Algumas dicas para cuidar da saúde em dias quentes:

- beber de seis a oito copos de água ao dia é fundamental para evitar surtos de diarréia, comuns no calor.

- Uma boa sugestão para dias quentes são: prato com arroz, feijão, carne, frango ou peixe e salada. A combinação tem boa oferta de fibras, vitaminas e minerais.

- O protetor solar deve ser aplicado hortas antes da exposição ao sol.

- Para se bronzear sem a necessidade de cremes, especialistas indi-cam a ingestão de alimentos como a batata doce, cenoura, abóbora, acerola, brócolis e mamão.

- A idéia de hidratar o organismo com cerveja não é boa. O excesso de álcool no organismo causa muita vontade de ir ao banheiro, aumento assim o risco de desidratação.

- Manter ventilador e ar condicionado limpos ajuda a evitar doenças respiratórias. A umidade do ar pode ser regulada com copo de água e toalha molhada.

- Manter janelas fechadas durante o dia e abertas a noite ajuda a refrescar a casa. Se possível abra as janelas em cômodos diferentes para criar uma corrente de ar pelo ambiente.

- Pra atividades físicas dê preferência para horários da manhã e do fim da tarde.

- O cuidado com alimento deve ser redobrado. O calor faz as bac-térias se proliferarem rapidamente principalmente em produtos cremosos como a maionese.

- Usar roupas de banho molhadas por muito tempo também facilita o aparecimento de micoses na virilha.

Calor intenso irá até o final do mês na cidade

GUSTAvo [email protected]

Gustavo Costa

Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva abre inscrições para processo seletivoOs cursos oferecidos são de musicalização infantil e básico de música com formação em instrumento ou canto erudito

A Associação Cultural Cordas e Sons também está com inscrições abertas para as novas turmas do Projeto “Dando Corda”. As aulas são direcionadas a todas as idades e, não é necessário ter conhecimento musical prévio para a inscrição.

O curso básico de música da Escola Maestro Ivan Silva, é composto de 8 períodos semestrais, perfazendo um total de 4 anos de instrução. O aluno terá 4h/ aula por semana

Paulo Reis

Sylvia Pagotto

PAUlo [email protected]

Page 7: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 07cIdAdES

Na última terça-feira (19) os diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Divinópolis se reuniram na sede da unidade com a equipe técnica do Plano Diretor Participativo, para que o projeto

fosse apresentado ao setor lojista do município.

O presidente da Funedi/Uemg, professor Gilson Soares, explicou na reunião, ocorrida na sede da CDL, a metodologia utili-zada na revisão do Plano Diretor, visando às novas diretrizes para o que ele denomina “situações

preocupantes da cidade”, como a especulação imobiliária, o parce-lamento desordenado, a qualidade do ar e a mobilidade urbana. Tam-bém destacou a importância de ter um estudo que inclua a zona rural, o que não aconteceu em outra oportunidade. Ele afirma que to-das as discussões e sugestões serão

incorporadas posteriormente ao Plano Diretor. Por isso, ele afirma ser fundamental a participação efetiva desses segmentos, uma vez que estão sendo discutidos pontos que estarão amarrados em lei para os próximos anos.

De acordo com Marina Silva, assessora de comunicação, a reunião com o setor é importante para o município. “A participação é fundamental, uma vez que esses setores fazem parte do processo de desenvolvimento da cidade. É preciso ouvir as suas dúvidas, as sugestões, os problemas vivencia-dos pelo setor, para que assim haja uma grande discussão que envol-va o setor produtivo, comercial, área social, instituições de ensino e comunidade, dentro da idéia da cidade que nós queremos para os próximos anos.”

Rafael Nogueira, presidente da CDL da cidade, disse que a apresentação do plano diretor foi de grande importância. “Nessa primeira reunião observamos o quanto esse projeto será impor-tante, não só para o setor, mas para todo município. Quando ele estiver todo elaborado, terá muita utilidade para empresas que queiram investir na cidade, pois elas saberão quais os pontos estra-tégicos que oferecemos,” afirma.

O presidente também infor-mou que essa apresentação serviu para dar inicio aos preparativos da próxima reunião, que acontecerá com todos os lojistas associados e não associados. “No próximo encontro, poderemos levantar quais são as melhorias que pre-cisamos. Dentre elas já destaco a questão da mobilidade urbana e a distribuição comercial da cidade,” diz Nogueira. A nova reunião com o setor comercial está agendada para o dia 26 de fevereiro, às 8h, também na CDL.

setor ProdutiVoUma reunião entre a equipe

técnica do Plano Diretor Parti-cipativo de Divinópolis e o setor produtivo da cidade também está agendada. Essa reunião será realizada no dia 25 de fevereiro, às 8h30, na FIEMG Regional Centro--Oeste. Em nota a imprensa, Gil-son disse que é importante a pre-sença dos empresários desse setor porque eles são fundamentais no processo de desenvolvimento da cidade. “Nós precisamos que eles participem, debatendo alguns pontos que podem fundamentar as diretrizes para o desenvolvi-mento econômico e produtivo da cidade para os próximos anos”, finalizou.

Plano diretorO Plano Diretor é uma ini-

ciativa da Prefeitura Municipal de Divinópolis, em parceria com a Funedi/Uemg, que tem como objetivo fazer com que a equipe técnica da Instituição, na qual foi contratada pelo Poder Executivo, interaja com a população em encontros preparatórios para que os cidadãos divinopolitanos apon-tem as questões que precisam receber as devidas melhorias re-ferentes aos bairros do município. O resultado desse levantamento é avaliado pelos técnicos do plano diretor e repassados a prefeitura.

Em edições anteriores da Gazeta do Oeste, Gilson explicou que a fase de encontros, iria até dezembro do ano passado e que após os trabalhos de testes dos dados técnicos em todas as regi-ões, a equipe começaria a análise. O reitor também falou que nesse mês haverá o envolvimento maior da população com o aconteci-mento das Audiências Públicas em vários locais, e que esse mo-mento já será para levantar as propostas, eleger delegados, e que provavelmente, no mês de abril, haverá a Conferência Municipal onde os delegados e a população serão convidados para votar as propostas.

As escolas da rede estadual de Minas Gerais já se prepa-ram para participar da próxima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pú-blicas, a OBMEP. O período de inscrições para a primeira fase da nona edição da competição teve início na última segunda--feira (18).

A inscrição deverá ser feita pelas próprias escolas até o dia 05 de abril e estas devem infor-mar o número de alunos que participarão da primeira fase, sem necessidade de inscrições individuais.

Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), as escolas estaduais sob a jurisdição da Superinten-dência Regional de Ensino de Divinópolis já conquistaram 356 medalhas, de 2008 a 2012. Na última competição realizada em 2012, 112 alunos conquista-

ram medalhas (11 de ouro, 17 de prata e 84 de bronze).

Somente as escolas estaduais do município-sede já conquista-ram, de 2008 a 2012, 126 meda-lhas. Na oitava e última edição da OBMEP foram distribuídas 25 medalhas de bronzes, 7 de prata e 1 de ouro.

Em 2012, a participação mi-neira na competição foi expres-siva. O Estado registrou mais de 2 milhões de inscritos para a primeira fase da competição. O número representou cerca de 10% dos participantes em todo o país, que foi de 19,1 milhões. Para a 7ª edição, Minas contou com 4.464 escolas inscritas das 46.728 escolas públicas partici-pantes nos três níveis da OBMEP em todo o país. Participaram es-colas de todos os 853 municípios do estado.

Minas Gerais sempre se destaca significativamente nos resultados das olimpíadas. Em 2011, quando a organização da OBMEP distribuiu 3200 meda-

lhas, os estudantes mineiros conquistaram 816, ou 25,5% do total. Em 2012, foram 4500 medalhas e os alunos de Minas conquistaram 29,6% do total.

O cadastro para participar da competição deve ser feito pela escola, mediante o preen-chimento da ficha de inscrição disponível no site da competição que é o www.obmep.org.br. Na primeira fase, a escola deverá indicar na ficha apenas o núme-ro total de alunos inscritos em cada nível.

A OBMEP é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alu-nos inscritos fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deverá selecionar 5% do total de alunos inscritos. Serão classi-ficados os alunos com maiores notas. Nessa fase, os estudantes farão a prova discursiva.

De acordo com o calendário da competição, as provas da primeira fase serão aplicadas no

dia 4 de junho. Já os testes da se-gunda etapa serão realizados no dia 14 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 29 de novembro.

Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos que se destacarem na OBMEP terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). A iniciativa tem dura-ção de um ano e as atividades do programa envolvem tanto encontros presenciais quanto a participação em um Fórum Vir-tual que possibilitará o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam pela Matemática.

Os medalhistas que acom-panham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvol-vimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores e as esco-las que se destacarem também serão premiados pela Olimpíada.

A Olimpíada Brasileira de

Matemática das Escolas Públi-cas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estu-dantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estu-dantes do ensino médio.

A OBMEP ainda tem o objeti-vo estimular e promover o estudo

da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação bási-ca. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

diretores da cdl se reúnem com plano diretor participativoA reunião foi realizada para apresentar o plano aos diretores da CDL de Divinópolis

A reunião entre os técnicos do Plano Diretor e os diretores da CDL, serviu para esclarecer a estruturação do projeto.

Divulgação

GUSTAvo [email protected]

Escolas Estaduais de Minas se preparam para a 9ª Olimpíada Brasileira de MatemáticaAs inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 05 de abril

PAUlo [email protected]

Divulgação

Page 8: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1308 cIdAdES

O Consórcio Nascente das Ge-rais foi condenado, nesta segunda--feira,18, em ação civil pública de autoria do Ministério Público do Trabalho. O motivo é a terceiriza-ção de serviços de manutenção e modernização da MG 050, entre Juatuba e São Sebastião do Paraíso.

Um contrato de Parceria Pú-blico Privada(PPP) firmado com o governo de Minas, em 2007, in-cumbe o consórcio da prestação de serviços necessários para manter as condições operacionais míni-mas da rodovia, obras de melhoria, ampliação e conservação de 371 quilômetros da MG 050, até 2032.

“Mais de 30 empresas já fo-ram subcontratadas para prestar serviços na rodovia. Pelo menos 16 contratos ainda estão em vi-gor”, relata o procurador do Tra-balho Marco Antonio Paulinelli, “a concessionária transfere suas atividades a uma “empresa âncora (terceirização ilícita), que, por sua vez, quarteiriza tais atividades-fim. Forma-se, então, uma cadeia de empresas, que terceirizam e quar-teirizam ilicitamente a execução de praticamente todo o contrato de concessão, com o único intuito de

eximir a concessionária dos riscos e das responsabilidades oriundas da implementação das atividades empresariais para as quais foi constituída”.

Com a transferência ilícita de suas obrigações contratuais para empresas que não participaram da licitação, o consórcio se limita a administrar a exploração das seis praças de pedágio e a cobrança de tarifas dos usuários, que é de R$ 4,10 atualmente. Os contratos firmados com as quarteirizadas evidenciam a fraude ao prever a prestação de serviços como: du-plicação de trechos, recuperação de asfalto, drenagem, construções de cercas, passarelas, colocação de placas de sinalização, elaboração de projetos, consultoria ambiental, entre outros.

A denúncia chegou ao MPT pela própria Justiça do Trabalho que detectou grande volume de ações individuais envolvendo a concessionária. A sentença da juíza da 11ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, Simone Miranda Parreiras, proferida no dia 18 de fevereiro, condenada a conces-sionária a “deixar de terceirizar

serviços inerentes a sua atividade--fim; a abster-se de terceirizar ser-viços ligados a sua atividade-meio quando o trabalho tiver que ser executado com pessoalidade e su-bordinação direta ao tomador dos serviços, entre outras obrigações,

sob pena do pagamento de multa no caso de descumprimento”. A empresa ainda pode recorrer da decisão.

O MPT enfrenta com prio-ridade a terceirização ilícita, em especial na atividade-fim, que é

sinônimo de precarização das re-lações de trabalho, e vem obtendo vitórias importantes em todas as instâncias da Justiça do Trabalho, conforme demonstra decisão re-cente da Subseção I Especializada em Diss ídios Individuais (SDI-1)

do Tribunal Superior do Trabalho, que manteve a condenação de uma empresa de telecomunica-ções por terceirizar Call Center.

Fonte: Ascom PRT 3ª Região/ Minas Gerais

Justiça proíbe terceirização de serviços na Nascentes da Gerais

Divulgação

Page 9: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 09cIdAdES

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

O governo brasileiro nego-ciou ontem (20) com a Rússia a compra de cinco baterias de mís-seis antiaéreas durante visita do primeiro-ministro do país, Dmitri Medvedev, a Brasília, segundo o Ministério da Defesa.

Na agenda foram programa-das reuniões com a presidente Dilma Rousseff e com o vice--presidente da República, Michel Temer, além de encontros no Itamaraty.

O principal produto em ne-gociação são os sistemas de arti-lharia antiáerea Pantsir-S1, com capacidade de médio alcance, podendo atingir alvos entre 3 km e 15 km. Em reportagem publicada em agosto de 2012, o G1 mostrou que a falta de uma bateria que atinja média altitude representava uma lacuna na de-fesa brasileira, por ser, também, uma das exigência da Fifa para

a realização da Copa do Mundo de 2014.

Para ter uma ideia da im-portância da artilharia de médio alcance, todos os países da Orga-nização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) têm esta capacidade de abate nesta altura. Nenhum na América Latina conta com o instrumento.

Os mísseis russos podem preencher outra necessidade do Brasil, por possuírem tecnologia de guiamento e seguirem os alvos após serem disparados.

O Brasil pretende comprar duas baterias antiaéreas do mo-delo Igla, de baixo alcance, e três do modelo Pantsir-S1, de médio alcance. O valor da negociação não foi informado pelo governo.

Em 2012, o general que co-manda a artilharia antiaérea no país, Marcio Heise, informou que a proposta para modernização do

sistema brasileiro tinha o custo de R$ 2,354 bilhões. Contudo, o Livro Branco de Defesa Nacional, divulgado em 2012, estimava em R$ 859,4 milhões a previsão de investimentos na área até 2023.

Dilma encontrou Medevev na manhã desta quarta para nego-ciar detalhes da compra, segundo o Ministério da Defesa.

detalhes da negoCiaçãoSegundo o ministério, mais

detalhes sobre as especificações dos equipamentos só serão di-vulgados após a efetivação da aquisição, que está sendo tratada em reuniões com a presença do chefe do Estado Maior das Forças Armadas, José Carlos de Nardi, com militares e diplomatas rus-sos no Itamaraty.

Segundo o Ministério da Defesa, a aquisição servirá para reforçar a proteção do território

nacional, mas ainda não há in-formações sobre onde as baterias deverão ser instaladas. A compra dos armamentos russos já havia sido tratada em viagem que a presidente Dilma e o ministo da Defesa, Celso Amorim, fizeram à Rússia no ano passado.

Em janeiro, uma delegação brasileira, formada por autorida-des militares e empresários, visi-tou fábricas russas para conhecer os equipamentos e elaborar um relatório, que foi apresentado à presidente Dilma, sobre as ca-racterísticas das máquinas. Cada bateria Pantsir-S1 russa engloba seis carros com radares, sistemas de detecção e canhões.

O Brasil possui cinco grupos de artilharia antiaérea posiciona-dos no Rio de Janeiro, em Praia Grande (SP), em Caxias do Sul (RS), em Sete Lagoas (MG) e em Brasília, para defender o Planalto.

brasil negocia compra de mísseis antiaéreos russos

Eles contam com mísseis Igla--S, com alcance de até 3 km de altitude.

Segundo a Defesa, na nego-ciação há previsão de transfe-rência de tecnologia por parte

da Rússia e possibilidade da ins-talação de uma fábrica no Brasil com participação de empresas brasileiras e russas.

Fotne: G1.com.br

Pré-candidato à Presidência pelo PSDB, o senador mineiro Aécio Neves promete fazer, nesta quarta-feira (20), um discurso no Congresso apontando “13 fra-cassos” do PT no governo. A fala será recheada de críticas a Dilma Rousseff. Ele pretende classificar a gestão petista de “omissa” nas áreas de segurança e saúde.

Aécio, que deverá assumir o comando do PSDB em maio, vai criticar ainda os atrasos e os aumentos de gastos em obras do Programa de Aceleração do Cres-cimento (PAC), como a transpo-

sição do Rio São Francisco. Dirá ainda que os petistas, no poder há dez anos, “fragilizaram” esta-tais como a Petrobras e a Eletro-bras. “Vou apontar os risco que estamos vivendo na economia”, disse o senador mineiro ontem.

A ideia é tentar fazer tam-bém um contraponto dos go-vernos petistas com o governo Fernando Henrique Cardoso, resgatando ações feitas pelo ex--presidente tucano entre 1995 e 2002. “O PT precisa ter a ge-nerosidade de reconhecer que o Brasil não foi descoberto em

2003”, diz Aécio, ao argumentar que a estabilidade da moeda foi essencial para o sucesso da eco-nomia no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes de enumerar os “13 fracassos” do PT no governo fe-deral, o pré-candidato fará um balanço de ações do partido, que ele chama de “equívocos”, ao longo das últimas três déca-das. Lembrará a falta de apoio no Colégio Eleitoral para eleger Tancredo Neves, seu avó, para a presidência da República, e também ao governo de Itamar

Franco. Ele vai falar também da decisão do PT de entrar na Jus-tiça contra o Plano Real. “Tudo o que eles fizeram teve um viés eleitoral”, acusa.

No d i s c u r s o, A é c i o va i exaltar ainda as privatizações feitas ao longo do governo Fer-nando Henrique e que hoje, segundo ele, são “copiadas” pelos governos petistas. “As privatizações eram demoniza-das e hoje são feitas em larga escala”, afirma.

Fonte:Agencia Estado

Aécio prepara contraponto ao PT e a Dilma em discurso no Congresso

À medida que o ano eleitoral se aproxima, será cada vez mais difícil o país avançar na revisão do marco regulatório das comu-nicações, avaliou ontem (20) o secretário executivo do Ministé-rio das Comunicações, Cezar Al-varez. Ele disse, entretanto, que acredita na possibilidade de as discussões sobre o tema avan-

çarem, mas apenas em pontos de menor polêmica, como os relativos à radiodifusão pública e às rádios comunitárias.

“Da forma como [o marco regulatório] foi planejado ele não deverá acontecer, pelo menos no prazo deste mandato [da presidenta Dilma Rousseff]”, disse Alvarez após participar de

Com proximidade das eleições, marco regulatório das comunicações terá dificuldades para avançar

debate no Seminário Política de (Tele)comunicações. “Ainda dá para fazer algo, mas não muito. Aquela visão inicial e profunda será difícil de ser cumprida porque temos apenas um ano e meio [até o período eleito-ral]. Mas podemos avançar em algumas questões sobre radiodifusão pública e rádios comunitárias”, acrescentou.

Alvarez destacou que o Es-tado provavelmente deverá implementar alguma política pública para ajudar a popu-lação mais carente a adquirir televisores digitais ou conver-sores, depois que a faixa de fre-quência usada pelas emissoras analógicas passe a ser dedicada à internet móvel de quarta gera-ção (4G). “Esse processo requer muito cuidado por envolver a TV analógica, que é o lazer de 97% dos lares”, disse.

“[É preciso] Cuidado para não prejudicar a parcela sem condições de comprar con-versores de qualidade média a um preço entre R$ 180 e R$ 200. O Estado terá de ter algu-ma política pública para isso”, completou.

De acordo com o Vaticano, o pontífice está estudando a possibilidade de alterar duas leis criadas por seu antecessor, João Paulo II, uma delas sobre o funcionamento do conclave e a outra sobre o período conheci-do por ‘sede vacante’

O papa Bento XVI pode mudar as regras da Igreja que definem o conclave para ante-cipar a reunião de cardeais que vai definir, no mês que vem, seu sucessor. De acordo com o Vati-cano, o pontífice está estudando a possibilidade de alterar duas leis criadas por seu antecessor, João Paulo II, antes que ele deixe o cargo, no próximo 28 de fevereiro.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que a mudança vai “harmoni-zar” as duas leis. Uma deles rege o período em que o papado está vago, conhecido como “sede vacante”. A outra é mais especí-fica sobre o funcionamento do conclave depois de seu início.

A constituição apostólica de

1996 decretada pelo papa João Paulo II – chamada deUniversi Dominici Gregis –, estipula que um conclave deve começar entre 15 e 20 dias após o pa-pado ficar vago. Por essa regra, o conclave atual não poderia começar antes de 15 de março. Alguns cardeais, porém, acre-ditam que o conclave deveria começar antes disso, para re-duzir o tempo em que a Igreja Católica Romana ficará sem um líder. Mas os rumores são de que a mudança seria motivada

por uma guerra interna entre os cardeais, que poderia estender demais a decisão.

Cardeais de todo o mundo já começaram consultas informais por telefone e e-mail a fim de estabelecer um perfil que seria mais adequado para liderar a Igreja em um período de crise. 117 cardeais com menos de 80 anos de idade podem participar do conclave, que será realizado na Capela Sistina.

Fonte: Estadão.com.br

Papa pode mudar regras da Igreja para antecipar conclave

Page 10: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1310 vARIEdAdES

mARco AURélIo [email protected]

Em BHNa próxima segunda-feira, dia 25,

o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB, chega a capital mineira para abrir o ciclo de debates “Minas Pen-sa o Brasil”. O evento será realizado pelo Diretório Estadual do PSDB em Minas e FHC irá falar sobre o tema “O Século XXI: Desafios, ameaças e oportunidades”. O encontro será às 19 horas, no dia 25, no Centro de Convenções do Hotel Mercure, em Belo Horizonte. O ciclo de debates acontecerá mensalmente com o ob-jetivo de discutir temas e assuntos de interesse da sociedade brasileira e contribuir para a construção de uma nova agenda nacional.

CidadãExercendo seu direito de cidadã,

que paga impostos regularmente, Lucilaura Fernandes utilizou sua página do Facebook para um justo apelo. Ela escreveu: “Atenção se-nhores vereadores de Divinópolis! Em nome dos moradores da Praça Francisco Resende Costa, venho pedir-lhes o favor de darem uma volta nesta praça, que chamam de praça. O que pedimos é muito pouco, somente uma poda geral nas árvores de um lado desta praça, a ilumina-ção é somente no meio da praça, e deste lado está muito escuro pois as copas das árvores não deixam a iluminação aparecer. Já foi solicitado ao engenheiro responsável, que com palavras rudes respondeu que não poderia fazer mais nada. Do jeito que está, estamos sem segurança de chegarmos em casa, o risco de se ter pessoas escondidas é muito grande. Tem outro detalhe: ônibus aqui é só de hora em hora, de manhã o primeiro é ás 6h30, depois ás 7hh30 e outro só ás 13 horas. A praça leva o nome do avô do vice-prefeito Francisco Resen-de Costa, será que ele sabe onde fica esta praça?”.

Bruce, Rodrigo e Jade Martins

Eliza e Neuza Carvalho

Kelly Coelho Lemos

Milene, Juarez e Matheus

AlquimistaDez anos de sucesso no mer-

cado literário, o livro “O menino alquimista”, de Juarez Nogueira, que recebeu o selo “Leitura altamente recomendada” pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil, entra em sua se-gunda edição. A Gulliver Editora relançou a obra com nova capa, com ilustração do artista plástico Elton Caetano, e com novas pas-sagens escritas pelo autor.

ArezzoA empresária Adriana No-

gueira, e sua equipe, continuam com a super promoção Arezzo e para atender as clientes que buscam novidades, acaba de lançar a coleção Arezzo pre--fall 2013. Dentre as principais apostas da marca aparecem os sapatos femininos com vinil, o brilho também ganhou espaço na nova coleção que apostou em sandálias, botas e sapatilhas com detalhes metalizados, sobretudo no tom dourado. A bota western, uma das principais tendências da temporada, tem modelos com spikes e bordados.

Agora na capital mineira

O divinopolitano Reiner Te-nente, que movimenta a cena cultural carioca, integra gru-po de professores do segundo workshop “Teatro Musical Belo Horizonte”. Reiner irá aplicar a metodologia que ele pesquisou em sua pós-graduação e que tem como base técnicas e métodos aclamados por vários atores do país. O curso super intensivo será nos dias 11 e 12 de março. Mais informações pelo telefone (31) 9745-4888.

Page 11: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 11vARIEdAdES

liderinteriores.com.br liderinterioresperfil @LiderInteriores

MG | Divinópolis - Rua Goiás, 219 - Centro - 3221-9466 | SP | RJ | ES | DF | BA

Troca de showroom Lider Interiores. Sua casa 100% renovada. Produtos para pronta entrega com até 50% de desconto. Até 30/03.

LíderPoder renovar todos os ambientes de casa, pagando menos

pelos móveis, é o sonho de qualquer um. Até o dia 30 de março, a Líder Interiores vai trocar o show room de suas lojas,incluindo a de Divinópolis, antes que isso aconteça, disponibiliza peças únicas, para pronta entrega, com descontos de até 50%. Opor-tunidade única para começar o ano com a casa de cara nova. “A campanha é uma ótima oportunidade para quem deseja renovar a decoração com produtos diferenciados, de qualidade e com um preço mais acessível”, conta Tiago Nogueira, gerente de marketing da Líder. Logo após o período da campanha, a Líder vai renovar todo o show room de suas lojas, trazendo as últimas tendências da decoração, arquitetura e design de interiores.

Dona Maria feliz e realizada na formatura da filha Cláudia Silva em Direito

Silvana Korell, Carol Souza, Renata Terrezza, Karla Faria, Isley Souza e Gisele Silva na Festa a Fantasia do carnavio MSC Fantasia que foi a sensação do carnaval 2013 com paradas em Búzios, Rio de janeiro e Salvador

ClickO stylist divinopolitano Rodrigo Polack continua movimen-

tando a cena fashion nacional e foi um dos convidados para participar da terceira edição do calendário da agência Way Model, recheado com fotos de suas modelos nas folhinhas de janeiro a dezembro. Ele assina o estilo da modelo Karino A’avila na foto que estampa o mês de junho. A equipe mobilizada para o calendário contou com 29 modelos, 24 fotógrafos e mais 30 profissionais. Além do divinopolitano, o calendário traz trabalhos dos stylists Paulo Martinez, Pedro Sales, Daniel Ueda, Thiago Ferraz, Flavia Pommianosky & Davi Ramos; dos fotógrafos Fabio Bartelt, Cristiano Madureira, Zee Nunes e Paulo Vainer; e dos maquiadores como Daniel Hernandez e Helder Rodrigues. As mil cópias serão distribuídas entre clientes, parceiros e imprensa, sem fim lucrativo.

ColcciA empresária Cleo Lima, proprietária da franquia da Colcci

em Divinópolis, comenta que a marca escalou grandes nomes da moda e do cinema para estrelar sua campanha outono/inverno 2013. Paul Walker, famoso pelo filme ‘Velozes e Furiosos’, posou para as lentes de Sebastian Kim, acompanhado pelas modelos Erin Heatherton, Izabel Goulart e Thairine Garcia. As fotos, feitas no deserto de Mojave, localizado na fronteira do México com os Estados Unidos, tiveram o styling de Daniel Ueda. A campanha começará a ser veiculada nos próximos dias.

LivroO divinopolitano Marcos Franco prepara o lançamento do

1º Livro de Poesias de Jackson Corrêa, intitulado de “Memórias de um Coma Etílico”. O autor é natural de Oliveira e cursa o 10º período do curso de Direito pela Universidade de Itaúna. Em seu primeiro livro ele traz uma visão criticista, romântica e he-donista onde descreve histórias e pensamentos que fomentam a imaginação do leitor e criam desejos e reflexões sobre diversos temas que acercam nossas vidas. Com um caráter peculiar. O lançamento do livro será amanhã, dia 22, ás 19 horas, na Casa de Cultura, em Oliveira, e no dia primeiro de março, também ás 19 horas, no Sesi de Itaúna.

Page 12: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1312 vARIEdAdES

Bom dia para confiar na sua intuição. Siga os seus pressentimentos, pois tudo indica que eles estão corretos. O astral revela uma predisposição para aceitar o desafio das mudanças radicais.

O dia beneficia as relações pessoais, as reuniões em grupo, os encontros com amigos e os trabalhos que envolvam o público. No campo afetivo, o dia é tão bom para quem já tem compromisso como para quem quer iniciar.

Quanto mais envolvido(a) você estiver com a sua profissão, maior será o seu destaque. Medite sobre as coisas que dá valor e veja se há correções a fazer em seu comportamento.

No ambiente de trabalho, tente pensar nas diferenças individuais como um fator de complementaridade com os colegas e seus projetos tendem a caminhar. Marte traz um novo embalo para o amor.

Preste atenção aos seus pressentimentos, pois eles podem estar corretos. Quem trabalha por conta própria terá um dia muito produtivo. Com seu amor, o clima é de forte erotismo.

Trabalho em equipe pode ser estimu-lante: deixe a individualidade de lado. O astral poderá desafiar você a pensar mais no bem-estar dos outros do que nas suas conveniências.

Neste dia, sua vida profissional estará no foco de suas atenções e o dia pode ser tão produtivo para quem trabalha como subordinado como para quem é autônomo.

Ótimo dia para se dedicar a uma ati-vidade prazerosa com a qual você se identifica, pois assim o seu dia vai ser mais produtivo. Em casa, tudo azul.

Precisamos reconhecer que, às vezes, necessitamos de um tempo. Por isso, medite sobre o que dá valor e veja se há correções a fazer em seu comportamen-to neste momento.

No trabalho, procure fazer suas ativida-des sem depender dos demais, pois terá boa sorte para se destacar em tarefas que enfatizam a sua individualidade.

Atividades que favoreçam o seu ano-nimato serão as mais favorecidas neste momento. Bom dia para investir em uma tarefa extra e aumentar os seus rendimentos.

Momentos de inspiração e sensibilidade podem marcar este dia. Siga a sua intuição, pois tudo indica que os seus pressentimen-tos estão corretos. Boa sorte para captar o desejo dos outros.

Horóscopo Novelas

Juarez de Fausto Prestupa

[email protected]

A comodIdAdE dE SER domINAdo

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

lAdo A lAdoGlobo - 18h

Isabel conta a Jurema que viu Zé Maria de braço dado com uma moça. Zé Maria deixa claro para Chico que está interessa-do apenas na pesquisa de Fátima. Laura e Edgar trocam carícias. Jurema conta para Laura que a polícia prendeu vários foliões. Guerra conta para Edgar que a ordem de prisão dos foliões veio de algum político. Edgar descobre que foi Assunção quem ordenou as prisões e prefere não escrever a matéria para não prejudicar o pai de Lau-ra. Assunção conta a Edgar e a Laura que foi ludibriado e comunica que mandou soltar os foliões. Laura revela a Edgar que Paulo Lima é seu pseudônimo de escritor. Laura resolve morar com Edgar. Zé Maria e Fátima conversam sobre a construção das casas nos morros.

GUERRA doS SEXoSGlobo - 19h

Charlô afirma a Juliana que, para não perder a aposta, precisa provar que Otávio sabotou a loja. Nieta fala para Dino que eles precisam buscar Carolina no Rio de Janeiro. Felipe afirma que não vai liberar o estoque das outras lojas para Charlô. Juliana segue a avó até o Rio de Janeiro. Nando decide ficar no hotel, enquanto Ro-berta procura o novo fornecedor. Veruska e Nenê vasculham novamente o quarto de Roberta e Carolina. No hotel, Nando pede o vinho que bebeu com Juliana. Juliana chega ao Rio de Janeiro. Ulisses se decepciona com o beijo de Lucilene e fica com Vânia novamente. Juliana encontra Nando no quarto do pai. Charlô invade o salão da convenção e Felipe entra em pânico. Nando se declara para Juliana. Fábio e Ciça encontram Manoela em casa. Nenê e Veruska se escondem quando ouvem Carolina chegar. Charlô obriga Felipe a conversar com ela. Roberta se apressa para falar com Nando. Nando e Juliana se beijam.

SAlvE JoRGEGlobo - 21h

Russo tenta se defender da explosão. Rosângela fala para Zyah que Morena não está à venda. Mustafa lamenta por não ter conseguido socorrer Morena. Lívia fica furiosa com a notícia da fuga de Morena. Zyah encontra Morena. Buquê e Murat estranham quando Mustafa pede ajuda para comprar roupas de mulher. Morena revela a Zyah que foi enganada por Russo. Ayla desconfia do marido. Russo e Irina acreditam que Morena tenha morrido no atentado e mandam Rosângela confirmar a suspeita. Mustafa fala para Zyah ir até a boate. Rosângela confirma que Morena não morreu. Stenio fala para Helô que Pepeu se envolveu em uma briga e Drika pede socorro. Rosângela mente e afirma a Russo e Irina que Morena morreu. Lívia fica aliviada com notícia da morte de Morena. Celso faz com Érica o mesmo que fez com Antonia para conquistá-la. Raissa discute com a mãe por causa de Carlos. Rachel pede para Stenio acompanhá-la até a delegacia. Lívia e Théo se enfrentam na porta de um restaurante. Morena hesita em ligar para casa. Clóvis teme que Lurdinha revele seu segredo. Théo incentiva Lucimar a processar Lívia. Zyah leva Morena à Capadócia.

mAlHAçÃoGlobo - 17h30

Caretão, Lorenzo critica a liberdade que Marcela dá pra o namoro filho. Ju mostra as fotos de sua viagem para Gil. Raquel fica bolada ao receber carta de banco e Paulina percebe. Vitor chama Lia pra conversar e leva gata pra jardim secreto. Raquel consegue convencer a liberar Fatinha e garota consegue ir à inauguração da ONG na comunidade de Balaiada. Vitor se declara e pede Lia em namoro (QUE FOFO!). Raquel vê Lia com Vitor e fica virada no samurai. Bruno marca uma entrevista do CRAU com Filó na comunidade da Balaiada. Lia conversa com Ju sobre Vitor e diz que não quer se envolver com gato. Rita tem momento #prontofalei e diz que acha que Orelha está a fim de Morgana. Dona Filó leva galera do C.R.A.U para a inauguração da creche da ONG. Pilha percebe que Orelha grava várias imagens de Morgana e diz que nerd tá a fim da ruivinha. Fatinha faz discurso na inauguração da creche e galera da comunidade agradece ajuda da garota. Bruno vê e fica encantado com ex-peguete (APAIXONOU, gnt!). Lia vê a carta do banco cobrando Raquel e mostra pra Paulina. Lia fica com medo do banco tomar sua casa por falta de pagamento de empréstimo de Raquel.

cARRoSSElSbT - 20h

Maria Joaquina sofre no hospital com a falta de informações sobre a cirurgia de sua mãe, Clara. A professora Helena explica para seus alunos que é bela a atitude deles de querer doar sangue, mas que por serem crianças isso não será possível. Cirilo está triste com todo o ocorrido e pensa em ajudar, anota o tipo sanguíneo. Miguel acompanha a cirurgia. Atendendo um pedido da Helena, Rafael vai até a escola fazer companhia e dar suporte para Maria Joaquina. Cirilo conta sobre o acidente para seus pais e fala da dificuldade do tipo sanguíneo. Os pais de Cirilo confortam o filho e dizem que os três são do tipo O negativo.

bAlAcobAcoRecord - 23h

Álvaro se desespera e tenta acordar He-loisa. Eduardo estranha ao não conseguir falar com seu antigo professor. Taís se pre-ocupa ainda mais quando Mirela lembra que Norberto acha que a carta ainda está com Heloisa. Isabel afirma para Celina que está vendo o real caráter do marido, mas não vai se divorciar. A produtora indica que seria melhor se Isabel ficasse próxima do vilão, para desmascará-lo. Lucas aceita jogar pôquer com Catarina e Norberto. Eduardo consegue falar com Álvaro e sofre ao saber da morte de Heloisa. Taís fica em choque com a notícia e eles decidem ir a Petrópolis. Mirela e Vicente decidem contar à Isabel sobre a morte de Heloisa. Norberto perde para Catarina. Lucas se espanta ao saber que ela é irmã de Celina e Danilo se irrita quando a modelo fala sobre o ex-namorado. Paulo se desespera ao ver a noticia sobre a morte de Heloisa. Dóris tenta se reconciliar com Zé Maria, que não se deixa seduzir e afirma que vai mudar a estrela de “Socorro Paquetá”. Arnaud avisa para Norberto que não achou a carta. Lucas nota o comportamento estranho do vilão ao telefone e o provoca.

Divulgação

Divulgação

Já sabemos que exercer o domínio através de mentiras, manipulação de emoções, crenças ou moralismo é algo que prejudica a evolução de ambas as partes. Por isso esta prática quando identificada é prontamente execrada pela opinião pública. Mas, e o outro lado? Porque grande número de pessoas aceita este tipo de dominação?

Quando somos dominados se as coisas não derem certo temos a quem culpar. Também não precisamos nos esforçar para entender, formar opinião e assumir a responsabilidade de decisões tomadas. é muito cômoda a posição de ser do-minado. Assim temos como viver a vida sem preocupações sobre decisões importantes e responsabilidades a cumprir, principalmente acerca de assuntos muito delicados e complexos.

Um exemplo claro é a análise de notícias que envolvam a economia e a política. Tendemos a preferir noticiários que dão a notícia acompanhada de um comentário. Certamente os comentários oferecidos são feitos por pessoas experientes no assunto. Mas, nos esquecemos de que toda pessoa tem lá suas próprias crenças, valores, tendências, preferências e formação. O que é bom para o outro pode não ser adequado para nós. Então, quando aceitamos a análise, o julgamento e a decisão de outra pessoa nós estamos optando por algo que desconhecemos.

Mais do que confiança, muitas pessoas percebendo que têm um problema muito grave procuram um verdadei-ro “salvador da pátria”, uma pessoa que lhe prometa um verdadeiro milagre: resolver seus problemas com o mínimo de custo ou sofrimento de sua parte. Esta situação é mais séria ainda. Afinal, sabemos que não existem “milagres” e que tudo na vida tem um custo. Quanto maior o “milagre” prometido maior o custo a ser pago. No final, o tal “milagre” não acontece, já teremos pago caro e ainda estaremos nas mãos do dito “salvador da pátria”.

Mas, esta dependência de terceiros ocorre por um fenô-meno comum: nosso desejo de conforto, segurança, pouco esforço e excesso de confiança. Juntam-se a inocência com a preguiça e está pronta uma pessoa altamente manipulável.

é comum a preguiça de pensar por si mesmo. Isso exige muito esforço, dedicação, estudo e reflexão. Apesar de ter-mos inteligência e capacidade de raciocínio a tendência é de comodismo, de não compromisso com o aprendizado. Isso

é fácil observar nas escolas. As crianças repetem seus pais e a grande maioria está na escola ou faculdade apenas para “ter o canudo” exigido pela sociedade. Muitos só querem as notas, detestam o compromisso de ter que ir assistir às aulas, fazer provas, aguentar um professor que dá exercícios e trabalhos. Alguns professores e empresários do ensino percebendo isso se adaptam e “vão na onda” daqueles que só querem pagar para ter uma graduação. Os professores mais comprometidos com sua sagrada profissão são considerados chatos, “caxias” e ultrapassados.

Mas, isso não é por mal. A grande maioria das pessoas não teve exemplo e nem orientação de que precisa crescer, evoluir, se desenvolver. Mais ainda, não aprenderam que crescer e evoluir são coisas individuais e que ninguém pode fazer isso por nós. Nada substitui o esforço próprio. Não é possível comprar consciência, espiritualidade, evolução, amor, sabedoria, paz.

A grande massa tende a se comportar como uma criança de colo, totalmente aberta e dependente de seus pais que a protegem, lhe dão conforto e cuidam de seu futuro. Esta grande massa é formada por pessoas sinceras, frágeis, ingê-nuas, de conteúdo delicado e na maioria das vezes repletas de boas intensões e sentimentos. Por isso abusar delas é um verdadeiro crime, por isso manipulá-las é algo extremamente errado e prejudicial.

Esta característica ocorre em diversos campos na vida de todos nós. Existem aqueles que são verdadeiras raposas para ganhar dinheiro, mas são cordeiros quando o assunto é espiritual. Outras são espertas no plano afetivo, mas totalmente frágeis no que se refere a dinheiro.

Mas, conscientes disso devemos nos posicionar, deve-mos tomar uma atitude. Para crescer, evoluir, despertar a consciência e sairmos da condição de massa dominável é preciso que rompamos com a preguiça de pensar, com o medo de assumir posicionamentos e decidirmos por nós mesmos e também com o medo de assumirmos a responsabilidade sobre o nosso futuro. Precisamos sair da zona de conforto, da condição de dependência e ousar viver plenamente por nós mesmos e não mais culpar outros por nossos proble-mas, decepções, sofrimentos e erros. E, principalmente, devemos saber que quem irá “salvar a nossa pátria” somos nós mesmos.

Silvio Santos, com um pa-trimônio de cerca de US$ 1,25 bilhão, entrou para a lista de bilio-nários da Forbes, além de ter sua trajetória lembrada pela revista.

O apresentador e empresário é a primeira celebridade bilionária do Brasil a entrar para o ranking.

A publicação conta desde o início da vida profissional do

de bengala, Pelé pede a Neymar que esqueça a vaidade: ‘Ele se empolgou’

O Rei está de pé. Com a ajuda de uma bengala, é verdade, mas o objeto apenas apoia Pelé em uma recuperação que vem desde o dia 10 de novembro. Naquela data, ele operou o quadril para corrigir o desgaste da cabeça do fêmur direito, e colocou uma prótese. O osso do local ele guar-dou de lembrança. E precisou de quase três meses de reclusão para ficar novamente bem. Pelé disse também que Neymar deve pensar mais no futebol, elogiou a volta de Felipão ao comando da seleção brasileira e colocou Messi abaixo de Maradona e Di Stéfano.

O rei vem observando Neymar com atenção redobrada, por isso pediu que o atual craque do San-tos tenha mais cautela, apareça menos e se preocupe mais com o futebol. Para Pelé, Neymar não está pronto para a Europa ainda.

“Eu acho que o Neymar se empolgou um pouco. A euforia de ter sido um jogador de maior expressão. Ele está se preocupan-do com a vaidade de aparecer e esquecendo um pouco a equipe. Além disso, não está preparado para jogar na Europa, e onde ia jogar? Falava-se em Inglaterra e Itália. Para ele, Itália, Alemanha

e Inglaterra não seriam bons países. Espanha e França têm um futebol mais técnico. Eu joguei minha vida toda no Santos, para quê sair (risos)?”, finalizou.

Silvio Santos entra na lista de bilionários da ForbesHomem do Baú, como camelô, até episódios curiosos como quando ele tentou candidatar-se à presidência do Brasil, na primei-ra eleição democrática, em 1989.

De acordo com a Forbes, o fiasco do Banco Panamericano, uma das empresas de Silvio, não manchou a reputação desse “ver-dadeiro superstar”. Há poucos anos, o banco foi envolvido em um escândalo fiscal e o empre-sário pediu um empréstimo ao então presidente Lula, que cedeu US$ 1,25 bilhão. A empresa foi vendida a André Esteves, do BTG Pactual. A revista também destaca o sucesso da Tele Sena, do SBT e da marca de cosméticos Jequiti.

Page 13: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 13PolícIA

A polícia Militar de Divi-nópolis prendeu na manhã de ontem três pessoas suspeitas de envolvimento em assaltos e receptação. A Prisão aconteceu no bairro Niterói e só foi possível graças ao apoio da população, que denunciou o fato para a PM. Era por volta de dez horas quan-do a PM recebeu uma denúncia de que um carro que estaria estacionado na Rua Safira, bairro Niterói seria produto de furto. Foi constatado que a placa que estava no carro era clonada.

Diante do fato os militares se deslocaram a te a casa 73, onde encontraram diversos materiais de origem suspeita e uma réplica de uma arma de fogo. Foram pre-so Rafael Bruno Menezes, de 26 anos, Matheus Ribeiro Gontijo, 26 anos, e Luciana Lopes Vidal, de 24 anos.. O capitão Dou-

glas Guimarães Lima, explicou como chegaram até os suspeitos. “Nós recebemos uma denúncia anônima que teria um veículo furtado em frente ao endereço que a gente realizou a averi-guação. Nós buscamos maiores informações e descobrimos que os condutores desse veículo es-tavam na residência número 73 da Rua Safira. Realizamos uma operação, fizemos o cerco em possíveis rotas de fuga pelo quar-teirão. Chamamos na residência e fomos recebidos pelo casal, Bruno e Luciana, que a princípio negaram a propriedade e a posse do veículo e não permitiram a nossa entrada na residência. Mas como eles verificaram que a gente estava com disponibili-dade para pedir um mandado de busca e apreensão, resolveram autorizar a entrada” disse.

O capitão contou que a casa havia sido alugada pelos auto-res no dia anterior, terça-feira.

Ele contou também que Rafael Bruno confessou que a posse do veículo era sua. “O Bruno acabou confessando a posse do veículo, que nós constatamos que não foi furtado e sim roubado há alguns dias. E outros diversos materiais de receptação, como sons de car-ros, vários documentos de possí-veis vítimas, um notebook, além de outros materiais também foram apreendidos” afirmou.

O veículo apreendido era um táxi e havia sido roubado no dia 15 de fevereiro, próximo da toca do tamanduá. A vítima, o taxista E.S, contou que por volta das 21 horas do dia 15 recebeu um telefonema com o pedido de uma corrida para dois indivíduos que ele não conhecia. Em dado momento eles anunciaram o assalto e roubaram o seu carro, assim como os documentos, car-tões de crédito e o dinheiro que estava dentro do veículo. O carro encontrado na manhã de ontem

estava com a placa adulterada e apontava para um veículo de São Paulo, quando na verdade o carro era de Divinópolis.

Entre os materiais apreen-didos dentro da casa estavam a réplica de uma pistola, bolsas, cartões de crédito, vários chi-nelos, documentos de vítimas, pen drives, notebook, além de diversos matérias que provavel-mente são produtos de roubo e receptação. Algumas vítimas foram levadas até a Delegacia e reconheceram parte dos ma-teriais.

Os três foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Ci-vil, onde seriam ouvidos. Rafael Bruno já possuía passagens pela polícia quando era adolescente por perturbação do sossego e furto, e recentemente foi condu-zido até a Delegacia por uso de drogas. O veículo foi apreendido e levado para o pátio de um so-corro autorizado.

Na terça-feira a Polícia Militar recuperou uma motocicleta que havia sido furtada em Divinó-polis no final de janeiro. A PM informou que compareceu na Alameda Rio Perdido, bairro Tie-tê, onde a solicitante de 55 anos contou para a os militares que o seu filho de 17 anos chegou em casa conduzindo uma motocicle-

ta Honda CG 125, cor vermelha e placa GOG-4184.

Os militares consultaram ao sistema foi constatado que a mo-tocicleta que estava em poder do menor havia sido furtada no dia 26 de janeiro, na região central de Divinópolis. A motocicleta foi apreendida e levada para o pátio de um socorro autorizado. O menor infrator foi apreendido e conduzido para a delegacia da Polícia Civil.

Na terça-feira policiais militares se deslocaram até a Avenida 1° de junho, Centro,

acionados por uma vítima de 11 anos. A vítima relatou que se deslocava pela avenida, quando foi abordado por um homem, que aproveitando de um mo-mento de distração, furtou o seu aparelho Smartphone e logo em

seguida fugiu a pé.Um policial militar que esta-

va de folga passava pelo local e presenciou o crime que acabara de acontecer. De imediato ele entrou em contato com uma equipe da PM que estava tra-

balhando na área central, que conseguiu localizar e prender o autor. O material furtado pelo indivíduo não foi encontrado. O autor M.M.S, de 28 anos, foi preso e conduzido para a Dele-gacia da Polícia Civil.

Na última segunda-feira a Polícia Militar de Bom Despa-cho apreendeu dez papelotes de cocaína na cidade. De acordo com a PM, durante um radiopa-trulhamento ordinário, policiais militares foram acionados pelo COPOM, que havia recebido uma denúncia anônima infor-mando que quatro indivíduos estariam procurando uma arma de fogo em um loteamento vago no bairro Jardim América.

De posse das informações, os policiais militares se deslo-caram para o local indicado na

denúncia e abordaram quatro adolescentes. Foi realizada bus-ca pessoal em cada um dos sus-peitos, contudo nada de ilegal foi encontrado com os jovens. Dando sequência na ocorrência, os militares realizaram buscas nas imediações do local onde estavam os suspeitos, sendo encontrada em meio ao capim dez papelotes de uma substân-cia semelhante à cocaína.

Dessa forma, os policiais militares apreenderam os au-tores, que foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil. O material apreendido tam-bém foi encaminhado para a Delegacia.

Em Formiga, a Polícia Militar apreendeu na segunda-feira um menor infrator que portava uma arma de fogo de fabricação artesanal. Segundo a PM, após receberem denúncia de que um menor estaria portando uma arma de fogo próximo da Escola Arlindo de Melo, bairro Souza e Silva, policiais militares se deslo-caram até o local. Na Rua Padre Salvador Godói, os militares se depararam com o menor de 16 anos. Ao notara a presença dos

policiais o menor tentou jogar a arma fora. Os policiais de forma rápida abordaram o jovem e realizaram uma busca pessoal, onde foi encontrada com ele uma arma de fogo de fabricação artesanal, possivelmente do calibre 36.

Diante dos fatos, o menor infrator foi apreendido e a arma de fogo recolhida. O adolescente e a arma foram levados para a Delegacia da Polícia Civil, onde o menor foi encaminhado para a autoridade policial para que as providências cabíveis possam ser tomadas.

Motocicleta furtada é recuperada pela PM com menor de idadeERIK [email protected]

desPedida: O comandante do 23° BPM, Júlio Teodoro dos Santos, participou na manhã de ontem de sua última reunião na Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP). Depois de dois anos a frente da unidade, Júlio Teodoro passará o comando para o tenente coronel Marcelo Carlos das Silva. No final da reunião, emocionado, o comandante fez um agradecimento aos integrantes da associação pelos dois anos em que esteve presente na ACASP.

Erik Ullysses

Arma de fogo é apreendida pela Polícia Militar em Formiga

Arma de fogo de fogo foi apreendida pela Polícia Militar no bairro Souza e Silva na última segunda-feira

Divulgação PM

ERIK [email protected]

Homem furta menor na região central e é presoERIK [email protected]

PM de Bom Despacho apreende dez papelotes de cocaína

Drogas foram apreendidas com quatro menores no bairro Jardim América, em Bom Despacho

ERIK [email protected]

Divulgação PM

Polícia militar prende três por suspeita de envolvimento com roubos e receptaçãoPolícia Militar apreendeu um carro clonado, uma réplica de arma de fogo e diversos materiais de procedência duvidosa. O fato ocorreu na Rua Safira, bairro Niterói

Casa onde foram presos os três suspeitos de roubo e receptação de produtos. A residência fica na Rua Safira, bairro Niterói

Material apreendido com os suspeitos. Entre eles estava uma réplica de arma de fogo, um notebook, diversos documentos de vítimas e chinelos

Erik Ullysses

ERIK [email protected]

Page 14: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1314 cIdAdES

Arquivo G

O

Filippi Pereira

Reportagem/perfil produzido em novembro de 2012 pelo aluno do curso de Jornalismo da Faculdade Pitágoras Divinópolis/MG: Filippi Alexandre Pereira (3º Período)Fotos: Filippi Pereira (3º Período), Arquivo Pessoal e Prefeitura Lagoa da PrataE d i ç ã o e S u p e r v i s ã o : Professor Ricardo Nogueira (MG 11.295 JP)

Lagoa da prata, anos 60. Apai-xonado por esporte e rádio, o menino do interior era diferente de todos os seus amigos que gostavam de brincar na rua. Vilmar Pereira sempre deu mais importância ao rádio, compa-nheiro inseparável das noites de semana e tardes de domingo. Para o garoto existia apenas o rádio, seu melhor amigo, a sua melhor brincadeira. Vilmar sonhava um dia em ser um locutor esportivo, um daqueles que ele idolatrava sem mesmo os conhecer. Mas para o menino bastava apenas estar no rádio que, em sua mente, era mais que especial.

Logo na adolescência o seu talento começou a ser descoberto pelas pequenas rádios que ali começavam a despontar. Garoto tímido nas rodas de conversa na sala de aula, no rádio se mostrava outra pessoa. Com uma voz im-ponente e segurança que aparen-tava 20 anos de carreira, Vilmar apenas começava a impressionar os ouvintes do interior de Minas. Mas o garoto que sonhou com

transmissões de jogos teve que se contentar, num primeiro mo-mento, com programas musicais, em horários alternativos. Essa era a única forma do garoto espor-tista conquistar a confiança e o espaço que precisava para fazer parte da equipe de esportes da emissora.

Sua carreira no jornalismo esportivo começou de verdade em 1980, aos 18 anos de idade, na rádio Tropical, de Lagoa da Prata, e não parou mais. Ele passou por diversas cidades de Minas, como Dores do Indaiá, na rádio Cultura, depois Araxá, com a rádio Cidade, voltando no começo dos anos 90 para sua cidade natal, Lagoa da Prata, onde é referencia no jor-nalismo esportivo há anos com transmissões de clubes da região e dos principais times do Estado.

lembrançasVilmar Pereira fez muitos

amigos no meio do jornalismo esportivo. As constantes viagens à Belo Horizonte e às principais cidades do Brasil fizeram com

que o menino tímido do interior tivesse contato com as principais vozes do rádio e televisão do Bra-sil. Vilmar recorda, como se fosse hoje, o dia em que encontrou com Pelé. “Ele foi muito gentil com um locutor do interior, prontamente atendeu o meu pedido e foi meu comentarista em um Cruzeiro e Santos nos anos 80. Foi um fato que me deixou muito feliz e espero, um dia, encontrar com o Rei e lembrar dessa transmissão”, recorda, com o pensamento dis-tante e os olhos brilhando.

Outro fato que não sai da cabeça do radialista foi o dia em que o amigo Gilberto Silva o levou para o programa Terceiro Tempo, do comunicador Milton Neves, na época um programa referência do jornalismo esportivo no Brasil. “Foi a grande emoção da minha vida, mesmo que por poucos mi-nutos. Participei de um programa especial a convite do Gilberto e com outros ícones do esporte e da música brasileira. Mesmo que por pouco tempo tive o reconhe-cimento a nível nacional”, conta.

Gilberto, na ocasião, rasgou elogios ao radialista e amigo. O programa foi ao ar em julho de 2002 e entre os convidados estavam o jogador de basquete Nenê Hilário, o lateral-esquerdo Roberto Carlos e, representando a música brasileira, o sertanejo Zezé di Camargo.

minha família, minha VidaO locutor hoje leva uma vida

mais tranquila, sem a badalação dos estádios e sem as constantes viagens para levar emoção aos torcedores do interior. Vilmar é casado, pai de dois filhos, dá muito valor à família e fala sobre o que viu da vida. “Hoje sou uma pessoa com pensamentos dife-rentes. Tenho uma vida feita, não preciso ficar na correria daquela época em que não ficava em casa um final de semana, não curtia os filhos. O que eu conquistei com muita luta antigamente faz com que eu tenha uma vida mais tranquila hoje e posso curtir a

minha esposa, os meus filhos e a minha casa que, para mim, hoje não troco por lugar nenhum do mundo”, declara.

Sua esposa Eliza fala que o marido ama a vida e os filhos: “Ele gosta de ficar no rádio dele ouvindo as notícias sobre o es-porte e sempre quer os filhos por perto”. Vilmar tem como hobby receber seus amigos em casa para longas conversas e, nos finais de semana que os filhos estão em casa, gosta de fazer churrasco para agradar os filhos, que moram em outras cidades. Questionado sobre inimizades, ele prontamente respondeu: “Não tenho. Sou uma pessoa que não guarda mágoas de ninguém e sei respeitar a opinião de todos. Agora, se tenho inimigos, ainda não descobri”, comenta, com um sorriso no rosto.

Jornalismo atualO radialista e hoje chefe da

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata fala que ainda é possível encontrar bons comunicadores sem for-mação, mas a maioria de rádios, TVs, empresas e artistas preferem os comunicadores formados ou cursando o ensino superior. Segundo ele, a faculdade dá uma boa base para o profissional che-gar ao mercado.

Vilmar é responsável pelo noticiário esportivo de seis emis-soras e a comunicação na prefei-tura. São mais de 30 funcionários ligados diretamente a ele, que garante ser muito exigente com os comunicadores. “Nós traba-lhamos para informar as pessoas, temos que estar sempre prepa-rados a qualquer momento, pois a notícia não tem hora marcada para chegar. Comigo é proibido errar”, pondera.

Segundo algumas pessoas ligadas a ele, Vilmar é amigo de todos, mas na hora de trabalho ele pega pesado. Procura tirar o máximo de seus comandados para o departamento de esportes das rádios e está sempre em alta,

gerando receita para o grupo. Na prefeitura o comunicador é sem-pre acionado pelos secretários de varias áreas e também pelo pre-feito. Vilmar luta por mais espaço aos comunicadores também nas prefeituras. “Em um futuro bem próximo cada secretaria vai ter o seu jornalista, pois com a facilida-de e quantidade de informações que são soltas, com somente um jornalista para atender todas as secretarias a prefeitura não vai andar”, comenta o comunicador.

Conquistas, sonhos Nos tempos em que tudo

é muito concorrido, ser reco-nhecido pelo seu trabalho não é tarefa fácil pra ninguém. Na sala de casa, Vilmar coleciona o reconhecimento da sociedade da cidade: várias homenagens, placas, troféus e lembranças de amigos. Para o radialista, todos são especiais, cada um com o seu significado, sua história. Mas, por mais incrível que pareça, ele não está satisfeito. “O meu maior troféu é fazer bem feito o meu programa amanhã cedo. Esse é o troféu que quero conquistar todos os dias. Nunca podemos apegar a essas coisas, o que você fez no passado poucas pessoas lembram. Para mim o importante é levar a informação de qualidade aos meus ouvintes e estar bem comigo mesmo, não existe reco-nhecimento melhor que esse”, diz o radialista.

Todos nós temos sonhos: o menino quer ser astronauta, o adolescente, entrar em uma faculdade, o jovem, ter um bom emprego e o adulto, ganhar di-nheiro? Vilmar tem sonhos, e muitos. Ele confidenciou que pretende, um dia, montar um escritório de assessoria a joga-dores de futebol e artistas. “Todos nós, comunicadores, temos que estar atualizados e com sonhos. A vida é feita de sonhos, quero cobrir uma Copa do Mundo e as Olimpíadas do Brasil. O dia em que eu não tiver mais sonhos não vou estar mais aqui”, conta.

minha esCola foi o rádio Vilmar não teve formação su-

perior, nunca foi o melhor aluno na sala de aula. De família humil-de, o menino teve que começar a trabalhar cedo para ajudar os pais e foi o rádio o seu melhor amigo, quem lhe ensinou as melhores coisas da vida. “Eu ouvia aten-tamente tudo que os radialistas falavam e procurava entender da melhor maneira possível, eles foram os meus professores. Eu tinha prazer em ficar com o rádio ao meu lado, devo muito a ele, não tenho como agradecer todos os ensinamentos que me foram passados através desse aparelho que encanta e traz emoções aos ouvintes até hoje. Espero que possa ter muitos meninos hoje, como eu era antigamente, para que o ciclo do rádio sempre se renove e que a magia do rádio nunca acabe”, comenta um dos melhores alunos que o rádio fez.

A vida do radialista nunca foi fácil, mas ele traçou os objetivos em mente e conseguiu alcançar muitos deles. Essa é a história de uma pessoa que luta pela comu-nicação no interior e que, mesmo com todas as dificuldades que a profissão lhe apresenta, sempre foi otimista e espera que a profis-são seja ainda mais valorizada, e que as faculdades formem, cada dia mais, profissionais prepara-dos para o mercado e para a vida.

Perfil: O rádio é minha vida“Devo tudo ao meu melhor companheiro das noites sem graça, que me proporcionou momentos inesquecíveis”

Nos tempos em que atuava na reportagem, Vilmar Pereira viajou por todo o país cobrindo os jogos das equipes regionais e da capital mineira.

Sem abandonar o rádio, sua grande paixão, Vilmar tem planos para o futuro na área da comunicação e espera pela valorização da área.

A amizade com o jogador Gilberto Silva, de Lagoa da Prata, proporcionaram momentos marcantes na carreira do radialista Vilmar Pereira.

Prefeitura Lagoa da Prata

Page 15: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 15ESPoRTE

AdvERSÁRIo ENcARdIdo E AvAlIAçÃo dE ElENcoS

O jogo mais duro do Atlético este ano, até agora, será o de terça-feira em Buenos Aires, contra o Arsenal. Contra o São Paulo foi um clássico, onde tudo poderia acontecer. Este time argentino é apontado como o melhor do país no momento, ao lado do Velez. Menos mal que não tenha torcida tão numerosa, para fazer do estádio um caldeirão.

PElAdA INTERNAcIoNAlConforme escrevi no início de janeiro, este Brasil x Chile marcado para

o Mineirão é um “esfria sol”, jogo entre “cascudões” dos dois países. Não se espantem se o técnico Felipão chamar vários jogadores do Atlético e do Cruzeiro, formando um “combinado” para encher o estádio com as suas torcidas. De Minas, a CBF e a FIFA só querem o dinheiro dos torcedores e do estado, e as nossas autoridades aceitam tudo, caladinhas, fazendo o que essas entidades mandam.

PERIGo

Aos americanos que cobram que eu fale mais sobre a situação do time, recorro a trecho de coluna que escrevi no dia 5 de novembro do ano passado, e torço para estar errado: “O América precisa lembrar bem o seu passado recente para não repetir erros que o levaram à segunda divisão mineira.

Quando assumiu a presidência, o bem intencionado, porém inexpe-riente em futebol Antônio Baltazar, se empolgou com a ideia de inovar na comissão técnica do Coelho.

Alguém disse a ele que havia um treinador “espetacular” no Rio Grande do Sul, que poderia “revolucionar” o futebol brasileiro e que o América seria o clube ideal para o cidadão iniciar essa “revolução”.

O curriculum dele era muito bom, mas na prática não surtiu o efeito desejado.

Foi um fracasso retumbante e o preço pago foi o rebaixamento.Agora, de repente o Coelho lançou o nome de Vinícius Eutrópio, técni-

co do Duque de Caxias, do Rio, de curriculum também muito interessante.”

mAIS HISTÓRIAS dE PIcARETAS E “mARIAS cHUTEIRAS” No FUTEbol

Nessa história de picaretas e picaretagens no futebol, lembrei de um caso que presenciei, envolvendo o zagueirão Cléber, que tinha acabado de subir do junior para o profissional do Atlético.

O time estava no aeroporto de Confins, pronto para entrar na sala de embarque para uma excursão à Europa, quando uma confusão foi formada e o Cléber impedido de embarcar.

Polícia, advogados e uma mulher alegando que tinha sido enganada por ele e que estava grávida.

O policial e o advogado que a acompanhavam colocaram-na frente a frente com o “Clebão”, que pálido, não estava entendendo nada; olhos esbugalhados e assustado como nunca na vida.

O advogado perguntou a ela:__ Então? O sujeito é esse mesmo?A mulher, também assustada, respondeu, na lata!__ Não, não! O meu Cléber é branco e bonito! Né esse sujeito aí não!Ufa!!!O zagueiro respirou aliviado e não teve nem tempo de xingar a coita-

da. Entre uma gozação e outra dos colegas, aplausos para ele, do público que se aglomerou e vaias para ela, Cléber subiu na escada rolante, já atrasado e puxado pelo braço pelo então supervisor do Galo, Mussula!

chico Maia

[email protected]

O lateral-esquerdo Egídio vê com bons olhos o intervalo de tempo sem jogo que o Cruzeiro vai ter, já que, a partida contra o Atlético-MG, válida pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro, foi antecipada (e vencida pelo time estrelado, por 2 a 1, no dia 3 de fevereiro, na reabertura do Mineirão). O próximo compro-misso da Raposa será no dia 2 de março, contra o Tombense, no Mineirão, pela 4ª rodada do Estadual. “É bom, um aprimo-ramento dentro de campo, uns dias de descanso de jogos, o time já se conhece, já está entrosando, mas, quanto mais treinamento e dedicação da nossa parte, vai ser melhor. Vamos trabalhar firme e forte, dar continuidade”, disse.

Sobre a partida do último domingo, o empate em 0 a 0 com o Guarani, de Divinópolis, na Arena do Calçado, em Nova Serrana, Egídio, que entrou no decorrer do jogo, comentou que o Cruzeiro parou nas boas defesas do goleiro adversário. “O professor optou por me colocar ali, para dar um pouco mais de volume pela lateral. Acho que eu entrei e consegui fazer isso, dei um pouco mais de volume. In-felizmente, o gol não saiu. O go-leiro deles estava num dia bom, defendeu bolas difíceis. Vamos dar continuidade, continuamos

como líderes. Vamos treinar bem e dar sequência no trabalho, que vai ser importante”.

O volante Nilton destacou que o Cruzeiro buscou a vitória durante todo o tempo, e que parou na forte marcação do adversário e nas boas defesas do goleiro. Nilton lembrou que o Cruzeiro segue na lideran-ça do Campeonato Mineiro, e

disse que o time vai aproveitar a ausência de jogos (só volta a atuar no dia 2 de março, contra o Tombense, no Mineirão), para fazer ajustes na equipe. “A gente já sabia que iria encontrar um adversário fechado, tentamos de todas as formas penetrar na defesa do Guarani, mas, infeliz-mente, não deu. O Cruzeiro lutou muito, buscou o gol durante todo

o jogo. Mas tem dia que a bola não entra, e foi no domingo, diante do Guarani. E o goleiro deles ainda estava num dia ins-pirado. Mas temos que continuar o nosso trabalho, a gente está na liderança do Campeonato Mineiro. Teremos alguns dias aí para nos preparar ainda mais, e temos que seguir empenhados para continuar no topo”.

Tempo para colocar a casa em ordem na Toca da Raposa

Cruzeiro foi a equipe que menos jogou em 2013

Luciano Eurides

Em jogo-treino disputado na tarde desta quarta-feira, na Cidade do Galo, o Atlético goleou o Progresso, de Angola, por 4 a 0, com gols de Alecsandro, Luan (2) e Carlos César. A equipe foi escalada com Giovanni; Michel, Gilberto Silva, Rafael Marques e Richarlyson; Serginho, Carlos César, Leleu e Araújo; Luan e

Alecsandro.Ainda no primeiro tempo,

Araújo foi substituído por Paulo Henrique. Já na segunda etapa, Roger entrou no lugar de Luan, Giovanni deu lugar a Lee e Leleu deixou o campo para a entrada de Jemerson. Os titulares realizaram atividades físicas na academia, dando sequência à preparação

para o jogo contra o Arsenal, na próxima terça-feira, pela 2ª rodada do Grupo 3 da Copa Brid-gestone Libertadores. A partida acontecerá às 21h45, no estádio Julio Grondona, em Sarandi. Nesta quinta-feira, o treino será às 16h.

Na próxima terça-feira, a equipe de Cuca vai à Argentina enfrentar o Arsenal, que teve uma temporada 2012 marcada por rendimento instável nos jogos como mandante.

Por um lado, o Arsenal teve aproveitamento muito positivo na campanha do título do Clausu-ra 2011/2012, no primeiro semes-tre de 2012. Foram oito vitórias e três empates no El Viaducto.

Mas, ainda na primeira parte do ano, pela Copa Libertadores, o Arsenal perdeu duas vezes, fato que comprometeu a sua classifi-cação para o mata-mata. O clube argentino ficou em terceiro no grupo 4, atrás de Fluminense e

Boca Juniors.No segundo semestre, o fato

de ser mandante já deixou de ser uma força para o Arsenal. O clube sofreu derrotas no Apertura 2012/2013 e ficou apenas na séti-ma colocação.

O zagueiro Réver fala sobre a expectativa de atuar na Argentina, terça-feira. “Nós sabemos que na Libertadores vamos enfrentar os argentinos em estádios onde a pressão é muito grande, o torce-dor fica dentro do campo, mas temos que estar preparados. Será um dos primeiros desafios fora de casa e temos que estar prepa-rados para tudo. Não podemos perder a cabeça com catimba, pois vamos dar um passo para trás”, comenta.

O Arsenal manda seus jogos em Sarandí, no estádio Julio Humberto Grondona, conhecido como El Viaducto, que tem capa-cidade para cerca de 16 mil torce-dores e foi inaugurado em 2004.

Atlético goleia time angolano na cidade do Galo

Jogo treino movimentou o time do Atlético durante a grande folga da equipe

Bruno Cantini

Page 16: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1316 ESPoRTE

Divulgação

[email protected]

Luciano Eurides

Luciano Eurides

Na tarde desta segunda-feira (18), o Deputado Federal Jaime Martins se reuniu com o Gover-nador de Minas Gerais, Antô-nio Augusto Anastasia e ainda Secretários de diversas pastas na Cidade Administrativa para discutir diversas demandas da região centro-oeste, mas princi-palmente de Divinópolis.

As audiências foram ao longo do dia, com o Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Eros Biondini; tratou-se do as-sunto Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião). Ele já existe em Divinópolis desde 1949 e atual-mente tem capacidade para 4.060 torcedores.

Este ano, o Corpo de Bom-beiros não liberou alvará de funcionamento para o público externo, devido à falta de segu-rança que o estádio apresentou. Os jogos do Guarani então estão

sendo mandados para o Estádio Arena do Calçado, em Nova Serrana, já que a equipe está na elite da competição mineira de futebol. “Esta situação é triste e complicada principalmente para os torcedores, que tem que sair da cidade para acompanhar os jogos do nosso querido Guarani. Por isso, também coloquei este assunto em pauta com o governa-dor, que é um amante do esporte e tenho certeza que irá olhar pelo nosso querido Farião” comentou Jaiminho Martins.

O Governador do Estado atendeu ao pedido de reformas no estádio divinopolitano. “O deputado traz uma solicitação que vai de encontro com uma determinação que fiz ao Secre-tário de Esportes Eros Biondini, no sentido de nós recuperarmos as estruturas dos estádios do in-terior do Estado, especialmente

na área da segurança.Então nós vamos sim dar um atendimento o mais breve possível para o estádio de Divinópolis para que ele esteja pronto para atender seus torce-dores’ falou Antônio Anastasia.

noVa serranaO prefeito de Nova Serrana,

Joel Martins, garantiu não de-pender da prefeitura ou cidade de Nova Serrana para incorporar o Guarani e sim da diretoria do Clube. “Para nós é uma honra receber o Guarani, não queremos atrapalhar nada e agradeço ao presidente Edilson (Oliveira) por acreditar e sediar os jogos aqui em Nova Serrana. O Guarani não é um time só de Divinópolis e sim da Região Centro Oeste de Minas. É muito importante recebê-los aqui. O Guarani vai verificar se temos condições de tê-los ou não”, falou.

Estádio do Farião é tema de discussão na cidade Administrativa

Guarani conseguiu em Nova Serrana em uma partida o dobro da renda total do Bugre no ano de 2013.

Pré-JEMG será iniciado dia 2 de março

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), fez uma reunião de organização do Pré--JEMG, evento que definirá as equipes que representarão o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2013). Os jogos serão realizados en-tre os dias 2 e 9 de março, em quadras públicas e em escolas a serem definidas. A inscrição das escolas termina no dia 15 de março.

Participarão do Pré-JEMG as quatro melhores escolas em cada modalidade: futsal, hande-bol, basquete e vôlei masculino

e feminino, nos módulos I e II. No módulo I: nascidos em 99, 00, 01, e módulo II: nascidos em 96, 97, 98. As escolas joga-rão entre si e a campeã será a representante de Divinópolis na maior competição do esporte escolar de Minas.

Para o Secretário Interino de Esporte, David Maia D’Oliveira, os números mostram a impor-tância e a dimensão da compe-tição. Estão habilitadas a parti-cipar do Pré-JEMG 21 escolas, com 64 equipes, envolvendo diretamente cerca de mil alu-nos-atletas.

Estudantes voltam as quadras para garantir vaga nos Jogos Escolares de Minas Gerais.

O II Open de Tênis Feminino do Divinópolis Clube está no período de divulgação diante de suas associadas praticantes da modalidade no Complexo de Tênis da Sede Campestre que atualmente oferece 7 quadras em excelente estado para seus praticantes.

De acordo com Ana Abreu , Coordenadora do evento, a ex-pectativa de 30 atletas estejam participando deste evento que terá a formação de duplas atra-vés de sorteio e divisão de classe que será realizado no dia 18 de Março na Clínica Fisio Abreu.

loCal de insCrições e taxa As inscrições poderão ser re-

alizadas com os Coordenadores

de Quadra, Rogério e Geraldo e ainda com os coordenadores do evento, Ana Will e Mateus Levi que estarão no dia a dia do Complexo de Tênis convidando as participantes no valor de R$40,00 para cada participan-te. Neste ano, além de diversos brindes dos parceiros do evento, todas as atletas receberão uma camisa alusiva ao evento e ain-da uma premiação individual , além da Confraternização Final deste grande momento do tênis divinopolitano.

Período de insCrição A divulgação do evento já

esta sendo realizada deste o começo de Fevereiro e a ex-pectativa que 15 duplas sejam

formadas para este Open e o período de inscrição será do dia 15/02 ao 12 /03 , onde se encerra as inscrições da competição.

Cronogramas do eVento O coffe Break esta agenda-

do para o dia 18/03 ás 19hs30 na Clínica Fisio Abreu onde será apresentado as líder de dupla e ainda a Tabela da com-petição e o sorteio da parceira para formação de equipe. No dia 20 /03 a partir das 18hs será iniciado os primeiros duelos entre as participantes com partidas ainda nos dia 21/03, sempre após as 18hs30min. No dia 22 /03 será a fase de quartas de finais , ás 19hs30min. e dia 23/03 ás 16hs as semifinais e

no domingo dia 24/03, ás 8hs as definições de colocação e ás 9hs30min. a grande final

CirCuito sesiO Circuito SESI de Tênis

será realizado paralelo ao Open de Tênis Feminino nos dias 24 e 25 de Março na Sede Campestre do Divinó-polis Clube. O evento reúne membros da indústria que são adeptos a modalidade de tênis. De acordo com a Coor-denadora do evento e do SESI , Mariana Torres, a expectativa que o evento seja um grande momento de integrar os pra-ticantes da modalidade. Em breve mais notícias sobre o evento.

Inscrições já podem ser feitas para o II Open de Tênis Feminino do Divinópolis Clube

O II Open de Tênis Feminino do Divinópolis Clube está com inscrições abertas.

Page 17: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 17clASSIFIcAdoS

PEquENoS ANúNcioSVende-se um imóvel em Formiga – área total 2.500 metros sendo 2.000 área construída – telefone 9108-0008 // 8804-9990 // 9921-0016

Vende-se mesas de sucupira para escritório, com cadeiras – telefone 9108-0008 // 8835-5300

Vende-se coleção disco vinil com aparelho de som – Telefone 9921-0016 // 8804-9990

Vende-se um balcão em L 1,90 X 1,40 – tele-fone 8835-5300 // 9921-0016

Vendo móvel para self service com 08 cubas quentes 110 volts, novo em inox. Fone 3216-2723 Ana ou Jorge

Vende Ford Fiesta 1.6 prata 07/08 completo valor R$ 22.000,00 – telefone 3213-8731 // 8836-3152 // 8826-6362

Vendo Honda Titan CG 125 KS, ano 2003 azul – Valor R$ 2.800,00 – tratar com Filipe – fone 9151-6880 ou 8833-8544

Vendo apartamento três quartos, dois banheiros, garagem, sala, cozinha, área de serviço, rua Vicente Ferreira Valério 216, apt 302 – do lado da catedral – Geraldo 8402-5909

Vendo Strada Adventure Cabine Dupla, 2009/2010 – 36.000 KM - único dono – completa – Crony 9119-4008 // 3213-0522

Vende-se Fiorino Pickup LX 1.6 MI 95/95 – troco por carro compacto 2001/2002/2003 – volto diferença à vista. Contatos: João (37) 9956-1215

Vendo Gol G5 Prata 1.0 04 portas completo ano 2010/2011 – 40.000 km rodados – tratar 8838-3008//9931-6765

Vendo ótimo apartamento centro – 03 quartos – armários, cozinha, banheiros pla-nejados, dependências de empregada, uma vaga – 9987 8501 CRECI 16263

Vendo Hornet 600 ano 2011 cor azul sem ABS – TRATAR 8838 3008//9931 6765

Vendo 02 lotes Esplanada 205 m² cada (separados) 200 mil e 190 mil 9987 8501 CRECI 16263

Vendo lindo apartamento Bom Pastor – 03 quartos, sala, ótima cozinha, banheiros com armários, área livre, 02 vagas. 320 mil 9987 8501 CRECI 16263

Vendo restaurante e lanchonete no centro, em frente a um ponto de ônibus, grande clientela. Motivo: viagem. Tratar com Sérgio 8813-1117 e 3216-1739

Aluga-se apartamento em Cabo Frio, perto do Malibu. 1ª quinzena de janeiro – Tratar 3221 3177 e 3221 4347

Belvedere II – vende-se um apartamento de 1° andar térreo – 03 quartos, suíte, sala, copa, sala para costura no fundo, garagem 03 carros, perto do campo. Prédio com somente dois andares. Tratar 9919 0482 e 8828 0829

Vendo lote 240 m² Bom Pastor plano 220 mil 9987 8501 – CRECI 16263

Chácaras – vende-se duas juntas. Uma com um 1 alqueire com casa boa e lagoa; e outra sem casa e 1 ½ alqueire, sem lagoa (só perfurar). Córrego nas duas propriedades e as duas planas. Próximo à Marilândia – Va-lores: com casa R$ 200.000,00 , sem casa R$ 130.000,00 – 9919 0482 e 8828 0829

Vende-se apt° vazio, 03 quartos, sala, copa, cozinha planejada com armários e granito. Varanda colonial, lavanderia, duas vagas garagem. Rua Sinhô Máximo 530/103 – Danilo Passos – tratar com Jefferson 3213-4077 e 9825-9988

Vendo um Astra Advantage 2009/2010, cor prata, único dono, aproximadamente 40.000 km rodados, quatro portas, com-pleto. Contato 8818 7514

Vendo um telefone de mesa Philips, cor preta, falar com Jandira 3221 8414

Vendo Caminhonete Fiorino 96/96, cor prata, vidro, alarme e som. Documentos em dia, tratar 8802 8701 – 99528310 com Cecotte

Compra-se uma ilha de frios usada, em bom estado. Contato 3215 9740 – 8849 1763 – falar com Cássia

“Queima” de quadros de arte – Cor & Formas – 8805 2689 - 3221 1363

Vendo Gol 96 1.0 alarme, travas, vidro elétrico, pneus novos, IPVA 2013, valor R$ 8.0000,00 – 037 8805 8642 – 9905 8642 com Fábio

Vendo Siena 07 Cinza Celebration, roda e pneus novos, vidro, trava, alarme, sem reboque. 34.000 KM. Super novo 3213 1346 e 8841 9683

Vendo casa ótima localização, bairro São Luís, 04 quartos, 2 salas, cozinha grande, 3 WC, sótão, dispensa, 02 varandas, quintal na frente e fundos. 9926 2348

Aluga-se apartamento em BH. – ótimo localização – centro, próximo ao shopping Cidade – 03 quartos, 02 banheiros, com garagem livre. Edifício com porteiro 24 horas – Tratar Alysson 3212 1500

Compra-se e vende-se cotas Divinópolis Clube e Estrela do Oeste Clube. Tratar com Rui 8838 6646 – 3212 7603

Troco um imóvel em Dores do Indaiá por um em Divinópolis. Ótimo para ocasiões de festas, os interessados podem entrar em contato no telefone 037 8821 3013 Joaquim

Vendo casa Quintino, 03 quartos, suíte, banho social, área de iluminação, sala, copa, cozinha, varanda, lateral espaço para 02 carros, base para outra. Lote 390 m² - fone 8811 9343

Vende-se Pickup Corsa 1996 Bom estado conservação. Fones 986 1854 – 8801 9725

Vende-se Clinica de fisioterapia em pleno funcionamento e com vários convênios, inclusive Unimed – motivo mudança – Tratar 37 8402 5908

Vendo Logus 1.8 ano 94, vidro, trava, som. Cor Cinza. Fone 8832 1219 – 8819 0661

Vendo Palio Weekend 98/98 Prata. Fone 8832 1219 – 8819 0661

Vendo Máquina Fotográfica semi profis-sional Marca FUJI S1800 - 12.2 MP - 18X Zoom óptico – Faz vídeos – tratar com Paulo 3212 5819

Vendo mini geladeira para veículo 12V 7L cor vermelha – Tratar com Paulo 3212 5819

Vendo apartamento três quartos com armários, s.t.s.l. grande, c.p., cozinha com armário, área serviço grande, tex-tura em algumas paredes. Localização: Magalhães Pinto próximo ao ABC. Fone 37 3221 3626

Alugo para advogado ou profissional liberal. Escritório montado com mobili-ário, telefone, fax, internet, impressora laser. Tratar 037 9969 5500 com Ro-naldo Júnior

Vendo lote no São Caetano – Rua José Duarte Filho – 037 9116 2573

Vendo lote 185 m² asfalto na porta, unidade Valor R$ 32.000,00 bairro Jardinópolis. Tratar 3212 3010 – 9921 9063 CRECI 24893

Vendo terreno com 3200 m² e casa às margens da MG050 – Quintino – Valor R$ 280.000,00 – Tratar 3212 3010 – 9921 9063 CRECI 24893

Ofereço serviço cuidadora para cadei-rante, gastrointeral ou nazo, também levo e busco aos locais com veículo próprio. Contato 8815 0002 Ana

Vende-se área de 1000 m² no bairro Rancho Alegre, a 300 metros do asfalto. Valor R$ 140.000,00 tratar com Aurélio – cel 37 9943 8476

Vende-se loja, prateleiras e balcão de vidro. Tudo novo, placa de slat e mercado-rias para presentes. Ótimo preço, tratar pelos telefones 9938 8843 ou 8806 3907

Vende-se lote no bairro Floresta – ótima localização, rua principal asfaltada, lote de esquina 220 m². Interessados entrar em contato com Junia no telefone 37 88126852 valor R$ 35.000,00

Vende-se uma casa no bairro Belvedere, 3 quartos, sala, cozinha, um banheiro, terreno 3300 m², faço qualquer negócio. Tratar Pedro 37 8404 2011 preço R$ 180.000,00

Vendo duas impressoras LX 300, dois monitores para computador, um aparelho de fax, marca Milmar 37 3221 1764

Vendo Palio 99 – entrada de R$ 6.000,00 mais parcelas de R$ 230,00 – celular 8847 1365 Renato

Vendo Elba 1994 Branca completa, quatro pneus novos, VE/TE/DH/AC – tratar 9931 0079 / 9117 1645 com Ricardo

ALUGUEL - I00799 Loja de esquina, com 120m² e banheiro social. Imóvel com piso em cerâmica. - B.- CENTRO – R$ 1.700,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00816 Sala nova, com 140m², 04 banheiros sociais (sendo 01 para deficientes), 02 sacadas. Imóvel com janelas em blindex. Prédio com 02 eleva-dores e portaria 12 horas. - B.- CENTRO – R$ 1890,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00831 Apartamento com 04 quartos (sendo 01 suíte), sala, copa, cozinha, banheiro social com em acrílico, sacada, área de serviço e garagem para 02 veículos. Imóvel com piso em cerâmica - B.- CENTRO – R$ 1.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00832 Casa de laje, coberta com telhado colonial, com 03 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço e garagem para 04 veículos. Há também um barracão com quarto, sala, cozinha, banheiro social e área de serviço. Imóvel com quintal todo cimentado, piso em cerâmica e taco. - B.- ESPLANADA – R$ 970,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00836 Apartamento com 03 quartos (sendo 01 suíte), sala, cozinha com armário embutido, banheiro social, área de serviço, 03 sacadas e garagem para 01 veiculo. Imóvel com piso em cerâmica, teto com detalhes em gesso, armário e box em acrílico no banheiro. - B.- PLANALTO – R$ R$ 800,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL – I00837 Apartamento térreo, novo, com 03 quartos (sendo 01 suíte), sala e cozinha conjugada, banheiro social, área de serviço e garagem para 02 veículos. - B.- MANOEL VALINHAS – R$ 830,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL - I00839 Loja comercial com 20m² (sendo 3x6,8), 01 pia de cozinha. – B.- BOM PASTOR – R$ 700,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL – I00842 Loja com 80m², com 03 banheiros sociais, espaço com pia para cozinha, vitrine, sobreloja em blindex. Imóvel com piso em cerâmica. - B.- CEN-TRO – R$ 4.200,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL - I00844 Apartamento novo, com 03 quartos (sendo 01 suíte), sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, sacada, despensa e garagem para 01 veiculo. Imóvel com teto rebaixado em gesso. Piso em cerâmica. - B.- TIETE – R$ 650,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

Ajudante Geral do comércio: Res-ponsável pela conferencia de entra-das e saídas de mercadorias, controle de estoque, acerto financeiro com os motoristas e fechamento da em-presa. Seg. à Sex. 14:00 às 22:00. Sáb. 09:00 às 14:00. R$950,00 + VT + PS.

Assistente comercial: Atender clientes internos, digitar pedidos, controlar demanda de solicitação de material, exportar dados para con-sultores. Seg. à Sex. 08:00 às 18:00. Sáb. 08:00 às 12:00. R$1000,00 + VT + PS.

Assistente de cadastro: Criação de cadastro completo de produtos em um site, acompanhamento das vendas e do site. Desejável estar cursando Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Marketing. Seg. à Sex. 08:00 às 18:00. R$981,00 + VT.

Atendente: Responsável pelo aten-dimento, auxiliar os garçons e pela limpeza e organização do local de trabalho. Qua. à Dom. 17:00 à 01:00. Folga segunda e terça-feira. R$659,32 + Ad. Noturno + Comissão + HE + VT.

Auxiliar Administrativo: Responsá-vel por contas a pagar e receber, setor fiscal e cobrança. Seg. a sex. 08:00 às 18:00. R$1000,00 + VT + PS + HE.

Auxiliar de cozinha: Auxiliar a cozinheira e o churrasqueiro no que for determinado, limpar e organizar o local de trabalho. Qua. à Dom. 17:00 à 01:00. Folga segunda e terça-feira. R$659,32 + Ad. Noturno + Comissão + HE + VT.

Auxiliar de limpeza: Realizar a limpeza de um restaurante. Ter. a dom. 08:00 às 17:00 (folga nas segundas-feiras e 1 domingo por mês). R$750,00 + VT.

Auxiliar de logística: Conferir mer-cadorias, auxiliar no carregamento, manter o local de trabalho limpo e or-ganizado. Seg. à Sex. 13:00 às 22:00 e sáb. 07:00 às 11:00. R$800,00 + benefícios.

churrasqueiro: Responsável por preparar as carnes e outros produtos a serem assados, limpar e organizar o local de trabalho. Qua. à Dom. 17:00 à 01:00. Folga segunda e terça-feira. R$659,32 + Ad. Noturno + Comissão + HE + VT.

copeiro: Responsável pela limpeza e organização do local de trabalho, auxílio aos garçons e abastecimento dos freezers. Qua. à Dom. 17:00 às 01:00. Folga segunda e terça-feira. R$659,32 + Ad. Noturno + Comissão + HE + VT.

Interessados entregar currículos na Rua Rio de Janeiro, 426 – Sala 512 ou encaminhar para [email protected] Tel.: (37) 3215 8667

VAGAS iEPE

Page 18: Jornal Gazeta do Oeste

18 clASSIFIcAdoS :: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13

Rua Goiás, 151 - Porto Velho - Divinópolis - MGEntrega em domicílio

SERVIMOS ALMOÇO E JANTARWagner - 37 8824 7062Maria - 37 9924 3606 37 3216 3720

Restaurante e Choperia CozinhaBRASILEIRA

O MELHOR IMÓVEL ESTÁ NA CIDADEwww.locadoracidade.com.br

Contrata-seBreno Contábil Ltda esta contratando encarregado com experiência no setor fiscal e contábil (lucro real) para compor seu quadro de funcionário.

Interessados enviar curriculum para [email protected]

Oportunidade de Ganho! Invista em uma franquia, num valor em torno de 2840 reais e tenha uma renda mensal de 800 reais durante um ano sem pre-

cisar vender nada, apenas postando anúncios! Entre em contato comigo através dos telefones (31)9438-9781 ou (31)8807-3696. Meu email: [email protected]

L P Pavimentação contrata02 vagas p/ Encarregado de Pavimentação

01 vagas p/ Operador de Mini Carregadeira(Bob Cat)

01 vagas p/ Operador de Rolo Compactador

03 vagas p/Rasteleiro

10 vagas p/Auxiliar de Conservação de Vias

03 vagas p/ Motorisa(CNH D/E)

*Maiores informações comparecer na UAI

03 vagas p/ Motoristas (CNH D/E )

Especificações para publicação:Jornal: Gazeta do OesteMedidas: 2 col. (9cm) X 5cm de alturaData de publicação: 19/02/13Responsável: Adriane ErlerObs: Não alterar medidas e caso o material perca qualidade na publicação, fica o jornal responsável por repetir a divulgação sem custos na próxima publicação e em melhor qualidade.

ACESSE OUTROS BENS: 0800 LEILOES 0800 5345637

leiloesjudiciais.com.br

ISO 9001:2008

IMÓVEISVEÍCULOS

Leilão da Justiça do Trabalho de Divinópolis

28/02/13 - a partir das 09h

na Associação Comercial

Investimento seguro, consulte-nos!

DESCRIÇÃO DO BEM/AVALIAÇÃO LANCE MÍNIMO

PRES. E

*MEDIANTE

CADASTRO

PRÉVIO

ELETRÔNICO

IMÓVEIS EM DIVINÓPOLIS/MG

01) Sala coml. 59m², Av. Antônio Olímpio de Morais, 545, Centro. (R$ 50.000,00) ..........R$ 30.000,0002) Casa 32m² a.t. (partes ideais), R. Pará, 626, Jd. Capitão Silva. (R$ 45.000,00) .........R$ 27.000,00

E mais: veículos, máquinas, equipamentos e outros bens!

Page 19: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 19clASSIFIcAdoS

VENHA FAZER PARTE DA NoSSA EquiPE!

• GERENTE ADMINISTRATIVO SALÁRio R$ 3.000,00 MAiS BENEFÍcioS.• TÉCNICO AVANÇADO EM iNFoRMÁTicA

• MOTORISTA Com habilitação D ou E.• COBRADOR (A) Salário com benefícios podem chegar á R$ 1.000,00

oferecemos:- Ticket alimentação, Plano de saúde familiar, Transporte gratuito.

Vagas para:

os interessados podem se inscrever nos locais abaixo:- No site: www.trancid.com.br- Na empresa TRANCID: de 2º a 6º de 08:30 às 16:00 horas- No Sine: Toda terça-feira de 08:00 às 11:00 horas.

Há 19 anos fazendo parte da sua vida •MÓVEISPARAESCRITÓRIO

•PAPELARIA

•SUPRIMENTOSPARAINFORMÁTICA

•PRODUTOSDELIMPEZA

AV.AMAZONAS,362CENTRO(37)3221-7880

Page 20: Jornal Gazeta do Oeste

20 GERAl :: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13

8 DE MARÇO.DIA INTERNACIONALDA MULHER.

OPEN BAR!CERVEJA, ÁGUA, REFRI, BIG

APPLE, SCHWEPPES E VODKA

OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!CERVEJA, ÁGUA, REFRI, BIG

APPLE, SCHWEPPES E VODKA

NÃO COMPARE, COMPAREÇA!

16MarçoSábado

À PARTIR DAS 15H

Parque de Exposições de Divinópolis

OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!CERVEJA, ÁGUA, REFRI, BIG CERVEJA, ÁGUA, REFRI, BIG

APPLE, SCHWEPPES E VODKA

OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!OPEN BAR!CERVEJA, ÁGUA, REFRI, BIG CERVEJA, ÁGUA, REFRI, BIG

APPLE, SCHWEPPES E VODKA

NÃO COMPARE, NÃO COMPARE, COMPAREÇA!COMPAREÇA!

Parque de Exposições de Divinópolis

NÃO COMPARE, NÃO COMPARE, COMPAREÇA!COMPAREÇA!NÃO COMPARE, NÃO COMPARE, COMPAREÇA!COMPAREÇA!Dj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj LúDj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis Dj Luis

OtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioOtávioDj André Dj André Dj André Dj André Dj André Dj André Dj André Dj André Dj André HypnoHypnoHypnoHypnoHypnoHypnoHypnoHypnoHypno

Cens

ura:

18

anos

LojaLojada

MadrinhaMadrinhaDa nossa casa para sua casaDa nossa casa para sua casa

16MarçoSábadoSábado

À PARTIR DAS 15H

Convites antecipados:Alunos Pitágoras

(Curso de Administração)Ponto do Cartão e Print junior

(Divinópolis)Kbeção LimpCar

(Nova Serrana)

Proibida a entrada com qualquer tipo de copo ou caneca no evento.

Apoio RealizaçãoParceiros:

Page 21: Jornal Gazeta do Oeste

Editor: Cláudio Soares Divulgação

Uma charmosa goiana

leia mais na Página 3

as tradiCionais CaValhadas de PirenóPolis

Cercada por cachoeiras e formada por casas coloniais, a pequena Pirenópolis, cidade de Goiás, atrai turistas o ano todo. Para quem vai a Brasília, basta esticar 150 quilômetros.

Page 22: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1302 TURISmo

Fotos: Divulgação

CIAS AÉREAS

TAM – 0800 570 5700

Gol – 0800 704 0465

WebjeT – 0800 723 1234

TRIP – 0800 722 8747

Azul – 0800 884 4040

PASSAReDo – 0300 1001 777

AvIANCA – 0800 286 6543

PANTANAl – 0800 602 5888

TAP – 0800 727 2347

AMeRICAN AIRlINeS – 0300

789 7778

PluNA – 0800 892 3080

CoPA – 0800 771 2672

TRANSPoRTE RoDoViÁRio

vIAção São CRISTovão –

3214 4090

IRMãoS TeIxeIRA – 3214 4070

bRAulINo – 3222 7141

PARAIbuNA – 3213 5347

oeSTe De MINAS – 3216 3530

RN – 3214 4030

exDIl – 3222 8660

SARITuR – 3213 5347

GoNTIjo – 3222 5262

GARDêNIA – 3212 4911

TRANSIMão – 3214 4156

SeRTANejA – 3214 4632

MoTTA – 0800 777 9897

TERMiNAL RoDoViÁRio

(37) 3222 6666

AERoPoRToS

bRIGADeIRo CAbRAl

3221 3595

PAMPulhA – (31) 3490 2000

CoNfINS – (31) 3689 2700

CoNexão AeRoPoRTo

(31) 3224 1002

ESTAÇãO fERROVIáRIA

belo hoRIzoNTe – (31) 3279

4366

ouTRAS ENTiDADES

AbAv – (31) 3213 4565

INfRAeRo – 0800 727 1234

PolíCIA feDeRAl DIvINóPo-

lIS – 3216 9400

ANAC – 0800 725 4445

Com o aumento significativo no número de viagens realizadas todos os anos, segurança tornou--se palavra-chave para muitos brasileiros. Turistas que circulam o país e o mundo a trabalho, lazer ou estudo contam, hoje, com diversos planos de cobertura especializados, cujo objetivo é assegurar tranquilidade e aten-dimento completo caso algo saia do programado.

Confira, a seguir, quais dores de Cabeça Podem ser eVitadas a Partir da Contra-tação deste serViço:

- Extravio de bagagem: a assistência auxilia o beneficiário por meio de informações referen-tes aos procedimentos adotados em caso de queixas referentes ao extravio de bagagem por parte do transportador. A cobertura é do check-in ao check-out e não cobre extravio ou roubo fora da cobertura da companhia aérea;

- Problema jurídico envol-vendo acidente automobilístico

durante a viagem:a assistência se responsabiliza pelos gastos gera-dos com a defesa civil do titular acusado de responsabilidade, cobrindo os honorários do ad-vogado até o limite estabelecido pelo plano em questão;

- Cancelamento da viagem pelo passageiro: a assistência oferece cobertura em caso de do-enças graves (não pré-existentes) e morte na família de parentes de primeiro grau. O pagamento da multa contratual é realizado até o valor teto estabelecido pelo plano;

- Atraso de voo: após seis horas de atraso, caso a compa-nhia aérea não ofereça apoio ao viajante, a assistência disponibi-liza, via reembolso, cobertura dos valores da hospedagem, traslado e alimentação;

- Problemas de saúde: por meio da Central Operativa, o segurado tem acesso a todas as instruções sobre onde deve se dirigir para receber atendimento médico. É aberto um processo e

Turista poderá declarar bagagem em smartphones ou tablets antes do desembarque

A Receita Federal espera li-berar, ainda neste ano, um apli-cativo que permitirá ao turista que chega do exterior fazer a de-claração de bagagem em smar-tphonesetablets antes mesmo de desembarcar no Brasil. Pelo projeto, ao chegar ao país o, usu-ário terá a facilidade de transmitir por meio de uma rede sem fio, por exemplo, as informações, que, no mesmo instante, entrarão na base de dados armazenada nos computadores da Receita Fe-deral, informou o subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso.

A medida irá facilitar a vida de turistas e funcionários da Receita, porque tornará mais rápidas as operações da fiscalização. No

dia18 a Receita Federal divulgou mais uma novidade dentro do plano de modernizar e simplificar o controle aduaneiro sobre bens de viajantes.

Começou a funcionar no ae-roporto de Brasília o pagamento de impostos incidentes sobre o excesso na bagagem do passa-geiro que vem do exterior com cartão de débito. Até o final da semana, o aeroporto de Guaru-lhos, em São Paulo, e o do Galeão, no Rio, contarão com esse tipo de serviço. A Receita informou que, antes, o turista era obrigado a ir a um banco para pagar o imposto devido.

Atualmente, estão dispensa-dos da declaração de bagagem acompanhada os turistas brasi-

leiros que fizerem compras no ex-terior dentro da cota estabelecida de US$ 500 e voltarem ao país de avião ou navio. As medidas também valem para quem usa transporte fluvial, lacustre ou terrestre, porém, no caso, o limite é US$ 300. As regras estão na Ins-trução Normativa 1.059.

Para facilitar a vida do turista, a Receita criou um manual que pode encontrado na internet no site do órgão. A publicação tem várias informações relevantes para o turista, como os itens que ele pode trazer sem pagar impostos e o limite de quantida-de. O texto está disponível para impressão e pode ser dobrado e facilmente transportado durante a viagem.

Existe também um aplicativo para smartphones e tablets com essas informações que pode ser baixado na versão para o sistema operacional Android ou para a versão para o sistema operacio-

nal iOS. Existe ainda um vídeo produzido pela Receita Federal, com narração em português e legenda em inglês, com as orien-tações para os turistas.

Passageiros podem declarar bagagem por tablets ou smartphones ainda a bordo.

Turista que vem do exterior poderá usar cartão de débito para pagar imposto sobre bagagem

A Receita Federal passou a permitir o pagamento de im-postos incidentes sobre a baga-gem do passageiro que vem do exterior com cartão de débito. Antes, o turista era obrigado a ir a um banco para pagar o imposto devido. “Será igual a um restau-rante. O imposto será apurado e um funcionário oferecerá a má-quina para que o usuário passe o cartão”, disse o subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso.

A mudança faz parte de um projeto mais amplo da Receita Federal de modernização e sim-plificação do controle aduaneiro

sobre bens de viajantes, visando à preparação da Receita Federal para grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações de 2013 e a Jornada Mundial da Juventude, que também ocorrerá este ano.

A mudança começou em Brasília e será ampliada até o final de semana para os aero-portos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. Os demais aeroportos também serão beneficiados com a mudança, segundo o subsecretário.

Poderão ser utilizados car-tões de débito das bandeiras

Visa,Mastecard e Elo para qual-quer banco. Occaso informou que o uso de cartão de crédito ainda está em estudo.

“Isso melhora muito a ima-gem do Brasil no exterior e facilita a vida do passageiro. O Brasil é um dos pioneiros nesses serviços. Esperamos espalhar [a medida] pelo Brasil, mas depen-de ainda de questões logísticas”, destacou o subsecretário de Aduana e Relações Internacio-nais da Receita Federal, Ernani Argolo Checcucci Filho.

*Com informações da Agência Brasil

Quando recorrer à assistência de viagensMedida visa agilizar a vida dos passageiros.

Nunca se sabe quando se vai precisar de uma assistência de viagens...

realizada análise para oferecer assistência ao viajante de acordo com o caso e cobertura do plano;

- Gravidez: atendimento emergencial em casos de com-plicações decorrentes da gesta-ção (até a 32ª semana), tais como partos prematuros e abortos espontâneos para mulheres até

40 anos.Gelson Popazoglo, diretor

comercial da GTA - Global Tra-velAssistance, uma das mais re-nomadas empresas do segmento, oferecendo cartões de assistência integral aos viajantes - ressalta que “é importante que o viajante, em qualquer um dos casos em

que haja necessidade de acionar o plano de assistência, entre em contato com a Central Operativa para comunicar o ocorrido e receber instruções de como pro-ceder”. Caso isso não seja feito, o viajante fica privado dos benefí-cios da assistência contidos no contrato de serviço.

Page 23: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/13 03TURISmo

A entrada na cidade de Pire-nópolis, por meio do seu portal, pode dar a impressão que ali fica apenas mais um pequeno município do interior de Goiás, de ar puro e ambiente tranquilo.

Mas algumas quadras adentro, a cidade de pouco mais de 20 mil habitantes começa a mostrar sua face histórica e charmosa. Ruelas se desenham exibindo casinhas antigas, coloridas pelo artesa-nato local pendurado na porta de muitas, um galo canta de vez em quando e dá até para escutar

o barulho do rio das Almas, que perto dali oferece cachoeiras para o banho ou a simples vista.

No pé da Serra dos Pireneus, Pirenópolis é tombada pelo Ins-tituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por seu casario colonial desde 1986. O nome da cidade vem justa-mente da Serra, cujo nome foi dado por imigrantes espanhóis por ali verem semelhança com as montanhas que formam divisa natural entre França e Espanha. A Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre no município sempre após a Páscoa, é considerada pa-trimônio imaterial do Brasil pelo Iphan desde 2010.

Criada entre o final do século 17 e início do 18, Pirenópolis foi um importante centro urbano no passado, primeiro durante o ciclo do ouro, em função da atividade de garimpo, e depois por causa da agricultura. Também foi berço da música goiana e da imprensa de Goiás, com a criação do primeiro jornal do Centro Oeste, chamado Matutina Meiapontense. Hoje o município vive do turismo, o que foi possível após a criação de Brasília, que fica a 150 quilôme-tros dali e é ponto de partida de muitos visitantes.

Os atrativos da cidade são culturais e naturais, segundo o secretário municipal de Turismo, Sérgio Rady. O município pro-move, como encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, as Cavalhadas. São três dias de festança e de encenação da luta entre mouros e cristãos na Pe-nínsula Ibérica. Neste ano, a festa acontece nos dias 19, 20 e 21 de

maio e o ritual que relembra a luta será feito sempre das 13 às 17 ho-ras pelas ruas da cidade. A festa, de acordo com Rady, ocorre em Pirenópolis há quase 200 anos.

A diversidade de atrações da cidade, porém, fazem dela um local bom para se visitar não ape-nas nas Cavalhadas. Para quem quer farra, há, por exemplo, o carnaval de Pirenópolis, com suas marchinhas e recepção de jovens que vêm de Goiás e do Distrito Fe-deral. Nos feriados prolongados, a cidade costuma estar bastante cheia com os moradores destas duas regiões.

Mas também é possível viver um lazer mais tranquilo na cida-de, em finais de semana normais ou durante a semana. Neste pe-ríodo, as lojas de artesanato, que são cerca de 50, e as cachoeiras, ao redor de 80, estão mais vazias.

As cachoeiras, aliás, estão en-tre o melhor do município. Vinte delas têm estrutura para receber

os visitantes, algumas com mais ou outras com menos preparo. A Cachoeira do Abade fica a 14 qui-lômetros da cidade e a paisagem, que pode ser vista da estrada, da uma mostra do que é a Serra dos Pireneus. Depois de um recepti-vo, na fazenda que a abriga, há uma estradinha de pedra até as águas e o local. Lá embaixo, na cachoeira, tem até uma pequena prainha. Um banho em janeiro, quando chove muito e a água é gelada, deixa o espírito preparado para encarar o ano.

Outro “melhor” de Pirenó-polis são as lojinhas espalhadas pelo centro histórico. Há desde estabelecimentos com roupas in-dianas, vindas do exterior, até de brincos, esculturas e objetos de decoração, de preços pequenos ou gigantes, feitos por artesãos locais. A cidade tem também comércio de joias em prata e é tra-dicional na área com um grande número de ourives. O charme de

quase todas as lojas são as casi-nhas antigas nas quais estão, tipo de construção que também abri-ga alguns restaurantes. A comida de Pirenópolis é de todo tipo. Há locais meio improvisados, com empadão goiano e caldos, mas também bons restaurantes, com comida internacional ou colonial.

A cidade tem 150 pousadas. Algumas ficam na área principal, caso da Mandala, uma das maio-res, outras na rodovia, como a Vila das Pedras, e outras ainda na zona rural. A Pousada Tajupá, perto do centro histórico, mas não no seu cerne, é uma boa opção. O local onde ela fica é tranquilo e próximo de tudo. De manhã da para ouvir galos cantando e pela noite as vacas mugindo. E apesar do clima rural das redondezas, a pousada é charmosa, e os empre-endedores pensaram em cada de-talhe, desde o sabonete de ervas e frutas no banheiro, até a oferta do café da tarde para os hóspedes.

Uma charmosa goiana

A bucólica arquitetura local. O rico artesanato.

Cachoeiras são muito procuradas.

O charmoso casario.

Fotos: Divulgação

ISAURA dANIEl ANBA

Page 24: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 21/02/1304 TURISmo

Marisa Monteno Costão do Santinho

Viagem dos Sonhos Treinamento em simuladores de última geração

Nova forma de acesso à internet nos aeroportos

Novos desafios

Avianca é eleita melhor companhia aérea

SAlA dE EmbARQUEPor cláudio Soares

Consagrado como um dos resorts do Brasil que mais investe em atrações de peso para os hóspedes, o Costão do Santinho, em Floria-nópolis, começa em 2013 a todo o vapor. Depois da apresentação do cantor Dudu Nobre, no carnaval, a temporada de shows nacionais segue no mês de março com um evento mais do que especial de uma das mais queridas cantoras do Brasil: Marisa Monte, que levará ao resort todo o romantismo das suas belas canções e interpretações.Com um repertório repleto de sucessos, como Beija Eu, Amor I Love You, entre outros, além de interpretações de canções de Jorge Benjor, Nando Reis e Carlinhos Brown, a cantora Marisa Monte apresenta a sua mais recente turnê, chamada Verdade Uma Ilusão, para os hóspedes do resort na quinta--feira, dia 07, às 22 horas.

Márcia Alves, Luísa Cristina e Edna Alves, mal tiveram tempo para a tradicional pose em frente ao Castelo da Cinderela no Magic Kingdom em Orlando, onde foram antecipar, feito crianças, as comemorações do aniver-sário de Luísa, que completa 15 anos no próximo sábado.

A companhia aérea atingiu melhor média geral de todos os atributos avaliados em pesquisa que detalha a experiência do consumidor com com-panhias aéreas

Companhia aérea que mais cresceu em 2012, a Avianca ficou em primeiro lugar na pesquisa da Revista Consumidor Moderno sobre a satisfação dos passageiros de companhias aéreas. AAvianca foi eleita a melhor entre as sete companhias aéreas avaliadas em todos os quesitos: atendimento do check-in e check-out, pontualidade na saída, serviço de bordo, espaço entre os assentos e pontualidade na chegada, atingindo uma média geral de 8,33.

A turismóloga Lucimeire Ribeiro, que faz aniversário no próximo domingo (24), aceitou o convite e vai ficar à frente da agência O Amigo da Natureza, que deve abrir as portas de sua filial em Divinópolis em breve.

A GOLé a primeira companhia aérea a treinar seus pilotos no novo Centro de Treinamento da SIM Industries, empresa do grupo Lockheed Martin, o primeiro na América do Sul. O Centro de Treinamento oferece simuladores com tecnologias de última geração, capazes de reproduzir falhas mecânicas, sistêmicas e cenários meteorológicos, e cumprem plenamente os requisitos de certificação nacional e internacional. Os simuladores têm classificação nível D, a mais alta, permitindo que o treinamento em terra substitua algumas horas de voo em rota para a certificação do piloto.

Desde a última segunda-feira (18/2), a Infraero disponibiliza uma nova forma de acesso à internet sem fio gratuito nos 12 aeroportos onde o serviço é oferecido. Com a mudança, o passageiro cadastrado deverá entra com a data e número do voo, assento e aeroporto de origem. A mudança também é válida para os passageiros em conexão que tenham vindo de aeroportos que ainda não oferecem o serviço.O serviço de internet sem fio gratuita está disponível nos aeroportos de Manaus (AM), Pampulha e Confins (MG), Congonhas (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Santos Dumont e Galeão (RJ).A mudança tem o objetivo de facilitar ainda mais a utilização do serviço de internet gratuita.