Top Banner
Império português no oriente Império português no oriente
16

Império português do oriente

Jun 15, 2015

Download

Documents

Fabio Comana
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Império português do oriente

Império português no orienteImpério português no oriente

Page 2: Império português do oriente

VIAGEM DE VASCO DA GAMAVIAGEM DE VASCO DA GAMA

► Vencido o “Cabo Vencido o “Cabo Das Tormentas”, Das Tormentas”, caberá ao rei caberá ao rei D. D. Manuel I Manuel I a tarefa de a tarefa de organizar a armada organizar a armada comandada por comandada por Vasco da Gama Vasco da Gama que que chegará à Índia em chegará à Índia em 14981498

Page 3: Império português do oriente

Depois de uma Depois de uma viagem de quase viagem de quase um ano Vasco da um ano Vasco da Gama chega a Gama chega a Calecute, em Calecute, em 1498, sendo 1498, sendo recebido de forma recebido de forma cortês pelos cortês pelos Marajás indianos.Marajás indianos.

Page 4: Império português do oriente

Os Árabes temendo a concorrência portuguesa no comércio entre o Ocidente e o Oriente, fizeram circular boatos acerca dos maus intuitos dos Portugueses.

Com a nossa chegada os territórios indianos, as suas populações e riquezas estariam em perigo.

Cedo os portugueses foram vistos como aventureiros e conquistadores.

Page 5: Império português do oriente

CHEGADA AO BRASILCHEGADA AO BRASIL Em 1500, uma nova expedição comandada por

Pedro Álvares Cabral, supostamente, ao desviar-se dos ventos na zona do Bojador é empurrada para Ocidente, chegando ao Brasil, então baptizado “Terra de Vera Cruz”.

Page 6: Império português do oriente

ROTA DO CABOROTA DO CABO A forte presença

militar portuguesa fez com que os porões das naus cheios de especiarias, cerâmicas, veludos, perfumes, sedas e outras produtos orientais tão valiosas e cobiçadas cheguem a Portugal a preços mais baixos.

Os produtos orientais chegavam a Lisboa através da Rota do Cabo

Page 7: Império português do oriente

Para explorar as riquezas do comércio oriental era necessário neutralizar e dominar a forte oposição islâmica e turca.

A partir de 1505, são A partir de 1505, são

enviados para a Índia os enviados para a Índia os dois primeiros Vice-Reis dois primeiros Vice-Reis que, agindo em nome de que, agindo em nome de D. Manuel I, se D. Manuel I, se encarregarão de dominar encarregarão de dominar os mares e conquistar os mares e conquistar cidades e ilhas.cidades e ilhas.

Conquista de Malaca por Afonso de Albuquerque

Page 8: Império português do oriente

Os dois primeiros Vice-Reis na Os dois primeiros Vice-Reis na Índia, D. Francisco de Almeida Índia, D. Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque e Afonso de Albuquerque eram diplomatas, eram diplomatas, governadores e governadores e administradores dos territórios administradores dos territórios conquistados. Eram também conquistados. Eram também mestres no combate à mestres no combate à pirataria.pirataria.

Afonso de Albuquerque Afonso de Albuquerque conquistou:conquistou:

Goa (centro económico, politico (centro económico, politico e cultural do império oriental ).e cultural do império oriental ).

Ormuz (controlar o Golfo (controlar o Golfo Pérsico)Pérsico)

Malaca (controlar o Extremo (controlar o Extremo Oriente) Oriente)

AFONSO DE ALBUQUERQUEAFONSO DE ALBUQUERQUE

Page 9: Império português do oriente

Malaca, Goa, Diu e outras cidades indianas islamizadas, rapidamente, se tornaram cidades portuguesas.

Simultaneamente, tornaram-se destinos ambicionados por todos os que pretendiam enriquecer, ou simplesmente, melhorar as suas condições de vida.

Page 10: Império português do oriente

Nas cidades conquistadas foram erguidas fortalezas e feitorias que asseguravam a presença comercial e territorial dos Portugueses na região.

Page 11: Império português do oriente

O domínio comercial e naval dos Portugueses estendeu-se até à China e Japão.

Page 12: Império português do oriente

Macau, entreposto comercial que nos foi dado pelos Chineses, foi utilizado como base para a exploração dos mares, territórios e recursos do Extremo Oriente e seus arquipélagos.

Page 13: Império português do oriente

Com a chegada a Lisboa das naus carregadas de riquezas africanas e Orientais, os negócios multiplicavam-se e o reino prosperava .

Alguma Burguesia e certos sectores da Nobreza ligados ao comércio enriqueceram rapidamente.

O Rei que dirigia toda esta actividade em regime de monopólio régio, controlado todo o comércio oriental.

Page 14: Império português do oriente

► No reinado de D. Manuel I, Portugal conseguiu feitos que lhe conferiram uma importância internacional, que não voltou a repetir na sua História.

► controla o comércio das riquezas africanas e orientais. Pela Rota do Cabo , de feitoria em feitoria, as especiarias, o ouro, a seda, o marfim e os escravos chegam a Lisboa e daí, seguem para as principais feiras internacionais da Europa.

Page 15: Império português do oriente

Esta é a época dos grandes banquetes onde a amena conversa era animada por poetas, escritores e filósofos, ao som da música

A época dos grandes cortejos e desfiles encabeçados pelo Rei, com a presença de animais exóticos que provocavam no Povo pasmo e admiração.

Eram valorizados o ócio, o luxo e o divertimento.

Page 16: Império português do oriente

Os “ novos mundos “ abertos pelos Descobrimentos Portugueses, o encontro de novas e diferentes culturas, foram o nosso maior contributo, para a verdadeira revolução nas artes e mentalidades do Renascimento e movimento Humanista

RENASCIMENTO