Top Banner
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (SEMSA) Apresentação na CIES Estadual em 19/11/2015 PET /GraduaSUS – Edital 2015
11

Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Instituição Proponente:Universidade Vila Velha (UVV)

Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

(SESA)Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (SEMSA)

Apresentação na CIES Estadual em 19/11/2015

PET /GraduaSUS – Edital 2015

Page 2: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Disposições

Mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde;

Qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de

forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e as Instituições de Ensino;

Articulação com projetos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e/ou outros projetos de âmbito local ou regional relacionados à integração ensino-serviço-comunidade;

Os projetos deverão atuar como pontos de fomento e organização das ações de integração ensino-serviço-comunidade no território, de modo a articular suas ações com a de outros projetos que contribuem para fortalecer o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando-a do Sistema Único de Saúde (SUS).

Page 3: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Disposições

As ações desenvolvidas pelos projetos deverão envolver atores do SUS e da comunidade acadêmica, professores e estudantes, bem como profissionais de saúde e gestores, com foco na interdisciplinaridade; na humanização do cuidado; na integralidade da assistência; no desenvolvimento das atividades que considerem a diversificação de cenários de práticas e redes colaborativas na formação para o SUS.

Os projetos deverão observar as diretrizes de contratualização sobre a integração ensino-serviço-comunidade, institucionalizadas por meio da Portaria Interministerial nº 1.127/MS/MEC, de 04 de agosto de 2015, que estabelece as diretrizes para elaboração dos Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) contemplando o desenvolvimento de atividades que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão para o cuidado em saúde, com base nas necessidades sociais em saúde e considerando a capacidade de promover o desenvolvimento regional no enfrentamento de problemas de saúde prevalentes

Page 4: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Disposições

Duração de 24 meses (Março de 2016 a Jan de 2018) Mínimo 02 e máximo 06 grupos PET, sendo 01 grupo

necessariamente do curso de Medicina.

Page 5: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Eixos:

Adequação dos cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais, o projeto deve especificar quais mudanças precisam ser realizadas e que ações serão empreendidas com tal fim, demonstrando o compromisso com a mudança por parte das respectivas instâncias responsáveis nas IES;

Promoção da integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS, visando a implementação e dos princípios previstos nos projetos político-pedagógicos dos cursos a partir das DCN.

Desenvolvimento da docência e da preceptoria na saúde articulada às necessidades do SUS, com vistas a promover a formação de docentes e preceptores para a conformação do ensino às necessidades do SUS e a mudança das metodologias de ensino aprendizagem.

Page 6: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

As ações desenvolvidas pelos projetos devem implicar:

a) na mobilização da comunidade acadêmica e atores sociais para mudança da graduação, prevendo participação nos espaços colegiados de discussão sobre a educação na saúde e incluindo a apresentação e troca de experiências;

b) na ampliação do SUS enquanto espaço de aprendizagem para

estudantes e professores;

c) na corresponsabilização das IES pela saúde no território, qualificando o cuidado aos usuários;

d) no desenvolvimento do papel dos trabalhadores do SUS como

protagonistas da integração ensino-serviço-comunidade, em parceria com as IES;

e) na educação permanente em saúde de gestores, trabalhadores, professores, estudantes e usuários.

Page 7: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Proposta

Possibilitar a organização do Contrato Organizativo de Ação Publica Ensino Saúde da Região Vila Velha

Público envolvido:

USF Barra do Jucu (01 grupo) – EnfermagemUSF Ulisses Guimarães (01 grupo) - OdontologiaHEIMABA (02 grupos) – Farmácia/FisioterapiaHABF (01 grupo) - MedicinaCIES Metropolitana (01 grupo) - Psicologia

Page 8: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Ações

Eixo 1: Ampliação dos campos de prática dos cursos da saúde; Integração dos pontos de ensino- serviço na região Vila

Velha; Mudança nas matrizes curriculares;Ano 1 – Diagnóstico Diagnóstico da integração ensino e serviço (quantos

somos, o que fazemos, onde estamos, como aprendemos no SUS, dificultadores e facilitadores – pesquisa com egressos, veteranos, ingressantes e docentes);

Fortalecimento do Núcleo de Excelência Clinica aplicada à Atenção Primária sobre a prática no SUS.

Ano 2 – Implementação de mudanças curriculares Construção de Seminário Interdisciplinar Integrado

Page 9: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Ações

Eixo 2: Construção de um diagnóstico sobre fluxos e processos da

integração ensino e serviço; Construção das diretrizes para o COAPES;Ano 1 – Estratégias de EP Rodas de educação permanente para diagnóstico e

intervenção– discussão da integração ensino e serviço (visão do serviço sobre a integração ensino serviço, visão do preceptor e de seu papel como educador;

Construção de um plano integrado de ação unidade de trabalho da saúde e escola.

Ano 2- Estratégias de Integração Construção de fluxos de integração ensino e serviço; Construção de projeto do COAPES - Vila Velha; Construção de fluxo de integração COAPES e CIES

Metropolitana e CIES Estadual.

Page 10: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Ações

Eixo 3 - DNC Formação de preceptores e docentesAno 1 – Gestão da Educação X Gestão do Trabalho Identificação de estratégias de fortalecimento da preceptoria no

SUSAno 2 - Estratégias Curso de Preceptoria (envolvendo profissionais e docentes) Rodas de educação permanente (ampliação dos atores) Narrativas sobre a experiência de integração ensino e serviço:

Registrando a nossa história.

OBS: Ressaltamos que estamos apresentando um Pré Projeto, pois o mesmo ainda passará pela avaliação do MS, podendo depois disto sofrer alterações, o que poderá implicar na revisão e reenvio do Projeto inicial.

Page 11: Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

Apresentação conjunta do Projeto em Vila Velha