Top Banner
www.celos.com.br 99122314842009-DR/SC CELOS INFORMATIVO DA FUNDAÇÃO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL NOV/DEZ - 2012/N 0 190 NOTÍCIAS Extrato online, PDV, coparticipações, adequações nos Planos > Págs 4/5 INCLUSÃO DIGITAL Primeira turma de ‘navegadores’ já está formada > Pág 3 FIM DE ANO Os votos de boas festas e feliz ano novo > Págs 2 e 8
8

Jornal da Celos 190

Feb 20, 2016

Download

Documents

Edição 190 do Jornal da Fundação Celos
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Jornal da Celos 190

JORN

AL

DA

CEL

OS

190

- N

OV/

DEZ

- 2

012

1

CARTOLA

www.celos.com.br

99122314842009-DR/SCCELOS

INFORMATIVO DA FUNDAÇÃO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL NOV/DEZ - 2012/N0190

NOTÍCIASExtrato online, PDV, coparticipações, adequações nos Planos > Págs 4/5

INCLUSÃO DIGITALPrimeira turma de ‘navegadores’ já está formada> Pág 3

FIM DE ANOOs votos de boas festas e

feliz ano novo

> Págs 2 e 8

Page 2: Jornal da Celos 190

2

EDITORIAL

O Jornal da Celos é editado pela Fun da ção Celesc de Seguridade Social e tem cir cu la ção dirigida aos seus participantes.Correspondência para Av. Hercílio Luz, 639, sala 702, Ed. Alpha Centauri - CEP: 88020-000 - Florianópolis/SCFone: (48) 3221-9600 - Fax: (48) 3221-9696Central de atendimento: 0800-483030www.celos.com.br - [email protected]

Diretor Presidente:MILTON DE QUEIROZ GARCIADiretor Administrativo-Financeiro:ARNO VEIGA CUGNIERDiretor de Seguridade:JOÃO PAULO DE SOUZA

Jornalista responsável:GASTÃO CASSEL (DRT/RS 6166)Edição e reportagem:SERGIO M. DE ANDRADEProjeto gráfico:VANESSA BINDEREditoração:QUORUM COMUNICAÇÃO Fotos:SÔNIA VILL e ARQUIVO PESSOALIlustração:FRANK MAIAImpressão:GRÁFICA FLORIPRINTTiragem: 5.000 exemplares. Distribuição gratuita

Que venham os próximos 40Construção. Este foi o tema da

Celos em 2012, referência ao contínuo processo de consolidação da Fundação e à tarefa cotidiana de estruturar um futuro seguro, digno e tranquilo para os participantes. Além, é claro, de manter a qualidade de vida dos que já usufruem da aposentadoria e dos serviços da Celos.

O final de ano sempre convida às reflexões e projeções. E neste contexto é bom ver que o trabalho da Celos acontece sobre alicerces muito firmes. Sustenta-se sobre um relacionamento sólido

Quem faz a CelosUm dos desafios que Regiane Maria de Farias enfrentou na Fundação foi conciliar

a chegada da filha Leticia, há dois anos, com a volta ao trabalho. É colaboradora da Ce-los na Divisão de Gestão Assistencial. “No começo não foi fácil, dividir as duas funções, foi complicado, mas a suprema felicidade de realização da maternidade, não poderia conduzir a minha formação ao desprezo, a intenção não era desperdiça todo conheci-mento adquirido”, lembra a administradora formada pela Estácio de Sá em 2009. Mas, Regiane e o marido Fábio conseguem unir a carreira e a família. Na Celos há mais de quatro anos, Regiane participou das mudanças e inovações nos controles de aquisi-ção de medicamentos por meio do convênio farmácia. Sempre disposta ao aprendi-zado hoje, é responsável pela analise do movimento das utilizações das coberturas médicas. Porém, a motivação maior dessa profissional é mesmo a filha – mas nada de aumentar o time, “Vou ficar somente com ela, para curtir cada momento que passamos juntas”, brinca a mãezona.

Errata: Na edição anterior, nº 189, no editorial, foi informado que a Celos já fez adequações no início deste ano, baixando os juros da meta atuarial de 6% para 5,5%. O correto seria de 6% para 5,25% para o Plano Misto.

com os participantes e suas entidades representativas, com a patrocinadora e com a sociedade. Uma solidez que não se mede só com números, mas também pela satisfação dos participantes que se sentem integrados e parte da história da entidade.

Olhando para trás, vemos um ano em que houve muitos desafios. O mercado financeiro instável, a busca pelo equilíbrio do plano de saúde e a implementação de um programa vigoroso de educação financeira e previdenciária. Resultados de um período de muito trabalho e muitas conquistas.

Em 2013, temos um fato importante: a comemoração dos 40 anos da Celos. Ano de celebrar cada tijolo usado para concretizar a Fundação, para fazer dela uma referência de qualidade de vida para os participantes e suas famílias. Uma

referencia para a sociedade de gestão, transparência e democracia.

A construção continua. No próximo ano, vamos comemorar o aniversário e consolidar ainda mais as conquistas coletivas. Vamos exaltar as histórias que fizeram a Celos ser o que é, sua importância na vida de cada um.

Que nas festas de final de ano todos tenham alegria e paz, serenidade para olhar o passado e projetar o futuro. Medir seus valores individuais e coletivos e desenhar o futuro que deseja. A Celos vai estar trabalhando por este futuro de prosperidade, cooperação, solidariedade e alegria. Que a felicidade transborde em cada lar, em cada família e em cada indivíduo.

Feliz 2013 para celebrar nossos 40 anos de vidas!

Page 3: Jornal da Celos 190

JORN

AL

DA

CEL

OS

190

- N

OV/

DEZ

- 2

012

3

Com primeira turma formada, Inclusão Digital será ampliada em 2013

A primeira turma do Programa de In-clusão Digital da Celos, em parceria com a APCelesc já está formada e muito bem pre-parada para navegar na internet, informan-

CRISE NO SETOR ELéTRICO REFLETE EM RENTABILIDADE NEGATIVA, EM SETEMBRO

A rentabilidade do mês de setembro, como já alertado na edição passada, foi ne-gativa, pincipalmente em função da desva-lorização das ações das empresas do setor elétrico, em especial as da patrocinadora Celesc. A queda no valor das ações deste segmento ocorreu em parte pelo novo marco regulatório do setor, iniciado pela MP 579, de 11/09/2012. “Convém observar que embora o segmento tenha apresen-tado um desempenho fraco, a estratégia de diversificação e conservadorismo ado-tada pela fundação permitiu amortizar em grande parte estas perdas”, ressaltou Willian Vinicius Bizotto, da Divisão de Ges-tão de Investimentos, destacando que “no ano a rentabilidade acumulada permanece acima da meta atuarial”.

Segundo Willian, que é administrador e está fazendo especialização em mer-cado de capitais, no mês de setembro os

do-se, divertindo-se e aproveitando as faci-lidades da web, especialmente os serviços online oferecidos no Portal da Fundação. As atividades de formação foram realizadas

entre os dias 27 e 29 de novembro e reuni-ram 15 participantes no Senac Tecnologia, no Centro de Florianópolis.

O Programa tem por objetivo ensinar aos aposentados e pensionistas como utilizar o computador para obter infor-mações e manter contato com amigos e familiares. Foi organizada essa primeira turma em Florianópolis – inclusive com inscrições esgotadas rapidamente-, para que em 2013 o programa alcance todas as regiões do Estado.

A Celos conta com a parceria da APCelesc na divulgação e sorteio de brindes aos participantes. O projeto de inclusão digital é uma ação específica do Programa Integrado de Educação Financeira e Previdenciária que a Celos desenvolve em conjunto com os demais fundos de pensão de Santa Catarina.

EDUCAÇÃO/INVESTIMENTOS

dados econômicos seguiram indicando fraqueza acentuada ao redor do mundo, o que revela o desafio colocado aos Bancos Centrais em suas recentes iniciativas de estímulo voltadas para a reversão das ex-pectativas de mercado. No Brasil, a taxa de crescimento seguiu declinando de forma acentuada. Para combater o baixo cresci-

mento, o governo tem permanecido em sua aposta de juros baixos como incentivo ao consumo, o que tem causado pressão inflacionária. “Apesar disso, é necessário observar que o país está financeiramente saudável, com reservas monetárias fortes, dívida pública gerenciável e nota de inves-timent grade”, avalia Willian.

16,60%

8,01% 8,33%

00,020,040,060,08

0,10,120,140,160,18

0,2

jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12

ICP Meta Atuarial - IPCA + 5,25% Meta Atuarial - IPCA + 6%

Rentabilidade acumulada em 2012

No próximo ano, Projeto, que tem parceria com APCelesc, será expandido para todo Estado.

Page 4: Jornal da Celos 190

4

SERVIÇO

Extrato online traz economia  e agilidade na consulta

Veja como fazer: •  Acesse: www.celos.com.br • Na parte superior da página digite

sua matrícula e clique em ACESSAR.

• Você será direcionado para a página de login do autoatendimento.

• Digite sua senha.

• Na tela de entrada escolha a opção EXTRATO UNIFICADO.

Caso não lembre  sua senha ou se você fizer questão de continuar rece-bendo a versão em papel, basta entrar em contado com o Atendimento da Ce-los: [email protected] ou pelo telefone: 0800-483030.

Com essa ação, a Celos deixa de emi-tir mais de cinco mil cadernos, reduzin-do custos administrativos e contribuin-do com o meio ambiente.

“Talvez alguns participantes estra-nhem nos primeiros momentos essa nova versão,  mas tudo é uma ques-tão de hábito”, lembra Patricia Fagun-des, Gerente da Divisão de Gestão de Relacionamento com o Participante ressaltando que: “Se o participante tiver dificuldade de encontrar algu-ma informação ou tiver sugestões de melhorias a fazer, estamos muito in-teressados em conhecer a opinião e aproveitar as sugestões”.

Desde novembro, a Celos passou a enviar o Extrato Unificado na versão online, para todos os participantes com e-mail cadastrado, atendendo à política de redução da emissão de papel.

Ao acessar o autoatendimento do Por-tal da Celos, o participante terá, num único local, todas as informações da movimen-tação mensal de seus planos, que antes eram impressas e enviadas pelo Correio.

PARTICIPANTES DO PDV DEVEM MUDAR CONDIÇÃO DE SóCIO

Todo participante inscrito no PDV deve procurar a Celos com antecedência para saber detalhadamente a sua con-dição de manutenção nos planos como autopatrocinado e sua futura condição de aposentadoria. Informações obtidas com antecedência evitam transtornos pelo desconhecimento das regras e pe-las falsas expectativas.

Uma das providência urgentes é mu-dar a condição de sócio na Celos, preen-chendo um dos seguintes formulários:

Autopatrocínio - para quem vai con-tinuar no PDV para completar tempo na Celos. O formulário é o seguinte:

• Previdenciário -> Formulários -> Au-topatrocínio -> Autopatrocínio – Parti-cipante Ativo Migrado ou inscrito até 06/07/2005.

Autopatrocínio com Saque da CIAP - para quem vai continuar no PDV para completar tempo na Celos, mas quer

sacar 100% da CIAP e manter os benefí-cios saldados. O formulário é o seguinte:

• Previdenciário -> Formulários -> Auto-patrocínio -> Autopatrocínio com Saque da CIAP com Perda do Benefício de Risco.

Aposentadoria: para quem já tem tempo integral de aposentadoria e dese-ja se aposentar imediatamente, ou para quem já está em condição de apo-sentadoria antecipada e quer se aposentar antecipadamente. O formulário é o seguinte:

• Previdenciário -> Formu-lários -> Aposentadoria -> Aposentadoria

Para todos esses for-mulários é necessário ane-xar cópia da rescisão do contrato de trabalho ho-mologada pelo Sindicato e demais documentos cons-tantes da lista decorrente da

cada situação. Para a condição de PDV, anexar junto ao contrato de trabalho o contrato de PDV.

Importante:

• O formulário de saque de 100% da CIAP deve ser emitido, pelo menos, um dia antes do formulário de aposentado-ria, quando for este o caso. O saque de

100% é pago sempre no último dia útil do mês, quando estiver na

Celos até o 5º dia útil.

• O saque de até 20% da CIAP é solici-tado no momento em

que são apresentados os cálculos do benefício,

que, normalmente, são enviado no mês seguinte

em que foi emitido o formulário. O saque de 20% é pago na fo-

lha de benefício.

Com essa ação, a Celos reduz custos administrativos e contribui com o meio ambiente.

Page 5: Jornal da Celos 190

JORN

AL

DA

CEL

OS

190

- N

OV/

DEZ

- 2

012

5

Após aprovação da versão 12 do Plano Transitório pela Previc (Supe-rintendência Nacional de Previdência Complementar), já está pronta a versão 13 de adequação do Plano Transitório, pois esse é o procedimento indicado pela Previc. Assim sendo, a Celos inicia-rá a divulgação das alterações propos-tas na versão 13, tanto no Jornal Online, como também na próxima edição im-pressa do Jornal da Celos.

A aprovação da versão 12 foi di-vulgada através de portaria publi-cada no Diário Oficial da União no dia 14 de novembro. Foram duas al-terações no Regulamento do Plano

Transitório. A primeira refere-se ao pagamento de joia, quando houver inclusão/alteração de beneficiário vitalício. A segunda alteração é no parágrafo 2º do artigo 68 do Regu-lamento, feita para permitir que o Participante, após completar as con-dições integrais de aposentadoria na Celos, possa optar por pagar apenas a Contribuição Administrativa, até o momento que rescindir o contrato de trabalho com a Celesc.

PECúLIOO Conselho Deliberativo da Celos

(COD) aprovou proposta do Comitê Previdenciário, promovendo a adequa-ção do Regulamento do Plano Pecúlio, com destaque para a alteração no valor do pecúlio pago pelo Plano, em aten-dimento ao disposto na cláusula 9º do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Celesc 2012/2013.

Além desta alteração, o COD tam-bém aprovou a mudança do índice de reajuste, adotando o Indexador Atuarial do Plano no lugar do índice

SAúDE/PREVIDÊNCIA

CELOS Saúde: atenção para o parcelamento das coparticipações

sistema de gestão assistencial os valo-res a serem descontados. Isso quer di-zer que todo mês pode ser gerado um novo parcelamento, independente de já haver outros.

As informações sobre os parcela-mentos existentes estão disponíveis no autoatendimento do Portal, no menu:

• Celos Saúde -> Parcelamentos

A Celos volta a lembrar que to-das as vezes que as coparticipações médicas + odontológicas, as quais o

participante paga em diversos pro-cedimentos, excederem a R$ 200,00 no mês, será feito parcelamento au-tomático desse valor, até o máximo de seis parcelas. Mensalmente são avaliados automaticamente pelo

PREVIC APROVA VERSÃO 12 DO PLANO TRANSITóRIO E CELOS PREPARA VERSÃO 13

A Celos divulgará as propostas de alterações para a versão 13 no Jornal Online, na edição impressa, Intercel e APCelesc.

O COD decidiu atrelar o reajuste dos benefícios do Plano Pecúlio ao Indexador Atuarial, garantindo a reposição da perda inflacionária.

de reajuste geral aplicado pela Celesc aos salários dos seus empregados. A ausência - no ACT da Celesc - de um índice de reposição salarial faz com que os benefícios do Plano Pecúlio da Celos não sofram atualizações, tendo seus valores corroídos pela inflação. Por essa razão, o COD decidiu atrelar o reajuste dos benefícios ao Indexador Atuarial, garantindo, dessa forma, a re-posição da perda inflacionária.

Também foi aprovada a revisão na redação e na estrutura do regulamento para adequá-lo ao previsto na legislação.

Page 6: Jornal da Celos 190

6

SERVIÇO

> FALECIMENTOS

A NOSSA SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES

> EMPRéSTIMOS

SOLICITAÇÃODo dia 14 ao último dia decada mês.

LIBERAÇÃO:Último dia útil de cada mês (quando solicitado entre os dias 14 e 23). Exceção: dia 14 de cada mês, para a renovação dos participantes ativos.

RENOVAÇÃO: Desde que pagas 25% das prestações do empréstimo atual.

OBSERVAÇÃO: Os participantes ativos devem anexar o último de-monstrativo à solicitação.

PRAZO: Em até 60 meses para adim-plentes (48 meses inadimplentes).

TAXA: 1% de juros ao mês + varia-ção do IPCA, ou 0,60% de juros ao mês + variação do IPCA (taxa espe-cial para quem está adimplente nos últimos 24 meses).

INFORMAÇÕES: No site www.celos.com.br ou pelo 0800-483030, e tam-bém com os atendentes regionais.

Notas

CALENDÁRIO DE JANEIRODom Seg Ter Qua Qui Sex Sab

1 2 3 4 5

6 7 8 9 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19

20 21 22 23 24 25 26

27 28 29 30 31

As datas de pagamento ao lado consideram o Banco do Brasil como o banco depositário. Para outros bancos, considere o dia útil subsequente.

ATENÇÃOAo realizar compras nas farmá-

cias credenciadas, é preciso verifi-car, no cupom, se o nome e matrí-cula estão corretos, evitando assim cobranças indevidas.

PESQUISAIniciaram as entrevistas da Pes-

quisa de Satisfação, que é realizada anualmente pela empresa Lupi & As-sociados. A Celos solicita a todos que foram contatados que atendam o en-trevistador, prestando as informações solicitadas. A Pesquisa de Satisfação é um instrumento que norteia o plano de ação anual da Fundação, além de ser uma exigência legal.

PLANTÃOEntre os dias 26 e 28 de dezembro o

atendimento da Celos trabalhará em re-gime de plantão. Não haverá expedien-te nos dias 24 e 31/12.

02/01/2013 Reembolso médico e odontológico do dia 15 – Último dia para recebimento das notas | 08/01/2013 Boleto Agregados - Último dia para emissão de 2ª via | 10/01/2013 Empréstimo Inclusão Digital - Concessão | 14/01/2013 Empréstimo – Concessão até dia 14; Empréstimo – Abertura de período| 16/01/2013 ; Reembolso médico e odontológico do 30/31 – Último dia para recebimento das notas ; CELOS Saúde - Reembolso Médico e Odontológico | 17/01/2013 Empréstimo Inclusão Digital - Concessão | 24/01/2013 Empréstimo Inclusão Digital - Concessão | 30/01/2012 Pagamento de Aposentadoria/Pensões - Banco do Brasil | 31/01/2013 Pagamento de Aposentadoria/Pensões - outros bancos; Empréstimo - Concessão último dia útil; Empréstimo - Fechamento de período; CELOS Saúde - Reembolso Médico e Odontológico; Empréstimo Inclusão Digital - Concessão.

REEMBOLSO Haverá reembolso médico e odon-

tológico nos dias 17 e 28/12. Entretanto, para que haja o reembolso em 28/12, as notas devem estar na Celos até o dia 10/12, impreterivelmente.

DEPENDENTES UNIVERSITÁRIOS

Tão logo seja feita a matrícula do 1º semestre de 2013, envie a declaração de matrícula para que a Celos revalide o Plano CELOS Saúde de seu dependente. O cartão dos universitários vence em 28/02/2013.

IMPOSTO DE RENDADezembro é um bom mês para re-

alizar depósitos voluntários na CIAP. As contribuições realizadas para a previ-dência privada são dedutíveis da base de cálculo do IR, até o limite de 12% do total dos rendimentos anuais. Assim, você reduz o imposto a pagar e aumen-ta sua conta de aposentadoria.

Maria Eudóxia MendesCriciúma 18/09/2012Asta BaulerBlumenau 23/09/2012Aldeonor Benevenutti Joinville 16/10/2012Gustavo Joni BatistaJoinville 18/10/2012Evaldo da Silva BentoFlorianópolis 19/10/2012Laércio João de Borba Joinville 26/10/2012Romeo Back São Miguel d’Oeste 27/10/2012José Mancílio PereiraFlorianópolis 03/11/2012Claudir GhellerVideira 03/11/2012

Page 7: Jornal da Celos 190

7

SAúDE

Unimed reajusta valores de consultas e visitas hospitalares

O Conselho Confederativo da Unimed Brasil, em reunião realizada no dia 09 de novembro último, decidiu reajustar o va-lor das consultas médicas e visitas hospi-talares. Veja ao lado os novos valores.

No caso de Intercambio Nacional (Fora do estado de SC), os novos valo-res entram em vigor a partir dos atendi-mentos realizados em 1º de novembro de 2012. Já para Unimed s Singulares do

JORN

AL

DA

CEL

OS

190

- N

OV/

DEZ

- 2

012

DESCRIÇÃO 01/11/2011 2012 %

Em consultório em horário normal ou pré-estabelecido R$ 50,00 R$ 60,00 20%

Em pronto Socorro R$ 40,00 R$ 50,00 25%

Visita hospitalar R$ 40,00 R$ 50,00 25%

Pericia Médica R$ 40,00 R$ 50,00 25%

Acompanhamento clínico ambulatorial pós-transplante de córnea R$ 50,00 R$ 60,00 20%

Acompanhamento clínico ambulatorial pós-transplante medula óssea R$ 50,00 R$ 60,00 20%

Reajuste do valor das consultas médicas e visitas hospitalares

Estado de Santa Catarina, a data referên-cia é 1º de dezembro. Dessa forma, os movimentos relativos aos atendimentos de consultas realizadas nessas datas, se-rão enviados à Celos a partir do mês de janeiro/2013, para desconto da copar-ticipação dos beneficiários a partir dos meses de fevereiro a março/2013. Mas, atenção: os demais valores de honorá-rios  médicos permanecem inalterados.

Segundo os representantes da ACFP (Associação Catarinense dos Fundos de

Pensão), que congrega cinco Fundos de Pensão de Santa Catarina, para tratar de as-suntos relacionados aos planos de saúde, a negociação foi “saudável para o setor”, haja vista que os planos de saúde, adminis-tram uma receita fixa para cobrir os custos das despesas variáveis. Nacionalmente, os médicos vêm pleiteando o valor em torno de R$ 80,00. Na avaliação da ACFP, o novo valor de R$ 60,00 chega bem próximo da reivindicação da classe médica, sem criar graves problemas para os Planos.

DESPESAS COM PLANO DE SAúDE DEVEM AUMENTAR 35% ATé 2030 NO BRASIL

Os gastos do setor de saúde suple-mentar no país devem aumentar 35% em 2030, na comparação com 2010, e passar de R$ 59 bilhões para R$ 80 bi-lhões. O motivo da alta é o crescimen-to do número de beneficiários de pla-nos de saúde, em especial os idosos. A estimativa faz parte de um estudo feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Su-plementar (IESS).

As estimativas foram projetadas com base em dois cenários considerando o “efeito demográfico puro” (sem aplicar

indicador inflacionário) e levando em conta que os idosos têm mais consultas do que bebês de até quatro anos e que o número de internações da população entre 60 e 69 anos é o dobro daquela com idade entre 40 e 49 anos.

Para o IESS, o envelhecimento da população não é ruim para o mercado da saúde suplementar, desde que haja equilíbrio financeiro entre os gastos e as receitas das operadoras. Segundo o es-tudo, o problema não está em envelhe-cer, mas em não haver equilíbrio entre o

valor cobrado e as despesas da área.

Segundo dados do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha em 2010 190,8 milhões de habitantes dos quais 11% com idade a partir de 60 anos. Para 2030, a estimativa do IBGE é que os idosos somem19% da população de 216,4 milhões. O estudo do IESS, portanto, analisa o momento posterior ao chamado “bônus demográ-fico”, período em que a parcela da po-pulação em idade ativa é maior do que a da população dependente.

Page 8: Jornal da Celos 190

a mesma forma que procura-mos fazer com as nossa vidas, a Celos foi erguida sobre alicerces sólidos e sustentáveis e é apoia-dos neles que pretendemos seguir trabalhando por este futuro com qualidade de vida, cooperação, solidariedade e alegria para os nossos milhares de Participantes e seus familiares.Que nas festas de �nal de ano todos tenham alegria e paz, serenidade para olhar o passado e projetar o futuro.

Boas festas!D

Em 2013, a construção continua!São os votos dos Dirigentes, Conselheiros

e Empregados da Celos.

Conheça o Programa de Educação Financeira e Previdenciária

www.aescolhacerta.com.br/celos