Top Banner
GUIA DE PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE S EGUNDO EGUNDO A N N ORMA ORMA NP EN ISO 9001: 2000 NP EN ISO 9001: 2000 Legenda que descreve a imagem ou gráfico.
14

Guia de Implementação 9001

Apr 09, 2016

Download

Documents

Guia de Implementação 9001
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Guia de Implementação 9001

GUIA DE

PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA

QUALIDADE

SSEGUNDOEGUNDO AA N NORMAORMA NP EN ISO 9001: 2000 NP EN ISO 9001: 2000

Legenda que descreve a imagem ou

gráfico.

Page 2: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

ÍNDICE

Segundo a Norma NP EN ISO 9001: 2000Segundo a Norma NP EN ISO 9001: 2000.......................................................1ÍndiceÍndice..............................................................................................................21. Introdução1. Introdução...................................................................................................32. Política da Qualidade2. Política da Qualidade..................................................................................43. Identificação de Processos3. Identificação de Processos..........................................................................54. Planeamento4. Planeamento...............................................................................................65. Documentação de Suporte5. Documentação de Suporte..........................................................................76. Implementação e Funcionamento6. Implementação e Funcionamento...............................................................9

6.1 Estrutura e responsabilidades...............................................................96.2 Gestão de Recursos Humanos...............................................................96.3 Infraestrutura........................................................................................96.4 Ambiente de Trabalho...........................................................................96.5 Realização do produto/serviço...............................................................9

7. Monitorização, Medição e Análise de Dados7. Monitorização, Medição e Análise de Dados.............................................107.1 Satisfação do Cliente...........................................................................107.2 Auditorias Internas..............................................................................107.3 Processos/produtos..............................................................................107.4 Análise de Dados.................................................................................10

A análise dos dados deve proporcionar informação relativa a:.....................108. Acções Correctivas/Preventivas8. Acções Correctivas/Preventivas................................................................119. Revisão pela Gestão9. Revisão pela Gestão.................................................................................12

Página 2 de 12

Page 3: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

1. I1. INTRODUÇÃONTRODUÇÃO

A aplicação dos requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2000, através da implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) numa organização, permite:

Demonstrar a sua aptidão para proporcionar os produto/serviços que vão de encontro aos requisitos do cliente e regulamentares aplicáveis, com evidente reforço da imagem da organização no mercado;

Aumentar a satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema; Diminuição dos custos da não qualidade , através do controlo de não

conformidades e respectiva aplicação de medidas correctivas e preventivas para evitar a sua repetição/ocorrência;

Identificar oportunidades de melhoria em toda a organização; Sistematizar e documentar as actividades da empresa, o que possibilita a

melhoria contínua no seu desempenho e facilita a integração de novos colaboradores;

Rentabilizar os recursos humanos e de infraestrutura através de uma gestão capaz e planeada;

De um modo genérico a implementação e manutenção de um SGQ em melhoria contínua, pode ser representada através do seguinte esquema:

Página 3 de 12

(Planear)

(Executar)(Verificar)

(Agir)

Page 4: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

2. P2. POLÍTICAOLÍTICA DADA Q QUALIDADEUALIDADE

A Política da Qualidade é “força motriz” para a implementação e melhoria do SGQ, devendo para isso:

Ser adequada ao tipo de actividade da organização; Incluir o comprometimento de cumprir os requisitos e melhorar

continuamente a eficácia do SGQ; Proporcionar um enquadramento para a definição e revisão dos objectivos

e metas; Ser comunicada e entendida dentro da organização; É revista regularmente para se manter apropriada.

Uma vez definidas a missão e visão da organização, fica facilitada a tarefa de elaborar uma Política da Qualidade, de acordo com as exigências da norma, representando efectivamente um marco de referência para todo o SGQ.

Esta politica deverá ser aprovada pela gerência, divulgada a todos os colaboradores e afixada.

Página 4 de 12

Page 5: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

3. I3. IDENTIFICAÇÃODENTIFICAÇÃO DEDE P PROCESSOSROCESSOS

A Norma ISO 9001:2000 aponta para a adopção de uma abordagem por processos na gestão da qualidade.

Define-se um processo, como sendo uma actividade ou conjunto de actividades que recebe entradas e as converte em saídas com valor acrescentado.

A organização deverá identificar os processos chave, ou seja, aqueles que lhe permite cumprir com os requisitos dos seus clientes, bem como aqueles que os suportam, sua sequência e interacção. Para cada um deles, é necessário definir:

Entradas e saídas Actividades; Responsáveis; Monitorização e medição (indicadores de desempenho).

Estes processos deverão representar a gestão da organização e do SGQ implementado.

Página 5 de 12

Entradas SaídasActividade1

Actividade 3

Actividade n

Actividade 2

Page 6: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

4. P4. PLANEAMENTOLANEAMENTO

A organização deverá estabelecer regularmente (em geral anualmente) objectivos para o seu SGQ. Estes deverão ser sempre que possível mensuráveis e consistentes com a Política da Qualidade.

Para garantir o cumprimento dos objectivos propostos, é necessário planear as várias acções para a sua implementação, calendarização e respectivos responsáveis, bem como os recursos humanos, financeiros e de infraestrutura.

Qualquer alteração, quer no SGQ quer na organização, deverá ser devidamente planeada para garantir a integridade do SGQ.

Página 6 de 12

Page 7: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

5. D5. DOCUMENTAÇÃOOCUMENTAÇÃO DEDE S SUPORTEUPORTE

Como suporte ao SGQ, é necessário criar uma estrutura documental que permita evidenciar objectivamente a gestão e articulação de todos os elementos do sistema.

Esta estrutura deverá ser desenvolvida de modo a não burocratizar demasiado o SGQ, com o risco comprometer a sua eficácia.

Para a correcta gestão da documentação e registos consequentes, é necessário definir procedimentos onde se definem metodologias e responsáveis para elaboração, aprovação, manutenção e arquivo, incluindo as cópias de segurança dos documentos/registos em suporte informático. Estes procedimentos aplicam-se quer à documentação interna quer à documentação externa à organização, que se releve importante no âmbito do SGQ.

A documentação de suporte ao SGQ está dividida em cinco níveis hierárquicos:

1º Nível – Política da Qualidade, marco de referência de todo o sistema.

2º Nível – Manual da Qualidade, descreve o SGQ de acordo com a política e objectivos e com a norma de referência aplicável, apresentando a organização e os seus processos.

3º Nível – Fichas de Processo, documentos onde se caracterizam os processos identificados.

4º Nível – Procedimentos, descrevem as actividades de cada unidade funcional, necessárias para a implementação dos elementos do SGQ.

Página 7 de 12

Page 8: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

5º Nível – Outros documentos da qualidade (instruções de trabalho, manual de funções, registos e relatórios), consistem em documentos de trabalho pormenorizados.

O Manual da Qualidade deve incluir: O campo de aplicação do SGQ, incluído justificações para quaisquer

exclusões; Procedimentos documentados ou referência aos mesmos; A descrição da interacção entre os Processos do sistema.

Os Registos devem ser estabelecidos e mantidos para proporcionar evidências da conformidade com os requisitos e da operação eficaz do sistema da gestão da qualidade. Deve ser estabelecido um procedimento documentado para definir os controlos necessários para identificação, armazenagem, protecção, recuperação, tempo de retenção e eliminação de registos.

Página 8 de 12

Page 9: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

6. I6. IMPLEMENTAÇÃOMPLEMENTAÇÃO EE F FUNCIONAMENTOUNCIONAMENTO

6.1 Estrutura e responsabilidadesDeverão ser definidas, documentadas e comunicadas todas as funções, responsabilidades, que se prendam com o SGQ.

A gestão de topo, enquanto autoridade máxima, deverá providenciar os recursos necessários à implementação e controlo do sistema. Deverá também nomear um representante, que independentemente de outras responsabilidades, assegurará o bom funcionamento do sistema.

6.2 Gestão de Recursos HumanosSó com colaboradores devidamente formados, sensibilizados e competentes é possível garantir um bom desempenho do SGQ. Desta forma a organização deve proporcionar toda a formação que achar conveniente aos seus colaboradores.

6.3 InfraestruturaA organização deverá assegurar que a sua infraestrutura (instalações, equipamentos, hardware, software, meios de transporte e comunicação) é proporcionada não compromete os requisitos do SGQ e dos seus produtos, através da elaboração de planos de manutenção.

6.4 Ambiente de TrabalhoÉ necessário definir e manter as condições de ambiente de trabalho para atingir a conformidade com os requisitos do produto, de acordo com as actividades e produtos da organização.

6.5 Realização do produto/serviçoA realização do produto/serviço realiza-se de acordo com os requisitos definidos na documentação do SGQ, sob condições planeadas e controladas, desde a compra de matérias-primas e consumíveis que possam afectar a qualidade do produto/serviço, até à sua entrega ao cliente.

Página 9 de 12

Page 10: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

7. M7. MONITORIZAÇÃOONITORIZAÇÃO, M, MEDIÇÃOEDIÇÃO EE A ANÁLISENÁLISE DEDE D DADOSADOS

7.1 Satisfação do ClienteA satisfação do cliente constitui um dos meios de medição do desempenho do SGQ. Para tal a organização deverá definir o método de recolha periódico desta informação, que melhor se adapte aos seus clientes.

7.2 Auditorias InternasEm intervalos de tempo regulares deverão ser realizadas auditorias internas ao SGQ para verificar o seu grau de implementação, eficácia e cumprimento dos requisitos da Norma ISO 9001:2000 e com os requisitos do próprio sistema.

7.3 Processos/produtosA organização deve definir métodos e responsáveis para acompanhamento do desempenho dos seus processos e características dos seus produtos. Este acompanhamento permite actuar atempadamente sempre que se detectem desvios relativamente aos resultados e requisitos planeados.

O produto que não está conforme com os requisitos estipulados, deverá ser identificado e controlado para prevenir a sua utilização ou entrega involuntárias. O seu tratamento deverá ser sempre registado, já que constitui uma importante fonte de informação de desempenho do SGQ.

7.4 Análise de DadosA actividade diária da organização, assim como o SGQ, geram dados que dão a conhecer o grau de eficácia e implementação do sistema, bem como as oportunidades de melhoria. Assim sendo, é necessário definir para cada tipo de dados:

Fontes de informação; Métodos de recolha e tratamento Periodicidade Responsáveis

A análise dos dados deve proporcionar informação relativa a: Satisfação do cliente; Conformidade com os requisitos do produto; Características e tendências dos processos e produtos (monitorização dos

processos); Fornecedores.

Página 10 de 12

Page 11: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

8. A8. ACÇÕESCÇÕES C CORRECTIVASORRECTIVAS/P/PREVENTIVASREVENTIVAS

Sempre que se detectem não conformidades reais/potenciais, deverão estabelecer-se acções correctivas/preventivas actuando nas suas causas, prevenindo assim repetições/ocorrência. A implementação de acções correctivas/preventivas deverá ser acompanhada e registada.

Após a sua implementação deverá ser analisada a sua eficácia. Caso se verifique que a acção empreendida não foi eficaz, será definida uma nova acção correctiva/preventiva.

Página 11 de 12

Page 12: Guia de Implementação 9001

NP EN ISO 9001: 2000 PREPARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ

9. R9. REVISÃOEVISÃO PELAPELA G GESTÃOESTÃO

A gestão de topo deverá reunir, com a periodicidade que considerar conveniente, de forma a assegurar que o SGQ implementado continua adequado, suficiente e eficaz. Como dados de entrada, esta reunião deverá contar com:

Resultados de auditorias; Satisfação do cliente; Desempenho dos processos e conformidade do produto; Estado das acções correctivas e preventivas; Seguimento de acções resultantes de anteriores revisões pela gestão; Alterações que possam afectar o SGQ; Recomendações para melhoria.

Nesta reunião, a gestão de topo deverá ter em conta eventuais alterações na Política da Qualidade e a determinação de novos objectivos.

Os resultados da revisão pela gestão deverão garantir a melhoria continua do desempenho do SGQ e dos seus processos.

Página 12 de 12