Top Banner
1 A BRAENG NEWS Informativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti | Edição 135| Ano 10 | Fev/15 BRAENGCOY recebe visita de comitiva A Companhia de Engenharia Brasileira no Haiti (BRAENGCOY) recebeu esta semana a visita de representantes do Ministério da Defesa (MD), do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e do 22º Contingente do Batalhão Brasileiro (BRABAT). Presidida pelo General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley, Subchefe de Operações de Paz do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do MD, a comitiva percorreu as instalações da Companhia e pôde conhecer de perto os trabalhos realizados pela BRAENGCOY. A visita da comitiva, composta por dez militares brasileiros, objetiva ambientar os oficiais à atual situação do Haiti, verificar as estruturas das bases pertencentes ao 21º Contingente Brasileiro e conhecer melhor as atividades que estão sendo desenvolvidas neste momento da missão. Reunião sobre projeto Cap-Haitien Uma reunião de coordenação sobre as novas instalações do Batalhão do Chile aconteceu na BRAENGCOY. O projeto prevê mudança das instalações do batalhão chileno, em Cap-Haitien, ao norte do Haiti. A Companhia de Engenharia Brasileira irá participar dos trabalhos realizando a terraplenagem do novo local. Estivem presentes na reunião o U8, responsável pelos trabalhos de engenharia do componente militar, o chefe da seção de engenharia do componente civil e o chefe de logística da MINUSTAH, além dos comandantes da BRAENGCOY e do CHIBAT.
6

Informativo fev 2015

Apr 08, 2016

Download

Documents

Informativo da Companhia de Engenharia Brasileira no Haiti
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Informativo fev 2015

1

A

BRAENGNEWSInformativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti | Edição 135| Ano 10 | Fev/15

BRAENGCOY recebe visita de comitivaA Companhia de Engenharia Brasileira no Haiti

(BRAENGCOY) recebeu esta semana a visita de representantes do Ministério da Defesa (MD), do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e do 22º Contingente do Batalhão Brasileiro (BRABAT). Presidida pelo General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley, Subchefe de Operações de Paz do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do MD, a comitiva percorreu as instalações da Companhia e pôde conhecer de perto os trabalhos realizados pela BRAENGCOY.

A visita da comitiva, composta por dez militares brasileiros, objetiva ambientar os oficiais à atual situação do Haiti, verificar as estruturas das bases pertencentes ao 21º Contingente Brasileiro e conhecer melhor as atividades que estão sendo desenvolvidas neste momento da missão.

Reunião sobre projeto Cap-Haitien Uma reunião de coordenação sobre as novas

instalações do Batalhão do Chile aconteceu na BRAENGCOY. O projeto prevê mudança das instalações do batalhão chileno, em Cap-Haitien, ao norte do Haiti. A Companhia de Engenharia Brasileira irá participar dos trabalhos realizando a terraplenagem do novo local.

Estivem presentes na reunião o U8, responsável pelos trabalhos de engenharia do componente militar, o chefe da seção de engenharia do componente civil e o chefe de logística da MINUSTAH, além dos comandantes da BRAENGCOY e do CHIBAT.

Page 2: Informativo fev 2015

2

BR

AEN

GN

EW

S

NNo mês de fevereiro, a Companhia de

Engenharia Brasileira no Haiti (BRAENGCOY)

prestou apoio à Polícia Nacional do Haiti

(PNH) na construção de uma torre de

treinamento. O trabalho foi realizado com

o uso de guindaste da companhia para a

elevação de cinco containers.

Esta não é a primeira vez que um

trabalho da BRAENGCOY foi solicitado pela

PNH, recentemente, em dezembro de 2014,

uma pista de Pentatlo Militar foi entregue à

Academia de Polícia do país.

Companhia presta apoio à PNH

Comunicadores da MINUSTAH recebem treinamentoMilitares da BRAENGCOY participaram, no mês de

fevereiro, de um treinamento organizado pela MINUSTAH a fim de aprimorar os trabalhos de comunicação social realizados na missão. Os militares puderam trocar ex-periências e apresentar as boas práticas realizadas até o momento. Mídias sociais, fotografia, técnicas de en-trevista e ações cívico-sociais foram alguns dos temas discutidos.

A BRAENGCOY apresentou um vídeo produzido sobre a destruição do artefato explosivo realizada pela Com-panhia. O trabalho foi utilizado pela ONU e por organiza-ções haitianas para alertar a população quanto ao cuida-do necessário com artefatos explosivos que possam ser encontrados nas ruas do país.

Evento reúne segmento feminino da missãoA BRAENGCOY foi palco do encontro das militares

de todo o contingente da MINUSTAH. Em uma animada sessão de cinema, o segmento feminino teve a oportunidade de confratenizar e estreitar os laços entre as nações amigas que compõem a missão.

A Companhia de Engenharia conta com quatro mulheres na missão, uma capitão, na função de intérprete; uma tenente, comunicação social; e duas sargentos, auxiliares de enfermagem.

Page 3: Informativo fev 2015

3

BR

AEN

GN

EW

S

EEm fevereiro, o Centro de Estudos de Pessoal (CEP)

esteve no Haiti para realizar uma avaliação psicológica do 21º Contingente. Os militares foram entrevistados e avaliados por psicólogos do Exército Brasileiro.

A visita da equipe também visa a coletar dados que permitam incrementar o processo de seleção, preparação e desmobilização psicológica do contingente brasileiro, a verificar o moral e as condições psicológicas das tropa e seus principais agentes causadores de estresse, além de fornecer informações que ajudam o comando a melhorar a qualidade de vida na Base.

E

Visita do CEP

Em fevereiro, no meio da missão, as instruções ministradas pelo ONU continuam, buscando fornecer e atualizar conhecimentos. Os militares tiveram instruções de técnicas adequadas de abordagem e exame de corpo delito, necessários em casos de captura de invasores à base, como foi o exercício proposto pela equipe avaliadora.

A formação não fica apenas no campo das instruções, os militares demonstram o que aprederam através de avaliações escritas e simulações de incidentes que necessitem a tomada de decisões rápidas e a execução correta de abordagens. A equipe de instrutores e avaliadores da MINUSTAH é composta por militares de diferentes países.

Militares recebem instruções e são avaliados

Você já acessou o nosso Flickr?Todas as fotos do nosso Contingente estão aqui:

https://www.flickr.com/photos/braengcoy21

Acesse Braengcoy 21 Contg

Page 4: Informativo fev 2015

4

BR

AEN

GN

EW

S

ABRAENGCOY é sede de torneio da MINUSTAHA Companhia de Engenharia Brasileira

está sediando o campeonato de futebol da

MINUSTAH. A competição que começou

no início de fevereiro conta com 18 times

de 9 países participantes, e tem por

objetivo promover a confraternização

entre os militares componentes da

missão através do futebol. O time de

veteranos da BRAENGCOY permanece na

competição, indo para a semi-final contra

o BRABAT, já o sub 30, infelizmente, foi

eliminado. Vamos continuar torcendo,

mas, o mais importante, é a festa que

tem acontecido nas instalações da

Companhia em dia de jogo!

Page 5: Informativo fev 2015

5

BR

AEN

GN

EW

S

AA BRAENGCOY e a PARAENGCOY trabalham juntas na

montagem de instalações do Ministério de Saúde do Haiti. Os

trabalhos acontecem em Porto Príncipe, capital haitiana, onde

serão instaladas oito novas unidades de pré-fabricados.

U3 faz visita técnica à Companhia BrasileiraNo mês de fevereiro, integrantes da

MINUSTAH responsáveis pela seção de operações da missão, U3, fez uma visita técnica à Companhia de Engenharia Brasileira. O objetivo foi atualizar as orientações, as abordagens e os procedimentos a serem realizados nos próximos meses de atuação.

Na oportunidade, a BRAENGCOY apresentou as missões em andamento e explicou como tem sido a execução dos trabalhos, recebendo elogios frente à organização. Em três meses de trabalho, a Companhia já recebeu cerca de 90 missões!

Montagem de pré-fabricados

A PARAENGCOY é a Companhia de Engenharia do Paraguay que também compõe a MINUSTAH. Atualmente, a missão conta com três Unidades de Engenharia: BRAENGCOY, PARAENGCOY e CHICUENGCOY, esta última é formada por militares do Chile e do Equador.

Na foto acima, militares brasileiros e paraguaios, componentes da MINUSTAH e o Deputy Force Commander, General Peña,

Page 6: Informativo fev 2015

6

BR

AEN

GN

EW

S

Expediente: Informativo oficial da Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti (BRAENGCOY). Editor Chefe: Ten Cel Brion; Redação, Fotos, Diagramação e Finalização: Seção de Comunicação Social (G10) – Ten Leciane,

S Ten Kildare, Sgt Pozzebon e Sd Joab. Contato: [email protected] – RITEX 867.2298

BRAENGCOY EM IMAGENS

Equipe Técnica avaliando solo

Entrega de sopa no orfanato Rose-Mina de Diegues

Montagem dos pré-fabricados para o Ministério da Saúde

Apoio ao CHIBATJogo da BRAENGCOY, de olho no lance Formatura