Top Banner
22

Hiperplasia Prostática Benigna

Apr 12, 2017

Download

Health & Medicine

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Hiperplasia Prostática Benigna
Page 2: Hiperplasia Prostática Benigna

Hiperplasia Prostática Benigna

Page 3: Hiperplasia Prostática Benigna

O que é aumento de tamanho da próstata?

A próstata está localizada abaixo da bexiga em homens e produz componentes do fluído de sêmen. Mais de metade dos homens com mais de 60 anos tem aumento da próstata. Esta condição é denominada hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia benigna da próstata. Não se sabe exatamente porque este aumento ocorre. No entanto, não é câncer e não provoca câncer. Alguns homens podem apresentar sintomas da HPB enquanto outros não.

Page 4: Hiperplasia Prostática Benigna

Sintoma: Micção frequente

O sintoma mais comum da HPB é o aumento da vontade de urinar com frequência, inclusive durante a noite. Isso ocorre porque a próstata pressiona a uretra, que conduz a urina para fora do corpo. Devido a esta pressão, os músculos da bexiga passam a trabalhar mais para liberar a urina. A bexiga, eventualmente, pode começar a se contrair, mesmo quando apenas uma pequena quantidade de urina está presente, criando a vontade de urinar com mais frequência.

Page 5: Hiperplasia Prostática Benigna

Sintoma: Dificuldade para urinar

A pressão sobre a uretra pela glândula aumentada de tamanho e o trabalho suplementar exigido pelos músculos da bexiga pode levar a outros sintomas da HPB. Estes incluem: demorar para iniciar a micção e urinar com um fluxo mais fraco do que antes. Você pode sentir que ainda há urina dentro da bexiga mesmo após ter acabado de urinar.

Page 6: Hiperplasia Prostática Benigna

Sintoma: Incapacidade de urinar

Se a HPB bloqueia completamente a uretra, pode resultar em incapacidade de urinar. Isto também pode ocorrer como resultado de infecções ou se os músculos da bexiga se tornam excessivamente fracos. A incapacidade de urinar é uma condição séria que pode danificar permanentemente os rins ou a bexiga. Neste caso, deve-se procurar um Pronto Socorro de urgência. Se você começar a apresentar sintomas da HPB, consulte o seu médico imediatamente.

Page 7: Hiperplasia Prostática Benigna

Quem tem HPB?

A próstata cresce ao longo da vida de um homem, começando na puberdade e novamente a partir dos 25 anos de idade em diante. Normalmente, não há sintomas de aumento de tamanho da próstata antes dos 40 anos de idade e até 90% dos homens têm sintomas de HPB após os 85 anos, mas cerca de um terço dos homens com sintomas apresentarão algum transtorno.

Page 8: Hiperplasia Prostática Benigna

O que provoca o crescimento da próstata?

Ninguém sabe porque a próstata continua crescendo ao longo da vida de um homem. Hormônios como a testosterona, di-hidrotestosterona (DHT) e o estrogênio podem estar envolvidos na regulação do crescimento da próstata. Vasectomia e atividade sexual não aumentam o risco de HBP. Também ainda não se sabe porque alguns homens têm sintomas enquanto outros não.

Page 9: Hiperplasia Prostática Benigna

Fazer o diagnóstico precoce

Os sintomas da HPB também podem ser sintomas de outras doenças, incluindo tumores e infecções. Se você apresenta sintomas, deve consultar o seu médico para descartar outras possíveis causas.

Page 10: Hiperplasia Prostática Benigna

Atento ao câncer de próstata

Alguns dos sintomas da HBP são os mesmos do câncer de próstata, por isso muitos homens têm medo desses sintomas. No entanto, a HPB é muito mais comum do que o câncer de próstata. Homens com HPB não têm uma probabilidade maior do que outros homens em desenvolver câncer de próstata. No entanto, é importante consultar um médico e realizar um exame completo, porque as duas condições têm os mesmos sintomas e podem até coexistir.

Page 11: Hiperplasia Prostática Benigna

Como se diagnostica a HPB?

O diagnóstico de HBP baseia-se na história de seus sintomas. Os exames que podem ser realizados incluem:• Toque retal, para avaliar o tamanho e forma da próstata.• Ultrassom.• Biópsia da próstata.• Estudos do fluxo de urina.• Cistoscopia, para observar o interior da bexiga.

Page 12: Hiperplasia Prostática Benigna

Quando a HPB precisa ser tratada?

Vai depender dos sintomas apresentados e sua intensidade. Infecções recorrentes, problemas para urinar, incontinência urinária e danos aos rins podem impactar significativamente a sua qualidade de vida. Medicamentos ou cirurgia podem ajudar se você está tendo sintomas importantes.

Page 13: Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento: Conduta expectante

Se você apresentar apenas sintomas leves, seu médico pode sugerir a observação da sua evolução por um tempo determinado. Você pode precisar consultar o médico para um check-up uma vez por ano ou mais frequentemente. Você pode nunca precisar de tratamento se os sintomas não piorarem. Na verdade, os sintomas tendem a se resolver por conta própria em até um terço dos casos leves de HPB.

Page 14: Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento: Mudanças no estilo de vida

Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar no alívio dos sintomas, como:• Reduzir o consumo de álcool e cafeína.• Evitar beber líquidos na hora de dormir, e beber pequenas

quantidades ao longo do dia.• Evitar o uso de descongestionantes e anti-histamínicos.• Praticar exercícios regularmente.• Criar o hábito de ir ao banheiro quando tiver vontade.• Esvaziar totalmente a bexiga, aguarde um momento e tente

novamente.• Praticar técnicas de gerenciamento de estresse e relaxamento.

Page 15: Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento: Medicamentos para fluxo de urina

Bloqueadores alfa, são medicamentos frequentemente prescritos para tratar a pressão alta, que podem ajudar a relaxar os músculos da bexiga e próstata, permitindo que a urina flua mais livremente. Os bloqueadores alfa incluem silodosina, alfuzosina, tamsulosina, doxazosina e terazosina. Um efeito lateral comum destes medicamentos é diminuir ou provocar ausência de ejaculação.

Page 16: Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento: Medicamentos para desacelerar o crescimento da próstata

Inibidores da 5-alfa redutase são drogas que podem parar o crescimento da próstata ou mesmo diminuir seu tamanho. Eles agem através da redução da produção do hormônio DHT. Exemplos destes medicamentos são a dutasterida e a finasterida. A desvantagem destes fármacos é que eles podem diminuir o desejo sexual e provocar disfunção erétil. Pode demorar até um ano para ver os benefícios destes medicamentos.

Page 17: Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento: Combinação de medicamentos

Às vezes, tomar mais de um medicamento pode ser benéfico. Combinar um medicamento que retarda o crescimento da próstata com um que relaxa os músculos da bexiga pode funcionar melhor do que as mesmas drogas administradas isoladamente. Outros medicamentos que podem ser associados incluem drogas para o tratamento de bexiga hiperativa.

Page 18: Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento: Procedimentos pouco invasivos

Quando os medicamentos não são eficazes para o alívio dos sintomas, procedimentos para remover o excesso de tecido da próstata devem ser considerados. Dois procedimentos normalmente podem ser realizados no consultório de um urologista: ablação transuretral por agulha (TUNA) ou ablação por radiofrequência e terapia transuretral com micro-ondas (TUMT). Estes procedimentos são menos invasivos do que a cirurgia convencional e podem ser realizados em menos de uma hora.

Page 19: Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento: Cirurgia

Ressecção transuretral da próstata (RTUP) é um procedimento cirúrgico para HPB. Neste procedimento um instrumento é inserido através do pênis e uretra para remover uma parte de tecido da próstata. A cirurgia a laser transuretral é mais comumente realizada. Existem diferentes procedimentos com laser:• Vaporização fotoseletiva (PVP) - Usado para evaporar tecido da

próstata em excesso abrindo o canal urinário. • Ablação por laser Holmium (HoLAP) - Procedimento similar ao PVP.• Enucleação a laser de Hólmio (HoLEP) - Remoção do excesso de

tecido que obstrui a uretra.

Page 20: Hiperplasia Prostática Benigna

A HPB afetará minha vida sexual?

Algumas evidências sugerem que homens mais velhos com HPB podem ter mais problemas sexuais e algumas drogas usadas para tratar a HPB podem provocar problemas de ereção e ejaculação. Você deve conversar com seu médico para esclarecer suas dúvidas, uma vez que uma mudança na medicação pode melhorar esses problemas.

Page 21: Hiperplasia Prostática Benigna

Vivendo com HPB

Muitos homens não sabem que têm HPB e outros nunca serão incomodados por seus sintomas. Mas, para aqueles que não apresentam sintomas importantes, existem muitas opções de tratamento disponíveis. Consulte o seu médico sempre que notar alguma mudança ou o aparecimento de quaisquer sintomas.

Page 22: Hiperplasia Prostática Benigna