Top Banner
Ano VI | Edição nº273 | 4 de setembro de 2015 O Instituto de Tecnologia de Pernam- buco (Itep) está disponibilizando a seus clientes a opção de adquirirem seus ser- viços tecnológicos utilizando o cartão BNDES, ferramenta financeira que visa a financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e dos microempreendedores individu- ais (MEIs). “Trata-se de uma boa vanta- gem para os nossos clientes, que esta- rão realizando negócios em ambiente seguro”, afirma o presidente da institui- ção, Geraldo Eugênio. Os serviços tecnológicos do Itep já disponíveis para contratação via car- tão BNDES são os seguintes: Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Con- taminantes em Alimentos, Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Con- taminantes em Cachaça, Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Conta- minantes em Água, Ensaios Físico- -Químicos em Águas, Calibração e Ensaios Mecânicos. Estes serviços são acreditados e/ou credenciados junto ao Inmetro, Ministério da Agricultu- ra, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária (Anvisa). A lista atualizada dos serviços está disponível em: ht- tps://www.cartaobndes.gov.br/car- taobndes/PaginasCartao/Catalogo. asp?Acao=DF&CTRL=&Cod=358901 . Segundo a gerente comercial e de marketing do Itep, Nara Aguiar, esta é mais uma ação voltada para facilitar o atendimento aos clientes da institui- ção, além de aumentar a sua partici- pação de mercado. O cartão BNDES é um produto que, baseado no conceito de cartão de crédito, visa a financiar os investimen- tos das micro, pequenas e médias em- presas (MPMEs) e dos microempreen- dedores individuais (MEIs). O cartão é emitido por instituições financeiras credenciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, emitidos por bandeiras de cartão de crédito parceiras. Informações sobre o cartão BNDES: https://www.cartaobndes.gov.br/car- taobndes/PaginasCartao/FAQ.ASP?T= 5&S=2&Acao=R&CTRL=&Cod=75,77 Mais informações: Gerência Comercial e de Marketing Nara Aguiar [email protected] (81) 3183.4391 / 4334 / 4298 Clientes do Itep podem adquirir serviços tecnológicos utilizando o cartão BNDES
6

Informe Itep n 273

May 14, 2023

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Informe Itep n 273

Ano VI | Edição nº273 | 4 de setembro de 2015

O Instituto de Tecnologia de Pernam-buco (Itep) está disponibilizando a seus clientes a opção de adquirirem seus ser-viços tecnológicos utilizando o cartão BNDES, ferramenta financeira que visa a financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e dos microempreendedores individu-ais (MEIs). “Trata-se de uma boa vanta-gem para os nossos clientes, que esta-rão realizando negócios em ambiente seguro”, afirma o presidente da institui-ção, Geraldo Eugênio.

Os serviços tecnológicos do Itep já disponíveis para contratação via car-tão BNDES são os seguintes: Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Con-taminantes em Alimentos, Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Con-taminantes em Cachaça, Análise de

Resíduos de Agrotóxicos e Conta-minantes em Água, Ensaios Físico--Químicos em Águas, Calibração e Ensaios Mecânicos. Estes serviços são acreditados e/ou credenciados junto ao Inmetro, Ministério da Agricultu-ra, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sa-nitária (Anvisa). A lista atualizada dos serviços está disponível em: ht-tps://www.cartaobndes.gov.br/car-taobndes/PaginasCartao/Catalogo.asp?Acao=DF&CTRL=&Cod=358901 .

Segundo a gerente comercial e de marketing do Itep, Nara Aguiar, esta é mais uma ação voltada para facilitar o atendimento aos clientes da institui-ção, além de aumentar a sua partici-pação de mercado.

O cartão BNDES é um produto que,

baseado no conceito de cartão de crédito, visa a financiar os investimen-tos das micro, pequenas e médias em-presas (MPMEs) e dos microempreen-dedores individuais (MEIs). O cartão é emitido por instituições financeiras credenciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, emitidos por bandeiras de cartão de crédito parceiras.

Informações sobre o cartão BNDES: https://www.cartaobndes.gov.br/car-taobndes/PaginasCartao/FAQ.ASP?T=5&S=2&Acao=R&CTRL=&Cod=75,77

Mais informações:Gerência Comercial e de Marketing

Nara [email protected]

(81) 3183.4391 / 4334 / 4298

Clientes do Itep podem adquirir serviços tecnológicos utilizando o cartão BNDES

Page 2: Informe Itep n 273

2

Ano VI | Edição nº273 | 4 de setembro de 2015

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) abriu inscrição para a turma 2016.1, oferecendo 20 vagas para o curso de Mestrado em Tecnologia Ambiental, sendo dez vagas para a linha de atu-ação de Gestão e Degradação Am-biental e dez vagas para a linha de atuação de Tecnologia Ambiental. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e o edital está dis-ponível no site do Itep (http://www.itep.br/images/mestrado/editais/edital_2016.1.pdf ).

Na linha de atuação Gestão e De-gradação Ambiental, os alunos po-derão elaborar seus trabalhos sobre os seguintes temas: Gestão de Resí-duos Sólidos; Geoprocessamento, Sensoriamento e Sistema de Infor-mação Ambiental; Aspectos Sociais Aplicados a Estudos Ambientais; Energia e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Meio Ambiente; Siste-mas de Gestão Ambiental; Biologia e Conservação da Fauna e da Flora; Recursos Hídricos; Gerenciamen-

to Costeiro Integrado; Educação Ambiental e Sustentabilidade; Tó-picos Especiais em Limnologia; Ins-trumentos de Gestão Ambiental; e Abordagem Integrada da Degrada-ção Fisiográfica como Instrumento para Estabilidade Ambiental.

Já na linha de atuação Tecnologia Ambiental, poderão ser abordados os seguintes temas: Caracterização e Tratamento de Efluentes; Aspec-tos Ambientais, Toxicológicos e Mé-todos Analíticos (metais pesados, agrotóxicos e hidrocarbonetos); Contaminação Ambiental; Qualida-de Ambiental do Ar, Solo e Água; Geotecnia Ambiental; Saneamento Básico/Esgotamento Sanitário; Mo-delagem e Simulação de Sistemas Naturais; Introdução às Técnicas Instrumentais Aplicadas ao Monito-ramento Ambiental; Biotecnologia Ambiental; Microbiologia Ambien-tal; Tecnologias Mais Limpas; e Tec-nologias Ambientais Aplicadas ao Desenvolvimento Socioambiental.

A inscrição deve ser realizada na Secretaria do programa, situada

na sede do Itep, av. Prof. Luiz Frei-re, 700, Bloco C, Cidade Universitá-ria, das 9h às 18h, pessoalmente ou através de procurador, mediante a apresentação de instrumento de mandato. O curso tem a duração de 24 meses. A carga horária total é de 480 horas compreendida por, no mí-nimo, 32 créditos. Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas/aula.

O curso funcionará com aulas pre-senciais na sede do Itep, distribuí-das durante duas semanas consecu-tivas de cada mês (2ª e 3ª), durante 12 meses, no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 17h), conforme horário disponibilizado no início de cada período letivo.

O processo seletivo é composto de três etapas: Prova de Conhecimen-tos (PC) e Suficiência em Língua In-glesa, no dia 28 de novembro, das 8h às 13h; Avaliação do Curriculum Lattes (ACL), Avaliação do Histórico de Graduação (HEG) e do Pré- Pro-jeto de Dissertação (APPD), de 14 a 18 de dezembro; e Entrevistas, de 14 a 18 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O resultado será di-vulgado no dia 22 de dezembro. A matrícula ocorrerá no período de 4 a 8 de janeiro de 2016 e a aula inau-gural será no dia 15 de fevereiro.

O curso terá um custo total irrea-justável de R$ 28.500,00 e poderá ser dividido em até 30 parcelas de R$ 950,00 pagas até o dia 10 (dez) de cada mês.

Mais informaçõesCoordenação do Programa de

Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental [email protected]

(81) 3183.4226

Mestrado em Tecnologia Ambiental do Itep oferece 20 vagas para turma 2016.1

MESTRADO EMTECNOLOGIAAMBIENTAL2016

Page 3: Informe Itep n 273

3

Ano VI | Edição nº273 | 4 de setembro de 2015

Intensificar os laços entre os cola-boradores e consolidar parcerias que contribuam para o crescimento pro-fissional e pessoal dos funcionários estão entre as prioridades de traba-lho da nova gerente de recursos hu-manos do Itep Gleide Guerra, cedida pela Perpart (Pernambuco Participa-ções e Investimentos), que assumiu o cargo na terça-feira (1º).

Graduada em Psicologia, Gleide Guerra é mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordes-te (UFPE) e possui larga experiência na área de psicologia organizacional, atuando principalmente na gestão e desenvolvimento de pessoas. Além da Perpart, a psicóloga já passou por órgãos como Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Instituto de Recursos Hu-manos, Universidade de Pernambu-co, Prefeitura de Jaboatão dos Guara-rapes e Secretaria de Administração. Confira a entrevista com a nova ge-rente.

CCOM – Como se dará seu trabalho no Itep?

Gleide Guerra– A proposta é incre-mentar as ações na área de gestão de pessoas de modo que todas as esferas da instituição sejam realmente engaja-das nos nossos programas e processos de trabalho, visando tanto a melhoria das atividades já em execução quanto a adoção de novas práticas.

CCOM – Que ações serão implemen-tadas nos próximos meses na área de recursos humanos?

Gleide Guerra – A minha expectati-va é desenvolver atividades na área de gestão de pessoas, promovendo ações de qualidade de vida e inte-grando as pessoas através de pales-tras, minicursos e workshops, dentre outros, utilizando os talentos e as competências técnicas já existentes na equipe de trabalho e também em parceria com as universidades e o Go-verno do Estado. Nesse aspecto, pre-cisamos intensificar o contato com os nossos parceiros para o início dessas

atividades, além de incentivar os co-laboradores a fazer parte da iniciativa.

CCOM – Como você encara o desafio de assumir esse cargo de liderança?

Gleide Guerra – Estou bastante moti-vada e conto com o apoio imprescin-dível da atual diretoria, que está real-mente comprometida na valorização das pessoas. Espero agregar com a minha experiência na área, que cer-tamente irá ajudar, e contribuir para que as pessoas se tornem mais felizes dentro do seu ambiente de trabalho e que isso tenha repercussão na vida pessoal e profissional de cada um.

CCOM – O que os colaboradores do Itep podem esperar dessa nova fase?

Gleide Guerra – Podem acreditar e con-fiar que estamos completamente enga-jados para fazer com que todos possam participar da nova gestão e também sejam reconhecidos pelo seu trabalho. Queremos estabelecer uma comuni-cação e inter-relação genuínas com o colaborador. Se atingirmos esses objeti-vos, já teremos um ganho incrível.

Nova gerente de Recursos Humanos aposta em gestão integradora

Fotos: Raphael Sagatio

Page 4: Informe Itep n 273

4

Ano VI | Edição nº273 | 4 de setembro de 2015

Oficina sobre gestão da propriedade intelectual com foco em Marcas, Sof-twares e Patentes será promovida no próximo dia 14, às 14h, pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), ligado ao programa de incubação do instituto. O evento, que acontecerá na sala de aula 1 do bloco B, é voltado para os empreen-dedores incubados no Itep e colabo-radores da instituição interessados no assunto.

Serão abordados os seguintes te-mas: importância da proteção da propriedade intelectual; gestão da propriedade intelectual; marcas, sof-twares e patentes, da teoria à prática e suas especificidades legais; como utilizar o sistema de registro do Insti-tuto Nacional de Propriedade Intelec-tual (INPI); e ativos intangíveis e seu valor.

Durante a oficina, será mostrado que a maior parte dos processos e procedimentos são simples de se-rem executados, à exceção da pa-tente que requer mais cuidado, e que não é obrigatório que um advo-gado seja contratado para conduzir esses trâmites.

Itep promove oficina sobre gestão da propriedade intelectual

Gestão da O�cina

PropriedadeIntelectual

Foco em Marcas, Softwares e Patentes

14 de setembroSala de aula 1 do bloco B

O gerente do programa de incu-bação do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Geraldo Magela, participou, no dia 30, do evento Saga Day, promovido pela Saga – School of Art, Game and Animation (www.saga.art.br), evento de palestras e

torneios sobre games. Magela fez uma palestra sobre incubação e em-preendedorismo. Também foram pa-lestrantes os responsáveis pela em-presa incubada Puga.

O evento contou com uma progra-mação variada de palestras sobre

criação de personagens, mercado e produção de games, processo de in-cubação do Itep, eventos geek, de-senvolvimento de games e ferramen-tas de alto impacto, luz-câmera e photoshop. Houve também torneios de games durante todo o dia.

Gerente de programa de incubação participa do Saga Day

Page 5: Informe Itep n 273

5

Ano VI | Edição nº273 | 4 de setembro de 2015

O Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), em Peixinhos, vai re-ceber no dia 11 deste mês, às 14h, um workshop especial com o cantor, compositor, baterista e percussionista Jam da Silva. De volta ao Recife após ter realizado uma turnê pela Argen-tina e Uruguai em junho deste ano, o músico realiza esta atividade como parte da contrapartida oferecida à co-munidade pelo incentivo dado pelo Funcultura – Governo de Pernambuco para a realização da turnê latino-ame-

ricana do seu disco “Nord”. O CTCD é uma unidade de Educação Profissio-nal e Tecnológica gerida pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

No encontro com jovens músicos e interessados, Jam vai falar sobre sua experiência profissional no mercado fonográfico, trabalho de formação e produção, carreira artística e finalizar com dicas de gravação no Estúdio Peixe Sonoro. As inscrições para o workshop podem ser feitas no local e as vagas estão limitadas a 30 partici-

pantes. No caso de haver um número maior de inscritos, haverá uma sele-ção com base nos dados fornecidos pelos interessados.

O pernambucano Jam da Silva é um artista capaz de cruzar as barreiras ge-ográficas e estéticas. Com vasta expe-riência musical, já lançou dois álbuns em carreira solo – Dia Santo (2009) e Nord (2014) – e outros inúmeros dis-cos coletivos. Gravou com a Orques-tra Santa Massa, montada por ele em parceria com DJ Dolores e o projeto franco-brasileiro Moussu T et les Jo-vents, que lançou cinco discos no mercado europeu.

O músico viajou em várias excursões e colaborou com uma série de artis-tas internacionais e nacionais, ao vivo e em estúdios. Entre eles, os france-ses Massilia Sound System, Trouble-makers (Blue Note Records), Camille e Sebastien Martel e os angolanos Wysa e Paulo. No Brasil, possui com-posições gravadas por artistas como Marisa Monte (Desterro), Paula Toller (Bicicleta), Luisa Maita (na varanda e vagueia), Elba Ramalho (Gaiola da Saudade) e Roberta Sá (O Pedido).

O seu trabalho tem sido reconheci-do através de diversos prêmios como o “All Winners Show”, da BBC Londres, pelo álbum “Dia Santo”, em 2009, che-gando a ser convidado por curadores ingleses para tocar no palácio Somer-set House, durante as Olimpíadas em Londres de 2012. Também foi selecio-nado pelo DJ londrino e radialista da BBC Gilles Peterson para a compilação Bubblers four Brownswood.

Mais informaçõeswww.jamdasilva.com.br

www.ctcd.com.br

Jam da Silva promove encontro musical no CTCD

Page 6: Informe Itep n 273

Ano VI | Edição nº273 | 4 de setembro de 2015

Expediente: O Informe Itep é uma publicação semanal da Coordenação de Comunicação do Itep. Equipe: Luciana de Souza Leão,

Giselle Silvério - jornalistas; Camille Santiago, Karoline Nóbrega - designers; Carmem França (estagiária - design); Edição de fotos:

Raphael Sagatio | email: [email protected]; fone: (81) 3183.4273.

A empresa Duit, incubada no Itep/Incubatep, recebeu ontem (3) repre-sentantes de outras startups do Recife e de Natal durante o encontro Man-guezal (http://manguez.al/). O geren-te do programa de incubação do Itep, Geraldo Magela, e o assessor técnico José Augusto Santana, estiverem pre-sentes para prestigiar e apoiar o mo-vimento de startups que acontece no

ecossistema de Recife, uma vez que a Incubatep e também a organização valorizam a promoção de reuniões e encontros para favorecer e ampliar rede de relacionamentos e negócios.

O Manguezal - A Community of StartUps’ é uma comunidade de star-tups para apoiar práticas e aprendi-zados tecnológicos colaborativos, além de design e empreendedoris-

mo no ecossistema de startups de Recife. Os principais objetivos são: promover discussões em alto nível, eventos e um programa de educação de aprender-fazendo (learning-by--doing) para atender as necessida-des de potenciais empreendedores e avançar dentro do ecossistema em Recife.

Para dar visibilidade a startups ini-ciantes (early stage), são promovidos encontros para apresentar estas em-presas a investidores anjos e fundos de capital de risco (venture capital) e também estimular o intercâmbio en-tre as startups em Recife e outras star-tups ao redor do mundo. Os incuba-dos da empresa Engenhação, projeto ConcretID, estiveram presentes com seu produto #hashcat e todos os pre-sentes puderam recolher as fotos que foram marcadas no instagram e no fa-cebook.

Equipe do Itep e Incubada Duit participam do encontro Manguezal

O Conselho de Administração do Itep esteve reunido no dia 25 de agosto, em sua 34ª Reunião Ordinária, para debater assuntos diversos. Houve am-pla reflexão em torno das recomen-dações contidas no Relatório Final do Comissão Técnica de Avaliação (CTA), apresentado no seminário realizado no início de agosto. Os conselheiros acompanharão passo a passo a defi-nição do planejamento estratégico do ITEP, a partir do diagnóstico elaborado.

Na ocasião, o presidente do Itep, Geraldo Eugênio, fez um balanço dos três meses da gestão provisória, des-

tacando as principais ações técnicas e administrativas em andamento, os esforços para retomada do equilíbrio financeiro e as negociações com o Governo do Estado com relação aos contratos de gestão.

Houve modificação da representação da Sociedade Brasileira para o Progres-so da Ciência (SBPC) no colegiado. Sai o professor José Antônio Aleixo e entra o professor Marcos Lucena será o novo representante da SBPC, a partir de 1º de setembro. Rejane Mansur permane-cerá como suplente.

Foi homologada a aprovação da po-

lítica de propriedade intelectual do Itep. O Conselho decidiu retomar as reuniões quinzenais da comissão de avaliação da gestão provisória, forma-da pelos conselheiros Antônio Valen-ça, Luiz Soares, Alberto Lúcio e Marco Petkovic. Esta comissão vai se reunir com a diretoria do Itep no dia 17 de setembro.

Também -foi marcada uma reunião extraordinária para o dia 1º de outu-bro, para abordagem de assuntos ain-da pendentes neste exercício e a dis-cussão sobre o criação do Conselho Fiscal do instituto.

Conselho de Administração discute recomendações da Comissão Técnica de Avaliação